BR112017004784B1 - Tratamento prioritário de grupos para conjuntos de recursos de modo direto em comunicações sem fios - Google Patents

Tratamento prioritário de grupos para conjuntos de recursos de modo direto em comunicações sem fios Download PDF

Info

Publication number
BR112017004784B1
BR112017004784B1 BR112017004784-5A BR112017004784A BR112017004784B1 BR 112017004784 B1 BR112017004784 B1 BR 112017004784B1 BR 112017004784 A BR112017004784 A BR 112017004784A BR 112017004784 B1 BR112017004784 B1 BR 112017004784B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
resources
group
priority level
priority
resource
Prior art date
Application number
BR112017004784-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017004784A2 (pt
Inventor
Sudhir Kumar Baghel
Saurabha Rangrao Tavildar
Shailesh Patil
Kapil Gulati
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US14/808,154 external-priority patent/US9992652B2/en
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BR112017004784A2 publication Critical patent/BR112017004784A2/pt
Publication of BR112017004784B1 publication Critical patent/BR112017004784B1/pt

Links

Abstract

TRATAMENTO PRIORITÁRIO DE GRUPOS PARA CONJUNTOS DE RECURSOS DE MODO DIRETO EM COMUNICAÇÕES SEM FIOS. A presente invenção se refere a métodos, sistemas e dispositivos para comunicação sem fios em um UE. De acordo com a presente invenção, uma série de dispositivos de usuário em uma rede pode ser dividida em uma pluralidade de grupos de serviços com base, em parte, nos níveis de prioridade associados a cada grupo. Em alguns exemplos, uma rede pode distribuir uma pluralidade de conjuntos de recursos para cada um dos grupos acima atribuídos. Assim, para comunicação via serviço de proximidade (ProSe), os dispositivos de usuários dentro de cada grupo podem selecionar conjuntos de recursos correspondentes aos níveis de prioridade dos grupos associados com o dispositivo de usuário. Assim, de acordo com a presente invenção, a divisão de recursos com base em níveis de prioridade de grupos e UEs pode assegurar uma maior confiabilidade do acesso a recursos para comunicação de alta prioridade. O(s) grupo(s) de serviço ao qual pertence o dispositivo é pré-configurado no próprio dispositivo. O conjunto de recursos para atribuição de grupo é realizado com uma atribuição de programação. Quando o dispositivo detecta o conjunto de recursos e o (...).

Description

REFERÊNCIAS CRUZADAS
[0001] O presente pedido de patente reivindica prioridade ao Pedido de Patente US No. 14/808.154 de Baghel et al., intitulado “Group Priority Handling for Wireless Communication”, depositado em 24 de julho de 2015, e Pedido de Patente US Provisório n° 62/049.345 de Baghel et al., intitulado “Group Priority Handling for Wireless Communication”, depositado em 11 de setembro de 2014; cada um dos quais é atribuído ao seu cessionário.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO CAMPO DA INVENÇÃO
[0002] O que segue se refere em geral à comunicação sem fios, e mais especificamente a um tratamento prioritário de grupos em um sistema de comunicação sem fios.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA RELACIONADA
[0003] Sistemas de comunicações sem fios são amplamente utilizados para proporcionar vários tipos de conteúdo de comunicação, tais como voz, vídeo, dados em pacotes, mensagens, transmissão e assim por diante. Estes sistemas podem ser sistemas de múltiplo acesso capazes de suportar a comunicação com vários usuários compartilhando os recursos de sistema disponíveis (por exemplo, tempo, frequência e energia). Exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo incluem sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA), sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA) e sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDMA), (por exemplo, um sistema de Evolução de Longo Prazo (LTE).
[0004] De um modo geral, um sistema de comunicações de acesso múltiplo sem fios pode incluir uma série de estações base, cada uma simultaneamente suportando comunicação para vários dispositivos móveis ou outros dispositivos do equipamento de usuário (UE). Estações base podem se comunicar com UEs em ligações descendentes e ascendentes. Cada estação base tem uma faixa de cobertura, que pode ser referida como a área de cobertura da célula. Comunicações dispositivo-a-dispositivo (D2D) envolvem comunicações sem fios diretas entre UEs, ou dentro ou além da área de cobertura de uma estação base. Comunicações D2D podem ser facilitadas por transmissões de programação a partir de uma estação base se os dispositivos estão dentro de uma área de cobertura.
[0005] Em muitas situações, as transmissões sem fio em comunicações D2D podem encontrar contenção dos recursos limitados (por exemplo, meio de transmissão) a partir de várias fontes, incluindo outros UEs que podem estar transmitindo no meio. No entanto, em alguns casos, comunicações D2D são utilizadas por agentes de segurança pública, tais como equipes de polícia, bombeiros e resgate, por exemplo. Assim, a contenção de recursos que impede agentes de segurança pública de transmitir com sucesso em uma comunicação D2D ad-hoc durante a coordenação de uma resposta de emergência pode resultar em consequências adversas.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0006] As características descritas são em geral associados a um ou mais sistemas, métodos e / ou aparelhos avançados para reduzir a contenção em um sistema de comunicação sem fios D2D. De acordo com vários exemplos, uma pluralidade de UEs pode ser configurada em diferentes conjuntos de grupos, com cada grupo associado com um nível de prioridade diferente. Por exemplo, em algumas situações, uma equipe de coordenação de resposta de emergência compreendendo um coordenador de emergência líder e os chefes das equipes de polícia, bombeiros e resgate pode ser atribuída a um primeiro grupo associado com o mais alto nível de prioridade. Da mesma forma, os membros de cada equipe de resposta ou uma combinação deles podem ser atribuídos a um segundo grupo associado com o segundo nível mais elevado de prioridade. Finalmente, a equipe de não emergência pode compreender um terceiro grupo associado com o último nível de prioridade.
[0007] De acordo com a presente invenção, uma rede pode distribuir uma pluralidade de conjuntos de recursos para cada um dos grupos acima atribuídos. Especificamente, em alguns exemplos, a rede pode alocar diferentes níveis de prioridade para cada um dos grupos de recursos disponíveis. Assim, para a comunicação de serviço de proximidade (ProSe), UEs dentro de cada grupo podem selecionar conjuntos de recursos correspondentes aos níveis de prioridade dos grupos associados com o UE. Como resultado, UEs de alta prioridade podem limitar a contenção de recursos de UEs de prioridade mais baixa.
[0008] Em alguns exemplos, os UE dentro de um grupo podem ser ainda alocados a uma prioridade específica para o UE. Por exemplo, dentro do primeiro grupo composto por um coordenador líder e os chefes das equipes de polícia, bombeiros e resgate, o coordenador de emergência líder pode ser alocado à prioridade mais elevada, ao passo qeu os chefes das equipes de polícia, bombeiros e resgate podem ser alocados a uma menor prioridade. Assim, a programação da transmissão de tráfego dentro do primeiro grupo pode ainda ser baseada em níveis de prioridade específica para o UE. Essa divisão de recursos com base em níveis de prioridade de grupos e UEs pode garantir uma maior confiabilidade do acesso aos recursos para comunicação de alta prioridade. Embora o exemplo acima tenha sido descrito com referência a agentes de segurança pública, deve ser entendido pelos peritos na arte que os aspectos da presente invenção podem ser adotados por qualquer série de situações para reduzir a contenção na rede.
[0009] É descrito um método de comunicação sem fios em um UE. O método pode incluir determinar, por um primeiro dispositivo, um primeiro nível de prioridade de uma transmissão, em que o primeiro dispositivo é associado com pelo menos um grupo de serviços, selecionando um primeiro conjunto de recursos para comunicações via serviço de proximidade (ProSe) correspondente ao primeiro nível de prioridade determinado, e transmitir dados a um segundo dispositivo utilizando um ou mais recursos a partir do primeiro conjunto de recursos selecionado.
[0010] É descrito um aparelho para comunicação sem fios em um UE. O aparelho pode incluir meios para determinar, por um primeiro dispositivo, um primeiro nível de prioridade de uma transmissão, em que o primeiro dispositivo é associado com pelo menos um grupo de serviços, meios para selecionar um primeiro conjunto de recursos para comunicações via ProSe correspondente ao primeiro nível de prioridade determinado, e meios para transmitir dados para um segundo dispositivo usando um ou mais recursos a partir do primeiro conjunto de recursos selecionados.
[0011] É descrito outro aparelho para comunicação sem fios em um UE. O aparelho pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador, e instruções armazenadas na memória, em que as instruções são executáveis pelo processador para determinar, por um primeiro dispositivo, um primeiro nível de prioridade de uma transmissão, em que o primeiro dispositivo é associado com pelo menos um grupo de serviços, escolher um primeiro conjunto de recursos para comunicações via ProSe correspondente ao primeiro nível de prioridade determinado, e transmitir dados a um segundo dispositivo usando um ou mais recursos a partir do primeiro conjunto de recursos selecionado.
[0012] É descrito um meio de leitura por computador não transitório que armazena código para comunicação sem fios em um UE. O código pode incluir instruções executáveis para determinar, por um primeiro dispositivo, um primeiro nível de prioridade de uma transmissão, em que o primeiro dispositivo é associado com pelo menos um grupo de serviços, selecionar um primeiro conjunto de recursos para comunicações via ProSe correspondente ao primeiro nível de prioridade determinado, e transmitir dados para um segundo dispositivo usando um ou mais recursos a partir do primeiro conjunto de recursos selecionado.
[0013] Em alguns exemplos do método, aparelhos, ou meio legível por computador não transitório descrito acima, o primeiro nível de prioridade da transmissão baseia-se, pelo menos em parte, em um nível de prioridade do dispositivo associado com o primeiro dispositivo ou o segundo dispositivo. Adicionalmente ou em alternativa, em alguns exemplos, o primeiro nível de prioridade da transmissão baseia-se, pelo menos em parte, em um nível de prioridade do grupo de serviços associado com o primeiro dispositivo ou o segundo dispositivo.
[0014] Alguns exemplos do método, aparelhos ou meio legível por computador não transitório descrito acima podem ainda incluir transmitir dados para o segundo dispositivo durante um período correspondente a um nível de prioridade de dispositivo do primeiro dispositivo. Adicionalmente ou alternativamente, alguns exemplos podem incluir receber uma mensagem identificando os níveis de prioridade de uma pluralidade de conjuntos de recursos, a mensagem sendo uma mensagem do bloco de informações do sistema (SIB) ou uma mensagem do controle de recursos via rádio (RRC) dedicada.
[0015] Alguns exemplos do método, aparelhos ou meio legível por computador não transitório descrito acima podem ainda incluir determinar que nenhum dentre a pluralidade de conjuntos de recursos identificados na mensagem está associado com o primeiro nível de prioridade, e transmitir uma mensagem de notificação a um dispositivo de rede, a mensagem de notificação solicitando ao dispositivo de rede que ajuste os níveis de prioridade da pluralidade dos conjuntos de recursos. Em alguns casos, a mensagem de notificação compreende uma identificação (ID) do grupo de serviços e o primeiro nível de prioridade da transmissão. Adicionalmente ou alternativamente, alguns exemplos podem incluir detectar a contenção de um ou mais recursos do primeiro conjunto de recursos selecionados, selecionar um segundo conjunto de recursos com base, pelo menos em parte, na detecção, o segundo conjunto de recursos associado com um segundo nível de prioridade, e transmitir os dados ao segundo dispositivo usando um ou mais recursos a partir do segundo conjunto de recursos selecionados.
[0016] Em alguns exemplos do método, aparelhos, ou meio legível por computador não transitório descrito acima, o segundo nível de prioridade associado com o segundo conjunto de recursos é menor do que o primeiro nível de prioridade associado com o primeiro conjunto de recursos. Adicionalmente ou em alternativa, em alguns exemplos, o primeiro conjunto de recursos compreende um conjunto de recursos da atribuição de programação (SA) ou conjuntos de recursos de dados ou uma combinação deles. Em alguns exemplos do método, aparelhos ou meio legível por computador não transitório descrito acima, o primeiro dispositivo é pré-configurado para ser associado com o pelo menos um grupo de serviços. Adicionalmente ou em alternativa, em alguns exemplos, o pelo menos um grupo de serviço está associado com uma única identificação (ID) de grupo.
[0017] É descrito um método de comunicação sem fios em uma estação base. O método pode incluir receber uma mensagem de notificação de um primeiro dispositivo, identificar níveis de prioridade para cada um de uma pluralidade de conjuntos de recursos utilizados para comunicações via ProSe, os níveis de prioridade com base, pelo menos em parte, na mensagem de notificação, e ajustar pelo menos um dos níveis de prioridade identificados de pelo menos um da pluralidade de conjuntos de recursos.
[0018] É descrito um aparelho para comunicação sem fios em uma estação base. O aparelho pode incluir meios para receber uma mensagem de notificação de um primeiro dispositivo, meios para identificar níveis de prioridade para cada um de uma pluralidade de conjuntos de recursos usados para comunicações via ProSe, os níveis de prioridade com base, pelo menos em parte, na mensagem de notificação, e meios para ajustar pelo menos, um dos níveis de prioridade identificados de pelo menos um da pluralidade de conjuntos de recursos.
[0019] É descrito outro aparelho para comunicação sem fios em uma estação base. O aparelho pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador e instruções armazenadas na memória, em que as instruções são executáveis pelo processador para receber uma mensagem de notificação de um primeiro dispositivo, identificar níveis de prioridade para cada um de uma pluralidade de conjuntos de recursos usados para comunicações via ProSe, os níveis de prioridade com base, pelo menos em parte, na mensagem de notificação, e ajustar pelo menos um dos níveis de prioridade identificados de pelo menos um da pluralidade de conjuntos de recursos.
[0020] É descrito um meio de leitura por computador não transitório que armazena código para comunicação sem fios em uma estação base. O código pode incluir instruções executáveis para receber uma mensagem de notificação de um primeiro dispositivo, identificar níveis de prioridade para cada um de uma pluralidade de conjuntos de recursos usados para comunicações via ProSe, os níveis de prioridade com base, pelo menos em parte, na mensagem de notificação, e ajustar pelo menos um dos níveis de prioridade identificados de pelo menos uma da pluralidade dos conjuntos de recursos.
[0021] Alguns exemplos do método, aparelhos ou meio legível por computador não transitório descrito acima podem ainda incluir transmitir uma mensagem de resposta para o primeiro dispositivo, a mensagem de resposta identificando os níveis de prioridade ajustados do pelo menos um da pluralidade de conjuntos de recursos. Adicionalmente ou em alternativa, em alguns exemplos, a mensagem de resposta instrui o primeiro dispositivo a esperar um período de tempo predeterminado antes de transmitir os dados em pelo menos um da pluralidade de conjuntos de recursos. Em alguns exemplos do método, aparelhos ou meio legível por computador não transitório descrito acima, a mensagem de notificação compreende uma identificação (ID) do grupo de serviços e um nível de prioridade da ID do grupo de serviços.
[0022] O precedente delineou de forma bastante ampla os recursos e vantagens técnicas de exemplos de acordo com a invenção, a fim de que a descrição detalhada que segue possa ser melhor compreendida. Recursos e vantagens adicionais serão descritos aqui a seguir. A concepção e exemplos específicos divulgados podem ser facilmente utilizados como uma base para modificar ou conceber outras estruturas para realizar os mesmos propósitos da presente invenção. Essas construções equivalentes não se afastam do âmbito das reivindicações anexas. Características dos conceitos aqui divulgados, tanto sua organização quanto método de funcionamento, juntamente com vantagens associadas serão melhor compreendidas a partir da descrição a seguir quando considerada em ligação com as figuras anexas. Cada uma das figuras é fornecida para o propósito de ilustração e descrição somente, e não como uma definição dos limites das reivindicações.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0023] Uma compreensão adicional da natureza e vantagens da presente invenção pode ser realizada por referência aos desenhos a seguir. Nas figuras anexas, componentes ou características semelhantes podem ter o mesmo marcador de referência. Além disso, vários componentes do mesmo tipo podem ser distinguidos seguindo o marcador de referência por um traço e um segundo marcador que distingue entre os componentes semelhantes. Se apenas o primeiro marcador de referência for usado no relatório descritivo, a descrição é aplicável a qualquer um dos componentes semelhantes com o mesmo primeiro marcador de referência, independentemente do segundo marcador de referência.
[0024] A FIG. 1 ilustra um exemplo de um sistema de comunicações sem fios de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0025] A FIG. 2 ilustra um exemplo de um subsistema de comunicações sem fios para tratamento de prioridade de grupos para comunicação D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0026] A FIG. 3 ilustra um exemplo de conjuntos de recursos da atribuição de programação (AS) e conjuntos de recursos de dados para transmissão de SAs e dados de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0027] A FIG. 4 mostra um diagrama em blocos de um equipamento de usuário (UE) para tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0028] A FIG. 5 mostra um diagrama em blocos de um UE para tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0029] A FIG. 6 mostra um diagrama em blocos de um módulo de gestão de comunicação para tratamento prioritário de grupos para comunicação bimodal de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0030] A FIG. 7 mostra um diagrama de um sistema para tratamento prioritário de grupos para comunicação bimodal de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0031] A FIG. 8 mostra um diagrama em blocos de uma estação base para reduzir a contenção em uma comunicação sem fios D2D;
[0032] A FIG. 9 mostra um diagrama em blocos de uma estação base para tratamento prioritário de grupos em uma comunicação sem fios D2D;
[0033] A FIG. 10 mostra um diagrama em blocos de um módulo de gestão de comunicação para tratamento prioritário de grupos para comunicação bimodal de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0034] A FIG. 11 mostra um diagrama de um sistema para tratamento prioritário de grupos em uma comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0035] A FIG. 12 mostra um fluxograma que ilustra um método que suporta o tratamento da prioridade de grupo para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0036] A FIG. 13 mostra um fluxograma que ilustra um método que suporta o tratamento da prioridade de grupo para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0037] A FIG. 14 mostra um fluxograma que ilustra um método que suporta o tratamento da prioridade de grupo para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0038] A FIG. 15 mostra um fluxograma que ilustra um método que suporta o tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção;
[0039] A FIG. 16 mostra um fluxograma que ilustra um método que suporta o tratamento prioritário de grupos para comunicação bimodal de acordo com vários aspectos da presente invenção; e
[0040] A FIG. 17 mostra um fluxograma que ilustra um método que suporta o tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0041] Os recursos descritos em geral se referem a sistemas, métodos e / ou aparelhos melhorados para reduzir a contenção em um sistema de comunicação sem fios D2D. Em uma comunicação via ProSe bimodal ad-hoc, um dispositivo (por exemplo, um UE) pode experimentar a contenção de recursos (por exemplo, meio de transmissão) a partir de outros UEs na rede. Como resultado da contenção entre vários UEs, os pacotes de dados programados para transmissão pelo dispositivo podem ser retirados do meio. No entanto, durante uma comunicação de alta prioridade, tal como a coordenação de resposta de emergência, pode ser crítico para certos usuários garantir o acesso confiável aos recursos limitados.
[0042] De acordo com a presente invenção, a contenção de recursos entre a pluralidade de UEs pode ser reduzida por limitação do número de UEs que podem experimentar certos recursos de transmissão. Em alguns exemplos, um ou mais UEs podem ser atribuídos a diferentes conjuntos de grupos com base na identificação específica para dispositivos. Por exemplo, em algumas situações, uma equipe de coordenação da resposta de emergência que compreende um coordenador de emergência líder e os chefes das equipes de polícia, bombeiros e resgate pode ser atribuída a um primeiro grupo associado com o mais alto nível de prioridade. Da mesma forma, os membros de cada equipe de resposta ou a combinação deles podem ser atribuídos a um segundo grupo associado com o segundo nível mais elevado de prioridade. Finalmente, o pessoal não emergencial pode compreender um terceiro grupo associado com o último nível de prioridade. Deve ser entendido pelos peritos na arte que o número de grupos de serviço pode variar de acordo com o número de UEs na rede e / ou a topologia de prioridade dos grupos de serviços.
[0043] Em alguns exemplos, a cada conjunto de grupos acima descritos pode ser atribuído pelo menos um conjunto de recursos correspondente ao nível de prioridade de cada grupo. Em um exemplo, a rede pode notificar o dispositivo das atribuições de recursos através da transmissão de uma mensagem do bloco de informações do sistema (SIB) ou uma mensagem do controle de recursos via rádio (RRC) dedicada. Com base na mensagem recebida, o dispositivo pode determinar o nível de prioridade de pelo menos um grupo de serviços associado com o dispositivo e, assim, selecionar um conjunto de recursos para comunicação via serviço de proximidade (ProSe) que está correlacionado com o nível de prioridade determinado. Portanto, no exemplo acima descrito, apenas UEs correspondentes ao primeiro grupo podem selecionar grupos de recursos associados com o mais elevado nível de prioridade. Da mesma forma, os UEs que correspondem ao segundo grupo podem utilizar conjuntos de recursos do segundo nível de prioridade para a transmissão de dados.
[0044] De acordo com a presente invenção, um grupo de nível de prioridade mais baixa pode ser restringido de selecionar um conjunto de recursos de nível de prioridade mais elevado para a transmissão de dados. No entanto, em alguns exemplos, os UEs que correspondem ao nível de prioridade mais elevado podem selecionar um conjunto de prioridade mais baixa. Por exemplo, os UE associados com o primeiro grupo podem utilizar conjuntos de recursos alocados aos primeiro e segundo grupos de serviços. Em algumas situações, a seleção de um conjunto de prioridade mais baixa pode basear-se em uma série de fatores, incluindo a interferência ou a detecção de contenção no primeiro conjunto de recursos. Em alguns exemplos, a contenção de recursos dentro de um grupo pode ser reduzida através da alocação de prioridades específicas para o UE para cada dispositivo dentro do grupo. Como resultado, a programação da transmissão de dados dentro de um grupo pode ser com base no nível de prioridade específica para o UE do dispositivo. Assim, de acordo com a presente invenção, a divisão de recursos com base em níveis de prioridade dos grupos de UEs pode proporcionar uma maior confiabilidade do acesso a recursos para comunicação de alta prioridade.
[0045] A descrição a seguir fornece exemplos, e não é limitante do âmbito, aplicabilidade ou exemplos apresentados nas reivindicações. Podem ser feitas alterações na função e disposição dos elementos discutidos, sem afastamento do âmbito da invenção. Vários exemplos podem omitir, substituir ou adicionar vários procedimentos ou componentes, conforme apropriado. Por exemplo, os métodos descritos podem ser realizados em uma ordem diferente da descrita, e várias etapas podem ser adicionadas, omitidas ou combinadas. Além disso, os recursos descritos em relação a alguns exemplos podem ser combinados em outros exemplos.
[0046] A FIG. 1 ilustra um exemplo de um sistema de comunicações sem fios 100, em conformidade com diversos aspectos da presente invenção. O sistema de comunicações sem fios 100 inclui estações base 105, pelo menos um equipamento de usuário (UE) 115 e uma rede central 130. A rede central 130 pode fornecer a autenticação do usuário, autorização de acesso, rastreio, conectividade do protocolo de internet (IP), e outras funções de acesso, roteamento, ou de mobilidade. As estações base 105 fazem interface com a rede central 130 por meio de ligações backhaul 132 (por exemplo, S1, etc). As estações base 105 podem executar a configuração de rádio e programação para comunicação com os UEs 115, ou podem operar sob o controle de um controlador da estação base (não mostrado). Em vários exemplos, as estações base 105 podem se comunicar, ou diretamente ou indiretamente (por exemplo, através da rede central 130), umas com as outras através de ligações backhaul 134 (por exemplo, X1, etc), que podem ser ligações de comunicação com fios ou sem fios.
[0047] As estações base 105 podem comunicar-se de forma sem fios com os UEs 115 através de uma ou mais antenas da estação base. Cada um dos sítios da estação base 105 pode fornecer cobertura de comunicação para uma respectiva área de cobertura geográfica 110. Em alguns exemplos, as estações base 105 podem ser referidas como uma estação base transceptora, uma estação base via rádio, um ponto de acesso, um transceptor via rádio, um NodeB, eNodeB (eNB), NodeB Inicial, um eNodeB inicial, ou alguma outra terminologia apropriada. A área de cobertura geográfica 110 para uma estação base 105 pode ser dividida em setores que constituem apenas uma parte da área de cobertura (não mostrada). O sistema de comunicações sem fios 100 pode incluir estações base 105 de tipos diferentes (por exemplo, estações base de macro e / ou pequenas células). Pode haver áreas de cobertura geográfica sobrepostas 110 para diferentes tecnologias.
[0048] Em alguns exemplos, o sistema de comunicações sem fios 100 é uma rede da Evolução de Longo Prazo (LTE) / LTE-Avançada (LTE-A). Em redes LTE / LTE-A, o termo nó B evoluído (eNB) podem ser em geral usado para descrever as estações base 105, ao passo que o termo UE pode ser em geral utilizado para descrever os UEs 115. O sistema de comunicações sem fios 100 pode ser uma rede LTE / LTE-A heterogênea, na qual diferentes tipos de eNBs fornecem cobertura para várias regiões geográficas. Por exemplo, cada eNB ou estação base 105 pode fornecer cobertura de comunicação para uma macrocélula, uma pequena célula e / ou outros tipos de células. O termo “célula” é um termo 3GPP que pode ser usado para descrever uma estação base, uma portadora ou portadora componente associada com uma estação base ou uma área de cobertura (por exemplo, setor, etc.) de uma portadora ou estação base, dependendo no contexto.
[0049] Uma macrocélula geralmente cobre uma área geográfica relativamente grande (por exemplo, vários quilômetros de raio) e pode permitir o acesso sem restrições por UEs com assinaturas de serviços com o provedor de rede. Uma pequena célula é uma estação base de baixa potência, em comparação com uma macrocélula, que pode funcionar nas mesmas ou diferentes (por exemplo, licenciada, sem licença, etc.) bandas de frequência como macrocélulas. Pequenas células podem incluir picocélulas, femtocélulas e microcélulas de acordo com vários exemplos. Uma picocélula pode cobrir uma área geográfica relativamente menor e pode permitir o acesso sem restrições por UEs com assinaturas de serviços com o provedor de rede. Uma femtocélula também pode cobrir uma área geográfica relativamente pequena (por exemplo, um domicílio) e pode fornecer acesso restrito por UEs que têm uma associação com a femtocélula (por exemplo, UEs em um grupo de assinantes fechado (CSG), UEs para usuários no domicílio e similares). Um eNB para um macrocélula pode ser referido como um eNB macro. Um eNB para uma pequena célula pode ser referido como um eNB de pequena célula, um eNB pico, um eNB femto ou um eNB inicial. Um eNB pode suportar uma ou várias (por exemplo, duas, três, quatro e similares) células (por exemplo, portadoras componentes).
[0050] O sistema de comunicações sem fios 100 pode suportar operação síncrona ou assíncrona. Para uma operação síncrona, as estações base podem ter tempo de quadro semelhante, e as transmissões de diferentes estações base podem ser aproximadamente alinhadas no tempo. Para operação assíncrona, as estações base podem ter diferentes tempos de quadros, e as transmissões de diferentes estações base podem não ser alinhadas no tempo. As técnicas aqui descritas podem ser utilizadas tanto para operações síncronas quanto assíncronas.
[0051] As redes de comunicação que podem acomodar alguns dos vários exemplos divulgados podem ser redes baseadas em pacotes que operam de acordo com uma pilha de protocolos em camadas. No plano do usuário, comunicações no portador ou camada do protocolo de convergência de dados em pacotes (PDCP) podem ser baseadas em IP. Uma camada do controle de ligação via rádio (RLC) pode realizar a segmentação e remontagem de pacotes para se comunicar através de canais lógicos. Uma camada do controle de acesso ao meio (MAC) pode realizar tratamento prioritário e multiplexação de canais lógicos em canais de transporte. A camada MAC pode também utilizar pedido de repetição automática híbrido (HARQ) para fornecer retransmissão na camada MAC para melhorar a eficiência da ligação. No plano de controle, a camada de protocolo do controlo de recursos via rádio (RRC) pode fornecer criação, configuração e manutenção de uma conexão RRC entre um UE 115 e as estações base 105. A camada de protocolo RRC também pode ser usada para suporte da rede central 130 de portadoras de rádio para os dados do plano de usuário. Na camada física (PHY), os canais de transporte podem ser mapeados para canais físicos.
[0052] Os UEs 115 podem ser dispersos por todo o sistema de comunicações sem fios 100, e cada UE 115 pode ser fixo ou móvel. Um UE 115 pode também incluir ou ser referido pelos peritos na técnica como uma estação móvel, uma estação de assinante, uma unidade móvel, uma unidade de assinante, uma unidade sem fios, uma unidade remota, um dispositivo móvel, um dispositivo sem fios, um dispositivo de comunicações sem fios, um dispositivo remoto, uma estação de assinante móvel, um terminal de acesso, um terminal móvel, um terminal sem fios, um terminal remoto, um aparelho, um agente de usuário, um cliente móvel, um cliente, ou alguma outra terminologia apropriada. Um UE 115 pode ser um telefone celular, um assistente digital pessoal (PDA), um modem sem fios, um dispositivo de comunicação sem fios, um dispositivo portátil, um tablet, um computador portátil, um telefone sem fios, uma estação do circuito local sem fios (WLL) ou semelhantes. Um UE pode ser capaz de comunicar-se com diversos tipos de estações base e equipamentos de rede, incluindo eNBs macro, eNBs de células pequenas, estações de base de retransmissão e semelhantes.
[0053] As ligações de comunicação 125 mostradas no sistema de comunicações sem fios 100 podem incluir transmissões de ligação ascendente (UL) a partir de um UE 115 para uma estação base 105, e / ou transmissões de ligação descendente (DL), a partir de uma estação base 105 para um UE 115. As transmissões de ligação descendente pode também ser chamadas transmissões de ligação direta, enquanto as transmissões de ligação ascendente podem também ser chamadas transmissões de ligação inversa. Cada ligação de comunicação 125 pode incluir uma ou mais portadoras, em que cada portadora pode ser um sinal constituído por várias subportadoras (por exemplo, sinais de formas de onda de diferentes frequências) moduladas de acordo com as diferentes tecnologias de rádio descritas acima. Cada sinal modulado pode ser enviado em uma subportadora diferente e pode transportar informações de controle (por exemplo, sinais de referência, canais de controle, etc.), informações gerais, dados do usuário, etc. As ligações de comunicação 125 podem transmitir comunicações bidirecionais usando operação de duplexação por divisão da frequência (FDD) (por exemplo, usando recursos de espectro pareado) ou duplexação por divisão do tempo (TDD) (por exemplo, usando recursos de espectro não pareado). Estruturas de quadro podem ser definidas para FDD (por exemplo, tipo de estrutura de quadro 1) e TDD (por exemplo, tipo de estrutura de quadro 2).
[0054] Em alguns exemplos do sistema de comunicações sem fios 100, as estações base 105 e / ou UEs 115 podem incluir várias antenas para empregar regimes de diversidade de antena para melhorar a qualidade e a confiabilidade da comunicação entre as estações base 105 e UEs 115. Adicionalmente ou em alternativa, as estações base 105 e / ou UEs 115 podem empregar técnicas de várias entradas e várias saídas (MIMO) que podem tirar proveito de ambientes de multipath para transmitir várias camadas espaciais transportando os mesmos ou diferentes dados codificados.
[0055] O sistema de comunicações sem fios 100 pode suportar operação em várias células ou portadoras, um recurso que pode ser referido como agregação de portadora (CA) ou operação multiportadora. Uma portadora pode também ser referida como uma portadora componente (CC), uma camada, um canal, etc. Os termos “portadora”, “componente portadora”, “célula” e “canal” podem ser utilizados aqui indiferentemente. Um UE 115 pode ser configurado com várias CCs de ligação descendente e uma ou mais CCs de ligação ascendente para agregação de portadora. Agregação de portadora pode ser usada tanto com portadoras componentes FDD quanto TDD.
[0056] As ligações de comunicação sem fios 125 podem também ser estabelecidas entre UEs 115 em uma configuração conhecida como comunicações dispositivo-a- dispositivo (D2D). Um ou mais de um grupo de UEs (por exemplo, um primeiro UE 115-a-1) utilizando comunicações D2D pode estar dentro de uma área de cobertura 110-a de uma célula. Outros UEs (por exemplo, um segundo UE 115-a-2 e um terceiro UE 115-a-3) nesse grupo podem estar fora da área de cobertura 110-a da célula, ou de outro modo incapazes de receber transmissões de uma estação base 105. Em alguns casos, grupos de UEs 115 que se comunicam através de comunicações D2D podem utilizar um sistema de um-para- muitos (1:M) em que cada UE 115 transmite a todos os outros UEs 115 no grupo. Em alguns casos, uma estação base 105 facilita a programação de recursos para comunicações D2D. Em outros casos, as comunicações D2D são realizadas de forma independente de uma estação base 105.
[0057] Em alguns exemplos, um ou mais UEs 115 podem estar associados com pelo menos um grupo de serviço com base na identificação do UE. Por exemplo, um primeiro UE 115-a-1, um segundo UE 115-a-2 e um terceiro UE 115-a-3 podem ser atribuídos ao primeiro grupo de serviços, enquanto os UEs 115 restantes na rede podem ser associados com um segundo grupo de serviços. Em um exemplo, o primeiro grupo de serviços compreendendo UEs 115-a pode ser designado como um grupo de serviços de alta prioridade com base em identificações do UE. Como resultado, de acordo com um exemplo da presente invenção, ao primeiro grupo de serviços pode ser alocado um conjunto de recursos de prioridade mais elevada para transmissão na rede através do segundo grupo de serviços. Em alguns exemplos, a estação base 105 pode notificar os UEs 115 das atribuições do conjunto de recursos através da transmissão de uma mensagem do bloco de informações do sistema (SIB) ou uma mensagem do controle de recursos via rádio (RRC) dedicada. Em outros exemplos, a mensagem de notificação pode incluir um sinal dedicado aos UEs 115. Com base na mensagem recebida, os UEs 115-a podem selecionar pelo menos um de um primeiro ou segundo conjunto de recursos associados com o nível de prioridade associado com o primeiro grupo de serviços.
[0058] A FIG. 2 ilustra um exemplo de um sistema de comunicações sem fios 200 para tratamento prioritário de grupos para comunicação D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção. O sistema de comunicações sem fios 200 da FIG. 2 pode ser um exemplo do sistema de comunicações sem fios 100 descrito em relação à FIG. 1. Em uma configuração, uma estação base 105-a pode comunicar-se com um ou mais dispositivos 115 dentro da área de cobertura da estação base 105-a. Um dispositivo em cobertura 115 pode receber / transmitir comunicações de / para a estação base 105-a. Um ou mais dispositivos 115 podem estar fora da área de cobertura da estação base 105-a e podem participar nas comunicações D2D. Outros dispositivos de usuário 115 podem estar dentro da área de cobertura da estação base 105-a, mas podem também ainda participar de comunicações D2D. A estação base 105-a e os dispositivos de usuário 115 podem ser exemplos das estações base 105 e dispositivos de usuário 115 descritos com referência à FIG. 1.
[0059] Em um exemplo, uma pluralidade de dispositivos de usuários 115 pode ser alocada a uma prioridade de grupos de serviços 215. Por exemplo, uma pluralidade de dispositivos de usuários 115-B pode formar um primeiro grupo de serviços 215-a, ao passo que vários dispositivos de usuários 115-c podem ser atribuídos a um segundo grupo de serviços 215-b. Em um exemplo, o primeiro grupo de serviços compreendendo os dispositivos de usuário 115-b pode ser alocado a um nível de prioridade maior do que o segundo grupo de serviços 215-b compreendendo um segundo conjunto de dispositivos de usuário 115-c. Deve ser entendido por aqueles peritos na arte que nem todos os dispositivos de usuário que se comunicam na rede podem ser designados a uma ou mais grupos de serviços 215. Por exemplo, um dispositivo de usuário 115-d pode ser um dispositivo de usuário autônomo configurado para comunicar- se com a estação base 105-a. Adicionalmente ou alternativamente, o dispositivo de usuário 115-d pode também ser designado como um grupo de serviços de dispositivo único com diferentes níveis de prioridade.
[0060] Em uma configuração, uma estação base 105- a pode alocar conjuntos de recursos a uma pluralidade de grupos de serviços 215 através da transmissão de uma mensagem SIB ou uma mensagem RRC aos dispositivos de usuário 115. Um dispositivo de usuário 115 configurado para transmitir um pacote na rede durante uma transmissão bimodal pode determinar o nível de prioridade do grupo de serviço associado com o dispositivo de usuário e selecionar a atribuição de programação (SA) correspondente e conjuntos de recursos de transmissão de dados com base na mensagem recebida. Em alguns exemplos, um dispositivo de usuário de maior prioridade (por exemplo, o dispositivo de usuário 115-b-2) pode selecionar um conjunto de recursos de prioridade mais baixa associado com o segundo grupo de serviços 215-b, se o dispositivo de usuário 115-b-2 detectar a contenção de outros dispositivos de usuário (por exemplo, os dispositivos de usuário 115-b-1 e / ou 115-b-3) no conjunto de recursos mais elevado associado com o seu grupo de serviços. Como resultado, o dispositivo de usuário de maior prioridade 115-b-2 pode selecionar e utilizar o conjunto de recursos alocado ao grupo de serviços 215-b para transmitir pacotes na rede. No entanto, os dispositivos de usuário 115-c associados com um grupo de serviços de menor prioridade 215-b podem ser restringidos ou impedidos de utilizar conjuntos de recursos associados com um conjunto de maior prioridade.
[0061] Em alguns exemplos, a fim de limitar a contenção dentro de um grupo de serviços 215 para conjuntos de recursos alocados, a cada dispositivo de usuário (por exemplo, o UE 115-b) dentro do grupo de serviços (por exemplo, 215-a) pode ser atribuída uma prioridade específica do dispositivo com base nos parâmetros de identificação do usuário. Assim, em um exemplo, ao dispositivo de usuário 115-b-1 pode ser atribuída uma primeira prioridade específica para o UE dentro do grupo de serviços 215-a, com base em uma determinação de que o dispositivo de usuário 115-b-1 é associado com o coordenador de emergência líder. De modo inverso, ao dispositivo de usuário 115-b-2 pode ser atribuída uma segunda prioridade e ao dispositivo 115-b-c, a terceira prioridade específica para o dispositivo com base em parâmetros associados com cada dispositivo de usuário 115. Como resultado, em alguns exemplos, a contenção entre dispositivos de usuários dentro dos grupos de serviços 215 pode ser resolvida programando o dispositivo de usuário de maior prioridade (por exemplo, 115-b-1) para transmitir antes dos dispositivos de usuários prioritários (por exemplo, 115-b-2 e / ou 115-b-3). No entanto, em outros exemplos, cada dispositivo de usuário 115 dentro do grupo de serviços 215 pode ser alocado ao mesmo nível de prioridade.
[0062] A FIG. 3 ilustra um exemplo 300 de conjuntos de recursos da atribuição de programação (SA) e conjuntos de recursos de dados para transmissões de SAs e dados, de acordo com vários aspectos da presente invenção. Especificamente, a FIG. 3 ilustra um primeiro conjunto de recursos de SA 305-a e um primeiro conjunto de recursos de dados 310-a, e um segundo conjunto de recursos de SA 305-b e um segundo conjunto de recurso de dados 310-b. Os conjuntos de recursos 305 e 310 podem ser usados para transmitir mensagens 315-350, como SAs e dados, entre os UEs, tal como UEs 115 nas FIGs. 1-2, em comunicações D2D, por exemplo. As mensagens 315 a 350 podem ser transmitidas, por exemplo, em subquadros LTE a partir de um UE D2D transmissor para um ou mais UEs D2D receptores.
[0063] Em alguns exemplos, uma rede pode alocar a totalidade ou parte dos conjuntos de recursos de SA 305 e / ou conjuntos de recursos de dados 310 para um primeiro grupo de serviços associado com um primeiro conjunto de UEs com um primeiro nível de prioridade. Do mesmo modo, a rede pode alocar a totalidade ou parte dos conjuntos de recursos de SA 305 e / ou conjuntos de recursos de dados 310 para um segundo grupo de serviços associado com um segundo conjunto de UEs com um segundo nível de prioridade. Deve ser apreciado por aqueles peritos na arte que os conjuntos de recursos de SA 305 e os conjuntos de recursos de dados 310 pode ser distribuídos para qualquer número de grupos de serviços designados. Em um exemplo, a rede pode alocar o primeiro conjunto de recursos (ou seja, o conjunto de recursos de SA 305-a e / ou o conjunto de recursos de dados 310-a) para uso pelo primeiro grupo de serviço. Da mesma forma, a rede pode alocar o segundo conjunto de recursos (isto é, o conjunto de recursos de SA 305-b e / ou o conjunto de recursos de dados 310-b) para uso pelo segundo grupo de serviços. Assim, uma pluralidade de UEs de cada um dos primeiro e segundo grupos de serviços pode utilizar conjuntos de recursos associados com o nível de prioridade do grupo de serviços.
[0064] Além disso, ou em alternativa, um dispositivo de usuário dentro de um grupo de serviços pode determinar que nenhum da pluralidade do conjunto de recursos de SA 305 e / ou o conjunto de recursos de dados 310 identificado em uma mensagem SIB ou RRC está associado com a prioridade do grupo de serviço dos UEs. Como resultado, o dispositivo de usuário pode transmitir uma mensagem de notificação para um dispositivo de rede (por exemplo, estação base), solicitando que o dispositivo de rede ajuste os níveis de prioridade dos conjuntos de recursos 300 para acomodar o dispositivo de usuário. Em tal exemplo, a estação base pode ajustar a prioridade de pelo menos um conjunto de recursos de SA 305 e / ou o conjunto de recursos de dados 310 para acomodar o pedido do dispositivo do usuário. Em um exemplo, a estação base pode responder ao dispositivo de usuário com mensagem pedindo que o UE espere por um período de tempo predeterminado antes de programar uma retransmissão na rede.
[0065] A FIG. 4 mostra um diagrama em blocos 400 de um UE 115-e para tratamento prioritário de grupos para comunicação D2D sem fios de acordo com vários aspectos da presente invenção. O UE 115-e pode ser um exemplo de aspectos de um UE 115 descrito com referência às Figs. 1-3. O UE 115-e pode incluir um receptor 405, um módulo de gestão de comunicação 410 e / ou um transmissor 415. O UE 115-e pode também incluir um processador. Cada um destes componentes pode estar em comunicação uns com os outros.
[0066] Os componentes do UE-e 115 podem, individual ou coletivamente, ser implementados com pelo menos um circuito integrado de aplicação específica (ASIC) adaptado para realizar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por uma ou mais outras unidades de processamento (ou núcleos), em pelo menos um IC. Em outros casos, podem ser utilizados outros tipos de circuitos integrados (por exemplo, ASICs estruturado / Plataforma, um Arranjo de Porta Programável em Campo (FPGA) ou outro IC semipersonalizado), o qual pode ser programado de qualquer maneira conhecida na arte. As funções de cada unidade podem ser implementadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores gerais ou de aplicação específica.
[0067] O receptor 405 pode receber informações, tais como informações de pacotes, dados do usuário e / ou de controle associadas com vários canais de informação (por exemplo, canais de controle, canais de dados e informações relacionadas com tratamento prioritário de grupos para comunicação D2D, etc.). As informações podem ser passadas para o módulo de gestão de comunicação 410, e para outros componentes do UE 115-e. Em alguns exemplos, o receptor 405 pode receber uma mensagem identificando os níveis de prioridade de uma pluralidade de conjuntos de recursos, a mensagem pode ser uma mensagem SIB ou uma mensagem RRC dedicada.
[0068] O módulo de gestão de comunicação 410 pode identificar pelo menos um grupo de serviços associado com um primeiro dispositivo, e determinar um primeiro nível de prioridade do pelo menos um grupo de serviços. Em alguns exemplos, o módulo de gestão de comunicação 410 pode selecionar um primeiro conjunto de recursos para comunicação via ProSe correspondente ao primeiro nível de prioridade determinado, e transmitir dados a um segundo dispositivo usando um ou mais recursos do primeiro conjunto de recursos selecionado.
[0069] O transmissor 415 pode transmitir sinais recebidos de outros componentes do UE 115-e. Em alguns casos, o transmissor 415 pode ser colocalizado com o receptor 405 em um módulo transceptor. O transmissor 415 pode incluir uma única antena, ou pode incluir uma pluralidade de antenas. Em alguns exemplos, o transmissor 415 pode transmitir dados para um segundo dispositivo usando um ou mais recursos a partir do primeiro conjunto de recursos selecionado. Em alguns exemplos, o transmissor 415 pode transmitir dados para o segundo dispositivo durante um período correspondente ao segundo nível de prioridade do primeiro dispositivo. Especificamente, o dispositivo pode transmitir dados de acordo com a prioridade do UE 115-e no que diz respeito a outros UEs no grupo de serviços. Em alguns exemplos, o transmissor 415 pode transmitir dados para o segundo dispositivo usando um ou mais recursos do segundo conjunto de recursos selecionado.
[0070] A FIG. 5 mostra um diagrama em blocos 500 de um UE 115-f para o tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção. O UE 115-f pode ser um exemplo de aspectos de um UE 115 descrito com referência às Figs. 1-4. O UE 115-f pode incluir um receptor 405-a, um módulo de gestão de comunicação 410-a e / ou um transmissor 415-a. O UE 115-f pode também incluir um processador. Cada um destes componentes pode estar em comunicação uns com os outros. O módulo de gestão de comunicação 410-a pode também incluir um módulo de ID de serviços 505, um módulo de prioridade de grupos 510 e um módulo de alocação de recursos 515.
[0071] Os componentes do UE 115-f podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados com pelo menos um ASIC adaptado para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por uma ou mais outras unidades de processamento (ou núcleos), em pelo menos um IC. Em outros casos, podem ser utilizados outros tipos de circuitos integrados (por exemplo, ASICs Estruturados / Plataforma, um FPGA, ou outro IC semipersonalizado), os quais podem ser programados de qualquer forma conhecida na arte. As funções de cada unidade podem ser implementadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores gerais ou de aplicação específica.
[0072] O receptor 405-a pode receber informações que podem ser passadas para o módulo de gestão de comunicação 410-a, e para outros componentes do UE 115-f. O módulo de gestão de comunicação 410-a pode realizar as operações descritas acima com referência à FIG. 4. O transmissor 415-a pode transmitir os sinais recebidos de outros componentes do UE 115-f.
[0073] O módulo de ID de serviços 505 pode identificar pelo menos um grupo de serviços associado com o UE 115-f como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em alguns exemplos, o pelo menos um grupo de serviços pode ser associado com um ID de grupo único. O módulo de prioridade de grupos 510 pode determinar um primeiro nível de prioridade do pelo menos um grupo de serviços, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em alguns exemplos, o segundo nível de prioridade associado com o segundo conjunto de recursos pode ser menor do que o primeiro nível de prioridade associado com o primeiro conjunto de recursos.
[0074] O módulo de alocação de recursos 515 pode selecionar um primeiro conjunto de recursos para comunicações via ProSe correspondentes ao primeiro nível de prioridade determinado, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. O módulo de alocação de recursos 515 pode também selecionar um segundo conjunto de recursos com base, pelo menos em parte, na detecção, o segundo conjunto de recursos associado com um segundo nível de prioridade, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em alguns exemplos, o conjunto de recursos compreende um conjunto de recursos da atribuição de programação (SA) ou conjuntos de recursos de dados ou uma combinação destes.
[0075] A FIG. 6 mostra um diagrama em blocos 600 de um módulo de gestão de comunicação 410-b para tratamento prioritário de grupos para comunicação bimodal de acordo com vários aspectos da presente invenção. O módulo de gestão de comunicação 410-b pode ser um exemplo de aspectos de um módulo de gestão de comunicação 410 descrito com referência às Figs. 4-5. O módulo de gestão de comunicação 410-b pode incluir um módulo de ID de serviços 505-a, um módulo de prioridade de grupos 510-a e um módulo de alocação de recursos 515-a. Cada um destes módulos pode executar as funções descritas acima com referência à FIG. 5. O módulo de gestão de comunicação 410-b pode também incluir um módulo de prioridade de dispositivo 605, um módulo de detecção de falha 610, um módulo de notificação 615, um módulo de detecção de contenção 620 e um módulo de pré-configuração 625.
[0076] Os componentes do módulo de gestão de comunicação 410-b podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados com pelo menos um ASIC adaptado para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por um ou mais outras unidades de processamento (ou núcleos), em pelo menos um IC. Em outros casos, podem ser utilizados outros tipos de circuitos integrados (por exemplo, ASICs Estruturados / Platform, um FPGA, ou outro IC semipersonalizado), os quais podem ser programados de qualquer forma conhecida na arte. As funções de cada unidade podem ser implementadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores gerais ou de aplicação específica.
[0077] O módulo de prioridade de dispositivo 605 pode identificar um segundo nível de prioridade do primeiro dispositivo dentro do pelo menos um grupo de serviços, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em alguns exemplos, o módulo de detecção de falha 610 pode determinar que nenhum da pluralidade de conjuntos de recursos identificados na mensagem está associado com o primeiro nível de prioridade, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. O módulo de notificação 615 pode transmitir uma mensagem de notificação para um dispositivo de rede, a mensagem de notificação solicitando que o dispositivo de rede ajuste os níveis de prioridade da pluralidade de conjuntos de recursos, em que a mensagem de notificação compreende um ID de grupo de serviços e o primeiro nível de prioridade do pelo menos um grupo de serviços tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3.
[0078] De acordo com a presente invenção, o módulo de detecção de contenção 620 pode detectar a contenção do um ou mais recursos do primeiro conjunto de recursos selecionado, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em alguns casos, o módulo de pré- configuração 625 pode ser configurado de tal modo que o primeiro dispositivo pode ser pré-configurado para ser associado com o pelo menos um grupo de serviços, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3.
[0079] A FIG. 7 mostra um diagrama de um sistema 700 para tratamento prioritário de grupos para comunicação bomidal de acordo com vários aspectos da presente invenção. O sistema 700 pode incluir um UE 115-g, que pode ser um exemplo de um UE 115 descrito acima com referência às Figs. 1-6. O UE 115-g pode incluir um módulo de gestão de comunicações 710, que pode ser um exemplo de um módulo de gestão de comunicação 410 descrito com referência às Figs. 2-6. O UE 115-g pode também incluir um módulo de resolução de contenção 725. Em alguns exemplos, o módulo de resolução de contenção 725 pode ser configurado para executar as funcionalidades do módulo de detecção de contenção 620 descrito com referência à FIG. 6. O UE 115-g pode também incluir componentes para voz bidirecional e comunicações de dados, incluindo componentes para transmitir comunicações e componentes para receber comunicações. Por exemplo, o UE 115-g pode comunicar-se bidirecionalmente com o UE 115-h e / ou uma estação base 105-b.
[0080] O UE 115-g pode também incluir um módulo processador 705 e memória 715 (incluindo software (SW) 720), um módulo transceptor 735 e uma ou mais antenas 740, cada um deles pode comunicar-se, diretamente ou indiretamente, uns com os outros (por exemplo, através dos barramentos 745). O módulo transceptor 735 pode comunicar- se bidirecionalmente, através da(s) antena(s) 740 e / ou ligações com fios ou sem fios, com uma ou mais redes, como descrito acima. Por exemplo, o módulo transceptor 735 pode comunicar-se bidirecionalmente com uma estação base 105 e / ou outro UE 115. O módulo transceptor 735 pode incluir um modem para modular os pacotes e fornecer os pacotes modulados à(s) antena(s) 740 para a transmissão, e para desmodular os pacotes recebidos da(s) antena(s) 740. Embora o UE 115-g possa incluir uma única antena 740, o UE 115-g também pode ter várias antenas 740 capazes de transmitir e / ou receber simultaneamente várias transmissões sem fios.
[0081] A memória 715 pode incluir memória de acesso aleatório (RAM) e memória apenas de leitura (ROM). A memória 715 pode armazenar código de software / firmware executável por computador, legível por computador 720 incluindo instruções que, quando executadas, levam o módulo processador 705 a executar várias funções aqui descritas (por exemplo, tratamento prioritário de grupos para comunicação bomidal, etc.). Em alternativa, o código de software / firmware 720 pode não ser diretamente executável pelo módulo processador 705, mas levar um computador (por exemplo, quando compilado e executado) a realizar as funções aqui descritas. O módulo processador 705 pode incluir um dispositivo de hardware inteligente, por exemplo, uma unidade de processamento central (CPU), um microcontrolador, um ASIC, etc.
[0082] A FIG. 8 mostra um diagrama em blocos 800 de uma estação base 105-b para reduzir a contenção em uma comunicação sem fios D2D. A estação base 105-b pode ser um exemplo de aspectos de uma estação base 105 descrita com referência às Figs. 1-7. A estação base 105-b pode incluir um receptor 805, um módulo de gestão de comunicação 810 e / ou um transmissor 815. A estação base 105-b pode também incluir um processador. Cada um destes componentes pode estar em comunicação uns com os outros.
[0083] Os componentes da estação base 105-b podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados com pelo menos um ASIC adaptado para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por uma ou mais outras unidades de processamento (ou núcleos), em pelo menos um IC. Em outros casos, podem ser utilizados outros tipos de circuitos integrados (por exemplo, ASICs Estruturados / Plataforma, um FPGA, ou outro IC semipersonalizado), o qual pode ser programado de qualquer forma conhecida na arte. As funções de cada unidade podem ser implementadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores gerais ou de aplicação específica.
[0084] O receptor 805 pode receber informações, tais como informações de pacotes, dados do usuário e / ou de controle, associadas com vários canais de informação (por exemplo, canais de controle, canais de dados e informações relacionadas com tratamento prioritário de grupos para comunicação bimodal, etc.). As informações podem ser passadas para o módulo de gestão de comunicação 810, e para outros componentes da estação base 105-b. Em alguns exemplos, o receptor 805 pode receber uma mensagem identificando os níveis de prioridade de uma pluralidade de conjuntos de recursos, a mensagem sendo uma mensagem SIB ou uma mensagem RRC dedicada.
[0085] O módulo de gestão de comunicação 810 da estação base pode receber uma mensagem de notificação a partir de um primeiro dispositivo, identificar níveis de prioridade para cada um de uma pluralidade de conjuntos de recursos usados para comunicações via ProSe, os níveis de prioridade com base, pelo menos em parte, na mensagem de notificação, e ajustar pelo menos um dos níveis de prioridade identificados de pelo menos um da pluralidade de conjuntos de recursos.
[0086] O transmissor 815 pode transmitir sinais recebidos de outros componentes da estação base 105-b. Em alguns casos, o transmissor 815 pode ser colocalizado com o receptor 805 em um módulo transceptor. O transmissor 815 pode incluir uma única antena, ou pode incluir uma pluralidade de antenas. Em alguns exemplos, o transmissor 815 pode transmitir dados para um segundo dispositivo usando um ou mais recursos do primeiro conjunto de recursos selecionado. Em alguns exemplos, o transmissor 815 pode transmitir dados para o segundo dispositivo durante um período correspondente ao segundo nível de prioridade do primeiro dispositivo. Em alguns exemplos, o transmissor 815 pode transmitir dados para o segundo dispositivo usando um ou mais recursos do segundo conjunto de recursos selecionado.
[0087] A FIG. 9 mostra um diagrama em blocos 900 de uma estação base 105-c para tratamento prioritário de grupos em uma comunicação sem fios D2D. A estação base 105- c pode ser um exemplo de aspectos de uma estação base 105 descrita com referência às Figs. 1-8. A estação base 105-c pode incluir um receptor 805-a, um módulo de gestão de comunicação 810-a e / ou um transmissor 815-a. A estação base 105-c pode também incluir um processador. Cada um destes componentes pode estar em comunicação uns com os outros. O módulo de gestão de comunicação 810-a pode também incluir um módulo de mensagem de notificação 905, um módulo de configuração de recursos 910 e um módulo de programação de prioridade 915.
[0088] Os componentes da estação base 105-c podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados com pelo menos um ASIC adaptado para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por uma ou mais outras unidades de processamento (ou núcleos), em pelo menos um IC. Em outros casos, podem ser utilizados outros tipos de circuitos integrados (por exemplo, ASICs estruturados / Plataforma, um FPGA, ou outro IC semipersonalizado), os quais podem ser programados de qualquer forma conhecida na arte. As funções de cada unidade podem também ser implementadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores gerais ou de aplicação específica.
[0089] O receptor 805-a pode receber informações que podem ser passadas para o módulo de gestão de comunicação 810-a, e para outros componentes da estação base 105-c. O módulo de gestão de comunicação 810-a pode executar as operações acima descritas com referência à FIG. 8. O transmissor 815-a pode transmitir sinais recebidos de outros componentes da estação base 105-c.
[0090] O módulo de mensagem de notificação 905 pode receber uma mensagem de notificação de um primeiro dispositivo, como descrito acima com referência às Figs. 23. Em alguns exemplos, a mensagem de notificação compreende uma ID de grupo e um nível de prioridade da ID de grupo. O módulo de configuração de recursos 910 pode identificar níveis de prioridade para cada um de uma pluralidade de conjuntos de recursos utilizados para comunicações via ProSe, os níveis de prioridade com base, pelo menos em parte, na mensagem de notificação. O módulo de programação de prioridade 915 pode ajustar pelo menos um dos níveis de prioridade identificados de pelo menos um da pluralidade de conjuntos de recursos, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3.
[0091] A FIG. 10 mostra um diagrama em blocos 1000 de um módulo de gestão de comunicação 810-b para tratamento prioritário de grupos para comunicação bimodal de acordo com vários aspectos da presente invenção. O módulo de gestão de comunicação 810-b pode ser um exemplo de aspectos de um módulo de gestão de comunicação 810 descrito com referência às Figs. 8-9. O módulo de gestão de comunicação 810-b pode incluir um módulo de mensagem de notificação 905-a, um módulo de configuração de recursos 910-a e um módulo de programação de prioridade 915-a. Cada um destes módulos pode executar as funções descritas acima com referência à FIG. 9. O módulo de gestão de comunicação 810-b pode também incluir um módulo de mensagem de resposta 1005.
[0092] Os componentes do módulo de gestão de comunicação 810-b podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados com pelo menos um ASIC adaptado para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por uma ou mais outras unidades de processamento (ou núcleos), em pelo menos um IC. Em outros casos, podem ser utilizados outros tipos de circuitos integrados (por exemplo, ASICs Estruturados / Plataforma, um FPGA, ou outro IC semipersonalizado), o qual pode ser programado de qualquer forma conhecida na arte. As funções de cada unidade podem ser implementadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores gerais ou de aplicação específica.
[0093] O módulo de mensagem de resposta 1005 pode transmitir uma mensagem de resposta para o primeiro dispositivo, a mensagem de resposta identificando os níveis de prioridade ajustados do pelo menos um da pluralidade de conjuntos de recursos, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em alguns exemplos, a mensagem de resposta instrui o primeiro dispositivo a esperar um período de tempo predeterminado antes de transmitir os dados em pelo menos um da pluralidade de conjuntos de recursos.
[0094] A FIG. 11 mostra um diagrama de um sistema 100 para um tratamento prioritário de grupos em uma comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção. O sistema 1100 pode incluir uma estação base 105-d, a qual pode ser um exemplo de uma estação base 105-d descrita acima com referência às Figs. 1-10. A estação base 105-d pode incluir um módulo de gestão de comunicação 1110, o qual pode ser um exemplo de um módulo de gestão de comunicação 810 descrito com referência às Figs. 2-10. A estação base 105-d também pode incluir componentes para comunicações bidirecionais de voz e dados, incluindo componentes para a transmissão de comunicações e componentes para a recepção de comunicações. Por exemplo, a estação base 105-d pode comunicar-se bidirecionalmente com a estação base 105-d e / ou uma estação base 105-d.
[0095] Em alguns casos, a estação base 105-d pode ter uma ou mais ligações backhaul com fios. A estação base 105-d pode ter uma ligação backhaul com fios (por exemplo, a interface S1, etc.) para a rede central 130-a. A estação base 105-d também pode se comunicar com outras estações base 105, tais como a estação base 105-m e a estação base 105-n via ligações backhaul entre estações base (por exemplo, uma interface X2). Cada uma das estações base 105 pode comunicar-se com UEs 115 (por exemplo, o UE 115-i e o UE 115-j) usando as mesmas ou diferentes tecnologias de comunicação sem fios. Em alguns casos, a estação base 105-d pode comunicar-se com outras estações base, tais como 105-m e / ou 105-n utilizando o módulo de comunicações de estação base 1125. Em alguns casos, o módulo de comunicações de estação base 1125 pode proporcionar uma interface X2 dentro de uma tecnologia de rede de comunicação sem fios LTE / LTE-A para fornecer comunicação entre algumas das estações base 105-m e 105-n. Em alguns casos, a estação base 105-d pode comunicar-se com outras estações base através de rede central 130. Em alguns casos, a estação base 105-d pode comunicar-se com a rede central 130 através do módulo de comunicações de rede 1130.
[0096] A estação base 105-d pode incluir um módulo processador 1105, memória 1115 (incluindo software (SW) 1120), transceptor 1135 e antena(s) 1140, cada um deles pode estar em comunicação, diretamente ou indiretamente, um com o outro (por exemplo, através do sistema de barramento 1145). O transceptor 1135 pode ser configurado para comunicar-se bidirecionalmente através da(s) antena(s) 1140, com os UEs 115, os quais podem ser dispositivos multimodais. O transceptor 1135 (e / ou outros componentes da estação base 105-d) pode também ser configurado para se comunicar-se bidirecionalmente, através das antenas 1140, com uma ou mais outras estações base (não mostradas). O transceptor 1135 pode incluir um modem configurado para modular os pacotes e fornecer os pacotes modulados para as antenas 1140 para transmissão, e para demodular os pacotes recebidos a partir das antenas 1140. A estação base 105-d pode incluir vários transceptores 1135, cada um com uma ou mais antenas 1140 associadas. O módulo transceptor pode ser um exemplo de um receptor combinado 805 e o transmissor 815 da FIG. 8.
[0097] A memória 1115 pode incluir RAM e ROM. A memória 1115 pode também armazenar código de software executável por computador, legível por computador 1120 contendo instruções que são configuradas para, quando executadas, levar o módulo processador 1110 a executar várias funções aqui descritas (por exemplo, tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D, seleção de técnicas de aprimoramento de cobertura, de processamento de chamadas, gestão de banco de dados, roteamento de mensagens, etc.). Em alternativa, o software 1120 pode não ser diretamente executável pelo módulo processador 1105, mas ser configurado para levar o computador, por exemplo, quando compilado e executado, a realizar as funções aqui descritas.
[0098] O módulo processador 1105 pode incluir um dispositivo inteligente de hardware, por exemplo, uma CPU, um microcontrolador, um ASIC, etc. O módulo processador 1105 pode incluir vários processadores para fins especiais, tais como codificadores, módulos de processamento de fila, processadores de banda base, rádio controladores centrais, processadores de sinal digital (DSPs) e semelhantes.
[0099] O módulo de comunicações da estação base 1125 pode gerir as comunicações com outras estações base 105. O módulo de gestão de comunicações pode incluir um controlador e / ou programador para controlar as comunicações com UEs 115-i e / ou 115-j em cooperação com outras estações base 105. Por exemplo, o módulo de comunicações de estação de base 1125 pode coordenar a programação para transmissões aos UEs 115-1 e / ou um 115-j por várias técnicas de redução de interferência, tais como formação de feixes e / ou transmissão comum.
[0100] A FIG. 12 mostra um fluxograma que ilustra um método 1200 que suporta o tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção. As operações de método 1200 podem ser implementadas por um UE 115 ou seus componentes, tal como descrito com referência às Figs. 1-11. Por exemplo, as operações do método 1200 podem ser executadas pelo módulo de gestão de comunicação 410, tal como descrito com referência às Figs. 4-7. Em alguns exemplos, um UE 115 pode executar um conjunto de códigos para controlar os elementos funcionais do UE 115 para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou em alternativa, o UE 115 pode executar aspectos das funções descritas a seguir, utilizando hardware para fins especiais.
[0101] No bloco 1205, um primeiro dispositivo (por exemplo, o UE 115) pode determinar um primeiro nível de prioridade de uma transmissão, em que o primeiro dispositivo está associado com pelo menos um grupo de serviço, tal como descrito acima com referência às Figs. 23. Em certos exemplos, as operações do bloco 1205 podem ser executadas pelo módulo de prioridade de grupos 510, tal como descrito acima com referência à FIG. 5.
[0102] No bloco 1210, o primeiro dispositivo pode selecionar um primeiro conjunto de recursos para comunicações via ProSe correspondente ao primeiro nível de prioridade determinado, tal como descrito acima com referência às Figs.2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1210 podem ser executadas pelo módulo de alocação de recursos 515 como descrito acima com referência à FIG. 5.
[0103] No bloco 1215, o primeiro dispositivo pode transmitir dados para um segundo dispositivo usando um ou mais recursos a partir do primeiro conjunto de recursos selecionado, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1215 podem ser realizadas pelo transmissor 415, como descrito acima com referência à FIG. 4.
[0104] A FIG. 13 mostra um fluxograma que ilustra um método 1300 que suporta o tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção. As operações do método 1300 podem ser implementadas por um UE 115 ou seus componentes, tal como descrito com referência às Figs. 1-7. Por exemplo, as operações do método 1300 podem ser executadas pelo módulo de gestão de comunicação 410, tal como descrito com referência às Figs. 4-7. Em alguns exemplos, um UE 115 pode executar um conjunto de códigos para controlar os elementos funcionais do UE 115 para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou em alternativa, o UE 115 pode executar aspectos das funções descritas a seguir, utilizando hardware para fins especiais. O método 1300 pode também incorporar aspectos do método 1200 da FIG. 12.
[0105] No bloco 1305, um primeiro dispositivo (por exemplo, o UE 115) associado com pelo menos um grupo de serviços pode determinar um primeiro nível de prioridade de uma transmissão, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1305 podem ser executadas pelo módulo de prioridade de grupos 510, tal como descrito acima com referência à FIG. 5.
[0106] No bloco 1310, o primeiro dispositivo pode selecionar um primeiro conjunto de recursos para comunicações via ProSe correspondente ao primeiro nível de prioridade determinado, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1310 podem ser executadas pelo módulo de alocação de recursos 515, tal como descrito acima com referência à FIG. 5.
[0107] No bloco 1315, o primeiro dispositivo pode transmitir dados para um segundo dispositivo usando um ou mais recursos do primeiro conjunto de recurso selecionados durante um período correspondente a um nível de prioridade do dispositivo do primeiro dispositivo, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1315 podem ser realizadas pelo transmissor 415, tal como descrito acima com referência à FIG. 4.
[0108] A FIG. 14 mostra um fluxograma que ilustra um método 1400 que suporta o tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção. As operações do método 1400 podem ser implementadas por um UE 115 ou seus componentes, tal como descrito com referência às Figs. 1-7. Por exemplo, as operações do método 1400 podem ser executadas pelo módulo de gestão de comunicação 410, tal como descrito com referência às Figs. 4-7. Em alguns exemplos, um UE 115 pode executar um conjunto de códigos para controle dos elementos funcionais do UE 115 para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou em alternativa, o UE 15 pode executar aspectos das funções descritas a seguir, utilizando hardware para fins especiais. O método 1400 pode também incorporar os aspectos dos métodos 1200 e 1300 das Figs. 12-13.
[0109] No bloco 1405, um primeiro dispositivo (por exemplo, o UE 115) pode receber uma mensagem identificando os níveis de prioridade de uma pluralidade de conjuntos de recursos, a mensagem sendo uma mensagem SIB ou uma mensagem RRC dedicada, tal como descrito acima com referência às Figs 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1405 podem ser realizadas pelo receptor 405, como descrito acima com referência à FIG. 4.
[0110] No bloco 1410, o primeiro dispositivo pode determinar um primeiro nível de prioridade de uma transmissão, em que o primeiro dispositivo está associado com pelo menos um grupo de serviços, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1205 podem ser executadas pelo módulo de prioridade de grupos 510, tal como descrito acima com referência à FIG. 5.
[0111] No bloco 1415, o primeiro dispositivo pode selecionar um primeiro conjunto de recursos para comunicações via ProSe correspondente ao primeiro nível de prioridade determinado, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1415 podem ser executadas pelo módulo de alocação de recursos 515, como descrito acima com referência à FIG. 5.
[0112] No bloco 1420, o primeiro dispositivo pode transmitir dados para um segundo dispositivo usando um ou mais recursos a partir do primeiro conjunto de recursos selecionado, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1420 podem ser realizadas pelo transmissor 415, tal como descrito acima com referência à FIG. 4.
[0113] A FIG. 15 mostra um fluxograma que ilustra um método 1500 que suporta tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção. As operações do método 1500 podem ser implementadas por um UE 115 ou seus componentes, tal como descrito com referência às Figs. 1-7. Por exemplo, as operações do método 1500 podem ser executadas pelo módulo de gestão de comunicação 410, tal como descrito com referência às Figs. 4-7. Em alguns exemplos, um UE 115 pode executar um conjunto de códigos para controlar os elementos funcionais do UE 115 para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou em alternativa, o UE 115 pode executar aspectos das funções descritas a seguir, utilizando hardware para fins especiais. O método 1500 podem também incorporar aspectos dos métodos 1200, 1300 e 1400 das Figs. 12-14.
[0114] No bloco 1505, um primeiro dispositivo (por exemplo, o UE 115) pode receber uma mensagem identificando os níveis de prioridade de uma pluralidade de conjuntos de recursos, a mensagem sendo uma mensagem SIB ou uma mensagem RRC dedicada, como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1505 podem ser realizadas pelo receptor 405, como descrito acima com referência à FIG. 4.
[0115] No bloco 1510, o primeiro dispositivo pode determinar um primeiro nível de prioridade de uma transmissão, em que o primeiro dispositivo está associado com pelo menos um grupo de serviços, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1510 podem ser executadas pelo módulo de prioridade de grupos 510, tal como descrito acima com referência à FIG. 5.
[0116] No bloco 1515, o primeiro dispositivo pode determinar que nenhum da pluralidade de conjuntos de recursos identificados na mensagem está associado com o primeiro nível de prioridade, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1515 podem ser executadas pelo módulo de detecção de falha 610, tal como descrito acima com referência à FIG. 6.
[0117] No bloco 1520, o primeiro dispositivo pode transmitir uma mensagem de notificação para um dispositivo de rede, a mensagem de notificação solicitando que o dispositivo de rede ajuste os níveis de prioridade da pluralidade de conjuntos de recursos, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. A mensagem de notificação pode incluir uma ID de grupo de serviço e o primeiro nível de prioridade. Em certos exemplos, as operações do bloco 1520 podem ser executadas pelo módulo de notificação 615, tal como descrito acima com referência à FIG. 6.
[0118] A FIG. 16 mostra um fluxograma que ilustra um método 1600 que suporta o tratamento prioritário de grupos para comunicação bimodal de acordo com vários aspectos da presente invenção. As operações do método 1600 podem ser implementadas por um UE 115 ou seus componentes, tal como descrito com referência às Figs. 1-7. Por exemplo, as operações do método 1600 podem ser executadas pelo módulo de gestão de comunicação 410, tal como descrito com referência às Figs. 4-7. Em alguns exemplos, um UE 115 pode executar um conjunto de códigos para controlar os elementos funcionais do UE 115 para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou em alternativa, o UE 115 pode executar aspectos das funções descritas a seguir, utilizando hardware para fins especiais. O método 1600 podem também incorporar aspectos dos métodos 1200, 1300, 1400 e 1500 das Figs. 12-15.
[0119] No bloco 1605, um primeiro dispositivo (por exemplo, o UE 115) pode determinar um primeiro nível de prioridade de uma transmissão, em que o primeiro dispositivo está associado com pelo menos um grupo de serviços, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1605 podem ser executadas pelo módulo de prioridade de grupo 510, tal como descrito acima com referência à FIG. 5.
[0120] No bloco 1610, o primeiro dispositivo pode selecionar um primeiro conjunto de recursos para comunicações via ProSe correspondente ao primeiro nível de prioridade determinado, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1610 podem ser executadas pelo módulo de alocação de recursos 515, tal como descrito acima com referência à FIG. 5.
[0121] No bloco 1615, o primeiro dispositivo pode detectar a contenção de um ou mais recursos do primeiro conjunto de recursos selecionado, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1615 podem ser executadas pelo módulo de detecção de contenção 620, tal como descrito acima com referência à FIG. 6.
[0122] No bloco 1620, o primeiro dispositivo pode selecionar um segundo conjunto de recursos com base, pelo menos em parte, na detecção, o segundo conjunto de recursos associado com um segundo nível de prioridade, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1620 podem ser executadas pelo módulo de alocação de recursos 515 como descrito acima com referência à FIG. 5.
[0123] No bloco 1625, o primeiro dispositivo pode transmitir dados para o segundo dispositivo usando um ou mais recursos a partir do segundo conjunto de recursos selecionados, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1625 podem ser realizadas pelo transmissor 415, tal como descrito acima com referência à FIG. 4.
[0124] A FIG. 17 mostra um fluxograma que ilustra um método 1700 que suporta o tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D de acordo com vários aspectos da presente invenção. As operações do método 1700 podem ser implementadas por uma estação base 105 ou seus componentes, como descrito com referência às Figs. 1-11. Por exemplo, as operações do método 1700 podem ser executadas pelo módulo de gestão de comunicação 810, tal como descrito com referência às Figs. 4-11. Em alguns exemplos, uma estação base 105 pode executar um conjunto de códigos para controlar os elementos funcionais da estação base 105 para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou em alternativa, a estação base 105 pode executar aspectos das funções descritas abaixo, utilizando hardware para fins especiais.
[0125] No bloco 1705, a estação base 105 pode receber uma mensagem de notificação de um primeiro dispositivo, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1705 podem ser executadas pelo módulo de mensagem de notificação 905, tal como descrito acima com referência à FIG. 9.
[0126] No bloco 1710, a estação base 105 pode identificar níveis de prioridade para cada um de uma pluralidade de conjuntos de recursos utilizados para comunicações via ProSe, os níveis de prioridade com base, pelo menos em parte, na mensagem de notificação, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1710 podem ser executadas pelo módulo de configuração de recursos 910, tal como descrito acima com referência à FIG. 9.
[0127] No bloco 1715, a estação base 105 pode ajustar pelo menos um dos níveis de prioridade identificados de pelo menos um da pluralidade de conjuntos de recursos, tal como descrito acima com referência às Figs. 2-3. Em certos exemplos, as operações do bloco 1715 podem ser executadas pelo módulo de programação de prioridade 915, tal como descrito acima com referência à FIG. 9.
[0128] Assim, os métodos 1200, 1300, 1400, 1500, 1600 e 1700 podem fornecer tratamento prioritário de grupos para comunicação sem fios D2D. Deve ser notado que os métodos 1200, 1300, 1400, 1500, 1600 e 1700 descrevem possível implementação, e que as operações e as etapas podem ser reordenadas ou de outro modo modificadas para que outras implementações sejam possíveis. Em alguns exemplos, aspectos de dois ou mais dos métodos 1200, 1300, 1400, 1500, 1600 e 1700 podem ser combinados.
[0129] A descrição detalhada apresentada acima em ligação com os desenhos em anexo descreve formas de realização exemplificativas e não representa todas as formas de realização que podem ser implementadas ou que estão dentro do âmbito das reivindicações. O termo “exemplificativo(a)(s)” utilizado ao longo desta descrição significa “servir como um exemplo, caso, ou ilustração”, e não “preferido” ou “vantajoso” sobre outras formas de realização. A descrição detalhada inclui detalhes específicos para o propósito de fornecer uma compreensão das técnicas descritas. Estas técnicas, no entanto, podem ser praticadas sem estes detalhes específicos. Em alguns casos, estruturas e dispositivos bem conhecidos são mostrados em forma de diagrama em blocos, de modo a evitar obscurecer os conceitos das formas de realização descritas.
[0130] A informação e sinais podem ser representados utilizando qualquer de uma variedade de diferentes tecnologias e técnicas. Por exemplo, dados, instruções, comandos, informações, sinais, bits, símbolos e chips que podem ser referenciados em toda a descrição acima podem ser representados por tensões, correntes, ondas eletromagnéticas, campos ou partículas magnéticas, campos ou partículas ópticas, ou qualquer combinação deles.
[0131] Os diferentes blocos e módulos ilustrativos descritos em ligação com a descrição aqui podem ser implementados ou executados com um processador para fins gerais, um processador de sinal digital (DSP), um ASIC, um FPGA ou outro dispositivo lógico programável, porta discreta ou lógica do transistor, componentes de hardware discretos, ou qualquer combinação deles concebida para executar as funções aqui descritas. Um processador para fins gerais pode ser um microprocessador, mas, em alternativa, o processador pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador ou máquina de estados convencional. Um processador pode também ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação (por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, vários microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo DSP, ou qualquer outro tipo de configuração).
[0132] As funções aqui descritas podem ser implementadas em hardware, software executado por um processador, firmware, ou qualquer combinação deles. Se implementadas em software executado por um processador, as funções podem ser armazenadas ou transmitidas como uma ou mais instruções ou código em um meio legível por computador. Outros exemplos e implementações estão dentro do âmbito da descrição e das reivindicações anexas. Por exemplo, devido à natureza do software, as funções acima descritas podem ser implementadas utilizando software executado por um processador, hardware, firmware, hardwiring ou combinações de quaisquer destes. Recursos que implementam funções podem também estar fisicamente localizados em várias posições, inclusive sendo distribuídos de modo que partes de funções são implementadas em diferentes locais físicos. Além disso, tal como aqui utilizado, incluindo nas reivindicações, “ou”, como utilizado em uma lista de itens (por exemplo, uma lista de itens precedida de uma frase como “pelo menos um de” ou “um ou mais de”) indica uma lista disjuntiva, de tal modo que, por exemplo, uma lista de [pelo menos um de A, B ou C] significa A ou B ou C ou AB ou AC ou BC ou ABC (isto é, A, B e C).
[0133] Meios legíveis por computador incluem meios de armazenamento em computador e meios de comunicação, incluindo qualquer meio que facilite a transferência de um programa de computador a partir de um lugar para outro. Um meio de armazenamento pode ser qualquer meio disponível que possa ser acessado por um computador para fins gerais ou fins especiais. A título de exemplo, e não limitativo, meios legíveis por computador podem compreender RAM, ROM, memória apenas de leitura programável apagável eletricamente (EEPROM), disco compacto (CD ROM) ou outro armazenamento em disco óptico, armazenamento em disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnéticos, ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para transportar ou armazenar meio de código de programa desejado sob a forma de instruções ou estruturas de dados e que possa ser acessado por um computador para fins gerais ou para fins especiais, ou um processador para fins gerais ou fins especiais. Além disso, qualquer conexão é adequadamente denominada um meio legível por computador. Por exemplo, se o software é transmitido a partir de um site, servidor ou outra fonte remota através de um cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par torcido, linha de assinante digital (DSL) ou tecnologias sem fios, tal como infravermelho, rádio e micro-ondas, então o cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par torcido, DSL ou tecnologias sem fios, tais como infravermelho, rádio e micro-ondas estão incluídos na definição de meio. Disco (disk) e disco (disc), como aqui utilizados, incluem CD, disco laser, disco óptico, disco versátil digital (DVD), disquete e disco Blu-ray, em que os discos (disks) geralmente reproduzem dados magneticamente, ao passo que os discos (discs) reproduzem dados opticamente com laseres. Combinações dos anteriores também estão incluídas dentro do âmbito dos meios de leitura por computador.
[0134] A descrição anterior da invenção é proporcionada para permitir que um perito na arte possa fazer ou utilizar a invenção. Várias modificações à invenção serão prontamente evidentes para os peritos na arte, e os princípios genéricos aqui definidos poderão ser aplicados a outras variações sem afastamento do âmbito da invenção. Assim, a invenção não deve ser limitada aos exemplos e desenhos aqui descritos, mas deve estar de acordo com o mais amplo escopo consistente com os princípios e recursos inovadores aqui descritos.
[0135] As técnicas aqui descritas podem ser utilizadas para vários sistemas de comunicações sem fios, tais como Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA), Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA), Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDMA), Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência de portadora única (SC- FDMA) e outros sistemas. Os termos “sistema” e “rede” são muitas vezes utilizados alternadamente. Um sistema CDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como CDMA2000, Acesso via Rádio Terrestre Universal (UTRA), CDMA2000 cobre as normas IS-2000, IS-95 e IS-856. Os lançamentos IS-2000 0 e A são comumente referidos como CDMA2000 1X, 1X, etc. IS-856 (TIA-856) é comumente referido como CDMA2000 1xEV-DO, Dados de Pacote de Alta Velocidade (HRPD), etc. UTRA inclui CDMA em Banda Larga (WCDMA) e outras variantes de CDMA. Um sistema TDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). Um sistema OFDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como Ultra Banda Larga Móvel (UMB), UTRA Evoluída (E-UTRA), IEEE 802.11 (WiFi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.20, Flash-OFDM, etc. UTRA e E-UTRA fazem parte do Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (UMTS). Evolução de Longo Prazo (LTE) e LTE-Avançada (LTE-A) são novos lançamentos do Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (UMTS) que usam E-UTRA. UTRA, E-UTRA, UMTS, LTE, LTE-A e Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) são descritos em documentos de uma organização denominados “Projeto de Parceria de Terceira Geração” (3GPP). CDMA2000 e UMB são descritos em documentos de uma organização denominados “Projeto de Parceria de Terceira Geração 2” (3GPP2). As técnicas aqui descritas podem ser utilizadas para os sistemas e tecnologias de rádio mencionados acima, bem como outros sistemas e tecnologias de rádio. A descrição acima, no entanto, descreve um sistema LTE para fins de exemplo, e terminologia LTE é usada em grande parte da descrição acima, embora as técnicas sejam aplicáveis além das aplicações LTE.

Claims (14)

1. Método de comunicação sem fios em um equipamento de usuário (115), caracterizado por compreender: determinar, por um primeiro dispositivo (115), um primeiro nível de prioridade de uma transmissão, o primeiro nível de prioridade da transmissão baseia-se, pelo menos em parte, em um nível de prioridade do grupo de serviços associado com o primeiro dispositivo (115) ou um segundo dispositivo (115), e pelo menos um dentre o primeiro dispositivo (115) ou segundo dispositivo (115) é um de uma pluralidade de dispositivos (115) que formam um grupo de serviços (215) associado com o nível de prioridade do grupo de serviços; selecionar um primeiro conjunto de recursos (305, 310) para comunicações de serviço de proximidade correspondentes ao primeiro nível de prioridade determinado; transmitir dados ao segundo dispositivo (115) utilizando um ou mais recursos a partir do primeiro conjunto de recursos (305, 310) selecionado; detectar contenção para o um ou mais recursos do primeiro conjunto de recursos (305, 310) selecionado; selecionar um segundo conjunto de recursos (305, 310) com base, pelo menos em parte, na detecção, o segundo conjunto de recursos (305, 310) associado com um segundo nível de prioridade; e transmitir dados ao segundo dispositivo (115) usando um ou mais recursos do segundo conjunto de recursos (305, 310) selecionado.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo primeiro nível de prioridade da transmissão basear-se ainda, pelo menos em parte, em um nível de prioridade de dispositivo associado com o primeiro dispositivo ou o segundo dispositivo.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por também compreender: receber uma mensagem identificando níveis de prioridade de uma pluralidade de conjuntos de recursos, a mensagem sendo uma mensagem do bloco de informações do sistema ou uma mensagem do controle de recursos via rádio dedicada.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo segundo nível de prioridade associado com o segundo conjunto de recursos ser menor do que o primeiro nível de prioridade associado com o primeiro conjunto de recursos.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo primeiro conjunto de recursos compreender um conjunto de recursos da atribuição de programação ou conjuntos de recursos de dados ou combinação deles.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo primeiro dispositivo ser pré-configurado para ser associado com o grupo de serviços.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo grupo de serviços ser associado com uma única identificação de grupo.
8. Aparelho para comunicação sem fios em um equipamento de usuário (115), caracterizado por compreender: meios para determinar, por um primeiro dispositivo (115), um primeiro nível de prioridade de uma transmissão, o primeiro nível de prioridade da transmissão baseia-se, pelo menos em parte, em um nível de prioridade do grupo de serviços associado com o primeiro dispositivo (115) ou o segundo dispositivo (115), e pelo menos um dentre o primeiro dispositivo (115) ou segundo dispositivo (115) é um de uma pluralidade de dispositivos (115) que formam um grupo de serviços (215) associado com o nível de prioridade do grupo de serviços; meios para selecionar um primeiro conjunto de recursos (305, 310) para comunicações de serviço de proximidade correspondente ao primeiro nível de prioridade determinado; e meios para transmitir dados ao segundo dispositivo (115) usando um ou mais recursos a partir do primeiro conjunto de recursos (305, 310) selecionado; meios para detectar contenção para um ou mais recursos do primeiro conjunto de recursos (305, 310) selecionado; meios para selecionar um segundo conjunto de recursos (305, 310) com base, pelo menos em parte, na detecção, o segundo conjunto de recursos (305, 310) associado com um segundo nível de prioridade; e meios para transmitir dados ao segundo dispositivo (115) usando um ou mais recursos do segundo conjunto de recursos (305, 310) selecionado.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo primeiro nível de prioridade da transmissão basear-se ainda, pelo menos em parte, em um nível de prioridade de dispositivo associado com o primeiro dispositivo ou o segundo dispositivo.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por também compreender: meios para receber uma mensagem identificando níveis de prioridade de uma pluralidade de conjuntos de recursos, a mensagem sendo uma mensagem do bloco de informações do sistema ou uma mensagem do controle de recursos via rádio dedicada.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo segundo nível de prioridade associado com o segundo conjunto de recursos ser menor do que o primeiro nível de prioridade associado com o primeiro conjunto de recursos.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo primeiro conjunto de recursos compreender um conjunto de recursos da atribuição de programação ou conjuntos de recursos de dados ou combinação deles.
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo primeiro dispositivo ser pré-configurado para ser associado com o grupo de serviços.
14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo grupo de serviços é associado com uma única identificação de grupo.
BR112017004784-5A 2014-09-11 2015-07-27 Tratamento prioritário de grupos para conjuntos de recursos de modo direto em comunicações sem fios BR112017004784B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US62/049,345 2014-08-21
US201462049345P 2014-09-11 2014-09-11
US14/808,154 US9992652B2 (en) 2014-09-11 2015-07-24 Group priority handling for wireless communication
US14/808,154 2015-07-24
PCT/US2015/042257 WO2016039870A1 (en) 2014-09-11 2015-07-27 Group priority handling for direct mode resource pools in wireless communications

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017004784A2 BR112017004784A2 (pt) 2017-12-12
BR112017004784B1 true BR112017004784B1 (pt) 2023-07-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP7210504B2 (ja) 低レイテンシワイヤレス通信のためのランダムアクセス
JP7436719B2 (ja) 異なる信頼度を有するデータを転送するための方法、システム、およびデバイス
CN107079275B (zh) 用于无线通信的方法和装备
TWI776248B (zh) 具多連線性移動性
KR101898012B1 (ko) 공유된 라디오 주파수 스펙트럼 대역의 멀티-채널들에 대한 매체 액세스를 관리하기 위한 기술들
ES2660049T3 (es) Informes del estado de la memoria intermedia y priorización de canales lógicos en conectividad dual
JP6749491B2 (ja) 改善された復号タイムラインのための探索空間およびサウンディング基準信号配置の最適化
JP6456981B2 (ja) 多重接続性ワイヤレス通信において電力ヘッドルームを報告するための技法
JP6565040B2 (ja) 物理ダウンリンク制御チャネル(Physical Downlink Control Channel:PDCCH)割当て手順
ES2720738T3 (es) Flujos de señalización e informe de estado de almacén temporal para un grupo en comunicación difundida de dispositivo a dispositivo
ES2950362T3 (es) Método y aparato para realizar agregación de portadora de tecnología de acceso multi-radio
KR101791394B1 (ko) 디바이스-투-디바이스 근접 서비스 통신에 대한 액세스 클래스 차단
TW202350012A (zh) 無線系統中輔助上鏈
CN107646182B (zh) 控制和数据信道上的上行链路控制信息的循环冗余校验
JP2017537523A (ja) 可変長送信時間間隔(tti)
JP2020511864A (ja) 低レイテンシワイヤレス通信のためのスケジューリング要求およびバッファステータスレポート
JP2019500789A (ja) 共有無線周波数スペクトル帯域におけるサウンディング基準信号の送信のための技法
WO2015109573A1 (zh) 设备通信方法及装置
JP2023506128A (ja) 複数のアクティブグラント設定におけるタイマーハンドリング
KR20230048098A (ko) 스몰 데이터 송신을 위한 유휴/비활성 이동성
TWI811755B (zh) 用於動態頻譜共用之方法及設備
BR112017004784B1 (pt) Tratamento prioritário de grupos para conjuntos de recursos de modo direto em comunicações sem fios
BR112017007802B1 (pt) Controle de precedência de transmissão para portadoras componentes aprimoradas
BR112017002278B1 (pt) Método realizado por um dispositivo móvel sem fio para comunicações sem fio, aparelho móvel para comunicações sem fio e método de comunicações sem fio
BR112017007796B1 (pt) Procedimento de informação de estado de canal para portadores de componente melhorados