BR112019011068B1 - Dispositivo de acoplamento, sistema para drenar e ventilar um recipiente e método para acoplar mecanicamente um dispositivo de acoplamento - Google Patents

Dispositivo de acoplamento, sistema para drenar e ventilar um recipiente e método para acoplar mecanicamente um dispositivo de acoplamento Download PDF

Info

Publication number
BR112019011068B1
BR112019011068B1 BR112019011068-2A BR112019011068A BR112019011068B1 BR 112019011068 B1 BR112019011068 B1 BR 112019011068B1 BR 112019011068 A BR112019011068 A BR 112019011068A BR 112019011068 B1 BR112019011068 B1 BR 112019011068B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coupling device
container
lid
tube
lever
Prior art date
Application number
BR112019011068-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019011068A2 (pt
Inventor
Juan SASTURAIN
Peter Lischetzki
Robert Huber
Original Assignee
Basf Se
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Basf Se filed Critical Basf Se
Priority claimed from PCT/EP2017/084092 external-priority patent/WO2018115285A1/en
Publication of BR112019011068A2 publication Critical patent/BR112019011068A2/pt
Publication of BR112019011068B1 publication Critical patent/BR112019011068B1/pt

Links

Abstract

É apresentado um dispositivo de acoplamento configurado para ser acoplado mecanicamente a uma tampa de um recipiente para estar em uma configuração acoplada. Um método correspondente e um sistema correspondente também são apresentados. De acordo com outra realização exemplar, o dispositivo de acoplamento é usado em combinação com um sistema de pulverização de proteção de cultura. O dispositivo de acoplamento compreende uma sonda única e um primeiro e um segundo mecanismo mecânico. O primeiro e o segundo mecanismos mecânicos são independentes um do outro. Um primeiro mecanismo permite tirar a tampa e o recipiente em direção ao dispositivo de acoplamento, através disso, vedando e travando a tampa e o dispositivo de acoplamento em uma posição desejada. O segundo mecanismo facilita de fato mover a sonda, elevando assim, a sonda com o inserto de fechamento no recipiente. O dispositivo de acoplamento pode ser realizado como um primeiro, segundo e terceiro tubo que estão dispostos concentricamente. O primeiro tubo pode ser configurado para guiar ar através do dispositivo de acoplamento para o recipiente e o segundo tubo pode ser configurado para enxágue com água dentro do recipiente. O terceiro tubo pode ser configurado para sugar líquido para fora do recipiente através do (...).

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se à manipulação de líquidos e meios em estado sólido armazenados em recipientes que são abertos e fechados por meio de um dispositivo de acoplamento. Em particular, a presente invenção refere-se a um dispositivo de acoplamento configurado para ser acoplado mecanicamente a uma tampa de um recipiente, a um sistema para drenagem e ventilação de um recipiente, e a um método para acoplar mecanicamente um dispositivo de acoplamento a uma tampa de um recipiente.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Em muitos campos técnicos como, por exemplo, no campo de líquidos, são usados líquidos que podem ser perigosos para o usuário ou operador. Portanto, é desejável fornecer medidas de mitigação de risco que reduzem as chances de expor o usuário às substâncias quimicamente ativas. Além disso, durante a transferência do líquido, a precaução para derramamento também é desejável. Além disso, em algumas indústrias a contaminação dos líquidos é estritamente proibida como, por exemplo, em indústrias de alimentos e bebidas. Portanto, os sistemas de transferência fechados (CTS) foram sugeridos para transporte de líquidos a partir de um recipiente por exemplo, para outros receptores ou sistemas. No entanto, os sistemas atualmente conhecidos estão apenas disponíveis para grandes contentores de múltiplas viagens ou ocasionam custos elevados devido ao emprego de tecnologia complicada de válvulas dentro do dispositivo de distribuição desse sistema de transferência fechado. Os mecanismos de abertura e fechamento também são baseados na aplicação de molas metálicas que são necessariamente necessárias para a ativação e operação das válvulas empregadas. Devido aos custos elevados dessa mola baseada em mecanismos de abertura e fechamento, esses mecanismos de abertura e fechamento são normalmente fornecidos dentro do dispositivo de dispensação centralmente usado, que é usado para uma pluralidade de diferentes recipientes. Fornecer um recipiente com uma tampa permanente que compreende esse mecanismo de abertura e fechamento baseado em mola de metal cara não é economicamente desejável, visto que os recipientes são usados somente uma vez. Além disso, o recipiente não é facilmente reciclado se ele compreender uma mola metálica. Portanto, os recipientes atualmente usados compreendem meramente uma abertura com uma vedação de uma só vez, por exemplo, uma folha de vedação, em cima de que uma tampa de rosca simples é fornecida. Para esvaziar o recipiente, é assim necessário primeiro remover a tampa normal e subsequentemente remover a vedação ou perfurá-la, isto é, romper a folha de vedação com o dispositivo de dispensação que compreende o mecanismo de fechamento. Então, após o desacoplamento do dispositivo de dispensação, a folha de vedação é fixada à abertura do recipiente em uma configuração destruída, e não é fornecido nenhum fechamento automático da abertura do recipiente após o desacoplamento do dispositivo de dispensação. No entanto, essa situação desvantajosa expõe tanto ao risco de contaminação como de vazamento. Além disso, um desacoplamento involuntário durante o processo de esvaziamento pode causar grandes derramamentos e pode criar um risco adicional do operador.
[003] No estado da técnica, sondas com aberturas para extração são usadas, as quais são fechadas por meio de luvas vedadas e deslizantes que são apenas acionadas por molas. No entanto, os inventores da presente invenção descobriram que este pode ser o caso de que o movimento das mangas pode ser incompleto devido a um aumento no atrito ou falha da mola para superar o atrito, deixando as sondas aberta enquanto o dispositivo de acoplamento é removido da tampa e do recipiente. Isso pode permitir a fuga de líquido, que por sua vez, aumenta o potencial de contaminação do operador.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[004] Pode haver necessidade de um acoplamento aprimorado entre esses dispositivos de acoplamento e a tampa do recipiente.
[005] Pode ser visto como um objeto da presente invenção fornecer um acoplamento aprimorado entre esses dispositivos de acoplamento e a tampa do recipiente. O objeto é resolvido pela matéria em questão das reivindicações independentes. Outros aspectos, realizações e vantagens da presente invenção são compreendidas pelas reivindicações dependentes.
[006] A descrição detalhada a seguir da presente invenção refere- se ao dispositivo de acoplamento, ao sistema para drenagem e ventilação do recipiente e ao método para acoplar mecanicamente o dispositivo de acoplamento à tampa do recipiente. Em outras palavras, podem surgir efeitos sinergéticos entre diferentes combinações das realizações, embora possam não ser explicitamente descritas desse ponto em diante.
[007] As características de diferentes realizações podem ser combinadas, a menos que explicitamente indicado de outro modo desse ponto em diante. Além disso, quaisquer sinais de referência nas reivindicações devem ser interpretados como limitando o escopo das reivindicações. O método descrito no presente pedido também pode ser realizado em uma ordem de etapas que seja diferente da ordem explicitamente mencionada no presente pedido, a menos que explicitamente indicado de outro modo desse ponto em diante.
[008] Antes da invenção ser descrita em detalhes em relação a algumas de suas realizações preferenciais, são fornecidas as seguintes definições gerais.
[009] A presente invenção é ilustrativamente descrita a seguir e pode ser adequadamente praticada na ausência de qualquer elemento ou quaisquer elementos, limitação ou limitações não especificamente divulgadas no presente pedido.
[0010] A presente invenção será descrita em relação a realizações particulares e com referência a certas Figuras, mas a invenção não está limitada a isto, mas somente pelas reivindicações.
[0011] Sempre que o termo “que compreende” é usado na presente descrição e reivindicações ele não exclui outros elementos. Para o propósito da presente invenção o termo “que consiste em” é considerado ser uma realização preferencial do termo “que compreende”. Se deste ponto em diante um grupo é definido para compreender pelo menos um certo número de realizações, entende-se também que isto divulga um grupo que consiste preferencialmente somente nestas realizações.
[0012] Onde um artigo indefinido ou definido é usado quando se refere a um substantivo singular por exemplo, “um”, “uma” ou “o/a”, isto inclui o plural desse substantivo a menos que outra coisa esteja especificamente declarada desse ponto em diante. Os termos “cerca de” ou “aproximadamente” no contexto da presente invenção denota um intervalo de precisão que o técnico no assunto entenderá como ainda garantindo o efeito técnico da característica em questão. O termo “tipicamente” indica o desvio do valor numérico indicado de mais/menos 20%, preferencialmente mais/menos 15%, mais preferencialmente mais/menos 10%, e ainda mais preferencialmente mais/menos 5%. Termos técnicos são usados no presente pedido pelo seu senso comum. Se um significado específico é transmitido para certos termos, as definições de termos serão dadas a seguir no contexto do qual os termos são usados.
[0013] O termo “tampa”, como usado no presente pedido, deve ser entendido como uma tampa de vedação e/ou uma tampa para fechamento da entrada do recipiente. Podem ser usados diferentes meios de fixação para fixar a tampa da abertura de entrada do recipiente ou ao gargalo onde a abertura de entrada está posicionada. Por exemplo, uma rosca interna ou uma rosca externa compreendida pela tampa podem ser usadas para engatar a tampa na entrada da abertura que pode compreender uma contra-rosca correspondente. No entanto, outros meios de fixação como, por exemplo, um acoplamento por clique e pressão ou uma fixação da tampa ao recipiente com cola, podem ser usados para fixar a tampa ao recipiente.
[0014] O termo “inserto de fechamento”, como usado no presente pedido, deve ser entendido como um tampão ou um material que pode ser inserido na tampa, inserindo-o em uma abertura da tampa. O inserto de fechamento, quando inserido na sua posição e ao engatar na tampa, por exemplo, um anteparo da tampa, de uma maneira estanque, realiza de modo liberável uma função de fechamento da tampa. O inserto de fechamento pode ter essencialmente o mesmo diâmetro que a abertura correspondente da tampa. Detalhes mais técnicos sobre esses insertos de fechamento como usados no contexto da presente invenção serão descritos desse ponto em diante. O inserto de fechamento pode compreender um anel de vedação ou outros elementos de vedação, de modo a vedar de modo liberável a abertura da tampa. Diferentes materiais podem ser usados, mas como será explicado em detalhes, materiais resistentes ao líquido usado serão preferenciais. Realizações específicas dos ditos materiais para os tampões de vedação, isto é, os insertos de fechamento, são apresentados desse ponto em diante. Em particular, os insertos de fechamento ou tampões na tampa podem ter uma função de mola derivada de uma memória de material nas pernas do tampão, e esta é usada para manter os tampões na posição e vedados.
[0015] Além disso, o termo “anteparo” deve ser entendido como qualquer tipo de formato ou contorno da parede lateral que facilita o engate desejado com pelo menos uma parte do respectivo inserto de fechamento com a tampa. Particularmente, um anteparo pode ser realizado como uma protuberância que se estende a partir da parede lateral de uma abertura da tampa, de modo que uma contraparte do inserto de fechamento correspondente possa se engatar ao anteparo de maneira estanque quando o anteparo e o inserto de fechamento são empurrados ou pressionados um em direção ao outro. O dispositivo de acoplamento é configurado, quando na configuração acoplada, para desengatar da tampa o inserto de fechamento da tampa, empurrando axialmente o inserto de fechamento com a sonda. Realizações diferentes e mais detalhes sobre os ditos anteparos serão fornecidas desse ponto em diante.
[0016] Como será explicado em detalhes, a tampa pode compreender um inserto de fechamento, em que a abertura da tampa pode ser circundada por uma parede circunferencial. A parede circunferencial compreende um anteparo e o inserto de fechamento se engata de modo liberável ao anteparo de modo que a abertura seja fechada de modo estanque. O inserto de fechamento pode se engatar assim ao anteparo correspondente, de modo que empurrando axialmente o inserto de fechamento para o fundo do corpo do recipiente, o dito inserto de fechamento se desengata do anteparo correspondente para estar em uma configuração desengatada e puxando axialmente o dito inserto de fechamento da configuração desengatada e em uma direção longe do fundo do corpo do recipiente, o dito inserto de fechamento se engata novamente ao anteparo correspondente, de modo que a abertura correspondente seja novamente fechada de modo estanque. Isto pode ser reunido, por exemplo, a partir das Figuras 1 a 10.
[0017] Além disso, embora o princípio de funcionamento e algumas realizações da presente invenção sejam descritas em combinação com um líquido no recipiente, também materiais em estado sólido, ou gases, ou em qualquer combinação dos mesmos, podem ser armazenados no recipiente sem se afastar da presente invenção. O líquido também pode estar compreendido no recipiente sob a forma pura ou em combinação com diferentes materiais, como um solvente ou vários solventes. Além disso, o adjuvante pode estar compreendido pelo recipiente sob a forma pura ou em uma combinação com um líquido. Por exemplo, um produto químico de proteção de planta ou um adjuvante de proteção de planta ou uma combinação dos mesmos pode ser o líquido no recipiente da presente invenção.
[0018] Deve-se notar que, no contexto da presente invenção, o termo “distal” é usado no sentido a seguir. Um movimento da sonda na direção distal será entendido como um movimento em direção à tampa e para o fundo do recipiente no qual a tampa é fornecida.
[0019] De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é apresentado um dispositivo de acoplamento configurado para ser acoplado mecanicamente a uma tampa de um recipiente para estar em uma configuração acoplada. O dispositivo de acoplamento compreende uma sonda configurada para ser inserida em uma abertura da tampa. O dispositivo de acoplamento é configurado, quando na configuração acoplada, para desengatar da tampa um inserto de fechamento da tampa, empurrando axialmente o inserto de fechamento com a sonda. O dispositivo de acoplamento ainda compreende um primeiro mecanismo que é configurado para tirar a tampa e o recipiente em direção ao dispositivo de acoplamento. O dispositivo de acoplamento ainda compreende um segundo mecanismo configurado para mover axialmente a sonda para, assim, levantar a sonda com o inserto de fechamento para dentro do recipiente.
[0020] Em uma realização, o primeiro mecanismo é configurado para tirar a tampa e o recipiente em direção ao dispositivo de acoplamento, para vedar e travar a tampa e o dispositivo de acoplamento em uma posição desejada.
[0021] Diversas maneiras diferentes de realizar o primeiro e segundo mecanismos são possíveis, e serão descritas desse ponto em diante no contexto das realizações. Além disso, uma aplicação preferencial do dispositivo de acoplamento é a combinação com um recipiente e um sistema de pulverização de proteção de cultura.
[0022] Como se tornará evidente a partir da explicação a seguir, o primeiro mecanismo é usado para a vedação estanque do recipiente e da tampa com o dispositivo de acoplamento, bem como para a conexão mecânica do acoplador e do recipiente com a tampa. E o segundo mecanismo é usado para mover a sonda independentemente, abrindo assim a abertura da tampa e, dessa forma, permitindo a sucção do material do recipiente para fora do recipiente, ventilando o recipiente simultaneamente com ar e/ou enxaguando o recipiente com um líquido.
[0023] O dispositivo de acoplamento da presente invenção é, dessa forma, limitado pelo primeiro e segundo mecanismos, que não fornecem as respectivas configurações. Em particular, o primeiro mecanismo é configurado, quando estiver em uma configuração acoplada com o recipiente e a tampa, para tirar a tampa e o recipiente em direção ao dispositivo de acoplamento, para vedar e travar a tampa e o dispositivo de acoplamento em uma posição desejada. Claramente, o técnico no assunto pode determinar se um dispositivo de acoplamento em questão tem um primeiro mecanismo com a configuração reivindicada. Quando o dispositivo de acoplamento é colocado em contato com a tampa do recipiente, e ao ativar ou usar primeiro mecanismo do recipiente com a tampa, é puxado em direção ao dispositivo de acoplamento para vedar e travar a tampa e o dispositivo de acoplamento para uma posição desejada, este primeiro mecanismo atende ao requisito da presente invenção. O mesmo vale para o segundo mecanismo, que é configurado para mover axialmente a sonda para, assim, levantar a sonda com o inserto de fechamento para dentro do recipiente. O técnico no assunto pode determinar se um dispositivo de acoplamento em questão tem um segundo mecanismo com a configuração reivindicada. Se a sonda, após ativar ou usar o segundo mecanismo, é movida axialmente e levantada com o inserto de fechamento para dentro do recipiente, o dispositivo de acoplamento em questão compreende também um segundo mecanismo, que atende à configuração conforme reivindicado. Consequentemente, as configurações do primeiro e segundo mecanismos podem ser diretamente e positivamente verificadas por testes ou procedimentos que não necessitam experimentação indevida pelo técnico no assunto.
[0024] Deve-se notar que o dispositivo de acoplamento da presente invenção pode ser usado em combinação com recipientes rígidos e também com recipientes flexíveis. Além disso, comprimentos e dimensões geométricas diferentes podem ser escolhidos de acordo com o propósito desejado do dispositivo de acoplamento e podem ser selecionados pelo usuário.
[0025] Vantajosamente, uma conexão segura e confiável entre o dispositivo de acoplamento e o recipiente pode ser obtida. O dispositivo de acoplamento fornecido permite drenar o líquido através da abertura da tampa e permite ventilar o recipiente simultaneamente através da abertura da tampa. Vantajosamente, a tampa pode ser permanentemente fixada ao recipiente, isto é, antes, durante e após a drenagem, ventilação e/ou lavagem do recipiente. As ditas etapas de drenagem, ventilação e/ou lavagem devem ser entendidas como sendo parte de uma realização da presente invenção. Além disso, esse dispositivo de acoplamento facilita que, após desconectar o dispositivo de acoplamento do recipiente, uma liberação automática do recipiente seja desencadeada ou causada. Dessa forma, o dispositivo de acoplamento da presente invenção facilita que o recipiente seja trazido de volta para um estado seguro sem expor ou derramar assim que o dispositivo de acoplamento é removido. O recipiente, conforme apresentado no presente pedido, facilita o fornecimento e o uso de um sistema de transferência fechado valioso para transferir o líquido do recipiente. Isso pode ser especialmente valioso no campo de Produtos para Proteção de Cultura (CPP). Além disso, este dispositivo de acoplamento fornece um único material confiável e de baixo custo do mecanismo de fechamento que é permanentemente fixado ao recipiente. Estes aspectos e funcionalidades do dispositivo de acoplamento e do recipiente serão ainda descritos e elucidados em mais detalhes desse ponto em diante.
[0026] Uma conexão direta e limpa pode ser estabelecida entre o recipiente (que compreende a tampa) e um dispositivo, por exemplo, um sistema de pulverização de proteção de cultura. O dispositivo de acoplamento da presente invenção, conforme divulgado desse ponto em diante em mais detalhes, pode ser usado para este propósito. O risco do operador se expor ao concentrado pode ser reduzido em comparação às práticas atuais com recipientes padrão, que se tornarão aparentes a partir das explicações a seguir. O recipiente apresentado fornece conectividade sem o uso de dispositivos complexos no fechamento que são difíceis de recuperar ou reduzir a capacidade de reciclagem pós-uso. Então, o recipiente fornecido reduz a complexidade do sistema de fechamento e, ao mesmo tempo, fornece um recipiente reciclável que compreende a tampa sem mola. O dispositivo de acoplamento da presente invenção permite a passagem de líquido a partir do recipiente e permite uma passagem simultânea de ar para dentro do recipiente através da única abertura. Além disso, a água de enxágue pode ser guiada para dentro do recipiente e o enxágue pode ser guiado simultaneamente para fora do recipiente com o uso desta única abertura. Se o requisito para transferência fechada for obrigatório ou imposto através de outros controles regulatórios, a tampa pode ser permanentemente fixada a um recipiente que evita qualquer uso, exceto através de um sistema de transferência fechado, mas que é uma solução de segurança projetada inevitável.
[0027] Abrir o recipiente e transferir com um sistema de transferência fechado pode ser seguido pelo refechamento do recipiente e armazenamento para uso posterior, enquanto mantendo o risco mínimo de exposição. A técnica de fechamento fornecida pela tampa elimina a barreira atual entre técnicas seguras para pequenas e grandes embalagens e reduz os requisitos para usuários finais de equipamentos para apenas um dispositivo de acoplamento, o dispositivo de acoplamento da presente invenção. A funcionalidade de um engate estanque liberável entre os insertos de fechamento e as paredes ao redor das aberturas da tampa pode ser vista como uma função de válvula, que será descrita desse ponto em diante.
[0028] Os inventores descobriram que quando um recipiente de produto químico está conectado a um pulverizador no processo para esvaziar o conteúdo, é conveniente fornecer ao operador um meio para controlar a velocidade de esvaziamento e a quantidade de esforço aplicado pelo pulverizador, de modo que o produto químico flua à taxa que é aceitável e independentemente do tamanho ou força do recipiente, e permitir que o operador faça medição precisa do volume transferido através de um dispositivo de medição adequado, que poderia ser volumétrico, medidor de fluxo, baseado em massa ou qualquer outro dispositivo apropriado.
[0029] De acordo com esta realização da presente invenção, o dispositivo de acoplamento é usado juntamente com uma tampa que é fornecida em uma forma sem mola. Portanto, a tampa não compreende uma mola, particularmente não uma mola metálica. Dessa forma, um recipiente livre de metal e uma tampa livre de metal, que é permanentemente fixado no recipiente, podem ser fornecidos. Isso aumenta a aceitabilidade do recipiente (incluindo a tampa) para reciclagem. Além disso, o engate entre os insertos de fechamento e os respectivos anteparos das paredes tampa podem ser vistos como uma válvula ou como fornecendo uma função da válvula. Em outras palavras, a tampa compreende um mecanismo com válvula de abertura e fechamento estanque que trabalha sem uso de uma mola na tampa. Dessa forma, a tampa do recipiente pode ser uma tampa sem mola em todas as realizações.
[0030] Se desejável, a tampa nesta e a cada reivindicação mencionada no presente pedido, pode adicionalmente ser realizada como uma tampa livre de elastômero e de mola. Isto pode ser realizado como uma única configuração de material e tampa.
[0031] Em uma realização preferencial, o dispositivo de acoplamento é um dispositivo de acoplamento mono sonda que compreende somente uma única sonda. Esta realização pode ser vista, por exemplo, a partir das Figuras 1, 11, 13 e 14. O dispositivo de acoplamento da presente invenção pode ser particularmente usado para a drenagem e ventilação de recipientes de produtos para proteção de cultura. No entanto, o dispositivo de acoplamento da presente invenção também pode ser usado em conjunto com qualquer tipo de recipiente que compreende qualquer tipo de matéria em questão. Conforme será explicado posteriormente, este dispositivo de acoplamento fornece uma drenagem e limpeza conveniente do recipiente. Ele também fornece medidas de segurança que garante que o esvaziamento do recipiente seja possível apenas quando uma conexão de modo estanque entre a tampa e o dispositivo de acoplamento é estabelecida. Isto é realizado por dois mecanismos independentes compreendidos pelo dispositivo de acoplamento.
[0032] Os dois mecanismos diferentes e separados do dispositivo de acoplamento permitem um ajuste independente da abertura de sucção, que pode ser ajustada independentemente da posição atual da sonda do dispositivo de acoplamento. Isso será explicado em mais detalhes desse ponto em diante no contexto das realizações descritas em relação às Figuras 1 a 10.
[0033] Em particular, em uma realização, o primeiro e segundo mecanismos são desacoplados, chamados “Kulissenmechaniken”, que é conhecido pelo técnico no assunto. Em uma realização adicional específica, os tubos são fornecidos, os quais compreendem os perfis interior e/ou exterior ao longo dos quais outros componentes do dispositivo de acoplamento são movidos juntos.
[0034] O dispositivo de acoplamento da presente invenção, em uma realização preferencial, é configurado para ser posicionado em uma posição vertical, de modo que o recipiente seja colocado na parte superior do dispositivo de acoplamento. Isto pode ser visto, por exemplo, a partir da realização da Figura 1.
[0035] O primeiro mecanismo assegura que a tampa e o recipiente sejam puxados em direção ao dispositivo de acoplamento de modo que uma vedação estanque e travamento da tampa e do recipiente com o dispositivo de acoplamento sejam obtidos. O segundo mecanismo pode então ser usado subsequentemente para realmente mover a sonda do dispositivo de acoplamento em direções distais e, através disso, em direção ao inserto de fechamento que fica na abertura da tampa do recipiente. O movimento de tirar o recipiente com a tampa pode ser iniciado com o uso de uma primeira alavanca do primeiro mecanismo, que ativa uma ligação de movimento dentro do dispositivo de acoplamento. Além disso, o movimento real da sonda em direção ao inserto de fechamento pode ser ativado ou iniciado movendo uma segunda alavanca do dispositivo de acoplamento, o que faz com que uma segunda ligação de movimento consequentemente mova a sonda. Na realização não restritiva e específica da Figura 1, isso será explicado em mais detalhes.
[0036] Em princípio, qualquer uma dentre a primeira, segunda e alavancas adicionais pode ser movida horizontalmente ou verticalmente para ativar o mecanismo correspondente. Os movimentos de translação podem ser combinados com os movimentos de rotação, como será explicado em mais detalhes desse ponto em diante.
[0037] Em uma realização particular, o dispositivo de acoplamento compreende um mecanismo de bloqueio. O mecanismo de bloqueio é configurado para bloquear a segunda alavanca, desde que a primeira alavanca não esteja em sua posição final. Além disso, o mecanismo de bloqueio é configurado para, em seguida, bloquear a primeira alavanca assim que a segunda alavanca é movida de sua posição inicial.
[0038] Em outras palavras, o primeiro mecanismo é configurado para vedar a tampa e o dispositivo de acoplamento (100) e é configurado para travar o recipiente e a tampa no dispositivo de acoplamento em uma posição desejada. Em uma realização preferencial, o primeiro e segundo mecanismos estão ambos contidos dentro do invólucro, além das respectivas alavancas que são usadas para operar os respectivos mecanismos.
[0039] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, o primeiro mecanismo compreende uma primeira alavanca e o segundo mecanismo compreende uma segunda alavanca. O primeiro mecanismo é realizado como um mecanismo de ligação de movimento convertendo um movimento linear ou de rotação da primeira alavanca do primeiro mecanismo em uma rotação. Além disso, o segundo mecanismo é realizado como um mecanismo de ligação de movimento convertendo um movimento linear ou de rotação da segunda alavanca do primeiro mecanismo em uma rotação.
[0040] Vários componentes mecânicos e arquiteturas de construção podem ser usados dentro do dispositivo de acoplamento para realizar a primeira e a segunda conversão. Nesta realização, o dispositivo de acoplamento usa a conversão do movimento linear ou de rotação da primeira alavanca em uma rotação para tirar a tampa e o recipiente em direção ao dispositivo de acoplamento e para vedar e travar a tampa e o dispositivo de acoplamento em uma posição desejada. Além disso, nesta realização, o dispositivo de acoplamento usa a conversão do movimento linear ou de rotação da segunda alavanca em uma rotação para realmente mover a sonda em direção ao inserto de fechamento do recipiente.
[0041] Como será entendido pelo técnico, uma ligação de movimento é considerada como sendo uma articulação mecânica, no sentido de um conjunto de corpos conectados para gerenciar forças e movimento.
[0042] De acordo com outra realização exemplar, o dispositivo de acoplamento compreende um invólucro no qual o primeiro e segundo mecanismos estão contidos, com exceção da primeira e da segunda alavanca do primeiro e do segundo mecanismo.
[0043] A integração do primeiro e do segundo mecanismo fornece uma provisão segura e à prova de falhas do dispositivo de engate para o usuário. Pode-se reunir, por exemplo, a partir das realizações mostradas nas Figuras 1, 11 e 14, todos os mecanismos de articulação de movimento para fornecer a retirada desejada da tampa e do recipiente em direção ao acoplamento e para realmente mover a sonda que está integrada dentro do invólucro. Apenas a primeira e a segunda alavanca se estendem para fora do invólucro, de modo que o usuário possa ativar o primeiro e o segundo mecanismo empurrando e/ou girando a primeira e/ou a segunda alavanca.
[0044] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, o primeiro e segundo mecanismos estão configurados para serem operados separadamente.
[0045] Em particular, o usuário pode ativar o movimento para tirar a tampa e o recipiente em direção ao dispositivo de acoplamento, para vedar e travar a tampa e o dispositivo de acoplamento na posição desejada independentemente do segundo mecanismo. No entanto, em uma realização, um elemento de bloqueio é usado, o qual bloqueia a segunda alavanca, a menos que a primeira alavanca seja movida para sua posição onde é garantido que a vedação e travamento da tampa e do dispositivo de acoplamento sejam realizados. Apenas se a primeira alavanca for movida para a posição, a segunda alavanca pode ser movida a partir de sua posição inicial para sua posição final.
[0046] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, o primeiro mecanismo é configurado para prevenir ao mesmo tempo, uso indevido bloqueando qualquer movimento involuntário da segunda alavanca, em que o segundo mecanismo é configurado para prevenir ao mesmo tempo, uso indevido, bloqueando qualquer movimento involuntário da primeira alavanca.
[0047] Por exemplo, esta realização pode ser realizada da seguinte forma. O dispositivo de acoplamento é configurado de modo que uma rotação do cilindro de transferência provoque um movimento vertical de uma barra de bloqueio, que é parte do dispositivo de acoplamento, o qual bloqueia a rotação do levantador. A rotação do levantador provoca o movimento vertical da segunda barra de bloqueio, a qual bloqueia a rotação do cilindro de transferência. Isto também pode ser visto na realização mostrada na Figura 16.
[0048] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, o dispositivo de acoplamento compreende um primeiro, um segundo e um terceiro tubo. Preferencialmente, o primeiro tubo, o segundo tubo e o terceiro tubo estão dispostos concentricamente no dispositivo de acoplamento, de modo que o primeiro tubo é envolvido pelo segundo tubo e pelo terceiro tubo, e o segundo tubo é envolvido pelo terceiro tubo.
[0049] Essa realização concêntrica permite um projeto muito compacto do dispositivo de acoplamento, através disso, permitindo sugar qualquer produto para fora do recipiente através do volume que se estende entre o segundo e o terceiro tubo e para guiar ar para dentro do recipiente através da parte interna do primeiro tubo e para enxaguar com líquido para o interior do recipiente através do volume que se estende entre o primeiro e o segundo tubo. Uma realização específica da mesma será descrita no contexto da Figura 13.
[0050] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, o dispositivo de acoplamento é configurado para guiar ar através do primeiro tubo e é configurado para enxaguar com água dentro do recipiente através do segundo tubo e é configurado para sugar líquido para fora do recipiente por meio do terceiro tubo.
[0051] A função de enxágue é muito importante e é possível de diferentes maneiras. Primeiro, ativando o bocal de enxágue e pulverizando água de enxágue através da cabeça da sonda para dentro do recipiente, o que é enxágue contínuo. Segundo, girando o dispositivo de acoplamento com o recipiente na posição vertical, enchendo o recipiente com um pouco de água e agitando o recipiente para trás e para frente para lavar o fundo do recipiente, o que é enxágue por lotes. A limpeza do inserto de fechamento, dispositivo de acoplamento e das mangueiras após transferência parcial também pode ser importante, e serão descritos em mais detalhes desse ponto em diante. Em uma realização alternativa, a água de enxágue é guiado para o tubo interno e o ar é guiado entre o primeiro e o segundo tubo.
[0052] De acordo com outra realização exemplar da invenção, o dispositivo de acoplamento compreende uma porta de sucção para sugar líquido através do dispositivo de acoplamento para fora do recipiente. O primeiro e segundo mecanismos são configurados para fornecer um ajuste de tamanho de uma abertura da porta de sucção cujo ajuste é independente de uma posição axial atual da sonda.
[0053] Nas soluções do estado da técnica, nas quais a dosagem é iniciada e parada levantando o tampão da tampa e fechando novamente abaixando o tampão para o interior da tampa, a entrada de ar da sonda está no ponto mais baixo no recipiente durante o procedimento de dosagem completa. Fechar novamente abaixando o tampão significa então que a entrada de ar seria o oposto, especialmente no ponto mais alto. Como consequência, na técnica anterior, o fluxo de líquido para fora do recipiente e o fluxo de ar para dentro do recipiente estão numa proximidade tal que um atalho para o ar pode ser criado. O ar pode ser imediatamente sugado para fora do recipiente novamente, ao invés de substituir o volume do líquido extraído. Isto pode levar à formação de bolhas de ar na mangueira de transferência e deformação do recipiente durante a dosagem. Abrandamento adicional de transferência é possível, conforme o ar é transferido. Deformação é de menor ocorrência quanto mais líquido é sugado para fora do que o ar pode entrar, no entanto, na realização da presente invenção, as duas funcionalidades estão separadas, permitindo iniciar e parar o fluxo de líquido quando a entrada de ar está na posição mais alta possível (distância máxima de saída para o líquido), assim, evitando completamente a formação de bolhas de ar na mangueira, bem evitando qualquer deformação no recipiente. Dessa forma, uma redução da deformação hidrostática pode ser obtida conforme a coluna de água é menor.
[0054] Em outras palavras, a porta de sucção pode ser vista como uma válvula, que pode ser usada para os dois propósitos a seguir. Primeiro, quando o produto é transferido para fora do recipiente. Na realização específica das Figuras 1 a 10, este é o caso quando a alavanca superior está posicionada em 3 horas e a alavanca inferior está posicionada de 6 a 3 horas, de modo que pouca a muita sucção pode ser ajustada. Segundo, quando o lado externo do inserto de fechamento e o dispositivo de acoplamento (100) é enxaguado com mangueiras. Na realização das Figuras 1 a 10, este é o caso quando a alavanca superior está na posição 6 horas e alavanca inferior está na posição 9 horas. Abrir a sucção somente em uma certa posição é uma característica importante desta realização para evitar que seja constantemente sugado ar para dentro do tanque pulverizador e faz com que forme espuma, esta realização permite lavar corretamente fora o inserto de fechamento.
[0055] Em particular, a realização usando um dispositivo de acoplamento de sonda única pode exceder o desempenho do usado anteriormente e dos dispositivos de sonda dupla conhecidos. Os inventores da presente invenção descobriram que com o dispositivo de sonda única é muito mais fácil introduzir a sonda no interior do recipiente reduzindo a pressão estática do fluido, reduzindo significativamente a deformação das garrafas e aumentando a velocidade de esvaziamento. Além disso, combinando tudo em tubos concêntricos, o espaço poderia ser economizado de modo que o tubo de ar poderia estar separado do tubo de enxágue. Esta funcionalidade adicional necessitaria uma abordagem de sonda tripla, que não encaixaria no espaço disponível. Tendo ar e água de enxágue separados, eliminou-se a deformação do recipiente que havia sido observada com construções de sonda duplas da técnica anterior durante o enxágue. Isto aprimora a eficácia de enxágue do dispositivo de acoplamento da presente invenção.
[0056] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, o primeiro mecanismo compreende uma primeira alavanca para operar o primeiro mecanismo. O primeiro mecanismo ainda compreende um elemento de garra para tirar a tampa e o recipiente em direção ao dispositivo de acoplamento e para travar o recipiente e a tampa na posição desejada. A primeira alavanca é configurada para ser movida a partir de uma posição inicial em direção a uma posição final. Além disso, a primeira alavanca é conectada de modo operacional ao elemento de garra e é configurada mediante movimento da posição inicial para uma posição de bloqueio, que pode estar entre a posição inicial e a posição final, para mover radialmente o elemento de fixação.
[0057] Usando essa arquitetura cinemática dentro do dispositivo de acoplamento, é assegurado que o recipiente com a tampa é preso pelo elemento de garra que então se move radialmente para dentro, para entrar em contato com a tampa e para se afastar axialmente do recipiente para tirar o recipiente e a tampa dentro da posição estanque e fixa desejada dentro do dispositivo de acoplamento. Em particular, as Figuras 2, 3 e 4 divulgam uma realização mecânica específica deste aspecto mecânico e explicam como a construção pode ser realizada.
[0058] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, a primeira alavanca ainda é configurada para ser girada para operar o primeiro mecanismo, e o primeiro mecanismo ainda compreende um cilindro de fixação e um cilindro de transferência que compreende uma articulação de movimento. A primeira alavanca é conectada ao cilindro de transferência de modo que o cilindro de transferência segue uma rotação da primeira alavanca. O cilindro de transferência ainda é configurado mediante a rotação causada pela primeira alavanca para mover axialmente o cilindro de fixação. Além disso, o cilindro de fixação é configurado mediante seu movimento axial, para mover radialmente e axialmente o elemento de fixação.
[0059] Em outras palavras, a primeira alavanca é conectada de modo operacional ao elemento de fixação, por meio do cilindro de fixação e do cilindro de transferência.
[0060] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, o dispositivo de acoplamento ainda compreende uma porta de sucção, em que uma abertura definida pela porta de sucção está fechada na posição de início da primeira alavanca. O primeiro mecanismo é ainda configurado, mediante movimento da primeira alavanca da posição inicial para uma posição intermediária, para abrir a abertura da porta de sucção, e em que o primeiro mecanismo é configurado, mediante movimento da primeira alavanca da posição intermediária para a posição final, para fechar novamente a abertura da porta de sucção.
[0061] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, o segundo mecanismo compreende uma segunda alavanca e um levantador que compreende uma segunda alavanca de movimento. A segunda alavanca é configurada para ser movida a partir de uma posição inicial em direção a uma posição final. A segunda alavanca também é conectada com o levantador e é configurada mediante movimento da posição inicial para a posição final para mover o levantador. O levantador é configurado para mover axialmente a sonda do dispositivo de acoplamento pela segunda articulação de movimento quando o levantador é movido pela segunda alavanca.
[0062] Em uma realização preferencial, este segundo mecanismo é realizado como um Kulissenmechanik que é desacoplado do Kulissenmechanik descrito acima e desse ponto em diante no contexto do primeiro mecanismo. Detalhes sobre uma realização adicional específica desta arquitetura geral do dispositivo de acoplamento será descrita particularmente no contexto das Figuras. 1 a 10.
[0063] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, o segundo mecanismo é configurado mediante movimento da segunda alavanca a partir da posição inicial em direção à posição final para abrir gradualmente a abertura definida pela porta de sucção.
[0064] O ajuste gradual da abertura da porta de sucção pode ser usado quando o produto é transferido para fora do recipiente. Além disso, esta capacidade de ajuste da porta de sucção pode ser usada quando o lado externo do inserto de fechamento e o dispositivo de acoplamento (100) com mangueiras são enxaguados. Em uma realização específica, o dispositivo de acoplamento assegura que a porta de sucção pode ser aberta somente em determinadas posições, impedindo assim que o ar seja constantemente sugado no tanque pulverizador e provoque espuma, e assegura que o inserto de fechamento seja lavado corretamente no seu exterior.
[0065] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, o dispositivo de acoplamento é configurado para enxaguar partes externas da tampa e do inserto de fechamento, partes internas do dispositivo de acoplamento e linhas de transferência do dispositivo de acoplamento em uma configuração acoplada na qual o inserto de fechamento fecha de modo estanque a abertura da tampa.
[0066] Por exemplo, na realização mostrada no contexto das realizações explicadas nas Figuras 2 a 4. Em outras palavras, esta funcionalidade permite enxaguar o interior do dispositivo de acoplamento enquanto o recipiente estiver fechado pelo inserto de fechamento. Esta funcionalidade pode ser essencial quando somente uma parte do conteúdo do recipiente é removida a partir deste. Em particular, no caso de produto de produção de colheita estar contido no recipiente, isto pode ser de alta relevância.
[0067] De acordo com outra realização exemplar, o dispositivo de acoplamento é configurado para aplicar ativamente uma pressão de sucção no líquido no recipiente para aspirar o líquido para fora do recipiente.
[0068] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, é apresentado um sistema para drenagem e ventilação de um recipiente. O sistema compreende um dispositivo de acoplamento, conforme apresentado desse ponto em diante acima e abaixo. Além disso, o sistema compreende um recipiente com um corpo do recipiente com pelo menos uma abertura de entrada. Além disso, o recipiente compreende uma tampa para fechamento da abertura de entrada do corpo do recipiente. A tampa é fixada à abertura de entrada do corpo do recipiente e a tampa também compreende uma abertura, na qual a sonda do dispositivo de acoplamento deve ser inserida. Além disso, a tampa compreende um inserto de fechamento. O inserto de fechamento se engata de modo estanque à tampa, de modo que a abertura da tampa seja fechada de modo estanque.
[0069] Consequentemente, para outra realização exemplar da presente invenção, é apresentado um método para acoplar mecanicamente um dispositivo de acoplamento a uma tampa de um recipiente. O método compreende as etapas de colocar o recipiente sobre o dispositivo de acoplamento. O corpo do recipiente compreende pelo menos uma abertura de entrada e uma tampa fixada à abertura de entrada que fecha a abertura de entrada do recipiente. A tampa compreende uma abertura e um inserto de fechamento que fecha a abertura da tampa. O método ainda compreende as etapas de usar um primeiro mecanismo do dispositivo de acoplamento tirando assim a tampa e o recipiente em direção ao dispositivo de acoplamento e, através disso, vedando e travando a tampa e o dispositivo de acoplamento (100) em uma posição desejada no dispositivo de acoplamento. Além disso, usar um segundo mecanismo do dispositivo de acoplamento para, através disso, mover axialmente uma sonda do dispositivo de acoplamento para desengatar a tampa do inserto de fechamento da tampa e, através disso, levantar a sonda com a tampa para dentro do recipiente que está contida.
[0070] Em uma realização específica, a abertura da tampa pode ser circundada por uma parede circunferencial, em que a parede circunferencial compreende um anteparo e em que o inserto de fechamento se engata de modo liberável ao anteparo de modo que a abertura da tampa é fechada de modo estanque. Isso também é verdadeiro para uma realização específica do dispositivo de acoplamento correspondente.
[0071] Em outra etapa do método, é realizado o alinhando da tampa e da sonda. Este é um aspecto importante deste movimento. Os inventores quase não observaram nenhuma falha no tampão na qual o tampão não foi devidamente protegido pela cabeça da sonda, visto que esta realização garante este alinhamento.
[0072] De acordo com outra realização exemplar, o método compreende enxaguar partes externas da tampa, partes internas do dispositivo de acoplamento e linhas de transferência do dispositivo de acoplamento. O enxágue é realizado em uma configuração acoplada na qual o inserto de fechamento fecha de modo estanque a abertura da tampa. Além disso, o enxágue é realizada guiando um líquido através do dispositivo de acoplamento em direção às partes externas da tampa.
[0073] Esta realização pode ser importante quando somente uma parte do conteúdo do recipiente, por exemplo, um recipiente de Produto de Proteção de Culturas (CPP), foi removida. Nesta situação, a parte interna do recipiente não é enxaguada. O procedimento de enxágue descrito pode ser obrigatório para assegurar a transferência completa da alíquota de produto e remover qualquer contaminação das superfícies acessíveis.
[0074] As etapas do método foram descritas anteriormente podem ser realizadas por qualquer um dos dispositivos de acoplamento mostrado e apresentados no presente pedido.
[0075] Estas e outras características da invenção, se tornarão evidentes e esclarecidas com referência às realizações descritas desse ponto em diante.
[0076] Realizações exemplares da invenção serão descritas nas Figuras a seguir.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0077] A Figura 1 mostra esquematicamente uma realização de um dispositivo de acoplamento de acordo com uma realização exemplar da presente invenção.
[0078] A Figura 2 mostra esquematicamente o dispositivo de acoplamento da Figura 1 quando o recipiente está colocado de cabeça para baixo no dispositivo de acoplamento.
[0079] A Figura 3 mostra esquematicamente como a tampa é fixada ao dispositivo de acoplamento na realização da Figura 1.
[0080] A Figura 4 mostra esquematicamente a vedação da tampa ao dispositivo de acoplamento (100) e a porta.
[0081] A Figura 5 mostra esquematicamente o travamento do recipiente e da tampa na posição desejada e o refechamento da porta.
[0082] A Figura 6 mostra esquematicamente como a sonda avança para dentro do inserto de fechamento de acordo com a realização do dispositivo de acoplamento da Figura 1.
[0083] A Figura 7 mostra esquematicamente como o recipiente é aberto levantando o inserto de fechamento da tampa na realização da Figura 1.
[0084] A Figura 8 mostra esquematicamente o levantamento da sonda com o inserto de fechamento para dentro do recipiente na realização da Figura 1.
[0085] A Figura 9 mostra esquematicamente o início de uma fase de sucção abrindo a porta de acordo com a realização da Figura 1.
[0086] A Figura 10 mostra esquematicamente como água de enxágue pode ser guiada através do dispositivo de acoplamento da Figura 1 para dentro do recipiente.
[0087] As Figuras 11a a 11d mostra detalhes de uma realização onde a entrada de ar e água é facilitada.
[0088] As Figuras 12a e 12b mostram esquematicamente detalhes sobre uma válvula de água de enxágue usada em um dispositivo de acoplamento de acordo com outra realização exemplar.
[0089] A Figura 13 mostra esquematicamente um dispositivo de acoplamento de acordo com outra realização exemplar da presente invenção.
[0090] A Figura 14 mostra esquematicamente outra realização exemplar de um dispositivo de acoplamento de acordo com outra realização exemplar da presente invenção.
[0091] A Figura 15 mostra esquematicamente um diagrama de fluxo de um método para acoplar mecanicamente um dispositivo de acoplamento a uma tampa do recipiente de acordo com outra realização exemplar.
[0092] A Figura 16 mostra esquematicamente um dispositivo de acoplamento de acordo com outra realização exemplar da presente invenção.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[0093] Antes da ideia geral da presente invenção, isto é, o fornecimento de um dispositivo de acoplamento com dois mecanismos diferentes, conforme definido nas reivindicações independentes, é explicado no contexto das várias realizações gerais mostradas nas Figuras 12 a 14, um exemplo de realização específica não limitante é descrito em detalhes no contexto das Figuras 1 a 10. Esta realização facilita uma explicação geral de várias funcionalidades mecânicas diferentes, o que também poderia ser realizado separadamente em diferentes realizações do dispositivo de acoplamento e do método correspondente. Dessa forma, a divulgação da realização específica das Figuras 1 a 10 não deve ser interpretada como se todas as funcionalidades compreendidas por esta realização devam ser parte de cada dispositivo de acoplamento e método de acordo com a presente invenção. Isto já foi explicado em detalhes mais acima e, também será esclarecido com as explicações a seguir.
[0094] A Figura 1 mostra esquematicamente um dispositivo de acoplamento (100) configurado para ser acoplado mecanicamente a uma tampa (102) de um recipiente (123) para estar em uma configuração acoplada, de acordo com uma realização exemplar da presente invenção. O dispositivo de acoplamento (100) compreende uma sonda (124) que deve ser inserida em uma abertura da tampa (102). O dispositivo de acoplamento (100) é configurado, quando na configuração acoplada, para desengatar o inserto de fechamento (101) da tampa (102) a partir da tampa (102) empurrando axialmente o inserto de fechamento com a sonda (124). O dispositivo de acoplamento ainda compreende um primeiro mecanismo que é configurado para tirar a tampa (102) do recipiente e (123) em direção ao dispositivo de acoplamento (100) para vedar e travar a tampa (102) e o dispositivo de acoplamento (102) em uma posição desejada. O dispositivo (100) ainda compreende um segundo mecanismo configurado para mover axialmente a sonda (124) para, assim, levantar a sonda (124) com o inserto de fechamento (101) para dentro do recipiente (123). O primeiro mecanismo do dispositivo de acoplamento (100) compreende uma primeira alavanca (111) para operar o primeiro mecanismo e o segundo mecanismo compreende uma segunda alavanca (118) para operar o segundo mecanismo. Nesta realização, o primeiro mecanismo é realizado como um mecanismo de articulação de movimento convertendo um movimento linear ou de rotação da primeira alavanca (111) em uma rotação que é usada para tirar a tampa (102) e o recipiente (123) em direção ao dispositivo de acoplamento (100). O segundo mecanismo é realizado como um mecanismo de articulação de movimentos convertendo um movimento linear ou de rotação da segunda alavanca (118) do segundo mecanismo em uma rotação que é usada para mover axialmente a sonda (124) levantando assim a sonda (124) com o inserto de fechamento (101) para dentro do recipiente. O dispositivo de acoplamento (100) é um dispositivo de acoplamento mono sonda que compreende somente uma única sonda (124). Conforme pode ser visto a partir Figura 1 o dispositivo (100) compreende um invólucro (120), e o primeiro e segundo mecanismos, com exceção da primeira alavanca (111) do primeiro mecanismo e a segunda alavanca (118) do segundo mecanismo, estarem ambas contidas dentro do invólucro (120). Dessa forma, o primeiro e segundo mecanismos são configurados para serem operados separadamente. Além disso, conforme será explicado no contexto das seguintes Figuras 2-10, o primeiro mecanismo é configurado para prevenir ao mesmo tempo, uso indevido bloqueando qualquer movimento involuntário da segunda alavanca (118), e o segundo mecanismo é configurado para prevenir ao mesmo tempo, uso indevido, bloqueando qualquer movimento involuntário da primeira alavanca (111).
[0095] Além disso, o dispositivo de acoplamento (100) compreende uma porta de sucção (112) para sugar líquido através do dispositivo de acoplamento (100) para fora do recipiente (123). Como se tornarão evidentes a partir das explicações a seguir, o primeiro e segundo mecanismos são configurados para fornecer um ajuste de tamanho de uma abertura da porta de sucção (112) que é independente de uma posição axial atual da sonda (124). O primeiro mecanismo compreende um elemento de garra (103) para tirar a tampa (102) e o recipiente (123) em direção ao dispositivo de acoplamento (100) e para travar o recipiente (123) e a tampa (102) na posição desejada. A primeira alavanca (111) é configurada para ser movida a partir de uma posição inicial, mostrada nas Figuras 1 e 2 em direção a uma posição final, por exemplo, mostrada na Figura 5. A primeira alavanca (111) é conectada de modo operacional ao elemento de garra (103) e é configurada mediante movimento da posição inicial para uma posição de bloqueio, que está entre a posição inicial e a final, para mover radialmente o elemento de garra.
[0096] Em particular, a primeira alavanca (111) é configurada para ser girada para operar o primeiro mecanismo. O primeiro mecanismo ainda compreende um cilindro de fixação (105) e um cilindro de transferência (107) que compreende uma articulação de movimento. A primeira alavanca (111) é conectada ao cilindro de transferência (107) de modo que o cilindro de transferência (107) segue a rotação da primeira alavanca (111). Além disso, o cilindro de transferência (107) é configurado mediante a rotação causada pela primeira alavanca (1111) para mover axialmente o cilindro de fixação (107). O cilindro de fixação é configurado mediante seu movimento axial, para mover radialmente e axialmente o elemento de garra. No contexto da presente invenção um movimento axial, deve ser entendido como um movimento ao longo do eixo principal da sonda, mostrado na Figura 1 na direção vertical. O dispositivo de acoplamento ainda compreende uma porta de sucção, que compreende o elemento de porta (112) e saída (114), em que a abertura definida pela porta de sucção (112, 114) está fechada na posição inicial da primeira alavanca (111) mostrada na Figura 1. Conforme pode ser visto a partir das seguintes Figuras 2 a 4, o primeiro mecanismo é configurado mediante movimento da primeira alavanca (111) da posição inicial (consulte a Figura 1) para uma posição intermediária (consulte a Figura 4) para abrir a abertura da porta de sucção (112, 114). Além disso, o primeiro mecanismo é configurado mediante movimento da primeira alavanca (111) a partir da posição intermediária (consulte a Figura 4) para a posição final (consulte a Figura 5) para fechar novamente a abertura da porta de sucção (112, 114).
[0097] O segundo mecanismo do dispositivo de acoplamento (100) também compreende um levantador (119) que compreende uma segunda articulação de movimento. A segunda alavanca (118) é configurada para ser movida a partir de uma posição inicial (consulte a Figura 1) em direção a uma posição final (consulte, por exemplo, as Figuras 9 e 10). A segunda alavanca (118) é conectada com o levantador (119) e é configurada mediante movimento da posição inicial para a posição final para mover o levantador (119). O levantador (119) é configurado para mover axialmente a sonda (124) pela segunda articulação de movimento quando o levantador (119) é movido pela segunda alavanca (118). Além disso, o segundo mecanismo é configurado mediante movimento da segunda alavanca (118) a partir da posição inicial (consulte a Figura 1) em direção à posição final (consulte, por exemplo, as Figuras 9 e 10) para abrir gradualmente a abertura definida pela porta de sucção (112, 114). Além disso, este aspecto será explicado em mais detalhes desse ponto em diante. Usando o dispositivo de acoplamento (100) o usuário pode enxaguar partes externas da tampa e do inserto de fechamento (101), partes internas do dispositivo de acoplamento (100) e linhas de transferência do dispositivo de acoplamento (100) na configuração acoplada na qual o inserto de fechamento (101) fecha de modo estanque a abertura da tampa (102). Também é importante um enxágue eficiente das paredes internas do recipiente e do fundo, que pode ser obtido com o dispositivo de acoplamento da presente invenção, em particular, com a realização divulgada no presente pedido.
[0098] Em particular, a realização usando um dispositivo de acoplamento de sonda única (100) pode exceder o desempenho do usado anteriormente e dos dispositivos de sonda dupla conhecidos. Os inventores da presente invenção descobriram que com o dispositivo de sonda única é muito mais fácil introduzir a sonda no interior do recipiente reduzindo a pressão estática do fluido, reduzindo significativamente a deformação das garrafas e aumentando a velocidade de esvaziamento. Além disso, combinando tudo em tubos concêntricos, o espaço poderia ser economizado de modo que o tubo de ar poderia estar separado do tubo de enxágue. Esta funcionalidade adicional necessitaria uma abordagem de sonda tripla, que não encaixaria no espaço disponível. Tendo ar e água de enxágue separados, eliminou-se a deformação do recipiente que havia sido observada com construções de sonda duplas da técnica anterior durante o enxágue. Isto aprimora a eficácia de enxágue do dispositivo de acoplamento da presente invenção.
[0099] A seguir, é descrita uma descrição passo a passo de um possível uso do dispositivo de acoplamento (100) para enfatizar as várias diferentes vantagens do dispositivo de acoplamento (100).
[00100] Na etapa 1, mostrada na Figura 2, o recipiente, que é preferencialmente um recipiente de Produtos para Proteção de Cultura (CPP) (123) com a tampa (102), incluindo o tampão (101) é colocado de cabeça para baixo no dispositivo de acoplamento (100). A tampa se está colocada sobre o cilindro de fixação (105) e o cilindro de fixação suporta o peso do recipiente. Ambas as alavancas (111, 118) estão na posição inicial no lado esquerdo do dispositivo de acoplamento.
[00101] Na etapa 2, mostrada na Figura 3, a alavanca superior (111) é girada a partir da posição inicial no sentido anti-horário. Este movimento gira simultaneamente o cilindro de transferência (107). A articulação de movimento embutida no cilindro de transferência move o cilindro de fixação (105) para baixo. Este movimento faz com que a garra se mova em direção ao centro do dispositivo de acoplamento (100). Por este movimento o aro da tampa (102) é prensado (102) pela garra e fixado mecanicamente.
[00102] A etapa 3 é mostrada na Figura 4. Na continuação da rotação da alavanca superior (111), o cilindro de fixação (105) ainda é movido para baixo puxando a tampa (102) sobre um anel de vedação (O-ring) embutido no tubo superior da saída (114). Este movimento veda a tampa e a saída em uma conexão estanque. Simultaneamente, a outra articulação de movimento embutida no cilindro de transferência (107) faz com que a porta (112) se mova para baixo, abrindo um vão entre a porta (112) e a saída (114). Esta posição permite enxaguar o interior do dispositivo de acoplamento (100) enquanto o recipiente estiver fechado pelo inserto de fechamento (101). Esta funcionalidade é essencial quando somente uma parte do conteúdo do recipiente (123) é removida do recipiente (123).
[00103] Na etapa 4, mostrada na Figura 5, a volta de 180° da alavanca superior (111) no sentido anti-horário está completa, o recipiente (123) está mecanicamente ligado ao dispositivo de acoplamento (100) e conectado de uma maneira estanque com a saída (114). O recipiente ainda é fechado pelo tampão (101) na tampa (102). A porta é fechada novamente por um movimento causado pela articulação de movimento no cilindro de transferência (107).
[00104] Na etapa 5, mostrada na Figura 6, girando a alavanca inferior (118) no sentido anti-horário, a articulação de movimento no levantador (119) faz com que a entrada de ar e água (121) se mover para cima juntamente com a sonda. Dessa forma, conectando o cabeçote da sonda (104) ao tampão (101).
[00105] Na etapa 6, mostrada na Figura 7, a continuação do movimento giratório da alavanca inferior (118) desaloja o tampão (101) da tampa (102) e a fixa sobre o cabeçote da sonda (106).
[00106] Na etapa 7, mostrada na Figura 8, na continuação do movimento giratório da alavanca inferior (118) a inclinação crescente da articulação de movimento no levantador (119) faz com que a sonda se mova até a posição mais alta.
[00107] Na etapa 8, mostrada na Figura 9, na conclusão do giro de 180° no sentido anti-horário da alavanca inferior (118) a articulação de movimento embutida na parte superior da sonda no levantador (116) faz com que a porta (112) se abra gradualmente até atingir a posição completamente aberta. A capacidade de abrir gradualmente a porta é essencial para permitir uma dosagem precisa do produto contido no recipiente, por exemplo, CPP, sendo capaz de modificar a velocidade de esvaziamento de zero ao máximo girando a alavanca inferior. Durante o processo de esvaziamento, o volume de líquido deslocado é compensado pelo ar que flui através do canal de ar da sonda (110) e do cabeçote de ar (106). Evitando assim, uma deformação do recipiente (123) durante o processo de esvaziamento.
[00108] Na etapa 9, mostrada na Figura 10, depois de ter esvaziado o recipiente (123), a superfície interna do recipiente pode ser enxaguada ativando a válvula de água de enxágue (115). Isto permite enxaguar com água fornecida por uma mangueira através da entrada de água (117) para fluir através da válvula de água de enxágue para dentro da mangueira que conecta a válvula de água de enxágue com o tubo de água (122) na parte inferior do dispositivo de acoplamento (100). A água de enxágue flui através da entrada de ar e água (121) para dentro do canal de água da sonda (110) e é dispensada em orifícios de passagem de alta pressão no cabeçote da sonda (104) para dentro do recipiente. Isto permite um enxágue completo da superfície interna do recipiente, em particular, se CCP estiver contido no recipiente CPP, a um grau que é aceitável para a indústria de reciclagem de recipiente.
[00109] O ciclo de esvaziamento e de enxágue pode ser concluído trabalhando todas as etapas para trás a partir da etapa 9 até a etapa 1, parando na etapa 3 para enxaguar a parte externa da tampa, a parte interna do dispositivo de acoplamento (100) e as linhas de transferência. Isto é essencial quando somente uma parte do conteúdo, por exemplo, de CPP, contido no recipiente foi removido. Nesta situação, a parte interna do recipiente não é enxaguada. O procedimento de enxágue descrito é obrigatório para assegurar a transferência completa da alíquota de produto e remover qualquer contaminação das superfícies acessíveis.
[00110] Em outras palavras, a porta de sucção pode ser vista como uma válvula, que pode ser usada para os dois propósitos a seguir. Primeiro, quando o produto é transferido para fora do recipiente. Este é o caso nesta realização, quando a alavanca superior está posicionada em 3 horas e a alavanca inferior está posicionada de 6 a 3 horas, de modo que pouca a muita sucção pode ser ajustada. Segundo, quando o lado externo do inserto de fechamento e o dispositivo de acoplamento (100) é enxaguado com mangueiras. Nesta realização, este é o caso quando a alavanca superior está na posição 6 horas e alavanca inferior está na posição 9 horas. Abrir a sucção somente em uma certa posição é uma característica importante desta realização para evitar que seja constantemente sugado ar para dentro do tanque pulverizador e faz com que forme espuma, esta realização permite lavar corretamente fora o inserto de fechamento.
[00111] Em uma realização particular, o dispositivo de acoplamento compreende um mecanismo de bloqueio. O mecanismo de bloqueio é configurado para bloquear a segunda alavanca, desde que a primeira alavanca não esteja em sua posição final. Além disso, o mecanismo de bloqueio é configurado para, em seguida, bloquear a primeira alavanca assim que a segunda alavanca é movida de sua posição inicial.
[00112] A Figura 11 mostra esquematicamente outra realização exemplar de um dispositivo de acoplamento (1100). A realização da Figura 11 é mostrada especificamente para explicar o elemento de entrada de ar e água (1102). Várias aberturas diferentes na superfície inferior da entrada de ar e água (1102) são representadas na Figura 11c e são mostradas com o sinal de referência (1103). A água pode ser guiada através da válvula de entrada de água (1104). O elemento de entrada de ar e água (1102) pode ser combinado com qualquer outra realização, conforme mencionado acima, desse ponto em diante e previamente mencionado.
[00113] Além disso, as Figuras 12a e b mostram esquematicamente outro dispositivo de acoplamento (1200) na qual o fornecimento de água de enxágue (1201) é mostrado em detalhes. A mangueira (1202) é usada para guiar a água para a seção inferior do invólucro (1203). A válvula de água de enxágue (1204) é descrita na Figura 12b em uma vista em seção transversal. Guiar a água deste modo, economiza espaço e permite que a mangueira siga o movimento vertical da sonda. Permite também a ativação da válvula de enxágue pelo cabo Bowden.
[00114] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, é divulgado um dispositivo de acoplamento (1300). O dispositivo de acoplamento (1300) compreende um primeiro tubo (1315), um segundo tubo (1306), e um terceiro tubo (1304), que são fornecidos em uma configuração concêntrica. Dessa forma, o primeiro tubo é envolvido pelo segundo tubo e pelo terceiro tubo, e o segundo tubo é envolvido pelo terceiro tubo. O primeiro tubo é configurado para guiar o ar (1309) para dentro da parte interna do recipiente (1301). São mostradas aberturas de entrada de ar (1311). O ar pode, dessa forma, se expande (1313) no interior do recipiente (1301). Na configuração mostrada nas Figura 13, a sonda se estende para o interior do recipiente e carrega o inserto de fechamento (1302). O segundo tubo (1306) é configurado para guiar a água de enxágue (1307) que entra no dispositivo de acoplamento através de entrada de água de enxágue (1308). Além disso, o líquido (1312, 1305) é sugado para fora do recipiente através do volume que se estende entre o terceiro tubo (1304) e o segundo tubo (1306). A tampa (1303) também é mostrada. As aberturas de saída de água de enxágue (1310) também são mostradas na Figura 13.
[00115] De acordo com outra realização exemplar, a Figura 14 mostra um sistema (1409) para drenar e ventilar um recipiente (1401) em combinação com um dispositivo de acoplamento (1400). O dispositivo de acoplamento da Figura 14 também compreende a primeira e segunda alavancas (1403, 1404) e, também compreende uma terceira alavanca (1405) para girar o dispositivo de acoplamento inteiro (1400) quando é fixado, por exemplo, em um sistema pulverizador de proteção de cultura. Os meios de fixação (1406) são mostrados no dispositivo de acoplamento que facilita fixar o dispositivo de acoplamento (1400), por exemplo, em um sistema de pulverização de proteção de cultura. A realização da Figura 14 é um dispositivo de acoplamento mono sonda, uma vez que ele compreende somente a sonda única (1407) a qual o inserto de fechamento (1408) é fixado de modo liberável. Devido à construção deste dispositivo de acoplamento, enxaguar as paredes bem como o fundo do recipiente é vantajosamente facilitado.
[00116] De acordo com outra realização exemplar da presente invenção, a Figura 15 mostra um diagrama de fluxo de um método para acoplar mecanicamente um dispositivo de acoplamento a uma tampa de um recipiente. Em uma primeira etapa, o recipiente é colocado sobre um dispositivo de acoplamento na etapa (S1). O recipiente compreende pelo menos uma abertura de entrada e a tampa é fixada à abertura de entrada que fecha a abertura de entrada. A tampa também compreende uma abertura e um inserto de fechamento. Em uma primeira etapa, um primeiro dispositivo de mecanismo é usado para tirar a tampa e o recipiente em direção ao dispositivo de acoplamento, através disso, vedando e travando a tampa e o dispositivo de acoplamento (100) em uma posição desejada no dispositivo de acoplamento. Esta etapa é descrita na Figura 15 com a etapa (S2). Além disso, é usado um segundo mecanismo do dispositivo de acoplamento para, na verdade, mover uma sonda do dispositivo de acoplamento, desengatando assim o inserto de fechamento da tampa e, através disso, levantar a sonda com a tampa para dentro do recipiente.
[00117] A Figura 16 mostra esquematicamente um dispositivo de acoplamento (1600) de acordo com outra realização exemplar da presente invenção. Nesta realização, similar à realização da Figura 1, o primeiro e segundo mecanismos são configurados para serem operados separadamente. Ao mesmo tempo, o primeiro mecanismo é configurado para prevenir uso indevido bloqueando qualquer movimento involuntário da segunda alavanca, em que o segundo mecanismo é configurado para prevenir ao mesmo tempo, uso indevido, bloqueando qualquer movimento involuntário da primeira alavanca. O dispositivo de acoplamento (1600), dessa forma, compreende uma barra de bloqueio (1601) para a alavanca inferior ativada pelo cilindro de transferência. Além disso, o dispositivo de acoplamento (1600) compreende uma barra de bloqueio (1602) para a alavanca superior ativado pelo levantador superior. Dessa forma, este dispositivo de acoplamento é configurado de modo que uma rotação do cilindro de transferência provoque um movimento vertical da barra de bloqueio (1601), que bloqueia a rotação do levantador. A rotação do levantador provoca o movimento vertical da segunda barra de bloqueio (1602), a qual bloqueia a rotação do cilindro de transferência.

Claims (17)

1. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), configurado para ser acoplado mecanicamente a uma tampa (102, 1303) de um recipiente (123, 1301, 1401) para estar em uma configuração acoplada, o dispositivo de acoplamento compreendendo: uma sonda (124, 1314, 1407) configurada para ser inserida em uma abertura da tampa (102, 1303), em que dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) é configurado, quando na configuração acoplada, para desengatar da tampa (102, 1303) um inserto de fechamento (101, 1302, 1408) da tampa (102, 1303), empurrando axialmente o inserto de fechamento com a sonda (124, 1314, 1407), o dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) ainda compreende: um primeiro mecanismo que é configurado para tirar a tampa (102, 1303) e o recipiente (123, 1301, 1401) em direção ao dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) para vedar e travar a tampa (102, 1303) e o dispositivo de acoplamento em uma posição desejada (100, 1100, 1300, 1400), um segundo mecanismo configurado para mover axialmente a sonda (124, 1314, 1407), para através disso, elevar a sonda (124, 1314, 1407) com o inserto de fechamento para dentro do recipiente (123, 1301, 1401), o dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) caracterizado por compreender adicionalmente: um primeiro tubo (1315), um segundo tubo (1306), um terceiro tubo (1304), em que o primeiro tubo (1315), o segundo tubo (1306) e o terceiro tubo (1304) são dispostos concentricamente no dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400), em que o primeiro tubo (1315) é envolvido pelo segundo tubo (1306) e pelo terceiro tubo (1304), e em que o segundo tubo (1306) é envolvido pelo terceiro tubo (1304), e sendo que o primeiro tubo (1315) está configurado para guiar ar através do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) para dentro do recipiente (123, 1301, 1401), em que o segundo tubo (1306) é configurado para enxágue com água dentro do recipiente (123, 1301, 1401), e em que o terceiro tubo (1304) é configurado para sugar líquido para fora do recipiente (123, 1301, 1401) através do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) e para fora do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400).
2. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ainda compreender uma primeira alavanca (111, 1403), em que o segundo mecanismo compreende uma segunda alavanca (118, 1404), em que o primeiro mecanismo é realizado como um mecanismo de articulação de movimento convertendo um movimento linear ou de rotação da primeira alavanca (111, 1403) do primeiro mecanismo em uma rotação, e em que o segundo mecanismo é realizado como um mecanismo de articulação de movimento convertendo um movimento linear ou de rotação da segunda alavanca (118, 1404) do primeiro mecanismo em uma rotação.
3. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ainda compreender: um invólucro (120), e em que o primeiro e segundo mecanismos, com exceção da primeira alavanca (111, 1403) do primeiro mecanismo e da segunda alavanca (118, 1404) do segundo mecanismo estarem ambas contidas dentro do invólucro (120).
4. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo primeiro e segundo mecanismos estarem configurados para serem operados separadamente.
5. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo primeiro mecanismo ser configurado para ao mesmo tempo prevenir uso indevido bloqueando qualquer movimento involuntário da segunda alavanca (118, 1404), e em que o segundo mecanismo é configurado para ao mesmo tempo prevenir uso indevido bloqueando qualquer movimento involuntário da primeira alavanca (111, 1403).
6. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) ser um dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) de mono sonda que compreende somente uma sonda única (124, 1314, 1407).
7. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) compreender uma porta de sucção (112, 114) para sugar líquido através do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) para fora do recipiente (123, 1301, 1401), e em que o primeiro e segundo mecanismos são configurados para fornecer um ajuste de tamanho de uma abertura da porta de sucção (112, 114) cujo ajuste é independente de uma posição axial atual da sonda (124, 1314, 1407).
8. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo primeiro mecanismo compreender uma primeira alavanca (111) para operar o primeiro mecanismo, em que o primeiro mecanismo compreende um elemento de garra (103) para tirar a tampa (102) e o recipiente (123) em direção ao dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) e para travar o recipiente (123) e a tampa (102) na posição desejada, em que a primeira alavanca (111) é configurada para ser movida a partir de uma posição inicial em direção a uma posição final, e em que a primeira alavanca (111) é conectada de modo operacional ao elemento de garra (103) e é configurada mediante movimento da posição inicial para uma posição de bloqueio para mover radialmente o elemento de garra (103).
9. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pela primeira alavanca (111) ser configurada para ser girada para operar o primeiro mecanismo, o primeiro mecanismo ainda compreender um cilindro de fixação (105), o primeiro mecanismo ainda compreender um cilindro de transferência (107) que compreende uma articulação de movimento, em que a primeira alavanca (111) é conectada ao cilindro de transferência (107) de modo que o cilindro de transferência segue uma rotação da primeira alavanca (111), em que o cilindro de transferência (107) é configurado, mediante a rotação causada pela primeira alavanca (111), para mover axialmente o cilindro de fixação (105), e em que o cilindro de fixação (105) é configurado, mediante seu movimento axial, para mover radialmente e axialmente o elemento de garra.
10. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 9, caracterizado por ainda compreender uma porta de sucção (112, 114), em que uma abertura definida pela porta de sucção (112, 114) está fechada na posição inicial da primeira alavanca (111), em que o primeiro mecanismo é configurado, mediante movimento da primeira alavanca (111) da posição inicial, para uma posição intermediária para abrir a abertura da porta de sucção (112, 114), e em que o primeiro mecanismo é configurado, mediante movimento da primeira alavanca (111) a partir da posição intermediária para a posição final, para fechar novamente a abertura da porta de sucção (112, 114).
11. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo segundo mecanismo compreender uma segunda alavanca (118), em que o segundo mecanismo compreende um levantador (119) que compreende uma segunda articulação de movimento, em que a segunda alavanca (118) é configurada para ser movida a partir de uma posição inicial em direção a uma posição final, em que a segunda alavanca (118) é conectada ao levantador (119) e é configurada, mediante movimento da posição inicial para a posição final, para mover o levantador (119), e em que o levantador (119) é configurado para mover axialmente a sonda (124) pela segunda articulação de movimento quando o levantador (119) é movido pela segunda alavanca (118).
12. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 11, caracterizado pelo segundo mecanismo ser configurado, mediante movimento da segunda alavanca (118) a partir da posição inicial em direção à posição final, para abrir gradualmente a abertura definida pela porta de sucção (112, 114).
13. DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO (100, 1100, 1300, 1400), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) ser configurado para enxaguar partes externas da tampa e do inserto de fechamento (101, 1302, 1408), partes internas do dispositivo de acoplamento (100) e linhas de transferência do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) na configuração acoplada na qual o inserto de fechamento (101, 1302, 1408) fecha de modo estanque a abertura da tampa (102, 1303, 1402).
14. SISTEMA (1409) PARA DRENAR E VENTILAR UM RECIPIENTE, caracterizado pelo sistema (1409) compreender: um dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 13, e um recipiente (1401) que compreende: um corpo do recipiente com pelo menos uma abertura interna, uma tampa (1402) para fechamento da abertura interna do corpo do recipiente, em que a tampa (1402) é fixada à abertura interna do corpo do recipiente (1401), em que a tampa (1402) compreende uma abertura, em que a tampa (1402) compreende um inserto de fechamento (1408), em que o inserto de fechamento (1408) se engata à tampa de modo liberável, de modo que a abertura da tampa (1402) seja fechada de modo estanque.
15. SISTEMA (1409), de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por ainda compreender sistema de pulverização de proteção de cultura.
16. MÉTODO PARA ACOPLAR MECANICAMENTE UM DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO A UMA TAMPA DE UM RECIPIENTE, caracterizado pelo método compreender as etapas de colocar (S1) o recipiente sobre um dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400), em que o corpo do recipiente compreende pelo menos uma abertura de entrada e uma tampa (102, 1303) fixada à abertura de entrada que fecha a abertura de entrada, em que a tampa (102, 1303) compreende uma abertura e um inserto de fechamento, em que o dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) compreende um primeiro tubo (1315), um segundo tubo (1306) e um terceiro tubo (1304), em que o primeiro tubo (1315), o segundo tubo (1306) e o terceiro tubo (1304) são dispostos concentricamente no dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400), em que o primeiro tubo (1315) é envolvido pelo segundo tubo (1306) e pelo terceiro tubo (1304), e em que o segundo tubo (1306) é envolvido pelo terceiro tubo (1304), e considerando que o primeiro tubo (1315) está configurado para guiar ar através do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) para dentro do recipiente (123, 1301, 1401), em que o segundo tubo (1306) é configurado para enxágue com água dentro do recipiente (123, 1301, 1401), e em que o terceiro tubo (1304) é configurado para sugar líquido para fora do recipiente (123, 1301, 1401) através do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) e para fora do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400), o método ainda compreende as etapas de usar (S2) um primeiro mecanismo do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) para tirar a tampa (102, 1303) e o recipiente (123, 1301, 1401) em direção ao dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400), através disso, vedando e travando a tampa (102, 1303) e o dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) em uma posição desejada no dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400), usar (S3) um segundo mecanismo do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) para mover axialmente uma sonda (124, 1314, 1407) do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400), através disso, desengatando da tampa (102, 1303) o inserto de fechamento da tampa e, através disso, levantando a sonda (124, 1314, 1407) com a tampa (102, 1303) para dentro do recipiente (100, 1100, 1300, 1400).
17. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado ainda por compreender a etapa de enxaguar (S4) partes externas da tampa (102, 1303), partes internas do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) e linhas de transferência do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400), em que o enxágue é realizado em uma configuração acoplada na qual o inserto de fechamento fecha de modo estanque a abertura da tampa (102, 1303), e em que o enxágue é realizado guiando um líquido através do dispositivo de acoplamento (100, 1100, 1300, 1400) em direção às partes externas da tampa (102, 1303).
BR112019011068-2A 2016-12-22 2017-12-21 Dispositivo de acoplamento, sistema para drenar e ventilar um recipiente e método para acoplar mecanicamente um dispositivo de acoplamento BR112019011068B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP16206405 2016-12-22
EP16206405.9 2016-12-22
PCT/EP2017/084092 WO2018115285A1 (en) 2016-12-22 2017-12-21 Container coupling and opening device with probe

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019011068A2 BR112019011068A2 (pt) 2019-10-01
BR112019011068B1 true BR112019011068B1 (pt) 2023-08-29

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6056731A (en) Suction device for body fluids
BRPI0610548A2 (pt) processo de enchimento e dispositivo de enchimento de um reservatório de volume útil variável
US11840441B2 (en) Container coupling and opening device with probe
BR112013006098B1 (pt) Dispositivo aplicador para a dispensação de um líquido
JPH0735171B2 (ja) 閉鎖可能なバツグ及びその無菌的な充填方法と装置
US20130167960A1 (en) Drain connector for fluid processing and storage containers
US20160185588A1 (en) Coupling Device
JP5197168B2 (ja) 内袋を備えた容器からの粉体供給方法、および粉体供給装置
BR112019011068B1 (pt) Dispositivo de acoplamento, sistema para drenar e ventilar um recipiente e método para acoplar mecanicamente um dispositivo de acoplamento
JP5307600B2 (ja) 液体吐出容器
TW202037361A (zh) 用於藥物或營養物質給藥的無菌或經滅菌之包裝
KR102296342B1 (ko) 액상 포장기계의 용기 주입부 세척장치
JP5925629B2 (ja) 注出キャップ及びそれを有する容器
EA042745B1 (ru) Система и способ для открывания контейнера для концентрата и соединения контейнера для концентрата с устройством для обработки крови
EP4028073B1 (en) System and method for opening a concentrate container and connecting the concentrate container to a blood treatment device
TW202128234A (zh) 用於將濃縮物容器與血液處理裝置連接而無洩漏的系統及方法
US11559617B2 (en) System and method for opening a concentrate container and connecting the concentrate container to a blood treatment device
CN208958145U (zh) 设有防尘组件的采血管
CN112472894A (zh) 无泄漏地将浓缩物容器与血液处理装置连接的系统和方法
CN104168946B (zh) 具有用于连接提供医疗流体的装置的插座单元的医疗装置
EP3878490A1 (en) System and method for connecting a concentrate container with a blood treatment device without leakages
TW202116287A (zh) 用於連接濃縮液容器與血液治療裝置之系統及方法
EP3791901A1 (en) System and method for opening a concentrate container and connecting the concentrate container to a blood treatment device
CN112472895A (zh) 打开浓缩物容器并将其连接至血液处理装置的系统和方法
CN112472893A (zh) 用于将浓缩物容器与血液处理装置连接的系统和方法