BR112019022519B1 - Conjunto de recipiente para acomodar uma bebida, sistema de dispensa de bebida, método para encher e manipular um conjunto de recipiente para acomodar uma bebida, e, fecho para um recipiente de bebida - Google Patents

Conjunto de recipiente para acomodar uma bebida, sistema de dispensa de bebida, método para encher e manipular um conjunto de recipiente para acomodar uma bebida, e, fecho para um recipiente de bebida Download PDF

Info

Publication number
BR112019022519B1
BR112019022519B1 BR112019022519-6A BR112019022519A BR112019022519B1 BR 112019022519 B1 BR112019022519 B1 BR 112019022519B1 BR 112019022519 A BR112019022519 A BR 112019022519A BR 112019022519 B1 BR112019022519 B1 BR 112019022519B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
beverage
pressure
closure
relief device
beverage container
Prior art date
Application number
BR112019022519-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019022519A2 (pt
Inventor
Jonas Christiansen
Original Assignee
Carlsberg Breweries A/S
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Carlsberg Breweries A/S filed Critical Carlsberg Breweries A/S
Priority claimed from PCT/EP2018/060092 external-priority patent/WO2018197339A1/en
Publication of BR112019022519A2 publication Critical patent/BR112019022519A2/pt
Publication of BR112019022519B1 publication Critical patent/BR112019022519B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção se refere a um conjunto de recipiente para acomodar uma bebida. O conjunto de recipiente compreende um recipiente de bebida dobrável tendo uma parte de corpo para acomodar a bebida e uma parte de gargalo cilíndrica definindo um espaço livre cheio de gás. O conjunto de recipiente compreende adicionalmente um fecho vedando uma abertura da parte de gargalo cilíndrica. O fecho compreende um disco de fecho, uma parte cilíndrica interna e uma parte cilíndrica externa. O disco de fecho compreende uma saída de bebida para extrair a bebida. O fecho compreende adicionalmente um dispositivo de alívio de pressão posicionado no disco de fecho ou na parte cilíndrica interna. O dispositivo de alívio de pressão é capaz de estabelecer uma abertura permanente ou refechável através do fecho ou entre o fecho e a parte de gargalo para permitir um fluxo de fluido do espaço livre para o espaço externo quando uma diferença de pressão exceder um valor de pressão predeterminado o dito sendo mais baixo que a dita pressão de rebentamento do recipiente.

Description

[001] A presente invenção se refere a um recipiente de bebida tendo um dispositivo de alívio de pressão e um método para fabricar um recipiente de bebida tendo um dispositivo de alívio de pressão.
Fundamentos
[002] No passado, bebidas foram transportadas do local de produção para o local de consumo em recipientes, tais como garrafas feitas de vidro ou, alternativamente, em barris feitos de madeira ou metal, preferivelmente aço. De forma crescente, novos materiais mais leves e flexíveis, tais como plástico e preferivelmente PET, são usados para transportar bebida, substituindo tanto garrafas de vidro quanto recipientes de metal e madeira.
[003] Uma vantagem de usar recipientes de plástico ao invés de recipientes de vidro, metal ou madeira, é o peso significantemente menor dos recipientes de plástico. Outra vantagem do uso de recipientes de plástico é o fato de que tais recipientes são flexíveis e podem ser moldados por sopro a partir de pequenas pré-formas imediatamente antes do enchimento da bebida. Depois de o recipiente ter sido esvaziado de bebida no local de consumo, o recipiente de bebida pode ser dobrado, isto é, comprimido ou compactado, para um tamanho muito menor em comparação com o tamanho originalmente cheio. Muitos sistemas de dispensa de bebida modernos comprimem os recipientes até mesmo durante o descarregamento. Também, o uso de um moderno sistema de dispensa de bebida pode eliminar qualquer contato entre o usuário e a bebida.
[004] Ainda adicionalmente, os recipientes de plástico podem ser reciclados em de uma maneira ecológica ou por fusão, a fim de reusar a matéria prima, ou por combustão, que resulta - além da geração de dióxido de carbono e água - em a recuperação de energia. Recipientes feitos de vidro, metal ou madeira são mais difíceis de reciclar e tipicamente devem ser transportados de volta para um produtor de bebida para a limpeza ou, alternativamente, para ser fundidos sob alta temperatura e reusados como matéria prima, ambas as opções resultando em impacto ambiental na forma de uso de energia e uso possível de substâncias tóxicas.
[005] Para economizar material e permitir que o recipiente seja facilmente dobrável, é desejável usar recipientes que tenham paredes tão finas quanto possível. O armazenamento de bebidas pressurizadas, tais como bebidas carbonatadas, em recipientes de parede delgada ou fina, , por outro lado, aumentará o risco de ruptura do recipiente. Uma ruptura, além da perda completa da bebida armazenada no recipiente, pode também resultar em ferimento pessoal ou dano à propriedade em virtude de detritos a partir do recipiente fragmentado. Rupturas podem ocorrer à perfuração acidental do recipiente, todavia, as rupturas mais violentas podem ser causadas por um aumento da pressão dentro do recipiente.
[006] Como a pressão dentro do recipiente é diretamente dependente da temperatura da bebida, a ruptura pode ocorrer como um resultado de um incêndio próximo ao local do recipiente, por se deixar o recipiente em um local quente, tal como na luz solar direita, ou dentro de um espaço encerrado que está sendo aquecido pela luz solar. Ainda, bebidas fermentadas, tais como cerveja, liberam uma grande quantia de dióxido de carbono durante a fermentação. Quando a bebida foi selada no recipiente, a fermentação deve ter parado ou pelo menos não continuado de uma maneira descontrolada ou imprevisível. No caso em que a fermentação continua de uma maneira descontrolada, quando a bebida tiver sido selada dentro do recipiente, o aumento de pressão causado pelo gás produzido durante a fermentação descontrolada pode causar a ruptura do recipiente. Assim, existe uma necessidade de tornar segura a pressão dos recipientes.
[007] Rupturas devidas ao aumento de pressão dentro do recipiente podem ser evitadas por meio do uso de uma válvula de sobrepressão, que pode limitar a pressão dentro do recipiente de bebida por abertura em certo limite de pressão e aliviando o espaço interno do recipiente de bebida de qualquer pressão excessiva. Todavia, quaisquer partes adicionais aumentarão a complexidade global e o custo total do recipiente de bebida. Como os recipientes de bebida são produzidos em números muito altos, é necessário manter os custos tão baixos quanto possível.
[008] Por conseguinte, um objetivo de acordo com a presente invenção é o de prover tecnologias para evitar sobrepressão relacionadas à ruptura de recipientes de bebida, enquanto se mantém o custo adicional por unidade baixo.
Técnica anterior
[009] O US 2008/0078769 A1 descreve um cilindro de gás de alta pressão compreendendo um gargalo que tem uma garganta alongada e uma embocadura em outra extremidade da garganta. Um tampão e uma membrana perfurável são posicionados dentro da garganta a uma distância substancial da embocadura. O cilindro de gás de alta pressão compreende adicionalmente uma tampa de expedição, removivelmente montada ao gargalo. A tampa de expedição inclui pelo menos dois orifícios de ventilação se estendendo radialmente para fora através da tampa.
[0010] Se a vedação provida pelo tampão for violada, gás comprimido que sai do cilindro de gás através da garganta sai da tampa através dos orifícios de ventilação radiais opostos. Porque os orifícios de ventilação são substancialmente identicamente configurados, o ar em escapamento irá sair dos orifícios de ventilação em volumes de fluxo substancialmente iguais e velocidades de saída substancialmente iguais. Consequentemente, os respiradouros da tampa de expedição previnem que um conjunto de garrafa violado se torne um míssil.
[0011] A CN 2378333Y se refere a uma arruela de garrafa de cerveja feita de plástico. A arruela de plástico é comprimida elasticamente entre a embocadura e a tampa da garrafa. Quando a pressão dentro da garrafa aumenta para aproximadamente uma pressão crítica de ruptura, a arruela de plástico se afrouxa microscopicamente e parte do gás dentro da garrafa pode ser liberada a fim de reduzir a probabilidade de ruptura.
[0012] O WO2016/169951 A1, cedido à empresa depositante, se refere a uma maneira muito simples e eficiente de incluir uma válvula de segurança em um recipiente de bebida por ter um anel de vedação flexível comprimido entre o fecho e o gargalo do recipiente. O anel de vedação é móvel para uma segunda posição, na qual uma parte maior do anel de vedação é comprimida entre o fecho e o gargalo do recipiente e a parte menor do dito anel de vedação não é comprimida dentro de uma fenda, permitindo a comunicação fluida entre o espaço livre cheio de gás e o exterior do recipiente de bebida. O sistema acima permite a desgaseificação do espaço livre no caso em que a pressão aumenta, todavia, existe um risco que o anel de vedação retorne para sua posição original, uma vez quando a sobrepressão é aliviada, o que torna difícil para o usuário detectar se a situação na qual o aumento de pressão ocorreu, ou não. Ainda, é difícil definir precisamente a pressão crítica na qual o anel de vedação se move para a segunda posição, pois a pressão crítica não é diretamente dependente da diferença de pressão entre o interior e o exterior do recipiente de bebida, mas sim da elasticidade do anel de vedação. Essa elasticidade do anel de vedação é dependente de vários fatores não dependentes de pressão, tais como da temperatura.
[0013] A EP 1066215 B1 se refere a um dispositivo de segurança contra erupção, especificamente adaptado para uso com uma sonda equipado a um barril. Dispositivo de segurança contra erupção compreende um membro resilientemente deformável compreendendo uma porção de extremidade substancialmente anular tendo um orifício, através do qual um tubo interno da sonda é passado, no uso, e uma pluralidade de pernas se estendendo da porção de extremidade geralmente para cima ou na direção para o gargalo do barril, no uso.
[0014] A US 2969161 A se refere a um fecho para barris de cerveja e similares, compreendendo uma tampa parcialmente fraturável, presa à extremidade interna do dito tubo conector e normalmente vedando o conteúdo do barril. Na inserção da guarnição de torneira através do tubo conector contra a tampa, a última irá parcialmente se romper para longe do tubo por uma extensão suficiente a permitir a passagem de uma guarnição para dentro do interior do barril para dispensar seus conteúdos.
[0015] A EP 2129616 B1 se refere a um diafragma para o uso em um conjunto de válvula e compreendendo pelo menos uma porção de vedação e uma porção de fixação. A porção de fixação e a pelo menos uma porção de vedação são conectadas por uma porção flexível.
[0016] A US 2016137478 A1 se refere a um conjunto de tubo extrator para um recipiente de bebida compreendendo uma válvula de gás e uma válvula de bebida, adaptadas para cooperar uma com a outra, e compreendendo uma gaxeta conformada em anel. A gaxeta é feita de um material elastomérico e compreende um inserto feito de um material rígido. O material elastomérico encerra o inserto e uma porção da parte superior da gaxeta é adaptada para ser liberada do inserto quando uma pressão dentro do recipiente de bebida exceder um predeterminado nível, de forma que a comunicação fluida entre um interior do recipiente de bebida e as cercanias seja provida e pressão seja liberada do recipiente de bebida. A gaxeta compreende adicionalmente uma identificação que pode ser detectada da face superior da gaxeta, de forma que seja facilmente identificável se uma função de alívio de pressão da gaxeta foi parcialmente ou completamente iniciada.
[0017] A US 9016333 B2 se refere a um sistema de dispensa de fluido compreendendo a recipiente tendo uma válvula de uma via recebida dentro da parede de recipiente. A válvula de uma via pode ser um membro flexível feito de qualquer material apropriado, tal como silicone, e configurado para abertura, para permitir que fluido escoe a partir de um orifício de saída do corpo de válvula através do orifício do recipiente. A válvula de uma via pode ser uma válvula de bico de pato, que define uma ranhura criada pelas bordas de um membro flexível. Um fluxo de fluido através do orifício de saída abre o membro flexível e ranhura para permitir um fluxo de fluido para dentro do recipiente. Quando fluido não está saindo no orifício de saída, a ranhura fecha, quando as bordas do membro flexível se dobram uma sobre a outra para formar uma vedação.
[0018] US 5433242 A se refere a uma estrutura ou conjunto de válvula incluindo uma base de válvula de tanque, um retentor de válvula de bico de pato, uma válvula de bico de pato, uma haste de válvula de assento axial, tensionando a mola, e um corpo de válvula.
Sumário da invenção
[0019] Pelo menos a vantagem, necessidade e objetivo acima ou pelo menos uma das inúmeras outras vantagens, necessidades e objetivos, que serão evidentes da descrição abaixo da presente invenção, são obtidos, de acordo com um primeiro aspecto de a presente invenção, por um conjunto de recipiente para acomodar uma bebida, o conjunto de recipiente compreendendo: um recipiente de bebida dobrável tendo uma parte de corpo definindo um volume interno para acomodar a bebida e uma parte de gargalo cilíndrica definindo um espaço livre cheio de gás, a parte de gargalo cilíndrica definindo adicionalmente uma abertura, uma superfície orientada para dentro e uma superfície orientada para fora, o recipiente de bebida definindo adicionalmente uma pressão de rebentamento, e um fecho vedando a dita abertura da parte de gargalo cilíndrica e compreendendo um disco de fecho confrontando o espaço livre do recipiente de bebida dobrável, uma parte cilíndrica interna confrontando a superfície orientada para dentro da parte de gargalo cilíndrica e uma parte cilíndrica externa confrontando a superfície orientada para fora da parte de gargalo cilíndrica, o disco de fecho compreendendo uma saída de bebida para extrair a bebida a partir do recipiente de bebida, o fecho compreendendo adicionalmente um dispositivo de alívio de pressão posicionado no disco de fecho ou na parte cilíndrica interna, o dispositivo de alívio de pressão sendo capaz de estabelecendo uma abertura permanente ou refechável através do fecho ou entre o fecho e a parte de gargalo para permitir um fluxo de fluido a partir do espaço livre do recipiente de bebida dobrável para um espaço externo quando uma diferença de pressão entre o espaço livre e o espaço externo exceder um valor de pressão predeterminado, o valor de pressão predeterminado sendo mais baixo que a pressão de rebentamento.
[0020] O recipiente de bebida é preferivelmente moldado por sopro em um material polimérico leve e flexível, que é autosuportante e capaz de acomodar uma bebida carbonatada mantida, fechada do ambiente, em uma pressão interna. Uma vez quando o recipiente é aberto, o recipiente de bebida é capaz de se dobrar quando uma pressão é aplicada a partir do exterior, que é maior que a pressão interna. O material pode ser, por exemplo, PET, PE, PP. O recipiente é preferivelmente provido na forma de uma pré-forma, que é moldada por sopro para seu tamanho de enchimento imediatamente antes de ser cheio na fábrica de produção de cerveja.
[0021] O recipiente de bebida tipicamente tem um formato de garrafa, isto é, uma porção de corpo maior para acomodar a maioria ou a maior parte da bebida, e uma parte de gargalo cilíndrica tendo uma abertura que forma a saída de bebida e que é fechada pelo fecho. O fecho é permanentemente fixado à parte de gargalo do recipiente de bebida, uma vez quando o recipiente de bebida foi cheio. A finalidade do fecho é principalmente vedar a abertura do recipiente de bebida de uma maneira impermeável à pressão e permitindo a saída de bebida para extrair a bebida. A saída de bebida é vedada durante o transporte e manipulação e é aberta para dispensar a bebida, tipicamente quando da instalação do recipiente de bebida no sistema de dispensa de bebida. It pode opcionalmente include uma válvula de uma via. A saída de bebida é preferivelmente centralmente posicionada no disco de fecho do fecho. Em algumas modalidades, o fecho é também usado para prover uma placa de base para instalar e vedar o recipiente de bebida dentro da câmara de pressão do sistema de dispensa de bebida.
[0022] A parte cilíndrica interna e a parte cilíndrica externa são usadas para fixar e vedar o fecho à parte de gargalo do recipiente de bebida. Preferivelmente, a parte cilíndrica interna veda contra a superfície orientada para dentro do gargalo, enquanto que a parte cilíndrica externa é fixada à superfície orientada para fora do gargalo. A fixação pode ser por meio de um ajuste por pressão, mecanismo de travamento, ajuste por encaixe por clique, soldagem, ajuste por parafusos ou qualquer outra tecnologia, que é considerada segura para produtos alimentícios. A vedação pode ser feita por um material elastomérico, tal com um anel de vedação. A provisão de uma parte cilíndrica interna e uma parte cilíndrica externa permite ao disco de fecho ser protegido, uma vez que o disco de fecho pode ser posicionado dentro da parte de gargalo do recipiente de bebida. A parte cilíndrica interna e a parte cilíndrica externa atuarão assim como flanges para proteger o disco de fecho incluindo a saída de bebida.
[0023] O dispositivo de alívio de pressão é provido como um dispositivo de segurança, no caso em que a pressão dentro do recipiente de bebida aumentar para um nível, que pode causar com que o recipiente de bebida se rompa ou se deforme. O dispositivo de alívio de pressão provê um local predeterminado, no qual uma sobrepressão pode ser aliviada, prevenindo assim uma ruptura descontrolada ou explosão, que pode causar dano à propriedade ou ferir seriamente as pessoas na vizinhança do recipiente de bebida. Um aumento em pressão pode ser causado, por exemplo, por um aumento de temperatura dentro do recipiente de bebida ou por uma fermentação descontrolada dentro do recipiente.
[0024] Quando o dispositivo de alívio de pressão se abre, fluido escapará através da abertura do recipiente de bebida e assim a pressão dentro do recipiente de bebida será reduzida. Dependendo da orientação do recipiente de bebida, ou gás ou bebida (líquido) será ventilado através da abertura. O dispositivo de alívio de pressão tipicamente faz parte do disco de fecho ou da parte cilíndrica interna e pode completamente ou, por uma parte substancial, ser feito do mesmo material que o disco de fecho e a parte cilíndrica interna. O uso do disco de fecho ou da parte cilíndrica interna permite que o dispositivo de alívio de pressão seja independente do recipiente de bebida, enquanto permite que o dispositivo de alívio de pressão esteja diretamente em contato com o interior do recipiente de bebida. Isso irá assegurar que o dispositivo de alívio de pressão esteja diretamente exposto à pressão dentro do recipiente de bebida.
[0025] O dispositivo de alívio de pressão é preferivelmente posicionado no fecho, adjacente á saída de bebida, ou na parte cilíndrica interna, de forma que o dispositivo de alívio de pressão seja protegido da mesma maneira que a saída de bebida, isto é, evitando que o usuário abra o dispositivo de alívio de pressão por engano durante a manipulação e transporte. Alternativamente, ele pode também ser posicionado entre o fecho e a parte de gargalo, ou diretamente na parte de vedação do fecho.
[0026] Preferivelmente, o dispositivo de alívio de pressão será ainda operável e voltado para o exterior quando o recipiente estiver dentro da câmara de pressão. Assim, no caso de uma sobrepressão no recipiente dentro da câmara de pressão por qualquer das razões acima, ou em virtude de um mau funcionamento da câmara de pressão, o dispositivo de alívio de pressão irá se abrir e despressurizar a câmara de pressão inteira e evitar uma possível ruptura da câmara de pressão. A posição do dispositivo de alívio de pressão no fecho irá também reduzir o efeito de um mau funcionamento do dispositivo de alívio de pressão propriamente o dito, isto é, no caso em que o dispositivo de alívio de pressão se fragmentar, a maioria dos fragmentos ficará contida no espaço dentro da parte cilíndrica interna ou do fecho e não lançados para a direção do usuário.
[0027] O dispositivo de alívio de pressão tem uma predeterminada pressão de abertura e, uma vez quando aberto, o dispositivo de alívio de pressão forma uma abertura permanente para ventilar a inteira sobrepressão no recipiente para o exterior, ou, alternativamente, uma abertura refechável que pode se fechar uma vez quando uma quantidade suficiente de fluido foi ventilada. A abertura deve ser formada de uma maneira controlada, isto é, sem a formação de fragmentos, os quais podem causar dano. O dispositivo de alívio de pressão é assim tipicamente feito de um material flexível, mas não elástico, que se abre e fica aberto, uma vez quando a pressão relativa entre o interior do recipiente e o exterior do recipiente exceder a predeterminada pressão de rompimento.
[0028] A predeterminada pressão de abertura é escolhida para ser uma pressão, que é mais alta que as pressões, que normalmente ocorrem no recipiente de bebida devida à pressurização interna a pressões e temperaturas padronizadas, mas mais baixas que uma pressão segura máxima do recipiente de bebida. A pressão segura máxima do recipiente de bebida é, por sua vez, dependente das propriedades de espessura e material das paredes de recipiente, e é evidente que as paredes irão ter uma espessura que permite ao recipiente de bebida ser tão leve quanto possível, enquanto ainda é capaz de sobreviver ao manuseio normal.
[0029] A abertura pode preferivelmente ser permanente, significando que o dispositivo de alívio de pressão permaneça aberto, isto é, ele é não resiliente. Assim, o dispositivo de alívio de pressão não se refecha novamente quando a pressão dentro do recipiente de bebida foi reduzida, e permanece aberto mesmo quando a pressão dentro do recipiente de bebida foi equalizada com a pressão fora do recipiente de bebida, isto é, pressão atmosférica. Consequentemente, o usuário irá detectar facilmente que o dispositivo de alívio de pressão foi ativado ou visualmente ou pelo entendimento de que o recipiente de bebida irá ser muito mais facilmente comprimido por, por exemplo, a mão do usuário, quando o dispositivo de alívio de pressão está aberto em comparação com quando o dispositivo de alívio de pressão está fechado e o recipiente de bebida está pressurizado. Quando o dispositivo de alívio de pressão é aberto, são essencialmente somente a flexibilidade e a espessura do recipiente de bebida que provêm resistência, enquanto que um recipiente de bebida cheio e fechado irá permitir somente uma pequena quantidade de compressão, pois o líquido é essencialmente não compressível e o espaço livre é pressurizado. Assim, não existe risco que o usuário consuma a bebida, que não é apropriada para beber.
[0030] Alternativamente, a abertura é refechável, tipicamente por provisão do dispositivo de alívio de pressão com um material resiliente, que automaticamente fecha a abertura quando a pressão dentro do recipiente de bebida foi reduzida, isto é, quando uma quantidade suficiente de fluido foi ventilada.
[0031] De acordo com uma modalidade adicional, o dispositivo de alívio de pressão é pelo menos parcialmente visível a partir de fora do conjunto de recipiente. Dessa maneira, será mais fácil para o usuário detectar se, o não, o dispositivo de alívio de pressão foi ativado.
[0032] De acordo com uma modalidade adicional, o dispositivo de alívio de pressão compreende uma parte enfraquecida da parte cilíndrica interna, a parte enfraquecida se deforma permanentemente e/ou resilientemente para dentro quando a diferença de pressão entre o espaço livre e o espaço externo exceder o valor de pressão predeterminado, estabelecendo assim a abertura, isto é, a abertura permanente ou refechável. Quando a parte cilíndrica interna veda contra a parte de gargalo do recipiente, a parte cilíndrica interna pode compreender uma seção que é enfraquecida por, por exemplo, ser mais delgada que as partes circundantes e, quando uma alta pressão diferencial existir entre o interior e o exterior do recipiente de bebida, a seção enfraquecida irá se abaular para dentro, comprometendo a vedação e permitindo que o gás passe entre o gargalo e o fecho. A parte enfraquecida é tipicamente não elastomérica e assim não reassumirá seu formato original quando a pressão é equalizada; todavia, ela pode também ser pelo menos parcialmente elastomérica de forma que reassuma seu formato original quando a pressão dentro do recipiente de bebida é mais baixa. Combinações de deformações permanentes e resilientes são contempladas, isto é, que alguma, mas não toda, da deformação é rearmazenada quando a pressão é abaixada.
[0033] De acordo com uma modalidade adicional, o dispositivo de alívio de pressão compreende um anel de vedação elastomérico disposto entre a parte cilíndrica interna do fecho e a superfície orientada para dentro da parte de gargalo cilíndrica, a parte enfraquecida da parte cilíndrica interna e o anel de vedação elastomérico constituem opcionalmente uma parte integral. Quando a parte enfraquecida se deforma para dentro, o anel elastomérico pode se deslocar para dentro do abaulamento para comprometer as propriedades de vedação entre o fecho e o gargalo. Tendo a parte enfraquecida da parte cilíndrica interna e o anel de vedação elastomérico constituindo uma parte integral, o conjunto do anel de vedação e do fecho será simplificado.
[0034] De acordo com uma modalidade adicional, o dispositivo de alívio de pressão compreende uma projeção oca alongada se estendendo para fora do disco de fecho e tendo um predeterminado ponto de ruptura em uma extremidade distante da projeção oca alongada para estabelecer uma abertura permanente quando a diferença de pressão entre o espaço livre e o espaço externo exceder o valor de pressão predeterminado. A pressão elevada atua sobre o interior da projeção oca e, uma vez quando a diferença de pressão, e a força de pressão associada, for suficientemente alta, o predeterminado ponto de ruptura se abre e alivia a sobrepressão no recipiente de bebida. A projeção tipicamente se abre formando duas ou mais partes de parede que se estendem a partir do disco de fecho. Até mesmo no caso improvável de que as partes de parede se separem da face externa, as partes de parede não serão arremessadas contra o usuário, mas, ao invés disso, para os lados. A abertura, que é assim estabelecida, irá ser permanente.
[0035] A modalidade acima do dispositivo de alívio de pressão lembra uma válvula de bico de pato com algumas exceções. Uma válvula de bico de pato é um tipo de uma válvula de uma via que lembra um bico de pato. Todavia, enquanto que a válvula de bico de pato típica é de uma natureza resiliente e se refecha depois de a diferença de pressão ser equalizada, o presente dispositivo de alívio de pressão é feito de um material substancialmente não resiliente e permanece aberto uma vez quando o predeterminado ponto de ruptura se abre. Ainda, na típica válvula de bico de pato, o predeterminado ponto de ruptura está, de fato, aberto, e vedado simplesmente pela resiliência do material da válvula; enquanto que, no presente caso, o predeterminado ponto de ruptura é uma porção fechada, mas uma porção enfraquecida da parede.
[0036] De acordo com uma modalidade adicional, o dispositivo de alívio de pressão compreende uma placa de arrebentamento posicionada no disco de fecho para estabelecer uma abertura permanente quando a diferença de pressão entre o espaço livre e o espaço externo exceder o valor de pressão predeterminado. Na realização mais simples, uma placa de arrebentamento pode ser provida, que tem o predeterminado ponto de ruptura e que estabelece uma abertura que é permanente quando a diferença de pressão exceder a predeterminada pressão de rompimento. A placa de arrebentamento pode ser um disco tendo uma parte enfraquecida na forma de pontuações ou similares.
[0037] De acordo com uma modalidade adicional, o dispositivo de alívio de pressão compreende: uma folha flexível posicionada no disco de fecho confrontando o espaço livre do recipiente de bebida e cobrindo um orifício do disco de fecho, um mecanismo de perfuração posicionado entre a folha flexível e o orifício e confrontando a folha flexível, e uma placa móvel posicionada em uma primeira posição entre a folha flexível e o mecanismo de perfuração para suportar a folha flexível, a placa móvel sendo permanentemente móvel para uma segunda posição distante da folha flexível quando a diferença de pressão entre o espaço livre e o espaço externo exceder o valor de pressão predeterminado, permitindo que a folha flexível contate o mecanismo de perfuração, rompendo assim a folha flexível e estabelecendo a abertura.
[0038] O dispositivo de alívio de pressão é assim posicionado inteiramente embaixo da face externa do disco de fecho. A única parte visível do dispositivo de alívio de pressão é o orifício. Isso essencialmente elimina os riscos que o usuário ative e abra o dispositivo de alívio de pressão por engano e/ou que o usuário seja ferido por fragmentos de um mau funcionamento do dispositivo de alívio de pressão. A folha flexível pode ser, por exemplo, feita de material delgado e flexível de alumínio ou similar. O mecanismo de perfuração é tipicamente feito de material plástico ou similar e deve ser capaz de perfurar a folha flexível no contato.
[0039] Sob condições de pressão normal, isto é, a placa móvel estando na primeira posição, o mecanismo de perfuração não irá contatar a folha flexível, pois a placa móvel irá prevenir qualquer contato. No caso de uma situação de sobrepressão potencialmente perigosa dentro do recipiente de bebida, a placa móvel se move para longe da segunda posição para que a folha seja capaz de se deformar na direção para o mecanismo de perfuração devido à diferença de pressão. Quando a folha contata o mecanismo de perfuração, uma abertura irá se formar, a qual permitirá que gás escape e reduza assim a pressão no recipiente de bebida. A abertura é permanente, e assim a pressão dentro do recipiente de bebida irá se equalizar com a pressão exterior. O predeterminado ponto de ruptura é uma posição na folha, que o mecanismo de perfuração contata; todavia, ela não deve ser necessariamente mais fraca que o resto da folha quando o mecanismo de perfuração realiza a ruptura.
[0040] A folha flexível veda o orifício do disco de fecho e é, como tal, exposta à diferença de pressão entre o interior do recipiente de bebida e o exterior. A placa móvel é inicialmente colocada em uma posição liberável entre a folha flexível e o mecanismo de perfuração e suporta a folha de forma que a folha seja impedida de se dobrar ou flexionar na direção para o exterior e o mecanismo de perfuração devido à diferença de pressão. A placa móvel é liberável quando ela é exposta a uma força de pressão, que excede a predeterminada pressão de rompimento. A placa móvel pode, por exemplo, ser posicionada na primeira posição por um ajuste por interferência ou similar. Isso permite uma liberação muito precisa da sobrepressão no recipiente.
[0041] De acordo com uma modalidade adicional, o mecanismo de perfuração é oco. De acordo com uma modalidade preferida, o mecanismo de perfuração também contém um orifício através do disco de fecho. Dessa maneira, quando a folha flexível é perfurada, um canal direto é estabelecido, que não pode ser obstruído entre o interior do recipiente de bebida e o exterior.
[0042] De acordo com uma modalidade adicional, o mecanismo de perfuração faz parte de a placa móvel. O mecanismo de perfuração pode, por exemplo, fazer parte de uma seção resiliente da placa móvel. Por combinação do mecanismo de perfuração e da placa móvel, a fabricação e instalação da placa de fecho (fecho) serão simplificadas, pois a placa móvel propriamente dita pode ser um componente padrão e a placa móvel e o mecanismo de perfuração combinados foram providas separadamente e instaladas em uma única operação.
[0043] De acordo com uma modalidade adicional, a placa móvel é conformada em anel e opcionalmente inclui um orifício auxiliar para acomodar o mecanismo de perfuração. Pela realização da placa móvel conformada em anel, a instalação da mesma será mais fácil, uma vez que ela é simétrica. Os orifícios auxiliares acomodam o mecanismo de perfuração e quando a placa está na primeira posição, o mecanismo de perfuração é completamente coberto pelo furo do orifício, enquanto que, quando a placa móvel se move para a segunda posição, o mecanismo de perfuração se projeta do furo e perfura a folha flexível, que, de forma não suportada pela placa, se deforma e é perfurada pelo mecanismo de perfuração.
[0044] De acordo com uma modalidade adicional, a placa móvel é equipada por encaixe ou equipada por mola à placa de fecho. Ajustes por encaixe e ajustes por mola são alternativas a ajustes por interferência, os quais permitem uma ativação muito precisa da placa móvel para se mover da primeira posição para a segunda posição a uma predeterminada pressão de rompimento. O ajuste por encaixe é construído para envolver duas partes que se travam entre si, as quais, em uma predeterminada pressão de rompimento, são forçadas a se afastarem. O ajuste por mola pode ser feito usando uma parte flexível da placa repousando contra a placa de fecho.
[0045] De acordo com uma modalidade adicional, a folha flexível cobre a saída de bebida. A mesma folha flexível pode também ser usada para cobrir a saída de bebida, permitindo que essa parte tenha uma finalidade dupla. É assim - em adição à provisão do elemento rompível do dispositivo de alívio de pressão - usado para vedar o recipiente de bebida durante o transporte e armazenamento. Quando o recipiente de bebida é usado, por exemplo, instalado no sistema de dispensa de bebida, a folha flexível é rompida no local da saída de bebida, mas permanece intacta no local do dispositivo de alívio de pressão, mantendo sua função.
[0046] De acordo com uma modalidade adicional, o disco de fecho compreende a sede de válvula e o dispositivo de alívio de pressão compreende o corpo de válvula impulsionado contra a sede de válvula por uma mola. Uma válvula carregada por mola pode ser preferida, uma vez que seu comportamento pode ser precisamente previsto devido à alta previsibilidade de molas em contraste com os predeterminados pontos de ruptura, cuja pressão de rompimento não pode ser prevista com precisão igualmente alta.
[0047] De acordo com uma modalidade adicional, o dispositivo de alívio de pressão compreende um alojamento para acomodar o corpo de válvula e a mola, o alojamento preferivelmente incluindo uma abertura de ranhura, o alojamento opcionalmente incluindo um furo de guia para guiar a parte de guia do corpo de válvula, a parte de guia opcionalmente sendo flexível e opcionalmente incluindo um tampão. Essas características permitem que uma válvula carregada por mola opere mediante confiabilidade mais alta.
[0048] De acordo com uma modalidade adicional, a bebida compreende CO2 e/ou N2 dissolvido, a bebida estabelecendo uma pressurização dependente de temperatura dentro do recipiente de bebida, a pressurização dependente de temperatura sendo mais baixa que a pressão de rebentamento à temperatura ambiente.
[0049] Quando usado aqui, temperatura ambiente significa entre 0°C e 60°C, preferivelmente entre 10°C e 40°C, mais preferivelmente entre 15°C e 30°C, mais preferivelmente entre 20°C e 25°C, tal como 22°C.
[0050] De acordo com uma modalidade adicional, o dispositivo de alívio de pressão compreende uma pluralidade de elementos de perfuração circunferencialmente dispostos em torno de a saída de bebida, preferivelmente 2-20, mais preferivelmente 3-15, tal como 4-10. A fim de tornar o dispositivo de alívio de pressão à prova de falha e permitir uma despressurização mais rápida do recipiente de bebida, uma pluralidade de mecanismos de perfuração pode ser usada para produzir uma pluralidade de aberturas quando a placa móvel está na segunda posição. A folha flexível é consequentemente rompida em uma pluralidade de locais quando a diferença de pressão exceder a predeterminada pressão de rompimento. De forma correspondente pode ser provida também uma pluralidade de orifícios, mas não necessariamente a mesma pluralidade.
[0051] De acordo com uma modalidade adicional, a saída de bebida compreende uma válvula de uma via. A válvula de uma via preferivelmente permite que fluido escoe ou flua do recipiente de bebida para o exterior, mas não da outra maneira. Desse modo, a bebida pode não ser forçada para dentro do recipiente.
[0052] De acordo com uma modalidade adicional, a saída de bebida compreende um conector se estendendo para fora da face externa e circunferencialmente encerrando a saída de bebida, o dispositivo de alívio de pressão sendo posicionado entre o conector e o flange circunferencial externo. Dessa maneira, um conector é provido para conectar o recipiente de bebida a uma linha de dispensa e um flange adicional para proteger o dispositivo de alívio de pressão.
[0053] De acordo com uma modalidade adicional, a predeterminada pressão de rompimento é entre 3 atm e 15 atm, preferivelmente entre 5 atm e 10 atm, mais preferivelmente entre 7 atm e 8 atm. As pressões acima são pressões máximas apropriadas para o recipiente de bebida, pois a pressão interna normal na bebida a temperaturas padrão é cerca de 2-3 atm acima da pressão atmosférica.
[0054] Pelo menos a vantagem, necessidade e objetivo acima ou pelo menos uma das inúmeras outras vantagens, necessidades e objetivos, que serão evidentes da descrição abaixo da presente invenção, são obtidos de acordo com um segundo aspecto da presente invenção, por um sistema de dispensa de bebida compreendendo uma câmara de pressão, um recipiente de bebida flexível e dobrável de acordo com qualquer das modalidades prévias, para ser posicionado na câmara de pressão, e uma tampa para fechar a câmara de pressão e vedar contra o flange da placa de fecho do recipiente de bebida, o sistema de dispensa de bebida compreendendo adicionalmente uma torneira de bebida para dispensar a bebida, um conector de barril para ser conectado à saída de bebida do recipiente de bebida, e uma linha de descarregamento se estendendo entre uma torneira de bebida e o conector de barril.
[0055] No ponto de consumo, por exemplo, um bar, restaurante ou similar, o recipiente de bebida é posicionado em uma câmara de pressão e a bebida é impulsionada a partir do recipiente de bebida por aplicação de uma sobrepressão dentro da câmara de pressão. A sobrepressão tipicamente corresponde à pressão interna da bebida, por exemplo, cerca de 2-3 atm acima da atmosférica. A tampa da câmara de pressão é usada para fechar a câmara de pressão e vedar contra o flange da placa de fecho do recipiente de bebida, de forma que a saída de bebida fique voltada à pressão atmosférica. Por conexão do conector de barril à saída de bebida e operação de uma torneira de bebida, a bebida é forçada do recipiente para a torneira, enquanto o recipiente é comprimido. No caso em que uma sobrepressão ocorrer, que pode ser considerada perigosa, o dispositivo de alívio de pressão é ainda operacional e irá prover uma abertura entre o recipiente de bebida e o exterior.
[0056] Pelo menos a vantagem, necessidade e objetivo acima ou pelo menos uma das inúmeras outras vantagens, necessidades e objetivos, que serão evidentes da descrição abaixo da presente invenção, são obtidos, de acordo com um terceiro aspecto de a presente invenção, pelo método para encher e manipular um recipiente de bebida compreendendo: prover um recipiente de bebida dobrável tendo uma parte de corpo definindo um volume interno e uma parte de gargalo cilíndrica definindo um espaço livre cheio de gás, a parte de gargalo cilíndrica definindo adicionalmente uma abertura, uma superfície orientada para dentro e uma superfície orientada para fora, o recipiente de bebida definindo adicionalmente uma pressão de rebentamento, acomodar a bebida no volume interno do recipiente de bebida, vedar a abertura da parte de gargalo cilíndrica por um fecho compreendendo um disco de fecho confrontando o espaço livre do recipiente de bebida dobrável, uma parte cilíndrica interna confrontando a superfície orientada para dentro da parte de gargalo cilíndrica e uma parte cilíndrica externa confrontando a superfície orientada para fora da parte de gargalo cilíndrica, o disco de fecho compreendendo uma saída de bebida para extrair a bebida do recipiente de bebida e um dispositivo de alívio de pressão posicionado no disco de fecho ou na parte cilíndrica interna, e fazer com que uma diferença de pressão entre o espaço livre e um espaço externo exceda um valor de pressão predeterminado, estabelecendo assim uma abertura permanente ou refechável através do fecho ou entre o fecho e a parte de gargalo pelo dispositivo de alívio de pressão para permitir um fluxo de fluido do espaço livre do recipiente de bebida dobrável para o espaço externo, o valor de pressão predeterminado sendo mais baixo que a pressão de rebentamento.
[0057] O método acima de acordo com o terceiro aspecto pode ser usado juntamente com o sistema de dispensa de bebida de acordo com o segundo aspecto e/ou o conjunto de recipiente de acordo com o primeiro aspecto. O método descreve a aplicação da placa de fecho sobre o recipiente de bebida.
Breve descrição dos desenhos
[0058] A figura 1A é um conjunto de recipiente não montado de acordo com a técnica anterior; a figura 1B é um conjunto de recipiente montado de acordo com a técnica anterior; a figura 2A é um fecho tendo uma projeção orientada para fora; a figura 2B é uma vista ampliada da projeção orientada para fora quando sob pressão; a figura 2C é uma vista ampliada da projeção orientada para fora, quando aberto; a figura 2D é uma vista ampliada da projeção orientada para fora, quando aberto; a figura 3A é um fecho tendo um dispositivo de alívio de pressão tendo um mecanismo de perfuração a figura 3B é uma vista lateral do dispositivo de alívio de pressão tendo um mecanismo de perfuração; a figura 3C é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão quando sob pressão; a figura 3D é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando aberto; a figura 3E é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando aberto; a figura 4A é um fecho tendo um dispositivo de alívio de pressão compreendendo a parte enfraquecida; a figura 4B é uma vista lateral do dispositivo de alívio de pressão compreendendo a parte enfraquecida; a figura 4C é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão quando sob pressão a figura 4D é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando aberto; a figura 4E é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando aberto; a figura 5A é um fecho tendo um anel de vedação com uma parte enfraquecida integrada; a figura 5B é uma vista em perspectiva do anel de vedação e o fecho a figura 5C é uma vista lateral do fecho incluindo o dispositivo de alívio de pressão; a figura 5D é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão quando sob pressão; a figura 5E é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando aberto; a figura 5F é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando aberto; a figura 6A é um fecho tendo um dispositivo de alívio de pressão conformado em anel; a figura 6B é uma vista em perspectiva mostrando as partes do dispositivo de alívio de pressão; a figura 6C é a uma vista da folha, perfurador conformado em anel e espaçador conformado em anel; a figura 6D1&2 é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão quando sob pressão; a figura 6E1&2 é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando aberto; a figura 6F1&2 é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando aberto; a figura 7A é uma vista lateral do fecho incluindo o dispositivo de alívio de pressão; a figura 7B é uma vista ampliada do fecho incluindo o dispositivo de alívio de pressão a figura 7C é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão quando sob pressão; a figura 7D é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando aberto; a figura 7E é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando aberto; a figura 8A é um fecho tendo uma folha flexível e uma placa móvel incluindo a perfurador a figura 8B é uma vista em perspectiva mostrando a placa móvel incluindo o perfurador; a figura 8C é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão quando sob pressão; a figura 8D é uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando aberto; a figura 9A é uma vista em perspectiva de um fecho de acordo com outra modalidade alternativa; a figura 9B é uma vista ampliada da válvula de sobrepressão carregada por mola; a figura 10A é uma vista lateral da válvula de sobrepressão carregada por mola no estado fechado; a figura 10B é uma vista lateral da válvula de sobrepressão carregada por mola no estado aberto; a figura 10C é uma vista lateral da válvula de sobrepressão carregada por mola no estado de refechamento; a figura 11 é o corpo de válvula da válvula de sobrepressão carregada por mola em diferentes vistas; a figura 12 é uma vista em perspectiva do alojamento da válvula de sobrepressão carregada por mola; a figura 13 é uma vista em perspectiva de um alojamento alternativo tendo uma maior ranhura.
Descrição detalhada dos desenhos
[0059] A figura 1A mostra uma vista recortada em perspectiva de um conjunto de recipiente não montado, de acordo com a técnica anterior, incluindo um fecho 2. O fecho 2 ilustrado aqui é do tipo usado para recipientes maiores de aproximadamente 5 litros e superior. O recipiente de bebida compreende uma parte de gargalo 4 definindo um espaço livre cheio de gás e uma parte de corpo (não mostrada) tipicamente cheia por bebida carbonatada. O conjunto compreendendo o recipiente de bebida e o fecho 2 compreende adicionalmente um anel de vedação 6.
[0060] A figura 1B mostra um conjunto de recipiente montado, de acordo com a técnica anterior. O anel de vedação 6 é comprimido ou esmagado em uma cavidade circunferencial estabelecida entre o fecho 2 e a parte de gargalo 4. Uma vedação estanque à pressão é assim obtida pela compressão elástica do anel de vedação 6 contra as superfícies que estabelecem a acima mencionada cavidade.
[0061] A parte de gargalo 4 define uma fenda 8, que ocupa uma menor parte da circunferência definida pela parte de gargalo 4. Quando a pressão dentro do recipiente de bebida é elevada para acima da pressão de equilíbrio da bebida carbonatada à temperatura ambiente, por exemplo, por elevação da temperatura da bebida, se aproximando à pressão de rebentamento do recipiente de bebida, a pressão aumentada faz com que o anel de vedação 6 se estire se deformando elasticamente no local da fenda 8 de forma que o anel de vedação 6, no local da fenda 8, se mova para dentro da fenda 8. A falta de pressão de vedação entre a parte de gargalo 4 no local da fenda 8 irá permitir que algum do gás a partir do espaço livre escape do interior do recipiente de bebida para o exterior do recipiente de bebida
[0062] Quando a pressão dentro do recipiente de bebida é reduzida para um nível seguro, o anel de vedação elastomérico 6 deve preferivelmente não assumir a posição comprimida entre o fecho 2 e a parte de gargalo 4, mas se manter na posição comprimida dentro da fenda 8. Dessa maneira pode ser estabelecido se, ou não, o recipiente foi sujeito a um aumento de pressão causado por, por exemplo, altas temperaturas ou fermentação descontrolada. Todavia, na prática foi notado que, uma vez quando não existe nada prevenindo que o anel de vedação reassuma sua posição vedada, ao invés de uma função de uma via do anel de vedação, it é mais ou menos ocasional se o anel de vedação permanece na posição aberta ou reassume a posição fechada quando a pressão é reduzida.
[0063] A figura 2A mostra um fecho 10 formando parte de um conjunto de recipiente de acordo com a presente invenção. O fecho 10 é feito de plástico rígido, tal como PE ou PET, e compreende um disco de fecho 12 incluindo uma saída de bebida 14, posicionada centralmente. O disco de fecho é destinado a confrontar um espaço livre cheio de gás (não mostrado) da parte de gargalo do recipiente de bebida. O disco de fecho compreende adicionalmente um dispositivo de alívio de pressão 16 na forma de a projeção oca 18 se estendendo para fora do disco de fecho 12.
[0064] O fecho 10 compreende adicionalmente uma parte cilíndrica interna 20 que é integralmente unida ao disco de fecho 12 e uma parte cilíndrica externa 22 sendo integralmente unida à parte cilíndrica interna 20. A parte cilíndrica interna 20 e a parte cilíndrica externa 22 são destinadas a capturar e vedar contra a parte de gargalo (não mostrada) do recipiente de bebida. O fecho 12 é provido com flanges auxiliares 24, opcionais, para proteger a saída de bebida 14 e a válvula de alívio de pressão 16, para a vedação contra um sistema de dispensa de bebida e para simplificar o manuseio.
[0065] A figura 2B mostra uma vista ampliada da projeção orientada para fora 18, quando fechada, e sob pressão, força de pressão esta que é indicada pelas setas. A projeção orientada para fora essencialmente compreende partes de parede orientadas para fora 26 26I que formam conjuntamente um predeterminado ponto de ruptura 28 em um local distante. Como pode ser visto, a força de pressão atua forçando para longe as partes de parede orientadas para fora 26 26I. As partes de parede orientadas para fora 26 são mantidas juntas por predeterminado ponto de ruptura 28. Desde que a pressão de carbonização interna da bebida seja mais baixo que o valor de pressão predeterminado no qual o predeterminado ponto de ruptura 28 se rompe, o dispositivo de alívio de pressão 16 não irá se abrir. O valor de pressão predeterminado deve ser escolhido para ser significantemente mais alto que a pressão de carbonização interna à temperatura ambiente, mas significantemente mais baixo que a pressão de rebentamento do recipiente de bebida. A pressão de rebentamento do recipiente é a esperada pressão diferencial permitida antes do estouro do recipiente.
[0066] A figura 2C mostra uma vista ampliada da projeção orientada para fora, quando aberto. Quando a pressão interna do recipiente de bebida exceder o valor de pressão predeterminado, o predeterminado ponto de ruptura 28 irá se romper e as partes de parede 26 26I irão ser forçadas a se afastarem e criar uma abertura em lugar do predeterminado ponto de ruptura 28. Então, o gás no espaço livre do recipiente de bebida irá escoar para fora da abertura, como mostrado pela seta.
[0067] A figura 2D mostra uma vista ampliada da projeção orientada para fora 18, quando aberto. As partes de parede 26 26I irão se deformar plasticamente de forma que a abertura permaneça mesmo quando a pressão dentro do recipiente de bebida for substancialmente igual à pressão fora do recipiente de bebida de forma que o usuário possa facilmente detectar que o dispositivo de alívio de pressão 16 foi ativado.
[0068] A figura 3A mostra uma vista em perspectiva de um fecho 10I tendo um dispositivo de alívio de pressão 16I. O dispositivo de alívio de pressão 16I é posicionado no disco de fecho 12 e tem um mecanismo de perfuração 30 posicionado de forma que sua posição pretendida seja posição esteja confrontando o interior do recipiente de bebida. O mecanismo de perfuração 30 é circundado por um orifício 32 através do disco de fecho 12.
[0069] A figura 3B mostra uma vista em perspectiva lateral do dispositivo de alívio de pressão 16I tendo um mecanismo de perfuração 30. O mecanismo de perfuração 30 e o orifício 32 são cobertos por uma folha flexível, mas rompível, 34, no lado confrontando o interior do recipiente de bebida. A folha 34 pode ser feita de, por exemplo, metal, tal como alumínio ou material polimérico, tal como plástico.
[0070] A figura 3C mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16I quando fechado sob pressão, conforme mostrado pelas setas. A folha flexível 34 está cobrindo o orifício 32, prevenindo que qualquer gás escape. Quando a pressão está aumentando dentro do recipiente de bebida, a folha flexível 34 se abaúla na direção para o mecanismo de perfuração 30.
[0071] A figura 3D mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16I, quando aberto. Quando a pressão interna do recipiente de bebida exceder o valor de pressão predeterminado, a força de pressão irá causar com que a folha 43 se abaúle ainda mais na direção para o mecanismo de perfuração 30 e a folha 34 irá se romper por ser perfurada pelo mecanismo de perfuração 30, estabelecendo uma abertura permanente, permitindo que gás escoe através, como mostrado pelas setas.
[0072] A figura 3E mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16I, quando aberto. Uma vez quando a folha 34 é rompida, a abertura é permanente e permanece mesmo quando o gás escapou.
[0073] A figura 4A mostra um fecho 10II tendo um dispositivo de alívio de pressão 16II compreendendo uma parte enfraquecida (não mostrada). A parte enfraquecida é posicionada na parte cilíndrica interna 20 e se estende sobre uma parte da circunferência do fecho 10II.
[0074] A figura 4B mostra uma vista lateral do dispositivo de alívio de pressão 16II compreendendo a parte enfraquecida 36. A parte de gargalo 38 do recipiente de bebida e o anel de vedação 40, feitos de material elástico, foram também ilustrados. O anel de vedação 40 veda entre a parte cilíndrica interna 20 do fecho 10II e a parte de gargalo 38 do recipiente de bebida.
[0075] A figura 4C mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16II quando fechado e a diferença de pressão entre o interior e o exterior do recipiente de bebida sendo mais baixo que o valor de pressão predeterminado. Pode ser visto que o anel de vedação 40 veda entre a parte enfraquecida 36 da parte cilíndrica interna 20 do fecho 10II e a parte de gargalo 38 do recipiente de bebida. A parte enfraquecida 36 resiste à força de pressão.
[0076] A figura 4D mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16II quando a diferença de pressão entre o interior e o exterior do recipiente de bebida exceder o valor de pressão predeterminado. A força de pressão irá atuar sobre a parte enfraquecida 36, como mostrado pelas setas, causando com que a parte enfraquecida 36 se deforma para um abaulamento orientado para dentro. O anel de vedação irá se deslocar para dentro para o interior do abaulamento e uma abertura irá ser estabelecida entre a parte cilíndrica interna 20 e a parte de gargalo 38, permitindo que gás escape.
[0077] A figura 4E mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16II quando a diferença de pressão entre o interior e o exterior do recipiente de bebida foi equalizada. Quando a deformação que causa o abaulamento é uma deformação plástica de uma parte plástica substancialmente rígida, o abaulamento irá permanecer, até uma extensão substancial, até mesmo depois de a diferença de pressão ter sido equalizada, tornando fácil para o usuário detectar que o dispositivo de alívio de pressão 16II foi ativado. De acordo com uma modalidade alternativa, a deformação é substancialmente elástica e o abaulamento irá desaparecer, retornando novamente para o estado da figura 4C, fazendo com que o anel de vedação 40 vede entre a parte enfraquecida 36 da parte cilíndrica interna 20 do fecho 10II e a parte de gargalo 38 do recipiente de bebida.
[0078] A figura 5A mostra um fecho 10III tendo um anel de vedação com uma parte enfraquecida integrada 42. O dispositivo de alívio de pressão 16III é assim integrado ao anel de vedação 42.
[0079] A figura 5B mostra uma vista em perspectiva do anel de vedação 42 e o fecho10III, quando desmontados. A parte do anel de vedação 42 formando o dispositivo de alívio de pressão 16III é uma extensão do anel de vedação 42, que cobre um orifício 32I.
[0080] A figura 5C mostra uma vista lateral do fecho 10III incluindo o dispositivo de alívio de pressão 16III. Pode ser visto que o anel de vedação 40 veda entre a parte cilíndrica interna 20 do fecho 10III e a parte de gargalo 38 do recipiente de bebida.
[0081] A figura 5D mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16III, quando fechado. Pode ser visto que o anel de vedação 42 no local do dispositivo de alívio de pressão 16III é feito de um anel de vedação atual 40I feito de material elástico, tal como borracha, e a parte enfraquecida 36 feita de plástico rígido e inerentemente unida ao anel de vedação atual 40I no local do dispositivo de alívio de pressão 16III bloqueando e vedando o orifício. A força de pressão atua com um ângulo interno, como mostrado pelas setas.
[0082] A figura 5E mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão, quando sob pressão e aberto, e a diferença entre o interior e o exterior do recipiente de bebida exceder o valor de pressão predeterminado. A força de pressão irá atuar sobre a parte enfraquecida 36I do anel de vedação 42, como mostrado pelas setas, causando com que a parte enfraquecida 36I se deforme para um abaulamento orientado para dentro. O anel de vedação 42 como um todo no local do dispositivo de alívio de pressão 16III e orifício 32 se deslocará para dentro e uma abertura irá ser estabelecida entre a parte cilíndrica interna 20 e a parte de gargalo 38, permitindo que gás escape, como mostrado pela seta.
[0083] A figura 5F mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16III quando aberto e a diferença entre o interior e o exterior do recipiente de bebida foi equalizada. Quando a deformação que causa o abaulamento é uma deformação plástica de uma parte plástica substancialmente rígida, o abaulamento irá permanecer, até uma extensão substancial, até mesmo depois de a diferença de pressão ter sido equalizada, tornando fácil para o usuário detectar que o dispositivo de alívio de pressão 16III foi ativado, de forma similar à modalidade anterior. De acordo com uma modalidade alternativa, a deformação é substancialmente elástica e o abaulamento irá desaparecer, assumindo novamente o estado da figura 5C, fazendo com que o anel de vedação 40 vede entre a parte enfraquecida 36 da parte cilíndrica interna 20 do fecho 10III e a parte de gargalo 38 do recipiente de bebida.
[0084] A figura 6A mostra um fecho 10IV tendo uma folha flexível 34I formando parte de um dispositivo de alívio de pressão 16IV. A folha flexível 34 cobre a área do fecho 10IV incluindo o flange cilíndrico interno confrontando o espaço livre do recipiente de bebida (não mostrado). Ainda, a saída de bebida (não mostrada) é coberta por uma folha flexível 34 e é rompida quando o recipiente de bebida é instalado no sistema de dispensa de bebida (não mostrado).
[0085] A figura 6B mostra uma vista em perspectiva do fecho 10IV e as partes do dispositivo de alívio de pressão 16IX. O dispositivo de alívio de pressão 16IV do fecho 10IV compreende múltiplos mecanismos de perfuração ocos 30I dentro de uma cavidade conformada em anel 44 no flange cilíndrico interno 20. O dispositivo de alívio de pressão 16IV do fecho 10IV compreende adicionalmente um espaçador conformado em anel 46 de plástico rígido para ser colocado na cavidade conformada em anel 44. O espaçador conformado em anel 46 incluindo múltiplos furos 48 que correspondem aos mecanismos de perfuração ocos 30I. O espaçador conformado em anel 42 compreende adicionalmente as abas 50 para interagir com o flange cilíndrico interno (parte cilíndrica interna) 20 para assegurar que uma distância exista entre a base da cavidade 44 42 e o espaçador conformado em anel 46. Tanto a cavidade 44 quanto o espaçador conformado em anel 46 são cobertos pela folha flexível 34I.
[0086] A figura 6C mostra uma vista da folha 34I, os mecanismos de perfuração 30I e o espaçador conformado em anel 46. Os furos 48 do espaçador conformado em anel 46 previnem que os mecanismos de perfuração 30I perfurem a folha 34.
[0087] As figuras 6D1 & 6D2 mostram uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16IV quando fechado e sob pressão, como indicado pelas setas. As abas 50 asseguram que distância seja mantida entre a base da cavidade e o espaçador conformado em anel 46, prevenindo o contato entre a folha 34I e os mecanismos de perfuração ocos 30I. A pressão atua na folha 32I e a folha 34I, por sua vez, repousa sobre o espaçador conformado em anel 46. A distância entre o espaçador conformado em anel 46 e a base da cavidade 44 é mantida pelas abas 50, que se travam com o flange cilíndrico interno 20 e previnem assim que a folha 34I seja rompida pelos mecanismos de perfuração ocos 30I.
[0088] As figuras 6E1 & 6E2 mostram uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16IV, quando aberto. Uma vez quando a pressão no recipiente excede o valor de pressão predeterminado, as abas 50 se rompem ou se encurvam de forma que o espaçador conformado em anel 46 se mova na direção para a base da cavidade 44, eliminando a distância entre eles e expondo os mecanismos de perfuração ocos 30I através dos furos 48. Os mecanismos de perfuração ocos 30I podem assim romper a folha 34I e o gás dentro do recipiente pode escapar através dos mecanismos de perfuração ocos 30I e do orifício (não mostrado) do fecho 16IX.
[0089] As figuras 6F1 & 6F2 mostram uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16IV, quando aberto. Quando a folha 34 é rompida, a abertura é permanente.
[0090] A figura 7A mostra um fecho 10V de forma similar à modalidade anterior tendo uma folha flexível 34 formando parte de um dispositivo de alívio de pressão 16V. A folha flexível 34 cobre a área do fecho 10V incluindo o flange cilíndrico interno 20 confrontando o espaço livre do recipiente de bebida (não mostrado). Ainda, a saída de bebida é coberta pela folha flexível 34 e é rompida quando o recipiente de bebida é instalado no sistema de dispensa de bebida (não mostrado).
[0091] A figura 7B mostra uma vista ampliada do fecho 10V incluindo o dispositivo de alívio de pressão 16V. O espaçador conformado em anel 46I é mantido no local pelas abas 50. O mecanismo de perfuração 30II é colocado adjacente ao espaçador conformado em anel 46I. O dispositivo de alívio de pressão 16V do fecho 10V compreende um ou mais orifícios 32 e um espaçador conformado em anel 46I de plástico rígido para ser colocado na cavidade conformada em anel 44 no flange cilíndrico interno 20. O espaçador conformado em anel 46I não compreende quaisquer furos e é assim completamente plano, todavia, não compreende abas 50 para a interação com o flange cilíndrico interno 20 para assegurar que exista uma distância entre o espaçador conformado em anel 46 e mecanismos de perfuração 30II formando parte do flange cilíndrico interno. Tanto os mecanismos de perfuração 30II quanto o espaçador conformado em anel 46 são cobertos pela folha flexível 34. Os mecanismos de perfuração 30II são completamente integrados ao fecho 10V, e seu número pode variar de um e superior.
[0092] A figura 7C mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16V quando fechado e quando sob pressão, como indicado pelas setas. As abas 50, que se travam com o flange cilíndrico interno 20, asseguram que distância seja mantida entre a folha 34 e os mecanismos de perfuração 30II, prevenindo o contato entre os mesmos. A pressão atua na folha 34 e a folha 34I, por sua vez, repousa sobre o espaçador conformado em anel 46. As abas 50, prevenindo assim que a folha 34 seja rompida pelos mecanismos de perfuração 30II, mantêm a distância entre a folha 34 e os mecanismos de perfuração 30II.
[0093] A figura 7D mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16V, quando aberto. Uma vez quando a pressão no recipiente excede o valor de pressão predeterminado, as abas 50 se rompem o se flexionem de forma que o espaçador conformado em anel 46I se mova ainda mais para a cavidade 44 e, dessa maneira, a folha 34 não é mais suportada pelo espaçador conformado em anel 46. Os mecanismos de perfuração ocos 30II podem assim romper a folha 34 e o gás dentro do recipiente pode escapar através da folha rompida 34 e do orifício (não mostrado) do fecho 16V.
[0094] A figura 7E mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16V, quando aberto. De forma similar à modalidade anterior, o dispositivo de alívio de pressão 16V permanece aberto quando a folha 34 foi rompida.
[0095] A figura 8A mostra um fecho 10VI de forma similar à modalidade anterior tendo uma folha flexível 34 formando parte de um dispositivo de alívio de pressão 16VI. A folha flexível 34 cobre a área do fecho 10VI incluindo o flange cilíndrico interno 20 confrontando o espaço livre do recipiente de bebida (não mostrado). Ainda, a saída de bebida (não mostrada) é coberta pela folha flexível 34 e é rompida quando o recipiente de bebida é instalado no sistema de dispensa de bebida (não mostrado).
[0096] O dispositivo de alívio de pressão 16VI do fecho 10VI compreende um ou mais orifícios 32 e um espaçador conformado em anel 46II de plástico rígido para ser colocado na cavidade conformada em anel 44 no flange cilíndrico interno 20. O espaçador conformado em anel 46II não compreende quaisquer abas; todavia, ele compreende furos 48 para a passagem de ar. O espaçador conformado em anel 46II compreende adicionalmente braços flexíveis 52 se estendendo para dentro da cavidade 44 e incluindo os mecanismos de perfuração 30II posicionados opostos aos furos 48. Os braços 52 asseguram que exista uma distância entre a folha 34 e mecanismos de perfuração 30III.
[0097] O espaçador conformado em anel 46II compreende os braços flexíveis 52 conectados em uma extremidade ao espaçador atual conformado em anel 46II e, em uma extremidade distante, a um mecanismo de perfuração 30III. Cada um dos mecanismos de perfuração 30III é posicionado em um furo 48 e é capaz de se flexionar através do furo devido ao braço flexível 52. Ainda, braços auxiliares opcionais 52I podem ser providos para obter suporte adicional.
[0098] A figura 8B mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16VI quando fechado e quando sob pressão, como indicado pelas setas. O espaçador conformado em anel 46II incluindo os braços flexíveis 52 e o mecanismo de perfuração 30III é contido dentro da cavidade 44, e coberto pela folha 34. O espaçador conformado em anel 46II previne o contato entre a folha 34 e o mecanismo de perfuração 30III. A pressão atua na folha 34 e a folha 34, por sua vez, repousa sobre o espaçador conformado em anel 46II. Os braços flexíveis 52 do espaçador conformado em anel 46II repousam sobre o fecho 10VI dentro da cavidade 44 e irão se flexionar quando sujeitos a uma força, todavia, desde que a pressão dentro do recipiente não exceda a pressão predeterminada, a força não será suficiente para permitir que os mecanismos de perfuração 30III sejam expostos através do furo 48 e a folha 34 é prevenida de ser rompida pelos mecanismos de perfuração 30II.
[0099] A figura 8C mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16VI, quando aberto. Uma vez quando a pressão no recipiente exceder o valor de pressão predeterminado, os braços flexíveis 52 do espaçador conformado em anel 46II se flexionarão ou encurvarão suficientemente para permitir que os mecanismos de perfuração 30III sejam expostos através do furo 48 e a folha 34 e, dessa maneira, a folha 34 não seja mais suportada pelo espaçador conformado em anel 46II e os mecanismos de perfuração 30II possa assim romper a folha 34 e o gás dentro do recipiente possa escapar através da folha rompida 34 e do orifício 32 do dispositivo de alívio de pressão16VI.
[00100] A figura 8D mostra uma vista ampliada do dispositivo de alívio de pressão 16VI, quando aberto. De forma similar à modalidade anterior, o dispositivo de alívio de pressão 16VI permanece aberto quando a folha 34 foi rompida.
[00101] A figura 9A mostra um fecho 10VII de acordo com outra modalidade alternativa. O fecho 10VII compreende um disco de fecho 12 incluindo uma saída de bebida 14, posicionada centralmente de forma similar às modalidades anteriores. O disco de fecho 12 compreende adicionalmente um dispositivo de alívio de pressão 16V na forma de uma válvula de sobrepressão carregada por mola 54 posicionada no disco de fecho 12 e se estendendo através do disco de fecho 12.
[00102] A figura 9B mostra uma vista ampliada da válvula de sobrepressão carregada por mola54. A válvula de sobrepressão carregada por mola 54 compreende um corpo de válvula 56, que é carregado por mola contra a sede de válvula 58 por significa de a mola 60. O corpo de válvula 56 e a mola 60 são posicionados em um alojamento 62 se estendendo para longe do espaço livre do recipiente de bebida. A sede de válvula 58 está voltada para o espaço livre do recipiente de bebida.
[00103] No caso da pressão dentro do recipiente de bebida exceder o valor de pressão predeterminado, o corpo de válvula 56 é movido para longe a partir da sede de válvula quando a mola é comprimida, até o corpo de válvula 56 expor a ranhura 64 no alojamento 62, permitindo que gás excessivo escape. O valor de pressão predeterminado deve, como indicado acima, ser escolhido para ser significantemente mais alto que a pressão de carbonização interna à temperatura ambiente, mas significantemente mais baixo que a pressão de rebentamento do recipiente de bebida.
[00104] O alojamento 62 compreende adicionalmente um furo de guia 66, através do qual a parte de guia 68 do corpo de válvula 56 se estende. O furo de guia 66 e a parte de guia 68 servem para a finalidade de manter o corpo de válvula 56 alinhado em relação à sede de válvula 58 e para prevenir que o corpo de válvula 56 seja puncionado através da sede de válvula 58 devido à força de mola aplicada ao mesmo. Opcionalmente, a parte de guia 68 permite que o corpo de válvula 56 seja manualmente operado a partir do exterior. O corpo de válvula 56 tem uma superfície arredondada voltada para o espaço livre e define rebordos de vedação 70, que vedam contra a sede de válvula 58. Preferivelmente, materiais poliméricos são usados, especialmente para o corpo de válvula 56 e a sede de válvula 58.
[00105] A figura 10A mostra uma vista ampliada da válvula de sobrepressão carregada por mola 54 (16v) no estado fechado. A pressão dentro do espaço livre atua sobre a superfície do corpo de válvula 56, como indicado pelas setas. Na operação normal, a pressão de carbonização dentro do espaço livre não pode superar a força de mola da mola 60 e assim uma relação de vedação é mantida entre o corpo de válvula 56 e a sede de válvula 58, prevenindo que qualquer gás escape do espaço livre.
[00106] A figura 10B mostra uma vista ampliada da válvula de sobrepressão carregada por mola 54 (16v) no estado aberto. Quando a pressão dentro do espaço livre é aumentada e excede o valor de pressão predeterminado, a mola 60 é comprimida, permitindo que o corpo de válvula 56 se mova para longe da sede de válvula 60, como mostrado pela seta grossa, expondo assim a ranhura 64, permitindo que gás excessivo no espaço livre escape, como mostrado pela seta fina. Ao mesmo tempo, a parte de guia 68 se estende para fora e opcionalmente esse movimento da parte de guia 68 pode ser usado para indicar que a válvula de sobrepressão carregada por mola 54 foi ativada por, por exemplo, acoplando-a a uma parte rompível.
[00107] A figura 10C mostra uma vista ampliada da válvula de sobrepressão carregada por mola 54 (16v) no estado de refechamento. Normalmente, a mola 60 faz com que o corpo de válvula se mova, como mostrado pela seta grossa, para sua posição original em contato com a sede de válvula 58 quando a pressão no espaço livre retorna para abaixo do valor de pressão predeterminado, isto é, de volta para as pressões normais, como mostrado pelas setas finas. Opcionalmente, o estado aberto pode ser mantido permanentemente mesmo no caso e que a pressão no espaço livre retorna para abaixo do valor de pressão predeterminado. Isso pode ser feito por causar com que a parte de guia se cole em sua posição se estendendo para fora, por exemplo, por uso de uma parte de tampão.
[00108] A figura 11 mostra o corpo de válvula 56 da válvula de sobrepressão carregada por mola em diferentes vistas, isto é, uma vista superior, uma vista em perspectiva, uma vista lateral, uma vista recortada e uma vista inferior. Os detalhes são assim claramente visíveis, tais como os rebordos 70 para a vedação contra a sede de válvula 58 e a parte de guia 68. A parte de guia 68 inclui um tampão 68’, que é atualmente formado como uma cunha e que atua para prevenir que o corpo de válvula 56 seja empurrado através da sede de válvula 58. A parte de guia 68 é preferivelmente dividida em duas partes, permitindo alguma flexão em relação uma em relação à outra, para permitir que o tampão seja facilmente introduzido no furo de guia 66.
[00109] A figura 12 mostra o alojamento 62 da válvula de sobrepressão carregada por mola 54 sendo uma parte do disco de fecho 12. Claramente visível é a ranhura 64 se estendendo como uma abertura ao longo do lado do alojamento 62, bem como o furo de guia 66.
[00110] A figura 13 mostra um alojamento alternativo 62’ tendo uma ranhura maior 64’ se estendendo como uma abertura ao longo do lado do alojamento 62’.
[00111] É evidente para o indivíduo especializado que as modalidades acima descritas descrevem somente uma de inúmeras modalidades contempladas de acordo com a presente invenção e que as modalidades acima podem ser modificadas de inúmeras maneiras sem se afastarem da idéia inventiva como descrita pelas reivindicações anexas. Partes com referência às figuras 2. Fecho (Técnica anterior) 4. Parte de gargalo (Técnica anterior) 6. Anel de vedação (Técnica anterior) 8. Fenda (Técnica anterior) 10. Fecho 12. Disco de fecho 14. Saída de bebida 16. Dispositivo de alívio de pressão 18. Projeção oca 20. Parte cilíndrica interna 22. Parte cilíndrica externa 24. Flanges auxiliares 26. Partes de parede 28. Predeterminado ponto de ruptura 30. Perfurador 32. Orifício 34. Folha flexível 36. Parte enfraquecida 38. Parte de gargalo 40. Anel de vedação 42. Anel de vedação (combinado com a parte de parede) 44. Cavidade 46. Espaçador de anel 48. Furos 50. Abas 52. Braços flexíveis 54. Válvula de sobrepressão carregada por mola 56. Corpo de válvula 58. Sede de válvula 60. Mola 62. Alojamento 64. Ranhura 66. Furo de guia 68. Parte de guia 70. Rebordos

Claims (19)

1. Conjunto de recipiente para acomodar uma bebida, o dito conjunto de recipiente compreendendo: um recipiente de bebida dobrável tendo uma parte de corpo definindo um volume interno para acomodar a dita bebida e uma parte de gargalo (38) cilíndrica definindo uma abertura, uma superfície orientada para dentro e uma superfície orientada para fora, o dito recipiente de bebida definindo adicionalmente uma pressão de rebentamento, e um fecho (10) vedando a dita abertura da dita parte de gargalo cilíndrica e compreendendo um disco de fecho (12) voltado para o dito volume interno do dito recipiente de bebida dobrável, uma parte cilíndrica interna (20) voltada para a dita superfície orientada para dentro da dita parte de gargalo cilíndrica e uma parte cilíndrica externa (22) voltada para a dita superfície orientada para fora da dita parte de gargalo cilíndrica, o dito disco de fecho compreendendo uma saída de bebida (14) para extrair a dita bebida a partir do dito recipiente de bebida, caracterizado pelo fato de que o dito fecho (10) compreende adicionalmente um dispositivo de alívio de pressão (16) posicionado no dito disco de fecho ou a dita parte cilíndrica interna, o dito dispositivo de alívio de pressão sendo capaz de estabelecer uma abertura permanente ou refechável através do dito fecho ou entre o dito fecho e a dita parte de gargalo para permitir um fluxo de fluido do dito volume interno do dito recipiente de bebida dobrável para um espaço externo quando uma diferença de pressão entre o dito volume interno e o dito espaço externo exceder um valor de pressão predeterminado, o dito valor de pressão predeterminado sendo mais baixo que a dita pressão de rebentamento.
2. Conjunto de recipiente de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo de alívio de pressão (16) é pelo menos parcialmente visível a partir do exterior do dito conjunto de recipiente.
3. Conjunto de recipiente de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo de alívio de pressão (16) compreende uma parte enfraquecida (36) da dita parte cilíndrica interna (20), a dita parte enfraquecida se deforma permanentemente e/ou resilientemente para dentro quando a dita diferença de pressão entre o dito volume interno e o dito espaço externo exceder o dito valor de pressão predeterminado, estabelecendo assim a dita abertura.
4. Conjunto de recipiente de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo de alívio de pressão (16) compreende um anel de vedação (40, 42) elastomérico disposto entre a dita parte cilíndrica interna (20) do dito fecho (10) e a dita superfície orientada para dentro da dita parte de gargalo (38) cilíndrica, a dita parte enfraquecida (36) da dita parte cilíndrica interna (20) e o dito anel de vedação elastomérico opcionalmente constituindo uma parte integral.
5. Conjunto de recipiente de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo de alívio de pressão (16) compreende uma projeção oca alongada (18) se estendendo para fora do dito disco de fecho (12) e tendo um predeterminado ponto de ruptura (28) em uma extremidade distante da dita projeção oca alongada para estabelecer uma abertura permanente quando a dita diferença de pressão entre o dito volume interno e o dito espaço externo exceder o dito valor de pressão predeterminado.
6. Conjunto de recipiente de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo de alívio de pressão (16) compreende uma placa de arrebentamento posicionada no disco de fecho (12) para estabelecer uma abertura permanente quando a dita diferença de pressão entre o dito volume interno e o dito espaço externo exceder o dito valor de pressão predeterminado.
7. Conjunto de recipiente de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo de alívio de pressão (16) compreende: uma folha flexível (34) posicionada no dito disco de fecho (12) voltado para o dito volume interno do dito recipiente de bebida e cobrindo um orifício do dito disco de fecho, um mecanismo de perfuração (30) posicionado entre a dita folha flexível e o dito orifício e voltado para a dita folha flexível, e uma placa móvel posicionada em uma primeira posição entre a dita folha flexível e o dito mecanismo de perfuração para suportar a dita folha flexível, a dita placa móvel sendo permanentemente móvel para uma segunda posição distante da dita folha flexível quando a dita diferença de pressão entre o dito volume interno e o dito espaço externo exceder o dito valor de pressão predeterminado, permitindo que a dita folha flexível contate o dito mecanismo de perfuração, rompendo assim a dita folha flexível e estabelecendo a dita abertura permanentemente.
8. Conjunto de recipiente de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o dito mecanismo de perfuração (30) é oco, ou, em que o dito mecanismo de perfuração faz parte da dita placa móvel.
9. Conjunto de recipiente de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que a dita placa móvel é conformada em anel e opcionalmente inclui um orifício auxiliar para acomodar o dito mecanismo de perfuração (30).
10. Conjunto de recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de que a dita placa móvel é equipada por encaixe ou equipada por mola à dita placa de fecho e/ou em que a dita folha flexível (34) cobre a dita saída de bebida (14).
11. Conjunto de recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo de alívio de pressão (16) compreende uma pluralidade de elementos de perfuração circunferencialmente dispostos em torno da dita saída de bebida (14), preferivelmente 2-20, mais preferivelmente 3-15, tal como 4-10.
12. Conjunto de recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que o dito disco de fecho (16) compreende a sede de válvula (58) e o dito dispositivo de alívio de pressão (16) compreende corpo de válvula (56) impulsionada contra a dita sede de válvula pela mola (60).
13. Conjunto de recipiente de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo de alívio de pressão (16) compreende um alojamento (62) para acomodar o dito corpo de válvula (58) e a dita mola, o dito alojamento preferivelmente incluindo uma abertura de ranhura (64), o dito alojamento opcionalmente incluindo um furo de guia (66) para guiar uma parte de guia (68) do dito corpo de válvula, a dita parte de guia opcionalmente sendo flexível e opcionalmente incluindo um tampão.
14. Conjunto de recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que a dita bebida compreende CO2 e/ou N2 dissolvido, a dita bebida estabelecendo uma pressurização dependente de temperatura dentro do dito recipiente de bebida, a dita pressurização dependente de temperatura sendo mais baixa que a dita pressão de rebentamento à temperatura ambiente.
15. Conjunto de recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que o dito valor de pressão predeterminado é entre 3 atm e 15 atm, preferivelmente entre 5 atm e 10 atm, mais preferivelmente entre 7 atm e 8 atm.
16. Sistema de dispensa de bebida, caracterizado pelo fato de que compreende uma câmara de pressão, um recipiente de bebida flexível e dobrável como definido em qualquer das reivindicações 1 a 15 para ser posicionado na dita câmara de pressão, e uma tampa para fechar a dita câmara de pressão e vedar contra o dito flange da placa de fecho do dito recipiente de bebida, o dito sistema de dispensa de bebida compreendendo adicionalmente uma torneira de bebida para dispensar a dita bebida, um conector de barril para ser conectado à dita saída de bebida (14) do dito recipiente de bebida, e uma linha de descarregamento se estendendo entre a dita torneira de bebida e o dito conector de barril.
17. Método para encher e manipular um conjunto de recipiente para acomodar uma bebida como definido na reivindicação 1, compreendendo: prover um recipiente de bebida dobrável tendo uma parte de corpo definindo um volume interno e uma parte de gargalo (38) cilíndrica definindo uma abertura, uma superfície orientada para dentro e uma superfície orientada para fora, o dito recipiente de bebida definindo adicionalmente uma pressão de rebentamento, acomodar a bebida no dito volume interno do dito recipiente de bebida, e vedar a dita abertura da dita parte de gargalo cilíndrica por um fecho (10) compreendendo um disco de fecho (12) voltado para o dito volume interno do dito recipiente de bebida dobrável, uma parte cilíndrica interna (20) voltada para a dita superfície orientada para dentro da dita parte de gargalo cilíndrica e uma parte cilíndrica externa (22) voltada para a dita superfície orientada para fora da dita parte de gargalo cilíndrica, o dito disco de fecho compreendendo uma saída de bebida (14) para extrair a dita bebida a partir do dito recipiente de bebida e um dispositivo de alívio de pressão (16), caracterizado pelo fato de que o método compreende adicionalmente fazer com que uma diferença de pressão entre o dito volume interno e um espaço externo exceda um valor de pressão predeterminado, estabelecendo assim uma abertura permanente ou refechável através do dito fecho ou entre o dito fecho e a dita parte de gargalo pelo dito dispositivo de alívio de pressão para permitir um fluxo de fluido do dito volume interno do dito recipiente de bebida dobrável para o dito espaço externo, o dito valor de pressão predeterminado sendo mais baixo que a dita pressão de rebentamento, o dispositivo de alívio de pressão (16) está localizado no referido disco de fecho (12) ou na referida parte cilíndrica interna (20).
18. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o dito recipiente de bebida dobrável inclui adicionalmente qualquer uma das características de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15.
19. Fecho (10) para um recipiente de bebida dobrável, onde o recipiente de bebida tem uma parte do corpo que define um volume interno para acomodar uma bebida e uma parte de gargalo (38) cilíndrica definido uma abertura, uma superfície orientada para dentro e uma superfície orientada para fora, o fecho configurado para vedar a dita abertura da dita parte de gargalo cilíndrica, o fecho definindo uma superfície interna configurada para estar voltada para o volume interno do recipiente de bebida e uma superfície externa configurada para estar voltada para um espaço externo, o fecho compreendendo um disco de fecho (12) configurado para estar voltado para o dito volume interno do dito recipiente de bebida dobrável, uma parte cilíndrica interna (20) configurada para estar voltada para a dita superfície orientada para dentro da dita parte de gargalo cilíndrica e uma parte cilíndrica externa (22) configurada para estar voltada para a dita superfície orientada para fora da dita parte de gargalo cilíndrica, o dito disco de fecho compreendendo uma saída de bebida (14) para extrair a dita bebida a partir do dito recipiente de bebida, caracterizado pelo fato de que o dito fecho compreende adicionalmente um dispositivo de alívio de pressão (16) posicionado no dito disco de fecho ou na dita parte cilíndrica interna, o dito dispositivo de alívio de pressão sendo capaz de estabelecer uma abertura permanente ou refechável através do dito fecho ou configurado para ser capaz de estabelecer uma abertura permanente ou refechável entre o dito fecho e a dita parte de gargalo para permitir um fluxo de fluido a partir da dita superfície interna, através da dita abertura, e para a dita superfície externa quando uma diferença de pressão entre a superfície interna e a dita superfície externa exceder um valor de pressão predeterminado.
BR112019022519-6A 2017-04-28 2018-04-19 Conjunto de recipiente para acomodar uma bebida, sistema de dispensa de bebida, método para encher e manipular um conjunto de recipiente para acomodar uma bebida, e, fecho para um recipiente de bebida BR112019022519B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP17168743 2017-04-28
EP17168743.7 2017-04-28
EP17185765 2017-08-10
EP17185765.9 2017-08-10
PCT/EP2018/060092 WO2018197339A1 (en) 2017-04-28 2018-04-19 A beverage container having a pressure-relief device and a method of manufacturing a beverage container having a pressure-relief device

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019022519A2 BR112019022519A2 (pt) 2020-05-12
BR112019022519B1 true BR112019022519B1 (pt) 2023-07-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2018258930B2 (en) A beverage container having a pressure-relief device and a method of manufacturing a beverage container having a pressure-relief device
ES2775764T3 (es) Un conjunto de recipiente para recibir una bebida, un conjunto de preforma para producir un conjunto de recipiente y un procedimiento de producción de un conjunto de recipiente
JP2015083866A (ja) 携帯用ガス器容の爆発を防止するための超過圧排出用安全バルブ
JP2020517545A5 (pt)
EP3348517B1 (en) Valve structure for a pet keg
BR112019022519B1 (pt) Conjunto de recipiente para acomodar uma bebida, sistema de dispensa de bebida, método para encher e manipular um conjunto de recipiente para acomodar uma bebida, e, fecho para um recipiente de bebida
ES2707070T3 (es) Racor para barril de bebida con función de sobrepresión
WO2019111179A1 (es) Sistema anti-estallido para olla a presión de cierre interno.
WO2023202542A1 (zh) 一种酒桶的泄压结构
JP2010526263A (ja) Co2圧縮ガス源と超過圧力保護手段とを有する容器
KR20240076844A (ko) 압력-릴리프 디바이스를 가진 음료 용기 및 압력-릴리프 디바이스를 가진 음료 용기의 제조 방법
JP4657875B2 (ja) ヒンジキャップ
WO2019012478A1 (en) SYSTEM AND APPARATUS FOR PRESSURE RELEASE
EA038515B1 (ru) Контейнер для напитков с устройством сброса давления и способ изготовления контейнера для напитков с устройством сброса давления
EP3392193B1 (en) Dispense head with pressure equalising valve
KR100416469B1 (ko) 에어로졸 용기의 과압 안전장치
RU2691286C1 (ru) Фитинг для пэт кега
EP2512975A1 (en) Dispensing unit for liquid containers
BR202021006529U2 (pt) Válvula de segurança para de barris de cerveja
BR202021001879U2 (pt) Ajuste para um barril de pet
GR2003110Y (el) Φιαλιδιο υγραεριου με βαλβιδα ασφαλειας με μεταλλικα στοιχεια
JPS63191774A (ja) 液体用容器