BR112020008993B1 - Processo para fazer um lenço dispersível em várias camadas. - Google Patents
Processo para fazer um lenço dispersível em várias camadas. Download PDFInfo
- Publication number
- BR112020008993B1 BR112020008993B1 BR112020008993-1A BR112020008993A BR112020008993B1 BR 112020008993 B1 BR112020008993 B1 BR 112020008993B1 BR 112020008993 A BR112020008993 A BR 112020008993A BR 112020008993 B1 BR112020008993 B1 BR 112020008993B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- web
- blanket
- aqueous solution
- mat
- composite
- Prior art date
Links
Abstract
Um processo para fazer um lenço dispersível de múltiplas camadas inclui o fornecimento de uma primeira manta e uma segunda manta, cada manta compreendendo fibras de celulose; sobrepor a primeira manta sobre a segunda manta; aplicar uma solução aquosa pelo menos à primeira manta; após a solução aquosa ser aplicada à primeira manta, prensar a segunda manta à primeira manta para criar uma manta composta; cortar ou perfurar a manta composta para definir uma pluralidade de lenços umedecidos com várias camadas; e empacotar a manta composta/lenços umedecidos em um pacote.
Description
[001] Lenços pré-umedecidos são populares no mercado, incluindo lenços para bebês, lenços para crianças, lenços para limpeza de superfícies, lenços femininos, lenços para hemorroidas, lenços para remoção de maquiagem e lenços para crianças e adultos. Os consumidores jogam muitos desses lenços no vaso sanitário. Alguns dos lenços são projetados para serem descartados assim e rotulados como tal. É importante que os lenços que se destinam a serem descartados na descarga sejam compatíveis com os sistemas de esgoto e séptico, mas também importante que esses lenços não se desfaçam quando usados para os fins a que se destinam. Especificamente, quando um produto descartável na descarga é liberado no vaso sanitário em sistemas de esgoto ou sépticos, o produto ou partes designadas do produto devem se degradar ou se separar (isto é, dispersar) à medida que se movem por várias etapas do processamento de águas residuais.
[002] Uma abordagem comum para fazer um lenço umedecido descartável na descarga é usar a tecnologia de "emaranhamento", na qual fibras, principalmente ou exclusivamente fibras celulósicas, são "emaranhadas" juntas usando jatos de água de alta pressão muito pequenos. No entanto, alguns lenços feitos com esta tecnologia exigem uma quantidade substancial de agitação para se separar após a descarga e podem não perder força significativa em ambientes relativamente estáticos.
[003] Outra abordagem convencional para fazer um lenço umedecido que exibe uma resistência em uso satisfatória, mas que quebra adequadamente nos sistemas de esgoto ou séptico, é através do uso de um aglutinante em um substrato que compreende fibras de celulose. O aglutinante se liga às fibras de celulose e as une em uma rede para fornecer resistência durante o uso. O aglutinante é estável e oferece essa força ao embeber uma solução estabilizadora, mas incha e enfraquece na água doce do sistema de vaso sanitário e esgoto, permitindo que a rede de fibras se separe. Uma variante dessa solução aglutinante/estabilizadora é um aglutinante acionável sensível ao sal, tal como o divulgado na Patente dos EUA 6.994.865. No entanto, esses aglutinantes podem ser relativamente caros e pode ser um desafio alcançar o equilíbrio certo entre resistência à limpeza em uso e dispersibilidade pós-descarga.
[004] O que é necessário é um lenço umedecido que combine resistência suficiente em uso, espessura suficiente e dispersibilidade adequada após a descarga.
[005] Em uma primeira modalidade, a invenção fornece um processo para fazer um lenço dispersível de múltiplas camadas. O processo inclui o fornecimento de uma primeira manta e uma segunda manta, cada manta compreendendo fibras de celulose; sobrepor a primeira manta sobre a segunda manta; aplicar uma solução aquosa à primeira manta; após a solução aquosa ser aplicada à primeira manta, prensando a segunda manta à primeira manta para criar uma manta composta; dividir a manta composta em uma pluralidade de lenços umedecidos discretos com várias camadas, cada lenço umedecido com várias camadas tendo um padrão de prensagem; empilhar os lenços em uma pilha; e empacotar a pluralidade de lenços umedecidos com várias camadas em uma embalagem.
[006] Em uma segunda modalidade, a invenção fornece um processo para fazer um lenço dispersível de múltiplas camadas. O processo inclui o fornecimento de uma primeira manta e uma segunda manta, cada manta compreendendo fibras de celulose; sobrepor a primeira manta sobre a segunda manta; aplicar uma solução aquosa à primeira manta; após a solução aquosa ser aplicada à primeira manta, prensando a segunda manta à primeira manta para criar uma manta composta; criar linhas de fraqueza na manta composta adaptada para permitir que a manta composta seja manualmente separada em lenços umedecidos com múltiplas camadas discretas, cada uma com o lenço umedecido com múltiplas camadas tendo um padrão de prensagem; e empacotar a manta composta em um pacote.
[007] Em uma terceira modalidade, a invenção fornece o processo da primeira ou segunda modalidades, em que nem a primeira manta nem a segunda manta contêm fibras não celulósicas.
[008] Em uma quarta modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeira até a terceira modalidades, em que a solução aquosa inclui conservantes.
[009] Em uma quinta modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeira até a quarta modalidades, compreendendo aplicar ainda a solução aquosa à segunda manta antes de prensar a segunda manta à primeira manta.
[0010] Em uma sexta modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeira até a quinta modalidades, em que a primeira e a segunda mantas são, cada uma, mantas hidroemaranhadas.
[0011] Em uma sétima modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeiras até a sexta modalidades, em que a primeira manta é colocada em contato com a segunda manta antes que a solução aquosa seja aplicada à primeira manta ou à segunda manta.
[0012] Em uma oitava modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeira até a sétima modalidades, em que a primeira manta e a segunda manta têm uma gramatura seca inferior a 70 gramas por metro quadrado.
[0013] Em uma nona modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeira até a oitava modalidades, em que a solução aquosa está presente na manta composta a uma concentração de mais de 100 por cento e, mais particularmente, de mais de 210 por cento, em peso, com base no peso seco da manta composta.
[0014] Em uma décima modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeira até a nona modalidades, em que o padrão de prensagem inclui uma pluralidade de depressões, a pluralidade de depressões ocupando coletivamente menos de 30 por cento da área de superfície de cada lenço umedecido.
[0015] Em uma décima primeira modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeira até a décima modalidades, em que a manta composta se estende ao longo e se move na direção da máquina, a manta composta tendo uma largura que se estende na direção transversal à máquina e em que o padrão de prensagem inclui uma pluralidade de faixas de depressões intermitentes, cada faixa estendendo-se geralmente na direção da máquina e cada faixa tendo uma largura, adicionalmente em que uma largura coletiva das faixas é inferior a 10 por cento da largura da manta composta.
[0016] Em uma décima segunda modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeira até a décima primeira modalidades, em que uma resistência ao descascamento do padrão de prensagem é de pelo menos 1,3 grama por centímetro linear.
[0017] Em uma décima terceira modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeira até a décima segunda modalidades, em que a prensagem é conduzida a uma pressão de pelo menos 100 quilopascal.
[0018] Em uma décima quarta modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeira até a décima terceira modalidades em que (1) a solução aquosa aplicada à primeira manta é uma primeira solução aquosa; e (2) após a primeira solução aquosa ser aplicada à primeira manta e depois de prensar a segunda manta na primeira manta para criar uma manta composta, uma segunda solução aquosa é aplicada à manta composta.
[0019] Em uma décima quinta modalidade, a invenção fornece o processo da décima quarta modalidade em que a primeira solução aquosa tem um teor de água em porcentagem em peso mais alto do que a segunda solução aquosa.
[0020] Em uma décima sexta modalidade, a invenção fornece o processo da décima quarta ou décima quinta modalidades em que a primeira solução aquosa é aplicada a uma concentração de pelo menos 100% em peso, com base no peso seco da manta composta.
[0021] Em uma décima sétima modalidade, a invenção fornece o processo da décimas quarta, décima quinta ou décima sexta modalidades, em que a segunda solução aquosa é aplicada a uma concentração de pelo menos 110 por cento em peso, com base no peso seco da manta composta.
[0022] Em uma décima oitava modalidade, a invenção fornece o processo de qualquer uma da primeira até a décima sétima modalidades, em que a prensagem é realizada usando um rolo de prensagem, em que o rolo de prensagem é aquecido a uma temperatura entre 100 e 300 graus Celsius durante a prensagem.
[0023] A Figura 1 é uma vista lateral de uma representação esquemática de uma modalidade da presente invenção.
[0024] A Figura 2 é uma vista superior da modalidade da Figura 1.
[0025] A Figura 3 é uma vista frontal do lenço da Figura 2 tomada ao longo da linha 3-3.
[0026] A Figura 4 é uma vista lateral de uma representação esquemática de outra modalidade da presente invenção.
[0027] A Figura 5 é uma vista superior da modalidade da Figura 4.
[0028] Um processo 10 para fazer um lenço dispersível em várias camadas inclui o fornecimento de uma primeira manta 12 e uma segunda manta 14. As mantas 12, 14 podem ser formadas em linha ou fornecidas pré- formadas, como desenroladas dos rolos de manta 13, 15. O processo pode opcionalmente incluir terceira, quarta ou mais mantas (não mostradas). Cada manta 12, 14 compreende fibras de celulose. Em modalidades particulares, cada manta consiste em fibras de celulose. Em certas modalidades, cada manta 12, 14 também contém fibras não celulósicas, como fibras plásticas. Em outras modalidades, nem a manta 12 nem a manta 14 incluem fibras não celulósicas. Em modalidades particulares, as mantas 12, 14 incluem fibras de celulose regenerada e fibras de celulose não regenerada. Em modalidades particulares, as fibras da primeira manta 12 foram hidroentrelaçadas uma com a outra e as fibras da segunda manta 14 foram hidroentrelaçadas uma com a outra. Em outras modalidades, as fibras da primeira manta 12 são mantidas juntas por meio de um ligante químico, e as fibras da segunda manta 14 são mantidas juntas por meio de um ligante químico. As mantas 12, 14 podem incluir mantas de papel tissue depositadas a úmido ou podem ser mantas não tecidas. O termo “manta não tecida", conforme usado aqui, significa uma estrutura de fibras formadas aleatoriamente de forma semelhante a uma esteira, sem o uso de uma pasta aquosa, em contraste com um papel tissue aplicado a úmido. Em modalidades particulares, a primeira manta 12 e a segunda manta 14 têm uma gramatura seca inferior a 70 gramas por metro quadrado e, mais particularmente, entre 25 e 55 gramas por metro quadrado.
[0029] No processo 10, a primeira manta 12 é sobreposta à segunda manta 14, de modo que as duas manta 12, 14 estão em contato uma com a outra. Uma solução aquosa 16 é aplicada à primeira manta 12, à segunda manta 14 ou tanto à primeira manta 12 quanto à segunda manta 14, como ilustrado representativamente na Fig. 1. A solução aquosa pode ser aplicada pelas unidades de aplicação 18a, 18b e por métodos conhecidos na técnica, como, por exemplo, pulverização (Fig. 1), rolagem, vazamento ou outro método de aplicação adequado.
[0030] A solução aquosa 16 pode ser qualquer líquido que possa ser absorvido na primeira manta 12 (ou segunda manta 14) e pode incluir quaisquer componentes adequados que proporcionem as propriedades de limpeza e processamento desejadas. Por exemplo, a solução pode incluir água, emolientes, surfactantes, fragrâncias, conservantes, ácidos orgânicos ou inorgânicos, agentes quelantes, tampões de pH ou combinações dos mesmos, como são bem conhecidos daqueles versados na técnica. Além disso, a solução umectante também pode conter loções, medicamentos e/ou agentes antimicrobianos. A solução umectante pode conter agentes adicionais que conferem um efeito benéfico à pele ou ao cabelo e/ou agem adicionalmente para melhorar a sensação estética das composições e lenços aqui descritos. Exemplos de agentes de beneficiamento da pele adequados incluem emolientes, esteróis ou derivados de esteróis, gorduras ou óleos naturais e sintéticos, intensificadores de viscosidade, modificadores de reologia, poliois, surfactantes, álcoois, ésteres, silicones, argilas, amido, celulose, particulados, hidratantes, formadores de película, modificadores de deslizamento, modificadores de superfície, protetores de pele, umectantes, protetores solares e similares. Em um exemplo, a solução aquosa contém água. A solução aquosa pode, em modalidades particulares, conter água em uma quantidade de cerca de 40 a cerca de 99 por cento do peso total da solução. Em modalidades particulares, a solução aquosa compreende 99,5 por cento, ou mais particularmente 100 por cento, de água.
[0031] Após a solução aquosa 16 ser aplicada à primeira manta 12 (ou à primeira manta 12 e à segunda manta 14), o processo inclui ainda prensar a segunda manta 14 na primeira manta 12 para criar uma manta composta 20. "prensar" significa pressionar junto usando pressão distribuída por regiões discretas, como pontos, linhas ou formas, de modo que a primeira manta 12 e a segunda manta 14 sejam mantidas firmemente juntas.
[0032] A prensagem pode ser realizada através de uma unidade de prensagem 22, que pode opcionalmente incluir um rolo padronizado 22a e um rolo de bigorna 22b. Em modalidades particulares, como a representativamente ilustrada na Fig. 2, o rolo padronizado 22a inclui projeções 24, como duas ou mais faixas 26, 26 das projeções 24. Em modalidades particulares, a prensagem é conduzida a uma pressão de pelo menos 100 quilopascal, mais particularmente pelo menos 200 quilopascal e mais particularmente entre cerca de 250 e 350 quilopascal. Em modalidades particulares, o rolo padronizado 22a tem uma superfície de aço e o rolo de bigorna 22b tem uma superfície de borracha. Em outras modalidades, o rolo padronizado 22a e o rolo de bigorna 22b têm uma superfície de aço.
[0033] Após a prensagem, o processo em modalidades particulares (referindo-se às Figs. 1 e 2) inclui ainda a divisão da manta composta 20 em uma pluralidade de lenços umedecidos discretos e com várias camadas 30, como na unidade de separação 34 que opcionalmente inclui um rolo de corte 36 e um rolo de bigorna 38. O rolo de corte inclui uma ou mais facas 37. Cada lenço umedecido de múltiplas camadas 30 tem um padrão de prensagem 32, transmitido pela unidade de prensagem 22.
[0034] O processo 10 inclui ainda o empilhamento da pluralidade de lenços umedecidos com várias camadas 30 em uma pilha 40 e a embalagem da pluralidade de lenços umedecidos com várias camadas 30 em uma embalagem 50, tal como via unidade de embalagem 52, que poderia ser uma ensacadeira ou outra unidade de embalagem conhecida na técnica. Preferencialmente, a embalagem 50 é feita de material substancialmente impermeável a umidade, como uma película polimérica ou uma cuba de plástico.
[0035] Referindo-se às Figs. 4 e 5, em outras modalidades, em vez de dividir a manta composta 20 em lenços discretos 30, o processo inclui a criação de linhas de fraqueza 60 (como perfurações ou linhas de pontuação) na manta composta 20 para definir uma série de lenços umedecidos interconectados 70. As linhas de fraqueza 60 são adaptadas para permitir que a manta composta 20 seja separada manualmente (por exemplo, rasgada) em lenços umedecidos de várias camadas distintas. As linhas de fraqueza podem ser transmitidas, a título de exemplo, através de uma unidade de perfuração 64, tendo um rolo de perfuração 66, um rolo de bigorna 68 e uma faca de perfuração 67. Tais modalidades podem ainda incluir empacotar a manta composta (ou uma porção da manta composta) em um pacote 50, tal como acumular a manta composta em um rolo ou em uma pilha dobrada em z ou "acordeão".
[0036] A solução aquosa 16 pode ser aplicada às manta 12, 14 a uma concentração de cerca de 10 a 600 por cento, mais desejavelmente pelo menos 100 por cento, mais desejavelmente de cerca de 100 a cerca de 500 por cento, ainda mais desejavelmente de cerca de 200 a cerca de 400 por cento e, em particular, pelo menos 210 por cento em peso, medidos como uma porcentagem do peso seco da manta composta.
[0037] O padrão de prensagem 32 inclui uma pluralidade de depressões 33. Em modalidades particulares, a pluralidade de depressões 33 ocupa coletivamente menos de 30 por cento da área da superfície de cada lenço umedecido. A manta composta 20 se estende ao longo e se move na direção da máquina 8 no processo 10, e a manta composta 20 tem uma largura 21 que se estende na direção transversal à máquina 9. Em modalidades particulares, o padrão de prensagem 32 inclui uma pluralidade de faixas 35 de depressões intermitentes 33 que se estendem na direção da máquina 9. Cada faixa tem uma largura 37 que se estende na direção transversal à máquina 9. A largura 37 é definida como a distância entre duas linhas retas imaginárias que se estendem na direção da máquina 8 e que ligam as bordas interna e externa de cada faixa 35 de depressões agrupadas. A largura coletiva das faixas 35 é inferior a 10 por cento, mais particularmente inferior a 5 por cento e ainda mais particularmente inferior a 3 por cento da largura 21 da manta composta 20.
[0038] Convencionalmente, para produzir produtos de papel tissue com várias camadas, as camadas de papel tissue são prensadas quando as folhas estão relativamente secas. Foi descoberto pelos inventores que, se as camadas forem primeiro umedecidas e depois prensadas, a resistência do acessório prensado é maior do que a obtida por prensagem a "seco". Além disso, após umedecer as mantas 12, 14 e prensá-las para formar a manta composta 20, não é necessário secar a manta composta 20, porque a manta composta 20 é convertida em lenços umedecidos individuais 30, que são embalados no meio úmido condição. A construção de um lenço umedecido com base em papel tissue com várias camadas é vantajosa, porque foi constatado que, ao construir o lenço em camadas, o lenço pode dispersar-se mais rápida e facilmente após o descarte pela descarga. Isso ocorre porque as camadas se delaminam umas das outras, deixando duas (ou mais) camadas relativamente mais fracas que devem se dispersar, em oposição a uma única camada mais espessa e relativamente mais forte. Em modalidades particulares da presente invenção, a técnica de "prensagem por via úmida" permite que as camadas permaneçam firmemente aderidas uma à outra durante a embalagem, distribuição e limpeza em uso, enquanto ainda permite que as camadas se libertem umas das outras após a descarga.
[0039] Em modalidades particulares, a resistência ao descascamento do padrão de prensagem é de pelo menos 1,3 grama, e mais particularmente de 1,44 a 2,23 gramas por centímetro linear.
[0040] Foi criada uma modalidade de "dobra úmida" para lenços umedecidos de duas camadas ("Exemplo Ilustrativo") usando duas camadas de folha de base de papel tissue emaranhadas por hidroemaranhamento. O lenço tinha 200 centímetros de comprimento e 125 centímetros de largura. Cada dobra tinha uma gramatura de 55 gramas por metro quadrado. Uma solução aquosa foi aplicada a uma concentração de aproximadamente 230 por cento com base no peso seco da manta composta de duas camadas. As dobras foram prensadas juntas através de um padrão de prensagem composto por duas faixas de pontos. Cada faixa consistia em 3 linhas de pontos. Cada ponto tinha um diâmetro de 0,9 milímetros. Os pontos foram espaçados (centro a centro) por 2,5 milímetros na direção em que cada linha se estendia. As linhas foram espaçadas uma da outra (centro a centro) por 2,0 milímetros, de modo que a largura de cada faixa de linhas fosse de cerca de 5 milímetros, e de modo que a largura coletiva de todas as faixas (ou seja, a soma das larguras de todas as pistas) foi de cerca de 10 milímetros. Cada faixa foi espaçada das bordas longitudinais opostas dos lenços em cerca de 10 milímetros. A prensagem foi realizada a uma pressão de 300 quilopascal.
[0041] Um Exemplo Comparativo de “prensagem a seco” foi criado como acima, exceto que a solução aquosa não foi aplicada até que o padrão de prensagem tivesse sido aplicado à manta composta.
[0042] A resistência à tração de um segmento de 7,62 centímetros de comprimento de uma única faixa de pontos de compressão foi examinada, a partir do Exemplo Ilustrativo e do Exemplo Comparativo, usando um testador de resistência à tração convencional. As duas camadas do lenço foram separadas, em uma direção perpendicular à direção em que a faixa de pontos de prensagem se estendia. As mandíbulas do testador se separaram a uma taxa de 100 milímetros por minuto. Cinco amostras foram testadas para o Exemplo Ilustrativo e cinco amostras foram testadas para o Exemplo Comparativo.
[0043] A resistência ao descascamento de cada amostra de “prensagem a úmido” do Exemplo Ilustrativo estava entre 1,44 e 2,23 gramas por centímetro linear. Por outro lado, a resistência ao descascamento de cada amostra de “prensagem a seco” do Exemplo Comparativo estava entre 0,65 e 1,18 grama por centímetro linear. Consequentemente, as duas camadas dos lenços umedecidos “prensados a úmido” foram mantidas juntas significativamente mais fortemente do que as duas dobras dos lenços umedecidos “prensados a seco”.
[0044] Outras modificações e variações às reivindicações em anexo podem ser feitas por técnicos na área, sem se afastar do espírito e do escopo conforme definido nas reivindicações em anexo. Fica entendido que os recursos dos diversos exemplos podem ser intercambiados totalmente ou parcialmente. A descrição anterior foi apresentada para fins de exemplo, para permitir que os técnicos da área coloquem em prática a invenção reivindicada, e não deve ser interpretada como uma limitação ao escopo da invenção, que está definida pelas reivindicações e seus equivalentes.
Claims (12)
1. Processo (10) para fazer um lenço dispersível em várias camadas, caracterizado pelo fato de que compreende: fornecer uma primeira manta (12) e uma segunda manta (14), cada manta (12, 14) incluindo fibras de celulose; sobrepor a primeira manta (12) sobre a segunda manta (14); aplicar uma solução aquosa (16) à primeira manta (12); após a aplicação da solução aquosa (16) à primeira manta (12), prensar a segunda manta (14) à primeira manta (12) para criar uma manta composta (20), em que a solução aquosa (16) está presente na manta composta (20) a uma concentração de mais de 210 por cento em peso, com base no peso seco da manta composta (20) e compreende 99,5 por cento de água; dividir a manta composta (20) em uma pluralidade de lenços umedecidos com várias camadas (30), cada lenço umedecido com várias dobras tendo um padrão de prensagem (32); empilhar os lenços (30) em uma pilha (40); e empacotar a pluralidade de lenços umedecidos com várias camadas (30) em uma embalagem (50), em que (1) a solução aquosa (16) aplicada à primeira manta (12) é uma primeira solução aquosa (16); e (2) após a primeira solução aquosa (16) ser aplicada à primeira manta (12) e depois de prensar a segunda manta (14) na primeira manta (12) para criar uma manta composta (20), uma segunda solução aquosa (16) é aplicada à manta composta (20), em que a primeira solução aquosa (16) tem um teor de água em porcentagem em peso mais alto que a segunda solução aquosa (16), e em que a segunda solução aquosa (16) é aplicada a uma concentração de pelo menos 110 por cento em peso, com base no peso seco da manta composta (20).
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que nem a primeira manta (12) nem a segunda manta (14) contêm fibras não celulósicas.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a solução aquosa (16) inclui conservantes.
4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda a aplicação da solução aquosa (16) à segunda manta (14) antes de prensar a segunda manta (14) à primeira manta (12).
5. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira manta (12) e a segunda manta (14) são, cada uma, mantas hidroemaranhadas.
6. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira manta (12) é colocada em contato com a segunda manta (14) antes que a solução aquosa (16) seja aplicada à primeira manta (12) ou à segunda manta (14).
7. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira manta (12) e a segunda manta (14) têm uma gramatura seca inferior a 70 gramas por metro quadrado.
8. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o padrão de prensagem (32) inclui uma pluralidade de depressões (33), a pluralidade de depressões (33) ocupando coletivamente menos de 30 por cento da área da superfície de cada lenço umedecido.
9. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a manta composta (20) se estende ao longo e se move na direção da máquina (8), a manta composta (20) tendo uma largura (21) que se estende na direção transversal à máquina (9), e em que o padrão de prensagem (32) inclui uma pluralidade de faixas (35) de depressões intermitentes (33), cada faixa se estendendo geralmente na direção da máquina (8) e cada faixa tendo uma largura (37), adicionalmente em que uma largura coletiva das faixas (35) é inferior a 10 por cento da largura da manta composta (20).
10. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a resistência ao descascamento do padrão de prensagem (32) é de pelo menos 1,3 gramas por centímetro linear.
11. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a prensagem é conduzida a uma pressão de pelo menos 100 quilopascal.
12. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a prensagem é realizada usando um rolo de prensagem, em que o rolo de prensagem é aquecido a uma temperatura entre 100 e 300 graus Celsius durante a prensagem.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PCT/US2017/067626 WO2019125438A1 (en) | 2017-12-20 | 2017-12-20 | Process for making a multi-ply dispersible wipe |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112020008993A2 BR112020008993A2 (pt) | 2020-10-13 |
BR112020008993B1 true BR112020008993B1 (pt) | 2023-06-06 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
RU2603611C1 (ru) | Подвергнутые струйному скреплению слоистые полотна, имеющие полые выступы, и способ и аппарат для их изготовления | |
US7682686B2 (en) | Tufted fibrous web | |
CN101208466B (zh) | 簇成纤维网 | |
JP4166786B2 (ja) | タフト付きラミネートウェブ | |
CN1200663C (zh) | 带有拆卸式护翼的吸收物品 | |
KR101757505B1 (ko) | 티슈페이퍼 및 티슈페이퍼의 제조방법 | |
JP4964768B2 (ja) | ローション含有トップシートを伴う吸収性物品 | |
CN100482192C (zh) | 吸收性物品 | |
BRPI0618979A2 (pt) | camada absorvente distensìvel e artigo absorvente | |
BR0317508B1 (pt) | Absorbent article | |
KR20100049493A (ko) | 피부친화력을 개선한 일회용 기저귀 및 생리대의 안감 | |
DE2432697A1 (de) | Aus mehreren lagen bestehende windel fuer den einmaligen gebrauch | |
BRPI0617466A2 (pt) | aplicador descartÁvel | |
EP3580382B1 (en) | Multi-ply dispersible nonwoven material | |
JP2008511381A (ja) | 衛生製品 | |
KR20070095349A (ko) | 음순간 패드 | |
BR112020008993B1 (pt) | Processo para fazer um lenço dispersível em várias camadas. | |
BR112020008993A2 (pt) | processo para fazer um lenço dispersível em várias camadas. | |
CN1964684B (zh) | 阴唇间垫 | |
JP5436002B2 (ja) | 化粧用パフおよび化粧用パフの製造方法 | |
CN105283159A (zh) | 短裤型一次性尿布和其制造方法 | |
JPS6350600A (ja) | 水解性紙 | |
ES2698161T3 (es) | Artículo sanitario absorbente que comprende un material multicapa | |
JPS60183139A (ja) | 複合不織布 | |
IT201600071777A1 (it) | Materiale cartaceo, ed apparecchiatura per la sua produzione |