BR112020014551A2 - um dispositivo de separação para separar uma primeira e uma segunda partes ósseas ou cartilagens umas das outras - Google Patents

um dispositivo de separação para separar uma primeira e uma segunda partes ósseas ou cartilagens umas das outras Download PDF

Info

Publication number
BR112020014551A2
BR112020014551A2 BR112020014551-3A BR112020014551A BR112020014551A2 BR 112020014551 A2 BR112020014551 A2 BR 112020014551A2 BR 112020014551 A BR112020014551 A BR 112020014551A BR 112020014551 A2 BR112020014551 A2 BR 112020014551A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bone
separation
cartilage
separation device
stationary
Prior art date
Application number
BR112020014551-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020014551B1 (pt
Inventor
Cornelis Joannes Janssen
Jan Meerdink
Original Assignee
Marel Meat B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marel Meat B.V. filed Critical Marel Meat B.V.
Publication of BR112020014551A2 publication Critical patent/BR112020014551A2/pt
Publication of BR112020014551B1 publication Critical patent/BR112020014551B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22BSLAUGHTERING
    • A22B5/00Accessories for use during or after slaughtering
    • A22B5/0017Apparatus for cutting, dividing or deboning carcasses
    • A22B5/0029Cutting through or detaching portions of a carcass

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Details Of Cutting Devices (AREA)
  • Nonmetal Cutting Devices (AREA)
  • Knives (AREA)

Abstract

  UM DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO PARA SEPARAR UMA PRIMEIRA E UMA SEGUNDA PARTES ÓSSEAS OU CARTILAGENS UMAS DAS OUTRAS. A presente invenção se refere a um dispositivo de separação (100) para separar uma primeira e uma segunda partes ósseas ou cartilagens umas das outras, compreendendo: uma primeira estrutura (101) compreendendo um primeiro membro alongado (102) e um membro estacionário de engate (103) em uma extremidade do primeiro membro alongado, uma segunda estrutura (104) compreendendo um segundo membro alongado (105) e um membro de separação (106, 107) em uma extremidade do segundo membro alongado, um dispositivo móvel (108) para mover a segunda estrutura em relação ao membro estacionário de engate de uma posição contraída, onde o membro de separação está em posição contraída em relação ao membro estacionário de engate, para uma posição fechada, onde o membro de separação e o membro estacionário de engate convergem, onde durante o uso o membro estacionário de engate é colocado em uma posição inicial atrás da conexão entre a primeira e uma segunda partes ósseas ou cartilagens enquanto o membro de separação está em posição contraída, e onde a posição angular da primeira e segunda estruturas é ajustada de tal forma que o movimento subsequente do membro de separação para a posição fechada cruza uma área de separação entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens ocasionando uma separação imediata entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens.

Description

1 / 10 “UM DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO PARA SEPARAR UMA PRIMEIRA E UMA SEGUNDA PARTE ÓSSEA OU CARTILAGEM UMA DA OUTRA”
CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção diz respeito a um dispositivo de separação para separar uma primeira e uma segunda parte óssea ou cartilagem uma da outra.
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO
[002] Desossar uma carcaça animal é um processo muito trabalhoso, especialmente quando partes ósseas ou cartilagens são separadas umas das outras. Um dos muitos exemplos é quando se separa o osso do quadril de um osso da cauda em um pernil. Isso é tipicamente feito cravando uma faca bem maciça na área entre o osso do quadril e o osso da cauda e, em seguida, romper a conexão por força maciça e rotação da faca. Se essa ação precisar ser feita repetidamente, eventualmente causará problemas no punho, ombro e/ou cotovelo do operador e, portanto, é ergonomicamente inaceitável.
[003] Além disso, ao cravar a faca maciça, a maioria dos pedaços de carne permanece no osso da cauda, sendo um fator negativo no desempenho da carne, significando um risco de perda de carne bastante alto devido a esse fraco desempenho.
RESUMO DA INVENÇÃO
[004] No fundamento acima, está um objeto das incorporações da presente invenção, fornecer um dispositivo de separação para ser usado ao desossar carcaças de animais onde o dispositivo de separação permite uma maneira automática ou semiautomática de separar uma primeira e uma segunda parte óssea ou cartilagem uma da outra.
[005] Em geral, a invenção busca, de preferência, mitigar, aliviar ou eliminar
2 / 10 uma ou mais das desvantagens, do estado da técnica isoladamente ou em qualquer combinação, mencionadas acima. Em particular, pode ser visto como um objeto das incorporações da presente invenção fornecer um dispositivo de separação que resolva os problemas acima mencionados, ou outros problemas.
[006] Para melhor abordar uma ou mais dessas preocupações, em um primeiro aspecto da invenção é fornecido um dispositivo de separação para separar um primeiro e um segundo osso de animal, ou partes de cartilagem, um do outro, compreendendo:  uma primeira estrutura composta por um primeiro membro alongado e um membro estacionário de engate no final do primeiro membro alongado,  uma segunda estrutura composta por um segundo membro alongado e um membro de separação no final do segundo membro alongado,  um dispositivo móvel para mover a segunda estrutura em relação ao membro estacionário de engate de uma posição contraída, onde o membro de separação está em posição contraída em relação ao membro estacionário de engate, a uma posição fechada, onde o membro de separação e o membro estacionário de engate convergem, onde durante o uso o membro estacionário de engate é colocado em uma posição apoiada atrás da conexão entre uma primeira e uma segunda partes ósseas ou cartilagens, enquanto o membro de separação está na posição contraída, e onde a posição angular da primeira e segunda estruturas é ajustada de tal forma que o movimento subsequente do membro de separação para a posição fechada cruza uma área de separação entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens ocasionando uma separação imediata entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens.
3 / 10
[007] Desse modo, é fornecido um dispositivo que melhora a ergonomia para um operador durante a desossa das carcaças de animais, onde em vez de usar manualmente uma faca para separar umas das outras, por exemplo, duas partes ósseas ou cartilagens, o dispositivo de separação pode ser usado como uma ferramenta para realizar a separação.
[008] Em uma incorporação, a segunda estrutura é deslizável presa à primeira estrutura através de um bloco adaptador que permite que a segunda estrutura se mova em um movimento de vai e vem ao longo do primeiro membro alongado. Assim, fica assegurado que a distância relativa entre a primeira e a segunda estruturas é sempre a mesma e a precisão e o rendimento são melhorados.
[009] O dispositivo móvel, de acordo com a invenção, pode incluir qualquer tipo de dispositivo motor, cilindro de ar, cilindro hidráulico ou assemelhado.
[010] Em uma incorporação, o membro estacionário de engate compreende uma estrutura semelhante a um gancho. O termo “estrutura semelhante a um gancho” deve ser preferencialmente interpretado como uma estrutura que facilita, por exemplo, um operador a mover inicialmente a primeira estrutura a uma posição inicial, de tal forma que ela seja apoiada na dita posição inicial. Tal estrutura pode, por exemplo, incluir uma estrutura em forma de V, uma estrutura em forma de U, uma estrutura em forma de J, etc..
[011] Em uma incorporação, o membro da separação compreende uma estrutura semelhante a um cinzel. Em uma incorporação, a estrutura tipo cinzel compreende uma estrutura de lâmina plana tendo uma parte frontal afiada e ao longo da lâmina plana uma estrutura de extensão parcialmente ascendente, onde a parte frontal afiada garante um corte limpo entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens, seguido por uma separação através da estrutura de extensão
4 / 10 ascendente.
[012] Em uma incorporação, o dispositivo de separação ainda compreende uma primeira e uma segunda alavancas (alças ou cabos) para permitir que um operador coloque o membro estacionário de engate na dita posição apoiada atrás do segundo osso ou cartilagem. Em uma incorporação, as ditas primeira e segunda alavancas podem compreender um mecanismo de ativação/desativação para ativar/desativar o movimento do dito dispositivo móvel.
[013] Em uma incorporação, o dispositivo de separação ainda compreende um dispositivo de balanceamento para movimentar o dispositivo de separação pelo menos parcialmente, enquanto permite que um operador manipule o dispositivo de separação simultaneamente.
[014] Desse modo, o dispositivo de separação pode ser usado como um dispositivo portátil ou semi-portátil onde um operador pode posicionar com precisão o membro estacionário de engate na dita posição inicial atrás da segunda parte óssea ou cartilagem, mantendo simultaneamente condições ergonômicas para o operador.
[015] Ditas primeira e segunda partes ósseas ou cartilagens podem ser, como exemplo, separar um osso do quadril do osso da cauda durante a desossa de um pernil. Isso, no entanto, não deve ser interpretado como uma limitação apenas para a desossa de um pernil e para a separação ou rompimento da conexão entre o osso do quadril do osso da cauda. O dispositivo de separação pode ser adequado para todos os tipos de desossa de todos os tipos de carcaças de animais.
[016] Referindo-se a este exemplo, ao separar um osso do quadril do osso da cauda, um operador segura a primeira e a segunda alavancas e dessa forma manipula o dispositivo de separação posicionando o membro de engate, por
5 / 10 exemplo, dito gancho, por trás da conexão do osso da cauda e do quadril onde o membro de engate permanece estacionário. O membro da separação, por exemplo, dito cinzel, é colocado no topo da asa do ílio. Posteriormente, o operador ativa o dispositivo móvel pressionando, por exemplo, ambas as alavancas ao mesmo tempo, por razões de segurança. O dispositivo móvel, por exemplo, dito pistão a ar, em seguida, se move para fora, guiando o cinzel sobre a asa do ílio assegurando a divisão da cauda e do osso do quadril, na conexão, ou próximo a ela, da cartilagem entre a cauda e a espinha dorsal, e rompendo a última conexão óssea à medida que o cinzel atinge a posição completamente estendida. O operador pode então soltar uma, ou de preferencia, ambas as alavancas para que o dispositivo retorne à posição de partida e possa ser removido do pernil.
[017] Em uma incorporação, o dispositivo de separação é conectado a um dispositivo robótico. O dispositivo robótico pode, como exemplo, incluir um sistema de visão para posicionar com precisão e automaticamente o membro estacionário de engate na dita posição inicial atrás do segundo osso e remover automaticamente a conexão entre os ossos e, assim, separar a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens umas das outras.
[018] Em um segundo aspecto da invenção, é fornecido um método para separar uma primeira e segunda parte óssea ou cartilagem do animal uma da outra, usando um dispositivo de separação, onde o dispositivo de separação compreende:  uma primeira estrutura compreendendo um primeiro membro alongado e um membro estacionário de engate no final do primeiro membro alongado,  uma segunda estrutura compreendendo um segundo membro alongado e um membro de separação no final do segundo membro alongado,  um dispositivo móvel para mover a segunda estrutura em relação ao membro
6 / 10 estacionário de uma posição contraída, onde o membro de separação está em posição contraída em relação ao membro estacionário de engate, para uma posição fechada, onde o membro de separação e o membro estacionário de engate convergem,  onde o método compreende:  colocar o membro de engate em uma posição apoiada atrás da conexão entre a primeira e uma segunda partes ósseas ou cartilagens enquanto o membro de separação está em posição contraída,  ajustar a posição angular da primeira e segunda estruturas de modo que o movimento subsequente do membro de separação para a posição fechada cruze uma área de separação entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens, ocasionando uma separação imediata entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens.
[019] Um dos muitos exemplos é quando se separa o osso do quadril de um osso da cauda de um pernil. Isso é tipicamente feito cravando uma faca bem maciça na área entre o osso do quadril e o osso da cauda e, em seguida, romper a conexão por força maciça e rotação da faca. Se essa ação precisar ser feita repetidamente, eventualmente causará problemas ao punho, ombro e/ou cotovelo dos operadores, portanto, é ergonomicamente inaceitável.
[020] Além disso, ao cravar a faca maciça, a maioria dos pedaços de carne permanece no osso da cauda, sendo um fator negativo no rendimento da carne significando o risco de perda de carne bastante alto devido ao fraco desempenho do operador que realiza o processo. Usando um dispositivo de separação de acordo com as incorporações da invenção aliviará ou eliminará esses problemas e aumentará o rendimento.
7 / 10
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[021] Serão descritas incorporações da invenção, apenas a título de exemplo, com referência aos desenhos, em que:
[022] As figuras 1 a-b e 2 a-b retratam um dispositivo de separação de acordo com a presente invenção para separar uma primeira e segunda partes ósseas ou cartilagens umas das outras,
[023] As figuras 3 a-b mostram uma vista mais detalhada de uma incorporação de um membro de separação usado em relação ao dispositivo de separação de acordo com a presente invenção,
[024] A Figura 4 mostra uma vista mais detalhada de uma incorporação de um membro estacionário de engate usado em relação ao dispositivo de separação de acordo com a presente invenção,
[025] As Figuras 5 e 6 mostram a estrutura anatômica de um porco.
DESCRIÇÃO DE INCORPORAÇÕES
[026] As figuras 1 a-b e 2 a-b retratam um dispositivo de separação 100 de acordo com a presente invenção para separar, uma primeira e segunda partes ósseas ou cartilagens umas das outras. Deve-se notar que com o termo “primeira e segunda partes ósseas ou cartilagens” podem ser entendidas como, por exemplo, todas as conexões entre ossos/cartilagens mostrados nas figuras 4 e 5. Isso, é claro, não deve ser interpretado apenas como limitante à carne de porco somente, o dispositivo de separação pode muito bem ser usado durante a desossa de outros animais, tais como carcaças bovinas, carcaças de ovelhas, etc..
[027] Uma primeira estrutura 101 do dispositivo de separação compreende um primeiro membro alongado 102 e um membro estacionário de engate 103 na extremidade do primeiro membro alongado 101, uma segunda estrutura 104
8 / 10 compreendendo um segundo membro alongado 105 e um membro de separação 106 na extremidade do segundo membro alongado 104. Na incorporação aqui mostrada, o membro estacionário de engate compreende uma estrutura semelhante a um gancho e o membro de separação compreende uma estrutura semelhante a um cinzel que compreende uma lâmina afiada 106 e ao longo da lâmina plana uma estrutura de extensão ascendente 107.
[028] O dispositivo de separação 100 ainda compreende um dispositivo móvel 108 ou um motor, por exemplo, cilindro de ar, para mover a segunda estrutura 104 em relação ao membro estacionário de engate 103 e o primeiro membro alongado 102 de uma posição contraída mostrada nas figuras 1a e 2a, onde o membro de separação 106, 107 está em posição contraída em relação ao membro estacionário de engate 103, a uma posição fechada mostrada nas figuras 1b e 2b, onde o membro da separação e o membro estacionário de engate convergem, ou seja, estão adjacentes um em relação ao outro. Para facilitar esse movimento de vai e vem, é fornecido um adaptador bloco 110, ao qual a segunda estrutura 104 está anexada, onde o bloco adaptador 110 é deslizável ligado à primeira estrutura e permite que a segunda estrutura se mova em um movimento de vai e vem, conforme indicado pela seta paralela e ao longo do primeiro membro alongado 102.
[029] O dispositivo de separação 100 ainda compreende uma primeira e segunda alavancas 109a, 109b atuando como uma haste de manipulação para permitir que um operador use ambas as mãos/braços para operar o dispositivo. Em uma incorporação preferencial, a primeira e a segunda alavancas compreendem um mecanismo de ativação/desativação para ativação/desativação do dito dispositivo móvel 108. Devido ao peso do dispositivo de separação 100, ele pode ser anexado a um dispositivo de balanceamento para movimentar o dispositivo de separação pelo
9 / 10 menos parcialmente, permitindo que um operador manipule simultaneamente o dispositivo de separação na direção x-y-z e, preferencialmente, também gire o dispositivo de separação durante o uso.
[030] As Figuras 1a e 2a mostram o dispositivo de separação 100 na dita posição contraída. Nesta posição, o operador utiliza as hastes de manipulação para posicionar o membro estacionário de engate 103, neste caso o gancho 103, atrás da conexão das partes do primeiro e do segundo osso ou cartilagens (não mostrados), portanto com as partes dos ossos ou cartilagens localizadas entre o membro estacionário de engate e o membro da separação. Como exemplo, no caso da desossa de pernil, isso pode envolver colocar o gancho 103 atrás da cauda e do osso do quadril. Com esse movimento, o operador faz ajustes adequados, por exemplo, ajustes angulares do dispositivo tal como o movimento subsequente do membro de separação via dito mecanismo de ativação/desativação. As figuras 1b e 2b mostram onde a segunda estrutura 104 se move em direção à posição fechada e cruza uma área de separação entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens ocasionando uma separação imediata entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens. Referindo-se ao dito exemplo, a lâmina 106 é guiada sobre a "aba" da coluna dorsal garantindo a divisão da cauda e do quadril, perto ou na conexão da cartilagem entre cauda e colina dorsal, e rompe a última conexão óssea à medida que o cinzel atinge a posição completamente estendida.
Normalmente, uma etapa subsequente seria soltar uma ou preferencialmente ambas as alavancas para que o dispositivo retorne à posição inicial.
[031] As figuras 3a e 3b mostram uma vista mais detalhada de uma incorporação de um membro da separação, que tal como mostrado aqui compreende uma estrutura semelhante ao cinzel que compreende uma lâmina
10 / 10 afiada 206 e ao longo da lâmina plana uma estrutura de extensão ascendente 207.
O desenho não deve ser interpretado como limitante ao que é mostrado aqui, por exemplo, a razão da altura entre a lâmina 206 e a estrutura 207 pode, naturalmente, ser diferente, bem como o lado frontal da lâmina 206.
[032] A Figura 4 mostra uma incorporação de um membro estacionário de engate 303, mas quaisquer formas podem, naturalmente, ser aplicadas e projetadas de tal modo que seja assegurado que o membro de engate possa ser colocado em uma posição apoiada.
[033] Embora a invenção tenha sido ilustrada e descrita detalhadamente nos desenhos e na descrição anterior, tal ilustração e descrição devem ser consideradas ilustrativas ou exemplares e não restritivas; a invenção não se limita às incorporações divulgadas. Outras variações às incorporações divulgadas podem ser entendidas e efetuadas por aqueles técnicos no assunto na prática da invenção reivindicada, a partir de um estudo dos desenhos, da divulgação e das reivindicações anexadas. Nas reivindicações, a palavra "compreendendo" não exclui outros elementos ou etapas, e o artigo indefinido "a/o" ou "um/uma" não exclui uma pluralidade. O simples fato de que certas medidas são recitadas nas diferentes reivindicações mutuamente dependentes não indica que uma combinação dessas medidas não possa ser usada como vantagem.

Claims (11)

REIVINDICAÇÕES
1. UM DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO (100) PARA SEPARAR UMA PRIMEIRA E SEGUNDA PARTES ÓSSEAS OU CARTILAGENS UMAS DAS OUTRAS de um animal, caracterizado por compreender:  uma primeira estrutura (101) compreendendo um primeiro membro alongado (102) e um membro estacionário de engate (103) em uma extremidade do primeiro membro alongado (101),  uma segunda estrutura (104) compreendendo um segundo membro alongado (105) e um membro de separação (106, 107) em uma extremidade do segundo membro alongado (104),  um dispositivo móvel (108) para mover a segunda estrutura em relação ao membro estacionário de engate de uma posição contraída, onde o membro de separação está em posição contraída em relação ao membro estacionário de engate, para uma posição fechada, onde o membro de separação e o membro estacionário de engate convergem, onde durante o uso o membro estacionário de engate é colocado em uma posição inicial atrás da conexão entre a primeira e uma segunda partes ósseas ou cartilagens, com as partes ósseas ou cartilagens localizadas entre o membro estacionário de engate e o membro de separação, enquanto o membro de separação está em posição contraída, e onde a posição angular da primeira e da segunda estruturas é ajustada de tal forma que o movimento subsequente do membro de separação em direção à posição fechada cruza área de separação entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens causando uma separação imediata entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens.
2. O DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela segunda estrutura ser deslizável presa à primeira estrutura através de um bloco adaptador (110) que permite que a segunda estrutura se mova em um movimento de vai e vem paralelo ao primeiro membro alongado.
3. O DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo membro estacionário de engate envolvente compreender uma estrutura semelhante a um gancho.
4. O DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo membro da separação compreender uma estrutura semelhante a um cinzel.
5. O DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo dispositivo móvel compreender um cilindro de ar.
6. O DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por ainda compreender uma primeira e uma segunda alavancas para um operador, permitindo que um operador coloque o membro estacionário de engate na dita posição inicial detrás do segundo osso ou cartilagem.
7. O DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelas primeira e segunda alavancas compreenderem um mecanismo de ativação/desativação para ativar/desativar o movimento do dito dispositivo móvel.
8. O DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por ainda compreender um dispositivo de balanceamento para movimentar o dispositivo de separação pelo menos parcialmente, permitindo simultaneamente que um operador manipule o dispositivo de separação.
9. O DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo dispositivo de separação ser um dispositivo portátil ou semi-portátil.
10. O DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo dispositivo de separação ser conectado a um dispositivo robótico.
11. UM MÉTODO PARA SEPARAR PRIMEIRA E SEGUNDA PARTES ÓSSEAS
OU CARTILAGENS UMAS DAS OUTRAS DE UM ANIMAL USANDO UM DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO, caracterizado pelo dispositivo de separação compreender:  uma primeira estrutura composta por um primeiro membro alongado e um membro estacionário de engate em uma extremidade do primeiro membro alongado,  uma segunda estrutura composta por um segundo membro alongado e um membro de separação em uma extremidade do segundo membro alongado,  um dispositivo móvel para mover a segunda estrutura em relação ao membro estacionário de uma posição contraída, onde o membro de separação está em posição contraída em relação ao membro estacionário de engate, para uma posição fechada, onde o membro de separação e o membro estacionário de engate convergem, em que o método compreende:  colocar o membro de engate em uma posição inicial atrás da conexão entre a primeira e uma segunda partes ósseas ou cartilagens enquanto o membro de separação está em posição contraída, com os ossos ou partes da cartilagem localizados entre o membro estacionário de engate e o membro de separação,
 ajustar a posição angular da primeira e segunda estruturas de modo que o movimento subsequente do membro de separação para a posição fechada cruze uma área de separação entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens,
causando uma separação imediata entre a primeira e a segunda partes ósseas ou cartilagens.
Espinha 1a vértebra lombar da Cartilagem 15a vértebra Túber coxal Vértebra 1a vértebra toráxica escápula escapular toráxica 6a vértebra lombar Sacro caudal 7a vértebra Escápula Osso occipital cervical Tubérculo 15a costela Ílio Osso parietal Ísquio supraglenóide Trocante Túber Osso frontal maior isquiátco Osso lacrimal Osso zigomático Eixo Osso nasal Forame infra-orbital Cartilagem costal Tubérculo Túber do olécrano Osso rostral maior Esterno Osso central do tarso Úmero 2o osso do tarso 1o Osso incisivo osso Calcâneo Osso Rádio Radial do carpo3o osso do tarso temporal 3o osso do metatarso do tarso 4o osso do tarso Mandíbula 1o os. carp. 2o osso do Osso Metatarso Osso acessório do carpo 2o os. metacarp. metatarso sesamóide 3o os. metacarp. proximal Osso sesamóde Osso intermediário do carpo Falange 5o osso do metatarso Osso ulnar do carpo Falanges do proximal 3o osso do carpo 2o dígito 4o osso do metatarso 4o osso do carpo Falanges do Falange média Falange 4o osso do metacarpo 3o dígito Osso sesamóide distal distal 5o osso do metacarpo Falanges do 5o dígito Falanges do 4o dígito
Mandíbula
Palatino
Crânio Clavícula Escápula Úmero Rádio Vértebra Cervical Carpo Metacarpo
Falanges Cartilagem articular Vértebra Torácica Esterno (estérnebras)
Cartilagens costais Vértebra lombar Ílio
Vértebra sacral (4 fusionadas) Ísquio
Vértebra caudal
Calcâneo Tarsos Metatrarsos Falanges
BR112020014551-3A 2018-01-30 2019-01-30 Um dispositivo de separação para separar uma primeira e uma segunda parte óssea ou cartilagem umas das outras e método para separar primeira e segunda partes ósseas ou cartilagens umas das outras de um animal usando um dispositivo de separação BR112020014551B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP18154172 2018-01-30
EP18154172.3 2018-01-30
PCT/EP2019/052237 WO2019149746A1 (en) 2018-01-30 2019-01-30 A separating device for separating a first and a second bone or cartilage parts from each other

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020014551A2 true BR112020014551A2 (pt) 2021-02-02
BR112020014551B1 BR112020014551B1 (pt) 2024-04-16

Family

ID=

Also Published As

Publication number Publication date
US20210037835A1 (en) 2021-02-11
WO2019149746A1 (en) 2019-08-08
CN111601690A (zh) 2020-08-28
EP3746273A1 (en) 2020-12-09
US11213035B2 (en) 2022-01-04
CN115918704A (zh) 2023-04-07
JP7261804B2 (ja) 2023-04-20
JP2021511059A (ja) 2021-05-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP3162215A1 (en) Chicken carcass contour measurement device, contour measurement method, and chicken carcass deboning device
CN113747793B (zh) 从悬挂的半猪屠体切下前部端部
EP3157343B1 (en) Method and system for harvesting knee meat together with thigh meat from a poultry leg
WO2011074969A2 (en) System and method for processing slaughtered animals and/or parts thereof
DK2606737T4 (en) Device for processing a carcass portion of slaughtered poultry
ES2624182T3 (es) Extractor y método para su uso en el deshuesado o corte de canales de animales
KR102119951B1 (ko) 가금류 사체 상에서 작동하는 견갑골 수확기
BR112020014551A2 (pt) um dispositivo de separação para separar uma primeira e uma segunda partes ósseas ou cartilagens umas das outras
SE440176B (sv) Styckningsforfarande
EP0635210A1 (en) Method and device for separating the skull and the vertebral column of a slaughtered animal
BR112020014551B1 (pt) Um dispositivo de separação para separar uma primeira e uma segunda parte óssea ou cartilagem umas das outras e método para separar primeira e segunda partes ósseas ou cartilagens umas das outras de um animal usando um dispositivo de separação
US3233282A (en) Method for removing meat from poultry wings
EP0540524A4 (en) Boning method and apparatus
ES2267395B1 (es) Utillaje para deshuesar jamones o paletillas, y su correspondiente procedimiento de deshuesado.
CN107646956A (zh) 用于在加工线上加工被屠宰家禽的躯体部分的方法和装置
ES1059684U (es) Bancada de utillaje para deshuesar jamones o paletillas.
EP0832563B1 (en) Method of mechanically boning a fore end
NL2003969C2 (en) System and method for processing slaughtered animals and/or parts thereof.
NL2003967C2 (en) System and method for processing slaughtered animals and/or parts thereof.
NL2003968C2 (en) System and method for processing slaughtered animals and/or parts thereof.
BR102018015220B1 (pt) Colheitadeira de escápula para operar em uma carcaça de ave e método para colher ossos escapulares
AU645320B2 (en) poning method and apparatus
BR102016009774A2 (pt) Auxiliary device and process for removing swine from a gross puppy porn pig
KR20140026742A (ko) 인대 절단 기구

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/01/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS