BR112021004626B1 - Dispositivo de posicionamento relativo dos maxilares inferior e superior de um sujeito - Google Patents

Dispositivo de posicionamento relativo dos maxilares inferior e superior de um sujeito Download PDF

Info

Publication number
BR112021004626B1
BR112021004626B1 BR112021004626-7A BR112021004626A BR112021004626B1 BR 112021004626 B1 BR112021004626 B1 BR 112021004626B1 BR 112021004626 A BR112021004626 A BR 112021004626A BR 112021004626 B1 BR112021004626 B1 BR 112021004626B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
occlusal
guide rail
plate
end part
connecting rod
Prior art date
Application number
BR112021004626-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112021004626A2 (pt
Inventor
Thibault Vincent
Original Assignee
Oniris
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Oniris filed Critical Oniris
Publication of BR112021004626A2 publication Critical patent/BR112021004626A2/pt
Publication of BR112021004626B1 publication Critical patent/BR112021004626B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C5/00Filling or capping teeth
    • A61C5/007Dental splints; teeth or jaw immobilisation devices; stabilizing retainers bonded to teeth after orthodontic treatments
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C7/00Orthodontics, i.e. obtaining or maintaining the desired position of teeth, e.g. by straightening, evening, regulating, separating, or by correcting malocclusions
    • A61C7/08Mouthpiece-type retainers or positioners, e.g. for both the lower and upper arch

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Magnetic Resonance Imaging Apparatus (AREA)
  • Eye Examination Apparatus (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE POSICIONAMENTO RELATIVO DOS MAXILARES INFERIOR E SUPERIOR DE UM SUJEITO. A invenção se refere a um dispositivo (1) de posicionamento relativo dos maxilares inferior e superior de um sujeito, que compreende placas oclusais (10, 11) destinadas a ser dispostas sobre as arcadas dentárias dos maxilares inferior e superior do sujeito e ligadas por órgãos de ligação (20) dispostos em posição oclusal, entre as placas oclusais, cada órgão de ligação compreendendo partes de extremidade posterior (21) e anterior (22) tornadas solidárias e articuladas sobre uma face oclusal respectiva (100, 110) das placas oclusais superior e inferior, de maneira a solicitar a dita placa oclusal inferior para uma direção para a frente, caracterizado pelo fato de que cada órgão de ligação é constituído por uma biela rígida de comprimento fixo da qual a parte de extremidade posterior está sobre a placa oclusal superior e pelo fato de que a posição da parte de extremidade posterior de cada biela rígida é regulável longitudinalmente no plano oclusal de maneira a ajustar a posição da placa oclusal inferior.

Description

[0001] A invenção tem como objeto um dispositivo de posicionamento relativo dos maxilares inferior e superior de um sujeito, que compreende placas oclusais destinadas a ser dispostas sobre as arcadas dentárias dos maxilares inferior e superior do sujeito e ligadas por órgãos de ligação dispostos em posição oclusal, entre as placas oclusais, cada órgão de ligação compreendendo partes de extremidade posterior e anterior destinadas a ser articuladas sobre uma face oclusal respectiva das placas oclusais superior e inferior, de maneira a solicitar a dita placa oclusal inferior para uma direção para a frente.
[0002] Tal dispositivo é bem conhecido pela pessoa versada na técnica, notadamente pelo exemplo fornecido no documento EP 1 658 823. Esse documento revela um aparelho dentário do tipo descrito acima, no qual os órgãos de ligação são constituídos por lâminas finas elásticas e flexíveis montadas em posição oclusal entre as placas oclusais e ligadas às placas oclusais por articulações que compreendem pivôs ancorados parcialmente nas placas oclusais, de eixo perpendicular ao plano oclusal das arcadas dentárias do sujeito, cujas partes salientes são destinadas a serem acopladas a aberturas dispostas nas extremidades relativas das lâminas finas e são bloqueadas por clipes. Mais precisamente, as lâminas apresentam cada uma delas uma abertura anterior montada em um pivô solidário da placa oclusal superior na proximidade de sua extremidade dianteira e uma abertura posterior montada em um pivô solidário da placa oclusal inferior na proximidade de sua extremidade traseira.
[0003] Assim, o aparelho, uma vez que está colocado no lugar, provoca um esforço de tração permanente sobre o maxilar inferior em relação ao maxilar superior. Em outras palavras, as lâminas finas elásticas e flexíveis só trabalham em tração.
[0004] A configuração em tração apresenta a desvantagem maior de manter a boca do usuário fechada por ocasião da propulsão. Isso pode acarretar um desconforto em algumas pessoas e limita as possibilidades de avanço do maxilar e, portanto, a eficácia do tratamento. Na realidade, de acordo com o documento mencionado, somente uma possibilidade limitada de abertura da boca é possível, devido à possibilidade de deformação em flexão das lâminas finas posicionadas entre as placas oclusais. Mas, durante o sono, os movimentos de abertura bucal são numerosos e em especial em caso de roncos e de apneia do sono. Quando a força de abertura é superior à retenção das placas oclusais sobre os dentes, isso provoca a desvinculação das placas oclusais e a ineficácia do tratamento. Seria, portanto, desejável dispor de um tal aparelho que permite a colocação no lugar, na face oclusal das placas oclusais, de órgãos de ligação suscetíveis de trabalhar, não em tração, mas sim em propulsão.
[0005] Além disso, de acordo com o documento citado, é preciso prever um conjunto de vários pares de lâminas finas de diferentes comprimentos, dispostas em posição oclusal do par de placas oclusais, de modo a permitir um ajuste progressivo do aparelho e para poder acompanhar pouco a pouco a diferença de avanço entre os maxilares inferior e superior. De fato, o avanço progressivo do maxilar inferior é efetuado agindo para isso sobre o comprimento das lâminas finas, selecionando assim lâminas finas de comprimento cada vez maior. Esse modo de operação tem o inconveniente de necessitar de múltiplas operações de montagem e de desmontagem das lâminas finas para a substituição das mesmas por um outro par de lâminas finas do conjunto à medida do progresso do tratamento, com riscos de quebra ao nível das articulações das lâminas finas ou de perda dos clipes que mantêm no lugar as lâminas finas. Ele torna também mais complexa a gestão da cadeia de aprovisionamento desse tipo de aparelho, que deve ser entregue em kit que compreende um conjunto de pares de lâminas finas de comprimentos diferentes para permitir o ajuste progressivo do aparelho.
[0006] Dentro desse contexto, a presente invenção tem como objetivo propor um dispositivo de posicionamento relativo dos maxilares inferior e superior de um sujeito, que seja isento de pelo menos uma das limitações descritas acima.
[0007] Com essa finalidade, o dispositivo da invenção, por outro lado de acordo com a definição genérica que é dada no preâmbulo acima, é essencialmente caracterizado pelo fato de que cada órgão de ligação é constituído por uma biela rígida de comprimento fixo da qual a parte de extremidade posterior está sobre a placa oclusal superior e pelo fato de que a posição da parte de extremidade posterior de cada biela rígida é regulável longitudinalmente no plano oclusal de maneira a ajustar a posição da placa oclusal inferior.
[0008] Além disso, graças a essa disposição, o dispositivo é especialmente bem adaptado para uma ação propulsiva das bielas e não há nenhuma necessidade de um conjunto de bielas de diferentes tamanhos para permitir regular o avanço do maxilar inferior. Ao contrário, essa regulagem pode ser efetuada de acordo com a presente invenção com um único par de bielas de comprimento fixo, simplesmente ajustando a posição da parte de extremidade posterior da biela sobre a placa oclusal superior, de acordo com uma direção longitudinal no plano oclusal. Por ajustável longitudinalmente no plano oclusal, é entendido que a posição da parte de extremidade posterior de cada biela destinada a ser solidária da placa oclusal superior, pode ser deslocada de acordo com uma direção póstero-anterior (de trás para a frente) e ântero-posterior (de frente para trás).
[0009] Vantajosamente, a dita parte de extremidade posterior compreende uma cabeça montada móvel em translação dentro de um trilho de guia longitudinal ancorado parcialmente na face oclusal da placa oclusal superior, até entrar em contato com um batente de regulagem alojado no interior do dito trilho de guia, de modo que a posição da dita parte de extremidade posterior dentro do dito trilho de guia é regulável em função da posição do dito batente de regulagem.
[0010] Vantajosamente, o dito trilho de guia compreende um parafuso de regulagem introduzido em uma perfuração rosqueada axial formada em uma extremidade posterior do dito trilho de guia, a extremidade anterior do dito parafuso de regulagem constituindo o dito batente de regulagem para a dita parte de extremidade posterior da dita biela montada dentro do dito trilho de guia.
[0011] De preferência, o dito trilho de guia se estende em um comprimento substancialmente na vertical da face oclusal dos molares.
[0012] Vantajosamente, a placa oclusal inferior compreende um entalhe formado na dita face oclusal da dita placa oclusal inferior, de forma complementar àquela do dito trilho de guia e destinado a receber uma parte saliente do dito trilho de guia.
[0013] De preferência, a dita cabeça da dita parte de extremidade posterior da dita biela tem uma forma de rótula.
[0014] Vantajosamente, a dita parte de extremidade anterior das bielas compreende um órgão de fixação articulado removível sobre um dispositivo de ligação disposto na face oclusal da placa oclusal inferior.
[0015] De preferência, o dito dispositivo de ligação é montado dentro de um alojamento oco formado no corpo da placa oclusal inferior sem ser saliente da dita face oclusal.
[0016] De preferência, o dito órgão de fixação articulado removível compreende um elemento fêmea e o dito dispositivo de ligação constitui um elemento macho com pivô.
[0017] Vantajosamente, o dito elemento macho com pivô compreende um eixo de articulação disposto transversalmente dentro do dito alojamento oco e o dito elemento fêmea apresenta um perfil circular aberto em uma seção que permite um engate elástico do dito perfil circular sobre o dito eixo de articulação transversal, a seção aberta do elemento fêmea sendo posicionada no eixo da biela.
[0018] A invenção é agora descrita em referência aos desenhos anexos, não limitativos, nos quais: [Fig. 1] representa uma vista em perspectiva de frente do dispositivo de acordo com a invenção, [Fig. 2] representa uma vista em perspectiva de lado do dispositivo de acordo com a invenção, e [Fig. 3] representa uma vista em perspectiva pela parte de trás do dispositivo de acordo com a invenção.
[0019] O dispositivo 1 compreende duas placas oclusais respectivamente superior e inferior, representadas esquematicamente nas figuras 1 a 3. A placa oclusal 10 da arcada dentária do maxilar superior (ou maxila), denominada placa oclusal superior, é situada acima da placa oclusal 11 da arcada dentária do maxilar inferior (ou mandíbula), denominada placa oclusal inferior. As duas placas oclusais superior e inferior 10 e 11 têm substancialmente uma forma de canal cavado em U e são simétricas em relação ao plano sagital mediano P do sujeito. O plano de extensão e de contato das placas oclusais, definido entre as placas oclusais superior 10 e inferior 11 é definido como sendo o plano oclusal, ou seja, um plano transversal ortogonal ao plano P. A placa oclusal inferior 11 é representada aqui em posição avançada em relação à placa oclusal superior 10. As placas oclusais são realizadas por moldagem de uma matéria termoplástica.
[0020] As duas placas oclusais 10 e 11 são destinadas a acomodar, dentro de seu canal, um material termoformável 12 que toma a impressão dos dentes, por exemplo feito de EVA (etileno-acetato de vinila).
[0021] Nessa posição avançada da placa oclusal inferior 11, as duas placas oclusais superior e inferior 10 e 11 são ligadas por duas bielas 20 montadas em posição oclusal, entre as placas oclusais 10 e 11, cada biela 20 compreendendo partes de extremidade posterior 21 e anterior 22, tornadas solidárias e articuladas sobre uma face oclusal 100, 110 respectivamente da placa oclusal superior 10 e da placa oclusal inferior 11. A face oclusal das placas oclusais é a face dessas placas oclusais que é orientada em frente ao plano oclusal. Cada biela 20 se estende assim dentro de um espaço delimitado pelas faces oclusais das placas oclusais superior 10 e inferior 11.
[0022] A parte de extremidade posterior 21m de cada biela 20 é fixada articulada na parte posterior sobre a placa oclusal superior 10 e a parte de extremidade anterior 22 de cada biela 20 é fixada articulada na parte anterior da placa oclusal 11, a montagem das bielas sendo feita então em propulsão.
[0023] As bielas 20 são preferencialmente realizadas em matéria plástica rígida ou semirrígida moldada.
[0024] A face oclusal 110 da placa oclusal inferior 11 é provida de um dispositivo de ligação 13, disposto na parte anterior da placa oclusal inferior 11, de um lado e de outro do plano sagital mediano P, sobre o qual a parte de extremidade anterior 22 de cada biela 20 é fixada articulada de modo removível.
[0025] De acordo com o modo de realização ilustrado nas figuras, cada dispositivo de ligação anterior 13 compreende um pivô sob a forma de um eixo cilíndrico macho 130 disposto transversalmente, ou perpendicularmente ao plano mediano P, dentro de um alojamento oco 131 formado na parte anterior dentro do corpo da placa oclusal inferior 11. Preferencialmente, o eixo de articulação 130 é disposto entre duas paredes opostas do alojamento oco 131 de modo substancialmente nivelado com uma superfície superior da face oclusal 110 de placa oclusal inferior 11. O dispositivo de ligação 13 da parte de extremidade anterior 22 de cada biela 20 é assim montado dentro do alojamento oco 31 da dita face oclusal, sem estar saliente, de maneira a minimizar a abertura bucal em propulsão.
[0026] De acordo com esse modo de realização, a parte de extremidade anterior 22 de cada biela 20 compreende um elemento fêmea, destinado a operar junto com o eixo de articulação 130 do dispositivo de ligação anterior 13 da placa oclusal inferior 11. Esse elemento fêmea de tipo de anel aberto 220 apresenta um perfil circular aberto em uma seção dimensionada de modo a permitir um engate elástico da parte de extremidade anterior 22 da biela no eixo de articulação transversal 130. A seção aberta do elemento fêmea em anel aberto 220 é posicionada no eixo da biela 20, de modo que por ocasião da ação em propulsão da biela, a parte fechada do anel aberto se opõe eficazmente às forças de recuo do maxilar inferior.
[0027] A parte de extremidade anterior 22 da biela 20 poderia compreender outros tipos de perfis machos ou fêmeas, destinados a se introduzir elasticamente em um perfil complementar formado ao nível do dispositivo de ligação 13, para realizar o engate elástico da parte de extremidade anterior da biela 20 na parte anterior da placa oclusal inferior. Assim, tal perfil poderia compreender em alternativa uma rótula que é introduzida elasticamente em uma contrarrótula formada ao nível do dispositivo de ligação 13.
[0028] De acordo com o modo de realização ilustrado nas figuras, o anel aberto 220 pode apresentar uma dimensão axial (que se estende transversalmente ao pano mediano P) ligeiramente inferior ao comprimento do eixo de articulação 130 que se estende dentro do alojamento oco 131, de modo a permitir uma certa deflexão lateral do maxilar inferior. Ajustando para isso a folga entre esses elementos que asseguram a ligação entre a biela 20 e a placa oclusal na parte anterior dessa última, é possível regular a deflexão lateral permitido da biela. É possível escolher que se tenha uma certa folga lateral, mas é possível também escolher suprimir essa folga por um ajuste apertado do anel aberto entre as duas paredes opostas do alojamento oco 131 entre os quais se estende transversalmente o eixo de articulação 130, de modo que só um movimento de pivotamento em torno do eixo do pivotamento é permitido, sem deflexão lateral.
[0029] A placa oclusal superior 10 é provida, em sua parte posterior, de dois trilhos de guia longitudinal 14 que são ancorados parcialmente na face oclusal 100 da placa oclusal superior 10 e que são dispostos simetricamente de um lado e de outro do plano mediano P.
[0030] Cada trilho de guia 14 se estende preferencialmente em um comprimento substancialmente na vertical da face oclusal dos molares do sujeito, quando a placa oclusal superior 10 é sustentada. Cada trilho de guia 14 é integrado ou fixado à placa oclusal superior 10.
[0031] É previsto que a placa oclusal inferior 11 compreenda um entalhe 16, formado em sua face oclusal, de forma complementar a aquela do trilho de guia 14 fixado na face oclusal da placa oclusal superior 10. Esse entalhe permite receber a parte saliente do trilho de guia 14, de maneira a minimizar a abertura bucal em propulsão. O prolongamento desse entalhe para a frente pode constituir o alojamento oco 131 dentro do qual é disposto o dispositivo de ligação anterior 13 da placa oclusal inferior.
[0032] Cada trilho de guia 14 compreende uma ranhura longitudinal adaptada para permitir receber uma cabeça 210 da parte de extremidade posterior 21 de uma biela 20, preferencialmente em forma de rótula, de modo que essa parte de extremidade posterior 21 é ligada aí com um grau de liberdade em translação nas direções póstero- anterior e ântero-posterior, que um batente de regulagem móvel vem limitar no lado posterior do trajeto de guia definido pelo trilho de guia 14. A força de retorno exercida pelo maxilar inferior coloca a biela em compressão e mantém essa última introduzida dentro da ranhura do trilho de guia contra o batente de regulagem móvel disposto dentro do trilho.
[0033] A cabeça da parte de extremidade posterior 21 é, portanto, montada móvel em translação dentro do trilho de guia 14, até entrar em contato com o batente de regulagem móvel alojado no interior do trilho de guia, de modo que a posição da parte de extremidade posterior 21 da biela dentro do trilho de guia 14 é regulável em função da posição do batente de regulagem.
[0034] Esse batente é constituído por um parafuso de regulagem 15 introduzido em uma perfuração rosqueada axial formada em uma extremidade posterior do trilho de guia 14. Mais precisamente, a extremidade axial anterior (não visível nas figuras) desse parafuso de regulagem 15, disposta no interior do trilho de guia 14, apresenta uma superfície de contato radial que constitui o batente de regulagem para a parte de extremidade posterior 21 da biela montada dentro do trilho de guia 14. A extremidade axial posterior do parafuso de regulagem 15 desemboca no que lhe diz respeito na parte de trás da extremidade posterior do trilho de guia 14 e é adaptada para operar junto com uma ferramenta que permite acionar o parafuso de regulagem 15 em rotação para seu aparafusamento ou seu desaparafusamento dentro do trilho de guia. Assim, aparafusando ou desaparafusando esse parafuso de regulagem 15, a posição de sua extremidade anterior que forma batente para a parte de extremidade posterior 21 da biela, pode ser respectivamente avançada ou recuada dentro do trilho de guia 14. Por conseguinte, a posição da parte de extremidade posterior 21 da biela que é colocada em compressão contra o batente sob o efeito da força de retorno exercida pelo maxilar inferior, pode ser ajustada graças ao parafuso de regulagem 15. Assim, no âmbito de um tratamento de problemas de apneia do sono ou de roncos, o dispositivo da invenção permite submeter o maxilar inferior do sujeito a um movimento de avanço incremental aparafusando para isso pouco a pouco o parafuso de regulagem 15 de maneira a decalar para a frente a posição da parte de extremidade posterior 21 da biela a cada fase de execução do tratamento, até que seja constatado o fim dos problemas. Graças à possibilidade de modificar a posição da parte de extremidade posterior 21 da biela, essa regulagem pode ser realizada com um único e mesmo conjunto de bielas de comprimento fixo.
[0035] O dispositivo da invenção pode vantajosamente ser associado a um conjunto de parafusos de regulagem 15 que compreende uma pluralidade, em especial pelo menos dois, parafusos de regulagem de comprimentos diferentes. De fato, quando a decalagem do maxilar inferior para a frente do maxilar superior deve ser pequena ou pouco pronunciada, é necessário regular a posição da parte de extremidade posterior das bielas de preferência atrás do trilho de guia, enquanto que ao inverso, quando essa decalagem do maxilar inferior para a frente do maxilar superior deve ser grande, é necessário regular a posição da parte de extremidade posterior das bielas para a frente do trilho de guia. O emprego de um só comprimento de parafuso adaptado para regular essas diferentes posições implica, no primeiro caso em questão evocado, que uma parte substancial do parafuso de regulagem desemboque axialmente no exterior do trilho de guia com o risco de constituir um incômodo para o sujeito. De maneira que, para corrigir isso, é previsto preferencialmente pelo menos um primeiro parafuso de regulagem de um primeiro comprimento, adaptado para regular a posição do batente de preferência na parte de trás do trilho de guia com uma porção que desemboca do trilho relativamente pequena e um segundo parafuso de guia de um segundo comprimento, maior, adaptado para regular a posição do batente de preferência na parte da frente do trilho de guia, sempre com uma porção que desemboca do trilho relativamente pequena, e que é portanto adaptada às decalagens maiores do maxilar inferior para a frente. Dito de outro modo, é previsto um primeiro parafuso de regulagem do qual o comprimento é adaptado às regulagens das pequenas decalagens do maxilar inferior para a frente e um segundo parafuso de regulagem do qual o comprimento é adaptado às regulagens de decalagens maiores do maxilar inferior para a frente.
[0036] Por outro lado, será revelado que esse sistema de regulagem com parafuso permite obter uma grande precisão da regulagem do grau de avanço do maxilar inferior, que é função do rosqueamento do parafuso de regulagem. A precisão e a fineza da regulagem proporcionadas por esse sistema é bem superior ao sistema clássico de regulagem da arte anterior, que repousa na troca do tamanho das bielas utilizadas, que permite geralmente uma regulagem por passo de 1 mm.
[0037] A título de exemplo, de acordo com a presente invenção, com um único e mesmo conjunto de bielas de tamanho fixo e dois comprimentos diferentes de parafusos de regulagem, é possível cobrir cerca de 12 mm de amplitude de regulagem. Para obter o mesmo resultado com bielas das quais o tamanho varia por passo de 1 mm, seriam necessários 12 conjuntos de bielas de tamanhos diferentes e ainda muito mais se uma precisão de regulagem maio, ou com um passo de regulagem inferior, fosse exigida.

Claims (10)

1. Dispositivo (1) de posicionamento relativo dos maxilares inferior e superior de um sujeito, que compreende placas oclusais (10, 11) destinadas a serem dispostas sobre as arcadas dentárias dos maxilares inferior e superior do sujeito e ligadas por órgãos de ligação (20) dispostos em posição oclusal, entre as placas oclusais, cada órgão de ligação compreendendo partes de extremidade posterior (21) e anterior (22) tornadas solidárias e articuladas sobre uma face oclusal respectiva (100, 110) das placas oclusais superior e inferior, de maneira a solicitar a dita placa oclusal inferior para uma direção para a frente, caracterizado pelo fato de que cada órgão de ligação (20) é constituído por uma biela rígida de comprimento fixo da qual a parte de extremidade posterior (21) está sobre a placa oclusal superior (10), a dita parte de extremidade posterior (21) compreende uma cabeça (210) montada móvel em translação dentro de um trilho de guia longitudinal (14) ancorado parcialmente na face oclusal (100) da placa oclusal superior (10), até entrar em contato com um batente de regulagem (15) alojado no interior do dito trilho de guia, de modo que a posição da dita parte de extremidade posterior (21) dentro do dito trilho de guia é regulável em função da posição do dito batente de regulagem, em que a posição da parte de extremidade posterior (21) de cada biela rígida é regulável longitudinalmente no plano oclusal de maneira a ajustar a posição da placa oclusal inferior (11).
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito trilho de guia (14) compreende um parafuso de regulagem (15) introduzido em uma perfuração rosqueada axial formada em uma extremidade posterior do dito trilho de guia, a extremidade anterior do dito parafuso de regulagem (15) constituindo o dito batente de regulagem para a dita parte de extremidade posterior (21) da dita biela (20) montada dentro do dito trilho de guia.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende um conjunto de parafusos de regulagem que compreende pelo menos dois parafusos de regulagem de comprimentos diferentes.
4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o dito trilho de guia (14) se estende em um comprimento substancialmente na vertical da face oclusal dos molares.
5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a placa oclusal inferior (11) compreende um entalhe formado na dita face oclusal da dita placa oclusal inferior, de forma complementar a aquela do dito trilho de guia (14) e destinado a receber uma parte saliente do dito trilho de guia.
6. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a dita cabeça (210) da dita parte de extremidade posterior (21) da dita biela tem uma forma de rótula.
7. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a dita parte de extremidade anterior (22) das bielas (20) compreende um órgão de fixação articulado removível (220) sobre um dispositivo de ligação (13) disposto na face oclusal da placa oclusal inferior (11).
8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo de ligação (13) é montado dentro de um alojamento oco (131) formado no corpo da placa oclusal inferior (11) sem ser saliente da dita face oclusal.
9. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o dito órgão de fixação articulado removível (220) compreende um elemento fêmea e o dito dispositivo de ligação (13) constitui um elemento macho com pivô (130).
10. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 8 e 9, caracterizado pelo fato de que o dito elemento macho com pivô (130) compreende um eixo de articulação disposto transversalmente dentro do dito alojamento oco (131) e o dito elemento fêmea (220) apresenta um perfil circular aberto em uma seção que permite um engate elástico do dito perfil circular sobre o dito eixo de articulação transversal, a seção aberta do elemento fêmea sendo posicionada no eixo da biela (20).
BR112021004626-7A 2018-10-15 2019-10-10 Dispositivo de posicionamento relativo dos maxilares inferior e superior de um sujeito BR112021004626B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1871181A FR3087109B1 (fr) 2018-10-15 2018-10-15 Dispositif de positionnement relatif des machoires inferieure et superieure d’un sujet
FR1871181 2018-10-15
PCT/FR2019/052413 WO2020079353A1 (fr) 2018-10-15 2019-10-10 Dispositif de positionnement relatif des mâchoires inférieure et supérieure d'un sujet

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112021004626A2 BR112021004626A2 (pt) 2021-05-25
BR112021004626B1 true BR112021004626B1 (pt) 2023-04-04

Family

ID=67001839

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112021004626-7A BR112021004626B1 (pt) 2018-10-15 2019-10-10 Dispositivo de posicionamento relativo dos maxilares inferior e superior de um sujeito

Country Status (16)

Country Link
EP (1) EP3866725B1 (pt)
BR (1) BR112021004626B1 (pt)
CA (1) CA3112378A1 (pt)
DK (1) DK3866725T3 (pt)
ES (1) ES2951326T4 (pt)
FI (1) FI3866725T3 (pt)
FR (1) FR3087109B1 (pt)
HR (1) HRP20230732T1 (pt)
HU (1) HUE062289T2 (pt)
LT (1) LT3866725T (pt)
MX (1) MX2021004304A (pt)
PL (1) PL3866725T3 (pt)
PT (1) PT3866725T (pt)
RS (1) RS64338B1 (pt)
SI (1) SI3866725T1 (pt)
WO (1) WO2020079353A1 (pt)

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1658823A1 (fr) 2004-11-23 2006-05-24 Michel Valceschini Appareil dentaire pour le réglage du positionnement du maxillaire inférieur
WO2013049751A2 (en) * 2011-09-30 2013-04-04 Robert Rogers Oral orthotic systems, devices and methods for use in connection with sleep-disordered breathing
DE102012003564B3 (de) * 2012-02-23 2013-06-20 Bernd Scheffel Vorrichtung zur Verbesserung der Atmung einer Person
US20180140385A1 (en) * 2016-11-21 2018-05-24 James John Jasper Orthodontic Vector Force Application Apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
FR3087109B1 (fr) 2020-10-23
FI3866725T3 (en) 2023-07-19
LT3866725T (lt) 2023-07-25
WO2020079353A1 (fr) 2020-04-23
SI3866725T1 (sl) 2023-08-31
EP3866725A1 (fr) 2021-08-25
US20210378788A1 (en) 2021-12-09
FR3087109A1 (fr) 2020-04-17
PL3866725T3 (pl) 2023-09-04
ES2951326T4 (es) 2023-11-21
PT3866725T (pt) 2023-07-04
HUE062289T2 (hu) 2023-10-28
RS64338B1 (sr) 2023-08-31
CA3112378A1 (fr) 2020-04-23
MX2021004304A (es) 2021-05-27
BR112021004626A2 (pt) 2021-05-25
EP3866725B1 (fr) 2023-04-26
HRP20230732T1 (hr) 2023-10-27
DK3866725T3 (da) 2023-07-31
ES2951326T3 (es) 2023-10-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7146982B2 (en) Intraoral orthosis for preventing snoring
US5919042A (en) Mandibular and maxillary arch expander and jaw repositioner
JP6157583B2 (ja) 咬合スプリント装置
US10285784B2 (en) Method of designing a mandibular advancement device and mandibular advancement device
AU2018287151B2 (en) Occlusion splint arrangement with fixing band
BR112015001434B1 (pt) dispositivo intrabucal com bandejas dentárias e bielas
JPS626456B2 (pt)
BR112020008129A2 (pt) abridor de boca para expor a região palatina e orofaríngea de um paciente
KR102076634B1 (ko) 악궁 확장 장치
US20130269712A1 (en) Adjustable bite plane appliance
TW201927256A (zh) 牙齒矯正裝置
CN110139624B (zh) 具有一对铰接式牙齿矫正器的口腔装置
BR112021004626B1 (pt) Dispositivo de posicionamento relativo dos maxilares inferior e superior de um sujeito
BR112018075030B1 (pt) Dispositivo para o avanço mandibular, aparelho para o avanço mandibular, e processo para a realização de um dispositivo para o avanço mandibular
US12016743B2 (en) Device for the relative positioning of the upper and lower jaws of a subject
BR112020021380A2 (pt) coto dental para um modelo dental, modelo dental, método para produção de um coto dental e método para produção de um modelo dental
BR202012002849Y1 (pt) Bráquete autoligável interativo
ES2596728T3 (es) Dispositivo de retención de larga duración
US2448085A (en) Dental template
CN220158425U (zh) 一种活动正畸基牙调整装置
TWI814548B (zh) 牙齒矯正裝置
CN219963148U (zh) 一种开口度可调的口内支撑器
WO2022259283A1 (en) Mandibular advancement device and spacer kit for a mandibular advancement device
BR202022012681U2 (pt) Disposição aplicada em alicate extrator de dentes e raízes dentárias remanescentes, com pés de apoio intercambiáveis, ajustáveis individualmente por meio de travas distais ao ponto de giro
KR200167623Y1 (ko) 구내 하악골 신연장치

Legal Events

Date Code Title Description
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS