BR112020023553B1 - Aparelho de tratamento de roupa - Google Patents

Aparelho de tratamento de roupa Download PDF

Info

Publication number
BR112020023553B1
BR112020023553B1 BR112020023553-9A BR112020023553A BR112020023553B1 BR 112020023553 B1 BR112020023553 B1 BR 112020023553B1 BR 112020023553 A BR112020023553 A BR 112020023553A BR 112020023553 B1 BR112020023553 B1 BR 112020023553B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
drum
wireless power
treatment apparatus
laundry treatment
cabinet
Prior art date
Application number
BR112020023553-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020023553A2 (pt
Inventor
Giuseppe Rossi
Andrea Vanin
Nicola Reid
Costantino Maguolo
Ivan Azzalin
Andrea Contarini
Original Assignee
Electrolux Appliances Aktiebolag
Filing date
Publication date
Application filed by Electrolux Appliances Aktiebolag filed Critical Electrolux Appliances Aktiebolag
Priority claimed from PCT/EP2018/063259 external-priority patent/WO2019223850A1/en
Publication of BR112020023553A2 publication Critical patent/BR112020023553A2/pt
Publication of BR112020023553B1 publication Critical patent/BR112020023553B1/pt

Links

Abstract

Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b) compreendendo um armário (20), um tambor (50) alojado rotativamente dentro do armário (20), uma unidade transmissora de energia sem fio (62) associada ao referido armário (20) separadamente do referido tambor (50) e disposta de modo a transmitir energia elétrica sem fio para uma unidade receptora de energia sem fio (63) montada no/sobre o referido tambor (50); o aparelho de tratamento de roupa (10, 10b) compreende um ou mais atuadores eletromecânicos (200, 201, 202, 203, 204, 205, 206) montados no/sobre o referido tambor (50) e fornecimento de energia pela referida unidade receptora de energia sem fio (63).

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[1] A presente invenção se refere a um dispositivo de tratamento de roupa, por exemplo, uma máquina de lavar roupa (também chamada de máquina de lavar), uma máquina de lavar e secar roupa (também chamada de máquina de lavar e secar), uma secadora de roupa.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[2] Os aparelhos tradicionais de tratamento de roupa, por exemplo, máquinas de lavar, de lavar e secar, secadoras de roupa, compreendem normalmente um armário ou caixa na qual um tambor é montado rotativamente.
[3] Em máquinas de lavar e secar roupa conhecidas, o armário também aloja uma cuba de lavagem, tipicamente suspensa no armário por molas e basculantes, nos quais o tambor está contido de forma rotativa.
[4] Em secadoras de roupa conhecidas, a cuba não é conferida e o tambor é tipicamente suportado de forma rotativa no armário, geralmente por rolos articulados a uma estrutura de suporte estática em relação ao armário.
[5] Em aparelhos de tratamento de roupa conhecidos, existe o problema de que, uma vez que o tambor é rotativo, é difícil transmitir energia elétrica das partes "não rotativas" do eletrodoméstico de tratamento de roupa (por exemplo, o armário) para o interior do tambor; esta disposição limita a possibilidade de montagem no tambor de dispositivos para o tratamento para a lavagem de roupa que necessitam de alimentação elétrica.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[6] É um objetivo da presente invenção conferir um aparelho de tratamento de roupa que não apresente os problemas acima mencionados e que permita tratar a lavagem de roupa de um modo mais dedicado e eficaz.
[7] A Depositante constatou que, ao conferir ao tambor de uma máquina de lavar, ou máquina de lavar e secar, ou secadora de roupa, um ou mais atuadores de energia eletromecânicos conferidos por uma unidade receptora de energia sem fio montada no/sobre o tambor para receber energia elétrica a partir de uma unidade transmissora de energia sem fio associada ao armário separadamente do tambor, é possível tratar a roupa de uma forma mais dedicada, localizada e eficaz.
[8] De fato, a possibilidade de montar atuadores eletromecânicos no/sobre o tambor, e conferir energia sem fio a esses atuadores do lado externo do tambor através de uma transmissão de energia sem fio, abre a possibilidade de aplicar à lavagem de roupa uma variedade de tratamentos que permitem tratar de uma forma mais eficaz e dedicada.
[9] Por exemplo, os atuadores eletromecânicos permitem aplicar à lavagem de roupa ações mecânicas específicas e localizadas que melhoram a sua lavagem e/ou enxaguamento e/ou centrifugação; ou um atuador eletromecânico pode gerar uma corrente de ar diretamente dentro do tambor para tornar a secagem mais uniforme.
[10] É de destacar que a unidade transmissora de energia sem fio, estando posicionada numa parte "não rotativa" do aparelho de tratamento de roupa, pode ser facilmente ligada, por exemplo por fios, ao sistema elétrico do aparelho, de modo a ser alimentado com energia. A energia elétrica é, desse modo, facilmente alimentada de um modo sem fio ao tambor rotativo.
[11] Em particular, o objeto acima é resolvido por um aparelho de tratamento de roupa compreendendo um armário, um tambor rotativamente alojado dentro do armário, uma unidade transmissora de energia sem fio associada ao referido armário separadamente do referido tambor e disposta de modo a transmitir energia elétrica sem fio a uma unidade receptora de energia sem fio montada no/sobre o referido tambor; o aparelho de tratamento de roupa compreende um ou mais atuadores eletromecânicos montados no/sobre o referido tambor e a energia conferida pela referida unidade receptora de energia sem fio.
[12] Preferencialmente, um ou mais atuadores eletromecânicos são conectados com fios à unidade receptora de energia sem fio.
[13] Vantajosamente, a unidade transmissora de energia sem fio é eletricamente conectada a um sistema elétrico do aparelho de tratamento de roupa. Preferencialmente, a unidade transmissora de energia sem fio é conectada eletricamente por fios ao sistema elétrico do aparelho de tratamento de roupa.
[14] Em uma realização vantajosa, o aparelho de tratamento de roupa é uma máquina de lavar ou lavar e secar roupa e o armário aloja uma cuba na qual o referido tambor está montado de forma rotativa, em que a referida unidade transmissora de potência sem fio está montada na/sobre a referida cuba.
[15] Em uma realização preferida, a unidade transmissora de energia e a unidade receptora de energia são posicionadas uma oposta à outra, fixadas respectivamente à cuba e ao tambor, paralelas na direção radial.
[16] Em uma realização vantajosa adicional, o aparelho de tratamento de roupa é uma secadora de roupa, o armário compreende um circuito de ar para circular o ar aquecido dentro do referido tambor e a referida unidade transmissora de energia sem fio é montada em/sobre uma parte estática ou fixa (por exemplo, um rebordo frontal) do referido armário.
[17] Em uma realização vantajosa, o aparelho de tratamento de roupa compreende um elemento rotativo montado rotativamente dentro do referido tambor, em que pelo menos um dos referidos um ou mais atuadores eletromecânicos está disposto de modo a rodar o referido elemento rotativo em relação ao referido tambor. Preferencialmente, pelo menos um dos referidos um ou mais atuadores eletromecânicos compreende um motor elétrico de modo a rodar o referido elemento rotativo em relação ao referido tambor, o referido motor elétrico sendo montado no/sobre o referido tambor. Mais preferencialmente, o elemento rotativo está voltado para uma parede traseira do referido tambor.
[18] Em uma realização vantajosa, o elemento rotativo compreende um disco agitador montado de forma rotativa no interior do tambor, concentricamente em relação a esse. Preferencialmente, o disco de agitação compreende uma ou mais lâminas de agitação que se projetam desde a sua superfície de frente para uma região central do referido tambor.
[19] Em uma realização vantajosa adicional, o elemento rotativo compreende um elemento em forma de tigela montado de forma rotativa no interior do referido tambor, concentricamente em relação a esse. Preferencialmente, o elemento em forma de tigela compreende uma ou mais nervuras de agitação se projetando radialmente desde a sua superfície lateral em direção à sua região central.
[20] Em uma realização preferida da invenção, o tambor compreende um ou mais elevadores se projetando desde a sua superfície lateral em direção ao interior do referido tambor.
[21] Em uma realização vantajosa adicional, pelo menos um dos referidos um ou mais elevadores é móvel em relação ao referido tambor, e pelo menos um dos referidos um ou mais atuadores eletromecânicos está associado com o referido pelo menos um elevador móvel para mover esse em relação ao referido tambor.
[22] Preferencialmente, o pelo menos um atuador eletromecânico associado com o referido pelo menos um elevador móvel para mover esse em relação ao referido tambor está alojado dentro do referido pelo menos um elevador móvel. Mais preferencialmente, o pelo menos um atuador eletromecânico associado com o referido pelo menos um elevador móvel para mover esse em relação ao referido tambor compreende um motor elétrico, e/ou um dispositivo pneumático.
[23] Preferencialmente, o referido pelo menos um elevador móvel pode ser movido em relação ao referido tambor através de uma translação e/ou rotação.
[24] Mais preferencialmente, pelo menos um elevador pode ser movido com seis graus de liberdade em relação ao tambor.
[25] Em uma realização vantajosa adicional, pelo menos um dos referidos um ou mais elevadores tem uma forma e/ou volume que pode ser modificado seletivamente por pelo menos um dos referidos um ou mais atuadores eletromecânicos.
[26] Preferencialmente, o pelo menos um atuador eletromecânico disposto de modo a modificar de modo seletivo a forma e/ou o volume do referido, pelo menos, um elevador está alojado dentro do último.
[27] Ainda preferencialmente, o referido pelo menos um atuador eletromecânico disposto para modificar de modo seletivo a forma e/ou o volume do referido pelo menos um elevador compreende um atuador linear e/ou um atuador pneumático e/ou bomba e/ou uma válvula e/ou um parafuso sem fim.
[28] Em uma realização vantajosa, o pelo menos um elevadores tendo uma forma e/ou volume que pode ser modificado seletivamente por pelo menos um dos referidos um ou mais atuadores eletromecânicos tem uma estrutura telescópica oca e o referido pelo menos um atuador eletromecânico está disposto para seletivamente acionar a extração/inserção telescópica do referido elevador telescópico.
[29] Em uma realização vantajosa diferente, o pelo menos um elevador tendo uma forma e/ou volume que pode ser modificado seletivamente por pelo menos um dos referidos um ou mais atuadores eletromecânicos tem uma estrutura oca e uma parede exterior elasticamente deformável que pode ser seletiva e reversivelmente ampliada pelo referido pelo menos um atuador eletromecânico. Preferencialmente, o referido pelo menos um atuador eletromecânico é disposto para preencher ou esvaziar seletivamente o referido pelo menos um elevador tendo uma forma e/ou volume que pode ser modificado seletivamente, com um fluido, de modo a aumentar/diminuir seletivamente o seu volume.
[30] Em uma realização vantajosa adicional, pelo menos um dos referidos um ou mais elevadores tem uma forma oca e uma superfície pelo menos parcialmente perfurada ou permeável ao ar, e pelo menos um dos referidos um ou mais atuadores eletromecânicos compreende uma ventoinha ou soprador alojado dentro do referido elevador oco e disposto de modo a gerar um fluxo de ar desde o interior até ao exterior do referido pelo menos um elevador.
[31] Em uma realização vantajosa, a unidade transmissora de energia sem fio compreende uma serpentina transmissora que gera um campo magnético, e a unidade receptora de energia sem fio compreende uma serpentina receptora que gera energia a partir do campo magnético gerado pela serpentina transmissora e que abastece a energia gerada para o referida um ou mais atuadores eletromagnéticos.
[32] Preferencialmente, a serpentina transmissora e a serpentina receptora estão alinhadas, centradas e paralelas na direção radial.
[33] Preferencialmente, a serpentina transmissora e a serpentina receptora, têm uma dimensão de raio comum aproximadamente igual ao raio externo do tambor e estão distanciadas na direção axial por uma distância menor que o seu raio.
[34] Mais preferencialmente, a serpentina transmissora e a serpentina receptora estão distanciadas na direção axial por uma distância inferior a 10 cm. Ainda mais preferencialmente, a serpentina transmissora e a serpentina receptora estão distanciadas na direção axial por uma distância inferior a 5 cm.
[35] Vantajosamente, a unidade receptora de energia sem fio compreende um membro de blindagem magnética do receptor e a unidade transmissora de energia sem fio compreende um membro de blindagem magnética transmissora.
[36] Preferencialmente, no caso de uma máquina de lavar ou de lavar e secar roupa, que são conferidas com uma cuba, o elemento de blindagem magnética do receptor sem fio está posicionado entre a serpentina receptora e o lado do tambor e o elemento de blindagem magnética transmissora está posicionado entre a serpentina transmissora e o lado da cuba.
[37] Preferencialmente, o membro de blindagem receptor está posicionado no lado oposto da serpentina receptora em relação à unidade transmissora de energia sem fio.
[38] Preferencialmente, o membro de blindagem transmissor está posicionado no lado oposto da serpentina transmissora sem fio em relação à unidade receptora de energia.
[39] Em uma realização vantajosa, o receptor de energia sem fio compreende pelo menos duas serpentinas receptoras e um ou mais atuadores eletromecânicos compreendem pelo menos dois atuadores eletromecânicos, cada serpentina receptora fornecendo eletricamente um atuador eletromecânico distinto.
[40] Em uma realização vantajosa, o aparelho de tratamento de roupa compreende pelo menos um, possivelmente também dois ou mais, elemento(s) sensor(es) de temperatura posicionados no tambor e adequados para gerar dados de medição, sendo os dados de medição transferidos sem fio para a unidade de controle do eletrodoméstico através de uma unidade de interface fixada ao tambor e conferida por uma unidade receptora de energia sem fio referida.
[41] Preferencialmente, a unidade de interface, conferida pela unidade receptora de energia sem fio e transferindo sem fio os dados medidos para a unidade de controle do eletrodoméstico, é fixada ao lado exterior do tambor.
[42] Preferencialmente, a unidade de interface coleta dados de medição de temperatura e parâmetros medidos adicionais, que são transferidos de modo sem fio à unidade de controle do eletrodoméstico.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[43] Outras vantagens e recursos de um aparelho de tratamento de roupa, de acordo com a presente invenção, serão claras a partir da seguinte descrição detalhada, conferida apenas como um exemplo não limitativo, em que: - A Fig. 1 é uma vista seccional de uma primeira realização possível de um aparelho de tratamento de roupa de acordo com a presente invenção, em particular uma máquina de lavar roupa; - A Fig. 2 é uma vista seccional de um detalhe de uma possível realização de uma unidade transmissora de energia sem fio e uma unidade receptora de energia sem fio de acordo com a invenção; - A Fig. 3 é uma vista seccional mostrando em detalhe uma realização vantajosa da fixação da unidade transmissora de energia à cuba e da unidade receptora de energia ao tambor; - A Fig. 4 é um diagrama de blocos de uma primeira realização de um circuito de fonte de alimentação do(s) atuador(es) eletromecânico(s); - A Fig. 5 é um diagrama de blocos de outra realização de um circuito de fonte de alimentação do(s) atuador(es) eletromecânico(s); - A Fig. 6 é um diagrama de blocos de outra realização de um circuito de fonte de alimentação do(s) atuador(es) eletromecânico(s), incluindo uma unidade de interface; - A Fig. 7 é uma secção transversal esquemática de uma cuba e de um tambor de uma realização vantajosa de um aparelho de tratamento de roupa de acordo com a invenção; - A Fig. 8 é uma seção transversal tomada ao longo da superfície VIII-VIII da Fig. 7; - A Fig. 9 é uma secção transversal esquemática de uma cuba e de um tambor de uma realização vantajosa adicional de um aparelho de tratamento de roupa de acordo com a invenção; - A Fig. 10 é uma seção transversal tomada ao longo da superfície X-X da Fig. 9; - A Fig. 11 é uma secção transversal esquemática de uma cuba e de um tambor de uma realização vantajosa adicional de um aparelho de tratamento de roupa de acordo com a invenção; - A Fig. 12 é uma seção transversal tomada ao longo da superfície XII-XII da Fig. 11; - A Fig. 13 é uma secção transversal esquemática de uma cuba e de um tambor de uma realização vantajosa adicional de um aparelho de tratamento de roupa de acordo com a invenção; - A Fig. 14 é uma seção transversal tomada ao longo da superfície XIV-XIV da Fig. 13; - A Fig. 15 é uma vista seccional esquemática de uma realização possível adicional de um aparelho de tratamento de roupa de acordo com a presente invenção, em particular uma secadora; - A Fig. 16 é uma vista esquemática de uma primeira realização de um elevador de um aparelho de tratamento de roupa de acordo com a invenção; - A Fig. 17 é uma vista esquemática de uma segunda realização de um elevador de um aparelho de tratamento de roupa de acordo com a invenção; e - A Fig. 18 é uma vista esquemática de uma terceira realização de um elevador de um aparelho de tratamento de roupa de acordo com a invenção.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[44] Nas figuras, as mesmas partes são indicadas com os mesmos números de referência.
[45] Um aparelho de tratamento de roupa 10 de acordo com a invenção é esquematicamente ilustrado na Fig. 1; neste exemplo vantajoso, o aparelho de tratamento de roupa é uma máquina de lavar roupa, também chamada de máquina de lavar, mas é claro que a presente invenção também pode ser aplicada a uma máquina de lavar e secar roupa (ou seja, uma máquina de lavar que também pode secar a roupa), e para uma secadora de roupa, sem qualquer modificação substancial.
[46] Vantajosamente, a máquina de lavar roupa 10 da Fig. 1 é do tipo de carregamento frontal; é, no entanto, claro que a invenção pode ser aplicada, sem qualquer modificação substancial, também a uma máquina de lavar de carregamento pelo topo.
[47] Com referência à Fig. 1, a máquina de lavar 10 de acordo com a invenção compreende um invólucro exterior 20 no qual é preferencialmente obtida a parede frontal 20a, uma abertura de acesso, preferencialmente conectada ao invólucro exterior 20 através de um fole flexível, não ilustrado.
[48] Preferencialmente, uma porta de carga/descarga 4 permite o acesso a uma cuba de lavagem 30, vantajosamente suspensa no armário 20 por meio de molas 40 e basculantes 80.
[49] A cuba de lavagem 30 contém vantajosamente um tambor rotativo perfurado.
[50] 50 no qual a roupa a ser lavada, não ilustrada, pode ser carregada.
[51] O tambor 50 é preferencialmente conferido com um eixo rotativo 6, se projetando desde a sua parede traseira 50b, e suportado por um ou mais rolamentos, não ilustrados, conferidos na parede traseira 30b da cuba 30; o eixo 6 e, portanto, o tambor 50, é rodado preferencialmente por um primeiro motor elétrico 5, preferencialmente, mas não necessariamente, fixado diretamente na parede traseira 30b da cuba 30, ou conectado ao eixo 6 através de um conjunto de polia-correia, não ilustrado.
[52] A máquina de lavar 1 compreende, preferencialmente, um circuito de entrada de água, não ilustrado, adaptado de modo a introduzir água e produtos de lavagem/enxaguamento para a cuba 30; a máquina de lavar 1 também é vantajosamente conferida com um circuito de saída de água, também não ilustrado, adaptado de modo a escoar produtos de lavagem/enxaguamento a partir da máquina. Os circuitos de entrada e saída de água de uma máquina de lavar são bem conhecidos no estado da técnica e, portanto, não serão descritos em detalhe.
[53] Uma unidade transmissora de energia sem fio 62 está associada ao armário 20, separadamente do tambor 50; na realização vantajosa ilustrada na Fig.1, na qual o aparelho de tratamento de roupa compreende uma cuba 30, a unidade transmissora de energia sem fio 62 está vantajosamente fixada à cuba 30, preferencialmente à parede interior da cuba 30 de frente para o tambor 50.
[54] Como será melhor explicado a seguir, em uma realização vantajosa diferente de um aparelho de tratamento de roupa de acordo com a invenção, o aparelho de tratamento de roupa não é conferido com uma cuba (este é o caso, por exemplo, da secadora), no caso em que o transmissor de energia sem fio pode ser montado em uma parte estática ou fixa do armário 20.
[55] O aparelho de tratamento de roupa 10 também é conferido com uma unidade receptora de energia sem fio 63, montada no/sobre o tambor 50; a unidade transmissora de energia sem fio 62 está disposta para transmitir energia elétrica sem fio para a unidade receptora de energia sem fio 63.
[56] A unidade transmissora de energia sem fio 62 está eletricamente ligada, preferencialmente com fios, ao sistema elétrico, não ilustrado, do aparelho de tratamento de roupa 10; o sistema elétrico é conectável, por exemplo, à rede elétrica, não ilustrada, do edifício onde o aparelho 10 está instalado, de modo a ser alimentado com energia por essa rede.
[57] Na realização vantajosa da Figura 1, a unidade transmissora de energia sem fio 62 e a unidade receptora de energia sem fio 63 são posicionadas uma oposta à outra fixadas, respectivamente, à cuba 30 e ao tambor 50, paralelas na direção radial.
[58] Na realização da Fig. 1, a unidade receptora de energia sem fio 63 é fixada a uma parede frontal 50a do tambor 50, vantajosamente correspondendo ao seu lado de abertura, e a unidade transmissora de energia sem fio 62 é fixada na parede frontal 30a da cuba 30, de frente para a unidade receptora de energia sem fio 63.
[59] Em realização vantajosa adicional (por exemplo, as realizações ilustradas nas Figs. 7 a 14), a unidade transmissora de energia sem fio 62 é fixada na parede traseira 30b da cuba 30, preferencialmente de frente para o tambor 50, e a unidade receptora de energia sem fio 63 é fixada na parede traseira 50b do tambor 50, de frente para a cuba 30.
[60] A unidade receptora de energia sem fio 63 é acoplada eletromagneticamente a uma unidade transmissora de fornecimento de energia 62.
[61] Preferencialmente, a unidade transmissora de energia sem fio 62 e a unidade receptora de energia sem fio 63 são de forma anular (por exemplo, são ou compreendem serpentinas eletricamente condutoras); mais preferencialmente, elas estão centradas com o centro do tambor 50 e montadas radialmente paralelas, respectivamente, na cuba 30 (se conferida) e no tambor 50.
[62] A unidade receptora de energia 63, vantajosamente, é fixada paralela na direção radial oposta à unidade transmissora de energia 62.
[63] Preferencialmente, mas não necessariamente, o tambor 50 é conferido com um ou mais elevadores 500, se projetando desde a sua superfície lateral 50c em direção ao interior do tambor 50.
[64] Na Fig. 2, uma vista seccional de uma realização preferida da unidade transmissora de energia sem fio 62 e da unidade receptora sem fio 63 é mostrada esquematicamente.
[65] A unidade transmissora de energia 62, preferencialmente, tem uma serpentina transmissora 620 que é acoplada eletromagneticamente à serpentina receptora 630 da unidade receptora de energia 63. Elas são, preferencialmente, integradas em um material de contenção 622, 632 e têm, preferencialmente, as respetivas folhas magnéticas 621 e 631 que fornecem o campo magnético lateral aos lados exteriores à área de acoplamento e melhoram o acoplamento magnético entre as duas serpentinas 620 e 630.
[66] Preferencialmente, a unidade transmissora de energia sem fio 62 e a unidade receptora de energia sem fio 63 são paralelas, centradas em relação ao centro do tambor 50 a fim de maximizar o acoplamento eletromagnético, como mostrado, por exemplo, na Fig. 3.
[67] No exemplo vantajoso da Fig. 3, a unidade receptora de energia sem fio 63 poderia ser fixada em uma abertura em forma de U formada na periferia exterior do tambor 50, enquanto a unidade transmissora de energia poderia ter o seu lado 622 fixado com parafuso ou colado à parede da cuba 30.
[68] Vantajosamente, o aparelho de tratamento de roupa 10 compreende uma unidade de controle 60.
[69] O aparelho de tratamento de roupa 10 compreende um ou mais atuadores eletromecânicos 200, montados no/sobre o tambor 50 e energia conferida pela unidade receptora de energia sem fio 63.
[70] Conforme mostrado no exemplo vantajoso da Fig. 4, na unidade de controle do eletrodoméstico 60, pode ser gerada uma tensão oscilante por elementos de comutação 602 que abastece a serpentina transmissora 620 da unidade transmissora de energia 62 acoplada à serpentina receptora sem fio 630 da unidade receptora de energia sem fio 63. A voltagem induzida na serpentina 630 pode ser, preferencialmente, retificada e condicionada em um bloco de interface de serpentina 611 e pode ser preferencialmente trazida, preferencialmente com fios, para mais um atuador eletromecânico 200, ilustrado apenas esquematicamente na Figura 4, montado no tambor 50.
[71] Preferencialmente, os componentes do bloco de interface 611 poderiam ser integrados na unidade receptora de energia 63.
[72] A unidade de controle 60 gere, preferencialmente, as operações do aparelho de tratamento de roupa 10, por exemplo, controlando a velocidade de rotação do motor do tambor axial, bem como os outros atuadores compreendidos no aparelho de tratamento de roupa, por exemplo, uma bomba de drenagem e uma interface de usuário (não ilustrada).
[73] Outra realização vantajosa é mostrada na Fig. 5, onde a unidade receptora de energia 63 tem múltiplas serpentinas 630, em que cada serpentina 630 abastece, através do seu próprio bloco de interface 611, um ou mais atuadores eletromecânicos 200 respetivos.
[74] Uma realização vantajosa adicional é mostrada na Fig. 6. Nessa realização, no tambor 50, está fixada uma unidade de interface 61, juntamente com a unidade receptora de energia 63 e o um ou mais atuadores eletromecânicos 200. A unidade de interface 61 pode ser abastecida por uma serpentina receptora dedicada 640 da unidade receptora 63, conforme mostrado na Fig. 6, ou poderia ser conectada em paralelo à serpentina receptora 630 abastecendo o(s) atuador(es) eletromecânico(s) 200.
[75] A unidade de interface 61 tem, preferencialmente, uma conexão sem fio 601 para transferir dados de medição para a unidade de controle do eletrodoméstico 60.
[76] Por exemplo, a unidade de interface 61 poderia transferir para a unidade de controle do eletrodoméstico 60 as temperaturas medidas 615 a partir do elemento ou elementos de medição de temperatura posicionados, por exemplo, nos elevadores 500.
[77] Isso poderia permitir conceber ciclos de lavagem com base na temperatura real medida no tambor 50, não extrapolada através da temperatura medida na cuba 30 que no início do ciclo pode ser muito diferente. Além disso, isso poderia permitir aquecer as roupas durante a centrifugação implementando um ciclo de secagem longo simples.
[78] A unidade de interface 61 poderia, por exemplo, ser posicionada integrada no material de suporte isolante 632 da unidade receptora de energia 63. Ou poderia ser posicionada, por exemplo, na parede traseira 50b do tambor 50, preferencialmente numa zona central desse último. A maior vantagem dessa posição 55 é que os componentes da unidade de interface 61 não são submetidos às elevadas forças centrífugas.
[79] A seguir, diferentes realizaçãos vantajosas possíveis de atuadores eletromecânicos 200 de acordo com a invenção serão descritas.
[80] Sublinha-se que, no presente pedido, a expressão "atuador eletromecânico" deve ser interpretada como um dispositivo que, alimentado por energia elétrica, pode mover um corpo; esta expressão inclui, por exemplo, motores elétricos, bombas elétricas, ventoinhas elétricas, eletroválvulas, atuadores eletropneumáticos, etc.
[81] As Figuras 7 a 14 descrevem realizaçãos vantajosas de um aparelho de tratamento de roupa de acordo com a invenção, conferido com uma cuba 30 na qual o tambor 50 está montado de forma rotativa; neste caso, o aparelho de tratamento de roupa é, portanto, uma máquina de lavar roupa ou uma máquina de lavar e secar.
[82] De qualquer forma, é sublinhado que as mesmas soluções vantajosas ilustradas nas Figs. 7 a 14 também podem ser aplicadas a uma secadora 10b, por exemplo, aquela ilustrada na Fig. 15. A secadora 10b está equipada com um circuito de ar, esquematicamente indicado pelo número 191, adaptado para fazer circular uma corrente de ar quente 192 no interior do tambor 50, de modo a secar a roupa contida dentro da mesma. O circuito de ar de uma secadora é bem conhecido no estado da técnica e, portanto, não será descrito em detalhe.
[83] Em relação à presente invenção, a principal diferença em relação a uma máquina de lavar ou de lavar e secar é que uma secadora 10b não é conferida com uma cuba e, portanto, a unidade transmissora de energia sem fio 62 é aplicada a uma parte estática ou fixa do armário 20, por exemplo, a um rebordo frontal 11 voltado para a abertura de entrada 12 do tambor 50, ou a uma porção diferente do armário 20, ou de um elemento fixo, ou de qualquer forma associada, ao armário 20 e de frente para o tambor 50, em particular de frente para a unidade receptora de energia sem fio 62 montada nesta última.
[84] Também no caso de uma secadora 10b, o tambor 50 pode ser conferido com um ou mais elevadores 500.
[85] A descrição das realizações das Figs. 7 a 14 também pode, portanto, ser aplicada à secadora 10b da Fig. 15, com a única diferença de que em uma secadora a unidade transmissora de energia sem fio 62 é aplicada a uma parte estática ou fixa do armário 20 em vez de a uma cuba.
[86] Nas realizações vantajosas ilustradas nas figuras 7 a 14, a unidade transmissora de energia sem fio 62 é, preferencialmente, montada na parede traseira 30b da cuba 30 e a unidade receptora de energia sem fio 63 é montada na parede traseira 50b do tambor 50, de modo a estar de frente para a unidade transmissora de energia sem fio 62; de qualquer modo, a unidade transmissora de energia sem fio 62 e a unidade receptora de energia sem fio 63 poderiam ser montadas respectivamente na parede frontal 30a da cuba 30 e na parede frontal 50a do tambor 50, sem qualquer modificação substancial da invenção. A mesma consideração também é válida para a secadora 10b da Fig. 15, mutatis mutandis.
[87] Nas realizações vantajosas ilustradas nas figuras 7 a 10, é conferido um elemento rotativo 13, montado de forma rotativa no interior do tambor 50; neste caso, pelo menos um atuador eletromecânico 200 está disposto de modo a rodar este elemento rotativo 13 em relação ao tambor.
[88] O atuador eletromecânico 200 pode compreender, por exemplo, um motor elétrico rotativo 201, preferencialmente montado dentro do tambor 50 e alimentado eletricamente pela unidade receptora de energia sem fio 63.
[89] Preferencialmente, o motor elétrico 201 é conectado com fios à unidade receptora de energia sem fio 63.
[90] Na realização vantajosa ilustrada nas Figuras 7 e 8, o elemento rotativo 13 compreende um disco agitador 131 montado de forma rotativa no interior do tambor 50, concentricamente em relação a este e, preferencialmente, de frente para a sua parede traseira 50b.
[91] O disco de agitação 131 pode compreender uma ou mais lâminas de agitação 14 se projetando a partir da sua superfície 131a de frente para a região central do tambor 50.
[92] Em uma realização vantajosa adicional, ilustrada nas Figuras 9 e 10, o elemento rotativo 13, vantajosamente, compreende um elemento em forma de tigela 132 montado de forma rotativa no interior do tambor 50, concentricamente em relação a este e, preferencialmente, de frente para a sua parede traseira 50b. Nesta realização vantajosa, o elemento em forma de tigela 132 compreende uma ou mais nervuras de agitação 15 se projetando radialmente desde a sua superfície lateral 132b em direção à sua região central.
[93] O elemento rotativo 13 (por exemplo, o disco 131 ou o elemento em forma de tigela 132), que pode ser rodado pelo motor 201 em relação ao tambor 50, permite aumentar a agitação mecânica de roupa, o que pode ser útil, por exemplo, no caso de uma máquina de lavar roupa, para melhorar os desempenhos de lavagem/enxaguamento, e no caso de uma secadora para distribuir melhor a roupa dentro do tambor 50 e obter uma secagem mais uniforme.
[94] Já foi mencionado que o tambor 50, tanto no caso de uma máquina de lavar ou de uma máquina de lavar e secar, e no caso de uma secadora, pode vantajosamente compreender um ou mais elevadores 500.
[95] Na realização vantajosa ilustrada nas Figs. 11 e 12, o pelo menos um desses um ou mais elevadores 500a, preferencialmente todos eles, é móvel em relação ao tambor 50. Preferencialmente, pelo menos um dos um ou mais atuadores 200 está associado ao(s) elevador(es) móvel(eis) para mover esse(s) em relação ao tambor 50.
[96] Um possível exemplo de um atuador eletromecânico 200 para mover um elevador 500a em relação ao tambor 50 está ilustrado esquematicamente na Fig. 17; neste caso, o atuador eletromecânico 200 pode ser, por exemplo, um motor elétrico 202 e/ou um dispositivo pneumático 203, preferencialmente alojado dentro do elevador 500a e adequado para mover esse em relação ao tambor 50.
[97] Preferencialmente, pelo menos um elevador 500a, vantajosamente todos eles, pode ser movido em relação ao tambor 50 por uma translação e/ou rotação; mais preferencialmente, pelo menos um elevador 500a, vantajosamente todos eles, pode ser movido com seis graus de liberdade em relação ao tambor 50.
[98] Nas Figs. 11a e 12, possíveis movimentos dos elevadores 500a estão ilustrados esquematicamente com setas a tracejado 502.
[99] Em uma realização vantajosa adicional ilustrada, por exemplo nas Figs. 13 e 14, pelo menos um elevador 500b, preferencialmente todos eles, tem uma forma e/ou volume que pode ser modificado seletivamente por pelo menos um atuador eletromecânico 200.
[100] Por exemplo, a Fig. 16 mostra um exemplo de um elevador 500b cuja forma e volume podem ser modificados por meio do acionamento de um atuador eletromecânico 200. Neste caso, o elevador 500b tem preferencialmente uma estrutura telescópica oca; um atuador eletromecânico 200 está, preferencialmente, alojado dentro desse elevador 500b e está disposto de modo a atuar seletivamente a extração/inserção telescópica do último.
[101] O atuador eletromecânico 200 pode ser, por exemplo, um conjunto que compreende uma bomba 204 e uma válvula de descarga 205, ou um motor linear, não ilustrado.
[102] Em uma realização vantajosa adicional, não ilustrada, pelo menos um elevador 500b, vantajosamente todos eles, pode ter uma estrutura oca e uma parede exterior elasticamente deformável (por exemplo, feita de material sintético elástico) e um atuador eletromecânico 200 (por exemplo, um motor linear elétrico, um conjunto compreendendo uma bomba e uma válvula de descarga, um atuador eletropneumático) pode ser alojado, preferencialmente, dentro desse elevador, para preencher ou esvaziar seletivamente o último com um fluido (um líquido, por exemplo, água, ou um gás, por exemplo, ar), de modo a aumentar/diminuir seletivamente o seu volume.
[103] Nas Figs. 13 e 14, os elevadores 500b são esquematicamente representados tanto em uma condição de volume mínimo (linhas planas), quanto em uma condição de volumes máximos (linhas a tracejado).
[104] Em uma realização vantajosa adicional, ilustrada por exemplo na Fig. 18, pelo menos um elevador 500c, vantajosamente todos eles, pode ter uma forma oca e uma superfície 501 pelo menos parcialmente perfurada ou permeável ao ar; neste caso, pelo menos um atuador eletromecânico pode compreender uma ventoinha ou ventilador 206 alojado dentro desse elevador oco 500c e disposto de modo a gerar um fluxo de ar, esquematicamente ilustrado com setas 19, desde o interior até ao exterior do elevador 500c. Esta realização pode ser útil, por exemplo, no caso de uma secadora 10b, para melhor distribuir o calor dentro de roupa durante o processo de secagem e obter uma secagem mais uniforme.
[105] É visto, portanto, como é que a invenção atinge o objetivo e os objetos propostos, sendo aí conferido um aparelho de tratamento de roupa (por exemplo, uma máquina de lavar, uma máquina de lavar e secar, uma secadora) que, graças aos atuadores eletromecânicos conferidos dentro do tambor e conferidos eletricamente sem fio pelo exterior desse, abre novas possibilidades de tratamento de roupa, utilizando esses atuadores, de uma forma mais dedicada, localizada e eficaz.

Claims (15)

1. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b) compreendendo um armário (20), um tambor (50) alojado rotativamente dentro do armário (20), uma unidade transmissora de energia sem fio (62) associada ao armário (20) separadamente do tambor (50) e disposta de modo a transmitir energia elétrica sem fio para uma unidade receptora de energia sem fio (63) montada no/sobre o tambor (50), o referido aparelho de tratamento de roupa (10, 10b) compreendendo um ou mais atuadores eletromecânicos (200, 201, 202, 203, 204, 205, 206) montados no/sobre o tambor (50), em que a referida unidade receptora de energia sem fio (63) fornece energia para os referidos um ou mais atuadores eletromecânicos (200, 201, 202, 203, 204, 205, 206), em que a referida unidade transmissora de energia sem fio (62) compreende uma serpentina transmissora (620) que gera um campo magnético, e a referida unidade receptora de energia sem fio (63) compreende uma serpentina receptora (630) gerando energia a partir do campo magnético gerado pela referida serpentina transmissora (620) e fornecendo a energia gerada aos referidos um ou mais atuadores eletromecânicos (200, 201, 202, 203, 204, 205, 206), em que a serpentina transmissora (620) e a serpentina receptora (630) estão alinhadas, centralizadas e paralelas na direção radial, CARACTERIZADO pelo fato de que a referida serpentina transmissora (620) e a referida serpentina receptora (630) têm uma dimensão de raio comum igual ao raio externo do tambor (50) e estarem distanciadas na direção axial por uma distância menor que o seu raio.
2. Aparelho de tratamento de roupa (10), de acordo com a reivindicação 1, CARAC TERI ZADO por ser uma máquina de lavar ou uma máquina de lavar e secar, e em que o armário (20) aloja uma cuba (30) na qual o tambor (50) é montado rotativamente, em que a unidade transmissora de energia sem fio (62) é montada na/sobre a cuba (30).
3. Aparelho de tratamento de roupa (10b), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por ser uma secadora, e em que o armário (20) compreende um circuito de ar (191) para circular o ar aquecido dentro do tambor (50), e em que a unidade transmissora de energia sem fio (62) é montada na/sobre uma parte estática ou fixa (11) do armário (20).
4. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARAC TERIZADO por compreender um elemento rotativo (13, 131, 132) montado rotativamente dentro do tambor (50), em que pelo menos um dos um ou mais atuadores eletromecânicos (200, 201) está disposto de modo a rodar o elemento rotativo (13, 131, 132) em relação ao tambor (50).
5. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b), de acordo com a reivindicação 4, CARAC TERI ZADO pelo fato de que o elemento rotativo (13, 131) compreende um disco de agitação (131) montado rotativamente dentro do tambor (50), concentricamente ao último.
6. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b), de acordo com a reivindicação 4, CARAC TERI ZADO pelo fato de que o elemento rotativo (13) compreende um elemento em forma de tigela (132) montado rotativamente dentro do tambor (50), concentricamente ao último.
7. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARAC TERI ZADO pelo tambor (50) compreender um ou mais elevadores (500, 500a, 500b, 500c) se projetando desde a sua superfície lateral (50c) em direção ao interior do tambor (50).
8. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO por pelo menos um (500a) dos um ou mais elevadores (500, 500a, 500b, 500c) ser móvel em relação ao tambor (50), e em que pelo menos um dos um ou mais atuadores eletromecânicos (200, 202, 203) está associado com o pelo menos um elevador móvel (500a) para mover esse em relação ao tambor (50).
9. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b), de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 8, CARAC TERI ZADO por pelo menos um (500b) dos um ou mais elevadores (500, 500a, 500b, 500c) tem a forma e/ou volume que pode ser modificado de modo seletivo por pelo menos um dos um ou mais atuadores eletromecânicos (200, 204, 205).
10. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b), de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO por pelo menos um dos elevadores (500b) que tem a forma e/ou volume que pode ser modificado de modo seletivo por pelo menos um dos um ou mais atuadores eletromecânicos (200, 204, 205) ter uma estrutura oca e uma parede exterior elasticamente deformável que pode ser seletiva e reversivelmente ampliada pelo referido pelo menos um atuador eletromecânico (200, 204, 205).
11. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b), de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, CARAC TERI ZADO por pelo menos um (500c) dos um ou mais elevadores (500, 500a, 500b, 500c) ter uma estrutura oca e uma superfície (501) pelo menos parcialmente perfurada ou permeável ao ar, e em que pelo menos um dos um ou mais atuadores eletromecânicos (200, 206) compreende uma ventoinha ou ventilador (206) alojado dentro do referido elevador oco (500c) e disposto de modo a gerar um fluxo de ar desde o interior até ao exterior do referido pelo menos um elevador (500c).
12. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, CARAC TERI ZADO pela unidade receptora de energia sem fio (63) compreender um membro de blindagem magnética receptora (631) e a unidade transmissora de energia sem fio (62) compreender um membro de blindagem magnética transmissora (621).
13. Aparelho de tratamento de roupa (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 12, CARAC TERI ZADO pelo membro de blindagem magnética receptora (631) estar posicionado entre a serpentina receptora (630) e o lado do tambor (50), e o membro de blindagem magnética transmissora (621) estar posicionado entre a serpentina transmissora (620) e o lado da cuba (30).
14. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b), de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 13, CARACTERIZADO pelo membro de blindagem magnética receptora (631) estar posicionado no lado oposto da serpentina receptora (630) em relação à unidade transmissora de energia sem fio (62).
15. Aparelho de tratamento de roupa (10, 10b), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, CARAC TERI ZADO pela unidade receptora de energia sem fio (63) compreender pelo menos duas serpentinas receptoras (630) e um ou mais atuadores eletromecânicos (200, 201, 202, 203, 204, 205, 206) compreender pelo menos dois atuadores eletromecânicos (200, 201, 202, 203, 204, 205, 206), cada serpentina receptora (630) fornecendo eletricamente um atuador eletromecânico distinto (200, 201, 202, 203, 204, 205, 206).
BR112020023553-9A 2018-05-21 Aparelho de tratamento de roupa BR112020023553B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2018/063259 WO2019223850A1 (en) 2018-05-21 2018-05-21 Laundry treating apparatus

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020023553A2 BR112020023553A2 (pt) 2021-02-09
BR112020023553B1 true BR112020023553B1 (pt) 2023-08-08

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10988890B2 (en) Laundry apparatus
AU2017360074B2 (en) Heating system for an apparatus for the treatment of textiles
EP3797189B1 (en) Laundry treating apparatus
KR100760762B1 (ko) 건조 세탁기
BR112020023481A2 (pt) Secadora de roupas
KR20210111179A (ko) 의류처리장치
KR20110067889A (ko) 의류처리장치의 제어방법
BR112020023553B1 (pt) Aparelho de tratamento de roupa
KR20070063997A (ko) 드럼세탁기의 건조장치
KR20110099913A (ko) 의류처리장치
US20220396907A1 (en) A laundry treating appliance having a vapor and/or mist and/or aerosol generator
KR101246373B1 (ko) 건조겸용 세탁기
EP3568515B1 (en) Appliance comprising one or more sensors
US20220403581A1 (en) Laundry washing machine with improved washing performances
KR20150010125A (ko) 의류처리장치
CN115398060A (zh) 衣物处理装置
JP2002159792A (ja) 洗濯乾燥機
KR20010046775A (ko) 건조겸용 드럼세탁기의 팬 어셈블리