BR112021006649B1 - Composições de formação de película para prevenir a formação de cáries nos dentes - Google Patents

Composições de formação de película para prevenir a formação de cáries nos dentes Download PDF

Info

Publication number
BR112021006649B1
BR112021006649B1 BR112021006649-7A BR112021006649A BR112021006649B1 BR 112021006649 B1 BR112021006649 B1 BR 112021006649B1 BR 112021006649 A BR112021006649 A BR 112021006649A BR 112021006649 B1 BR112021006649 B1 BR 112021006649B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
weight
film
fluoride
forming composition
amount
Prior art date
Application number
BR112021006649-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112021006649A2 (pt
Inventor
Rong Dong
Wei Wang
Paloma Pimenta
Ralph Peter Santarpia Iii
Shira Pilch
Original Assignee
Colgate-Palmolive Company
Filing date
Publication date
Application filed by Colgate-Palmolive Company filed Critical Colgate-Palmolive Company
Priority claimed from PCT/US2018/055970 external-priority patent/WO2020081049A1/en
Publication of BR112021006649A2 publication Critical patent/BR112021006649A2/pt
Publication of BR112021006649B1 publication Critical patent/BR112021006649B1/pt

Links

Abstract

COMPOSIÇÕES PARA HIGIENE BUCAL E MÉTODOS PARA AS MESMAS FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO. É divulgada uma composição de formação de película e métodos para prevenir a erosão ácida dos dentes e prevenir a formação de cáries nos dentes. A composição de formação de película pode incluir um copolímero hidrofóbico, um composto de fluoreto e um solvente aceitável por via oral. A composição de formação de película também pode incluir um derivado de celulose, uma rosina, um composto de fluoreto e um solvente aceitável por via oral.

Description

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[0001] Os produtos para higiene bucal convencionais são frequentemente utilizados para distribuir fluoreto às superfícies da cavidade oral para, assim, impedir a formação de cáries. Por exemplo, cremes dentais contendo fluoreto e enxaguantes bucais são frequentemente utilizados para distribuir ou aplicar fluoreto nas superfícies dos dentes, impedindo assim a formação de cáries. A eficácia do fluoreto na prevenção da formação de cáries, no entanto, é parcialmente determinada pela capacidade do fluoreto em manter contato com as superfícies dos dentes. Assim, a eficácia do fluoreto distribuído às superfícies dos dentes através de produtos para higiene bucal convencionais (por exemplo, enxaguantes bucais e cremes dentais) é geralmente insatisfatória, pois o fluoreto é, muitas vezes, facilmente removido dos dentes por processos físicos ou químicos. Por exemplo, o fluoreto nas superfícies dos dentes pode ser fisicamente removido por mastigação e/ou quimicamente removido pela exposição prolongada a temperaturas variáveis e pelos níveis de pH dos alimentos e bebidas que consumimos.
[0002] Em vista do exposto acima, composições de verniz dentário incluindo fluoreto foram desenvolvidas para fornecer contato relativamente mais longo entre o fluoreto e as superfícies dos dentes. Embora as composições de verniz dentário convencionais que incorporam fluoreto demonstrem eficácia relativamente maior na prevenção da formação de cáries em comparação com produtos para higiene bucal convencionais, elas são, muitas vezes, altamente viscosas e demoram para secar, o que resulta na formação de um revestimento viscoso ou pegajoso, que é desagradável e indesejável. Além disso, composições de verniz dentário convencionais podem utilizar, frequentemente, resinas naturais que tendem a formar películas relativamente espessas com uma tonalidade amarelada, o que pode fazer com que os dentes pareçam manchados.
[0003] O que é necessário, então, são produtos para higiene bucal aprimorados e composições de formação de película dos mesmos, e métodos para prevenir a formação de cáries que abordem essas e outras desvantagens das composições de formação de película convencionais.
BREVE SUMÁRIO
[0004] Este sumário destina-se meramente a introduzir um sumário simplificado de alguns aspectos de uma ou mais implementações da presente divulgação. Outras áreas de aplicabilidade da presente divulgação tornar-se-ão evidentes a partir da descrição detalhada fornecida a seguir. Este sumário não é uma visão geral extensa, nem se destina a identificar elementos-chave ou críticos dos presentes ensinamentos, nem a delinear o escopo da divulgação. Em vez disso, seu objetivo é meramente apresentar um ou mais conceitos de uma forma simplificada como uma introdução à descrição detalhada abaixo.
[0005] O supracitado e/ou outros aspectos e utilidades incorporados na presente divulgação podem ser alcançados pelo fornecimento de uma composição de formação de película para prevenir a formação de cáries nos dentes. A composição de formação de película pode incluir um copolímero hidrofóbico, um composto de fluoreto e um solvente aceitável por via oral.
[0006] Em pelo menos uma implementação, o copolímero hidrofóbico pode incluir um acrilato, opcionalmente, o copolímero hidrofóbico é um copolímero de acrilato/octilacrilamida. Em outra implementação, o copolímero de acrilato/octilacrilamida é ácido 2-propenoico, éster 2-metílico, 2-metilpropílico, polímero com ácido 2-propenoico e N-(1,1,3,3- tetrametilbutil)-2-propenamida.
[0007] Em pelo menos uma implementação, o composto de fluoreto pode ser ou incluir um sal solúvel de um íon fluoreto.
[0008] Em pelo menos uma implementação, o composto de fluoreto pode incluir um ou mais dentre fluoreto de sódio, fluoreto de potássio, fluoreto de cálcio, fluoreto de zinco, fluoreto de amônio e zinco, fluoreto de lítio, fluoreto de amônio, fluoreto estanoso e fluorzirconato estanoso. Em pelo menos uma implementação, o composto de fluoreto inclui fluoreto de sódio.
[0009] Em pelo menos uma implementação, o solvente aceitável por via oral pode incluir um ou mais dentre etanol, metanol, isopropanol, butanol, água, acetona, metil etil cetona, acetato de etila, acetato de butila, ciclo-hexanona, ciclo-hexano, cloreto de metileno, clorofórmio, tetracloreto de carbono, tricloroetileno, tetracloroetileno, percloroetileno, acetato de metilglicol, tolueno, benzeno, éter dietílico e álcool benzílico. Em uma implementação preferencial, o solvente aceitável por via oral inclui etanol.
[0010] Em pelo menos uma implementação, a composição de formação de película pode incluir ainda um adesivo. Em pelo menos uma implementação, o adesivo pode incluir um ou mais dentre um acetaldeído de polivinila, um álcool polivinílico, um acetato de polivinila, um poli(óxido de etileno), um poliacrilato, uma polivinilpirrolidona, um copolímero de polivinilpirrolidona/acetato de vinila, um bloco de polímero de polioxietileno/polioxopropileno e uma resina de silicone. Em pelo menos uma implementação, o adesivo é uma rosina.
[0011] O supracitado e/ou outros aspectos e utilidades incorporados na presente divulgação podem ser alcançados pelo fornecimento de uma composição de formação de película para prevenir a formação de cáries nos dentes. A composição de formação de película pode incluir um derivado de celulose, uma rosina, um composto de fluoreto e um solvente aceitável por via oral.
[0012] Em pelo menos uma implementação, o derivado de celulose pode incluir um éter alquílico de celulose, preferencialmente, o derivado de celulose inclui etilcelulose.
[0013] Em pelo menos uma implementação, o derivado de celulose é a etilcelulose, e a etilcelulose inclui um valor de substituição médio de cerca de 2,25 a cerca de 2,60 grupos etoxil por unidade de anidroglicose.
[0014] Em pelo menos uma implementação, a rosina é pelo menos parcialmente hidrogenada. Em outra implementação, a rosina é totalmente hidrogenada.
[0015] Em pelo menos uma implementação, o composto de fluoreto pode ser um sal solúvel de um íon fluoreto.
[0016] Em pelo menos uma implementação, o composto de fluoreto pode incluir um ou mais dentre fluoreto de sódio, fluoreto de potássio, fluoreto de cálcio, fluoreto de zinco, fluoreto de amônio de zinco, fluoreto de lítio, fluoreto de amônio, fluoreto estanoso e fluorzirconato estanoso. Em outra implementação, o composto de fluoreto pode incluir fluoreto de sódio.
[0017] O supracitado e/ou outros aspectos e utilidades incorporados na presente divulgação podem ser obtidos fornecendo um método para preparar qualquer uma da composição de formação de película divulgada neste documento, o método pode incluir o contato do copolímero de acrilato/octilacrilamida, do composto de fluoreto e do solvente aceitável por via oral um com o outro.
[0018] O supracitado e/ou outros aspectos e utilidades incorporados na presente divulgação podem ser obtidos fornecendo um método para preparar qualquer uma da composição de formação de película divulgada neste documento, o método pode incluir o contato do derivado de celulose, da rosina, do composto de fluoreto e do solvente aceitável por via oral um com o outro.
[0019] O supracitado e/ou outros aspectos e utilidades incorporados na presente divulgação também podem ser alcançados fornecendo um método para prevenir a erosão ácida nas superfícies dos dentes, o método inclui o contato das superfícies dos dentes com qualquer uma das composições de formação de película divulgadas neste documento.
[0020] O supracitado e/ou outros aspectos e utilidades incorporados na presente divulgação também podem ser alcançados pelo fornecimento de um método para prevenir a formação de cáries nos dentes, o método pode incluir o contato dos dentes com qualquer uma das composições de formação de película divulgadas neste documento.
[0021] Outras áreas de aplicabilidade da presente divulgação tornar- se-ão evidentes a partir da descrição detalhada fornecida a seguir. Deve-se entender que a descrição detalhada e exemplos específicos, enquanto indicam alguns aspectos típicos da divulgação, destinam-se apenas para propósitos de ilustração e não se destinam a limitar o escopo da divulgação.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0022] A seguinte descrição de vários aspecto(s) típico(s) é meramente exemplar na natureza e de forma alguma pretende limitar a divulgação, sua aplicação ou usos.
[0023] Conforme usados ao longo deste documento, os intervalos são usados para incluir e descrever todo e cada valor que esteja dentro do intervalo. Deve ser apreciado e compreendido que a descrição em um formato de intervalo é meramente para conveniência e brevidade, e não deverá ser interpretado como um limitação inflexível no escopo de quaisquer modalidades ou implementações divulgadas neste documento. Consequentemente, o intervalo divulgado deve ser interpretado como tendo divulgado especificamente todos os subintervalos possíveis, bem como valores numéricos individuais dentro desse intervalo. Assim, qualquer valor dentro do intervalo pode ser selecionado como sendo o término do intervalo. Por exemplo, a descrição de um intervalo, como de 1 a 5, deve ser considerada como tendo subintervalos especificamente divulgados, como de 1,5 a 3, de 1 a 4,5, de 2 a 5, de 3,1 a 5, etc., bem como números individuais dentro desse intervalo, por exemplo, 1, 2, 3, 3,2, 4, 5, etc. Isso se aplica independentemente da amplitude do intervalo.
[0024] Todas as referências citadas neste documento estão incorporadas integralmente por meio deste pedido por referência. No caso de um conflito em uma definição na presente divulgação e naquela citada como referência, a definição da presente divulgação prevalecerá.
[0025] A menos que especificado de outra forma, todas as porcentagens e quantidades expressas neste documento e em outras partes do relatório descritivo deverão ser entendidas como se referindo às porcentagens em peso. As quantidades fornecidas são baseadas no peso ativo do material.
[0026] Adicionalmente, todos os valores numéricos são “cerca de” ou “aproximadamente” o valor indicado e levam em conta erros e variações experimentais que seriam esperados por uma pessoa versada na técnica. Deve ser apreciado que todos os valores e intervalos numéricos divulgados neste documento são valores e intervalos aproximados, independentemente da utilização de “cerca de” em conjunto com os mesmos. Também deve ser apreciado que o termo “cerca de”, conforme usado neste documento, em conjunto com um numeral, refere-se a um valor que pode ser ± 0,01% (inclusivo), ± 0,1% (inclusivo), ± 0,5% (inclusivo), ±1% (inclusivo) daquele numeral, ± 2% (inclusivo) daquele numeral, ± 3% (inclusivo) daquele numeral, ± 5% (inclusivo) daquele numeral, ± 10% (inclusivo) daquele numeral ou ± 15% (inclusivo) daquele numeral. Deve ser reconhecido ainda que, quando um intervalo numérico é divulgado neste documento, qualquer valor numérico que fique dentro do intervalo também é especificamente divulgado.
[0027] Os presentes inventores descobriram surpreendentemente e inesperadamente que composições de formação de película incluindo um composto de fluoreto e um polímero hidrofóbico (por exemplo, um copolímero de acrilato/octilacrilamida) ou uma combinação de uma rosina e um derivado de celulose (por exemplo, um éter alquílico de celulose) exibem composições de formação de película relativamente mais duráveis do que as comercialmente disponíveis. Também foi surpreendente e inesperadamente descoberto que as composições de formação de película, incluindo um composto de fluoreto e um polímero hidrofóbico (por exemplo, um copolímero de acrilato/octilacrilamida) ou uma combinação de uma rosina e um derivado de celulose (por exemplo, um éter alquílico de celulose) exibem efeito anticárie relativamente maior ou eficácia relativamente maior para prevenir a formação de cáries além das composições de formação de películas disponíveis comercialmente. Sem estar vinculado pela teoria, os presentes inventores acreditam que o equilíbrio entre a hidrofilicidade e a hidrofobicidade da composição de formação de película ou da película formada por ela pode fornecer resultados surpreendentemente inesperados. Por exemplo, as películas formadas a partir das composições de formação de película divulgadas neste documento exibem hidrofilicidade suficiente para permitir soluções aquosas, como saliva, para atravessar as mesmas para distribuir íons fluoreto às superfícies dos dentes, exibindo hidrofobicidade suficiente para manter a durabilidade por períodos prolongados (por exemplo, pelo menos 5 min, pelo menos 10 min, pelo menos 30 min, pelo menos 45 min, pelo menos 1 hora, pelo menos 2 horas, pelo menos 5 horas, pelo menos 10 horas, pelo menos 15 horas, pelo menos 20 horas, pelo menos 1 dia, etc.). Conforme demonstrado ainda neste documento, o equilíbrio da hidrofilicidade e da hidrofobicidade permite que as películas formadas a partir das composições de formação de película exibam uma durabilidade relativamente maior em comparação com as películas convencionais. Além disso, o equilíbrio da hidrofilicidade e da hidrofobicidade permite que as películas formadas a partir das composições de formação de película exibam uma distribuição relativamente maior de fluoreto do que as películas convencionais, mesmo quando incluem concentrações mais baixas de fluoreto.
COMPOSIÇÕES
[0028] As composições divulgadas neste documento podem ser ou incluir um produto para higiene bucal ou uma composição de formação de película do mesmo. Por exemplo, as composições divulgadas neste documento podem ser um produto para higiene bucal incluindo a composição de formação de película ou a composição de formação de película desta. Em pelo menos uma implementação, a composição de formação de película pode incluir um ou mais polímeros hidrofóbicos e um ou mais fluoretos ou compostos de fluoreto. Por exemplo, a composição de formação de película pode incluir um copolímero de acrilato/octilacrilamida e um composto de fluoreto. Em outra implementação, a composição de formação de película pode incluir um composto de fluoreto e uma combinação de uma rosina e um derivado de celulose. Por exemplo, a composição de formação de película pode incluir um composto de fluoreto e uma combinação de uma rosina e um éter alquílico de uma celulose (por exemplo, etilcelulose). Conforme descrito adicionalmente neste documento, as composições de formação de película e/ou um ou mais componentes das mesmas podem ser capazes ou serem configurados para distribuir fluoreto às superfícies da cavidade oral. Por exemplo, as composições de formação de película e/ou um ou mais componentes das mesmas podem ser configurados para distribuir fluoreto às superfícies dos dentes de uma maneira sustentada para, assim, fornecer um efeito anticárie nos dentes.
Polímeros Hidrofóbicos
[0029] Um ou mais polímeros hidrofóbicos da composição de formação de película podem ser ou incluir, mas não estão limitados aos polímeros de formação de película hidrofóbicos, tais como polímeros de formação de película hidrofóbicos com grupos funcionais com propriedades que fornecem adesão relativamente maior às superfícies da cavidade oral (por exemplo, superfícies dos dentes). Grupos funcionais ilustrativos podem incluir, mas não estão limitados aos grupos carboxila, grupos fosfato, grupos hidroxila, aminas, dissulfetos, grupos nitro ou similares, e combinações dos mesmos.
[0030] Em pelo menos uma implementação, o polímero hidrofóbico pode ser ou incluir um copolímero. Por exemplo, o polímero hidrofóbico pode ser ou incluir um copolímero de acrílico carboxilado. Em outro exemplo, o polímero hidrofóbico pode ser um copolímero de octilacrilamida e um ou mais monômeros, onde um ou mais monômeros podem incluir um ou mais dentre ácido acrílico, ácido metacrílico e qualquer um ou mais ésteres simples destes. Em ainda outro exemplo, o polímero hidrofóbico pode ser um polímero formado a partir de octilacrilamida, metacrilato de t- butilaminoetila e um ou mais monômeros de ácido acrílico, ácido metacrílico ou qualquer um ou mais ésteres simples destes. Copolímeros de acrílico carboxilado ilustrativos podem ser ou incluir, sem limitação, aqueles vendidos com os nomes comerciais DERMACRYL®, AMPHOMER®, BALANCE® e VERSACRYL®, que são comercialmente disponibilizados por AkzoNobel Company, Surface Chemistry de Amsterdã, Países Baixos. Por exemplo, os copolímeros de acrílico carboxilado podem ser ou incluir, mas não estão limitados a, AMPHOMER® 4961, AMPHOMER® HC, DERMACRYL® 2.0, RESYN™ XP, um copolímero hidrofóbico selecionado dentre octilacrilamida/acrilatos/butilaminoetil, tal como AMPHOMER® LV- 71, AMPHOMER®, AMPHOMER® EDGE™, BALANCE® 47, ou semelhantes, e suas combinações, todas comercialmente disponibilizadas por AkzoNobel Company, Surface Chemistry de Amsterdã, Países Baixos. O copolímero hidrofóbico também pode ser selecionado dentre copolímero de VA/maleato de butila/acrilato de isobornila, tal como ADVANTAGE™ PLUS de Ashland Global Specialty Chemicals Inc. (Covington, KY). O copolímero hidrofóbico também pode ser selecionado dentre copolímero de acrilatos/t-butilacrilamida, tal como ULTRAHOLD® STRONG e ULTRAHOLD®8 da BASF SE de Ludwigshafen, Alemanha. O copolímero hidrofóbico pode ser selecionado dentre copolímero de acrilatos/metacrilato de dimetilaminoetila, tal como a gama de polímeros EUDRAGIT® da Evonik Industries de Essen, Alemanha, tal como EUDRAGIT®E100, EUDRAGIT® E PO, EUDRAGIT® RS 100, EUDRAGIT® RS PO, EUDRAGIT® RL PO, EUDRAGIT® RL 100, ou semelhantes, e suas combinações. O copolímero hidrofóbico pode ser selecionado entre polivinilpirrolidona/acetato de vinila, tal como a série de polímeros PVP/VA da Ashland Global Specialty Chemicals Inc. de Covington, KY. O copolímero hidrofóbico pode ser selecionado entre triacontanil PVP, tal como GANEX™ WP-660 de Ashland Global Specialty Chemicals Inc. de Covington, KY. O copolímero hidrofóbico pode ser selecionado de pelo menos um entre copolímero de octilacrilamida/acrilatos/metacrilato de butilaminoetila, copolímero VA/maleato de butila/acrilato de isobornila, copolímero de acrilatos/t- butilacrilamida, copolímero de polivinilpirrolidona/acetato de vinila, copolímero de triacontanil PVP, copolímero de acrilatos/dimetilametila, copolímero de acrilatos/metacrilato de dimetilaminoetila ou suas misturas. Em uma implementação preferencial, o polímero hidrofóbico pode ser um copolímero de ácido 2-propenoico, éter 2-metílico, 2-metilpropílico, polímero com ácido 2-propenoico e N-(1,1,3,3-tetrametilbutil)-2-propenamida ou ácido 2-propenoico, éster 2-metílico, 2-metilpropílico, ácido 2-propenoico, copolímero de N-(1,1,3,3-tetrametilbutil)-2-propenamida (CAS 129702-029). Por exemplo, o polímero hidrofóbico pode ser ou incluir, mas não está limitado a, DERMACRYL® 79, que é comercialmente disponibilizado por AkzoNobel Company, Surface Chemistry de Amsterdã, Países Baixos.
[0031] A quantidade ou concentração de um ou mais polímeros hidrofóbicos presentes no produto para higiene bucal ou na composição de formação de película do mesmo pode variar amplamente. Em pelo menos uma implementação, a quantidade de um ou mais polímeros hidrofóbicos presentes pode ser de cerca de 1% em peso a cerca de 50% em peso, com base no peso total do produto para higiene bucal ou da composição de formação de película do mesmo. Por exemplo, a quantidade de um ou mais polímeros hidrofóbicos presentes pode ser de cerca de 1% em peso, cerca de 5% em peso, cerca de 10% em peso, cerca de 15% em peso, cerca de 20% em peso ou cerca de 25% em peso a cerca de 30% em peso, cerca de 35% em peso, cerca de 40% em peso, cerca de 45% em peso ou cerca de 50% em peso. Em outro exemplo, a quantidade de um ou mais polímeros hidrofóbicos presentes pode ser de cerca de 1% em peso a cerca de 50% em peso, cerca de 5% em peso a cerca de 45% em peso, cerca de 10% em peso a cerca de 40% em peso, cerca de 15% em peso a cerca de 35% em peso, cerca de 20% em peso a cerca de 30% em peso ou cerca de 22,5 a cerca de 28,5 ou cerca de 25% em peso. Em pelo menos uma implementação, a quantidade de um ou mais polímeros hidrofóbicos presentes pode ser de cerca de 10% em peso a cerca de 30% em peso, com base no peso total do produto para higiene bucal ou da composição de formação de película do mesmo. Por exemplo, a quantidade de um ou mais polímeros hidrofóbicos presentes pode ser de cerca de 10% em peso, cerca de 12% em peso, cerca de 14% em peso, cerca de 16% em peso, cerca de 18% em peso, cerca de 19% em peso, ou cerca de 19,5% em peso a cerca de 20,5% em peso, cerca de 21% em peso, cerca de 22% em peso, cerca de 24% em peso, cerca de 26% em peso, cerca de 28% em peso ou cerca de 30% em peso com base no peso total do produto para higiene bucal ou na composição de formação de película do mesmo. Em outro exemplo, a quantidade de um ou mais polímeros hidrofóbicos presentes pode ser de cerca de 10% em peso a cerca de 30% em peso, cerca de 12% em peso a cerca de 28% em peso, cerca de 14% em peso a cerca de 26% em peso, cerca de 16% em peso a cerca de 24% em peso, cerca de 18% em peso a cerca de 22% em peso, cerca de 19% em peso a cerca de 21% em peso, ou cerca de 19,5% em peso a cerca de 20,5% em peso, com base no peso total do produto para higiene bucal ou sua composição de formação de película. Em uma implementação preferida, a quantidade de um ou mais polímeros hidrofóbicos presentes pode ser de cerca de 19% em peso a cerca de 21% em peso, cerca de 19,5% em peso a cerca de 20,5% em peso, ou cerca de 20% em peso, com base em um peso total do produto para higiene bucal ou a composição de formação de película do mesmo. Fluoreto ou Compostos de Fluoreto
[0032] O produto para higiene bucal ou a composição de formação de película do mesmo pode incluir um ou mais fluoretos ou compostos de fluoreto. Conforme usado neste documento, a expressão “fluoreto” ou “composto de fluoreto” pode se referir a uma fonte de fluoreto e/ou compostos capazes ou configurados para fornecer íons fluoreto. Os fluoretos ilustrados podem ser ou incluir, mas não estão limitados aos sais solúveis do íon fluoreto, tais como fluoreto de sódio, fluoreto de potássio, fluoreto de cálcio, fluoreto de zinco, fluoreto de zinco e amônio, fluoreto de lítio, fluoreto de amônio, fluoreto estanoso, fluorzirconato estanoso, fluoretos complexos, monofluorfosfatos e os seus sais (por exemplo, monofluorfosfato de sódio ou monofluorfosfato de potássio), fluoridrato de laurilamina, fluoridrato de dietilaminoetiloctoilamida, fluoreto de didecildimetilamônio, fluoreto de cetilpiridínio, fluoreto de dilaurilmorfolínio, fluoreto de sarcosina estanoso, fluoreto de potássio e glicina, fluoridrato de glicina, fluoretos de amina, ou semelhante, e suas misturas ou combinações. Em uma implementação preferencial, a fonte de íons fluoreto inclui fluoreto de sódio.
[0033] A quantidade ou concentração de um ou mais compostos de fluoreto presentes no produto para higiene bucal ou na composição de formação de película deste pode variar amplamente. Em pelo menos uma implementação, os compostos de fluoreto podem ser apresentados em uma quantidade capaz ou configurada para fornecer íons fluoreto em uma quantidade de cerca de 100 ppm a cerca de 50.000 ppm. Por exemplo, os compostos de fluoreto podem ser apresentados em uma quantidade capaz ou configurada para fornecer íons fluoreto em uma quantidade de cerca de 100 ppm, cerca de 500 ppm, cerca de 1.000 ppm, cerca de 5.000 ppm, ou cerca de 10.000 ppm a cerca de 15.000 ppm, cerca de 20.000 ppm, cerca de 25.000 ppm, cerca de 30.000 ppm, cerca de 35.000 ppm, cerca de 40.000 ppm, cerca de 45.000 ppm, ou cerca de 50.000 ppm. Em outro exemplo, os compostos de fluoreto podem ser apresentados em uma quantidade capaz ou configurada para fornecer íons fluoreto em uma quantidade de pelo menos 100 ppm, pelo menos 500 ppm, pelo menos 1.000 ppm, pelo menos 5.000 ppm, pelo menos 10.000 ppm, pelo menos 15.000 ppm, pelo menos 20.000 ppm, pelo menos 25.000 ppm, ou pelo menos 30.000 ppm. Em uma implementação preferencial, os compostos de fluoreto estão presentes em uma quantidade suficiente para fornecer cerca de 500 ppm a cerca de 30.000 ppm, mais preferencialmente cerca de 1.000 ppm a cerca de 23.000 ppm, ou cerca de 1.100 ppm a cerca de 22.600 ppm. Deve ser apreciado que a porcentagem em peso exata do composto de fluoreto na composição de formação de película pode ser pelo menos parcialmente determinada pelas propriedades estequiométricas dos compostos de fluoreto variáveis. Em uma implementação exemplar, o composto de fluoreto é fluoreto de sódio e está presente em uma quantidade de cerca de 0,5% em peso, cerca de 1% em peso, cerca de 1,5% em peso, cerca de 2% em peso, cerca de 2,5% em peso, cerca de 3% em peso, cerca de 3,5% em peso, cerca de 4% em peso, ou cerca de 4,5% em peso, cerca de 5% em peso, cerca de 6,5% em peso, cerca de 7% em peso, cerca de 7,5% em peso, cerca de 8% em peso ou cerca de 8,5% em peso. Em uma implementação preferencial, o fluoreto de sódio está presente em uma quantidade de cerca de 4% em peso a cerca de 6% em peso, ou cerca de 5% em peso. Em outra implementação preferencial, o fluoreto de sódio está presente em uma quantidade de cerca de 0,5% em peso a cerca de 1,5% em peso, cerca de 1% em peso ou cerca de 1,11% em peso. Rosina
[0034] O produto para higiene bucal ou a composição de formação de película deste pode incluir uma ou mais rosinas. Em pelo menos uma implementação, uma ou mais rosinas podem ser pelo menos parcialmente hidrogenadas. Uma ou mais rosinas podem ser completa ou totalmente hidrogenadas. As rosinas hidrogenadas podem ser ácidos de rosina ou ácidos resínicos que têm pelo menos algumas de suas ligações duplas carbono-carbono hidrogenadas. Deve ser apreciado que o grau relativamente maior em que as rosinas são hidrogenadas, quanto mais incolores elas aparentam ao olho humano. Consequentemente, em pelo menos uma implementação, o produto para higiene bucal ou a composição de formação de película do mesmo pode incluir uma rosina totalmente hidrogenada que pode ser transparente ou substancialmente transparente.
[0035] As rosinas ilustrativas podem ser ou incluir, mas não estão limitadas às rosinas da classe de rosinas conhecidas na técnica como a classe colofônio. Os membros da classe colofônio são resinas aderentes naturalmente derivadas não sintéticas (por exemplo, tipicamente derivadas de várias espécies de pinheiro). O colofônio pode incluir uma fração substancial de componentes do ácido resínico que são isoméricos com ácido abiético (C20H30O2). Os exemplos de colofônio também podem incluir ácido di-hidrobiético (C20H32O2) e/ou ácido desidroabiético (C20H28O2). O colofônio pode variar do preto ao substancialmente incolor, embora as resinas dessa classe possam ter, normalmente, a cor de amarelo pálido a âmbar e uma densidade de cerca 1,07 a cerca de 1,09 g/cm3. Vários materiais que são individualmente referidos como “colofônio” incluem bálsamo canadense, bálsamo de olíbano, resina de Elemi, resina de Opopanax, bálsamo de Tolu, bálsamo peruano, e resina POLY-PALE™, que é uma rosina parcialmente dimerizada disponibilizada comercialmente por Eastman Chemical Company, Kingsport, TN. As rosinas ilustrativas também podem ser ou incluir, mas não estão limitadas a, rosina de madeira, rosina de goma, rosina de tall oil e misturas das mesmas. As rosinas podem estar em estado bruto ou refinado.
[0036] Em uma implementação preferencial, uma ou mais rosinas da composição de formação de película, quando presentes, podem estar ou incluir, mas não está limitada a, FORALTM AX-E, uma rosina de árvore totalmente hidrogenada que foi destilada e dimerizada, que é comercialmente disponibilizada por Eastman Chemical Company. FORAL™ AX-E é quase incolor e em algumas implementações é mais estável do que os componentes do colofônio. FORAL™ AX-E resiste à oxidação e retém suas características substancialmente incolores ao longo do tempo. Outras rosinas comercialmente disponíveis adequadas incluem STAYBELITE ™ Resins-E, uma rosina parcialmente hidrogenada disponibilizada por Eastman Chemical Company, que também exibe boa resistência à oxidação e cor clara. As rosinas adicionais adequadas disponíveis comercialmente incluem PAMITE™ (rosina de resina de pinheiro), DYMEREX™ (rosina dimerizada), POLYSTIX® 90 (rosina parcialmente dimerizada), DRESINATE™ (sabão de rosina) e PERMALYN™ NC-11 (rosina não cristalina), todas as quais são disponibilizadas comercialmente pela Eastman Chemical Company.
[0037] A quantidade ou concentração de uma ou mais rosinas presentes no produto para higiene bucal ou na composição de formação de película deste pode variar amplamente. Em pelo menos uma implementação, a quantidade de resinas presentes na composição de formação de película pode ser de cerca de 1% em peso a cerca de 9% em peso, com base no peso total do produto para higiene bucal ou na composição de formação de película do mesmo. Por exemplo, a quantidade de rosinas presentes na composição de formação de película pode ser cerca de 1% em peso, cerca de 2% em peso, cerca de 3% em peso, cerca de 4% em peso ou cerca de 4,5% em peso a cerca de 5,5% em peso, cerca de 6% em peso, cerca de 7% em peso, cerca de 8% em peso ou cerca de 9% em peso, com base no peso total do produto para higiene bucal ou da composição de formação de película do mesmo. Em outro exemplo, a quantidade de rosinas presentes na composição de formação de película pode ser de cerca de 1% em peso a cerca de 9% em peso, cerca de 2% em peso a cerca de 8% em peso, cerca de 3% em peso a cerca de 7% em peso, cerca de 4% em peso a cerca de 6% em peso ou cerca de 4,5% em peso a cerca de 5,5% em peso. Em uma implementação preferencial, a quantidade de rosinas presentes pode ser de cerca de 4% em peso a cerca de 6% em peso, cerca de 4,5% em peso a cerca de 5,5% em peso, ou mais preferencialmente cerca de 5% em peso.
Derivado de Celulose
[0038] O produto para higiene bucal ou a composição de formação de película do mesmo pode incluir um ou mais derivados de celulose ou derivados de celulose. Os derivados de celulose podem ser ou incluir, mas não estão limitados a um éter alquílico de celulose. Conforme usado neste documento, a expressão “éter alquílico de celulose” pode se referir a um éter alquílico de celulose inferior, tal como etilcelulose. Em uma implementação preferencial, o derivado de celulose é etilcelulose. O grau de etoxilação e/ou a viscosidade da etilcelulose pode variar. Por exemplo, a etilcelulose pode ter um grau de etoxilação de cerca de 45% a cerca de 50% e uma viscosidade de cerca de 3 cP a cerca de 70 cP (5% de solução a 25°C medida em um viscosímetro Ubbelohde). Em outro exemplo, a etilcelulose pode ter um valor de substituição médio de cerca de 2,25 a cerca de 2,60 grupos etoxil por unidade de anidroglicose, ou cerca de 44% a cerca de 52% de teor de etoxil. Em ainda outro exemplo, a etilcelulose pode ter um valor de substituição médio de cerca de 2,46 a cerca de 2,58 grupos etoxil por unidade de anidroglicose, correspondente a um teor de etoxil de cerca de 48% a cerca de 49,5%. As etilceluloses ilustrativas podem ser ou incluir, mas não estão limitadas a etilcelulose AQUALON® N100, disponibilizada comercialmente por Hercules Inc. de Wilmington, DE., ETHOCEL® Standard 100, ETHOCELTM E7, ETHOCELTM E22, ETHOCELTM E50, ou similares, e misturas das mesmas, todas as quais são comercialmente disponibilizadas por Dow Corning Company.
[0039] A quantidade ou concentração dos derivados de celulose presentes no produto para higiene bucal ou na composição de formação de película deste pode variar amplamente. Em pelo menos uma implementação, a quantidade dos derivados de celulose presentes na composição de formação de película pode ser de cerca de 1% em peso a cerca de 50% em peso, com base no peso total do produto para higiene bucal ou da composição de formação de película do mesmo. Por exemplo, a quantidade dos derivados de celulose presentes na composição de formação de película pode ser de cerca de 1% em peso, cerca de 5% em peso, cerca de 10% em peso, cerca de 15% em peso, cerca de 20% em peso ou cerca de 25% em peso a cerca de 30% em peso, cerca de 35% em peso, cerca de 40% em peso, cerca de 45% em peso ou cerca de 50% em peso. Em outro exemplo, a quantidade dos derivados de celulose presentes na composição de formação de película pode ser de cerca de 1% em peso a cerca de 50% em peso, cerca de 5% em peso a cerca de 45% em peso, cerca de 10% em peso a cerca de 40% em peso, cerca de 15% em peso a cerca de 35% em peso, cerca de 20% em peso a cerca de 30% em peso ou cerca de 22,5 a cerca de 28,5 ou cerca de 25% em peso. Em outra implementação, a quantidade de derivados de celulose presentes na composição de formação de película pode ser de cerca de 10% em peso a cerca de 16% em peso. Por exemplo, a quantidade dos derivados de celulose presentes na composição de formação de película pode ser de cerca de 10% em peso, cerca de 11% em peso, cerca de 12% em peso, ou cerca de 12,5% em peso a cerca de 13,5% em peso, cerca de 14% em peso, cerca de 15% em peso, ou cerca de 16% em peso, com base no peso total do produto para higiene bucal ou da composição de formação de película do mesmo. Em outro exemplo, a quantidade dos derivados de celulose presentes na composição de formação de película pode ser de cerca de 10% em peso a cerca de 16% em peso, cerca de 11% em peso a cerca de 15% em peso, cerca de 12% em peso a cerca de 14% em peso, ou cerca de 12,5% em peso a cerca de 13,5% em peso. Em uma implementação preferencial, a quantidade do derivado de celulose, tal como etilcelulose, presente na composição de formação de película pode ser de cerca de 12% em peso a cerca de 14% em peso, ou cerca de 13% em peso.
Adesivo ou Agente Potencializador de Adesão
[0040] Em pelo menos uma implementação, o produto para higiene bucal ou a composição de formação de película do mesmo pode opcionalmente incluir um ou mais adesivos configurados para melhorar, manter e/ou facilitar a adesão da película formada a partir da composição de formação de película às superfícies da cavidade oral. Um ou mais adesivos também podem ser configurados para aumentar a hidrofobicidade da película formada a partir da composição de formação de película, permitindo assim que a película resista aos desafios externos, tais como abrasão, atrito ou escovação.
[0041] Adesivos ilustrativos podem ser ou incluir, mas não são limitados às, resinas alquídicas, acetaldeídos de polivinila, álcoois polivinílicos, acetatos de polivinila, poli(óxido de etileno), poliacrilatos, resinas de cetona, polivilpirrolidona, copolímero de acetato de polivinilpirrolidona/vinila, polietilenoglicois de 200 a 1000 de peso molecular e copolímeros de bloco de polioxietileno/polioxopropileno (Polyox), resinas de silício, ou semelhantes, e suas misturas ou combinações. Em pelo menos uma implementação, um ou mais adesivos podem incluir polímeros de siloxano, que também são geralmente conhecidos na técnica como polímeros de “silicone”. Polímeros hidrofóbicos à base de silicone ilustrativos podem ser ou incluir, mas não estão limitados a, poliorganossiloxano, polidiorganossiloxano, e similares, e combinações dos mesmos. Em pelo menos uma implementação, o agente potencializador de adesão inclui pelo menos um adesivo de silício sensível à pressão (PSA). Tais PSAs podem ser polímeros hidrofóbicos sensíveis à pressão, projetados especificamente para uso farmacêutico e são permeáveis a muitos compostos de fármacos e podem ser aplicados para a aplicação transdérmica de vários compostos. Em algumas implementações, os polímeros de silicone são o produto de copolímero da mistura de um polidiorganossiloxano terminado em silanol, tal como polidimetil siloxano, com uma resina de silicone que contém silanol, por meio da qual os grupos silanol do polidiorganossiloxano sofrem uma reação de condensação com os grupos silanol da resina de silicone, tal que o polidiorganossiloxano seja levemente reticulado pela resina de silicone (ou seja, as cadeias de polidiorganossiloxano sejam ligadas umas às outras por meio das moléculas de resina para obter ramificação e emaranhamento de cadeias e/ou uma pequena quantidade de características de rede) para formar os polímeros hidrofóbicos de silicone. Em pelo menos uma implementação, os agentes potencializadores de adesão estão disponíveis com o nome comercial BIO-PSA da Dow Corning Company de Midland, MI. A modificação de uma razão entre resina de silicone e polidiorganossiloxano modifica a pegajosidade do polímero. Esta razão pode variar de cerca de 70:30 a cerca de 50:50. Por exemplo, o silicone BIO-PSA comercialmente disponibilizado pela Dow-Corning está disponível em razões variáveis entre resina de silicone e polímero de silicone, especificamente, 65/35 (pegajosidade baixa), 60/40 (pegajosidade média) e 55/45 (pegajosidade alta). Tal PSA de poliorganossiloxano está disponível dissolvido em solvente de acetato de etila ou dimeticona. Em pelo menos uma implementação, o agente potencializador de adesão pode incluir Adesivo de Silicone 8-7016, comercialmente disponibilizado pela Dow Corning Corporation de Midland, MI.
[0042] Em algumas modalidades, o adesivo é uma resina natural. Resinas naturais ilustrativas podem ser ou incluir, mas não estão limitadas a, goma-laca, rosinas ou similares, e misturas ou combinações das mesmas. A goma-laca está comercialmente disponível e pode ser fornecida com um solvente (por exemplo, etanol). Uma goma-laca comercialmente disponível, conhecida como Esmalte Farmacêutico Refinado (Refined Pharmaceutical Glaze), é disponibilizada por Mantrose-Haeuser Co., Inc. de Westport, CT.
[0043] A quantidade ou concentração dos agentes potencializadores de adesão presentes no produto para higiene bucal ou na composição de formação de película do mesmo pode variar amplamente. A quantidade de agentes potencializadores de adesão presentes na composição de formação de película pode ser de cerca de 1% em peso a cerca de 5% em peso. Por exemplo, a quantidade dos agentes potencializadores de adesão presentes na composição de formação de película pode ser de cerca de 1,0% em peso, cerca de 1,5% em peso, cerca de 2,0% em peso, cerca de 2,5% em peso ou cerca de 3,0% em peso a cerca de 3,5% em peso, cerca de 4,0% em peso, cerca de 4,5% em peso ou cerca de 5,0% em peso. Em outro exemplo, a quantidade dos agentes potencializadores de adesão presentes na composição de formação de película pode ser de cerca de 1,0% em peso a cerca de 5,0% em peso, cerca de 1,5% em peso a cerca de 4,5% em peso, cerca de 2,0% em peso a cerca de 4,0% em peso, ou cerca de 2,5% em peso a cerca de 3,5% em peso. Ainda em outro exemplo, a quantidade de agentes potencializadores de adesão presentes na composição de formação de película pode ser maior ou igual ou maior ou igual a 1,0% em peso, maior ou igual a 1,5% em peso, maior ou igual a 2,0% em peso, maior ou igual a 2,5% em peso, maior ou igual a 3,0% em peso, maior ou igual a 3,5% em peso, maior ou igual a 4,0% em peso ou maior ou igual a 4,5% em peso. Em outro exemplo, a quantidade de agentes potencializadores de adesão presentes na composição de formação de película pode ser menor ou igual a 1,0% em peso, menor ou igual a 1,5% em peso, menor ou igual a 2,0% em peso, menor ou igual a 2,5% em peso, menor ou igual a 3,0% em peso, menor ou igual a 3,5% em peso, menor ou igual a 4,0% em peso, menor ou igual a 4,5% em peso ou menor ou igual a 5,0% em peso. Em uma implementação típica, a quantidade de agentes potencializadores de adesão presentes na composição de formação de película é de cerca de 3,0% em peso.
[0044] Em uma implementação exemplar, o produto para higiene bucal ou a composição de formação de película do mesmo é livre ou substancialmente livre de quaisquer adesivos e/ou rosinas. Por exemplo, o produto para higiene bucal ou a composição de formação de película do mesmo pode excluir explicitamente quaisquer adesivos e/ou rosinas adicionais. Conforme usado neste documento, “livre” ou “substancialmente livre” pode se referir a uma composição, componente ou fase que contém menos de 10,0% em peso, menos de 5,0% em peso, menos de 3,0% em peso, menos de 1,0% em peso, menos de 0,1% em peso, menos de 0,05% em peso, menos de 0,01% em peso, menos de 0,005% em peso, ou menos de 0,0001% em peso com base no peso total do produto para higiene bucal ou da composição de formação de película do mesmo. Em pelo menos uma implementação, o produto para higiene bucal ou a composição de formação de película do mesmo pode excluir qualquer um ou mais componentes capazes ou configurados para potencializar a adesão do produto para higiene bucal ou da composição de formação de película às superfícies dos dentes. Por exemplo, a composição de formação de película pode consistir essencialmente no polímero hidrofóbico, no composto de fluoreto e em um solvente aceitável por via oral.
Sistema de Espessamento
[0045] Em pelo menos uma implementação, o produto para higiene bucal ou a composição de formação de película do mesmo pode incluir opcionalmente um sistema de espessamento tendo um ou mais espessantes. Um ou mais espessantes podem ser qualquer espessante ou agente espessante aceitável por via oral. Espessantes ilustrativos podem ser ou incluir, mas não estão limitados a, sílica coloidal, sílica pirogênica, um polímero de polivinilpirrolidona (PVP) reticulado, polivinilpirrolidona (PVP) reticulado e similares, e misturas ou combinações dos mesmos. O sistema de espessamento pode incluir um polímero de polivinilpirrolidona (PVP) reticulado. O sistema de espessamento também pode incluir POLIPASDONA® XL 10F, que é comercialmente disponibilizado por Ashland Inc. de Covington, KY. Os espessantes ilustrativos adicionais podem incluir, mas não estão limitados a, carbômeros (por exemplo, polímeros de carboxivinil), carragenanos (por exemplo, musgo irlandês, carragenina, iota-carragenina, etc.), polietilenoglicois de alto peso molecular (por exemplo, CARBOWAX®, que é comercialmente disponibilizado por Dow Chemical Company de Midland, MI), polímeros celulósicos, hidroxietilcelulose, carboximetilcelulose e seus sais (por exemplo, CMC sódica), gomas naturais (por exemplo, karaya, xantana, goma arábica e tragacanto), silicato de alumínio e magnésio coloidal, polímeros hidrofílicos, como carbômeros, tais como polímeros de carboximetileno, tais como polímeros de ácido acrílico, e copolímeros de ácido acrílico, e semelhantes, e misturas ou combinações dos mesmos. O carboxipolimetileno é um polímero de vinil ligeiramente ácido com grupos carboxila ativos. Um exemplo de carboxipolimetileno é o CARBOPOL® 974 e/ou 980, disponibilizado comercialmente pela Noveon, Inc. de Cleveland, OH. Em pelo menos uma implementação, um ou mais espessantes podem ser ou incluir um éter de celulose, selecionado entre um ou mais polímeros de hidroxialquilcelulose, tais como hidroxipropilmetilcelulose (HPMC), hidroxipropilcelulose, hidroxietilcelulose, metilcelulose, etilcelulose, carboximetilcelulose e misturas ou combinações dos mesmos.
[0046] Em pelo menos uma implementação, o sistema de espessamento pode incluir um único espessante. Por exemplo, o sistema de espessamento pode incluir o polímero de polivinilpirrolidona (PVP) reticulado. Em outra implementação, o sistema de espessamento pode incluir uma pluralidade de espessantes. Por exemplo, o sistema de espessamento pode incluir o polímero de PVP reticulado e um espessante de sílica. Em outro exemplo, o sistema de espessamento pode incluir uma pluralidade de espessantes de sílica.
[0047] A quantidade ou concentração do sistema de espessamento e/ou os seus espessantes presentes no produto para higiene bucal ou na composição de formação de película pode variar amplamente. A quantidade do sistema de espessamento e/ou dos seus espessantes presentes no produto para higiene bucal ou na composição de formação de película pode ser de cerca de 10% em peso a cerca de 30% em peso com base no peso total do produto para higiene bucal ou da composição de formação de película do mesmo. Por exemplo, a quantidade do sistema de espessamento e/ou de seus espessantes presentes no produto para higiene bucal ou na composição de formação de película do mesmo pode ser de cerca de 10% em peso, cerca de 11% em peso, cerca de 12% em peso, cerca de 13% em peso, cerca de 14% em peso, cerca de 15% em peso, cerca de 16% em peso, cerca de 17% em peso, cerca de 18% em peso, cerca de 19% em peso, cerca de 20% em peso, cerca de 21% em peso, cerca de 22% em peso, cerca de 23% em peso, cerca de 24% em peso, cerca de 25% em peso, cerca de 26% em peso, cerca de 27% em peso, cerca de 28% em peso, cerca de 29% em peso ou cerca de 30% em peso. Em outro exemplo, a quantidade do sistema espessamento e/ou de seus espessantes presentes no produto para higiene bucal ou na composição de formação de película do mesmo pode ser de cerca de 12% em peso a cerca de 30% em peso, cerca de 13% em peso a cerca de 29% em peso, cerca de 14% em peso a cerca de 28% em peso, cerca de 15% em peso a cerca de 27% em peso, cerca de 16% em peso a cerca de 26% em peso, cerca de 17% em peso a cerca de 25% em peso, cerca de 18% em peso a cerca de 24% em peso, cerca de 19% em peso a cerca de 23% em peso ou cerca de 20% em peso a cerca de 22% em peso. Em uma implementação típica, a quantidade do sistema de espessamento e/ou dos espessantes do mesmo presente no produto para higiene bucal ou na composição de formação de película do mesmo pode ser cerca de 20% em peso a cerca de 22% em peso, mais tipicamente, cerca de 21% em peso.
Agentes Aromatizantes
[0048] A composição de formação de película também pode incluir um ou mais agentes aromatizantes. Agentes aromatizantes ilustrativos que podem ser utilizados na composição de formação de película podem ser ou incluir, mas não estão limitados aos óleos essenciais e vários aldeídos aromatizantes, ésteres, álcoois e materiais semelhantes, bem como adoçantes, tais como sacarina sódica e similares, e misturas ou combinações dos mesmos. Exemplos dos óleos essenciais incluem óleos de hortelã-comum, hortelã-pimenta, gualtéria, sassafrás, trevo, sálvia, eucalipto, manjerona, canela, limão, lima, toranja e laranja. Também são úteis produtos químicos, tais como mentol, carvona, anetol e similares, e misturas ou combinações dos mesmos. Em uma implementação preferencial, os agentes aromatizantes incluem óleos de hortelã comum e hortelã-pimenta.
[0049] A quantidade ou a concentração de um ou mais agentes aromatizantes presentes no produto para higiene bucal ou na composição de formação de película pode variar amplamente. Em pelo menos uma implementação, a quantidade de um ou mais agentes aromatizantes presentes pode ser de cerca de 0,01% em peso a cerca de 50% de peso, com base em um peso total do produto para higiene bucal ou da composição de formação de película do mesmo. Por exemplo, a quantidade de um ou mais agentes aromatizantes presentes pode ser de cerca de 0,01% em peso, cerca de 1% em peso, cerca de 5% em peso, cerca de 10% em peso, cerca de 15% em peso, cerca de 20% em peso, ou cerca de 25% em peso a cerca de 30% em peso, cerca de 35% em peso, cerca de 40% em peso, cerca de 45% em peso ou cerca de 50% em peso.
Veículo Aceitável por Via Oral
[0050] Em pelo menos uma implementação, a composição de formação de película pode ser dispersa ou dissolvida em um veículo aceitável por via oral. Conforme usado neste documento, “veículo aceitável por via oral” pode se referir a um veículo, ingrediente ou combinação de ingredientes adequada, que pode ser usada para formar e/ou aplicar a composição de formação de película ou um ou mais componentes dela às superfícies da cavidade oral de maneira segura e eficaz. Por exemplo, o veículo aceitável por via oral pode ser um solvente adequado e a composição de formação de película pode ser dispersa, dissolvida, misturada ou, de outra forma, colocada em contato com o solvente adequado para preparar ou formar o produto para higiene bucal. Solventes ilustrativos podem ser ou incluir, sem limitação, etanol, metanol, isopropanol, butanol, água, acetona, metil etil cetona, acetato de etila, acetato de butila, ciclo-hexanona, ciclo-hexano, cloreto de metileno, clorofórmio, tetracloreto de carbono, tricloroetileno, tetracloroetileno, percloroetileno, acetato de metilglicol, tolueno, benzeno, éter dietílico, álcool benzílico ou similares e misturas ou combinações dos mesmos. Em uma implementação preferencial, o veículo aceitável por via oral é etanol.
[0051] O veículo aceitável por via oral pode compor o equilíbrio do produto para higiene bucal. Em pelo menos uma implementação, o veículo aceitável por via oral (por exemplo, etanol) pode estar presente em uma quantidade de pelo menos 60% em peso, pelo menos 62% em peso, pelo menos 64% em peso, pelo menos 66% em peso, pelo menos 68% em peso, pelo menos 70% em peso, pelo menos 72% em peso, pelo menos 74% em peso, pelo menos 76% em peso, pelo menos 78% em peso, pelo menos 80% em peso, pelo menos 82% em peso, pelo menos 84% em peso, pelo menos 86% em peso, pelo menos 88% em peso, pelo menos 90% em peso, pelo menos 92% em peso, pelo menos 94% em peso, pelo menos 96% em peso, pelo menos 98% em peso ou pelo menos 99% em peso, com base em um peso total do produto para higiene bucal.
Solvente Polar
[0052] Em várias implementações, a composição de formação de película divulgada neste documento pode incluir mais um solvente, como um solvente polar. O solvente polar é selecionado de modo que tenha capacidade de dissolver pelo menos parcialmente os polímeros hidrofóbicos divulgados neste documento. O solvente polar pode incluir glicerina, propilenoglicol, álcool ou água.
[0053] Em uma implementação preferencial, o solvente polar inclui etanol, por exemplo, em uma quantidade suficiente para dissolver os ingredientes da composição de formação de película, em particular, o polímero hidrofóbico. Em diversas implementações, o solvente polar pode estar presente na composição de formação de película em uma quantidade de até cerca de 99%, incluindo mais do que cerca de 0% a cerca de 99%, mais preferencialmente de cerca de 10% a cerca de 95% ou de cerca de 20% a cerca de 80%, mais preferencialmente incluindo uma quantidade de cerca de 79% em peso em relação ao peso total da composição de formação de película.
Ingredientes Adicionais
[0054] Deve ser apreciado por aqueles comumente versados na técnica que os produtos para higiene bucal e/ou a composição de formação de película dos mesmos pode incluir outros ingredientes/componentes adicionais. Por exemplo, os produtos para higiene bucal e/ou a composição de formação de película dos mesmos podem incluir agentes anticárie, agentes dessensibilizadores, modificadores de viscosidade, diluentes, agentes ativos de superfície (por exemplo, emulsificantes, moduladores de espuma, etc.), agentes modificadores de pH (por exemplo, ácidos e bases), umectantes, agentes de sensação bucal, agentes edulcorantes, agentes aromatizantes, corantes, conservantes, e similares, e combinações e misturas dos mesmos. Deve ser ainda apreciado por aqueles comumente versados na técnica que, embora atributos gerais de cada uma das categorias de materiais acima possam ser diferentes, pode haver alguns atributos comuns e qualquer determinado material pode servir a múltiplos propósitos dentro de duas ou mais de tais categorias de materiais.
[0055] Todos os ingredientes para uso nas composições descritas neste documento devem ser aceitáveis por via oral. Conforme usado neste documento, “aceitável por via oral” pode se referir a qualquer ingrediente que esteja presente em uma composição, conforme descrito em uma quantidade e forma que não torne a composição insegura para uso na cavidade oral.
MÉTODOS
[0056] A presente divulgação pode fornecer métodos para prevenir a formação de cáries em superfícies da cavidade oral em um sujeito humano ou animal. Conforme usado neste documento, “sujeito animal” pode incluir mamíferos não humanos de ordem superior como caninos, felinos e cavalos. O método pode incluir colocar qualquer uma das composições de formação de película divulgadas neste documento em contato com superfícies da cavidade oral, tais como superfícies dos dentes. O contato da superfície dos dentes com a composição de formação de película pode incluir a aplicação da composição de formação de película diretamente aos dentes usando um dispositivo de administração, tal como uma caneta, (por exemplo, uma caneta de clareamento COLGATE® ou uma caneta de clareamento COLGATE® ACTIS™ , Colgate-Palmolive Company, Nova York, NY), um bastão líquido com um aplicador, tal como uma ponta de feltro, escova, spray, esfera giratória ou almofada não tecida, ou semelhante . O contato da superfície dos dentes com a composição de formação de película pode incluir também a disposição da composição de formação de película em um molde dentário (por exemplo, reservatório do molde dentário) e disposição do molde dentário aos dentes.
[0057] O método também pode incluir a evaporação de um solvente ou veículo aceitável por via oral da composição de formação de película para formar uma película nas superfícies dos dentes. A película resultante, formada in situ, pode permitir que o fluoreto suspenso permaneça em contato com as superfícies dos dentes. O método pode incluir ainda a liberação sustentada de fluoreto da película para as superfícies dos dentes. A liberação sustentada de fluoreto da película para superfícies dos dentes pode incluir solubilizar o composto de fluoreto disposto na película para fornecer íons fluoreto. Os íons fluoreto podem migrar ou serem distribuídos às superfícies dos dentes. O método também pode incluir a manutenção da película nas superfícies dos dentes por pelo menos 12 horas, pelo menos um dia, pelo menos dois dias, pelo menos três dias, pelo menos quatro dias ou mais.
[0058] O método pode incluir aplicar ou colocar em contato o produto para higiene bucal e/ou a composição de formação de película do mesmo com as superfícies dos dentes em intervalos predeterminados. Por exemplo, o método pode incluir aplicar ou colocar em contato o produto para higiene bucal e/ou a composição de formação de película do mesmo com as superfícies dos dentes diariamente, em dias alternados, uma ou duas vezes por semana, ou uma vez por mês. Em outro exemplo, o método pode incluir aplicar ou colocar em contato o produto para higiene bucal e/ou a composição de formação de película do mesmo com as superfícies dos dentes pelo menos uma vez por dia, pelo menos uma vez a cada dois dias, pelo menos uma vez a cada três dias, pelo menos uma vez a cada cinco dias, pelo menos uma vez por semana, pelo menos uma vez a cada duas semanas ou pelo menos uma vez por mês. O produto para higiene bucal e/ou a composição de formação de película do mesmo pode ser utilizado por até 2 semanas, até 3 semanas, até 4 semanas, até 6 semanas, até 8 semanas ou mais.
[0059] A presente divulgação também pode fornecer métodos para preparar uma composição de formação de película. O método pode incluir misturar, dissolver, combinar ou, de outra forma, colocar cada componente da composição de formação de película em contato um com o outro. Por exemplo, o método pode incluir por um copolímero de acrilato/octilacrilamida, um composto de fluoreto e um solvente aceitável por via oral em contato um com o outro. Em outro exemplo, o método pode incluir por um derivado de celulose, uma rosina e um composto de fluoreto em contato um com o outro.
[0060] Todos os ingredientes para uso nas composições descritas neste documento devem ser aceitáveis por via oral. Conforme usado neste documento, “aceitável por via oral” pode se referir a qualquer ingrediente que esteja presente em uma composição, conforme descrito em uma quantidade e forma que não torne a composição insegura para uso na cavidade oral.
EXEMPLOS
[0061] Os exemplos e outras implementações descritas neste documento são exemplificativos e não se destinam a ser limitantes ao descrever o escopo completo das composições e métodos dessa divulgação. Alterações, modificações e variações equivalentes das implementações específicas, materiais, composições e métodos podem ser feitas no escopo da presente divulgação, com resultados substancialmente semelhantes.
[0062] Exemplo 1
[0063] A eficácia das composições de formação de película exemplificativas (1)-(5) para prevenir a formação de cáries ou deterioração dental foi avaliada in vitro através de ciclo de pH. Particularmente, a eficácia das composições de formação de película (1)-(5) na perda de microdureza de superfície ou perda de microdureza de superfície (SMHL) foi avaliada. As composições de formação de película de teste (1)-(5) foram preparadas combinando os ingredientes/componentes de acordo com a Tabela 1. Particularmente, os ingredientes/componentes de cada uma das composições de formação de película de teste (1)-(5) foram combinados ou, de outra forma, foram colocados em contato entre si em um frasco de mistura de rotação e foram misturados a cerca de 3540 rpm por cerca de 5 minutos até que uma suspensão homogênea fosse obtida. Tabela 1 Composições de Formação de Película de Teste (1)-(5)
[0064] Para avaliar a eficácia das composições de formação de película (1)-(5), uma camada fina de cada uma das composições de formação de película (1)-(5) foi escovada em um respectivo bloco de esmalte e reservada por tempo suficiente para permitir que o etanol evaporasse. As composições de formação de película (1)-(5) foram avaliadas juntamente com um controle negativo (N1) e dois controles positivos (P1) e (P2). O controle negativo (N1) foi um bloco de esmalte não tratado, e os controles positivos (P1) e (P2) foram DURAPHAT® e PREVIDENT®, respectivamente, os quais são comercialmente disponibilizados por Colgate-Palmolive Company de Nova York, NY, EUA. Deve ser apreciado que DURAPHAT® e PREVIDENT® incluem ou contêm cerca de 5% de fluoreto de sódio. Cada uma das composições de formação de película (1)-(5) e os controles (N1), (P1) e (P2) foram avaliados em triplicata. Assim, três blocos de esmalte separados foram usados para cada uma das composições de formação de película (1)-(5) e cada um dos controles (N1), (P1) e (P2).
[0065] Após o etanol ser deixado evaporar, cada um dos blocos de esmalte foi transferido para uma placa de poço contendo 2 mL de uma solução de desmineralização (pH de cerca de 4), que foi preparada pela combinação dos ingredientes/componentes de acordo com a Tabela 2 e foi incubada a cerca de 37°C por cerca de 55 minutos. Cada um dos blocos de esmalte foi então lavado uma vez em água deionizada (DI) e foi transferido para uma placa de poço contendo 2 mL de uma solução de remineralização (pH de cerca de 7), que foi preparada pela combinação dos ingredientes/componentes de acordo com a Tabela 3 e foi incubada a cerca de 37°C por cerca de 3 horas. Após incubação por 3 horas, cada um dos blocos de esmalte foi removido da placa de poço incluindo a solução de remineralização e foi limpo duas vezes com cotonetes mergulhados em etanol e, posteriormente, mergulhados em etanol uma vez. Cada um dos blocos de esmalte foi então transferido para uma nova placa de poço contendo 2 mL da solução de remineralização e foi incubado a cerca de 37°C durante a noite por cerca de 16 horas. Após a incubação, cada um dos blocos de esmalte foi removido da solução de remineralização, lavado em água DI e transferido para uma nova placa de poço contendo 2 mL da solução de desmineralização e foi incubado a cerca de 37°C por cerca de 55 minutos. Após a desmineralização, cada um dos blocos de esmalte foi lavado uma vez com água DI e transferido para uma nova placa de poço contendo 2 mL da solução de remineralização e foi incubado a cerca de 37°C por cerca de 36 horas. Após a incubação, cada um dos blocos de esmalte foi removido da solução de remineralização, lavado e posteriormente seco na parte superior da bancada. Tabela 2 Solução de Desmineralização (pH de cerca de 4) Tabela 3 Solução de Remineralização (pH de cerca de 7)
[0066] Após a secagem, as propriedades mecânicas de cada um dos blocos de esmalte foram avaliadas usando um Testador de Dureza de Microindentação MICROMET® 5010, que é comercialmente disponibilizado por Thermo Fisher Scientific de Waltham, MA. O Testador de Dureza de Microindentação MICROMET® 5010 foi preparado com um indentador Knoop Diamond a uma carga de 25 g e 5 indentações foram tomadas para cada um dos blocos de esmalte. A perda de microdureza de superfície (SMHS) de cada um dos blocos de esmalte foi calculada de acordo com a Fórmula 1. As % de SMHS calculadas estão resumidas na Tabela 4. Deve ser apreciado que quanto menor o valor de % de SMHL, maior o efeito anticárie ou maior a eficácia para prevenir cárie ou deterioração dental. Tabela 4 % de SMHL das Composições de Formação de Película de Teste (1)-(5) e Controles (N1), (P1) e (P2)
[0067] Conforme indicado na Tabela 4, cada uma das composições de formação de película de teste (1)-(5) exibiu efeito anticárie comparável ou relativamente maior; e, assim, exibiu eficácia comparável ou maior para prevenir cáries ou deterioração dental. Foi surpreendente e inesperadamente descoberto que as composições de formação de película de teste (1)-(5) exibiram um efeito anticárie relativamente maior mesmo em concentrações mais baixas de fluoreto de sódio.
[0068] Exemplo 2
[0069] A capacidade ou eficácia das películas formadas a partir de composições de formação de película variáveis para resistir à erosão ácida nas superfícies da cavidade oral (por exemplo, superfícies dos dentes) foi avaliada in vitro. Particularmente, a eficácia de uma composição de formação de película (6) na perda de microdureza de superfície ou perda de microdureza de superfície (SMHL) foi avaliada. A composição de formação de película de teste (6) foi preparada combinando os ingredientes/componentes de acordo com a Tabela 5. Especificamente, os ingredientes/componentes foram combinados ou de outra forma foram colocados em contato entre si em um frasco de mistura de rotação e foram misturados a cerca de 3540 rpm por cerca de 5 minutos até que uma suspensão homogênea fosse obtida. Tabela 5 Composições de Formação de Película de Teste (1)-(5)
[0070] Para avaliar a eficácia da composição de formação de película (6), uma camada fina da composição de formação de película (6) foi escovada em um bloco de esmalte e posta de lado por um tempo suficiente para permitir que o etanol evapore. Um controle negativo foi fornecido por um bloco de esmalte não revestido. Após o etanol ser deixado evaporar, cada um dos blocos de esmalte foi transferido para uma placa de poço contendo 2 mL da solução de desmineralização preparada no Exemplo 1 e foi incubado a cerca de 37°C por cerca de 30 minutos. Cada um dos blocos de esmalte foi então lavado completamente com água DI e deixado secar.
[0071] Após a secagem, as propriedades mecânicas de cada um dos blocos de esmalte foram avaliadas usando um Testador de Dureza de Microindentação MICROMET® 5010, que é comercialmente disponibilizado por Thermo Fisher Scientific de Waltham, MA. O Testador de Dureza de Microindentação MICROMET® 5010 foi preparado com um indentador Knoop Diamond a uma carga de 25 g e 5 indentações foram tomadas para cada um dos blocos de esmalte. A perda de microdureza de superfície (SMHS) de cada um dos blocos de esmalte foi calculada de acordo com a Fórmula 1. As % de SMHS calculadas estão resumidas na Tabela 6. Deve ser apreciado que quanto menor o valor da % de SMHL, maior a eficácia antierosão da película. Tabela 6 % de SMHL da Composição de Formação de Película de Teste (6) e Controle (N2)
[0072] Conforme ilustrado na Tabela 6, a película formada a partir da composição de formação de película (6) protegeu completamente o bloco de esmalte, ou superfícies dos dentes, da erosão ácida.
[0073] A presente divulgação foi descrita com referência às implementações exemplares. Embora um número limitado de implementações tenha sido descrito e mostrado, apreciar-se-á pelos versados na técnica que modificações podem ser feitas nessas implementações sem se afastar dos princípios e espírito da descrição detalhada anterior. Pretende-se que a presente divulgação seja interpretada como incluindo todas essas modificações e alterações à medida em que estejam dentro do escopo das reivindicações anexas ou de equivalentes às mesmas.

Claims (7)

1. Composição de formação de película para prevenir a formação de cáries nos dentes caracterizada por compreender: um copolímero hidrofóbico; um composto de fluoreto; e um solvente aceitável por via oral, em que o copolímero hidrofóbico compreende um copolímero de acrilato/octilacrilamida, em que a composição está livre de quaisquer adesivos, em que a quantidade dos adesivos é inferior a 0,01% em peso com base em um peso total da composição.
2. Composição de formação de película, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o copolímero de acrilato/octilacrilamida é ácido 2-propenoico, éster 2-metílico, 2- metilpropílico, polímero com ácido 2-propenoico e N-(1,1,3,3-tetrametilbutil)- 2-propenamida.
3. Composição de formação de película, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o composto de fluoreto é um sal solúvel de um íon fluoreto.
4. Composição de formação de película, de acordo com a reivindicação 3 caracterizada pelo fato de que o composto de fluoreto compreende um ou mais dentre fluoreto de sódio, fluoreto de potássio, fluoreto de cálcio, fluoreto de zinco, fluoreto de zinco e amônio, fluoreto de lítio, fluoreto de amônio, fluoreto estanoso e fluorzirconato estanoso, preferencialmente, o composto de fluoreto compreende fluoreto de sódio.
5. Composição de formação de película, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o solvente aceitável por via oral compreende um ou mais dentre etanol, metanol, isopropanol, butanol, água, acetona, metiletilcetona, acetato de etila, acetato de butila, ciclo-hexanona, ciclo-hexano, cloreto de metileno, clorofórmio, tetracloreto de carbono, tricloroetileno, percloroetileno, acetato de metilglicol, tolueno, benzeno, éter dietílico e álcool benzílico, preferencialmente, o solvente aceitável por via oral compreende etanol.
6. Composição de formação de película, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada por o copolímero hidrofóbico estar presente em uma quantidade de 10% a 30% em peso da composição.
7. Composição de formação de película, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o solvente aceitável por via oral compreende etanol.
BR112021006649-7A 2018-10-16 Composições de formação de película para prevenir a formação de cáries nos dentes BR112021006649B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2018/055970 WO2020081049A1 (en) 2018-10-16 2018-10-16 Oral care compositions and methods for the same

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112021006649A2 BR112021006649A2 (pt) 2021-07-13
BR112021006649B1 true BR112021006649B1 (pt) 2023-07-11

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI444202B (zh) 口腔護理增白組成物
AU2018318307B2 (en) Oral care whitening compositions
BR112019014035B1 (pt) Composição para clareamento dental, método para formar a referida composição para clareamento dental e método para clareamento da superfície de um dente usando a referida composição
BR112018008544B1 (pt) Composição de formação de película dental durável
US20220008315A1 (en) Oral Care Compositions and Methods for the Same
US9155688B2 (en) Oral care whitening compositions
BR112021006649B1 (pt) Composições de formação de película para prevenir a formação de cáries nos dentes
BR112021006649A2 (pt) composições para higiene bucal e métodos para as mesmas
US20200138682A1 (en) Oral Care Composition
US20220387289A1 (en) Oral Care Compositions and Methods for the Same
BR112021007604B1 (pt) Composição para higiene bucal e método para clareamento de um dente
BR112021006656A2 (pt) composições de higiene bucal e métodos para as mesmas
BR112021006656B1 (pt) Composição formadora de película e seu uso
US11173105B2 (en) Oral care compositions and methods for the same
BR112021006653B1 (pt) Composições formadoras de película e método para prevenir manchas ou aumentar o polimento e brilho dos dentes
BR112020004614B1 (pt) Composição aquosa para tratamento bucal com fluoreto, seu uso e método para fornecer fluoreto à superfície dos dentes de um paciente