BR112019020874B1 - Válvula sanitária com diafragma - Google Patents

Válvula sanitária com diafragma Download PDF

Info

Publication number
BR112019020874B1
BR112019020874B1 BR112019020874-7A BR112019020874A BR112019020874B1 BR 112019020874 B1 BR112019020874 B1 BR 112019020874B1 BR 112019020874 A BR112019020874 A BR 112019020874A BR 112019020874 B1 BR112019020874 B1 BR 112019020874B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
valve
sanitary
fitting
valve housing
hose
Prior art date
Application number
BR112019020874-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019020874A2 (pt
Inventor
Marc Tempel
Yichao Bian
Original Assignee
Neoperl Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from DE202017103194.2U external-priority patent/DE202017103194U1/de
Application filed by Neoperl Gmbh filed Critical Neoperl Gmbh
Publication of BR112019020874A2 publication Critical patent/BR112019020874A2/pt
Publication of BR112019020874B1 publication Critical patent/BR112019020874B1/pt

Links

Abstract

A invenção refere-se a uma válvula sanitária (1) para uso em um encaixe (2), com um alojamento de válvula (3), uma válvula principal (4), a qual apresenta um diafragma móvel (5), e uma válvula piloto (6), com a qual a válvula principal (4) é controlável, sendo que uma posição do diafragma (5) é determinável através de uma posição de um tucho de válvula (7) da válvula piloto (6), sendo que no alojamento de válvula (3) está configurado um meio de fixação de mangueira (9) associado a uma abertura de afluxo (8) do alojamento de válvula (3) e/ou sendo que no alojamento de válvula (3) está configurado um meio de fixação de bocal (11) ou meio de fixação de regulador de jato associado a uma abertura de saída (10) do alojamento de válvula (3), e /ou sendo que a válvula sanitária (1) apresenta um dispositivo de aperto (12), com o qual o alojamento de válvula (3) e a peça de dispositivo de ajuste (13) são ligáveis ou estão ligados entre si fixamente.

Description

[001] A invenção refere-se a uma válvula sanitária para uso em um encaixe, com um alojamento de válvula, uma válvula principal, a qual apresenta um diafragma móvel, e uma válvula piloto, com a qual a válvula principal é controlável, sendo que uma posição da válvula é determinável através de uma posição de um tucho de válvula da válvula piloto.
[002] Tais válvulas sanitárias já são conhecidas. Elas são usadas, por exemplo, em encaixes para poder conectar ou comutar uma corrente de água dentro do encaixe por meio de uma força de atuação pequena e/ou com um comportamento de comutação tão suave quanto possível.
[003] A corrente de líquido através da válvula entra em contato frequentemente com o próprio encaixe. Isto pode ser desvantajoso quando o encaixe consiste em um material sensível à água, como por exemplo, madeira, ou em materiais parcialmente prejudiciais à saúde. Através do contato com a água o encaixe pode ser danificado e/ou ter como consequência uma contaminação indesejável da água.
[004] Outra desvantagem de válvulas sanitárias conhecidas do tipo descrito inicialmente consiste em que tem que haver uma conexão de mangueira a tais válvulas sanitárias através de adaptadores adicionais, os quais, para este fim, têm que ser ligados ao alojamento de válvula. Em válvulas sanitárias conhecidas é desvantajoso ainda que a colocação de um bocal ou de um regulador de jato em uma abertura de descarga colocada no lado de descarga da válvula principal não é possível devido à sua construção e à sua disposição prevista dentro do encaixe. Aqui pelo menos outros bocais intermediários, como mangueiras, são usados, os quais permitem uma ligação da válvula sanitária a um bocal ou um regulador de jato.
[005] O documento DE 10 2012 221 047 A1 refere-se a uma parte superior de válvula para inserção em uma abertura de recepção de um encaixe sanitário, com um alojamento, uma linha de condução de água que vai de uma entrada no alojamento, através de uma sede de válvula, para uma saída do alojamento, uma válvula de diafragma, um elemento de membrana que, juntamente com a sede de válvula, forma uma válvula de diafragma com uma abertura de controle e uma abertura de compensação, bem como com um acionamento para movimento contínuo de um êmbolo de controle para a abertura de controle.
[006] Os documentos DE 20 2016 001 106 U1 e CN 206 130 278 U referem-se a um dispositivo de atuação de válvula com um elemento de operação manual e uma válvula atuável através do elemento de operação manual, sendo que um elemento de controle está em ligação de efeito com um elemento de operação manual, sendo que a válvula é atuável com uma extremidade distal do elemento de controle e, na ligação de efeito entre o elemento de controle e o elemento de operação manual, está disposto um dispositivo de compensação que apresenta um tucho conduzido de maneira móvel para uma recepção e permite um movimento relativo do elemento de operação manual contra o elemento de controle, e sendo que está presente um elemento de reposição, o qual opõe uma força de reposição ao movimento relativo, sendo que o elemento de reposição está disposto fora do dispositivo de compensação.
[007] Portanto, é objetivo da invenção prover uma válvula sanitária com propriedades de uso melhoradas, preferivelmente com a possibilidade de economia de peças de conexão adicionais para conexão de uma mangueira e/ou de um bocal e/ou de um regulador de jato.
[008] Para alcançar este objetivo, de acordo com a invenção, estão previstas as características de acordo com a reivindicação 1. Especialmente, de acordo com a invenção, para alcançar o objetivo em uma válvula sanitária do tipo mencionado inicialmente, é previsto que no alojamento de válvula esteja configurado um meio de fixação de mangueira associado à abertura de afluxo do alojamento de válvula. Através da configuração do meio de fixação de mangueira no próprio alojamento de válvula, pode-se ligar uma mangueira diretamente ao alojamento de válvula. Para isso não são necessárias outras peças de união, as quais estão interpostas entre a mangueira e o alojamento de válvula. É necessário apenas que a mangueira apresente um elemento de conexão adequado, através do qual ela possa ser fixada ou esteja fixada no meio de fixação de mangueira. Assim pode-se realizar uma montagem da válvula sanitária de maneira simples, com a mangueira sendo conduzida através de uma abertura contínua de um encaixe e podendo ser conectada ao alojamento de válvula fora de um espaço de recepção de válvula do encaixe. Após a fixação da mangueira no alojamento de válvula, a válvula sanitária pode ser inserida no espaço de recepção de válvula juntamente com a mangueira. Outras peças de união não são necessárias para isso, o que possibilita uma solução especialmente econômica para conexão da mangueira à válvula sanitária.
[009] De acordo com outra solução para alcançar o objetivo, a qual pode estar prevista alternativa ou complementarmente às características mencionadas anteriormente, é previsto, de acordo com a invenção, que no alojamento de válvula esteja configurado um meio de fixação de bocal associado à abertura de descarga do alojamento de válvula e/ou um meio de fixação de regulador de jato. Através da configuração de um meio de fixação de bocal e/ou de um meio de fixação de regulador de jato diretamente no alojamento de válvula o bocal e/ou o regulador de jato pode ser fixado diretamente no alojamento de válvula, isto é, sem peças de união adicionais. Nesse caso é necessário apenas que um bocal fixável e/ou um regulador de jato fixável apre- sente (m) um elemento de união adequado, através do qual ele (s) possa (m) ser fixado (s) no meio de fixação de bocal e/ou no meio de fixação de regulador de jato. Desta maneira é possível uma montagem especialmente simples e/ou fixação da válvula sanitária em um encaixe sem componentes de fixação adicionais.
[0010] De acordo com uma solução adicional para alcançar o objetivo, a qual pode estar prevista adicional ou complementarmente às características mencionadas anteriormente é previsto, de acordo com a invenção, que a válvula sanitária apresente um dispositivo de aperto, com o qual o alojamento de válvula e uma peça de dispositivo de ajuste podem ser ligados ou estão ligados entre si. A peça de dispositivo de ajuste compreende a válvula piloto, por meio da qual o diafragma da válvula principal pode ser controlado. Para poder poupar a mecânica da peça de dispositivo de ajuste quando da montagem da válvula sanitária no encaixe, é vantajoso que a peça de dispositivo de ajuste e o alojamento de válvula não estejam configurados de modo inteiriço, mas sim especialmente em duas partes. Assim inicialmente uma fixação de uma mangueira no meio de fixação de mangueira do alojamen-to de válvula pode ser realizada, sem que a peça de dispositivo de ajuste esteja ligada ao alojamento de válvula. Após a fixação da mangueira no alojamento de válvula, um acoplamento do alojamento de válvula com a peça de dispositivo de ajuste é possível por meio do dispositivo de aperto. Preferivelmente o dispositivo de aperto está desenhado de tal modo, que um acoplamento liberável é possível, o que é conveniente, por exemplo, para poder realizar uma manutenção ou uma limpeza da válvula sanitária de maneira mais simples, especialmente para poder trocar alojamento de válvula ou peças de dispositivo de ajuste defeituosos separadamente uns dos outros.
[0011] Para possibilitar uma retirada simples da válvula sanitária de um encaixe, especialmente sem soltar a mangueira, mas simulta- neamente impedir uma introdução profunda da válvula sanitária, na posição de montagem, no espaço de recepção de válvula, pode ser especialmente conveniente que o meio de fixação de mangueira apresente um diâmetro externo máximo que seja menor que um diâmetro externo máximo de um elemento de encosto configurado ou colocado no alojamento de válvula para encosto do alojamento de válvula em uma parede do encaixe, sendo que a parede tem uma abertura contínua com um diâmetro interno livre que é menor do que o diâmetro externo máximo do meio de fixação de mangueira. Encaixes apresentem um espaço de recepção de válvula em que uma válvula sanitária é in- serível. Através do encaixe passa uma mangueira para condução de água a uma abertura de afluxo da válvula sanitária. Para que a válvula sanitária não possa ser inserida muito profundamente na direção de entrada no espaço de recepção de válvula, a válvula sanitária apresenta um elemento de encosto e o encaixe da parede que forma um encosto para o elemento de encosto. O encosto define uma profundidade de introdução máxima no encaixe, na qual o elemento de encosto solicita a parede. A abertura contínua da parede está configurada para condução da mangueira ao espaço de recepção de válvula. Através da configuração menor do diâmetro externo máximo do meio de fixação de mangueira em comparação com o diâmetro externo máximo do elemento de encosto, toda a válvula sanitária pode ser removida do espaço de recepção de válvula juntamente com a mangueira fixada no meio de fixação de mangueira, sendo que a mangueira pode ser retirada através da abertura contínua, de modo que a válvula sanitária pode ser removida do encaixe por completo, juntamente com a mangueira fixada nela. Assim tanto a montagem quanto a manutenção são possíveis sem soltar a mangueira do alojamento de válvula. Outra vantagem desta configuração consiste em que o meio de fixação de mangueira e a mangueira fixada no mesmo podem ser introduzidos com- pletamente na abertura contínua, isto é, estão dispostos no lado de afluxo da parede do encaixe, pelo que é necessário menos espaço para os componentes da válvula sanitária, os quais estão dispostos na posição de montagem no lado de descarga da parede.
[0012] Uma fixação estável, vantajosa da mangueira no alojamento de válvula pode ser alcançada pelo fato de que o meio de fixação de mangueira apresenta uma rosca externa para união de uma rosca interna correspondente. Nesse caso pode ser especialmente conveniente que a válvula sanitária apresente uma luva de fixação com uma rosca interna correspondente à rosca externa, sendo que a luva de fixação pode ser ligada ou está ligada a uma mangueira. Esta configuração distingue-se através de uma fabricação simples. Alternativamente pode estar previsto também que o meio de fixação de mangueira apresente uma rosca interna para união a uma rosca externa correspondente. Nesse caso pode ser especialmente conveniente que a vál-vula sanitária apresente uma luva de fixação com uma rosca externa correspondente à rosca interna, sendo que a luva de fixação pode ser ligada ou está ligada a uma mangueira. Em relação à primeira alternativa, esta apresenta uma fabricação cara. Outra possibilidade pode prever que o meio de fixação de mangueira esteja configurado como placa de segurança de uma recepção de mangueira.
[0013] Para poder manter baixo o número de componentes individuais da válvula sanitária, pode ser vantajoso que a válvula sanitária apresente um bocal, que seja fixável ou esteja fixado diretamente no meio de fixação de mangueira, sendo que a válvula sanitária inserida em um espaço de recepção de válvula do encaixe é fixável ou está fixada no encaixe por meio do bocal fixado no meio de fixação de bocal. Assim pode-se impedir uma retirada indesejada ou um escorregamento para fora indesejado da válvula sanitária inserida no espaço de recepção de válvula na posição de montagem, uma vez que o bocal fixado no meio de fixação de bocal projeta-se para fora de uma abertura de saída em uma parede externa até que assim a válvula sanitária esteja fixada em direção axial, com o bocal encostando em uma borda da abertura de saída pelo menos em uma parede lateral.
[0014] Alternativa ou complementarmente pode ser igualmente vantajoso, para alcançar tal fixação da válvula sanitária, que a válvula sanitária apresente um regulador de jato que seja fixável ou esteja fixado no meio de fixação de regulador de jato, sendo que a válvula sanitária inserida em um espaço de recepção de válvula do encaixe pode ser fixada ou está fixada no encaixe por meio do regulador de jato fixado no meio de fixação de regulador de jato.
[0015] Para alcançar uma fixação especialmente boa da válvula sanitária em posição de montagem, pode ser conveniente que a válvula sanitária apresente, alternativa ou complementarmente, um anel de segurança, através do qual a válvula seja fixável no encaixe. Nesse caso pode ser especialmente conveniente que o anel de segurança seja fixável em uma borda de uma abertura de inserção do encaixe e, na posição de montagem, fixe a válvula sanitária inserida no encaixe no espaço de recepção de válvula. O anel de segurança pode estar configurado, por exemplo, como um anel de retenção. No estado inserido o anel de retenção pode engatar em uma ranhura na borda da abertura de inserção e fixar axialmente a válvula sanitária no encaixe. Através do uso de um anel de retenção produzível de maneira econômica, podem ser reduzidos os custos de produção da válvula sanitária, sendo que é possível uma fixação axial estável da válvula sanitária.
[0016] Para geração de um jato de água livre de salpicos pode ser conveniente que um ou o bocal já mencionado anteriormente apresente um regulador de jato ou um regulador de jato esteja disposto entre um ou o bocal já mencionado anteriormente e uma ou a abertura de descarga já mencionada anteriormente.
[0017] Para poder fixar a válvula sanitária no encaixe de maneira estável, em uma posição de montagem inserida no espaço de recepção de válvula por meio do bocal fixável ou fixado ou do regulador de jato fixável ou fixado, pode ser vantajoso que um ou o bocal já mencionado anteriormente ou um ou o regulador de jato já mencionado anteriormente apresente uma rosca interna e/ou o alojamento de válvula apresente, na abertura de descarga, especialmente no meio de fixação de bocal ou no meio de fixação de regulador de jato, uma rosca externa correspondente, o que um ou o bocal ou um ou o regulador de jato apresente uma rosca externa e/ou o alojamento de válvula apresente uma rosca interna correspondente, na abertura de descarga, especi-almente no meio de fixação de bocal ou no meio de fixação de regulador de jato.
[0018] Para que a água que flui através da válvula sanitária não entre em contato com o encaixe, pode ser vantajoso que, através do alojamento de válvula e da parte de dispositivo de ajuste, esteja configurado um canal fechado para o encaixe e/ou uma câmara de pressão fechada para o encaixe, pelo que não será possível contato entre um líquido que flui através da válvula sanitária e o encaixe. Assim o alojamento de válvula e a peça de dispositivo de ajuste formam uma barreira na direção do encaixe. Pontos de ligação entre o alojamento de válvula e a peça de dispositivo de ajuste podem estar vedados, por exemplo, através de elementos de vedação e/ou através do diafragma contra saída de água para o encaixe.
[0019] Para poder alcançar uma ligação especialmente econômica e especialmente estável entre o alojamento de válvula e a peça de dispositivo de ajuste na posição de montagem, pode ser vantajoso que o dispositivo de aperto esteja configurado em duas partes, preferivelmente em duas partes idênticas, as quais apresentem um respectivo elemento de acoplamento e um elemento de contra-acoplamento cor- respondente para recepção do elemento de acoplamento da outra parte, pelo que as duas partes são acopláveis entre si, preferivelmente de modo liberável. Através da produção de apenas uma parte que seja acoplável a outras partes iguais, é possível uma produção especialmente favorável das partes individuais do dispositivo de aperto.
[0020] Nesse caso pode ser especialmente conveniente que o dispositivo de aperto apresente duas, partes ligáveis entre si, preferivelmente de modo liberável, as quais configurem, na posição de montagem, um cilindro oco, o qual circunda e ligue o alojamento de válvula e a peça de dispositivo de ajuste pelo menos em uma região de acoplamento, preferivelmente sendo que através do dispositivo de aperto é possível uma ligação fixa do alojamento de válvula e da peça de dispositivo de ajuste fora do encaixe. O dispositivo de aperto, na posição de montagem, está disposto preferivelmente concêntrico em torno do alojamento de válvula e da peça de dispositivo de ajuste e mantém estes unidos também fora do encaixe. Através da ligação do alojamento de válvula e da peça de dispositivo de ajuste fora do encaixe é pos-sível uma montagem muito simples, uma vez que as duas partes inicialmente são conectáveis e, em seguida, inseríveis no encaixe no estado ligado.
[0021] Para poder impedir um escorregamento ou uma inclinação da válvula sanitária dentro do espaço de recepção de válvula, pode ser vantajoso que a válvula sanitária apresente pelo menos um elemento de fixação, cujo diâmetro externo máximo esteja configurado de tal modo, que a válvula sanitária esteja fixada em direção radial no estado inserido no encaixe, com o dito pelo menos um elemento de fixação encostando em uma parede interna de um ou do espaço de recepção de válvula e a válvula sanitária, portanto, sendo inserível ou removível do encaixe exclusivamente na direção axial. Pode ser ainda especialmente vantajoso que o elemento de fixação ou os elementos de fixa- ção esteja (m) configurado (s) através do dispositivo de aperto e/ou através do elemento de encosto.
[0022] Pode estar previsto ainda que o diafragma móvel feche uma ou a câmara de pressão já mencionada anteriormente, a qual esteja configurada entre o alojamento de válvula e uma ou a peça de dispositivo de ajuste; que a câmara de pressão possa ser enchida com um líquido que flui através de uma entrada de válvula, sendo que a câmara de pressão está instalada de tal modo, que se forme uma pressão dentro da câmara de pressão quando uma abertura de descarga está fechada. A pressão formada dentro da câmara de pressão pressiona um corpo de válvula da válvula principal para uma sede de válvula. A válvula principal está presente então em sua posição fechada. A abertura de descarga pode ser aberta ou fechada por meio da válvula piloto. Na posição fechada da abertura de descarga o tucho de válvula solicita a abertura de descarga e a fecha. Quando se abre a abertura de descarga diminui a pressão dentro da câmara de pressão, de modo que o diafragma se afasta da sede de válvula com o corpo de válvula e a válvula principal fica aberta.
[0023] A invenção refere-se a uma válvula sanitária para uso em um encaixe, com um alojamento de válvula, uma válvula principal, a qual apresenta um diafragma móvel, e uma válvula piloto, com a qual a válvula principal é controlável, sendo que uma posição do diafragma é determinável através de uma posição de um tucho de válvula da válvula piloto, sendo que no alojamento de válvula está configurado um meio de fixação de mangueira associado a uma abertura de afluxo do alojamento de válvula e/ou sendo que no alojamento de válvula está configurado um meio de fixação de bocal associado a uma abertura de descarga do alojamento de válvula e/ou um meio de fixação de regulador de jato e/ou sendo que a válvula sanitária apresenta um dispositivo de aperto, com o qual o alojamento de válvula e uma peça de dis- positivo de ajuste podem ser ligados ou estão ligados entre si fixamente.
[0024] A invenção é descrita agora com o auxílio de exemplos de realização, mas não limitada a esses exemplos. Outros exemplos de realização resultam através de combinação das características de reivindicações individuais ou de várias reivindicações entre si e/ou com uma ou várias características dos exemplos de realização. São mostrados:
[0025] Figura 1 - um corte axial através da válvula sanitária de acordo com a invenção em posição de montagem inserido no encaixe,
[0026] Figura 2 - uma vista inclinada tridimensional da válvula sanitária de acordo com a figura 1,
[0027] Figura 3 - uma vista lateral tridimensional da válvula sanitária de acordo com a figura 1,
[0028] Figura 4 - uma vista inclinada tridimensional de um dispositivo de aperto da válvula sanitária,
[0029] Figura 5 - uma vista lateral tridimensional do dispositivo de aperto,
[0030] Figura 6 - um corte transversal do dispositivo de aperto de acordo com a figura 4,
[0031] Figura 7 - uma vista superior das partes unidas do dispositivo de aperto.
[0032] A figura 1 mostra uma válvula sanitária designada com 1 como um todo, a qual está instalada para ser inserida em um encaixe 2. A válvula sanitária 1 apresenta um alojamento de válvula 3, uma válvula principal 4 com um diafragma móvel 5 e uma válvula piloto 6. A válvula principal 4 está instalada de maneira conhecida. O diafragma móvel 5 está configurado de um material elástico. A válvula principal 4 apresenta um corpo de válvula 33 e uma sede de válvula 34, na qual o corpo de válvula 33 é inserível. Na posição aberta da válvula principal 4 o corpo de válvula 33 está fora da sede de válvula 34, de modo que água pode passar por ele. Na posição fechada da válvula principal 4 o corpo de válvula 33 está pressionado na sede de válvula 34, de modo que água não pode escoar através da sede de válvula 34 para uma abertura de descarga.
[0033] O corpo de válvula 33 apresenta uma abertura de descarga 31, através da qual água pode sair para a abertura de saída 10, quando a abertura de descarga 31 está aberta. A abertura de descarga 31 pode ser fechada por meio de um tucho de válvula 7 da válvula piloto 6. Na posição fechada da abertura de descarga 31 forma-se uma pressão dentro de uma câmara de pressão 28, com água entrando através de uma abertura de enchimento 29 a partir de uma linha de válvula 30. A pressão dentro da câmara de pressão 28 aperta o corpo de válvula 33 da válvula principal 4 para a sede de válvula 34 e fecha um canal 21 da válvula sanitária 1. A válvula principal 4 fica então na posição fechada.
[0034] A válvula piloto 6 pode ser operada por meio de uma peça de dispositivo de ajuste 13. Nesse caso, por meio da peça de dispositivo de ajuste 13, a posição do tucho de válvula 7 em relação ao corpo de válvula 33 pode ser alterada. A posição do tucho de válvula 7 é ajustável através de um elemento de atuação 35.
[0035] Preferivelmente a peça de dispositivo de ajuste 13 apresenta uma mecânica Push-Push, a qual é operável por meio do elemento de atuação 35, especialmente por meio de um botão. Através de pres- sionamento repetido do elemento de atuação 35 pode-se comutar entre diversas posições de ligação.
[0036] Na figura 1 está representada uma posição de comutação, na qual a válvula sanitária 1, especialmente a válvula principal 4 fica na posição aberta.
[0037] No alojamento de válvula 3 está configurado um meio de fixação de mangueira 9 associado à abertura de afluxo 8 do alojamento de válvula 3. O meio de fixação de mangueira 9, nas configurações de acordo com as figuras 1 a 3, está configurado como bocal com uma rosca externa.
[0038] O meio de fixação de mangueira 9 apresenta um diâmetro externo máximo, o qual é menor do que um diâmetro externo máximo de um elemento de encosto 14 configurado no alojamento de válvula 3. O elemento de encosto 14 está configurado para colocação do alojamento de válvula 3 em uma parede 15 do encaixe 2. Nesse caso o elemento de encosto 14 encosta na parede no lado de saída na direção de fluxo a partir da parede 15 através da válvula sanitária 1, quando a válvula se encontra no estado montado. A abertura contínua 16 apresenta um diâmetro interno livre que é maior do que o diâmetro externo máximo do meio de fixação de mangueira 9, de modo que o meio de fixação de mangueira 9 pode ser introduzido na abertura contínua 16.
[0039] A válvula sanitária 1 apresenta uma luva de fixação 17 com uma rosca interna 32 correspondente à rosca externa 19 do meio de fixação de mangueira 9. Assim é possível conectar a mangueira 18 diretamente ao alojamento de válvula 3 através da luva de fixação 17. A luva de fixação 17 está ligada ou é ligável à mangueira 18.
[0040] O alojamento de válvula 3 configura, em uma abertura de saída 10 do alojamento de válvula 3, um meio de fixação de bocal 11. O meio de fixação de bocal 11 está configurado como um bocal com uma rosca externa 19, no qual um bocal é fixável ou está fixado diretamente. Na posição montada, isto é, quando a válvula sanitária 11 está inserida em um espaço de recepção de válvula 20 do encaixe 2, a válvula sanitária 1 está fixada ou é fixável no encaixe por meio de um bocal fixado no meio de fixação de bocal 11. Assim não é possível um escorregamento indesejado para fora do encaixe ou uma retirada in- desejada da válvula sanitária 1, uma vez que o bocal encosta, com pelo menos uma parede lateral, na borda de uma ruptura através do encaixe 2. A ruptura forma uma abertura de saída do encaixe 2, através da qual o bocal fixado se projeta do encaixe 2. Alternativa ou com- plementarmente o alojamento de válvula 3 pode configurar ou apresentar um meio de fixação de regulador de jato também na abertura de saída 10 do alojamento de válvula 3. Com isso é possível uma fixação da válvula sanitária 1 também com o auxílio de um regulador de jato instalado no meio de fixação de regulador de jato.
[0041] O bocal pode apresentar um regulador de jato, para gerar um jato de água com propriedades desejadas. Alternativamente é possível também que um regulador de jato esteja intercalado entre o bocal e o meio de fixação de bocal 11, por exemplo, com ele sendo inserível no bocal.
[0042] O alojamento de válvula 3 e a peça de dispositivo de ajuste 13 configuram, juntos, um canal 21 fechado para fora. Assim pode-se impedir que água que flui através do canal 21 entre em contato com o encaixe 2. Além disso, é possível conectar o bocal e/ou o regulador de jato diretamente ao alojamento de válvula 3, isto é, sem outras peças de adaptação, sem que outras peças de ligação estejam intercaladas entre o bocal e/ou o regulador de jato e a válvula sanitária 1. Isto possibilita uma configuração mais compacta e mais econômica.
[0043] A válvula sanitária 1 apresenta um dispositivo de aperto 12, com o qual o alojamento de válvula 3 e a peça de dispositivo de ajuste 13 são conectáveis ou estão contatados entre si fixamente em uma região de acoplamento 25 da válvula sanitária 1. Na posição montada da válvula sanitária 1 o alojamento de válvula 3 e a peça de dispositivo de ajuste 13 estão ligados entre si fixamente.
[0044] O dispositivo de aperto 12 de acordo com as figuras 4-7 apresenta duas partes idênticas. Cada parte 22 está configurada como uma metade de um cilindro oco. As duas partes 22 do dispositivo de aperto 12 estão dispostas, pelo menos parcialmente, em torno do alojamento de válvula 3 e da peça de dispositivo de ajuste 13, pelo que estes últimos são acopláveis entre si fixamente. Nesse caso as duas partes 22 apresentam um respectivo elemento de acoplamento 23 e um elemento de contra-acoplamento 24 da outra respectiva parte 22. Na posição montada o elemento de acoplamento 23 de uma parte 22 engata no elemento de contra-acoplamento 24 da outra parte 22. Assim as duas partes ficam acopladas uma à outra, preferivelmente de maneira liberável.
[0045] O elemento de acoplamento 23 e o elemento de contra- acoplamento 24 das partes 22 do dispositivo de aperto 12 de acordo com as figuras 4-7 configuram, juntos, uma ligação de encaixe, sendo que o elemento de acoplamento 23 pode ser introduzido em uma abertura configurada no elemento de contra-acoplamento 24 e preso aí.
[0046] Por meio do dispositivo de aperto 12 já é possível ligar o alojamento de válvula 3 e a peça de dispositivo de ajuste 13 fora do encaixe 2 entre si fixamente, o que permite uma montagem mais simples da válvula sanitária 1. Em seguida a válvula sanitária 1 pode ser inserida no espaço de recepção de válvula 20 do encaixe 2 com a mangueira 18 fixada no alojamento de válvula 3 e com a peça de dispositivo de ajuste 13 acoplada ao alojamento de válvula 3.
[0047] Para poder proteger a peça de dispositivo de ajuste 13, a qual pode apresentar uma mecânica relativamente sensível, contra danos provocados por choques durante a fixação da mangueira 18 no alojamento de válvula 3, é possível realizar o acoplamento do alojamento de válvula 3 à peça de dispositivo de ajuste 13 após a fixação da mangueira no meio de fixação de mangueira 9. Isto é possível atra- vés da construção modular da válvula sanitária 1, sendo que a mecânica de operação da peça de dispositivo de ajuste 13 é acoplável ao alojamento de válvula de maneira simples por meio do dispositivo de aperto após colocação da mangueira 18 no alojamento de válvula 3.
[0048] Para poder evitar um escorregamento da válvula sanitária 1 na direção radial na posição montada da válvula sanitária 1, a válvula sanitária 1 apresenta vários elementos de fixação 26. O diâmetro externo máximo dos elementos de fixação 26 configurado com seção transversal circular está medido de tal modo, que a válvula sanitária 1 fica fixada na direção radial no estado inserido no encaixe 2, no qual os elementos de fixação 26 encostam em uma parede interna 27 do espaço de recepção de válvula 20. Assim a válvula sanitária 1 pode ser introduzida no encaixe 2 ou retirada do mesmo exclusivamente na direção axial na abertura de encaixe.
[0049] Na válvula sanitária 1 representada nas figuras 1-3 os elementos de fixação 26 estão configurados através do dispositivo de aperto 12 e através do elemento de encosto 14.
[0050] Entre a abertura de afluxo 8 e a entrada de válvula 30 está disposto um elemento de filtro 36, pelo que pode ser impedido que partículas vindas da mangueira 18 cheguem à válvula principal 4.
[0051] Para poder fixar bem a válvula sanitária 1 introduzida no espaço de recepção de válvula 20 na posição montada, a válvula sanitária 1 apresenta um anel de segurança, através do qual a válvula pode ser fixada no encaixe 2. Como representado na figura 1, o anel de segurança 38 é fixável na borda da abertura de encaixe 39 do espaço de recepção de válvula. Através do anel de segurança 38 pode-se impedir um escorregamento ou uma retirada da válvula sanitária 1 a partir da abertura de encaixe 39 na direção axial. Preferivelmente o anel de segurança 38 está configurado como anel de retenção, o qual, no estado inserido, engata em um recesso no encaixe 2, especialmente configurado como ranhura, e assim fixa a válvula sanitária 1 axialmente. Através de um anel de retenção é possível uma fixação axial especialmente econômica e, no entanto, estável. LISTA DE NÚMEROS DE REFERÊNCIA 1 válvula sanitária 2 encaixe 3 alojamento de válvula 4 válvula principal 5 diafragma móvel 6 válvula piloto 7 tucho de válvula 8 abertura de afluxo 9 meio de fixação de mangueira 10 abertura de saída 11 meio de fixação de bocal 12 dispositivo de aperto 13 peça de dispositivo de ajuste 14 elemento de encosto 15 parede do encaixe 16 abertura contínua 17 luva de fixação 18 mangueira 19 rosca externa 20 espaço de recepção de válvula 21 canal 22 parte do dispositivo de aperto 23 elemento de acoplamento 24 elemento de contra-acoplamento 25 região de acoplamento 26 elemento de fixação 27 parede interna do espaço de recepção de válvula 28 câmara de pressão 29 abertura de enchimento 30 entrada de válvula 31 abertura de descarga 32 rosca interna 33 corpo de válvula 34 sede de válvula 35 elemento de atuação 36 elemento de filtro 37 mecânica Push-Push 38 anel de segurança 39 abertura de encaixe

Claims (14)

1. Válvula sanitária (1) para uso em um encaixe (2), com um alojamento de válvula (3), uma válvula principal (4), a qual apresenta um diafragma móvel (5), e uma válvula piloto (6) com a qual a válvula principal (4) é controlável, sendo que uma posição do diafragma (5) pode ser determinada através de uma posição de um tucho de válvula (7) da válvula piloto (6), em que a válvula sanitária (1) apresenta um dispositivo de aperto (12) com o qual o alojamento de válvula (3) e uma peça de dispositivo de ajuste (13) são ligáveis ou estão ligados entre si fixamente, a válvula sanitária (1) sendo caracterizada pelo fato de que o dispositivo de aperto (12) é composto por duas partes (22), as quais apresentam cada uma um respectivo elemento de acoplamento (23) e um elemento de contra- acoplamento (24) correspondente para recepção do elemento de acoplamento (23) da outra parte (22), pelo que as duas partes (22) são acopláveis uma à outra.
2. Válvula sanitária (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o dispositivo de aperto (12) apresenta duas partes ligáveis entre si, preferivelmente de modo liberável, as quais configuram, na posição montada, um cilindro oco, o qual circunda o alojamento de válvula (3) e a peça de dispositivo de ajuste (13) pelo menos em uma região de acoplamento (25).
3. Válvula sanitária (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o meio de fixação de mangueira (9) apresenta um diâmetro externo máximo que é menor do que o diâmetro externo máximo de um elemento de encosto (14) configurado ou colocado no alojamento de válvula (3) para encosto do alojamento de válvula (3) em uma abertura contínua (16) em uma parede (15) do encaixe (2), sendo que a abertura contínua (16) tem um diâmetro interno livre que é maior do que o diâmetro externo máximo do meio de fixação de mangueira (9).
4. Válvula sanitária (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o meio de fixação de mangueira (9) apresenta uma rosca externa (19) para união de uma rosca interna (32) correspondente, especialmente de uma rosca interna (32) correspondente de uma luva de fixação (17) da válvula sanitária (1), a qual é ligável ou está ligada a uma mangueira (18), ou que o meio de fixação de mangueira (9) apresenta uma rosca interna para união de uma rosca externa (19) correspondente, especialmente de uma rosca externa (19) correspondente de uma luva de fixação (17) da válvula sanitária (1), a qual é ligável ou está ligada a uma mangueira (18), ou que o meio de fixação de mangueira (9) está configurado como placa de segurança com uma recepção de mangueira.
5. Válvula sanitária (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a válvula sanitária (1) apresenta um bocal que é fixável ou está fixado diretamente no meio de fixação de bocal (11), sendo que a válvula sanitária (1) inserida em um espaço de recepção de válvula (20) do encaixe (2) é fixável ou está fixada no encaixe (2) por meio do bocal fixado no meio de fixação de bocal (11), e/ou que a válvula sanitária (1) apresenta um anel de segurança (38), especialmente um anel de retenção, através do qual a válvula é fixável no encaixe (2).
6. Válvula sanitária (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a válvula sanitária (1) apresenta um ajustador de jato, o qual é fixável ou está fixado diretamente no meio de fixação de regulador de jato, sendo que a válvula sanitária (1) inserida em um espaço de recepção de válvula (20) do encaixe (2) é fixável ou está fixada no encaixe (2) por meio do regulador de jato fixado no meio de fixação de regulador de jato, e/ou que um ou o bocal apresenta um regulador de jato que está disposto entre um ou o bocal e a abertura de saída (10).
7. Válvula sanitária (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que um ou o bocal apresenta uma rosca interna e o alojamento de válvula (3) apresenta, na abertura de saída (10), uma rosca externa (19) correspondente, ou que um ou o bocal apresenta uma rosca interna (32) e o alojamento de válvula (3) apresenta uma rosca externa (19) correspondente na abertura de saída (10), e/ou que um ou o regulador de jato apresenta uma rosca interna e o alojamento de válvula (3) apresenta uma rosca externa (19) correspondente na abertura de saída, ou que um ou o regulador de jato apresenta uma rosca externa (19) e o alojamento de válvula (3) apresenta uma rosca interna (32) correspondente na abertura de saída.
8. Válvula sanitária (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que através do alojamento de válvula (3) e da peça de dispositivo de ajuste (13) está configurado um canal (21) fechado na direção do encaixe (2) e/ou é formada uma câmara de pressão (28) fechada na direção do encaixe (2), pelo que não é possível contato entre o encaixe (2) e um líquido que flui através da válvula sanitária (1).
9. Válvula sanitária (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o dispositivo de aperto (12) é composto por duas partes (22) idênticas, as quais apresentam um respectivo elemento de acoplamento (23) e um elemento de contra-acoplamento (24) correspondente para recepção do elemento de acoplamento (23) da outra parte (22), pelo que as duas partes (22) são acopláveis uma à outra, preferivelmente de modo liberável.
10. Válvula sanitária (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o dispositivo de aperto (12) apresenta duas partes acopláveis entre si, preferivelmente de modo liberável, as quais configuram, na posição montada, um cilindro oco, o qual circunda o alojamento de válvula (3) e a peça de dispositivo de ajuste (13) pelo menos em uma região de acoplamento (25) e assim os liga, sendo que através do dispositivo de aperto (12) é possível uma ligação fixa do alojamento de válvula (3) e da peça de dispositivo de ajuste (13) fora do encaixe (2).
11. Válvula sanitária (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a válvula sanitária (1) apresenta pelo menos um elemento de fixação (26), cujo diâmetro externo máximo está configurado de tal modo que a válvula sanitária (1) está fixada em direção radial no estado inserido no encaixe (2), com o dito pelo menos um elemento de fixação (26) encostando em uma parede interna (27) de um ou do espaço de recepção de válvula (20) e a válvula sanitária (1) sendo introduzível no encaixe (2) ou retirável do encaixe (2) exclusivamente em direção axial, preferivelmente sendo que o elemento de fixação (26) ou os elementos de fixação (26) está/estão configurado(s) através do dispositivo de aperto (12) e/ou através do elemento de encosto (14).
12. Válvula sanitária (1) de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o diafragma móvel (5) fecha uma ou a câmara de pressão (28), a qual está configurada entre o alojamento de válvula (3) e uma ou a parte de dispositivo de ajuste (13); que a câmara de pressão (28) pode ser enchida com um líquido que entra por uma entrada de válvula (30) através da abertura de enchimento (29), sendo que a câmara de pressão (28) está instalada de tal modo, que se forma uma pressão dentro da câmara de pressão (28) quando uma abertura de descarga está fechada.
13. Válvula sanitária (1) como definida em qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que no alojamento de válvula (3) é formado um meio de fixação de mangueira (9) associado a uma abertura de afluxo (8) do alojamento de válvula (3), de modo que no qual uma mangueira (18) pode ser conectada diretamente ao alojamento de válvula (3).
14. Válvula sanitária (1) de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que no alojamento de válvula (3) está configurado um meio de fixação de bocal (11) associado a uma abertura de saída (10) do alojamento de válvula (3).
BR112019020874-7A 2017-05-26 2018-02-20 Válvula sanitária com diafragma BR112019020874B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202017103194.2U DE202017103194U1 (de) 2017-05-26 2017-05-26 Sanitärventil
DE202017103194.2 2017-05-26
PCT/EP2018/054150 WO2018215098A1 (de) 2017-05-26 2018-02-20 Sanitärventil mit einer membran

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019020874A2 BR112019020874A2 (pt) 2020-04-28
BR112019020874B1 true BR112019020874B1 (pt) 2023-08-22

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015018494B1 (pt) Dispositivo de retenção de chuveiro manual
US10150121B2 (en) Combined shower
ES2201373T3 (es) Griferia mezcladora sanitaria con sistema de termostato.
KR101127426B1 (ko) 정수용 필터 장치
BR112013028879B1 (pt) aparelho de filtragem
ES2799424T3 (es) Válvula reductora de presión
BRPI0512771B1 (pt) Single touch coupling type adapter
BRPI0806246A2 (pt) conexão de subcorpo de cartucho
BRPI0408790B1 (pt) Pistola de aspersão modular com múltiplos módulos de controle
IL186314A (en) Valve that is normally closed in the free state
CN104032802B (zh) 卫生嵌装件、嵌装件系统和卫生配件
EP3153632A1 (en) Faucet main body fast detaching and replacing method, and faucet structure for implementing the same
BR112017002556B1 (pt) Válvula de bloqueio
KR101721067B1 (ko) 수전금구
BR102012025277A2 (pt) Registro de controle de fluxo para uma ducha higiênica
US20210301511A1 (en) Sanitary valve with a diaphragm
BR112019020874B1 (pt) Válvula sanitária com diafragma
ES2227964T3 (es) Sistema para conectar unidades de valvula para calentadores de agua de gas a depositos que pertenecen a los calentadores de agua.
ES2689775T3 (es) Válvula de entrada para una cisterna
US11287052B2 (en) Valve arrangement
BR102012002755A2 (pt) Aplicação de um irrigador oral na saída de água de uma adaptação sanitária
KR101538137B1 (ko) 비상급수용 유니온 파이프
ES2407591A1 (es) Encimera de cocción a gas
ES2773929T3 (es) Grifería sanitaria de salida
ES2947236T3 (es) Válvula