BR112019025739B1 - Composições para tratamento capilar compreendendo poliorganossiloxanos, processos para o dito tratamento capilar e polissiloxano - Google Patents

Composições para tratamento capilar compreendendo poliorganossiloxanos, processos para o dito tratamento capilar e polissiloxano Download PDF

Info

Publication number
BR112019025739B1
BR112019025739B1 BR112019025739-0A BR112019025739A BR112019025739B1 BR 112019025739 B1 BR112019025739 B1 BR 112019025739B1 BR 112019025739 A BR112019025739 A BR 112019025739A BR 112019025739 B1 BR112019025739 B1 BR 112019025739B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
group
hair
groups
fact
aqueous composition
Prior art date
Application number
BR112019025739-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019025739A2 (pt
Inventor
Anne Dussaud
Roland Wagner
Katharina Streicher
Christian Wenske
Original Assignee
Momentive Performance Materials Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US15/614,035 external-priority patent/US10982051B2/en
Application filed by Momentive Performance Materials Inc filed Critical Momentive Performance Materials Inc
Publication of BR112019025739A2 publication Critical patent/BR112019025739A2/pt
Publication of BR112019025739B1 publication Critical patent/BR112019025739B1/pt

Links

Abstract

Esta invenção refere-se a composições aquosas para tratamento capilar, compreendendo poliorganossiloxanos A) tendo grupos aromáticos substituídos por di- e tri-hidróxi e pelo menos um tensoativo B) selecionado de tensoativos catiônicos B1) e tensoativos aniônicos B2) em uma certa razão em peso do tensoativo B) para o poliorganossiloxano A), e as ditas composições aquosas tendo um certo pH. A invenção ainda refere-se a composições para tratamento capilar, compreendendo as ditas composições aquosas e a processos para tratamento capilar usando as ditas composições aquosas ou composições para tratamento capilar.

Description

REFERÊNCIA CRUZADA AOS PEDIDOS RELACIONADOS
[001] Este pedido reivindica prioridade ao Pedido U.S. No 15/614.035, depositado em 5 de junho de 2017, cujo conteúdo inteiro é aqui incorporado por referência.
CAMPO DA INVENÇÃO
[002] Esta invenção refere-se a composições aquosas para tratamento capilar, compreendendo poliorganossiloxanos A) tendo grupos aromáticos substituídos por di- e tri-hidróxi e pelo menos um tensoativo B) selecionado de tensoativos catiônicos B1) e tensoativos aniônicos B2) em uma certa razão em peso do tensoativo B) para o poliorganossiloxano A), e as ditas composições aquosas tendo um certo pH. A invenção ainda refere-se a composições para tratamento capilar, compreendendo as ditas composições aquosas e a processos para tratamento capilar usando as ditas composições aquosas ou composições para tratamento capilar.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[003] Os cabelos geralmente podem ser lisos, ondulados, encaracolados, crespos ou torcidos. Um cabelo humano inclui três componentes morfológicos principais: a cutícula (uma concha fina e externa de várias camadas concêntricas), o córtex (o corpo principal do cabelo) e, no caso de cabelos de maior diâmetro, a medula (um núcleo central fino). A cutícula e o córtex fornecem propriedades mecânicas do fio, ou seja, sua tendência a ter uma onda, ondulação ou torção. Um fio de cabelo liso pode se parecer com uma haste com uma seção transversal circular, um fio de cabelo ondulado pode aparecer comprimido em uma seção oval, um fio encaracolado pode aparecer ainda mais comprimido em uma seção transversal elíptica alongada e uma seção transversal do fio de cabelo crespo pode ser ainda mais plana.
[004] O componente primário do cabelo é a queratina da proteína alfa-hélice reticulada. As queratinas são proteínas de filamentos intermediários encontradas especificamente nas células epiteliais, por exemplo, pele e cabelo humanos, lã, penas e unhas. As proteínas α-helicoidais de filamentos intermediários de queratina tipo I e II (KIFs) com pesos moleculares em torno de 45 a 60 kDa são incorporadas em uma matriz amorfa de proteínas associadas à queratina (KAPs) com pesos moleculares entre 20 a 30 kDa (MA Rogers, L Langbein, S. Praetzel-Wunder, H. Winter, J. Schweizer, J. Int Rev Cytol. 2006; 251: 209-6); as ligações dissulfeto intra e intermolecular fornecidas pelas cistinas contribuem para a rede de proteínas citoesqueléticas, mantendo o andaime celular. Além das reticulações dissulfeto, ligações iônicas ou pontes salinas que emparelham vários aminoácidos encontrados nas proteínas capilares, contribuem para a forma externa do fio capilar.
[005] Sabe-se na técnica que o cabelo pode ser tratado com silicones funcionalizados que proporcionam um ou mais benefícios cosméticos, como condicionamento, brilho e proteção UV, bem como retenção de cor. Normalmente, estes silicones são fisicamente depositados na superfície da fibra (cutícula) e, portanto, responsáveis pela aparência externa dos cabelos. Eles podem ser removidos parcial ou completamente por repetidos processos de lavagem. Embora os silicones depositados melhorem consideravelmente as propriedades da superfície do cabelo, isto é, suavidade e fricção, eles não afetam substancialmente a forma, as propriedades mecânicas e as propriedades de liberação do cabelo. Métodos alternativos de tratamento capilar estão disponíveis, mas geralmente envolvem o uso de substâncias agressivas e regulamentadas. Houve uma necessidade de compostos eficientes para o tratamento do cabelo, que podem ser sintetizados de maneira direta e econômica, fáceis de formular e usar, produzindo formulações estáveis a longo prazo, mesmo na presença de outros ingredientes de desempenho e que são úteis para fortalecer o cabelo, reter a cor do cabelo, melhorar a cor do cabelo, proteger a cor do cabelo, modelar o cabelo, ou seja, ondular e alisar o cabelo, condicionar o cabelo, alisar ou amaciar o cabelo, alisar o cabelo e melhorar a capacidade de gerenciamento dos cabelos, em particular, para melhorar a penteabilidade dos cabelos. Em particular, devem ser alcançados benefícios com a retenção de cores artificiais dos cabelos sem o uso de auxiliares fortemente irritantes.
[006] O documento WO2016046178 divulga silicones poli-hidroxiaromáticos para o tratamento de cabelos. Não descreve composições aquosas estáveis a longo prazo que são fáceis de preparar e fáceis de usar e onde os poliorganossiloxanos poli-hidroxiaromáticos são dissolvidos de maneira estável, mesmo na presença de outros ingredientes de desempenho. Somente este tipo de formulação garante um transporte direto para os cabelos e um alto poder de reticulação.
[007] Por conseguinte, havia a necessidade de composições estáveis, fáceis de preparar e fáceis de usar a longo prazo, que são além disso robustas à presença de outros ingredientes de desempenho e que proporcionam um benefício de fortalecimento capilar e um benefício de coloração capilar acompanhados por um benefício sobre uma suavidade típica dos cabelos em silicone, sem o uso de auxiliares fortemente irritantes.
[008] Os presentes inventores descobriram que composições aquosas para tratamento capilar, compreendendo poliorganossiloxanos A) tendo grupos aromáticos substituídos por di- e tri-hidróxi e pelo menos um tensoativo B) selecionado de tensoativos catiônicos B1) e tensoativos aniônicos B2) em uma certa razão em peso do tensoativo B) para o poliorganossiloxano A), e as ditas composições aquosas tendo um certo pH podem ser sintetizados em uma maneira direta e econômica, são fáceis de formular e usar, têm estabilidade a longo prazo, e são úteis para fortalecer o cabelo, colorir o cabelo, reter a cor do cabelo, intensificar a cor do cabelo, proteger a cor do cabelo, alisar o cabelo, isto é, ondular ou alisar o cabelo, condicionar o cabelo, alisar ou amaciar, alisar o cabelo, e melhorar a maneabilidade do cabelo, em particular, melhorar a penteabilidade do cabelo.
Sumário da Invenção
[009] De acordo com a presente invenção, as composições aquosas para tratamento capilar são fornecidas, compreendendo pelo menos um poliorganossiloxano A) tendo um número médio de 2 a 1.000 unidades silóxi selecionadas de grupos silóxi das fórmulas: em que cada R é independentemente selecionado de R1 e pelo menos um grupo RF1, em que R1 é selecionado de grupos orgânicos ligados aos átomos de silício por um átomo de carbono, e dois grupos R1 podem formar um que estende-se sobre grupo entre dois átomos de silicone, e RF1 é selecionado de grupos orgânicos diferentes de R1 e está ligado aos átomos de silício por um átomo de carbono, que contêm pelo menos um grupo funcional F1 selecionado do grupo consistindo em grupos aromáticos substituídos por di- e tri-hidróxi, pelo menos um tensoativo B) selecionado do grupo consistindo em tensoativos catiônicos B1) e tensoativos aniônicos B2), em que a razão em peso do tensoativo B) para o poliorganossiloxano A) é de pelo menos 0,06, e em que a dita composição aquosa tem valor de pH a 20 °C inferior a 7,5, composições para tratamento capilar, compreendendo as ditas composições aquosas e processos para tratamento capilar usando as ditas composições aquosas ou composições para tratamento capilar.
Descrição Detalhada da Invenção
[010] Assim, em um primeiro aspecto da presente invenção, uma composição aquosa para tratamento capilar é fornecida, compreendendo pelo menos um poliorganossiloxano A) tendo um número médio de 2 a 1.000 unidades silóxi selecionadas de grupos silóxi das fórmulas: em que R é selecionado de R1 e pelo menos um grupo RF1, em que R1 é selecionado de grupos orgânicos ligados aos átomos de silício por um átomo de carbono, e dois grupos R1 podem formar um que estende-se sobre grupo entre dois átomos de silicone, e RF1 é selecionado de grupos orgânicos diferentes de R1 e está ligado aos átomos de silício por um átomo de carbono, que contêm pelo menos um grupo funcional F1 selecionado do grupo consistindo em grupos aromáticos substituídos por di- e tri-hidróxi, e pelo menos um tensoativo B) selecionado do grupo consistindo em tensoativos catiônicos B1) e tensoativos aniônicos B2), em que a razão em peso do tensoativo B) para o poliorganossiloxano A) é de pelo menos 0,06, e em que a dita composição aquosa tem valor de pH a 20 °C inferior a 7,5.
[011] Preferivelmente, as composições aquosas de acordo com a invenção a 20 °C têm um pH inferior a 7, preferivelmente inferior a 6, mais preferivelmente inferior a 5 e preferivelmente superior a 2.
[012] Preferivelmente, a composição aquosa de acordo com a invenção não apresenta separação de fase a 25 ° C por pelo menos 30 dias, mais preferivelmente por pelo menos 45 dias, e ainda mais preferido por pelo menos 60 dias.
[013] A composição aquosa para tratamento capilar de acordo com a invenção compreende água, preferivelmente em uma quantidade de pelo menos 1% em peso, mais preferivelmente pelo menos 5% em peso, mais preferivelmente pelo menos 10% em peso, mais preferivelmente pelo menos 15% em peso, mais preferivelmente pelo menos 20% em peso, e preferivelmente até 95% em peso, mais preferivelmente até 90% em peso, mais preferivelmente até 85% em peso, mais preferivelmente até 80% em peso, mais preferivelmente até 75% em peso, mais preferivelmente até 70% em peso, com base no peso total das composições aquosas.
[014] Em uma modalidade preferida do poliorganossiloxano A) da invenção, a porção molar das unidades siloxanil que contêm pelo menos um radical RF1 para todas as unidades siloxanil do poliorganossiloxano A) é de 3,33 a 100% em mol, mais preferido de 5 a 100% em mol, ainda mais preferido de 5 a 50% em mol, o mais preferido de 10 a 50% em mol.
[015] Em uma outra modalidade preferida do poliorganossiloxano A) da invenção, a porção das porções T e Q ramificadas é de 0 a 50%, preferido de 0 a 20%, mais preferido de 0 a 10%, especificamente de 0 a 5%, mais especificamente de 0% com base no número de todas as unidades silóxi.
[016] O número médio de unidades silóxi no poliorganossiloxano A) de acordo com a invenção é de 2 a 1.000, preferido de 2 a 300, mais preferido de 2 a 30, ainda mais preferido de 2 a 20, ainda mais preferido de 2 a 15. O número médio de unidades silóxi pode ser determinado, isto é, por GPC (Cromatografia de Permeação em Gel) usando um sistema de calibração versus padrões de poliestireno.
[017] Está dentro do escopo da invenção usar misturas de diferentes poliorganossiloxanos A) de acordo com a invenção.
[018] As misturas de poliorganossiloxanos produzem, por exemplo, distribuições bi-, tri-modais e superiores. As misturas bimodais tendo uma distribuição bimodal são preferidas. Uma modalidade preferida da invenção é uma mistura compreendendo siloxanos de cadeia curta contendo em média 2 a 15 unidades silóxi e siloxanos de cadeia longa contendo em média 16 a 30 unidades silóxi. Uma mistura desta composição tem a vantagem de que, dependendo do tamanho das moléculas, diferentes locais dentro da estrutura capilar podem ser modificados com polímeros de silicone.
[019] Em uma outra modalidade da invenção, os poliorganossiloxanos A) além de RF1 têm pelo menos um outro grupo orgânico funcional RF2 diferente de R1 e RF1, que está ligado aos átomos de silício por um átomo de carbono e que compreende pelo menos um grupo funcional F2, selecionado de: - grupo alcóxi silila, - grupo amino, incluindo grupo azetidina, - grupo amônio, incluindo grupo azetidínio, - grupo fosfônio, - grupo epóxi, - grupo carbonato, - grupo uretano, - grupo isocianato, incluindo grupo isocianato bloqueado, - grupo ureia, - grupo amido, incluindo grupo carbamoila, - grupo aldeído, , em que a linha pontilhada é uma ligação única) - grupo metilol - grupo acetal ou hemiacetal, - grupo de base de Schiff ou enamina, - grupo zwitteriônico, - grupo ácido carboxílico ou carboxilato, - grupo ácido sulfônico ou sulfonato, - grupo hemi-éster de ácido sulfúrico ou sulfato, - grupo éster de ácido fosfórico ou fosfato, - grupo éster de ácido fosfônico ou fosfonato, - grupo éster de ácido fosfórico ou fosfito, - grupo xantogenato/éster de xantogenato, - grupo tiossulfato, - um grupo aromático substituído por mono-hidróxi, - grupo mercapto, - grupo sacarídeo, - grupo poliéter com até 60 átomos de carbono, - tio éster, - grupo tio éter, - e suas combinações.
[020] Em modalidade preferida da invenção, a porção molar do radicais RF2 é de 0 a 150% em mol com base no número dos radicais RF1. Se RF2 estiver presente, a porção molar dos radicais RF2 é preferivelmente de 30 a 100% em mol com base no número dos radicais RF1.
[021] Os radicais orgânicos R1 são preferivelmente selecionados de um grupo consistindo em radicais hidrocarbonetos de cadeia reta, cíclica ou ramificada, saturados, insaturados ou aromáticos que têm até 100 átomos de carbono que opcionalmente contêm um ou mais grupos selecionados de -O-, e que são opcionalmente substituídos por um ou mais grupos selecionados do grupo consistindo em hidroxila, halogênio (tipo cloro, flúor), um radical poliéter com até 60 átomos de carbono, e/ou dois radicais R1 de diferentes porções silóxi formam um grupo R3 que é selecionado de radicais hidrocarbonetos divalentes que têm até 30 átomos de carbono, e podem conter opcionalmente um ou mais grupos selecionados de -O-, - NH-, -C(O)-, -C(S)-, grupos amino terciário ( ) e grupos amônio quaternário ( ) e em que R3 pode ser opcionalmente substituído por um ou mais grupos hidroxila ou átomos de halogênio, desde que R3 esteja ligado aos átomos de silício através de um átomo de carbono, mais preferivelmente R1 é selecionado do grupo consistindo em n-, iso-, ou terc-alquila C1-C22, alcoxialquila C2-C22, cicloalquila C5-C30, arila C6-C30, arila C6-C30- alquila (C1-C6), alquilarila C6-C30, alquenila C2-C22, alqueniloxialquila C2-C22, que opcionalmente pode ser cada um substituído por hidroxila e halogênio, e que opcionalmente pode conter um ou mais grupos éter, e/ou RF2 é selecionado de radicais hidrocarbonetos que têm até 100 átomos de carbono e pode conter um ou mais grupos selecionados de -O-, -S-, -NR2-, em que R2 é selecionado do grupo consistindo em hidrogênio, um radical hidrocarboneto monovalente, de cadeia reta, cíclica ou ramificada, saturado, insaturado ou aromático que tem até 60 átomos de carbono e que pode conter um ou mais grupos selecionados de -O-, -S-, -NH-, -C(O)- e -C(S)-, e que pode ser substituído por um ou dois grupos hidroxila, e que pode ser opcionalmente substituído por um ou mais substituintes selecionados do grupo consistindo em um grupo hidroxila, um grupo heterocíclico opcionalmente substituído preferivelmente contendo um ou mais átomos de nitrogênio, amino, alquilamino, dialquilamino, radicais poliéteres e radicais poliéter- ésteres, onde, quando uma pluralidade de grupos -NR2- está presente, eles podem ser os mesmos ou diferentes, e desde que RF2 contenha pelo menos um grupo substituinte que compreende um grupo funcional F2. R2 é preferivelmente hidrogênio, um radical hidrocarboneto monovalente, de cadeia reta, cíclica ou ramificada, saturado, insaturado ou aromático que tem até 20 átomos de carbono e pode conter um ou mais grupos selecionados de -O-, -NH-, - C(O)- e -C(S)-, e que pode ser opcionalmente substituído por um ou mais substituintes selecionados do grupo consistindo em um grupo hidroxila, mais preferido R2 é hidrogênio, um radical hidrocarboneto monovalente, de cadeia reta, cíclica ou ramificada, saturado, insaturado ou aromático que tem até 10 átomos de carbono e pode conter um ou mais grupos selecionados de -O-, -NH-, -C(O)- e - C(S)-, e que pode ser opcionalmente substituído por um ou mais substituintes selecionados do grupo consistindo em um grupo hidroxila, preferivelmente selecionado de hidrogênio, metila, etila, n-propila, i-propila, n-butila, ciclo-hexila, morfolinila, oligo óxido de etileno, oligo propileno óxido, oligo etileno-propileno óxidos, oligo etileno-propileno-butileno óxidos.
[022] Os radicais orgânicos R1 são mais preferivelmente selecionados de um grupo consistindo em n-, iso-, ou terc-alquila C1-C22, alcoxialquila C2-C22, cicloalquila C5-C30, arila C6-C30, arila C6-C30-alquila (C1-C6), alquilarila C6-C30, alquenila C2-C22, alqueniloxialquila C2-C22, que pode ser substituído por um ou mais, preferido até cinco grupos selecionados de hidroxila e halogênio, preferido flúor, e pode conter um ou mais grupos éter, em particular, R1 pode ser selecionado de H3C-, CH3CH2-, CH3CH2CH2-, (CH3)2CH-, C8H17- e C10H21-, H2C=CH-O-(CH2)1-6, radicais cicloalifáticos, isto é, ciclo-hexiletila, limonila, norbornenila, fenila, tolila, xilila, benzila e 2-feniletila, halogênio-alquila (C1-C10), isto é, CfFfn + 1CH2CH2- em que f é 1 a 8, por exemplo, CF3CH2CH2-, C4F9CH2CH2-, C6F13CH2CH2-, C2F5-O(CF2-CF2-O)1-10CF2-, F[CF(CF3)-CF2-O]1-5-(CF2)0-2-, C3F7-OCF(CF3)- e C3F7-OCF(CF3)-CF2-OCF(CF3)-, mais preferivelmente R1 é metila, vinila, fenila, 3,3,3-trifluoropropila, o mais preferido metila.
[023] Em uma modalidade preferida da invenção, RF1 tem a estrutura: em que R9 é selecionado de R3 como definido acima, com a possibilidade adicional que R3 seja substituído por grupos contendo nitrogênio, tais como -NH2, -NHR2, - N(R2)2, em que R2 é como definido acima, R10, R11, R12, R13, R14 são os mesmos ou diferentes de um do outro e são selecionados de hidroxila e R2, como definido acima, desde que 2 a 3 grupos R10 a R14, mais preferido 2 ou 3 grupos sejam hidroxila (-OH).
[024] Os grupos F2 são preferivelmente selecionados de: - grupos amino, incluindo grupo azetidina da seguinte fórmula - grupos amido, incluindo carbamoila, - grupo amônio, incluindo grupo azetidínio da seguinte fórmula em que R2 é como definido acima, e X- é halogeneto, preferivelmente cloreto, brometo, iodeto, mais preferido cloreto, - grupo epóxi, - grupo aldeído, - grupo carbonato, - grupo isocianato, especialmente grupo isocianato bloqueado, - grupo xantogenato/éster de xantogenato, - grupo alcóxi silila - grupo tiossulfato, em que cada um dos grupos F2 anteriormente mencionados são preferivelmente ligados através de um grupo R3 ao átomo de silício, em que R3 é como definido acima, que é RF2 é R3 substituído por pelo menos um grupo F2.
[025] Os grupos RF2 são preferivelmente selecionados do grupo consistindo em: - radicais contendo fosfônio quaternário da fórmula - R3-P + (R2)3 em que R3 é como definido acima e está ligado ao silício e fósforo por um átomo de carbono, os radicais R2 são como definidos acima, e podem ser idênticos ou diferentes e preferivelmente pelo menos um radical R2 não é hidrogênio, - radicais contendo grupo fosfina da fórmula, - R3-P(R2)2 em que R3 como definido acima e está ligado ao silício e fósforo por um átomo de carbono, os radicais R2 são como definidos acima, e podem ser idênticos ou diferentes e preferivelmente pelo menos um radical R2 não é hidrogênio, - radicais contendo grupos epóxi selecionados de: - radicais contendo grupos carbonato selecionados de: - radicais contendo grupos uretano selecionados de: - R3-OC(O)NH-R2, em que R2 e R3 como definidos acima, - radicais contendo grupos ureia selecionados de: - R3-NHC(O)NHR2, em que R2 e R3 como definidos acima, - amida grupos radicais contendo selecionados de: - R3-NHC(O)-R2, em que R2 e R3 são como definidos acima, - R3-C(O)NH-R2, em que R2 e R3 são como definidos acima, - radicais contendo grupos enamina selecionados de: - R3-N=C(R2)2, em que R2 é idêntico ou diferente (mas não hidrogênio) e R2 e R3 são como definidos acima, preferivelmente sintetizados de poliorganossiloxanos amino funcionais e cetonas, cetonas alifáticas e aromáticas preferidas com até 14 átomos de carbono, mais preferido cetonas C3-C14 alifáticas, cetonas C8 a C12 aromáticas, - radicais contendo grupos enamina selecionados de: - R3-N=CHR2, em que R2 e R3 são como definidos acima, mas R2 não é hidrogênio, preferivelmente sintetizado de poliorganossiloxanos amino funcionais e monoaldeídos, preferido aldeídos alifáticos e aromáticos com até 14 átomos de carbono, mais preferido aldeídos C1-C14 alifáticos, aldeídos C7 a C11 aromáticos, - radicais contendo grupos aldeído selecionados de: - R3-N=CR2-R3-C(H)=O em que R3 é idêntico ou diferente e R2 e R3 são como definidos acima, preferivelmente sintetizados de poliorganossiloxanos amino funcionais que são reagidos com dialdeídos, isto é, glioxal, dialdeido malônico, dialdeido succínico, dialdeido ftálico, dialdeido isoftálico, dialdeido tereftálico, - grupos metilol compreendendo porções das fórmulas - R3-O-CH2OH, - R3-N(R2)(CH2OH), - R3-N + (R2) 2(CH2OH), - R3-N(CH2OH)2 - R3-N + (R2)(CH2OH)2 - R3-C(O)-NH-CH2OH - R3-C(O)-N(CH2OH)2 em que R2 e R3 são como definidos acima, e preferivelmente R3 compreende uma porção da fórmula: (em que cada * denota uma ligação), que é preferivelmente formado pela reação de abertura do anel de grupos epóxido ou carbonato, que são preferivelmente selecionados de: cujos grupos estão ligados ao átomo de silício de um grupo silóxi do lado esquerdo, - radicais contendo grupos zwitteriônico selecionados de: - radicais contendo grupos carbobetaina: ou sua forma neutra: e seus sais, em que R2 e R3 são idênticos ou diferentes e R2 e R3 são como definidos acima, - radicais contendo grupos sulfobetaina: ou sua forma neutra: e seus sais, em que R2 e R3 são idênticos ou diferentes e R2 e R3 são como definidos acima, - radicais contendo grupos ácido carboxílico ou carboxilato selecionados de: - R3-COOR2, -R3-COO- em que R2 e R3 são como definidos acima, - radicais contendo grupos ácido sulfônico ou sulfonato selecionados de: - R3-SO3R2, -R3-SO3- em que R2 e R3 são como definidos acima, - radicais contendo grupos hemi-éster de ácido sulfúrico/sulfato selecionados de: - R3-OSO3R2, -R3-OSO3- - m que R2 e R3 são como definidos acima, - radicais contendo grupos éster de ácido fosfórico/fosfato selecionados de: em que R2 e R3 são como definidos acima, - radicais contendo grupos éster de ácido fosfórico de fluoro selecionados de: em que R2 e R3 são como definidos acima, ’ radicais contendo grupos éster de ácido fosfônico/fosfonato selecionados de: e suas formas protonadas, em que R2 e R3 como definidos acima e com R3 ligado por um átomo de carbono a um átomo de fósforo, - radicais contendo grupos éster de ácido fosfórico/fosfito selecionados de: em que R2 e R3 como definidos acima e ligados por um átomo de carbono ao átomo de oxigênio do grupo éster de ácido fosfórico/fosfito, - radicais contendo grupos xantogenato/éster de xantogenato selecionados de: em que R2 e R3 como definidos acima, e em que os grupos funcionais aniônicos neutralizadores de cátions são selecionados de: grupos amônio (N + (R2)4, em que R2 como definido acima, grupos fosfônio (P + (R2)4, em que R2 como definido acima, assim como um para cátions metálicos trivalentes, e em que os ânions que neutralizam os grupos funcionais catiônicos são selecionados de: halogeneto, hidróxido, borato, sulfato, fosfato, nitrato e carboxilato.
[026] Os poliorganossiloxanos A) são preferivelmente selecionados das fórmulas: em que R é R1, e RF é selecionado de RF1 e RF2, preferivelmente RF1, cada um como definido acima, desde que pelo menos um RF seja RF1, e a soma dos números médios n1 + n2 seja de 0 a 28, preferido de 0 a 25, mais preferido de 0 a 20, ainda mais preferido de 5 a 15, em que R é R1, e RF é selecionado de RF1 e RF2, preferivelmente RF1, cada um como definido acima, desde que pelo menos um RF seja RF1, e a soma dos números médios n1 + n2 seja de 1 a 28, preferido de 1 a 25, mais preferido de 1 a 20, ainda mais preferido de 5 a 15, com n2 > 1, preferido de 1 a 28, mais preferido de 1 a 10, ainda mais preferido de 1 a 5, com n2 > 1, e R é R1, e RF é selecionado de RF1 e RF2, preferivelmente RF1, cada um como definido acima, desde que pelo menos um RF seja RF1, e em que a soma dos números médios n1 + n2 seja de 3 a 7 com n2 > 1, mais preferido de 3 a 5.
[027] Nas fórmulas de polissiloxano acima as unidades silóxi tendo índices n1 e n2 podem estar arranjadas em qualquer ordem, tais como unidades alternadamente arranjadas regulares, unidades periodicamente arranjadas, unidades estatisticamente arranjadas e unidades arranjadas em blocos, preferivelmente elas são estatisticamente arranjadas.
[028] Preferivelmente, os grupos aromáticos substituídos por di- ou tri-hidróxi são grupos fenila substituídos por di- ou tri-hidróxi que podem opcionalmente conter outros substituintes, tais como um grupo alquila C1-C6, em particular, um grupo metila ou grupos alcóxi C1-C6, tais como metóxi.
[029] Preferivelmente, os grupos aromáticos substituídos por di-, tri-hidróxi têm a estrutura: em que R9 = R3 como definido acima com uma possibilidade adicional de uma substituição por grupos contendo nitrogênio, preferido -NH2, -NHR2, -N(R2)2, R2 é como definido acima. R10, R11, R12, R13, R14 = R2 como definido acima desde que 2 a 3 grupos R10 a R14, sejam hidroxila (-OH), preferivelmente derivados de derivados de alila, 1-alil- 3,4-di-hidroxibenzeno, 1-alil-2,6-di-hidroxibenzeno e ácidos di-hidróxi benzoicos ou seus ésteres parciais, isto é, ácido 2,3-di-hidróxi benzoico, ácido 2,4-di-hidróxi benzoico, ácido 2,5-di-hidróxi benzoico, ácido 2,6-di-hidróxi benzoico, ácido 3,4-di- hidróxi benzoico, ácido 3,5-di-hidróxi benzoico, ácidos di-hidróxi cinâmicos ou seus ésteres parciais, isto é, ácido 3,4-di-hidróxi cinâmico, ácidos tri-hidróxi benzoicos ou seus ésteres parciais, isto é, ácido 2,3,4-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,3,5-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,3,6-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,4,5-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,4,6-tri-hidróxi benzoico, ácido 3,4,5-tri-hidróxi benzoico, ácidos tri-hidróxi cinâmicos ou seus ésteres parciais, isto é, ácido 3,4,5-di-hidróxi cinâmico.
[030] Em uma modalidade particular preferida, ácidos aromáticos substituídos por di- ou tri-hidróxi, em particular, ácidos benzoicos substituídos por di-ou tri-hidróxi são reagidos com poliorganossiloxanos epóxi-funcionais para formar grupos de ligação funcional éster que estão ligados ao átomo de silício e que transportam os grupos aromáticos substituídos por di- ou tri-hidróxi, em particular, os grupos fenila substituídos por di- ou tri-hidróxi.
[031] Em tal modalidade preferida, o grupo R3 resulta preferivelmente da reação de silicones modificados por epóxi com ácidos aromáticos substituídos por di- ou tri-hidróxi, em particular, ácidos benzoicos substituídos por di- ou tri-hidróxi. O mais preferido, silicones funcionais Si-H são reagidos com éter alil glicidílico em uma reação de hidrossililação, e a porção epóxi siloxano resultante da fórmula: (linhas pontilhadas são valências livres do átomo de silício) é reagido com ácidos hidróxi benzoicos para formar RF1 sendo -R3-F1 sendo um grupo da fórmula: (linhas pontilhadas são valências livres do átomo de silício) com R’ sendo um grupo aromático substituído por di- ou tri-hidroxil, preferivelmente um grupo fenila substituído por di- ou tri-hidróxi, o mais preferido um grupo 3,4-di-hidróxi fenila e 3,4,5-tri-hidróxi fenila.
[032] Assim, o mais preferido é que o grupo RF1 seja derivado de ácidos diou tri-hidróxi benzoicos, em particular, ácido 3,4-di-hidróxi benzoico e ácido 3,4,5-tri- hidróxi benzoico.
[033] Detalhes na incorporação dos radicais RF2 contendo os grupos F2 são descritos, por exemplo, no documento WO 2012/143371 ou WO 2016/046178.
[034] Em uma modalidade preferida, os poliorganossiloxanos de acordo com a invenção contêm pelo menos um radical da fórmula MF: em que R1 é como definido acima, eRF é selecionado de RF1 e RF2, preferivelmente RF1, cada um como definido acima, desde que pelo menos um RF seja RF1.
[035] Em uma modalidade preferida da invenção, mais de um tipo de poliorganossiloxanos de acordo com a invenção é usado simultaneamente.
[036] Polissiloxanos A) particularmente preferidos incluem polissiloxanos selecionados do grupo consistindo nas seguintes fórmulas: em que R é alquila, preferivelmente metila, n1 é 0 a 20, preferivelmente 1 a 10, RF é -R3-F1, em que R3 e F1 são como definidos acima, preferivelmente -R3- F1 é um grupo da fórmula: em que F1 é como definido acima, e a linha pontilhada representa uma ligação única ao átomo de silício, e preferivelmente F1 é um grupo da fórmula: e preferivelmente F1 é o grupo: , em que em cada fórmula a linha pontilhada representa uma ligação única, em que R é alquila, preferivelmente metila, n1 é 0 a 30, preferivelmente 1 a 20, n21 é 1 a 10, preferivelmente 2 a 6 n22 é 1 a 10, preferivelmente 2 a 6, RF1 é -R3-F1, em que R3 e F1 são como definidos acima, e preferivelmente -R3-F1 é um grupo da fórmula: , em que F1 é como definido acima, a linha pontilhada representa uma ligação única ao átomo de silício, e preferivelmente F1 é um grupo da fórmula: e preferivelmente F1 é o grupo: , em que em cada fórmula a linha pontilhada representa uma ligação única, RF2 é -R3-F2, em que R3 e F2 são como definidos acima, e preferivelmente -R3-F2 é um grupo da fórmula: em que F2 é como definido acima, a linha pontilhada representa uma ligação única ao átomo de silício, e preferivelmente F2 é um grupo aldeído ( em que a linha pontilhada é uma ligação única), ou -R3-F2 é um grupo da fórmula: em que F2 é como definido acima e preferivelmente F2 é um grupo amido, preferivelmente um grupo carbamoila em que R é alquila, preferivelmente metila, n1 é 0 a 20, preferivelmente 1 a 10, n2 é 1 a 20, preferivelmente 1 a 10, RF1 é -R3-F1, em que R3 e F1 são como definidos acima, preferivelmente - R3-F1 é um grupo da fórmula: , em que F1 é como definido acima, e a linha pontilhada representa uma ligação única ao átomo de silício, e preferivelmente F1 é um grupo da fórmula: e preferivelmente F1 é o grupo: , em que em cada fórmula a linha pontilhada representa uma ligação única, e em que nas fórmulas de polissiloxano acima, as unidades silóxi tendo índices n1, n21 e n22 podem ser arranjadas em qualquer ordem, tais como unidades alternadamente arranjadas regulares, unidades periodicamente arranjadas, unidades estatisticamente arranjadas e unidades arranjadas em blocos, preferivelmente as unidades silóxi são arranjadas estatisticamente.
[037] Nas composições aquosas de acordo com a invenção, preferivelmente os poliorganossiloxanos A) têm pesos moleculares numéricos médios Mn <2.000 g/mol, preferido <1.500 g/mol, mais preferido <1.000 g/mol, como determinado por GPC usando poliestireno como padrão.
[038] É possível combinar os poliorganossiloxanos A) de acordo com a invenção com outros poliorganossiloxanos funcionais tendo, por exemplo, grupo funcional selecionado de amino, amônio quaternário, e grupos fosfônio quaternário isolados ou opcionalmente em combinação com compostos poliorganossiloxano aniônico tendo grupo funcional selecionado de ácido carboxílico/carboxilato, ácido sulfônico/sulfonato, hemi-éster de ácido sulfúrico/sulfato, éster de ácido fosfórico/fosfato, éster de ácido fosfônico/fosfonato, éster de ácido fosfórico/fosfito, e xantogenato/éster de xantogenato. Exemplos para os compostos acima mencionados são descritos no documento WO 2012/143371. É preferido combinar os poliorganossiloxanos de acordo com a invenção com poliorganossiloxanos betaína funcionais. Exemplos para estes compostos são descritos no documento WO 2012/143371. É ainda preferido combinar os poliorganossiloxanos de acordo com a invenção com compostos di- e policatiônicos do tipo ABA ou copolímero em bloco. Exemplos para estes compostos são descritos nos documentos WO 02/10257, WO 02/10259 e DE 10036553.
[039] Os precursores e intermediários preferidos são poliorganossiloxanos SiH funcionais, epóxi funcionais e carbonato funcionais. A preparação de poliorganossiloxanos Si funcionais é descrita na técnica anterior (Silicone, Chemie und Technologie, Vulkan Verlag Essen 1989, S. 4). Em uma modalidade da invenção, estes poliorganossiloxanos SiH funcionais são reagidos com compostos hidroxiaromáticos olefinicamente ou acetilenicamente insaturados produzindo as moléculas alvo por hidrossililação.
[040] A preparação de intermediários de poliorganossiloxano epóxi funcional é descrito na técnica anterior (Silicone, Chemie und Technologie, Vulkan Verlag Essen 1989, S. 90). Precursores epóxi insaturados preferidos são éter alil glicidílico, éter propargil glicidílico e óxido de vinil ciclo-hexeno. Preferivelmente, estes intermediários de epóxi são reagidos com amino, ácido carboxílico ou precursores de tiol funcional produzindo os diferentes compostos alvo.
[041] Em uma modalidade preferida da invenção intermediários de epóxi funcional são reagidos simultaneamente ou sequencialmente com precursores que introduzem os radicais RF1 e opcionalmente RF2.
[042] A preparação de intermediários de poliorganossiloxanos carbonato funcionais é descrita na técnica anterior. Eles podem ser sintetizados de poliorganossiloxanos funcionalizados com SiH e precursores de carbonato insaturado, isto é, carbonato de alila (US 5672338, US 5686547). Alternativamente, eles podem ser preparados de precursores funcionalizados com epóxi por inserção de CO2 (DE 19505892) ou pela reação de aminossiloxanos ou aminossilanos com agentes de acoplamento de carbonato bifuncional (WO 2005/058863). Preferivelmente, estes intermediários de carbonato são reagidos com precursores de amino funcional produzindo os diferentes compostos alvo.
[043] Os precursores à base de hidrocarboneto preferidos para a incorporação de radicais hidroxiaromáticos RF1 são derivados olefinicamente ou acetilenicamente insaturados, tais como 1-alil-3,4-di-hidroxibenzeno, 1-alil-2,6-di- hidróxi-benzeno. Estes precursores à base de hidrocarboneto podem ser usados em hidrossililação com poliorganossiloxanos funcionalizados com SiH. Outros precursores à base de hidrocarboneto preferidos para a incorporação de radicais hidroxiaromáticos RF1 contêm grupos ácido carboxílico ou amino. Exemplos preferidos para precursores funcionalizados com ácido carboxílico são ácidos hidróxi benzoicos, tais como ácidos di-hidróxi benzoicos, por exemplo, ácido 2,3-di-hidróxi benzoico, ácido 2,4-di-hidróxi benzoico, ácido 2,5-di-hidróxi benzoico, ácido 2,6-di- hidróxi benzoico, ácido 3,4-di-hidróxi benzoico, ácido 3,5-di-hidróxi benzoico, ácidos tri-hidróxi benzoicos, por exemplo, ácido 2,3,4-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,3,5-tri- hidróxi benzoico, ácido 2,3,6-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,4,5-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,4,6-tri-hidróxi benzoico, ácido 3,4,5-tri-hidróxi benzoico.
[044] Outros exemplos preferidos para precursores funcionalizados com ácido carboxílico são ácidos di-hidróxi cinâmicos ou seus ésteres parciais, isto é, ácido 3,4-di-hidróxi cinâmico, ácidos tri-hidróxi cinâmicos ou seus ésteres parciais, isto é, 3,4,5- ácido di-hidróxi cinâmico.
[045] Em uma modalidade preferida da invenção, estes precursores de hidrocarboneto funcionalizados com ácido carboxílico são reagidos com intermediários de poliorganossiloxano funcionalizados com epóxi. Opcionalmente, um catalisador, por exemplo, uma amina terciária, isto é, trietilamina, é usado (US 2012/0289649, Exemplo 1).
[046] Um grupo amino preferido contendo precursores é, por exemplo, 3,4- di-hidroxifeniletilamina ou 3,4,5-tri-hidroxifeniletilamina. Preferivelmente, eles são reagidos com poliorganossiloxano funcionalizado com epóxi ou carbonato (DE 4318536, Exemplo 9; US 2011/0033411, Exemplo 4).
[047] Um exemplo para grupos ácido carboxílico e grupos amino contendo precursores é 3,4,5-tri-hidroxifenilalanina.
[048] Grupos amino primário e secundário contendo poliorganossiloxanos como precursores são descritos na técnica anterior. Preferivelmente, eles podem ser sintetizados de precursores de poliorganossiloxano ou silano funcionalizados com SiH e aminas insaturadas, por exemplo, alilamina, N-metil-alilamina, hex-1-en- ilamina por hidrossililação (R. Wagner et. al. Appl. Organomet. Chem., 1996, 10, 424). Alternativamente, eles podem ser sintetizados de precursores de poliorganossiloxano e silano funcionalizados com epóxi pela reação com amônia ou aminas contendo funções amino primário (DE 4318536, Exemplo 9). Exemplos para aminas contendo funções amino primário são metilamina, etilamina, n-propilamina, i- propilamina, derivados de monoamino à base de poliéter, por exemplo, M- Jeffaminas à base de EO/PO (Huntsman Corp.), glucamina, aminoetilmorfolina, etileno diamina, 1,2-propileno diamina, 1,3-propilenodiamina, aminoetiletanolamina, aminoetilpiperazina.
[049] Poliorganossiloxanos contendo grupos amida podem ser sintetizados, por exemplo, de poliorganossiloxanos epóxi funcional e precursores bifuncionais suportando ácido carboxílico assim como porções amida por esterificação. Um exemplo é monoamida de ácido succínico, HOOC-CH2CH2-C(O)NH2.
[050] Outros métodos de introduzir grupos funcionais RF2 são descritos no documento WO2016046178_A1.
[051] Nas composições aquosas de acordo com a invenção, a razão em peso do tensoativo B) para o poliorganossiloxano A) é preferivelmente de 0,06 a 12.
[052] As composições aquosas de acordo com a invenção preferivelmente compreendem 0,01 a 40% em peso do poliorganossiloxano A) com base no peso total da composição aquosa.
[053] Basicamente, de acordo com a invenção, pode-se distinguir entre uma composição aquosa mais concentrada tendo concentrações mais altas do poliorganossiloxanos A) que é usada para preparar as composições de tratamento capilar mais específicas compreendendo os poliorganossiloxanos A) em concentrações mais baixas. Entretanto, também a composição aquosa mais concentrada pode ser usada diretamente como composições para tratamento capilar.
[054] Concentrações adequadas dos poliorganossiloxanos A) em composições aquosas mais concentradas de acordo com a invenção são, por exemplo, de 5 a 40% em peso, preferivelmente de 7 a 20% em peso com base no peso total da composição aquosa.
[055] Em uma modalidade preferida, as composições aquosas compreendem 0,01 a 7% em peso do poliorganossiloxano A) com base no peso total da composição aquosa. Tais concentrações são particularmente adequadas para uso direto como composições para tratamento capilar.
[056] Em uma modalidade preferida, as composições aquosas compreendem 0,01 a 30% em peso, mais preferivelmente 0,01 a 20% em peso do tensoativo B) selecionado de B1) e B2) com base no peso total da composição aquosa. (Deve ser observado que a porcentagem em peso/razões em peso do tensoativo B) no presente pedido referem-se apenas à quantidade dos tensoativos catiônicos e aniônicos B1) e B2. Isto é, a quantidade fornecida para os tensoativos B) não inclui outros tensoativos como descrito abaixo).
[057] No caso onde o tensoativo B) é um tensoativo catiônico B1) a razão em peso do tensoativo catiônico B1) para o poliorganossiloxano A) é preferivelmente de 0,1 a 5, mais preferivelmente de 0,5 a 4, ainda mais preferivelmente de 1 a 3.
[058] No caso onde o tensoativo B) é um tensoativo aniônico B2), a razão em peso do tensoativo aniônico B2) para o poliorganossiloxano A) é preferivelmente de 0,1 a 15, mais preferivelmente de 2 a 13, ainda mais preferivelmente de 3 a 11,5.
[059] Em uma modalidade preferida, a composição aquosa de acordo com a invenção compreende pelo menos um diluente não aquoso ou solvente C), preferivelmente como descrito abaixo. Preferivelmente, a razão do diluente não aquoso C) para o poliorganossiloxano A) é de pelo menos 0,5, preferivelmente de pelo menos 1.
[060] Em uma modalidade preferida, a composição aquosa de acordo com a invenção compreende menos de 30% (p/p) do diluente não aquoso C), com base no peso total da composição.
[061] Na composição aquosa de acordo com a presente invenção, o tensoativo catiônico B1) é preferivelmente selecionado de compostos amina primária, secundária ou terciária tendo até 50 átomos de carbono e sais dos mesmos, compostos amina de amido tendo até 50 átomos de carbono e sais dos mesmos, tais como be-henamidopropil dimetilamina e compostos amônio quaternário, tendo até 50 átomos de carbono, e preferivelmente com até 20 átomos de carbono nos grupos alquila dos mesmos, tais como compostos tetra- alquilamônio, por exemplo, sais de hexadecil-trimetilamônio, sais de dimetildioctadecilamônio, sais de distearildimetilamônio, sais de cetrimônio, sais de cetilpiridínio, sais de alquilbenzildimetilamônio, tais como sais de benzalcônio, sais de benzetônio, ésteres quats tendo pelo menos um grupo amônio quaternário e pelo menos um grupo éster.
[062] Exemplos preferidos para emulsificantes catiônicos são compostos amônio quaternário ou compostos amino contendo grupos orgânicos lineares ou ramificados C8 a C50, preferido C8 a 40, mais preferido C8 a C30 que opcionalmente têm outros grupos funcionais, tais como alquila, emulsificantes à base de álcool graxo e ácido graxo, por exemplo, ésteres quats à base de ácido graxo contendo uma ou duas porções de ácido graxo, aminas graxas e aminas graxas etoxiladas/propoxiladas, tais como éter sulfatos de amônio de polioxietileno de álcool graxo.
[063] Preferivelmente, o tensoativo catiônico é um sal de amônio quaternizado alquila mono-longa - alquila tri curta ou sal de amônio quaternizado de alquila bi-longa - alquila bi-curta em que um ou dois substituintes de alquila são independentemente selecionados de um grupo alquila opcionalmente substituído de 9 a 30 átomos de carbono e os outros grupos alquila curtos são independentemente selecionados de um grupo alquila opcionalmente substituído de cerca de 1 a cerca de 8 átomos de carbono. Nestes tensoativos catiônicos, os grupos alquila longos podem ser também substituídos por um grupo aromático, grupo alcóxi, grupo polioxialquileno, grupo alquilamido, grupo hidroxialquila ou grupo alquilarila tendo até 9 a cerca de 30 átomos de carbono ou os grupos alquila curtos são substituídos por um grupo aromático, grupo alcóxi, grupo polioxialquileno, grupo alquilamido, grupo hidroxialquila, grupo alquilarila tendo até cerca de 8 átomos de carbono.
[064] Contra-íons dos compostos amônio (que podem ser compostos amônio quaternizado ou compostos amino protonado) incluem ânions formadores de sal, tais como aqueles selecionados de halogênio, (por exemplo, cloreto, brometo), acetato, citrato, lactato, glicolato, fosfato, nitrato, sulfonato, sulfato, alquilsulfato, glutamato e radicais de alquil sulfonato.
[065] Os grupos alifáticos nos emulsificantes catiônicos podem conter, além de átomos de carbono e hidrogênio, ligações éter, e outros grupos, tais como grupos amino. Os grupos alifáticos de cadeia mais longa, por exemplo, aqueles de cerca de 9 carbonos, ou mais, podem ser saturados ou insaturados.
[066] Preferivelmente, um grupo alquila é selecionado de um grupo alquila de cerca de 9 a cerca de 30 átomos de carbono, mais preferivelmente de cerca de 14 a cerca de 26 átomos de carbono, ainda mais preferivelmente de cerca de 14 a 22 átomos de carbono; os outros grupos alquila são independentemente selecionados do grupo consistindo em -CH3, -C2H5, -C2H4OH, -CH2C6H5, e misturas dos mesmos; e o contra-íon é selecionado do grupo consistindo em Cl-, Br-, CH3OSO3-, e misturas dos mesmos.
[067] Exemplos não limitantes de tais tensoativos catiônicos de sal de amônio quaternizado de alquila mono-longa incluem: cloreto de be-henil trimetil amônio disponível, por exemplo, com nome comercial Genamine KDMP de Clariant, com nome comercial INCROQUAT TMC-80 de Croda e ECONOL TM22 de Sanyo Kasei; cloreto de estearil trimetil amônio disponível, por exemplo, com nome comercial CA-2450 de Nikko Chemicals; cloreto de cetil trimetil amônio disponível, por exemplo, com nome comercial CA-2350 de Nikko Chemicals; metil sulfato de be- heniltrimetilamônio, disponível de FeiXiang; cloreto de alquil trimetil amônio de sebo hidrogenado; cloreto de estearil dimetil benzil amônio; e cloreto de estearoil amidopropil dimetil benzil amônio. Tensoativos catiônicos podem ser tensoativos de amido amina, tais como estearamidopropil dimetilamina, be-henamidopropil dimetilamina. Outros tensoativos catiônicos preferidos são éster quat, por exemplo, dipalmitoiletil metossulfato de hidroxietilmônio (por exemplo nome comercial stepanquat GA90) ou metil sulfato de metil bis [etiltaloato]-2-hidroxietil amônio.
[068] Tensoativos catiônicos preferidos são, por exemplo, mono-ésteres e di- ésteres quats à base de ácido graxo saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila. Exemplos comercialmente disponíveis são Arquad PC SV-60 PG e Armocare VGH70 (Akzo Nobel). Outros exemplos de éster quat, são dipalmitoiletil metossulfato de hidroxietilmônio (por exemplo, nome comercial stepanquat GA90) ou metil sulfato de metil bis [etiltaloato]-2-hidroxietil amônio.
[069] Os tensoativos catiônicos mais preferidos são sais de amônio quaternizado de alquila mono-longa tendo a fórmula: em que um de R71, R72, R73 e R74 é selecionado de um grupo alifático de cerca de16 a cerca de 30 átomos de carbono ou um grupo aromático, alcóxi, polioxialquileno, alquilamido, hidroxialquila, arila ou alquilarila tendo até cerca de 30 átomos de carbono; o restante de R71, R72, R73 e R74 são independentemente selecionados de um grupo alifático de cerca de 1 a cerca de 8 átomos de carbono ou um grupo aromático, alcóxi, polioxialquileno, alquilamido, hidroxialquila, arila ou alquilarila tendo até cerca de 8 átomos de carbono; e X é um ânion formador de sal, tal como aquele selecionado de radicais halogênio, (por exemplo, cloreto, brometo), acetato, citrato, lactato, glicolato, fosfato, nitrato, sulfonato, sulfato, alquilsulfato, glutamato e alquil sulfonato, e em que os grupos alifáticos pode conter, além de átomos de carbono e hidrogênio, ligações éter, e outros grupos, tais como grupos amino. Os grupos alifáticos de cadeia mais longa, por exemplo, aqueles de cerca de 16 carbonos, ou mais, podem ser saturados ou insaturados. Preferivelmente, um de R71, R72, R73 e R74 é selecionado de um grupo alquila de cerca de 16 a cerca de 30 átomos de carbono, mais preferivelmente de cerca de 18 a cerca de 26 átomos de carbono, ainda mais preferivelmente de cerca de 22 átomos de carbono; o restante de R71, R72, R73 e R74 são independentemente selecionados do grupo consistindo em -CH3, -C2H5, -C2H4OH, -CH2C6H5, e misturas dos mesmos; e (X-) é selecionado do grupo consistindo em Cl-, Br-, CH3OSO3- e misturas dos mesmos. O mais preferido são sais de trimetil(C12 a C24)alquil amônio, tais como cloreto de cetrimônio, brometo de cetrimônio, cloreto de be-hentrimônio. Acredita-se que tais sais de amônio quaternizado de alquila mono-longa podem fornecer sensação escorregadia e lisa melhorada no cabelo molhado, em comparação com sais de amônio quaternizado de alquila multi-longa. Também acredita-se que os sais de amônio quaternizado de alquila mono-longa podem fornecer sensação de hidrofobicidade e suavidade melhorada no cabelo seco, em comparação com tensoativos catiônicos de amina ou sal de amina.
[070] Tensoativos catiônicos específicos mais aplicáveis são divulgados, por exemplo, no documento WO2009035970 (em particular, na página 7, linha 8 até a página 17, última linha), toda a divulgação do qual é incorporada por referência e também no documento US2013/259820 (em particular, parágrafos [0074] a [0078], toda divulgação do qual é incorporada por referência.
[071] As composições da presente invenção preferivelmente compreendem o tensoativo catiônico B1) em quantidade de cerca de 0,01% a cerca de 15%, preferivelmente de cerca de 0,05% a cerca de 10%, ainda mais preferivelmente de cerca de 0,1% a cerca de 6%, especificamente de 0,1 a 5% em peso da composição (todas as porcentagens são em peso).
[072] A composição aquosa de acordo com esta invenção pode compreender como o tensoativo B) o tensoativo aniônico B2).
[073] Os tensoativos catiônicos B1) e os tensoativos aniônicos B2) não são preferivelmente usados juntos, mas, conforme o caso, eles também podem ser usados em misturas dos mesmos.
[074] O tensoativo aniônico B2) é preferivelmente selecionado do grupo consistindo em sulfatos orgânicos, sulfonatos orgânicos, fosfatos orgânicos, fosfonatos orgânicos e carboxilatos orgânicos, tais como alquil sulfatos incluindo lauril sulfato de amônio, lauril sulfato de sódio, alquil-éter sulfatos, incluindo lauril éter sulfato de sódio e miristil éter sulfato de sódio.
[075] Exemplos preferidos para tensoativos aniônicos são carboxilatos orgânicos, sulfatos orgânicos, sulfonatos orgânicos, fosfatos orgânicos e fosfonatos orgânicos preferivelmente contendo grupos orgânicos lineares ou ramificados tendo C8 a C50 átomos de carbono, preferido C8 a 40 átomos de carbono, mais preferido C8 a C24 átomos de carbono, tais como alquila, tensoativos à base de álcool graxo e ácido graxo, isto é, carboxilatos de ácido graxo C8 a C24, poliéter carboxilatos de ácido graxo C8 a C24, poliéter sulfatos de ácido graxo C8 a C24, produtos de adição de ácido maleico C8 a C24, sulfatos de álcool graxo C8 a C24, sulfonatos C8 a C24, fosfatos C8 a C40 contendo uma ou duas porções de ácido graxo.
[076] Preferivelmente, tensoativos aniônicos adequados para o uso nas composições são o alquil e alquil éter sulfatos. Outros tensoativos aniônicos adequados são os sais solúveis em água de produtos de reação de ácido sulfúrico orgânicos. Ainda outros tensoativos aniônicos adequados são os produtos de reação de ácidos graxos esterificados com ácido isetiônico e neutralizados com hidróxido de sódio. Tensoativos aniônicos exemplares para o uso na composição de xampu incluem lauril sulfato de amônio, lauril éter sulfato de amônio, lauril sulfato de trietilamina, lauril éter sulfato de trietilamina, lauril sulfato de trietanolamina, lauril éter sulfato de trietanolamina, lauril sulfato de monoetanolamina, lauril éter sulfato de monoetanolamina, lauril sulfato de dietanolamina, lauril éter sulfato de dietanolamina, sulfato de sódio monoglicerídeo láurico, lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio, lauril sulfato de potássio, lauril éter sulfato de potássio, lauril sarcosinato de sódio, lauroil sarcosinato de sódio, lauril sarcosina, cocoil sarcosina, cocoil sulfato de amônio, lauroil sulfato de amônio, cocoil sulfato de sódio, lauroil sulfato de sódio, cocoil sulfato de potássio, lauril sulfato de potássio, lauril sulfato de trietanolamina, lauril sulfato de trietanolamina, cocoil sulfato de monoetanolamina, lauril sulfato de monoetanolamina, tridecil benzeno sulfonato de sódio, dodecil benzeno sulfonato de sódio, cocoil isetionato de sódio e combinações dos mesmos. Em uma outra modalidade da presente invenção, o tensoativo aniônico é lauril sulfato de sódio ou lauril éter sulfato de sódio.
[077] Tensoativos aniônicos preferidos são poliéter sulfatos à base de álcool graxo saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila e 2 a 30 unidades de EO. Exemplos comercialmente disponíveis são os tipos Emulsogen EPM (Clariant).
[078] Outros tensoativos aniônicos preferidos são poliéter carboxilatos à base de álcool graxo saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila e 2 a 30 unidades de EO. Exemplos comercialmente disponíveis são os tipos Empicol (Huntsman).
[079] Detalhes de tensoativos aniônicos são divulgados no documento US2015/011449 (WO2015002812A1 - página 10), todo o conteúdo do qual é incorporado aqui por referência.
[080] As composições da presente invenção preferivelmente compreendem o tensoativo aniônico B2) em quantidade de cerca de 0,05% a cerca de 25%, preferivelmente de cerca de 1% a cerca de 20%, ainda mais preferivelmente de cerca de 3% a cerca de 18%, especificamente de 5 a 15% em peso da composição (todas as porcentagens são em peso).
[081] Outros detalhes de tensoativos aniônicos e catiônicos são divulgados no documento US 2009-0165812 (parágrafo [0040]), todo o conteúdo do qual é incorporado aqui por referência.
[082] Em uma modalidade preferida, as composições aquosas de acordo com a invenção compreendem pelo menos um tensoativo B), que é selecionado de: tensoativos catiônicos B1), selecionado de compostos amônio quaternário ou compostos amino tendo até 50 átomos de carbono, cada um contendo grupos alquila lineares ou ramificados opcionalmente substituídos com até 20 átomos de carbono que opcionalmente contêm outros heteroátomos, tais como nitrogênio, oxigênio, incluindo ésteres quats tendo pelo menos um grupo amônio quaternário e pelo menos um grupo éster, tal como ésteres quats à base de ácido graxo contendo uma ou duas porções de ácido graxo, preferivelmente sais de amônio quaternizado mono (alquila C8 a C20)-tri (alquila C1 a C7), sais de amônio quaternizado di (alquila C8 a C20)-di alquila (C1 a C7), em que os grupos alquila são opcionalmente substituídos e podem conter outros heteroátomos, tais como oxigênio ou nitrogênio, e incluem, por exemplo, grupos alquila não substituídos, grupos alquila transportando um grupo aromático, tal como grupos benzila, grupos alquila transportando um grupo alcóxi, grupos alquila transportando uma porção de éter, tal como uma porção de polioxialquileno, grupos alquila transportando um amino ou grupo amido, grupos alquila transportando um grupo hidróxi, e o contra-íon é um ânion formador de sal, tal como aquele selecionado de radicais halogênio, (por exemplo, cloreto, brometo), acetato, citrato, lactato, glicolato, fosfato, nitrato, sulfonato, sulfato, alquilsulfato, glutamato e alquil sulfonato, preferivelmente nos compostos amônio quaternário ou compostos amino o grupo alquila C8 a C20 é selecionado de grupos alquila tendo cerca de 14 a cerca de 20 átomos de carbono, e os grupos alquila C1-C7 preferivelmente são independentemente selecionados do grupo consistindo em CH3, C2H5, C2H4OH, CH2C6H5, e misturas dos mesmos, e o contra-íon é selecionado do grupo consistindo em Cl-, Br-, CH3OSO3-, e misturas dos mesmos, e outros tensoativos catiônicos preferidos são compostos amônio quaternário mono-éster e di-éster à base de ácido graxo saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila, e/ou (preferivelmente ou) tensoativos aniônicos B2), selecionados de carboxilatos, sulfatos, sulfonatos, fosfatos e fosfonatos tendo até 50 átomos de carbono, cada um contendo grupos alquila lineares ou ramificados opcionalmente substituídos com até 20 átomos de carbono que opcionalmente contêm outros heteroátomos, tais como nitrogênio, oxigênio, preferivelmente C8 a C50 linear ou ramificado, preferido C8 a 40, mais preferido alquila C8 a C24, tensoativos à base de álcool graxo e ácido graxo, tais como carboxilatos de ácido graxo C8 a C24, carboxilatos de ácido graxo de poliéter C8 a C24, carboxilatos de poliéter de álcool graxo C8 a C24, sulfatos de poliéter de ácido graxo C8 a C24, sulfatos de poliéter de álcool graxo C8 a C24, produtos de adição de ácido maleico C8 a C24, sulfatos de álcool graxo C8 a C24, sulfonatos C8 a C24, fosfatos C8 a C40 contendo uma ou duas porções de ácido graxo.
[083] Preferivelmente, o tensoativo B) tem um valor de HLB variando de 1 a 20, preferido de 7 a 20, mais preferido de 8 a 20.
[084] Dependendo da natureza química dos emulsificantes de fase contínua e descontínua tendo um valor de HLB <7 (tipo de emulsão W/O) ou >7 (tipo de emulsão O/W) são preferivelmente selecionados.
[085] Em uma modalidade preferida da invenção, a composição para tratamento capilar fornecida é uma formulação W/O.
[086] Em uma outra modalidade preferida da invenção, a composição para tratamento capilar fornecida é uma formulação O/W.
[087] Além do tensoativo B1) e B2), tensoativos não iônicos podem ser usados opcionalmente. Preferivelmente, os tensoativos aniônicos B2) podem ser usados juntos com tensoativos não iônicos.
[088] Exemplos preferidos para tensoativos não iônicos são óxido de etileno (EO), óxido de propileno (PO) e óxido de butileno (BO) contendo álcool graxo C8 a C50 linear ou ramificado, preferido C8 a 40, mais preferido C8 a C24 e emulsificantes à base de ácido graxo, assim como emulsificantes à base de sacarídeo, isto é, alquil glicosídeos, ésteres de ácido graxo sorbitano alcoxilado e glucamidas de ácido graxo. Uma outra variedade de tensoativos não iônicos preferidos são os óxidos de amina semi-polares, óxidos de fosfina e sulfóxidos.
[089] Tensoativos não iônicos preferidos são etoxilatos à base de álcool natural saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila e 5 a 80 unidades de EO. Exemplos comercialmente disponíveis são os tipos Genapol C, LA, V, O e T (Clariant).
[090] Tensoativos não iônicos preferidos são etoxilatos à base de álcool oxo linear ou ramificado tendo 11 a 17 átomos de carbono na cadeia alquila e 5 a 100 unidades de EO. Exemplos comercialmente disponíveis são os tipos Genapol UD, OA, OX, X, LCN (Clariant).
[091] Tensoativos não iônicos preferidos são etoxilatos-propoilatos em bloco à base de álcool saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila e 2 a 20 unidades de EO. Exemplos comercialmente disponíveis são os tipos Genapol EP (Clariant).
[092] Tensoativos não iônicos preferidos são copolímeros em bloco etoxilato- propoilato contendo 5 a 70% em peso de unidades de EO. Exemplos comercialmente disponíveis são os tipos Genapol PF e PH (Clariant).
[093] Tensoativos não iônicos preferidos são etoxilatos à base ácido graxo saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila e 5 a 100 unidades de EO. Exemplos comercialmente disponíveis são os tipos Genagen O e S (Clariant).
[094] Tensoativos não iônicos preferidos são etoxilatos de óleo de mamona à base de ácido graxo saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono nas cadeias alquila e 5 a 80 unidades de EO. Exemplos comercialmente disponíveis são os tipos Emulsogen HCO e EL (Clariant).
[095] Tensoativos não iônicos preferidos são oligoglicerinas derivadas de ácido graxo saturado ou insaturado. Exemplos preferidos são di-, tri ou tetraglicerinas derivadas de ácido graxo, isto é, mono- ou diésteres de diglicerina tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila e opcionalmente 5 a 100 unidades de EO. Exemplos comercialmente disponíveis são os tipos Hostacerine (Clariant).
[096] Tensoativos não iônicos preferidos são etoxilatos à base de éster de ácido graxo sorbitano saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila e 5 a 50 unidades de EO ligado ao anel sorbitano. Um exemplo comercialmente disponível é Emulsogen 4156 (Clariant).
[097] Tensoativos não iônicos preferidos são glicosídeos à base de álcool saturado ou insaturado tendo 8 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila e 1 a 10 unidades de glicosila. Exemplos comercialmente disponíveis são Plantacare 818up e 1200up (BASF).
[098] Tensoativos não iônicos preferidos são glucamidas à base de ácido graxo saturado ou insaturado, preferido N-metilglucamidas de ácido graxo, tendo 8 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila. Um exemplo comercialmente disponível é o tipo MEGA-10 (Avanti).
[099] Tensoativos não iônicos preferidos são alcanolamidas à base de ácido graxo saturado ou insaturado, preferido etanolamidas à base de ácido graxo, tendo 8 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila. Exemplos comercialmente disponíveis são os tipos Aminon C (Kao).
[0100] Tensoativos não iônicos preferidos são os óxidos de amina à base de amina graxa ou amida de ácido graxo tendo 8 a 30 átomos de carbono na cadeia alquila. Exemplos comercialmente disponíveis são os tipos Tomamine AO (Air products) e os tipos Genamineox (Clariant).
[0101] As composições da presente invenção preferivelmente podem compreender o tensoativo não iônico em quantidade de cerca de 0% a cerca de 15%, preferivelmente de cerca de 0% a cerca de 5%, ainda mais preferivelmente de cerca de 0% a cerca de 5%, especificamente de 0 a 3% em peso da composição (todas as porcentagens são em peso). Se elas forem usadas, a quantidade é geralmente acima de 0,1% em peso.
[0102] Além do tensoativo B1) e B2), os tensoativos do tipo betaína podem ser usados opcionalmente. Preferivelmente, os tensoativos do tipo betaína podem ser usados juntos com tensoativos aniônicos B2).
[0103] Exemplos preferidos para emulsificantes de betaína são grupos carbobetaina, sulfobetaína, fosfatobetaína e fosfonatobetaína contendo alquila C8 a C50 linear ou ramificado, preferido C8 a 40, mais preferido C8 a C30, emulsificantes à base de álcool graxo e ácido graxo, isto é, cocoamidopropil carbobetaínas.
[0104] Preferivelmente, os tensoativos de betaína adequados para o uso em composições de acordo com a invenção incluem aqueles que são conhecidos para o uso em xampu ou outra limpeza de cuidados pessoais. Eles incluem aqueles tensoativos amplamente descritos como derivados de aminas secundárias e terciárias alifáticas em que o radical alifático pode ser de cadeia reta ou ramificada e em que um dos substituintes alifáticos contém de cerca de 8 a cerca de 30 átomos de carbono e um contém um grupo aniônico tal como carbóxi, sulfonato, sulfato, fosfato ou fosfonato. Tensoativos anfóteros exemplares para o uso nas formaulações da presente invenção incluem cocoanfoacetato, cocoanfodiacetato, lauroanfoacetato, lauroanfodiacetato, e misturas dos mesmos.
[0105] Eles também incluem aqueles tensoativos amplamente descritos como derivados de compostos amônio, fosfônio e sulfônio quaternário alifático, em que os radicais alifáticos podem ser de cadeia reta ou ramificada, e em que um dos substituintes alifáticos contém de cerca de 8 a cerca de 30 átomos de carbono e um contém um grupo aniônico, tal como carbóxi, sulfonato, sulfato, fosfato ou fosfonato.
[0106] Tensoativos de carbobetaína preferidos são sarcosídeos à base de ácido graxo saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila. Um exemplo comercialmente disponível é Medialan LD (Clariant).
[0107] Tensoativos de carbobetaína preferidos são amido propil betaínas à base de ácido graxo saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila. Um exemplo comercialmente disponível é Genagen CAB (Clariant).
[0108] Tensoativos de sulfobetaína preferidos são tauridas à base de ácido graxo saturado ou insaturado tendo 10 a 18 átomos de carbono na cadeia alquila. Um exemplo comercialmente disponível é Hostapon CT (Clariant).
[0109] Detalhes de tensoativos de betaína são divulgados no documento US2015/011449.
[0110] As composições da presente invenção preferivelmente compreendem o tensoativo de betaína em quantidade de cerca de 0% a cerca de 15%, preferivelmente de cerca de 0% a cerca de 5%, ainda mais preferivelmente de cerca de 0% a cerca de 5%, especificamente de 0 a 3% em peso da composição (todas as porcentagens são em peso). Se elas forem usadas, a quantidade é geralmente 0,1% em peso ou mais.
[0111] Também, os tensoativos à base de silicone podem ser usados, os quais podem ser tensoativos catiônicos, não iônicos, betaína e aniônicos. Se eles forem catiônicos, eles pertencem a componente B1), se eles forem aniônicos eles pertencem a componente B2). Entretanto, os componentes B1) e B2) preferivelmente não compreendem tensoativos à base de silicone. É possível usar os tensoativos à base de silicone catiônico ou aniônico na mistura com os componentes B1) e B2) que são tensoativos à base de não silicone.
[0112] Exemplos preferidos para emulsificantes à base de silicone catiônico são grupos amônio quaternário ou grupos amino contendo emulsificantes do tipo ABA com porções de EO/PO ligadas às extremidades quat ou amino terminais de uma cadeia de silicone (WO2009/042083) ou emulsificantes quat/amino tendo porções de poliéter ligadas à cadeia silicone em um arranjo do tipo pente (US2008/213208).
[0113] Em uma outra modalidade preferida da invenção, porções poli-hidróxi hidrofílico assim como porções alquila graxa ou alquil éster graxo oleofílicas são ligadas à cadeia silicone (US2012/289649). Um exemplo comercialmente disponível para este tipo de emulsificante W/O é Silform EOF (Momentive Performance Materials).
[0114] Exemplos preferidos para emulsificantes não iônicos à base de siloxano são óxido de etileno (EO), óxido de propileno (PO) e óxido de butileno (BO) contendo emulsificantes do tipo ABA com porções EO/PO/BO ligadas às extremidades terminais de uma cadeia silicone ou emulsificantes tendo porções poliéter ligadas à cadeia silicone em um arranjo do tipo pente. Um exemplo comercialmente disponível é SF 1540 (Momentive Performance Materials). Em uma outra modalidade preferida da invenção, as porções poliéter hidrofílicas assim como cadeias alquila oleofílicas são ligadas à cadeia silicone (US4698178). Em uma outra modalidade preferida da invenção, porções poliglicerol hidrofílicas assim como porções éter de alquila ou álcool graxo/éster de ácido graxo são ligadas à cadeia silicone (US2010/0266651, US2009/0062459). Em uma outra modalidade preferida da invenção, glicerocarbamatos de amodimeticona são usados (SOFW-Journal, 132, 12 - 2006, 31). Em uma outra modalidade preferida da invenção, cetil digliceril tris(trismetilsiloxi)sililetil dimeticonas são usadas (http://ec.europa.eu/consumers/cosmetics/cosing/index.cfm?fuseaction=search.detail sv2&id=92003).
[0115] Os quatro últimos tipos de emulsificantes são especialmente preferidos para emulsões W/O.
[0116] As quantidades de tais tensoativos à base de silicone correspondem as que são indicadas para os tensoativos catiônicos, não iônicos, betaína e aniônicos acima. Está dentro do escopo da invenção usar mais de um tensoativo de modo a otimizar a estabilidade da formulação.
[0117] As composições aquosas de acordo com a invenção opcionalmente compreendem pelo menos um ou mais aditivos adicionais selecionados de: C) diluentes ou solventes orgânicos (também referidos como diluente não aquoso C)), D) proteínas, preferivelmente queratina, E) emolientes ou substâncias graxas, F) conservantes, G) ingredientes de proteção da pele, H) agentes condicionantes, I) agentes oxidantes, J) agentes redutores, K) taninos, L) sais metálicos, M) outros auxiliares selecionados de agentes de ajuste de pH, espessantes, lipídeos, aminoácidos, açúcares, fragrâncias, agentes de filto solar, vitaminas, agentes perolados, agentes gelificantes, microelementos, agentes sequestrantes, antioxidantes, humectantes, agentes antiqueda de cabelo, agentes anticaspa, propulsores, ceramidas, polímeros, em particular, polímeros formadores de película, enchedores, nácares, colorantes, em particular, pigmentos e corantes, e misturas dos mesmos, desde que agentes oxidantes e agentes redutores não estejam presentes simultaneamente em uma determinada formulação.
C) Diluentes ou solventes orgânicos
[0118] O termo “diluentes ou solventes orgânicos” referem-se a substâncias que podem ser usadas, em particular, para diluir/solvatizar pelo menos um poliorganossiloxano A) de acordo com a invenção e outros ingredientes opcionais como mencionados anteriormente além de água nas composições aquosas. Solventes orgânicos adequados são, por exemplo, 2-metil-1,3-propanodiol, mono e diálcoois ou seus éteres e ésteres, em particular, mono-C1-C3-alquil éter, etanol, n- propanol, álcool isopropílico, terc-butanol, 1-metoxipropanol, 1-etoxipropanol e etoxidiglicol, diois e seus éteres e ésteres, propileno glicol (1,2-propanodiol), 1,3- e 1,4-butanodiol, pentileno glicol, hexileno glicol, dietileno-glicol e seu éter monometílico e monoetílico, tal como éter monometílico de propileno glicol, dipropileno glicol e seu éter monometílico e monoetílico, glicerol, diglicerol, hexanotriol, sorbitol, etil carbitol, álcool benzílico, benzilóxi etanol, carbonato de propileno, N-alquil pirrolidona. Em uma modalidade preferida, água/etanol, água/álcool isopropílico, água/dipropileno glicol, água/éter monometílico de propileno glicol e misturas de água/dipropileno glicol/éter monometílico de propileno glicol são usadas nas composições aquosas da invenção. Geralmente, a adição de certas quantidades de álcoois de cadeia curta melhora a homogeneidade das formulações e a penetração das formulações no cabelo.
D) Proteína/Queratina
[0119] A proteína opcional, queratina preferida, as frações de proteína usadas compreendem queratina hidrolisada produzida por hidrólise alcalina e/ou enzimática usando métodos conhecidos na técnica. O hidrolisato de queratina é cerca de 1.000 a 3.000 pesos moleculares. A queratina pode ser derivada de seres humanos ou outras fontes de mamíferos, tais como pêlo de cabra (US 2007-0048235), farinhas de casco ou chifre, (US 6.555.505). Alternativamente, a “fração de proteína queratina” é uma forma purificada de queratina que contém predominantemente, embora não inteiramente, um grupo de proteína distinto como descrito no documento US 7.148.327. Detalhes de queratina e frações de queratina são divulgados no documento US 2009-0165812.
E) Emolientes, substâncias graxas
[0120] Um outro ingrediente opcional das formulações de tratamento capilar é um ou mais emolientes. Um “emoliente” é um material que protege a pele contra umidade ou irritação, amolece, suaviza, torna flexível, reveste, lubrifica, hidrata, protege e/ou limpa a pele. Emolientes incluem, por exemplo: um composto silicone, isto é, dimeticonas, ciclometiconas, preferido ciclossiloxanos D5 e D6, copolióis de dimeticona ou misturas de ciclometiconas e dimeticona/vinildimeticona através de polímero), polióis, tais como sorbitol, glicerina, propileno glicol, etileno glicol, polietilenoglicol, caprilil glicol, polipropileno glicol, 1,3-butano diol, hexileno glicol, isopreno glicol, xilitol, palmitato de etilhexila, um triglicerídeo, tal como triglicerídeo caprílico/cáprico e éster de ácido graxo, tal como isononanoato de cetearila ou palmitato de cetila. Detalhes de emolientes são divulgados no documento US 2009/0165812.
[0121] Como substâncias graxas que são líquidas na temperatura ambiente, frequentemente referidas como óleos, que podem ser usadas na invenção, pode ser feita menção a: óleos à base de hidrocarboneto de origem animal, tal como perhidroesqualeno, óleos vegetais à base de hidrocarboneto, tais como triglicerídeos líquidos de ácidos graxos contendo 4 a 10 átomos de carbono, por exemplo, triglicerídeos de ácido heptanoico ou octanoico, ou senão óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja, óleo de semente de uva, óleo de gergelim, óleo de damasco, óleo de macadâmia, óleo de mamona, óleo de abacate, triglicerídeos de ácido caprílico/cáprico, óleo de jojoba, manteiga de karité; hidrocarbonetos lineares ou ramificados de origem mineral ou sintético, tal como parafinas líquidas e seus derivados, vaselina, polidecenos, poli-isobuteno hidrogenado tal como Parleam®; ésteres e éteres sintéticos, em particular, de ácidos graxos, por exemplo, óleo de purcelin, miristato de isopropila, palmitato de 2-etilhexila, estearato de 2- octildodecila, erucato de 2-octildodecila, isostearato de isoestearila, ésteres hidroxilados, por exemplo, lactato de isostearila, hidroxiestearato de octila, hidroxiestearato de octildodecila, malato de di-isoestearila, citrato de tri-isocetila, heptanoato de álcool graxo, octanoato e decanoato; éster de poliol, por exemplo, propileno glicol dioctanoato, di-heptanoato de neopentil glicol, di-isononanoato de dietileno glicol, ésteres de pentaeritritol, álcoois graxos tendo 12 a 26 átomos de carbono, por exemplo, octildodecanol, 2-butiloctanol, 2-hexildecanol, 2-undecil pentadecanol, álcool oleílico, óleos de fluoro parcialmente à base de hidrocarboneto e/ou à base de silicone, óleos de silicone, por exemplo, polidimetilsiloxanos (PDMS) lineares ou cíclicos voláteis ou não voláteis, que são líquidos ou pastosos na temperatura ambiente (25 °C), tal como ciclometiconas, dimeticonas, opcionalmente compreendendo um grupo fenila, por exemplo, fenil trimeticonas, fenil trimetilsiloxidifenilsiloxanos, difenilmetil-dimetiltrissiloxanos, difenil dimeticonas, fenil dimeticonas, polimetilfenilsiloxanos; misturas dos mesmos. Detalhes de substâncias graxas adequadas são divulgados no documento WO 2012-038334.
F) Conservantes
[0122] Opcionalmente, um ou mais conservantes podem ser incluídos nas formulações de tratamento capilar. Exemplos de tais conservantes compreendem um ou mais compostos contendo glicerina (por exemplo, glicerina ou etilhexilglicerina ou fenoxietanol), ácido láctico, álcool benzílico, EDTA, sorbato de potássio e/ou extrato de semente de toranja. Em uma modalidade preferida, as formulações de alisamento capilar são livres de parabeno. Detalhes de conservantes são divulgados no documento US 2009/0165812.
G) Agentes de proteção da pele
[0123] Opcionalmente, as formulações de tratamento capilar compreendem um ou mais agentes de proteção da pele. Agentes de proteção da pele compreendem um ou mais agentes que previnem a transmissão indesejada de micróbios ou químicas orgânicas/inorgânicas. Detalhes de agentes de proteção da pele são divulgados no documento US 2009/0165812.
H) Agentes condicionantes
[0124] Opcionalmente, um ou mais agentes condicionantes podem ser incluídos nas formulações de tratamento capilar. Em uma modalidade preferida, agentes condicionantes à base de silicone são incorporados. Materiais preferidos são graus PDMS variando de 10 a 1.000.000 mPa.s, silicones derivados de alquila C2 a C18, dimeticonóis, silicones modificados por poliéter, silicones contendo grupos amino ou grupos amônio quaternizado. Eles também podem ser selecionados de poliorganossiloxanos tendo grupos funcionais FA como definido acima. Estes silicones podem ser incorporados como materiais puros, soluções orgânicas, emulsões ou microemulsões.
[0125] Exemplos preferidos para agentes condicionantes contendo grupos amônio quaternário (quats) são silicones terminados com grupo α,w-quat (US4891166), silicones na forma de T terminados com grupo quat (US2008027202), quats terminados com bloco de α,w-silicone (WO02/10256) e grupos quat contendo silicones em um arranjo do tipo pente, opcionalmente contendo porções adicionais, isto é, poliéteres ou estruturas aromáticas (US2008213208, US5098979, US5153294, US5166297, US2006188456). Outros exemplos preferidos são copolímeros à base de grupo quat/bloco de silicone (EP282720, US6240929, US6730766, DE102004002208). Em uma outra modalidade preferida, copolímeros à base de grupo quat/bloco de silicone/bloco hidrofílico são usados (WO 02/10257 e WO 02/10259, US7563856, US7563857, US20110039948, US2007106045, US2005255073, WO2004069137). Outros exemplos preferidos são copolímeros à base de grupo quat/bloco de silicone e copolímeros à base de grupo quat/bloco de silicone/bloco hidrofílico suportando porções de silicone monofuncional terminais (WO2013148629, WO2013148635, WO2013148935). Em uma outra modalidade preferida da invenção, silicones terminados com grupo quat suportando grupos amino pendentes são usados (DE10253152). Outros exemplos preferidos são betaínas de silicone (DE10036522, DE10036532). Exemplos comercialmente disponíveis para siloxanos contendo grupos amônio quaternário são Silsoft Silk, Silsoft Q (Momentive Performance Materials).
[0126] Os agentes condicionantes à base de silicone descritos acima, em particular, conferem uma sensação suave e sedosa ao cabelo.
[0127] Alternativamente, os agentes condicionantes à base de hidrocarboneto podem ser incluídos. Detalhes destes tipos catiônicos de material, contendo grupos amino e/ou amônio quaternário são divulgados, por exemplo, nos documentos US 2009/0000638 e WO 2012/027369.
I) Agentes oxidantes
[0128] Opcionalmente, um ou mais agentes oxidantes podem ser incluídos nas formulações de tratamento capilar. Agentes oxidantes preferidos incluem oxidantes orgânicos, isto é, benzoquinona, outros derivados de quinona incluindo hidroquinona e aminoquinonas e peróxidos orgânicos adequados. Detalhes de oxidantes orgânicos são divulgados nos documentos US 2012/0031420 e WO 2012/027369.
[0129] Peróxido de hidrogênio é o agente oxidante inorgânico preferido. Persulfatos, na forma de seus sais de potássio e amônio sódico, também podem ser usados isoladamente ou em combinação com o peróxido de hidrogênio exatamente antes do uso. Outros agentes oxidantes possíveis incluem percarbonato de sódio, perborato de sódio, perborato de magnésio, dióxido de magnésio e dióxido de bário. Detalhes destes agentes oxidantes são divulgados no documento US 6544499.
J) Agentes redutores
[0130] Opcionalmente, um ou mais agentes redutores podem ser incluídos nas formulações de tratamento capilar desde que agentes oxidantes e agentes redutores não estejam presentes simultaneamente em uma determinada formulação. Agentes redutores preferidos são ácido tioglicólico e ácido tioláctico assim como os seus sais, em particular, os sais de amônio e etanolamina. Outros compostos tio úteis são, em particular, cisteína ou seu cloridreto, homocisteína, cisteamina, N-acetil cisteína, tioglicerol, monotioglicolato de etanodiol, monotioglicolato de 1,2- propilenoglicol (veja também WO 93/1791), monotioglicolato de 1,3-propanodiol ou sua mistura de isômero resultante, monotioglicolato de 1,3-butanodiol e 1,4- butanodiol e suas misturas de isômero, polietilenoglicol, tal como monotioglicolatos de di-, tri- e tetraetilenoglicol, monotiolactato de glicerol e outros ácidos de tio e seus ésteres, assim como misturas dos mesmos. Detalhes destes agentes redutores orgânicos são divulgados no documento US 2009/0000638.
[0131] O uso de compostos enxofre redutor inorgânico também é basicamente possível.
[0132] Exemplos representativos para o uso nas composições redutoras incluem sais cosmeticamente aceitáveis (por exemplo, metal alcalino (por exemplo, sódio e potássio) e sais de amônio), ésteres (por exemplo, alquil aminas inferiores (por exemplo, trietanolamina (TEA), monoetanolamina (MEA) e aminometil propanol (AMP), de sulfito, dissulfito, bissulfito, metabissulfito, hidrossulfito, hipossulfito e pirossulfito). Exemplos específicos de agentes redutores adequados, assim incluem metabissulfito de sódio, metabissulfito de potássio, sulfito de sódio, sulfito de potássio, tiossulfato de sódio, tiossulfato de potássio, bissulfito de amônio, sulfito de amônio, metabissulfito de amônio, sulfito de MEA, metabissulfito de MEA, bissulfito de potássio, bissulfito de sódio, bissulfito de amônio, hidrossulfito de sódio, hidrossulfito de potássio, hidrossulfito de amônio, sulfito de sódio anidro, sulfito de diamônio, dissulfito de dipotássio, pirossulfito de dipotássio, sulfito de AMP, metabissulfito de AMP, sulfito de TEA, metabissulfito de TEA, sulfito de ácido de sódio, hipossulfito de sódio, pirossulfito de sódio e tiossulfato de sódio penta- hidratado. Detalhes destes agentes redutores inorgânicos são divulgados no documento WO 2012/027369.
[0133] Alternativamente, queratina tratada com alta temperatura e álcali, em que a queratina é aquecida em torno de 100 °C ou acima, ditionitas e certos hidretos podem ser usados. Detalhes destes agentes redutores são divulgados no documento US 6544499.
K) Taninos
[0134] Opcionalmente, um ou mais taninos, especificamente galotaninos, elagitaninos, taninos complexos, taninos condensados, isto é, ácido tânico e suas outras formas ácido quercitânico e ácidogalotânico podem ser usados. Taninos representam uma classe de derivados de polifenol e são conhecidos por sua diversidade estrutural. Uma classificação é dada com base em K. Khanbabaee, T. van Ree, Nat. Prod. Rep., 2001, 18, 641 - 649 que é aqui incluída por referência. O tanino mais preferido é ácido galotânico (= ácido tânico). Taninos preferidos incluem:
[0135] Exemplos para galotaninos são
[0136] Exemplos para elagitaninos são
[0137] Um exemplo para um tanino complexo é Acutissimin A
[0138] Exemplos para taninos condensados são procianidina B2 (77), proantocianidina A1 (78), proantocianidina A2 (79) e proantocianidina C1 (80):
[0139] O tanino mais preferido é ácido tânico:
L) Sais metálicos
[0140] Sais metálicos incluem, em particular, aqueles da fórmula geral: Me(A-)n em que Me é o cátion de um metal de valência n, n é 2 ou 3, preferivelmente Zn ou Fe, cada A- independentemente é (i) o ânion de um carboidrato oxidado da fórmula -O-C(O)-R4 em que R4 é o resíduo do mesmo carboidrato ou diferente, ou (ii) um ânion derivado de um ácido inorgânico ou orgânico. Sais preferidos particulares são lactobionato Fe2+, maltobionato Fe2+, isomaltobionato Fe2+, lactobionato Fe3+, maltobionato Fe3+, isomaltobionato Fe3+, gliconato Fe2+, gliconato Fe3+, gluco- heptonato Fe2+, gluco-heptonato Fe3+, glicerofosfato Fe2+, glicerofosfato Fe3+, lactobionato Zn2+, maltobionato Zn2+, isomaltobionato Zn3+, gliconato Zn2+ e glicerofosfato Zn2+.
[0141] Estes sais metálicos atuam, em particular, como aditivo para fortalecimento capilar.
[0142] São preferidos sais metálicos de Fe e/ou Zn, em particular, sais metálicos solúveis em água de Fe e/ou Zn, preferivelmente sais de Zn2+ , Fe2+ ou Fe3+ com contra-íons preferivelmente selecionados de: cloreto, sulfato, alquilsulfonato, arilsulfonato, alquilarilsulfonato, ânions derivados de ácidos carboxílicos funcionalizados com hidróxi, especificamente derivados de ácidos carboxílicos de hidroxialquila saturados ou insaturados C2 a C12, preferido C2 a C9, isto é, ácido glicólico, ácido láctico, ácido Y-hidróxi butírico, ácido Y-hidróxi butírico, ácido 2-hidróxi-succínico, ácido cítrico, ácido mandélico, ácidos carboxílicos de poli-hidroxialquila saturados ou insaturados C2 a C12, preferido C2 a C9, também preferido C7 a C12, mais preferido C7 a C9, isto é, ácido glicérico, ácido 2,2-dimetilolpropano carboxílico, ácido arabinônico, ácido glicônico, ácido glucorônico, ácido gluco-heptônico, ácido gluco-piranosil arabinônico, ácido lactobiônico, ácido maltobiônico, ácido tartárico, ácidos carboxílicos hidroxiaromáticos C7 a C12, preferido C7 a C9, isto é, ácido 2-hidróxi benzoico, ácido 3-hidróxi benzoico, ácido 4-hidróxi benzoico, ácido 2- hidróxi cinâmico, ácido 3-hidróxi cinâmico, ácido 4-hidróxi cinâmico, ácidos carboxílicos poli-hidroxiaromáticos C7 a C12, preferido C7 a C9, isto é, ácido 2,3-di-hidróxi benzoico, ácido 2,4-di-hidróxi benzoico, ácido 2,5-di-hidróxi benzoico, ácido 2,6-di-hidróxi benzoico, ácido 3,4-di-hidróxi benzoico, ácido 3,5-di- hidróxi benzoico, ácidos di-hidróxi cinâmicos ou seus ésteres parciais, isto é, ácido 3,4-di-hidróxi cinâmico, ácidos tri-hidróxi benzoicos ou seus ésteres parciais, isto é, ácido 2,3,4-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,3,5-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,3,6-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,4,5-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,4,6-tri-hidróxi benzoico, ácido 3,4,5-tri-hidróxi benzoico, ácidos tri-hidróxi cinâmicos ou seus ésteres parciais, isto é, ácido 3,4,5-di-hidróxi cinâmico e suas misturas.
[0143] Composições aquosas, de acordo com a invenção, que compreendem sais de Fe e/ou Zn solúveis em água preferivelmente têm uma razão em peso do sal de Fe e/ou Zn solúvel em água L) para o poliorganossiloxano A) de pelo menos 0,01, preferido de 0,01 a 3, mais preferido de 0,02 a 3, ainda mais preferido de 0,05 a 3, especificamente de 0,1 a 3, ainda mais específico de 0,1 a 1. Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem sais metálicos L) tais sais de ferro ou zinco em uma concentração variando de 0 a 15%, preferido de 0 a 10%, mais preferido de 0 a 5%, ainda mais preferido de 0 a 2%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
M) Outros auxiliaries
[0144] As formulações de tratamento capilar também podem compreender um ou mais auxiliaries adicionais, isto é, agentes de ajuste de pH como descrito abaixo, tais ácidos, bases e tampões para ajustar o valor de pH, espessantes (tais como espessantes de polissacarídeo, amido, amidos modificados, xantana, gelano, carragenano, pululano, celulose, derivados de celulose, ácidos poliacrílicos, copolímeros poliacrilatos, poliacrilamidas, pectinas, argilas, sílica fumada), lipídeos, aminoácidos, açúcares, fragrâncias e/ou agentes de filto solar, vitaminas, agentes perolados, agentes gelificantes, microelementos, agentes sequestrantes, antioxidantes, por exemplo, sais de sulfito, tais como sulfito de sódio, hidrogonossulfito de sódio, dissulfito de sódio, metabissulfito de sódio, dissulfito de potássio, metabissulfito de potássio, hidrogenossulfito de potássio; bissulfito de potássio, sulfito de cálcio, bissulfito de cálcio, metabissulfito de cálcio, hidrogenossulfito de cálcio, sulfito de amônio, hidrogenossulfito de amônio, dissulfito de amônio e metabissulfito de amônio que também são bem aceitos na indústria alimentícia (a quantidade de sal de sulfito é calculada a partir da quantidade de SO2 que pode ser liberado pela decomposição do sal. As quantidade de SO2 variam de 0 a 350 mg de SO2 por litro de solução, preferivelmente de 1 a 350 mg de SO2 por litro de solução, mais preferivelmente de 10 a 350 mg de SO2 por litro de solução e ainda mais preferivelmente de 10 a 200 mg de SO2 por litro de solução), humectantes, agentes antiqueda de cabelo, agentes anticaspa, propulsores, ceramidas, polímeros, em particular, polímeros formadores de película; enchedores, nácares, colorantes e, em particular, pigmentos e corantes, incluindo agentes de tingimento de cabelo, todos os tipos de fitoquímicos bioativos, e também suas misturas.
Agentes de tingimento de cabelo
[0145] Agentes de tingimento de cabelo incluem corantes de cabelo oxidativos ou não oxidativos, temporários, semipermanentes, demipermanentes e permanentes comumente usados. Corantes não oxidativos temporários incluem, por exemplo, Ácido Amarelo, Ácido Laranja 7, Ácido Amarelo 1, Ácido Vermelho 33, Ácido Vermelho 92, Ácido Violeta 43, Ácido Azul 9, Ácido Preto 1, que são comumente usados nas misturas. Agentes de Tingimento de Cabelo Não Oxidativos Semi-Permanentes contêm corantes básicos ou catiônicos com baixa massa molar, e incluem, em particular, HC Amarelo No 2, HC Vermelho No 3, 4-hidroxipropilamino- 3-nitrofenol, N,N’-bis-(2-hidroxietil)-2-nitrofenilenodiamina, HC Azul No 2, Básico Vermelho 51, Básico Vermelho 76, Básico Marrom 16, Básico Marrom 17, Básico Azul 99, Básico Amarelo 57. Outros corantes semipermanentes, incluem derivados metálicos e vegetais (tais como Henna). Os corantes metálicos são derivados de sais de prata, chumbo e bismuto. Agentes de Tingimento de Cabelo Oxidativos Permanentes incluem sistemas complexos comumente usados de precursores na presença de um agente oxidante.
[0146] Dependendo do tipo de estrutura do polímero e da finalidade de aplicação, certas quantidades em ácidos, bases e/ou álcoois de cadeia curta são necessárias para obter formulações transparentes. Ácidos adequados incluem ácidos inorgânicos ou orgânicos, como, por exemplo, ácidos carboxílicos, como ácido acético, ácido clorídrico, ácido sulfúrico e ácido fosfórico. Bases adequadas incluem amônia aquosa, hidróxidos alcalinos, carbonatos alcalinos, etc.
[0147] As composições aquosas preferidas de acordo com a invenção, compreendem os componentes A) a M) nas seguintes quantidades:
[0148] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar (cujo termo é usado como um sinônimo para a composição aquosa para tratamento capilar de acordo com a presente invenção neste texto) compreende o poliorganossiloxano A) em uma concentração que varia de 0,05 a 30%, preferido de 0,5 a 30%, mais preferido de 1 a 30%, ainda mais preferido de 1 a 20%, especificamente de 1 a 10%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0149] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar compreendem os tensoativos B1) em uma concentração que varia de 0,01 a 15%, preferido de 0,05 a 15%, mais preferido de 0,1 a 5%, ainda mais preferido de 0,1 a 3%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0150] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar compreendem os tensoativos B2) em uma concentração que varia de 0,01 a 20%, preferido de 0,05 a 15%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0151] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem os diluentes/solventes orgânicos C) em uma concentração que varia de 0 a 98%, preferivelmente de 0,1 a 95%, preferido de 10 a 95%, mais preferido de 20 a 95%, ainda mais preferido de 20 a 50% e de 50 a 95%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa. Em uma modalidade preferida as formulações de tratamento capilar não compreendem etanol.
[0152] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem a proteína D), queratina preferida em uma concentração que varia de 0 a 15%, preferido de 0 a 10%, mais preferido de 0 a 5%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0153] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem os emolientes/substância graxa E) em uma concentração que varia de 0 a 15%, preferido de 0 a 10%, mais preferido de 0 a 5%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0154] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem os conservantes F) em uma concentração que varia de 0 a 5%, preferido de 0 a 3%, mais preferido de 0 a 2%, ainda mais preferido de 0 a 1%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0155] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem os ingredientes de proteção da pele G) em uma concentração que varia de 0 a 15%, preferido de 0 a 10%, mais preferido de 0 a 5%, ainda mais preferido de 0 a 1%, especificamente de 0 a 0,1%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0156] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem os agentes condicionantes H) em uma concentração que varia de 0 a 15%, preferido de 0 a 10%, mais preferido de 0 a 5%, ainda mais preferido de 0 a 1%, especificamente de 0 a 0,1%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0157] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem os agentes oxidantes I) em uma concentração que varia de 0 a 15%, preferido de 0 a 10%, mais preferido de 0 a 5%, ainda mais preferido de 0 a 2%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0158] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem os agentes redutores J) em uma concentração que varia de 0 a 15%, preferido de 0 a 10%, mais preferido de 0 a 5%, ainda mais preferido de 0 a 2%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0159] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem taninos K) em uma concentração que varia de 0 a 15%, preferido de 0 a 10%, mais preferido de 0 a 5%, ainda mais preferido de 0 a 2%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0160] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem sais metálicos L) tais sais de ferro ou zinco em uma concentração que varia de 0 a 15%, preferido de 0 a 10%, mais preferido de 0 a 5%, ainda mais preferido de 0 a 2%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0161] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem os outros agentes auxiliares M), que são comumente conhecidos por composições de cuidado capilar e são diferentes dos aditivos anteriormente mencionados, em uma concentração que varia de 0 a 25%, preferido de 0 a 10%, mais preferido de 0 a 5%, ainda mais preferido de 0 a 2%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa. Se um agente auxiliar M) for usado, a quantidade é preferivelmente pelo menos 0,1% com base no peso total da composição aquosa.
[0162] Em uma modalidade preferida da invenção, as formulações de tratamento capilar opcionalmente compreendem agentes de coloração capilar em uma concentração que varia de 0 a 15%, preferido de 0 a 10%, mais preferido de 0 a 5%, ainda mais preferido de 0 a 2%, em que cada porcentagem é por peso com base no peso total da composição aquosa.
[0163] As formulações aquosas de tratamento capilar acima descritas de acordo com a invenção podem fornecer particularmente benefícios com respeito a uma durabilidade melhorada de cores artificiais no cabelo. Além disso, as formulações aquosas de tratamento capilar de acordo com a invenção fornecem um efeito de fortalecimento e modelagem capilar bem como um efeito condicionador, em particular, antes de, durante e depois de um tratamento de tintura capilar, tal como tratamento de descoloração do cabelo.
[0164] A presente invenção refere-se ainda às composições para tratamento capilar, compreendendo as composições aquosas de acordo com a invenção. As composições para tratamento capilar de acordo com a invenção são selecionadas, por exemplo, de um xampu capilar, uma composição para tratamento capilar, uma composição para condicionamento capilar, uma composição para fortalecimento capilar, uma composição para coloração capilar, uma composição para proteção da cor capilar, um bálsamo de reparação capilar, uma composição para proteção capilar e uma composição para tratamento antipoluição capilar.
[0165] A presente invenção refere-se ainda a um processo para tratamento capilar compreendendo a etapa de contatar o cabelo com pelo menos uma composição aquosa ou composição para tratamento capilar como definido acima.
[0166] Um processo particularmente preferido para tratamento capilar compreende a etapa de contatar o cabelo com pelo menos uma composição aquosa ou composição para tratamento capilar contendo pelo menos um sal de Zn2 +, Fe2 + e/ou Fe3 +, e com contra-íons preferivelmente selecionados de cloreto, sulfato, alquilsulfonato, arilsulfonato, alquilarilsulfonato, ânions de ácido carboxílico funcionalizados com hidróxi, especificamente derivados de ácidos hidroxialquilcarboxílicos saturados ou insaturados C2 a C12, preferido C2 a C9, isto é, ácido glicólico, ácido láctico, ácido Y-hidróxi butírico, ácido Y-hidróxi butírico, ácido 2-hidróxi-succínico, ácido cítrico, ácido mandélico, ácidos poli-hidroxialquilcarboxílicos saturados ou insaturados C2 a C12, preferido C2 a C9, também preferido C7 a C12, mais preferido C7 a C9, isto é, ácido glicérico, ácido 2,2-dimetilolpropano carboxílico, ácido arabinônico, ácido glicônico, ácido glucorônico, ácido glucoheptônico, ácido glucopiranosil arabinônico, ácido lactobiônico, ácido maltobiônico, ácido tartárico, ácidos hidroxiaromático carboxílicos C7 a C12, preferido C7 a C9, isto é, ácido 2-hidróxi benzoico, ácido 3-hidróxi benzoico, ácido 4-hidróxi benzoico, ácido 2- hidróxi cinâmico, ácido 3-hidróxi cinâmico, ácido 4-hidróxi cinâmico, ácidos poli-hidroxiaromático carboxílicos C7 a C12, preferido C7 a C9, isto é, ácido 2,3-di-hidróxi benzoico, ácido 2,4-di-hidróxi benzoico, ácido 2,5-di-hidróxi benzoico, ácido 2,6-di-hidróxi benzoico, ácido 3,4-di-hidróxi benzoico, ácido 3,5-di- hidróxi benzoico, ácidos di-hidróxi cinâmicos ou ésteres parciais destes, isto é, ácido 3,4-di-hidróxi cinâmico, ácidos tri-hidróxi benzoicos ou ésteres parciais destes, isto é, ácido 2,3,4-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,3,5-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,3,6-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,4,5-tri-hidróxi benzoico, ácido 2,4,6-tri-hidróxi benzoico, ácido 3,4,5-tri-hidróxi benzoico, ácidos tri-hidróxi cinâmico ou ésteres parciais destes, isto é, ácido 3,4,5-di-hidróxi cinâmico, e misturas dos mesmos.
[0167] Esse processo para tratamento capilar preferivelmente compreende ainda a etapa de secar o cabelo a >150 °C, isto é, durante uma etapa de realinhamento térmico, que se liga permanentemente ao cabelo ou incorpora no cabelo as composições aquosas ou composições para tratamento capilar como definidas acima.
[0168] No processo para tratamento capilar descrito anteriormente, a razão em peso dos sais de Fe e/ou Zn para o poliorganossiloxano A) é preferivelmente pelo menos 0,01, preferido 0,01 a 3, mais preferido 0,02 a 3, ainda mais preferido 0,05 a 3, especificamente 0,1 a 3, ainda mais específico 0,1 a 1, e se os taninos opcionais forem usados, então a razão em peso do sal de Fe ou Zn para o poliorganossiloxano A) + taninos é de pelo menos 0,01, preferido 0,01 a 3, mais preferido 0,02 a 3, ainda mais preferido 0,05 a 3, especificamente 0,1 a 3, ainda mais específico 0,1 a 1.
[0169] No processo para tratamento capilar de acordo com a invenção a etapa de contatar o cabelo com as composições aquosas ou composição para tratamento capilar, como definido acima, para formar o cabelo tratado é preferivelmente realizada a uma temperatura e período de tempo suficiente para penetrar no cabelo, tipicamente a 10 a 50 °C, preferido a 20 a 50 °C, ainda mais preferida a temperatura ambiente (25 °C), por 5 a 120 min, preferido 5 a 60 min, ainda mais preferido 10 a 40 min, a etapa de contatar o cabelo com a composição aquosa contendo pelo menos um sal de Zn2 +, Fe2 + e/ou Fe3 +, é realizada a uma temperatura e período de tempo suficiente para penetrar no cabelo, tipicamente a 10 a 50 °C, preferido a 20 a 50 °C, ainda mais preferida a temperatura ambiente (25°), por 5 a 120 min, preferido 5 a 60 min, ainda mais preferido 10 a 40 min, a etapa de secar o cabelo tratado aplicando-se calor com T > 150 °C, preferivelmente uma etapa de realinhamento térmico, é realizada em temperaturas variando de 150 °C a cerca de 235 °C, mais preferido de 180 °C a cerca de 225 °C, ainda mais preferido de 190 °C a cerca de 215 °C, e onde tipicamente 2 a 10 vezes de realinhamento térmico são aplicadas.
[0170] O processo para tratamento capilar de acordo com a invenção é preferivelmente adequado para fortalecer o cabelo, colorir o cabelo, reter a cor do cabelo, modelar o cabelo, isto é, ondular e alisar o cabelo, para o condicionamento do cabelo.
[0171] O mais preferivelmente, o processo para tratamento capilar de acordo com a invenção, compreende a aplicação das composições aquosas ou composições para tratamento capilar de acordo com a invenção aos cabelos tingidos.
[0172] As composições aquosas acima descritas, de acordo com a invenção, são particularmente úteis para fortalecer o cabelo, reter a cor do cabelo, intensificar a cor do cabelo, proteger a cor do cabelo, moldar o cabelo, isto é, ondular e alisar o cabelo, condicionar o cabelo, alisar e amaciar o cabelo, alisar o cabelo, melhorar a maneabilidade do cabelo, em particular, melhorar a penteabilidade do cabelo. Elas podem fornecer, em particular, benefícios com respeito a uma durabilidade melhorada de cores artificiais no cabelo, e têm adicionalmente um efeito de fortalecimento e modelagem capilar bem como um efeito condicionador.
[0173] As composições aquosas, de acordo com a invenção, podem ser formuladas em uma forma típica para composições para tratamento capilar. As composições para cuidado ou tratamento capilar tópicas preferidas são, por exemplo, tônicos capilares, condicionadores, preparações de cuidado capilar, por exemplo, preparações pré-tratamento, cremes de modelagem, géis de modelagem, pomadas, rinçagens capilares, pacotes de tratamento, tratamentos capilares intensivos, por exemplo, condicionadores enxaguáveis e não-enxaguáveis, preparações de estruturação capilar, por exemplo, preparações para ondular o cabelo para ondas permanentes (onda a quente, onda suave e onda fria), preparações de alisamento capilar, preparações líquidas de fixação capilar, espumas capilares, soros capilares, sprays capilares, preparações descolorantes, por exemplo, soluções de peróxido de hidrogênio, shampoos clareadores, cremes descolorantes, pós descolorantes, pastas ou óleos descolorantes, colorantes capilares temporários, semi-permanentes ou permanentes, preparações contendo corantes auto-oxidantes ou colorantes capilares naturais, tais como hena ou camomila. Com base na aplicação, as preparações de cuidados capilares podem ser, em particular, na forma de um spray (aerossol), espuma (aerossol), gel, spray em gel, creme, loção, líquido, soro ou uma cera, mousse, xampu, tal como xampu pérola, xampu anti-frizz etc..
[0174] As composições aquosas, de acordo com a invenção, podem ser usadas como composições enxaguáveis e não-enxaguáveis para tratamento capilar.
Exemplos:
[0175] (Todas as porcentagens são porcentagens em peso a menos que indicado de outro modo).
Exemplo 1 Síntese de um derivado de ácido di-hidróxi benzoico (componente A))
[0176] 120,52 g de éter monometílico de propileno glicol, 18,14 g (COOH a 0,118 mol) de ácido 3,4-di-hidróxi benzoico, 0,5 g de trietilamina e 33,51 g (grupos epóxi a 0,107 mol) de um silicone funcionalizado com epóxi da estrutura foram misturados na temperatura ambiente e aquecidos a 120 °C por 22 h. A conversão em grupos epóxi foi de 100% (RMN de 1H).
[0177] O solvente foi removido a 65 °C/20 mmHg. Posteriormente, o material foi lavado duas vezes com 25 ml de n-hexano. O solvente foi removido a 65 °C/20 mmHg. Um produto opaco acastanhado da estrutura foi obtido.
Composição aquosa do componente A) (Comparação)
[0178] Uma solução de 0,5 g do produto de acordo com o Exemplo 1 em 9,5 g de água desionizada é túrbida.
[0179] De acordo com o documento WO2016046178, Exemplo 9, Formulação F1, 0,5 g do produto de acordo com o Exemplo 1 foram misturados com 9 g de água desionizada e 0,5 g de uma solução de NH3 aquosa ativa a 25%. Uma solução acastanhada transparente foi formada. Essa solução torna-se túrbida após o armazenamento em temperatura ambiente depois de dois dias.
Exemplo 2 Síntese de um derivado de ácido tri-hidróxi benzoico (componente A))
[0180] 120,78 g de éter monometílico de propileno glicol, 19,36 g (COOH a 0,113 mol) de ácido 3,4,5-tri-hidróxi benzoico, 0,32 g de trietilamina e 32,40 g (grupos epóxi a 0,103 mol) de um silicone funcionalizado com epóxi da estrutura foram misturados na temperatura ambiente e aquecidos a 120 °C por 26 h. A conversão em grupos epóxi foi de 98% (RMN de 1H).
[0181] O solvente foi removido a 65 °C/20 mmHg. Posteriormente, o material foi lavado duas vezes com 25 ml de n-hexano. O solvente foi removido a 65 °C/20 mmHg. Um produto opaco acastanhado da estrutura foi obtido.
Composição aquosa de componente A) (Comparação)
[0182] Uma solução de 0,5 g do produto de acordo com o Exemplo 2 em 9,5 g de água desionizada é túrbida.
[0183] De acordo com o documento WO2016046178, Exemplo 9, Formulação F2, 0,5 g do produto de acordo com o Exemplo 2 foram misturados com 9 g de água desionizada e 0,5 g de uma solução de NH3 aquosa ativa a 25% em peso. Uma solução acastanhada transparente foi formada. Essa solução torna-se túrbida após o armazenamento em temperatura ambiente depois de dois dias.
Exemplo 3A (componente A) e C) (Material de Partida)) Síntese de um derivado de ácido tri-hidróxi benzoico em éter monometílico de propileno glicol
[0184] 1260 g de éter monometílico de propileno glicol, 10,8 g de trietilamina e 214,89g (COOH a 1,263 mol) de ácido 3,4,5-tri-hidróxi benzoico são misturados sob N2 na temperatura ambiente e aquecidos a 106 °C. 344,65 g (grupos epóxi a 1,148 mol) de um silicone funcionalizado com epóxi da estrutura foram adicionados dentro de 30 minutos. A temperatura aumentou de 106 °C para 120 °C. A temperatura é mantida entre 114 e 120 °C por 19 h. A conversão em grupos epóxi foi de 100% (RMN de 1H).
[0185] O polímero tem a estrutura aproximada
[0186] Foi obtida uma solução de polímero ativo acastanhada a 30% em éter monometílico de propileno glicol que pode usada sem qualquer purificação adicional (Exemplo 3A).
Exemplo 3B (componente A) e C) (Material de Partida)) Síntese de um derivado de ácido tri-hidróxi benzoico em DPG
[0187] 100 g da solução de polímero ativo a 30% em éter monometílico de propileno glicol de acordo com exemplo 3A foram misturados com 70 g de dipropileno glicol. O éter monometílico de propileno glicol de baixa ebulição foi removido a 40 °C/20mmHg.
[0188] Foi obtida uma solução acastanhada de polímero em dipropileno glicol que pode ser usada sem qualquer purificação adicional (Exemplo 3B).
Exemplo 4 (componente A) e C) (Material de Partida)) Síntese de um derivado de ácido tri-hidróxi benzoico
[0189] 52,33 g de éter monometílico de propileno glicol, 7,43g (COOH a 0,0437 mol) de ácido 3,4,5-tri-hidróxi benzoico, 0,22 g de trietilamina e 15,19 g (grupos epóxi a 0,0397 mol) de um silicone funcionalizado com epóxi da estrutura foram misturados na temperatura ambiente e aquecidos a 120 °C por 16 h. A conversão em grupos epóxi foi de 100% (RMN de 1H). Uma solução acastanhada transparente de polímero foi obtida (Exemplo 4). O polímero tem a estrutura aproximada
Exemplo 5 (componente A) e C) (Material de Partida)) Síntese de um derivado de ácido tri-hidróxi benzoico e ácido glioxílico disfuncional
[0190] 58,63 g de éter monometílico de propileno glicol, 4,60 g (COOH a 0,027 mol) de ácido 3,4,5-tri-hidróxi benzoico, 1,65 g (COOH a 0,018 mol) de ácido glioxílico monoidrato, 0,5 g de trietilamina e 19,35 g (grupos epóxi a 0,045 mol) de um silicone funcionalizado com epóxi da estrutura foram misturados na temperatura ambiente e aquecidos a 100 °C por 55 h. A conversão em grupos epóxi foi de 96% (RMN de 1H).
[0191] Uma solução acastanhada transparente de polímero foi obtida (Exemplo 5). O polímero tem a estrutura aproximada OC(O)C(O)H foi obtido.
Exemplo 6 (componente A) e C) (Material de Partida)) Síntese de um derivado de ácido tri-hidróxi benzoico e amida succínica disfuncional
[0192] 60,8 g de éter monometílico de propileno glicol, 4,60 g (COOH a 0,027 mol) de ácido 3,4,5-tri-hidróxi benzoico, 2,11 g (COOH a 0,018 mol) de monoamida de ácido succínico, 0,5 g de trietilamina e 19,35 g (grupos epóxi a 0,045 mol) de um silicone funcionalizado com epóxi da estrutura foram misturados na temperatura ambiente e aquecidos a 100 °C por 34 h. A conversão em grupos epóxi foi de 98% (RMN de 1H).
[0193] Uma solução acastanhada escura transparente de polímero foi obtida (Exemplo 6). O polímero tem a estrutura aproximada OC(O)CH2CH2C(O)NH2 foi obtido.
Métodos de medição: Método de teste para medir a cor e a retenção de cor dos corantes capilares
[0194] O método de teste para avaliação da retenção de cor é descrito em detalhe em US 2011/0219552 A1. O método determina a mudança na cor do cabelo (Delta E) antes e depois de lavar o cabelo. As mudanças de cor foram determinadas medindo-se os valores de Hunter L, a e b em um colorímetro HunterLab antes e depois da lavagem da mecha de cabelo tratada com cor.
[0195] O significado de L, a e b foi elaborado em “Practical Modern Hair Science” de Trefor Evans e R. Randall Wichett, Alluredbooks, Carol Corrente, Illinois, 2012. O valor de L mede a claridade de L = 0 (preto) a L = 100 (branco). A cor é medida por a do valor negativo (verde) ao valor positivo (vermelho) e b do valor negativo (azul) ao valor positivo (amarelo). Por exemplo, um loiro médio tem um valor de L, a e b de L = 49, a = 12 e b = 26 e um ruivo médio tem um valor de L, a e b de L = 26, a = 13 e b = 12.
[0196] Delta E foi calculado usando a seguinte equação para avaliar a mudança da cor antes e depois das lavagens.
[0197] Onde L0, a0 e b0, (parâmetros iniciais de cor) e Lt, at, bt (parâmetros de cor depois da lavagem) são medidos pelos parâmetros de cor de Hunter L, a e b. Quanto maior o valor de Delta E, maior a mudança de cor, então Delta E menor é desejado, porque indica menor perda de cor depois da lavagem.
[0198] Similarmente, a intensificação da cor foi calculada usando a seguinte equação para avaliar aumento inicial da profundidade de cor com tratamento.
[0199] Onde L2, a2 e b2, (parâmetros de cor para cabelos coloridos tratados) e L1, a1 e b1 (parâmetros de cor para cabelos coloridos não tratados) são medidos sem lavagem. Aqui, um Delta E maior é desejado, porque isso significa mais intensificação inicial da cor.
Propriedades Mecânicas da Fibra Capilar
[0200] As propriedades mecânicas foram obtidas por testes de tração de fibra única usando uma amostra de 50 fibras e um equipamento de tração automático Diastron. As Fibras Capilares foram imersas em água para medir o módulo de Young úmido e a resistência à ruptura úmida.
[0201] As formulações de acordo com a invenção são rotuladas de F1 a F19.
[0202] As formulações não inventivas são rotuladas de CF1 a CF5. Exemplo 7: Composição pronta para diluir (Concentrada)
[0203] O exemplo mostra que uma composição aquosa concentrada da invenção pode ser preparada, que é clara e estável por um longo tempo e pode ser entregue aos consumidores para a preparação de formulações para o tratamento do cabelo. Exemplo 8: Composições de Tratamento de Substrato Tabela 1: composições (% em peso)
[0204] O exemplo mostra que uma composição aquosa da invenção pode ser preparada, que é clara ou translúcida e estável por um longo tempo. Exemplo 9: Composições de Tratamento de Substrato Tabela 2: Composição (% em peso)
[0205] Os exemplos mostram que as composições aquosas da invenção surpreendentemente formam formulações estáveis a um nível bastante baixo do tensoativo catiônico em baixo pH. É considerado que sob condições ácidas a oxidação do poliorganossiloxano A) seja mais lenta, como evidenciado pela aparência mais brilhante das composições aquosas. Exemplo 10: Composições para Tratamento Capilar para Colorir o Cabelo Tabela 3: composições (% em peso)
[0206] No exemplo das formulações F10 a 14, o Cloreto de cetiltrimônio foi uma solução aquosa a 30% em peso. A solução de Poliorganossiloxano A) em éter monometílico de propileno glicol C) foi adicionada à solução de cetiltrimônio e misturada com um misturador de vórtice para obter uma solução clara.
[0207] O sulfato ferroso foi primeiro diluído em água para formar uma solução a 5%, e então adicionado ao tensoativo catiônico/poliorganossiloxano A).
[0208] Nesses exemplos, a composição contém os poliorganossiloxanos substituídos por galoíla e sais de ferro. É considerado que eles formam um complexo colorido que é estabilizado pelo tensoativo. A composição tem uma cor púrpura escura e pode escurecer levemente o cabelo. Além disso, é considerado que os sais metálicos também atuam como cátions quelantes de reticulação ligando diferentes moléculas de poliorganossiloxano ou moléculas de poliorganossiloxano com os substratos queratinosos, aumentando assim a substantividade do poliorganossiloxano e selando a superfície do cabelo contra lavagem da cor. Considera-se que o ácido maltobiônico mantém os cátions de ferro em pH mais alto.
Exemplo 11: Aplicação em Cabelos Tingidos (corante oxidativo)
[0209] 6 g de mechas de cabelo descoloridas dos importadores da Hair International foram tingidos com Feria 66 Red Dye da L’Oréal de acordo com a instrução. Depois do tingimento, a mecha foi dividida em duas metades. Uma metade foi tratada com a composição F14 com uma escova de esponja e uma carga de 1,3 g/g de cabelo. A composição foi deixada no cabelo por 5 minutos. O cabelo foi enxaguado por 1 min, lavado com SLES a 10% e enxaguado novamente com água de torneira. A outra metade da mecha foi a mecha comparativa e foi simplesmente lavada com SLES a 10% (Lauril Éter Sulfato de Sódio usado em todos os exemplos foi com 2 EO), similarmente à mecha de exemplo. Múltiplas lavagens foram realizadas. A cor do cabelo foi medida antes das lavagens e depois das múltiplas lavagens.
[0210] A cor do cabelo foi medida com Colorquest medindo-se os valores de L, a e b e calculando-se o valor de delta E. Quanto menor o valor de ΔE (isto é, mudança mais baixa da cor em relação à cor original), melhor a retenção de cor. Tabela 4: Teste de Retenção de Cor
[0211] A Tabela 4 mostra que a mecha de exemplo retém sua cor melhor (valores de ΔE mais baixos) que a mecha comparativa não tratada.
Exemplo 12: Fortalecimento de cabelos tingidos (corante oxidativo)
[0212] 6 g de mechas de cabelo descoloridas de importadores da Hair International foram tingidos com Feria 66 Red Dye da L’Oréal de acordo com a instrução. Depois do tingimento a mecha foi dividida em duas metades. Uma metade foi tratada com a composição de tinta F14 com uma escova de esponja e uma carga de 1,3 g/g de cabelo. A composição foi deixada no cabelo por 5 minutos. O cabelo foi enxaguado por 1 min, lavado com SLES a 10% (Lauril Éter Sulfato de Sódio) e enxaguado novamente com água de torneira. A outra metade da mecha foi a mecha comparativa e foi simplesmente lavada com SLES a 10%, similarmente à mecha de exemplo. Tabela 5: Resultados do Teste de Tração de Fibra Única
[0213] O exemplo mostra o efeito de fortalecimento do cabelo das composições aquosas da invenção. É considerado que o sal metálico pode quelar algumas porções de queratina e também o silicone galoil A), que causa fortalecimento capilar. Como o complexo silicone galoil A)/metal também é colorido, ele também colore o cabelo. Novamente, o ácido maltobiônico ajuda a manter o sal de ferro estável em pH mais alto.
Exemplo 13: Aplicação em Cabelos Tingidos (corante oxidativo) após o Desbotamento da Cor
[0214] Uma mecha de cabelo descolorida Europeia foi tingida com um corante oxidativo de cor borgonha (Estel, Love Intense, 7/5) de acordo com a instrução do fabricante. Depois da coloração, a mecha de cabelo foi dividida em duas metades. Para obter o desbotamento da cor, a mecha foi imersa em um banho agitado de SLES a 2,5% a 40 °C por 5 min.
[0215] Uma metade da mecha foi embebida na composição de tinta do exemplo F14 por 20 minutos. Depois foi enxaguado com água de torneira abundantemente e seca para medição. Então foi submetida a 6 ciclos de lavagem. A outra metade foi submetida apenas aos 6 ciclos de lavagem.
[0216] Depois do tingimento, a mecha tem uma cor borgonha profunda. Depois do desbotamento (F) o cabelo torna-se mais claro (valor de L mais alto) e muda para uma cor laranja (valor de b mais alto). Com o tratamento de tinta (F + I), o cabelo se torna mais escuro e recupera sua cor borgonha (valores de L e b baixos). A cor borgonha restaurada (F + I + W) é retida depois de 6 lavagens.
Exemplo 14: Aplicação em Cabelos Tingidos com Corante Ácido para Ajuste de Tonalidade Vermelha
[0217] O cabelo descolorido (4 g) foi tingido com um corante ácido vermelho (antocianina, cor) de acordo com o protocolo indicado na caixa do produto. O cabelo foi então tratado com 3,5 g da composição F13 e deixado por 20 min em contato com a composição F13. O cabelo foi enxaguado com água de torneira e seco. O cabelo com corante ácido é vermelho vivo e se torna uma cor vermelho escuro depois da aplicação da composição.
Exemplo 15: Uma Aplicação de Duas Etapas para Colorir Cabelos Descoloridos
[0218] Uma mecha de cabelo descolorida seca da Hair International (cor loiro claro) foi saturada com a composição F2 F3 mostrada na Tabela 1. A solução foi massageada no cabelo e deixada no cabelo por 15 minutos. Uma solução contendo cloreto de cetil trimônio a 3% e sulfato ferroso a 0,5% foi então aplicada e massageada no cabelo. A solução de metal foi deixada no cabelo encharcado por outros 15 min. O cabelo então foi enxaguado abundantemente com água de torneira e seco.
[0219] O cabelo se torna loiro escuro.
[0220] As duas soluções são quase não coloridas, mas elas se tornam coloridas mais intensas quando entram em contato, presumivelmente porque o silicone galoil A) e o sal metálico formam um complexo juntos. Com o processo de duas etapas, o silicone galoil A) penetra primeiro no cabelo e depois o sal metálico penetra no cabelo e forma um complexo colorido. Com o processo de uma etapa usando as composições F10 a 14, por exemplo, o complexo já está formado e não pode penetrar muito bem no cabelo, levando a uma cor de cabelo mais fraca. Exemplo 16: Composição de Xampu para Cabelos Claros (*Ácido tânico foi Tannal da Ajinomoto; aditivo de intensificação da cor) Exemplo 17: Composições de Cuidado Ca pilar
Exemplo 18: Duas Etapas para Coloração e Fortalecimento Capilar Usando um Xampu
[0221] A mecha de cabelo descolorido com platina (4 gramas) da Hair International foi lavada com 1 g da composição exemplar F15 do Exemplo 16. O cabelo encharcado com o xampu por 5 min e enxaguado. O excesso de líquido foi espremido do cabelo. Uma quantidade de 1 grama de uma solução contendo sulfato ferroso a 4,2% e 10% de ácido maltobiônico ajustado ao pH 6 e 1 grama de um tampão tris ao pH 8 foi espalhado no cabelo úmido. O cabelo encharcado com a solução de metal por um total de 10 min e enxaguado com água de torneira e seco. O processo de xampu de 2 etapas foi repetido duas vezes dando ao cabelo uma coloração marrom clara. Os testes de tração (50 fibras) mostraram que elasticidade à tração úmida do cabelo colorido foi melhorada por cerca de 20% em relação ao cabelo inicial antes da coloração.
Exemplo 19: Xampu de Proteção de Cor para Cabelos Tingidos
[0222] As seguintes formulações de xampu foram feitas:
[0223] Cabelos Europeus descoloridos foram tingidos com Estel Love Intense 7/5 Rubin (Estel) seguindo o procedimento de coloração padrão dado pela Estel 7/5. Posteriormente, as formulações claras de xampu F19, CF10, CF11, CF12 foram aplicadas aos cabelos tingidos a um nível de 1 g por 4 g de mecha esfregando-os. O cabelo foi enxaguado com água (41 °C) por 2 minutos e seco sob uma touca. No total, o cabelo foi lavado, seco e analisado seis vezes. A cor do cabelo foi medida antes do tratamento com xampu e depois de cada tratamento com xampu.
[0224] A Tabela 2 mostra a perda de cor Delta E, que quantifica a perda de cor, depois de seis ciclos de lavagem. Tabela 2: Mudança da cor do cabelo depois de 6 ciclos de lavagem com xampu:
[0225] A mudança da cor da mecha lavada com o exemplo F19 é muito menor que a mudança da cor das mechas lavadas com os xampus comparativos (CF10-CF12). O xampu de Exemplo F19 mostra uma perda de cor muito menor em comparação com os outros tratamentos comparativos. O componente vermelho permanece praticamente inalterado depois de seis ciclos de lavagem enquanto os outros tratamentos mostram um aumento constante da perda de cor. Exemplo 20: Enxágue do Condicionador 1. Parte A. Ácido láctico e água foram misturados e aquecidos a 80 °C. 2. Parte B foi adicionada à parte A e a mistura agitada (velocidade?) por 1 a 3 horas a 80 °C para fornecer uma formulação homogênea. 3. Parte C foi adicionada à mistura de A e B e agitada a 80 °C por 0,5 a 1 hora até a Parte C estar completamente fundida e uma mistura homogênea foi obtida. 4. A fonte de aquecimento foi removida enquanto a agitação continuou até que a temperatura ambiente fosse atingida. 5. Parte D foi adicionada à mistura consistindo de A + B + C e a agitação continuou até que uma mistura homogênea fosse alcançada. Exemplo 21: Xampu Perolado Parte A: Os componentes da parte A foram misturados com um agitador mecânico suspenso a 600 rpm por 10 minutos. Parte B: 1 g de diestearato de etileno glicol e 10 g de água foram misturados com um agitador magnético a 200 rpm por 15 minutos. Parte C: 1 g de cocamida monoetanolamida e 10 g de água foram misturados com um agitador magnético a 200 rpm por 15 minutos. Os componentes da parte D foram adicionados à parte A e agitados com um agitador mecânico suspenso a 600 rpm por 10 minutos. Uma mistura A + D foi obtida. A Parte B foi adicionada à mistura A + D e agitada por 10 minutos a 600 rpm com um agitador mecânico. Mistura A + D + B foi obtida. A Parte C foi adicionada à mistura A + D + B e agitada por 10 minutos a 600 rpm com um agitador mecânico. Mistura A + D + B + C foi obtida. A Parte E foi adicionada à mistura A + D + B + C e agitada por 15 minutos a 600 rpm com um agitador mecânico. Mistura A + D + B + C + E foi obtida. A Parte F foi adicionada por último à mistura A + D + B + C + E e a mistura agitada por 15 minutos a 600 rpm com um agitador mecânico. Exemplo 22: Xampu Livre de Sulfato Parte A: Os componentes da parte A foram misturados com um agitador mecânico suspenso a 600 rpm por 10 minutos. Parte B: 1,5 g de cocamida monoetanolamida foi misturado com 10 g de água (45 °C) com um agitador magnético a 200 rpm por 30 minutos. Parte C: 1,5 g de pó de hidroxipropil metilcelulose foi adicionado lentamente a 10 g de água (45 °C) e agitado com um agitador magnético a 200 rpm por 30 minutos. Parte D: 1,5 g de pó de diestearato de etileno glicol foi adicionado lentamente a 10 g de água (45 °C) e agitado com um agitador magnético a 200 rpm por 30 minutos. A Parte B foi adicionada lentamente à parte A com agitação mecânica a 600 rpm por 5 minutos. Mistura A + B foi obtida. A Parte C foi adicionada lentamente à parte A + B com agitação mecânica a 600 rpm por 5 minutos. Mistura A + B + C foi obtida. A Parte D foi adicionada lentamente à parte A + B + C com agitação mecânica a 600 rpm por 5 minutos. Mistura A + B + C + D foi obtida. A Parte E foi adicionada à parte A + B + C + D com agitação mecânica a 600 rpm por 10 minutos. Mistura A + B + C + D + E foi obtida. A Parte F foi adicionada à mistura A + B + C + D + E e mecanicamente agitada por 15 minutos a 600 rpm. Finalmente, a Parte G foi adicionada e a mistura agitada a 600 rpm por 30 minutos.

Claims (30)

1. Composição aquosa para tratamento capilar CARACTERIZADA pelo fato de que compreende pelo menos um poliorganossiloxano A) tendo um número médio de 2 a 1.000 unidades silóxi selecionadas de grupos silóxi das fórmulas: em que: cada R é independentemente selecionado de R1 e pelo menos um grupo RF1, em que: R1 é selecionado de grupos orgânicos ligados aos átomos de silício por um átomo de carbono, e dois grupos R1 podem formar um grupo ponte entre dois átomos de silicone, e RF1 é selecionado de grupos orgânicos diferentes de R1 e está ligado aos átomos de silício por um átomo de carbono, que contêm pelo menos um grupo funcional F1 selecionado do grupo consistindo em grupos aromáticos substituídos por di- e tri-hidróxi, e pelo menos um tensoativo B) selecionado dentre o grupo consistindo em tensoativos catiônicos B1) e tensoativos aniônicos B2), em que a razão em peso do tensoativo B) para o poliorganossiloxano A) é de pelo menos 0,06, e em que a dita composição aquosa tem valor de pH a 20 °C inferior a 7,5.
2. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a razão em peso do tensoativo B) para o poliorganossiloxano A) é de 0,06 a 12.
3. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende 0,01 a 40% em peso do poliorganossiloxano A) com base no peso total da composição aquosa.
4. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende 0,01 a 7% em peso do poliorganossiloxano A) com base no peso total da composição aquosa.
5. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende 0,01 a 30% em peso do tensoativo B) com base no peso total da composição aquosa.
6. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o tensoativo B) é um tensoativo catiônico B1), e a razão em peso do tensoativo catiônico B1) para o poliorganossiloxano A) é de 0,1 a 5.
7. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o tensoativo B) é um tensoativo aniônico B2), e a razão em peso do tensoativo aniônico B2) para o poliorganossiloxano A) é de 0,1 a 15.
8. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende ainda pelo menos um diluente não aquoso C).
9. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o tensoativo catiônico B1) é selecionado dentre compostos amina primária, secundária ou terciária tendo até 50 átomos de carbono e sais dos mesmos, compostos amina de amido tendo até 50 átomos de carbono e sais dos mesmos, e compostos amônio quaternário tendo até 50 átomos de carbono.
10. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o tensoativo aniônico B2) é selecionado dentre o grupo consistindo em sulfatos orgânicos, sulfonatos orgânicos, fosfatos orgânicos, fosfonatos orgânicos e carboxilatos orgânicos.
11. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que tem um pH inferior a 7.
12. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o poliorganossiloxano A) além de RF1 tem pelo menos um grupo orgânico funcional RF2 adicional diferente de R1 e RF1, que está ligado aos átomos de silício por um átomo de carbono e que compreende pelo menos um grupo funcional F2, selecionado dentre o grupo consistindo em: - grupo alcóxi silila, - grupo amino, incluindo grupo azetidina, - grupo amônio, incluindo grupo azetidínio, - grupo fosfônio, - grupo epóxi, - grupo carbonato, - grupo uretano, - grupo isocianato, incluindo grupo isocianato bloqueado, - grupo ureia, - grupo amido, incluindo grupo carbamoila, - grupo aldeído, - grupo metilol, - grupo acetal ou hemiacetal, - grupo de base de Schiff ou enamina, - grupo zwitteriônico, - grupo ácido carboxílico ou carboxilato, - grupo ácido sulfônico ou sulfonato, - grupo hemi-éster de ácido sulfúrico ou sulfato, - grupo éster de ácido fosfórico ou fosfato, - grupo éster de ácido fosfônico ou fosfonato, - grupo éster de ácido fosfórico ou fosfito, - grupo xantogenato/éster de xantogenato, - grupo tiossulfato, - um grupo aromático substituído por mono-hidróxi, - grupo mercapto, - grupo sacarídeo, - grupo poliéter com até 60 átomos de carbono, - tio éster, - grupo tio éter, e - combinações dos ditos grupos funcionais.
13. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que os radicais orgânicos R1 são selecionados dentre o grupo consistindo em radicais hidrocarbonetos de cadeia reta, cíclica ou ramificada, saturados, insaturados ou aromáticos que têm até 100 átomos de carbono que opcionalmente contêm um ou mais grupos selecionados de -O-, e que são opcionalmente substituídos por um ou mais grupos selecionados dentre o grupo consistindo em hidroxila, halogênio, um radical poliéter com até 60 átomos de carbono, e/ou dois radicais R1 de diferentes porções silóxi formam um grupo, R3 que é selecionado de radicais hidrocarbonetos divalentes que têm até 30 átomos de carbono, e pode conter opcionalmente um ou mais grupos selecionados dentre -O-, -NH-, -C(O)-, -C(S)-, grupos amino terciário ( ) e grupos amônio quaternário ( ) e em que R3 pode ser opcionalmente substituído por um ou mais grupos hidroxila ou átomos de halogênio, desde que R3 esteja ligado aos átomos de silício através de um átomo de carbono, e/ou RF2 é selecionado de radicais hidrocarbonetos que têm até 100 átomos de carbono e pode conter um ou mais grupos selecionados dentre -O-, -S-, -NR2-, em que: R2 é selecionado dentre o grupo consistindo em hidrogênio, um radical hidrocarboneto monovalente, de cadeia reta, cíclica ou ramificada, saturado, insaturado ou aromático que tem até 60 átomos de carbono e que pode conter um ou mais grupos selecionados dentre -O-, -S-, -NH-, -C(O)- e -C(S)-, e que pode ser substituído por um ou dois grupos hidroxila, e que pode ser opcionalmente substituído por um ou mais substituintes selecionados dentre o grupo consistindo em um grupo hidroxila, um grupo heterocíclico opcionalmente substituído opcionalmente contendo um ou mais átomos de nitrogênio, amino, alquilamino, dialquilamino, radicais poliéteres e radicais poliéter-ésteres, em que, quando uma pluralidade de grupos -NR2- está presente, eles podem ser os mesmos ou diferentes, e desde que RF2 contenha pelo menos um grupo substituinte que compreende um grupo funcional F2.
14. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que RF1 tem a estrutura: em que: R9 é selecionado de R3, como definido acima, com a possibilidade adicional que R3 seja substituído por grupos contendo nitrogênio, tais como -NH2, -NHR2, - N(R2)2, em que R2 é como definido acima, R10, R11, R12, R13, R14 são os mesmos ou diferentes um do outro e são selecionados dentre hidroxila e R2, como definido acima, desde que 2 a 3 grupos R10 a R14 sejam hidroxila (-OH).
15. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que os poliorganossiloxanos A) são selecionados dentre as fórmulas: em que: R é R1, e RF é selecionado dentre RF1 e RF2, cada um como definido acima desde que pelo menos um RF seja RF1, e a soma dos números médios n1 + n2 seja de 0 a 28, em que R é R1, e RF é selecionado dentre RF1 e RF2, cada um como definido acima, desde que pelo menos um RF seja RF1, e a soma dos números médios n1 + n2 seja de 1 a 28, com n2 > 1, e em que: R é R1, e RF é selecionado dentre RF1 e RF2, cada um como definido acima, desde que pelo menos um RF seja RF1, e em que a soma dos números médios n1 + n2 seja de 3 a 7 com n2 > 1, e em que nas fórmulas de polissiloxano acima, as unidades silóxi tendo índices n1 e n2 podem estar arranjadas em qualquer ordem incluindo unidades alternadamente arranjadas regulares, unidades periodicamente arranjadas, unidades estatisticamente arranjadas ou unidades arranjadas em blocos.
16. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o tensoativo B) é selecionado de tensoativos catiônicos B1) selecionado de compostos amônio quaternário ou compostos amino tendo até 50 átomos de carbono, cada um contendo grupos alquila lineares ou ramificados opcionalmente substituídos com até 20 átomos de carbono que opcionalmente contêm heteroátomos adicionais, tais como nitrogênio, oxigênio, incluindo ésteres quats tendo pelo menos um grupo amônio quaternário e pelo menos um grupo éster, ou tensoativos aniônicos B2) selecionados dentre carboxilatos, sulfatos, sulfonatos, fosfatos e fosfonatos tendo até 50 átomos de carbono, cada um contendo grupos alquila lineares ou ramificados opcionalmente substituídos com até 20 átomos de carbono que opcionalmente contêm heteroátomos adicionais, tais como nitrogênio ou oxigênio.
17. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende um ou mais aditivos adicionais selecionados dentre o grupo consistindo em: 1. diluentes ou solventes orgânicos, 2. proteínas, preferivelmente queratina, 3. emolientes ou substâncias graxas, 4. conservantes, 5. ingredientes de proteção da pele, 6. agentes condicionates, 7. agentes oxidantes, 8. agentes redutores, 9. taninos, 10. sais metálicos, e 11. auxiliares adicionais selecionados dentre agentes de ajuste de pH, espessantes, lipídeos, aminoácidos, açúcares, fragrâncias, agentes de filtro solar, vitaminas, agentes perolados, agentes gelificantes, microelementos, agentes sequestrantes, antioxidantes, humectantes, agentes antiqueda de cabelo, agentes anticaspa, propulsores, ceramidas, polímeros, em particular, polímeros formadores de película, enchedores, nácares, colorantes e misturas dos mesmos, desde que agentes oxidantes e agentes redutores não estejam presentes simultaneamente em uma determinada composição.
18. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende ainda pelo menos um sal metálico L) como um aditivo para fortalecimento capilar que é um composto metálico da fórmula geral: Me(A-)n, em que Me é o cátion de um metal de valência n, n é 2 ou 3, cada A- independentemente é (i) o ânion de um carboidrato oxidado da fórmula -O-C(O)-R4, em que R4 é o resíduo do mesmo carboidrato ou diferente, ou (ii) um ânion derivado de um ácido inorgânico ou orgânico.
19. Composição aquosa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende os seguintes componentes: ingrediente: A) 0,05 a 30% em peso de poliorganossiloxano; B) 0,05 a 15% em peso de tensoativo B) selecionado de B1) e B2); C) 0 a 95% em peso de diluentes/solventes; D) 0 a 15% em peso de proteína, preferivelmente queratina; E) 0 a 15% em peso de emolientes/substância graxa; F) 0 a 5% em peso de conservantes; G) 0 a 15% em peso de ingredientes de proteção da pele; H) 0 a 15% em peso de agentes condicionantes; I) 0 a 15% em peso de agentes oxidantes; J) 0 a 15% em peso de agentes redutores; K) 0 a 15% em peso de taninos; L) 0 a 15% em peso de sal de Fe e/ou Zn solúvel em água; M) 0 a 15% em peso de auxiliares adicionais.
20. Composição para tratamento capilar CARACTERIZADA pelo fato de que compreende a composição aquosa, como definida na reivindicação 1.
21. Composição para tratamento capilar, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADA pelo fato de que é selecionada dentre o grupo consistindo em um xampu capilar, uma composição para tratamento capilar, uma composição para condicionamento capilar, uma composição para fortalecimento capilar, uma composição para coloração capilar, uma composição para proteção da cor capilar, um bálsamo de reparação capilar, uma composição para proteção capilar e uma composição para tratamento antipoluição capilar.
22. Processo para tratamento capilar cosmético não terapêutico, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende a etapa de contatar o cabelo com pelo menos uma composição aquosa, como definida na reivindicação 1.
23. Processo para tratamento capilar cosmético não terapêutico, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende a etapa de contatar o cabelo com pelo menos uma composição para tratamento capilar, como definida na reivindicação 20.
24. Processo para tratamento capilar, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende a etapa de contatar o cabelo com pelo menos uma composição aquosa contendo pelo menos um sal de Zn2+, Fe2+ e/ou Fe3+, e com contra-íons selecionados dentre cloreto, sulfato, alquilsulfonato, arilsulfonato, alquilarilsulfonato e ânions de ácido carboxílico funcionalizados com hidróxi.
25. Processo para tratamento capilar, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente a etapa de secar o cabelo a >150 °C, desse modo, ligando-se ou incorporando-se ao cabelo a composição aquosa.
26. Processo para tratamento capilar, de acordo com a reivindicação 24, CARACTERIZADO pelo fato de que a razão em peso dos sais de Fe e/ou Zn para o poliorganossiloxano A) é de pelo menos 0,01, e se os taninos opcionais forem usados, então a razão em peso do sal de Fe ou Zn para o poliorganossiloxano A) + taninos é de pelo menos 0,01.
27. Processo para tratamento capilar, de acordo com a reivindicação 24, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de contatar o cabelo com a pelo menos uma composição aquosa contendo pelo menos um sal de Zn2+, Fe2+ e/ou Fe3+, é realizada a uma temperatura e período de tempo suficiente para penetrar no cabelo, a etapa de secar o cabelo tratado por aplicação de calor é realizada em temperaturas variando de 150 °C a cerca de 235 °C, e em que são aplicadas 2 a 10 vezes de realinhamento térmico.
28. Processo para tratamento capilar, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de que é para fortalecer o cabelo, colorir o cabelo, reter a cor do cabelo, modelar o cabelo ou condicionar o cabelo.
29. Processo para tratamento capilar, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de que as composições aquosas são aplicadas ao cabelo tingido.
30. Polissiloxano CARACTERIZADO pelo fato de que é selecionado dentre o grupo consistindo em: em que: R é alquila, n1 é 0 a 20, RF é -R3-F1, em que R3 é selecionado de radicais hidrocarbonetos divalentes que têm até 30 átomos de carbono, e pode conter opcionalmente um ou mais grupos selecionados dentre -O-, -NH-, -C(O)-, -C(S)-, grupos amino terciário ( ) e 1+ grupos amônio quaternário ( ) e em que R3 pode ser opcionalmente substituído por um ou mais grupos hidroxila ou átomos de halogênio, desde que R3 seja ligado aos átomos de silício através de um átomo de carbono, e F1 é um grupo funcional selecionado dentre o grupo consistindo em grupos aromáticos substituídos por di- e tri-hidróxi, e em que: R é alquila, n1 é 0 a 30, n21 é 1 a 10, n22 é 1 a 10, RF1 é -R3-F1, em que R3 e F1 são como definidos acima, RF2 é -R3-F2, em que R3 é como definido acima, e F2 é diferente de F1 e é selecionado dentre o grupo consistindo em: - grupo alcóxi silila, - grupo amino, incluindo grupo azetidina, - grupo amônio, incluindo grupo azetidínio, - grupo fosfônio, - grupo epóxi, - grupo carbonato, - grupo uretano, - grupo isocianato, incluindo grupo isocianato bloqueado, - grupo ureia, - grupo amido, incluindo grupo carbamoila, - grupo aldeído, - grupo metilol, - grupo acetal ou hemiacetal, - grupo de base de Schiff ou enamina, - grupo zwitteriônico, - grupo ácido carboxílico ou carboxilato, - grupo ácido sulfônico ou sulfonato, - grupo hemi-éster de ácido sulfúrico ou sulfato, - grupo éster de ácido fosfórico ou fosfato, - grupo éster de ácido fosfônico ou fosfonato, - grupo éster de ácido fosfórico ou fosfito, - grupo xantogenato/éster de xantogenato, - grupo tiossulfato, - um grupo aromático substituído por mono-hidróxi, - grupo mercapto, - grupo sacarídeo, - grupo poliéter com até 60 átomos de carbono, - tio éster, - grupo tio éter, e - combinações dos ditos grupos funcionais, e em que nas fórmulas de polissiloxano acima, as unidades silóxi tendo índices n1, n21 e n22 podem ser arranjadas em qualquer ordem, tais como unidades alternadamente arranjadas regulares, unidades periodicamente arranjadas, unidades estatisticamente arranjadas e unidades arranjadas em blocos.
BR112019025739-0A 2017-06-05 2018-06-04 Composições para tratamento capilar compreendendo poliorganossiloxanos, processos para o dito tratamento capilar e polissiloxano BR112019025739B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15/614,035 US10982051B2 (en) 2017-06-05 2017-06-05 Aqueous compositions for hair treatment comprising polyorganosiloxanes with polyhydroxyaromatic moieties
US15/614,035 2017-06-05
PCT/US2018/035778 WO2018226548A1 (en) 2017-06-05 2018-06-04 Hair treatment comprising polyorganosiloxanes with polyhydroxyaromatic moieties

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019025739A2 BR112019025739A2 (pt) 2020-06-23
BR112019025739B1 true BR112019025739B1 (pt) 2023-08-01

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR102615141B1 (ko) 폴리하이드록시 방향족 모이어티를 갖는 폴리오르가노실록산을 포함하여 구성되는 모발처리용 수성 조성물
JP2008516923A (ja) アミノ官能性ポリオルガノシロキサンを含むヘアケア配合物
US11547647B2 (en) Hair compositions for damage treatment
WO2013117770A2 (en) Cosmetic treatment method, and composition comprising a glyoxylic acid ester
BR112017006015B1 (pt) Poliorganossiloxano, método para tratar substratos à base de aminoácido, composição para tratar substratos à base de aminoácido, e kit
JP2019508459A (ja) ヘアトリートメント組成物
WO2013117771A2 (en) Cosmetic treatment method, and composition comprising a glyoxylic acid derivative
US10617617B1 (en) Polycarboxylic acid compounds for the treatment of fibrious amino acid based substrates, especially hair
BR112015010202B1 (pt) processo para alisar e descolorir o cabelo
BR112019025729A2 (pt) Composições aquosas para o tratamento capilar
US20200170911A1 (en) Composition and method for strengthening hair fibers
BR112019025739B1 (pt) Composições para tratamento capilar compreendendo poliorganossiloxanos, processos para o dito tratamento capilar e polissiloxano
BR112021010774A2 (pt) Uso de compostos de ácido policarboxílico para o tratamento de substratos à base de aminoácidos fibrosos, especialmente, o cabelo
EP3883916A1 (en) Use of polyhydroxyaromatic compounds for the treatment of fibrous amino acid based substrates
WO2021069533A1 (en) Hair treatment compositions
KR20100029941A (ko) 2제식 반응성 모발 화장료 조성물