BR112018072106B1 - Veículo motorizado com cabine de elevação para transporte de pessoas ou mercadorias - Google Patents

Veículo motorizado com cabine de elevação para transporte de pessoas ou mercadorias Download PDF

Info

Publication number
BR112018072106B1
BR112018072106B1 BR112018072106-9A BR112018072106A BR112018072106B1 BR 112018072106 B1 BR112018072106 B1 BR 112018072106B1 BR 112018072106 A BR112018072106 A BR 112018072106A BR 112018072106 B1 BR112018072106 B1 BR 112018072106B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cabin
goods
vehicle
lifting
transporting people
Prior art date
Application number
BR112018072106-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018072106A2 (pt
Inventor
Riccardo BOVE
Klaus PIRPAMER
Original Assignee
Baumann S.R.L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Baumann S.R.L filed Critical Baumann S.R.L
Priority claimed from PCT/IB2017/052429 external-priority patent/WO2017187374A1/en
Publication of BR112018072106A2 publication Critical patent/BR112018072106A2/pt
Publication of BR112018072106B1 publication Critical patent/BR112018072106B1/pt

Links

Abstract

VEÍCULO MOTORIZADO COM CABINE DE ELEVAÇÃO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS OU MERCADORIAS, compreende um veículo motorizado (V) para o transporte de pessoas ou mercadorias em geral, em que meios de estrutura (T) para suportar uma cabine de alojamento (C) para as referidas pessoas ou mercadorias e adequada para ser elevada via meios de elevação (S, M) da referida cabine (C) para movimentar a referida cabine (C) entre uma posição de embarque/desembarque (PT) das referidas pessoas no nível do solo e uma posição de embarque/desembarque (PEA) das referidas pessoas a um nível elevado; caracterizado por os meios de elevação (S, M) compreenderem meios de coluna (M) definidos por meios de movimentos cilíndricos (7) inseridos um no outro e apropriados para deslizar através de meios de acionamento dinâmicos (8, 9) dispostos acoplados aos referidos meios de movimento (7); os referidos meios de coluna (M) suportando meios de roda (12) para mover o referido veículo e meios de suspensão (13) conectados aos referidos meios de roda (12).

Description

CAMPO DE APLICAÇÃO
[0001] O presente pedido de patente de invenção refere-se a um veículo motorizado com cabine de elevação para o transporte de pessoas, bagagem, mercadorias ou cargas em geral.
PREÂMBULO
[0002] O presente pedido de patente de invenção é vantajosamente utilizado em aeroportos ou infraestruturas similares, cuja descrição fará referência explícita sem, por esse motivo, perder a generalidade, durante o transporte coletivo de pessoas, em particular, pessoas comuns, pessoas com mobilidade reduzida ou impedida ou com alguma deficiência (“PRM” | person with reduced mobility | pessoa com mobilidade reduzida), pessoas com acesso prioritário ou equipe de segurança técnica ou para transportar bagagem ou cargas em geral.
ESTADO DA TÉCNICA
[0003] De forma geral, no campo de veículos de transporte de passageiros em aeroportos, é amplamente conhecido o uso de veículos motorizados, geralmente chamados de ambulift, que são equipados com cabines onde as pessoas são acomodadas, as cabines sendo sustentadas por sistemas adequados para elevar as referidas cabines a partir de uma posição de embarque de pessoas no nível do solo até uma posição de desembarque de pessoas dentro da aeronave, e vice- versa. Atualmente, um primeiro tipo conhecido inclui um veículo comercial adequadamente provido para a exigência específica com a adoção de um pantógrafo ou similar projetado para a elevação de uma cabine para transporte de passageiros: geralmente, é um veículo equipado com estabilizadores a serem ativados durante a etapa de desembarque dos passageiros na aeronave. A etapa de embarque/desembarque realizada por tal veículo durante o transporte de uma pessoa com deficiência sentada em sua própria cadeira de rodas pode ser resumida nas seguintes etapas: a) Aproximação do veículo do portão do aeroporto. b) Disposição da plataforma de acesso no solo. c) Embarque de uma ou duas cadeiras de rodas com a pessoa com deficiência. d) Elevação da plataforma. e) Transporte da pessoa com deficiência dentro da cabine com a ajuda da equipe. f) Acomodação e retenção da pessoa com deficiência por meio de cintos de segurança apropriados dentro da cabine. g) Abaixamento subsequente da plataforma para embarque de outra pessoa com deficiência e repetição das etapas acima mencionadas. h) Uma vez completada a etapa de embarque, a cabine segue em direção à aeronave. i) Parada no destino e estabilização do veículo. j) Elevação de toda a cabine através de mecanismos servo- hidráulicos até atingir o nível de acesso da aeronave. k) Desembarque de todo a equipe. l) Descida da cabine, retorno dos pés estabilizadores e posterior partida da aeronave.
[0004] Consequentemente, um veículo conhecido assim estruturado permite apenas o embarque de uma ou duas pessoas com deficiência em uma cadeira de rodas por vez, uma vez que é impossível embarcar cadeiras de rodas adicionais até que a referida plataforma esteja reposicionada no solo. Além disso, os estabilizadores devem ser ativados antes do levantamento completo da cabine: se a posição do veículo estiver incorreta, o operador deve abaixar a cabine novamente, retrair os estabilizadores, substituir o veículo e finalmente levantar a cabine outra vez. Por conseguinte, é evidente que a utilização desse veículo conhecido implica desvantagens consideráveis, especialmente em termos de tempo excessivo de embarque/desembarque.
[0005] Outro tipo conhecido inclui um veículo tipo empilhadeira com carregadeira lateral que é um veículo no qual a cabine de passageiros fica disposta apoiada entre dois elementos de garfo adequados para permitir o levantamento da referida cabine, e há uma unidade vertical ou de elevação de diferentes modos (duplex livre, triplex ou elevador grande), de acordo com os requisitos específicos. Mesmo que este tipo de veículo resolva alguns dos problemas da solução de pantógrafo mencionada acima, ou seja, a possibilidade de transportar a cabine até o solo, evitando a repetição das etapas b), c) e d) e, assim, reduzindo grandemente o tempo de embarque/desembarque, ele apresenta desvantagens consideráveis, como a rigidez do veículo como um todo e, portanto, seu pouco conforto e velocidade de movimento muito lenta devido a sua assimetria inerente na distribuição de peso na direção transversal em relação às direções de condução. Além disso, este tipo de veículo possui a cabine levantada como se fosse uma carga em balanço, estando, por conseguinte, sujeito a uma flexão não negligenciável e sendo altamente susceptível a quebras e, devido à distribuição de pesagem assimétrica supramencionada, ocupando um espaço considerável (nem todos os aeroportos dispõem de um espaço tão grande).
[0006] Outras soluções também são conhecidas, como uma cabine de passageiros que precisa ser inclinada lateralmente até o vagão-base, com uma dimensão considerável, e onde o movimento lateral da cabine, a manutenção da corrente e as oscilações da cabine em alturas elevadas causadas pela flexibilidade da unidade vertical ou de elevação constituem grandes desvantagens.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[0007] Assim, o objeto do presente pedido de patente de invenção é superar os inconvenientes e problemas da técnica conhecida acima mencionada.
[0008] Em particular, um objeto do presente pedido de patente de invenção é fornecer um veículo motorizado para o transporte de pessoas ou mercadorias que permita operações de carga/descarga muito rápidas e fáceis.
[0009] Outro objeto do presente pedido de patente de invenção é fornecer um veículo motorizado para o transporte de pessoas ou mercadorias que seja bastante confortável e dotado de uma velocidade de movimento ideal, adequada às necessidades dos aeroportos ou infraestruturas semelhantes.
[0010] Um objeto adicional do presente pedido de patente de invenção é fornecer um veículo motorizado para o transporte de pessoas ou mercadorias que seja competitivo em termos de custos de produção.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0011] As características estruturais e funcionais do presente pedido de patente de invenção e suas vantagens sobre a técnica conhecida ficarão mais claras e mais evidentes a partir da análise das reivindicações abaixo e, em particular, de um exame da descrição a seguir, feita com referência aos desenhos anexos mostrando uma aplicação preferida, mas não limitativa, do presente veículo de transporte, caracterizado: - pela Figura 1 ser uma visualização em perspectiva do presente veículo; - pela Figura 2 ser uma visualização lateral do veículo da Figura 1 em uma primeira posição de operação; - pela Figura 3 ser uma visualização lateral do veículo da Figura 1 em uma segunda posição de operação; - pela Figura 4 mostrar uma visualização em perspectiva do veículo da Figura 3; - pela Figura 5 ser uma visualização frontal do veículo da Figura 3; - pela Figura 6 mostrar uma visualização em corte ampliada e, com partes removidas para maior clareza, um detalhe dos cilindros de elevação do presente veículo; - pela Figura 7 mostrar uma visualização ampliada e simplificada e, com partes removidas para maior clareza, uma coluna de elevação que integra o detalhe da Figura 6; - pela Figura 8 mostrar uma visualização lateral ampliada do componente da Figura 7 na sua variante e uma primeira posição de operação; e - pela Figura 9 mostrar uma visualização lateral ampliada do componente da Figura 8 em uma segunda posição de operação.
SINAIS DE REFERÊNCIA
[0012] O VEÍCULO MOTORIZADO COM CABINE DE ELEVAÇÃO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS OU MERCADORIAS será melhor descrito por meio das referências a seguir: (A) - compartimento de motor; (C)- cabine fechada; (Pe) - pessoas; (PT) - posição de embarque/desembarque; (M) - coluna de elevação vertical/meios de elevação; (PEA) - posição de embarque/desembarque; (S) - sistema de colunas/meios de elevação; (V) - veículo; (T)- estrutura; (1) - assento de comando; (2) - área principal; (3) - porta de acesso; (4) - porta saída de emergência; (5) - meios de plataforma; (6) - série de cilindros; (7) - cilindros/meios de movimentos cilíndricos; (8) - atuador hidráulico/meio de acionamento dinâmico; (9) - atuador hidráulico; meio de acionamento dinâmico; (10) - derrapagem deslizante; (11) - extremidade inferior; (12) - meios de roda; (13) - meios de suspensão; e (14) - cilindros hidráulicos.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0013] Com referência às Figuras de 1 a 5, (V) é geralmente referido como um veículo motorizado usado nos aeroportos ou infraestruturas semelhantes para o transporte coletivo de pessoas, em particular, para pessoas com mobilidade reduzida ou impedida ou com deficiência, pessoas com acesso prioritário ou equipe de segurança técnica ou para o transporte de bagagem ou cargas em geral.
[0014] O veículo (V) inclui um compartimento de motor (A) , alojando um motor elétrico ou um motor de combustão interna e/ou um motor híbrido, uma estrutura (T) do tipo tubos metal adequada para suportar, como apoio e substancialmente contida em si, uma cabine fechada (C) (célula de carga), onde as pessoas (geralmente indicadas com (Pe) ) são acomodadas para serem transportadas dentro da área do aeroporto.
[0015] A cabine (C) inclui em si um assento de comando (1) na frente do veículo (V), uma área principal (2) para acomodação e posicionamento de pessoas com meios de fixação anexados (conhecidos e não ilustrados) das cadeiras de rodas para pessoas com deficiência, alguns assentos para a equipe de apoio e/ou membros da família das pessoas com deficiência ou outros meios para o transporte de vários materiais, uma porta (3) para acesso de pessoas dentro da cabine (C) e para saída ao exterior da própria cabine (C) e uma porta de saída de emergência (4).
[0016] A porta (3) é equipada com meios de plataforma (5) (fixos, retráteis e/ou inclináveis) que permitem a entrada/saída com fácil acesso a cadeiras de rodas nas quais pessoas com deficiência Pe) estejam sentadas.
[0017] A cabine (C), que pode ser elevada do lado negativo, é suportada por um sistema de colunas (S) com colunas de elevação vertical (M) adequada para realizar a elevação da referida cabine (C) na estrutura (T) a partir de uma posição de embarque/desembarque de pessoas no nível do solo (Figuras 1 e 2) para uma posição de desembarque/embarque (PEA) de pessoas no nível elevado das portas da aeronave (Figuras 3 e 4).
[0018] Como melhor ilustrado nas Figuras 3, 4 e 5, o sistema (S) de colunas de elevação é formado por, pelo menos, três colunas verticais, de preferência, duas colunas dispostas de modo fixo e atuando nos lados opostos da frente do veículo (V) e uma coluna disposta de modo fixo e atuando no centro da parte traseira do veículo (V).
[0019] De acordo com o que foi especificamente ilustrado na Figura 6, cada coluna de elevação compreende uma série (6) de cilindros (ou extensões) (7) (quatro dos quais ilustrados na Figura 6) inseridos um no outro e adequados para deslizar através de dois atuadores hidráulicos internos e lubrificados (8) e (9) dentro dos cilindros (7), adequadamente dimensionados e do tipo tambor duplo ou haste, acionados por derrapagem deslizante (10).
[0020] Esta solução adotada é muito vantajosa, pois permite valores de inflexão livres, significativamente inferiores aos do cilindro telescópico tradicional, reduzindo, assim, as dimensões totais da seção da haste e da própria luva do cilindro.
[0021] De acordo com a variante mostrada nas Figuras 8 e 9, os referidos atuadores hidráulicos lubrificados são dispostos fixos no exterior dos cilindros (7) e atuam no exterior dos próprios cilindros (7).
[0022] Conforme ilustrado nas Figuras 7 a 9, uma roda (12) com um eixo de direção (inativo e/ou de comando) para mover o veículo (V) através da interposição dos meios de suspensão (13) é fixada na extremidade inferior (11) de cada coluna de elevação vertical (M) .
[0023] Os meios de suspensão (13) incluem os cilindros hidráulicos lubrificados (14), vantajosamente adequados para permitir que a cabine de passageiros (C) seja abaixada ao nível do solo na referida posição (PT) e para o movimento do próprio veículo (V) a alta velocidade. Além disso, tais meios de suspensão (13) podem funcionar como elementos estabilizadores do veículo (V), se necessário (configuração da Figura 8).
[0024] Finalmente, deve-se notar que o veículo (V) do presente pedido de patente de invenção pode ser vantajosamente usado também para o transporte dos seguintes grupos de pessoas: a) pessoas com acesso prioritário ao avião (passageiros de primeira classe, embarcando diretamente do Lounge da Primeira Classe para o avião, passageiros VIPs para garantir discrição) para garantir máximo conforto, melhor serviço e maior privacidade. b) Tripulação do avião: particularmente útil para aviões de carga. c) Pessoas em geral: o presente pedido de patente de invenção também pode ser estendido em termos de tamanho e capacidade de transporte de pessoas, para que ele possa realmente se tornar um “ônibus de elevação”. As vantagens são: 1) conforto (não é necessário subir escadas, não há exposição à chuva ou, mais genericamente, mau tempo (entre o ônibus, avião ou estação de desembarque)), 2) velocidade (o processo de embarque é acelerado), 3) segurança (não é preciso subir escadas). d) Transporte de equipes de limpeza/inspeção/manutenção: essas equipes se tornariam, assim, independentes de escadas, etc. e seriam capazes de levar todas as ferramentas necessárias diretamente ao nível certo. e) Mais genericamente, o presente pedido de patente de invenção será utilizado onde quer que as pessoas precisem ser transportadas com segurança e rapidez, por distâncias de até alguns quilômetros, onde as operações de embarque e desembarque de pessoas ocorram em alturas diferentes (de 0 a 10 metros).

Claims (8)

1. “VEÍCULO MOTORIZADO COM CABINE DE ELEVAÇÃO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS OU MERCADORIAS”, compreendendo em geral um meio de estrutura (T) para suportar uma cabine de alojamento (C) para as referidas pessoas ou mercadorias e adequado para elevação através de meios de elevação (S, M) da referida cabine (C) para movimentar a referida cabine (C) entre uma posição de embarque/desembarque (PT) das referidas pessoas ou mercadorias no nível do solo e uma posição de embarque/desembarque (PEA) das referidas pessoas ou mercadorias em um nível elevado; caracterizado pelos referidos meios de elevação (S, M) compreenderem meios de coluna (M) definidos por meios de movimentos cilíndricos (7) inseridos um no outro e adequados para deslizar através de meios de acionamento dinâmicos (8, 9) dispostos acoplados aos referidos meios de movimento (7); os referidos meios de coluna (M) suportando meios de roda (12) para mover o referido veículo e meios de suspensão (13) conectados aos referidos meios de roda (12).
2. “VEÍCULO MOTORIZADO COM CABINE DE ELEVAÇÃO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS OU MERCADORIAS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelos referidos meios de acionamento (8, 9) serem dispostos internamente aos referidos meios cilíndricos (7).
3. “VEÍCULO MOTORIZADO COM CABINE DE ELEVAÇÃO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS OU MERCADORIAS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelos referidos meios de acionamento (8, 9) serem dispostos externamente aos referidos meios cilíndricos (7).
4. “VEÍCULO MOTORIZADO COM CABINE DE ELEVAÇÃO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS OU MERCADORIAS”, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelos referidos meios de acionamento (8, 9) serem do tipo haste dupla.
5. “VEÍCULO MOTORIZADO COM CABINE DE ELEVAÇÃO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS OU MERCADORIAS”, de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores de 1 a 4, caracterizado pela referida estrutura (T) suportar, pelo menos, três dos referidos meios de coluna (M) .
6. “VEÍCULO MOTORIZADO COM CABINE DE ELEVAÇÃO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS OU MERCADORIAS”, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por, pelo menos, dois dos referidos meios de coluna (M) serem dispostos em uma parte frontal da referida estrutura (T) do referido veículo (V).
7. “VEÍCULO MOTORIZADO COM CABINE DE ELEVAÇÃO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS OU MERCADORIAS”, de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores de 1 a 6, caracterizado pelos referidos meios de roda (12) compreenderem rodas de movimento (12) com eixo de direção; pelo menos, uma das referidas rodas (12) sendo uma roda motriz.
8. “VEÍCULO MOTORIZADO COM CABINE DE ELEVAÇÃO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS OU MERCADORIAS”, de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores de 1 a 7, caracterizado pela referida estrutura (T) ser uma estrutura (T) do tipo tubos de metal adequada para suportar, como apoio e substancialmente contida em seu interior, a referida cabine (C) .
BR112018072106-9A 2016-04-28 2017-04-27 Veículo motorizado com cabine de elevação para transporte de pessoas ou mercadorias BR112018072106B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP16167417.1 2016-04-28
EP16167417 2016-04-28
PCT/IB2017/052429 WO2017187374A1 (en) 2016-04-28 2017-04-27 Motorized vehicle with elevating cabin for transportation of people or goods

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018072106A2 BR112018072106A2 (pt) 2019-02-12
BR112018072106B1 true BR112018072106B1 (pt) 2023-06-13

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2535852T3 (es) Sistema de transporte por carriles para la descarga de la despensa (galley) de una aeronave
US4097008A (en) Cargo handling system for aircraft
US2388380A (en) Airplane construction
US10759322B2 (en) Motorized vehicle with elevating cabin for transportation of people or goods
ES2699152T3 (es) Asiento montado en puerta desplegable
US7367528B2 (en) Airport system for operations, safety, and security
US7942367B2 (en) Rest compartment for an aircraft pilot
US3537745A (en) Aircraft transfer vehicle
BR112012019353A2 (pt) conjunto de portador de veículo de leito plano e método de posicionamento de um conjunto de portador de veículo de leito plano para carregar um veículo no mesmo
US2402283A (en) Airplane with material and article handling equipment
US10589836B2 (en) Split level forward double deck airliner
CN103085989A (zh) 一种用于运送旅客的客梯车及其升降装置
BR112017003592B1 (pt) Bagageiro acima da cabeça para aviões
US20200354042A1 (en) Landing gear for cargo aircraft
CN103832441B (zh) 轨道车辆和列车
BR112018072106B1 (pt) Veículo motorizado com cabine de elevação para transporte de pessoas ou mercadorias
US9452817B1 (en) Aircraft having split level cabin floors
CN110844082B (zh) 伸缩式防翻支架空降货台
ES2379759T3 (es) Ascensor universal para trasladar una carga a o desde el interior de un vehículo
CN202657253U (zh) 一种用于运送旅客的客梯车
KR20130038568A (ko) 외선형 경전철의 승강장
CN103085990A (zh) 一种用于运送旅客的客梯车及其车梯装置
ES2209839T3 (es) Vehiculo aeroportuario para el embarque y desembarque de pasajeros y mercancias.
EP3263457A1 (en) Split level forward double deck airliner
RU2668012C1 (ru) Рамповый грузовой самолёт