BR112021009072A2 - método para determinação de uma lente oftálmica adaptada para correção de uma refração anormal de um olho de um usuário - Google Patents

método para determinação de uma lente oftálmica adaptada para correção de uma refração anormal de um olho de um usuário Download PDF

Info

Publication number
BR112021009072A2
BR112021009072A2 BR112021009072-0A BR112021009072A BR112021009072A2 BR 112021009072 A2 BR112021009072 A2 BR 112021009072A2 BR 112021009072 A BR112021009072 A BR 112021009072A BR 112021009072 A2 BR112021009072 A2 BR 112021009072A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
parameter
user
ophthalmic lens
optical elements
sensitivity
Prior art date
Application number
BR112021009072-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Bjorn Drobe
Matthieu Guillot
Bruno Fermigier
Damien Paille
Original Assignee
Essilor International
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Essilor International filed Critical Essilor International
Publication of BR112021009072A2 publication Critical patent/BR112021009072A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/022Ophthalmic lenses having special refractive features achieved by special materials or material structures
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/04Contact lenses for the eyes
    • G02C7/041Contact lenses for the eyes bifocal; multifocal
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/06Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses bifocal; multifocal ; progressive
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/06Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses bifocal; multifocal ; progressive
    • G02C7/061Spectacle lenses with progressively varying focal power
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C2202/00Generic optical aspects applicable to one or more of the subgroups of G02C7/00
    • G02C2202/24Myopia progression prevention

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)
  • Eye Examination Apparatus (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE UMA LENTE OFTÁLMICA ADAPTADA PARA CORREÇÃO DE UMA REFRAÇÃO ANORMAL DE UM OLHO DE UM USUÁRIO. Método para determinação de uma lente oftálmica adaptada para correção de uma refração anormal de um olho de um usuário, e compreendendo elementos ópticos colocados em uma superfície da referida lente oftálmica de modo a prevenir uma progressão da refração anormal do olho do usuário, o método compreendendo: - o fornecimento de dados de prescrição adaptados pelo menos para corrigir a refração anormal do olho do usuário; - o fornecimento de um parâmetro de refração anormal relacionado com a refração anormal de um olho do usuário; - o fornecimento de um parâmetro de sensibilidade representando a variação de sensibilidade do usuário como uma função de pelo menos um parâmetro dos elementos ópticos; - a determinação de um valor de um parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário com base no parâmetro de refração anormal e no parâmetro de sensibilidade: - a determinação de uma lente oftálmica com base pelo menos nos dados de prescrição e no valor do parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO
PARA DETERMINAÇÃO DE UMA LENTE OFTÁLMICA ADAPTADA PARA CORREÇÃO DE UMA REFRAÇÃO ANORMAL DE UM OLHO DE UM USUÁRIO". CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um método para determinação de uma lente oftálmica adaptada para correção de uma refração anormal de um olho de um usuário, e compreendendo uma pluralidade de elementos ópticos colocados em uma superfície da lente oftálmica de modo a prevenir ou desacelerar uma progressão da refração anormal do olho.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] A miopia de um olho é caracterizada pelo fato de que o olho foca objetos distantes em frente de sua retina, a hipermetropia é caracterizada pelo fato de que o olho foca objetos distantes atrás de sua retina. A miopia é usualmente corrigida usando uma lente côncava fornecendo potência dióptrica negativa e a hipermetropia é usualmente corrigida usando uma lente convexa fornecendo potência dióptrica positiva.
[003] Foi observado que alguns indivíduos, quando corrigidos usando lentes ópticas de visão única convencionais, em particular crianças, focam de forma imprecisa quando observam um objeto que se situa a uma curta distância, ou seja, em condições de visão de perto. Por causa desse defeito de focagem por parte de uma criança míope que é corrigida em sua visão de longe, a imagem de um objeto próximo também é formada atrás de sua retina, mesmo na área foveal.
[004] Esse defeito de focagem pode ter um impacto na progressão da miopia desses indivíduos. É possível observar que, para a maioria dos referidos indivíduos, o defeito de miopia tende a aumentar ao longo do tempo, o que é parcialmente causado por longas e intensivas sessões de trabalho de perto.
[005] Em particular, estudos realizados em macacos mostraram que a forte desfocagem da luz atrás da retina, que ocorre longe da zona foveal, pode fazer com que o olho se estenda e, por consequência, pode causar o aumento de um defeito de miopia.
[006] Melhoramentos recentes no campo das lentes oftálmicas permitiram o desenvolvimento de lentes ópticas compreendendo elementos ópticos colocados em uma de suas superfícies para prevenir, ou pelo menos desacelerar, a progressão de refrações anormais de um olho, tal como miopia ou hiperopia (hipermetropia).
[007] Embora o uso de lentes ópticas compreendendo elementos ópticos para focar uma imagem em uma posição que não a retina tenha demonstrado apresentar bons resultados na prevenção e desaceleração da progressão de uma refração anormal de um olho, a utilização dessas lentes pode ter alguma desvantagem.
[008] Na verdade, os elementos ópticos colocados na superfície da lente oftálmica podem gerar uma multiplicidade de imagens desfocadas que podem se sobrepor na retina pelas imagens nítidas geradas pela lente oftálmica. Essa sobreposição de imagens nítidas e desfocadas pode reduzir os desempenhos ópticos do usuário e/ou o seu conforto. Por exemplo, uma elevada densidade de elementos ópticos na superfície da lente oftálmica pode induzir uma perda de sensibilidade ao contraste e distorções que podem originar dores de cabeça. Pelo contrário, uma pequena densidade de elementos ópticos pode ter um impacto muito pequeno na prevenção/desaceleração da progressão de refração anormal.
[009] Por consequência, é necessário fornecer um método para determinação de uma lente oftálmica adaptada para correção de uma refração anormal de um olho de um usuário, limitando ao mesmo tempo a perda de conforto e desempenho do referido usuário.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0010] Para esse fim, a invenção propõe um método, por exemplo, implementado por meios de computador, para determinação de uma lente oftálmica adaptada para correção de uma refração anormal de um olho de um usuário, e compreendendo uma pluralidade de pelo menos três elementos ópticos colocados em pelo menos uma superfície da referida lente oftálmica de modo a suprimir ou reduzir uma progressão da refração anormal do olho do usuário, o método compreendendo: - o fornecimento de dados de prescrição adaptados pelo menos para corrigir a refração anormal do olho do usuário; - o fornecimento de pelo menos um parâmetro de refração anormal relacionado com a refração anormal de um olho do usuário; - o fornecimento de pelo menos um parâmetro de sensibilidade representando a variação de sensibilidade do usuário como uma função de pelo menos um parâmetro dos elementos ópticos; - a determinação de um valor do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário com base no parâmetro de refração anormal e no parâmetro de sensibilidade; - a determinação de uma lente oftálmica com base pelo menos nos dados de prescrição e no valor do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário.
[0011] Vantajosamente, a determinação da lente oftálmica com base nos dados de prescrição e no valor do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário permite a determinação de uma lente oftálmica fornecendo um bom equilíbrio entre a prevenção ou desaceleração de uma refração anormal de um olho de um usuário e o limite da perda de conforto ou desempenhos visuais do referido usuário.
[0012] Em outras palavras, o método da invenção permite gerenciar as características dos elementos ópticos para determinar uma lente oftálmica que permite prevenir ou desacelerar melhor uma refração anormal de um olho de um usuário sem impactar excessivamente o conforto e os desempenhos visuais do referido usuário.
[0013] De acordo com outras modalidades que podem ser consideradas isoladamente ou em combinação: - o método compreende ainda a obtenção de um valor de limiar; e/ou - o método compreende ainda a determinação de um valor de sensibilidade com base no valor do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário e do, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade; e/ou - o método compreende ainda a comparação do valor de sensibilidade e do valor de limiar; e/ou - o método compreende ainda a determinação de um valor mais apropriado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos, o valor mais apropriado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos sendo o valor determinado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos quando o valor de sensibilidade é menor que o valor de limiar, e sendo o valor associado a um valor de sensibilidade igual ao valor de limiar quando o valor de sensibilidade é igual ou superior ao valor de limiar; e/ou - a lente oftálmica é determinada com base nos dados de prescrição e no valor mais apropriado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário; e/ou - a refração anormal do olho corresponde a miopia; e/ou - a refração anormal do olho corresponde a hipermetropia; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro de refração anormal corresponde a uma progressão por ano da refração anormal do olho do usuário; e/ou
- o, pelo menos um, parâmetro de refração anormal corresponde a uma insuficiência de acomodação do usuário; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos corresponde ao número de elementos ópticos na superfície da lente oftálmica; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponde à densidade de elementos ópticos sobre a superfície da lente oftálmica; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponde à posição dos elementos ópticos na superfície da lente oftálmica; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponde ao espaçamento entre os elementos ópticos sobre a superfície da lente oftálmica; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponde ao tamanho dos elementos ópticos sobre a superfície da lente oftálmica; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponde à curvatura da superfície de pelo menos uma pluralidade de três elementos ópticos da lente oftálmica; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponde à potência óptica de pelo menos uma pluralidade de três elementos ópticos da lente oftálmica em condições de uso padrão; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade corresponde à acuidade visual; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade corresponde a uma sensibilidade ao contraste; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade corresponde a um nível de conforto do usuário enquanto está usando a lente oftálmica; e/ou
- o método compreende ainda o fornecimento de um parâmetro de ângulo de visualização relacionado com um ângulo de visualização específico; e/ou - o método compreende ainda o fornecimento de um parâmetro de distância de visualização relacionado com uma distância de visualização específica; e/ou - o, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade representa a variação de sensibilidade do usuário para o, pelo menos um, ângulo de visualização e pelo menos uma distância de visualização como uma função de pelo menos um parâmetro dos elementos ópticos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0014] As modalidades da invenção serão descritas em seguida, somente a título de exemplo, e com referência aos seguintes desenhos, nos quais: - a figura 1 ilustra uma vista em planta de uma lente oftálmica de acordo com uma modalidade da invenção, - a figura 2 é um fluxograma representativo de um método para determinação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção, - a figura 3 ilustra uma lei de relação entre um parâmetro de refração anormal e um parâmetro dos elementos ópticos, e - a figura 4 ilustra uma lei de relação entre um parâmetro dos elementos ópticos e um parâmetro de sensibilidade.
[0015] Os elementos nas figuras são ilustrados por motivos de simplicidade e clareza e não foram necessariamente desenhados em tamanho real. Por exemplo, as dimensões de alguns dos elementos na figura podem ser exageradas em relação a outros elementos para ajudar a melhorar o entendimento das modalidades da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES DA INVENÇÃO
[0016] A presente invenção refere-se a um método para determinação de uma lente oftálmica adaptada para correção de uma refração anormal de um olho de um usuário.
[0017] A lente oftálmica de acordo com a invenção é adaptada para uma pessoa e se destina a ser usada em frente de um olho da referida pessoa. Além do mais, a lente oftálmica se destina a ser usada em frente de um olho de uma pessoa para fornecer correção de vista e prevenir ou pelo menos desacelerar uma progressão de refrações anormais do olho, tal como, por exemplo, miopia, hiperopia ou astigmatismo.
[0018] Como ilustrado na figura 1, a lente oftálmica 2 de acordo com a invenção compreende um suporte 4 tendo colocado, em pelo menos uma superfície do referido suporte, uma área de refração 6 e uma pluralidade de elementos ópticos 8.
[0019] O suporte 4 é, por exemplo, feito de material de policarbonato.
[0020] A área de refração 6 tem uma potência refrativa baseada na prescrição do olho da pessoa para a qual a lente oftálmica é adaptada. A prescrição é adaptada para corrigir a refração anormal do olho da pessoa.
[0021] O termo "prescrição" tem de ser entendido como um conjunto de características ópticas de potência óptica, de astigmatismo, de desvio prismático, determinado por um oftalmologista ou optometrista, a fim de corrigir os defeitos de visão do olho, por exemplo, por meio de uma lente posicionada em frente de seu olho. Por exemplo, a prescrição para um olho míope compreende os valores de potência óptica e de astigmatismo com um eixo para a visão à distância.
[0022] De acordo com uma modalidade da invenção, a lente oftálmica 2 compreendendo uma primeira e uma segunda faces opostas uma à outra.
[0023] A superfície da primeira face da lente oftálmica pode compreender a totalidade dos elementos ópticos. Por exemplo, a primeira face é a face frontal da lente oftálmica quando usada pelo usuário.
[0024] O formato de superfície da primeira face da lente oftálmica pode ser esférico. A superfície da segunda face da lente oftálmica é configurada de modo a fornecer em combinação com a superfície da primeira face uma função óptica de focagem de uma imagem na retina do olho do usuário quando a lente oftálmica é usada em condições de uso específicas, por exemplo, condições de uso padrão.
[0025] Por exemplo, a superfície da segunda face da lente oftálmica é esfero-tórica. Vantajosamente, a superfície da segunda face é asférica e calculada por uma otimização óptica de modo que cada feixe de luz incidente na área de refração 6 seja focado na retina do usuário quando a lente é usada em condições de uso específicas.
[0026] A área de refração 6 é preferencialmente formada pela área não coberta por nenhum elemento óptico da pluralidade de elementos ópticos 8. Em outras palavras, a área refrativa é a área complementar às áreas formadas pela pluralidade de elementos ópticos 8.
[0027] De acordo com diferentes modalidades da invenção, a refração anormal do olho pode ser miopia, hiperopia ou astigmatismo.
[0028] A lente oftálmica 2 de acordo com a invenção compreende ainda uma pluralidade de elementos ópticos 8. Os elementos ópticos 8 são colocados em pelo menos uma face da lente oftálmica. Preferencialmente, os elementos ópticos 8 são colocados na face frontal da lente oftálmica 2. A face frontal da lente oftálmica 2, ou face do "lado do objeto", corresponde à face da lente oftálmica que não se encontra voltada para o olho da pessoa quando a lente oftálmica é usada em condições de uso específicas.
[0029] No sentido da invenção, o termo "pluralidade de" tem de ser entendido como "pelo menos três".
[0030] Pelo menos um elemento óptico da pluralidade de elementos ópticos 8 tem uma função óptica de não focagem de uma imagem na retina do olho do usuário.
[0031] Quando a refração anormal do olho da pessoa corresponde a miopia, os elementos ópticos 8 têm uma função óptica de focagem de uma imagem em frente da retina do olho do usuário quando usados pelo usuário.
[0032] Quando a refração anormal do olho da pessoa corresponde a hipermetropia, os elementos ópticos 8 têm uma função óptica de focagem de uma imagem atrás da retina do olho do usuário quando usados pelo usuário.
[0033] No sentido da invenção, "focagem" tem de ser entendido como produção de um ponto de focagem com uma seção circular que pode ser reduzida até um ponto no plano focal.
[0034] Vantajosamente, essa função óptica do elemento óptico produz um sinal óptico que inibe a deformação da retina do olho do usuário, permitindo prevenir ou pelo menos desacelerar a progressão da refração anormal do olho da pessoa usando a lente oftálmica 2.
[0035] Como ilustrado na figura 2, o método para determinação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção compreende uma etapa S2 de fornecimento de dados de prescrição. Os dados de prescrição são adaptados pelo menos para corrigir a refração anormal do olho do usuário.
[0036] O termo "prescrição" tem de ser entendido como significando um conjunto de características ópticas de potência óptica, de astigmatismo, de desvio prismático determinadas por um oftalmologista ou optometrista, a fim de corrigir os defeitos de visão do olho, por exemplo, por meio de uma lente posicionada em frente de seu olho. Por exemplo, a prescrição para um olho míope compreende os valores de potência óptica e de astigmatismo com um eixo para a visão à distância.
[0037] De acordo com diferentes modalidades da invenção, a refração anormal do olho pode ser miopia, hiperopia ou astigmatismo.
[0038] O método para determinação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção compreende ainda uma etapa S4 de fornecimento de pelo menos um parâmetro de refração anormal. O parâmetro de refração anormal se relaciona com a refração anormal do olho do usuário.
[0039] De acordo com uma modalidade da invenção, o parâmetro de refração anormal pode se relacionar com uma progressão da refração anormal ao longo do tempo. Por exemplo, o parâmetro de refração anormal pode ser a evolução ao longo de um ano, ou ao longo de anos, da refração anormal do olho do usuário.
[0040] A progressão da refração anormal pode ser determinada medindo a evolução da prescrição para corrigir a refração anormal do olho do usuário. Esse parâmetro pode igualmente ser caracterizado por uma proporção de evolução de miopia entre uma primeira medida inicial da refração anormal do olho do usuário e uma segunda medida da referida refração anormal.
[0041] De acordo com outra modalidade da invenção, o parâmetro de refração anormal pode se relacionar com uma insuficiência de acomodação do usuário. A insuficiência de acomodação corresponde ao valor dióptrico no qual o estímulo acomodativo excede a resposta acomodativa.
[0042] A insuficiência de acomodação ocorre quando um olho muda sua mira de um alvo ao longe para um alvo entre o alvo ao longe e o olho. Nessa situação, o ponto conjugado retiniano se encontra para além do alvo mais próximo independente do esforço do olho em manter visão distinta. Em outras palavras, em vez de focar diretamente no plano do objeto, o olho se foca na verdade em um ponto atrás do mesmo.
[0043] Como ilustrado na figura 3, a progressão da refração anormal de um olho de um usuário pode ser expressada como uma função de pelo menos um parâmetro dos elementos ópticos.
[0044] Essa função corresponde a uma lei (L) predefinida que associa um valor de progressão da refração anormal de um olho a um valor de um parâmetro óptico que é apropriado para prevenir ou desacelerar a referida refração anormal. Em outras palavras, a lei fornece o valor requerido de um parâmetro dos elementos ópticos para prevenir ou desacelerar melhor a refração anormal do olho.
[0045] De acordo com uma modalidade da invenção, o método para determinação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção pode ainda compreender uma etapa S42 de fornecimento de um parâmetro de distância de visualização. O parâmetro de distância de visualização corresponde a uma distância de visualização específica. Por exemplo, a distância de visualização pode se relacionar com visão de longe ou visão de perto.
[0046] No sentido da invenção, a distância de visualização corresponde à distância entre um olho do usuário usando uma lente oftálmica e o objeto visto pelo referido usuário.
[0047] O método para determinação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção pode compreender ainda uma etapa S44 de fornecimento de um parâmetro de ângulo de visualização. O parâmetro de ângulo de visualização corresponde a um ângulo de visualização específico do usuário.
[0048] No sentido da invenção, o ângulo de visualização corresponde ao ângulo entre a direção entre o olho do usuário e o objeto visto pelo referido usuário usando uma lente oftálmica, e uma direção horizontal passando pelo centro geométrico da lente e o centro geométrico do olho do usuário.
[0049] O método para determinação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção compreende ainda uma etapa S6 de fornecimento de pelo menos um parâmetro de sensibilidade. O parâmetro de sensibilidade representa a variação de uma sensibilidade do usuário como uma função de pelo menos um parâmetro dos elementos ópticos.
[0050] Como ilustrado na figura 4, o parâmetro de sensibilidade pode ser expressado como uma função de pelo menos um parâmetro dos elementos ópticos.
[0051] O parâmetro dos elementos ópticos impacta a sensibilidade do usuário usando a lente oftálmica. Por exemplo, uma elevada densidade de elementos ópticos colocados em uma superfície da lente oftálmica pode ter um impacto mais importante na sensibilidade do usuário que uma baixa densidade de elementos ópticos.
[0052] Esse parâmetro de sensibilidade pode ser determinado, por exemplo, medindo a sensibilidade percebida do usuário usando lentes oftálmicas com diferentes valores de um parâmetro dos elementos ópticos. Por exemplo, múltiplas lentes oftálmicas com valores crescentes da densidade de elementos ópticos podem ser apresentadas a um usuário a quem é pedido para expressar sua sensibilidade percebida enquanto está usando as referidas lentes.
[0053] De acordo com uma modalidade da invenção, o parâmetro de sensibilidade pode representar a variação de sensibilidade do usuário para distância de visualização e ângulo de visualização fornecidos específicos como uma função de pelo menos um parâmetro dos elementos ópticos.
[0054] De acordo com uma modalidade da invenção, o, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade pode se relacionar com uma acuidade visual do usuário e, mais particularmente, com uma queda de acuidade visual do usuário. A acuidade visual do usuário é uma medida da resolução espacial do sistema de processamento visual do referido usuário. A acuidade visual comumente se refere à claridade de visão.
[0055] Comumente, a acuidade visual é medida usando um gráfico de Snellen consistindo em linhas horizontais de letras cujo tamanho diminui com cada linha sucessiva.
[0056] De acordo com outra modalidade da invenção, o, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade pode se relacionar com uma sensibilidade ao contraste e, mais particularmente, com uma perda de sensibilidade ao contraste. A sensibilidade ao contraste se relaciona com a capacidade de uma pessoa para discernir a diferença no brilho de áreas adjacentes.
[0057] Comumente, a sensibilidade ao contraste é medida usando um gráfico de Pelli Robson consistindo em linhas horizontais de letras cujo contraste diminui com cada linha sucessiva.
[0058] De acordo com outra modalidade da invenção, o, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade pode se relacionar com um nível de conforto do usuário. O nível de conforto de um usuário representa sua qualidade percebida de conforto enquanto está olhando por uma lente oftálmica.
[0059] O método para determinação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção compreende ainda uma etapa S8 de determinação de um valor do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos. O valor do parâmetro dos elementos ópticos é adaptado para o usuário.
[0060] O valor do parâmetro dos elementos ópticos é determinado com base no parâmetro de refração anormal. Como representado na figura 3, a variação do parâmetro de refração anormal pode ser expressada como uma função de pelo menos um parâmetro dos elementos ópticos. Ao reportar o valor do parâmetro de refração anormal fornecido durante a etapa S4 do método da invenção na lei (L) predefinida representando a variação de um parâmetro de elemento óptico como uma função do parâmetro de refração anormal, é obtido um valor de um parâmetro dos elementos ópticos que é apropriado para prevenir ou desacelerar a referida refração anormal.
[0061] O método para determinação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção pode compreender ainda uma etapa S10 de obtenção de um valor de limiar. O valor de limiar representa um valor de limite de sensibilidade sobre o qual o conforto de visão ou desempenho de visão de uma pessoa se torna inaceitável.
[0062] O valor de limiar pode ser um valor predeterminado. Em alternativa, o valor de limiar pode ser específico para o usuário.
[0063] O método para determinação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção pode compreender ainda uma etapa S12 de determinação de valor de sensibilidade com base no valor do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário e do, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade.
[0064] O parâmetro de sensibilidade fornecido durante a etapa S6 representa a variação da sensibilidade do usuário como uma função de pelo menos um parâmetro dos elementos ópticos. Ao reportar o valor determinado dos elementos ópticos na função do parâmetro de sensibilidade do usuário, pode ser determinado o valor do parâmetro de sensibilidade do usuário para uma lente oftálmica compreendendo esses elementos ópticos.
[0065] O método de acordo com a invenção pode compreender ainda uma etapa S14 de comparação do valor de sensibilidade determinado na etapa S12 e do valor de limiar obtido na etapa S10.
[0066] O método para determinação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção pode compreender ainda uma etapa S16 de determinação de um valor mais apropriado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos. O valor mais apropriado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos deve ser entendido como o valor do parâmetro que é mais bem adaptado ao usuário. Em outras palavras, o valor mais apropriado corresponde ao, pelo menos um,
parâmetro dos elementos ópticos que fornece a melhor desaceleração e/ou redução e/ou prevenção da progressão da refração anormal do olho do usuário sem afetar a qualidade de experiência de visão da pessoa.
[0067] Quando o valor determinado do parâmetro de sensibilidade é menor que o valor de limiar, o valor anteriormente determinado do parâmetro dos elementos ópticos é o valor mais apropriado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos. De outro modo, quando o valor determinado do parâmetro de sensibilidade é igual ou superior ao valor de limiar, o valor mais apropriado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos é o valor associado a um valor de sensibilidade igual ao valor de limiar.
[0068] O método para determinação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção pode compreender ainda uma etapa S18 de determinação de uma lente oftálmica com base pelo menos nos dados de prescrição e no valor mais apropriado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário.
[0069] Vantajosamente, esse método permite determinar um parâmetro dos elementos ópticos da lente oftálmica que fornecem a melhor prevenção ou desaceleração possível da refração anormal sem reduzir excessivamente o conforto ou desempenho visual ou usuário.
[0070] De acordo com uma modalidade da invenção, o parâmetro dos elementos ópticos corresponde ao número de elementos ópticos colocados na superfície da lente oftálmica.
[0071] De acordo com outra modalidade da invenção, o parâmetro dos elementos ópticos corresponde à densidade de elementos ópticos colocados na superfície da lente oftálmica.
[0072] O parâmetro dos elementos ópticos pode igualmente corresponder à posição dos elementos ópticos na superfície da lente oftálmica.
[0073] De acordo com outra modalidade da invenção, o parâmetro dos elementos ópticos corresponde ao espaçamento entre os elementos ópticos. O espaçamento entre os elementos ópticos se relaciona com a distância entre o limite externo da superfície de cada um dos elementos ópticos adjacentes. Os elementos ópticos têm um formato de contorno que pode ser inscrito em um círculo, e o referido círculo representa a superfície do referido elemento óptico.
[0074] O parâmetro dos elementos ópticos pode ainda corresponder ao tamanho dos elementos ópticos colocados na superfície da lente oftálmica. No sentido da invenção, o tamanho dos elementos ópticos se refere ao tamanho da superfície dos referidos elementos ópticos.
[0075] O parâmetro dos elementos ópticos pode ainda corresponder à curvatura de superfície dos elementos ópticos.
[0076] De acordo com outra modalidade da invenção, o parâmetro dos elementos ópticos corresponde à potência óptica dos elementos ópticos da lente oftálmica em condições de uso específicas. As condições de uso específicas se relacionam preferencialmente com condições de uso padrão, porém a condição de uso específica pode corresponder a condições de uso personalizadas que são medidas no usuário quando o usuário usa uma armação de óculos de sua escolha.
[0077] As condições de uso têm de ser entendidas como a posição do elemento de lente com relação ao olho de um usuário, por exemplo, definida por um ângulo pantoscópico, uma distância da córnea até à lente, uma distância pupila-córnea, uma distância do centro de rotação do olho (CRO) até à pupila, uma distância do CRO até à lente e um ângulo de envolvimento.
[0078] A distância da córnea até à lente é a distância ao longo do eixo visual do olho na posição primária (usualmente considerada como sendo a horizontal) entre a córnea e a superfície traseira da lente; por exemplo, igual a 12 mm.
[0079] A distância pupila-córnea é a distância ao longo do eixo visual do olho entre sua pupila e córnea; usualmente igual a 2 mm.
[0080] A distância do CRO até à pupila é a distância ao longo do eixo visual do olho entre seu centro de rotação (CRO) e a córnea; por exemplo, igual a 11,5 mm.
[0081] A distância do CRO até à lente é a distância ao longo do eixo visual do olho na posição primária (usualmente considerada como sendo a horizontal) entre o CRO do olho e a superfície traseira da lente, por exemplo, igual a 25,5 mm.
[0082] O ângulo pantoscópico é o ângulo no plano vertical, na interseção entre a superfície traseira da lente e o eixo visual do olho na posição primária (usualmente considerada como sendo a horizontal), entre a normal até à superfície traseira da lente e o eixo visual do olho na posição primária; por exemplo, igual a 8º.
[0083] O ângulo de envolvimento é o ângulo no plano horizontal, na interseção entre a superfície traseira da lente e o eixo visual do olho na posição primária (usualmente considerada como sendo a horizontal), entre a normal até à superfície traseira da lente e o eixo visual do olho na posição primária, por exemplo, igual a 0º.
[0084] Um exemplo de condição de uso normal pode ser definido por um ângulo pantoscópico de 8º, uma distância da córnea até à lente de 12 mm, uma distância pupila-córnea de 2 mm, uma distância do CRO até à pupila de 11,5 mm, uma distância do CRO até à lente de 25,5 mm e um ângulo de envolvimento de 0º.
[0085] A invenção foi descrita acima com a ajuda de modalidades sem limitação do conceito inventivo geral.
[0086] Muitas modificações e variações suplementares serão evidentes para os peritos na técnica após a consulta das modalidades ilustrativas precedentes, que são fornecidas somente a título de exemplo e que não pretendem limitar o escopo da invenção, sendo esse determinado exclusivamente pelas reivindicações apensas.
[0087] Nas reivindicações, a palavra "compreendendo" não exclui outros elementos ou outras etapas, e o artigo indefinido "um" ou "uma" não exclui uma pluralidade. O mero fato de diferentes particularidades serem citadas em reivindicações dependentes mutuamente diferentes não indica que uma combinação dessas particularidades não pode ser vantajosamente usada. Quaisquer sinais de referência nas reivindicações não devem ser interpretados como limitativos do escopo da invenção.

Claims (16)

REIVINDICAÇÕES
1. Método para determinação de uma lente oftálmica adaptada para correção de uma refração anormal de um olho de um usuário, e compreendendo uma pluralidade de pelo menos três elementos ópticos colocados em pelo menos uma superfície da referida lente oftálmica de modo a suprimir ou reduzir uma progressão da refração anormal do olho do usuário, caracterizado por compreender: - fornecer dados de prescrição adaptados pelo menos para corrigir a refração anormal do olho do usuário; - fornecer pelo menos um parâmetro de refração anormal relacionado com a refração anormal de um olho do usuário; - fornecer pelo menos um parâmetro de sensibilidade representando a variação de sensibilidade do usuário como uma função de pelo menos um parâmetro dos elementos ópticos; - determinar um valor do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário com base no parâmetro de refração anormal e no parâmetro de sensibilidade; - determinar uma lente oftálmica com base pelo menos nos dados de prescrição e no valor do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda: - obter um valor de limiar; - determinar um valor de sensibilidade com base no valor do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário e do, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade; - comparar o valor de sensibilidade e do valor de limiar; - determinar um valor mais apropriado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos, o valor mais apropriado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos sendo o valor determinado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos quando o valor de sensibilidade é menor que o valor de limiar, e sendo o valor associado a um valor de sensibilidade igual ao valor de limiar quando o valor de sensibilidade é igual ou superior ao valor de limiar; e em que a lente oftálmica é determinada com base nos dados de prescrição e no valor mais apropriado do, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos adaptados para o usuário.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a refração anormal do olho corresponder a miopia.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro de refração anormal corresponder a uma progressão por ano da refração anormal do olho do usuário.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro de refração anormal corresponder a uma insuficiência de acomodação do usuário.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro dos elementos ópticos corresponder ao número de elementos ópticos na superfície da lente oftálmica.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponder à densidade de elementos ópticos sobre a superfície da lente oftálmica.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponder à posição dos elementos ópticos na superfície da lente oftálmica.
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponder ao espaçamento entre os elementos ópticos sobre a superfície da lente oftálmica.
10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponder ao tamanho dos elementos ópticos sobre a superfície da lente oftálmica.
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponder à curvatura da superfície de pelo menos uma pluralidade de três elementos ópticos da lente oftálmica.
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro de elemento óptico corresponder à potência óptica de pelo menos uma pluralidade de três elementos ópticos da lente oftálmica em condições de uso padrão.
13. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade corresponder à acuidade visual.
14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade corresponder a uma sensibilidade ao contraste.
15. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade corresponder a um nível de conforto do usuário enquanto está usando a lente oftálmica.
16. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado por compreender ainda, antes do fornecimento do, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade: - fornecer um parâmetro de ângulo de visualização relacionado com um ângulo de visualização específico; - fornecer um parâmetro de distância de visualização relacionado com uma distância de visualização específica; em que o, pelo menos um, parâmetro de sensibilidade representa a variação de sensibilidade do usuário para o, pelo menos um, ângulo de visualização e pelo menos uma distância de visualização como uma função de pelo menos um parâmetro dos elementos ópticos.
BR112021009072-0A 2018-11-15 2019-11-14 método para determinação de uma lente oftálmica adaptada para correção de uma refração anormal de um olho de um usuário BR112021009072A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP18315041.6 2018-11-15
EP18315041 2018-11-15
PCT/EP2019/081304 WO2020099549A1 (en) 2018-11-15 2019-11-14 Method for determining an ophthalmic lens adapted for correcting an abnormal refraction of an eye of a wearer

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112021009072A2 true BR112021009072A2 (pt) 2021-08-10

Family

ID=64456915

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112021009072-0A BR112021009072A2 (pt) 2018-11-15 2019-11-14 método para determinação de uma lente oftálmica adaptada para correção de uma refração anormal de um olho de um usuário

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20220004022A1 (pt)
EP (1) EP3881130A1 (pt)
JP (1) JP2022513601A (pt)
KR (1) KR20210089668A (pt)
CN (1) CN113015932B (pt)
BR (1) BR112021009072A2 (pt)
CA (1) CA3119872A1 (pt)
CO (1) CO2021006348A2 (pt)
SG (1) SG11202104846WA (pt)
WO (1) WO2020099549A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN116968357A (zh) 2020-07-30 2023-10-31 依视路国际公司 适于矫正配戴者眼睛的异常屈光的镜片元件的制造方法
EP4006626A1 (en) * 2020-11-26 2022-06-01 Carl Zeiss Vision International GmbH Spectacle lens design, spectacle lens kit and method of manufacturing a spectacle lens
EP4147862A1 (en) 2021-09-10 2023-03-15 Carl Zeiss Vision International GmbH Method for applying a surface pattern on a surface of a spectacle lens substrate and spectacle lens substrate with a surface pattern

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
MX2009011586A (es) * 2007-04-27 2010-03-25 Inst Eye Res Ltd Determinacion de los ajustes opticos para retardar la progresion de la miopia.
CN102472899B (zh) * 2009-10-22 2013-11-06 库柏维景国际控股公司 预防或减慢近视或远视的发展的隐形眼镜组和方法
ES2688453T3 (es) * 2010-03-03 2018-11-02 Brien Holden Vision Institute Lentes de contacto para ojos miopes y métodos para tratar la miopía
US9423633B2 (en) * 2010-07-26 2016-08-23 Brien Holden Vision Institute Treating ocular refractive error
TWI507763B (zh) * 2012-11-22 2015-11-11 Control the growth of the optical axis of the lens
TWM476937U (en) * 2013-09-17 2014-04-21 David Chen Functional tinted contact lenses
US10268050B2 (en) * 2015-11-06 2019-04-23 Hoya Lens Thailand Ltd. Spectacle lens
US10912456B2 (en) * 2016-01-27 2021-02-09 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Ametropia treatment tracking methods and system

Also Published As

Publication number Publication date
CN113015932B (zh) 2023-05-02
TW202102897A (zh) 2021-01-16
KR20210089668A (ko) 2021-07-16
WO2020099549A1 (en) 2020-05-22
EP3881130A1 (en) 2021-09-22
CN113015932A (zh) 2021-06-22
CA3119872A1 (en) 2020-05-22
CO2021006348A2 (es) 2021-05-31
JP2022513601A (ja) 2022-02-09
US20220004022A1 (en) 2022-01-06
SG11202104846WA (en) 2021-06-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2769091C2 (ru) Элемент в виде линзы
BR112020021810B1 (pt) Elemento de lente
US7018039B2 (en) Contact lens
CN105380775B (zh) 用于预防和/或减慢近视发展的多焦点镜片设计和方法
JP2017173826A (ja) 近視の進行を防止及び/又は鈍化させるための多焦点レンズの設計及び近視の進行を防止及び/又は鈍化させるための方法
BR102015020643A2 (pt) design de lente de forma natural e método para impedir e/ou desacelerar o avanço da miopia
BR112021009072A2 (pt) método para determinação de uma lente oftálmica adaptada para correção de uma refração anormal de um olho de um usuário
BRPI0716719A2 (pt) elemento de lente oftÁlmica, sÉrie de elementos de lente oftÁlmica, e, mÉtodo de preparar ou projetar um elemento lente oftÁlmica
KR20150036145A (ko) 누진 안과용 렌즈
KR20170102465A (ko) 안경 프레임 상에 탑재되도록 의도된 안경 안과용 렌즈
JP2021092820A (ja) 非回転対称の眼の収差のための快適性が最適化されたコンタクトレンズシステム
JP2015522845A (ja) 一対の累進式眼用レンズを決定する方法
US20210018763A1 (en) A method for determining a single vision ophthalmic lens
US20240012269A1 (en) Method for manufacturing a lens element adapted for correcting an abnormal refraction of an eye of a wearer
KR20190032344A (ko) 눈용 렌즈 및 그 제조 방법
TWI835923B (zh) 確定適於矯正配戴者眼睛的異常屈光的眼科鏡片之方法
RU2808663C2 (ru) Способ подбора глазной линзы, приспособленной для коррекции аномальной рефракции глаза у пользователя
Barnes et al. A schematic eye model for the effects of translation and rotation of ocular components on peripheral astigmatism
US20210263337A1 (en) Lens element
NL2016105B1 (nl) Werkwijze voor het vervaardigen van een paar brillenglazen voor het verbeteren van de visuele prestaties bij patiënten met keratoconus, alsmede een set pasglazen.
BR112020017510B1 (pt) Elemento de lente de óculos
KR20240022468A (ko) 렌즈 요소