BR112019019705B1 - Mecanismo de inversão para uma máquina formadora de artigos de vidro - Google Patents

Mecanismo de inversão para uma máquina formadora de artigos de vidro Download PDF

Info

Publication number
BR112019019705B1
BR112019019705B1 BR112019019705-2A BR112019019705A BR112019019705B1 BR 112019019705 B1 BR112019019705 B1 BR 112019019705B1 BR 112019019705 A BR112019019705 A BR 112019019705A BR 112019019705 B1 BR112019019705 B1 BR 112019019705B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rod
cylindrical body
neck ring
movement
hollow cylinder
Prior art date
Application number
BR112019019705-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019019705A2 (pt
Inventor
Víctor Tijerina Ramos
Original Assignee
Vitro, S.A.B. De C.V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from ARP170100723A external-priority patent/AR107960A1/es
Application filed by Vitro, S.A.B. De C.V filed Critical Vitro, S.A.B. De C.V
Publication of BR112019019705A2 publication Critical patent/BR112019019705A2/pt
Publication of BR112019019705B1 publication Critical patent/BR112019019705B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção refere-se a um mecanismo de inversão de uma máquina formadora de vidro que compreende: uma estrutura de suporte. Uma haste localizada horizontalmente sobre a porção superior da estrutura de suporte para girar em seu próprio eixo. Meios de acionamento acoplados a uma haste para prover movimento rotacional à haste para a esquerda ou direita. Um corpo cilíndrico tendo uma abertura longitudinal em um eixo de referência excêntrico, que é acoplado firmemente à haste através de sua abertura longitudinal, em uma posição excêntrica. Pelo menos um cilindro oco acoplado com cada corpo cilíndrico tendo suportes anexos a sua parte exterior, que são conectados aos braços de apoio do anel de gargalo de modo que, por meio de um primeiro movimento deslizante do cilindro oco no corpo cilíndrico, provê um movimento lateral à direita ou à esquerda para abrir e fechar os suportes do braço de apoio do anel de gargalo paralelamente e, por meio de um movimento rotacional, move os braços de apoio do anel de gargalo com um movimento de 180° de um molde de parison para um molde de sopro finalizado.

Description

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção refere-se à produção de artigos de vidro e, mais especificamente, a um mecanismo de inversão para uma máquina formadora de artigos de vidro que inclui múltiplas seções de formação individuais para a produção de garrafas de vidro, frascos de bocal largo, copos e outros artigos de vidro por processo soprado, prensado- soprado, prensado-soprado ou prensado direto.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[0002] Artigos de vidro tais como o vidro de gargalo estreito são produzidos geralmente em máquinas formadoras de artigos de vidro tais como aquelas que podem incluir indivíduos similares múltiplos formando seções pelo processo soprado, quando os frascos de bocal largo, copos e outros artigos de vidro são produzidos em máquinas formadoras conhecidas como série "E" e "F" através do processo de prensado-soprado, o chamado "molde quente".
[0003] Durante o processo de fabricação dos recipientes de vidro por meio do processo soprado ou soprado prensado, o vidro de gota é introduzido em um parison ou um molde pré-formado, onde, dependendo do processo, a gota se estabeleça por meio de um processo soprado ou à vácuo à parte mais inferior do molde de parison para formar a coroa do recipiente. Então, uma vez que a coroa do recipiente é formada, um contra sopro é feito para formar um parison ou pré-forma do recipiente. Subsequentemente, a pré-forma do recipiente é transferida por um mecanismo de inversão com um movimento de 180 graus do molde de parison a um sopro final onde a forma final é dada ao recipiente.
[0004] Dentro do processo de formação, um dos principais mecanismos das máquinas formadoras é o mecanismo de inversão que, além de transferir o item do molde de parison para o molde de sopro, tem a função integrada de abrir e fechar um par de apoio de coroa apoiando os braços para reter um molde de coroa transferível que é capaz de abrir e fechar durante a ação formadora do recipiente e para reter o item em sua reversão do molde de parison ao molde de sopro.
[0005] Exemplos de mecanismos de transferência de objetos de vidro são mostrados, por exemplo, na patente U.S. n° 5843201, por Joseph A. Borbone et al, refere-se a um mecanismo de apoio de anel de gargalo e inverter para deslocar um parison de uma estação vazia para uma estação de sopro. O mecanismo de apoio do anel do gargalo e de inversão tem um par oposto de cavaletes laterais, um invólucro de engrenagem de rosca sem fim que suporta uma engrenagem de rosca sem fim e um invólucro do motor/da rosca sem fim para suportar o invólucro de engrenagem de rosca sem fim intermediário aos cavaletes laterais opostos. O mecanismo de apoio do anel do gargalo e de inversão também tem um par de montagens de cilindro que se estendem entre os lados da engrenagem de rosca sem fim e dos cavaletes laterais. Os conjuntos de cilindros incluem um cilindro com um suporte. Cada cilindro é axialmente deslocado de uma primeira localização adjacente a engrenagem de rosca sem fim para uma segunda localização adjacente ao cavalete lateral associado e rotacionalmente deslocado para deslocar seu o suporte de apoio de anel do gargalo de uma primeira posição na estação vazia para uma segunda posição na estação de sopro.
[0006] Um primeiro interruptor indica que o dito primeiro cilindro de montagem de cilindro é próximo a seu cavalete lateral associado, um segundo interruptor indica que o primeiro cilindro de montagem do suporte de apoio do anel de gargalo está na primeira posição, um terceiro interruptor indica que o segundo cilindro de montagem de cilindro é próximo a cavalete lateral associado, e um quarto interruptor indica que o segundo cilindro de montagem do suporte de apoio do anel de gargalo está na segunda posição.
[0007] A patente U.S. n° 7047766 por Wilhelm Schneider et al., um mecanismo de inversão para mover parisons entre uma estação de pré- formação e uma estação de formação de acabamento de uma máquina de formação de vidro é divulgada. O mecanismo é disposto acima de uma placa de tampa de uma estrutura de armação da máquina formadora de vidro. Um motor elétrico é disposto com seu eixo longitudinal horizontal acima da placa de tampa. Uma haste conduzida do motor elétrico é conectada a uma haste invertida horizontal por meio de uma transmissão. Entre a haste conduzida do motor elétrico e a transmissão uma engrenagem planetária é conectada.
[0008] A patente U.S. N° 7185515 por Larry N. Shue, et al, descreve uma montagem invertida para uma seção individual de máquina formadora de artigos de vidro que inclui uma base invertida que é oscilada sobre um eixo entre as primeira e segunda posições angularmente espaçadas, um parafuso de esfera de ponta dupla posicionado coaxialmente com o eixo e tendo espaçado distante porções rosqueadas opostas, primeira e segunda porcas cada de maneira roscada engatando uma das porções rosqueadas opostas do parafuso da esfera de modo que as porcas retribuem em direção a e para longe uma da outra em resposta à rotação do parafuso de esfera, e os primeiro e segundo braços do anel de gargalo engatam respectivamente a primeira e a segunda porcas de modo que os braços do anel de gargalo retribuem em direção a ou para longe um do outro ao longo do eixo com as primeiras e segundas porcas. Preferencialmente, a base invertida é oscilada sobre o eixo por um primeiro motor elétrico reversível e o parafuso de esfera é acionado para a rotação em direções opostas por um segundo motor elétrico reversível para mover as porcas e os braços do anel de gargalo em direção a e para longe um do outro ao longo do eixo.
[0009] Finalmente, a patente U.S. N° 7779650 de Victor Tijerina, et al, está relacionado a um método e máquina para a produção de artigos de vidro ocos, tais como garrafas, frascos, copos e outros itens de vidros, pelo processo soprado, prensado-soprado, prensado-soprado e prensado direto em máquinas formadoras de artigos de vidro incluindo entre seus múltiplos mecanismos, uma estação formadora de parison, incluindo um molde pré-formado, um mecanismo de inversão, incluindo pelo menos um braço de retenção horizontal que possa ser aberto e pelo menos um molde de anel de gargalo transferível e que possa ser aberto, por cavidade, removível prendido pelo braço de retenção horizontal do mecanismo de inversão, para ser colocado inicialmente sob o molde pré-formado para formar um parison que seja prendido pelo dito molde de anel de gargalo transferível e que possa ser aberto uma vez formado e transferido pelo mecanismo de inversão desta estação formadora de parison para uma estação intermediária na posição vertical.
[0010] Tradicionalmente, os mecanismos de inversão incluem um mecanismo de abertura e fechamento do braço do anel de gargalo consistindo de um cilindro rotativo dividido em duas seções que têm uma série de entalhes internos longitudinais ou ranhuras horizontais. Um par de braços de retenção do anel de gargalo é conectado a cada seção do cilindro rotativo para abrir e fechar os braços de retenção do anel de gargalo e os moldes do apoio do anel de gargalo paralelamente. Cada seção do cilindro rotativo, através de seus entalhes ou ranhuras longitudinais, é acoplada respectivamente em corpos cilíndricos que incluem entalhes longitudinais superiores. Cada corpo é acoplado a uma haste central, que são separados por uma engrenagem intermediária ou anel de gargalo de um redutor conectado a um conjunto de cilindro de pistão para rotacionar a seta e, os corpos cilíndricos e cada seção do cilindro rotativo, movem os braços do anel de gargalo com 180° graus a partir desse molde parison para um molde de sopro final.
[0011] A abertura paralela dos braços de retenção do anel de gargalo e os moldes do anel de gargalo para a retenção e a liberação do molde do anel de gargalo são realizados movendo pneumaticamente cada seção do cilindro rotativo sobre os corpos cilíndricos, a partir de uma primeira posição central em coincidência com as faces laterais da engrenagem intermediária ou anel de gargalo de um redutor, para uma posição esquerda e direita, respectivamente. As molas nas extremidades das hastes permitem que as seções do cilindro sejam retornadas a sua posição original uma vez que o fluxo pneumático de atuação é suspendido.
[0012] Os entalhes longitudinais superiores dos corpos cilíndricos e os entalhes longitudinais internos ou ranhuras dos cilindros rotativos dos apoios de braço transmitem o torque ou a força de giro aos braços da coroa e permitem que os cilindros rotativos deslizem longitudinalmente sobre os corpos cilíndricos durante a abertura e fechamento dos apoios de braço.
[0013] No entanto, um dos principais problemas com o acoplamento das partes mencionadas acima por meio de entalhes ou ranhuras longitudinais é que, porque o ar comprimido é usado para abrir os braços do anel de gargalo, a pressão do ar é perdida através da junção das ranhuras, porque, quando uma certa folga é mantida, o ar escapa através de pequenas lacunas entre eles, uma vez que não há vedação completa no que diz respeito aos dentes das ranhuras.
[0014] Outra desvantagem encontrada em relação ao acoplamento das ranhuras é em termos de sua fabricação, uma vez que é necessário fabricar uma ranhura interna (para os cilindros rotativos dos apoios de braço) e uma ranhura longitudinal externa na parte superior dos corpos cilíndricos, que requer muito tempo e precisão de usinagem uma vez que, se houver muita folga entre as ranhuras, há maior fuga de ar e se a articulação é muito apertada eles ficam presos.
[0015] Uma desvantagem adicional é que, devido ao deslocamento constante do braço do anel de gargalo (com um movimento de 180 graus) ou para abrir ou fechar os braços do anel de gargalo, os entalhes ou ranhuras são usadas e, portanto, quando há variação entre os dentes, o torque aplicado provoca certas variações no movimento do mecanismo, que mesmo que possam estar na faixa de milésimos, afeta o ponto de ângulo de calibração do braço.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0016] A fim de simplificar a construção das partes que constituem o mecanismo de inversão e, especificamente, a etapa de abertura e fechamento dos braços de apoio do anel de gargalo, bem como facilitar a sua fabricação e montagem, a presente invenção refere-se a um mecanismo de inversão para uma máquina formadora de artigos de vidro que é fácil de construir e aumenta a vida útil das mudanças.
[0017] O objetivo do mecanismo de inversão da presente invenção é minimizar o desgaste entre as partes (folga), durante seu movimento de transferência, bem como, para abrir ou fechar os braços.
[0018] Um outro objetivo principal da presente invenção, é prover um mecanismo de inversão para uma máquina formadora de vidro, que reduza o vazamento do ar comprimido para abrir e fechar os braços do apoio do anel de gargalo a zero.
[0019] Um objetivo adicional do mecanismo de inversão para uma máquina formadora de artigos de vidro da presente invenção, que usa as guias excêntricas montadas em uma haste central que, no momento da rotação, mova automaticamente os cilindros rotativos dos braços, desse modo substituindo o sistema de acoplamento com base em entalhes ou ranhuras.
[0020] Um objetivo adicional do mecanismo de inversão para uma máquina formadora de artigos de vidro da presente invenção, que utiliza um sistema de transmissão de envolvimento duplo (parafuso de rosca sem fim e envoltório de engrenagem em torno um do outro), aumentando consideravelmente a capacidade de carga provendo mais contato com a área do dente e mais dentes de malha do que qualquer outro projeto de engrenagem de rosca sem fim.
[0021] Estes e outros objetivos e vantagens desta invenção devem ser evidentes para aqueles que têm capacidades ordinárias no campo, a partir da seguinte descrição de um modo específico e preferencial da invenção, provido em combinação com os desenhos de acompanhamento.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0022] A Figura 1 é uma visão em perspectiva de um mecanismo de inversão de acordo com o estado da técnica;
[0023] A Figura 2 é uma visão lateral da Figura 1, de acordo com o estado da técnica acima;
[0024] A Figura 3 é uma visão detalhada do mecanismo de inversão mostrado na Figura 1, de acordo com o estado da técnica;
[0025] A Figura 4 é uma visão de perspectiva convencional, em seção longitudinal, mostrando em detalhes os componentes do mecanismo de inversão de acordo com a presente invenção;
[0026] A Figura 5 é uma vista lateral, mostrando em detalhe os componentes do mecanismo de inversão de acordo com a presente invenção;
[0027] As Figuras 6 e 7 são vistas em corte lateral, mostrando o movimento do mecanismo de inversão, de acordo com a presente invenção; e
[0028] A Figura 8 é uma visão seccional lateral do sistema de transmissão de movimento do mecanismo de inversão da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0029] Referindo-se agora ao mecanismo de inversão de uma máquina formadora de artigos de vidro, uma referência será então feita a um mecanismo do estado da técnica, mostrado nas figuras 1 a 3 e, subsequentemente, as melhorias relacionadas com o mecanismo de inversão da presente invenção serão descritas em detalhes a partir das figuras 4 a 7.
DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA
[0030] Um mecanismo de inversão 10 é mostrado na forma geral, como mostrado na Figura 1. O mecanismo de inversão 10, de acordo com o estado da técnica, é acoplado para girar em uma haste 12, na posição horizontal, na parte superior de uma estrutura de suporte 14. A haste 12 sendo acoplada a uma transmissão e cremalheira de engrenagem reta ou de anel de gargalo 16 acionado por um servomotor 18.
[0031] As figuras 2 e 3 mostram em detalhe o mecanismo de inversão 10, que compreende um cilindro rotativo 20, dividido em duas seções 20A e 20B, que são localizadas horizontalmente no que diz respeito à estrutura de suporte 14. As seções 20A e 20B são cilindros independentes separados por um espaçador 22, que se anexa ao segmento de engrenagem ou de anel de gargalo 24, como mostrado em mais detalhes na Figura 3. Os cilindros giratórios independentes 20A e 20B, incluindo respectivamente suportes 26, 28, que são conectados aos braços do anel de gargalo (não mostrados) a fim de abrir e fechar os braços de retenção do anel de gargalo e os moldes do anel do gargalo paralelamente. Cilindros rotativos independentes 20A e 20B, incluindo no interior uma série de entalhes longitudinais ou ranhuras horizontais 30.
[0032] Um corpo cilíndrico 32 é acoplado internamente a cada um dos cilindros rotativos independentes 20A e 20B. Os corpos cilíndricos 32 que têm um orifício longitudinal central 34 e uma série de entalhes longitudinais ou ranhuras 36 em sua superfície exterior. Os cilindros rotativos independentes 20A e 20B são mais longos do que corpos cilíndricos 32.
[0033] Cada cilindro rotativo independente 20A e 20B, através de seus entalhes ou ranhuras longitudinais 30 é montado em coincidência com as ranhuras longitudinais superiores 36 dos corpos cilíndricos 32. Os corpos cilíndricos 32 são acoplados fixamente através de seu orifício longitudinal central 34 à haste 12. A engrenagem ou anel de gargalo 24 é acoplada à haste 12 que separa cada montagem de cilindros rotativos independentes 20A e 20B e corpos cilíndricos 32. O segmento de engrenagem ou de anel de gargalo 24 são conectados a uma cremalheira à haste de saída do servomotor 18 para girar a haste 12 e desse modo os corpos cilíndricos 32 e cada seção do cilindro rotativo independente 20A e 20B e movem assim os braços do anel de gargalo (não mostrados) com um movimento de 180 graus a partir do dito molde de parison a um molde de sopro finalizante.
[0034] A abertura paralela dos braços de retenção do anel de gargalo (não mostrada) e os moldes do anel de gargalo para a retenção e a liberação do molde do anel de gargalo (não mostrado) são conseguidos movendo cada seção 20A e 20B por um fluxo pressurizado do cilindro rotativo independente 20 nos corpos cilíndricos 32, de uma primeira posição central coincidindo com as faces laterais da engrenagem 24, para uma posição esquerda e direita respectivamente, como mostrado esquematicamente com as setas A na Figura 3.
[0035] Como mostrado na Figura 3, cada extremidade da haste 12 compreende um pistão anular 40, que é localizado fixamente dentro de cada seção 20A e 20B do cilindro rotativo independente 20. O pistão anular 40 tendo um corpo cilíndrico oco 42 e uma seção superior ou cabeça 44 que está localizada e coincide com a parte interna da extremidade mais longa 46 das seções 20A e 20B. A seção superior ou cabeça 44 do pistão anular 40 sendo em coincidência com uma das faces dos corpos cilíndricos 32, Entre a seção superior ou cabeça 44 e a face do corpo cilíndrico 32, uma câmara (não mostrada) é formada para a introdução de ar comprimido para mover e deslizar lateralmente a partir do centro para fora (esquerda e direita, respectivamente) cada seção 20A e 20B do cilindro rotativo independente 20 nos corpos cilíndricos 32.
[0036] A tampa 48 situada na posição oposta ao pistão anular 40, inclui uma parede cilíndrica externa 50, que tem uma seção de parada 50A em uma de suas extremidades e uma parede cilíndrica interna 52, deixando um espaço oco 54 entre cada um deles. A parede cilíndrica externa 50 da tampa 48 é localizada na parte interna do corpo cilíndrico oco 42 do pistão anular 40. A parede cilíndrica interna 52, é colocada em coincidência com a superfície longitudinal da haste 12. A articulação do pistão anular 40 e a tampa 48 formam um espaço oco 56 onde uma mola 58 é localizada.
[0037] Uma tampa exterior ou tampão 60, com um orifício interno, é encaixada na extremidade exterior do pistão anular 40 que circunda o tampão 48, para limitar o movimento externo do tampão 48 através da parada 50A.
[0038] Finalmente, o rolamento de esferas 62 é localizado na extremidade da haste 12, que está localizada em coincidência com a extremidade exterior da tampa 48. Uma tampa fixa 64 anexa à extremidade da haste 12, retém o rolamento de esferas 62, de modo que o mecanismo de inversão 10 pode girar sobre a haste 12.
[0039] Por meio deste arranjo, quando o processo de formação exige a abertura dos braços do anel de gargalo (não mostrados), o ar comprimido é introduzido na câmara (não mostrada) definida entre a seção superior ou cabeça 44 e a face do corpo cilíndrico 32 para mover e deslizar lateralmente do centro para fora cada uma das seções 20A e 20B do cilindro rotativo independente 20 sobre os corpos cilíndricos 32. Durante esta ação as molas 58 são comprimidas.
[0040] Uma vez que os artigos foram liberados, o fluxo de ar é suspendido e as molas 58 nas extremidades da haste 12 permitem que as seções 20A e 20B do cilindro rotativo independente 20 sejam retraídas a sua posição original.
DESCRIÇÃO DA MODALIDADE PREFERENCIAL DA PRESENTE INVENÇÃO
[0041] Referindo-se agora às figuras 4 a 7, mostra-se que o mecanismo de inversão 10 de acordo com a presente invenção, compreende: uma haste 66 em uma posição horizontal, para girar sobre seu próprio eixo provida com uma passagem longitudinal central 68 com uma extremidade fechada 70 e uma extremidade aberta 72. A haste 66 tem duas passagens de saída 74, 76, separadas a uma certa distância, que são projetadas a partir da parte central da passagem central 68 em direção à parte superficial da haste 66, dita passagem central 68 e passagens de saída 74, 76, recebendo um fluxo de fluido pressurizado.
[0042] Uma engrenagem ou coroa 78 é acoplada fixamente à parte central da haste 66 que será conectada a um mecanismo de transmissão 80 (como será descrito mais tarde em relação à figura 8), para girar a dita haste 66 em seu próprio eixo com um movimento rotatório à esquerda ou à direita.
[0043] Um corpo guia cilíndrico 82, 84, tendo uma face dianteira 110, 112 e uma face traseira 110A, 112A, este corpo cilíndrico tem um orifício longitudinal 86, 88, em um eixo de referência excêntrico, ao longo de todo o seu corpo. Estes corpos cilíndricos guia 82, 84, são acoplados fixamente à haste 66, através de seu orifício longitudinal 86, 88, em uma posição excêntrica.
[0044] Cada corpo guia cilíndrico 82, 84, tendo entalhes circulares 82A, 82B, em sua superfície externa para receber anéis de vedação (não mostrados) e vedar vazamentos de ar, como descrito abaixo. Os corpos guia cilíndricos 82, 84, são colocados em cada lado das faces da engrenagem ou coroa 78.
[0045] Um cilindro oco 90, 92, é acoplado externamente a cada corpo guia cilíndrico 82, 84, cobrindo os anéis de vedação. Cada cilindro oco 90, 92, são acoplados a cada corpo guia cilíndrico 82, 84, para ser móvel com um movimento lateral para fora e para dentro.
[0046] Os cilindros ocos 90, 92, incluindo respectivamente suportes S1, S2, que são conectados aos braços do anel de gargalo (não mostrados) a fim de abrir e fechar os braços de retenção do anel de gargalo e os moldes do anel do gargalo paralelamente. Os cilindros ocos 90, 92, sendo de maior comprimento do que os corpos cilíndricos guia 82, 84.
[0047] Uma tampa 94, 96 tem um orifício excêntrico 98, 100, anexo a cada extremidade da haste 66. A periferia da tampa 94, 96 sendo acoplada fixamente à extremidade de cada cilindro oco 90, 92. A abertura 98, 100, em posição excêntrica, sendo alinhada no mesmo eixo de referência em relação ao orifício longitudinal excêntrico 86, 88 de cada corpo guia cilíndrico 82, 84. A tampa 94, 96, sendo deslizável sobre a haste 66 com um movimento lateral para fora ou para dentro e sendo rotativo junto com os cilindros ocos 90, 92. Uma câmara 102, 104, é formada entre o lado traseiro 106, 108, da tampa 94, 96, e a parte frontal 110, 112, do corpo guia cilíndrico 82, 84.
[0048] Duas passagens da saída 74, 76 da haste 66 estando em coincidência com cada câmara 102, 104, de modo que, ao introduzir um fluxo de ar à pressão ou ao ar comprimido por cada passagem central 68 da haste 66, o ar passe em direção às câmaras 102, 104, e mova a montagem de cada tampa 94, 96, e corpo guia cilíndrico 82, 84, com o dito movimento lateral para fora, para abrir os braços do apoio do anel de gargalo (não mostrado).
[0049] Um tubo de ajuste de curso 114, 116, localizado em posição oposta a cada tampa 94, 96, inclui uma parede cilíndrica externa 118, 120, com uma seção de parada 122, 124, em uma de suas extremidades, para limitar o movimento lateral da tampa deslizante 94, 96, e uma parede cilíndrica interna 126, 128, deixando um espaço oco 130, 132 entre cada um deles. A parede cilíndrica externa 118, 120 do tubo de ajuste de curso 114, 116, é localizada dentro da tampa 94, 96. A seção de parada 122, 124, sendo uma porca ajustável para ajustar o deslocamento lateral da tampa 94, 96.
[0050] A parede cilíndrica interna 126, 128, é colocada em coincidência com a superfície periférica da haste 66. A conexão do tubo de ajuste de curso 114, 116 e a tampa deslizante 94, 96, formam um espaço oco onde a mola 130, 132 está localizada.
[0051] Finalmente, o rolamento de esferas 134, 136 é localizado em cada extremidade da haste 66, que está localizada em coincidência com a extremidade exterior do tubo de ajuste de curso 114, 116. A tampa 138, 140, anexa a cada extremidade da haste 66, retém o rolamento de esferas 134, 136, de modo que a montagem inteira de um braço de inversão (não mostrado) e o mecanismo de abertura e de fechamento do apoio do anel de gargalo 10 podem girar sobre a haste 66.
[0052] A abertura paralela dos braços da retenção do anel de gargalo (não mostrado) e os moldes do anel de gargalo para a retenção e a liberação do molde do anel de gargalo são realizados deslocando cada um dos cilindros ocos 90, 92, por meio do ar pressurizado ou do ar comprimido, nos corpos guia cilíndricos 82, 84, a partir de uma primeira posição central em coincidência com as faces laterais da engrenagem 78, para uma posição esquerda e direita, respectivamente, para abrir os braços do apoio do anel de gargalo (não mostrado).
[0053] Uma vez que os artigos são liberados, o fluxo de ar é suspendido e as molas 130, 132, nas extremidades da haste 66, permitindo que cada cilindro oco 90, 92, seja retraído a sua posição original, assim o mecanismo de inversão começa seu movimento de 180 graus.
[0054] Uma vez iniciada a movimentação do mecanismo de inversão (Figura 6) e, como o corpo guia cilíndrico 82 tem um orifício longitudinal excêntrico 86, a variação dos centros entre a haste 66 e cada corpo guia cilíndrico 82, provoca no momento da rotação da haste 66, o corpo guia cilíndrico 82 move-se excentricamente com respeito aos cilindros ocos 90, forçando os ditos cilindros ocos 90, para seguir o torque da haste 66, sem afetar a posição geométrica do braço inversor 144.
[0055] Como ilustrado na Figura 8, a engrenagem ou a coroa 78 é acoplada fixamente à haste 66. A engrenagem ou coroa 78 sendo conectada a um parafuso de rosca sem fim 146 com envolvimento duplo, ou seja, sob este conceito, o parafuso de rosca sem fim 146 envolve a engrenagem ou coroa 78, o que aumenta a capacidade de carga, provendo maior contato com a área dos dentes da engrenagem 78, o que permite aumentar o torque sem aumentar seu tamanho. O parafuso de rosca sem fim 146 é acoplado para girar sobre a estrutura de suporte 148, entre um rolamento superior 150 e um rolamento inferior 152, localizado na estrutura de suporte 148.
[0056] A haste 154 tem uma extremidade superior 156 e uma extremidade inferior 158, essa haste 154 está localizada verticalmente na estrutura de suporte 148 para girar sobre seu próprio eixo com um movimento de rotação para a esquerda ou para a direita. A extremidade superior 156 da haste 154 é fixada ao parafuso de rosca sem fim 146 e a extremidade inferior da haste 150 é conectada a um servomotor 160. O motor 160 provê um movimento de rotação para a haste 150 e engrenagem de rosca sem fim com envolvimento duplo 146 e, assim, provendo um movimento de engrenagem ou coroa 78.
[0057] Como pode ser visto acima, foi descrita uma modalidade de um mecanismo de inversão para uma máquina formadora de artigos de vidro e será evidente para as pessoas versadas na técnica que muitas outras características ou melhorias poderiam ser feitas, as quais podem ser consideradas dentro do campo determinado pelas reivindicações a seguir.

Claims (6)

1. Mecanismo de inversão (10) para uma máquina formadora de artigos de vidro caracterizado pelo fato de a máquina ser do tipo que compreende: uma estrutura de suporte; uma haste (66) localizada horizontalmente em uma parte superior da estrutura de suporte para girar em um eixo horizontal, dita haste incluindo uma passagem central (68) longitudinal com uma extremidade fechada (70) e uma extremidade aberta (72) e, pelo menos uma passagem de saída (74, 76) conectando a parte central da passagem central (68) em direção à uma parte superficial da haste (66), para introdução de um fluido sob pressão; meios de acionamento (80) acoplados à haste (66) para prover movimento rotacional à haste (66), no eixo horizontal da haste, esquerdo ou direito em relação ao eixo horizontal da haste; pelo menos um corpo cilíndrico (82, 84) com uma face dianteira (110, 112) e uma face traseira (110A, 112A), cada corpo cilíndrico (82, 84) tendo um orifício longitudinal (86, 88) em um eixo de referência excêntrico, cada corpo cilíndrico (82, 84) sendo acoplado fixamente à haste (66) através de seu orifício longitudinal (86, 88), em uma posição excêntrica; pelo menos um cilindro oco (90, 92) acoplado a cada corpo cilíndrico (82, 84), cada cilindro oco (90, 92) tendo suportes (S1, S2) acoplados na parte exterior de cada cilindro oco, que são conectados aos braços de apoio do anel de gargalo de modo que, por meio de um primeiro movimento deslizante de cada cilindro oco (90, 92) em cada corpo cilíndrico (82, 84), provê um movimento lateral direito ou esquerdo para abrir e fechar os suportes do braço de apoio do anel de gargalo paralelamente e, por meio de um movimento rotacional, para mover os braços de apoio do anel de gargalo com um movimento de 180° de um molde de parison a um molde de sopro final; pelo menos uma tampa (94, 96) com um orifício (98, 100) na posição excêntrica, cada tampa (94, 96) sendo acoplada por meio de seu orifício excêntrico (98, 100) a uma seção da haste (66) e, por uma periferia de cada tampa, sendo acoplada fixamente e coincidindo com uma extremidade de cada cilindro oco (90, 92), cada tampa (94, 96) sendo deslizada junto com cada cilindro oco (90, 92), em que a face dianteira (110, 112) de cada corpo cilíndrico (82, 84) e cada tampa deslizante (94, 96) formam uma câmara intermediária (102, 104) para uma entrada de um fluido sob pressão através da passagem central (68) longitudinal e cada passagem de saída (74, 76) da haste (66), ditas câmaras (102, 104) sendo em coincidência com cada passagem de saída (74, 76) da haste (66); pelo menos um elemento de ajuste (114, 116) anexado à haste (66) e localizado na posição virada com cada tampa deslizante (94, 96), dito acoplamento de cada elemento de ajuste (114, 116) e cada tampa deslizante (94, 96), formando um espaço interno oco entre eles; e, meios de retração (130, 132) localizados no dito espaço interno oco para prover um movimento de retração a cada dito cilindro oco (90, 92) e à cada tampa deslizante (94, 96) na dita haste (66), em um momento de interromper a pressão do fluido, para fechar paralelamente os suportes dos braços de apoio do anel de gargalo.
2. Mecanismo de inversão (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o corpo cilíndrico (82, 84) compreende pelo menos um entalhe (82A, 82B) em toda a periferia de cada corpo cilíndrico (82, 84) e, anéis de vedação para cada entalhe (82A, 82B).
3. Mecanismo de inversão (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a face dianteira (110, 112) de cada corpo cilíndrico (82, 84) e cada tampa deslizante (94, 96) montada na haste (66) estão alinhadas em relação a uma periferia de cada corpo cilíndrico (82, 84) e uma periferia de cada tampa (94, 96) em uma relação uma atrás da outra, de tal maneira que, quando a haste (66) é girada, cada tampa (94, 96) e cada corpo cilíndrico (82, 84) movem cada cilindro oco (90, 92) com um movimento excêntrico.
4. Mecanismo de inversão (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada elemento de ajuste (114, 116) para limitar o movimento lateral da dita tampa deslizante (94, 96) inclui uma porca ajustável (122, 124).
5. Mecanismo de inversão (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os meios de acionamento (80) compreendem: uma engrenagem ou coroa dentada (78) fixamente acoplada à haste (66); um parafuso de rosca sem fim (146) anexo à engrenagem ou à coroa dentada (78), dito parafuso de rosca sem fim (146) sendo localizado para girar livremente na estrutura de suporte (148); uma haste rotativa (154) tendo uma primeira extremidade (156) e uma segunda extremidade (158), o parafuso de rosca sem fim (146) sendo conectado fixamente à primeira extremidade (156) da haste rotativa (154), a haste rotativa (154) sendo colocada na estrutura de suporte (146) para girar em um eixo horizontal da haste rotativa com um movimento rotacional esquerdo ou direito em relação ao eixo horizontal da haste rotativa; e, um motor (160) conectado na segunda extremidade (158) da haste (154) para prover um movimento rotacional simultâneo à haste rotativa (154) e ao parafuso de rosca sem fim (146) para prover um movimento rotacional à engrenagem ou à coroa dentada (78).
6. Mecanismo de inversão, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o parafuso de rosca sem fim (146) é de um tipo de envolvimento duplo.
BR112019019705-2A 2017-03-23 2017-08-02 Mecanismo de inversão para uma máquina formadora de artigos de vidro BR112019019705B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AR20170100723 2017-03-23
ARP170100723A AR107960A1 (es) 2017-03-23 2017-03-23 Mecanismo de invertir para una máquina formadora de artículos de vidrio
PCT/MX2017/000088 WO2018174703A1 (es) 2017-03-23 2017-08-02 Mecanismo de invertir para una máquina formadora de artículos de vidrio

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019019705A2 BR112019019705A2 (pt) 2020-04-14
BR112019019705B1 true BR112019019705B1 (pt) 2023-09-12

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112019019714A2 (pt) mecanismo de remoção para máquinas formadoras de artigos de vidro
ES2211616T3 (es) Maquina de moldeo por soplado con accionamiento directo por motor electrico para el movimiento de apertura y cierre, asi como el movimiento de enclavamiento.
BRPI0811255B1 (pt) aparelho para abertura e fechamento de braços de moldes em máquina modeladora de artefatos de vidro
JP6929376B2 (ja) ガラス・アイテムを成形するためのマシンのための反転メカニズム
US3573027A (en) Apparatus for forming blown glass articles
BR112019019705B1 (pt) Mecanismo de inversão para uma máquina formadora de artigos de vidro
WO2017105185A1 (es) Sistema y metodo de enfriamiento de moldes para una maquina formadora de articulos de vidrio huecos
ES2357964T3 (es) Refrigeración del anillo del cuello.
ES2360897T3 (es) Mecanismo de inversión para una máquina para la conformación de artículos de vidrio.
ES2277275T3 (es) Conjunto de brazo inversor para una maquina de fabricacion de articulos de vidrio.
US10456972B2 (en) Molding unit for containers, equipped with a boxing insert with air circulation
WO2020085890A1 (es) Mecanismo para la transferencia de articulos en maquinas formadoras de articulos de vidrio
WO2017111570A1 (es) Mecanismo para la transferencia de articulos en maquinas formadoras de articulos de vidrio
BR112018068163B1 (pt) Método e mecanismo para abrir e fechar moldes para uma máquina para a formação de artigos de vidro
WO2020263068A1 (es) Mecanismo rotolineal para maquinas formadoras de articulos de vidrio
JPH0497823A (ja) 回転式ブロー成形機