BR112019000947B1 - Processo de isolamento de um forno e forno obtido - Google Patents

Processo de isolamento de um forno e forno obtido Download PDF

Info

Publication number
BR112019000947B1
BR112019000947B1 BR112019000947-7A BR112019000947A BR112019000947B1 BR 112019000947 B1 BR112019000947 B1 BR 112019000947B1 BR 112019000947 A BR112019000947 A BR 112019000947A BR 112019000947 B1 BR112019000947 B1 BR 112019000947B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
flakes
nodules
less
weight
wool
Prior art date
Application number
BR112019000947-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019000947A2 (pt
Inventor
Christophe BAREYT
David Gogeon
Original Assignee
Saint-Gobain Isover
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Saint-Gobain Isover filed Critical Saint-Gobain Isover
Publication of BR112019000947A2 publication Critical patent/BR112019000947A2/pt
Publication of BR112019000947B1 publication Critical patent/BR112019000947B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L59/00Thermal insulation in general
    • F16L59/04Arrangements using dry fillers, e.g. using slag wool which is added to the object to be insulated by pouring, spreading, spraying or the like
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24CDOMESTIC STOVES OR RANGES ; DETAILS OF DOMESTIC STOVES OR RANGES, OF GENERAL APPLICATION
    • F24C15/00Details
    • F24C15/08Foundations or supports plates; Legs or pillars; Casings; Wheels
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24CDOMESTIC STOVES OR RANGES ; DETAILS OF DOMESTIC STOVES OR RANGES, OF GENERAL APPLICATION
    • F24C15/00Details
    • F24C15/34Elements and arrangements for heat storage or insulation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Thermal Insulation (AREA)
  • Manufacture Of Porous Articles, And Recovery And Treatment Of Waste Products (AREA)

Abstract

A invenção se refere a um processo de isolamento de um aparelho, em particular tridimensional e susceptível notadamente de ser exposto a altas temperaturas, como um forno doméstico, o referido aparelho apresentando um ou mais espaços internos a isolar, segundo o qual são soprados, no ou nos referidos espaços a isolar, flocos e/ou nódulos de lã(s) e/ou fibras, em particular mineral(ais), sem adicionar ligante ou água. A invenção também se refere ao dispositivo utilizado e ao aparelho obtido.

Description

[0001] A presente invenção se refere ao domínio do isolamento, principalmente ao domínio do isolamento térmico e, mais particularmente, se refere ao isolamento de dispositivos (ou aparelhos) tridimensionais susceptíveis de serem expostos a altas temperaturas (em particular podendo atingir algumas centenas de graus), como fornos de cozimento, em particular destinados ao uso doméstico. A presente invenção se refere igualmente aos aparelhos isolados obtidos.
[0002] É conhecido isolar partes de forno, por exemplo, o recinto (ou câmara ou caixa ou mufla) de aquecimento (ou cozimento), para proteger do calor ou do superaquecimento os componentes presentes em torno do recinto ou das partes externas do forno, este isolamento permitindo, também, evitar as perdas de calor para o exterior do recinto e melhorar os desempenhos energéticos do forno quando de sua utilização. Os isolantes utilizados devem estar em condições de resistir às temperaturas elevadas às quais eles são (pelo menos temporariamente) confrontados e conservar seus desempenhos (notadamente mecânicos, ou de isolamento suficiente) nestas temperaturas, sem o risco de degradação ou de emissões potencialmente perigosas para a saúde.
[0003] Os isolantes comumente utilizados para isolar estes recintos são feltros ou mantas de lã mineral cujo comportamento em temperatura é muito apreciado e que são instalados ou inseridos, geralmente manualmente, em torno do recinto.
[0004] No entanto, embora seja fácil isolar superfícies planas ou superfícies exteriores de objetos ou aparelhos com estes produtos isolantes sob a forma de painéis ou mantas que são encontrados facilmente no comércio, é mais difícil conformar estes isolantes em objetos tridimensionais, principalmente quando a forma do objeto é complexa ou que os espaços nos quais eles devem ser inseridos apresentam um formato e uma espessura variáveis.
[0005] No caso dos fornos domésticos onde o isolamento é disposto em torno do recinto (ou mufla) em chapa esmaltada delimitando a zona quente do forno, a operação de isolamento consiste em recortar as esteiras de lã mineral de espessuras e densidades variadas nos tamanhos apropriados e em aplicar os mesmos contra as superfícies a isolar, procedendo de diversos modos conforme se trata de isolar a cinta (formada pelas duas faces laterais e pelas faces inferior e superior) ou a face traseira do forno: para a cinta, é utilizada geralmente uma manta de isolante enrolada em torno do recinto, enquanto que, para a face traseira, é adicionado simplesmente um isolante sob a forma de placa.
[0006] Este modo de proceder comporta diversos inconvenientes: a instalação destes isolantes pode ser complexa ou necessitar proceder antes da montagem do recinto exterior do forno, ela requer ainda o corte dos isolantes e a sua instalação manual, estas diversas operações indo se acrescentar ao tempo de instalação dos isolantes e podendo notadamente colocar problemas ao operador (irritação da pele: poeira... ).
[0007] Por outro lado, é difícil obter um contato perfeitamente contínuo com o isolante sobre toda a superfície do recinto: de acordo com o modo como o operador opera, podem permanecer lâminas de ar responsáveis de perdas térmicas entre o recinto e o isolante. A espessura e a densidade das camadas de lãs minerais utilizadas sendo, ainda mais, limitadas pelas capacidades das linhas de fabricação existentes, podem igualmente resultar zonas mal isoladas (espessura inapropriada para preencher os espaços ou relevos que mudam das carcaças de forno) e pontes térmicas, etc.
[0008] Adicionalmente, para assegurar a integridade mecânica do revestimento isolante, geralmente os isolantes são impregnados com ligantes, notadamente orgânicos, podendo provocar, em alta temperatura, emissões gasosas indesejáveis, ou são utilizados produtos com pontos agulhados, a estrutura rígida destes tipos de produtos podendo criar um efeito tonel (abaulamento do isolante em torno da carcaça) fonte igualmente de pontes térmicas, os cantos e rebaixos da cavidade a isolar continuando notadamente vazias (o isolante não tendo notadamente uma expansão suficiente devido ao seu comportamento mecânico).
[0009] O documento WO 93/01444 propõe um processo no qual o isolamento é formado por projeção de um material fibroso mineral sobre a superfície de um objeto molhando simultaneamente as fibras com água e/ou um ligante, seguido por conformação da camada projetada, então secagem/endurecimento da camada conformada. Embora ela reduza os inconvenientes ligados à manipulação direta da lã mineral, esta técnica suscita sempre uma nuvem de poeiras e coloca problemas de limpeza do local de trabalho. Por outro lado, é difícil controlar a quantidade de material depositado e notadamente a homogeneidade da densidade do material aplicado, os diversos tratamentos operados sendo muito mais dispendiosos em tempo (por exemplo, da ordem de algumas horas) que o necessário para a colocação dos isolantes tradicionais uma vez recortados (notadamente de menos de um minuto).
[0010] O documento WO 2001/036859 descreve outro processo no qual o isolamento é formado por sopro de flocos de lã mineral entre a superfície a isolar e um envoltório tal como uma folha metálica ou um capa de vidro, os flocos sendo veiculados por uma corrente gasosa enquanto que se dirige, sobre os mesmos, pelo menos um jato de ligante aquoso (permitindo, notadamente, evitar a nuvem de poeiras, veicular e aplicar os flocos e tornar rígida, posteriormente, a camada uma vez seca) para formar uma camada delimitada pelo envoltório, antes da secagem para eliminar a água. Esta técnica baseia-se ainda na utilização de bocais cônicos comuns, com baixa taxa de fluxo, a pressão do gás utilizado sendo da ordem de 50 a 120 mbar, e o fluxo fibras/ligante podendo ter um ângulo de incidência entre + 15° e -15° em relação à superfície a isolar. Os riscos da nuvem de poeiras são reduzidos por esta técnica ou mesmo suprimidos. No entanto, este processo continua sendo de implementação longa, o isolamento obtido por esta técnica necessitando de um tempo de enchimento das cavidades do forno geralmente superior a 3 min para uma densidade (ou massa volumétrica) de lã mineral por exemplo da ordem de 60 kg/m3, as diferentes regiões da cavidade sendo, por outro lado, isoladas sucessivamente. São também observados problemas de coalescência dos flocos encolados em contato com a superfície a ser isolada, podendo acarretar uma falta de homogeneidade da densidade em certos locais, a densidade de flocos obtidos na cavidade geralmente não excedendo, por outro lado, 60 kg/m3, limitando assim os desempenhos do isolamento obtido.
[0011] A invenção, portanto, procurou desenvolver uma técnica de isolamento melhorado permitindo remediar pelo menos um dos inconvenientes lembrados acima, em particular uma técnica de isolamento simples e prática de implementar para o operador, permitindo obter bons desempenhos de isolamento, notadamente melhorados, em particular para o isolamento de aparelhos (ou dispositivos) tridimensionais apresentando um ou mais espaços internos (superfícies internas ou cavidades), em particular complexos ou de seção irregular, a isolar e, notadamente, para o isolamento de aparelhos susceptíveis de serem expostos a altas temperaturas, como os fornos, em particular domésticos.
[0012] Este objetivo foi atingido pelo processo de isolamento de acordo com a invenção. A presente invenção tem, assim, por objeto, um processo de isolamento de um aparelho (ou dispositivo), em particular susceptível de ser exposto a altas temperaturas (como, por exemplo, um forno doméstico), o referido aparelho apresentando um ou mais espaços (ou cavidades) internos a isolar, em particular tridimensionais, segundo o qual se sopra (em uma corrente gasosa), no ou nos referidos espaços a isolar (na ou nas cavidades ou entre a ou as superfícies a isolar e uma ou vária paredes adjacentes), flocos e/ou nódulos de (ou em) lã(s) e/ou fibras, em particular mineral(ais), (o sopro sendo feito) sem adição (ou sem adicionar), durante o sopro, de ligante ou de água ou, em outros termos, sopra-se, no ou nos referidos espaços, flocos e/ou nódulos de lã(s) e/ou fibras, em particular mineral(ais), livres e secos.
[0013] Entende-se por “espaços tridimensionais a isolar” espaços ou cavidades internas delimitados por duas superfícies principais uma defronte da outra, das quais uma pelo menos (mas preferivelmente as duas) tem um formato tridimensional, isto é, não rigorosamente plano, em particular pode ser uma sucessão de planos unidos ligados por cotovelos em ângulos retos ou curvos. Uma forma particular de superfície delimitando uma cavidade tridimensional pode ser considerada uma forma sensivelmente cúbica.
[0014] Sem adição de ligante durante o sopro, é entendido, na definição precedente, como significando sem adição, durante o sopro, de substância/composto(s) (em particular sob forma líquida, ou mesmo sólida) apto(s) a ligar os flocos/nódulos soprados entre si. Como indicado abaixo, a presença de um composto tradicionalmente qualificado como “ligante”, mas não susceptível de ligar os flocos/nódulos entre si, por exemplo, de um composto ou ligante já reagido, notadamente nos flocos/nódulos utilizados para o sopro, não é, no entanto, excluída. Preferivelmente, no entanto, os flocos/nódulos inseridos no dispositivo de sopro são desprovidos de ligante(s) (mesmo já reagido(s)), assim como o fluxo de material soprado, como descrito novamente abaixo.
[0015] O sopro dos flocos e/ou nódulos de acordo com a invenção é obtido, portanto, sem adição deliberada de ligante (com poder de ligação dos referidos flocos/nódulos) ou de água, os flocos e/ou nódulos soprados no espaço a isolar sendo, portanto, “livres” ou separáveis ou não ligados entre si por um ligante, e os referidos flocos/nódulos sendo igualmente secos, isto é, sem água adicionada notadamente quando do sopro, com uma taxa de umidade eventual (ou taxa de água eventual), nos referidos flocos/nódulos, bem como, no fluxo de material projetado, inferior a 2% em peso, notadamente inferior a 1% em peso, em relação ao peso do material soprado pela corrente gasosa de sopro, a umidade do ar ambiente, com efeito, podendo ser notadamente absorvida no material soprado.
[0016] O sopro efetuado de acordo com a invenção pode ser notadamente qualificado de sopro seco” ou considerado como “seco” ou “por via seca”, sem meio (notadamente liquido) adicionado de tipo água ou ligante (orgânico ou inorgânico), todo o fluxo (ou toda o material) projetado (formado pelo menos dos flocos ou nódulos, mas podendo também compreender compostos adicionais como aerogéis ou aditivos, como precisado abaixo) sendo com vantagem desprovido de água e ligante adicionado(s). Por “adicionado”, entende-se adicionado durante o processo de isolamento no dispositivo de projeção/sopro utilizado para o depósito do isolante da camada isolante, sobre os flocos ou nódulos antes que atingem a parte a isolar e/ou na corrente gasosa de sopro (pela mesma alimentação que os flocos ou nódulos ou por uma outra alimentação), sabendo-se que, como já lembrado, os flocos ou nódulos podem, por seu lado, já compreender um ligante antes de seu sopro, notadamente proveniente de seu processo de fabricação e podendo estar presente em taxas geralmente inferiores a 8% em peso de ligante seco com relação ao peso dos referidos flocos ou nódulos (como introduzidos no dispositivo de sopro), este ligante sendo, neste caso, não susceptível de ligar os mesmos entre si durante o sopro ou no aparelho obtido, porque já está notadamente polimerizado ou reticulado ou curado ou endurecido ou já tendo reagido. Outros materiais ou substâncias podem, conforme o caso, ser adicionado(s) quando do sopro a partir do momento notadamente onde não se trata mais de ligantes ou água, em particular outros isolantes sólidos, ou aditivos em baixas proporções, como indicado abaixo.
[0017] O fluxo de material (formado de componentes sólidos e eventualmente componentes líquidos) soprado no espaço interno a isolar pode compreender assim, além dos flocos e/ou nódulos de lã(s) e/ou fibras: - menos de 2%, preferivelmente menos de 1%, em peso (em relação ao peso do material soprado pela corrente gasosa de sopro) de umidade de água, proveniente essencialmente do ar ambiente, - eventualmente menos de 8% de ligante desprovido de poder de ligação (ou inapto a ligar) dos flocos e/ou nódulos entre si, proveniente essencialmente do processo de fabricação dos flocos e/ou nódulos e que se encontrando já sobre e/ou nos flocos introduzidos no dispositivo de sopro, este ligante já estando polimerizado ou reticulado ou curado ou endurecida ou já tendo reagido, - eventualmente um ou outros componentes na medida em que não se trata de ligante(s) ainda apto(s) a ligar os flocos/nódulos entre si e na medida em que não se trata de componente(s) contendo água (este(s) componente(s) sendo, portanto, desprovido(s) de água), em particular: - um ou mais materiais isolantes adicionais, em particular sob a forma de partículas, notadamente aerogéis, - um ou mais aditivos, em baixa proporção, notadamente em menos de 1% em peso (em relação ao peso do material soprado pela corrente gasosa de sopro), e preferivelmente menos de 0,5% em peso, por exemplo, um ou mais aditivos de tipo óleo mineral, antiestático, silicone, etc.
[0018] O fluxo (ou o material) soprado (ou projetado) é, assim, com vantagem, essencialmente (preferivelmente em pelo menos 98% em peso do material projetado formando a camada isolante, e até 100% em peso) formado de material seco (igualmente de modo principal, ou essencial, sólido ou formado, ou constituído, por partículas sólidas), formado notadamente dos flocos e/ou nódulos acima citados, veiculados pela corrente gasosa, e indo preencher o espaço a isolar para formar uma barreira isolante (sob a forma de, pelo menos, uma camada isolante) termicamente. Um ou mais componentes líquidos, notadamente um ou mais aditivos, podem estar presentes, conforme o caso, por exemplo um ou mais óleos minerais, a taxa destes componentes ou aditivos líquidos sendo preferivelmente inferior a 1% em peso, notadamente inferior a 0,5% em peso, em relação ao peso de material projetado, esta taxa sendo preferivelmente nula, a corrente gasosa só projetando, preferivelmente, partículas sólidas, com vantagem formadas, no essencial, (a pelo menos 95% em peso) ou mesmo unicamente, de materiais isolantes, os referidos materiais isolantes compreendendo, pelo menos, os flocos ou nódulos de lã(s) e/ou fibras acima citados.
[0019] Embora não seja excluído, na presente invenção, que os flocos ou nódulos utilizados já incorporem um ligante (já reagido), orgânico ou inorgânico, proveniente, em particular, de seu processo de fabricação, a taxa do mesmo não excede com vantagem 8% em peso, como indicado previamente, este ligante, eventualmente presente, sendo preferivelmente inorgânico ou mineral. Preferivelmente, os flocos ou nódulos utilizados são escolhidos desprovidos de ligante, assim como são desprovidos de água (a água residual eventual proveniente, conforme o caso, da umidade ambiente).
[0020] A presente invenção se refere igualmente a um dispositivo de sopro particularmente adaptado para a implementação do processo de acordo com a invenção, como descrito abaixo.
[0021] A presente invenção se refere igualmente a um aparelho isolado termicamente obtido com vantagem de acordo com o processo da invenção, como descrito abaixo.
[0022] A estrutura dos flocos ou nódulos e o modo de sopro de acordo com a invenção no espaço a isolar, por exemplo, (em) a ou as cavidades entre o recinto ou mufla de um forno e as paredes exteriores adjacentes ou a caixa externa do forno, permitem a obtenção de uma camada isolante de dimensões adaptadas aos relevos deste espaço, sem que a colocação do isolante apresente dificuldades de acesso às partes a isolar, e permitem, se necessário, obter camadas de densidades maiores que as obtidas com os processos preexistentes (em particular maiores que as obtidas por via úmida, o processo e o dispositivo de acordo com a invenção tornam possível, notadamente, trabalhar em mais alta pressão), os flocos ou nódulos se distribuindo em todos os rebaixos da cavidade a isolar sem riscos de coalescência, a presente invenção permitindo, assim, eliminar os problemas de pontes térmicas e melhorar os desempenhos de isolamento obtidos Este bom isolamento melhora o rendimento energético dos aparelhos de tipo fornos e diminui seu consumo, protegendo ao mesmo tempo os elementos próximos da fonte de calor presentes nos referidos fornos, bem como o ambiente destes aparelhos, das temperaturas altas utilizadas.
[0023] A presente invenção também não necessita de uma etapa de secagem ou de tratamento do isolante uma vez depositado e, assim, também não apresenta, apesar da ausência de ligante ou de água, problemas ligados à nuvem de poeiras (o isolante estando confinado em um espaço fechado): o processo é, portanto, rápido e não necessita da interrupção da cadeia de fabricação, do mesmo modo apresenta poucos riscos ligados à manipulação de fibras, em particular minerais.
[0024] Além disso, a ausência de ligante ou de água, de modo surpreendente, não afeta as propriedades do isolante obtido, não sendo também necessário ligar os flocos ou nódulos por outro tratamento, do mesmo modo não é necessário, igualmente, na presente invenção, adicionar agentes anti-poeira, eliminando assim qualquer risco de emissão de odores ou poluentes do ar gerados estes por esses tipos de agentes ou ligantes quando dos primeiros ciclos de funcionamento de aparelhos de tipo forno. Ainda, observa-se que não se produz compactação dos flocos nas cavidades contrariamente ao sopro em via úmida onde podem se produzir tais compactações.
[0025] De modo vantajoso, é igualmente possível, conforme o caso, acoplar os flocos e/ou nódulos acima citados com outros isolantes sólidos a fim de melhorar os desempenhos de isolamento térmico ou outros desempenhos (melhora das propriedades anti-fogo, por exemplo), como precisado abaixo.
[0026] Os flocos ou nódulos de lã(s) ou fibras utilizados de acordo com a invenção são fibras em pacotes ou amálgamas (tridimensionais), ou agregados ou tufos ou mechas ou bolinhas de penugem, de fibras, nos quais as fibras são geralmente emaranhadas, e não fibras individualizadas, os flocos (apresentando, geralmente, um aspecto penugento ou felpudo) sendo os produtos de isolamento comumente utilizados para o isolamento dos espaços no telhado de sótãos de casas novas ou para reformar. Na presente invenção, eles permitem preencher os interstícios e rebaixos dos espaços a isolar e resistir à circulação de ar nesses espaços, diminuindo assim a condutividade térmica do conjunto,
[0027] Os flocos ou nódulos utilizados de acordo com a presente invenção são, em particular, de lã(s) mineral(ais) (soprada(s)/do tipo a soprar) e/ou fibras minerais: são utilizados, por exemplo, flocos de lã de vidro (ou lã de vidro em flocos) comercializados pelas empresas Saint-Gobain Isover sob a marca Comblissimo® ou pela empresa Certainteed sob a marca Optima®, ou flocos de lã de rocha (ou lã de rocha em flocos) comercializados pela empresa Saint-Gobain Eurocoustic sob a referência “Coalwool HP®.
[0028] Estes flocos ou nódulos podem ser produzidos a partir de fibras minerais formadas de acordo com processos conhecidos, as fibras podendo ser, então, colocadas em nódulos ou pacotes (diretamente após estiramento ou depois), por exemplo, como explicado no documento FR-A-2 661.687.
[0029] Eles podem ser igualmente obtidos por trituração a partir de qualquer material à base de lã(s) mineral(ais), preferivelmente desprovida(s) de ligante orgânico, por exemplo, a partir de feltros ou esteiras de lã mineral (em particular com baixa taxa de componentes podendo degradar-se em alta temperatura), como os descritos notadamente nos documentos EP-A-0 403 347, EP-A-0 819 788, DE-A-39 18 485.
[0030] Além dos flocos ou nódulos à base de lã(s) e/ou fibras de vidro ou de rocha, é possível igualmente utilizar, como flocos ou nódulos de acordo com a presente invenção, flocos ou nódulos de lã(s) e/ou fibra(s) de tipo cerâmicas ou de carbono notadamente. É possível utilizar flocos ou nódulos de mesma natureza ou, conforme o caso, misturas de dois ou vários destes tipos diferentes de flocos ou nódulos.
[0031] Preferivelmente, a trituração para obter os flocos ou nódulos, ou a escolha dos flocos/nódulos, é efetuada de modo que estes flocos/nódulos tenham um tamanho inferior a 50 mm, preferivelmente inferior a 30 mm, qualquer que seja o formato destes flocos/nódulos, em particular compreendido, em pelo menos 50% (em peso), e, preferivelmente, pelo menos 75%, dos flocos, entre 5 e 25 mm para permitir um sopro e um enchimento particularmente eficazes.
[0032] Chama-se tamanho de um floco ou nódulo o seu diâmetro equivalente, isto é, o diâmetro da esfera que comportaria, de modo idêntico, quando da análise granulométrica dos flocos/nódulos, a distribuição granulométrica (conjunto dos tamanhos de partículas) sendo medida em particular por peneiramento, por exemplo, com a ajuda de um dispositivo de peneiramento automático comercializado .sob a referência RX--24 pela empresa Retsch Sieve Shaker, sobrepondo 4 peneiras (a apresentando o menor tamanho de furo sendo colocada primeiramente sobre o suporte vibratório até a apresentando o maior tamanho de furos sendo colocada por último, os tamanhos de furos (quadrados) sendo sucessivamente (partindo de baixo) de 6 mm de lado, 10 mm de lado, 19 mm de lado e 26 mm de lado), a potência sendo regulada a 65% e o tempo de peneiramento sendo de 5 min para 10 a 12 g de produto, a massa de flocos/nódulos presente em cada peneira sendo, então, pesada. Em particular de 30 a 75% em peso dos flocos/nódulos utilizados na presente invenção apresentam um tamanho compreendido entre 10 e 25 mm, e entre 5 e 30% destes flocos/nódulos apresentam um tamanho inferior a 6 mm.
[0033] Os flocos ou nódulos são preferivelmente à base de lã(s) e/ou fibras fina(s) para bons desempenhos de isolamento. De modo particularmente vantajoso, de acordo com a invenção, são utilizados flocos e/ou nódulos de (ou em) lã(s) (ou fibras) de vidro ou de carbono ou cerâmica(s), com um ‘micronaire’ preferivelmente inferior a 25 l/min, notadamente compreendido entre 3 e 18 l/min, ou flocos e/ou nódulos de lã(s) (ou fibras) de rocha, com um ‘fasonaire’ preferivelmente superior a 150 mm coluna de água e inferior a 350 mm coluna de água (milímetros de coluna de água), notadamente compreendido entre 200 e 350 mm coluna de água.
[0034] A finura das fibras de vidro é determinada com frequência pelo valor de seu ‘micronaire’ (F) sob 5 g. A medição do ‘micronaire’ chamada também “índice de finura” contabiliza a superfície específica graças à medição da perda de carga aerodinâmica quando uma quantidade dada de fibras é submetida a uma pressão dada de um gás - em geral do ar ou nitrogênio. Esta medição é comum nas unidades de produção de fibras minerais, ela é realizada de acordo com a norma DIN 53941 ou ASTM D 1448 e utiliza um aparelho dito “aparelho ‘micronaire’”.
[0035] Todavia, tal aparelho apresenta um limite de medição quando as fibras utilizadas são finas. Para fibras muito finas, é possível e preferível medir a finura (ou o “‘micronaire’”) em l/min graças a uma técnica conhecida e descrita no pedido de patente WO2003/098209. Este pedido de patente refere-se a um dispositivo de determinação do índice de finura de fibras comportando um dispositivo de medição do índice de finura, o referido dispositivo de medição sendo previsto com, pelo menos, um primeiro orifício ligado a uma célula de medição adaptada para receber uma amostra constituída de uma pluralidade de fibras (no caso presente, uma amostra dos flocos ou nódulos), e com um segundo orifício ligado a um dispositivo de medição de uma pressão diferencial situada de um lado e outro da referida amostra, o referido dispositivo de medição da pressão diferencial sendo destinado a ser ligado a um dispositivo de produção de escoamento de fluido, o dispositivo de medição comportando, ainda, pelo menos, um medidor de fluxo volumétrico do fluido atravessando a referida célula. Este dispositivo dá correspondências entre valores “‘micronaire’” e litros por minuto (l/min).
[0036] O ‘fasonaire’ é, por seu lado, determinado do seguinte modo: pesa-se um corpo de prova (5g) constituído por um tufo de lã mineral (no caso presente, uma amostra dos flocos ou nódulos) isento de óleo e de ligante, mas podendo comportar componentes não fibrosos (slug). Este corpo de prova é comprimido em um volume dado e é atravessado por uma corrente de gás (ar seco ou nitrogênio) mantida em taxa de fluxo constante. A medição de ‘fasonaire’ é então a perda de carga através do corpo de prova, avaliada por uma coluna de água graduada em unidade convencional. Classicamente, um resultado de ‘fasonaire’ é a média das perdas de carga observadas para dez corpos de prova, a medição sendo expressa em milímetros de coluna de água (mm coluna de água).
[0037] Além dos flocos e/ou nódulos, o fluxo ou o material soprado pode compreender igualmente outros compostos, em particular sólidos, notadamente de outros tipos de isolantes, a fim de melhorar ainda os desempenhos de isolamento ou outros desempenhos (melhora das propriedades anti-fogo, por exemplo). Em particular e com vantagem, o material soprado pode igualmente compreender aerogéis, preferivelmente sob forma particulada, ou pequenas partes ou partículas ou esferas. Estes compostos, conforme o caso de menor tamanho que os flocos e nódulos utilizados de acordo com a invenção, podem igualmente contribuir para melhorar o isolamento obtido ao irem, conforme o caso, preencher os interstícios deixados pelos flocos ou nódulos. Os aerogéis são isolantes geralmente mais eficientes, mas mais dispendiosos, podendo apresentar-se notadamente sob a forma de grânulos translúcidos ou pó fino. O sopro dos flocos/nódulos torna possível esta adição aerogéis, o sopro dos aerogéis sozinhos colocando problemas, notadamente em termos de segurança e poeiras. Os aerogéis soprados conforme o caso com os flocos ou nódulos, de acordo com a invenção, são com vantagem aerogéis inorgânicos, em particular à base de óxidos, como os aerogéis à base de sílica, de alumínio e/ou de titânio, e preferivelmente são um ou aerogéis de sílica sob a forma de partículas ou granulados ou esferas ou pó. Com vantagem, o tamanho das partículas de aerogéis que podem ser utilizados de acordo com a invenção está compreendido entre 1 e 5 mm, e a sua taxa no núcleo do material projetado não excede preferivelmente 60% em peso (os aerogéis sendo geralmente mais pesados do que os flocos).
[0038] O material soprado, ou os flocos ou nódulos de lã(s) ou fibras utilizados de acordo com a invenção podem compreender igualmente, conforme o caso, um ou mais aditivos adicionados previamente ou durante o processo de sopro, estes aditivos podendo apresentar-se, conforme o caso, igualmente sob a forma de partículas ou grânulos ou esferas, como aditivos antiestáticos, óleos, etc. em taxas com vantagem inferiores a 1% em peso (para o conjunto dos aditivos).
[0039] Conforme o caso, os flocos/nódulos podem desempenhar o papel de carreadores destes aditivos ou outros compostos e, assim, distribuir os mesmos de modo homogêneo no espaço a isolar.
[0040] Os flocos ou nódulos de lã(s) ou fibras utilizados de acordo com a invenção, assim como o fluxo de material projetado, compreendem preferivelmente uma taxa de compostos orgânicos (provenientes, por exemplo, de ligante(s) ou aditivos adicionados quando da fabricação das fibras ou das esteiras de fibras transformados então em flocos ou nódulos) inferior a 8%, em particular inferior a 1% em peso (do material soprado) e, com vantagem, desprovidos de compostos orgânicos.
[0041] Além disso, e como indicado previamente, ainda que a presença de tais agentes não é excluída, não é necessário adicionar a estes flocos/nódulos ou no fluxo soprado, agentes anti-poeira, a poeira gerada permanecendo, conforme o caso, notadamente confinada, na presente invenção, no espaço interior isolado. A taxa de agentes anti-poeira (como os óleos minerais ou os agentes antiestáticos) no material soprado é assim preferivelmente inferior a 1% em peso com relação ao peso de material soprado e, com vantagem, o material soprado é desprovido de agente(s) anti- poeira, permitindo limitar ainda os riscos de emissão de odores e poluentes (COV), como indicado previamente
[0042] Os flocos ou nódulos de lã(s) ou fibras e os outros componentes eventuais do material soprado são conduzidos e introduzidos em cada um dos espaços a isolar por intermédio de um ou de dispositivos de sopro compreendendo, pelo menos, um difusor (ou injetor ou bocal) e pelo menos um conduto/canal de envio, conectado(s) a uma máquina de sopro. Por esta introdução, os riscos de nuvem de poeira são reduzidos, ou mesmo suprimidos, tornando assim o local de trabalho mais agradável para o operador e de manutenção menos dispendiosa. A introdução em um espaço interior delimitado por um ou várias paredes permite definir a forma da camada isolante no próprio momento em que ela é aplicada no espaço interno ou contra a superfície a isolar ao controlar, ao mesmo tempo, a sua espessura, a camada depositada sendo, então, protegida pelas referidas paredes ou no referido espaço interior.
[0043] A superfície interna é uma superfície no interior do aparelho, em particular se abrindo sobre a periferia do referido aparelho, a ou as superfícies adjacentes formando, com a mesma, uma cavidade, a cavidade sendo um espaço oco no referido aparelho, em particular se abrindo (tendo uma abertura) em periferia do aparelho. No caso, por exemplo, de um forno doméstico, os espaços (superfícies ou cavidades) a isolar são, notadamente, cada uma das faces ou espaços formando a cinta (faces laterais, face superior e face inferior) em torno do recinto do forno.
[0044] Conforme o caso, certas retiradas podem ser presentes nas paredes, em particular externas, delimitando o espaço a isolar, notadamente sob forma de abertura(s}, de tamanho inferior ao dos flocos ou nódulos ou outros isolantes presentes, conforme o caso, ou ainda sob forma de abertura(s) equipadas com filtro(s) (tal(s) como uma capa de vidro) de modo a parar os isolantes deixando ao mesmo tempo passar o gás, a fim de permitir uma melhor evacuação do gás de sopro. O gás de sopro utilizado é preferivelmente ar.
[0045] O processo de acordo com a invenção permite obter camadas isolantes já apresentando a sua forma definitiva, sem necessitar de uma etapa posterior de conformação e permite igualmente utilizar as taxas de fluxo do sopro bem superiores às utilizadas/atingidas notadamente quando de projeção de flocos/nódulos com ligante/água. É utilizada, em particular, taxas de fluxo de sopro da ordem de 40 à 90 g/s. permitindo notadamente obter uma densidade (ou massa volumétrica) para a camada isolante obtida indo até 120 kg/m3 (a taxa de fluxo em caso de sopro úmido com água / ligando sendo principalmente da ordem de 20 g/s), a densidade obtida podendo estar compreendida entre 40 e 120 kg/m3, notadamente entre 50 e 120 kg/m3, preferivelmente entre 60 e 120 kg/m2, em particular entre 80 e 120 kg/m3 ou mesmo entre 85 e 120 kg/m3. A pressão do gás de sopro pode, ela mesma, atingir 45000 Pa, em particular estar compreendida entre 12000 Pa e 45000 Pa, preferivelmente entre 15000 e 25000 Pa, em função do volume a encher e da densidade desejada.
[0046] Preferivelmente no processo de acordo com a invenção, a corrente gasosa de sopro é dirigida sensivelmente paralelamente ao plano mediano do espaço a isolar - por exemplo, no caso de cada cavidade de forno formando a cinta do recinto de aquecer a isolar, a corrente gasosa é dirigida sensivelmente paralelamente à face interna delimitando a cavidade considerada - com um ângulo entre a corrente de sopro (ou fluxo soprado) e o plano (ou a superfície) considerado compreendida entre +5o e -5°, a fim de obter um enchimento homogêneo e, conforme o caso, suficientemente denso, e a fim de evitar, igualmente, o retorno de flocos/nódulos em direção ao bocal de sopro, podendo eventualmente tampar este último.
[0047] Preferivelmente, também, no caso em que o aparelho a isolar apresenta vários espaços (cavidades ou faces internas) a isolar, o sopro é feito com vantagem simultaneamente em vários dos referidos espaços, o fluxo de flocos/nódulos sendo, em particular, dividido em tantas correntes (ou fluxos subsidiários) que os espaços a isolar antes de ser soprado nos referidos espaços. Com vantagem, também, o material soprado em cada espaço é soprado a partir de um ponto (onde se encontra o orifício de saída referido do dispositivo de sopro) móvel (por exemplo, em translação ao longo do espaço a isolar) de modo que o enchimento da cavidade seja obtido progressivamente de uma extremidade da cavidade à outra, conforme o caso seguindo um movimento comum quando o enchimento de várias cavidades é feito de modo simultâneo. Alternativamente, o material pode ser soprado a partir de pontos fixos (em particular, abertura na extremidade da cavidade referida).
[0048] A presente invenção se refere também a um dispositivo de sopro particularmente adaptado para a implementação do processo de acordo com a invenção e notadamente apropriado para o isolamento de fornos, em particular domésticos.
[0049] O dispositivo de sopro utilizado compreende notadamente, pelo menos, um difusor (ou injetor ou bocal) de seção de saída apto a ser encaixado (ou encaixado) em pelo menos uma parte ou a totalidade de uma abertura (do aparelho a isolar) de um, ou se abrindo sobre um, espaço interno a isolar, de modo que o fluxo saindo do difusor seja essencialmente paralelo (ou tangente) ao plano mediano do referido espaço (ou ainda plano mediano em relação às paredes laterais do referido espaço).
[0050] Por “essencialmente paralelo” é entendido paralelamente ao plano considerado, com uma tolerância do ângulo entre a corrente de sopro (ou fluxo soprado ou fluxo saindo do dispositivo) e o plano considerado compreendido entre +5° e -5°.
[0051] O dispositivo compreende também, pelo menos, um membro (ou sistema ou meio) de distribuição (ou “ramificação”) e/ou pelo menos um misturador (ou membro, ou sistema, ou meio, de mistura) e compreende, preferivelmente, pelo menos cada um destes dois elementos.
[0052] O membro de distribuição é em particular uma ramificação ou conexão permitindo conectar uma parte central levando um fluxo único de flocos/nódulos para os vários condutos equipados cada com um difusor, como definido previamente, para distribuir e, conforme o caso, injetar simultaneamente os flocos/nódulos em vários espaços a isolar.
[0053] O misturador é em particular uma luva de formato apropriado permitindo, se for o caso, homogeneizar a taxa de fluxo dos flocos/nódulos na seção reta do conduto levando os referidos flocos/nódulos da máquina de sopro até o difusor, ou então orientar a taxa de fluxo em direção a um difusor em particular (por exemplo, para isolamento de um espaço onde as perdas térmicas são maiores ou para isolamento de um espaço mais estreito que os outros, esta orientação preferencial permitindo compensar a falta de espessura por uma densidade maior de isolantes e permitindo assim manter um nível de resistência térmica equivalente em todos os espaços isolados, etc.). O misturador permite igualmente homogeneizar os diferentes componentes do fluxo (por exemplo, os flocos e aerogéis). Este misturador, cujo relevo interior é, por exemplo, escolhido para permitir a orientação do fluxo, é em particular um misturador dito “estático” ou “convergente”.
[0054] Conforme o caso, vários misturadores podem estar presentes no dispositivo de acordo com a invenção. Por exemplo, um misturador pode estar previsto em saída de máquina de sopro, e/ou, quando um membro de distribuição (ramificação) está presente, um misturador pode ser previsto na entrada/a montante deste membro, a fim de alcançar um eventual problema de centralização e/ou permitir o envio de uma mesma taxa de fluxo em direção a vários difusores ou dirigir o fluxo preferivelmente em direção a uma parte da ramificação, e/ou um misturador pode estar previsto entre a ramificação e cada difusor, etc.
[0055] Preferivelmente, o dispositivo de acordo com a invenção compreende vários difusores, cada apto a ser encaixado em, pelo menos, uma parte, ou na totalidade, de uma abertura (do aparelho a isolar) de um, ou se abrindo sobre um, espaço a isolar, e compreende pelo menos um membro de distribuição distribuindo os flocos/nódulos em cada um dos difusores utilizados. De modo particularmente preferido, ele compreende tantos difusores quanto espaços internos podendo ser isolados simultaneamente no núcleo do aparelho. Por exemplo, o dispositivo de acordo com a invenção destinado ao isolamento de um forno pode compreender, com vantagem, quatro difusores, em particular similares, aptos a se encaixar, cada, em um dos quatro espaços formando a cinta a isolar, como ilustrado abaixo.
[0056] O ou os difusores podem ser aptos a se encaixar na totalidade de/sobre toda a superfície ou seção de uma abertura do ou dos espaços respectivos a isolar (por exemplo, a abertura, em parte traseira do forno antes de isolamento, de uma ou cada uma das quatro cavidades formando a cinta a isolar em torno do recinto ou mufla do forno), ou em uma parte apenas da referida abertura (preferivelmente uma parte grande, em particular pode ocupar pelo menos 90% da superfície da referida abertura), e podem ser aptos para deslizar ao longo do espaço considerado de modo que, notadamente, o enchimento do ou dos espaços seja feito progressivamente por deslocamento (por exemplo em translação) do ou dos difusores no ou nos referidos espaços (conforme o caso, de modo simultâneo quando se tem vários difusores). No caso precedente de isolamento de um forno, onde quatro difusores são utilizados com vantagem de modo simultâneo, cada difusor pode notadamente apresentar uma seção coincidindo com a abertura, na traseira do forno, entre o recinto interior ou mufla do forno e a parede adjacente sobre a seção do lado ou da face inferior ou superior do forno onde ele deve ser inserido, como ilustrado abaixo (figura 1). Conforme o caso, os difusores podem ser unidos e formar uma estrutura rígida.
[0057] O ou os difusores podem também, conforme o caso, ser fixos e ser colocados em uma abertura, notadamente de pequeno diâmetro, por exemplo, de diâmetro inferior a 50 ou 30 mm, praticada ou prevista para esse efeito em uma parede exterior do forno (notadamente de frente para um espaço a isolar), como ilustrado abaixo (figura 2), este modo de operação sendo interessante em particular quando se trata de refazer o isolamento de um forno já equipado com uma parte traseira.
[0058] O ou os difusores podem ser notadamente planos (ou de seção de passagem ou de saída plana, em particular retangular), notadamente no caso em que eles se encaixam em cada um dos espaços (entre a mufla e as caixas ou paredes externas do forno) formando a cinta em torno de um recinto de aquecer de um forno, ou eles podem apresentar uma seção de passagem redonda ou oval, por exemplo, quando eles são destinados a ser colocados em uma ou várias aberturas de pequenos diâmetros praticadas ou previstas em uma ou várias paredes exteriores do forno.
[0059] Preferivelmente, os difusores utilizados apresentam uma altura (no caso de difusores planos} ou um diâmetro interior (no caso de difusores de seção redonda) de canal (ou seção de passagem dos flocos/nódulos) compreendida entre 12 e 35 mm. No caso de difusores de seção oval, o menor eixo da seção transversal do canal apresenta de modo igualmente preferido um comprimento entre 12 e 35 mm.
[0060] Além do ou dos difusores e, conforme o caso, do(s) elemento(s) de distribuição e/ou o(s) misturador(es), o dispositivo de sopro de acordo com a invenção também pode compreender outros componentes, por exemplo, uma ou várias maçanetas ou outro sistema para manipular os difusores. Ele compreende ainda ou é conectado a uma máquina de sopro, por exemplo, uma máquina de sopro como as comercializadas sob as referências Fibermaster MK7Q0, 750 ou 1000 pela empresa Steward Energy, ou sob as referências ISO 400 ou ISO 300 pela empresa Isol France, ou sob as referências X-Floc Zeliofant M9S ou Em320 ou 325 pela empresa X-Floc, ou sob a referência Volu-matic pela empresa Certainteed MachineWorks.
[0061] A invenção tem igualmente por objeto um aparelho apresentando, pelo menos, um espaço interior, em particular tridimensional, equipado com pelo menos uma camada isolante, e que pode ser obtido por um processo como descrito de acordo com a invenção, em particular, um aparelho tridimensional susceptível de ser levado a altas temperaturas, como um aparelho aquecedor, podendo atingir em particular algumas centenas de graus (por exemplo, 450oC ou mesmo 550oC, para fornos de pirólise e, notadamente, entre 50 e 350oC), como um forno de cozimento, em particular destinado ao uso doméstico, a referida camada isolante sendo formada de flocos e/ou nódulos de lã(s) ou fibras, em particular mineral(ais), a taxa de ligante (eventual) sendo inferior a 8% em peso do material formando a referida camada/ da referida camada e sendo, com vantagem, nula, e a taxa inicial de água sendo inferior a 2% em peso da referida camada e sendo, com vantagem, nula.
[0062] Com vantagem, como indicado previamente, a densidade da camada isolante está compreendida entre 40 e 120 kg/m3 notadamente entre 50 e 120 kg/m3, preferivelmente entre 60 e 120 kg/m3, em particular entre 80 e 120 kg/m3 e até mesmo entre 85 e 120 kg/m3.
[0063] Em uma modalidade, a camada isolante pode igualmente compreender outros tipos de isolantes, como partículas (esfera, granulados...) de aerogéis.
[0064] Outras características e vantagens da invenção aparecerão da descrição detalhada seguida com relação aos desenhos em anexo, em que: - a figura 1 representa uma vista em virtude de um (mufla de) aparelho de cozimento equipado com um dispositivo de sopro para a implementação do processo de acordo com a invenção; - a figura 2 representa uma variante da modalidade da figura 1.
[0065] O aparelho de cozimento (ou forno) 1 representado na figura 1 (respectivamente em figura 2) compreende um recinto (ou mufla) de aquecer 2 delimitado por paredes internas 3 e paredes externas 4 uma em frente da outra. Cada parede interna e cada parede externa em frente uma da outra forma um espaço interno no qual um isolamento térmico é buscado. Os espaços sobre os lados, em cima e embaixo do forno, formam a cinta delimitando o recinto do forno.
[0066] O isolamento da cinta do forno é operado do seguinte modo de acordo com a invenção:
[0067] Introduz-se através de cada uma das aberturas 5 dando acesso aos espaços internos a isolar (quer com abertura existente durante a fabricação, como ilustrado na figura 1, ou praticada sobre um forno já existente, por exemplo, por perfuração, como ilustrado na figura 2) difusores (difusores 6 na figura 1 e difusor 7 na figura 2) de um dispositivo de sopro, ligado(s) a uma máquina de sopro (não representada). Na figura 1, cada difusor é plano para se encaixar na abertura paralelepipédica na extremidade de cada cavidade se abrindo sobre a face traseira do forno, e é equipado com uma maçaneta 8 permitindo sua manipulação. Na figura 2, cada difusor é de seção redonda e de diâmetro interior da ordem de 10 a 50 mm, preferivelmente 10 a 30 mm, e é colocado em uma abertura realizada em uma parede externa, na frente notadamente da cavidade a isolar (o difusor 7 representado na figura 2 estando aqui na frente da cavidade a isolar entre a face superior da mufla e a da caixa) no centro ou em um canto, conforme o caso, uma única abertura e um único difusor por face sendo geralmente suficiente para efetuar o isolamento da referida face de acordo com a invenção.
[0068] A máquina de sopro comporta uma alimentação de flocos de lã mineral, membros, ditos de “desconglomeração”, destinados a separar os flocos que são geralmente comercializados em sacos ou fardos compactados, um ou mais membros de transporte dos flocos (ou condutos) 11 um soprador que dirige, no ou nos condutos, uma corrente de ar sob pressão
[0069] O dispositivo de sopro compreende igualmente uma ramificação (ou membro de distribuição) 10 e um ou mais misturadores estáticos 9.
[0070] Os difusores sendo dispostos de modo sensivelmente paralelo às superfícies internas referidas do forno, o sopro é realizado a partir de uma corrente gasosa portadora de flocos de lã mineral em cada uma das cavidades do forno de modo simultâneo. Na figura 1, os flocos de lã mineral são soprados através de um misturador estático 9, depois passam em uma ramificação com quatro ramos 10 para distribuir o fluxo de material nos quatro difusores planos de modo homogêneo ou conforme o caso de modo direcionado ao alvo ou preferencial em direção a um dos difusores. Uma vez o sopro começado, o enchimento das cavidades de modo simultâneo é feito progressivamente por translação dos difusores em direção à traseira do forno (ou em direção à abertura das cavidades) seguindo o sentido da seta na figura 1 e até que os difusores encaixados nas cavidades saiam da carcaça.
[0071] A taxa de fluxo de sopro utilizada é da ordem de 90 g/s. Para um forno padrão, por exemplo, de referência De Dietrich CZ5702359 comercializado pela empresa Brandt, e do qual cada cavidade em torno do recinto de aquecer mede cerca de 45 cm de lado, o tempo de enchimento para uma densidade de isolantes obtida da ordem de 70 kg/m3 é da ordem de 25 s, e é da ordem de 30 s para uma densidade da ordem de 80 kg/rn3 e de 35 s para uma densidade da ordem de 100 kg/m3. A velocidade de enchimento é particularmente eficiente e as densidades obtidas podem ser particularmente elevadas, contrariamente, notadamente, às densidades obtidas na realização em via úmida ou na utilização de mantas de lã mineral recortadas.
[0072] A distribuição dos flocos é ainda operada de modo homogêneo com a ajuda do misturador utilizado. Assim, sem misturador, para uma densidade média obtida de 70 kg/m3 nas quatro cavidades, o desvio-padrão observado para a densidade no núcleo do conjunto das cavidades é de 18 kg/m3, enquanto que a utilização de um misturador convergente (centralizando aqui o fluxo) permite limitar o desvio-padrão a 5,5 kg/m3 e a utilização de um misturador estático (fixo e cujo formato permite misturar e centralizar ou dirigir o fluxo) permite limitar o desvio-padrão a 4,3 kg/m3.
[0073] O consumo dos fornos foi também medido de acordo com a norma EN 60350 em um forno, de referência De Dietrich CZ5702359 comercializado pela empresa Brandt, equipado com uma cinta interior isolante utilizando, em primeiro lugar, para formar esta cinta, o processo da invenção, então substituindo o isolamento obtido por um isolamento padrão com a ajuda de feltros com pontos agulhados de referência TNF 20/80, comercializados pela empresa Saint-Gobain Isover. As medições de aquecimento no núcleo do elemento a aquecer foram realizadas sobre um tijolo comercializado sob a referência Hipor pela empresa Skamol, o tijolo tendo sido previamente secado, depois imerso em um banho de água colocado pelo menos 8 horas no refrigerador até uma temperatura de tijolo (medida no tijolo por dois termopares) de 5°C, o tijolo saturado com água e escorrido durante cerca de 1 min sendo, então, colocado no centro do forno.
[0074] A medição do consumo energético do forno foi feita em modo « calor tradicional » de acordo com a norma EN 60350, onde as temperaturas de aquecimento (em relação à temperatura ambiente) são de 140°K, 180°K e 220°K. O consumo do forno corresponde à média aritmética das potências consumidas para cada uma das três temperaturas de ponto de ajuste acima citadas.
[0075] No caso do forno apresentando uma cinta isolante formada do produto padrão, o consumo do forno foi de 850 Wh. No caso do forno apresentando uma cinta isolante formada de flocos de lã de vidro de referência Optima, o consumo do forno foi de 785 Wh.
[0076] Os resultados obtidos mostram que a utilização do processo de acordo com a invenção para o isolamento de fornos domésticos ou para outras utilizações em alta temperatura permite obter desempenhos energéticos equivalentes, e mesmo superiores, aos desempenhos comumente obtidos, sem apresentar os inconvenientes dos processos comuns.
[0077] O processo de acordo com a invenção pode ser notadamente utilizado com vantagem para realizar uma nova gama de fornos apresentando bons desempenhos de isolamento, ou outros aparelhos, notadamente susceptíveis de serem submetidos a altas temperaturas, etc.

Claims (12)

1. Processo de isolamento de um forno, o referido forno apresentando um ou mais espaços internos, em particular tridimensionais, a isolar, caracterizado por soprar, no ou nos referidos espaços a isolar, flocos e/ou nódulos de lã(s) e/ou fibras, mineral(ais), sem adicionar ligante ou água, os ditos flocos e/ou nódulos tendo um tamanho inferior a 50 mm.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os flocos e/ou nódulos terem um tamanho inferior a 30 mm, em particular compreendido, em pelo menos 50% em peso dos flocos, entre 5 e 25 mm.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por os flocos e/ou nódulos serem de lã(s) ou fibras de vidro ou carbono ou cerâmica(s), com um micronaire inferior a 25 l/min, notadamente compreendido entre 3 e 18 l/min, e/ou serem lã(s) ou fibras de rocha, com um fasonaire superior a 150 mm coluna de água, notadamente compreendido entre 200 e 350 mm coluna de água.
4. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o fluxo de material soprado compreender, além dos flocos e/ou nódulos de lã(s) e/ou fibras: - menos de 2%, preferivelmente menos de 1% em peso de umidade, - eventualmente menos de 8% de ligante já polimerizado ou reticulado ou curado ou endurecido ou já tendo reagido, - eventualmente um ou outros componentes inaptos para ligar os flocos/nódulos entre si e desprovidos de água, em particular: - um ou mais materiais isolantes adicionais, em particular sob forma de partículas, notadamente aerogéis, - um ou mais aditivos, notadamente em menos de 1% em peso, por exemplo, um ou mais aditivos de tipo óleo mineral, antiestático, silicone, etc.
5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por os flocos e/ou nódulos compreenderem uma taxa de compostos orgânicos inferior a 8% em peso, preferivelmente inferior a 1% em peso e, com vantagem, são desprovidos de compostos orgânicos, em que eles apresentam menos de 8% em peso de ligante e, preferivelmente, são desprovidos de ligante, e em que a taxa de agentes anti-poeira no material soprado é inferior a 1% em peso, o material soprado sendo preferivelmente desprovido de agente(s) anti-poeira.
6. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o material soprado compreender igualmente aerogéis, em particular sob forma particulada.
7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por a pressão de gás de sopro estar compreendida entre 12000 Pa e 45000 Pa, preferivelmente entre 15000 e 45000 Pa; e/ou em que a taxa de fluxo de sopro é da ordem de 40 a 90 g/s.
8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por a corrente gasosa de sopro ser dirigida substancialmente paralelamente ao plano mediano do espaço a isolar, com um ângulo de incidência da corrente de sopro com o referido plano compreendido entre +5° e -5°.
9. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por o sopro ser feito simultaneamente em uma pluralidade de espaços a isolar.
10. Forno, suscetível de ser obtido pelo processo definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 9, e apresentando pelo menos um espaço interior, em particular tridimensional, equipado com pelo menos uma camada isolante, caracterizado pelo fato de que a referida camada é formada de flocos e/ou nódulos de lã(s) ou fibras mineral(ais), os ditos flocos e/ou nódulos de lã(s) tendo um tamanho inferior a 50 mm, a taxa de ligante sendo inferior a 8% em peso, e sendo vantajosamente nula, e a taxa inicial de água sendo inferior a 2% em peso da referida camada, e sendo vantajosamente nula.
11. Forno de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por a densidade da referida camada isolante estar compreendida entre 40 e 120 kg/m3, notadamente entre 50 e 120 kg/m3, preferivelmente entre 60 e 120kg/m3, em particular entre 80 e 120 kg/cm3, ou mesmo entre 85 e 120 kg/m3.
12. Forno de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizado por a camada isolante compreender igualmente aerogéis.
BR112019000947-7A 2016-08-01 2017-07-18 Processo de isolamento de um forno e forno obtido BR112019000947B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1657467A FR3054636B1 (fr) 2016-08-01 2016-08-01 Procede d'isolation et appareil obtenu
FR1657467 2016-08-01
PCT/FR2017/051956 WO2018024962A1 (fr) 2016-08-01 2017-07-18 Procede d'isolation et appareil obtenu

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019000947A2 BR112019000947A2 (pt) 2019-04-30
BR112019000947B1 true BR112019000947B1 (pt) 2022-07-12

Family

ID=57286605

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112019000947-7A BR112019000947B1 (pt) 2016-08-01 2017-07-18 Processo de isolamento de um forno e forno obtido

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20190186675A1 (pt)
EP (1) EP3491284B1 (pt)
BR (1) BR112019000947B1 (pt)
CA (1) CA3031873A1 (pt)
ES (1) ES2882174T3 (pt)
FR (1) FR3054636B1 (pt)
MX (1) MX2019001336A (pt)
PL (1) PL3491284T3 (pt)
WO (1) WO2018024962A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3000971B1 (fr) * 2013-01-11 2016-05-27 Saint Gobain Isover Produit d'isolation thermique a base de laine minerale et procede de fabrication du produit
GB202013888D0 (en) * 2020-09-03 2020-10-21 Knauf Insulation Doo Skofja Loka Mineral wool insulation
CN112500606B (zh) * 2020-12-02 2022-02-15 中国工程物理研究院激光聚变研究中心 一种采用双扩散对流制备梯度密度气凝胶的方法

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2235542A (en) * 1937-08-24 1941-03-18 Wenzel Amanda Building insulation
US2390438A (en) * 1942-03-02 1945-12-04 Roper Corp Geo D Range construction
US4542040A (en) * 1982-12-13 1985-09-17 Nowak David M Method and means for spraying aggregates for fireproof insulation onto a substratum
FR2620521A1 (fr) * 1987-09-15 1989-03-17 Licentia Gmbh Moufle de four a cuire et a rotir
DE3918485A1 (de) 1989-06-06 1990-12-13 Gruenzweig & Hartmann Verfahren zur herstellung eines mineralwollefilzes sowie nach diesem verfahren hergestellter filz
FR2648466B1 (fr) 1989-06-15 1992-12-11 Saint Gobain Isover Produit composite a base de fibres minerales, utile pour la fabrication de pieces moulees
FR2661687B1 (fr) 1990-05-04 1992-07-17 Saint Gobain Isover Melange a base de bitume pour le revetement des surfaces.
SE468722B (sv) 1991-07-02 1993-03-08 Electrolux Ab Anordning foer anbringande av en isolering innefattande fibrer paa en yta, innefattande ett organ foer alstrande av en luftstroem som bringar fiberstroemmen i rotation
DE19628477C1 (de) 1996-07-15 1998-01-22 Gruenzweig & Hartmann Nadelhilfsmittel und dessen Verwendung zur Herstellung von Nadelfilzen und damit hergestellter Nadelfilz
FR2801243B1 (fr) * 1999-11-18 2006-06-02 Saint Gobain Isover Procede pour appliquer une couche isolante sur une surface d'un objet et produit isole correspondant
FR2840071B1 (fr) 2002-05-22 2004-07-23 Saint Gobain Isover Dispositif de determination de la finesse de fibres minerales
US7168216B2 (en) * 2003-06-06 2007-01-30 Hans T. Hagen, Jr. Insulated stud panel and method of making such
US20080003431A1 (en) * 2006-06-20 2008-01-03 Thomas John Fellinger Coated fibrous nodules and insulation product
US7882947B2 (en) * 2006-10-16 2011-02-08 Owens Corning Intellectual Capital, Llc Partially cut loosefill package
US9295611B2 (en) * 2011-07-22 2016-03-29 Watkins Manufacturing Corporation Portable spa insulation method and apparatus
FR2996904B1 (fr) * 2012-10-16 2014-11-21 Saint Gobain Isover Produit isolant
KR101288815B1 (ko) * 2012-10-26 2013-07-23 한국건설기술연구원 사춤재, 창호 및 사춤방법

Also Published As

Publication number Publication date
PL3491284T3 (pl) 2021-11-29
ES2882174T3 (es) 2021-12-01
WO2018024962A1 (fr) 2018-02-08
EP3491284B1 (fr) 2021-07-14
CA3031873A1 (fr) 2018-02-08
BR112019000947A2 (pt) 2019-04-30
MX2019001336A (es) 2019-04-25
FR3054636A1 (fr) 2018-02-02
FR3054636B1 (fr) 2019-01-25
US20190186675A1 (en) 2019-06-20
EP3491284A1 (fr) 2019-06-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112019000947B1 (pt) Processo de isolamento de um forno e forno obtido
US10012348B2 (en) Alternative core material based vacuum insulated panels
ES2475202T3 (es) Horno para la fabricación de un producto de lana mineral
EP3753911A1 (en) Fireproof construction and method for using same
US20080003431A1 (en) Coated fibrous nodules and insulation product
CN105874121B (zh) 用于扬基辊的空气罩和包括扬基辊和所述空气罩的系统
CA2990056A1 (en) Optical fiber cable and method of forming an optical fiber cable
CN208042724U (zh) 一种采用石粉制作环保砖的隧道干燥窑
US20150143774A1 (en) Use of conductive fibers to dissipate static electrical charges in unbonded loosefill insulation material
KR20200142069A (ko) 실리콘 코팅된 미네랄 울 단열재 및 이의 제조 및 사용 방법
JP4230725B2 (ja) 断熱耐火材組成物とこれを用いた断熱耐火材
US20060283135A1 (en) Method of making a nodular inorganic fibrous insulation
CN106116436B (zh) 磷酸铬铝结合空心玻璃微珠制备轻质高强保温材料的方法
BR102017027453A2 (pt) fornos e produtos de isolamento para fornos
SI22060A (sl) Toplotnoizolacijsko polnilo za vakuumsko-izolacijski panel
Vėjelis et al. Performance of loose-fill cellulose insulation
CN220103570U (zh) 一种建筑检测用恒温干燥箱
JP6924471B2 (ja) 木材乾燥装置
CN206349736U (zh) 电缆线孔封堵结构体
CN207763443U (zh) 一种海绵磨块的烘干系统
Nagy Hygrothermal modelling of masonry blocks filled with thermal insulation
EP2693128B1 (en) Heating and drying system for a building
CN219531399U (zh) 一种原料制备用的玻璃仪器烘干装置
JP7061341B1 (ja) 冷却装置
CN111023723A (zh) 一种物料烘干装置及物料烘干设备

Legal Events

Date Code Title Description
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/07/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS