BR112020017874A2 - Método para configurar e/ou controlar terminais de automação residenciais - Google Patents

Método para configurar e/ou controlar terminais de automação residenciais Download PDF

Info

Publication number
BR112020017874A2
BR112020017874A2 BR112020017874-8A BR112020017874A BR112020017874A2 BR 112020017874 A2 BR112020017874 A2 BR 112020017874A2 BR 112020017874 A BR112020017874 A BR 112020017874A BR 112020017874 A2 BR112020017874 A2 BR 112020017874A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
terminal
point
connection
mesh network
wireless
Prior art date
Application number
BR112020017874-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Dirk Faber
Christoph Bühne
Christian Gieren-Beck
Original Assignee
Schneider Electric Industries Sas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Schneider Electric Industries Sas filed Critical Schneider Electric Industries Sas
Publication of BR112020017874A2 publication Critical patent/BR112020017874A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/28Data switching networks characterised by path configuration, e.g. LAN [Local Area Networks] or WAN [Wide Area Networks]
    • H04L12/2803Home automation networks
    • H04L12/2838Distribution of signals within a home automation network, e.g. involving splitting/multiplexing signals to/from different paths
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/18Selecting a network or a communication service
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/02Terminal devices
    • H04W88/06Terminal devices adapted for operation in multiple networks or having at least two operational modes, e.g. multi-mode terminals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)
  • Selective Calling Equipment (AREA)

Abstract

a presente invenção refere-se a um método para configurar e/ou controlar terminais de automação residencial, em que o método compreende: - estabelecer uma conexão ponto a ponto sem fio entre um controlador e pelo menos um terminal de automação residencial; - executar uma comunicação de dados entre o controlador e o terminal por meio da conexão ponto a ponto para configurar e/ou controlar o terminal; - comutar o terminal para cancelar a conexão ponto a ponto e estabelecer uma conexão sem fio com uma rede de malha; e - executar uma comunicação de dados entre o terminal e um hub da rede de malha por meio da rede de malha para configurar e/ou controlar o terminal.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTO- DO PARA CONFIGURAR E/OU CONTROLAR TERMINAIS DE AU- TOMAÇÃO RESIDENCIAIS".
[001] A presente invenção refere-se a um método para configurar e/ou controlar terminais de automação residencial.
[002] Os terminais de automação residencial são, por exemplo, chaves ou dímeros, que podem ser controlados (por rádio) ou outros atuadores. Esse termo pode ser entendido igualmente como sensores, que são usados em automação residencial ou predial. Os exemplos desses são sensores de brilho, sensores de umidade ou sensores eó- licos.
[003] A automação residencial pode ser feita por combinação de diferentes terminais, por exemplo, as luzes podem ser ligadas e/ou persianas de enrolar podem ser abaixadas em momentos predetermi- nados por meio de chaves automáticas. É igualmente possível esten- der automaticamente um toldo, se, por exemplo, a exposição ao sol for muito forte. Os terminais são configurados tipicamente por meio de um dispositivo de controle (por exemplo, por meio de um smartphone), pa- ra, por exemplo, serem ativados quando uma persiana de enrolar tiver que ser abaixada.
[004] Os terminais de automação residencial são, portanto, usa- dos em diferentes cenários de uso, com que se tornam necessários para permitir um uso flexível dos terminais. Nesses diferentes cenários de uso, uma configuração simples e fácil dos terminais precisa ser ga- rantida em todos os casos. Além disso, os terminais precisam ser tanto quanto possível baratos.
[005] É, portanto, o objetivo inerente da invenção proporcionar um método para configurar terminais de automação residencial, que permita o uso de terminais, que possam ser manufaturados a um custo efetivo.
[006] Esse objetivo é satisfeito, de acordo com a invenção, por um método tendo os aspectos da reivindicação 1.
[007] De acordo com a invenção, um método para configurar e/ou controlar terminais de automação residencial é especificado, em que o método compreende as etapas: - estabelecer uma conexão ponto a ponto sem fio entre um dispositivo de controle e pelo menos uma terminal de automação resi- dencial; - executar uma comunicação de dados entre o dispositivo de controle e o terminal por meio da conexão ponto a ponto para con- figurar e/ou controlar o terminal; - comutar o terminal para cancelar a conexão ponto a ponto e estabelecer uma conexão sem fio com uma rede de malha; e - executar uma comunicação de dados entre o terminal e um hub da rede de malha por meio da rede de malha para configurar e/ou controlar o terminal.
[008] De acordo com a invenção, o terminal é, portanto, capaz de primeiro proporcionar uma conexão ponto a ponto (conexão PTP - via Bluetooth, por exemplo) para configuração e/ou controle dele, e, sub- sequentemente, cancelar a conexão ponto a ponto e, em seu lugar, estabelecer uma conexão com uma rede de malha (por exemplo, uma rede ZigBee) para então propiciar a configuração e/ou o controle por meio da rede de malha.
[009] De acordo com a invenção, dessa maneira, possibilita-se cobrir diferentes cenários de uso. Desse modo, a conexão ponto a ponto pode ser, por exemplo, usada quando apenas um ou uns pou- cos terminais vão ser configurados e/ou controlados, em que o disposi- tivo de controle, então, em todos os casos estabelecer uma única co- nexão com o respectivo terminal (por meio de uma respectiva conexão ponto a ponto), com o que cada terminal individual é então configurado e/ou controlado por meio da conexão ponto a ponto. Se um grande número de terminais estiver presente, é possível "comutar" para o mo- do da rede de malha, com o que, por meio da rede de malha, todos os terminais incluídos na rede podem ser configurados e/ou controlados (por meio da rede de malha).
[0010] A configuração e/ou o controle por meio de uma conexão ponto a ponto é ou são, em particular, adequados para os denomina- dos "conjuntos de dispositivos" ou "conjuntos de ambientes", que, em particular, permitem a automação de uma única função ou de um único ambiente. No entanto, a configuração e/ou o controle por meio da rede de malha é, por outro lado, proporcionado ou são proporcionados para os denominados "conjuntos residenciais", nos quais os terminais são distribuídos em um prédio completo. É então, por exemplo, possível, por meio da rede de malha, ver uma pluralidade de terminais como uma associação, em que, por exemplo, os movimentos são determi- nados por meio de um sensor de movimento, e a qualidade do ar é determinada por meio de um sensor de qualidade de ar, em que um controle ou um comando de controle (por exemplo, ventilação e/ou li- gação de um ventilador) pode ser gerado das informações obtidas da associação.
[0011] O método, de acordo com a invenção, possibilita a transi- ção da conexão ponto a ponto para a rede de malha, em que, por exemplo, os terminais adquiridos previamente, que tenham sido até o momento "apenas" configurados por meio de uma conexão ponto a ponto, possam ser recebidos na rede de malha para propiciar, dessa maneira, uma expansão efetiva em custo da rede de malha.
[0012] De acordo com a invenção, é adicionalmente vantajoso que, por cancelamento da conexão ponto a ponto antes de estabele- cimento da conexão com a rede de malha, o terminal tenha, por exemplo, que ter um único módulo de rádio, em que o módulo de rádio pode ser então configurado tanto para estabelecer a conexão ponto a ponto, quanto estabelecer a conexão com a rede de malha. A integra- ção de diferentes hardwares para a conexão ponto a ponto ou para a rede de malha pode ser, desse modo, evitada, com o que os terminais usados podem ser manufaturados a um custo efeito e, desse modo, economicamente.
[0013] A invenção proporciona, desse modo, uma solução flexível, que coloca as demandas de hardware nos terminais.
[0014] Deve-se entender que um único terminal é usualmente mencionado no presente relatório descritivo para mencionar, por exemplo, que é configurado e/ou controlado por meio da conexão pon- to a ponto ou da rede de malha. No entanto, o método, de acordo com a invenção, também pode ser usado simultânea ou consecutivamente para uma pluralidade de terminais.
[0015] O hub da rede de malha pode servir para coordenar e/ou iniciar uma comunicação com a rede de malha. O dispositivo de con- trole pode, em particular, se comunicar com o hub da rede de malha para configurar e/ou controlar o terminal, em que os dados, necessá- rios para a configuração e/ou o controle do terminal, são transmitidos do dispositivo de controle para o hub e, subsequentemente, do hub para o terminal. O hub pode ter, adicionalmente, uma conexão de rede / conexão de Internet, que permite que os dados, necessários para a configuração e/ou o controle do terminal, sejam transmitidos também para outros terminais remotos ou outros hubs (ou que sejam recebidos desses hubs).
[0016] A configuração do terminal se refere, em particular, à transmissão de um comportamento desejado, por exemplo, por comu- nicação dos tempos de comutação, intervalos de comutação, dados a serem transmitidos, dados a serem recebidos e assemelhados para o terminal. O controle do terminal se refere, em particular, à transmissão de comandos de controle a serem executados em tempo real, por exemplo, a ligação de uma chave.
[0017] Após a comutação da conexão ponto a ponto para a cone- xão com a rede de malha, é naturalmente também possível cancelar ou terminar a conexão com a rede de malha e restabelecer a conexão ponto a ponto com o dispositivo de controle. O dispositivo de controle pode então configurar e/ou controlar o terminal por meio da conexão ponto a ponto, na qual uma comunicação de dados é feita.
[0018] Outros desenvolvimentos vantajosos da invenção podem ser observados da descrição das figuras e das reivindicações depen- dentes.
[0019] De acordo com uma primeira concretização vantajosa, em um ponto no tempo, o terminal, respectivamente, apenas mantém e/ou usa a conexão ponto a ponto sem fio ou apenas mantém e/ou usa a conexão sem fio com a rede de malha. O hardware de rádio do termi- nal pode ser, desse modo, usado para ambas a conexão ponto a pon- to e a rede de malha. Consequentemente, o terminal pode ter apenas exatamente um transmissor e exatamente um receptor, ou exatamente um transceptor.
[0020] De acordo com outra concretização vantajosa, o hub rece- be uma configuração e/ou um controle do terminal executado ou exe- cutados no dispositivo de controle do dispositivo de controle e transmi- te os comandos de configuração e/ou controle para o terminal. Por exemplo, o dispositivo de controle pode ser usado para estabelecer, para uma chave, os pontos no tempo nos quais um processo de comu- tação é disparado. A configuração / o controle do terminal assim exe- cutado é então transmitido do dispositivo de controle, por exemplo, por meio de WLAN (rede de área local sem fio), para o hub. Uma imple- mentação da configuração recebida e/ou dos comandos de controle recebidos é, então, de preferência, executada no hub, e, de fato, essa configuração e esse controle podem ser transmitidos para o terminal por meio da rede de malha (por exemplo, por meio de rede ZigBee). O terminal finalmente aplica a configuração recebida e/ou os comandos de controle recebidos de modo que o terminal execute os processos de comutação configurados / comandados nos respectivos tempos de- sejados.
[0021] De acordo com outra concretização vantajosa, o terminal usa um rádio definido por software (SDR) para estabelecer a conexão ponto a ponto sem fio e a conexão sem fio com a rede de malha. O mesmo rádio definido por software é, em particular, usado para esta- belecer a conexão ponto a ponto e a conexão sem fio com a rede de malha (em todos os casos com uma configuração de software diferen- te). Um rádio definido por software indica, em particular, um transcep- tor, no qual uma parte, e, de preferência, a parte principal, do proces- samento de sinais seja implementada por meio de software, ou seja, por exemplo, influenciada por software.
[0022] O terminal usa uma imagem de software PTP para estabe- lecer a conexão ponto a ponto sem fio e uma imagem de software de malha para estabelecer a conexão sem fio com a rede de malha. To- das as imagens de software incluem, de preferência, os ados que o rádio definido por software requer, para que seja capaz de se comuni- car correspondentemente por meio de uma conexão ponto a ponto ou uma rede de malha. Devido ao uso do rádio definido por software no terminal, a comutação da conexão ponto a ponto e o estabelecimento da conexão com a rede de malha são particularmente fáceis, uma vez que apenas a imagem de software PTP tem que ser substituída pela imagem de software de malha no terminal. Tão logo a imagem de sof- tware de malha seja usada no rádio definido por software, uma cone- xão ponto a ponto sem fio não pode ser estabelecida; no entanto, é depois possível compensar para estabelecer uma conexão com a rede de malha.
[0023] Uma conexão ponto a ponto deve ser entendida como uma comunicação de dados na qual apenas exatamente dois participantes se comunicam entre si. Em uma rede de malha, por outro lado, uma pluralidade de participantes pode, em todos os casos, se comunicar com uma pluralidade de outros participantes. Também pode ser possí- vel na rede de malha que pelo menos alguns dos participantes sejam configurados para enviar pacotes de dados para a comunicação de dados. Desse modo, os participantes da rede de malha, que não são dispostos em uma radioposição direta relativamente entre si, também podem se comunicar entre si. Em suma, um respectivo participante (por exemplo, um dispositivo ou o hub) é conectado a um ou mais ou- tros participantes, em que as informações transmitidas são, de prefe- rência, enviadas de participante para participante até que chegue ao destino.
[0024] De acordo com outra concretização vantajosa, a imagem de software PTP e a imagem de software de rede são ambas armazena- das no terminal. Alternativa ou adicionalmente, a imagem de software de rede (e/ou também a imagem de software PTP) é transferida por meio da conexão ponto a ponto ao terminal. Ainda alternativa ou adici- onalmente, a imagem de software PTP (e/ou também a imagem de software de rede) é transferida por meio da rede de malha para o ter- minal.
[0025] Se ambas as imagens forem armazenadas no terminal, em todos os casos a imagem de software atualmente requerida pode ser executada, por exemplo, por meio do rádio definido por software. Por exemplo, o terminal pode compreendem uma memória de dados (por exemplo, uma memória instantânea), na qual a imagem de software PTP e a imagem de software de rede são armazenadas. Além dessas duas imagens de software, um software de ajuste de fábrica também pode ser armazenado, que permite que o terminal seja redefinido ao seu estado de distribuição.
[0026] A memória de dados e o rádio definido por software podem ser ambos projetados como circuitos integrados, que são conectados um ao outro por meio de um barramento SPI (Barramento de Interface Periférica Serial). A respectiva imagem de software requerida pode ser então transmitida por meio do barramento SPI ao rádio definido por software, e pode ser usada nele para estabelecer a conexão ponto a ponto sem fio ou estabelecer a conexão sem fio com a rede de malha. Naturalmente, outras possibilidades de transmissão de dados, por exemplo, o uso do barramento I2C, são também concebíveis além do barramento SPI.
[0027] Se apenas a imagem de software PTP for inicialmente ar- mazenada no terminal para propiciar a conexão ponto a ponto sem fio, a imagem de software de rede pode, desse modo, ser, por exemplo, transmitida do dispositivo de controle para o terminal por meio da co- nexão ponto a ponto. A imagem de software de rede pode ser então, no terminal, carregada na memória de dados e pode ser executada. Por exemplo, antes da transmissão da imagem de software de rede para o terminal, o dispositivo de controle pode buscar em uma base de dados (por exemplo, em um servidor do provedor) a última versão da imagem de software de rede e pode baixar essa última versão. Desse modo, resulta uma vantagem na qual a imagem de software de rede é em todos os casos atualizada. É também possível que o dispositivo de controle transmita uma versão atualizada da imagem de software PTP e/ou uma versão atualizada da imagem de software de rede para o terminal, se necessário. A transmissão da versão atualizada pode ocorrer tanto por meio da conexão ponto a ponto, quanto por meio da rede de malha.
[0028] Conjuntamente com a transmissão da respectiva imagem de software, uma primeira configuração do terminal também pode acontecer ao mesmo tempo. Por exemplo, os parâmetros desejados do terminal podem ser diretamente escritos na respectiva imagem de software para esse fim. Os parâmetros a serem definidos ou a configu- ração a ser definida podem, em particular, serem consequentemente alterados ou adaptados no dispositivo de controle.
[0029] Além do mais, o retorno já mencionado à conexão ponto a ponto é também possível por uso novamente da imagem de software PTP em vez da imagem de software de rede.
[0030] Após a comutação para outra imagem de software (isto é, da imagem de software PTP para a imagem de software de rede, ou vice-versa), uma reinicialização (recarregamento) do terminal ou pelo menos do rádio definido por software é preferivelmente executada.
[0031] De acordo com outra concretização vantajosa, a configura- ção do terminal relativo à conexão ponto a ponto e/ou à conexão com a rede de malha é armazenada no dispositivo de controle e/ou no hub.
[0032] O armazenamento das configurações do terminal pode, por exemplo, ocorrer antes da instalação da imagem de software de rede e/ou antes da instalada imagem de software PTP para salvar a confi- guração ou os ajustes da conexão ponto a ponto e/ou da conexão com a rede de malha. Desse modo, uma vantagem pode ser obtida que, no retorno para, por exemplo, à conexão ponto a ponto, as configurações podem ser transferidas do dispositivo de controle de volt a para o ter- minal, de modo que um pareamento com um dispositivo Bluetooth po- de ser, por exemplo, mantido. O dispositivo de controle pode armaze- nar as configurações armazenadas localmente e/ou pode, por exem- plo, transferi-las para um servidor do provedor. Um armazenamento no hub e/ou o encaminhamento das configurações por meio do hub a um servidor do provedor é ou são também possíveis.
[0033] De acordo com outra concretização vantajosa, o hub se comunica com o dispositivo de controle por meio de uma conexão de dados sem fio, após o terminal ter sido comutado a uma conexão com a rede de malha, com a conexão de dados sem fio usando um proto- colo de comunicação diferente da rede de malha. Além do protocolo de comunicação, a conexão de dados sem fio, entre o dispositivo de controle e o hub, também pode diferir pelas frequências, padrões de rádio e/ou potências de transmissão usados. Por exemplo, o hub pode se comunicar com o dispositivo de controle por meio de WLAN (WiFi), Bluetooth, Bluetooth de Baixa Energia (BLE) e assemelhados. Conse- quentemente, o hub pode ser usado como uma "ponte" (ponte / porta), em que o hub, de preferência traduz os comandos de controle e/ou os dados para a configuração e/ou o controle do terminal em uma manei- ra tal que possam ser transmitidos para o terminal por meio da rede de malha.
[0034] De acordo com outra concretização vantajosa, as configu- rações do hub são armazenadas no dispositivo de controle e/ou em uma memória separada, com as configurações armazenadas sendo carregadas no hub substituto em uma substituição do hub. As configu- rações do hub podem ser, por exemplo, transmitidas para o dispositivo de controle por meio da conexão de dados sem fio. Alternativa ou adi- cionalmente, o hub pode ter também uma conexão de Internet e pode, por exemplo, armazenar suas configura um servidor do provedor (isso significa na "nuvem"). Uma substituição do hub é então vantajosamen- te possível em uma maneira fácil e, em particular, em uma maneira automatizada.
[0035] De acordo com outra concretização vantajosa, a conexão ponto a ponto é uma conexão Bluetooth de Baixa Energia (BLE) e/ou a rede de malha é uma rede ZigBee. A vantagem da conexão BLE é, em particular, por um lado, um consumo de energia muito baixo. Por outro lado, a BLE também pode ser comutada dinamicamente entre os mo-
dos de economia de energia e os modos de transmissão de dados, em que as taxas de dados proporcionadas pela BLE são adequadas para automação residencial. A rede ZigBee pode, por exemplo, compreen- der um único hub e um único terminal ou também um ou mais hubs conjuntamente com uma pluralidade de terminais. Os terminais podem ser configurados para encaminhar dados de modo que os dados pos- sam ser transmitidos para os terminais, que não podem ser atingidos diretamente do hub.
[0036] De acordo com outra concretização vantajosa, o terminal é comutado automaticamente de uma conexão à outra entre a conexão ponto a ponto e a conexão com a rede de malha, em particular se o terminal não receber quaisquer dados por não mais do que um período de tempo predeterminado. Se o terminal, por exemplo, não receber quaisquer dados por mais de uma hora, mais de um dia ou mais de dois dias, pode-se considerar que a conexão ponto a ponto ou a rede de malha não é mais necessária. Nesse caso, o terminal pode comutar por si mesmo para o respectivo outro tipo de conexão. Desse modo, por exemplo, fica possível que o terminal se una automaticamente a rede de malha, após uma inatividade mais longa da conexão ponto a ponto.
[0037] Alternativamente, o dispositivo de controle pode, respecti- vamente, provocar que o terminal seja comutado automaticamente de uma conexão à outra entre a conexão ponto a ponto e a conexão com a rede de malha. Deve-se entender que uma comutação automática de um lado para outro é, em particular, possível, quando ambas a imagem de software PTP e a imagem de software de rede são arma- zenadas no terminal.
[0038] Outro objeto da invenção é um hub para automação resi- dencial, em que o hub é projetado: - para se comunicar com um terminal de automação por meio de uma rede de malha sem fio; - para se comunicar com um dispositivo de controle por meio de uma conexão de dados sem fio; e - para receber configurações executadas no dispositivo de controle do dispositivo de controle e transmiti-las para o terminal.
[0039] O hub pode ter, em particular, dois módulos de rádio (por exemplo, transceptores) separados entre si, dos quais um executa a comunicação com a rede de malha sem fio e o outro se comunica com o dispositivo de controle por meio da conexão de dados sem fio. A co- nexão de dados sem fio pode ser, por exemplo, uma conexão por meio de WLAN (WiFi), Bluetooth ou Bluetooth de Baixa Energia (BLE).
[0040] A invenção refere-se ainda a um terminal para automação residencial, em que o terminal compreende um sistema de transmis- são e recepção (por exemplo, um transceptor), que transmite dados por meio de uma conexão ponto a ponto sem fio ou por meio de uma rede de malha. O terminal pode ser, por exemplo, uma chave, um di- mer, um sensor ou uma porta KNX.
[0041] O terminal pode ser configurado para se unir automatica- mente à rede de malha. Além do mais, o terminal pode ser configurado para estabelecer a conexão ponto a ponto sem fio e a conexão com a rede de malha por meio do mesmo hardware de transmissão e recep- ção (isto é, por meio do mesmo transceptor). Consequentemente, o terminal pode compreender exatamente um transceptor.
[0042] Finalmente, a invenção se refere a um sistema para auto- mação residencial, que compreende: pelo menos um terminal para au- tomação residencial; um dispositivo de controle; e um hub de uma re- de de malha. O sistema é configurado: - para estabelecer uma conexão ponto a ponto sem fio en- tre o dispositivo de controle e o pelo menos um terminal; - para executar uma comunicação de dados entre o disposi-
tivo de controle e o terminal por meio da conexão ponto a ponto para configurar e/ou controlar o terminal; - para comutar o terminal para cancelar a conexão ponto a ponto e estabelecer uma conexão sem fio com a rede de malha; e - para executar uma conexão sem fio entre o terminal e o hub por meio da rede de malha para configurar e/ou controlar o termi- nal.
[0043] As afirmações apresentadas acima sobre o método, de acordo com a invenção, se aplicam, consequentemente, ao hub, de acordo com a invenção, ao terminal, de acordo com a invenção, e ao sistema, de acordo com a invenção. Isso se aplica, em particular, com relação às vantagens e às concretizações preferidas.
[0044] A invenção vai ser descrita a seguir apenas por meio exemplificativo com referência aos desenhos. Neles, são mostradas: a Figura 1, que é um sistema exemplificativo para automa- ção residencial em uma vista esquemática; e a Figura 2, que é uma transição de uma comunicação por meio de uma conexão ponto a ponto a uma comunicação por meio de uma rede de malha em uma vista esquemática.
[0045] A Figura 1 mostra um sistema 10 para automação residen- cial. O sistema 10 compreende uma pluralidade de terminais, que são, por exemplo, representados como as chaves 12 nas figuras. O sistema compreende ainda um dispositivo de controle, na forma de um smar- tphone 14 e de um cubo 16. Um aplicativo 18, que serve para configu- rar e/ou controlas as chaves 12 e, desse modo, os terminais, é execu- tado no smartphone 14.
[0046] O smartphone 14 compreende um transceptor Bluetooth de Baixa Energia (BLE) 20 e um transceptor WLAN 22.
[0047] O hub 16 compreende igualmente um transceptor WLAN 22 e um transceptor ZigBee 24.
[0048] Um rádio definido por software (SDR) 26 é, em todos os casos, proporcionado como um módulo de rádio nas chaves 12. Além disso, um respectivo módulo de memória 28, que armazena uma ima- gem de software PTP 30 e uma imagem de software de rede 32, é disposto nas chaves 12. Se a imagem de software PTP 30 for ativada, a chave 12 é capaz de se comunicar com o smartphone 14 por meio de Bluetooth de Baixa Energia. No entanto, se a imagem de software de rede 32 for ativada, a chave 12 é, em todos os casos, capaz de se comunicar com o hub 16 por meio de ZigBee. Na comunicação por meio de ZigBee, as chaves 12 são configuradas adicionalmente para encaminhar dados do hub 16 para as chaves 12 mais remotas.
[0049] As diferentes formas de comunicação por meio de Blueto- oth de Baixa Energia, ZigBee e WLAN são mostradas esquematica- mente na Figura 1 por meio de conexões BLE 34, conexões ZigBee 36 e conexões WLAN 38.
[0050] A Figura 2 mostra o smartphone 14, que se comunica, sempre, com as chaves 12 por meio de conexões BLE 34. O smar- tphone 14 também se comunica por meio de uma conexão BLE 34 com uma porta KNX 40, isso significa com outro terminal, que é uma porta para um barramento de campo para automação predial / auto- mação residencial. A porta KNX 40 também compreende um SDR 26. O lado esquerdo da Figura 2 se refere, portanto, a um cenário de uso com alguns terminais, que são configurados e/ou controlados por meio de uma conexão ponto a ponto (por exemplo, um "kit residencial").
[0051] Se a transição para um maior número de terminais então ocorrer (por exemplo, em um "kit residencial" - consultar o lado direito da Figura 2), isto é, se as conexões BLE 34 forem substituídas por co- nexões ZigBee 36, um comando é enviado do smartphone 14 para a chave 12 e para a porta KNX 40 para cancelar as conexões BLE 34 e comutar para as conexões ZigBee 36. Nos SDRs 26, a imagem de sof-
tware de rede 32 é então usada sempre para que seja possível se co- municar por meio das conexões ZigBee 36.
[0052] Após a comutação para as conexões ZigBee 36, o smar- tphone 14 se conecta com o hub 16. A conexão WLAN 38 é usada pa- ra essa conexão. O hub 16 então se comunica com as chaves 12 e com a porta KNX 40 por meio das conexões ZigBee 36. Uma configu- ração e um controle das chaves 12 e da porta KNX 40, que é executa- da no smartphone 14, é então primeiramente transmitida ao hub 16 por meio da conexão WLAN 38, e é subsequentemente transmitida do hub 16 para as chaves 12 e para a porta KNX 40 por meio das cone- xões ZigBee 36.
[0053] Devido ao uso (mostrado no presente relatório descritivo por meio exemplificativo) dos SDRs 26, uma comutação entre as co- nexões BLE 34 e as conexões ZigBee 36 é possível, sem qualquer tarefa adicional e em um curto período de tempo, de modo que um uso flexível do sistema 10 é possibilitado.
LISTA DOS NÚMEROS DE REFERÊNCIA 10 - sistema 12 - chave 14 - smartphone 16 - hub 18 - aplicativo 20 - transceptor BLE 22 - transceptor WLAN 24 - transceptor ZigBee 26 - SDR 28 - módulo de memória 30 - imagem de software PTP 32 - imagem de software de rede 34 - conexão BLE
36 - conexão ZigBee 38 - conexão WLAN 40 - porta KNX

Claims (14)

REIVINDICAÇÕES
1. Método para configurar e/ou controlar terminais de auto- mação residencial (12, 40), caracterizado pelo fato de que compreen- de: - estabelecer uma conexão ponto a ponto sem fio (34) entre um dispositivo de controle (14) e pelo menos um terminal de automa- ção residencial (12,40); - executar uma comunicação de dados entre o dispositivo de controle (14) e o terminal (12, 40) por meio da conexão ponto a ponto (34) para configurar e/ou controlar o terminal (12, 40); - comutar o terminal (12, 40) para cancelar a conexão ponto a ponto (34) e estabelecer uma conexão sem fio com uma rede de ma- lha (36); e - executar uma comunicação de dados entre o terminal (12, 40) e um hub (16) da rede de malha por meio da rede de malha (36) para configurar e/ou controlar o terminal (12, 40).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, em um ponto no tempo, o terminal (12, 40), respecti- vamente, apenas mantém e/ou usa a conexão ponto a ponto sem fio (34) ou apenas mantém e/ou usa a conexão sem fio com a rede de malha (36).
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracteri- zado pelo fato de que o terminal (12, 40) usa um rádio definido por sof- tware (SDR) (26) para estabelecer a conexão ponto a ponto sem fio (34) e a conexão sem fio com a rede de malha (36).
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o terminal (12, 40) usa uma imagem de software PTP (30), para estabelecer a conexão ponto a ponto sem fio (34), e uma imagem de software de rede (32), para es- tabelecer a conexão sem fio com a rede de malha (36).
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que: a imagem de software PTP (30) e a imagem de software de rede (32) são ambas armazenadas no terminal (12, 40); e/ou a imagem de software de rede (32) é transmitida para o terminal (12, 40) por meio da conexão ponto a ponto (34).
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que as configurações do terminal (12, 40), relativas à conexão ponto a ponto (34) e/ou à conexão com a rede de malha (36), são armazenadas no dispositivo de controle (14) e/ou no hub (16).
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o hub (16) se comunica com o dispositivo de controle (14) por meio de uma conexão de dados sem fio (38), após o terminal (12, 40) ter sido comutado a uma conexão com a rede de malha (36), com a conexão de dados sem fio (38) usando um protocolo de comunicação diferente da rede de malha.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que as configurações do hub (16) são armazenadas no dispositivo de controle (14) e/ou em uma memória separada, com as configurações armazenadas sendo carre- gadas no hub substituído em uma substituição do hub (16).
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o hub (16) recebe uma con- figuração e/ou um controle do terminal (12, 40), executado no disposi- tivo de controle (14) do dispositivo de controle (14) e o transmite para o terminal (12, 40).
10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções anteriores, caracterizado pelo fato de que: a conexão ponto a ponto é uma conexão Bluetooth de Bai-
xa Energia (BLE) (34); e/ou a rede de malha é uma rede ZigBee (36).
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções anteriores, caracterizado pelo fato de que o terminal (12, 40) co- muta automaticamente de uma para a outra entre a conexão ponto a ponto (34) e a conexão com a rede de malha (36), em particular se o terminal (12, 40) não receber quaisquer dados por mais do que um pe- ríodo de tempo predeterminado.
12. Hub (16) para automação residencial, caracterizado pe- lo fato de que o hub (16) é projetado: para se comunicar com um terminal de automação residen- cial (12, 40) por meio de uma rede de malha sem fio (36); para se comunicar com um dispositivo de controle (14) por meio de uma conexão de dados sem fio (38) ; e para receber configurações executadas no dispositivo de controle (14) do dispositivo de controle (14) e transmiti-las para o ter- minal (12, 40).
13. Terminal (12, 40) para automação residencial, caracte- rizado pelo fato de que o terminal (12, 40) compreende um sistema de transmissão e recepção (26), que transmite dados por meio de uma conexão ponto a ponto sem fio (34) ou por meio de uma rede de malha (36).
14. Sistema (10) para automação residencial, caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos um terminal (12, 40) para automação residencial; um dispositivo de controle (14); e um hub (16) de uma rede de malha, em que o sistema é configurado: - para estabelecer uma conexão ponto a ponto sem fio (34) entre o dispositivo de controle e o pelo menos um terminal (12, 40); - para executar uma comunicação de dados entre o disposi-
tivo de controle (14) e o terminal (12, 40) por meio da conexão ponto a ponto (34) para configurar e/ou controlar o terminal (12, 40); - para comutar o terminal (12, 40) para cancelar a conexão ponto a ponto (34) e estabelecer uma conexão sem fio com a rede de malha (36); e - para executar uma comunicação de dados entre o termi- nal (12, 40) e o hub (16) por meio da rede de malha (36) para configu- rar e/ou controlar o terminal (12, 40).
BR112020017874-8A 2018-03-16 2019-03-15 Método para configurar e/ou controlar terminais de automação residenciais BR112020017874A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102018106197.8A DE102018106197A1 (de) 2018-03-16 2018-03-16 Verfahren zur konfiguration und/oder steuerung von endgeräten der hausautomation
DE102018106197.8 2018-03-16
PCT/EP2019/056530 WO2019175375A1 (de) 2018-03-16 2019-03-15 Verfahren zur konfiguration und/oder steuerung von endgeräten der hausautomation

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020017874A2 true BR112020017874A2 (pt) 2020-12-22

Family

ID=65812320

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020017874-8A BR112020017874A2 (pt) 2018-03-16 2019-03-15 Método para configurar e/ou controlar terminais de automação residenciais

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP3744045B1 (pt)
CN (1) CN111869166B (pt)
AU (1) AU2019235439B2 (pt)
BR (1) BR112020017874A2 (pt)
DE (1) DE102018106197A1 (pt)
DK (1) DK3744045T3 (pt)
ES (1) ES2966729T3 (pt)
IL (1) IL277204A (pt)
NZ (1) NZ767617A (pt)
SG (1) SG11202008387VA (pt)
WO (1) WO2019175375A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114339952B (zh) * 2020-09-29 2023-07-25 紫光展锐(重庆)科技有限公司 一种多模终端通信方法及通信装置
DE102021100300A1 (de) 2021-01-11 2022-07-14 Schneider Electric Industries Sas System zur hausautomatisation
DE102021116895A1 (de) * 2021-06-30 2023-01-05 Schneider Electric Industries Sas System zur Gebäudeautomatisation
CN116938689A (zh) * 2022-04-01 2023-10-24 中兴通讯股份有限公司 网络切换方法、节点、电子设备和可读存储介质

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9167423B2 (en) * 2006-09-29 2015-10-20 Rosemount Inc. Wireless handheld configuration device for a securable wireless self-organizing mesh network
WO2009088901A1 (en) * 2007-12-31 2009-07-16 Schlage Lock Company Method and system for remotely controlling access to an access point
TW201038011A (en) * 2009-04-07 2010-10-16 Chicony Electronics Co Ltd Wireless network connecting and setting method and application thereof
CN102221830B (zh) * 2011-01-05 2013-12-18 盛保善 电器控制设备和系统
JP5678734B2 (ja) * 2011-03-08 2015-03-04 富士通株式会社 伝送品質判定方法、伝送経路選択方法及びその装置
US9288228B2 (en) * 2011-08-05 2016-03-15 Nokia Technologies Oy Method, apparatus, and computer program product for connection setup in device-to-device communication
CN103138835A (zh) * 2011-11-30 2013-06-05 北京航天长峰科技工业集团有限公司 一种多模式现场应急通信系统
CN102768514A (zh) * 2012-07-06 2012-11-07 南京物联传感技术有限公司 一种家居控制系统及其控制方法
CN103327083A (zh) * 2013-06-08 2013-09-25 常州大学 一种基于异构网络Android平台的嵌入式家庭监测系统
GB2518469B (en) * 2014-04-02 2016-03-16 Photonstar Led Ltd Wireless nodes with security key
CN203982157U (zh) * 2014-06-16 2014-12-03 重庆瑞坤科技发展有限公司 智能家居系统及其智能网关
US10392860B2 (en) * 2015-03-17 2019-08-27 Eric Barnett Systems and methods for controlling the blinds
CN105045109A (zh) * 2015-05-26 2015-11-11 海信集团有限公司 一种终端设备的控制方法及网络节点设备
CN105007587B (zh) * 2015-06-01 2019-01-22 中国科学院信息工程研究所 一种具有网络选择功能的多网络覆盖设备及方法
CN105159105B (zh) * 2015-08-13 2019-06-14 小米科技有限责任公司 智能电器工作方法及装置
PL3342246T3 (pl) * 2015-08-27 2022-07-18 Signify Holding B.V. Węzeł sieci kratowej
US10637684B2 (en) * 2015-10-27 2020-04-28 Signify Holding B.V. Mesh network connectivity
CN205176507U (zh) * 2015-10-30 2016-04-20 广东轻工职业技术学院 基于zigbee的智能家居系统
US10531328B2 (en) * 2015-12-18 2020-01-07 Agile Radio Management, Inc. Adaptable ultra-narrowband software defined radio device, system, and method
CN106059865A (zh) * 2016-05-20 2016-10-26 复旦大学 在家庭智能网关中基于ZigBee和蓝牙协议的无线通信方法
DE112016002340B4 (de) * 2016-10-27 2024-04-04 Silicon Laboratories Inc. Verwendung eines Netzwerks, um ein zweites Netzwerk in Betrieb zu nehmen
CN107450332A (zh) * 2017-07-31 2017-12-08 广东美的制冷设备有限公司 信息传输方法、系统、智能家电、控制终端、及存储介质

Also Published As

Publication number Publication date
EP3744045B1 (de) 2023-09-13
CN111869166B (zh) 2022-05-10
ES2966729T3 (es) 2024-04-24
CN111869166A (zh) 2020-10-30
DE102018106197A1 (de) 2019-09-19
RU2020133812A (ru) 2022-04-19
RU2020133812A3 (pt) 2022-04-19
IL277204A (en) 2020-10-29
DK3744045T3 (da) 2023-12-18
AU2019235439A1 (en) 2020-10-01
WO2019175375A1 (de) 2019-09-19
NZ767617A (en) 2024-03-22
EP3744045A1 (de) 2020-12-02
AU2019235439B2 (en) 2024-05-16
SG11202008387VA (en) 2020-10-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112020017874A2 (pt) Método para configurar e/ou controlar terminais de automação residenciais
US11146483B2 (en) Data forwarding method and node device for mesh network
JP6343908B2 (ja) 通信システム
US20150244565A1 (en) Network configuration
US7688795B2 (en) Coordinated reboot mechanism reducing service disruption in network environments
ES2411081T3 (es) Prevención de bucles de transmisión en una red en anillo redundante
JP6214534B2 (ja) 無線ネットワークのノードを制御する装置及び方法
RU2729201C2 (ru) Конфигурирование соединенной с сетью осветительной системы
US11576105B2 (en) Network message transmissions reduction systems and methods
JP7091186B2 (ja) 双方向通信を提供する低消費電力型無線通信デバイス
KR20180089978A (ko) 통합 서비스 플랫폼 장치 및 이의 서비스 제공 방법
JP2017220733A (ja) 特定パケット中継機能付きデータダイオード装置
US9479441B2 (en) Data rate adaptation based on time-based events
WO2017119418A1 (ja) 特定パケット中継機能付きデータダイオード装置及びその設定方法
JP2017108471A (ja) 通信機器、通信中継機器、通信方法および通信システム
CN105049266A (zh) 实现网络节点控制的方法
RU2779303C2 (ru) Способ конфигурирования и/или управления оконечными устройствами домашней автоматики
JP2008228191A (ja) 無線通信システム、その無線ノード及び無線通信方法
JP6656465B2 (ja) 空調システム
KR101290727B1 (ko) 시스템 에어컨의 소프트웨어 업데이트 장치 및 그 방법
US11082521B2 (en) Single source of information apparatuses, methods, and systems
US11356950B1 (en) Systems and methods for stunning network nodes
JP2007287680A (ja) 照明制御装置
JP2023149373A (ja) 経路自動更新機能付きメッシュネットワークシステム
AU2022305111A1 (en) System for building automation

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]