BR112019028264A2 - conectores de fibra óptica e conexão que emprega adaptadores de admissão de adesivo - Google Patents

conectores de fibra óptica e conexão que emprega adaptadores de admissão de adesivo Download PDF

Info

Publication number
BR112019028264A2
BR112019028264A2 BR112019028264-5A BR112019028264A BR112019028264A2 BR 112019028264 A2 BR112019028264 A2 BR 112019028264A2 BR 112019028264 A BR112019028264 A BR 112019028264A BR 112019028264 A2 BR112019028264 A2 BR 112019028264A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
adapter
connector housing
cable
housing
connector
Prior art date
Application number
BR112019028264-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Joel Christopher Rosson
Original Assignee
Corning Research & Development Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Corning Research & Development Corporation filed Critical Corning Research & Development Corporation
Publication of BR112019028264A2 publication Critical patent/BR112019028264A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B6/00Light guides; Structural details of arrangements comprising light guides and other optical elements, e.g. couplings
    • G02B6/24Coupling light guides
    • G02B6/36Mechanical coupling means
    • G02B6/38Mechanical coupling means having fibre to fibre mating means
    • G02B6/3807Dismountable connectors, i.e. comprising plugs
    • G02B6/3887Anchoring optical cables to connector housings, e.g. strain relief features
    • G02B6/3889Anchoring optical cables to connector housings, e.g. strain relief features using encapsulation for protection, e.g. adhesive, molding or casting resin

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Mechanical Coupling Of Light Guides (AREA)
  • Connector Housings Or Holding Contact Members (AREA)

Abstract

Os conectores de fibra óptica, alojamentos de conector, conjuntos de cabos conectados e métodos para a conexão de conjuntos de cabos são dotados de recursos de adaptador de cabo particulares, extensões de adaptador, flexões de vedação multidiametrais, elementos de vedação subcutâneos e combinações dos mesmos, para integridade, durabilidade e desempenho de cabo e conector aprimorados.

Description

“CONECTORES DE FIBRA ÓPTICA E CONEXÃO QUE EMPREGA ADAPTADORES DE ADMISSÃO DE ADESIVO”
ANTECEDENTES Campo
[0001] A presente revelação refere-se geralmente a conjuntos para interconectar ou, de outro modo, terminar fibras ópticas e cabos de fibra óptica de uma maneira adequada para acoplar aos receptáculos ópticos correspondentes. Antecedentes da técnica
[0002] As fibras ópticas são usadas em um número e variedade crescentes de aplicações, como uma grande variedade de aplicações de telecomunicações e de transmissão de dados. Como resultado, as redes de fibra óptica incluem um número cada vez maior de fibras ópticas e cabos de fibra óptica terminados que podem ser acoplados de maneira conveniente e confiável aos receptáculos ópticos correspondentes na rede. Essas fibras ópticas e cabos de fibra óptica terminados estão disponíveis em uma variedade de formatos conectorizados incluindo, por exemplo, conectores OptiTap® e OptiTip® endurecidos, conectores Unicam® instaláveis em campo, conjuntos de cabos de fibra simples ou de múltiplas fibras pré- conectorizados com conectores SC, FC ou LC etc., todos disponíveis junto à Corning Incorporated, com produtos similares disponíveis de outros fabricantes, conforme está bem documentado na literatura de patentes.
[0003] Os recipientes ópticos com os quais as fibras e cabos terminados acima mencionados estão ligados são normalmente fornecidos em unidades de rede ópticas (ONUs), dispositivos de interface de rede (JNV) e outros tipos de dispositivos de rede ou receptáculos e, muitas vezes necessitam de hardware que seja suficientemente robusto para ser empregado em diversos ambientes sob diversas condições de instalação. Essas condições podem ser atribuídas ao ambiente em que os conectores são empregados ou aos hábitos dos técnicos que lidam com o hardware. Consequentemente, há uma direção contínua para aprimorar a robustez desses conjuntos conectados, preservando a conexão óptica rápida, confiável e sem problemas à rede.
BREVE SUMÁRIO
[0004] De acordo com o objeto da presente revelação, são fornecidos conectores de fibra óptica, conjuntos de cabos conectados e métodos para a conectorização de conjuntos de cabos. De acordo com uma primeira variedade de modalidades da presente revelação, são fornecidos conjuntos de cabos de fibra óptica conectorizados que compreendem um alojamento de conector, um ferrolho, um adaptador de cabo, uma extensão de adaptador, um cabo de fibra óptica e uma flexão de vedação multidiametral. O alojamento do conector compreende uma porção de retenção do ferrolho, uma porção de assentamento do adaptador e um eixo geométrico longitudinal que se estende através da porção de retenção do ferrolho do alojamento do conector e da porção de assentamento do adaptador do alojamento do conector. O ferrolho é retido pela porção de retenção do ferrolho do alojamento do conector e compreende um orifício de fibra óptica. O adaptador de cabo compreende uma passagem de cabo óptico, uma passagem de fibra óptica, uma porção de fixação de extensão, uma porção de inserção do alojamento assentada na porção de assentamento do adaptador do alojamento do conector e um suporte do adaptador posicionado entre a porção de fixação da extensão e a porção de inserção do alojamento. A extensão do adaptador é presa à porção de fixação da extensão do adaptador de cabo e compreende uma passagem de cabo estendida. O cabo de fibra óptica se estende ao longo da passagem de cabo estendida da extensão do adaptador e da passagem de cabo óptico do adaptador de cabo e compreende uma fibra óptica que se estende ao longo da passagem de fibra óptica do adaptador de cabo para o orifício de fibra óptica do ferrolho. A flexão de vedação multidiametral compreende uma porção de engate de cabo que engata uma superfície de cabo externa do cabo de fibra óptica, uma porção de engate de alojamento que engata uma superfície externa de alojamento externa do alojamento de conector e uma porção de flexão intermediária que se estende da porção de engate de cabo para a porção de engate de alojamento e engata uma superfície de extensão externa da extensão do adaptador.
[0005] De acordo com modalidades adicionais da presente revelação, a extensão do adaptador pode ser integrada ao adaptador de cabo, por exemplo, como uma peça unicamente moldada.
[0006] De acordo com ainda outras modalidades da presente revelação, são fornecidos conectores de fibra óptica que compreendem um alojamento de conector, um ferrolho, um adaptador de cabo e uma extensão de adaptador. A extensão do adaptador é integrada ou configurada estruturalmente para ser fixada à porção de fixação da extensão do adaptador de cabo e compreende uma passagem de cabo estendida. O suporte do adaptador e o alojamento do conector são estruturalmente configurados para formar uma interface de vedação do adaptador, onde o suporte do adaptador entra em contato com uma superfície voltada para o suporte do alojamento do conector. A interface de vedação do adaptador forma um ponto de alívio de flexão não destrutiva ao longo de um comprimento do eixo geométrico longitudinal. A interface de vedação do adaptador se origina em um cotovelo do alojamento para o adaptador, compreendendo uma face de ancoragem exposta orientada para a porção de retenção do ferrolho do alojamento do conector.
[0007] De acordo com ainda outras modalidades da presente revelação, métodos de conexão de cabos de fibra óptica são fornecidos onde um adaptador de cabo está assentado na porção de assentamento do adaptador do alojamento do conector com o suporte do adaptador limitando uma extensão na qual o adaptador de cabo se estende na porção de assentamento do adaptador do alojamento do conector. A extensão do adaptador é presa à porção de fixação da extensão do adaptador de cabo e um cabo de fibra óptica é estendido ao longo da passagem de cabo estendida da extensão do adaptador e da passagem de cabo óptico do adaptador de cabo. O cabo de fibra óptica compreende uma fibra óptica que se estende ao longo da passagem de fibra óptica do adaptador de cabo para o orifício de fibra óptica do ferrolho. Uma superfície de cabo externa do cabo de fibra óptica, uma superfície de alojamento externa do alojamento do conector e uma superfície de extensão externa da extensão do adaptador são engatadas com uma flexão de vedação multidiametral compreendendo uma porção de engate de cabo, uma porção de engate de alojamento e uma porção de flexão intermediária que se estende da porção de engate do cabo até a porção de engate do alojamento.
[0008] De acordo com modalidades adicionais da presente revelação, são fornecidos conjuntos de cabos de fibra óptica conectorizados compreendendo uma flexão de vedação multidiametral e um elemento de vedação subcutâneo. A flexão de vedação multidiametral compreende uma porção de engate de cabo que engata uma superfície de cabo externa do cabo de fibra óptica e uma porção de engate de alojamento que engata uma superfície de alojamento externa do alojamento de conector. O elemento de vedação subcutâneo é posicionado entre uma superfície externa do alojamento do conector e uma superfície interna da flexão de vedação multidiametral para ligar toda uma periferia giratória do alojamento do conector em torno do eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector e formar uma projeção anular em uma superfície externa da flexão de vedação multidiametral.
[0009] De acordo com modalidades alternativas da presente revelação, os conectores de fibra óptica são fornecidos compreendendo um alojamento de conector e um adaptador de cabo, em que o adaptador de cabo compreende uma passagem de cabo óptico, uma passagem de fibra óptica, uma porção de inserção de alojamento, uma janela adesiva e um suporte do adaptador. A porção de inserção do alojamento é configurada estruturalmente para ser assentada na porção de assentamento do adaptador do alojamento do conector para alinhar a passagem do cabo óptico e a passagem de fibra óptica com o eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector. A janela adesiva reside na porção de inserção do alojamento em comunicação com a passagem de fibra óptica. O suporte do adaptador e o alojamento do conector são estruturalmente configurados para formar uma interface de vedação do adaptador, onde o suporte do adaptador entra em contato com uma superfície voltada para o suporte do alojamento do conector, e o adaptador do cabo e o alojamento do conector são estruturalmente configurados para formar superfícies de chaveamento complementares que estão posicionadas para alinhar a porta de injeção de adesivo do alojamento do conector com a janela adesiva do adaptador de cabo.
[0010] De acordo com outras modalidades alternativas da presente revelação, são fornecidos conjuntos de cabos de fibra óptica conectorizados que compreendem um alojamento de conector, um ferrolho, um adaptador de cabo e um cabo de fibra óptica. O adaptador de cabo compreende uma janela adesiva e o adaptador de cabo e o alojamento do conector são estruturalmente configurados para formar superfícies de chaveamento complementares posicionadas para alinhar a porta de injeção de adesivo do alojamento do conector com a janela adesiva do adaptador de cabo. A fibra óptica atravessa a janela adesiva do adaptador de cabo em uma porção de envasamento de fibra da passagem de fibra óptica do adaptador de cabo.
[0011] De acordo com ainda outras modalidades alternativas da presente revelação, são fornecidos métodos de conectorização de cabos de fibra óptica, onde as superfícies de chaveamento complementares formadas pelo adaptador de cabo e o alojamento do conector estão alinhadas e o adaptador de cabo está assentado na porção de assentamento do adaptador do alojamento do conector para alinhar a porta de injeção de adesivo do alojamento do conector com a janela adesiva do adaptador de cabo. Um cabo de fibra óptica se estende ao longo da passagem do cabo óptico do adaptador de cabo e do eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector para a porção de retenção do ferrolho do alojamento do conector, de modo que a fibra óptica atravesse a janela adesiva do adaptador de cabo em uma porção de envasamento de fibra da passagem de fibra óptica do adaptador de cabo. Um ferrolho é posicionado ao longo de uma porção de extremidade da fibra óptica e é retido na porção de retenção do ferrolho do alojamento do conector. Um adesivo é injetado através da porta de injeção de adesivo do alojamento do conector, na janela adesiva do adaptador de cabo para prender o adaptador de cabo no alojamento do conector e a fibra óptica no adaptador de cabo.
[0012] De acordo com modalidades alternativas adicionais da presente revelação, os conectores de fibra óptica são fornecidos compreendendo um alojamento de conector e um adaptador de cabo, em que uma superfície interior do alojamento de conector e uma superfície externa do adaptador de cabo formam um espaço capilar quando a porção de inserção do alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento do adaptador do alojamento do conector. O espaço capilar é deslocado a partir do eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector a partir da interface de vedação do adaptador até uma barreira adesiva formada por porções do adaptador do cabo e o alojamento do conector quando a porção de inserção do alojamento do adaptador do cabo é assentada na porção de assentamento do adaptador do alojamento do conector.
[0013] De acordo com outras modalidades alternativas da presente revelação, é fornecido um alojamento de conector que compreende uma porção de retenção de ferrolho, uma porção de chaveamento, uma porção de retenção de elemento de vedação e uma porta de injeção de adesivo onde a porta de injeção de adesivo é definida em uma porção de envasamento do alojamento do conector e é separada da porção de retenção do ferrolho do alojamento do conector e da porção de chaveamento do alojamento do conector pela porção de retenção do elemento de vedação do alojamento do conector, ao longo do eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector.
[0014] Embora os conceitos da presente revelação sejam aqui descritos com referência a um conjunto de desenhos que mostram um tipo específico de cabo de fibra óptica e componentes de conector de tamanho e forma específicos, é contemplado que os conceitos possam ser empregados em qualquer esquema de conectorização de fibra óptica, incluindo, por exemplo, e sem limitação, conectores OptiTap® e OptiTip® endurecidos, conectores UniCam® instaláveis em campo, conjuntos de fibra simples ou multifibra com conectores SC, FC, LC ou multifibra, etc.
BREVE DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS VISTAS DOS DESENHOS
[0015] A seguinte descrição detalhada de modalidades específicas da presente revelação pode ser mais bem entendida quando lida em conjunto com os desenhos a seguir, onde a estrutura semelhante é indicada com números de referência semelhantes e em que:
[0016] A Figura 1 ilustra um conjunto de cabos conectorizados de acordo com uma modalidade da presente revelação;
[0017] A Figura 2 ilustra um conjunto de cabos conectorizados empregando um conector óptico OptiTap endurecido;
[0018] A Figura 3 ilustra um conjunto de cabos conectorizados empregando um conector óptico do tipo SC;
[0019] A Figura 4 é uma ilustração em seção transversal do conjunto de cabos de fibra óptica conectorizados da Figura 1;
[0020] A Figura 4A é uma vista explodida de componentes selecionados da Figura 4;
[0021] A Figura 5 é uma ilustração esquemática do perfil de rigidez à flexão de múltiplos componentes que pode ser apresentado por um conector de fibra óptica e um conjunto de cabos de fibra óptica conectorizados de acordo com a presente revelação;
[0022] A Figura 6 é uma vista explodida alternativa de componentes selecionados da Figura 4;
[0023] A Figura 7 ilustra um adaptador de cabo e extensão de adaptador de acordo com modalidades da presente revelação;
[0024] A Figura 8 ilustra um adaptador de cabo de acordo com modalidades da presente revelação;
[0025] A Figura 9 ilustra uma extensão do adaptador de acordo com modalidades da presente revelação;
[0026] A Figura 10 ilustra uma porção de um conjunto de cabos conectorizados de acordo com modalidades da presente revelação;
[0027] A Figura 11 ilustra a maneira pela qual um adaptador de cabo pode interagir com um alojamento de conector de acordo com modalidades da presente revelação; e
[0028] A Figura 12 ilustra o uso de um elemento de vedação subcutâneo em um conjunto de cabos conectorizados da presente revelação.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0029] Referindo-se inicialmente às Figuras 1 a 3, como observado acima, os conceitos de conectorização da presente revelação podem ser empregados em uma variedade de esquemas de conectorização de fibra óptica, incluindo, por exemplo, e sem limitação, conectores OptiTap® e OptiTip® endurecidos, conectores UniCam® instaláveis em campo, conjuntos de cabos simples ou multifibras com conectores SC, FC, LC ou multifibras, etc. Para ajudar a ilustrar esse ponto, a Figura 1 ilustra um conjunto de cabos conectorizados 100 de acordo com uma modalidade da presente revelação em que o conjunto de cabos conectorizados define um perfil de conectorização personalizado que é particularmente adequado para realizar interface com um terminal de conectorização óptica que compreende uma pluralidade de portas de conexão empacotada relativamente próximas.
[0030] Embora a descrição a seguir apresente os conceitos da presente revelação no contexto do conjunto de cabos conectorizados 100 ilustrado na Figura 1, é contemplado que os conceitos da presente revelação desfrutem de aplicabilidade igual a qualquer uma de uma variedade de tipos de montagem de cabos. Por exemplo, e não a título limitativo, a Figura 2 ilustra um conjunto de cabos conectorizados 100' que emprega um alojamento de conversão 200 para um conector óptico endurecido, uma modalidade do qual está disponível sob o nome comercial OptiTap®. Os alojamentos de conversão do tipo OptiTap® 200, e alguns outros alojamentos de conversão de conector endurecidos, compreenderão um par de dedos opostos 202 que compreendem faces internas opostas que se estendem paralelas ao eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector e são dispostas simetricamente em torno do eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector. O espaçamento dos dedos entre as faces internas opostas dos dedos opostos 202 está entre 10,80 milímetros e 10,85 milímetros. A profundidade do dedo ao longo de uma direção paralela ao eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector está entre 8,45 milímetros e 8,55 milímetros. A largura do dedo ao longo de uma direção perpendicular à profundidade do dedo e ao eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector é inferior a 10 milímetros. As faces externas dos dedos opostos estão ao longo de um diâmetro externo comum entre 15,75 mm e 15,85 mm, e a face externa de um dos dedos opostos é truncada em um plano paralelo às faces internas opostas para definir uma extensão truncada que se estende da face externa do dedo oposto truncado para a face externa do dedo oposto entre cerca de 14,75 milímetros e cerca de 14,95 milímetros. Esse truncamento fornece uma funcionalidade de chaveamento quando o conector é emparelhado com uma porta de conexão com superfícies de chaveamento complementares.
[0031] Como outro exemplo não limitativo, a Figura 3 ilustra um conjunto de cabos conectados 100'' que emprega um alojamento de conversão do tipo SC 300. Os alojamentos de conversão do tipo SC são caracterizados por um footprint de conector conforme estabelecido na IEC 61754-4, publicada pela Comissão Eletrotécnica Internacional, que define as dimensões padrão da interface para a família de conectores de fibra óptica do tipo SC e pode ser atualizada periodicamente. Conforme observado no padrão mencionado acima, o conector pai para a família de conectores do tipo SC é um conector de posição única que é caracterizado por um diâmetro nominal de 2,5 mm no ferrolho. Ele inclui um mecanismo de acoplamento empurre-puxe que é carregado por mola em relação ao ferrolho na direção do eixo geométrico óptico. O plugue possui uma única chave macho que pode ser usada para orientar e limitar a posição relativa entre o conector e o componente ao qual está acoplado. O mecanismo de alinhamento óptico do conector é de um estilo de manga resiliente. A IEC 61754-4 define as dimensões de interface padrão dos receptáculos de dispositivos ativos para os conectores do tipo SC. Os receptáculos são utilizados para reter o plugue do conector e manter mecanicamente o alvo de referência óptica dos plugues em uma posição definida dentro dos alojamentos do receptáculo. O padrão do conector SC inclui interfaces de conector de plugue simplex, interfaces de conector de adaptador simplex, interfaces de conector de plugue duplex e interfaces de conector de adaptador duplex.
[0032] Com referência à Figura 4, que é uma ilustração em seção transversal do conjunto de cabos de fibra óptica conectorizados 100 da Figura 1, à Figura 4A, que é uma vista explodida de componentes selecionados da Figura 4 e à Figura 6, que é uma vista explodida alternativa de componentes selecionados do conjunto 100, nota-se que o conjunto 100 geralmente compreende um alojamento de conector 10, um ferrolho 20, um adaptador de cabo 30, uma extensão de adaptador 40, um cabo de fibra óptica 50 compreendendo uma fibra óptica 52 e uma flexão de vedação multidiametral 60. O alojamento do conector 10, ferrolho 20, adaptador de cabo 30, extensão do adaptador 40 e flexão de vedação multidiametral 60 podem ser apresentados como respectivos componentes de peça única, ou seja, componentes fabricados a partir de um único material e com uma construção composicional unitária.
[0033] O alojamento do conector 10 compreende uma porção de retenção de ferrolho 12, uma porção de assentamento de adaptador 14 e um eixo geométrico longitudinal A que é obscurecido nas Figuras 4 e 4A, mas se estende ao longo da fibra óptica 52 do cabo de fibra óptica 50, através da porção de retenção do ferrolho 12 e da porção de assentamento do adaptador 14 do alojamento do conector 10. O ferrolho 20 é retido pela porção de retenção do ferrolho 12 do alojamento do conector e compreende um orifício de fibra óptica 22 que está alinhado com o eixo geométrico longitudinal A do alojamento do conector 10. Para cabos de fibra única, esse alinhamento será coaxial. Para cabos multifibra, esse alinhamento será compensado ortogonalmente para uma, mais de uma ou todas as fibras ópticas do cabo.
[0034] O adaptador de cabo 30 compreende uma passagem de cabo óptico 32 e uma passagem de fibra óptica 34, que são parcialmente obscurecidas nas Figuras 4 e 4A pelo cabo de fibra óptica 50, mas são ilustradas com mais clareza na Figura 11. O adaptador de cabo 30 compreende ainda uma porção de fixação de extensão 36, uma porção de inserção do alojamento 38 assentada na porção de assentamento do adaptador 14 do alojamento do conector 10 e um suporte de adaptador 35. O suporte de adaptador 35, que funciona como uma superfície de parada, é posicionado entre a porção de fixação de extensão 36 e a porção de inserção de alojamento 38 e serve para limitar uma extensão na qual o adaptador de cabo 30 pode se estender para dentro da porção de assentamento do adaptador 14 do alojamento do conector 10.
[0035] A extensão do adaptador 40 é presa à porção de fixação da extensão 36 do adaptador de cabo 30 e compreende uma passagem de cabo estendida 42, a qual é parcialmente obscurecida nas Figuras 4 e 4A pelo cabo de fibra óptica 50, mas é ilustrada com mais clareza na Figura 9. O cabo de fibra óptica 50 se estende ao longo da passagem de cabo estendida 42 da extensão do adaptador 40 e da passagem de cabo óptico 32 do adaptador de cabo 30. A fibra óptica 52 do cabo de fibra óptica 50 se estende ao longo da passagem de fibra óptica 34 do adaptador de cabo 30 para o orifício de fibra óptica 22 do ferrolho 20.
[0036] A flexão de vedação multidiametral 60 compreende uma porção de engate de cabo 62 que engata uma superfície de cabo externa do cabo de fibra óptica, uma porção de engate de alojamento 64 que engata uma superfície de alojamento externa do alojamento de conector e uma porção de flexão intermediária 66 que se estende da porção de engate do cabo 62 à porção de engate do alojamento 64 e que engata uma superfície de extensão externa 44 da extensão do adaptador 40.
[0037] A Figura 5 é uma ilustração esquemática do perfil de rigidez à flexão de múltiplos componentes que pode ser apresentado por um conector de fibra óptica e um conjunto de cabo de fibra óptica conectorizado de acordo com a presente revelação para proteger a fibra óptica 52 e outros componentes do cabo de fibra óptica 50 devido a tensão indevida durante a instalação e uso. Esse perfil de rigidez à flexão e seus respectivos valores de índice de componentes estão conceitualmente relacionados ao conceito bem estabelecido de “módulo de flexão”, que pode ser usado para caracterizar a capacidade de flexão de um material. Geralmente, os componentes do conector mais endurecido renderão menos às forças de flexão do que outros e, como resultado, valores geralmente mais altos do índice de flexão podem ser associados a partes específicas de tais componentes. Os valores do índice de flexão B1, B2, B3, etc., citados aqui são valores específicos de localização que caracterizam o comportamento particular de flexão do conector em locais específicos no conector e dependerão, por exemplo, do material que forma as peças, o tamanho e geometria das peças e a maneira pela qual as peças cooperam com outras peças no conjunto do conector. Por esse motivo, os valores do índice de flexão B1, B2, B3 etc. são discutidos aqui em termos relativos, sendo B1 geralmente maior que B2, B2 geralmente maior que B3 e B3 representando um grau de rigidez ou resistência à flexão, que pode ser maior que o do cabo de fibra óptica usado com o conector de fibra óptica. Dessa maneira, um conjunto de cabos de fibra óptica conectorizados pode ser construído para apresentar um grau de resistência à flexão que progride de um valor relativamente pequeno ao longo do próprio cabo de fibra óptica, para valores progressivamente mais altos à medida que o cabo se estende cada vez mais longe no conjunto de conectores do cabo. Todos os valores de índice de flexão e valores relativos aqui divulgados são entendidos como referenciados à temperatura ambiente, que é aqui definida como uma temperatura entre cerca de 20 °C e cerca de 25 °C.
[0038] Mais particularmente, um valor de flexão particular de índice Bn em um local específico de extremidade livre n sobre uma parte do conector, refere-se à resistência à flexão da parte na extremidade livre, sob uma determinada carga de fibra transversal não destrutiva F aplicada à extremidade livre e pode ser quantificada consultando o grau em que a extremidade livre desvia em relação a uma porção ancorada do conjunto de conectores. Referindo-se à ilustração esquemática da Figura 5, essa relação pode ser caracterizada pela seguinte relação:
𝐹 𝐵𝑛 = tan⁡(𝜃𝑛 ) onde θn é o ângulo de deflexão da parte em sua extremidade livre, em relação a uma porção ancorada do conjunto do conector, e F representa a carga da fibra, em Newtons. No contexto de conjuntos de cabos conectorizados, é contemplado que alguns cabos de fibra óptica sejam tão flexíveis que não suportem seu próprio peso sem dobrar, mesmo quando um comprimento de cabo relativamente curto for apresentado. Nesses casos,
pode-se dizer que o valor do índice de flexão em um local ao longo do cabo será muito próximo de zero. No extremo oposto do espectro, encontram-se componentes altamente rígidos, como alojamentos de conectores, que podem ser caracterizados por valores quase infinitos de índice de flexão sob determinadas cargas transversais não destrutivas.
[0039] Considera-se que cargas de fibra transversais F adequadas para o estabelecimento de um valor de índice de flexão particular Bn serão tipicamente situar-se entre cerca de 10 N e cerca de 50 N e podem ser consideradas não destrutivas, desde que isso não faça com que o adaptador de cabo deflita mais de 45 graus em relação ao alojamento do conector, quando o alojamento do conector incluir a porção ancorada do conector. As cargas de fibra transversais não destrutivas F também não serão tão grandes de modo a separar os componentes do conector, danificar os componentes do conector ou exceder o limite de carga da porta do conector com a qual o conector foi projetado para cooperar.
[0040] Referindo-se coletivamente às Figuras 4, 4A, 5 e 6, um conjunto de cabos 100 de acordo com a presente revelação pode compreender um perfil de rigidez à flexão de múltiplos componentes que compreende um primeiro valor de índice de flexão B1 na extremidade livre da porção de fixação de extensão 36 do adaptador de cabo 30, um segundo valor de índice de flexão B2 na extremidade livre da extensão do adaptador 40 e um terceiro valor de índice de flexão B3 na extremidade livre da flexão de vedação multidiametral 60, em que 𝐵1 > 𝐵2 > 𝐵3. Em uma modalidade, 𝐵1 > 2(𝐵2) e B2 > 2(𝐵3), com B3 representando um grau de resistência à flexão que é maior que o do cabo de fibra óptica. Em muitos casos, o alojamento do conector 10 será relativamente rígido. Por exemplo, o perfil de rigidez à flexão de múltiplos componentes pode ainda compreender um índice de flexão de alojamento B0 que é pelo menos três vezes maior que o primeiro valor de índice de flexão B1.
[0041] A rigidez inerente de cada um dos vários materiais usados para fabricar os conectores de fibra óptica e os conjuntos de cabos de fibra óptica conectados de acordo com a presente revelação também pode desempenhar um papel significativo na proteção da fibra óptica 52 e de outros componentes do cabo de fibra óptica. 50 devido à tensão indevida durante a instalação e uso. Por exemplo, dado um alojamento do conector relativamente rígida 10, caracterizado por um módulo de Young EH, é contemplado que o adaptador de cabo 30 pode ser caracterizado por um módulo de Young EA, que é menor do que EH. Da mesma forma, a extensão do adaptador 40 pode ser caracterizada por um módulo de Young EE, que é menor do que EA. Finalmente, a flexão de vedação multidiametral 60 pode ser caracterizada por um módulo de Young EF, que é menor do que EE. O conjunto resultante assumirá um perfil de dobra não muito diferente do ilustrado esquematicamente na Figura 5, sob determinadas cargas transversais. Em modalidades particulares, o alojamento do conector 10 e o adaptador de cabo 30 são fabricados a partir de polieterimida, polietersulfona, PEEK ou combinações dos mesmos.
[0042] Em modalidades particulares, a extensão do adaptador 40 é caracterizada por um módulo de Young entre cerca de 80 MPa e cerca de 500 MPa, e a flexão de vedação multidiametral 60 é caracterizada por um módulo de Young entre cerca de 30 MPa e cerca de 80 MPa, à temperatura ambiente. Em tais modalidades, o alojamento do conector 10 pode ser caracterizado por um módulo de Young entre cerca de 2.000 MPa e cerca de 6.000 MPa, e o adaptador de cabo 30 pode ser caracterizado por um módulo de Young entre cerca de 1.500 MPa e cerca de 6.000 MPa, à temperatura ambiente.
[0043] Como é ilustrado esquematicamente na Figura 5, e fazendo referência aos componentes ilustrados nas Figuras 4, 4A e 6, o conjunto de cabos 100 pode ser descrito como compreendendo um primeiro terminal de flexão B1 em uma extremidade livre da porção de fixação de extensão 36 do adaptador de cabo 30, um segundo terminal de flexão B2 em uma extremidade livre da extensão de adaptador 40 e um terceiro terminal de flexão B3 em uma extremidade livre da flexão de vedação multidiametral 60. Nesse contexto, modalidades são contempladas em que a extremidade livre da extensão do adaptador 40 é deslocada da extremidade livre da porção de fixação da extensão do cabo adaptador 30 ao longo do eixo geométrico longitudinal do eixo A por um comprimento de extensão eficaz dE de pelo menos cerca de 15 centímetros, ou por um comprimento de extensão eficaz dE entre cerca de 15 milímetros e cerca de 30 milímetros. Da mesma forma, a extremidade livre da flexão de vedação multidiametral 60 pode ser deslocada a partir da extremidade livre da extensão do adaptador 40 por um comprimento de flexão eficaz dF de pelo menos cerca de 30 milímetros, ou por um comprimento de flexão eficaz dF entre cerca de 30 milímetros e cerca de 100 milímetros. Em algumas implementações dos conceitos da presente revelação, pode ser mais preferível consultar a seguinte relação como um guia para projetar a extensão do adaptador 40 e a flexão de vedação multidiametral 60: 𝑑𝐹 1≤ ≤ ⁡4. 𝑑𝐸
[0044] Em outras implementações dos conceitos da presente revelação, pode ser mais preferível assegurar que o comprimento de extensão eficaz dE seja pelo menos cerca de 10% de um comprimento de um espaçamento conectorizado do conjunto de cabos e que o comprimento de flexão eficaz dF seja pelo menos cerca de 20% de um comprimento de um espaçamento conectorizado do cabo do conjunto.
[0045] Os conectores de fibra óptica e os conjuntos de cabos de fibra óptica conectorizados de acordo com a presente revelação podem ser convenientemente definidos com referência às várias interfaces de componentes de conector incorporadas no mesmo. Essas interfaces de componentes de conector podem ser apresentadas em uma variedade de locais em uma montagem e geralmente desempenham um papel significativo na integridade da montagem porque fornecem pontos de alívio não destrutivos na montagem sob cargas transversais. Por exemplo, referindo-se às Figuras 4 e 4A, um conjunto de cabos de fibra óptica conectorizados 100 de acordo com a presente revelação pode compreender uma interface de entrada de cabo I1, uma interface de suporte do adaptador I2 e uma interface de vedação do adaptador I3. A interface de entrada de cabo I1 é formada por uma superfície interna da passagem de cabo estendido 42 da extensão do adaptador 40 e uma superfície exterior do cabo de fibra óptica 50, onde o cabo de fibra óptica 50 se estende para dentro da passagem de cabo estendida 42 do adaptador extensão 40 em direção ao ferrolho 20. A interface do suporte do adaptador I2 é formada pela extensão do adaptador 40 e pelo suporte do adaptador 35 do adaptador de cabo 30, em que a extensão do adaptador 40 entra em contato com uma superfície voltada para a extensão 37 do suporte do adaptador 35. A interface de vedação de adaptador I3 é formada pelo suporte do adaptador 35 e o alojamento do conector 10, onde o suporte do adaptador 35 entra em contato com uma superfície voltada para o suporte 16 do alojamento do conector 10. A interface de suporte de adaptador I2 pode ser ortogonal ao eixo geométrico longitudinal A do alojamento do conector 10. A interface de vedação do adaptador I3 se origina em um cotovelo do alojamento para o adaptador e pode ser ortogonal ao eixo geométrico longitudinal A do alojamento do conector 10. A interface de entrada de cabo I1 se origina a um cotovelo do cabo para o conector e pode ser orientada em paralelo ao eixo geométrico longitudinal A do alojamento do conector 10, ou de outro modo, pode ser deslocada a partir de, mas se estendendo em uma direção comum, tal como o eixo geométrico longitudinal A.
[0046] Como é ilustrado na Figura 4, a flexão de vedação multidiametral 60 forma pontes de vedação de alívio de tensão respectivas em cada uma dessas interfaces, ou seja, estendendo-se através da interface de entrada de cabo I1, da interface de suporte do adaptador I2 e da interface de vedação do adaptador I3. Mais particularmente, a interface de entrada de cabo I1, a interface de suporte do adaptador I2 e a interface de vedação do adaptador I3 formam os respectivos pontos de alívio de flexão não destrutivos que são distribuídos ao longo do comprimento do conector de fibra óptica formado pelo alojamento do conector 10, o ferrolho 20, o adaptador de cabo 30 e a extensão do adaptador 40. A flexão de vedação multidiametral 60 é suficientemente flexível para manter uma vedação através desses pontos de alívio de flexão, pois a porção conectada do conjunto de cabo 100 está sujeita a uma carga transversal, por exemplo, uma curva de pelo menos cerca de 90 graus ao longo do eixo geométrico longitudinal do conector.
[0047] Os conjuntos de cabos de fibra óptica conectorizados de acordo com a presente revelação podem ainda compreender uma interface de montagem do adaptador I4 formada por uma superfície interna da passagem de cabo estendida 42 da extensão do adaptador 40 e uma superfície externa da porção de fixação da extensão 36 da adaptador de cabo 30, em que o adaptador de cabo 30 se estende para a passagem de cabo estendida 42 da extensão do adaptador 40, em direção à interface de entrada de cabo I1 da extensão do adaptador 40. Na modalidade ilustrada, a interface de montagem do adaptador I4 é geralmente orientada paralela ao eixo geométrico longitudinal A do alojamento do conector 10, mas inclui irregularidades para melhorar a fixação da extensão do adaptador 40 ao adaptador de cabo 30.
[0048] Referindo-se à Figura 4, é digno de nota que os mencionados cotovelos do cabo para o conector e do alojamento para o adaptador, nos quais a interface de entrada de cabo I1 e a interface de vedação do adaptador I3 se originam são orientadas em direções opostas em relação ao eixo geométrico longitudinal A. Mais especificamente, referindo-se à Figura 4A, o cotovelo do cabo para o conector E1 está orientado para longe da porção de retenção do ferrolho 12 do alojamento do conector 10, enquanto que, com referência à Figura 11, o cotovelo do alojamento para o adaptador E2 está orientado na direção oposta. O cotovelo do alojamento para o adaptador E2 compreende uma face de ancoragem exposta 39 no suporte do adaptador 35 que está orientada na direção da porção de retenção do ferrolho 12 do alojamento do conector 10. A área da superfície da face de ancoragem exposta 39 é, por exemplo, é de pelo menos cerca de 5 milímetros quadrados para garantir que seja suficientemente grande para ajudar a fixar a flexão de vedação multidiametral 60 no lugar sobre o alojamento do conector 10, a extensão do adaptador 40 e o cabo de fibra óptica 50. Por exemplo, onde a face de ancoragem exposta 39 é apresentada como um espaço anular substancialmente contínuo com um raio interno de cerca de 1,5 centímetro e um raio externo de cerca de 1,75 centímetro, a face de ancoragem exposta 39 teria uma área de superfície de cerca de 2,5 centímetros quadrados. Os cotovelos opostos E1, E2 atuam para fixar a flexão de vedação multidiametral 60 no lugar ao longo do eixo geométrico longitudinal A, à medida que forma respectivas pontes de vedação entre o cotovelo do cabo para o conector E1 e o cotovelo do alojamento para o adaptador E2 opostamente direcionado.
[0049] Referindo-se ainda às Figuras 4, 4A, 6 e 11, nota-se que a passagem de fibra óptica 34 do adaptador de cabo 30 está posicionada ao longo do eixo geométrico longitudinal A entre a passagem de cabo óptico 32 do adaptador de cabo 30 e o ferrolho 20. A passagem de cabo óptico 32 do adaptador de cabo 30 é maior que a passagem de fibra óptica 34 do adaptador de cabo 30 porque deve acomodar adicionalmente um cabo encapado, isto é, um cabo que inclui uma jaqueta, enquanto a passagem de fibra óptica precisa apenas ser grande o suficiente para acomodar um cabo desencapado.
[0050] Tal como está ilustrado na Figura 4A, a porção de inserção do alojamento 38 do adaptador de cabo 30 estende-se a partir do suporte de adaptador 35, ao longo do eixo geométrico longitudinal A, para o ferrolho 20 por um comprimento assentado dS. A porção de fixação de extensão 36 do adaptador de cabo 30 estende-se a partir do suporte de adaptador 35 em uma direção oposta ao longo do eixo geométrico longitudinal A por um comprimento de recepção de extensão dR, onde: 𝑑𝑅 < 𝑑𝑆 . A extremidade livre da porção de extensão de fixação 36 do adaptador de cabo 30 é deslocada a partir de uma extremidade livre da extensão do adaptador 40 ao longo do eixo geométrico longitudinal por um comprimento de extensão eficaz dE, onde: 𝑑𝑅 < 𝑑𝐸 .
[0051] Em uma variedade de modalidades, é contemplado que a passagem de cabo estendida 42 da extensão do adaptador possa ter entre 15 e 30 milímetros de comprimento e a extensão do adaptador 40 possa compreender uma espessura de parede que esteja entre cerca de 1 milímetro e cerca de 4 milímetros, na maioria do comprimento da passagem de cabo estendida 42 da extensão do adaptador 40. Em outras modalidades, a passagem de cabo estendida da extensão do adaptador 40 tem pelo menos cerca de 15 centímetros de comprimento e a extensão do adaptador 40 compreende uma espessura de parede que é menor que cerca de 1 milímetro ao longo da maior porção do comprimento da passagem de cabo estendida 42 da extensão do adaptador 40. Em ainda outras modalidades, a passagem de cabo estendida 42 da extensão do adaptador tem pelo menos cerca de 20% como um espaçamento conectorizado do conjunto de cabos 100, ou entre cerca de 10% e cerca de 30%, como um espaçamento conectorizado do conjunto de cabos, excluindo a flexão de vedação multidiametral 60. Em outras modalidades, a porção de engate de cabo 62 da flexão de vedação multidiametral 60 é pelo menos cerca de 50% como a passagem de cabo estendida 42 da extensão do adaptador 40, ou entre cerca de 50% e cerca de 400% como a passagem de cabo estendida da extensão do adaptador.
[0052] A extensão do adaptador 40 pode ser fabricada a partir de um material caracterizado por um módulo de Young entre cerca de 80 MPa e cerca de 500 MPa, à temperatura ambiente. Por exemplo, a extensão do adaptador 40 pode ser fabricada a partir de um elastômero termoplástico, como Hytrel® 8238. A referência aqui a um componente sendo “fabricado” a partir de um material deve ser considerada como significando que o material ocupa pelo menos a maioria do volume de material da peça e, geralmente, a totalidade substancial da peça.
[0053] Como é ilustrado na Figura 7, a extensão do adaptador 40 pode compreender uma superfície interna de engate do adaptador 45 que é giratoriamente assimétrica em relação a um eixo geométrico longitudinal da extensão do adaptador 40, isto é, um eixo que se estenderia ao longo do eixo geométrico longitudinal A do alojamento do conector 10 ilustrado na Figura 6. Nesse caso, a porção de fixação da extensão 36 do adaptador de cabo 30 compreenderia uma superfície de fixação externa 31 que complementa a assimetria giratória da superfície interna de engate do adaptador 45 da extensão do adaptador 40. Essa assimetria ajuda a garantir que a extensão do adaptador 40 e o cabo de fibra óptica que passa por ela assumam uma orientação giratória adequada em relação ao adaptador de cabo
30. Para aprimorar a fixação, a superfície interna de engate do adaptador 45 da extensão do adaptador 40 e a superfície de fixação externa 31 da porção de fixação de extensão 36 do adaptador de cabo 30 podem compreender projeções de travamento complementares 33 e reentrâncias de travamento 43. Além disso, a extensão do adaptador 40 pode compreender uma superfície externa giratoriamente simétrica 44 que mede uma totalidade substancial da extensão do adaptador 40 para melhorar a capacidade da extensão do adaptador 40 de interagir com segurança com a flexão de vedação multidiametral 60.
[0054] É contemplado que as flexões de vedação multidiametral de acordo com a presente revelação podem ser caracterizadas por um módulo de Young entre cerca de 30 MPa e cerca de 80 MPa, à temperatura ambiente. Por exemplo, e não a título limitativo, as flexões de vedação multidiametral podem compreender um tubo termorretrátil, isto é, uma estrutura tubular e uma composição adequada que pode ser encolhida em torno das partes restantes do conjunto do cabo conectorizado a uma temperatura suficientemente baixa para evitar danos relacionados ao calor nas partes restantes do conjunto do cabo conectorizado. Por exemplo, é contemplado que a tubulação termorretrátil adequada possa compreender tubulação termorretrátil de poliolefina revestida com adesivo de 3:1 ou 4:1.
[0055] Com referência às Figuras 4 e 6, a porção de engate de cabo 62 da flexão de vedação multidiametral 60 pode ter entre cerca de 30 e cerca de 100 milímetros de comprimento e a flexão de vedação multidiametral 60 pode compreender uma espessura de parede que é menor que cerca de 1 milímetro, ou entre cerca de 1 milímetro e cerca de 4 milímetros, sobre a maioria do comprimento da porção de encaixe de cabo 62 da flexão de vedação multidiametral 60. Em algumas modalidades, a porção de encaixe de cabo 62 da flexão de vedação multidiametral é pelo menos cerca de 20% como um espaçamento conectorizado do conjunto de cabos 100.
[0056] O adaptador 30 e a extensão do adaptador 40 são ilustrados nas Figuras 4, 4A, 6 e 7 como dois componentes separados que são fixados um ao outro. Também é contemplado que a extensão do adaptador 40 possa ser integrada ao adaptador de cabo 30 como um componente único, caso em que seria preferível fabricar o componente unitário de modo que a porção que forma a extensão do adaptador 40 seja feita de um material caracterizado por um módulo de Young EE que seja menor que o módulo de Young EA da porção que forma o adaptador de cabo 30. Por exemplo, o adaptador 30 e a extensão do adaptador 40 podem ser fabricados como uma peça moldada unitária.
[0057] Com referência às Figuras 7, 8, 10 e 11, onde elementos semelhantes são denotados com números de referência semelhantes, modalidades particulares da presente revelação se referem especificamente ao uso de adesivos em conectorização, aos recursos do adaptador de cabo 30 e da porção de assentamento do adaptador 14 do alojamento do conector 10 e a maneira pela qual esses recursos cooperam para facilitar a conectorização eficaz de um conjunto de cabos de fibra óptica. A Figura 10 ilustra o conjunto de cabos de fibra óptica conectorizados 100 da Figura 1 de uma perspectiva diferente e sem uma flexão de vedação multidiametral, para ajudar a esclarecer a natureza de componentes específicos do conjunto. Mais especificamente, na Figura 10, a porção do conector de fibra óptica do conjunto de cabos 100 compreende um alojamento de conector 10 com uma porção de retenção de ferrolho 12 e uma porção de assentamento de adaptador 14, como descrito acima. A Figura 10 também mostra as portas de injeção de adesivo 70 na porção de assentamento do adaptador 14 do alojamento do conector 10, cujas portas se estendem através da parede do alojamento do conector 10, isto é, de uma superfície externa do alojamento do conector 10 para uma superfície interna do alojamento do conector 10 e permite a introdução de adesivo pressurizado ou não pressurizado em uma cavidade de envasamento interior do alojamento do conector 10.
[0058] Referindo-se especificamente às Figuras 10 e 11, como observado acima, o adaptador de cabo compreende uma passagem de cabo óptico 32, uma passagem de fibra óptica 34 e uma porção de inserção de alojamento 38 que é estruturalmente configurada para ser assentada na porção de assentamento do adaptador 14 do alojamento de conector 10. A passagem de cabo óptico 32 do adaptador de cabo 30 é preferencialmente grande o suficiente para acomodar uma porção revestida J de um cabo de fibra óptica 50. A passagem de fibra óptica 34 do adaptador de cabo 30 é menor que a passagem de cabo óptico 32 e é grande o suficiente para acomodar uma fibra óptica C revestida e/ou tamponada e quaisquer membros de resistência longitudinais S que funcionam com a fibra óptica revestida C. Nesse contexto, a passagem do cabo óptico 32 pode ser dotada de uma transição do cabo desencapado T1 para uma seção transversal interna reduzida que é grande o suficiente para acomodar um cabo óptico desencapado. Do mesmo modo, a passagem de passagem de fibra óptica 34 pode ser dotada de uma transição de fibra óptica T2 para uma seção transversal interna reduzida compreendendo uma porta de fibra óptica que é suficientemente grande para acomodar uma fibra óptica revestida.
[0059] É contemplado que as passagens do adaptador de cabo acima mencionadas possam ser dimensionadas e modeladas para acomodar uma variedade de cabos de fibra óptica, incluindo, por exemplo, um único cabo de fibra do tipo ilustrado na Figura 10. Em uma modalidade, para uma fibra óptica revestida com um OD de cerca de 900 µm (micrômetros), a abertura de fibra óptica do adaptador de cabo terá um ID de cerca de 950 µm, para fornecer cerca de 50 µm de espaço livre em torno da fibra óptica revestida. Da mesma forma, a passagem de fibra óptica será grande o suficiente para fornecer até cerca de 200 µm de espaço livre sobre a fibra óptica e os membros de resistência associados. A seção transversal interna reduzida da passagem de cabo óptico será grande o suficiente para fornecer até cerca de 300 µm de espaço livre em torno da porção do cabo descarnado, e a porção maior da passagem de cabo óptico fornecerá até cerca de 300 µm de espaço livre em torno do cabo de fibra óptica revestido.
[0060] A Figura 10 também ilustra o fornecimento de um par de janelas de aperto de fibra opostas 15 no alojamento do conector 10. Essas janelas de aperto 15 fornecem um caminho desobstruído para a porção revestida/tamponada C da fibra óptica 52 dentro do alojamento do conector 10, entre a câmara de flambagem de fibra 18 e a porção de retenção do ferrolho 12 do alojamento do conector 10 para facilitar o aperto da fibra durante a instalação do ferrolho ou do suporte do ferrolho. Mais especificamente, a fibra óptica 52 pode ser presa de maneira adequada através dessas janelas opostas 15, quando o ferrolho 20 e/ou o suporte do ferrolho 25 são inseridos no alojamento e instalados na extremidade da fibra óptica 52. A fixação da fibra óptica 52 desta maneira ajuda a impedir que a fibra óptica 52 seja empurrada para trás ou curvada à medida que o ferrolho 20 e/ou o suporte do ferrolho 25 são instalados.
[0061] A Figura 12 ilustra o fornecimento de um elemento de vedação subcutâneo 90 entre uma superfície externa do alojamento de conector 10 e uma superfície interna da flexão de vedação multidiametral 60. O elemento de vedação subcutâneo 90 pode ser apresentado como um anel de vedação ou outro tipo de elemento de vedação, pode ligar uma periferia giratória inteira do alojamento de conector 10 em torno do eixo geométrico longitudinal A do alojamento de conector 10 e pode cooperar com a flexão de vedação multidiametral 60 para formar uma projeção anular 94 em uma superfície externa da flexão de vedação multidiametral 60. A superfície externa do alojamento de conector 10 pode ser dotada de uma ranhura de acomodação de vedação 92 pode ser formada na superfície externa do alojamento de conector 10 para receber e fixar o elemento de vedação subcutâneo 90 sob a flexão de vedação multidiametral 60. Como é ilustrado na Figura 12, esse elemento de vedação 90 pode ser usado para criar um ajuste de interferência vedado contínuo entre a porta conectorizada do conjunto de cabos e a estrutura de porta 96 com a qual ele será acoplado para impedir que sujeira e detritos se alojem no espaço circunferencial entre o conector e a porta.
[0062] As Figuras 7, 8, 10 e 11 mostram claramente uma janela adesiva 80 na porção de inserção do alojamento 38 do adaptador de cabo 30. Essa janela adesiva 80 se comunica com a passagem de fibra óptica 34 do adaptador de cabo 30 para fornecer um caminho para a injeção de um adesivo através de uma ou de ambas as portas de injeção de adesivo 70, para dentro da janela adesiva 80, para fixar o adaptador de cabo 30 no alojamento do conector 10 e fixar a fibra óptica 52 e quaisquer componentes de cabo associados na porção de inserção do alojamento 38 do adaptador de cabo 30.
[0063] A janela adesiva 80 deve ser grande o suficiente para fornecer folga para o adesivo introduzido em uma ou em ambas as portas de injeção 70 para passar através de pelo menos uma porção da passagem de fibra óptica 34 do adaptador de cabo 30 quando uma porção desencapada de um cabo de fibra óptica 50 se estende ao longo da passagem de fibra óptica 34. Em modalidades particulares, incluindo a modalidade ilustrada, a janela adesiva 80 se estende por toda a extensão, ou pelo menos a maioria, do adaptador de cabo 30 em uma direção de cruzamento ortogonal à passagem de fibra óptica 34 do adaptador de cabo 30. A janela adesiva 80 também se estende ortogonalmente na direção de cruzamento e na passagem de fibra óptica 34 a uma profundidade lateral que é grande o suficiente para reduzir a espessura da parede externa do adaptador de cabo 30. Isso aumenta uma porção da passagem de fibra óptica 34 para formar uma porção de envasamento de fibra na passagem de fibra óptica, onde uma quantidade substancial de adesivo pode ser mantida e curada para fixar a fibra óptica 52 e quaisquer componentes de cabo associados no espaço expandido, no adaptador de cabo 30. Em modalidades particulares, é contemplado que a profundidade lateral reduz a espessura da parede externa do adaptador de cabo 30 na porção de envasamento da passagem de fibra óptica 34 entre cerca de 0,3 milímetro e cerca de 0,8 milímetro.
[0064] Para facilitar a injeção de adesivo pressurizado ou não pressurizado acima mencionado, o adaptador de cabo 30 e o alojamento do conector 10 podem ser estruturalmente configurados para formar superfícies de chaveamento complementares que são posicionadas para alinhar as portas de injeção adesiva 70 do alojamento do conector 10 com a janela adesiva 80 do adaptador de cabo 30. Mais especificamente, superfícies de chaveamento complementares podem ser formadas onde o suporte do adaptador 35 entra em contato com a superfície voltada para o suporte 16 do alojamento do conector, fornecendo, por exemplo, um recorte chaveado 72 no alojamento do conector 10 e uma projeção chaveada 74 no adaptador de cabo 30.
[0065] A Figura 11 e, em certa medida, a Figura 10 mostram como uma superfície interior do alojamento do conector 10 e uma superfície externa do adaptador de cabo 30 podem ser moldadas para formar um espaço capilar G quando a porção de inserção do alojamento 38 do adaptador de cabo 30 está assentada na porção de assentamento do adaptador 14 do alojamento do conector 10. Esse espaço capilar G é ilustrado nas Figuras 10 e 11 como uma folga anular que é interrompida pelas portas de injeção de adesivo 70 do alojamento do conector 10 e pela janela adesiva 80 do adaptador de cabo 30. Mesmo que a folga capilar G não seja uma folga anular, ela pode ser deslocada e se estender paralelamente ao eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector 10, que corre coaxialmente com o núcleo da fibra óptica 52.
[0066] Na modalidade ilustrada, o espaço capilar G é formado entre uma dimensão interna expandida do alojamento do conector 10 e uma dimensão externa restrita do adaptador de cabo 30. É, no entanto, contemplado que um espaço capilar G adequado possa ser formado limitando apenas a dimensão interna do alojamento do conector 10 ou a dimensão externa do adaptador de cabo 30. Embora o tamanho preferencial da folga capilar dependa do adesivo específico em uso, é contemplado que espaçamentos adequados da folga, em muitos neste caso, sejam menores que cerca de 0,15 milímetro para a maior porção da extensão da folga, ou entre cerca de 0,1 milímetro e cerca de 0,3 milímetro para a maioria da extensão da folga. Comprimentos de espaços preferenciais também irão depender do adesivo particular em uso, mas está contemplado que espaços adequados irão estender-se pelo menos cerca de 3 milímetros, ou entre cerca de 3 milímetros e cerca de 15 milímetros, paralelamente ao eixo geométrico longitudinal.
[0067] Independentemente de os conjuntos de cabos de fibra óptica conectorizados de acordo com a presente revelação utilizarem um espaço capilar G, observa-se que, para uma adesão ideal, um adesivo deve “molhar” completamente as superfícies do conjunto do conector a serem coladas. Em outras palavras, o adesivo deve fluir e cobrir as superfícies para maximizar a área de contato e as forças atrativas entre o adesivo e as superfícies de ligação. Materiais com menor energia superficial tendem a umedecer espontaneamente superfícies com maior energia. Para que um adesivo líquido molhe efetivamente uma superfície, a energia superficial do adesivo deve ser tão baixa ou menor que a energia superficial das superfícies dos substratos a serem colados. Se a energia da superfície do líquido estiver significativamente acima da superfície do substrato, o substrato também não umedece. Os substratos a serem colados podem ser fabricados com materiais, como plásticos ABS, com energias superficiais relativamente altas. Alternativamente, a superfície de um material de energia superficial relativamente baixa, como polipropileno ou polietileno, pode ser tratada para aumentar a energia superficial, por exemplo, expondo a superfície à luz UV, gravando a superfície e/ou tratando a superfície com um solvente.
[0068] Referindo-se ainda às Figuras 10 e 11, na modalidade ilustrada, o espaço capilar G é deslocado e se estende paralelamente ao eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector da interface de vedação do adaptador I3 a uma barreira adesiva 82 formada por partes do adaptador de cabo 30 e do alojamento do conector 10 quando a porção de inserção do alojamento 38 do adaptador de cabo 30 estiver assentada na porção de assentamento do adaptador 14 do alojamento do conector 10. A barreira adesiva pode ser posicionada entre o espaço capilar G e a porção de retenção do ferrolho 12 do alojamento do conector, entre o espaço capilar G e uma câmara de flambagem de fibra 18 do alojamento do conector 10, ou ambos, para ajudar a preservar a integridade do acoplamento óptico no ferrolho 20.
[0069] Para espaços capilares anulares G, esta barreira adesiva 82 também é anular. A barreira adesiva 82 pode ser formada em uma interface de encaixe de pressão entre as respectivas superfícies do adaptador de cabo 30 e o alojamento do conector 10. Esse tipo de encaixe de pressão pode ser facilitado restringindo a dimensão interna do alojamento do conector, expandindo a dimensão externa do adaptador de cabo, ou ambas.
[0070] As portas de injeção de adesivo 70 e a janela de adesivo 80 podem ser posicionadas entre a interface de vedação do adaptador I3 e a barreira adesiva 82 para ajudar a facilitar a distribuição uniforme do adesivo injetado.
[0071] Para manter a integridade da barreira adesiva 82 e permitir a passagem da fibra óptica 52, o adaptador de cabo 30 também compreende uma face de admissão de fibra 84 que se estende através de uma dimensão interior da barreira adesiva anular 82 e compreendendo uma abertura de fibra óptica 86 A abertura de fibra óptica 86 é projetada para aproximar de perto o tamanho e a forma do perfil externo da porção de fibra óptica do cabo óptico conectorizado. Por exemplo, e não como limitação, para cabos de fibra única, a abertura de fibra óptica terá um diâmetro entre cerca de 250 µm e cerca de 1 milímetro, dependendo se a fibra é revestida e/ou tamponada. A interface de vedação do adaptador I3, a barreira adesiva 82 e a face de admissão de fibra 84 formam coletivamente uma extremidade fechada do alojamento do conector quando o adaptador de cabo 30 está assentado na porção de assentamento do adaptador 14 do alojamento do conector
10.
[0072] Para ajudar a facilitar a injeção de adesivo uniforme através de uma ou de ambas as portas de injeção de adesivo 70, o alojamento do conector 10 pode ser dotado de uma porta de alívio na porção do assento do adaptador 14 do alojamento do conector 10. Em uma modalidade, o adesivo é injetado através de apenas uma das portas de injeção 70 e a porta de injeção restante serve como porta de alívio - permitindo que o ar dentro do conjunto do conector escape quando o adesivo é injetado. Em outra modalidade, a porta de alívio é fornecida ao longo de uma porção da interface de vedação do adaptador I3, por exemplo, fornecendo intervalos de alívio entre o recorte chaveado 72 e a projeção chaveada 74.
[0073] Com referência às Figuras 10 e 12, em modalidades particulares da presente revelação, é contemplado que as portas de injeção de adesivo 70 do alojamento do conector 10 podem ser posicionadas para garantir que qualquer excesso de adesivo ou outras irregularidades de superfície criadas na superfície externa do alojamento do conector 10 quando o adesivo é injetado em uma cavidade de envasamento interna do alojamento do conector 10 através das portas de injeção de adesivo 70 não interfiram na funcionalidade de chaveamento ou vedação do conjunto de cabo conectorizado 100 quando é engatado com uma estrutura de porta adequada 96. Também pode ser vantajoso garantir que as portas de injeção de adesivo 70 estejam posicionadas para impedir a interferência do adesivo na porção de retenção do ferrolho 12 do alojamento do conector 10 e no ferrolho 20, no suporte do ferrolho 25 e na mola de retenção do ferrolho 26 incorporada no mesmo. Pode ser ainda mais vantajoso garantir que as portas de injeção de adesivo 70 estejam posicionadas para impedir a interferência do adesivo nos recursos de engate do alojamento de conversão, nas modalidades em que esses recursos são fornecidos no alojamento do conector 10. Esse posicionamento pode ser significativo nas modalidades da presente revelação que utilizam um adaptador de cabo 30 e modalidades da presente revelação em que um adaptador de cabo 30 e uma extensão de adaptador 40 não são necessários.
[0074] Mais especificamente, referindo-se às Figuras 10 e 12, o alojamento do conector compreende recursos de retenção de ferrolho 12a, 12b na porção de retenção do ferrolho 12 do alojamento do conector, um recurso de chaveamento 17 definido como um recorte orientado longitudinalmente em uma superfície externa do alojamento do conector 10 em uma porção de chaveamento do alojamento do conector e recursos de retenção do elemento de vedação 11a, 11b definidos na superfície externa do alojamento do conector 10 em uma porção de retenção do elemento de vedação do alojamento do conector. A porção de chaveamento do alojamento de conector 10 é configurada estruturalmente para inibir a rotação do alojamento de conector 10 em torno do eixo geométrico longitudinal quando o alojamento 10 é engatado com uma porção de chaveamento complementar da estrutura de orifício 96. Os recursos de retenção do elemento de vedação 11a, 11b são configurados estruturalmente para ajudar a reter um elemento de vedação 13 no mesmo. O elemento de vedação 13 pode, por exemplo, compreender um anel de vedação e é projetado para cooperar com uma superfície interna da estrutura de orifício 96 para ajudar a criar um engate vedado com a estrutura de orifício 96 da maneira ilustrada na Figura
12.
[0075] As portas de injeção de adesivo 70 são definidas em uma porção de envasamento do alojamento do conector e se estendem da superfície externa do alojamento do conector 10 para uma superfície interna do alojamento do conector 10 para se comunicar com uma cavidade de envasamento interior do alojamento do conector 10. Nessa modalidade, as portas de injeção de adesivo 70 são posicionadas para trás da porção de retenção do ferrolho 12, o recurso de chaveamento 17 e os recursos de retenção do elemento de vedação 11a, 11b. Em outras palavras, as portas de injeção de adesivo 70 são separadas da porção de retenção do ferrolho 12 do alojamento do conector 10 e a porção de chaveamento do alojamento do conector 10 pela porção de retenção do elemento de vedação do alojamento do conector 10, ao longo do eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector 10)
[0076] Em modalidades particulares, o alojamento do conector 10 pode ainda compreender uma porção de bloqueio que compreende um recurso de bloqueio 19 que é definido na superfície externa do alojamento do conector 10 e é projetado para inibir o movimento axial do alojamento do conector 10 ao longo de uma direção de retração do conector de fibra óptica quando o conjunto de cabo conectorizado 100 está engatado com um elemento de fixação complementar de uma estrutura de porta complementar 96. Nessas modalidades, as portas de injeção de adesivo 70 serão separadas da porção de travamento do alojamento do conector pelo elemento de vedação que retém a porção do alojamento do conector 10, ao longo do eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector 10, para ajudar a garantir que qualquer adesivo em excesso ou outras irregularidades da superfície criadas na superfície externa do alojamento do conector 10 quando o adesivo é injetado na cavidade de envasamento interna do conector o alojamento 10 através das portas de injeção de adesivo 70 não interfiram na função de travamento qualidade do recurso de travamento 19.
[0077] Com referência às Figuras 1 a 3, além das Figuras 10 e 12, em outras modalidades da presente revelação, o alojamento de conector 10 pode compreender recursos de engate de alojamento de conversão. Por exemplo, o alojamento do conector 10 pode compreender um primeiro tipo de recurso de engate 204, na forma de uma porção rosqueada externa no alojamento de conversão 10, para realizar interface com uma porção rosqueada complementar do alojamento de conversão endurecido 200. O conector também pode compreender um segundo tipo de recurso de engate 304, na forma de abas ou fendas próximas à porção de retenção de ferrolho 12 do alojamento de conversão 10, para realizar interface com um alojamento de conversão do tipo SC 300. Nessas modalidades, as portas de injeção de adesivo 70 podem ser separadas dos recursos de engate do alojamento de conversão 204, 304 pela porção de retenção do elemento de vedação do alojamento do conector 10, ao longo do eixo geométrico longitudinal do alojamento do conector 10, para ajudar a garantir que qualquer adesivo em excesso ou outras irregularidades da superfície criadas na superfície externa do alojamento do conector 10 quando o adesivo é injetado na cavidade de envasamento interna do alojamento do conector 10 através das portas de injeção de adesivo 70 não interfiram no engajamento adequado com os alojamentos de conversão 200, 300.
[0078] Como é ilustrado nas Figuras 10 e 12, o recurso de chaveamento 17, os elementos de retenção do elemento de vedação 11a, 11b, os recursos de retenção do ferrolho 12a, 12b e o recurso de travamento 19 podem ser definidos no alojamento do conector 10 de várias maneiras, incluindo, por exemplo, como projeções, depressões ou cortes, formados sobre ou em uma superfície externa ou interna do alojamento do conector 10, através do alojamento do conector 10, ou combinações dos mesmos.
[0079] Nota-se que as recitações aqui contidas de um componente da presente revelação sendo “estruturalmente configurado” de uma maneira particular, para incorporar uma propriedade específica ou para funcionar de uma maneira particular, são recitações estruturais, em oposição a recitações de intenção de uso. Mais especificamente, a referência aqui à maneira pela qual um componente é “configurado estruturalmente” denota uma condição física existente do componente e, como tal, deve ser tomada como uma recitação definitiva das características estruturais do componente.
[0080] Nota-se que termos como “preferencialmente”, “comumente” e “tipicamente”, quando utilizados aqui, não são utilizados para limitar o escopo da invenção reivindicada ou para implicar que certas características são críticas, essenciais ou mesmo importantes para a estrutura ou função da invenção reivindicada. Em vez disso, esses termos destinam-se apenas a identificar aspectos particulares de uma modalidade da presente revelação ou a enfatizar recursos alternativos ou adicionais que podem ou não ser utilizados em uma modalidade específica da presente revelação.
[0081] Para os propósitos de descrever e definir a presente invenção, nota-se que os termos “substancialmente” e “cerca de” são aqui utilizados para representar o grau inerente de incerteza que pode ser atribuído a qualquer comparação quantitativa, valor, medição ou outra representação. Os termos “substancialmente” e “ cerca de” também são aqui utilizados para representar o grau pelo qual uma representação quantitativa pode variar de uma referência declarada sem resultar em uma alteração na função básica do objeto em questão.
[0082] Tendo descrito o objeto da presente revelação em detalhes e por referência a modalidades específicas da mesma, nota-se que os vários detalhes divulgados neste documento não devem ser tomados para implicar que esses detalhes estejam relacionados a elementos que são componentes essenciais das várias modalidades descritas neste documento, mesmo nos casos em que um elemento específico é ilustrado em cada um dos desenhos que acompanham a presente descrição. Além disso, será aparente que modificações e variações são possíveis sem se afastar do escopo da presente revelação, incluindo, mas não se limitando a, modalidades definidas nas reivindicações anexas. Mais especificamente, embora alguns aspectos da presente revelação sejam identificados aqui como preferenciais ou particularmente vantajosos, é contemplado que a presente revelação não seja necessariamente limitada a esses aspectos.
[0083] Nota-se que uma ou mais das seguintes reivindicações utilizam o termo “em que” como uma frase de transição. Para os fins de definição da presente invenção, nota-se que este termo é introduzido nas reivindicações como uma frase de transição aberta que é usada para introduzir uma recitação de uma série de características da estrutura e deve ser interpretada da mesma maneira que o termo de preâmbulo aberto mais comumente usado “compreendendo”.

Claims (33)

REIVINDICAÇÕES
1.Conector de fibra óptica caracterizado pelo fato de que compreende: um alojamento de conector que compreende uma porção de retenção de ferrolho, uma porção de assentamento de adaptador, uma porta de injeção de adesivo na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector, e um eixo geométrico longitudinal que se estende através da porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector e da porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; e um adaptador de cabo que compreende uma passagem de cabo óptico, uma passagem de fibra óptica, uma porção de inserção de alojamento estruturalmente configurada para ser assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector para alinhar a passagem de cabo óptico e a passagem de fibra óptica com o eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector, uma janela adesiva na porção de inserção de alojamento em comunicação com a passagem de fibra óptica, e um suporte de adaptador estruturalmente configurado para limitar uma extensão na qual o adaptador de cabo se estende na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector, em que o suporte de adaptador e o alojamento de conector são estruturalmente configurados para formar uma interface de vedação de adaptador onde o suporte de adaptador entra em contato com uma superfície voltada para o suporte do alojamento de conector, o adaptador de cabo e o alojamento de conector são estruturalmente configurados para formar superfícies de chaveamento complementares que são posicionadas para alinhar a porta de injeção de adesivo do alojamento de conector com a janela adesiva do adaptador de cabo.
2. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: uma superfície interna do alojamento de conector e uma superfície externa do adaptador de cabo formam um vão capilar quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; e o vão capilar é deslocado do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector.
3. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o vão capilar compreende um espaçamento de vão que é menor que cerca de 0,15 milímetros para a maior parte de sua extensão paralela ao eixo geométrico longitudinal.
4. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o vão capilar se estende entre cerca de 3 milímetros e cerca de 15 milímetros, paralelamente ao eixo geométrico longitudinal, e compreende um espaçamento de vão que está entre cerca de 0,1 milímetro e cerca de 0,3 milímetro para uma maior parte da extensão do vão.
5. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o vão capilar é anular.
6. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o vão capilar é interrompido pela porta de injeção de adesivo do alojamento de conector e a janela adesiva do adaptador de cabo.
7. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: uma superfície interna do alojamento de conector e uma superfície externa do adaptador de cabo formam um vão capilar quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; e o vão capilar é deslocado a partir do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector da interface de vedação de adaptador até uma barreira adesiva formada por porções do adaptador de cabo e o alojamento de conector quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector.
8. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a barreira adesiva é anular e o adaptador de cabo compreende uma face de admissão de fibra que se estende através de uma dimensão interna da barreira adesiva anular.
9. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a barreira adesiva é formada por um engate de encaixe por pressão do adaptador de cabo e o alojamento de conector.
10. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a porta de injeção de adesivo do alojamento de conector e a janela adesiva do adaptador de cabo são posicionadas entre a interface de vedação de adaptador e a barreira adesiva.
11. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a barreira adesiva é posicionada entre o vão capilar e a porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector.
12. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: uma superfície interna do alojamento de conector e uma superfície externa do adaptador de cabo formam um vão capilar quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; e o vão capilar é deslocado a partir do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector da interface de vedação de adaptador através da janela adesiva do adaptador de cabo até uma barreira adesiva formada por porções do adaptador de cabo e o alojamento de conector quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector.
13. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que: o adaptador de cabo compreende uma face de admissão de fibra que se estende através de uma dimensão interna da barreira adesiva; a face de admissão de fibra compreende uma abertura de fibra óptica; e a interface de vedação de adaptador, a barreira adesiva e a face de admissão de fibra formam coletivamente uma extremidade fechada do alojamento de conector quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector.
14. Conector de fibra óptica, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que: uma superfície interna do alojamento de conector e uma superfície externa do adaptador de cabo formam um vão capilar quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; o vão capilar é deslocado a partir do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector da interface de vedação de adaptador até uma barreira adesiva formada por porções do adaptador de cabo e o alojamento de conector quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; o alojamento de conector compreende uma câmara de flambagem de fibra que se estende ao longo do eixo geométrico longitudinal entre a porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector e a porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector; e a barreira adesiva é posicionada entre o vão capilar e a câmara de flambagem de fibra.
15. Conector de fibra óptica, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que a janela adesiva fornece espaço livre para que o adesivo introduzido na porta de injeção passe através da passagem de fibra óptica do adaptador de cabo quando uma porção decapada de um cabo de fibra óptica se estende ao longo da passagem de fibra óptica.
16. Conector de fibra óptica, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que a janela adesiva do adaptador de cabo: se estende através de pelo menos uma maior parte do adaptador de cabo; e se estende ortogonalmente para a direção de cruzamento e a passagem de fibra óptica, a uma profundidade lateral que reduz a espessura de parede externa do adaptador de cabo em uma porção de envasamento de fibra da passagem de fibra óptica do adaptador de cabo.
17. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a janela adesiva do adaptador de cabo se estende inteiramente através do adaptador de cabo.
18. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a profundidade lateral reduz a espessura de parede externa na porção de envasamento de fibra da passagem de fibra óptica por entre cerca de 0,3 milímetro e cerca de 0,8 milímetro.
19. Conector de fibra óptica, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que: o alojamento de conector compreende uma porção de alívio na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; e a janela adesiva do adaptador de cabo separa a porção de alívio da porta de injeção de adesivo ao longo de uma trajetória de injeção de adesivo quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector.
20. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que: a porção de alívio e a porta de injeção de adesivo são posicionadas em lados opostos do eixo geométrico longitudinal; a porção de alívio é fornecida ao longe de uma porção da interface de vedação de adaptador; ou a porção de alívio é formada pelas superfícies de chaveamento complementares do adaptador de cabo e o alojamento de conector quando o adaptador de cabo é assentado no alojamento de conector.
21. Conector de fibra óptica, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que a passagem de fibra óptica do adaptador de cabo é menor que a passagem de cabo óptico.
22. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que: a passagem de cabo óptico inclui uma transição de cabo descapado para uma seção transversal interna reduzida; e a passagem de fibra óptica inclui uma transição de fibra óptica para uma seção transversal interna reduzida que compreende uma porta de fibra óptica.
23. Conector de fibra óptica, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que: a janela adesiva do adaptador de cabo (i) se estende através de pelo menos uma maior parte do adaptador de cabo e (ii) se estende a uma profundidade lateral que reduz a espessura de parede externa do adaptador de cabo em uma porção de envasamento de fibra da passagem de fibra óptica do adaptador de cabo; uma superfície interna do alojamento de conector e uma superfície externa do adaptador de cabo formam um vão capilar quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; e o vão capilar é deslocado a partir do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector da interface de vedação de adaptador até uma barreira adesiva formada por porções do adaptador de cabo e o alojamento de conector quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector.
24. Conjunto de cabos de fibra óptica conectado caracterizado pelo fato de que compreende: um alojamento de conector que compreende uma porção de retenção de ferrolho, uma porção de assentamento de adaptador, uma porta de injeção de adesivo na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector, e um eixo geométrico longitudinal que se estende através da porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector e a porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; um ferrolho retido pela porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector, em que o ferrolho compreende um orifício de fibra óptica; um adaptador de cabo que compreende uma passagem de cabo óptico, uma passagem de fibra óptica, uma porção de inserção de alojamento estruturalmente configurada para ser assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector para alinhar a passagem de cabo óptico e a passagem de fibra óptica com o eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector,
uma janela adesiva na porção de inserção de alojamento em comunicação com a passagem de fibra óptica, e um suporte de adaptador estruturalmente configurado para limitar uma extensão na qual o adaptador de cabo se estende na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; e um cabo de fibra óptica que se estende ao longo da passagem de cabo óptico do adaptador de cabo, em que o cabo de fibra óptica compreende uma fibra óptica que se estende ao longo da passagem de fibra óptica do adaptador de cabo até o orifício de fibra óptica do ferrolho, em que o suporte de adaptador e o alojamento de conector são estruturalmente configurados para formar uma interface de vedação de adaptador onde o suporte de adaptador entra em contato com uma superfície voltada para o suporte do alojamento de conector, o adaptador de cabo e o alojamento de conector são estruturalmente configurados para formar superfícies de chaveamento complementares que são posicionadas para alinhar a porta de injeção de adesivo do alojamento de conector com a janela adesiva do adaptador de cabo, e a fibra óptica cruza a janela adesiva do adaptador de cabo em uma porção de envasamento de fibra da passagem de fibra óptica do adaptador de cabo.
25. Conector de fibra óptica caracterizado pelo fato de que compreende: um alojamento de conector que compreende uma porção de retenção de ferrolho, uma porção de assentamento de adaptador, uma porta de injeção de adesivo na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector, e um eixo geométrico longitudinal que se estende através da porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector e a porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; e um adaptador de cabo que compreende uma passagem de cabo óptico, uma passagem de fibra óptica, uma porção de inserção de alojamento estruturalmente configurada para ser assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector para alinhar a passagem de cabo óptico e a passagem de fibra óptica com o eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector, uma janela adesiva na porção de inserção de alojamento em comunicação com a passagem de fibra óptica, e um suporte de adaptador estruturalmente configurado para limitar uma extensão na qual o adaptador de cabo se estende na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector, em que o suporte de adaptador e o alojamento de conector são estruturalmente configurados para formar uma interface de vedação de adaptador onde o suporte de adaptador entra em contato com uma superfície voltada para o suporte do alojamento de conector, uma superfície interna do alojamento de conector e uma superfície externa do adaptador de cabo formam um vão capilar quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector, e o vão capilar é deslocado a partir do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector da interface de vedação de adaptador até uma barreira adesiva formada por porções do adaptador de cabo e o alojamento de conector quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo está assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector.
26. Conector de fibra óptica, de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de que a janela adesiva do adaptador de cabo (i) se estende através de pelo menos uma maior parte do adaptador de cabo em uma direção de cruzamento que é ortogonal à passagem de fibra óptica do adaptador de cabo e (ii) se estende a uma profundidade lateral que reduz a espessura de parede externa do adaptador de cabo em uma porção de envasamento de fibra da passagem de fibra óptica do adaptador de cabo.
27. Alojamento de conector caracterizado pelo fato de que compreende: uma porção de retenção de ferrolho que compreende o recurso de retenção de ferrolhos definido na porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector; uma porção de chaveamento que compreende um recurso de chaveamento definido em uma superfície externa do alojamento de conector; uma porção de retenção de elemento de vedação que compreende recursos de retenção de elemento de vedação definidos na superfície externa do alojamento de conector; uma porta de injeção de adesivo definida em uma porção de envasamento do alojamento de conector e que se estende da superfície externa do alojamento de conector até uma superfície interna do alojamento de conector para se comunicar com uma cavidade de envasamento interna do alojamento de conector; e um eixo geométrico longitudinal que se estende através da porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector, a porção de chaveamento do alojamento de conector, a porção de retenção de elemento de vedação do alojamento de conector e a cavidade de envasamento interna do alojamento de conector, em que a porta de injeção de adesivo é separada da porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector e da porção de chaveamento do alojamento de conector pela porção de retenção de elemento de vedação do alojamento de conector, ao longo do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector.
28. Alojamento de conector, de acordo com a reivindicação 27, caracterizado pelo fato de que:
o alojamento de conector compreende ainda uma porção de travamento que compreende um recurso de travamento definido na superfície externa do alojamento de conector; o eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector se estende através da porção de travamento do alojamento de conector; e a porta de injeção de adesivo é separada da porção de travamento do alojamento de conector pela porção de retenção de elemento de vedação do alojamento de conector, ao longo do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector.
29. Alojamento de conector, de acordo com a reivindicação 27 ou 28, caracterizado pelo fato de que: o alojamento de conector compreende ainda recursos de engate de alojamento de conversão estruturalmente configurados para realizar interface com um alojamento de conversão do tipo SC e um alojamento de conector de conversão endurecido para facilitar a instalação seletiva de um alojamento de conversão do tipo SC ou de um alojamento de conector de conversão endurecido; e a porta de injeção de adesivo é separada dos recursos de engate de alojamento de conversão pela porção de retenção de elemento de vedação do alojamento de conector, ao longo do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector.
30. Conector de fibra óptica, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que compreender ainda: uma porção de chaveamento que compreende um recurso de chaveamento definido na superfície externa do alojamento de conector; uma porção de travamento que compreende um recurso de travamento definido na superfície externa do alojamento de conector; e uma porção de retenção de elemento de vedação que compreende vedar recursos de retenção de elemento definidos na superfície externa do alojamento de conector, em que a porta de injeção de adesivo é separada da porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector, da porção de chaveamento do alojamento de conector e da porção de travamento do alojamento de conector pela porção de retenção de elemento de vedação do alojamento de conector, ao longo do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector.
31. Método de conexão de um cabo de fibra óptica, em que o método é caracterizado pelo fato de que compreende: fornecer um alojamento de conector que compreende uma porção de retenção de ferrolho, uma porção de assentamento de adaptador, uma porta de injeção de adesivo na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector e um eixo geométrico longitudinal que se estende através da porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector e a porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; fornecer um adaptador de cabo que compreende uma passagem de cabo óptico, uma passagem de fibra óptica, uma porção de inserção de alojamento estruturalmente configurada para ser assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector para alinhar a passagem de cabo óptico e a passagem de fibra óptica com o eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector, uma janela adesiva na porção de inserção de alojamento em comunicação com a passagem de fibra óptica, e um suporte de adaptador; alinhar superfícies de chaveamento complementares formadas pelo adaptador de cabo e o alojamento de conector e vedar o adaptador de cabo na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector para alinhar a porta de injeção de adesivo do alojamento de conector com a janela adesiva do adaptador de cabo, em que o suporte de adaptador limita uma extensão na qual o adaptador de cabo se estende na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector e o suporte de adaptador e o alojamento de conector são estruturalmente configurados para formar uma interface de vedação de adaptador onde o suporte de adaptador entra em contato com uma superfície voltada para o suporte do alojamento de conector; estender um cabo de fibra óptica ao longo da passagem de cabo óptico do adaptador de cabo e do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector na porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector, de modo que a fibra óptica cruze a janela adesiva do adaptador de cabo em uma porção de envasamento de fibra da passagem de fibra óptica do adaptador de cabo; posicionar um ferrolho ao longo de uma porção de extremidade da fibra óptica e reter o ferrolho na porção de retenção de ferrolho do alojamento de conector, em que o ferrolho compreende um orifício de fibra óptica; injetar um adesivo através da porta de injeção de adesivo do alojamento de conector, na janela adesiva do adaptador de cabo para prender o adaptador de cabo no alojamento de conector e a fibra óptica no adaptador de cabo.
32. Método, de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato de que: uma superfície interna do alojamento de conector e uma superfície externa do adaptador de cabo formam um vão capilar quando a porção de inserção de alojamento do adaptador de cabo é assentada na porção de assentamento de adaptador do alojamento de conector; o vão capilar é deslocado a partir do eixo geométrico longitudinal do alojamento de conector; e adesivo suficiente é injetado pela porta de injeção de adesivo para preencher porções do vão capilar e porções da janela adesiva.
33. Método, de acordo com a reivindicação 31 ou 32, em que o método é caracterizado pelo fato de que compreende ainda engatar uma superfície de cabo externa do cabo de fibra óptica, uma superfície de alojamento externa do alojamento de conector, e uma superfície de extensão externa da extensão de adaptador com uma flexão de vedação multidiametral que compreende uma porção de engate de cabo, uma porção de engate de alojamento e uma porção de flexão intermediária que se estende da porção de engate de cabo até a porção de engate de alojamento.
BR112019028264-5A 2018-06-22 2018-06-22 conectores de fibra óptica e conexão que emprega adaptadores de admissão de adesivo BR112019028264A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2018/039020 WO2019245582A1 (en) 2018-06-22 2018-06-22 Fiber optic connectors and connectorization employing adhesive admitting adapters

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112019028264A2 true BR112019028264A2 (pt) 2020-07-14

Family

ID=62904661

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112019028264-5A BR112019028264A2 (pt) 2018-06-22 2018-06-22 conectores de fibra óptica e conexão que emprega adaptadores de admissão de adesivo
BR112019028023-5A BR112019028023A2 (pt) 2017-11-30 2018-06-28 multiportas e outros dispositivos que têm portas de conexão óptica com recursos de preensão e métodos de fabricação dos mesmos

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112019028023-5A BR112019028023A2 (pt) 2017-11-30 2018-06-28 multiportas e outros dispositivos que têm portas de conexão óptica com recursos de preensão e métodos de fabricação dos mesmos

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP3811133B1 (pt)
CN (1) CN110998396B (pt)
BR (2) BR112019028264A2 (pt)
CA (1) CA3068617A1 (pt)
MX (1) MX2020000095A (pt)
WO (1) WO2019245582A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11934015B2 (en) 2020-06-09 2024-03-19 Senko Advanced Components, Inc. Multiport assembly and associated components
US20240045153A1 (en) 2021-09-01 2024-02-08 Furukawa Electric Latam S.A. Optical cable connector end-piece, optical connection joint, optical adapter and optical cable connector assembly

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3755393B2 (ja) * 2000-09-22 2006-03-15 日立電線株式会社 偏波面保存光ファイバ用光コネクタ
WO2010039830A2 (en) * 2008-09-30 2010-04-08 Corning Cable Systems Llc Fiber optic cable assemblies and securing methods
WO2011022728A1 (en) * 2009-08-21 2011-02-24 Molex Incorporated Optical fiber connector
US8834039B1 (en) * 2011-11-10 2014-09-16 Nlight Photonics Corporation Optical connector and optical connector assembly
RU2619816C2 (ru) * 2012-02-07 2017-05-18 Тайко Электроникс Райхем Бвба Кабельное концевое устройство в сборе и способ крепления оптоволоконного кабеля к разъему
CN106461879B (zh) * 2014-05-12 2018-08-28 康宁光电通信有限责任公司 用于端接光纤电缆的光纤电缆组件和其制造方法
CN105445861A (zh) * 2014-07-01 2016-03-30 泰科电子(上海)有限公司 插芯器件、制造插芯器件的装置和方法

Also Published As

Publication number Publication date
EP3811133A1 (en) 2021-04-28
CA3068617A1 (en) 2019-12-26
EP3811133B1 (en) 2024-01-24
CN110998396A (zh) 2020-04-10
WO2019245582A1 (en) 2019-12-26
BR112019028023A2 (pt) 2020-07-07
CN110998396B (zh) 2022-11-01
MX2020000095A (es) 2020-02-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11536913B2 (en) Fiber optic connectors and connectorization employing adhesive admitting adapters
US11619782B2 (en) System and method for protecting optical fibre splice
RU2611687C2 (ru) Многоволоконный оптический соединитель
US9395509B2 (en) Fiber cable fan-out assembly and method
ES2763425T3 (es) Terminal multiservicio y componentes del mismo
PT2052286E (pt) Conjunto de conector de fibra ótica reforçado
ES2618555T3 (es) Conjunto de conector y receptáculo de fibra óptica multifibra
ES2843674T3 (es) Conector de fibra óptica reforzado
US8374478B2 (en) Fiber optic dust cap and connector for terminating multi-fiber optical cables
BR112015020492B1 (pt) Conectores ópticos endurecidos fêmea para uso com conectores de pino macho
BR112014017112B1 (pt) Conector para gabinetes para telecomunicação
BR112019028264A2 (pt) conectores de fibra óptica e conexão que emprega adaptadores de admissão de adesivo
BR112017018058B1 (pt) Conector para acoplar um cabo de fibra óptica a um ponto de conexão, e conjunto
ES2950122T3 (es) Conectores de fibra óptica y conectorización empleando extensiones de adaptador y/o soportes flexibles
EP4220261A1 (en) Fiber optic connectors and connecotrization employing adapter extensions and/or flexures
BR102021017396B1 (pt) Conector reforçado de cabo óptico
US20230314722A1 (en) Multi-fiber semi-permanent splicing systems
WO2023028674A1 (pt) Conector reforçado de cabo óptico
WO2023069449A1 (en) System for protecting telecommunications cable splice arrangements

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]