BR112019026789A2 - método de comunicação, dispositivo de rede e equipamento de usuário - Google Patents

método de comunicação, dispositivo de rede e equipamento de usuário Download PDF

Info

Publication number
BR112019026789A2
BR112019026789A2 BR112019026789-1A BR112019026789A BR112019026789A2 BR 112019026789 A2 BR112019026789 A2 BR 112019026789A2 BR 112019026789 A BR112019026789 A BR 112019026789A BR 112019026789 A2 BR112019026789 A2 BR 112019026789A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
time domain
domain resource
random access
unit
resource unit
Prior art date
Application number
BR112019026789-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Yafei Wang
Junchao Li
Chi Zhang
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd. filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd.
Publication of BR112019026789A2 publication Critical patent/BR112019026789A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W74/00Wireless channel access, e.g. scheduled or random access
    • H04W74/08Non-scheduled or contention based access, e.g. random access, ALOHA, CSMA [Carrier Sense Multiple Access]
    • H04W74/0833Non-scheduled or contention based access, e.g. random access, ALOHA, CSMA [Carrier Sense Multiple Access] using a random access procedure
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W74/00Wireless channel access, e.g. scheduled or random access
    • H04W74/002Transmission of channel access control information
    • H04W74/006Transmission of channel access control information in the downlink, i.e. towards the terminal
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/23Control channels or signalling for resource management in the downlink direction of a wireless link, i.e. towards a terminal
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/04Wireless resource allocation
    • H04W72/044Wireless resource allocation based on the type of the allocated resource
    • H04W72/0446Resources in time domain, e.g. slots or frames
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling
    • H04W72/1263Mapping of traffic onto schedule, e.g. scheduled allocation or multiplexing of flows
    • H04W72/1268Mapping of traffic onto schedule, e.g. scheduled allocation or multiplexing of flows of uplink data flows

Abstract

Um método de comunicação é fornecido, para satisfazer uma exigência de indicar um recurso de acesso aleatório dinamicamente e eficazmente reduzir conflitos de recursos causados quando a configuração de recurso de PRACH é realizada. O método inclui: enviar, por um dispositivo de rede, uma primeira mensagem e uma segunda mensagem para o equipamento de usuário, onde a primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário, a segunda mensagem transporta as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; e receber, pelo dispositivo de rede a partir do equipamento de usuário com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo, um preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata.

Description

MÉTODO DE COMUNICAÇÃO, DISPOSITIVO DE REDE E EQUIPAMENTO DE USUÁRIO CAMPO TÉCNICO
[001] Modalidades deste pedido referem-se ao campo de tecnologias de comunicação e, em particular, a um método de comunicação, um dispositivo de rede e equipamento de usuário.
FUNDAMENTOS
[002] Um padrão de sistema de evolução de longo prazo (em inglês: Long Term Evolution, LTE) formulado pelo Projeto de Parceria de 3º Geração (em inglês: the 3rd Generation Partnership Project, 3GPP) é considerado um padrão de sistema de acesso sem fio de 4º geração. Em um sistema de comunicações LTE existente e um modo de duplexação por divisão de tempo (Time Division Duplex, TDD), em um procedimento de acesso aleatório de equipamento de usuário (em inglês: User Equipment, UE), um dispositivo de rede precisa enviar, para o UE, uma mensagem de difusão de bloco de informação de sistema tipo 2 (em inglês: System Information Block type 2, SIB 2) incluindo um número de índice de recurso de acesso aleatório predefinido, e o UE consulta uma tabela de configuração de recursos de acesso aleatório pré-armazenada de acordo com o número de índice, para determinar um recurso de acesso aleatório correspondente no qual um procedimento de acesso aleatório pode ser iniciado, onde o recurso de acesso aleatório tem uma definição clara correspondente a cada uma das diferentes configurações de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente predefinidas. O número de índice é fornecido semi-estaticamente pelo dispositivo de rede usando a mensagem de difusão de SIB 2. Para ser específico, o UE consulta a tabela de acordo com um número de índice que é enviado pelo dispositivo de rede e que está associado a uma configuração de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente, para determinar um recurso de acesso aleatório no qual o procedimento de acesso aleatório pode ser iniciado. Como a solução de alocação de recursos de acesso aleatório semi-estática é uma solução de alocação de recursos limitada por uma configuração de subquadro de enlace ascendente- enlace descendente predefinida, a flexibilidade que o sistema de comunicações aloca recursos de rádio é limitada.
[003] Com requisitos de cenários e serviços em um sistema de comunicações são diversificados, em um sistema de comunicações de próxima geração, por exemplo, em um sistema de novo rádio (New Radio, NR), que é alternativamente chamado de sistema de acesso de rádio de quinta geração (5G), serviços diferentes tem requisitos de recursos diferentes. Nesse caso, a tecnologia de duplexação por divisão de tempo dinâmica (em inglês: Dynamic-Time Division Duplex, D-TDD) atrai muita atenção. A D-TDD significa que um dispositivo de rede pode ajustar com flexibilidade uma configuração de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente. O dispositivo de rede pode ajustar dinamicamente uma configuração de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente de TDD com base nos requisitos de diferentes serviços para recursos de enlace ascendente e recursos de enlace descendente. No entanto, para um sistema de comunicações no qual os recursos de enlace ascendente e enlace descendente de uma célula são determinados dinamicamente pelo dispositivo de rede, como determinar uma configuração de recurso de um canal de acesso aleatório físico torna-se um problema a ser resolvido com urgência no momento.
SUMÁRIO
[004] Este pedido fornece um método de comunicação, um dispositivo de rede e equipamento de usuário, para indicar dinamicamente um recurso de tempo-frequência de um canal de acesso aleatório físico.
[005] De acordo com um primeiro aspecto, uma modalidade deste pedido fornece um método de comunicação, onde o método inclui: primeiro enviar, por um dispositivo de rede, uma primeira mensagem e uma segunda mensagem para o equipamento de usuário, onde a primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário, e o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas, a segunda mensagem transporta primeira informação de indicação, e a primeira informação de indicação é usada para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; e, em seguida, receber, pelo dispositivo de rede a partir do equipamento de usuário com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo, um preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata.
[006] Neste pedido, uma primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário. Nesse caso, o equipamento de usuário pode determinar, com base na indicação da primeira mensagem, uma unidade de recurso de domínio do tempo candidata no conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas como uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo, para determinar um recurso de domínio do tempo de um PRACH que é usado para transportar informação de acesso aleatório. Dessa forma, uma configuração de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente não precisa ser predefinida, e um requisito para indicação dinâmica de um recurso de acesso aleatório em um sistema de comunicações pode ser atendido, melhorando assim a flexibilidade de alocação de recursos de acesso aleatório. Além disso, o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas. Isso pode evitar efetivamente um caso em que uma grande quantidade de equipamentos de usuário tenta acessar aleatoriamente em uma unidade de recurso de domínio do tempo simultaneamente, e pode efetivamente reduzir conflitos de recursos que provavelmente são causados quando o equipamento de usuário realiza configuração de recurso de PRACH em um procedimento de acesso aleatório.
[007] Em um projeto opcional, a unidade de recurso de domínio do tempo candidata inclui uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, o formato de unidade de recurso de domínio do tempo é um de uma pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo, e regiões de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente incluídas na pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo tem tamanhos diferentes.
[008] Neste pedido, unidades de recurso de domínio do tempo candidatas podem ter diferentes formatos de unidade de recurso de domínio do tempo, de modo que seleção de configuração de recurso seja mais flexível.
[009] Em um projeto opcional, a recepção, pelo dispositivo de rede a partir do equipamento de usuário com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo, um preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata inclui: receber, pelo dispositivo de rede, o preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um primeiro modo de mapeamento correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata. O primeiro modo de mapeamento é um de uma pluralidade de primeiros modos de mapeamento. O primeiro modo de mapeamento inclui um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[0010] Em um projeto opcional, a pluralidade de primeiros modos de mapeamento inclui pelo menos um dos seguintes: modo 1: o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente e o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório são espaçados por M símbolos de domínio do tempo, onde M é maior ou igual a O; modo 2: o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, onde a região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente inclui uma região de recurso de domínio do tempo e uma segunda região de recurso de domínio do tempo, a primeira região de recurso de domínio do tempo é usada para comunicar o preâmbulo de acesso aleatório, e a segunda região de recurso de domínio do tempo é usada como tempo de proteção; e modo 3: o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[0011] Neste pedido, é fornecida uma pluralidade de modos de mapeamento entre um preâmbulo de acesso aleatório e uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, de modo que os modos de mapeamento de recursos sejam mais flexíveis. Em particular, se o mapeamento for realizado no modo 3, o equipamento de usuário não precisará detectar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma unidade de recurso de domínio do tempo na qual o preâmbulo de acesso aleatório é enviado. Isso pode efetivamente reduzir o consumo de energia do equipamento de usuário, e reduzir as sobrecargas de sistema necessárias para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
[0012] Em um projeto opcional, a pluralidade de primeiros modos de mapeamento é predefinida.
[0013] Em um projeto opcional, o método inclui ainda: enviar, pelo dispositivo de rede, segunda informação de indicação para o equipamento de usuário, onde a segunda informação de indicação é usada para indicar a pluralidade de primeiros modos de mapeamento.
[0014] Em um projeto opcional, todas as unidades de recurso de domínio do tempo candidatas incluídas no conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas tem o mesmo formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
[0015] Quando todas as unidades de recurso de domínio do tempo candidatas tem um mesmo formato de unidade de recurso de domínio do tempo, as sobrecargas de sistema necessárias para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo podem ser efetivamente reduzidas.
[0016] Em um projeto opcional, o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata e uma segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata, a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo, a segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo, e o primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo é diferente do segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
[0017] Em um projeto opcional, a recepção, pelo dispositivo de rede a partir do equipamento de usuário com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo, um preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata inclui: receber, pelo dispositivo de rede, o preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um formato de preâmbulo de acesso aleatório correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata, onde o formato de preâmbulo de acesso aleatório é um de uma pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório.
[0018] Em um projeto opcional, os preâmbulos de acesso aleatório na pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório têm comprimentos diferentes.
[0019] De acordo com um segundo aspecto, este pedido fornece um método de comunicação, onde o método inclui: primeiro receber, por equipamento de usuário, uma primeira mensagem e uma segunda mensagem que são enviadas por um dispositivo de rede, onde a primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário, o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas, a segunda mensagem transporta primeira informação de indicação, e a primeira indicação a informação é usada para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; e, em seguida, enviar, pelo equipamento de usuário, um preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
[0020] Em um projeto opcional, a unidade de recurso de domínio do tempo candidata inclui uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, o formato de unidade de recurso de domínio do tempo é um de uma pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo, e regiões de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente incluídas na pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo tem tamanhos diferentes.
[0021] Em um projeto opcional, o envio, pelo equipamento de usuário, de um preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata, com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo, inclui: enviar, pelo equipamento de usuário, o preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um primeiro modo de mapeamento correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata. O primeiro modo de mapeamento é um de uma pluralidade de primeiros modos de mapeamento. O primeiro modo de mapeamento inclui um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[0022] Em um projeto opcional, a pluralidade de primeiros modos de mapeamento inclui pelo menos um dos seguintes: modo 1: o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente e o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório são espaçados por M símbolos de domínio do tempo, onde M é maior ou igual a O; modo 2: o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, onde a região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente inclui uma região de recurso de domínio do tempo e uma segunda região de recurso de domínio do tempo, a primeira região de recurso de domínio do tempo é usada para comunicar o preâmbulo de acesso aleatório, e a segunda região de recurso de domínio do tempo é usada como tempo de proteção; e modo 3: o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[0023] Em um projeto opcional, todas as unidades de recurso de domínio do tempo candidatas incluídas no conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas tem o mesmo formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
[0024] Em um projeto opcional, o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata e uma segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata, a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo, a segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo e o primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo é diferente do segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
[0025] Em um projeto opcional, o envio, pelo equipamento de usuário, de um preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata, com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo, inclui: enviar, pelo equipamento de usuário, o preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um formato de preâmbulo de acesso aleatório correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata, onde o formato de preâmbulo de acesso aleatório é um de uma pluralidade de formatos de preâmbulo de acesso aleatório diferentes.
[0026] Em um projeto opcional, preâmbulos de acesso aleatório na pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório tem comprimentos diferentes.
[0027] Para efeitos técnicos das soluções técnicas correspondentes no segundo aspecto e nos vários projetos opcionais no segundo aspecto, consulte as descrições das soluções técnicas correspondentes no primeiro aspecto e nos vários projetos opcionais no primeiro aspecto. Os detalhes não são descritos aqui.
[0028] De acordo com um terceiro aspecto, este pedido fornece um método, incluindo: enviar, por um dispositivo de rede, uma terceira mensagem para o equipamento de usuário, onde a terceira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário, o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas, a pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata, e a unidade de recurso de domínio do tempo candidata inclui uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente usada para comunicar um recurso de domínio do tempo de enlace ascendente; receber, pelo dispositivo de rede, um preâmbulo de acesso aleatório do equipamento de usuário na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata; e determinar, pelo dispositivo de rede, uma posição de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, onde o modo de mapeamento é que o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[0029] De acordo com um quarto aspecto, este pedido fornece um método, incluindo: receber, por equipamento de usuário, uma terceira mensagem enviada por um dispositivo de rede, onde a terceira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário, o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas, a pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata, e a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata inclui uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente usada para comunicar um recurso de domínio do tempo de enlace ascendente; determinar, pelo equipamento de usuário, o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas do canal de acesso aleatório físico com base na terceira mensagem; e enviar, pelo equipamento de usuário, um preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, onde o modo de mapeamento é que o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[0030] No terceiro e no quarto aspecto, o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é definido para ser alinhado com o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente. Dessa maneira, o equipamento de usuário não precisa determinar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata, consumo de energia do equipamento de usuário pode ser efetivamente reduzido, e nenhuma informação de indicação precisa ser enviada para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo candidata, assim reduzindo efetivamente as sobrecargas de sistema.
[0031] De acordo com um quinto aspecto, um dispositivo de rede é fornecido neste pedido e é configurado para realizar o método no primeiro aspecto, no terceiro aspecto, em qualquer projeto possível do primeiro aspecto ou em qualquer projeto possível do terceiro aspecto.
Especificamente, o dispositivo de rede inclui unidades configuradas para realizar o método no primeiro aspecto, no terceiro aspecto, em qualquer projeto possível do primeiro aspecto ou em qualquer projeto possível do terceiro aspecto.
[0032] De acordo com um sexto aspecto, o equipamento de usuário é fornecido neste pedido e é configurado para realizar o método no segundo aspecto, no quarto aspecto, em qualquer projeto possível do segundo aspecto ou em qualquer projeto possível do quarto aspecto. Especificamente, o equipamento de usuário inclui unidades configuradas para realizar o método no segundo aspecto, no quarto aspecto, em qualquer projeto possível do segundo aspecto ou em qualquer projeto possível do quarto aspecto.
[0033] De acordo com um sétimo aspecto, este pedido fornece um dispositivo de rede, incluindo um transceptor, um processador e uma memória, onde o transceptor, o processador e a memória podem ser conectados usando um sistema de barramento. A memória é configurada para armazenar um programa, uma instrução ou código. O processador é configurado para executar o programa, a instrução ou o código na memória, para realizar o método no primeiro aspecto, no terceiro aspecto, em qualquer projeto possível do primeiro aspecto ou em qualquer projeto possível do terceiro aspecto.
[0034] De acordo com um oitavo aspecto, este pedido fornece equipamento de usuário, incluindo um transceptor, um processador e uma memória, onde o transceptor, o processador e a memória podem ser conectados usando um sistema de barramento. A memória é configurada para armazenar um programa, uma instrução ou código. O processador é configurado para executar o programa, a instrução ou o código na memória, para realizar o método no segundo aspecto, no quarto aspecto, em qualquer projeto possível do segundo aspecto ou em qualquer projeto possível do quarto aspecto.
[0035] De acordo com um nono aspecto, este pedido fornece um meio de armazenamento legível por computador, onde o meio de armazenamento legível por computador armazena uma instrução e, quando as instruções são executadas em um computador, o computador é habilitado a realizar os métodos nos aspectos anteriores e qualquer desenho possível dos aspectos anteriores.
[0036] De acordo com um décimo aspecto, este pedido fornece um sistema de comunicações, incluindo qualquer dispositivo de rede no quinto ou sétimo aspecto e qualquer equipamento de usuário no sexto aspecto ou o oitavo aspecto.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0037] Para descrever soluções técnicas em modalidades deste pedido mais claramente, o seguinte descreve brevemente os desenhos anexos necessários para descrever as modalidades. Aparentemente, os desenhos anexos na descrição a seguir mostram apenas algumas modalidades deste pedido, e uma pessoa habilitada na técnica pode derivar outros desenhos a partir desses desenhos anexos sem esforços criativos.
[0038] A Figura 1 é um diagrama esquemático de uma configuração de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente em um modo TDD no estado da técnica; a Figura 2 é um diagrama esquemático de um cenário de rede de aplicação de um método de comunicação de acordo com uma modalidade deste pedido; a Figura 3 é um fluxograma esquemático de um método de comunicação de acordo com uma modalidade deste pedido; a Figura 4 é um diagrama esquemático de um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de acordo com uma modalidade deste pedido; a Figura 5 é um diagrama esquemático de um formato de preâmbulo de acesso aleatório de acordo com uma modalidade deste pedido; a Figura 6 é um fluxograma esquemático de um método de comunicação de acordo com uma modalidade deste pedido; a Figura 7 é um diagrama estrutural esquemático de um dispositivo de rede de acordo com uma modalidade deste pedido; a Figura 8 é um diagrama estrutural esquemático de outro dispositivo de rede de acordo com uma modalidade deste pedido; a Figura 9 é um diagrama estrutural esquemático de ainda outro dispositivo de rede de acordo com uma modalidade deste pedido; a Figura 10 é um diagrama estrutural esquemático do equipamento de usuário de acordo com uma modalidade deste pedido; a Figura 11 é um diagrama estrutural esquemático de ainda outro equipamento de usuário de acordo com uma modalidade deste pedido; e a Figura 12 é um diagrama estrutural esquemático de ainda outro equipamento de usuário de acordo com uma modalidade deste pedido.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES
[0039] O seguinte descreve as soluções técnicas nas modalidades deste pedido com referência aos desenhos anexos nas modalidades deste pedido.
[0040] As soluções técnicas das modalidades deste pedido podem ser aplicadas a vários sistemas de comunicações, como um sistema de novo rádio (New Radio, NR), um sistema de fidelidade sem fio (Wi-Fi), um sistema de interoperabilidade mundial para acesso de micro-ondas (Worldwide Interoperability for Microwave Access, WiMAX), um sistema global para comunicações móveis (Global Division for Mobile Communications, GSM), um sistema de acesso múltiplo por divisão de código (Code Division Multiple Access, CDMA), um sistema de acesso múltiplo por divisão de código de banda larga (Wideband Code Division Multiple Access, WCDMA), um sistema de serviço de rádio de pacotes geral (General Packet Radio Service, GPRS), um sistema de evolução de longo prazo (Long Term Evolution, LTE), um sistema de evolução de longo prazo avançado (Long Term Evolution Advanced, LTE-A), um sistema de telecomunicações móveis universal (Universal Mobile Telecommunications System, UMTS), um sistema celular relacionado ao Projeto de Parceria de Terceira Geração (3rd Generation Partnership Project, 3GPP), e um sistema de comunicações móveis de 5º geração (5th generation, 5G).
[0041] A seguir, são explicados e descritos alguns termos deste pedido, para facilitar o entendimento por um especialista na técnica.
[0042] (1) O "dispositivo de rede" neste pedido, que também pode ser chamado de dispositivo de rede de acesso, pode ser um gNB (gNode B), pode ser uma estação base comum (por exemplo, um NÓóB (NodeB, NB) em um sistema WCDMA, um NÓB evoluído (evolved NÓB, eNB ou eNodeB) em um sistema LTE, uma estação transceptora base (Base Transceiver Station, BTS) em um sistema GSM ou CDMA) pode ser um controlador de novo rádio (New Radio controller, NR controller), pode ser uma unidade centralizada (Centralized Unit), pode ser uma estação base de novo rádio, pode ser um módulo de rádio remoto, pode ser uma entidade de gerenciamento de mobilidade (mobility management entity, MME), pode ser uma micro-estação base, pode ser uma unidade distribuída (Distributed Unit), pode ser um ponto de transmissão-recepção (Transmission Reception Point, TRP) ou um ponto de transmissão (Transmission Point, TP), ou pode ser um controlador de rádio em um cenário de rede de acesso de rádio na nuvem (Cloud Radio Access Network, CRAN), ou o dispositivo de rede pode ser uma estação de retransmissão, um ponto de acesso, um dispositivo de veículo, um dispositivo vestível, dispositivo de rede em uma rede 5G futura, um dispositivo de rede em uma rede PLMN evoluída futura ou qualquer outro dispositivo de acesso de rádio. As modalidades deste pedido não estão limitadas a isso.
[0043] (2) O "equipamento de usuário (UE)" neste pedido, que também é referido como um dispositivo terminal, pode ser um dispositivo terminal sem fio ou um dispositivo terminal com fio. O dispositivo terminal sem fio pode ser um dispositivo que fornece conectividade de voz e/ou dados para um usuário, um dispositivo portátil com uma função de conexão sem fio ou outro dispositivo de processamento conectado a um modem sem fio. O dispositivo terminal sem fio pode se comunicar com uma ou mais redes principais por meio de uma rede de acesso de rádio (Radio Access Network, RAN). O dispositivo terminal sem fio pode ser um dispositivo terminal móvel, como um telefone móvel (também conhecido como telefone "celular") e um computador com um dispositivo terminal móvel,
por exemplo, pode ser aparelho móvel portátil, de bolso, de mão, embutido no computador ou de veículo, que troca voz e/ou dados com a rede de acesso de rádio. Por exemplo, o dispositivo terminal sem fio pode ser um dispositivo como um telefone de serviço de comunicações pessoais (Personal Communications Service, PCS), um aparelho de telefone sem fio, um telefone de protocolo de iniciação de sessão (Session Initiation Protocol, SIP), um loop local sem fio (Wireless Local Loop, WLL) ou um assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant, PDA). O terminal sem fio também pode ser chamado de sistema, unidade de assinante (Subscriber Unit, SU), estação de assinante (Subscriber Station, SS), estação móvel (Mobile Station, MS), console móvel (Mobile console), uma estação remota (Remote Station, RS), um ponto de acesso (Access Point, AP), um terminal remoto (Remote Terminal, RT), um terminal de acesso (Access Terminal, AT), um terminal de usuário (User Terminal, UT), um agente de usuário (User Agent, UA), um dispositivo de usuário (User Device, UD) ou equipamento de usuário (User Equipment, UE).
[0044] (3) Duplexação de divisão de tempo dinâmica (D-TDD) significa que um dispositivo de rede ajusta dinamicamente uma configuração de unidade de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente-enlace descendente TDD com base nos requisitos de diferentes serviços para recursos de enlace ascendente e recursos de enlace descendente. Em outras palavras, os recursos de enlace ascendente e enlace descendente de uma célula são determinados dinamicamente por um lado de rede e não há configuração predefinida da unidade de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente-enlace descendente, como sete configurações de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente TDD definidas no modo TDD em um sistema LTE existente.
[0045] (4) A unidade de recurso de domínio do tempo é um período de tempo de transmissão predefinido no domínio do tempo ou um intervalo de tempo de transmissão predefinido no domínio do tempo. O intervalo de tempo de transmissão é um parâmetro de duração para alocar um recurso de domínio do tempo em uma camada física, e é um conceito de unidade do recurso de domínio do tempo na camada física, por exemplo, um parâmetro de subquadro (subframe) em um sistema LTE. Nesse caso, a unidade de recurso de domínio do tempo pode ser uma unidade que inclui um intervalo (slot), um subquadro ou um mini intervalo (mini-slot), ou uma unidade que inclui uma pluralidade de intervalos, uma pluralidade de subquadros, ou uma pluralidade de mini intervalos (mini-slot) agregados. O intervalo pode ocupar L símbolos OFDM consecutivos no domínio do tempo, e L é um número natural maior que zero. Um valor de L pode ser determinado com base em um status real, por exemplo, pode haver 7 ou 14 símbolos OFDM. Um intervalo pequeno também pode ser chamado de mini intervalo, ocupa uma pluralidade de símbolos OFDM consecutivos no domínio do tempo, e uma quantidade dos símbolos OFDM consecutivos ocupados é menor que uma quantidade de símbolos OFDM ocupados por um intervalo no qual o pequeno intervalo está localizado. Um intervalo pode incluir uma pluralidade de pequenos intervalos. O intervalo de tempo de transmissão refere-se a um comprimento de uma transmissão decodificável de forma independente em um enlace de rádio, e é um conceito de uma unidade para recursos de domínio do tempo em uma camada lógica, por exemplo, um parâmetro de intervalo de tempo de transmissão (Transmission Time Interval, TTI) em um sistema LTE.
[0046] (5) A posição de domínio do tempo é uma posição de um símbolo de domínio do tempo em uma unidade de recurso de domínio do tempo, por exemplo, uma posição de um símbolo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal (em inglês: Orthogonal Frequency Division Multiplexing, OFDM) .
[0047] (6) O formato de unidade de recurso de domínio do tempo refere-se a um status de divisão de enlace ascendente e enlace descendente de símbolos incluídos em uma unidade de recurso de domínio do tempo, por exemplo, um subquadro no qual todos os símbolos são símbolos de enlace ascendente, ou um subquadro no qual a maioria dos símbolos são subquadros de enlace descendente e alguns símbolos são subquadros de enlace ascendente, ou um subquadro em que alguns símbolos são subquadros de enlace descendente e a maioria dos símbolos são subquadros de enlace ascendente.
[0048] A menos que seja indicado de outra forma, nas modalidades deste pedido, números ordinais como "primeiro", "segundo" "terceiro" e "quarto" são usados para distinguir entre uma pluralidade de objetos e não se destina a limitar uma ordem, uma sequência de tempo, prioridades ou importância da pluralidade de objetos.
[0049] Neste pedido, os termos "rede", "sistema" e "rede sem fio" são geralmente usados de forma intercambiável, os termos "equipamento de usuário", "terminal" e "dispositivo terminal" são geralmente usados de forma intercambiável, e os significados dos termos podem ser entendidos por um especialista na técnica.
[0050] Para facilitar o entendimento das soluções técnicas das modalidades deste pedido, é apresentada primeiro uma solução para alocar um recurso de acesso aleatório em um sistema de comunicações LTE existente. A Figura 1 é um diagrama esquemático de sete configurações de subquadro enlace ascendente-enlace descendente TDD definidas em um protocolo de gerenciamento de interferência 3GPP e adaptação de tráfego aprimorado (enhanced Interference Management and Traffic Management, eIlMTA). Em um procedimento de acesso aleatório do sistema de comunicações LTE, uma estação base notifica, usando uma mensagem de camada superior (mensagem de difusão de SIB 2), o UE em uma célula de um conjunto de recursos de tempo-frequência disponíveis de um canal de acesso aleatório físico PRACH na célula. A Tabela 1 mostra uma lista de recursos de tempo-frequência que podem ser usados para acesso aleatório e que são definidos para uma estrutura de quadro TDD no 3GPP atual
36.211. Cada linha da tabela representa uma configuração de recurso de acesso aleatório e a configuração de recurso de acesso aleatório é indicada especificamente por um número de índice (índice de configuração de PRACH), e cada configuração de recurso de acesso aleatório em diferentes configurações de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente (Uplink/Downlink configuration, UL/DL configuration) tem uma definição clara. Cada grupo de elementos quaternários (Santi tt) na tabela designa exclusivamente um recurso de acesso aleatório específico. Um primeiro elemento a no grupo de elementos é usado para indicar um recurso de domínio da frequência no recurso de acesso aleatório. Por exemplo, o primeiro elemento 0 de um grupo de elementos (0, 1, 0, 2)
é usado para indicar que um recurso de domínio da frequência em um recurso de acesso aleatório é um recurso de domínio da frequência cujo índice é 0. Um segundo elemento Ds é usado para indicar um quadro do sistema usado para enviar um preâmbulo (preamble). Quando Us = 0, indica que todos os quadros de sistema podem ser usados para enviar o preâmbulo. Quando a = 1, indica que um quadro de sistema uniforme pode ser usado para enviar o preâmbulo. Quando a = 2, indica que um quadro de sistema ímpar pode ser usado para enviar o preâmbulo. Um terceiro elemento Ds é usado para indicar se o preâmbulo está localizado no primeiro meio quadro ou no segundo meio quadro de um quadro de sistema. Quando o = O, indica que o preâmbulo está localizado no primeiro meio quadro de um quadro de sistema. Quando > = 1, indica que o preâmbulo está localizado no segundo meio quadro de um quadro de sistema. Um quarto elemento É é usado para designar um índice de subquadro de enlace ascendente inicial do preâmbulo, e o índice de subquadro está localizado entre dois pontos de comutação de enlace descendente-para-enlace ascendente consecutivos (downlink-to-uplink switch points), e a contagem começa em 0. Um formato de preâmbulo Preamble Format 4 é uma exceção, e Go do Formato de Preâmbulo 4 está marcado como (*). O número de índice (índice de configuração de PRACH) é fornecido semi-estaticamente pela sinalização de camada superior (mensagem de difusão de SIB 2).
[0051] Pode ser observado na tabela 1 que, em uma tecnologia TDD do sistema de comunicações LTE atual, após a estação base designar semi-estaticamente um número de índice (índice de configuração de PRACH), o UE pode determinar recursos de acesso aleatório correspondentes a diferentes configurações de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente. Para ser específico, o UE precisa receber uma configuração de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente predefinida enviada pela estação base, para determinar, olhando a tabela, um recurso de tempo- frequência no qual o procedimento de acesso aleatório deve ser iniciado. No entanto, em um futuro sistema de comunicações (por exemplo, um sistema de comunicações de rede de 5º geração (5th generation, 5G), onde um nome oficial de uma tecnologia relacionada do sistema de comunicações 5G é uma de tecnologia de novo rádio (New Radio, NR) em um padrão atual), para usar recursos de rádio limitados com mais eficiência, uma tecnologia de duplexação por divisão de tempo dinâmico (Dynamic-Time Division Duplexing, D-TDD) se torna uma tecnologia necessária para melhorar a flexibilidade do uso de recursos de rádio. Na tecnologia D-TDD, os recursos de enlace ascendente e de enlace descendente de uma célula são determinados dinamicamente pelo lado de rede. Em outras palavras, não há configuração de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente limitada predefinida e, nesse caso, a solução existente que a sinalização de camada superior é usada para fornecer semi-estaticamente o número de índice para indicar que o recurso de acesso aleatório não é mais aplicável.
Tabela 1 Configuração de recurso de tempo-frequência de acesso aleatório LTE TDD
Índice de | Configuração de UL / DL (consulte a Tabela 4.2-2) configuração
PRACH o 1 2 3 4 5 6 (Ver Tabela
5.7.1-3) (0,1,0,2 (0,1,0,1 (0,1,0,0 (0,1,0,2 (0,1,0,1 (0,1,0,0 (0,1,0,2 o ) ) ) ) ) ) ) (0,2,0,2 (0,2,0,1 (0,2,0,0 (0,2,0,2 (0,2,0,1 (0,2,0,0 (0,2,0,2 1 ) ) ) ) ) ) ) (0,1,1,2 (0,1,1,1 (0,1,1,0 (0,1,0,1 (0,1,0,0 (0,1,1,1 2 N/D ) ) ) ) ) ) (0,0,0,2 (0,0,0,1 (0,0,0,0 (0,0,0,2 (0,0,0,1 (0,0,0,0 (0,0,0,2 3 ) ) ) ) ) ) ) (0,0,1,2 (0,0,1,1 (0,0,1,0 (0,0,0,1 (0,0,0,0 (0,0,1,1 4 N/D ) ) ) ) ) ) (0,0,0,1 (0,0,0,0 (0,0,0,0 (0,0,0,1 N/D N/D N/D ) ) ) ) (0,0,0,2 (0,0,0,1 (0,0,0,0 (0,0,0,1 (0,0,0,0 (0,0,0,0 (0,0,0,2 ) ) ) ) ) ) ) (0,0,1,2 (0,0,1,1 (0,0,1,0 (0,0,0,2 (0,0,0,1 (1,0,0,0 (0,0,1,1 ) ) ) ) ) ) ) (0,0,0,1 (0,0,0,0 (0,0,0,0 (0,0,0,1 ) ) ) ) N/D N/D N/D (0,0,1,1 (0,0,1,0 (0,0,0,2 (0,0,1,0 ) ) ) ) (0,0,0,0 (0,0,0,0 (0,0,0,0 ) ) ) 8 N/D N/D N/D N/D (0,0,1,0 (0,0,0,1 (0,0,1,1 ) ) )
(0,0,0,1 (0,0,0,0 (0,0,0,0 (0,0,0,0 (0,0,0,0 (0,0,0,0 (0,0,0,1 ) ) ) ) ) ) ) (0,0,0,2 (0,0,0,1 (0,0,1,0 (0,0,0,1 (0,0,0,1 (1,0,0,0 (0,0,0,2 9 ) ) ) ) ) ) ) (0,0,1,2 (0,0,1,1 (1,0,0,0 (0,0,0,2 (1,0,0,1 (2,0,0,0 (0,0,1,1 ) ) ) ) ) ) ) (0,0,0,0 (0,0,0,1 (0,0,0,0 (0,0,0,0 (0,0,0,0 ) ) ) ) ) (0,0,1,0 (0,0,1,0 (0,0,1,0 (0,0,0,1 (0,0,0,2 N/D N/D ) ) ) ) ) (0,0,1,1 (0,0,1,1 (1,0,1,0 (1,0,0,0 (0,0,1,0 ) ) ) ) ) (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, 51 *) *) *) *) *) *) *) (0,0,1, (0,0,1, (0,0,1, (0,0,1, 52 N/D N/D N/D *) *) *) *) (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, *) *) *) *) *) *) *) 53 (0,0,1, (0,0,1, (0,0,1, (1,0,0, (1,0,0, (1,0,0, (0,0,1, *) *) *) *) *) *) *) (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, *) *) *) *) *) *) *) (0,0,1, (0,0,1, (0,0,1, (1,0,0, (1,0,0, (1,0,0, (0,0,1, 54 *) *) *) *) *) *) *) (1,0,0, (1,0,0, (1,0,0, (2,0,0, (2,0,0, (2,0,0, (1,0,0, *) *) *) *) *) *) *)
(0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, 10,0,0, (0,0,0, 10,0,0, *) * * *) *) * *) (0,0,1, (0,0,1, (0,0,1, (1,0,0, (1,0,0, (1,0,0, (0,0,1, *) * * *) *) * *) 55 (1,0,0, (1,0,0, (1,0,0, (2,0,0, (2,0,0, (2,0,0, (1,0,0, *) * * *) *) * *) (1,0,1, (1,0,1, (1,0,1, (3,0,0, (3,0,0, (3,0,0, (1,0,1, *) *» *) *) *) *) *) (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, 10,0,0, (0,0,0, 10,0,0, *) * * *) *) * *) (0,0,1, (0,0,1, (0,0,1, (1,0,0, (1,0,0, (1,0,0, (0,0,1, *) * * *) *) * *) (1,0,0, (1,0,0, (1,0,0, (2,0,0, (2,0,0, (2,0,0, (1,0,0,
56. *) * * *) *) * *) (1,0,1, (1,0,1, (1,0,1, (3,0,0, (3,0,0, (3,0,0, (1,0,1, *) * * *) *) * *) (2,0,0, (2,0,0, (2,0,0, (4,0,0, (4,0,0, (4,0,0, (2,0,0, *) *» *) *) *) *) *) (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, (0,0,0, 10,0,0, (0,0,0, 10,0,0, *) * * *) *) * *) (0,0,1, (0,0,1, (0,0,1, (1,0,0, (1,0,0, (1,0,0, (0,0,1, *) * * *) *) * *) (1,0,0, (1,0,0, (1,0,0, (2,0,0, (2,0,0, (2,0,0, (1,0,0, *) * * *) *) * *) 57 (1,0,1, (1,0,1, (1,0,1, (3,0,0, (3,0,0, (3,0,0, (1,0,1, *) * * *) *) * *) (2,0,0, (2,0,0, (2,0,0, (4,0,0, (4,0,0, (4,0,0, (2,0,0, *) * * *) *) * *) (2,0,1, (2,0,1, (2,0,1, (5,0,0, (5,0,0, (5,0,0, (2,0,1, *) *» *) *) *) *) *)
le faço [aço furo furo furo furo furo | le leo [aço Juro furo furo furo furo |
[0052] Nos fundamentos do estado da técnica, as modalidades deste pedido fornecem um método de comunicação, um dispositivo de rede e equipamento de usuário, para indicar dinamicamente um recurso de domínio do tempo de um canal de acesso aleatório físico em um futuro sistema de comunicações. A Figura 2 é um diagrama de uma arquitetura de sistema de um exemplo de sistema de comunicações de acordo com uma modalidade deste pedido. O sistema de comunicações inclui um dispositivo de rede principal, um dispositivo de rede e equipamento de usuário. O dispositivo de rede é configurado para fornecer um serviço de comunicação para o equipamento de usuário e acessar uma rede principal. O equipamento de usuário acessa a rede procurando um sinal de sincronização, um sinal de difusão e semelhantes enviados pelo dispositivo de rede. O exemplo de sistema de comunicações, por exemplo, pode ser um sistema de comunicações LTE ou um futuro sistema de comunicações no qual uma tecnologia de novo rádio NR 5G é usada. Um sistema de comunicações LTE é usado como exemplo. O dispositivo de rede principal pode incluir, por exemplo, uma entidade de gerenciamento de mobilidade (Mobility Management Entity, MME) ou um gateway de serviço (Serving GateWay, S-GW), onde a MME é o principal responsável por uma parte de processamento de sinalização, a saber, uma função de plano de controle, incluindo funções como controle de acesso, gerenciamento de mobilidade, anexação e desanexação, gerenciamento de sessão e seleção de gateway. O S-GW é o principal responsável por uma função de plano de usuário de encaminhar dados do usuário, a saber, rotear e encaminhar um pacote de dados sob controle da MME. O dispositivo de rede é responsável principalmente por pelo menos uma das funções, como gerenciamento de recursos de rádio, gerenciamento de qualidade de serviço (Quality of Service, QoS), compactação e criptografia de dados no lado de interface aérea. Para um lado de rede principal, o dispositivo de rede é o principal responsável por encaminhar a sinalização de plano de controle para a MME e encaminhar os dados de serviço de plano de usuário para o S-GW.
[0053] Deve ser notado que, em um cenário mostrado na Figura 2, a interação entre um dispositivo de rede, um equipamento de usuário e um dispositivo de rede principal é meramente usada como exemplo para descrição e não constitui uma limitação nos cenários de aplicação deste pedido. Uma arquitetura de rede real pode incluir uma pluralidade de dispositivos de rede e uma pluralidade de equipamentos de usuário. Por exemplo, um equipamento de usuário pode realizar transmissão de dados com apenas um dispositivo de rede, ou pode realizar transmissão de dados com uma pluralidade de dispositivos de rede. Um dispositivo de rede pode realizar transmissão de dados com um equipamento de usuário, ou pode realizar transmissão de dados com uma pluralidade de equipamentos de usuário. Isso não é especificamente limitado neste pedido.
[0054] Para facilitar a compreensão por um especialista na técnica, o seguinte descreve as modalidades deste pedido em detalhes com referência aos desenhos anexos.
[0055] Como mostrado na Figura 3, uma modalidade deste pedido fornece um método de comunicação 100, onde o método de comunicação 100 pode ser usado em um modo TDD dinâmico. O método 100 pode ser aplicado ao cenário mostrado na Figura 2.
[0056] S101. Um dispositivo de rede envia uma primeira mensagem ao equipamento de usuário.
[0057] Especificamente, a primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário, e o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas.
[0058] Em uma implementação específica, a primeira mensagem pode ser, por exemplo, informação de sistema (por exemplo, SIB), sinalização de camada superior ou outra sinalização dedicada, e a sinalização de camada superior pode ser, por exemplo, sinalização de controle de recursos de rádio RRC ou sinalização MAC. Isso não é especificamente limitado neste pedido. Para obter uma maneira de indicar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas pela primeira mensagem, consulte a seguinte descrição específica.
[0059] O dispositivo de rede pode determinar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas com base em um status de escalonamento de recurso de enlace ascendente e enlace descendente. O dispositivo de rede pode determinar alternativamente o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de acordo com uma regra predefinida, por exemplo, determinar, com base em diferentes requisitos de serviço, um conjunto que inclui uma pluralidade de unidades de recursos de domínio do tempo que satisfazem uma condição predefinida como o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas. Uma maneira específica pela qual o dispositivo de rede determina o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas não é especificamente limitada neste pedido.
[0060] S102. O dispositivo de rede envia uma segunda mensagem para o equipamento de usuário, onde a segunda mensagem é usada para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de domínio do tempo candidatas.
[0061] Especificamente, a segunda mensagem transporta a primeira informação de indicação, e a primeira informação de indicação é usada para indicar o formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de recurso de domínio do tempo. A unidade de recurso de domínio do tempo candidata inclui uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, o formato de unidade de recurso de domínio do tempo é um de uma pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo e as regiões de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente incluídas na pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo tem diferentes tamanhos.
[0062] O formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de recurso de domínio pode ser usado pelo equipamento de usuário para determinar um formato de preâmbulo de acesso aleatório (preamble) ou pode ser usado pelo equipamento de usuário para determinar uma posição de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo.
[0063] Em uma implementação específica, a segunda mensagem pode ser sinalização de controle de camada física ou outra sinalização dedicada. Isso não é especificamente limitado neste pedido. A primeira informação de indicação pode ser realizada na sinalização de controle de camada física na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata, ou pode ser realizada em informação de controle de camada física em uma P-ésima unidade de recurso de domínio do tempo antes da primeira unidade de recurso de domínio do tempo, onde p é um número inteiro maior ou igual a 0. A sinalização de controle de camada física pode ser uma sinalização de controle de enlace descendente de camada física especificamente comum, ou pode ser uma sinalização de controle de enlace descendente de camada física de grupo. Quando a segunda mensagem é sinalização de controle de enlace descendente de camada física comum, o dispositivo de rede envia a primeira informação de indicação para todos os equipamentos de usuário em uma célula. Quando a segunda mensagem é sinalização de controle de enlace descendente de camada física de grupo, o dispositivo de rede envia a primeira informação de indicação para alguns equipamentos de usuário em uma célula. A sinalização de controle de camada física pode ser, por exemplo, informação de controle de enlace descendente (em inglês: Downlink Control Information, DCI) em um sistema LTE.
[0064] A primeira informação de indicação pode ser bits (0 ou 1) que transportam informação de identificação, e os bits são usados para indicar o primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
Por exemplo, uma sequência de informação de identificação 001 correspondente aos bits é usada para indicar um formato 1 de um primeiro tipo de unidade de recurso de domínio do tempo mostrado na Figura 4, e uma sequência de informação de identificação 010 correspondente aos bits é usada para indicar um formato 2 de um segundo tipo de unidade de recurso de domínio do tempo mostrado na Figura 4. Isso não é especificamente limitado neste pedido.
A primeira informação de indicação pode, alternativamente, ser, por exemplo, uma pluralidade de bits que transportam informação de identificação incluindo O ou 1 e cada bit corresponde a um formato de unidade de recurso de domínio do tempo pré-configurado.
Quando cada bit for definido como 0 ou 1, indica um formato usado para a primeira unidade de recurso de domínio do tempo.
Por exemplo, três formatos de unidade de recurso de domínio do tempo são predefinidos em um sistema, por exemplo, três formatos de unidade de recurso de domínio do tempo mostrados na Figura 4, e neste caso, a primeira informação de indicação inclui três bits, e os três bits, por exemplo, são respectivamente definidos como bit L, bit M e bit N, onde o bit L, bit Me bit N correspondem respectivamente a um formato 1, um formato 2 e um formato 3. Por exemplo, quando o bit L é definido como 1 e o bit Me N são definidos como 0, isso indica que o formato 1 é usado pela primeira unidade de recurso de domínio do tempo; quando o bit L e N são definidos como 0 e o bit M é definido como 1, isso indica que o formato 2 é usado pela primeira unidade de recurso de domínio do tempo.
Certamente, que o bit L é definido como O e os bits Me N são definidos como 1 pode ser usado alternativamente para indicar que o formato 1 é usado para a primeira unidade de recurso de domínio do tempo; quando o bit L e N são definidos como 1 e o bit M é definido como 0, isso indica que o formato 2 é usado pela primeira unidade de recurso de domínio do tempo. O significado representado pelo bit 0 ou bit 1 não é especificamente limitado neste pedido. A primeira informação de indicação pode ser, por exemplo, um índice de um formato de unidade de recurso de domínio do tempo usado para a primeira unidade de recurso de domínio do tempo. Por exemplo, "1" indica que o formato de unidade de recurso de domínio do tempo usado para a primeira unidade de recurso de domínio do tempo é o formato 1 mostrado na Figura 4. Uma forma específica da primeira informação de indicação não é especificamente limitada neste pedido.
[0065] S103. O equipamento de usuário recebe a primeira e a segunda mensagem.
[0066] O equipamento de usuário determina o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas do canal de acesso aleatório físico com base na primeira mensagem, e o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas. O equipamento de usuário determina uma unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas como a primeira unidade de recurso de domínio do tempo.
[0067] S104. O equipamento de usuário envia um preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
[0068] O formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de recurso de domínio pode ser usado pelo equipamento de usuário para determinar um formato de preâmbulo de acesso aleatório (preamble), ou pode ser usado pelo equipamento de usuário para determinar uma posição de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo. O seguinte fornece uma descrição específica.
[0069] Em uma implementação opcional, S104 pode ser S104a: O equipamento de usuário envia o preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em uma primeira maneira de mapeamento correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata. A primeira maneira de mapeamento é uma de uma pluralidade de primeiros modos de mapeamento. A primeira maneira de mapeamento inclui uma maneira de mapear entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[0070] O equipamento de usuário determina o formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de recurso de domínio com base na segunda mensagem. O equipamento de usuário determina o formato de preâmbulo de acesso aleatório com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de recurso de domínio do tempo.
[0071] Em uma implementação específica deste pedido, todas as unidades de recurso de domínio do tempo candidatas no conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas tem o mesmo formato, e o equipamento de usuário seleciona, com base em um formato de preâmbulo pré- configurado, qualquer unidade de recurso de domínio do tempo candidata a partir do conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas como a primeira unidade de recurso de domínio do tempo.
[0072] Neste pedido, a unidade de recurso de domínio do tempo inclui, mas não se limita a, uma unidade de recurso de domínio do tempo incluindo uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, como uma unidade de recurso de domínio do tempo somente de UL, uma unidade de recurso de domínio do tempo de UL dominante, ou uma unidade de recurso de domínio do tempo de DL dominante, e a região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente inclui símbolos de transmissão de recurso de enlace ascendente e usados para configurar um recurso de domínio do tempo de enlace ascendente. A Figura 4 mostra esquematicamente vários possíveis formatos de unidade de recurso de domínio do tempo. Com referência à Figura 4, em uma unidade de recurso de domínio do tempo somente de UL, todos os símbolos de domínio do tempo de toda a unidade de recurso de domínio do tempo são usados para comunicar um recurso de enlace ascendente. Em uma unidade de recurso de domínio do tempo de UL dominante, uma quantidade de símbolos de domínio do tempo usados para comunicar um recurso de enlace ascendente é maior que uma quantidade de símbolos de domínio do tempo usados para comunicar um recurso de enlace descendente; e em uma unidade de recurso de domínio do tempo de DL dominante, uma quantidade de símbolos de domínio do tempo usados para comunicar um recurso de enlace descendente é maior que uma quantidade de símbolos de domínio do tempo usados para comunicar um recurso de enlace ascendente.
[0073] Em outra implementação específica deste pedido, pelo menos duas unidades de recurso de domínio do tempo candidatas no conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas tem formatos diferentes de unidade de recurso de domínio do tempo. Os diferentes formatos de unidade de recurso de domínio do tempo podem ser, por exemplo, diferentes formatos mostrados na Figura 4.
[0074] Neste pedido, o equipamento de usuário pode usar um ou mais formatos de preâmbulo. O um ou mais formatos de preâmbulo podem ser configurados para o equipamento de usuário em uma maneira de pré-configuração; ou informação de indicação pode ser enviada para o equipamento de usuário a partir do dispositivo de rede, para indicar um ou mais formatos de preâmbulo que podem ser usados pelo equipamento de usuário. Em uma implementação específica, a primeira mensagem pode ainda conter um primeiro campo de indicação, e o primeiro campo de indicação é usado para indicar pelo menos um formato de preâmbulo de acesso aleatório que pode ser usado pelo equipamento de usuário. O primeiro campo de indicação pode ser bits (0 ou 1) que transportam informação de identificação, e os bits são usados para indicar pelo menos um formato do preâmbulo. Por exemplo, uma sequência de informação de identificação 001 correspondente aos bits é usada para indicar um formato 1 de um preâmbulo mostrado na Figura 5, e uma sequência de informação de identificação 010 correspondente aos bits é usada para indicar um formato 2 de um segundo preâmbulo mostrado na Figura 5. Isso não é especificamente limitado neste pedido. O primeiro campo de indicação pode, alternativamente, ser, por exemplo, uma pluralidade de bits (0 ou 1) que transportam informação de identificação, e cada bit corresponde a um formato de preâmbulo pré-configurado. Quando cada bit for definido como O ou 1, indica se o equipamento de usuário pode usar um formato de preâmbulo correspondente. Por exemplo, o fato de o equipamento de usuário poder usar três formatos de preâmbulo é predefinido em um sistema, ou seja, três formatos de preâmbulo mostrados na Figura 5, e, neste caso, o primeiro campo de indicação inclui três bits, e os três bits, por exemplo, são, respectivamente, definidos como bit S, bit K e bit W, onde o bit S, bit K, e bit N, respectivamente, correspondem a um formato 1, um formato 2 e um formato 3. O bit S é usado como exemplo. Quando o bit S é definido como 1, indica que um equipamento de usuário pode usar o formato 1; e quando o bit S é definido como 0, indica que o equipamento de usuário não pode usar o formato 1. Certamente, que o bit S é definido como 1 pode, alternativamente, ser usado para indicar que o equipamento de usuário não pode usar o formato 1, e que o bit S é definido como O pode ser usado para indicar que o equipamento de usuário pode usar o formato 1. O significado representado pelo bit O ou bit 1 não está especificamente limitado neste pedido.
[0075] Em uma implementação específica deste pedido, quando o equipamento de usuário pode usar uma pluralidade de formatos de preâmbulo, o equipamento de usuário pode determinar, com base em uma relação de mapeamento entre uma pluralidade de formatos do preâmbulo de acesso aleatório, e a pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo, um formato de preâmbulo de acesso aleatório correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de recurso de domínio do tempo.
[0076] Especificamente, existe um mapeamento de um- para-um entre a pluralidade de formatos do preâmbulo de acesso aleatório, e a pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo. Por exemplo, o formato 1 mostrado na Figura 5 pode corresponder ao formato 3 mostrado na Figura 4. Quando o equipamento de usuário determina que o formato da primeira unidade de recurso de domínio do tempo é o formato 3 mostrado na Figura 4, pode ser determinado que o formato 1 mostrado na Figura 5 é usado para transportar o preâmbulo de acesso aleatório.
[0077] Em uma implementação opcional, S104 pode ser S104b: O equipamento de usuário envia o preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um formato de preâmbulo de acesso aleatório correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata, onde o formato de preâmbulo de acesso aleatório é um de uma pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório.
[0078] O seguinte descreve especificamente uma maneira de determinar uma posição de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório em uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente da primeira unidade de recurso de domínio do tempo. Em uma implementação específica, a posição de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente pode ser determinada com base em um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório, e a região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente. O modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório, e a região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente inclui, mas não está limitado, aos modos a seguir.
[0079] Modo 1: O primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é deslocado por M símbolos de domínio do tempo em relação ao primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, onde M é um número inteiro maior ou igual a O.
[0080] No modo 1, para diferentes formatos de unidade de recurso de domínio do tempo, os valores do valor de deslocamento M podem ser diferentes e um tamanho do valor de deslocamento pode ser predefinido.
[0081] Modo 2: para todos os diferentes formatos de unidade de recurso de domínio do tempo, um valor pelo qual uma posição de domínio do tempo inicial da informação de acesso aleatório é desviada em relação ao primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo da enlace ascendente é 0. Para ser específico, para cada um dos diferentes formatos de unidade de recurso de domínio do tempo que podem ser usados para enviar um recurso de acesso aleatório, o recurso de acesso aleatório é mapeado a partir do primeiro símbolo de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente. Em outras palavras, o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo é alinhado com o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[0082] Modo 3: A região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente inclui uma região de recurso de domínio do tempo e uma segunda região de recurso de domínio do tempo. Com base no modo 2, a primeira região de recurso de domínio do tempo é usada para comunicar o preâmbulo de acesso aleatório, e a segunda região de recurso de domínio do tempo é usada como um tempo de proteção GT.
[0083] Modo 4: o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é alinhado com o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente. Nesse caso, para cada uma das diferentes unidades de recurso de domínio do tempo que podem ser usadas para enviar um recurso de acesso aleatório, o modo 4 é usado para determinar a posição de domínio do tempo do preâmbulo, de modo que o equipamento de usuário não precisa detectar o primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
[0084] No modo TDD dinâmico, uma primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário. Nesse caso, o equipamento de usuário pode determinar, com base na indicação da primeira mensagem, uma unidade de recurso de domínio do tempo candidata no conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas como uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo, para determinar um recurso de domínio do tempo de um PRACH que é usado para transportar informação de acesso aleatório. Dessa forma, uma configuração de subquadro de enlace ascendente-enlace descendente não precisa ser predefinida, e um requisito para indicação dinâmica de um recurso de acesso aleatório em um sistema de comunicações pode ser satisfeito, melhorando assim a flexibilidade de alocação de recursos de acesso aleatório. Além disso, o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas. Isso pode evitar efetivamente um caso em que uma grande quantidade de equipamentos de usuário tenta acessar aleatoriamente em uma unidade de recurso de domínio do tempo simultaneamente, e pode efetivamente reduzir conflitos de recursos que provavelmente são causados quando o equipamento de usuário realiza configuração de recurso de PRACH em um procedimento de acesso aleatório.
[0085] Em uma implementação específica, uma terceira mensagem pode ser usada para indicar um recurso de domínio da frequência de um canal de acesso físico aleatório, e a terceira mensagem pode ser, por exemplo, informação de sistema (por exemplo, SIB) ou sinalização de camada superior. A sinalização de camada superior pode ser, por exemplo, informação de sistema (por exemplo, SIB), sinalização de camada superior ou sinalização dedicada, ou a sinalização de camada superior pode ser, por exemplo, sinalização de controle de recursos de rádio RRC ou sinalização MAC. Isso não é especificamente limitado neste pedido.
[0086] O seguinte descreve especificamente uma maneira de indicar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas usando a primeira mensagem. Em uma implementação específica, a maneira de indicar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas usando a primeira mensagem inclui, mas não se limita, às seguintes maneiras.
[0087] Maneira 1: É predefinido que, quando oO dispositivo de rede envia a primeira mensagem em uma unidade de recurso de domínio do tempo n, um total de m unidades de recurso de domínio do tempo são usadas como o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas, onde m unidades de recurso de domínio do tempo são obtidas contando a partir de uma unidade de recurso de domínio do tempo n + k que é espaçada por k unidades de recurso de domínio do tempo da unidade de recurso de domínio do tempo n, n é um número inteiro maior ou igual a 0 e k é um número inteiro maior ou igual a O.
[0088] Maneira 2: Um modo de mapeamento de bits é usado para indicar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas.
[0089] Supõe-se que em um sistema de comunicações futuro, uma unidade de tempo (por exemplo, um quadro de sistema em LTE) usada para transmissão de enlace ascendente e enlace descendente no domínio do tempo seja definida como um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo de sistema, e o conjunto de unidade de recurso de domínio do tempo de sistema inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo. A primeira mensagem inclui um segundo campo de indicação, e o segundo campo de indicação é usado para indicar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas. O segundo campo de indicação pode ser, por exemplo, uma pluralidade de bits (0 ou 1) que transportam informação de identificação na primeira mensagem. A pluralidade de bits incluídos no segundo campo de indicação está em uma correspondência de um-para-um com a pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo incluídas no conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo de sistema. Por exemplo, quando um bit correspondente é definido como 1, isso indica que uma unidade de recurso de domínio do tempo correspondente ao bit é uma unidade de recurso de domínio do tempo candidata; quando o bit correspondente é definido como 0, indica que a unidade de recurso de domínio do tempo correspondente ao bit não é uma unidade de recurso de domínio do tempo candidata. Certamente, que o bit for definido como 0 ou 1 pode indicar alternativamente um significado oposto. Isso não é especificamente limitado neste pedido. Por exemplo, O conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo de sistema inclui as unidades de recurso de domínio do tempo 1 a 4, e O segundo campo de indicação é "0011", onde "00" indica que uma unidade de recurso de domínio do tempo 1 e uma unidade de recurso de domínio do tempo 2 não são unidades de recurso de domínio do tempo candidatas e "11" indica um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas, para ser específico, uma unidade de recurso de domínio do tempo 3 e uma unidade de recurso de domínio do tempo 4 são unidades de recurso de domínio do tempo candidatas.
[0090] Maneira 3: Números de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas são transportados na primeira mensagem para indicar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas.
[0091] Especificamente, na unidade de recurso de domínio do tempo de sistema acima, cada unidade de recurso de domínio do tempo tem um número de unidade de recurso de domínio do tempo correspondente, por exemplo, a primeira mensagem pode incluir uma pluralidade de terceiros campos de indicação, cada terceiro campo de indicação pode ser, por exemplo, três bits (0 ou 1) que transportam informação de identificação, e os três bits são usados para indicar um valor P correspondente a um número de uma unidade de recurso de domínio do tempo candidata. Por exemplo, 000 corresponde a P= 0, 001 corresponde a P = 1, 010 corresponde a P = 2, 011 corresponde a P = 3, 100 corresponde a P = 4, 101 corresponde a P = 4, 101 corresponde a P = 5, 110 corresponde a P= 6 elll corresponde a P= 7 e assim por diante. Os detalhes não são descritos aqui. Após receber a primeira mensagem, o equipamento de usuário determina um número correspondente de uma unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em uma sequência de informação de identificação correspondente aos bits em cada terceiro campo de indicação, e determina ainda o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas.
[0092] Maneira 4: A primeira mensagem transporta um índice do conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas, por exemplo, "l". Nesse caso, indica que o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui a unidade de recurso de domínio do tempo 3 e a unidade de recurso de domínio do tempo 4.
[0093] Maneira 5: A primeira mensagem transporta um índice de um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo não candidato, por exemplo, "2", indicando um conjunto que inclui a unidade de recurso de domínio do tempo l e a unidade de recurso de domínio do tempo 2. Nesse caso, oO equipamento de usuário pode determinar que o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui a unidade de recurso de domínio do tempo 3 e a unidade de recurso de domínio do tempo 4.
[0094] Usando as maneiras 4 e 5 anteriores, as sobrecargas de sinalização podem ser efetivamente reduzidas.
[0095] Maneira 6: Diferentes partes de informação de configuração de um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas podem ser pré-configuradas em cada um do dispositivo de rede e o equipamento de usuário. Por exemplo, configuração 1: O conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma unidade de recurso de domínio do tempo 3 e uma unidade de recurso de domínio do tempo 4; configuração 2: o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui as unidades de recurso de domínio do tempo 2 a 4; configuração 3: O conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma unidade de recurso de domínio do tempo 2 e uma unidade de recurso de domínio do tempo 3. Este é apenas um exemplo, e os detalhes não são descritos aqui. Nesse caso, a informação de configuração do conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas pode ser um identificador de configuração que é de um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas e que é transportado na primeira mensagem, e o identificador é usado para identificar uma das configurações pré-configuradas 1 a 3.
[0096] Um especialista na técnica pode entender que outra maneira pode ser usada para indicar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas, e os detalhes não são descritos aqui.
[0097] Além disso, a primeira mensagem pode incluir um quarto campo de indicação, e o quarto campo de indicação é usado para indicar um recurso de domínio da frequência do canal de acesso aleatório. O quarto campo de indicação pode ser, por exemplo, bits (0 ou 1) que transportam informação de identificação na primeira mensagem, e os bits são usados para indicar que uma parte específica de um recurso de domínio da frequência em uma unidade de recurso de domínio do tempo pode ser usada como recurso de domínio da frequência do canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário. Por exemplo, uma sequência de informação de identificação 001 correspondente aos bits é usada para indicar que um recurso de domínio da frequência cujo índice é 1 é usada como o recurso de domínio da frequência do canal de acesso aleatório físico, e uma sequência de informação de identificação 010 correspondente aos bits é usada para indicar que um recurso de domínio da frequência cujo índice é 2 é usada como recurso de domínio da frequência do canal de acesso aleatório físico. Isso não é especificamente limitado neste pedido.
[0098] A Figura 6 é um fluxograma esquemático de um método de comunicação 300 de acordo com uma modalidade deste pedido. O método 300 pode ser aplicado a um cenário mostrado na Figura 1. O método 300 inclui os seguintes passos.
[0099] S$301. Um dispositivo de rede envia uma terceira mensagem para o equipamento de usuário.
[00100] Especificamente, a terceira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário. O conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas. A pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata. A primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata inclui uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente usada para comunicar um recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[00101] S$302. O equipamento de usuário recebe a terceira mensagem.
[00102] 8303. O equipamento de usuário determina o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas do canal de acesso aleatório físico.
[00103] Especificamente, uma descrição específica de uma maneira de determinar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas do canal de acesso aleatório físico pelo equipamento de usuário com base na terceira mensagem e uma maneira de indicar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas do canal de acesso aleatório físico usando a terceira mensagem, consulte uma descrição específica da maneira de determinar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas do canal de acesso aleatório físico com base na primeira mensagem e a maneira de indicar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas do canal de acesso aleatório físico usando a primeira mensagem no método 200 anterior. Os detalhes não são aqui descritos.
[00104] S304. O equipamento de usuário envia um preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata.
[00105] Especificamente, o equipamento de usuário envia o preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, onde o modo de mapeamento é que o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[00106] S305. O dispositivo de rede recebe o preâmbulo de acesso aleatório a partir do equipamento de usuário na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata.
[00107] Especificamente, o dispositivo de rede determina uma posição de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base no modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, onde o modo de mapeamento é que o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[00108] No método 300, o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é definido para ser alinhado com o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente. Dessa maneira, o equipamento de usuário não precisa determinar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata, o consumo de energia do equipamento de usuário pode ser efetivamente reduzido, e nenhuma informação de indicação precisa ser enviada para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo candidata, assim reduzindo efetivamente as sobrecargas de sistema.
[00109] O seguinte descreve aparelhos correspondentes às modalidades do método anterior com referência aos desenhos anexos.
[00110] A Figura 7 é um diagrama esquemático de um dispositivo de rede 400 de acordo com uma modalidade deste pedido. O dispositivo de rede 400 pode ser aplicado ao cenário mostrado na Figura 1, e é configurado para realizar o método correspondente à Figura 3 ou Figura 6. Como mostrado na Figura 4, o dispositivo de rede 400 inclui uma unidade de processamento 401 e uma unidade transceptora 402. A unidade transceptora pode ser configurada especificamente para realizar vários tipos de envio e recepção de informação realizados pelo dispositivo de rede no método 200 ou no método 300; e a unidade de processamento 401 é configurada especificamente para realizar outro processamento diferente do envio e recepção de informação pelo dispositivo de rede no método 200 ou no método 300.
[00111] Por exemplo, a unidade transceptora 402 pode ser configurada para enviar uma primeira mensagem e uma segunda mensagem para o equipamento de usuário. A primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário, e o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas. A segunda mensagem transporta a primeira informação de indicação, e a primeira informação de indicação é usada para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas. A unidade de processamento 401 pode ser configurada para controlar a unidade transceptora 402 para receber, a partir do equipamento de usuário com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo, um preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata.
[00112] Para outro exemplo, a unidade transceptora 402 pode ser configurada para enviar uma terceira mensagem para o equipamento de usuário. A terceira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário, o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas, a pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata, e a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata inclui uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente usada para comunicar um recurso de domínio do tempo de enlace ascendente. A unidade transceptora pode ainda ser configurada para receber um preâmbulo de acesso aleatório do equipamento de usuário na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata. A unidade de processamento 401 é configurada para determinar uma posição de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, onde o modo de mapeamento é que o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[00113] Para conteúdo específico, consulte a descrição da parte relacionada no método 200 ou no método 300, e os detalhes não são descritos aqui.
[00114] Deve ser entendido que a divisão das unidades anteriores é meramente divisão de função lógica. Em uma implementação real, todas ou algumas unidades podem ser integradas a uma entidade física ou podem estar fisicamente separadas. A unidade transceptora 402 nesta modalidade deste pedido pode ser implementada por um transceptor, e a unidade de processamento 401 pode ser implementada por um processador. Como mostrado na Figura 8, um dispositivo de rede 500 pode incluir um processador 501, um transceptor 502 e uma memória 503. A memória 503 pode ser configurada para armazenar um programa/código pré-instalado quando o dispositivo de rede 500 é entregue de uma fábrica, ou pode armazenar o código executado pelo processador 501, Ou semelhantes.
[00115] Deve ser entendido que o dispositivo de rede 500 de acordo com esta modalidade deste pedido pode corresponder ao dispositivo de rede no método 200 ou o método 300 de acordo com as modalidades deste pedido, o transceptor 502 é configurado para realizar vários tipos de envio e recepção de informação realizados pelo dispositivo de rede no método 200 ou método 300, e o processador 501 é configurado para realizar outro processamento diferente do envio e recepção de informação pelo dispositivo de rede no método 200 ou no método 300. Os detalhes são não descritos aqui.
[00116] A Figura 9 é um diagrama estrutural esquemático de um dispositivo de rede 20. O dispositivo de rede 20 pode ser, por exemplo, uma estação base. O dispositivo de rede 20 pode ser aplicado ao sistema mostrado na Figura l1, e é configurado para realizar o método correspondente à Figura 3 ou Figura 6. O dispositivo de rede inclui uma ou mais unidades de rádio remotas (em inglês: remote radio unit, RRU para abreviar) 201 e uma ou mais unidades de banda base (em inglês: baseband unit, BBU para abreviar) 202. A RRU 201 pode ser referida como uma unidade transceptora, um transceptor, um circuito transceptor, um transceptor ou semelhantes, e pode incluir pelo menos uma antena 2011 e uma unidade de frequência de rádio 2012. A RRU 201 é principalmente configurada para: realizar envio e recepção de sinal de frequência de rádio, e realizar conversão entre um sinal de frequência de rádio e um sinal de banda base, por exemplo, realizar vários envios e recepções de informação realizados pelo dispositivo de rede no método 200 ou 300. A BBU 202 é configurada principalmente para: realizar processamento de banda base, controlar o dispositivo de rede, e semelhantes. A RRU 201 e a BBU 202 podem ser dispostas fisicamente juntas, ou podem ser fisicamente separadas, por exemplo, uma estação base distribuída.
[00117] A BBU 202 é um centro de controle do dispositivo de rede, ou pode ser referida como uma unidade de processamento, e é configurada principalmente para concluir as funções de processamento de banda base, como codificação de canal, multiplexação, modulação e difusão de espectro. Por exemplo, a BBU (unidade de processamento) pode ser configurada para controlar o dispositivo de rede para realizar outro processamento diferente do envio e recepção de informação no método 200 ou no método 300.
[00118] Em um exemplo, a BBU 202 pode incluir uma ou mais placas, e uma pluralidade de placas pode suportar uma rede de acesso de rádio (como uma rede LTE) de um único padrão de acesso, ou pode suportar separadamente redes de acesso de rádio com diferentes padrões de acesso. A BBU 202 inclui ainda uma memória 2021 e um processador 2022. A memória 2021 é configurada para armazenar uma instrução e dados necessários. O processador 2022 é configurado para controlar o dispositivo de rede para realizar ações necessárias, por exemplo, controlar o dispositivo de rede para realizar outro processamento diferente do envio e recepção de informação no método 200 ou no método 300. A memória 2021 e o processador 2022 podem servir uma ou mais placas. Em outras palavras, uma memória e um processador podem ser dispostos separadamente em cada placa. Alternativamente, uma pluralidade de placas pode usar a mesma memória e o mesmo processador. Além disso, um circuito necessário é ainda disposto em cada placa.
[00119] A Figura 10 é um diagrama esquemático de um dispositivo terminal 600 de acordo com uma modalidade deste pedido. O dispositivo terminal 600 pode ser aplicado ao cenário mostrado na Figura 1, e é configurado para realizar o método correspondente à Figura 3 ou Figura 6. Como mostrado na Figura 7, o dispositivo terminal 600 inclui uma unidade de processamento 601 e uma unidade transceptora 602. A unidade transceptora 602 pode ser configurada especificamente para realizar vários tipos de envio e recepção de informação realizados pelo equipamento de usuário no método 200 ou no método 300; e a unidade de processamento 601 é configurada especificamente para realizar outro processamento diferente do envio e recepção de informação pelo equipamento de usuário no método 200 ou no método 300.
[00120] Por exemplo, a unidade transceptora 602 é configurada para receber uma primeira mensagem enviada por um dispositivo de rede. A primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário, e o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas. A unidade transceptora é ainda configurada para receber uma segunda mensagem enviada pelo dispositivo de rede, onde a segunda mensagem transporta a primeira informação de indicação, e a primeira informação de indicação é usada para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas. A unidade de processamento 601 é configurada para controlar a unidade transceptora 602 para enviar um preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
[00121] Para outro exemplo, a unidade transceptora 602 é configurada para receber uma terceira mensagem enviada por um dispositivo de rede. A terceira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do equipamento de usuário, o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas, a pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas inclui uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata, e a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata inclui uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente usada para comunicar um recurso de domínio do tempo de enlace ascendente. A unidade de processamento 601 é configurada para determinar o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas do canal de acesso aleatório físico com base na terceira mensagem. A unidade de processamento 601 é ainda configurada para controlar a unidade transceptora 602 para enviar o preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, onde o modo de mapeamento é que o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
[00122] Para conteúdo específico, consulte a descrição específica nos métodos 200 ou 300 anteriores, e os detalhes não são descritos aqui.
[00123] Deve ser entendido que a divisão das unidades anteriores é a divisão função meramente lógica. Em uma implementação real, todas ou algumas unidades podem ser integradas a uma entidade física ou podem estar fisicamente separadas. A unidade transceptora 602 nesta modalidade deste pedido pode ser implementada por um transceptor, e a unidade de processamento 601 pode ser implementada por um processador. Como mostrado na Figura 11, um dispositivo terminal 700 pode incluir um processador 701, um transceptor 702 e uma memória 703. A memória 703 pode ser configurada para armazenar um programa/código pré-instalado quando o dispositivo terminal 700 é entregue de uma fábrica, ou pode armazenar o código executado pelo processador 701, Ou semelhantes.
[00124] Deve ser entendido que o dispositivo terminal 700 de acordo com esta modalidade deste pedido pode corresponder ao dispositivo terminal no método 200 ou ao método 300 de acordo com as modalidades deste pedido, o transceptor 702 é configurado para realizar vários tipos de envio e recepção de informação realizados pelo equipamento de usuário no método 200 ou no método 300, e o processador 701 é configurado para realizar outro processamento diferente do envio e recepção de informação pelo equipamento de usuário no método 200 ou no método 300. Os detalhes são não descritos aqui.
[00125] A Figura 12 é um diagrama estrutural esquemático do equipamento de usuário. O equipamento de usuário pode ser aplicado ao cenário mostrado na Figura 1, e é configurado para realizar o método correspondente à
Figura 3 ou Figura 6. Para facilitar a descrição, a Figura 12 mostra apenas os principais componentes do dispositivo terminal.
Como mostrado na Figura 12, o dispositivo terminal inclui um processador, uma memória, um circuito de controle, uma antena e um aparelho de entrada/saída.
O circuito de controle é configurado principalmente para realizar a conversão entre um sinal de banda base e um sinal de frequência de rádio, e processar o sinal de frequência de rádio.
O circuito de controle e a antena também podem ser coletivamente referidos como transceptores e são configurados principalmente para enviar e receber um sinal de frequência de rádio em forma de onda eletromagnética e receber uma indicação de sinalização e/ou um sinal de referência enviados por uma estação base, e são configurados para realizar vários tipos de envio e recepção de informação realizados pelo dispositivo terminal no método 200 ou no método 300. Para obter detalhes, consulte a descrição sobre a parte relacionada acima.
O processador é configurado principalmente para: processar um protocolo de comunicação e dados de comunicação, controlar todo o dispositivo terminal, executar um programa de software e processar dados do programa de software, por exemplo, é configurado para apoiar o dispositivo terminal na execução de outro processamento diferente de envio e recepção de informação no método 200 ou no método 300. A memória é configurada principalmente para armazenar um programa de software e dados.
O aparelho de entrada/saída, como uma tela sensível ao toque, uma tela ou um teclado, é configurado principalmente para: receber dados inseridos por um usuário e enviar dados para o usuário.
[00126] Depois que o dispositivo terminal é ligado, o processador pode ler um programa de software em uma unidade de armazenamento, explicar e executar uma instrução do programa de software, e processar dados do programa de software. Quando os dados precisam ser enviados de maneira sem fio, o processador realiza processamento de banda base nos dados a serem enviados, e então emite um sinal de banda base para um circuito de frequência de rádio. Depois que o circuito de frequência de rádio realiza processamento de frequência de rádio no sinal de banda base, o circuito de frequência de rádio envia um sinal de frequência de rádio usando a antena em uma forma de onda eletromagnética. Quando os dados são enviados para o dispositivo terminal, o circuito de frequência de rádio recebe o sinal de frequência de rádio usando a antena, converte o sinal de frequência de rádio em um sinal de banda base, e emite o sinal de banda base para o processador, e o processador converte o sinal de banda base em dados e processa os dados.
[00127] Um especialista na técnica pode entender que, para facilitar a descrição, a Figura 12 mostra apenas uma memória e um processador. No equipamento de usuário real, pode existir uma pluralidade de processadores e memórias. A memória “também pode ser referida como um meio de armazenamento, um dispositivo de armazenamento ou semelhantes. Isso não é limitado nesta modalidade deste pedido.
[00128] Em uma implementação opcional, o processador pode incluir um processador de banda base e uma unidade de processamento central. O processador de banda base é configurado principalmente para processar um protocolo de comunicação e dados de comunicação, e a unidade de processamento central é configurada principalmente para: controlar todo o dispositivo terminal, executar um programa de software e processar dados do programa de software. As funções do processador de banda base e a unidade de processamento central são integradas ao processador na Figura 12. Um especialista na técnica pode entender que o processador de banda base e a unidade de processamento central podem ser um processador independente e são interconectados usando uma tecnologia como um barramento. Um especialista na técnica pode entender que o dispositivo terminal pode incluir uma pluralidade de processadores de banda base para se adaptar a diferentes padrões de rede, o dispositivo terminal pode incluir uma pluralidade de unidades de processamento central para aprimorar a capacidade de processamento do dispositivo terminal e todos os componentes do dispositivo terminal podem ser conectados um ao outro usando vários barramentos. O processador de banda base também pode ser expresso como um circuito de processamento de banda base ou um chip de processamento de banda base. A unidade de processamento central também pode ser expressa como um circuito de processamento central ou um chip de processamento central. Uma função de processar um protocolo de comunicação e dados de comunicação pode ser incorporada ao processador ou pode ser armazenada em uma unidade de armazenamento na forma de um programa de software, de modo que o processador execute o programa para implementar uma função de processamento de banda base.
[00129] Por exemplo, nesta modalidade deste pedido, a antena e o circuito de controle que tem funções de envio e recepção podem ser considerados como uma unidade transceptora 101 do dispositivo terminal 10, e o processador com uma função de processamento pode ser considerado como uma unidade de processamento 102 do UE 10. Como mostrado na Figura 12, o dispositivo terminal 10 inclui a unidade transceptora 101 e a unidade de processamento 102. A unidade transceptora também pode ser referida como um transceptor, um transceptor, um aparelho transceptor ou semelhantes. Opcionalmente, um componente que está na unidade transceptora 101 e é configurado para implementar uma função receptora pode ser considerado como uma unidade de recepção, e um componente que está na unidade transceptora 101 e é configurado para implementar uma função transmissora pode ser considerado como uma unidade de envio. Por outras palavras, a unidade transceptora 101 inclui a unidade de recepção e a unidade de envio. Por exemplo, a unidade de recepção também pode ser referida como um receptor, um receptor, um circuito receptor ou semelhantes, e a unidade de envio pode ser referida como um transmissor, um transmissor, um circuito de transmissão ou semelhantes.
[00130] O transceptor nas modalidades deste pedido pode ser um transceptor com fio, um transceptor sem fio ou uma combinação dos mesmos. O transceptor com fio pode ser, por exemplo, uma interface Ethernet. A interface Ethernet pode ser uma interface ótica, uma interface elétrica ou uma combinação das mesmas. Por exemplo, o transceptor sem fio pode ser um transceptor de rede local sem fio, um transceptor de rede celular ou uma combinação dos mesmos. O processador pode ser uma unidade de processamento central (em inglês: central processing unit, CPU para abreviar), um processador de rede (em inglês: network processor, NP para abreviar) ou uma combinação da CPU e NP. O processador pode ainda incluir um chip de hardware. O chip de hardware pode ser um circuito integrado de aplicação específica (em inglês: application- specific integrated circuit, ASIC para abreviar), um dispositivo lógico programável (em inglês: programmable logic device, PLD para abreviar) ou uma combinação dos mesmos. O PLD pode ser um dispositivo lógico programável complexo (em inglês: complex programmable logic device, CPLD para abreviar), uma matriz de portas programáveis em campo (em inglês: field programmable gate array, FPGA para abreviar), uma lógica de matriz genérica (em inglês: generic array logic, GAL para abreviar) ou qualquer combinação dos mesmos. A memória pode incluir uma memória volátil (em inglês: volalite memory), por exemplo, uma memória de acesso aleatório (em inglês: random-access memory, RAM para abreviar); ou a memória pode incluir uma memória não volátil (em inglês: non-volatle memory), por exemplo, uma memória somente de leitura (em inglês: read-only memory, ROM para abreviar), uma memória flash (em inglês: flash memory), uma unidade de disco rígido (em inglês: hard disk drive, HDD para abreviar) ou uma unidade de estado sólido (em inglês: solid-state drive, SSD para abreviar); ou a memória pode incluir uma combinação dos tipos de memórias anteriores.
[00131] Uma interface de barramento pode ainda ser incluída na Figura 8 e Figura 11. A interface de barramento pode incluir qualquer quantidade de barramentos e pontes interconectados. Especificamente, vários circuitos de um ou mais processadores representados pelo processador e vários circuitos de memórias representados pela memória são conectados. A interface de barramento pode ainda conectar vários outros circuitos, como um dispositivo periférico, um regulador de tensão e um circuito de gerenciamento de energia. Isso é bem conhecido na técnica e, portanto, não é adicionalmente descrito nesta especificação. A interface de barramento fornece uma interface. O transceptor fornece uma unidade para comunicação com vários outros dispositivos em um meio de transmissão. O processador é responsável pelo gerenciamento de uma arquitetura de barramento e processamento geral, e a memória pode armazenar dados que são usados pelo processador para realizar uma operação.
[00132] Um especialista na técnica pode entender ainda que vários blocos lógicos ilustrativos (illustrative logic block) e passos (step) que são listados nas modalidades deste pedido podem ser implementados usando hardware eletrônico, software de computador ou uma combinação dos mesmos. Se as funções são implementadas usando hardware ou software depende de aplicações específicas e de um requisito de projeto de um sistema inteiro. Uma pessoa habilitada na técnica pode usar vários métodos para implementar as funções descritas para cada aplicação particular, mas não deve ser considerado que essa implementação vai além do escopo de proteção das modalidades deste pedido.
[00133] As várias unidades e circuitos lógicos ilustrativos descritos nas modalidades deste pedido podem implementar ou operar as funções descritas usando um processador de propósito geral, um processador de sinal digital, um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), uma matriz de portas programáveis em campo (FPGA) ou outro aparelho lógico programável, uma porta discreta ou lógica de transistor, um componente de hardware discreto, ou um projeto de qualquer combinação dos mesmos. O processador de propósito geral pode ser um microprocessador. Opcionalmente, o processador de propósito geral pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador ou máquina de estado convencional. O processador pode, alternativamente, ser implementado por uma combinação de aparelhos de computação, como um processador de sinal digital e um microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores juntamente com um núcleo de processador de sinal digital ou qualquer outra configuração semelhante.
[00134] Passos dos métodos ou algoritmos descritos nas modalidades deste pedido podem ser diretamente incorporados ao hardware, a uma unidade de software executada pelo processador ou a uma combinação dos mesmos. A unidade de software pode ser armazenada em uma memória RAM, memória flash, memória ROM, memória .—EPROM, memória . EEPROM, registrador, disco rígido, disco magnético removível, CD-ROM ou meio de armazenamento de qualquer outra forma na técnica. Por exemplo, o meio de armazenamento pode se conectar ao processador, de modo que ele possa ler informação do meio de armazenamento e gravar informação no meio de armazenamento. Alternativamente, o meio de armazenamento pode ser integrado ao processador. O processador e o meio de armazenamento podem ser dispostos em um ASIC, e o ASIC pode ser disposto em UE. Opcionalmente, o processador e o meio de armazenamento podem ser dispostos em diferentes componentes do UE.
[00135] Deve ser entendido que os números de sequência dos processos anteriores não significam sequências de execução em várias modalidades deste pedido. As sequências de execução dos processos devem ser determinadas com base nas funções e na lógica interna dos processos, e não devem ser interpretadas como nenhuma limitação nos processos de implementação das modalidades deste pedido.
[00136] Todas ou algumas das modalidades anteriores podem ser implementadas por meio de software, hardware, firmware ou qualquer combinação dos mesmos. Quando o software é usado para implementar as modalidades, as modalidades podem ser implementadas completa ou parcialmente na forma de um produto de programa de computador. O produto de programa de computador inclui uma ou mais instruções de computador. Quando as instruções de programa de computador são carregadas e executadas no computador, o procedimento ou funções de acordo com as modalidades deste pedido são todo Ou parcialmente gerados. O computador pode ser um computador de propósito geral, um computador dedicado, uma rede de computadores ou outro aparelho programável. As instruções de computador podem ser armazenadas em um meio de armazenamento legível por computador ou podem ser comunicadas de um meio de armazenamento legível por computador para outro meio de armazenamento legível por computador. Por exemplo, as instruções de computador podem ser comunicadas de um site, computador, servidor ou centro de dados para outro site, computador, servidor ou centro de dados em uma maneira com fio (por exemplo, um cabo coaxial, uma fibra ótica ou uma linha de assinante digital (DSL)) ou sem fio (por exemplo, infravermelho, rádio ou micro-ondas). o meio de armazenamento legível por computador pode ser qualquer meio utilizável acessível por um computador ou um dispositivo de armazenamento de dados, como um servidor ou um centro de dados, integrando um ou mais meios utilizáveis. O meio utilizável pode ser um meio magnético (por exemplo, um disco suave, um disco rígido ou uma fita magnética), um meio ótico (por exemplo, um DVD), um meio semicondutor (por exemplo, um disco de estado sólido (Solid State Disk, SSD)) Ou semelhantes.
[00137] As modalidades nesta especificação são todas descritas de maneira progressiva, para partes iguais Ou semelhantes nas modalidades, pode ser feita referência a essas modalidades, e cada modalidade se concentra na diferença de outras modalidades. Especialmente, as modalidades de aparelho e sistema são basicamente semelhantes a uma modalidade de método e, portanto, são descritas brevemente; para partes relacionadas, pode ser feita referência às descrições das partes na modalidade do método.
[00138] As descrições anteriores desta especificação neste pedido podem permitir que um especialista na técnica use ou implemente o conteúdo deste pedido. Deve-se considerar que qualquer modificação feita com base no conteúdo divulgado é óbvia na técnica. Os princípios básicos descritos neste pedido podem ser aplicados a outras variações sem se afastar da essência e do escopo deste pedido. Portanto, o conteúdo divulgado neste pedido não se limita às modalidades e projetos descritos, mas pode ainda ser estendido a um escopo máximo que seja consistente com os princípios deste pedido e com os novos recursos divulgados neste pedido.
tempo tem tamanhos diferentes.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a recepção, pelo dispositivo de rede a partir do dispositivo terminal com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo, de um preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata compreende: receber, pelo dispositivo de rede, o preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um primeiro modo de mapeamento correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata, em que o primeiro modo de mapeamento é um de uma pluralidade de primeiros modos de mapeamento, e o primeiro modo de mapeamento compreende um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de primeiros modos de mapeamento compreende pelo menos um dos seguintes: modo 1: o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente e o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório são espaçados por M símbolos de domínio do tempo, em que M é maior que ou igual a O; modo 2: o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, em que a região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente compreende uma região de recurso de

Claims (1)

  1. domínio do tempo e uma segunda região de recurso de domínio do tempo, a primeira região de recurso de domínio do tempo é usada para receber o preâmbulo de acesso aleatório, e a segunda região de recurso de domínio do tempo é usada como tempo de proteção; e modo 3: o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
    5. Método, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de primeiros modos de mapeamento é predefinida; ou o método compreende ainda: enviar, pelo dispositivo de rede, segundas informações de indicação para o dispositivo terminal, em que as segundas informações de indicação são usadas para indicar a pluralidade de primeiros modos de mapeamento.
    6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações l1a5, caracterizado pelo fato de que todas as unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreendidas no conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas tem o mesmo formato de unidade de recurso de domínio do tempo; ou o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreende a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata e uma segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata, a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo, a segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo, e o primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo é diferente do segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
    7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações l1 a 6, caracterizado pelo fato de que a recepção, pelo dispositivo de rede a partir do dispositivo terminal com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo, de um preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata compreende: receber, pelo dispositivo de rede, o preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um formato de preâmbulo de acesso aleatório correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata, em que o formato de preâmbulo de acesso aleatório é um de uma pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório.
    8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que os preâmbulos de acesso aleatório na pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório tem comprimentos diferentes.
    9. Método de comunicação, caracterizado pelo fato de que o método compreende: receber, por dispositivo terminal, uma primeira mensagem enviada por um dispositivo de rede, em que a primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do dispositivo terminal, e o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreende uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; receber, pelo dispositivo terminal, uma segunda mensagem enviada pelo dispositivo de rede, em que a segunda mensagem transporta as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; e enviar, pelo dispositivo terminal, um preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
    10. Método, de acordo com a reivindicação O, caracterizado pelo fato de que a unidade de recurso de domínio do tempo candidata compreende uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, o formato de unidade de recurso de domínio do tempo é um de uma pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo, e regiões de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente compreendidas na pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo tem tamanhos diferentes.
    11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o envio, pelo dispositivo terminal, de um preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo compreende:
    enviar, pelo dispositivo terminal, o preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um primeiro modo de mapeamento correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata, em que o primeiro modo de mapeamento é um de uma pluralidade de primeiros modos de mapeamento, e o primeiro modo de mapeamento compreende um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
    12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de primeiros modos de mapeamento compreende pelo menos um dos seguintes: modo 1: o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente e o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório são espaçados por M símbolos de domínio do tempo, em que M é maior que ou igual a O; modo 2: o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, em que a região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente compreende uma região de recurso de domínio do tempo e uma segunda região de recurso de domínio do tempo, a primeira região de recurso de domínio do tempo é usada para transmitir o preâmbulo de acesso aleatório, e a segunda região de recurso de domínio do tempo é usada como tempo de proteção; e modo 3: o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
    13. Método, de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de primeiros modos de mapeamento é predefinida; ou o método compreende ainda: receber, pelo dispositivo terminal, segundas informações de indicação do dispositivo de rede, em que as segundas informações de indicação são usadas para indicar a pluralidade de primeiros modos de mapeamento.
    14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 13, caracterizado pelo fato de que todas as unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreendidas no conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas tem o mesmo formato de unidade de recurso de domínio do tempo; ou o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreende a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata e uma segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata, a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo, a segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo, e o primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo é diferente do segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
    15. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 14, caracterizado pelo fato de que o envio, pelo dispositivo terminal, de um preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo compreende: enviar, pelo dispositivo terminal, o preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um formato de preâmbulo de acesso aleatório correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata, em que o formato de preâmbulo de acesso aleatório é um de uma pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório.
    16. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que os preâmbulos de acesso aleatório na pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório tem comprimentos diferentes.
    17. Dispositivo de rede, caracterizado pelo fato de que compreende: uma unidade transceptora, configurada para enviar uma primeira mensagem ao dispositivo terminal, em que a primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do dispositivo terminal, e o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreende uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; a unidade transceptora é ainda configurada para enviar uma segunda mensagem para o dispositivo terminal, em que a segunda mensagem transporta as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; e uma unidade de processamento, configurada para controlar a unidade transceptora para receber, a partir do dispositivo terminal com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo, um preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata.
    18. Dispositivo de rede, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que a unidade de recurso de domínio do tempo candidata compreende uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, o formato de unidade de recurso de domínio do tempo é um de uma pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo, e regiões de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente compreendidas na pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo, tem tamanhos diferentes.
    19. Dispositivo de rede, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento é configurada especificamente para controlar a unidade transceptora para receber o preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um primeiro modo de mapeamento correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata, em que o primeiro modo de mapeamento é um de uma pluralidade de primeiros modos de mapeamento, e o primeiro modo de mapeamento compreende um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
    20. Dispositivo de rede, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de primeiros modos de mapeamento compreende pelo menos um dos seguintes: modo 1: o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente e o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório são espaçados por M símbolos de domínio do tempo, em que M é maior que ou igual a O; modo 2: o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, em que a região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente compreende uma região de recurso de domínio do tempo e uma segunda região de recurso de domínio do tempo, a primeira região de recurso de domínio do tempo é usada para receber o preâmbulo de acesso aleatório, e a segunda região de recurso de domínio do tempo é usada como tempo de proteção; e modo 3: o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
    21. Dispositivo de rede, de acordo com a reivindicação 19 ou 20, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de primeiros modos de mapeamento é predefinida; ou a unidade transceptora é ainda configurada para enviar segundas informações de indicação ao dispositivo terminal,
    em que as segundas informações de indicação são usadas para indicar a pluralidade de primeiros modos de mapeamento.
    22. Dispositivo de rede, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 21, caracterizado pelo fato de que todas as unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreendidas no conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas tem o mesmo formato de unidade de recurso de domínio do tempo; ou o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreende a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata e uma segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata, a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo, a segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo, e o primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo é diferente do segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
    23. Dispositivo de rede, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 22, caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento é configurada especificamente para controlar a unidade transceptora para receber o preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um formato de preâmbulo de acesso aleatório correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata, em que o formato de preâmbulo de acesso aleatório é um de uma pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório.
    24. Dispositivo de rede, de acordo com a reivindicação
    23, caracterizado pelo fato de que preâmbulos de acesso aleatório na pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório tem comprimentos diferentes.
    25. Dispositivo terminal, caracterizado pelo fato de que compreende: uma unidade transceptora, configurada para receber uma primeira mensagem enviada por um dispositivo de rede, em que a primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do dispositivo terminal, e o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreende uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; a unidade transceptora é ainda configurada para receber uma segunda mensagem enviada pelo dispositivo de rede, em que a segunda mensagem transporta as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; e uma unidade de processamento, configurada para controlar a unidade transceptora para enviar um preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
    26. Dispositivo terminal, de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de que a unidade de recurso de domínio do tempo candidata compreende uma região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, o formato de unidade de recurso de domínio do tempo é um de uma pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo, e regiões de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente compreendidas na pluralidade de formatos de unidade de recurso de domínio do tempo, tem tamanhos diferentes.
    27. Dispositivo terminal, de acordo com a reivindicação 26, caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento é configurada especificamente para controlar a unidade transceptora para enviar o preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um primeiro modo de mapeamento correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata, em que o primeiro modo de mapeamento é um de uma pluralidade de primeiros modos de mapeamento, e o primeiro modo de mapeamento compreende um modo de mapeamento entre o preâmbulo de acesso aleatório e uma posição de domínio do tempo na região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
    28. Dispositivo terminal, de acordo com a reivindicação 27, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de primeiros modos de mapeamento compreende pelo menos um dos seguintes: modo 1: o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente e o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório são espaçados por M símbolos de domínio do tempo, em que M é maior que ou igual a O; modo 2: o primeiro símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o primeiro símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente, em que a região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente compreende uma região de recurso de domínio do tempo e uma segunda região de recurso de domínio do tempo, a primeira região de recurso de domínio do tempo é usada para transmitir o preâmbulo de acesso aleatório, e a segunda região de recurso de domínio do tempo é usada como tempo de proteção; e modo 3: o último símbolo de domínio do tempo do preâmbulo de acesso aleatório é o último símbolo de domínio do tempo da região de recurso de domínio do tempo de enlace ascendente.
    29. Dispositivo terminal, de acordo com a reivindicação 27 ou 28, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de primeiros modos de mapeamento é predefinida; ou a unidade transceptora é ainda configurada para receber segundas informações de indicação do dispositivo de rede, em que as segundas informações de indicação são usadas para indicar a pluralidade de primeiros modos de mapeamento.
    30. Dispositivo terminal, de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 a 29, caracterizado pelo fato de que todas as unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreendidas no conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas tem o mesmo formato de unidade de recurso de domínio do tempo; ou o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreende a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata e uma segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata, a primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo, a segunda unidade de recurso de domínio do tempo candidata tem um segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo, e o primeiro formato de unidade de recurso de domínio do tempo é diferente do segundo formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
    31. Dispositivo terminal, de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 a 30, caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento é configurada especificamente para controlar a unidade transceptora para enviar o preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base em um formato de preâmbulo de acesso aleatório correspondente ao formato de unidade de recurso de domínio do tempo da primeira unidade de domínio do tempo candidata, em que o formato de preâmbulo de acesso aleatório é um de uma pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório.
    32. Dispositivo terminal, de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato de que preâmbulos de acesso aleatório na pluralidade de diferentes formatos de preâmbulo de acesso aleatório tem comprimentos diferentes.
    33. Dispositivo de rede, caracterizado pelo fato de que compreende: um transceptor, configurado para enviar uma primeira mensagem ao dispositivo terminal, em que a primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do dispositivo terminal, e o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreende uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas;
    o transceptor é ainda configurado para enviar uma segunda mensagem para o dispositivo terminal, em que a segunda mensagem transporta as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; e um processador, configurado para controlar o transceptor para receber, a partir do dispositivo terminal com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo, um preâmbulo de acesso aleatório na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata.
    34. Dispositivo terminal, caracterizado pelo fato de que compreende: um transceptor, configurado para receber uma primeira mensagem enviada por um dispositivo de rede, em que a primeira mensagem é usada para indicar um conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas de um canal de acesso aleatório físico do dispositivo terminal, e o conjunto de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas compreende uma pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; a unidade transceptora é ainda configurada para receber uma segunda mensagem enviada pelo dispositivo de rede, em que a segunda mensagem transporta as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar um formato de unidade de recurso de domínio do tempo de uma primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata na pluralidade de unidades de recurso de domínio do tempo candidatas; e um processador, configurado para controlar o transceptor para enviar um preâmbulo de acesso aleatório ao dispositivo de rede na primeira unidade de recurso de domínio do tempo candidata com base no formato de unidade de recurso de domínio do tempo.
    35. Sistema de comunicação, caracterizado pelo fato de que compreende o dispositivo de rede, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 17 a 24, e o dispositivo terminal, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 25 a 32, ou compreendendo o dispositivo de rede, conforme definido na reivindicação 33, e o dispositivo terminal, conforme definido na reivindicação 34.
    36. Meio de armazenamento legível por computador, caracterizado pelo fato de que compreende uma instrução, em que quando a instrução é executada em um computador, o computador é habilitado para realizar o método, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8, ou O computador é habilitado para realizar o método, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 9 a 16.
    37. Produto de computador, caracterizado pelo fato de que compreende uma instrução, em que quando a instrução é executada em um computador, o computador é habilitado para realizar o método, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8, ou o computador é habilitado para realizar o método, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 9 a 16.
BR112019026789-1A 2017-06-16 2018-06-19 método de comunicação, dispositivo de rede e equipamento de usuário BR112019026789A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201710459670.3A CN109152029B (zh) 2017-06-16 2017-06-16 一种通信方法、网络设备及用户设备
CN201710459670.3 2017-06-16
PCT/CN2018/091819 WO2018228586A1 (zh) 2017-06-16 2018-06-19 一种通信方法、网络设备及用户设备

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112019026789A2 true BR112019026789A2 (pt) 2020-06-30

Family

ID=64660038

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112019026789-1A BR112019026789A2 (pt) 2017-06-16 2018-06-19 método de comunicação, dispositivo de rede e equipamento de usuário

Country Status (6)

Country Link
US (1) US11272547B2 (pt)
EP (1) EP3641454B1 (pt)
JP (1) JP6910483B2 (pt)
CN (1) CN109152029B (pt)
BR (1) BR112019026789A2 (pt)
WO (1) WO2018228586A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN109391419B (zh) 2017-08-11 2021-08-20 华为技术有限公司 一种无线通信方法及装置
CN109803421A (zh) 2017-11-17 2019-05-24 华为技术有限公司 随机接入方法、终端及网络设备
US11197324B2 (en) * 2018-02-23 2021-12-07 Qualcomm Incorporated NR RACH MSG3 and MSG4 resource configuration for CV2X
US11134509B2 (en) * 2018-10-29 2021-09-28 Qualcomm Incorporated Uplink (UL) transmission with flexible starting positions for new radio-unlicensed (NR-U)
CN111278160B (zh) * 2019-03-29 2022-05-20 维沃移动通信有限公司 一种映射方法、终端设备及网络侧设备
CN115002916A (zh) * 2019-09-20 2022-09-02 大唐移动通信设备有限公司 资源确定方法及装置
CN112996135B (zh) * 2019-12-13 2022-12-06 上海朗帛通信技术有限公司 一种被用于无线通信的节点中的方法和装置
CN116437480A (zh) * 2021-12-31 2023-07-14 华为技术有限公司 D2d通信的资源分配方法及装置、介质、程序产品

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101447750B1 (ko) 2008-01-04 2014-10-06 엘지전자 주식회사 랜덤 액세스 과정을 수행하는 방법
US8644277B2 (en) * 2009-08-06 2014-02-04 Qualcomm Incorporated Dynamic selection of random access channel configurations
EP2876955B1 (en) * 2012-08-10 2017-11-15 Huawei Technologies Co., Ltd. Method and bs for random access
CN103716895B (zh) * 2012-09-29 2020-11-17 中兴通讯股份有限公司 物理随机接入信道的资源确定方法及装置
CN103974445A (zh) * 2013-01-28 2014-08-06 电信科学技术研究院 一种随机接入信道传输方法和设备
WO2014188811A1 (ja) * 2013-05-22 2014-11-27 ソニー株式会社 通信制御装置、通信制御方法、端末装置及び情報処理装置
KR20150042689A (ko) * 2013-10-10 2015-04-21 주식회사 케이티 랜덤 액세스 응답 송수신 방법 및 그 장치
US9553713B2 (en) 2014-04-30 2017-01-24 Harman International Industries, Inc. Method and system for transmitting clock reference streams with timestamps directly to audio/video end nodes in an audio/video bridging network
US10425973B2 (en) 2015-11-25 2019-09-24 Qualcomm Incorporated Random access channel signaling on a shared communication medium
CN105682232B (zh) * 2016-01-08 2018-03-16 宇龙计算机通信科技(深圳)有限公司 资源配置方法、资源配置装置和基站
CN107371242B (zh) 2016-05-12 2020-11-10 华为技术有限公司 一种数据传输方法、网络设备及用户设备

Also Published As

Publication number Publication date
WO2018228586A1 (zh) 2018-12-20
EP3641454A1 (en) 2020-04-22
CN109152029B (zh) 2024-04-16
JP2020523902A (ja) 2020-08-06
EP3641454B1 (en) 2022-06-22
US20200120719A1 (en) 2020-04-16
CN109152029A (zh) 2019-01-04
JP6910483B2 (ja) 2021-07-28
US11272547B2 (en) 2022-03-08
EP3641454A4 (en) 2020-05-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112019026789A2 (pt) método de comunicação, dispositivo de rede e equipamento de usuário
US10904904B2 (en) Methods and devices for controlling override of configured grant
CN108605030B (zh) 用户终端、无线基站和无线通信方法
JP7269164B2 (ja) 端末、無線通信方法、基地局及びシステム
ES2906095T3 (es) Informes del indicador de calidad del canal
US11924141B2 (en) Communication method, network device, and terminal device
BR112019022826A2 (pt) Método de comunicação, terminal e estação base
JP2020505888A (ja) 通信方法および通信装置
BR112021013539A2 (pt) Método e aparelho de configuração de recurso
BR112020002935A2 (pt) método de alocação de recursos, terminal, e dispositivo de rede
US11297559B2 (en) Communication method and device
JP6532932B2 (ja) ユーザ端末、無線基地局及び無線通信方法
JP7379507B2 (ja) 情報送信方法及び装置、並びに情報受信方法及び装置
BR112019004076B1 (pt) Método de comunicação de dados, aparelho, terminal e estação de base
WO2019021486A1 (ja) ユーザ端末、無線基地局及び無線通信方法
BR112019011066A2 (pt) método para transmitir informações, dispositivo de rede para transmitir informações e dispositivo terminal para transmitir informações
BR112020001540A2 (pt) terminal de usuário e método de radiocomunicação de um terminal de usuário
US20210329577A1 (en) Data transmission method and apparatus
BR112019027303A2 (pt) método para transmissão de dados e, dispositivo terminal
BR112020007666A2 (pt) terminal, método de radiocomunicação e estação rádio base
BR112020009779A2 (pt) método, aparelho e sistema de transmissão de mensagem de sistema
BR112020002809A2 (pt) método de transmissão de dados, dispositivo, dispositivo terminal, dispositivo de rede, mídia de armazenamento legível por computador, chip e sistema de comunicações de dados
WO2019064582A1 (ja) ユーザ端末及び無線通信方法
US11184118B2 (en) Methods and devices for hybrid automatic repeat request acknowledgement/non-acknowledgement bundling
WO2019049349A1 (ja) ユーザ端末及び無線通信方法

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2727 DE 11-04-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.