BR112018071452B1 - Composição particulada, método para fabricar tal composição particulada, composição de revestimento, artigo polimérico preenchido, filme microporoso, método para preparar um filme polimérico poroso, tinta, composição de colorante semi-brilho, composição de colorante latex e composição de papel - Google Patents

Composição particulada, método para fabricar tal composição particulada, composição de revestimento, artigo polimérico preenchido, filme microporoso, método para preparar um filme polimérico poroso, tinta, composição de colorante semi-brilho, composição de colorante latex e composição de papel Download PDF

Info

Publication number
BR112018071452B1
BR112018071452B1 BR112018071452-6A BR112018071452A BR112018071452B1 BR 112018071452 B1 BR112018071452 B1 BR 112018071452B1 BR 112018071452 A BR112018071452 A BR 112018071452A BR 112018071452 B1 BR112018071452 B1 BR 112018071452B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
acid
composition
particulate composition
inorganic
particulate
Prior art date
Application number
BR112018071452-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018071452A2 (pt
Inventor
Virendra Singh
Christopher Paynter
David Gittins
Dickey SHURLING
Douglas Wicks
Janet Preston
Andrew FINDLAY
Original Assignee
Imerys Usa, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Imerys Usa, Inc. filed Critical Imerys Usa, Inc.
Priority claimed from PCT/US2017/028788 external-priority patent/WO2017184952A1/en
Publication of BR112018071452A2 publication Critical patent/BR112018071452A2/pt
Publication of BR112018071452B1 publication Critical patent/BR112018071452B1/pt

Links

Abstract

São fornecidas composições particuladas inorgânicas contendo partículas inorgânicas associadas a um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado às partículas inorgânicas. A composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas. Um método para preparar a composição e formulações para tintas, filmes, revestimentos e artigos poliméricos preenchidos contendo a composição particulada inorgânica também são fornecidos.

Description

[0001] Este pedido de patente internacional PCT reivindica o benefício da prioridade dos pedidos de patente US de N° 62 / 326.195, depositado em 22 de abril de 2016, e 62 / 336.379, depositado em 13 de maio, 2016, ambos os quais são aqui incorporados por referência na sua totalidade.
CAMPO DA INVENÇÃO
[0002] Este pedido se refere a composições de material inorgânico com propriedades úteis como enchimentos para polímeros, resinas, tintas, papéis, placas, embalagens, colorantes e composições de revestimento, a modos para fabricar as composições e a composições contendo as composições de material inorgânico.
DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA RELACIONADO
[0003] Composições de partículas inorgânicas são amplamente utilizadas para a produção de composições contendo pigmentos ou enchimentos que podem ser utilizadas, por exemplo, na fabricação de papel ou de revestimento de papel, na produção de composições preenchidas para colorantes, tintas e plásticos e na produção de películas porosas ou permeáveis. Os materiais inorgânicos que são utilizados nestas aplicações incluem óxidos metálicos minerais, hidróxidos metálicos, alcóxidos metálicos, silicatos metálicos, bicarbonatos metálicos e carbonatos metálicos, em que o metal pode ser um metal alcalino, um metal alcalino-terroso, alumínio e metais de transição selecionados. Devido à disponibilidade e ao baixo custo, os carbonatos de metais alcalino-terrosos (AEMC) são frequentemente um material inorgânico de uso preferido nas aplicações listadas acima. Ao longo da seguinte invenção, a discussão sobre tratamento e aplicação de materiais AEMC é entendida como também aplicável a outros materiais inorgânicos, tais como os listados acima. Para este fim, os termos material inorgânico, mineral, carbonato de metal e carbonato de metal alcalino-terroso podem ser utilizados alternadamente, a menos que sejam explicitamente definidos numa forma de realização particular.
[0004] Para ser adequado para uma dada aplicação, o material mineral é tipicamente triturado, moído ou triturado e frequentemente disperso para um tamanho de partícula alvo e distribuição de tamanho de partícula correspondente à utilização final pretendida. Geralmente, o tamanho de partícula necessário é obtido por moagem material inorgânico quer em suspensão aquosa ou por meio de um sistema de moagem a seco. Em ambos os casos, pode ser vantajoso adicionar agentes químicos durante a operação de moagem para auxiliar o processo de fragmentação. Tais auxiliares de moagem podem adicionalmente funcionar como dispersantes e podem, com vantagem, afetar a energia e o tempo requeridos para atingir um tamanho e distribuição alvo das partículas. Além disso, a morfologia fragmentada das partículas, o grau de aglomeração, a química superficial e a densidade aparente da composição do produto seco podem ser modificados pela química e estrutura do auxiliar / dispersante de moagem. Todas essas propriedades são importantes no que diz respeito à eficiência de fabricação, custo e desempenho do particulado em um uso final pretendido.
[0005] Nos casos em que o material inorgânico é triturado numa suspensão aquosa com alto teor de sólidos, é necessário dispersar o material triturado utilizando uma quantidade eficaz de um agente dispersante ou desfloculador (dispersante). A moagem com alto teor de sólidos geralmente produz uma proporção relativamente alta de partículas ultrafinas (por exemplo, com um diâmetro esférico equivalente menor que cerca de 0,25 µm). Para manter uma viscosidade aceitavelmente baixa da suspensão, pode ser necessário empregar níveis relativamente altos de dispersantes comuns, ou níveis mais baixos de dispersantes especializados e, portanto, relativamente caros.
[0006] Frequentemente, é necessário produzir um material com uma distribuição de tamanho de partícula que tenha uma grande proporção de partículas dentro de um intervalo de tamanho estreito. Para este fim, é prática convencional moer a suspensão aquosa com um baixo teor de sólidos, a fim de minimizar a formação de partículas ultrafinas. Também pode ser desejável realizar o estágio de moagem na presença de um dispersante a fim de manter um estado floculado ou agregado e assim facilitar a desidratação floculada subsequente. Em alguns casos, quantidades efetivas de dispersantes especializados são adicionados à suspensão desidratada com teor de sólidos relativamente alto para minimizar a floculação e fornecer uma viscosidade aceitável para o manuseio nesse estágio. Também é prática comum recircular a água removida no estágio de desidratação para diluir a alimentação recente. No entanto, vários problemas podem surgir. Por exemplo, pode haver uma perda significativa no brilho (descoloração) devido a produtos de corrosão (por exemplo, produtos de corrosão baseados em ferro) da tubulação do sistema e do equipamento. Normalmente, os valores de brilho podem ser reduzidos em cerca de 2 - 3 unidades ISO, com valores de amarelamento de cerca de 1 - 2 unidades ISO mais altas. Esta descoloração é provavelmente exacerbada no método de baixo teor de sólidos, porque a água recirculada torna-se relativamente mais aerada.
[0007] Os dispersantes são geralmente sais solúveis em água capazes de fornecer espécies aniônicas, as quais, nas suas quantidades eficazes, podem adsorver na superfície das partículas de carbonato de metal alcalino-terroso e, desse modo, inibir a agragação das partículas. Os sais não solvatados podem incluir cátions de metais alcalinos, tais como sódio. Exemplos de dispersantes adequados também incluem fosfatos condensados solúveis em água, por exemplo, sais de polimetafosfato (forma geral dos sais de sódio: (NaPO3)x), tal como metafosfato de tetrassódio ou o chamado "hexametafosfato de sódio"(sal de Graham); sais solúveis em água de ácidos polissilícicos; polieletrólitos; sais de homopolímeros ou copolímeros de ácido acrílico ou ácido metacrílico; ou sais de polímeros de outros derivados de ácido acrílico, tendo adequadamente uma massa molecular mia de peso inferior a cerca de 20.000.
[0008] Como descrito acima, os materiais convencionais auxiliares / dispersantes de moagem disponíveis comercialmente são geralmente espécies iônicas altamente carregadas ou materiais hidrofílicos não iônicos. Tais materiais têm pouco potencial para o ajuste de um balanço hidrofílico / hidrofóbico, a fim de manipular tanto o desempenho da moagem quanto da dispersão e a modificação da superfície do material particulado inorgânico. Adicionalmente, especialmente quando agentes iônicos altamente hidrofílicos, tais como os ácidos poliacrílicos, são empregados na moagem úmida, as dispersões de partículas aquosas resultantes são geralmente estáveis e podem ser úteis como enchimentos e revestimentos para a indústria de papel. No entanto, essas dispersões aquosas são difíceis de secar e requerem dispositivos de secagem de alta energia para obter um material particulado seco. Além disso, os produtos secos tendem a assumir um nível de umidade de equilíbrio elevado que pode afetar adversamente a compatibilidade e o desempenho em utilizações finais, tais como polímeros preenchidos, tintas não aquosas e colorantes. Além disso, em sistemas com base em água, tais como colorantes de látex e revestimentos de papel, os enchimentos com elevada retenção de umidade podem afetar adversamente as propriedades de secagem do colorante ou revestimento.
[0009] Assim, há a necessidade de agentes de moagem / dispersão que possam ser estrutural e quimicamente construídos para otimizar o desempenho de moagem tanto em sistemas úmidos quanto secos, ao mesmo tempo em que fornece propriedades físicas e químicas únicas e ajustáveis a um partículas inorgânicas, tais como, por exemplo, um AEMC.
[0010] Adicionalmente, existe uma necessidade de métodos melhorados de cominuição de materiais inorgânicos que são rentáveis, eficientes em termos energéticos e capazes de serem conduzidos em equipamentos de moagem convencionais.
[0011] Além disso, existe uma necessidade de composições de partículas inorgânicas únicas e inovadoras, tais como composições AEMC, possuindo propriedades químicas e físicas combinadas com baixa absorção de umidade e / ou baixo teor de umidade de equilíbrio que proporcionam compatibilidade aprimorada e desempenho de uso final em aplicações funcionais incluindo composições de revestimento, polímeros preenchidos e produtos de papel, tintas e colorantes.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0012] Uma modalidade consistente com a presente invenção inclui uma composição particulada, compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas; em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0013] Em um aspecto da primeira modalidade, uma absorção de umidade da composição particulada é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa por 24 horas a 23 °C.
[0014] Num outro aspecto da primeira forma de realização, uma área de superfície BET das partículas inorgânicas pode ser inferior a 8 m2 / g, tal como, por exemplo, entre 2,5 m2 / g e 6 m2 / g.
[0015] Numa outra forma de realização, é proporcionado um método para fabricar uma composição de material particulado inorgânico. O método compreende a adição de uma quantidade eficaz de um copolímero de um monômero hidrofílico e de um monômero hidrofóbico ao material inorgânico para obter uma mistura; e moer a mistura de copolímero de material inorgânico para obter um material particulado moído; em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0016] Num outro aspecto desta forma de realização, uma área de superfície BET das partículas inorgânicas pode ser inferior a 8 m2 / g, tal como, por exemplo, entre 2,5 m2 / g e 6 m2 / g.
[0017] Em outras formas de realização, o presente pedido de patente proporciona aplicações incluindo um artigo polimérico preenchido, uma composição de revestimento, uma película de polímero microporosa, um colorante e uma composição de tinta contendo uma composição particulada, compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas; em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0018] Em outros aspectos de cada uma destas formas de realização, uma razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico pode ser de 10/1 a 1/1 e um aumento de umidade da composição em partículas pode ser 1,0% em peso ou menos quando exposto a 98% de umidade relativa por 24 horas a 23 °C.
[0019] Em outro aspecto das formas de realização, uma área de superfície BET das partículas inorgânicas pode ser inferior a 8 m2 / g, tal como, por exemplo, entre 2,5 m2 / g e 6 m2 / g.
[0020] Na descrição a seguir, certos aspectos e formas de realização se tornarão evidentes. Deve ser entendido que os aspectos e formas de realização, no seu sentido mais amplo, podem ser praticados sem ter uma ou mais características destes aspectos ou formas de realização. Deve ser entendido que estes aspectos e formas de realização são meramente exemplificativos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0021] A FIG. 1 mostra um gráfico da perda de umidade com o tempo para um material particulado inorgânico de acordo com uma forma de realização da invenção (Amostra B) em comparação com um material particulado convencional (Amostra A).
[0022] A FIG. 2 mostra a recolha de umidade das amostras preparadas na Experiência 3.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0023] Ao longo desta descrição, todos os intervalos descritos incluem todos os valores e sub-intervalos, salvo indicação em contrário. Assim, por exemplo, quando um intervalo é descrito como de 5 a 10, todos os valores incluindo 5, 6, 7, 8, 9 e 10 são incluídos e todos os sub-intervalos como por exemplo, 6 a 10, 6 a 9 e 7 a 10 também estão incluídos. Além disso, o artigo indefinido “a” ou “um” traz o significado de “um ou mais” ao longo deste relatório descritivo, a menos que especificado de outra forma.
[0024] Os inventores determinaram, de modo inesperado e surpreendentemente, que as partículas de material mineral tratadas com copolímeros de peso molecular definido contendo comonômeros hidrofóbicos e hidrofílicos numa proporção molar especificada podem ter novas propriedades que os tornam particularmente adequados como enchimentos para composições poliméricas, papéis, cartões, tintas, revestimentos e colorantes. As propriedades destas partículas inorgânicas podem incluir uma ou mais de uma área de superfície BET das partículas inorgânicas sendo superior a 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas sendo 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água por secagem de um nível de umidade superior a 2% em peso sendo pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas. Além disso, por seleção da relação monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico do copolímero associado ao material particulado inorgânico, a compatibilidade do material particulado com um polímero, resina ou ligante selecionado pode ser otimizada. Tal compatibilidade melhorada pode ser especialmente útil para facilitar a incorporação do material de enchimento em artigos de polímero, composições de vedante e composições de revestimento.
[0025] Sem estarem limitados pela teoria, os inventores acreditam que o copolímero em associação com o material particulado inorgânico pode quimicamente e / ou fisicamente ser ligado à superfície da partícula e formar pelo menos um revestimento parcial da superfície. O caráter superficial da partícula pode, assim, ser modificado para maior ou menor grau de hidrofobicidade de acordo com a razão molar e estrutura das unidades monoméricas do copolímero e, assim, a compatibilidade da carga com um polímero, resina ou ligante otimizado para melhorar a incorporação e desempenho no tempo de secagem e subseqüente absorção de umidade. A partícula pode ter propriedades semelhantes às dos materiais particulados inorgânicos convencionais tratados com estearato, mesmo se preparada sem essa etapa do processo.
[0026] Adicionalmente, em certas aplicações, a funcionalidade da superfície da partícula mineral pode ser modificada para proporcionar benefício específico. Por exemplo, pode ser preparada uma carga de papel em que a funcionalidade da superfície de enchimento é suficientemente hidrofóbica de modo a que os contaminantes hidrofóbicos, tais como os ésteres de resina ou breu presentes no ambiente aquoso, possam ser capturados na superfície das partículas e removidos eficazmente da água cinzenta que é reciclada. A superfície da partícula mineral pode ser, por exemplo, adaptada para equilibrar as propriedades hidrofóbicas e hidrofílicas
[0027] Além disso, pode ser obtido um enchimento com compatibilidade otimizada e incorporação melhorada em tintas, incluindo tintas de offset contendo resinas poliméricas ou naturais ou resinas de resina de éster.
[0028] Assim, de acordo com algumas formas de realização, uma composição particulada, compreendendo partículas de um material inorgânico; e é proporcionado um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado às partículas inorgânicas. A composição destas formas de realização satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0029] Assim, em aspectos adicionais, a área de superfície BET pode ser maior do que 9 m2 / g, maior que 10 m2 / g e pode estar em uma faixa de 8 a 20 m2 / g, 9 a 18 m2 / g ou 10 a 15 m2 / g. A área de superfície BET, também pode ser inferior a 8 m2 / g, tal como numa faixa desde 2,5 a 6 m2 / g.
[0030] Em outros aspectos, o número de Hegman pode ser de 70 mícrons ou menos ou 60 mícrons ou menos e pode estar na faixa de 25 a 75 mícrons, 30 a 70 mícrons ou 35 a 60 mícrons.
[0031] O número de Hegman para uma dispersão ou pasta é a profundidade do bosque no Calibre de Hegman no qual as partículas discretas ou aglomerados se tornam visíveis quando a dispersão ou pasta é desfeita ao longo do sulco com uma borda reta.
[0032] Em aspectos adicionais, a taxa de perda de água a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso pode ser pelo menos 40% maior, pelo menos 50% ou pelo menos 60% maior do que uma composição tendo um conteúdo correspondente de um polímero poliacrilato associado ao partículas.
[0033] O teor de copolímero da composição pode ser de 0,01 a 22% em massa em relação à massa do material inorgânico. Em certos aspectos, o teor de copolímero pode ser de 3 a 20% em massa, de 4 a 18% em massa ou de 5 a 15% em massa, em relação à massa do material inorgânico.
[0034] Num aspecto destas formas de realização, a razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico pode ser de 10/1 a 1/1. Noutros aspectos, a razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico pode ser de 8/1 a 1/1 ou 5/1 a 1/1.
[0035] O monômero hidrofóbico pode conter pelo menos uma cadeia lateral com 3 a 10 carbonos. Monômeros hidrofóbicos exemplificativos podem incluir, mas não se limitam a, ésteres (met) acrilato, alquenos, ésteres vinicos, ésteres vinílicos, estireno, estirenos substituídos com alquila, pirróis vinílicos, terpenos, indenos e (met) acrilamidas substituídas com alquila. De acordo com o presente relatório descritivo, o termo cadeia lateral designa uma cadeia que se prolonga a partir de um esqueleto polimérico quando o monômero é polimerizado. Cada um destes monômeros pode ser substituído na cadeia lateral hidrofóbica com um ou mais grupos selecionados de flúor, cloro, bromo, iodo, alcoxi C1-6, ciano e nitro.
[0036] Em certas formas de realização, uma combinação de monômeros pode ser copolimerizada para dar propriedades adaptadas à composição particulada inorgânica. Por exemplo, num aspecto, uma combinação de monômeros, tais como diisobutileno / estireno, diisobutileno / vinilpirrol, 1-octeno / estireno e 1-octeno / vinilpirrol, pode ser copolimerizada para proporcionar uma funcionalidade hidrofóbica dupla. Nestes exemplos, a funcionalidade dupla de grupos alifáticos / aromáticos é descrita. Além disso, dentro da essência das formas de realização, um técnico no assunto pode prontamente combinar outros monômeros da lista descrita acima para obter copolímeros possuindo propriedades desenhadas altamente específicas.
[0037] De acordo com certas formas de realização, o monômero hidrofóbico pode ser um alqueno selecionado do grupo consistindo de 1-penteno, 1-hexeno, 1-hepteno, 1-octeno, isobutileno e di-isobutileno.
[0038] O monômero hidrofílico pode ser qualquer um dos monômeros contendo uma funcionalidade selecionada do grupo consistindo em carboxilato, anidrido de ácido carboxílico, sulfonato e fosfonato.
[0039] Sem pretender estar limitado pela teoria, os inventores acreditam que estes grupos podem se ligar quimicamente ou fisicamente com funcionalidades polares na superfície do particulado inorgânico e podem servir de base para a associação entre o copolímero e o material particulado. Em aspectos específicos, o monômero hidrofílico pode conter um grupo carboxilato ou um anidrido de ácido carboxílico. Estes grupos podem ser eficazes para associar especialmente a partículas AEMC.
[0040] Exemplos de monômeros hidrofílicos com grupos carboxilato ou anidrido de ácido carboxílico podem incluir, mas não estão limitados a ácido acrílico, ácido metacrílico, ácido angélico, ácido itacônico, ácido crotônico, ácido isocrotônico, ácido fumárico, ácido maleico, anidrido maleico, ácido glutacônico, anidrido glutacônico, ácido aconítico e ácido mesacônico.
[0041] De acordo com certas formas de realização, os monômeros hidrofílicos podem ser uma forma de sal ou uma forma mista de ácido livre de sal. Num aspecto destas formas de realização, de 30 a 100% dos grupos carboxila do copolímero de monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico podem estar numa forma de sal. Em outros aspectos de 40 a 100%, 50 a 100% ou 60 a 100% dos grupos carboxila do copolímero de monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico podem estar na forma de sal.
[0042] Num outro aspecto, um contra-íon do grupo carboxilato da forma de sal pode ser pelo menos um de sódio, amônio e magnésio. Em outros aspetos, para obter outras propriedades conhecidas de um técnico no assunto, podem ser utilizados contra-íons diferentes de sódio, amônio e magnésio.
[0043] Em algumas formas de realização, o copolímero pode ser um éster de fosfato não iônico. Isso pode incluir, por exemplo, éster de fosfato de óxido de polietileno (PEO) / polietilenoglicol (PEG), polietilenoglicol alquil- funcionalizado, ou éster de fosfato de um copolímero tri-bloco (EO-PO-EO). A moagem do particulado inorgânico na presença de um dispersante não iônico pode baixar os sais solúveis na composição em partículas após a fabricação, o que pode proporcionar vantagens em algumas aplicações. Níveis mais baixos de sais solúveis podem ser desejáveis, por exemplo, em colorantes, revestimentos, adesivos, seals e borrachas (incluindo borracha de estireno-butadieno (SBR) e borracha nitrílica (NBR)).
[0044] Como indicado acima, a razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico pode ser de 10/1 a 1/1. Considerando a discussão acima, à medida que a razão molar é aumentada e se aproxima de 10/1, a propriedade hidrofóbica da composição particulada inorgânica pode ser significativamente aumentada. No entanto, se a proporção hidrofóbica / hidrofílica for aumentada acima de 10/1, o efeito associativo de ligação do monômero hidrofílico pode ser insuficiente. A relação real do comonômero utilizado pode ser determinada por avaliação das propriedades da composição particulada inorgânica em relação a uma utilização final específica.
[0045] De acordo com certas formas de realização, o peso molecular do copolímero de monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico pode ser de 5.000 a 40.000 g / mol. Em outras formas de realização, o peso molecular do copolímero de monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico pode ser de 6.000 a 30.000 g / mol, 7.000 a 25.000 g / mol ou 8.000 a 12.000 g / mol. Num aspecto, o peso molecular médio do copolímero de monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico pode ser de 10 000 g / mol. O peso molecular e a polidispersão do copolímero podem ser controlados pelo método e parâmetros de polimerização, como é do conhecimento de um técnico no assunto.
[0046] As faixas e sub-faixas descritas acima em relação ao material particulado inorgânico são aplicáveis a todas as formas de realização aqui descritas, a menos que especificado explicitamente de forma diferente.
[0047] De acordo com algumas formas de realização, o material inorgânico pode ser um carbonato de metal alcalino-terroso e em aspectos das formas de realização o carbonato de metal alcalino-terroso pode ser pelo menos um selecionado do grupo consistindo de um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e um carbonato de estrôncio.
[0048] Numa outra forma de realização, em que o material inorgânico é um carbonato alcalino-terroso, o copolímero de monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico pode ser um copolímero de di-isobutileno e anidrido maleico. Num aspecto desta modalidade, a razão molar de diisobutileno para anidrido maleico pode ser 1/1.
[0049] Em algumas formas de realização, o material inorgânico pode ser, por exemplo, um a argila caolinita hidratada, tais como caolin, haloisita ou argila esférica; uma argila de caolinita anidra, tal como metacaolin ou caolin totalmente calcinado; ou outro material inorgânico tal como talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, wollastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio. As combinações de materiais inorgânicos, com ou sem um carbonato de metal alcalino-terroso, podem também ser usadas.
[0050] De acordo com outras formas de realização, é fornecido um método para fabricar a composição de material inorgânico, de acordo com as formas de realização e aspectos acima. O método pode incluir a adição de uma quantidade eficaz de um copolímero de um monômero hidrofóbico e de um monômero hidrofilico ao material inorgânico para obter uma mistura; e moagem da mistura de copolímero de material inorgânico para obter um material particulado moído em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0051] Em certos aspectos desta forma de realização, o método de moagem pode ser uma moagem úmida em que a moagem é conduzida num meio aquoso. A moagem pode ocorrer sem a presença de auxiliares de moagem iônicos, como, por exemplo, os sais de poliacrilato altamente iônicos usados em métodos convencionais de moagem.
[0052] O material inorgânico moído pode ser preparado por moagem por atrito. O termo “moagem por atrito", como usado aqui, se refere a um processo de desgaste de superfícies de partículas resultante da tensão de moagem e cisalhamento entre as partículas de moagem em movimento. O atrito pode ser conseguido esfregando as partículas juntas sob pressão, como por um fluxo de gás. Em algumas formas de realização, a moagem por atrito pode ser realizada autogeneamente, onde as partículas de carbonato de metal alcalino são moídas apenas por outras partículas de carbonato de metal alcalino do mesmo tipo (por exemplo, carbonato de cálcio sendo moído apenas por carbonato de cálcio).
[0053] Alternativamente, o material inorgânico moído pode ser triturado pela adição de um meio de moagem incluindo partículas cerâmicas (por exemplo, sílica, alumina, zircônia e silicato de alumínio), partículas de plástico ou partículas de borracha.
[0054] O particulado moído pode ser ainda submetido a uma peneira de ar ou hidrociclone. A peneira de ar ou hidrociclone pode funcionar para classificar o material particulado moído e remover uma porção de partículas residuais com um tamanho fora da faixa desejada.
[0055] Convencionalmente, quer nos métodos de moagem a úmido quer de moagem a seco, um auxiliar ou dispersante de moagem pode estar presente numa quantidade suficiente para evitar ou restringir eficazmente a floculação ou aglomeração das partículas moídas. O auxiliar ou dispersante pode estar presente, por exemplo, em níveis até cerca de 1% em peso em relação ao peso seco do material inorgânico moído. Exemplos de dispersantes incluem polieletrólitos tais como poliacrilatos e copolímeros contendo espécies de poliacrilato, incluindo sais de poliacrilato (por exemplo, sódio e alumínio opcionalmente com um sal de metal do grupo II), hexametafosfatos de sódio, polióis, ácido polifosfórico, fosfato de sódio condensado, tensoativos não iônicos, alcanolaminas e outros reagentes comumente usados para esta função.
[0056] Os inventores determinaram surpreendentemente que o copolímero de monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico pode ser um auxiliar de moagem igualmente eficaz aos sistemas convencionais em termos de tempo de moagem e energia. De acordo com certas formas de realização, os materiais minerais inorgânicos podem ser eficientemente fragmentados com um elevado teor de sólidos, de tal modo que a capacidade e produtividade do moinho possam ser aumentadas. Considerando que altas dispersões de sólidos pode ser empregada, menos água deve ser removida durante a secagem, resultando em menor necessidade de energia e custo. Adicionalmente, o copolímero das formas de realização aqui descritas pode ser altamente vantajoso em relação ao tempo de desidratação e secagem. Como descrito acima, a taxa de perda de água a uma temperatura de secagem típica pode ser pelo menos 30% maior de acordo com as presentes formas de realização, resultando em menor consumo de energia necessário para secagem, maior rendimento de planta e maior eficiência de produção. O método da presente modalidade atinge estas vantagens utilizando equipamento convencional e não requer despesas de capital para sua implementação.
[0057] Em outro aspecto desta modalidade, o método de moagem pode ser conduzido em uma operação de moagem a seco. Em certos aspectos da forma de realização de moagem a seco, a moagem pode ser conduzida de forma autogênea, em que a atrição de partículas é obtida por colisão de partículas de química semelhante. Em outro aspecto, um meio de moagem de maior dureza pode ser adicionado para implementar a redução do tamanho de partícula. Tais meios podem incluir partículas cerâmicas, tais como sílica, alumina e zircônia. A técnica do método é conhecida de um técnico no assunto. O presente aspecto pode incluir a adição do copolímero de monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico de acordo com formas de realização anteriores para facilitar a redução do tempo de trituração para obter um intervalo de tamanho de partícula alvo e sua distribuição.
[0058] Considerando a moagem úmida ou a moagem a seco, como descrito acima, a razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico, a seleção de combinações de monômero e monômero e o peso molecular do copolímero podem ser adaptados para otimizar o desempenho e a eficiência do operação de fresagem como descrito anteriormente.
[0059] Em cada uma das operações de moagem acima descritas, o copolímero de monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico pode estar intimamente associado ao material inorgânico particular como descrito acima. Em outras formas de realização, a associação pode ser obtida dispersando um material particulado inorgânico moído com o copolímero monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico em um meio aquoso.
[0060] O tamanho das partículas e outras propriedades de tamanho de partícula do material particulado inorgânico podem ser medidos usando um instrumento SEDIGRAPH 5100, como fornecido pela Micromeritics Corporation. O tamanho de uma determinada partícula é expresso em termos do diâmetro de uma esfera de diâmetro equivalente, que sedimenta através da suspensão, isto é, um diâmetro esférico equivalente ou esd.
[0061] De acordo com algumas formas de realização, as partículas inorgânicas pode ser caracterizada por um valor de tamanho médio de partícula (d50), definido como o tamanho para o qual 50 por cento das partículas têm um diâmetro menor do que ou igual ao valor declarado. Em algumas formas de realização, as partículas inorgânicas podem ter um d50 na faixa de cerca de 0,1 mícrons a cerca de 50 mícrons ou de cerca de 0,1 mícrons a cerca de 20 mícrons ou de cerca de 0,5 mícrons a cerca de 2 mícrons. O tamanho e a distribuição reais das partículas podem ser obtidos pelo controle das condições de trituração e aditivos, como reconhecido por um técnico no assunto.
[0062] De acordo com alguns aspectos, as partículas inorgânicas podem ser caracterizadas por um valor de tamanho de corte superior (d98), definido como o tamanho no qual 98 por cento das partículas têm um diâmetro menor ou igual ao valor declarado. Em algumas formas de realização, o valor de d98 pode estar na faixa de cerca de 2 mícrons a cerca de 100 mícrons, ou de cerca de 5 mícrons a cerca de 20 mícrons.
[0063] De acordo com certas formas de realização, o material inorgânico triturado no modo de realização acima pode ser um carbonato de metal alcalino-terroso que pode ser pelo menos um selecionado do grupo consistindo num carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e um carbonato de estrôncio.
[0064] De acordo com formas de realização estendidas dos modos acima, o material particulado inorgânico seco obtido como descrito acima pode ser tratado com um agente de tratamento de superfície para adaptar adicionalmente as propriedades de superfície do material particulado inorgânico. Assim, pode ser aplicado um tratamento de superfície à composição em partículas e o agente de tratamento de superfície pode ser pelo menos um selecionado do grupo consistindo de ácido capróico, ácido 2-etilhexanóico, ácido caprílico, ácido neodecanóico, ácido cáprico, ácido valérico, ácido láurico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido behênico, ácido lignocérico, ácido graxo de taloila, ácido naftênico, ácido montânico, ácido coronárico, ácido linoléico, ácido linolênico, ácido 4,7,10,13,16,19- docosahexaenóico, ácido 5,8,11,14,17-eicosapentaenóico, ácido hexanóico, ácido heptanóico, ácido octanóico, ácido nonanóico e ácido isononanóico.
[0065] Em aspectos desta modalidade, a % em peso do agente de tratamento de superfície pode ser de 0,005 a 5,0% em massa em relação à massa da composição particulada inorgânica. Em outros aspectos, a % em massa do agente de tratamento de superfície pode ser de 0,05 a 2,5% em massa ou 0,1 a 1,0% em massa relativamente à massa da composição particulada inorgânica.
[0066] Em alguns aspectos desta variante, a área de superfície BET pode ser menor do que 8 m2/ g, tal como numa faixa de 2,5 - 6 m2/ g.
[0067] Quando tal tratamento de superfície é combinado com propriedades adaptadas podem ser obtidos os agentes de enchimento / copolímero de monômeros hidrofílicos de monômero hidrofóbico possuindo propriedades altamente especializadas.
[0068] Em outras formas de realização, a aplicação das composições particuladas inorgânicas tendo as propriedades personalizadas e especiais obtidas pelas formas de realização descritas anteriormente pode ser incluída.
[0069] Em uma modalidade de aplicação, um artigo polimérico preenchido, compreendendo: um polímero; e um enchimento de uma composição em partículas compreendendo: partículas de um material inorgânico; e é proporcionado um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado às partículas inorgânicas. De acordo com esta forma de realização, a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0070] Em um aspecto desta modalidade, uma absorção de umidade da composição particulada é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa por 24 horas a 23 °C. Esta propriedade, bem como as listadas acima, pode ser adaptada, como descrito anteriormente, para obter melhor desempenho em um artigo de polímero preenchido selecionado. Adicionalmente, a compatibilidade do material de enchimento com uma matriz polimérica pode ser significativamente melhorada pela seleção do monômero hidrofóbico baseado na estrutura do polímero. Por exemplo, em sistemas contendo polímeros ou resinas de poliéster, os monômeros hidrofóbicos baseados em ésteres (met) acrilato e / ou ésteres vinílicos forneceriam maior compatibilidade. Em contraste, em sistemas contendo poliolefinas, monômeros hidrofóbicos selecionados de 1-penteno, 1-hexeno, 1-hepteno, 1-octeno, isobutileno e di-isobutileno proporcionariam uma compatibilidade melhorada. Da mesma maneira, um copolímero baseado em uma (met) acrilamida substituída com alquila seria selecionado para uso em uma poliamida.
[0071] Além disso a modificação de monômero hidrofóbico / proporção de monômero hidrofílico, o peso molecular, tamanho de partícula e distribuição e tratamento de superfície pode ser realizada para se obter uma melhoria significativa no grau de compatibilidade com um polímero selecionado e desempenho associadas com a utilização final pretendida para o artigo, como descrito anteriormente.
[0072] De acordo com aspectos da realização do artigo polimérico preenchido, o polímero pode ser selecionado a partir do grupo que consiste em um polímero termoplástico, um polímero semi-cristalino isotrópico, um polímero semi-cristalino, um polímero isotrópico e um polímero de cristal líquido. Exemplos de polímeros úteis para aplicação como artigos preenchidos incluem poliolefinas tais como polietileno e polipropileno, cloreto de polivinila, cloreto de polivinila clorado etileno-acetato de vinila (EVA), polietileno clorado (CPE), poliestireno, acrilonitrila butadieno estireno (ABS), metacrilato butadieno estireno ( MBS), borracha de acrilonitrila butadieno (NBR), poliuretano termoplástico (TPU), elastômeros de poliéster termoplástico (TPEE) e resinas acrílicas. Esta listagem é apenas exemplificativa e não se destina a ser limitativa.
[0073] Para obter o artigo polimérico preenchido o fundido de polímero preenchido pode ser extrudido através de, por exemplo, pelo menos uma fieira para produzir filamentos longos. A extrusão do polímero preenchido das fieiras pode ser usada para criar, por exemplo, um tecido não tecido. De acordo com alguns aspectos, o polímero com enchimento líquido pode ser extrudido através de um bocal ou corante para formar artigos poliméricos, tais como, por exemplo, tubos, hastes, estruturas de favo de mel, ou outros artigos tendo seções transversais de várias formas. Em outro aspecto, uma película polimérica pode ser formada a partir do polímero preenchido fundido. Por exemplo, a composição por fusão também pode ser utilizada para extrusão de películas, tubos, formas, tiras e revestimentos para outros materiais, moldagem por injeção, moldagem por sopro ou fundição e termoformação e formação de tubos ou canos. O composto fundido pode, por exemplo, ser realizado, por exemplo, num misturador adequado ou extrusora de parafuso.
[0074] De acordo com alguns aspectos, o artigo de polímero preenchido pode incluir uma fibra monofilamentar. Uma fibra monofilamentar pode incluir a produção de uma fibra monofilamento contínua de pelo menos uma resina polimérica e pelo menos uma carga. Técnicas exemplificativas incluem, mas não estão limitadas a processos de fiação por fusão, fiação a seco, fiação por via úmida, ligação por rotação, moldagem por injecção ou sopro por fusão. A fiação por fusão pode incluir um processo de extrusão para fornecer misturas de polímero fundido a matrizes de fieira. De acordo com algumas formas de realização, as fibras monofilamentares podem ser produzidas aquecendo a resina polimérica preenchida até, pelo menos, cerca do seu ponto de fusão quando esta passa através dos moldes da fieira.
[0075] De acordo com aspectos desta modalidade, o material particulado inorgânico utilizado como enchimento no artigo polimérico preenchido pode ser pelo menos um carbonato de metal alcalino-terroso selecionado do grupo que consiste de um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e um carbonato de estrôncio.
[0076] De acordo com algumas formas de realização, uma composição de revestimento aquosa é fornecida. A composição contém água; um ligante; e uma composição particulada, compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas. A composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0077] Em um outro aspecto, uma absorção de umidade da composição particulada da composição de revestimento é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa por 24 horas a 23 °C.
[0078] Tal como descrito em formas de realização anteriores, o monômero hidrofóbico / hidrofílico proporção de monômero, o peso molecular, tamanho de partícula e distribuição do copolímero pode ser realizado para obter uma melhoria significativa na compatibilidade com o desempenho do aglutinante e revestimento. Adicionalmente, o material particulado inorgânico pode ser tratado superficialmente para melhorar as propriedades de desempenho.
[0079] De acordo com aspectos desta modalidade, o material particulado inorgânico empregado como enchimento no artigo polimérico preenchido pode ser pelo menos um carbonato de metal alcalino-terroso selecionado do grupo que consiste de um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e um carbonato de estrôncio.
[0080] Em outras formas de realização, um substrato revestido de superfície, revestidos com a composição de revestimento descrita acima é fornecida. O substrato pode ser um selecionado do grupo que consiste em papel, papelão, papelão, plástico, celofane, têxtil, madeira, vidro, metal e concreto. Esta listagem é exemplar e não é limitativa.
[0081] Em outra modalidade, é fornecido um método para preparar um filme de polímero poroso. O método pode incluir a preparação de uma composição de um polímero termoplástico e uma composição particulada inorgânica; e moldar um filme com a composição; em que a composição particulada inorgânica compreende: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas. A composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0082] Em um aspecto adicional, uma adsorção de umidade da composição particulada é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa por 24 horas a 23 °C.
[0083] De acordo com aspectos desta modalidade, o material particulado inorgânico empregado neste método pode ser pelo menos um carbonato de metal alcalino-terroso selecionado do grupo que consiste em um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e um carbonato de estrôncio.
[0084] Além disso a modificação de monômero hidrofóbico / hidrofílico proporção de monômero, o peso molecular, tamanho de partícula e distribuição e tratamento de superfície pode ser realizada para se obter uma melhoria significativa no grau de compatibilidade com um polímero selecionado e o desempenho associado com o método.
[0085] De acordo com outra modalidade, é fornecido um filme microporoso. O filme contém pelo menos um de polietileno e polipropileno; e um enchimento inorgânico, compreendendo partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas. A composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0086] Em um aspecto desta modalidade, uma adsorção de umidade da composição particulada é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa por 24 horas a 23 °C.
[0087] De acordo com aspectos desta variante, o material inorgânico em partículas utilizado pode ser, pelo menos, um carbonato de metal alcalino-terroso selecionado a partir do grupo consistindo de um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e um carbonato de estrôncio.
[0088] Em um aspecto adicional, um composto microporoso de um tecido tecido ou não tecido e o filme microporoso descrito acima é fornecido.
[0089] Além disso a modificação de monômero hidrofóbico / hidrofílico proporção de monômero, o peso molecular, tamanho de partícula e distribuição e tratamento de superfície pode ser realizada para se obter uma melhoria significativa no grau de compatibilidade com um polímero selecionado e desempenho associadas com a película microporosa, como anteriormente descrito.
[0090] Em outra modalidade, uma tinta contendo pelo menos um de uma resina polimérica ou resina natural; um solvente hidrocarboneto; opcionalmente, uma resina alquídica; e pelo menos um de um corante e um pigmento é fornecida; e é fornecida uma composição particulada inorgânica. A composição particulada inorgânica contém partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas. A composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0091] Em um aspecto desta modalidade de tinta, uma absorção de umidade da composição particulada é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa por 24 horas a 23 °C.
[0092] Além disso a modificação de monômero hidrofóbico / hidrofílico proporção de monômero, o peso molecular, tamanho de partícula e distribuição e tratamento de superfície pode ser realizada para se obter uma melhoria significativa na compatibilidade com os componentes da tinta e o desempenho de tinta, como anteriormente descrito. Como indicado anteriormente, o aumento significativo na perda de umidade e na baixa absorção de umidade obtida com o material particulado inorgânico descrito nas formas de realização pode proporcionar benefícios significativos para a secagem da tinta e a durabilidade da imagem. A oportunidade de melhorar esse desempenho por modificação do enchimento particulado inorgânico de acordo com as formas de realização descritas proporciona vantagens significativas formulação da tinta.
[0093] Em outro aspecto, uma composição de tinta offset é fornecida. De acordo com este aspecto, a tinta offset contém uma resina de éster; um óleo de secagem vegetal; um solvente hidrocarboneto; e uma composição particulada. A composição em partículas contém partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas. A composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0094] Em um outro aspecto desta modalidade de tinta off-set uma adsorção de umidade da composição particulada é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa por 24 horas a 23 °C.
[0095] Tal como indicado para a realização de tinta acima, outra modificação do monômero hidrofóbico / proporção de monômero hidrofílico, o peso molecular, tamanho de partícula e distribuição e tratamento de superfície pode ser realizada para se obter uma melhoria significativa na compatibilidade com os componentes da tinta de off-set e desempenho tinta como descrito anteriormente. Mais uma vez, o aumento significativo na perda de umidade e na baixa absorção de umidade obtido com o material particulado inorgânico descrito nas formas de realização pode proporcionar benefícios significativos à secagem da tinta e à durabilidade da imagem. A oportunidade de melhorar esse desempenho por modificação do enchimento particulado inorgânico de acordo com as formas de realização descritas proporciona vantagens significativas formulação da tinta.
[0096] De acordo com outros aspectos de ambas as formas de realização de tinta acima, o material inorgânico em partículas utilizado como material de enchimento em que a tinta ou a tinta de off-set pode ser, pelo menos, um carbonato de metal alcalino- terroso selecionado a partir do grupo consistindo de um carbonato de cálcio, uma carbonato de magnésio, um carbonato de bário e um carbonato de estrôncio.
[0097] Em outras formas de realização, uma composição de colorante semi-brilho, contendo uma resina alquídica; elementos minerais; um pigmento; e uma composição particulada é fornecida. A composição em partículas inclui partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas. A composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0098] Em um aspecto desta modalidade de colorante, uma absorção de umidade da composição é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa por 24 horas a 23 °C.
[0099] Além disso a modificação da proporção de monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico, o peso molecular, tamanho de partícula e distribuição e tratamento de superfície pode ser realizada para se obter uma melhoria significativa na compatibilidade com os componentes do colorante semi-brilho e o desempenho do colorante, como anteriormente descrito. Mais uma vez, o aumento significativo na perda de umidade e na baixa absorção de umidade obtido com o material particulado inorgânico descrito nas formas de realização pode proporcionar um benefício significativo para a durabilidade do colorante semi-brilhante. A oportunidade de melhorar esse desempenho por modificação do enchimento particulado inorgânico de acordo com as formas de realização descritas proporciona vantagens significativas para a formulação de colorante semi-brilho.
[0100] De acordo com aspectos desta modalidade, o material particulado inorgânico empregado como enchimento no colorante semi-brilho pode ser pelo menos um carbonato de metal alcalino-terroso selecionado do grupo consistindo de um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e um carbonato de estrôncio.
[0101] Numa outra forma de realização, uma composição de tinta látex contendo água; um solvente glicol; e uma composição particulada é fornecida. A composição em partículas contém partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas. A composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0102] Em um aspecto desta modalidade de colorante látex uma adsorção de umidade da composição particulada é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa por 24 horas a 23 °C.
[0103] Uma maior modificação de relação monômero hidrofóbico / monômero hidrofílico, peso molecular, tamanho e distribuição de partículas e tratamento de superfície pode ser conduzida para obter melhoria significativa na compatibilidade com os componentes de colorante de látex e desempenho de colorante como descrito anteriormente. Mais uma vez, o aumento significativo na perda de umidade e na baixa absorção de umidade obtida com o material particulado inorgânico descrito nas formas de realização pode proporcionar benefícios significativos à taxa de secagem e durabilidade do colorante látex. A oportunidade de melhorar esse desempenho por modificação do enchimento particulado inorgânico de acordo com as formas de realização descritas proporciona vantagens significativas para a formulação de colorante semi-brilho.
[0104] De acordo com aspectos desta modalidade, o material particulado inorgânico empregado como enchimento no colorante semi-brilho pode ser pelo menos um carbonato de metal alcalino-terroso selecionado do grupo que consiste em um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e um carbonato de estrôncio.
[0105] Em outra modalidade, uma composição de papel contendo polpa Kraft branqueada; um agente de colagem (sizing agent); e uma composição particulada é fornecida. A composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0106] Em um aspecto desta modalidade, uma absorção de umidade da composição particulada é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa por 24 horas a 23 °C.
[0107] Além disso, a modificação de monômero hidrofóbico / hidrofílico proporção de monômero, o peso molecular, tamanho de partícula e distribuição e tratamento de superfície pode ser realizada para se obter uma melhoria significativa na compatibilidade com os componentes de papel e desempenho, como descrito anteriormente. Mais uma vez, o aumento significativo na perda de umidade e na baixa absorção de umidade obtido com o material particulado inorgânico descrito nas formas de realização pode proporcionar um benefício significativo para a taxa de secagem e durabilidade do papel. A oportunidade de melhorar esse desempenho por modificação do enchimento particulado inorgânico de acordo com as formas de realização descritas pode proporcionar vantagens significativas para a formulação e propriedades do papel.
[0108] De acordo com aspectos desta modalidade, o material particulado inorgânico empregado como carga no colorante semi-brilho pode ser pelo menos um carbonato de metal alcalino-terroso selecionado do grupo consistindo de um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e um carbonato de estrôncio.
[0109] Dependendo das propriedades desejadas, formas de realização consistentes com esta invenção podem incluir partículas inorgânicas com uma área superficial BET inferior a 8 m2 / g. Partículas inorgânicas com uma área superficial BET no intervalo entre 2,5 e 6 m2 / g, por exemplo, podem proporcionar benefícios para filmes respiráveis ou revestimentos, assim como para outras aplicações. Isto pode ser desejável para produzir, por exemplo, composições de revestimento aquosas, filmes poliméricos, películas microporosas, tintas, tintas de impressão offset, colorante (incluindo tintas semi-brilho e colorantes de látex), artigos poliméricos preenchidos, ou de outras formas de realização que incluem partículas inorgânicas com área de superfície BET entre 2,5 e 6 m2 / g. As partículas inorgânicas nestas formas de realização podem também ter um valor de Hegman de 75 mícrons ou menos. As composições que incluem as partículas inororgânicas podem ter taxa de perda de água após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso,% que são pelo menos 30% maior do que uma composição possuindo um teor correspondente de um polímero de poliacrilato associado com as partículas.
[0110] Assim, como descrito até agora, as modalidades exemplares específicas incluem:
[0111] Forma de Realização 1. Uma composição particulada, compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas; em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0112] Forma de realização 2. A composição em partículas da forma de realização 1, em que a absorção de umidade da composição de partículas é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa durante 24 horas a 23 °C.
[0113] Forma de realização 3. A composição em partículas de uma das formas de realização 1 ou 2, caracterizado por um teor do copolímero é de 0,05 a 10% em massa em relação à massa do material inorgânico.
[0114] Forma de realização 4. A composição em partículas de qualquer uma das formas de realização 1 a 3, em que a razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico é de 10/1 a 1/1.
[0115] Forma de realização 5. A composição em partículas de qualquer uma das formas de realização 1 a 4, em que o monômero hidrofóbico compreende pelo menos uma cadeia lateral possuindo de 3 a 10 átomos de carbono.
[0116] Forma de realização 6. A composição em partículas de qualquer uma das formas de realização 1 a 5, em que o monômero hidrófico é pelo menos um selecionado de um grupo consistindo de um éster (met) acrilato, um alqueno, um éster vinílico, um éter de vinila, estireno, um estireno substituído por alquila, um pirrol de vinila, um terpeno, um indeno e uma (met) acrilamida substituída com alquila.
[0117] Forma de realização 7. A composição em partículas de qualquer uma das formas de realização 1 a 6, em que o monômero hidrófobo é um 1-alqueno.
[0118] Forma de realização 8. A composição em partículas da Forma de realização 7, em que o 1-alqueno é pelo menos um selecionado do grupo que consiste em 1-penteno, 1-hexeno, 1-hepteno, 1-octeno, isobutileno e di-isobutileno.
[0119] Forma de realização 9. A composição em partículas de qualquer uma das formas de realização 1 a 8, em que o monômero hidrofílico compreende uma funcionalidade selecionada a partir do grupo que consiste em carboxilato, anidrido de ácido carboxílico, sulfonato e fosfonato.
[0120] Forma de realização 10. A composição particulada de qualquer uma das formas de realização 1 a 9, em que o monômero hidrofílico compreende um grupo carboxilato ou um anidrido de ácido carboxílico.
[0121] Forma de realização 11. A composição particulada de qualquer uma das formas de realização 1 a 10, em que o monômero hidrofilico é selecionado a partir do grupo que consiste em ácido acrílico, ácido metacrílico, ácido angélico, ácido itacônico, ácido crotônico, ácido isocrotônico, ácido fumárico, ácido maleico, anidrido maleico, ácido glutacônico, anidrido glutacônico, ácido aconítico e ácido mesacônico.
[0122] Forma de realização 12. A composição particulada de qualquer uma das formas de realização 1 a 10, em que o monômero hidrofílico compreende um grupo carboxilato e o grupo carboxilato de metila é de um seu sal que compreende, pelo menos, um de um íon sódio, um íon potássio, um íon de amônio, um íon cálcio e um íon magnésio.
[0123] Forma de realização 13. A composição em partículas da forma de realização 12, em que de 30 a 100% dos grupos carboxilato estão sob a forma de sal.
[0124] Forma de realização 14. A composição particulada de qualquer uma das formas de realização 1 a 13, em que um peso molecular médio do copolímero é de 5000 a 40000 g / mol.
[0125] Forma de realização 15. A composição particulada de qualquer uma das formas de realização 1 a 14, em que o material inorgânico é um carbonato de metal alcalino-terroso.
[0126] Forma de realização 16. A composição em partículas da forma de realização 15, em que o carbonato de metal alcalino-terroso compreende, pelo menos, um selecionado a partir do grupo consistindo de um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e carbonato de estrôncio.
[0127] Forma de realização 17. A composição particulada de qualquer uma das formas de realização 1 a 16, em que as partículas inorgânicas são adicionalmente modificados com um agente de tratamento de superfície selecionado de entre o grupo que consiste em ácido capróico, ácido 2-etil-hexanóico, ácido caprílico, ácido neo- decanóico, ácido cáprico, ácido valérico, ácido láurico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido beênico, ácido lignocérico, ácido graxo de taloila, ácido naftênico, ácido montânico, ácido coronárico, ácido linoleico, ácido linolênico, ácido 4,7,10,13,16,19-docosa-hexanóico, ácido 5,8,11,14,17-eicosapentaenóico, ácido hexanóico, ácido heptanóico, ácido octanóico, ácido nonanóico e ácido isononanóico.
[0128] Forma de realização 18. A composição particulada de qualquer uma das formas de realização 1 a 11 ou 13 a 17, em que o monômero hidrofilico é o anidrido maleico e / ou ácido maleico e o monômero hidrófobico é diisobutileno.
[0129] Forma de realização 19. Um método para fabricar uma composição de material inorgânico, compreendendo: adicionar uma quantidade eficaz de um copolímero de um monômero hidrofílico e de um monômero hidrofóbico ao material inorgânico para obter uma mistura; moer a mistura de copolímero de material inorgânico para obter um material particulado moído em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2/ g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0130] Forma de realização 20. O método da forma de realização 19, em que uma quantidade eficaz do copolímero é 0,01 - 22% em massa em relação à massa do material inorgânico.
[0131] Forma de realização 21. O modo de uma das formas de realização 19 ou 20, em que a razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico é de 10/1 a 1/1.
[0132] Forma de realização 22. O método de qualquer uma das formas de realização 19 a 21, em que o monômero hidrofóbico compreende pelo menos um grupo hidrocarboneto possuindo de 3 a 10 átomos de carbono.
[0133] Forma de realização 23. O método de qualquer uma das formas de realização 19 a 22, em que o monômero hidrófobico é pelo menos um selecionado de um grupo consistindo de um éster (met) acrilato, um alqueno, um éster vinílico, um éter de vinila, estireno, um estireno substituído por alquila, um pirrol de vinila, um terpeno, um indeno e uma (met) acrilamida substituída com alquila.
[0134] Forma de realização 24. O método de qualquer uma das formas de realização 19 a 23, em que o monômero hidrófobico é um 1-alqueno.
[0135] Forma de realização 25. O método da forma de realização 24, em que o 1- alqueno é, pelo menos, um selecionado a partir do grupo consistindo de 1-penteno, 1- hexeno, 1-hepteno, 1-octeno e di-isobutileno.
[0136] Forma de realização 26. O método de qualquer uma das formas de realização 19 a 25, em que o monômero hidrofílico compreende uma funcionalidade selecionada a partir do grupo que consiste de um carboxilato, um anidrido de ácido carboxílico, um sulfonato e um fosfonato.
[0137] Forma de realização 27. O método de qualquer uma das formas de realização 19 a 26, em que o monômero hidrofílico compreende um grupo carboxilato ou um anidrido de ácido carboxílico.
[0138] Forma de realização 28. O método de qualquer uma das formas de realização 19 a 27, em que o monômero hidrofílico compreende um grupo carboxilato e o grupo carboxilato compreende uma forma de sal compreendendo um íon sódio, um íon de amônio ou um íon de magnésio.
[0139] Forma de realização 29. O método da forma de realização 28, em que de 30 a 100% dos grupos carboxilato estão sob a forma de sal.
[0140] Forma de realização 30. O método de qualquer uma das formas de realização 19 a 27, em que o monômero hidrofilico é selecionado a partir do grupo que consiste em ácido acrílico, ácido metacrílico, ácido angélico, ácido itacônico, ácido crotônico, ácido isocrotônico, ácido fumárico, maleico ácido, anidrido maleico, ácido aconítico e ácido mesacônico.
[0141] Forma de realização 31. O método de qualquer uma das formas de realização 19 a 30, em que um peso molecular médio do copolímero é de 5000 a 40000 g / mol.
[0142] Forma de realização 32. O método de qualquer uma das formas de realização 19 a 31, em que o material inorgânico é um carbonato de metal alcalino- terroso.
[0143] Forma de realização 33. O método da forma de realização 32, em que o carbonato de metal alcalino-terroso compreende, pelo menos, um selecionado a partir do grupo consistindo de um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e carbonato de estrôncio.
[0144] Forma de realização 34. O método de qualquer uma das formas de realização 19 a 33, compreendendo ainda: aplicar um agente de tratamento de superfície na superfície do material inorgânico em partículas, em que o agente de tratamento de superfície compreende um selecionado do grupo consistindo de ácido capróico, ácido 2-etilhexanóico, ácido caprílico, ácido neodecanóico, ácido cáprico, ácido valérico, ácido láurico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido behênico, ácido lignocérico, ácido graxo de taloila, ácido naftênico, ácido montânico, ácido coronárico, ácido linoléico, ácido linolênico, ácido 4,7,10,13,16,19-docosahexaenóico, ácido 5,8,11,14,17-eicosapentaenóico, ácido hexanóico, ácido heptanóico, ácido octanóico, ácido nonanóico e ácido isononanóico.
[0145] Forma de realização 35. Um artigo polimérico preenchido, compreendendo: um polímero; e um enchimento de uma composição particulada compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas; em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2/ g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0146] Forma de realização 36. O artigo polimérico preenchido da forma de realização 35, em que a absorção de umidade da composição de partículas é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa durante 24 horas a 23 °C.
[0147] Forma de realização 37. O artigo polimérico preenchido de uma das formas de realização 35 ou 36, em que a razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico é de 10/1 a 1/1.
[0148] Forma de realização 38. O artigo polimérico preenchido de qualquer uma das formas de realização 35 a 37, em que o polímero é selecionado de entre o grupo que consiste de um polímero termoplástico, um polímero semi-cristalino isotrópico, um polímero semi-cristalino, um polímero e isotrópico um polímero de cristal líquido, e a razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico é selecionada para maximizar a compatibilidade do polímero e do material de enchimento.
[0149] Forma de realização 39. O artigo polimérico preenchido de qualquer uma das formas de realização 35 a 38, em que o polímero é um polímero termoplástico selecionado de entre o grupo que consiste em uma poliolefina, cloreto de polivinila e um poliestireno.
[0150] Forma de realização 40. O artigo polimérico preenchido de qualquer uma das formas de realização 35 a 39, em que o artigo polimérico é uma fibra, um filme, um extrudido ou um objeto moldado.
[0151] Forma de realização 41. O artigo polimérico preenchido de qualquer uma das formas de realização 35 a 40, em que o material inorgânico é um carbonato de metal alcalino-terroso.
[0152] Forma de realização 42. O artigo polimérico preenchido da reivindicação 41, em que o carbonato de metal alcalino-terroso compreende, pelo menos, um selecionado a partir do grupo consistindo de um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e carbonato de estrôncio.
[0153] Forma de realização 43. Uma composição de revestimento compreendendo: agua; um ligante; e uma composição em partículas, compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas;
[0154] em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0155] Forma de realização 44. A composição de revestimento da forma de realização 43, em que uma absorção de umidade da composição em partículas é 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa durante 24 horas a 23 °C.
[0156] Forma de realização 45. A composição de revestimento de uma das formas de realização 43 ou 44, em que a razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico é de 10/1 a 1/1.
[0157] Forma de realização 46. A composição de revestimento de qualquer uma das formas de realização 43 a 45, em que o material inorgânico é um carbonato de metal alcalino-terroso.
[0158] Forma de realização 47. A composição de revestimento da forma de realização 46, em que o carbonato de metal alcalino-terroso compreende, pelo menos, um selecionado a partir do grupo consistindo de um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e carbonato de estrôncio.
[0159] Forma de realização 48. Um substrato que tem, pelo menos, uma superfície revestida com a composição de revestimento de qualquer uma das formas de realização 43 a 47; em que o substrato é um selecionado do grupo que consiste em papel, papelão, papelão, plástico, celofane, têxtil, madeira, vidro, metal e concreto.
[0160] Forma de realização 49. Um método para preparar um filme de polímero poroso, compreendendo: preparar uma composição de um polímero termoplástico e uma composição particulada inorgânica; moldar um filme com a composição; em que a composição particulada inorgânica compreende: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas; e em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0161] Forma de realização 50. O método da forma de realização 49, em que uma absorção de umidade da composição em partículas é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa durante 24 horas a 23 °C.
[0162] Forma de realização 51. O modo de uma das formas de realização 49 ou 50, em que a razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico é de 10/1 a 1/1.
[0163] Forma de realização 52. O método de qualquer uma das formas de realização 49 a 51, em que uma razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico é selecionado para maximizar a compatibilidade das partículas inorgânicas com o polímero termoplástico.
[0164] Forma de realização 53. Um filme microporoso, compreendendo: pelo menos um de polietileno e polipropileno; e um enchimento inorgânico, compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas; em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0165] Forma de realização 54. A película microporosa da forma de realização 53, em que a absorção de umidade da composição de partículas é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa durante 24 horas a 23 °C.
[0166] Forma de realização 55. A película microporosa de uma das formas de realização 53 ou 54, em que a razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico é de 10/1 a 1/1.
[0167] Forma de realização 56. A película microporosa de qualquer uma das formas de realização 53 a 55, em que uma proporção molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico é selecionada para maximizar a compatibilidade das partículas inorgânicas com o polímero termoplástico.
[0168] Forma de realização 57. Um compósito microporoso, compreendendo: um tecido tecido ou não tecido; e a película microporosa da reivindicação 53.
[0169] Forma de realização 58. Uma tinta, compreendendo: pelo menos um de uma resina polimérica ou resina natural; um solvente hidrocarboneto; opcionalmente, uma resina alquídica; e pelo menos um de um corante e um pigmento; e uma composição particulada inorgânica, compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas;
[0170] em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0171] Forma de realização 59. A tinta da forma de realização 58, em que uma absorção de umidade da composição em partículas é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa durante 24 horas a 23 °C.
[0172] Forma de realização 60. Uma composição de tinta offset, compreendendo: uma resina de resina de éster; um óleo de secagem vegetal; um solvente hidrocarboneto; e uma composição em partículas, compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas;
[0173] em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0174] Forma de realização 61. A composição de tinta offset da forma de realização 60, em que uma absorção de umidade da composição em partículas é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa durante 24 horas a 23 °C.
[0175] Forma de realização 62. Uma composição de colorante semi-brilho, que compreende: uma resina alquídica; elementos minerais; um pigmento; e uma composição em partículas, compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas;
[0176] em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0177] Forma de realização 63. A composição de colorante semi-brilho da forma de realização 62, em que a absorção de umidade da composição de partículas é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa durante 24 horas a 23 °C.
[0178] Forma de realização 64. Uma composição de colorante látex, compreendendo
[0179] agua;
[0180] um solvente glicol; e
[0181] uma composição em partículas, compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas; em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2/ g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0182] Forma de realização 65. A composição de colorante de látex da forma de realização 64, em que a absorção de umidade da composição de partículas é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa durante 24 horas a 23 °C.
[0183] Forma de realização 66. Uma composição de papel, que compreende: uma polpa Kraft branqueada; um agente de colagem; e uma composição em partículas, compreendendo: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas;
[0184] em que a composição particulada satisfaz pelo menos uma das seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas que é maior que 8 m2 / g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
[0185] Forma de realização 67. A composição de papel da forma de realização 66, em que uma absorção de umidade da composição de partículas é de 1,0% em peso ou menos quando exposta a 98% de umidade relativa durante 24 horas a 23 °C.
[0186] Forma de realização 68. A composição em partículas de qualquer uma das formas de realização 1 - 4 ou 14 - 17, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0187] Forma de realização 69. O método de qualquer uma das formas de realização 19 - 21 ou 31 - 34, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0188] Forma de realização 70. O artigo polimérico preenchido de qualquer uma das formas de realização 35 - 42, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0189] Forma de realização 71. A composição de revestimento de qualquer uma das formas de realização 43 - 47, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0190] Forma de realização 72. Substrato da forma de realização 48, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0191] Forma de realização 73. O método de qualquer uma das formas de realização 49 - 52, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0192] Forma de realização 74. A película microporosa de qualquer uma das formas de realização 53 - 56, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0193] Forma de realização 75. O compósito microporoso da forma de realização 57, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0194] Forma de realização 76. A tinta de qualquer uma das formas de realização 58 ou 59, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0195] Forma de realização 77. A tinta offset de qualquer uma das formas de realização 60 ou 61, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0196] Forma de realização 78. A composição de colorante semi-brilhante de qualquer uma das formas de realização 62 ou 63, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0197] Forma de realização 79. A composição de colorante látex de qualquer uma das formas de realização 64 ou 65, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0198] Forma de realização 80. A composição de papel de qualquer uma das formas de realização 66 ou 67, em que o copolímero compreende um éster de fosfato não iônico.
[0199] Forma de realização 81. A composição em partículas de qualquer uma das formas de realização 1 - 14, 17 - 18, ou 68, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados a partir do grupo consistindo de: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0200] Forma de realização 82. O método de qualquer uma das modalidades 19 - 31, 34, ou 69, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados a partir do grupo consistindo de: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0201] Forma de realização 83. O artigo polimérico preenchido de qualquer uma das formas de realização 35 - 40 ou 70, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados do grupo que consiste em: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0202] Forma de realização 84. A composição de revestimento de qualquer uma das formas de realização 43 - 45 ou 71, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados do grupo que consiste em: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0203] Forma de realização 85. O substrato de qualquer uma das formas de realização 48 ou 72, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados do grupo que consiste em: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0204] Forma de realização 86. O método de qualquer uma das formas de realização 49 - 52 ou 73, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados a partir do grupo que consiste em: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0205] Forma de realização 87. A película microporosa de qualquer uma das formas de realização 53 - 56 ou 74, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados do grupo que consiste em: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0206] Forma de realização 88. O compósito microporoso de qualquer uma das formas de realização s 57 ou 75, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados a partir do grupo consistindo de: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0207] Forma de realização 89. A tinta de qualquer uma das formas de realização 58, 59 ou 76, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados do grupo que consiste em: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0208] Forma de realização 90. A tinta offset de qualquer uma das formas de realização 60, 61 ou 77, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados do grupo que consiste em: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0209] Forma de realização 91. A composição de colorante semi-brilhante de qualquer uma das formas de realização 62, 63 ou 78, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados do grupo que consiste em: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0210] Forma de realização 92. A composição de colorante látex de qualquer uma das formas de realização 64, 65 ou 79, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados do grupo que consiste em: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0211] Forma de realização 93. A composição de papel de qualquer uma das formas de realização 66, 67 ou 80, em que o material inorgânico compreende um ou mais materiais selecionados do grupo que consiste em: um carbonato de metal alcalino-terroso; uma argila de calonitita hidratada; uma argila de caolinita anidra; um talco, mica, perlita, bentonita, feldspato, volastonita, terra de diatomáceas, alumina, hidróxido de magnésio ou tri-hidrato de alumínio; e combinações dos mesmos.
[0212] Forma de realização 94. A composição em partículas de qualquer uma das formas de realização 1 - 18 ou 68, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2/ g e 6 m2/ g.
[0213] Forma de realização 95. O método de qualquer uma das modalidades 19 - 34 ou 69, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2/ g e 6 m2/ g.
[0214] Forma de realização 96. O artigo polimérico preenchido de qualquer uma das modalidades 35 - 42 ou 70, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2/ g e 6 m2/ g.
[0215] Forma de realização 97. A composição de revestimento de qualquer uma das modalidades 43 - 47 ou 71, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2/ g e 6 m2/ g.
[0216] Forma de realização 98. O substrato da forma de realização 48 ou 72, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2 / g e 6 m2/ g.
[0217] Forma de realização 99. O método de qualquer uma das modalidades 49 - 52 ou 73, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2/ g e 6 m2/ g.
[0218] Forma de realização 100. A película microporosa de qualquer uma das modalidades 53 - 56 ou 74, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2/ g e 6 m2/ g.
[0219] Forma de realização 101. O compósito microporoso de qualquer uma das formas de realização 57 ou 75, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2/ g e 6 m2/ g.
[0220] Forma de realização 102. A tinta de qualquer uma das formas de realização 58, 59, ou 76, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2/ g e 6 m2/ g.
[0221] Forma de realização 103. A tinta de offset de qualquer uma das formas de realização 60, 61, ou 77, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2/ g e 6 m2/ g.
[0222] Forma de realização 104. A composição de colorante semi-brilho de qualquer uma das formas de realização 62, 63, ou 78, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2/ g e 6 m2/ g.
[0223] Forma de realização 105. A composição de colorante de látex de qualquer uma das formas de realização 64, 65, ou 79, em que uma área da superfície BET das partículas inorgânicas se encontra entre 2,5 m2/ g e 6 m2/ g.
EXEMPLOS Medição do Número Hegman
[0224] Cerca de 150 g de pó foi misturado numa mistura de dispersão (12 g de elemento branco, 42,5 g de resina alquídica e 1,5 g de secador de cálcio), utilizando um misturador a ~ 5000 rpm durante 15 minutos. Misturou-se uma alíquota de 5 ml com 10 ml da mistura de dispersão e homogeneizou-se por agitação. A amostra homogeneizada foi imersa em calibre de Hegman. O número de Hegman para uma dispersão ou pasta é a profundidade do bosque no Hegman Gauge, no qual as partículas discretas ou aglomerados se tornam visíveis quando a dispersão ou pasta é desmantelada ao longo do sulco com uma borda reta.
Experimentos de moagem
[0225] Cerca de 750 g de partículas grossas (10 µm) de partículas minerais são misturados com ~ 1500 g de meio de carbolita seca em forno (16/20) de gramatura em um moinho de areia (3 hp, 1400 rpm). A quantidade desejada de dispersante é separadamente pré-misturada com água e adicionada ao moinho de areia. Depois de correr por 5 minutos, a entrada de energia foi registrada e mantida em nível constante. Após a moagem por um tempo prescrito, o pote triturador foi removido e o conteúdo foi derramado através de uma peneira de gramatura 30. A dispersão rastreada resultante foi recolhida para análise posterior.
Experimentos de Secagem
[0226] A perda de secagem foi medida usando uma balança aquecida altamente sensível. Cerca de 10 g de cada moagem de carbonato de cálcio em pó com copolímero de anidrido maleico e di-isobutileno e poliacrilato de sódio convencional foram secos a 110 °C durante 24 horas e depois hidratados durante 24 horas a 98% de umidade relativa. Os pós hidratados foram colocados na balança calibrado e a perda de massa a cada 30 segundos foi anotada.
[0227] A Fig. 1 mostra a perda de secagem com o tempo para uma amostra de carbonato de cálcio tratado com um copolímero de anidrido maleico de acordo com uma forma de realização deste pedido (Amostra B) em comparação com uma amostra de carbonato de cálcio tratada com poliacrilato de sódio convencional (Amostra A). Como mostrado, a amostra de acordo com as formas de realização das reivindicações a seguir tem um teor de umidade de equilíbrio mais baixo e a sua taxa de perda de umidade é mais alta.
Experiência 1
[0228] Carbonato de cálcio foi moído e tratou-se com poliacrilato de sódio de grau comercial moído e tratou-se com um copolímero de anidrido maleico e diisobutileno (copolímero) e moeu-se na ausência de agente de dispersão. Os números de Hegman padronizados para a amostra de poliacrilato de sódio designados como “1” foram determinados da seguinte forma: Amostra Hegman (valor relativo) Poliacrilato de sódio comercial1 Nenhum dispersante0,75 Copolimero0,25
Experiência 2
[0229] Carbonato de cálcio foi moído sem dispersante para os números de Hegman mostrados abaixo. Em comparação, foram moídas duas amostras de carbonato de cálcio e tratadas com 0,5% em peso e 1,0% em peso com base no peso do carbonato de cálcio de um copolímero de anidrido maleico e di-isobutileno (copolímero). Números de Hegman, área da superfície BET (m2 / g) e valores de d50 para cada amostra são listados abaixo. AmostraHegman (mícrons)BETd50
[0230] sem dispersante7810,10,77
[0231] sem dispersante809,50,60
[0232] 0,5% de copolímero359,90,60
[0233] 1,0% de copolímero6010,80,59
Experiência 3
[0234] Carbonato de cálcio moído (GCC) foi triturado e tratado com um dispersante padrão de ácido poliacrílico (amostra identificada como controle #1). Uma amostra comparativa do GCC foi moída e tratada com uma mesma% em peso de um copolímero de anidrido maleico e diisobulileno (amostra identificada como invenção #1). Ambas as amostras foram ainda tratadas com ácido esteárico (controle #2 e invenção #2). A absorção de umidade de cada amostra após 24 horas a 98% de umidade relativa é mostrada na Fig. 2.
Experiência 4
[0235] As amostras de carbonato de cálcio moído (GCC) e carbonato de cálcio precipitado (PCC) foram dispersas utilizando (i) um agente dispersante de poliacrilato de sódio padrão (NaPa) e (ii) um copolímero de anidrido maleico e diisobutileno (copolímero). Estas amostras, bem como uma amostra compreendendo PCC seco, foram adicionadas a uma resina orgânica para formar soluções de tinta offset. A solução fonte foi titulada em cada uma das cinco soluções de tinta em excesso. A turvação da solução de excesso de pesagem foi então medida utilizando um espectrômetro UV-visível (a um comprimento de onda de 460 nm). Amostra Turbidez Medida
[0236] PCC em pó sem dispersante 0
[0237] PCC disperso com NaPa 6
[0238] PCC disperso com Compolyer 0,09
[0239] GCC moído com NaPa 6
[0240] GCC moído com copolímero 0,19
[0241] As amostras preparadas com o dispersante copolímero exibiu muito baixa turbidez indicando baixa migração de mineral de que o óleo da fase aquosa, enquanto que as amostras preparadas com NaPa dispersante deu alta turvação (opaco), devido à alta migração de mineral. A escala de turbidez foi de 0 (claro) a 6 (opaco).
[0242] Outras vantagens e outras características da presente invenção se tornarão evidentes para os técnicos no assunto após exame do estado da técnica ou podem ser aprendidas a partir da prática da presente invenção. Como será compreendido, o presente relatório descritivo é capaz de gerar outras e diferentes formas de realização, e os seus vários detalhes são capazes de modificações em vários aspectos óbvios, tudo sem se afastar do escopo da presente invenção. A este respeito, a descrição aqui apresentada deve ser entendida como ilustrativa por natureza e não como restritiva. Além disso, as vantagens da presente invenção podem ser realizadas e obtidas como particularmente indicado nas reivindicações a seguir.

Claims (18)

1. Composição particulada caracterizada pelo fato de compreender: partículas de um material inorgânico; e um copolímero de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofóbico associado com as partículas inorgânicas; em que a composição particulada satisfaz as seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas com área superficial específica entre 8 m2/ g e 20 m2/ g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso que é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
2. Composição particulada, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma razão molar do monômero hidrofóbico para o monômero hidrofílico é de 10/1 a 1/1.
3. Composição particulada, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o monômero hidrofóbico é pelo menos um selecionado do grupo consistindo de um éster (met) acrilato, um alqueno, um éster vinílico, um éter de vinila, estireno, um estireno substituído por alquila, um pirrol de vinila, um terpeno, um indeno e uma (met) acrilamida substituída com alquila, por exemplo, em que o monômero hidrofóbico é um 1-alqueno.
4. Composição particulada, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que o monômero hidrofóbico é um 1- alqueno e em que o 1-alqueno é pelo menos um selecionado do grupo que consiste em 1-penteno, 1-hexeno, 1-hepteno, 1-octeno, isobutileno e di-isobutileno.
5. Composição particulada, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o monômero hidrofílico compreende uma funcionalidade selecionada a partir do grupo que consiste em carboxilato, anidrido de ácido carboxílico, sulfonato e fosfonato.
6. Composição particulada, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o monômero hidrofílico é selecionado do grupo consistindo de ácido acrílico, ácido metacrílico, ácido angélico, ácido itacônico, ácido crotônico, ácido isocrotônico, ácido fumárico, ácido maleico, anidrido maleico, ácido glutacônico, anidrido glutacônico, ácido aconítico e ácido mesacônico.
7. Composição particulada, de acordo com qualquer uma das reivinidcações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o material inorgânico é um carbonato de metal alcalino-terroso, por exemplo, em que o carbonato de metal alcalino-terroso compreende pelo menos um selecionado do grupo que consiste em um carbonato de cálcio, um carbonato de magnésio, um carbonato de bário e um carbonato de estrôncio.
8. Composição particulada, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que as partículas inorgânicas são adicionalmente modificadas com um agente de tratamento de superfície selecionado do grupo consistindo de ácido capróico, ácido 2-etilhexanóico, ácido caprílico, ácido neodecanóico, ácido cáprico, ácido valérico, ácido láurico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido behênico, ácido lignocérico, ácido graxo de taloila, ácido naftênico, ácido montânico, ácido coronarico, ácido linoléico, ácido linolênico, ácido 4,7,10,13,16,19-docosahexaenóico, ácido 5,8,11,14,17-eicosapentaenóico, ácido hexanóico, ácido heptanóico, ácido octanóico, ácido nonanóico e ácido isononanóico.
9. Composição particulada, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que o monômero hidrofílico é anidrido maleico e / ou ácido maleico e o monômero hidrofóbico é diisobutileno.
10. Método para fabricar uma composição particulada, como definida em qualquer uma das reivinidcações 1 a 9, caracterizado pelo fato de compreender: adicionar uma quantidade eficaz de um copolímero de um monômero hidrofílico e de um monômero hidrofóbico ao material inorgânico para obter uma mistura; moer a mistura de copolímero de material inorgânico para obter um material particulado moído, em que a composição particulada satisfaz as seguintes propriedades: uma área de superfície BET das partículas inorgânicas com área superficial específica entre 8 m2/ g e 20 m2/ g, um valor de Hegman das partículas inorgânicas que é de 75 mícrons ou menos, e uma taxa de perda de água a partir da composição após secagem a partir de um nível de umidade superior a 2% em peso é pelo menos 30% superior a uma composição com um conteúdo correspondente de um polímero de poliacrilato associado às partículas.
11. Composição de revestimento carcaterizadapelo fato de compreender água e um ligante e em que a composição de revestimento é ainda compreendida por um enchimento de uma composição particulada, tal como definida em qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 7.
12. Artigo polimérico preenchido caracterizadopelo fato de compreender um polímero e um enchimento de uma composição particulada, tal como definida em qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 7.
13. Filme microporoso caracterizadopelo fato de compreender pelo menos um polietileno ou polipropileno, em que o filme microporoso é ainda compreendido por um enchimento de uma composição particulada, tal como definida em qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 7.
14. Método para preparar um filme polimérico poroso caracterizadopelo fato de compreender: preparar uma composição de um polímero termoplástico e uma composição particulada inorgânica; moldar um filme com a composição; em que a composição particulada inorgânica é tal como definida em qualquer uma das reivindicações 1 ou 2.
15. Tinta caracterizadapelo fato de compreender: pelo menos um de uma resina polimérica ou resina natural; um solvente hidrocarboneto; opcionalmente, uma resina alquídica; e pelo menos um de um corante e um pigmento; e uma composição particulada inorgânica, tal como definida na reivindicação 1.
16. Composição de colorante semi-brilho caracterizadapelo fato de compreender: uma resina alquídica; elementos minerais; e um pigmento; em que a composição de colorante semi-brilho compreende ainda uma composição particulada, tal como definida na reivindicação 1.
17. Composição de colorante latex caracterizadapelo fato de compreender água e um solvente glicol, em que a composição de colorante latex compreende ainda uma composição particulada, tal como definida na reivindicação 1.
18. Composição de papel caracterizadapelo fato de que compreende: uma polpa Kraft branqueada; um agente de colagem; e uma composição particulada, tal como definida na reivindicação 1.
BR112018071452-6A 2016-04-22 2017-04-21 Composição particulada, método para fabricar tal composição particulada, composição de revestimento, artigo polimérico preenchido, filme microporoso, método para preparar um filme polimérico poroso, tinta, composição de colorante semi-brilho, composição de colorante latex e composição de papel BR112018071452B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201662326195P 2016-04-22 2016-04-22
US62/326,195 2016-04-22
US201662336379P 2016-05-13 2016-05-13
US62/336,379 2016-05-13
PCT/US2017/028788 WO2017184952A1 (en) 2016-04-22 2017-04-21 Inorganic material composition and utilities thereof

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018071452A2 BR112018071452A2 (pt) 2019-02-05
BR112018071452B1 true BR112018071452B1 (pt) 2023-09-05

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11535522B2 (en) Inorganic material composition and utilities thereof
ES2811761T3 (es) Material de filosilicato en partículas
CN101466799B (zh) 无机和/或有机微粒与纳米碳酸钙颗粒的复合物
CA2708618C (en) Surface-mineralized organic fibers
KR101547923B1 (ko) 무기 및/또는 유기 마이크로입자 및 나노-백운석 입자의 복합체
US20070266898A1 (en) Process for the Manufacture of Self-Binding Pigmentary Particles, Dry or in Aqueous Suspension or Dispersion, Containing Inorganic Matter and Binders
EA014943B1 (ru) Способ получения покрывной композиции
EA014670B1 (ru) Получение частиц фосфата или полифосфата алюминия
US20100035076A1 (en) Method for Producing Particulate Inorganic Material
KR20130036350A (ko) 알칼리 토금속 카르보네이트의 내산성 입자
JP2010530930A (ja) 塗工分散液の調製
BR112016025501B1 (pt) Composição de revestimento que compreende pelo menos um filossilicato, seu método de produção e produto revestido com a mesma
US9903072B2 (en) Compositions comprising kaolin treated with a styrene-based polymer and related methods
BRPI0710258A2 (pt) processo; uso de um secador por trituração; partìculas de hidróxido de magnésio; formulação de polìmero de retardamento de chama; artigo moldado ou extrudado
JP2005539124A (ja) 無機粒子状物質の粉砕方法
JP2015535877A (ja) 粒状無機材料を粉砕する方法
BR112018071452B1 (pt) Composição particulada, método para fabricar tal composição particulada, composição de revestimento, artigo polimérico preenchido, filme microporoso, método para preparar um filme polimérico poroso, tinta, composição de colorante semi-brilho, composição de colorante latex e composição de papel
CN110325602B (zh) 矿物油阻挡物
JP2018522951A (ja) 被覆製品に使用される疎水性及び非疎水性の無機粒状材料の配合物を含む組成物
US20180187019A1 (en) Coated alkaline earth metal carbonates and their uses
BRPI0813732B1 (pt) Processo para a preparação de dispersões de revestimento para uso na indústria do papel