BR112018070360B1 - Bomba de dosagem proporcional, processo de montagem e de desmontagem de uma tal bomba - Google Patents

Bomba de dosagem proporcional, processo de montagem e de desmontagem de uma tal bomba Download PDF

Info

Publication number
BR112018070360B1
BR112018070360B1 BR112018070360-5A BR112018070360A BR112018070360B1 BR 112018070360 B1 BR112018070360 B1 BR 112018070360B1 BR 112018070360 A BR112018070360 A BR 112018070360A BR 112018070360 B1 BR112018070360 B1 BR 112018070360B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hydraulic machine
pump
fixing ring
nozzle
fact
Prior art date
Application number
BR112018070360-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018070360A2 (pt
Inventor
Najib Laatiaoui
Christophe Charriere
Original Assignee
Dosatron International
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR1653055A external-priority patent/FR3049992B1/fr
Application filed by Dosatron International filed Critical Dosatron International
Publication of BR112018070360A2 publication Critical patent/BR112018070360A2/pt
Publication of BR112018070360B1 publication Critical patent/BR112018070360B1/pt

Links

Abstract

A invenção se refere a uma bomba de dosagem proporcional que compreende uma máquina hidráulica (4), um mecanismo de dosagem (7) dotado de uma tubeira (75) caracterizada pelo fato de que ela compreende por outro lado meios de fixação da tubeira à tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica (43), os ditos meios compreendendo um anel de fixação (2) montado em rotação em torno de uma das extremidades da tubeira (75), um anel de bloqueio (1) montado em translação de acordo com o eixo longitudinal (9) em torno da tubuladura de acesso à câmara de mistura (43), e aplicado na direção do mecanismo de dosagem contra um ressalto disposto na dita tubuladura de acesso por meio de uma mola (3), o anel de fixação e a tubuladura sendo próprios para operar juntos de acordo com um atarraxamento no fim do qual eles são solidarizados em rotação, de maneira a travar o desatarraxamento do anel de fixação. A invenção tem também como objeto um processo de montagem e de desmontagem de um mecanismo de dosagem em uma máquina hidráulica de uma tal bomba.

Description

[0001] A invenção é relativa a uma bomba de dosagem proporcional do tipo que compreende uma máquina hidráulica alimentada com um líquido principal e com um líquido secundário, e um mecanismo de dosagem do líquido secundário. A invenção tem também como objeto um processo de montagem e de desmontagem do mecanismo de dosagem com a máquina hidráulica.
[0002] É conhecido unir o mecanismo de dosagem com a máquina hidráulica por meio de um anel montado livre em rotação em uma tubeira do mecanismo de dosagem. A união é efetuada atarraxando para isso diretamente o anel em uma filetagem feita em torno da entrada em uma cavidade interior na máquina hidráulica.
[0003] Geralmente essa cavidade interior é uma câmara para misturar o líquido principal com o líquido secundário à montante da saída da máquina hidráulica. Essa cavidade interior é também atravessada por um êmbolo acionado por um órgão da máquina hidráulica próprio para efetuar um movimento alternado, o dito movimento sendo comunicado ao êmbolo e ocasionando a aspiração do líquido secundário através do mecanismo de dosagem, até dentro da cavidade interior, se essa última desempenha o papel de câmara de mistura.
[0004] No entanto, esse tipo de união pode entretanto estar sujeito a erros de manipulação ou então a desatarraxamentos não intencionais. Esse tipo de falha apresenta então um inconveniente para o usuário, que se traduz por um desperdício do líquido principal (geralmente água). Esse tipo de falha apresenta também um risco não insignificante de vazamento do líquido secundário quando o desatarraxamento é parcial, que pode acarretar uma poluição do sitio que acolhe a bomba (o líquido secundário sendo geralmente um produto químico tal como adubo para as plantações ou então um medicamento para os animais).
[0005] É por essa razão que o objeto da invenção é corrigir a totalidade ou parte dos inconvenientes enunciados precedentemente propondo para isso uma bomba de dosagem proporcional que compreende um mecanismo de dosagem assim como uma máquina hidráulica, e um processo de montagem e de desmontagem, que permite impedir a dessolidarização involuntária entre a tubeira do mecanismo de dosagem e a máquina hidráulica.
[0006] Mais especialmente, a invenção tem como objeto uma bomba de dosagem proporcional que compreende uma máquina hidráulica dotada de uma entrada e de uma saída, um mecanismo de dosagem dotado de uma tubeira de aspiração munida de uma válvula automática de aspiração e que se comunica em uma de suas extremidades com uma tubuladura de acesso a uma cavidade interior à bomba e na outra de suas extremidades com um reservatório de produto a dosar, a máquina hidráulica se estendendo de acordo com um eixo longitudinal e contendo um órgão próprio para efetuar um movimento alternado, a alimentação da bomba com líquido na entrada desencadeando o movimento alternado do dito órgão, movimento esse que provoca alternadamente uma aspiração através da tubeira até dentro da cavidade interior com abertura da válvula automática de aspiração quando o órgão se afasta da tubeira e depois uma expulsão na saída da bomba com fechamento da válvula automática de aspiração quando o órgão de aproxima da tubeira, caracterizada pelo fato de que a bomba compreende por outro lado meios de fixação da tubeira à tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica, os ditos meios compreendendo: - um anel de fixação dotado de uma primeira e de uma segunda extremidade, e montado em rotação em torno de uma das extremidades da tubeira, - um anel de bloqueio dotado de uma primeira e de uma segunda extremidade, e montado em translação de acordo com o eixo da máquina hidráulica ao longo da tubuladura de acesso à câmara de mistura, a primeira extremidade do dito anel sendo aplicada na direção do mecanismo de dosagem contra um ressalto disposto na dita tubuladura de acesso por meio de uma mola, o anel de fixação e a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica sendo próprios para operar juntos de acordo com um atarraxamento no fim do qual a segunda extremidade do anel de bloqueio é solidarizada em rotação por complementaridade de forma com a segunda extremidade do anel de fixação, de maneira a travar o desatarraxamento do anel de fixação.
[0007] Características opcionais da invenção, complementares ou de substituição são enunciadas abaixo.
[0008] O atarraxamento é de preferência inferior a uma meia volta.
[0009] O anel de fixação pode compreender em sua segunda extremidade e ao nível de sua superfície circunferencial interior uma filetagem macho multipartida constituída por dois a oito filetes que se estendem de acordo com uma mesma hélice, a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica sendo dotada de uma filetagem fêmea complementar.
[0010] No caso de uma filetagem macho multipartida, essa última pode ser constituída por quatro filetes que se estendem em um comprimento que corresponde a um atarraxamento de acordo com um oitavo de volta.
[0011] A tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica pode compreender uma filetagem macho multipartida constituída por dois a oito filetes que se estendem de acordo com uma mesma hélice, o anel de fixação sendo dotado em sua segunda extremidade e ao nível de sua superfície circunferencial interior de uma filetagem fêmea complementar.
[0012] A filetagem macho multipartida da tubuladura pode nesse caso ser constituída por quatro filetes que se estendem em um comprimento que corresponde a um atarraxamento de acordo com um oitavo de volta.
[0013] A tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica e o anel de fixação podem operar juntos em atarraxamento de acordo com uma configuração de tipo baioneta, uma das tubuladuras de acesso à cavidade interior e anel de fixação sendo dotada de pelo menos uma espiga própria para se bloquear em uma ranhura feita na outra das tubuladuras de acesso à cavidade interior e anel de fixação.
[0014] A segunda extremidade do anel de bloqueio compreende linguetas próprias para ocupar o espaço entre porções de altura crescente dispostas na segunda extremidade do anel de fixação, os ditos filetes sendo levados pelas ditas porções.
[0015] Os elementos constitutivos da bomba são fabricados por injeção de materiais plásticos termoplásticos escolhidos na lista definida pelas poliamidas, pelos polifluoretos de vinilideno, pelos polietilenos de alta densidade, pelos polipropilenos carregados ou não, pelos poliformaldeídos.
[0016] Meios de estanqueidade podem ser interpostos entre a tubeira e a tubuladura de acesso à câmara de mistura.
[0017] A invenção tem também como objeto um primeiro processo de montagem de uma bomba de dosagem proporcional de acordo com um qualquer dos modos de realização da invenção, caracterizado pelo fato de que é procedido ao atarraxamento do anel de fixação com a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica, até que a segunda extremidade do anel de bloqueio esteja solidarizada em rotação com a segunda extremidade do anel de fixação por complementaridade de forma, de maneira a travar o desatarraxamento do anel de fixação.
[0018] De acordo com uma característica preferencial, o atarraxamento é inferior a uma meia volta.
[0019] A invenção tem também como objeto um primeiro processo de desmontagem de uma bomba de dosagem proporcional de acordo com um qualquer dos modos de realização da invenção, caracterizado pelo fato de que é feito o anel de bloqueio ser submetido a uma translação de maneira a afastar a primeira extremidade do dito anel do ressalto contra o qual ele estava em apoio, e depois é procedido ao desatarraxamento do anel de fixação da tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica.
[0020] De acordo com uma característica preferencial, o desatarraxamento é inferior a uma meia volta.
[0021] Outras vantagens e particularidades da invenção aparecerão com a leitura da descrição detalhada de execuções e de modos de realização de nenhuma forma limitativos, e dos desenhos anexos seguintes: - a FIGURA 1 é uma representação esquemática de uma bomba de dosagem proporcional que utiliza um primeiro tipo de máquina hidráulica e de acordo com um modo de realização da invenção. - a FIGURA 2 é uma representação esquemática de uma bomba de dosagem proporcional que utiliza um segundo tipo de máquina hidráulica e de acordo com um modo de realização da invenção. - a FIGURA 3 é uma representação de uma vista detalhada da invenção de acordo com um corte de acordo com um plano perpendicular aio eixo da bomba. - as FIGURAS 4 e 5 são representações de uma vista detalhada da invenção de acordo com cortes de acordo com o eixo longitudinal da bomba. - as FIGURAS 6 e 7 são vistas em perspectiva da invenção.
[0022] Os modos de realização descritos abaixo sendo de nenhuma forma limitativos, será possível notadamente considerar variantes da invenção que só compreendem uma seleção de características descritas, isoladas das outras características descritas (mesmo se essa seleção está isolada dentro de uma frase que compreende essas outras características), se essa seleção de características é suficiente para conferir uma vantagem técnica ou para diferenciar a invenção em relação ao estado da técnica anterior. Essa seleção compreende pelo menos uma característica, de preferência funcional sem detalhes estruturais, ou com somente uma parte dos detalhes estruturais se essa parte unicamente é suficiente para conferir uma vantagem técnica ou para diferenciar a invenção em relação ao estado da técnica anterior.
[0023] Com fins de concisão e de clareza, os elementos levam as mesmas referências nas diferentes figuras.
[0024] As figuras 1 e 2 representam cada uma delas um modo de realização de uma bomba de dosagem proporcional. Ela compreende uma máquina hidráulica 4 que se estende de acordo com um eixo longitudinal 9, e que é dotada de uma entrada 40, de uma saída 41, de uma tubuladura de acesso a uma cavidade interior 43, assim como de uma tubeira de aspiração 75. Essa tubeira de aspiração é munida de uma válvula automática de aspiração 80 e se comunica em uma de suas extremidades com uma câmara de mistura interior à bomba e na outra de suas extremidades com uma cavidade interior à bomba (não representada na figura) e na outra de suas extremidades com um continente de produto a aspirar (não representado na figura).
[0025] A máquina hidráulica é dotada de um órgão próprio para efetuar um movimento alternado, a alimentada da bomba com líquido na entrada desencadeando o movimento alternado do órgão, movimento esse que provoca alternadamente uma aspiração através da tubeira até dentro da cavidade interior com abertura da válvula automática de aspiração 80 quando o órgão se afasta da tubeira 75 e depois uma expulsão na saída 41 da bomba com fechamento da primeira válvula automática de aspiração quando o órgão de aproxima da tubeira.
[0026] A máquina hidráulica pode ser do tipo daquele descrito no documento EP1971776 A1 e na figura 1.
[0027] Essa máquina hidráulica compreende um invólucro que compreende um corpo e uma tampa, um meio de separação próprio para efetuar um movimento alternado dentro do invólucro entre o corpo e a tampa, esse meio de separação definindo duas câmaras. A máquina hidráulica compreende também meios de comutação hidráulica para a alimentação com líquido e a evacuação das câmaras precitadas. Esses meios de comutação compreendem um órgão de distribuição que pode tomar duas posições estáveis e que é comandado pelos deslocamentos do meio de separação. O corpo do invólucro contém por outro lado um compartimento ligado a uma admissão de líquido sob pressão e no qual são alojados os meios de comutação, assim como meios de desencadeamento que compreendem um impulsor ligado ao meio de separação, próprios para provocar, no final do trajeto, uma mudança brusca da posição dos meios de comutação, sob a ação de um meio elástico, para a inversão do trajeto. O órgão de distribuição compreende uma gaveta de distribuição aplicada contra uma placa plana fixa relativamente ao corpo do invólucro, a gaveta de distribuição podendo deslizar de maneira estanque, sem junta, contra a placa que compreende orifícios ligados respectivamente às câmaras do invólucro e a um orifício de saída do líquido. A gaveta é nesse caso prevista para, de acordo com sua posição, fechar alguns dos orifícios ou colocar os mesmos em comunicação com a admissão de fluido ou com o escape.
[0028] A máquina hidráulica pode ser também do tipo daquele descrito no documento EP1971774 A1 e na figura 2.
[0029] Nesse caso, a máquina hidráulica compreende um invólucro, um pistão próprio para deslizar em movimento alternado dentro do invólucro, o pistão separando o invólucro em duas câmaras, meios de comutação hidráulica para a alimentação com líquido e a evacuação das câmaras separadas pelo pistão. Esses meios de comutação são comandados pelos deslocamentos do pistão e compreendem pelo menos um pequena biela que age sobre um órgão de distribuição que pode tomar duas posições estáveis. São por outro lado previstos meios de desencadeamento que compreendem um impulsor próprio para provocar, no fim do trajeto do pistão, uma mudança brusca da posição dos meios de comutação, sob a ação de um meio elástico, para a inversão do trajeto. O meio elástico é solidário, em cada uma de suas extremidades, de um órgão de articulação recebido respectivamente em um alojamento previsto na pequena biela e em uma outra peça móvel da máquina hidráulica, cada alojamento sendo aberto de acordo com uma direção substancialmente oposta ao sentido do esforço exercido pelo meio elástico dentro do alojamento, de modo que cada órgão de articulação pode ser extraído de seu alojamento aberto de encontro ao dito esforço.
[0030] A bomba de dosagem proporcional compreende também um mecanismo de dosagem 7 para ajustar o volume aspirado dentro da tubeira 75. Esse mecanismo é descrito nas figuras 1 e 2 e faz intervir uma porca de regulagem 70 que aciona o corpo do dosador 73 dentro de sua camisa 70. Como no ponto morto alto da máquina hidráulica, o êmbolo 71 e a junta 72 de dosagem deixam o corpo do dosador 73, o trajeto de dosagem é portanto mais ou menos longo. Devido a isso, o volume aspirado é maior ou menor. O volume de água para um ciclo sendo quase constante, a dosagem é portanto mais forte ou menos forte.
[0031] Tal como representado em detalhe nas figuras 3, 4, 5, 6 e 7 a bomba compreende por outro lado meios para fixar a tubeira 75 à tubuladura de acesso 43 à cavidade interior da máquina hidráulica.
[0032] Esses meios compreendem um anel de fixação 2 de forma substancialmente anular, que se estende entre uma primeira 20 e uma segunda 21 extremidade. Esse anel de fixação é montado livre em rotação em torno da extremidade da tubeira 75 destinada a ser solidarizada com a tubuladura 43 da máquina hidráulica 4. Esse anel pode por exemplo ser montado na tubeira 75, por meio de um diâmetro interior reduzido em sua extremidade 20 de maneira a que a dita extremidade venha em batente contra um ressalto disposto na extremidade da tubeira 75. Desse modo, a tubeira não pode ser liberada do anel de fixação 2 quando a tubeira está fixada à tubuladura de acesso à cavidade interior.
[0033] Esses meios compreendem também um anel de bloqueio 1 de forma também substancialmente anular, que se estende entre uma primeira 10 e uma segunda 11 extremidade. Esse anel de fixação é montado fixo em rotação em relação à máquina hidráulica e livre em translação ao longo da tubuladura de acesso à câmara de mistura. Essa montagem pode ser realizada por meio de nervuras e de ranhuras complementares dispostas respectivamente na superfície da tubuladura e na superfície circunferencial interior ao anel de bloqueio. De acordo com um modo de realização, é possível prever portanto pelo menos uma ranhura 45 na superfície circunferencial exterior da tubuladura 43, própria para acolher um cursor previsto na superfície circunferencial interior do anel de bloqueio 1.
[0034] Meios que formam mola 3 mantêm devido à força de retorno dos mesmos a primeira extremidade 10 do dito anel aplicada contra um ressalto 430 disposto na dita tubuladura e na direção do mecanismo de dosagem 7 e da tubeira 75.
[0035] É entendido por “mola” qualquer dispositivo mecânico projetado para armazenar energia quando ele é deformado e restituir a mesma quantidade dela quando ele é relaxado. Os meios 3 podem ser a título de exemplo uma mola de tipo espira metálica ou lâmina termoplástica.
[0036] O anel de fixação e a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica são próprios para operar juntos de acordo com um atarraxamento. É entendido por atarraxamento um deslocamento em um espaço afim euclidiano que é a componente comutativa de uma rotação e de uma translação de acordo com um vetor que dirige o eixo de rotação (nesse caso o eixo 9). Assim, a união do anel de fixação e da tubuladura deve ser entendida no sentido amplo e não deve se limitar somente à operação conjunta de filetagem entre duas peças.
[0037] De preferência, o atarraxamento é inferior a uma meia volta, de modo que a conexão entre o anel de fixação e a máquina hidráulica é efetuada rapidamente.
[0038] No fim do atarraxamento, a segunda extremidade 11 do anel de bloqueio é solidarizada com a segunda extremidade 21 do anel de fixação por complementaridade de forma. Em outros termos, as superfícies das extremidades 11 e 21 dos anéis são imbricadas de maneira a impedir a rotação de uma em relação à outra. Desse modo, o desatarraxamento do anel de fixação está travado.
[0039] De acordo com um primeiro modo de realização, o anel de fixação compreende em sua segunda extremidade 21 e ao nível de sua superfície circunferencial interior uma filetagem macho multipartida constituída por dois a oito filetes que se estendem de acordo com uma mesma hélice. A tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica compreende por consequência uma filetagem fêmea 44 complementar usinada em sua superfície circunferencial exterior.
[0040] De maneira preferencial, a filetagem macho multipartida é constituída por quatro filetes que se estendem em um comprimento que corresponde a um atarraxamento de acordo com um oitavo de volta.
[0041] A filetagem pode ser usinada assim como ela pode ser moldada por injeção.
[0042] De acordo com uma variante, a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica compreende em sua superfície circunferencial exterior uma filetagem macho multipartida constituída por dois a oito filetes que se estendem de acordo com uma mesma hélice. O anel de fixação é nesse caso dotado, no que lhe diz respeito, em sua segunda extremidade 21 e ao nível de sua superfície circunferencial interior de uma filetagem fêmea complementar.
[0043] De maneira preferencial, a filetagem macho multipartida da tubuladura é constituída por quatro filetes que se estendem em um comprimento que corresponde a um atarraxamento de acordo com um oitavo de volta.
[0044] De acordo com um segundo modo de realização, a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica e o anel de fixação operam juntos em atarraxamento de acordo com uma configuração do tipo baioneta.
[0045] De acordo com uma primeira variante, a tubuladura de acesso à cavidade interior é dotada em sua superfície circunferencial exterior de pelo menos uma espiga própria para se bloquear em uma ranhura feita sobre a superfície circunferencial interior do anel de fixação.
[0046] De acordo com uma segunda variante, é o anel de fixação que é dotado em sua superfície circunferencial interior de pelo menos uma espiga própria para se bloquear em uma ranhura feita sobre a superfície circunferencial exterior da tubuladura de acesso à câmara de mistura.
[0047] Nas configurações de acordo com as quais a tubuladura e o anel de fixação operam juntos de acordo com filetes do tipo multipartida, a segunda extremidade 11 do anel de bloqueio compreende linguetas 12 próprias para ocupar o espaço entre porções 23 dispostas na segunda extremidade 21 do anel de fixação, que levam os filetes 22.
[0048] Vantajosamente, as porções 23 são de altura crescente, de modo que as linguetas 12 seguem o topo crescente dessas porções como uma rampa por ocasião da operação de atarraxamento e empurram o anel de bloqueio, até que as ditas linguetas caiam no espaço entre as porções 23 sob a ação da força de retorno da mola, uma vez que o fim do atarraxamento foi atingido.
[0049] De maneira a simplificar a fabricação da bomba, os elementos constitutivos são fabricados de preferência por injeção de materiais plásticos termoplásticos escolhidos na lista definida pelas poliamidas, pelos polifluoretos de vinilideno, pelos polietilenos de alta densidade, pelos polipropilenos carregados ou não, pelos poliformaldeídos.
[0050] De maneira a tornar estanque completamente o mecanismo de dosagem, meios de estanqueidade 6 são interpostos entre a superfície circunferencial exterior da tubeira 75 e a superfície circunferencial interior à tubuladura 43 de acesso à câmara de mistura.
[0051] No que diz respeito agora ao processo de montagem de uma bomba de dosagem proporcional de acordo com um dos modos de realização exposto acima, é engrenado primeiramente o atarraxamento do anel de fixação 2 com a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica. No fim do atarraxamento, a segunda extremidade 11 do anel de bloqueio é tornada solidária em rotação com a segunda extremidade 21 do anel de fixação por complementaridade de forma. Tal como exposto precedentemente é possível empregar qualquer tipo de complementaridade tal como as linguetas 12 complementares dos espaços entre os filetes 22. Essas complementaridades são levadas para uma pelo anel de bloqueio e para a outra pelo anel de fixação. A ação da força de retorno da mola submetida a uma compressão por ocasião do atarraxamento permite que uma das formas complementares supere o obstáculo durante o atarraxamento e se insira na forma complementar correspondente no fim do atarraxamento. No fim do atarraxamento, o desatarraxamento do anel de fixação é tornado possível.
[0052] No que diz respeito agora ao processo de desmontagem de uma bomba de dosagem proporcional de acordo com um dos modos de realização exposto acima, é feito o anel de bloqueio ser submetido a uma translação e maneira a afastar a primeira extremidade do dito anel do ressalto 430 contra o qual ele estava em apoio. Desse modo, as formas complementares são liberadas. E depois é procedido ao desatarraxamento do anel de fixação para fora da tubuladura de acesso 43.
[0053] Evidentemente, a invenção não está limitada aos exemplos que acabam de ser descritos e numerosas adaptações podem ser trazidas a esses exemplos sem sair do âmbito da invenção. Além disso, as diferentes características, formas, variantes e modos de realização da invenção podem ser associados uns com os outros de acordo com diversas combinações na medida em que eles não são incompatíveis ou exclusivos uns dos outros.

Claims (14)

1. Bomba de dosagem proporcional que compreende uma máquina hidráulica (4) dotada de uma entrada (40) e de uma saída (41), um mecanismo de dosagem (7) dotado de uma tubeira de aspiração (75) munida de uma válvula automática de aspiração (80) e que se comunica em uma de suas extremidades com uma tubuladura de acesso a uma cavidade interior à bomba e na outra de suas extremidades com um reservatório de produto a dosar, a máquina hidráulica se estendendo de acordo com um eixo longitudinal (9) e contendo um órgão próprio para efetuar um movimento alternado, a alimentação da bomba com líquido na entrada desencadeando o movimento alternado do órgão, movimento esse que provoca alternadamente uma aspiração através da tubeira até dentro da cavidade interior com abertura da válvula automática de aspiração (80) quando o órgão se afasta da tubeira (75) e depois uma expulsão na saída (41) da bomba com fechamento da válvula automática de aspiração quando o órgão de aproxima da tubeira, caracterizada pelo fato de que a bomba compreende por outro lado meios de fixação da tubeira (75) à tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica (43), os ditos meios compreendendo: - um anel de fixação (2) dotado de uma primeira (20) e de uma segunda (21) extremidade, e montado em rotação em torno de uma das extremidades da tubeira (75), - um anel de bloqueio (1) dotado de uma primeira (10) e de uma segunda (11) extremidade, e montado em translação de acordo com o eixo longitudinal (9) ao longo da tubuladura de acesso à câmara de mistura (43), a primeira extremidade (10) do dito anel sendo aplicada na direção do mecanismo de dosagem contra um ressalto (430) disposto na dita tubuladura de acesso por meio de uma mola (3), o anel de fixação e a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica sendo próprios para operar juntos de acordo com um atarraxamento no fim do qual a segunda (11) extremidade do anel de bloqueio é solidarizada com a segunda extremidade (21) do anel de fixação por complementaridade de forma, de maneira a travar o desatarraxamento do anel de fixação.
2. Bomba de dosagem proporcional, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o atarraxamento é inferior a uma meia volta.
3. Bomba de dosagem proporcional, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o anel de fixação compreende em sua segunda extremidade (21) e ao nível de sua superfície circunferencial interior uma filetagem macho multipartida constituída por dois a oito filetes (22) que se estendem de acordo com uma mesma hélice, enquanto que a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica é dotada de uma filetagem fêmea complementar (44).
4. Bomba de dosagem proporcional, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que a filetagem macho multipartida é constituída por quatro filetes que se estendem em um comprimento que corresponde a um atarraxamento de acordo com um oitavo de volta.
5. Bomba de dosagem proporcional, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica compreende uma filetagem macho multipartida constituída por dois a oito filetes que se estendem de acordo com uma mesma hélice, o anel de fixação sendo dotado em sua segunda extremidade (21) e ao nível de sua superfície circunferencial interior, de uma filetagem fêmea complementar.
6. Bomba de dosagem proporcional, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a filetagem macho multipartida é constituída por quatro filetes que se estendem em um comprimento que corresponde a um atarraxamento de acordo com um oitavo de volta.
7. Bomba de dosagem proporcional, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica e o anel de fixação operam juntos em atarraxamento de acordo com uma configuração de tipo baioneta, uma das tubuladuras de acesso à cavidade interior e anel de fixação sendo dotada de pelo menos uma espiga própria para se bloquear em uma ranhura feita na outra das tubuladuras de acesso à cavidade interior e anel de fixação.
8. Bomba de dosagem proporcional, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 ou 4, caracterizada pelo fato de que a segunda (11) extremidade do anel de bloqueio compreende linguetas (12) próprias para ocupar o espaço entre porções (23) de altura crescente dispostas na segunda (21) extremidade do anel de fixação, os filetes sendo levados pelas ditas porções.
9. Bomba de dosagem proporcional de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os elementos constitutivos da bomba são fabricados por injeção de materiais plásticos termoplásticos escolhidos na lista definida pelas poliamidas, pelos polifluoretos de vinilideno, pelos polietilenos de alta densidade, pelos polipropilenos carregados ou não, pelos poliformaldeídos.
10. Bomba de dosagem proporcional de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que meios de estanqueidade (6) são interpostos entre a tubeira (75) e a tubuladura de acesso à câmara de mistura (43).
11. Processo de montagem de uma bomba de dosagem proporcional tal como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que é procedido ao atarraxamento do anel de fixação com a tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica, até que a segunda extremidade do anel de bloqueio esteja solidarizada em rotação com a segunda extremidade do anel de fixação por complementaridade de forma, de maneira a travar o desatarraxamento do anel de fixação.
12. Processo de montagem de uma bomba de dosagem proporcional de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que o atarraxamento é inferior a uma meia volta.
13. Processo de desmontagem de uma bomba de dosagem proporcional tal como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que é feito o anel de bloqueio ser submetido a uma translação de maneira a afastar a primeira extremidade do dito anel do ressalto contra o qual ele estava em apoio, e depois é procedido ao desatarraxamento do anel de fixação da tubuladura de acesso à cavidade interior na máquina hidráulica.
14. Processo de desmontagem de uma bomba de dosagem proporcional de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que o desatarraxamento é inferior a uma meia volta.
BR112018070360-5A 2016-04-07 2017-04-06 Bomba de dosagem proporcional, processo de montagem e de desmontagem de uma tal bomba BR112018070360B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1653055 2016-04-07
FR1653055A FR3049992B1 (fr) 2016-04-07 2016-04-07 Pompe a dosage proportionnel, procede de montage et de demontage d'une telle pompe
PCT/EP2017/058249 WO2017174719A1 (fr) 2016-04-07 2017-04-06 Pompe a dosage proportionnel, procede de montage et de demontage d'une telle pompe

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018070360A2 BR112018070360A2 (pt) 2019-01-29
BR112018070360B1 true BR112018070360B1 (pt) 2023-07-18

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2779012T3 (es) Bomba de dosificación proporcional, procedimiento de montaje y desmontaje de tal bomba
WO2016157886A1 (ja) 医療用コネクタ
RU2549563C2 (ru) Нососные дозаторы
US20080184999A1 (en) Inhaler for Powdery Substances, in particular Medicinal Substances
CN109475888B (zh) 泵分配器
ES2768030T3 (es) Recipiente para un fluido con dosificación ajustable
US1155576A (en) Valve.
BR112016019273B1 (pt) dispositivo de acondicionamento e distribuição de um produto com ponteira dosadora
CZ110595A3 (en) Hydraulic clutch
BR112018070360B1 (pt) Bomba de dosagem proporcional, processo de montagem e de desmontagem de uma tal bomba
KR20030017545A (ko) 유체 분배 및 측정 시스템
CN104495052A (zh) 一种设置内外锁盖的乳液泵
BR112017018009B1 (pt) Conector para distribuição seletiva de fluido de um recipiente de fluido via uma sonda de distribuição
KR20150015499A (ko) 연결 장치
PT109304A (pt) Dispositivo de extração com câmara de recolha adaptada
CN106795979B (zh) 排水连接器
US10906713B2 (en) Non-removable container enclosure
JP2017186019A (ja) 吐出容器
BR102016008292B1 (pt) Sistema dispensador e método para reencher um módulo dispensador de um sistema dispensador
JP2017020700A5 (pt)
BR102015029524B1 (pt) Aparelho de fornecimento de combustível
US20130009085A1 (en) Ball Valve With Anti-Backflow Device
BR112018070359B1 (pt) Mecanismo de dosagem de uma bomba, processos de travamento e de destravamento de um tal mecanismo
NZ746661B2 (en) Proportional metering pump, method for assembling and disassembling such a pump
JP2022066010A (ja) 排水構造を構築する方法