BR112016028795B1 - Transmissão automática continuamente variável - Google Patents

Transmissão automática continuamente variável Download PDF

Info

Publication number
BR112016028795B1
BR112016028795B1 BR112016028795-9A BR112016028795A BR112016028795B1 BR 112016028795 B1 BR112016028795 B1 BR 112016028795B1 BR 112016028795 A BR112016028795 A BR 112016028795A BR 112016028795 B1 BR112016028795 B1 BR 112016028795B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
output
input
transmission
rotation
energy
Prior art date
Application number
BR112016028795-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112016028795A2 (pt
Inventor
Jose Antonio Carames Jimenez
Original Assignee
Jose Antonio Carames Jimenez
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from ES201430904A external-priority patent/ES2554181B1/es
Application filed by Jose Antonio Carames Jimenez filed Critical Jose Antonio Carames Jimenez
Publication of BR112016028795A2 publication Critical patent/BR112016028795A2/pt
Publication of BR112016028795B1 publication Critical patent/BR112016028795B1/pt

Links

Abstract

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA CONTINUAMENTE VARIÁVEL Trata-se de uma transmissão automática continuamente variável que modifica a razão de transmissão da mesma por meio do acúmulo e conversão de energia potencial e cinética. A transmissão, que é funcionalmente formada ao redor de um dispositivo acumulador de energia potencial elástica (6) com uma saída (2) controlada (7), tem um sistema de entra-da (5) adequado para distribuir a energia que é absorvida, e um sistema de saída (9) adequado para entregar a energia potencial que foi absorvida e converter a mesma em energia cinética. O acumulador de energia potencial elástica é formado ao redor de uma mola elástica em espiral, sendo que a entrada do mesmo é disposta a fim de permitir somente o influxo de energia e a saída do mesmo a fim de controlar a entrega de energia.

Description

CAMPO DE APLICAÇÃO
[0001] A presente invenção está dentro do setor técnico da mecânica, dentro do setor de fabricação de transmissões com mudança de razão de transmissão, também conhecidos como caixas de engrenagens.
[0002] O objetivo da presente invenção é um dispositivo que serve como um sistema de transmissão de movimento com mudança de razão de transmissão automática continuamente variável. A aplicação desse sistema de transmissão é especialmente aplicável a bicicletas e outros veículos de transporte leves.
[0003] Dentro do conjunto de sistemas de mudança de engrenagem, a invenção mais está mais especificamente dentro do conjunto de sistemas de mudança de engrenagem continuamente variáveis. Dentro do setor supracitado, o objetivo da invenção a ser atendido é um sistema de transmissão que pode mudar automática e continuamente a razão de transmissão da mesma, especialmente adequado para uso em bicicletas.
ESTADO DA TÉCNICA
[0004] Atualmente, dentro do setor para fabricar veículos de transporte, a solução para adaptar a velocidade e torque do dispositivo de motor usado à velocidade e torque usado nas rodas ou saída do veículo usa diferentes sistemas de transmissão que incorporam sistemas com mudanças na transmissão ou razão de mudança de engrenagem, de modo a adaptar o torque do dispositivo para diferentes características de carga e terreno por meio das diferentes razões de transmissão.
[0005] Por um lado, há transmissões ou caixas de engrenagens com um número específico de razões de transmissão, cuja atuação pode ser manual ou automática. Não será abordado esse tipo de transmissão visto que os mesmos são substancialmente diferentes do tipo que é proposto e não há razão para mencionar algumas das muitas patentes depositadas sobre tais sistemas.
[0006] Por outro lado, há sistemas de transmissão com razão de transmissão continuamente variável entre a entrada e a saída. Os mesmos são desejáveis para adaptação mais precisa às diferentes circunstâncias de carga e disponibilidade de potência do sistema. Adicionalmente, os mesmos permitem suavidade de variação máxima entre as margens de razões de transmissão disponíveis.
[0007] Os sistemas de mudança de engrenagem contínua supracitados podem ser usados para muitos tipos de veículos de transporte como uma alternativa para sistemas de mudança com um número específico de razões de transmissão ou velocidade. As mudanças de engrenagem contínuas permitem que a razão de transmissão da mesma mude continuamente e a variação de razão pode ser manual ou automática. Especificamente para o uso da mesma em muitos veículos de transporte leves, a necessidade de ter outro tipo desses sistemas de mudança de razão de transmissão contínua, que são econômicos, simples de usar e automáticos, é considerada.
[0008] O sistema de transmissão em questão pertence a esse grupo de transmissões mais especializadas que são do tipo com razão de transmissão contínua e variável, é referido especificamente o estado da técnica desse tipo de transmissão abaixo.
[0009] As mudanças contínuas de razão de transmissão que são atualmente conhecidos são principalmente do seguinte tipo:
[0010] As mesmas são comumente denominadas como CVT, em que duas polias de abertura ajustáveis são conectadas por meio de uma correia ou corrente que é adaptada a essas variações de etapa das mesmas. Esse tipo foi aplicado a muitos carros e outros veículos.
[0011] Diversos sistemas em que dois discos, um de acionamento e outro acionado, são conectados por um conjunto de elementos intermediários, cujo ajuste de posição varia os raios de rolamento dos discos conectados e, portanto, a razão de transmissão dos mesmos, o documento de patente no U.S. 6241636 por Miller é um exemplo dos ditos sistemas, e houveram muitos diferentes projetos desses sistemas com diferentes acessórios operacionais.
[0012] Sistemas de trem de engrenagem epicíclicos, em que o ajuste da rotação relativa de um conjunto de engrenagens de planeta e sol determina o ajuste da razão de transmissão.
[0013] Sistemas de transmissão de acionamento oscilatório, em que um impulso para trás e para frente em um braço de alavanca, cujo eixo é conectado a um sistema de roda livre, se transforma em uma rotação contínua, nesse sistema, de modo a variar a razão de transmissão é possível ajustar a distância de trabalho do braço de alavanca.
[0014] Sistemas em que a conexão entre a entrada e a saída é realizada periodicamente, com o uso dos momentos de coincidência de exigências de torque.
[0015] O documento de patente no U.S. 5334115 por Pires descreve uma transmissão de tipo de catraca oscilatória.
[0016] Diferente dos sistemas diferentes usados anteriormente, a presente invenção se foca em uma nova mudança de razão de sistema de transmissão variável, automática e contínua, que é completamente diferente dos sistemas que foram usados até hoje, visto que a mesma não é baseada em mudanças de relação em polias ou engrenagens, ou mesmo na mudança de razão de rolamento de dois discos giratórios conectados por meio de esferas ou cones que variam sua posição angular, que tem em comum com as transmissões de acionamento oscilatório o fato de que a operação interna dos mesmos é descontínua, o sistema apresentado alcança, de maneira diferente, as mudanças de razão de transmissão na rotação entre a entrada e a saída, por meio do controle do acúmulo e troca de energia potencial e cinética do sistema, controlando assim a razão de transmissão entre a entrada e a saída do dispositivo.
[0017] De maneira que seja completamente diferente das mudanças conhecidas até hoje, a transmissão automática e continuamente variável que é descrita no presente pedido, simplificada na operação da mesma, usa um dispositivo de entrada de rotação com a capacidade de transferir rotação e energia à entrada de uma unidade de armazenamento de energia potencial elástica, que pode liberar somente liberar energia por meio da rotação da saída do mesmo, sendo que a rotação da mesma é controlada por meio de um dispositivo de bloqueio e liberação, o que permite que a energia potencial elástica seja liberada por meio de rotação, de modo a transformar a energia potencial elástica acumulada na unidade em rotação disponível no eixo de saída do mesmo que é transformada em energia cinética. Conservando-se energia entre a entrada e a saída, o dispositivo descrito no presente pedido ajusta a razão entre a velocidade de rotação de entrada e a saída da mudança ao mais ideal dependendo das exigências de torque de entrada e torque de saída.
[0018] É desejável, especialmente para bicicletas, ter uma transmissão disponível continuamente variável no mercado que realiza automaticamente suas variações de razão de transmissão, removendo assim a necessidade de selecionar continuamente a engrenagem que é apropriada para a estrada, e que permite condução apropriada.
[0019] De modo a cobrir essa necessidade, o sistema de transmissão descrito no presente pedido permite que caixas de engrenagens de complexidade variada sejam fabricadas, incluindo o mais simples para uso em bicicletas ou veículos leves. O objetivo da invenção é um dispositivo concebido para cobrir uma lacuna no mercado quanto à necessidade descrita no estado da técnica que foi descrito.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0020] A presente invenção se refere a uma transmissão contínua ou mudança de engrenagem, que, por ser ajustável em seu comportamento, modifica automaticamente a razão de transmissão entre a entrada e a saída da mesma, a transmissão tem um eixo de entrada giratório e um eixo de saída giratório ligados por meio de um sistema para acumular e converter energias potencial e cinética, de modo que a rotação do eixo de entrada pode transmitir rotação ao eixo de saída, com uma razão de transmissão que é uma função do ajuste do sistema, torque e velocidade aplicada à entrada, e as exigências de torque na saída, de modo que a velocidade de rotação da saída seja determinada pela razão de transmissão que determina automaticamente nesse momento a situação do sistema de transmissão.
[0021] Essencialmente, quando o movimento giratório é recebido do eixo de entrada da transmissão, a rotação é transmitida à entrada de um sistema de acúmulo de energia que acumula energia quando a rotação é induzida na entrada do mesmo e pode somente liberar a energia acumulada da saída do mesmo. O sistema tem meios para controlar a rotação da saída do acumulador, de modo que, quando a atuação dessa saída é controlada, a energia liberada e as características da mesma são controladas.
[0022] O sistema de acúmulo de energia usado em uma modalidade preferencial, é um sistema de acúmulo de energia potencial elástica que usa uma mola em espiral, cuja extremidade interna é presa à entrada e a extremidade externa é presa a um corpo cilíndrico, o sistema de acúmulo é carregado por meio da rotação relativa da entrada do mesmo em relação à saída do mesmo, o mesmo é disposto na entrada de um dispositivo unidirecional, que permite somente o carregamento de energia da entrada, de modo a ter capacidade de liberar a energia acumulada que precisa ser liberada da saída, de modo que, tendo controle sobre a rotação do corpo cilíndrico da saída, a energia acumulada pode ser liberada de maneira controlada.
[0023] O carregamento de energia no acumulador elástico envolve um aumento na tensão elástica entre a entrada e a saída, de modo que a tensão do sistema e torque exigidos para o carregamento da mesma da entrada seja controlada controlando-se o descarregamento através da saída do sistema de controle do mesmo. Sendo assim, o controle que opera na saída que determina os valores de torque de saída, determina de modo similar os valores necessários na entrada de modo a recarregar o acumulador.
[0024] Controlando-se a saída do acumulador elástico, tem-se controle sobre o torque de rotação nas seções de saída, dado o torque de rotação entregue na saída, a velocidade de rotação da mesma é limitada pelo torque de frenagem oposto à rotação que é uma função da situação de carga do sistema e do conjunto da massa inerte para acelerar, tanto giratório quanto linear.
[0025] Em uma modalidade preferencial do dispositivo de saída controlada, o mesmo usa uma passagem ajustável ou bloqueio ou sistema de ruptura de energia, que é realizado de modo que um torque específico precise ser aplicado de modo a permitir a passagem em uma posição de rotação específica, uma vez que a posição de ruptura no eixo de saída é superada, um torque disponível é disponível durante um raio de rotação específica até que a próxima posição de bloqueio seja alcançada. O dispositivo de saída controlada permite os pulsos ou seções de rotação de saída dependendo do torque desejado na saída.
[0026] Dado que a entrega de energia do acumulador elástico com saída controlada está em seções descontínuas, a saída do acumulador supracitado com saída controlada é conectada à entrada de um sistema para filtrar as seções descontínuas para converter as mesmas em uma saída de rotação contínua. Para fazer isso, a saída do acumulador é conectada ao sistema de filtragem por meio de um dispositivo unidirecional, de modo que o mesmo possa transmitir as seções de rotação, permitindo que o sistema de filtragem gire na direção de rotação, realizando mais revoluções do que a saída do acumulador. O sistema de filtragem tem um acumulador rápido de energia, que, absorvendo-se os pulsos de rotação que se originam do acumulador com saída controlada na entrada do mesmo, libera continuamente a rotação em sua saída, sendo que essa saída tem uma massa inerte associada à rotação de saída da transmissão, que contribui para tornar as etapas entre as seções de acionamento mais suaves.
[0027] Em uma modalidade preferencial, o sistema de filtração usa, na entrada do mesmo, um dispositivo de roda livre conectado à entrada de um acumulador elástico de carregamento rápido tal como uma mola em espiral, que tem sua saída conectada a um volante de inércia que é, por sua vez, integralmente conectado à saída da transmissão.
[0028] Uma descrição dos desenhos incluídos no presente pedido é realizada abaixo.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0029] A Figura 1 é um fluxograma no qual a composição interna e externa da transmissão, objetivo do presente relatório descritivo, é representado.
[0030] A Figura 2 é uma vista em perspectiva de uma modalidade preferencial de uma transmissão do tipo funcional descrito, no qual se pode observar a roda dentada que é o elemento de entrada de movimento giratório (1), o elemento que entrega a saída de rotação ao exterior (2), que é um corpo cilíndrico tubular que cobre os mecanismos da transmissão, o controle de ajuste (8) do sistema de saída de controle do acumulador e o eixo fixado (4) que serve como uma base e suporte para colocar os diferentes grupos de mecanismos.
[0031] A Figura 3 é uma vista explodida da transmissão supracitada, na qual se pode observar o sistema de adaptador de entrada da transmissão (5), o elemento de saída de rotação ao exterior da transmissão (2), o acumulador de energia (6), em que um dispositivo de controle de rotação (7) da saída do acumulador supracitado é montado, o controle de ajuste (8) por meio do qual é possível ajustar a atuação do dispositivo de controle de rotação e, por fim, pode-se observar o sistema de saída com filtração de impulso (9), que é conectado por meio do corpo cilíndrico que forma a saída (2), com o sistema de adaptador de entrada da transmissão (5).
[0032] A Figura 4 é uma vista em perspectiva do dispositivo de acúmulo de energia potencial elástica (6), em que se pode observar a entrada de rotação (11) do acumulador, ligado por meio de uma roda livre (12) ao eixo transportador fixado (4), de modo que a roda livre permita somente a rotação na direção para acumular energia elástica no acumulador, sendo que o acumulador elástico é uma mola em espiral (13) com a extremidade interna presa à entrada de rotação (11) e a extremidade externa presa à saída do acumulador, o elemento de saída (14) do acumulador elástico é um corpo cilíndrico tubular que cobre o sistema e que é ligado ao sistema de controle de rotação do mesmo através dos meios que o dito sistema de controle tem para bloquear ou permitir a rotação do dito corpo de saída.
[0033] A Figura 5 é a vista frontal do acumulador de energia potencial elástica, nessa vista, os mesmos elementos que os da Figura 4 também podem ser vistos, e as linhas pontilhadas mostram as linhas ocultas das peças que formam o dispositivo de controle de saída que bloqueia ou permite a rotação do corpo de saída cilíndrico tubular (14) do sistema acumulador com saída controlada.
[0034] A Figura 6 é uma vista em perspectiva de um dispositivo de controle de rotação (7) da saída do acumulador, em que se pode observar a catraca (15) que é presa no corpo de saída cilíndrico tubular (14) do acumulador, a roda de bloqueio (16) com seus mecanismos para operar como um elemento de bloqueio e passagem, que são montados no disco de suporte (17) dos ditos mecanismos, o efeito da roda de bloqueio pode ser ajustado por meio de mais ou menos pressão, causada no mesmo pela mola de pressão (18), prensada pela alavanca (19), cuja pressão na mola supracitada (18) pode ser controlada por meio da rotação do ajuste disco (20) que é montado de modo excêntrico, o disco de ajuste de pressão é rigidamente preso ao tubo de suporte (21), cuja posição angular pode ser ajustada a partir do controle de ajuste (8). O disco de suporte (17) é rigidamente preso ao eixo fixado (4) que serve como uma base de suporte para a transmissão.
[0035] A Figura 7 é um vista frontal com um vista em corte transversal do sistema de adaptação da saída da transmissão (9) em que se pode observar que esse sistema com filtração de impulso tem uma peça de entrada que é um corpo discoide com uma protuberância tubular na porção interna (22) da mesma, essa peça de entrada é conectada pela porção externa do mesmo à saída controlada do acumulador (13) e pela porção interna da mesma a partir da protuberância tubular, com uma roda livre (23), que transmite os pulsos de rotação ao interior da mola em espiral (24) que realiza a função de acumulador elástico de carregamento rápido, com o objetivo de transmitir a energia pulsante absorvida, essa mola em espiral é presa pela porção externa do mesmo ao volante de inércia (25), que é, por sua vez, preso à saída externa da transmissão (2).
[0036] A Figura 8 é uma vista em perspectiva do sistema de adaptador de entrada da transmissão (5) e do elemento de saída de rotação ao exterior (2) da transmissão, em que se pode observar que o sistema adaptador de saída é formado por um corpo em formato discoide com uma protuberância tubular na área mais próxima ao eixo central, integrado nessa protuberância há uma roda dentada (1) da qual a entrada de rotação do movimento exterior é fornecida, esse corpo é conectado através do interior por meio de uma roda livre (26) ao eixo de entrada do acumulador de energia com saída controlada, sendo adicionalmente conectado pelo exterior através de outra roda livre (27), por meio do corpo cilíndrico tubular para se conectar (28) à saída externa da transmissão (2).
[0037] Os desenhos que foram descritos e a operação básica do sistema de transmissão continuamente variável que foram suficientemente explicados, a modalidade preferencial da invenção deve ser descrita abaixo como exemplo.
MODALIDADE DA INVENÇÃO
[0038] Uma modalidade preferencial não limitadora de um sistema de transmissão, tal como aquele descrito, realizado para seu uso em bicicletas, é descrito abaixo.
[0039] Com base em um sistema como aquele descrito como uma parte essencial da composição, diversas diferentes transmissões podem ser realizadas. Em particular, a transmissão continuamente variável que é descrita como exemplo é concebida para sua aplicação especializada em diferentes tipos de bicicleta.
[0040] Uma transmissão similar à descrita é realizada que é projetada e dimensionada para seu uso em uma bicicleta de modo que a saída da transmissão possa sustentar a roda de acionamento da bicicleta, o eixo fixado (4) é retido na forquilha de fecho, o ajuste de torque é realizado acessando-se o controle de ajuste (8) por meio de um cabo da ponta da forquilha, e adicionalmente, no movimento entrada (1), uma roda dentada ou roda dentada para corrente articulada pode ser adaptada dependendo da possibilidade de a força de acionamento ser transmitida pela correia ou corrente.
[0041] A modalidade preferencial aplicada para seu uso em bicicletas usa um subconjunto de entrada que transmite a rotação através de dois canais, a primeira diretamente à saída da transmissão através da roda livre (27), e a segunda à entrada do acumulador de energia com saída controlada através da roda livre (26). Inicialmente, quando a força de acionamento é aplicada na entrada (1), a mesma rotação é causada na saída (2), ao mesmo tempo que causa a rotação da entrada do acumulador, é causado o carregamento gradual do mesmo pelo acúmulo de energia.
[0042] Transmitindo-se a rotação na entrada de rotação (11) do acumulador, a mola (13) é enrolada e a tensão elástica na mesma é aumentada pelo acúmulo de energia, dado que a entrada de rotação do acumulador (11) é conectada por meio de uma roda livre (12) ao eixo fixado (4), essa entrada pode girar somente em uma direção e, portanto, é somente possível carregar o acumulador a partir da mesma.
[0043] A saída do acumulador (14), que é um corpo cilíndrico tubular, pode liberar energia girando-se na direção que a mola (13) força a mesma, a rotação desse corpo de saída (14) é controlada pelo dispositivo de controle de rotação (7) da saída do acumulador (6) é, nessa modalidade preferencial, um sistema de bloqueio de pressão ajustável, que permite a rotação quando o torque da saída do acumulador alcança o valor de torque que foi determinado por meio de ajuste do dispositivo de controle de rotação.
[0044] O dispositivo de controle de rotação é composto de uma roda de bloqueio (16), que bloqueia a rotação da saída do acumulador (14), bloqueando a passagem da catraca (15) que é presa no corpo de saída do acumulador, de modo a permitir o bloqueio da catraca (15) através da roda de bloqueio (16), essa roda é presa a um braço prensado por uma mola (18), cuja pressão é ajustada a partir da alavanca (19), que é, por sua vez, prensada pelo disco montado de modo excêntrico (20), esse disco é rigidamente preso ao tubo (21) e a posição angular de ambos pode ser modificada girando-se as mesmas da alavanca de ajuste (8); o sistema inteiro é montado em um disco de suporte (17) que é rigidamente preso ao eixo fixado (4), de modo que o dispositivo de controle de rotação (7) possa bloquear a rotação da saída do acumulador de energia por meio da roda de bloqueio (16).
[0045] A saída de rotação do acumulador de energia com o torque determinado pelo ajuste do dispositivo de controle de rotação, é causada por seções descontínuas, portanto, essas seções precisam ser convertidas em rotação contínua na saída e, para fazer isso, um dispositivo unidirecional é usado, que, no caso dessa modalidade preferencial, não é somente uma roda livre, mas, em vez disso, é um sistema de saída com filtração de impulso.
[0046] O sistema de saída com filtração de impulso (9) é conectado à saída do acumulador de energia, a conexão com a saída de impulso é realizada por meio de uma peça de conexão de adaptador (22), essa peça é um disco que tem uma protuberância cilíndrica tubular no centro da mesma, e é conectado pela porção externa do mesmo por meio de catracas ou outros meios ao tubo da saída do acumulador, e pela protuberância cilíndrica tubular, o mesmo é conectado à porção interna de um dispositivo de roda livre (23), cuja porção externa é conectada à entrada de um acumulador elástico de carregamento rápido (24), que, nesse caso, é uma mola em espiral, a outra extremidade do acumulador de carregamento rápido, isto é, a porção externa da mola em espiral, que é conectada a um volante de inércia (25), que contribui para a filtração de pulsos de saída. O volante de inércia é rigidamente conectado, formando parte do mesmo, à saída da transmissão que é o corpo em formato cilíndrico tubular (2), do qual a saída de rotação da transmissão é disposta.
[0047] Nessa modalidade preferencial, o sistema de adaptador de entrada da transmissão (5), é formado de um conjunto mecânico formado ao redor de um corpo em formato discoide com uma protuberância cilíndrica tubular no centro da mesma, em que uma roda dentada é integrada, cuja função é a entrada de rotação; no corpo, há um dispositivo de roda livre disposto dentro da protuberância cilíndrica, através dessa roda livre o mesmo é conectado à entrada do acumulador de energia, adicionalmente o corpo em questão é conectado pelo perímetro externo do disco do mesmo através de outra roda livre (27), encaixada no corpo tubular (28), com o corpo tubular cilíndrico da saída externa da transmissão (2).

Claims (4)

1. Transmissão automática continuamente variável que compreende: um eixo de entrada (1) disposto a fim de receber movimento giratório e torque de entrada de uma fonte de movimento, um sistema mecânico que converte movimento giratório e torque de entrada em um movimento giratório com um torque de saída que é adaptado às exigências de carga em cada circunstância, um eixo de saída externo (2) da transmissão integrada em um subconjunto mecânico (9), configurado para entregar movimento giratório e o torque adaptado às forças exigidas nessa saída, o eixo de entrada da transmissão (1) sendo conectado à entrada de pelo menos um subsistema mecânico para acúmulo de energia (6) com saída controlada por um dispositivo de controle (7), sendo que esse subsistema tem sua própria entrada e saída, o subsistema transforma o movimento giratório da entrada (11) do mesmo em energia potencial elástica contida no interior (13) do mesmo e pode entregar a energia acumulada por meio da rotação da saída (14) do mesmo, sendo que a rotação da saída do mesmo é controlada por um sistema de controle (7), o eixo de saída do subsistema de acúmulo de energia com saída controlada é conectado à entrada de um subsistema de filtração mecânica e saída da transmissão, sendo que esse subsistema tem sua entrada e saída, configurada de modo que o mesmo tenha, conectado a sua própria entrada (22), pelo menos um dispositivo de roda livre (23) e associado a sua própria saída (25) pelo menos uma conexão com uma massa inerte que acumula energia cinética; a saída do subsistema (25) é conectada ao eixo de saída (2) da transmissão; caracterizada pelo fato de que o eixo de entrada disposto para receber rotação e torque de entrada de uma fonte de acionamento é acoplado à entrada do sistema de conversão de energia por meio de um dispositivo de roda livre alojado na porção interna do mesmo, de modo a transmitir o movimento giratório somente na direção de carregamento do sistema de acúmulo de energia, o eixo de entrada é conectado através da porção externa do mesmo ao elemento de saída da transmissão através de outro dispositivo de roda livre para transmitir movimento somente na direção de rotação da saída.
2. Transmissão continuamente variável e automática, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que: o dispositivo de bloqueio (7) é configurado de modo que, por meio de uma roda giratória (16) que é retida no eixo do mesmo, em um braço de suporte que pode girar, por sua vez em seu eixo que permite que a roda se mova para trás, de modo que a trajetória do movimento giratório de uma catraca (15) presa no corpo de saída, possa ser bloqueada ou permitida; o braço de suporte que sustenta a roda de bloqueio é prensado a partir de outro braço auxiliar (19) por meio de uma mola de pressão (18) contida entre ambos os braços, o braço auxiliar é prensado por meio de um disco (20) montado de modo excêntrico ao redor do eixo de suporte (4), o disco excêntrico (20) é retido em uma extremidade de um tubo (21) montado coaxialmente no eixo de suporte (4) disposto com rotação livre limitado de modo que, girando-se esse tubo por meio de um controle (8), o disco excêntrico (20) é girado, permitindo desse modo que a pressão da mola e da roda de bloqueio seja ajustada.
3. Transmissão continuamente variável e automática, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizada pelo fato de que: o sistema de acúmulo de energia mecânica é configurado de modo que, coaxialmente montado em um eixo de suporte fixo (4), do interior ao exterior sucessivamente montado, seja um dispositivo de roda livre montado no eixo de suporte fixo (4), nesse dispositivo de roda livre (12), o eixo de entrada do acumulador de energia é disposto, configurado por meio de uma mola em espiral (13), cuja porção interna é conectada ao eixo de entrada do acumulador (11) de modo que seja possível somente girar o eixo de entrada do acumulador na direção de carregamento de energia, sendo que a porção externa da mola em espiral (13) é conectada ao corpo de saída de rotação desse sistema (14) e a capacidade de rotação desse corpo de saída é controlado a partir de um dispositivo que permite a rotação ou o bloqueio do mesmo (7).
4. Transmissão continuamente variável e automática, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que: o subsistema de filtração mecânica e saída compreende um corpo de entrada em formato discoide (22) com uma protuberância cilíndrica tubular que é retida pela porção discoidal da mesma à saída (14) do sistema de acúmulo de energia com saída controlada e que tem, montado coaxialmente do interior ao exterior na protuberância cilíndrica tubular do mesmo, um dispositivo de roda livre (23), uma mola em espiral (24) e um volante de inércia (25) que é conectado ao corpo de saída da transmissão, sendo que a mola em espiral é conectada pela porção inferior da mesma por meio de um anel de fecho ao dispositivo de roda livre, e pela porção externa da mesma ao volante de inércia (25).
BR112016028795-9A 2014-06-12 2015-05-15 Transmissão automática continuamente variável BR112016028795B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES201430904A ES2554181B1 (es) 2014-06-12 2014-06-12 Transmisión automática continuamente variable
ESP201430904 2014-06-12
PCT/ES2015/070390 WO2015189448A1 (es) 2014-06-12 2015-05-15 Transmisión automática continuamente variable

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112016028795A2 BR112016028795A2 (pt) 2017-08-22
BR112016028795B1 true BR112016028795B1 (pt) 2023-07-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10309505B2 (en) Continuously variable automatic transmission
JP2014088899A (ja) 蓄エネ用フライホイールを有す車両駆動装置
KR20180132090A (ko) 허브 기어
CN104913021A (zh) 一种行星差速变速轴及变速系统
CN109689491B (zh) 驱动组件和车辆
BR112016028795B1 (pt) Transmissão automática continuamente variável
US20010001372A1 (en) Continuously variably reciprocating transmission
JP2018500219A (ja) モータ力および/またはペダル力によって運転可能な車両用の、同軸に配置された摩擦リング伝動装置
EP2762397B1 (en) Bicycle for riding equipped with a continuously variable transmission
ES2903239T3 (es) Sistema de transmisión automática en el que el acoplamiento de engranajes está determinado por la velocidad angular de la rueda motriz
CN105143032B (zh) 用于电驱动的两轮车的可切换的多档变速器以及两轮车
CN105864371B (zh) 无极变速装置
US20100269605A1 (en) Continuously Variable Transmission Using Oscillating Torque, Tethered Masses, and Inertia Control
CN108266500B (zh) 中心轮双向离合控制机构及其应用的变速器
NL2032587B1 (en) Hub assembly for a bicycle wheel
EP2205892B1 (en) Transmission
CN103486156A (zh) 变矩机构
US20050096162A1 (en) Continuously variable transmission, and a transfer case including a continuously variable transmission
JPH03125054A (ja) トルク変換装置
CN205365059U (zh) 离心力自控轮胎抓地力调节系统
JP2022101516A (ja) 駆動装置
WO2023096517A1 (en) Device for increasing the efficiency of any rotary power generating system with progressive variation
CN102795310A (zh) 继力变速自行车
GB190417783A (en) Improvements in or relating to Driving and Variable Speed Mechanism.
CN104696490A (zh) 无级变速器