BR112017024518B1 - Aparelho e método para reportar capacidade de agregação de portadoras e aparelho e método para medição de portadora - Google Patents

Aparelho e método para reportar capacidade de agregação de portadoras e aparelho e método para medição de portadora Download PDF

Info

Publication number
BR112017024518B1
BR112017024518B1 BR112017024518-3A BR112017024518A BR112017024518B1 BR 112017024518 B1 BR112017024518 B1 BR 112017024518B1 BR 112017024518 A BR112017024518 A BR 112017024518A BR 112017024518 B1 BR112017024518 B1 BR 112017024518B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
carrier
information
base station
capacity
capability
Prior art date
Application number
BR112017024518-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017024518A2 (pt
Inventor
Bingzhao LI
Xiaodong Yang
Wei Quan
Zhenxing Hu
Jian Zhang
Jinhua Miao
Yi Guo
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd
Priority claimed from PCT/CN2015/087098 external-priority patent/WO2016183950A1/zh
Publication of BR112017024518A2 publication Critical patent/BR112017024518A2/pt
Publication of BR112017024518B1 publication Critical patent/BR112017024518B1/pt

Links

Abstract

APARELHO E MÉTODO PARA REPORTAR CAPACIDADE DE AGREGAÇÃO DE PORTADORAS E APARELHO E MÉTODO PARA MEDIÇÃO DE PORTADORA. A presente invenção fornece um aparelho e método para reportar capacidade de agregação de portadoras, de modo a impedir que UE reporte repetidamente informações sobre capacidade correspondentes a uma combinação de portadoras suportada pelo UE, e reduzir desperdício de recursos de sinalização usados para reportar. O método na presente invenção inclui: determinar (S301), por equipamento de usuário UE, informações sobre uma combinação de portadoras suportada pelo UE e informações sobre uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE; e reportar (S302), pelo UE para uma estação de base, as informações determinadas sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE e as informações determinadas sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[0001] A presente invenção se relaciona ao campo de comunicações sem fio e, em particular, a um aparelho e método para reportar capacidade de agregação de portadoras, e um aparelho e método para medição de portadora.
ANTECEDENTES
[0002] Um sistema de Evolução a Longo Prazo (em inglês: Long Term Evolution, LTE abreviadamente) precisa fornecer largura de banda de transmissão de um máximo de 100 MHz, de modo que uma velocidade pico de transmissão de enlace descendente possa alcançar 1 Gbps, e uma velocidade pico de transmissão de enlace ascendente pode alcançar 500 Mbps. Para resolver uma escassez de um espectro contíguo de alta largura de banda, um esquema de agregação de portadoras (em inglês: Carrier Aggregation, CA abreviadamente) é proposto no sistema LTE. Agregação de portadoras significa que duas ou mais portadoras componentes (em inglês: Component Carrier, CC abreviadamente) são agregadas para suportar largura de banda de transmissão mais alta. A largura de banda de transmissão máxima pode alcançar 100 MHz.
[0003] No presente, no esquema de agregação de portadoras, equipamento de usuário (em inglês: User Equipment, UE abreviadamente) precisa reportar uma capacidade de agregação de portadoras para uma estação base. A capacidade de agregação de portadoras inclui informações de capacidade de uma combinação de portadoras suportada pelo UE, e as informações de capacidade podem especificamente incluir informações tais como uma quantidade e largura de banda de agregação de portadoras na combinação de portadoras suportada pelo UE, se a agregação de portadoras são ou não portadoras contíguas, e uma capacidade de múltiplas entradas e múltiplas saídas (multiple input multiple output, MIMO abreviadamente) correspondente a cada portadora.
[0004] Em um mecanismo de reportar existente, o UE precisa reportar informações sobre cada combinação de portadoras suportada pelo UE para a estação base, e indicar informações de capacidade que correspondem à combinação de portadoras. Se o UE suporta uma capacidade de agregação de alto nível, isso não pode implicitamente indicar que o UE suporta uma capacidade de agregação de baixo nível. Portanto, mesmo se o UE separadamente reporta informações sobre duas combinações de portadoras suportadas pelo UE para a estação base, e uma combinação de portadoras (correspondente a uma capacidade de agregação de baixo nível) é uma subcombinação da outra combinação de portadoras (correspondente a uma capacidade de agregação de alto nível), o UE ainda precisa desempenhar o ato de reportar para cada combinação de portadoras. Se as duas combinações de portadoras são correspondentes às mesmas informações de capacidade, o UE desempenha o ato de reportar repetido, e recursos de sinalização usados para reportar são desperdiçados. Por exemplo, o UE suporta BAND_A (duas portadoras contíguas)+BAND_B (uma portadora), mas isso não pode implicitamente indicar que o UE suporta BAND_A (uma portadora contígua)+BAND_B (uma portadora). BAND_A (uma portadora contígua)+BAND_B (uma portadora) é uma subcombinação de BAND_A (duas portadoras contíguas)+BAND_B (uma portadora) suportada pelo UE. Se o UE suporta BAND_A (uma portadora contígua)+BAND_B (uma portadora), o UE precisa reportar separadamente para a estação base, informações indicando que o UE suporta BAND_A (uma portadora contígua)+BAND_B (uma portadora).
[0005] No mecanismo de reportar existente, quando o UE reporta as informações de capacidade da combinação de portadoras suportada pelo UE para a estação base, o UE pode reportar somente a capacidade mais baixa em capacidades que correspondem a portadoras na combinação de portadoras porque as portadoras na combinação de portadoras são correspondentes a diferentes capacidades, por exemplo, diferentes capacidades MIMO, ou diferentes capacidades de informações de estado de canal (em inglês: Channel State Information, CSI abreviadamente). A capacidade MIMO é usada como um exemplo. Se a combinação de portadoras suportada pelo UE inclui duas portadoras, uma portadora suporta MIMO de quatro camadas, e a outra portadora suporta MIMO de oito camadas, o UE pode reportar somente uma capacidade MIMO de quatro camadas. Nesse mecanismo de quatro camadas, a estação base não pode aprender completamente capacidades de portadoras suportadas pelo UE.
[0006] Em outra técnica anterior, o UE pode reportar, em um primeiro conjunto (Combinação de Banda suportada, combinação de banda suportada) e um segundo conjunto (Adição de Combinação de Banda suportada, adição de combinação de banda suportada), uma capacidade de uma combinação de portadoras suportada pelo UE. A capacidade da combinação de portadoras inclui uma capacidade de portadora única e uma capacidade de multiportadora. Cada elemento no primeiro conjunto ou no segundo conjunto indica, de acordo com um primeiro formato, uma combinação de portadoras suportada pelo UE e uma capacidade correspondente à combinação de portadoras, tal como uma capacidade MIMO ou uma capacidade CSI. Por exemplo, um elemento é uma combinação de uma banda de frequência 1 e uma banda de frequência 2, e na combinação, a banda de frequência 1 suporta agregação de duas portadoras, e a banda de frequência 2 suporta agregação de duas portadoras. Somente uma capacidade de combinação MIMO correspondente ao elemento é que três portadoras suportam cada uma MIMO 2x2, e uma capacidade CSI correspondente ao elemento é que a CSI de cada portadora suporta dois processos. Quando o UE recebe uma solicitação de reportar capacidade a partir da estação base, se a solicitação não portar uma indicação de reportar para uma banda de frequência específica, o UE preenche uma capacidade de agregação de portadoras do UE no primeiro conjunto, e reporta a capacidade de agregação de portadoras. Se o primeiro conjunto não pode acomodar todas as capacidades de UE, o UE não reporta uma capacidade de UE que não pode ser acomodada pelo primeiro conjunto. Se a solicitação porta uma indicação de reportar para uma banda de frequência especificada, o UE primeiro preenche, no primeiro conjunto, uma capacidade de agregação de portadoras do UE dentro de uma faixa da banda de frequência especificada. Se o primeiro conjunto não pode acomodar capacidades, entre todas as capacidades de UE, dentro da faixa da banda de frequência especificada, o UE preenche uma capacidade restante no segundo conjunto, e reporta a capacidade restante. Se o segundo conjunto não pode acomodar todas as capacidades de UEs restantes, o UE não reporta uma capacidade de UE que não pode ser acomodada pelo segundo conjunto. No presente, uma capacidade de UE é armazenada em uma estação base de serviço e uma MME (Entidade de Gerenciamento de Mobilidade, entidade de gerenciamento de mobilidade) do UE depois de ser reportada. Depois que o UE se moves, a estação base de serviço ou a MME transfere a capacidade de UE para uma nova estação base de serviço. Nessa maneira de reportar, um formato de um elemento em um conjunto não pode ser mudado. Se o formato é mudado, a capacidade de UE não pode ser reportada usando-se o primeiro conjunto e o segundo conjunto e, consequentemente, a evolução da capacidade de UE é limitada.
[0007] Quando se está trabalhando em um cenário de agregação de portadoras, o UE mede uma frequência de uma portadora de agregação de acordo com a mensagem de controle de medição entregue por um lado de rede. A medição pode ser classificada em medição de frequência intrafrequência e medição de frequência interfrequência de acordo com diferentes portadoras nas quais frequências medidas estão localizadas. Quando uma portadora sobre a qual uma frequência medida pelo UE está localizada é diferente de uma portadora sobre a qual uma célula de serviço está localizada, medição desempenhada pelo UE é referida como a medição de frequência interfrequência. O UE desempenha a medição de frequência interfrequência em uma lacuna de medição (lacuna de medição) configurado pela estação base. Na lacuna de medição, a estação base não agenda o UE, e o UE temporariamente interrompe a comunicação com a célula de serviço, e desempenha a medição de frequência interfrequência. No entanto, no presente, quando se está desempenhando a medição de frequência interfrequência, o é permitido ao UE medir paralelamente um máximo de três interfrequências. A quantidade de frequências medida pelo UE é limitada, e consequentemente, a eficiência de trabalho do UE é reduzida.
SUMÁRIO
[0008] Modalidades da presente invenção fornecem um aparelho e método para reportar capacidade de agregação de portadoras, de modo a impedir que o UE repetidamente reporte informações de capacidade correspondentes a uma combinação de portadoras suportada pelo UE, e reduzir desperdício de recursos de sinalização usada para reportar.
[0009] De acordo com um primeiro aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras, incluindo:um módulo de processamento, configurado para determinar informações sobre uma combinação de portadoras suportada por equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado e informações sobre uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE; e um módulo transceptor, configurado para reportar, para uma estação base, as informações sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE e as informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE, onde as informações sobre a combinação de portadoras e as informações sobre a subcombinação são determinadas pelo módulo de processamento.
[0010] Com referência ao primeiro aspecto, em uma primeira implantação, informações de capacidade da subcombinação da combinação de portadoras são as mesmas informações de capacidade da combinação de portadoras, e as informações de capacidade incluem uma capacidade com múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO e/ou uma capacidade de informações de estado de canal CSI.
[0011] Com referência à primeira implantação do primeiro aspecto, em uma segunda implantação do primeiro aspecto o módulo de processamento é configurado adicionalmente para: determinar, em subcombinações da combinação de portadoras que são suportadas pelo UE, uma subcombinação que tem diferentes informações de capacidade em relação às informações de capacidade da combinação de portadoras, e determinar informações sobre a subcombinação e as informações de capacidade da subcombinação; e o módulo transceptor é configurado adicionalmente para: reportar separadamente as informações sobre a subcombinação e as informações de capacidade da subcombinação que são determinadas pelo módulo de processamento para a estação base.
[0012] Com referência ao primeiro aspecto, em uma terceira implantação, o aparelho inclui adicionalmente: um módulo de armazenamento, configurado para armazenar um número de sequência que é predefinido pelo módulo de armazenamento e pela estação base e que é correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras, onde o módulo de processamento é configurado adicionalmente para: de acordo com o número de sequência armazenado no módulo de armazenamento, separadamente definido, em um primeiro valor, um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE, e definido, em um segundo valor, um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que não é suportada pelo UE; e quando se está reportando as informações, determinadas pelo módulo de processamento, sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, o módulo transceptor é especificamente configurado para: reportar bits que são ajustados pelo módulo de processamento para a estação base de acordo com uma sequência de números de sequência correspondentes aos bits.
[0013] Com referência ao primeiro aspecto, em uma quarta implantação, o aparelho inclui adicionalmente: um módulo de armazenamento, configurado para armazenar um número de sequência que é predefinido pelo módulo de armazenamento e a estação base e que é correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras, onde quando se está reportando as informações, determinadas pelo módulo de processamento, sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, o módulo transceptor é especificamente configurado para: reportar um número de sequência correspondente à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportado pelo UE para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado no módulo de armazenamento.
[0014] De acordo com um segundo aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras, incluindo: um processador, configurado para determinar informações sobre uma combinação de portadoras suportada por equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado e informações sobre uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE; e um transceptor, configurado para reportar, para uma estação base, as informações sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE e as informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE, onde as informações sobre a combinação de portadoras e as informações sobre a subcombinação são determinadas pelo processador.
[0015] Com referência ao segundo aspecto, em uma primeira implantação, informações de capacidade da subcombinação da combinação de portadoras são as mesmas informações de capacidade da combinação de portadoras, e as informações de capacidade incluem uma capacidade com múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO e/ou uma capacidade de informações de estado de canal CSI.
[0016] Com referência à primeira implantação do segundo aspecto, em uma segunda implantação do segundo aspecto, o processador é configurado adicionalmente para: determinar, em subcombinações da combinação de portadoras que são suportadas pelo UE, uma subcombinação que tem diferentes informações de capacidade em relação às informações de capacidade da combinação de portadoras, e determinar informações sobre a subcombinação e as informações de capacidade da subcombinação; e o transceptor é configurado adicionalmente para: reportar separadamente as informações sobre a subcombinação e as informações de capacidade da subcombinação que são determinadas pelo processador para a estação base.
[0017] Com referência ao segundo aspecto, em uma terceira implantação, o aparelho inclui adicionalmente: uma memória, configurada para armazenar um número de sequência que é predefinido pela memória e pela estação base e que é correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras, onde o processador é configurado adicionalmente para: de acordo com o número de sequência armazenado na memória, separadamente definir, em um primeiro valor, um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE, e definir, em um segundo valor, um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que não é suportado pelo UE; e quando se está reportando as informações, determinadas pelo processador, sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, o transceptor é especificamente configurado para: reportar bits que são ajustados pelo processador para a estação base de acordo com uma sequência de números de sequência correspondentes aos bits.
[0018] Com referência ao segundo aspecto, em uma quarta implantação, o aparelho inclui adicionalmente: uma memória, configurada para armazenar um número de sequência que é predefinido pela memória e pela estação base e que é correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras, onde quando se está reportando as informações, determinadas pelo processador, sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, o transceptor é especificamente configurado para: reportar um número de sequência correspondente à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado na memória.
[0019] De acordo com um terceiro aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um método de reportar capacidade de agregação de portadoras, incluindo: determinar, por equipamento de usuário UE, informações sobre uma combinação de portadoras suportada pelo UE e informações sobre uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE; e reportar, pelo UE para uma estação base, as informações determinadas sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE e as informações determinadas sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE.
[0020] Com referência ao terceiro aspecto, em uma primeira implantação, informações de capacidade da subcombinação da combinação de portadoras são as mesmas informações de capacidade da combinação de portadoras, e as informações de capacidade incluem a capacidade com múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO e/ou a capacidade de informações de estado de canal CSI.
[0021] Com referência à primeira implantação do terceiro aspecto, em uma segunda implantação do terceiro aspecto, o método inclui adicionalmente: determinar, pelo UE em subcombinações da combinação de portadoras que são suportadas pelo UE, uma subcombinação que tem diferentes informações de capacidade em relação às informações de capacidade da combinação de portadoras, e determinar informações sobre a subcombinação e as informações de capacidade da subcombinação; e reportar separadamente, pelo UE, as informações sobre a subcombinação e as informações de capacidade da subcombinação para a estação base.
[0022] Com referência ao terceiro aspecto, em uma terceira implantação, o reportar, pelo UE, as informações determinadas sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para uma estação base inclui: de acordo com um número de sequência que é predefinido pelo UE e pela estação base e que é correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras, definir separadamente, pelo UE em um primeiro valor, um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE, e definir, em um segundo valor, um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que não é suportado pelo UE; e reportar, pelo UE, bits especificados para a estação base de acordo com uma sequência de números de sequência correspondentes aos bits.
[0023] Com referência ao terceiro aspecto, em uma quarta implantação, o reportar, pelo UE, as informações determinadas sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para uma estação base inclui: reportar, pelo UE, um número de sequência correspondente à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base de acordo com um número de sequência que é predefinido pelo UE e pela estação base e que é correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras.
[0024] Nessa modalidade, o UE reporta, para a estação base, as informações sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE e as informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE. As informações de capacidade correspondentes à combinação de portadoras suportada pelo UE são as mesmas informações de capacidade correspondentes à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE, e o UE pode reportar diretamente as informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, e não precisa seguir um mecanismo de reportar existente no qual o UE precisa desempenhar o ato de reportar para cada combinação de portadoras suportada pelo UE, e indicar informações de capacidade correspondentes a cada combinação de portadoras. Portanto, de acordo com uma solução técnica fornecida nessa modalidade, um problema no mecanismo de reportar existente em que o UE reporta repetidamente informações tais como uma capacidade correspondente a uma combinação de portadoras pode ser evitado, e o desperdício de recursos de sinalização usados para reportar pode ser reduzido.
[0025] As modalidades da presente invenção fornecem um método e aparelho de reportar capacidade de agregação de portadoras, de modo que o UE reporte informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras suportada pelo UE para a estação base.
[0026] De acordo com um quarto aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras, incluindo: um módulo de processamento, configurado para determinar informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma combinação de portadoras suportada por equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado, onde as informações de capacidade incluem uma capacidade com múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO e/ou uma capacidade de informações de estado de canal CSI; e um módulo transceptor, configurado para reportar as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo módulo de processamento para uma estação base.
[0027] Com referência ao quarto aspecto, em uma primeira implantação, o aparelho inclui adicionalmente: um módulo de armazenamento, configurado para armazenar um número de sequência predefinido pelo módulo de armazenamento e a estação base, onde cada número de sequência predefinido indica um conjunto incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras, onde quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo módulo de processamento para a estação base, o módulo transceptor é especificamente configurado para: reportar as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo módulo de processamento para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado no módulo de armazenamento.
[0028] Com referência à primeira implantação do quarto aspecto, em uma segunda implantação do quarto aspecto, o número de sequência que é predefinido pela memória e pela estação base e que é armazenado na memória é incluído em uma mesma lista, e a lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras; ou o número de sequência que é predefinido pela memória e pela estação base e que é armazenado na memória é incluído em listas cuja quantidade é a mesma quantidade da banda de frequência da combinação de portadoras, e cada lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma mesma banda de frequência.
[0029] Com referência à primeira ou segunda implantação do quarto aspecto, em uma terceira implantação do quarto aspecto, o módulo de processamento é configurado adicionalmente para: definir separadamente, em um primeiro valor, um bit de um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são suportadas pelo UE, e definir, em um segundo valor, um bit de um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que não é suportado pelo UE; e quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo módulo de processamento para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado no módulo de armazenamento, o módulo transceptor é especificamente configurado para: reportar bits que são ajustados pelo módulo de processamento para a estação base de acordo com uma sequência de números de sequência correspondentes aos bits.
[0030] Com referência à primeira ou segunda implantação do quarto aspecto, em uma quarta implantação do quarto aspecto, quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo módulo de processamento para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado no módulo de armazenamento, o módulo transceptor é especificamente configurado para: reportar, para a estação base, um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são suportadas pelo UE e determinado pelo módulo de processamento.
[0031] Com referência ao quarto aspecto, em uma quinta implantação, o módulo transceptor é configurado adicionalmente para: receber informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, onde as informações de faixa de portadora são usadas para instruir o módulo transceptor a reportar as informações de capacidade correspondentes à portadora para a estação base, e as informações de faixa de portadora incluem pelo menos um tipo das seguintes informações: uma faixa de largura de banda portadora de agregação, um tipo de portadora de agregação, ou uma faixa de quantidade de portadoras de agregação.
[0032] Com referência à quinta implantação do quarto aspecto, em uma sexta implantação do quarto aspecto, antes de receber as informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, o módulo transceptor é configurado adicionalmente para: reportar informações sobre uma capacidade de agregação de portadoras máxima suportada pelo UE para a estação base, onde as informações sobre a capacidade de agregação de portadoras máxima são usadas pela estação base para enviar as informações de faixa de portadora para o módulo transceptor.
[0033] De acordo com um quinto aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras, incluindo: um processador, configurado para determinar informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma combinação de portadoras suportada por equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado, onde as informações de capacidade incluem uma capacidade com múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO e/ou uma capacidade de informações de estado de canal CSI; e um transceptor, configurado para reportar as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo processador para uma estação base.
[0034] Com referência ao quinto aspecto, em uma primeira implantação, o aparelho inclui adicionalmente: uma memória, configurada para armazenar um número de sequência predefinido pela memória e pela estação base, onde cada número de sequência predefinido indica um conjunto incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras, onde quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo processador para a estação base, o transceptor é especificamente configurado para: reportar as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo processador para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado na memória.
[0035] Com referência à primeira implantação do quinto aspecto, em uma segunda implantação do quinto aspecto, o número de sequência que é predefinido pela memória e pela estação base e que é armazenado na memória é incluído em uma mesma lista, e a lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras; ou o número de sequência que é predefinido pela memória e pela estação base e que é armazenado na memória é incluído em listas cuja quantidade é a mesma quantidade da banda de frequência da combinação de portadoras, e cada lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma mesma banda de frequência.
[0036] Com referência à primeira ou segunda implantação do quinto aspecto, em uma terceira implantação do quinto aspecto, o processador é configurado adicionalmente para: definir separadamente, em um primeiro valor, um bit de um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são suportadas pelo UE, e definir, em um segundo valor, um bit de um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que não são suportadas pelo UE; e quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo processador para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado na memória, o transceptor é especificamente configurado para: reportar bits que são ajustados pelo processador para a estação base de acordo com uma sequência de números de sequência correspondentes aos bits.
[0037] Com referência à primeira ou segunda implantação do quinto aspecto, em uma quarta implantação do quinto aspecto, quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo processador para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado na memória, o transceptor é especificamente configurado para: reportar, para a estação base, um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são suportadas pelo UE e determinado pelo processador.
[0038] Com referência ao quinto aspecto, em uma quinta implantação, o transceptor é configurado adicionalmente para: receber informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, onde as informações de faixa de portadora são usadas para instruir o transceptor a reportar as informações de capacidade correspondentes para uma portadora para a estação base, e as informações de faixa de portadora incluem pelo menos um tipo das seguintes informações: uma faixa de largura de banda de portadora de agregação, um tipo de portadora de agregação, ou uma faixa de quantidade de portadoras de agregação.
[0039] Com referência à quinta implantação do quinto aspecto, em uma sexta implantação do quinto aspecto, antes de receber as informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, o transceptor é configurado adicionalmente para: reportar informações sobre uma capacidade de agregação de portadoras máxima suportada pelo UE para a estação base, onde as informações sobre a capacidade de agregação de portadoras máxima são usadas pela estação base para enviar as informações de faixa de portadora para o transceptor.
[0040] De acordo com um sexto aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um método de reportar capacidade de agregação de portadoras, incluindo: determinar, por equipamento de usuário UE, informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma combinação de portadoras suportada pelo UE, onde as informações de capacidade incluem a capacidade com múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO e/ou a capacidade de informações de estado de canal CSI; e reportar, pelo UE para uma estação base, as informações de capacidade determinada correspondentes a cada portadora.
[0041] Com referência ao sexto aspecto, em uma primeira implantação, o reportar, pelo UE para uma estação base, as informações de capacidade determinada correspondentes a cada portadora inclui: reportar, pelo UE, as informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras suportada pelo UE para a estação base de acordo com um número de sequência predefinido pelo UE e pela estação base, onde cada número de sequência predefinido indica um conjunto incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras.
[0042] Com referência à primeira implantação do sexto aspecto, em uma segunda implantação do sexto aspecto, o número de sequência predefinido pelo UE e pela estação base é incluído em uma mesma lista, e a lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras; ou o número de sequência predefinido pelo UE e pela estação base é incluído em listas cuja quantidade é a mesma quantidade da banda de frequência da combinação de portadoras, e cada lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma mesma banda de frequência.
[0043] Com referência à primeira ou segunda implantação do sexto aspecto, em uma terceira implantação do sexto aspecto, o reportar, pelo UE, as informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras suportada pelo UE para a estação base de acordo com um número de sequência predefinido pelo UE e pela estação base inclui: definir separadamente, pelo UE em um primeiro valor, um bit de um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são suportadas pelo UE, e definir, em um segundo valor, um bit de um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que não são suportadas pelo UE; e reportar, pelo UE, bits especificados para a estação base de acordo com uma sequência de números de sequência correspondentes aos bits.
[0044] Com referência à primeira ou segunda implantação do sexto aspecto, em uma quarta implantação do sexto aspecto, o reportar, pelo UE, as informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras suportada pelo UE para a estação base de acordo com um número de sequência predefinido pelo UE e pela estação base inclui: reportar, pelo UE para a estação base, um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são suportadas pelo UE.
[0045] Com referência ao sexto aspecto, em uma quinta implantação, o método inclui adicionalmente: receber, pelo UE, informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, onde as informações de faixa de portadora são usadas para instruir o UE para reportar as informações de capacidade correspondentes à portadora para a estação base, e as informações de faixa de portadora inclui pelo menos um tipo das seguintes informações: uma faixa de largura de banda de portadora de agregação, um tipo de portadora de agregação, ou uma faixa de quantidade de portadoras de agregação.
[0046] Com referência à quinta implantação do sexto aspecto, em uma sexta implantação do sexto aspecto, antes do recebimento, pelo UE, de informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, o método inclui adicionalmente: reportar, pelo UE, informações sobre uma capacidade de agregação de portadoras máxima suportada pelo UE para a estação base, onde as informações sobre a capacidade de agregação de portadoras máxima são usadas pela estação base para enviar as informações de faixa de portadora para o UE.
[0047] Nessa modalidade, o UE reporta as informações de capacidade determinada correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras para a estação base, de modo que a estação base pode aprender completamente as informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras suportada pelo UE. Por meio de predefinição desempenhada pelo UE e a estação base, o conteúdo de informações de capacidade que são correspondentes a uma portadora e que são reportadas pelo UE para a estação base é simplificado, de modo que sobrecargas de sinalização de relatórios sejam reduzidas. O UE reporta, de acordo com as informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, as informações de capacidade correspondentes à portadora para a estação base, e o UE não precisa reportar informações de capacidade correspondentes a todas as portadoras suportadas pelo UE para a estação base, de modo que desperdício de sinalização de relatórios seja evitado.
[0048] As modalidades da presente invenção fornecem um método e aparelho medição de portadora, de modo que o UE meça paralelamente todas as interfrequências em uma combinação de portadoras suportada pelo UE, e uma quantidade de interfrequências que estão na combinação de portadoras suportada pelo UE e que são paralelamente medidas pelo UE é aumentada.
[0049] De acordo com um sétimo aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um aparelho para medição de portadora, incluindo: um módulo transceptor, configurado para: reportar informações de indicação para uma estação base, onde as informações de indicação são usadas para indicar que o equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE; e receber informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que incluem as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE; e um módulo de processamento, configurado para paralelamente medir, na lacuna de medição de acordo com as informações de configuração de medição recebidas pelo módulo transceptor, as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0050] Com referência ao sétimo aspecto, em uma primeira implantação, quando se está recebendo as informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que incluem as interfrequências da portadora dentro da faixa de agregação de portadoras suportadas pelo UE, o módulo transceptor é especificamente configurado para: receber uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio RRC enviada pela estação base, onde a mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que são das interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0051] De acordo com um oitavo aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um aparelho para medição de portadora, incluindo: um transceptor, configurado para: reportar informações de indicação para uma estação base, onde as informações de indicação são usadas para indicar que equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE; e receber informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que incluem as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE; e um processador, configurado para paralelamente medir, na lacuna de medição de acordo com as informações de configuração de medição recebidas pelo transceptor, as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0052] Com referência ao oitavo aspecto, em uma primeira implantação, quando se está recebendo as informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que incluem as interfrequências da portadora dentro da faixa de agregação de portadoras suportadas pelo UE, o transceptor é especificamente configurado para: receber uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio RRC enviada pela estação base, onde a mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que são das interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0053] De acordo com um nono aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um método de medição de portadora, incluindo: reportar, por equipamento de usuário UE para uma estação base, informações de indicação usadas para indicar que o UE suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE; receber, pelo UE, informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que incluem as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE; e paralelamente medir, pelo UE na lacuna de medição de acordo com as informações de configuração de medição recebidas, as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0054] Com referência ao nono aspecto, em uma primeira implantação, o recebimento, pelo UE, de informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que incluem as interfrequências da portadora dentro da faixa de agregação de portadoras suportadas pelo UE inclui: receber, pelo UE, uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio RRC enviada pela estação base, onde a mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que são das interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0055] De acordo com um décimo aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um aparelho para medição de portadora, incluindo: um módulo transceptor, configurado para receber informações de indicação reportadas por equipamento de usuário UE, onde as informações de indicação são usadas para indicar que o UE suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE; e um módulo de processamento, configurado para determinar, de acordo com as informações de indicação recebidas pelo módulo transceptor, informações de configuração de medição das interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE, onde o módulo transceptor é configurado adicionalmente para enviar as informações de configuração de medição determinadas pelo módulo de processamento para o UE.
[0056] Com referência ao décimo aspecto, em uma primeira implantação, quando se está enviando as informações de configuração de medição determinadas pelo módulo de processamento para o UE, o módulo transceptor é especificamente configurado para: enviar uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio RRC para o UE, onde uma mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição.
[0057] De acordo com um décimo-primeiro aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um aparelho para medição de portadora, incluindo: um transceptor, configurado para receber informações de indicação reportadas por equipamento de usuário UE, onde as informações de indicação são usadas para indicar que o UE suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE; e um processador, configurado para determinar, de acordo com as informações de indicação recebidas pelo transceptor, informações de configuração de medição das interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE, onde o transceptor é configurado adicionalmente para enviar as informações de configuração de medição determinadas pelo processador para o UE.
[0058] Com referência ao décimo-primeiro aspecto, em uma primeira implantação, quando se está enviando as informações de configuração de medição determinadas pelo processador para o UE, o transceptor é especificamente configurado para: enviar uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio RRC para o UE, onde a mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição.
[0059] De acordo com um décimo-segundo aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um método de medição de portadora, incluindo: receber, por uma estação base, informações de indicação reportadas por equipamento de usuário UE para indicar que o UE suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE; determinar, pela estação base de acordo com as informações de indicação, informações de configuração de medição das interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE; e enviar, pela estação base, as informações de configuração de medição para o UE.
[0060] Com referência ao décimo-segundo aspecto, em uma primeira implantação, o envio, pela estação base, das informações de configuração de medição para o UE inclui: enviar, pela estação base, uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio RRC para o UE, onde a mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição.
[0061] Nessa modalidade, o UE envia, para a estação base, as informações de indicação usadas para indicar que o UE suporta a medição paralela desempenhada nas interfrequências da portadora na agregação de portadoras. A estação base determina as informações de configuração de medição das interfrequências da portadora na agregação de portadoras do UE de acordo com as informações de indicação, e então a estação base envia as informações de configuração de medição para o UE. O UE paralelamente mede as interfrequências da portadora na agregação de portadoras na lacuna de medição de acordo com as informações de configuração de medição. As informações de configuração de medição incluem informações sobre as interfrequências da portadora na agregação de portadoras. Portanto, o UE pode paralelamente medir todas as interfrequências na agregação de portadoras suportadas pelo UE, de modo a impedir o UE de paralelamente medir, em um mecanismo de medição existente, somente três interfrequências na agregação de portadoras suportadas pelo UE. De acordo com um método técnico nessa modalidade, uma quantidade de interfrequências que estão na agregação de portadoras suportadas pelo UE e que são paralelamente medidas pelo UE pode ser aumentada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0062] A Figura 1 é um diagrama de arquitetura esquemática de um sistema de comunicações LTE de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0063] A Figura 2(a) é um diagrama de agregação esquemático de duas portadoras contíguas em uma mesma banda de frequência de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0064] A Figura 2(b) é um diagrama de agregação esquemático de duas portadoras não contíguas em uma mesma banda de frequência de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0065] A Figura 2(c) é um diagrama de agregação esquemático de duas portadoras componentes em diferentes bandas de frequência de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0066] A Figura 3 é um fluxograma esquemático de um método de reportar capacidade de agregação de portadoras de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0067] A Figura 4 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0068] A Figura 5 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0069] A Figura 6 é um fluxograma esquemático de um método de reportar capacidade de agregação de portadoras de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0070] A Figura 7 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0071] A Figura 8 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0072] A Figura 9 é um fluxograma esquemático de um método de medição de portadora de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0073] A Figura 10 é um diagrama esquemático de medir interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas por UE de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0074] A Figura 11 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho para medição de portadora de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0075] A Figura 12 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho para medição de portadora de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0076] A Figura 13 é um fluxograma esquemático de um método de medição de portadora de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0077] A Figura 14 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho para medição de portadora de acordo com uma modalidade da presente invenção; e
[0078] A Figura 15 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho para medição de portadora de acordo com uma modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DE MODALIDADES
[0079] A seguir se descreve clara e completamente as soluções técnicas nas modalidades da presente invenção com referência aos desenhos anexos nas modalidades da presente invenção. Evidentemente, as modalidades descritas são meramente algumas, mas não todas as modalidades da presente invenção. Todas as outras modalidades obtidas por pessoas de habilidade comum na técnica com base nas modalidades da presente invenção sem esforços criativos estarão abrangidas dentro do escopo de proteção da presente invenção.
[0080] As soluções técnicas na presente invenção podem ser aplicadas a vários sistemas de comunicações tais como um Sistema Global para Móveis (em inglês: System of Mobile communication, GSM abreviadamente), um sistema de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (em inglês: Code Division Multiple Access, CDMA abreviadamente), um sistema de Acesso Múltiplo por Divisão de Código por Banda Larga (em inglês: Wideband Code Division Multiple Access Wireless, WCDMA abreviadamente), um sistema de Serviços Gerais de Pacote por Rádio (em inglês: General Packet Radio Service, GPRS abreviadamente), um de Evolução a Longo Prazo (em inglês: Long Term Evolution, LTE abreviadamente), e um Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (em inglês: Universal Mobile Telecommunications System, UMTS abreviadamente). Isso não é limitado na presente invenção.
[0081] Nas modalidades da presente invenção, equipamento de usuário (em inglês: User Equipment, UE abreviadamente) pode também ser referido como um Terminal Móvel (Mobile Terminal), equipamento de usuário móvel, e semelhantes, e pode se comunicar com um ou mais dispositivos de rede de núcleo por meio de uma rede de acesso a rádio (por exemplo, Radio Access Network, RAN abreviadamente). O UE pode ser um terminal móvel, tal como a telefone móvel (também referido como um telefone "celular") e um computador com um terminal móvel. Por exemplo, o UE pode ser um aparelho móvel portátil, que caiba no bolso, que caiba na mão, interno em computador, ou interno em veículo que troque idioma e/ou dados com a rede de acesso a rádio. Isso não é limitado na presente invenção.
[0082] Uma estação base tem uma função de receber e enviar dados. Um dispositivo de enviar e dispositivo de receber correspondente pode ser UE, um controlador de estação base, um dispositivo de rede de núcleo, e um eNodeB mestre. Isso não é limitado na presente invenção. A estação base pode ser uma estação transceptora base (em inglês: Base Transceptor Station, BTS abreviadamente) em um GSM ou CDMA, ou pode ser um NodeB (NodeB) em WCDMA, ou pode ser um NodeB evoluído (em inglês: evolved Node B, eNB abreviadamente) em LTE. Isso não é limitado na presente invenção. A estação base inclui nós de controle de vários nós de rede de acesso, por exemplo, um controlador de rede de rádio (em inglês: Radio Network Controller, RNC abreviadamente) em um UMTS, ou um controlador que gerencia múltiplas células pequenas.
[0083] Nas modalidades da presente invenção, um sistema de comunicações LTE é usado como um exemplo, mas isso não é limitado no presente documento. Conforme mostrado na Figura 1, em um diagrama de arquitetura esquemática do sistema de comunicações LTE, uma rede de comunicações sem fio 100 pode incluir pelo menos uma estação base 110 e um dispositivo de rede de núcleo 30, para suportar comunicação de UE 120. Por exemplo, a estação base 110 pode ser um eNB em LTE, e a estação base 110 pode suportar ou gerenciar uma ou mais células. O dispositivo de rede de núcleo 130 pode incluir uma entidade de gerenciamento de mobilidade (em inglês: Mobile Management Entity, MME abreviadamente).
[0084] As soluções técnicas na presente invenção relacionam uma tecnologia de agregação de portadoras. Agregação de portadoras significa que duas ou mais portadoras componentes (em inglês: Component Carrier, CC abreviadamente) são agregadas para suportar largura de banda de transmissão mais alta. Largura de banda de transmissão máxima de cada portadora componente é 20 MHz, e a largura de banda de transmissão máxima pode alcançar 100 MHz usando-se a tecnologia de agregação de portadoras. Conforme mostrado na Figura 2(a), Figura 2(b), e Figura 2(c), a tecnologia de agregação de portadoras suporta agregação de diferentes tipos de portadoras componentes. A Figura 2(a) mostra agregação de duas portadoras componentes contíguas em uma mesma banda de frequência: uma portadora componente 1 e uma portadora componente 2. A Figura 2(b) mostra agregação de duas portadoras não contíguas em uma mesma banda de frequência: uma portadora componente 1 e uma portadora componente 2. A Figura 2(c) mostra agregação de duas portadoras componentes em diferentes bandas de frequência: uma portadora componente 1 e uma portadora componente 2, e uma banda de frequência na qual a portadora componente 1 está localizada é uma banda de frequência A, e uma banda de frequência na qual a portadora componente 2 está localizada é uma banda de frequência B.
MODALIDADE 1
[0085] Conforme mostrado na Figura 3, essa modalidade da presente invenção fornece um método de reportar capacidade de agregação de portadoras, e o método inclui as seguintes etapas:
[0086] S301. O equipamento de usuário UE determina informações sobre uma combinação de portadoras suportada pelo UE e informações sobre uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE.
[0087] S302. O UE reporta, para uma estação base, as informações determinadas sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE e as informações determinadas sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE.
[0088] Nessa modalidade, as informações que são determinadas pelo UE e que são sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE podem incluir informações tais como uma classe de banda de agregação de portadoras em cada banda de frequência da combinação de portadoras, uma capacidade MIMO correspondente à classe de banda de agregação de portadoras em cada banda de frequência, e uma capacidade CSI correspondente à classe de banda de agregação de portadoras em cada banda de frequência. A classe de banda de agregação de portadoras inclui uma classe de banda de agregação de portadoras de enlace descendente e uma classe de banda de agregação de portadoras de enlace ascendente. A classe de banda de agregação de portadoras inclui adicionalmente uma quantidade de portadoras e largura de banda de portadora total.
[0089] Por exemplo, o UE suporta uma combinação de portadoras BAND_A (DL Classe B, UL Classe A)+BAND_B (DL Classe B). BAND_A (DL Classe B, UL Classe A)+BAND_B (DL Classe B) indica agregação de uma banda de frequência A e uma banda de frequência B. A banda de frequência A inclui agregação de portadoras de enlace descendente de uma classe de banda B e agregação de portadoras de enlace ascendente de uma classe de banda A. A banda de frequência B inclui agregação de portadoras de enlace descendente de uma classe de banda B. As quantidades de largura de banda total e portadora correspondentes a diferentes classes de banda de agregação de portadoras são mostradas na Tabela 1 Tabela 1
[0090] Nessa modalidade, a subcombinação da combinação de portadoras é uma combinação de portadoras que inclui diferentes classes de banda de agregação de portadoras em cada banda de frequência da combinação de portadoras. Uma combinação de portadoras BAND_A (DL Classe B, UL Classe A)+BAND_B (DL Classe B, UL Classe A) é usada como um exemplo. Uma subcombinação da combinação de portadoras BAND_A (DL Classe B, UL Classe A)+BAND_B (DL Classe B, UL Classe A) é mostrada na Tabela 2. BAND_A (DL Classe B, UL Classe A)+BAND_B (DL Classe B, UL Classe A) é uma combinação original de portadoras na Tabela 2. Tabela 2
[0091] Nessa modalidade, se o UE suporta uma subcombinação da combinação de portadoras, e informações de capacidade correspondentes à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE são as mesmas informações de capacidade correspondentes à combinação de portadoras suportada pelo UE, o UE pode diretamente reportar informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base. Se o UE suporta uma subcombinação da combinação de portadoras, mas informações de capacidade correspondentes à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE são diferentes de informações de capacidade correspondentes à combinação de portadoras suportada pelo UE, o UE pode reportar separadamente informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, e reportar as informações de capacidade correspondentes à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base.
[0092] Opcionalmente, o UE pode reportar as informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base pelo uso das duas implantações seguintes.
[0093] Em uma primeira implantação, o UE e a estação base predefinem um número de sequência (por exemplo, Tabela 2) correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras, e o UE e a estação base predefinem que quando um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação é ajustado em um primeiro valor, isso indica que o UE suporta a subcombinação, e informações de capacidade correspondentes à subcombinação são as mesmas que as informações de capacidade correspondentes à combinação original de portadoras da subcombinação; e quando um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação é ajustado em um segundo valor, isso indica que o UE não suporta a subcombinação.
[0094] Para qualquer subcombinação da combinação de portadoras suportada pelo UE, quando o UE determina que o UE suporta a subcombinação, e informações de capacidade correspondentes à subcombinação são as mesmas que as informações de capacidade correspondentes à combinação original de portadoras da subcombinação, um bit de um número de sequência correspondente à subcombinação é ajustado como o primeiro valor; e quando o UE determina que o UE não suporta a subcombinação, um bit de um número de sequência correspondente à subcombinação é ajustado como o segundo valor. Então o UE reporta bits especificados para a estação base de acordo com uma sequência de números de sequência correspondentes aos bits. Se o UE suporta uma subcombinação da combinação de portadoras, mas informações de capacidade correspondentes à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE são diferentes das informações de capacidade correspondentes à combinação de portadoras suportada pelo UE, o UE pode reportar separadamente informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, e reportar as informações de capacidade correspondentes à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base.
[0095] Com referência à Tabela 2, por exemplo, o primeiro valor é 1 e o segundo valor é 0. Quando os bits especificados reportados pelo UE para a estação base são 111100011, a estação base pode aprender a partir da Tabela 2 predefinida pela estação base e pelo UE que o UE suporta subcombinações separadamente correspondentes a números de sequência 1, 2, 3, 4, 8, e 9 na Tabela 2, informações de capacidade separadamente correspondentes a subcombinações são as mesmas informações de capacidade correspondentes à combinação original de portadoras BAND_A (DL Classe B, UL Classe A)+BAND_B (DL Classe B, UL Classe A), e o UE não suporta subcombinações separadamente correspondentes a números de sequência 5, 6, e 7 na Tabela 2. Desse modo, o UE pode reportar as informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base. Portanto, um problema da técnica anterior em que o UE repetidamente reporta uma combinação de portadoras suportada pelo UE e uma subcombinação da combinação de portadoras é evitado, e sobrecargas de sinalização de relatórios são reduzidas.
[0096] Em uma segunda implantação, o UE e a estação base predefinem um número de sequência (por exemplo, Tabela 2) correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras. O UE reporta um número de sequência correspondente a uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base. Por exemplo, depois de determinar que o UE suporta subcombinações separadamente correspondentes a números de sequência 1, 2, 3, 4, 8, e 9 na Tabela 2, o UE reporta 123489 para a estação base. Depois de receber essa mensagem, a estação base pode aprender a partir da Tabela 2 predefinida pela estação base e pelo UE que o UE suporta as subcombinações separadamente correspondentes aos números de sequência 1, 2, 3, 4, 8, e 9 na Tabela 2.
[0097] Deve ser notado que, nessa modalidade, o número de sequência que é predefinido pelo UE e pela estação base e que é correspondente a uma subcombinação da combinação de portadoras não é limitado a uma forma na Tabela 2, e pode ser em outra forma. O primeiro valor e o segundo valor predefinidos pelo UE e pela estação base não são limitados a valores fornecidos nessa modalidade, e podem ser outros valores.
[0098] Nessa modalidade, opcionalmente, depois o UE reporta as informações determinadas sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE para a estação base, o UE e a estação base pode considerar por padrão que o UE suporta todas as subcombinações da combinação de portadoras, e informações de capacidade correspondentes a cada uma de todas as subcombinações é a mesma que as informações de capacidade correspondentes à combinação de portadoras. Quando o UE determina que informações de capacidade correspondentes a uma subcombinação suportada pelo UE é diferente das informações de capacidade correspondentes à combinação de portadoras, o UE pode reportar separadamente informações sobre a subcombinação suportada pelo UE para a estação base, e reportar as informações de capacidade correspondentes à subcombinação para a estação base. Opcionalmente, o UE pode receber informações de indicação enviadas pela estação base, e as informações de indicação são usadas para indicar que o UE e a estação base consideram por padrão que o UE suporta todas as subcombinações da combinação de portadoras suportada pelo UE. Depois o UE reporta as informações sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE para a estação base, o UE e a estação base pode considerar, por padrão com base nas informações de indicação recebidas, que o UE suporta todas as subcombinações da combinação de portadoras suportada pelo UE.
[0099] Deve ser notado que uma maneira de reportar, pelo UE, as informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para estação base não é limitada à maneira fornecida nessa modalidade, e pode ser de outra forma.
[0100] Conforme mostrado na Figura 4, essa modalidade da presente invenção fornece um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras, e o aparelho incluium módulo de processamento 401, configurado para determinar informações sobre a combinação de portadoras suportada por equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado e informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE; e um módulo transceptor 402, configurado para reportar, para uma estação base, as informações sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE e as informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE, onde as informações sobre a combinação de portadoras e as informações sobre a subcombinação são determinadas pelo módulo de processamento 401.
[0101] Opcionalmente, informações de capacidade da subcombinação da combinação de portadoras são as mesmas informações de capacidade da combinação de portadoras, e as informações de capacidade incluem a capacidade com múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO e/ou a capacidade de informações de estado de canal CSI.
[0102] Opcionalmente, o módulo de processamento 401 é configurado adicionalmente para: determinar, em subcombinações da combinação de portadoras que são suportadas pelo UE, uma subcombinação que tem diferentes informações de capacidade em relação às informações de capacidade da combinação de portadoras, e determinar informações sobre a subcombinação e as informações de capacidade da subcombinação.
[0103] O módulo transceptor 402 é configurado adicionalmente para: reportar separadamente as informações sobre a subcombinação e as informações de capacidade da subcombinação que são determinadas pelo módulo de processamento 401 para a estação base.
[0104] Opcionalmente, o aparelho inclui adicionalmente:um módulo de armazenamento 403, configurado para armazenar um número de sequência que é predefinido pelo módulo de armazenamento 403 e pela estação base e que é correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras.
[0105] O módulo de processamento 401 é configurado adicionalmente para: de acordo com o número de sequência armazenado no módulo de armazenamento 403, definir separadamente, em um primeiro valor, um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE, e definir, em um segundo valor, um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que não é suportada pelo UE.
[0106] Quando se está reportando as informações, determinadas pelo módulo de processamento 401, sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, o módulo transceptor 402 é especificamente configurado para: reportar bits que são ajustados pelo módulo de processamento 401 para a estação base de acordo com uma sequência de números de sequência correspondentes aos bits.
[0107] Opcionalmente, o aparelho inclui adicionalmente: um módulo de armazenamento 403, configurado para armazenar um número de sequência que é predefinido pelo módulo de armazenamento 403 e pela estação base e que é correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras.
[0108] Quando se está reportando as informações, determinadas pelo módulo de processamento 401, sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, o módulo transceptor 402 é especificamente configurado para: reportar um número de sequência correspondente à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado no módulo de armazenamento 403.
[0109] Conforme mostrado na Figura 5, essa modalidade da presente invenção fornece um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras, e o aparelho inclui: um processador 501, configurado para determinar informações sobre a combinação de portadoras suportada por equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado e informações sobre uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE; e um transceptor 502, configurado para reportar, para uma estação base, as informações sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE e as informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE, onde as informações sobre a combinação de portadoras e as informações sobre a subcombinação são determinadas pelo processador 501.
[0110] Opcionalmente, informações de capacidade da subcombinação da combinação de portadoras são as mesmas informações de capacidade da combinação de portadoras, e as informações de capacidade incluem uma capacidade com múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO e/ou uma capacidade de informações de estado de canal CSI.
[0111] Opcionalmente, o processador 501 é configurado adicionalmente para: determinar, em subcombinações da combinação de portadoras que são suportadas pelo UE, a subcombinação que tem diferentes informações de capacidade em relação às informações de capacidade da combinação de portadoras, e determinar informações sobre a subcombinação e as informações de capacidade da subcombinação.
[0112] O transceptor 502 é configurado adicionalmente para: reportar separadamente as informações sobre a subcombinação e as informações de capacidade da subcombinação que são determinadas pelo processador 501 para a estação base.
[0113] Opcionalmente, o aparelho inclui adicionalmente: uma memória 503, configurada para armazenar um número de sequência que é predefinido pela memória 503 e a estação base e que é correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras.
[0114] O processador 501 é configurado adicionalmente para: de acordo com o número de sequência armazenado na memória 503, definir separadamente, em um primeiro valor, um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE, e definir, em um segundo valor, um bit de um número de sequência correspondente a uma subcombinação que é da combinação de portadoras e que não é suportada pelo UE.
[0115] Quando se está reportando as informações, determinadas pelo processador 501, sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, o transceptor 502 é especificamente configurado para:reportar bits que são ajustados pelo processador 501 para a estação base de acordo com uma sequência de números de sequência correspondentes aos bits.
[0116] Opcionalmente, o aparelho inclui adicionalmente: uma memória 503, configurada para armazenar um número de sequência que é predefinido pela memória 503 e pela estação base e que é correspondente a cada subcombinação da combinação de portadoras.
[0117] Quando se está reportando as informações, determinadas pelo processador 501, sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, o transceptor 502 é especificamente configurado para:reportar um número de sequência correspondente à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado na memória 503.
[0118] Nessa modalidade, o UE reporta, para a estação base, as informações sobre a combinação de portadoras suportada pelo UE e as informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE. As informações de capacidade correspondentes à combinação de portadoras suportada pelo UE são as mesmas informações de capacidade correspondentes à subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE, e o UE pode diretamente reportar as informações sobre a subcombinação que é da combinação de portadoras e que é suportada pelo UE para a estação base, e não precisa seguir um mecanismo de reportar existente no qual o UE precisa desempenhar o ato de reportar para cada combinação de portadoras suportada pelo UE, e indicar informações de capacidade correspondentes a cada combinação de portadoras. Portanto, de acordo com uma solução técnica fornecida nessa modalidade, um problema no mecanismo de reportar existente em que o UE repetidamente reporta informações tais como uma capacidade correspondente a uma combinação de portadoras pode ser evitada, e desperdício de recursos de sinalização usados para reportar pode ser reduzido.
MODALIDADE 2
[0119] Conforme mostrado na Figura 6, essa modalidade da presente invenção fornece um método de reportar capacidade de agregação de portadoras, e o método inclui as seguintes etapas:
[0120] S601. O equipamento de usuário UE determina informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma combinação de portadoras suportada pelo UE, onde as informações de capacidade incluem uma capacidade com múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO e/ou uma capacidade CSI.
[0121] S602. O UE reporta, para uma estação base, as informações de capacidades determinadas correspondentes a cada portadora.
[0122] Nessa modalidade, as informações de capacidade correspondentes a cada portadora podem incluir a capacidade MIMO e/ou a capacidade CSI, mas não é limitada às mesmas.
[0123] Nessa modalidade, o UE e a estação base predefinem um número de sequência. Cada número de sequência predefinido indica um conjunto incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras suportada pelo UE. O UE reporta as informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras suportada pelo UE para a estação base de acordo com o número de sequência predefinido.
[0124] Pode haver as duas implantações seguintes para o número de sequência predefinido pelo UE e pela estação base.
[0125] Em uma primeira implantação, o número de sequência predefinido pelo UE e pela estação base é incluído em uma mesma lista, e a lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras. Isto é, a combinação de portadoras suportada pelo UE é usada como um todo, e uma lista é configurada para a combinação de portadoras. A lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras. Cada conjunto é correspondente a um número de sequência. Por exemplo, o UE suporta uma combinação de portadoras A, a combinação de portadoras A inclui uma banda de frequência 1 e uma banda de frequência 2, a banda de frequência 1 e a banda de frequência 2 incluem N portadoras no total, e informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras A formam M conjuntos. Nesse caso, uma lista de número de sequência predefinida pelo UE e pela estação base para a combinação de portadoras A é mostrada na Tabela 3. Tabela 3
[0126] Na Tabela 3, in formações de capacidade correspondentes a cada portadora incluem uma capacidade MIMO e uma capacidade CSI. Nessa modalidade, o UE e a estação base podem adicionalmente predefinir um número de sequência para um tipo de informações de capacidade. Por exemplo, o UE desempenha predefinição para uma capacidade MIMO correspondente a uma portadora. A lista na qual um número de sequência predefinido pelo UE e pela estação base está localizado é mostrada na Tabela 4.Tabela 4
[0127] De modo semelhante, informações de capacidade correspondentes à portadora podem adicionalmente incluir uma capacidade - auxiliada por rede de cancelamento e supressão de interferência (em inglês: Network Assisted Interference Cancellation and Suppression, NAICS abreviadamente). O conteúdo e uma quantidade de tipo de informações de capacidade correspondentes a uma portadora na lista predefinida não são limitadas nessa modalidade. Na primeira implantação, a lista predefinida pelo UE e pela estação base pode incluir em detalhe todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras, ou pode incluir somente alguns pedaços de informações de configuração típica, de modo a reduzir um comprimento da Tabela.
[0128] Em uma segunda implantação, o número de sequência predefinido pelo UE e pela estação base é incluído em listas cuja quantidade é a mesma quantidade da banda de frequência da combinação de portadoras, e cada lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma classe de banda de portadora de uma mesma banda de frequência. Isto é, uma classe de banda de portadora de cada banda de frequência da combinação de portadoras suportada pelo UE é usada como um todo. A classe de banda de portadora de cada banda de frequência é correspondente a uma lista. A lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora da classe de banda de portadora da banda de frequência, e cada conjunto é correspondente a um número de sequência. Por exemplo, o UE suporta uma combinação de portadoras. As informações de capacidade incluem uma capacidade MIMO e uma capacidade CSI, e a combinação de portadoras A inclui uma banda de frequência 1 e uma banda de frequência 2. A classe de banda de portadora da banda de frequência 1 é B. Pode ser aprendido a partir da Tabela 1 que a banda de frequência 1 tem duas portadoras, e informações de capacidade correspondentes a cada portadora na banda de frequência 1 formam seis conjuntos no total. Uma classe de banda de portadora da banda de frequência 2 é E. Pode ser aprendido a partir da Tabela 1 que a banda de frequência 2 tem quatro portadoras, e informações de capacidade correspondentes a cada portadora na banda de frequência 2 formam oito conjuntos no total. Nesse caso, a lista de número de sequências predefinidas pelo UE e pela estação base para a banda de frequência 1 e para a banda de frequência 2 são mostradas na Tabela 5 e Tabela 6, respectivamente.Tabela 5 (classe de banda de portadora B) Tabela 6 (classe de banda de portadora E)
[0129] De modo semelhante, o conteúdo e uma quantidade de tipo de informações de capacidade correspondentes a uma portadora na lista predefinida não são limitados nessa modalidade. Na segunda implantação, duas bandas de frequência adjacentes podem ter números de sequência consecutivos. Por exemplo, os números de sequência na Tabela 6 podem ser sucessivamente 6 a 13.
[0130] Nessa modalidade, o UE pode reportar as informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras suportada pelo UE para a estação base pelo uso das duas implantações seguintes de acordo com o número de sequência predefinido pelo UE e pela estação base.
[0131] Em uma primeira implantação, o UE e a estação base predefinem um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras, e o UE e a estação base predefinem que quando um bit de um número de sequência é ajustado em um primeiro valor, isso indica que o UE suporta informações de capacidade correspondentes a cada portadora em um conjunto correspondente ao número de sequência; e quando um bit de um número de sequência é ajustado em um segundo valor, isso indica que o UE não suporta informações de capacidade correspondentes a cada portadora em um conjunto correspondente ao número de sequência.
[0132] Para qualquer conjunto incluindo informações de capacidade correspondentes a portadoras, quando se determina que o UE suporta informações de capacidade correspondentes a cada portadora no conjunto, o UE estabelece um bit de um número de sequência correspondente ao conjunto no primeiro valor; e quando se determina que o UE não suporta informações de capacidade correspondentes a cada portadora no conjunto, o UE estabelece um bit de um número de sequência correspondente ao conjunto no segundo valor. Então o UE reporta bits especificados para a estação base de acordo com uma sequência de números de sequência correspondentes aos bits.
[0133] Por exemplo, com referência à Tabela 3, se M é 9, o primeiro valor é 1, e o segundo valor é 0, quando os bits especificados reportados pelo UE para a estação base são 111100011, a estação base pode aprender a partir da Tabela 3 predefinida pela estação base e pelo UE que o UE suporta informações de capacidade correspondentes a cada portadora em conjuntos separadamente correspondentes a números de sequência 1, 2, 3, 4, 8, e 9 na Tabela 3, mas o UE não suporta informações de capacidade correspondentes a cada portadora em conjuntos separadamente correspondentes a números de sequência 5, 6, e 7 na Tabela 3.
[0134] Em uma segunda implantação, o UE e a estação base predefinem um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras. O UE reporta um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações correspondentes sobre capacidade suportadas pelo UE para a estação base. Por exemplo, com referência à Tabela 3, é presumido que M é 9. Depois de determinar que o UE suporta informações de capacidade correspondentes a cada portadora em conjuntos separadamente correspondentes a números de sequência 1, 2, 3, 4, 8, e 9 na Tabela 3, o UE reporta 123489 para a estação base. Depois de receber essa mensagem, a estação base pode aprender a partir da Tabela 3 predefinida pela estação base e o UE que o UE suporta as informações de capacidade correspondentes a cada portadora nos conjuntos separadamente correspondentes aos números de sequência 1, 2, 3, 4, 8, e 9 na Tabela 3.
[0135] Deve ser notado que um tipo de um conjunto incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora e um número de sequência correspondente ao conjunto não são limitados ao conteúdo fornecido nessa modalidade, e podem ser outro conteúdo, onde o tipo do conjunto e o número de sequência correspondente ao conjunto são predefinidos pelo UE e pela estação base. O primeiro valor e o segundo valor predefinidos pelo UE e pela estação base não são limitados a valores fornecidos nessa modalidade, e podem ser outros valores.
[0136] Nessa modalidade, opcionalmente, antes de reportar informações de capacidade correspondentes a uma portadora para a estação base, o UE pode receber informações de faixa de portadora enviadas pela estação base. As informações de faixa de portadora são usadas para instruir o UE a reportar as informações de capacidade correspondentes à portadora para a estação base. As informações de faixa de portadora incluem pelo menos um tipo das seguintes informações: uma faixa de largura de banda de portadora de agregação, um tipo de portadora de agregação, ou uma faixa de quantidade de portadoras de agregação.
[0137] A faixa de largura de banda de portadora de agregação pode incluir uma faixa de largura de banda de agregação de bandas de frequência especificadas ou uma faixa de largura de banda total de agregação de todas as bandas de frequência. Por exemplo, a faixa de largura de banda de portadora de agregação incluída nas informações de faixa de portadora enviadas pela estação base é como a seguir: a faixa de largura de banda de uma banda de frequência 1 é uma classe de portadora B, ou um limite de largura de banda superior da banda de frequência 1 é 20 M, e quando o UE reporta informações de capacidade correspondentes a uma portadora na banda de frequência 1, o UE precisa reportar somente informações de capacidade correspondentes a uma portadora dentro da classe de portadora B na banda de frequência 1, ou o UE precisa reportar somente informações de capacidade correspondentes a uma portadora que tem largura de banda dentro de 20 M na banda de frequência 1.
[0138] O tipo de portadora de agregação pode incluir uma portadora licenciada ou uma portadora não licenciada. Por exemplo, o tipo de portadora de agregação incluído nas informações de faixa de portadora enviadas pela estação base é a portadora licenciada, e quando se está reportando informações de capacidade correspondentes a uma portadora, o UE precisa reportar somente informações de capacidade correspondentes à portadora licenciada.
[0139] A faixa de quantidade de portadoras de agregação pode incluir uma faixa de quantidade de portadoras de uma banda de frequência de agregação especificada, ou uma faixa de uma soma de dados de portadora incluídos em todas as bandas de frequência de agregação. Por exemplo, um limite superior da faixa de quantidade de portadoras incluída nas informações de faixa de portadora enviadas pela estação base é 10, e o UE precisa reportar somente informações de capacidade correspondentes a um máximo de 10 portadoras. Alternativamente, a estação base exige que o UE reporte informações de capacidade correspondentes a um máximo de 10 portadoras em uma banda de frequência especificada A, e o UE precisa reportar somente informações de capacidade correspondentes a um máximo de 10 portadoras na banda de frequência A. Opcionalmente, quando se está reportando informações de capacidade, o UE adiciona as informações de faixa de portadora recebidas da estação base às informações de capacidade, de modo que quando as informações de capacidade são transferidas para outra estação base, a outra estação base aprende que as informações de capacidade são reportadas para a faixa de portadora. Opcionalmente, antes do UE receber as informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, o UE reporta informações sobre uma capacidade de agregação de portadoras máxima suportada pelo UE para a estação base, e as informações sobre a capacidade de agregação de portadoras máxima são usadas pela estação base para enviar as informações de faixa de portadora para o UE.
[0140] Desse modo, o UE pode reportar informações de capacidade correspondentes a uma portadora para a estação base de acordo com as informações de faixa de portadora enviadas pela estação base. O UE não precisa reportar informações de capacidade correspondentes a todas as portadoras suportadas pelo UE para a estação base, de modo que desperdício de sinalização de relatórios seja evitado.
[0141] Em uma modalidade, antes do UE reportar informações de capacidade correspondentes a uma portadora para a estação base, o UE recebe uma solicitação de reportar capacidade enviada pela estação base, e a solicitação de reportar capacidade inclui uma primeira instrução. O UE reporta, de acordo com a primeira instrução pelo uso de um terceiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão em informações de capacidade correspondentes a cada combinação de portadoras suportada e que atendem uma primeira condição. A primeira condição inclui uma combinação de portadoras cuja capacidade de portadora do UE está dentro de uma pré-ajustada faixa e/ou de uma combinação de portadoras cuja banda de frequência é uma banda de frequência não licenciada. O terceiro conjunto é um conjunto diferente de um primeiro conjunto e de um segundo conjunto.
[0142] Especificamente, o UE preenche, no primeiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão nas informações de capacidade correspondentes a cada combinação de portadoras suportada e que não atende a primeira condição, e reporta as informações de capacidade; e preenche, no terceiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão em informações de capacidade correspondentes a cada portadora e que atendem a primeira condição, e reporta as informações de capacidade. Além disso, se as informações de capacidade que não atendem a primeira condição excedem uma quantidade máxima do primeiro conjunto, informações de capacidade restantes que não atendem o primeiro conjunto são preenchidas no terceiro conjunto e são reportadas.
[0143] A primeira instrução é uma instrução para instruir o UE a reportar o terceiro conjunto ou uma instrução para instruir o UE a reportar uma capacidade de UE que atende a primeira condição.
[0144] Especificamente, o terceiro conjunto é também usado para reportar uma capacidade de agregação de portadoras suportadas pelo UE. Um formato de um elemento no terceiro conjunto é diferente de um formato de um elemento no primeiro conjunto ou no segundo conjunto. O formato do elemento no terceiro conjunto é um primeiro formato. O formato do elemento no terceiro conjunto é mais eficiente, e pode expressar mais capacidades pelo uso de um montante menor de informações. Por exemplo, no primeiro conjunto e no segundo conjunto, cada elemento é correspondente a uma combinação de portadoras em uma combinação de banda de frequência e uma capacidade MIMO ou uma capacidade CSI correspondente à combinação de portadoras. Cada elemento pode ter somente uma combinação de capacidade MIMO/CSI. Cada elemento no terceiro conjunto é correspondente a uma combinação de portadoras em uma combinação de banda de frequência, e cada elemento pode indicar múltiplas combinações de capacidade MIMO/CSI. Como outro exemplo, um elemento no terceiro conjunto pode indicar que uma subcombinação correspondente ao elemento pode também suportar uma capacidade correspondente ao elemento. Por exemplo, se um elemento no terceiro conjunto é uma subcombinação que suporta três portadoras em uma banda de frequência 1 e cuja capacidade MIMO suporta MIMO 4x4 e cuja capacidade CSI suporta dois processos, isso pode também indicar que o elemento suporta as duas portadoras na banda de frequência 1, uma capacidade MIMO de suportar MIMO 4x4, e uma capacidade CSI de suportar dois processos. Portanto, um elemento no terceiro conjunto pode indicar uma capacidade mais complexa, e mais informações de capacidade de UE podem ser reportadas usando-se uma menor quantidade de elementos. A combinação de portadoras dentro da faixa pré- ajustada inclui uma capacidade de UE com uma quantidade de portadoras de enlace ascendente e/ou portadoras de enlace descendente que é maior que uma quantidade específica, por exemplo, uma capacidade de agregação de portadoras com uma quantidade de portadoras de enlace descendentes que é maior que 5.
[0145] Além disso, que o UE determine reportar, de acordo com a primeira instrução pelo uso de um terceiro conjunto, informações de capacidade de UE que atendem uma primeira condição inclui: O UE primeiro preenche a capacidade de agregação de portadoras do UE no primeiro conjunto, e então preenche uma capacidade restante no terceiro conjunto de acordo com um formato do terceiro conjunto, e reporta a capacidade restante. Somente a capacidade de UE que não atende a primeira condição é preenchida no primeiro conjunto, ou uma capacidade de UE que não atende a primeira condição é preferencialmente preenchida no primeiro conjunto.
[0146] Especificamente, o UE primeiro preenche a capacidade de agregação de portadoras do UE no primeiro conjunto, preenche a capacidade restante no terceiro conjunto de acordo com o formato do terceiro conjunto, e reporta a capacidade restante. Somente a capacidade de UE que não atende a primeira condição é preenchida no primeiro conjunto, ou a capacidade de UE que não atende a primeira condição é preferencialmente preenchida no primeiro conjunto. Se somente a capacidade de UE que não atende a primeira condição é preenchida no primeiro conjunto, mesmo se o primeiro conjunto tem espaço restante, uma capacidade de UE que atende a primeira condição não pode ser preenchida no primeiro conjunto, e a capacidade de UE que atende a primeira condição pode ser preenchida somente no terceiro conjunto. Desse modo, quando uma capacidade é transferida entre estações base, a estação base herdada usa somente um elemento no conjunto 1, e uma nova estação base usa um elemento no conjunto 1 e um elemento no conjunto 3.
[0147] Por exemplo, o primeiro conjunto tem um máximo de três elementos, e o terceiro conjunto tem um máximo de 10 elementos. Informações de capacidade de UE são mostradas na Tabela 8. Tabela 8
[0148] O terceiro elemento pertence a uma banda de frequência não licenciada, e não pode ser preenchido no primeiro conjunto. Portanto, o primeiro, segundo, e quarto elementos são preenchidos no primeiro conjunto. O terceiro, quinto, sexto, sétimo, e oitavo elementos são preenchidos no terceiro conjunto. O sétimo e oitavo elementos são correspondentes às mesmas bandas de frequência e mesmas capacidades de combinação de portadoras, e somente as capacidades MIMO/CSIs são diferentes. Portanto, o sétimo e o oitavo elementos podem ser combinados em um elemento no terceiro conjunto para reportar. Na agregação de duas portadoras na banda de frequência 3, duas combinações de capacidade MIMO/CSI podem ser suportadas.
[0149] Em outra modalidade, a solicitação de reportar capacidade porta adicionalmente uma indicação de uma faixa de banda de frequência que precisa ser reportada. Que o UE reporte, de acordo com a primeira instrução pelo uso de um terceiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão em informações de capacidade correspondentes a cada combinação de portadoras suportada e que atendem uma primeira condição inclui: o UE primeiro preenche, no primeiro conjunto, informações de capacidade que estão nas informações de capacidade correspondentes à faixa de banda de frequência e que não atendem a primeira condição, e reporta as informações de capacidade; se o primeiro conjunto não pode acomodar as informações de capacidade, o UE preenche uma capacidade restante no segundo conjunto, e reporta a capacidade restante; e se o segundo conjunto não pode acomodar a capacidade restante, o UE preenche a capacidade restante no terceiro conjunto de acordo com um formato do terceiro conjunto, e reporta a capacidade restante. O UE preenche, no terceiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão em informações de capacidade correspondentes a cada portadora e que atendem a primeira condição, e reporta as informações de capacidade.
[0150] Especificamente, se a solicitação de reportar recebida pelo UE porta adicionalmente a indicação da faixa de banda de frequência que precisa ser reportada, o UE primeiro preenche, no primeiro conjunto, a capacidade de agregação de portadoras do UE dentro da faixa de banda de frequência, e preenche uma capacidade restante no segundo conjunto. Se o segundo conjunto não pode acomodar a capacidade restante, o UE preenche a capacidade restante no terceiro conjunto de acordo com o formato do terceiro conjunto e reporta a capacidade restante. Somente uma capacidade de UE que não atende a primeira condição é preenchida no primeiro conjunto, ou uma capacidade de UE que não atende a primeira condição é preferencialmente preenchida no primeiro conjunto. Se somente a capacidade de UE que não atende a primeira condição é preenchida no primeiro conjunto, mesmo se o primeiro conjunto tem espaço restante, uma capacidade de UE que atende a primeira condição não pode ser preenchida no primeiro conjunto, e a capacidade de UE que atende a primeira condição pode ser preenchida somente no terceiro conjunto. Quando informações de capacidade são transferidas entre estações base, uma estação base herdada usa elementos somente no conjunto 1 e no conjunto 2, e uma nova estação base usa elementos no conjunto 1, no conjunto 2, e no conjunto 3.
[0151] Por exemplo, informações de capacidade de UE são mostradas na Tabela 9.Tabela 9
[0152] É presumido que uma combinação que inclui menos que cinco portadoras dentro de uma faixa pré-ajustada é preenchida no primeiro conjunto e no segundo conjunto, a estação base solicita ao UE que reporte banda de frequências 1, 2, e 3, e uma quantidade de elementos máxima do primeiro conjunto e do segundo conjunto é três. Quando se está preenchendo uma capacidade, o UE primeiro seleciona uma capacidade que tem menos que cinco portadoras em uma banda de frequência licenciada, incluindo 1, 4, e 8, para preencher primeiro o primeiro conjunto. Então o UE seleciona capacidades restantes que têm menos que cinco portadoras na banda de frequência licenciada, incluindo 11 e 12, para preencher o segundo conjunto. Então o UE preenche, no terceiro conjunto, capacidades restantes que pertencem a bandas de frequência 1, 2, e 3, incluindo 2, 3, 4, 5, 6, e 7. 2, 3, 4, 5, 6, e 7 são preenchidas de acordo com um formato do conjunto 3, e podem ser combinadas em uma quantidade menor de elementos.
[0153] Além disso, que o UE determine reportar, de acordo com a primeira instrução pelo uso de um terceiro conjunto, uma capacidade de UE que atende uma primeira condição inclui: O UE preenche a capacidade de agregação de portadoras do UE no terceiro conjunto de acordo com o formato do terceiro conjunto, reporta a capacidade de agregação de portadoras do UE, e não reporta o primeiro conjunto ou o segundo conjunto, de modo que a estação base gere o primeiro conjunto e/ou o segundo conjunto de acordo com o terceiro conjunto, e reporte o terceiro conjunto junto com o primeiro conjunto e/ou o segundo conjunto para uma MME.
[0154] Especificamente, o UE não preenche mais o primeiro conjunto, mas preenche diretamente a capacidade de agregação de portadoras do UE no terceiro conjunto de acordo com o formato do terceiro conjunto, e reporta a capacidade de agregação de portadoras do UE para a estação base. Quando uma capacidade reportada pelo UE é transferida, usando-se um processo de transferência ou a MME, para uma estação base herdada que é não tem capacidade de identificar o terceiro conjunto, a estação base herdada precisa solicitar novamente uma capacidade de UE, e o UE reporta novamente um elemento no conjunto 1 ou elementos no conjunto 1 e no conjunto 2. Para impedir a estação base herdada de solicitar novamente relatório da capacidade de UE, a estação base que recebe o terceiro conjunto pode gerar um primeiro conjunto de acordo com um formato do primeiro conjunto usando-se alguns elementos no terceiro conjunto, e então reporta a capacidade formada combinando-se o primeiro conjunto e o terceiro conjunto para a MME, ou transfere a capacidade para a estação base alvo no processo de transferência. Desse modo, uma capacidade de UE armazenada na MME ou na estação base alvo inclui o primeiro conjunto e o terceiro conjunto. Mesmo se uma capacidade é subsequentemente transferida para a estação base herdada que não tem capacidade de identificar o terceiro conjunto, a estação base herdada pode analisar uma capacidade de UE de acordo com o primeiro conjunto na capacidade de UE, e não precisa solicitar novamente o UE para reportar uma capacidade.
[0155] Conforme mostrado na Figura 7, essa modalidade da presente invenção fornece um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras, e o aparelho inclui: um módulo de processamento 701, configurado para determinar informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma combinação de portadoras suportada por equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado, onde as informações de capacidade incluem uma capacidade com múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO e/ou uma capacidade de informações de estado de canal CSI; e um módulo transceptor 702, configurado para reportar as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo módulo de processamento 701 para uma estação base.
[0156] Opcionalmente, o aparelho inclui adicionalmente: um módulo de armazenamento 703, configurado para armazenar um número de sequência predefinido pelo módulo de armazenamento 703 e pela estação base, onde cada número de sequência predefinido indica um conjunto incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras.
[0157] Quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo módulo de processamento 701 para a estação base, o módulo transceptor 702 é especificamente configurado para:reportar as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo módulo de processamento 701 para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado no módulo de armazenamento 703.
[0158] Opcionalmente, o número de sequência que é predefinido pelo módulo de armazenamento 703 e pela estação base e que é armazenado no módulo de armazenamento 703 é incluído em uma mesma lista, e a lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras; ou o número de sequência que é predefinido pelo módulo de armazenamento 703 e pela estação base e que é armazenado no módulo de armazenamento 703 é incluído em listas cuja quantidade é a mesma quantidade da banda de frequência da combinação de portadoras, e cada lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma mesma banda de frequência.
[0159] Opcionalmente, o módulo de processamento 701 é configurado adicionalmente para: estabelecer separadamente, em um primeiro valor, um bit de um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são suportadas pelo UE, e estabelecer, em um segundo valor, um bit de um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que não são suportadas pelo UE.
[0160] Quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo módulo de processamento 701 para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado no módulo de armazenamento 703, o módulo transceptor 702 é especificamente configurado para: reportar bits que são ajustados pelo módulo de processamento 701 para a estação base de acordo com a sequência de números de sequência correspondentes aos bits.
[0161] Opcionalmente, quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo módulo de processamento 701 para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado no módulo de armazenamento 703, o módulo transceptor 702 é especificamente configurado para:reportar, para a estação base, um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são suportadas pelo UE e determinadas pelo módulo de processamento 701.
[0162] Opcionalmente, o módulo transceptor 702 é configurado adicionalmente para: receber informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, onde as informações de faixa de portadora são usadas para instruir o módulo transceptor 702 a reportar as informações de capacidade correspondentes à portadora para a estação base, e as informações de faixa de portadora incluem pelo menos um tipo das seguintes informações:uma faixa de largura de banda de portadora de agregação, um tipo de portadora de agregação, ou uma faixa de quantidade de portadoras de agregação.
[0163] Opcionalmente, antes de receber as informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, o módulo transceptor 702 é configurado adicionalmente para:reportar informações sobre uma capacidade de agregação de portadoras máxima suportada pelo UE para a estação base, onde as informações sobre a capacidade de agregação de portadoras máxima são usadas pela estação base para enviar as informações de faixa de portadora para o módulo transceptor 702.
[0164] Em uma modalidade, o módulo transceptor 702 é configurado adicionalmente para receber uma solicitação de reportar capacidade enviada pela estação base, e a solicitação de reportar capacidade inclui uma primeira instrução. O módulo de processamento 701 é configurado adicionalmente para: reportar, de acordo com a primeira instrução pelo uso de um terceiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão em informações de capacidade correspondentes a cada combinação de portadoras suportada e que atendem uma primeira condição, e a primeira condição inclui uma combinação de portadoras cuja capacidade de portadora do UE esteja dentro de uma faixa pré-ajustada e/ou uma combinação de portadoras cuja banda de frequência é uma banda de frequência não licenciada. O terceiro conjunto é um conjunto diferente de um primeiro conjunto e de um segundo conjunto.
[0165] Opcionalmente, em uma modalidade, o módulo de processamento 701 inclui: uma primeira unidade de processamento, configurada para: preencher, no primeiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão nas informações de capacidade correspondentes a cada combinação de portadoras suportada e que não atendem a primeira condição, e reportar as informações de capacidade; e um segundo módulo de processamento, configurado para: preencher, no terceiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão em informações de capacidade correspondentes a cada portadora e que atendem a primeira condição, e reportar as informações de capacidade, onde o segundo módulo de processamento é configurado adicionalmente para: se as informações de capacidade que não atendem a primeira condição excederem uma quantidade máxima do primeiro conjunto, preencher, no terceiro conjunto, informações restantes sobre capacidade que não atendem o primeiro conjunto, e reportar as informações restantes sobre capacidade.
[0166] Em outra modalidade, a solicitação de reportar capacidade porta adicionalmente uma indicação de uma faixa de banda de frequência que precisa ser reportada, e o módulo de processamento 701 inclui:uma primeira unidade de processamento, configurada para: preencher, no primeiro conjunto, informações de capacidade que estão nas informações de capacidade correspondentes à faixa de banda de frequência e que não atendem a primeira condição, e reportar as informações de capacidade; uma segunda unidade de processamento, configurada para: se o primeiro conjunto não pode acomodar as informações de capacidade, preencher uma capacidade restante no segundo conjunto e reportar a capacidade restante; e uma terceira unidade de processamento, configurada para: preencher, no terceiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão em informações de capacidade correspondentes a cada portadora e que atendem a primeira condição, e reportar as informações de capacidade, onde se o segundo conjunto não pode acomodar a capacidade restante, a terceira unidade de processamento é configurada adicionalmente para: preencher a capacidade restante no terceiro conjunto de acordo com um formato do terceiro conjunto, e reportar a capacidade restante.
[0167] Em outra modalidade, o módulo de processamento 701 é especificamente configurado para: preencher, no terceiro conjunto de acordo com um formato do terceiro conjunto, as informações de capacidade determinada correspondentes a cada portadora, e reportar as informações de capacidade para a estação base, de modo que a estação base gere o primeiro conjunto e/ou o segundo conjunto de acordo com o terceiro conjunto, e reporte o terceiro conjunto junto com o primeiro conjunto e/ou o segundo conjunto para uma entidade de gerenciamento de mobilidade MME.
[0168] Conforme mostrado na Figura 8, essa modalidade da presente invenção fornece um aparelho para reportar capacidade de agregação de portadoras, e o aparelho inclui:um processador 801, configurado para determinar informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma combinação de portadoras suportada por equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado, onde as informações de capacidade incluem uma capacidade com múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO e/ou uma capacidade de informações de estado de canal CSI; e um transceptor 802, configurado para reportar as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo processador 801 para uma estação base.
[0169] Opcionalmente, o aparelho inclui adicionalmente: uma memória 803, configurada para armazenar um número de sequência predefinido pela memória 803 e a estação base, onde cada número de sequência predefinido indica um conjunto incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras.
[0170] Quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo processador 801 para a estação base, o transceptor 802 é especificamente configurado para:reportar as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo processador 801 para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado na memória 803.
[0171] Opcionalmente, o número de sequência que é predefinido pela memória 803 e pela estação base e que é armazenada na memória 803 é incluído em uma mesma lista, e a lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras; ou o número de sequência que é predefinido pela memória 803 e pela estação base e que é armazenado na memória 803 é incluído em listas cuja quantidade é a mesma quantidade da banda de frequência da combinação de portadoras, e cada lista inclui todos os conjuntos incluindo informações de capacidade correspondentes a cada portadora em uma mesma banda de frequência.
[0172] Opcionalmente, o processador 801 é configurado adicionalmente para: definir separadamente, em um primeiro valor, um bit de um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são suportadas pelo UE, e definir, em um segundo valor, um bit de um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que não são suportadas pelo UE.
[0173] Quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo processador 801 para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado na memória 803, o transceptor 802 é especificamente configurado para: reportar bits que são ajustados pelo processador 801 para a estação base de acordo com uma sequência de números de sequência correspondents aos bits.
[0174] Opcionalmente, quando se está reportando as informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são determinadas pelo processador 801 para a estação base de acordo com o número de sequência armazenado na memória 803, o transceptor 802 é especificamente configurado para:reportar, para a estação base, um número de sequência correspondente a um conjunto incluindo informações de capacidade que são correspondentes a cada portadora e que são suportadas pelo UE e determinadas pelo processador 801.
[0175] Opcionalmente, o transceptor 802 é configurado adicionalmente para: receber informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, onde as informações de faixa de portadora são usadas para instruir o transceptor 802 a reportar as informações de capacidade correspondentes à portadora para a estação base, e as informações de faixa de portadora incluem pelo menos um tipo das seguintes informações:uma faixa de largura de banda de portadora de agregação, um tipo de portadora de agregação, ou uma faixa de quantidade de portadoras de agregação.
[0176] Opcionalmente, antes de receber as informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, o transceptor 802 é configurado adicionalmente para: reportar informações sobre uma capacidade de agregação de portadoras máxima suportada pelo UE para a estação base, onde as informações sobre a capacidade de agregação de portadoras máxima são usadas pela estação base para enviar as informações de faixa de portadora para o transceptor 802.
[0177] Em uma modalidade, o transceptor 802 é configurado adicionalmente para receber uma solicitação de reportar capacidade enviada pela estação base, e a solicitação de reportar capacidade inclui uma primeira instrução.
[0178] O processador 801 é configurado adicionalmente para: reportar, de acordo com a primeira instrução pelo uso de um terceiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão em informações de capacidade correspondentes a cada combinação de portadoras suportada e que atendem uma primeira condição, e a primeira condição inclui uma combinação de portadoras cuja capacidade de portadora do UE está dentro de uma faixa pré- ajustada e/ou uma combinação de portadoras cuja banda de frequência é uma banda de frequência não licenciada. O terceiro conjunto é um conjunto diferente de um primeiro conjunto e de um segundo conjunto.
[0179] Em uma modalidade, o processador 801 é especificamente configurado para: preencher, em um primeiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão em informações de capacidade correspondentes a cada combinação de portadoras suportada e que não atendem uma primeira condição, e reportar as informações de capacidade; se as informações de capacidade que não atendem a primeira condição excederem uma quantidade máxima do primeiro conjunto, preencher, em um terceiro conjunto, informações restantes sobre capacidade que não atendem o primeiro conjunto, e reportar as informações restantes sobre capacidade; e preencher, no terceiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão em informações de capacidade correspondentes a cada portadora e que atendem a primeira condição, e reportar as informações de capacidade.
[0180] Em uma modalidade, a solicitação de reportar capacidade porta adicionalmente uma indicação de uma faixa de banda de frequência que precisa ser reportada. O processador 801 é configurado para: preencher, em um primeiro conjunto, informações de capacidade que estão nas informações de capacidade correspondentes à faixa de banda de frequência e que não atendem uma primeira condição, e reportar as informações de capacidade; se o primeiro conjunto não pode acomodar as informações de capacidade, preencher uma capacidade restante em um segundo conjunto, e reportar a capacidade restante; se o segundo conjunto não pode acomodar a capacidade restante, preencher a capacidade restante em um terceiro conjunto de acordo com um formato do terceiro conjunto, e reportar a capacidade restantes; e preencher, no terceiro conjunto, informações de capacidade determinada que estão em informações de capacidade correspondentes a cada portadora e que atendem a primeira condição, e reportar as informações de capacidade.
[0181] Em outra modalidade, o processador 801 é especificamente configurado para: preencher, em um terceiro conjunto de acordo com um formato do terceiro conjunto, as informações de capacidade determinada correspondentes a cada portadora, e reportar as informações de capacidade para a estação base, de modo que a estação base gere um primeiro conjunto e/ou um segundo conjunto de acordo com o terceiro conjunto, e reporta o terceiro conjunto junto com o primeiro conjunto e/ou o segundo conjunto para uma entidade de gerenciamento de mobilidade MME.
[0182] Nessa modalidade, o equipamento de usuário UE reporta as informações de capacidade determinada correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras para a estação base, de modo que a estação base possa aprender completamente as informações de capacidade correspondentes a cada portadora na combinação de portadoras suportada pelo UE. Por meio de predefinição desempenhada pelo UE e pela estação base, o conteúdo de informações de capacidade que são correspondentes a uma portadora e que são reportadas pelo UE para a estação base é simplificado, de modo que sobrecargas de sinalização de relatórios sejam reduzidas. O UE reporta, de acordo com as informações de faixa de portadora enviadas pela estação base, as informações de capacidade correspondentes à portadora para a estação base, e o UE não precisa reportar informações de capacidade correspondentes a todas as portadoras suportadas pelo UE para a estação base, de modo que desperdício de sinalização de relatórios seja evitado.
MODALIDADE 3
[0183] Conforme mostrado na Figura 9, essa modalidade da presente invenção fornece um método de medição de portadora, e o método é executado por UE e inclui as seguintes etapas:
[0184] S901. O equipamento de usuário UE reporta, para uma estação base, informações de indicação usadas para indicar que o UE suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0185] S902. O UE recebe informações de configuração de medição que incluem as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE e que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação.
[0186] S903. O UE paralelamente mede, na lacuna de medição de acordo com as informações de configuração de medição recebidas, as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0187] Antes que o UE desempenhe uma tarefa de medição, a estação base envia uma mensagem de controle de medição para o UE. A mensagem de controle de medição inclui informações tais como a identificador de medição, um objeto de medição, e configuração de relatório. O identificador de medição é usado para identificar informações de controle de medição. O objeto de medição pode incluir uma frequência de centro de uma portadora (isto é, um número de canais absolutos de radiofrequência (Absolute Radio Frequency Channel Number, ARFCN)), uma lista de célula vizinha da portadora, e semelhantes. A configuração de relatório pode incluir uma condição de reportar disparador de evento, um período de reportar disparador de evento, e semelhantes. O objeto de medição e a configuração de relatório são usados pelo UE para desempenhar a tarefa de medição. O UE gera um relatório de medição de acordo com um resultado de medição da tarefa de medição, e envia o relatório de medição para a estação base.
[0188] A tarefa de medição do UE é classificada em medição intrafrequência e medição interfrequência de acordo com diferentes portadoras nas quais objetos de medição do UE estão localizados. Uma tarefa de medição na qual uma portadora de um objeto de medição é a mesma que uma portadora na qual uma célula de serviço do UE está localizada é referida como a medição intrafrequência. Uma tarefa de medição na qual uma portadora de um objeto de medição é diferente de uma portadora na qual uma célula de serviço do UE está localizada é referida como a medição interfrequência. A portadora na qual a célula de serviço do UE está localizada pode ser considerada como uma frequência de centro na qual o UE se comunica com a célula de serviço. Uma tarefa de medição interfrequência não inclui uma tarefa de medição em uma rede de pacote de núcleo evoluído (em inglês: Evolved Packet Core, E-UTRAN abreviadamente), por exemplo, uma tarefa de medição na qual um objeto de medição é a Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (em inglês: Universal Mobile Telecommunication System, UMTS abreviadamente).
[0189] Para a medição intrafrequência, o UE pode diretamente desempenhar medição, e a estação base não precisa configurar uma lacuna de medição (lacuna de medição) para o UE. Para a medição interfrequência, a estação base precisa configurar uma lacuna de medição para o UE. A lacuna de medição é um intervalo de tempo. No intervalo de tempo, a estação base não agenda o UE, e o UE temporariamente interrompe a comunicação com a célula de serviço, de modo que o UE desempenhe uma tarefa de medição interfrequência. A estação base determina, de acordo com informações de capacidade reportadas pelo UE, se há ou não uma necessidade para configurar a lacuna de medição para o UE. A estação base pode configurar a lacuna de medição para o UE pelo uso de uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio (em inglês: Radio Resource Control, RRC abreviadamente). Por exemplo, as informações de capacidade do UE são mostradas na Tabela 7. Quando o UE opera em uma banda de frequência X1, a estação base precisa configurar uma lacuna de medição para o UE quando o UE mede uma banda de frequência Y1. Quando o UE opera em uma banda de frequência (X2+X3), a estação base não precisa configurar uma lacuna de medição para o UE quando o UE mede uma banda de frequência Y2.Tabela 10
[0190] Nessa modalidade, o UE reporta, para a estação base, as informações de indicação usadas para indicar que o UE suporta a medição paralela desempenhada na lacuna de medição nas interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE. Depois que o UE reporta uma capacidade de agregação de portadoras para a estação base, a estação base determina as informações de configuração de medição das interfrequências da portadora na agregação de portadoras do UE de acordo com as informações de indicação e a capacidade de agregação de portadoras do UE, então envia as informações de configuração de medição para o UE, e configura a lacuna de medição para o UE. O UE paralelamente mede as interfrequências da portadora na agregação de portadoras na lacuna de medição de acordo com as informações de configuração de medição. As informações de configuração de medição incluem informações sobre as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0191] Nessa modalidade, opcionalmente, o UE recebe uma mensagem de reconfiguração de RRC enviada pela estação base, e uma mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que são das interfrequências da portadora na agregação de portadoras.
[0192] Por exemplo, conforme mostrado na Figura 10, o UE suporta uma combinação de portadoras Banda A+Banda B (1+8), uma banda de frequência A (Banda A) inclui uma frequência, e uma banda de frequência B (Banda B) inclui oito frequências. Depois o UE reporta, para a estação base, as informações de indicação usadas para indicar que o UE suporta medição paralela desempenhada nas interfrequências da portadora na agregação de portadoras, a estação base aprende que o UE suporta medição paralela desempenhada nas interfrequências da portadora na agregação de portadoras. As informações de configuração de medição configurada pela estação base para o UE podem incluir no máximo todas as frequências na combinação de portadoras suportada pelo UE. Isto é, as informações de configuração de medição configurada pela estação base para o UE incluem no máximo a uma frequência na banda de frequência A e as oito frequências na banda B. Depois de receber as informações de configuração de medição, o UE pode paralelamente medir, na lacuna de medição configurada pela estação base para o UE, as interfrequências que são da portadora na agregação de portadoras e que são incluídas nas informações de configuração de medição.
[0193] Conforme mostrado na Figura 11, essa modalidade da presente invenção fornece um aparelho para medição de portadora, e o aparelho inclui: um módulo transceptor 1101, configurado para: reportar informações de indicação para uma estação base, onde as informações de indicação são usadas para indicar que equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE; e receber informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que incluem as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE; e um módulo de processamento 1102, configurado para paralelamente medir, na lacuna de medição de acordo com as informações de configuração de medição recebidas pelo módulo transceptor 1101, as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0194] Opcionalmente, quando se está recebendo as informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que incluem as interfrequências da portadora dentro da faixa de agregação de portadoras suportadas pelo UE, o módulo transceptor 1101 é especificamente configurado para:receber uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio RRC enviada pela estação base, onde a mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que são das interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0195] Conforme mostrado na Figura 12, essa modalidade da presente invenção fornece um aparelho para medição de portadora, e o aparelho inclui: um transceptor 1201, configurado para: reportar informações de indicação para uma estação base, onde as informações de indicação são usadas para indicar que equipamento de usuário UE no qual o aparelho está localizado suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE; e receber informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que incluem as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE; e um processador 1202, configurado para paralelamente medir, na lacuna de medição de acordo com as informações de configuração de medição recebidas pelo transceptor 1201, as interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0196] Opcionalmente, quando se está recebendo as informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que incluem as interfrequências da portadora dentro da faixa de agregação de portadoras suportadas pelo UE, o transceptor 1201 é especificamente configurado para:receber uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio RRC enviada pela estação base, onde a mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que são das interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0197] Conforme mostrado na Figura 13, essa modalidade da presente invenção fornece um método de medição de portadora. O método é executado por uma estação base, e o método inclui as seguintes etapas:
[0198] S1301. A estação base recebe informações de indicação reportadas por equipamento de usuário UE para indicar que o UE suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0199] S1302. A estação base determina, de acordo com as informações de indicação, informações de configuração de medição das interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0200] S1303. A estação base envia as informações de configuração de medição para o UE.
[0201] Nessa modalidade, a estação base recebe as informações de indicação enviadas pelo UE para indicar que o UE suporta a medição paralela desempenhada na lacuna de medição nas interfrequências da portadora na agregação de portadoras. Depois de receber uma capacidade de agregação de portadoras reportada pelo UE, a estação base determina as informações de configuração de medição das interfrequências da portadora na agregação de portadoras do UE de acordo com as informações de indicação e a capacidade de agregação de portadoras suportadas pelo UE, e envia as informações de configuração de medição para o UE. Além disso, o UE paralelamente mede as interfrequências da portadora na agregação de portadoras na lacuna de medição de acordo com as informações de configuração de medição. As informações de configuração de medição incluem informações sobre as interfrequências da portadora na agregação de portadoras.
[0202] Nessa modalidade, opcionalmente, a estação base envia uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio RRC para o UE, e uma mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição que são enviadas pela estação base de acordo com as informações de indicação e que são das interfrequências da portadora na agregação de portadoras.
[0203] Conforme mostrado na Figura 14, essa modalidade da presente invenção fornece um aparelho para medição de portadora, e o aparelho inclui:um módulo transceptor 1401, configurado para receber informações de indicação reportadas por equipamento de usuário UE, onde as informações de indicação são usadas para indicar que o UE suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE; e um módulo de processamento 1402, configurado para determinar, de acordo com as informações de indicação recebidas pelo módulo transceptor 1401, informações de configuração de medição das interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0204] O módulo transceptor 1401 é configurado adicionalmente para enviar as informações de configuração de medição determinadas pelo módulo de processamento 1402 para o UE.
[0205] Opcionalmente, quando se está enviando as informações de configuração de medição determinadas pelo módulo de processamento 1402 para o UE, o módulo transceptor 1401 é especificamente configurado para:enviar uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio RRC para o UE, onde a mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição.
[0206] Conforme mostrado na Figura 15, essa modalidade da presente invenção fornece um aparelho para medição de portadora, e o aparelho inclui: um transceptor 1501, configurado para receber informações de indicação reportadas por equipamento de usuário UE, onde as informações de indicação são usadas para indicar que o UE suporta medição paralela desempenhada em uma lacuna de medição em interfrequências de uma portadora em agregação de portadoras suportadas pelo UE; e um processador 1502, configurado para determinar, de acordo com as informações de indicação recebidas pelo transceptor 1501, informações de configuração de medição das interfrequências da portadora na agregação de portadoras suportadas pelo UE.
[0207] O transceptor 1501 é configurado adicionalmente para enviar as informações de configuração de medição determinadas pelo processador 1502 para o UE.
[0208] Opcionalmente, quando se está enviando as informações de configuração de medição determinadas pelo processador 1502 para o UE, o transceptor 1501 é especificamente configurado para:enviar uma mensagem de reconfiguração de controle de recurso de rádio RRC para o UE, onde a mensagem de reconfiguração de RRC porta as informações de configuração de medição.
[0209] Nessa modalidade, o UE envia, para a estação base, as informações de indicação usadas para indicar que o UE suporta a medição paralela desempenhada nas interfrequências da portadora na agregação de portadoras. A estação base determina as informações de configuração de medição das interfrequências da portadora na agregação de portadoras do UE de acordo com as informações de indicação, e então a estação base envia as informações de configuração de medição para o UE. O UE paralelamente mede as interfrequências da portadora na agregação de portadoras na lacuna de medição de acordo com as informações de configuração de medição. As informações de configuração de medição incluem as informações sobre as interfrequências da portadora na agregação de portadoras. Portanto, o UE pode paralelamente medir todas as interfrequências na agregação de portadoras suportadas pelo UE, de modo a impedir o UE de paralelamente medir, em um mecanismo de medição existente, somente três interfrequências na agregação de portadoras suportadas pelo UE. De acordo com o método técnico nessa modalidade, a quantidade de interfrequências que estão na agregação de portadoras suportadas pelo UE e que são paralelamente medidas pelo UE pode ser aumentada.
[0210] Pessoas habilitadas na técnica devem entender que as modalidades da presente invenção podem ser fornecidas como um método, um sistema, ou a produto de programa de computador. Portanto, a presente invenção pode use uma forma de modalidades somente de hardware, modalidades somente de software, ou modalidades com a combinação de software e hardware. Além disso, a presente invenção pode usar uma forma de um produto de programa de computador que é implantado em um ou mais meios de armazenamento utilizáveis em computador (incluindo, mas não limitada a uma memória em disco, um CD-ROM, uma memória óptica, e semelhantes) que incluem código de programa utilizável em computador.
[0211] A presente invenção é descrita com referência aos fluxogramas e/ou diagramas de bloco do método, ao dispositivo (sistema), e ao produto de programa de computador de acordo com as modalidades da presente invenção. Deve ser entendido que instruções de programa de computador podem ser usadas para implantar cada processo e/ou cada bloco nos fluxogramas e/ou nos diagramas de bloco e uma combinação de um processo e/ou um bloco nos fluxogramas e/ou nos diagramas de bloco. Essas instruções de programa de computador podem ser fornecidas para um - computador de uso geral, um computador dedicado, um processador incorporado, ou um processador de qualquer outro dispositivo de processamento de dados programável para gerar uma máquina, de modo que as instruções executadas por um computador ou um processador de qualquer outro dispositivo de processamento de dados programável gerar um aparelho para implantar uma função específica em um ou mais processos nos fluxogramas e/ou em um ou mais blocos nos diagramas de bloco.
[0212] Essas instruções de programa de computador podem ser armazenadas em uma memória legível por computador que pode instruir o computador ou qualquer outro dispositivo de processamento de dados programável a trabalhar em uma maneira específica, de modo que as instruções armazenadas na memória legível por computador gerem um artefato que inclui um aparelho de instrução. O aparelho de instrução implanta uma função específica em um ou mais processos nos fluxogramas e/ou em um ou mais blocos nos diagramas de bloco.
[0213] Essas instruções de programa de computador podem ser carregadas em um computador ou outro dispositivo de processamento de dados programável, de modo que uma série de operações e etapas sejam desempenhadas no computador ou no outro dispositivo programável, desse modo gerando processamento implantado por computador. Portanto, as instruções executadas no computador ou no outro dispositivo programável fornecem etapas para implantar uma função específica em um ou mais processos nos fluxogramas e/ou em um ou mais blocos nos diagramas de bloco.
[0214] Embora algumas modalidades preferidas da presente invenção tenham sido descritas, pessoas habilitadas na técnica podem fazer mudanças e modificações nessas modalidades uma vez que elas aprendam o conceito inventivo básico. Portanto, as reivindicações a seguir se destinam a ser interpretadas de modo a cobrir as modalidades preferidas e todas as mudanças e modificações abrangidas pelo escopo da presente invenção.
[0215] Obviamente, pessoas habilitadas na técnica podem fazer várias modificações e variações nas modalidades da presente invenção sem que haja um afastamento do espírito e escopo das modalidades da presente invenção. A presente invenção se destina a cobrir essas modificações e variações contanto que as mesmas estejam abrangidas pelo escopo de proteção definido pelas seguintes reivindicações a seguir e suas tecnologias equivalentes.

Claims (21)

1. Aparelho para reportar informações de capacidade, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um módulo transceptor (702), configurado para receber informações de faixa de portadora a partir de uma estação base, em que as informações de faixa de portadora compreendem pelo menos uma dentre uma largura de banda de portadora máxima ou uma quantidade de portadoras máxima; e um módulo de processamento (701), configurado para determinar informações de capacidade correspondentes a pelo menos uma portadora de acordo com as informações de faixa de portadora, em que uma largura de banda de portadora total da pelo menos uma portadora é menor que ou igual à largura de banda de portadora máxima e/ou uma quantidade de portadoras compreendidas na pelo menos uma portadora é menor que ou igual à quantidade de portadoras máxima; em que o módulo transceptor (702), é configurado para reportar as informações de capacidade que são correspondentes à pelo menos uma portadora para a estação base.
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de faixa de portadora são portadas quando o módulo transceptor reportar as informações de capacidade.
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que antes de receber as informações de faixa de portadora a partir da estação base, o módulo transceptor é configurado adicionalmente para: reportar informações sobre uma capacidade de agregação de portadoras máxima suportada por um UE para a estação base, em que as informações sobre a capacidade de agregação de portadoras máxima são usadas pela estação base para enviar as informações de faixa de portadora para o módulo transceptor.
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma portadora está em uma certa banda de frequência, ou a pelo menos uma portadora está em portadoras de todas as bandas de frequência de agregação.
5. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de capacidade compreendem pelo menos uma dentre uma capacidade de múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO da pelo menos uma portadora ou uma capacidade de informações de estado de canal CSI da pelo menos uma portadora.
6. Aparelho para reportar informações de capacidade, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um transceptor (802), configurado para receber informações de faixa de portadora a partir de uma estação base, em que as informações de faixa de portadora compreendem pelo menos uma dentre uma largura de banda de portadora máxima ou uma quantidade de portadoras máxima; e um processador (801), configurado para determinar informações de capacidade correspondentes a pelo menos uma portadora de acordo com as informações de faixa de portadora, em que uma largura de banda de portadora total da pelo menos uma portadora é menor que ou igual à largura de banda de portadora máxima e/ou uma quantidade de portadoras compreendidas na pelo menos uma portadora é menor que ou igual à quantidade de portadoras máxima; em que o transceptor (802), é configurado para reportar as informações de capacidade que são correspondentes à pelo menos uma portadora para a estação base.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de faixa de portadora são portadas quando o módulo transceptor reportar as informações de capacidade.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que antes de receber as informações de faixa de portadora a partir da estação base, o transceptor é configurado adicionalmente para: reportar informações sobre uma capacidade de agregação de portadoras máxima suportada por um UE para a estação base, em que as informações sobre a capacidade de agregação de portadoras máxima são usadas pela estação base para enviar as informações de faixa de portadora para o transceptor.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma portadora está em uma certa banda de frequência, ou a pelo menos uma portadora está em portadoras de todas as bandas de frequência de agregação.
10. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de capacidade compreendem pelo menos uma dentre uma capacidade de múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO da pelo menos uma portadora ou uma capacidade de informações de estado de canal CSI da pelo menos uma portadora.
11. Método para reportar informações de capacidade, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: receber, por um equipamento de usuário UE, informações de faixa de portadora a partir de uma estação base, em que as informações de faixa de portadora compreendem pelo menos uma dentre uma largura de banda de portadora máxima ou uma quantidade de portadoras máxima; determinar (S601), pelo UE, informações de capacidade correspondentes a pelo menos uma portadora de acordo com as informações de faixa de portadora, em que uma largura de banda de portadora total da pelo menos uma portadora é menor que ou igual à largura de banda de portadora máxima e/ou uma quantidade de portadoras compreendidas na pelo menos uma portadora é menor que ou igual à quantidade de portadoras máxima; e reportar (S602), pelo UE para uma estação base, as informações de capacidade determinadas correspondentes à pelo menos uma portadora.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de faixa de portadora são portadas quando se está reportando as informações de capacidade.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que antes do recebimento, pelo UE, de informações de faixa de portadora a partir da estação base, o método compreende adicionalmente: reportar, pelo UE, informações sobre uma capacidade de agregação de portadoras máxima suportada pelo UE para a estação base, em que as informações sobre a capacidade de agregação de portadoras máxima são usadas pela estação base para enviar as informações de faixa de portadora para o UE.
14. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente: a pelo menos uma portadora está em uma certa banda de frequência, ou a pelo menos uma portadora está em portadoras de todas as bandas de frequência de agregação.
15. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 14, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de capacidade compreendem pelo menos uma dentre uma capacidade de múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO da pelo menos uma portadora ou uma capacidade de informações de estado de canal CSI da pelo menos uma portadora.
16. Método para reportar informações de capacidade, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: enviar, por uma estação base, informações de faixa de portadora para um equipamento de usuário UE, em que as informações de faixa de portadora compreendem pelo menos uma dentre uma largura de banda de portadora máxima ou uma quantidade de portadoras máxima; receber, pela estação base a partir do UE, informações de capacidade que são correspondentes a pelo menos uma portadora, em que uma largura de banda de portadora total da pelo menos uma portadora é menor que ou igual à largura de banda de portadora máxima e/ou uma quantidade de portadoras compreendidas na pelo menos uma portadora é menor que ou igual à quantidade de portadoras máxima.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de capacidade incluem as informações de faixa de portadora.
18. Método, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente: receber, a partir do UE, informações sobre uma capacidade de agregação de portadoras máxima suportada pelo UE, e determinar envio das informações de faixa de portadora de acordo com as informações sobre a capacidade de agregação de portadoras máxima.
19. Método, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente:a pelo menos uma portadora está em uma certa banda de frequência, ou a pelo menos uma portadora está em portadoras de todas as bandas de frequência de agregação.
20. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 19, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de capacidade compreendem pelo menos uma dentre uma capacidade de múltiplas entradas e múltiplas saídas MIMO da pelo menos uma portadora ou uma capacidade de informações de estado de canal CSI da pelo menos uma portadora.
21. Mídia de armazenamento legível por computador CARACTERIZADA pelo fato de que compreende instruções, em que quando as instruções são rodadas em um computador, o computador é habilitado para realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 11 a 20.
BR112017024518-3A 2015-05-15 2015-08-14 Aparelho e método para reportar capacidade de agregação de portadoras e aparelho e método para medição de portadora BR112017024518B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CNPCT/CN2015/079067 2015-05-15
CN2015079067 2015-05-15
PCT/CN2015/087098 WO2016183950A1 (zh) 2015-05-15 2015-08-14 载波聚合能力上报、载波测量装置及方法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017024518A2 BR112017024518A2 (pt) 2018-07-24
BR112017024518B1 true BR112017024518B1 (pt) 2023-09-19

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6995805B2 (ja) キャリアアグリゲーション能力を報告する装置および方法、ならびにキャリア測定装置および方法
JP7075387B2 (ja) 測定制御方法、及び基地局
EP3326318B1 (en) Separate reporting of rf and bb capabilities of a mobile user equipment in a wireless communications system supporting carrier aggregation
CN107079513B (zh) 被配置用于报告双连接的非周期性信道状态信息的装置
WO2020015563A1 (zh) 用于测量配置的方法、用户设备、网络设备、及存储介质
US10313208B2 (en) Flexible assignment of network functions for radio access
JP6148635B2 (ja) ユーザ装置及びアップリンクデータ送信方法
EP2874455A1 (en) Method, base station and user equipment for uplink control information feedback
EP3070988A1 (en) Scheduling method, device and system
CN109151925A (zh) 用于小区切换的方法、网络设备和终端设备
CN109039559A (zh) 上行探测信号的触发方法、装置及系统
EP3253155A1 (en) User terminal, wireless base station, and wireless communication method
US9031021B2 (en) Method and apparatus for indicating physical resource block pairs for EPDCCH
JP7342970B2 (ja) Ssbに基づく測定方法及び装置
EP2838298A1 (en) Method and device for data transmission
WO2016095366A1 (zh) 流量控制方法及装置
BR112017024518B1 (pt) Aparelho e método para reportar capacidade de agregação de portadoras e aparelho e método para medição de portadora
AU2016304949A1 (en) Data bearer migration method, apparatus, and evolved node B
CN111277375A (zh) 一种资源分配的方法及装置
WO2024012595A1 (zh) 物理下行控制信道检测方法、装置及通信设备
WO2017011987A1 (zh) 信息的发送、处理方法及装置
WO2024099719A1 (en) Layer 1 or 2 mobility in wireless communication systems