BR112018069401B1 - Cadeira de exercício que utiliza um sistema de banda de resistência ajustável - Google Patents

Cadeira de exercício que utiliza um sistema de banda de resistência ajustável Download PDF

Info

Publication number
BR112018069401B1
BR112018069401B1 BR112018069401-0A BR112018069401A BR112018069401B1 BR 112018069401 B1 BR112018069401 B1 BR 112018069401B1 BR 112018069401 A BR112018069401 A BR 112018069401A BR 112018069401 B1 BR112018069401 B1 BR 112018069401B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
chair
exercise
bar
anchor
frame
Prior art date
Application number
BR112018069401-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018069401A2 (pt
Inventor
Weisz Evan
Original Assignee
WEISZ, Evan
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US15/467,942 external-priority patent/US11583719B2/en
Application filed by WEISZ, Evan filed Critical WEISZ, Evan
Publication of BR112018069401A2 publication Critical patent/BR112018069401A2/pt
Publication of BR112018069401B1 publication Critical patent/BR112018069401B1/pt

Links

Abstract

Trata-se de uma cadeira de exercício que inclui um quadro de cadeira e uma base fixada ao quadro de cadeira que é adaptada para sustentar a cadeira de exercício em uma superfície do piso. A base e o quadro de cadeira têm uma pluralidade de ancoragens que se projetam na direção oposta aos mesmos. Uma almofada pode cobrir pelo menos uma porção do quadro. Cada uma das múltiplas bandas de resistência tem múltiplas fendas longitudinais através da mesma, sendo que cada uma é adaptada para fixação seletiva a qualquer um dentre os botões de ancoragem ou diversos dispositivos de exercício fixáveis. Em uso, com a pessoa sentada na cadeira e a cadeira se apoiando na superfície de apoio, uma ou duas das bandas de resistência podem ser fixadas a qualquer um dentre os botões de ancoragem, para que a pessoa possa se exercitar empurrando-se e/ou puxando-se a pelo menos uma banda de resistência. Tipos diferentes de fixações são incluídos para exercitar grupos de músculo variados.

Description

REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS
[001] Esse pedido reivindica o benefício do Pedido de Patente Provisório n° U.S. 62/313.088, depositado em 24 de março de 2016, e do Pedido de Modelo de Utilidade n° U.S. 15/467.942, depositado em 23 de março de 2017, ambos incorporados ao presente documento a título de referência.
DECLARAÇÃO SOBRE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PATROCINADOS FEDERALMENTE
[002] Não se aplica.
CAMPO DA INVENÇÃO
[003] Esta invenção refere-se a dispositivos de exercício e, mais particularmente, a um dispositivo de exercício do tipo de banda de resistência em combinação com uma cadeira.
DISCUSSÃO DA TÉCNICA RELACIONADA
[004] Dispositivos de exercício são bem conhecidos na técnica anterior, sendo que a maior parte dos quais exige área útil significativa. Ademais, muitas máquinas de exercício são projetadas para facilitar apenas uns poucos exercícios diferentes, e, assim, múltiplas máquinas de exercício têm que ser fornecidas caso uma pessoa vá exercitar uma ampla variedade de grupos de músculo. A academia típica é equipada com dezenas de máquinas diferentes.
[005] Para aqueles não capazes ou que não desejam se exercitar em uma academia, e, particularmente para aqueles que ficam sentados em uma cadeira de escritório por muitas horas por dia, uma combinação cadeira de escritório e cadeira de exercício seria vantajosa caso o produto oferecesse uma variedade ampla o suficiente de exercícios diferentes que pudesse ser ajustada às necessidades individuais de força e exercício.
[006] Portanto, há uma necessidade de um dispositivo que seja uma combinação de cadeira de escritório ou de mesa e uma cadeira de exercício. Essa cadeira discreta permitiria uma ampla variedade de exercícios diferentes, e incluiria uma variedade de acessórios fixados facilmente para facilitar exercícios adicionais. Essa invenção necessária seria durável, relativamente fácil para fabricar e usar, e relativamente acessível quando comparada a máquinas de exercício tradicionais. A presente invenção atinge esses objetivos.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[007] O presente dispositivo é uma cadeira de exercício para uma pessoa usar enquanto sentada na cadeira. A cadeira de exercício também pode ser usada como uma cadeira de escritório ou cadeira de mesa discreta. Um quadro de cadeira inclui um quadro de apoio traseiro fixado a um lado inferior do mesmo com uma extremidade traseira de um quadro de assento. Cada quadro inclui pelo menos um orifício de botão adaptado para fixação seletiva com um botão de ancoragem superior que é fixado a uma borda lateral de um dos quadros e se projeta lateralmente em direção oposta à mesma.
[008] Cada um dos dois braços laterais opcionais pode ser fixado a uma das bordas laterais do quadro de apoio traseiro. Cada um dos braços laterais se projeta na direção oposta a um lado dianteiro do quadro de apoio traseiro. Cada braço lateral é, de maneira preferencial, posicionável rotacionalmente, de forma seletiva, entre uma posição recolhida, usada quando se realiza exercícios, e uma posição estendida, usada quando a cadeira de exercício está sendo usada como uma cadeira de escritório.
[009] Uma base é fixada a uma extremidade inferior do quadro de assento e é adaptada para sustentar a cadeira de exercício em uma superfície de apoio, tal como um piso. A base tem pelo menos um orifício de botão de ancoragem inferior para receber um dos botões de ancoragem que se projeta em direção oposta à mesma. Preferencialmente, a base inclui um eixo vertical central fixado a uma extremidade de topo da mesma com um mecanismo receptor de eixo fixado à extremidade inferior do quadro de assento. Uma extremidade inferior do eixo vertical central termina em uma pluralidade de pernas de base que se projetam para baixo em direção oposta à mesma, sendo que cada perna de base é adaptada para contatar a superfície de apoio em uma extremidade distal da mesma. Cada perna de base inclui, preferencialmente, uma roda, de modo que a cadeira de exercício possa ser rolada ao longo da superfície de apoio.
[010] Preferencialmente, o eixo vertical central inclui um mecanismo telescópico e um atuador de ajuste de altura de modo que, quando o atuador de ajuste de altura é atuado, a altura do eixo vertical possa ser ajustada. Ademais, preferencialmente, o mecanismo receptor de eixo inclui adicionalmente um mecanismo de inclinação e um atuador de inclinação, de modo que, quando o atuador de inclinação é atuado, a inclinação do quadro de cadeira possa ser ajustada com relação à base.
[011] Pelo menos uma almofada, capa de malha, ou similar opcional pode cobrir pelo menos uma porção dos quadros. Essa almofada pode cobrir o quadro de cadeira inteiro exceto os botões de ancoragem superiores que se projetam na direção oposta ao mesmo. Onde a pelo menos uma almofada cobre as bordas laterais dos quadros, uma pluralidade de tubos de extensão pode ser incluída para atravessar a cobertura resiliente para que os botões de ancoragem superiores não sejam cobertos pela pelo menos uma cobertura.
[012] Uma estrutura interna das seções tanto superior quanto inferior da cadeira pode ser compreendida de seções modulares individuais. Essas seções são compostas de tubos interconectados configurados em um padrão de grade. As seções individuais se alinham de uma forma tal que um tubo interno possa ser colocado através de uma seção adjacente em direção a uma coluna central tanto do quadro de apoio traseiro quanto do quadro de assento da cadeira. O tubo interno de cada seção é conectado com um tubo fixado horizontalmente para formar uma barra em T que pode ser estendida, a partir do topo da cadeira ou da frente da cadeira. Uma vez estendida, a barra em T pode ser fixada na posição com um pino de fixação, por exemplo, a fim de conduzir exercícios.
[013] Tubos internos também se estendem a partir dos tubos configurados horizontalmente nas seções individuais e podem ser estendidos para fora e fixados no lugar para exercícios. Os tubos internos horizontais têm mangas rosqueadas fixadas a suas seções voltadas para fora. Essas mangas são usadas em conjunto com os botões de ancoragem rosqueados para apertar a banda de resistência com fendas para exercitar. As seções individuais também podem ter pelo menos dois orifícios rosqueados para fixar as seções ao quadro externo da cadeira. Dessa forma, seções individuais podem ser fixadas e removidas do quadro para reparo fácil.
[014] Pelo menos uma banda de resistência elastomérica tem uma pluralidade de fendas longitudinais através da mesma, cada uma adaptada para fixação seletiva a qualquer um dentre os botões de ancoragem rosqueados ou dispositivos de exercício fixáveis. Os botões de ancoragem rosqueados cooperam tanto com a banda de resistência com fendas quanto com diversos dispositivos de exercício fixáveis. Quando não está em uso, o botão pode ser posicionado em uma posição mais nivelada de encontro à cobertura, almofada ou quadro da cadeira para uma aparência relativamente discreta. Quando a pessoa quiser praticar exercício, o botão de ancoragem pode ser desparafusado e um dispositivo de exercício ou banda de resistência pode ser colocado confortavelmente ao redor do botão de ancoragem.
[015] Uma vez fixada ao botão, a banda ou dispositivo ajustável pode ser presa ao quadro aparafusando-se o botão de ancoragem ao quadro. Os botões de ancoragem são localizados em uma pluralidade de lugares na cadeira e as bandas de resistência têm uma pluralidade comprimentos e fendas longitudinais. Mais do que uma banda de resistência pode ser usada em uma configuração empilhada para aumentar a resistência. Ademais, múltiplos tipos de bandas de resistência podem ser usados sendo que cada um tem espessuras diferentes para resistências diferentes. As bandas de resistência podem ser fixadas entre si com um conector para adicionar comprimento à banda, e as bandas de resistência podem ser feitas de comprimentos variados. Como tal, as bandas de resistência podem ser facilmente reconfiguradas e reposicionadas em qualquer dos botões de ancoragem para um ampla variedade de exercícios individualizados com um ampla variedade de níveis de resistência.
[016] As bandas de resistência também podem ser fixadas a dispositivos de ancoragem com fendas que são construídos na cadeira. Para fixação, uma banda ou bandas de resistência são colocadas em um gancho de segurança e, então, o gancho de segurança é fixado à ancoragem com fendas fixada à cadeira. Preferencialmente, cada banda de resistência inclui um cabo fixável.
[017] Em uso, com a pessoa sentada na cadeira e a cadeira se apoiando na superfície de apoio, a pelo menos uma banda de resistência pode ser fixada a qualquer um dentre os botões de ancoragem, para que a pessoa possa se exercitar empurrando-se e/ou puxando-se a pelo menos uma banda de resistência com um cabo fixável ou outro dispositivo de exercício fixável.
[018] Em uma modalidade, duas almofadas traseiras laterais e duas almofadas de assento laterais são fixáveis seletivamente aos botões de ancoragem superiores para cobrir os botões de ancoragem superiores e estendem a pelo menos uma almofada ao redor das bordas laterais, dos quadros. Em algumas modalidades, uma pluralidade de barras de ancoragem horizontais é exposta nas almofadas traseiras laterais e nas almofadas de assento laterais para fornecer pontos de ancoragem adicionais com os quais fixar uma das bandas de resistência, essa banda de resistência que termina em um mosquetão ou gancho.
[019] Em algumas modalidades, um lado de topo do quadro de apoio traseiro inclui adicionalmente uma primeira barra em T extensível que tem duas extremidades opostas, sendo que cada uma termina em um botão de ancoragem de barra em T, ao redor do qual a fenda longitudinal de cada banda de resistência pode ser apertada. A primeira barra em T é posicionável entre uma posição retraída acima do quadro de apoio traseiro. De maneira similar, um lado dianteiro do quadro de assento pode incluir adicionalmente uma segunda barra em T extensível que tem duas extremidades opostas sendo que cada uma termina em um botão de ancoragem de barra em T ao redor do qual a fenda longitudinal de cada banda de resistência pode ser apertada. A segunda barra em T é posicionável entre a posição retraída, de maneira similar à primeira barra em T, mas em frente ou abaixo do quadro de assento. A segunda barra em T fica nivelada com o mesmo quando na posição retraída. É compreendido que no presente documento o uso de “botão de ancoragem” também implica um orifício de ancoragem opcional com um botão de ancoragem removível.
[020] A segunda barra em T é fixada adicionalmente de modo pivotável ao quadro de assento. Furos são localizados no dispositivo giratório de modo que a segunda barra em T possa ser fixada na posição estendida para exercícios de tração, ou a mesma pode girar para uma posição abaixada e fixada para exercícios de elevação da perna. Preferencialmente, as barras em T podem recolher na direção oposta em uma seção almofadada que se integra nas seções externas, ou recolher na direção oposta sob a seção visível do assento para uma aparência discreta. Essa aba é fixada à almofada ou material de cobertura na cadeira. Quando a pessoa quiser engatar o dispositivo de barra em T, a aba pode ser aberta e a barra em T pode ser estendida.
[021] A cadeira de exercício pode incluir adicionalmente uma barra de fixação fixável em cada extremidade da mesma com uma extremidade de uma das bandas de resistência. A outra extremidade da banda de resistência é fixada a um dos botões de ancoragem, de modo que a pessoa possa empurrar ou puxar a barra de fixação para exercitar seus braços ou pernas.
[022] A cadeira de exercício pode adicionalmente incluir uma fixação de tubo curvo. Uma ou mais bandas de resistência são enfiadas através do tubo curvo, e extremidades opostas de cada banda de resistência são fixadas a um dos botões de ancoragem. O tubo curvo pode ser usado tanto como um cabo na parte superior da cadeira e como um dispositivo de elevação de perna na parte inferior da cadeira.
[023] Um par de suportes adaptado para engatar pelo menos dois dos botões de ancoragem superiores em que cada um inclui um copo que se estende a partir de uma parede lateral do suporte, lateralmente na direção oposta ao quadro de assento traseiro. Cada copo é voltado para cima e é adaptado para reter uma fixação de barra em U rotacionalmente no mesmo. Cada fixação de barra em U é fixada junta ao redor de um lado traseiro do quadro de apoio traseiro com pelo menos uma das bandas de resistência. Como tal, a pessoa sentada na cadeira pode inserir seus cotovelos ou antebraços em uma das fixações de barra em U e apertar seus braços juntos para exercitar os músculos dos braços e peitoral.
[024] Em algumas modalidades, uma montagem de pedal pode ser fixada à base no pelo menos um botão de ancoragem inferior com pelo menos uma das bandas de resistência. A montagem de pedal é posicionada em frente à cadeira de exercício de modo que a pessoa possa usar a montagem de pedal com seus pés engatados com pedais giratórios. Esse exercício oferece um estilo aeróbico de exercício bem como exercício de resistência.
[025] Em algumas modalidades, uma banda elástica com fendas pode ser fixada às ancoragens na base da cadeira. Outra banda elástica mais longa é, então, enfiada entre aquelas fendas para criar laços no nível dos pés ou tornozelos. Ambas as bandas são fixadas a botões de ancoragem.
[026] Exercícios podem, então, ser realizados puxando-se e empurrando-se as pernas alternadamente em sentidos opostos entre si.
[027] Opcionalmente uma bolsa de transporte é incluída com a cadeira de exercício. Essa bolsa de transporte tem múltiplos compartimentos que podem conter as bandas de resistência, as fixações de exercício e outra parafernália usada com a cadeira de exercício.
[028] A presente invenção é uma combinação de cadeira de escritório ou de mesa com uma cadeira de exercício. A presente cadeira de discreta de exercício discreta proporciona uma ampla variedade de exercícios diferentes, e inclui diversos acessórios fixados facilmente para facilitar exercícios adicionais. A presente invenção é durável, relativamente fácil para fabricar e usar, e relativamente acessível quando comparada a máquinas de exercício tradicionais. Outros recursos e vantagens da presente invenção ficarão evidentes a partir da descrição mais detalhada a seguir, tomada em conjunto com os desenhos anexos, os quais ilustram, a título de exemplo, os princípios da invenção.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[029] A Figura 1 é uma vista em perspectiva da invenção;
[030] A Figura 2 é uma vista em perspectiva de um quadro de cadeira da invenção, ilustrado sem uma cobertura;
[031] A Figura 3A é uma vista em perspectiva parcial de um quadro de apoio traseiro da invenção, que ilustra uma almofada traseira lateral e uma almofada de assento lateral opcionais como fixadas ao quadro de cadeira, a almofada traseira lateral parcialmente desmembrada para expor o interior da mesma;
[032] A Figura 3B é uma vista em perspectiva traseira de uma das almofadas de assento laterais da Figura 3A, mostrada removida do quadro de cadeira e mostrada com uma treliça exposta de barras de ancoragem horizontais;
[033] A Figura 4 é uma vista em perspectiva parcial de uma base da invenção, que ilustra uma banda de resistência esticada entre dois botões de ancoragem inferiores;
[034] A Figura 5 é uma vista em perspectiva parcial da base, que mostra uma modalidade da banda de resistência com um cabo curvo central;
[035] A Figura 6 é uma vista em perspectiva parcial da base e uma montagem de pedal fixada à mesma com duas das bandas de resistência;
[036] A Figura 7 é uma vista em perspectiva da invenção, parcialmente desmembrada para mostrar o quadro de apoio traseiro e um quadro de assento, e que mostra adicionalmente um par de montagens de barra em T da invenção;
[037] A Figura 8 é uma vista em perspectiva ampliada de uma modalidade da banda de resistência, que mostra um cabo fixado à mesma e um botão de ancoragem rosqueado e receptor rosqueado para o mesmo;
[038] A Figura 9 é uma vista em perspectiva da invenção, que mostra uma barra de fixação opcional fixada ao quadro de cadeira com um par das bandas de resistência;
[039] A Figura 10 é uma vista em perspectiva parcial de uma modalidade que tem um suporte com uma fixação de barra em U;
[040] A Figura 11 é uma vista em perspectiva parcial de um par dos suportes e fixações de barra em U fixados à cadeira com uma banda de resistência esticada entre as duas fixações de barra em U atrás da cadeira;
[041] A Figura 12 é uma vista em perspectiva da invenção mostrada com um par de bandas de resistência que têm o cabo curvo central;
[042] A Figura 13A é uma vista em perspectiva de uma pessoa realizando exercícios de bíceps enquanto sentado na cadeira de exercício da presente invenção;
[043] A Figura 13B é uma vista em perspectiva de uma pessoa realizando exercícios tipo supino enquanto sentado na cadeira de exercício da presente invenção;
[044] A Figura 13C é uma vista em perspectiva de uma pessoa realizando exercícios de peitoral enquanto sentado na cadeira de exercício da presente invenção;
[045] A Figura 13D é uma vista em perspectiva de uma pessoa exercícios do tipo levantamento exercícios enquanto sentado na cadeira de exercício da presente invenção;
[046] A Figura 13E é uma vista em perspectiva de uma pessoa realizando exercícios do tipo suspensão enquanto sentado na cadeira de exercício da presente invenção;
[047] A Figura 13F é uma vista em perspectiva de uma pessoa realizando exercícios do tipo rosca enquanto sentado na cadeira de exercício da presente invenção;
[048] A Figura 13G é uma vista em perspectiva de uma pessoa realizando exercícios do tipo remada enquanto sentado na cadeira de exercício da presente invenção;
[049] A Figura 13H é uma vista em perspectiva de uma pessoa realizando exercícios de pedalar enquanto sentado na cadeira de exercício da presente invenção;
[050] A Figura 14 é uma vista em perspectiva de uma seção de quadro intercambiável da invenção;
[051] A Figura 15 é uma vista em perspectiva parcial explodida de uma modalidade alternativa da banda de resistência e botão de ancoragem;
[052] A Figura 16 é uma vista em perspectiva parcial explodida de uma modalidade alternativa do botão de ancoragem e uma banda de resistência que tem um gancho;
[053] A Figura 17 é uma vista em perspectiva de uma modalidade alternativa do botão de ancoragem que pode aceitar uma banda de resistência com qualquer um dentre um gancho, uma fenda ou um orifício no mesmo; e
[054] A Figura 18 é uma vista em perspectiva de uma modalidade da invenção que tem um revestimento de armazenamento portátil removível do quadro de assento.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA MODALIDADE PREFERENCIAL
[055] Modalidades ilustrativas da invenção são descritas abaixo. A explicação a seguir fornece detalhes específicos para uma compreensão completa e facilitadora da descrição para essas modalidades. Uma pessoa versada na técnica compreenderá que a invenção pode ser praticada sem tais detalhes. Em outros casos, estruturas e funções bem conhecidas não foram mostradas ou descritas em detalhes para evitar obscurecer desnecessariamente a descrição das modalidades.
[056] A menos que o contexto exija claramente o contrário, por toda a descrição e nas reivindicações, as palavras “compreende”, “compreender”, e similares devem ser interpretadas em um sentido inclusivo ao contrário de um sentido exclusivo ou exaustivo; isto é, no sentido de “incluir, porém, sem limitações”. Palavras que usam o número singular ou plural também incluem o número plural ou singular respectivamente. Além disso, as expressões “no presente documento”, “acima”, “abaixo” e palavras de significado similar, quando usadas nesse pedido, devem se referir a esse pedido como um todo e não a quaisquer porções particulares desse pedido. Quando as reivindicações usam a palavra “ou” em referência a uma lista de dois ou mais itens, aquela palavra cobre todas as seguintes interpretações da palavra: qualquer dos itens na lista, todos os itens na lista e qualquer combinação dos itens na lista. Quando a palavra “cada” é usada para se referir a um elemento que foi previamente introduzido como sendo pelo menos um em número, a palavra “cada” não implica necessariamente em uma pluralidade dos elementos, mas também pode significar um elemento singular.
[057] As Figuras 1 e 2 ilustram uma cadeira de exercício 10 para uma pessoa 20 usar enquanto sentada na cadeira 10. A cadeira de exercício 10 também pode ser usada como uma cadeira de escritório ou cadeira de mesa. Embora uma modalidade que tem um encosto de cadeira seja mostrada nas Figuras, não é exigido que a cadeira 10 inclua um quadro de apoio traseiro 40, tomando, em vez disso, uma configuração de banco (não mostrada) ao contrário de uma configuração de cadeira como mostrado (Figura 1).
[058] Um quadro de cadeira rígido 30 inclui o quadro de apoio traseiro 40 fixado a um lado inferior 42 do mesmo com uma extremidade traseira 52 de um quadro de assento 50. Cada quadro 40, 50 inclui pelo menos um botão de ancoragem superior 60 fixado a uma borda lateral 45, 55 de um dos quadros 40, 50. Cada botão de ancoragem superior 60 se projeta lateralmente na direção oposta aos quadros 40, 50. Cada quadro 40, 50 pode ser telescópico para que cada botão de ancoragem superior 60 possa ser estendido na direção oposta ao quadro de cadeira 30 alguma distância a fim de acomodar vários exercícios (Figura 2). Ademais, cada seção do quadro de apoio traseiro 40 e do quadro de assento 50 pode ser feita de seções modulares 32 (Figura 14) que são intercambiáveis, para que, caso uma seção seja danificada, a mesma possa ser prontamente substituída por outra seção sobressalente. Preferencialmente, os quadros 40, 50 são feitos a partir de um material de metal rígido. Dois braços laterais giratórios rígidos 70 são, cada um, preferencialmente, fixados a uma das bordas laterais 45 do quadro de apoio traseiro 40. Os braços laterais 70 se projetam, cada um, na direção oposta a um lado dianteiro 41 do quadro de apoio traseiro 40. Cada braço lateral 70 é, de maneira preferencial, posicionável de modo seletivo rotacionalmente entre uma posição recolhida 140 e uma posição estendida 150. Alternativamente, os braços laterais 70 podem assumir um formato de T (não mostrado) e serem fixados ao quadro de assento 40 e se projetarem para cima a partir do mesmo.
[059] Uma base 80 é fixada a uma extremidade inferior 59 do quadro de assento 50 e é adaptada para sustentar a cadeira de exercício 10 em uma superfície de apoio 15, tal como um piso (Figura 1). A base 80 tem pelo menos um botão de ancoragem inferior 61 que se projeta em direção oposta à mesma e/ou pelo menos um orifício de ancoragem 64 que atravessa através de um topo 189 da perna de base 180 (Figura 4).
[060] Preferencialmente, a base 80 inclui um eixo vertical central 160 fixado a uma extremidade de topo 168 da mesma com um mecanismo receptor de eixo 170 fixado à extremidade inferior 59 do quadro de assento 50. Uma extremidade inferior 162 do eixo vertical central 160 termina em uma pluralidade de pernas de base 180 que se projetam para baixo na direção oposta ao mesmo, sendo que cada perna de base 180 é adaptada para contatar a superfície de apoio 15 em uma extremidade distal 188 da mesma. Cada perna de base 180 inclui, preferencialmente, uma roda 190, de modo que a cadeira de exercício 10 possa ser rolada ao longo da superfície de apoio 15.
[061] Preferencialmente, o eixo vertical central 160 inclui um mecanismo telescópico 200 e um atuador de ajuste de altura 210 de modo que, quando o atuador de ajuste de altura 210 é atuado, a altura do eixo vertical 160 possa ser ajustada. Nessa modalidade, o mecanismo telescópico 200 é impelido em direção a uma posição totalmente estendida sem uma carga, e com uma carga (tal como a pessoa 20 sentada na cadeira 10) o mecanismo telescópico 200 é impulsionado para uma posição retraída.
[062] Ademais, preferencialmente o mecanismo receptor de eixo 170 inclui adicionalmente um mecanismo de inclinação 220 e um atuador de inclinação 230, de modo que, quando o atuador de inclinação é atuado, a inclinação do quadro de cadeira 30 possa ser ajustada com relação à base 80.
[063] Alternativamente a base 80 inclui pelo menos três pernas verticais que se projetam para baixo (não mostradas) como é comum na técnica. No entanto, diferente da técnica anterior, tais pernas verticais também incluem pelo menos um botão de ancoragem inferior 61 que se projeta na direção oposta às mesmas. Cada uma dessas pernas verticais também pode incluir uma das rodas 190.
[064] Pelo menos uma almofada ou cobertura 90 cobre, preferencialmente, pelo menos uma porção dos quadros 40, 50. Essa almofada 90 pode cobrir o quadro de cadeira inteiro 30, exceto pelos botões de ancoragem superiores 60 que se projetam na direção oposta ao mesmo. Onde a pelo menos uma almofada 90 cobre as bordas laterais 45, 55 dos quadros 40, 50, uma pluralidade de tubos de extensão 110 pode ser incluída para atravessar a cobertura resiliente 90 para que os botões de ancoragem superiores 60 não sejam cobertos pela pelo menos uma cobertura 90.
[065] Em algumas modalidades, uma estrutura interna tanto do quadro de apoio traseiro 40 quanto do quadro de assento 50 da cadeira de exercício 10 pode ser compreendida de seções modulares individuais 32. Essas seções modulares são compostas de tubos interconectados 33 configurados em um padrão de grade. As seções individuais 32 se alinham de uma forma tal que cada tubo interno 33 possa ser colocado através de uma seção adjacente em direção a uma coluna central 34 tanto do quadro de apoio traseiro 40 quanto do quadro de assento 50 da cadeira de exercício 10. Esse tubo interno 33 é conectado a um tubo fixado horizontalmente para formar uma Barra em T 230, 260. A barra em T 230, 260 pode ser estendida tanto a partir do topo da cadeira 10 quanto da frente da cadeira 10. Uma vez estendida a mesma pode ser fixada na posição com pinos de fixação através de orifícios de posição 37 a fim de conduzir exercícios.
[066] Os tubos internos 33 também podem se estender a partir de tubos de extensão configurados horizontalmente 110 nas seções individuais 32 e ser fixados no lugar para exercícios. Os tubos de extensão horizontais 110 têm mangas ou receptores rosqueados 305 fixados a suas seções voltadas para fora. Essas mangas 305 são usadas em conjunto com os botões de ancoragem rosqueados 60, 61, 62 para apertar uma banda de resistência com fendas 100 para exercício. As seções individuais 32 também têm pelo menos dois furos rosqueados 36 para fixar as seções 32 ao quadro externo 30 da cadeira 10. Dessa forma, as seções individuais 32 podem ser fixadas e removidas do quadro 30 para reparo fácil.
[067] Em algumas modalidades, os tubos de extensão 110 são telescópicos e extensíveis lateralmente conforme desejado pela pessoa 20 para realizar exercícios ou para retrair os tubos de extensão 110 e botões de ancoragem superiores 60 para dentro das bordas laterais 45, 55 do quadro de cadeira 30. Por exemplo, cada tubo de extensão 110 compreende uma primeira manga fixa 111 e um segundo tubo extensível interno 112 capturado dentro da primeira manga fixa 111, sendo que o tubo extensível 112 inclui o receptor rosqueado 305 (Figura 8). A pelo menos uma almofada ou cobertura 90 inclui uma superfície externa com uma espuma ou outro material flexível em seu interior. Alternativamente a almofada 90 pode ser um material de malha (não mostrado).
[068] Pelo menos uma banda de resistência elastomérica 100 tem uma pluralidade de orifícios 106 ou fendas 105 longitudinais através da mesma, cada um adaptado para fixação seletiva a qualquer um dentre os botões de ancoragem 60, 61 ou dispositivos de exercício. As fendas 105 preferencialmente se ajustam confortavelmente ao redor dos botões de ancoragem 60, 61 para criar um ajuste seguro. Os botões de ancoragem 60, 61 são discretos e se estendem apenas o suficiente na direção oposta à cobertura 90 ou ao quadro 30 para que duas ou três bandas de resistência 100 possam ser engatadas aos mesmos. Caso desejado, cada banda de resistência 100 pode ser apertada ao quadro 30 aparafusando-se os botões de ancoragem 60, 61 manualmente, com uma chave de boca, ou similares (não mostrada). Alternativamente vários acessórios tais como uma montagem de pedal 290, uma barra de fixação 310, cabos 320, e fixações de barra em U 350 (consultar abaixo) também podem ser engatados aos botões de ancoragem 60, 61.
[069] Pelo menos uma banda de resistência elastomérica 100 tem uma pluralidade de fendas longitudinais 105 ou orifícios 106 através da mesma, cada uma, adaptada para fixação seletiva a qualquer um dentre os botões de ancoragem rosqueados 60, 61, 62 ou dispositivos de exercício fixáveis. Os botões de ancoragem 60, 61, 62 são adaptados para cooperar tanto com as bandas de resistência com fendas 100 quanto com dispositivos de exercício fixáveis (descritos abaixo). Quando não está em uso, cada botão de ancoragem 60, 61, 62 pode ser posicionado em uma posição mais nivelada de encontro à cobertura 90 ou quadro 30 para uma aparência discreta. Quando a pessoa 20 quiser praticar exercício, um dos botões de ancoragem 60, 61, 62 pode ser desparafusado e um dispositivo de exercício ou banda de resistência 100 pode ser colocado confortavelmente ao redor do botão de ancoragem 60, 61, 62. Uma vez fixada ao botão de ancoragem 60, 61, 62, a banda ajustável 100 ou dispositivo pode ser presa com o quadro 30 aparafusando-se o botão de ancoragem 60, 61, 62 ao quadro 30.
[070] Em algumas modalidades, pelo menos uma das bandas de resistência 100 inclui uma seção reforçada elevada 107 (Figura 15) ao redor do orifício de ancoragem 106 da mesma, sendo que cada botão de ancoragem 60, 61, 62 inclui uma porção rebaixada 65 cooperativa com a seção reforçada elevada 107 para capturar rotacionalmente a banda de resistência 100 no botão de ancoragem 60, 61, 62 quando o botão de ancoragem 60, 61, 62 é fixado à banda de resistência 100 e totalmente engatado com um dos receptores rosqueados 305. Em algumas modalidades a banda de resistência 100 inclui um gancho 108 adaptado para inserção em um dos orifícios de ancoragem 64, ou através de um laço 68 de um dos botões de ancoragem 60 (Figura 16), ou ao redor de um estreitamento 69 de um botão de ancoragem coroado 67 (Figura 17).
[071] Os botões de ancoragem 60, 61, 62 são localizados em uma pluralidade de lugares na cadeira 10 e as bandas de resistência 100 têm uma pluralidade de comprimentos e fendas longitudinais 105. Mais do que uma banda de resistência 100 pode ser usada em uma configuração empilhada para aumentar a resistência. Ademais, múltiplos tipos de bandas de resistência 100 podem ser usados em que cada um tem espessuras diferentes para resistências diferentes. As bandas de resistência 100 podem ser fixadas entre si com um conector 360 (Figura 13D) para adicionar comprimento à banda 100, e as bandas de resistência 100 podem ser feitas de comprimentos variados. Como tal, as bandas de resistência 100 podem ser facilmente reconfiguradas e reposicionadas em quaisquer dos botões de ancoragem 60, 61, 62 para uma ampla variedade de exercícios individualizados com uma ampla variedade de níveis de resistência. As bandas de resistência 100 também podem ser fixadas a dispositivos de ancoragem com fendas que são construídos na cadeira 10. Para fixação, uma banda de resistência 100 pode ser posicionada na cadeira 10 com um gancho de segurança (não mostrado) e, então, o gancho fixado a uma das ancoragens com fenda da cadeira 10.
[072] Preferencialmente, cada banda de resistência 100 inclui um cabo fixável 280 (Figura 8), o qual pode ser fixado a uma das fendas longitudinais 105 com um mosquetão 285 ou similares. Como tal, as bandas de resistência 100 podem ser facilmente reconfiguradas e reposicionadas em qualquer um dos botões de ancoragem 60, 61 para uma ampla variedade de exercícios. Mais do que uma banda de resistência 100 pode ser usada em uma configuração empilhada para aumentar a resistência experimentada pela pessoa 20. Ademais, múltiplos tipos de bandas de resistência 100 podem ser usados em que cada um tem espessuras diferentes para resistências diferentes. As bandas de resistência 100 podem ser fixadas entre si com um conector 360 (Figura 13D) para adicionar comprimento às bandas 100, e as bandas de resistência 100 podem ser feitas de comprimentos variados para usar durante tipos diferentes de exercícios ou para pessoas de tamanhos variados.
[073] Em uso, com a pessoa 20 sentada na cadeira 10 e a cadeira 10 se apoiando na superfície de apoio 15, a pelo menos uma banda de resistência 100 pode ser fixada a qualquer um dentre os botões de ancoragem 60, 61 para que a pessoa possa se exercitar empurrando-se e/ou puxando-se a pelo menos uma banda de resistência 100, seja com o cabo 280, outro acessório, ou de outra forma (Figuras 13A a 13H). Um treino de corpo inteiro robusto pode ser alcançado assumindo-se posições diferentes na cadeira de exercício 10 e utilizando-se as bandas de resistência 100 em várias configurações em um dos botões de ancoragem 60, 61, 62.
[074] Em uma modalidade, duas almofadas traseiras laterais 120 (Figuras 3A e 3B) e duas almofadas de assento laterais 130 são fixáveis seletivamente aos botões de ancoragem superiores 60 para cobrir os botões de ancoragem superiores 60 e estender a pelo menos uma almofada 90 ao redor das bordas laterais 45, 55 dos quadros 40, 50. Em algumas modalidades, uma pluralidade de barras de ancoragem horizontais 122 (Figura 3B) é exposta nas almofadas traseiras laterais 120 e nas almofadas de assento laterais 130 para fornecer pontos de ancoragem adicionais com os quais fixar uma das bandas de resistência 100, sendo que essa banda de resistência 100 termina em um mosquetão ou gancho (não mostrado).
[075] Em algumas modalidades, um lado de topo 48 do quadro de apoio traseiro 40 inclui adicionalmente uma primeira barra em T extensível 230 que tem duas extremidades opostas 235, sendo que cada uma termina em um botão de ancoragem de barra em T 62, ao redor do qual a fenda longitudinal 105 de cada banda de resistência 100 pode ser apertada. A primeira barra em T 230 é posicionável entre uma posição retraída 240 (Figura 1 e uma posição estendida 250 (Figura 7) acima do quadro de apoio traseiro 40. A pelo menos uma cobertura 90 não cobre a primeira barra em T extensível 230, mas, preferencialmente, fica nivelada com a mesma quando a primeira barra em T 230 está na posição retraída 240. Preferencialmente, uma aba (não mostrada) cobre tanto as barras em T 230, 260 quando as mesmas estão na posição retraída 240 para uma aparência discreta. Essa aba é fixada ao acolchoamento ou ao material de cobertura 90 na cadeira 10. Quando a pessoa 20 quiser engatar uma das barras em T 230, 260, a aba pode ser aberta e a barra em T 230, 260 pode ser estendida. A segunda barra em T 260 é fixada adicionalmente de modo pivotável com o quadro de assento 30. Furos (não mostrados) são localizados em um pivô 264 de modo que, quando a segunda barra em T 260 estiver na posição estendida 250, a mesma possa ser fixada a uma posição levantada 275 para exercícios de tração (Figura 13G), ou a segunda barra em T 260 pode girar para uma posição abaixada 270 para exercícios de elevação da perna (Figura 13F).
[076] Em algumas modalidades, um lado dianteiro 58 do quadro de assento 50 inclui adicionalmente uma segunda barra em T extensível 260 que tem duas extremidades opostas 265, sendo que cada uma termina em um botão de ancoragem de barra em T 62, ao redor do qual a fenda longitudinal 105 de cada banda de resistência 100 pode ser apertada. A segunda barra em T 260 é posicionável entre a posição retraída 240 (Figura 1 e a posição estendida 250 (Figura 7), de maneira similar à primeira barra em T 230, mas em frente ao quadro de assento 50. A pelo menos uma cobertura 90 não cobre a segunda barra em T extensível 260, mas, preferencialmente, fica nivelada com a mesma quando a segunda barra em T 260 está na posição retraída 240. A segunda barra em T 260 é fixada adicionalmente de modo pivotável com o quadro de assento 50 de modo que, quando a segunda barra em T 260 estiver na posição estendida 250, a segunda barra em T 260 possa girar entre uma posição levantada 275 para exercícios de tração com empunhaduras (não mostradas), e uma posição abaixada 270 para exercícios de perna.
[077] Preferencialmente, cada botão de ancoragem 60, 61, 62 inclui um eixo rosqueado 300 para aparafusar em um receptor rosqueado 305 de qualquer um dentre os quadros 40, 50, a base 80 ou os tubos de extensão telescópicos 110. Tais botões de ancoragem 60, 61, 62 podem ser aparafusados no receptor rosqueado 305 com uma chave de boca, uma chave de fenda regular (não mostrada), ou similares. Alternativamente, cada botão de ancoragem 60, 61, 62 inclui uma superfície externa denteada 66 (Figura 15) para permitir engatar manualmente o botão de ancoragem 60, 61, 62 ao receptor rosqueado 305. Cada botão de ancoragem 60, 61, 62 inclui uma cabeça 63 que tem um diâmetro maior do que o eixo rosqueado 300 para que uma vez que a banda resiliente 100 esteja esticada sobre a cabeça 63 em uma das fendas longitudinais 105 da mesma, a banda resiliente 100 seja retida na mesma até ser removida manualmente.
[078] Conforme ilustrado na Figura 9, a cadeira de exercício 10 pode incluir adicionalmente uma barra de fixação 310 fixável em cada extremidade 315 da mesma com uma extremidade 105 de uma das bandas de resistência 100. A outra extremidade 105 da banda de resistência 100 é fixada a um dos botões de ancoragem 60, 61 de modo que a pessoa 20 possa empurrar ou puxar a barra de fixação 310 para exercitar seus braços ou pernas.
[079] A cadeira de exercício pode incluir adicionalmente uma fixação de tubo curvo 320. Uma ou mais das bandas de resistência 100 são enfiadas através da fixação de tubo curvo 320.
[080] As extremidades opostas 104 de cada banda de resistência 100 são fixadas aos botões de ancoragem 60, 61, 62. A fixação de tubo curvo 320 pode ser usada tanto como um cabo no quadro de apoio traseiro 40 da cadeira 10 quanto como um dispositivo de elevação de perna na base 80 da cadeira 10. Em algumas modalidades, pelo menos duas das bandas de resistência 100 são incluídas, sendo que cada uma tem o cabo curvo central 320 (Figuras 5 e 12), em que as extremidades opostas 104 de cada banda de resistência 100 são fixadas a ancoragens 60, 61, tal como com as ancoragens superiores 60 em um lado comum 45 do quadro de apoio traseiro 40 (Figuras 12 e 13C). Esse cabo curvo central 320 é, preferencialmente, uma manga de vinil ou de outro tipo que facilite segurar a banda de resistência 100 manualmente.
[081] As Figuras 10 e 11 ilustram um par de suportes 330 adaptados para engatar pelo menos dois dos botões de ancoragem superiores 60. Cada suporte 330 inclui um copo 340 que se estende a partir de uma parede lateral 335 do suporte 330, lateralmente na direção oposta ao quadro de assento traseiro 40. Cada copo 340 é voltado para cima e é adaptado para reter uma fixação de barra em U 350 rotacionalmente ao mesmo. Cada fixação de barra em U 350 é fixada ao redor de um lado traseiro 49 do quadro de apoio traseiro 40 com pelo menos uma das bandas de resistência 100. Como tal, a pessoa 20 sentada na cadeira 10 pode inserir seus cotovelos ou antebraços em uma das fixações de barra em U 350 e apertar seus braços juntos para exercitar os músculos dos braços e peitoral.
[082] Em algumas modalidades, uma montagem de pedal 290 (Figura 6) pode ser fixada à base 80 no pelo menos um botão de ancoragem inferior 61 com pelo menos uma das bandas de resistência 100.
[083] A montagem de pedal 290 é posicionada em frente à cadeira de exercício 10 de modo que a pessoa 20 possa usar a montagem de pedal 290 com seus pés engatados com pedais giratórios 295. Esse exercício oferece um estilo aeróbico de exercício bem como exercício com base em resistência.
[084] Em algumas modalidades, uma das bandas elásticas 100 com fendas 105 ou orifícios 106 pode ser fixada às ancoragens inferiores 61 na base 80 da cadeira 10. Outra banda elástica mais longa 101 (Figura 4) é enfiada entre aquelas fendas 105 para criar laços 102 no nível dos pés ou tornozelos. Ambas as bandas 100, 101 são fixadas a botões de ancoragem 61. Exercícios são, então, realizados puxando-se e empurrando-se as pernas alternadamente em sentidos opostos entre si, os laços 102 fixados ao redor dos tornozelos da pessoa.
[085] Em outra modalidade, uma bolsa de transporte (não mostrada) é incluída com a cadeira de exercício 10. Essa bolsa de transporte tem múltiplos compartimentos diferentes que podem reter as bandas de resistência 100, as fixações de exercício e outra parafernália usada com a cadeira de exercício 10.
[086] Em outra modalidade, um revestimento removível 400 (Figura 18) é fixável seletivamente ao quadro de assento 50, de modo que o quadro de assento 50 possa armazenar o revestimento 400 enquanto o revestimento 400 não está em uso. O revestimento removível 400 tem um lado passível de ser aberto seletivamente 410 que permite acesso a um volume de armazenamento interno 420. O revestimento 400, preferencialmente, inclui adicionalmente uma alça de transporte 430 e é adaptado para reter uma pluralidade das bandas de resistência 100 e dos tubos de extensão 110. O revestimento 400 inclui adicionalmente uma pluralidade dos botões de ancoragem 61 que se projetam na direção oposta ao mesmo e/ou uma pluralidade de orifícios de ancoragem 64 no mesmo. Como tal o revestimento 400 pode ser usado separadamente da cadeira 10 para certos exercícios caso desejado. O revestimento 400 pode incluir múltiplos compartimentos diferentes (não mostrados) que podem reter as bandas de resistência 100, as fixações de exercício e outra parafernália usada com a cadeira de exercício 10. O revestimento 400 também pode armazenar tubos telescópicos 110 com mangas 305, e é, preferencialmente, forte o suficiente para sustentar o peso de uma pessoa de pé ou sentada no revestimento 400.
[087] Embora uma forma particular da invenção tenha sido ilustrada e descrita, ficará evidente que várias modificações podem ser feitas sem que se afaste do espírito e escopo da invenção. Consequentemente, não se pretende que a invenção seja limitada, exceto como pelas reivindicações anexas.
[088] Terminologia particular usada quando se descreve certos recursos ou aspectos da invenção não deve ser levada a implicar que a terminologia esteja sendo redefinida no presente documento para ser restrita a quaisquer características, recursos ou aspectos específicos da invenção com os quais aquela terminologia é associada. Em geral, os termos usados nas reivindicações a seguir não devem ser interpretados como limitando a invenção às modalidades específicas reveladas no relatório descritivo, a menos que a seção Descrição Detalhada acima defina explicitamente tais termos. Consequentemente, o escopo real da invenção abrange não apenas as modalidades reveladas, mas também todas as formas equivalentes de praticar ou implantar a invenção.
[089] A descrição detalhada acima das modalidades da invenção não é destinada a ser exaustiva ou a limitar a invenção à forma precisa revelada acima ou ao campo particular de uso mencionado nessa revelação. Embora modalidades específicas e exemplos da invenção sejam descritos acima para fins de ilustração, várias modificações equivalentes são possíveis dentro do escopo da invenção, como as pessoas versadas na técnica relevante reconhecerão. Além disso, os ensinamentos da invenção fornecidos no presente documento podem ser aplicados a outros sistemas, não necessariamente o sistema descrito acima. Os elementos e atos das várias modalidades descritas acima podem ser combinados para fornecer modalidades adicionais.
[090] Todas as patentes e pedidos e outras referências acima, que incluem qualquer um que possa ser listado em artigos de arquivo anexos, são incorporados ao presente documento a título de referência.
[091] Aspectos da invenção podem ser modificados, caso necessário, para empregar os sistemas, funções e conceitos das várias referências descritas acima para fornecer ainda outras modalidades da invenção.
[092] Mudanças podem ser feitas à invenção à luz da “Descrição Detalhada” acima. Embora a descrição acima detalhe certas modalidades da invenção e descreva o melhor modo contemplado, não importa quão detalhado o acima apareça no texto, a invenção pode ser praticada de muitas formas. Portanto, detalhes de implantação podem variar consideravelmente ao mesmo tempo em que ainda são abrangidos pela invenção revelada no presente documento. Como observado acima, terminologia particular usada na descrição de certos recursos ou aspectos da invenção não deve ser levada a implicar que a terminologia esteja sendo redefinida no presente documento para ser restrita a quaisquer características, recursos ou aspectos específicos da invenção com os quais aquela terminologia é associada.
[093] Embora certos aspectos da invenção sejam apresentados abaixo em certas formas de reivindicação, o inventor contempla os vários aspectos da invenção em qualquer número de formas de reivindicação. Consequentemente, o inventor se reserva o direito de adicionar reivindicações adicionais após depositar o pedido para buscar tais formas de reivindicação adicionais para outros aspectos da invenção.

Claims (13)

1. CADEIRA DE EXERCÍCIO (10) PARA UMA PESSOA (20), compreendendo: um quadro de cadeira (30) que inclui um quadro de apoio traseiro (40) fixado a uma extremidade inferior (42) do mesmo com uma extremidade traseira (52) de um quadro de assento (50), sendo que cada um do quadro de apoio traseiro (40) e o quadro de assento (50) inclui pelo menos um botão de ancoragem superior (60) fixado a uma borda lateral (45, 55) do quadro de apoio traseiro (40) e do quadro de assento (50) e que se projeta lateralmente na direção oposta ao quadro de apoio traseiro (40) e o quadro de assento (50); uma base (80) fixada a uma extremidade inferior do quadro de assento (50) e adaptada para sustentar a cadeira de exercício (10) em uma superfície de apoio (15), sendo que a base (80) tem pelo menos um botão de ancoragem inferior (61) que se projeta em direção oposta à mesma; pelo menos uma banda de resistência elastomérica (100) adaptada para fixação seletiva a qualquer um dentre o botão de ancoragem superior (60) e o botão de ancoragem inferior (61); de modo que, com a pessoa (20) sentada na cadeira (10) e a cadeira se apoiando na superfície de apoio (15) e a pelo menos uma banda de resistência (100) fixada a qualquer um dentre o botão de ancoragem superior (60) e o botão de ancoragem inferior (61), a pessoa (20) possa se exercitar empurrando e/ou puxando a pelo menos uma banda de resistência (100); caracterizada pelo fato de que o pelo menos um botão de ancoragem superior (60) é ligado de forma removível a um tubo de extensão (110) que se estende a partir da borda lateral (45, 55) de uma do quadro de cadeira (30), e o pelo menos um botão de ancoragem inferior (61) é ligado de forma removível a pelo menos um dentre: um eixo vertical central (160) da base (80), e pelo menos uma perna de base de uma pluralidade de pernas (180) que se estende a partir do eixo vertical central (160).
2. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que inclui adicionalmente pelo menos uma almofada ou cobertura (90) que cobre pelo menos uma parte de pelo menos um dos quadros de assento e de apoio traseiro (40, 50), em que cada um do pelo menos um botão de ancoragem superior (60) é fixado à borda lateral (45, 55) de um do quadro de apoio traseiro (40) e quadro de assento (50) com o tubo de extensão (110) atravessando a pelo menos uma cobertura (90), o pelo menos um botão de ancoragem superior (60) se projetando lateralmente para longe da pelo menos uma cobertura (90), e em que o pelo menos um botão de ancoragem superior (60) inclui um eixo rosqueado (300) para rosqueamento em um receptor rosqueado (305) do pelo menos um tubo de extensão (110) ou da base (80).
3. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o eixo vertical central (160) é fixado a uma extremidade de topo da mesma com um mecanismo receptor de eixo (170) fixado à extremidade inferior do quadro de assento (50), sendo que uma extremidade inferior (162) do eixo vertical central (160) termina na pluralidade de pernas de base (180) que se projetam para baixo na direção oposta ao mesmo, sendo que cada perna de base (180) é adaptada para contatar a superfície de apoio (15) em uma extremidade distal (188) da mesma.
4. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma banda de resistência elastomérica (100) inclui pelo menos um orifício (106) ou fenda (105) adaptada para fixação seletiva a qualquer um do pelo menos um botão de ancoragem superior (60) e o pelo menos um botão de ancoragem inferior (61), em que cada do botão de ancoragem superior (60) e o botão de ancoragem inferior (61) inclui um eixo rosqueado (300) para rosqueamento em um receptor rosqueado (305) do quadro de apoio traseiro (40), do quadro de assento (50) ou da base (80).
5. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que um lado de topo (48) do quadro de apoio traseiro (40) inclui adicionalmente uma primeira barra em T extensível (230) que tem duas extremidades opostas (235), sendo que cada uma termina em um botão de ancoragem (62) ou orifício de ancoragem (64) de barra em T, sendo que a primeira barra em T (230) é posicionável entre uma posição retraída e uma posição estendida acima do quadro de apoio traseiro (40).
6. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que um lado frontal (58) do quadro de assento (50) inclui adicionalmente uma segunda barra em T extensível (260) que tem duas extremidades opostas (265), cada uma terminando em um botão de ancoragem (62) ou orifício de ancoragem (64) de barra em T, a segunda barra em T (260) sendo posicionável entre uma posição retraída e uma posição extendida na frente do quadro de assento (50).
7. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a segunda barra em T (260) é ligada de modo pivotante ao quadro de assento (50), de modo que, quando a segunda barra em T (260) estiver na posição estendida, a segunda barra em T (260) possa girar entre uma posição elevada e uma posição abaixada.
8. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que cada tubo de extensão (110) compreende uma primeira manga fixa (111) e um segundo tubo extensível interno (112) capturado dentro da primeira manga fixa (111), sendo que o segundo tubo extensível interno (112) é configurado para ser manualmente estendido ou retraído para dentro da primeira manga fixa (111).
9. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que inclui adicionalmente pelo menos duas bandas de resistência (100) e uma barra de fixação (310) fixável em cada extremidade com uma das duas bandas de resistência (100), sendo que cada banda de resistência das pelo menos duas bandas de resistência (100) é fixada em uma extremidade oposta com um dos botões de ancoragem superiores (60), de modo que a barra de fixação (310) é configurada para ser empurrada ou puxada pela pessoa para exercitar seus braços.
10. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que inclui adicionalmente um par de suportes (330) adaptados para engatar pelo menos dois dos botões de ancoragem superiores (60), sendo que cada suporte (330) inclui um copo (340) que se estende a partir de uma parede lateral (335) do mesmo lateralmente na direção oposta ao quadro de apoio traseiro (40), sendo que cada copo (340) voltado para cima é adaptado para reter uma fixação de barra em U (250) rotacionalmente no mesmo, sendo que cada fixação de barra em U (350) é fixada em conjunto ao redor de um lado traseiro (49) do quadro de apoio traseiro (40) a pelo menos uma das bandas de resistência (100), de modo que a pessoa (20) sentada na cadeira (10) possa inserir seus cotovelos ou antebraços em uma das fixações de barra em U (350) e apertá-los juntos para exercitar os músculos dos braços e peitoral da pessoa.
11. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma banda de resistência (100) inclui uma seção reforçada elevada (107) ao redor de um orifício (106) através da mesma, sendo que cada botão de ancoragem (60, 61, 62) inclui uma porção rebaixada (65) cooperativa com a seção reforçada elevada (107) para capturar rotacionalmente a banda de resistência (100) no botão de ancoragem (60, 61, 62) quando o botão de ancoragem (60, 61, 62) é fixado à banda de resistência (100).
12. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que inclui adicionalmente um revestimento removível (400) fixável seletivamente ao quadro de assento (50), sendo que o revestimento removível (400) tem um lado passível de ser aberto seletivamente (410) que permite acesso a um volume de armazenamento interno (420), sendo que o revestimento (400) inclui adicionalmente uma pluralidade de botões de ancoragem (61) que se projetam na direção oposta ao mesmo e/ou uma pluralidade de orifícios de ancoragem (64) no mesmo.
13. CADEIRA DE EXERCÍCIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pelo menos um dos botões de ancoragem inclui um botão coroado com um estreitamento em torno do qual um gancho de uma das pelo menos uma banda de resistência (100) pode ser engatado e/ou um laço que se projeta para fora através do qual um ganho de uma das pelo menos uma banda de resistência (100) pode ser engatado.
BR112018069401-0A 2016-03-24 2017-03-24 Cadeira de exercício que utiliza um sistema de banda de resistência ajustável BR112018069401B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201662313088P 2016-03-24 2016-03-24
US62/313,088 2016-03-24
US15/467,942 US11583719B2 (en) 2016-03-24 2017-03-23 Exercise chair utilizing an adjustable resistance band system
US15/467,942 2017-03-23
PCT/US2017/024009 WO2017165763A1 (en) 2016-03-24 2017-03-24 Exercise chair utilizing an adjustable resistance band system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018069401A2 BR112018069401A2 (pt) 2019-01-22
BR112018069401B1 true BR112018069401B1 (pt) 2023-06-06

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2911502T3 (es) Silla de ejercicio que utiliza un sistema de banda ajustable resistente
US3709487A (en) Compact and storable exercising apparatus
US5112287A (en) Exercising device
US7621847B2 (en) Exercise apparatus
US6375601B1 (en) Physical training and exercise apparatus
US7361127B2 (en) Exercise device
EP0211606A2 (en) Therapeutic exercice apparatus
KR101124662B1 (ko) 물구나무서기용 운동기구
US20200298054A1 (en) Abdominal exercise device and method
US10272289B2 (en) Lower extremity receiving device for providing enhanced leg mobility during lower body exercise
JP2012532666A (ja) 多目的可搬全身エクササイズ器具
GB2121304A (en) Gravity traction apparatus
BRPI1015457B1 (pt) Aparelho de exercício isométrico e suporte de armazenamento do mesmo
JPH11503659A (ja) 運動装置及び方法
US20100267526A1 (en) Exercise devices utilizing door and/or door frame for support
JP7203831B2 (ja) 調整可能な抵抗バンドシステムを使用したエクササイズ用ケース
JP2008509789A (ja) 独立型バレー・バー練習用装置
US20120302412A1 (en) Exercise apparatus
US20070155602A1 (en) Sit-up exercise bench
US3545748A (en) Adjustable exercise slant board
US20160166871A1 (en) Lower extremity receiving device for providing enhanced leg mobility during lower body exercise
BR112018069401B1 (pt) Cadeira de exercício que utiliza um sistema de banda de resistência ajustável
US5997451A (en) Leg stretch exercising device
US4691919A (en) Therapy table with feet anchor apparatus
US9682265B2 (en) Apparatus for use in exercise, rehabilitation and other movements in water