BR112020017843A2 - Composição em gel, papel de filtro, filtro, produto da indústria de tabaco, método de preparação de uma composição em gel, uso de uma composição em gel e kit - Google Patents

Composição em gel, papel de filtro, filtro, produto da indústria de tabaco, método de preparação de uma composição em gel, uso de uma composição em gel e kit Download PDF

Info

Publication number
BR112020017843A2
BR112020017843A2 BR112020017843-8A BR112020017843A BR112020017843A2 BR 112020017843 A2 BR112020017843 A2 BR 112020017843A2 BR 112020017843 A BR112020017843 A BR 112020017843A BR 112020017843 A2 BR112020017843 A2 BR 112020017843A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
gel
gel composition
gas
tobacco
precursor
Prior art date
Application number
BR112020017843-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Peter Branton
Arturo Salazar Avalos
Matthew Walton
Original Assignee
British American Tobacco (Investments) Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by British American Tobacco (Investments) Limited filed Critical British American Tobacco (Investments) Limited
Priority claimed from PCT/EP2019/055050 external-priority patent/WO2019166581A1/en
Publication of BR112020017843A2 publication Critical patent/BR112020017843A2/pt

Links

Landscapes

  • Cosmetics (AREA)

Abstract

uma composição em gel e produtos da indústria de tabaco incluindo a mesma. a presente invenção refere-se a uma composição em gel compreendendo um gel formado a partir de precursor de gel líquido e um gás. a presente invenção também se refere a produtos da indústria de tabaco compreendendo uma composição em gel, um método de preparação de uma composição em gel compreendendo um gás, uso de uma composição em gel compreendendo gás preso, e um kit para montagem de produto da indústria de tabaco compreendendo uma composição em gel.

Description

COMPOSIÇÃO EM GEL, PAPEL DE FILTRO, FILTRO, PRODUTO DA INDÚSTRIA DE TABACO, MÉTODO DE PREPARAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO EM GEL, USO DE UMA COMPOSIÇÃO EM GEL E KIT Campo da invenção
[0001] A presente invenção refere-se a composições em gel compreendendo um gel e um gás e para produtos da indústria de tabaco incluindo as mesmas.
Estado da técnica
[0002] Existe uma intenção de proporcionar ao usuário de um produto da indústria de tabaco uma sensação distinta, localizada na extremidade do bocal de um produto da indústria de tabaco.
Sumário
[0003] De acordo com o primeiro aspecto da invenção, é proporcionada uma composição em gel compreendendo um gel formado a partir de precursor de gel líquido e um gás.
[0004] Em algumas concretizações, o precursor de gel compreende solvente.
[0005] Em algumas concretizações, o agente gelificante compreende alginato, gelatina, ágar, goma, pectina e combinações dos mesmos.
[0006] Em algumas concretizações, o agente gelificante compreende uma mistura de alginato de sódio e pectina.
[0007] Em algumas concretizações, o gás é adicionado ao precursor de gel antes da gelificação.
[0008] Em algumas concretizações, o gás compreende ar, CO2, O2 ou N2.
[0009] Em algumas concretizações, o gel também compreende um aditivo.
[0010] Em algumas concretizações, o aditivo compreende um aditivo aromatizante.
[0011] De acordo com um segundo aspecto da invenção, é proporcionado um papel de filtro para um produto da indústria de tabaco, pelo menos parcialmente revestido com uma composição em gel de acordo com o primeiro aspecto da invenção.
[0012] De acordo com o terceiro aspecto da invenção, é proporcionado um filtro para um produto da indústria do tabaco compreendendo uma composição em gel de acordo com o primeiro aspecto da invenção.
[0013] De acordo com o quarto aspecto da invenção, é proporcionado um produto da indústria de tabaco compreendendo uma composição em gel de acordo com o primeiro aspecto da invenção, um papel de filtro de acordo com o segundo aspecto da invenção, e/ou um filtro de acordo como o terceiro aspecto da invenção.
[0014] De acordo com o quinto aspecto da invenção, é proporcionado um método de preparação de uma composição em gel compreendendo um gás, o método compreendendo a formação de precursor de gel pela dissolução de um agente gelificante em um solvente, adicionando gás, e permitindo que o precursor de gel seja submetido a gelificação.
[0015] Em algumas concretizações, o gás é adicionado ao precursor de gel sob pressão elevada.
[0016] Em algumas concretizações, o volume de gás adicionado ao precursor de gel é até 10%, 20%, 30%, 40%, 50%, 60%, 70%, 80%, 90%, ou até 99% em volume da composição em gel.
[0017] De acordo com um sexto aspecto da invenção, é proporcionado o uso de uma composição em gel compreendendo gás para proporcionar uma sensação de efervescência na língua e/ou lábios de um indivíduo.
[0018] De acordo com um sétimo aspecto da invenção, é proporcionado um kit de montagem de um produto da indústria de tabaco, o kit compreendendo uma composição em gel de acordo com o primeiro aspecto da invenção e um produto da indústria de tabaco.
Breve Descrição dos Desenhos
[0019] Concretizações da invenção serão descritas, a título de exemplo apenas, com referência aos desenhos em anexo, em que:
[0020] Figuras 1, 2, 3 e 4 mostram vários produtos da indústria de tabaco incluindo composições em gel de acordo com às respectivas concretizações da presente invenção.
Descrição Detalhada
[0021] Tal como usado aqui, o termo “produto da indústria de tabaco” se refere a qualquer item feito em, ou vendido por uma indústria de tabaco, tipicamente incluindo a) artigos de fumo tais como cigarros, cigarrilhas, charutos, tabaco para cachimbos ou cigarros de rolo artesanal, (sejam baseados em tabaco, derivados do tabaco, tabaco expandido, tabaco reconstituído ou substitutos do tabaco); ou seja artigos que tipicamente queimam tabaco durante o uso para criar fumaça; b) produtos sem fumo incorporando tabaco, derivados do tabaco, tabaco expandido, tabaco reconstituído ou substitutos do tabaco como rapé, tabaco mastigável, tabaco duro, e produtos sem queima (“heat-not-burn”, HnB), dispositivos de aquecimento de tabaco ou produtos de aquecimento de tabaco; e c) outros sistemas de entrega de nicotina tais como inaladores, dispositivos de geração de aerossol incluindo cigarros eletrônicos, pastilhas, dispositivos de vapor, e goma; ou seja, incluindo artigos que liberam aerossol ou vapor inalável pela liberação de compostos de um material de substrato por aquecimento sem queima. Esta lista não pretende ser exclusiva, mas ilustra meramente uma variedade de produtos que são feitos e vendidos por uma indústria de tabaco.
[0022] Tal como usado aqui, o termo “composição em gel” se refere a um gel modificado. Em particular, uma composição em gel pode compreender um gel e um gás, em que o gás pode ser descrito como sendo preso no gel.
[0023] É bem difundida a ideia de que os produtos da indústria de tabaco podem conter aditivos para fornecer ao usuário diferentes sensações. Por exemplo, aditivos podem ser incluídos no material fumável para alterar o aroma da corrente principal de fumaça. Aromas ou aromatizantes são frequentemente adicionados a um produto da indústria de tabaco para alterar o gosto durante o uso. A localização dos aromas ou aromatizantes e o mecanismo da sua liberação também podem variar. Por exemplo, alguns produtos da indústria de tabaco contém uma cápsula localizada no filtro que contém aromatizante. Esta cápsula pode ser esmagada pelo usuário para liberar o aroma quando desejado. Alternativamente, alguns filtros compreendem uma seção aromatizada que constantemente libera aroma na corrente principal de fumaça.
[0024] Produtos da indústria de tabaco que contém materiais efervescentes no elemento de filtro também têm sido propostos previamente. Materiais efervescentes adequados podem, por exemplo, gerar gás e bolhas em circunstâncias adequadas. Por exemplo, carbonatos inorgânicos, que irão efervescer sob a mistura comum ácido, tal como carbonato de cálcio ou sódio, podem ser incorporados em um filtro de produto da indústria de tabaco. Os reagentes precisariam ser mantidos separados e misturados apenas no momento desejado para gerar gás.
[0025] Géis são amplamente usados na indústria de produção alimentícia, farmacêutica, de fotografia e cosmética. Géis tipicamente compreendem moléculas de polímero reticuladas para formar redes moleculares interconectadas e emaranhadas imersas em um meio líquido. A formação de um gel envolve a associação de segmentos de polímeros dispersos aleatoriamente de uma forma que uma rede tridimensional contenha solvente nos interstícios. Assim como tal, géis podem ser descritos como um material tipo gelatina que tem um sistema reticulado substancialmente diluído, o qual exibe zero escoamento no estado estacionário. Géis se comportam tipicamente como um sólido, mesmo quando se pensa que eles podem compreender essencialmente líquido, tal como água. Existem numerosos tipos diferentes de gel, tal como hidrogéis e organogéis. Hidrogéis, tal como o nome sugere, compreendem principalmente água e consistem em materiais poliméricos hidrofílicos, que propiciam a eles a capacidade de absorver grandes quantidades de água. Organogéis são similares aos hidrogéis, mas compreendem uma fase orgânica líquida ao invés da água.
[0026] Géis podem ser formados a partir de um precursor de gel. Um precursor de gel pode ser descrito como um componente que forma um gel. Alternativamente, um precursor de gel pode ser descrito como um material formador de gel. Por exemplo, um agente gelificante pode ser usado para preparar um gel. Agentes gelificantes podem ser materiais sólidos que dissolvem em um líquido como uma mistura de coloides formando uma estrutura interna fragilmente coesiva, ou seja, precursor de gel. Uma mistura de coloides é uma mistura em que partículas microscopicamente dispersas de uma substância são suspensas através de outra substância. O precursor de gel pode então ser permitido para curar/estabelecer uma formação de gel.
[0027] Típicos agentes gelificantes incluem polissacarídeos, gomas naturais, amidos, pectinas, ágar e gelatina. Exemplos de agentes gelificantes de polissacarídeo incluem alginatos, tais como ácido algínico, alginato de sódio, alginato de potássio, alginato de cálcio, alginato de amônio, e alginato de propilenoglicol. Preferencialmente, agentes gelificantes compreendem alginato, gelatina, ágar, goma gelana, ou pectina. Mais preferencialmente, o agente gelificante compreende um alginato, tal como alginato de sódio.
[0028] Alginato é um polímero aniônico de ocorrência natural tipicamente extraído de algas marrons. Dependendo de tipos reticulados e métodos de reticulação, hidrogéis de alginatos podem ser controlados para terem diferentes propriedades de barreira. Por exemplo, alginatos podem ser otimizados para absorção de gás, ou seja, uma grande quantidade de gás pode ser absorvida por uma dada massa de alginato; propriedades de armazenamento de gás/ liberação de barreira, ou seja, o gás pode ser mantido no gel por mais tempo antes de difundir; e/ou propriedades de liberação de gases, ou seja, o gás é liberado quando requerido, por exemplo, pelo uso de estímulo externo tal como umidade e/ou temperatura.
[0029] Um agente gelificante pode ser adicionado a um solvente, tal como água, para formar uma solução ou dispersão compreendendo agente gelificante, ou seja, precursor de gel. O precursor de gel é permitido para curar/solidificar/estabilizar a formação de um gel. Em algumas concretizações, pode ser necessário que o solvente é aquecido antes de adicionar o agente gelificante. Por exemplo, o aquecimento do solvente pode permitir que o agente gelificante seja dissolvido no solvente. Alternativamente, a solução compreendendo o agente gelificante pode requerer aquecimento a fim de ativar o agente gelificante e subsequente resfriamento da solução para formar o gel. Alternativamente, a solução pode requerer a adição de outros componentes químicos a fim de formar um gel. Por exemplo, um gel forma quando um sal de cálcio é adicionado a uma solução de alginato de sódio em água.
[0030] Em algumas concretizações, o gel selecionado para uso na invenção pode ser um que funde a uma temperatura pré- determinada. Por exemplo, o gel pode fundir a uma temperatura relativamente baixa. Por exemplo, o gel pode fundir quando aquecido a uma temperatura de cerca de 20 °C até cerca de 35 °C. Na indústria alimentícia, tal gel é considerado um gel do tipo que “derrete na boca”. Alternativamente, o gel pode dissolver quando colocado em contato com a água.
[0031] Em algumas concretizações, um gel pode compreender um ou mais aditivos. Por exemplo, o gel pode compreender um aroma ou aromatizante. Tal como usado aqui, os termos “aroma” e “aromatizante” se referem a materiais que, onde as regulações locais permitem, podem ser usados para criar um gosto ou aroma desejado em um produto para consumidores adultos. Eles podem incluir extratos (por exemplo, alcaçuz, hortênsia, folha de magnólia japonesa de casca branca, camomila, feno-grego, cravo, mentol, hortelã japonesa, anis, canela, erva, gaultéria, cereja, baga, pêssego, maçã, Drambuie, bourbon, whisky escocês, whisky, hortelã, hortelã-pimenta, lavanda, cardamomo, aipo, cascarilla, noz-moscada, sândalo, bergamota, gerânio, essência de mel, óleo de rosa, baunilha, óleo de limão, óleo de laranja, cássia, cominho, conhaque, jasmim, ylang-ylang, sálvia, erva-doce, pimentão, gengibre, erva-doce, coentro, café ou um óleo de menta de qualquer espécie do gênero Mentha), intensificadores de aroma, bloqueadores do sítio receptor do amargor, ativadores ou estimulantes do sítio receptor sensorial, açúcares e/ou substitutos do açúcar (por exemplo, sucralose, acessulfame de potássio, aspartame, sacarina, ciclamatos, lactose, sacarose, glicose, frutose, sorbitol ou manitol) e outros aditivos, como carvão, clorofila, minerais, botânicos ou agentes refrescantes de hálito. Eles podem ser ingredientes de imitação, sintéticos ou naturais ou misturas dos mesmos. Eles podem estar em qualquer forma adequada, por exemplo, óleo, líquido ou pó. Alternativamente, o gel pode compreender aditivos que proporcionam uma experiência desejada ao usuário. Por exemplo, o gel pode compreender um agente refrescante, tal como sorbitol ou mentol. Géis podem incluir cores ou corantes, que podem ser usados para distinguir um gel do outro.
[0032] De acordo com a presente invenção, uma composição em gel compreende um gás. O gás pode ser qualquer gás adequado, tal como qualquer um de ar, nitrogênio, dióxido de carbono, e oxigênio.
[0033] Em algumas concretizações, o gás é distribuído através de uma maioria do volume do gel. Por exemplo, um gás é preso em um gel. Por exemplo, o gel pode ser descrito como sendo impregnado com o gás. Quando um gel é impregnado com um gás, o gás permeou dentro e completamente o gel. Em algumas concretizações, o gel pode ser descrito como sendo saturado com gás. Alternativamente, o gás pode ser referido para ter infundido dentro do gelou penetrado dentro do gel. Alternativamente, o gás pode ser descrito como sendo incorporado dentro do volume de um gel. O gás pode ser descrito como sendo distribuído através da matriz do gel.
[0034] Em concretizações preferidas, o gás usado é dióxido de carbono. Dióxido de carbono é preferido porque tem um ponto crítico moderado, é não inflamável, e possui baixa toxicidade. Em algumas concretizações, a solução compreendendo agente gelificante é resfriada quando exposta a gás pressurizado. Isto ocorre porque a solubilidade de alguns gases, tal como dióxido de carbono, aumenta na medida que a temperatura do líquido diminui. Em adição, durante o uso CO2 pode interagir com receptores de gosto azedo na língua para um efeito sensorial adicional.
[0035] Em algumas concretizações, o gel compreendendo um gás pode ser feito pela exposição de uma solução ou dispersão compreendendo um agente gelificante, ou seja, um precursor de gel, ao gás. Em algumas concretizações, o gás pode estar na forma pressurizada. Quando a solução é exposta ao gás, o gás é distribuído dentro ou absorvido pela solução. O precursor de gel é então permitido para se submeter a gelificação para formar o gel, prendendo o gás dentro do gel. Em algumas concretizações, o precursor de gel é mantido sob pressão elevada quando o gel é permitido para formar. Alternativamente, uma vez que o precursor de gel tem sido exposto ao gás pressurizado, a pressão pode ser removida e o gel pode se formar sob pressão atmosférica. Preferivelmente, o precursor de gel é mantido sob pressão elevada quando passa por gelificação para garantir que o gás permaneça absorvido na solução. O processo de exposição de precursor de gel a gás pressurizado causa bolhas minúsculas de alta pressão de gás para ficarem presas dentro do volume do gel. Essas bolhas de gás permanecem distribuídas através do gel quando o precursor de gel se submete a gelificação.
[0036] Em algumas concretizações, a quantidade de líquido na composição em gel é maior do que cerca de 25% em peso de líquido calculado sobre uma base de peso úmido (BPU). Em alguns casos, a quantidade de líquido é maior do que cerca de 35% em peso, 45% em peso, 55% em peso, 65% em peso, ou 75% em peso de líquido calculado sobre uma BPU.
[0037] Em algumas concretizações, o volume de gás adicionado ao precursor de gel é acima de 50%, acima de 60%, acima de 70%, acima de 80%, acima de 90%, ou acima de 99% por volume de composição em gel.
[0038] Em algumas concretizações, o gel é selecionado para ser fisicamente e/ou quimicamente estável a umidade relativa de 60%, que é a umidade em que os produtos da indústria de tabaco são convencionalmente armazenados.
[0039] De acordo com a invenção, o gel é selecionado para liberar o gás preso quando o produto da indústria de tabaco está em uso, que é, quando o filtro é mantido entre os lábios do fumante. Em algumas concretizações, o gel pode dissolver quando é colocado em contato com um líquido. Em algumas concretizações, o gel pode dissolver quando é colocado em contato com a saliva seja na língua ou nos lábios de um indivíduo. Quando o gel dissolve, o gás é liberado, resultando em uma sensação de efervescência sentida nos lábios e/ou língua do indivíduo. Alternativamente, a sensação sentida nos lábios e/ou língua do indivíduo. Alternativamente, a sensação sentida nos lábios e/ou língua do indivíduo pode ser descrita como sensação de formigamento ou chiado.
[0040] Em concretizações alternativas, um gel pode ser usado de modo que funda quando aquecido, tal como por exemplo, quando aquecido a uma temperatura de cerca de 20 °C até cerca de 35 °C. Por exemplo, um gel pode ser usado de modo que funda quando aquecido a uma temperatura de cerca de 25 °C até cerca de 30 °C. Um gel que funde a uma temperatura abaixo de cerca de 35 °C pode ser capaz de se fundir quando posto em contato com os lábios e/ou língua de um indivíduo. Quando o gel funde, o gás preso é liberado, resultando em uma sensação de efervescência, formigamento ou chiado sentida nos lábios do indivíduo.
[0041] Em um aspecto da presente invenção, um produto da indústria de tabaco compreende uma composição em gel localizada na extremidade de boca do produto da indústria de tabaco. Localizando a composição em gel na extremidade de boca de um produto da indústria de tabaco significa que a composição em gel pode ser colocada em contato com os lábios e/ou língua do usuário durante o uso.
[0042] Em algumas concretizações, a composição em gel pode ser localizada em elemento de filtro de um produto da indústria de tabaco. Por exemplo, Fig. 1 mostra um produto da indústria de tabaco 10 compreendendo um elemento de filtro 12 e uma barra de tabaco 14. Uma composição em gel 16 na forma de um anel é posicionada na extremidade do elemento de filtro 12 em torno do perímetro da extremidade circular do filtro. Portanto, durante o uso, a composição em gel deverá ser posta na boca de um fumante e pode ser contatada pela língua do fumante. Como mostrado em Fig. 1, a composição em gel é posicionada de forma mais extrema do elemento de filtro 12 e não se estende substancialmente dentro da superfície circunferencial do elemento de filtro 12.
[0043] Uma concretização alternativa é mostrada na Fig. 2, onde a composição em gel 26 é provida como uma porção circular posicionada em uma extremidade do elemento de filtro 12 do produto da indústria de tabaco 10 na extremidade circular do elemento de filtro. Durante o uso, a composição em gel 26 deverá ser colocada na boca do fumante e pode ser contatada pela língua do fumante.
[0044] Fig. 3 mostra um produto da indústria de tabaco 10 compreendendo um elemento de filtro 12, uma barra de tabaco 14, e uma composição em gel 36. Como mostrado na Fig. 3, a composição em gel 36 é anexada à superfície circunferencial e envolve o elemento de filtro, se estendo parcialmente ao longo do comprimento do elemento de filtro 12 em direção à barra de tabaco
14. Neste arranjo, a composição em gel pode entrar em contato com os lábios e/ou língua do fumante durante o uso.
[0045] Como mostrado na Fig. 4, a composição em gel 46 é fornecida como porções individuais arranjadas sobre a superfície circunferencial do elemento de filtro 12. As porções de composição em gel 46 são posicionadas em torno do elemento de filtro 12 inteiro e se estendem a partir da extremidade de boca do elemento de filtro 12 em direção a extremidade da barra de tabaco. Neste arranjo, a composição em gel 46 pode ser posta em contato com os lábios e/ou língua do fumante durante o uso.
[0046] Em algumas concretizações, o papel de filtro de um produto da indústria de tabaco compreende uma composição em gel de acordo com a invenção.
[0047] Em algumas concretizações, a composição em gel é preparada antes de aderir ao produto da indústria de tabaco. Por exemplo, a composição em gel pode ser revestida na extremidade de boca do papel de filtro e/ou filtro durante a fabricação. Em algumas concretizações, a composição em gel é aderida/anexada/fixa no produto da indústria de tabaco por imersão do produto da indústria de tabaco na composição em gel. Em algumas concretizações, isso pode ser feito imediatamente antes do fumo.
[0048] Em algumas concretizações, a composição em gel pode ser localizada na superfície fora de um elemento de filtro do produto indústria de tabaco de qualquer construção convencional. Por exemplo, o filtro pode ser um filtro do tipo “dálmata”. Alternativamente, o filtro pode ser um filtro do tipo “cavidade”, e/ou compreender múltiplas seções. O filtro de produto da indústria de tabaco pode compreender materiais absorventes, tais como carvão ativado, uma resina de troca iônica, uma zeólita, sílica ou alumina.
[0049] Em algumas concretizações, a composição em gel pode ser fornecida sobre o envoltório de tampa e/ou reboque de um produto da indústria de tabaco. Um reboque de um produto da indústria de tabaco compreende um material de filtração, por exemplo, acetato de celulose, ácido poliláctico e/ou outros polímeros adequados, ou pode compreender um material duro tal como plástico com furos.
[0050] Em algumas concretizações, os produtos da indústria de tabaco de acordo com a presente invenção podem ser fornecidos em embalagem que controla os níveis de umidade dos produtos da indústria de tabaco, mantendo os mesmos dentro de uma faixa desejada. Por exemplo, os produtos da indústria de tabaco podem ser mantidos em umidade relativa de cerca de 60%. Por exemplo, o maço de produtos da indústria de tabaco pode ser fornecido com uma embalagem que controla o nível de umidade em volta dos produtos da indústria de tabaco. Alternativamente, uma embalagem pode circunscrever cada produto da indústria de tabaco individual e ser usada para controlar o nível de umidade em torno do produto da indústria de tabaco.
[0051] A composição em gel pode ser aplicada qualquer produto da indústria de tabaco. Em algumas concretizações, um produto da indústria de tabaco é fornecido com a composição em gel aderida ao envoltório de tampa e/ou reboque. Em outras concretizações, a composição em gel pode ser fornecida separadamente ao produto da indústria de tabaco.
[0052] Em algumas concretizações, o usuário pode ser capaz de modificar um produto da indústria de tabaco para incluir uma composição em gel para fornecer o usuário com uma sensação “efervescente” durante o uso. Em algumas concretizações, a composição em gel pode ser fornecida como porções individuais ou tiras aderidas a uma camada de apoio que podem ser removidas pelo usuário e colocadas no produto da indústria de tabaco. Filmes finos de gel podem adequadamente se aderir ao produto da indústria de tabaco. No entanto, em algumas concretizações, um adesivo pode estar presente em uma superfície de um gel para o gel aderir ao produto da indústria de tabaco. Em uma concretização alternativa, a composição em gel pode estar presente em uma porção de um embrulho, que pode ser embalado em torno do produto da indústria de tabaco, para aplicação na extremidade de boca do produto da indústria de tabaco pelo usuário antes do uso.
[0053] De acordo com um aspecto da invenção, o método de preparação de uma composição em gel no qual o gás é aprisionado é fornecido. Um precursor de gel é formado pela combinação de um agente gelificante com um solvente. Gás é introduzido dentro do precursor de gel. Em algumas concretizações, este gás pode estar presente em um solvente antes do mesmo ser adicionado ao agente gelificante. Alternativamente ou em adição, gás pode ser adicionado ao precursor de gel. Em algumas concretizações, o gás é introduzido dentro do precursor de gel sob pressão elevada. Por exemplo, o gás pode ser introduzido sob uma pressão de 3 a 5 bar. Gelificação do precursor de gel é então desencadeada para formar a composição em gel com o gás aprisionado na mesma. Em algumas concretizações, a gelificação ocorre sob pressão.
[0054] Em algumas concretizações, o precursor de gel é fornecido em uma forma que a composição em gel formada do mesmo será adequada para aplicação a um produto da indústria de tabaco. Em outras concretizações, a composição em gel é cortada para uma forma desejada após a gelificação. Em algumas concretizações, o precursor de gel pode ser fornecido sobre o papel de filtro de modo que, sob gelificação, um papel de filtro compreendendo uma composição em gel compreendendo gás aprisionado, por exemplo como revestimento, é fornecido. Em outras concretizações, o precursor de gel pode ser fornecido sobre uma folha de suporte de modo que, sob gelificação, uma composição em gel compreendendo gás aprisionado é fornecido sobre uma folha de suporte.
[0055] Em algumas concretizações, um adesivo é aplicado a uma superfície de gel impregnado de gás, para permitir que o mesmo seja aderido a um produto da indústria de tabaco ou parte do mesmo. Em algumas concretizações, o adesivo é um adesivo sensível a pressão ou um adesivo de baixa aderência.
Exemplo 1
[0056] Alginato de sódio foi dissolvido em água carbonatada para formar uma solução. Esta solução foi permitida a passar por gelificação, formando um gel. O gel resultante foi testado ao colocá-lo sobre a língua e uma sensação de efervescência leve foi experimentada sobre a língua do provador. Este exemplo demonstra que um gás pode ser absorvido por um gel de alginato e liberado sob o contato com a língua de um indivíduo, que faz com que a camada de barreira do gel se dissolva, liberando o gás aprisionado no gel.
Exemplo 2
[0057] Alginato de sódio foi dissolvido em água carbonatada, como no Exemplo 1. A solução foi permitida a passar por gelificação sob pressão elevada. Uma sensação de efervescência moderadamente forte foi experimentada quando o gosto foi testado. A permissão do gel para curar/se estabelecer sob pressão elevada seria aparente para permitir que uma quantidade maior de gás seja incorporada no gel quando comparada ao Exemplo 1.
Portanto, sobre a liberação deste gás, uma sensação de efervescência forte é experimentada.
Exemplo 3
[0058] Gelatina sólida foi conectada a uma máquina SodaStream® usada para fazer drinks carbonatados. A máquina entrega CO2 a uma pressão de aproximadamente de 3-5 bar. A SodaStream® compreende uma válvula de liberação de pressão que previne altas pressões de serem alcançados. A pressão foi liberada e o gel teve o gosto testado; nenhuma sensação de “efervescência” foi experimentada. Exposição da gelatina sólida a CO2 sob pressão elevada não permite que o gás penetre no volume da gelatina. Portanto, não há gás que possa ser liberado para proporcionar uma sensação de efervescência.
Exemplo 4
[0059] Gelatina foi dissolvida na água, pressurizada com CO2 da máquina SodaStream® e permitida a passar por gelificação sob pressão elevada. O gel resultante forneceu uma sensação de efervescência forte quando gosto foi testado. Este Exemplo demostra que CO2 pode ser incorporado com sucesso em uma solução de gelatina. O gás é, então, retido conforme a gelatina passa pela gelificação e liberado quando posto em contato com a língua e/ou lábios de um indivíduo.
Exemplo 5
[0060] Gelatina foi dissolvida em água quente e exposta a CO2 da máquina SodaStream® e permitida a passar por gelificação sob pressão atmosférica. Uma sensação de efervescência foi experimentada quando gosto foi testado. A exposição de uma solução quente de gelatina ao CO2 e sem pressão elevada, aparece para permitir apenas uma quantidade limitada de gás seja absorvida. Tal como resultado disso, uma sensação de efervescência forte é fornecida.
Exemplo 6
[0061] Alginato foi dissolvido em água carbonatada e permitido a passar por gelificação sob pressão atmosférica. O gel resultante forneceu uma sensação de efervescência fraca quando gosto foi testado. Gás pode ser incorporado na modelagem de alginato e foi liberado sob o contato com a língua e/ou lábios de um indivíduo.
Exemplo 7
[0062] Alginato foi dissolvido em água carbonatada e exposto a CO2 a pressão de aproximadamente 3-5 bar da máquina SodaStream®. O gel resultante forneceu uma sensação de efervescência moderada quando gosto foi testado. Gás pode ser aprisionado na modelagem de alginato e foi liberado sob o contato com a língua e/ou lábios de um indivíduo.
[0063] A fim de abordar várias questões e avançar na arte, a totalidade desta divulgação mostra por meio de ilustração de várias concretizações nas quais as invenções reivindicadas podem ser praticadas. As características da divulgação são uma amostra representativa das concretizações apenas, e não são exaustivas e/ou inclusivas. Elas são apresentadas apenas para ajudar no entendimento e ensino das características reivindicadas.
Entende-se que as vantagens, concretizações, exemplos, funções, características, estruturas e/ou outros aspectos da divulgação não serão consideradas limitações na divulgação como definido pelas reivindicações ou limitação sobre os equivalentes às reivindicações, e que outras concretizações podem ser usadas e modificações podem ser feitas sem sair do escopo e/ou espírito da divulgação.
Várias concretizações podem adequadamente compreender, consistir em, ou consistir essencialmente em várias combinações dos elementos, componentes, características, partes, etapas, meios, etc. divulgados.
Em adição, a divulgação inclui outras invenções não reivindicadas no presente momento, mas que podem ser reivindicadas no futuro.

Claims (19)

REIVINDICAÇÕES
1. Composição em gel caracterizada por compreender: um gel formado a partir de um precursor de gel líquido; e um gás.
2. Composição em gel de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o precursor de gel compreende um solvente.
3. Composição em gel de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o solvente é H2O.
4. Composição em gel de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizada pelo fato de que o precursor de gel compreende um agente gelificante.
5. Composição em gel de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o agente gelificante compreende alginato, gelatina, ágar, goma ou pectina.
6. Composição em gel de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o agente gelificante compreende alginato de sódio.
7. Composição em gel de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o gás é adicionado ao precursor de gel antes da gelificação.
8. Composição em gel de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizada pelo fato de que o gás compreende ar, CO2, O2 ou N2.
9. Composição em gel de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o gás compreende CO2.
10. Composição em gel de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, caracterizada pelo fato de que compreende também um aditivo.
11. Composição em gel de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que o aditivo compreende um aditivo aromatizante.
12. Papel de filtro para um produto da indústria de tabaco, o papel de filtro caracterizado por ser pelo menos parcialmente revestido com uma composição em gel conforme definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 11.
13. Filtro para um produto da indústria de tabaco caracterizado por compreender uma composição em gel conforme definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 11.
14. Produto da indústria de tabaco caracterizado por compreender uma composição em gel conforme definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 11, um papel de filtro conforme definido na reivindicação 12, e/ou um filtro conforme definido na reivindicação 13.
15. Método de preparação de uma composição em gel compreendendo um gás, o método caracterizado por compreender formar um precursor de gel líquido por dissolver um agente gelificante em um solvente, adicionar gás, e permitir que o precursor de gel seja submetido a gelificação.
16. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por o gás ser adicionado ao precursor de gel sob pressão elevada.
17. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 ou 16, caracterizado por o volume de gás adicionado ao precursor de gel ser até 99% em volume da composição em gel.
18. Uso de uma composição em gel compreendendo gás caracterizado por ser para proporcionar uma sensação de efervescência na língua e/ou lábios no indivíduo.
19. Kit para montagem de um produto da indústria de tabaco, o kit caracterizado por compreender uma composição em gel formada a partir de um precursor de gel líquido e um gás; e um produto da indústria de tabaco.
BR112020017843-8A 2018-03-01 2019-02-28 Composição em gel, papel de filtro, filtro, produto da indústria de tabaco, método de preparação de uma composição em gel, uso de uma composição em gel e kit BR112020017843A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB18033282 2018-03-01
EP18033282 2018-03-01
PCT/EP2019/055050 WO2019166581A1 (en) 2018-03-01 2019-02-28 A gel composition and tobacco industry products including the same

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020017843A2 true BR112020017843A2 (pt) 2020-12-29

Family

ID=74067400

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020017843-8A BR112020017843A2 (pt) 2018-03-01 2019-02-28 Composição em gel, papel de filtro, filtro, produto da indústria de tabaco, método de preparação de uma composição em gel, uso de uma composição em gel e kit

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR112020017843A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11627756B2 (en) Breakable capsules and methods of forming thereof
RU2762510C1 (ru) Гелевая композиция и продукты табачной промышленности, содержащие ее
US11903412B2 (en) Smoking article filter with flavorant delivery system
ES2953539T3 (es) Filtro para dispositivo generador de aerosol
BR112020001173A2 (pt) componente liberador de constituintes do tabaco, dispositivo de fornecimento de aerossol, método de fabricação de um componente e aparelho para aquecer material fumável
KR102647333B1 (ko) 에어로졸 발생
BR112018004236B1 (pt) Artigo gerador de aerossol com aromatizante disperso
JP2019518444A (ja) タバコ産業製品用カプセル
BR112017007593B1 (pt) Artigo de fumo compreendendo um invólucro de tampão hidrofóbico e método para produzir o invólucro de tampão hidrofóbico
AU2020392900B2 (en) Aerosol generation
JP2021532783A (ja) エアロゾル形成基体を作製する方法
BR112018006774B1 (pt) Artigo para fumar e método para formar um artigo para fumar
KR20210034077A (ko) 에어로졸 발생
BR112021008551A2 (pt) formulação aerossolizável, processo para formar um aerossol, sistema eletrônico de provisão de aerossol e processo para melhorar a entrega de uma formulação aerossolizável aos pulmões
JP2023531033A (ja) フィルターロッド消耗品
BR112020017843A2 (pt) Composição em gel, papel de filtro, filtro, produto da indústria de tabaco, método de preparação de uma composição em gel, uso de uma composição em gel e kit

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]