BR112016026077B1 - Núcleo absorvente e processo para a produção de núcleo absorvente - Google Patents

Núcleo absorvente e processo para a produção de núcleo absorvente Download PDF

Info

Publication number
BR112016026077B1
BR112016026077B1 BR112016026077-5A BR112016026077A BR112016026077B1 BR 112016026077 B1 BR112016026077 B1 BR 112016026077B1 BR 112016026077 A BR112016026077 A BR 112016026077A BR 112016026077 B1 BR112016026077 B1 BR 112016026077B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
core
absorbent
longitudinal
transition
portions
Prior art date
Application number
BR112016026077-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Angelica Burvall
Magdalena Horle
Original Assignee
Essity Hygiene And Health Aktiebolag
Filing date
Publication date
Application filed by Essity Hygiene And Health Aktiebolag filed Critical Essity Hygiene And Health Aktiebolag
Publication of BR112016026077B1 publication Critical patent/BR112016026077B1/pt

Links

Images

Abstract

NÚCLEO ABSORVENTE E PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE NÚCLEO ABSORVENTE. A invenção refere-se a um núcleo absorvente (3), destinado para o uso em um produto absorvente tal como um protetor de calcinha. O núcleo (3) compreende um material absorvente e um material superabsorvente. O núcleo (3) tem uma primeira extensão em uma direção longitudinal e uma segunda extensão em uma direção transversal, e o núcleo tem uma linha central longitudinal (A) que se estende através do núcleo, localizada entre uma primeira porção longitudinal (I) e uma segunda porção longitudinal (II). A primeira e a segunda porções longitudinais (I; II) são simétricas ao redor da linha central longitudinal (A). O núcleo tem uma porção de cabeça (a1), uma porção intermediária (a2) e uma porção traseira (a3) que se estendem em uma direção longitudinal do núcleo. A porção de cabeça (a1) compreende primeiras porções de segmento circulares imageadas por espelho (11; 11') e primeiras linhas de borda (13; 13') para as quais as porções de segmento circulares (11, 11') transicionam. A porção intermediária (a2) compreende primeiras porções de borda convexas imageadas por espelho (15; 15'). A porção traseira (a3) compreende segundas linhas de borda (17; 17') que se afunilam em direção a uma extremidade traseira (T5) e à linha central (A) do núcleo em (...).

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um núcleo absorvente destinado para uso em um produto absorvente, tal como um protetor de calcinha. O núcleo compreende um material absorvente com características absorvente e um material superabsorvente. O núcleo tem uma primeira extensão em uma direção longitudinal e uma segunda extensão em uma direção transversal. O núcleo tem uma linha central longitudinal que se estende através do núcleo, localizada entre uma primeira porção longitudinal e uma segunda porção longitudinal. A primeira e a segunda porções longitudinais são simétricas ao redor da linha central longitudinal. O núcleo tem uma porção frontal, uma porção intermediária e uma porção traseira que se estendem em uma direção longitudinal do núcleo.
[002] A invenção também se refere a um processo para a produção do núcleo absorvente.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[003] Os protetores de calcinha são produtos absorventes que são usados para absorver pequenas quantidades de fluidos corporais, tais como urina e sangue. Os protetores de calcinha têm tamanho menor do que as toalhas sanitárias ou absorventes para incontinência e são destinados a ser usados para frescor diário e para proteger a lingerie, isto é, calcinhas ou peças íntimas. Há diversos tipos de peças íntimas no mercado atualmente: peças íntimas tradicionais que têm uma porção de gancho que é relativamente larga, peças íntimas do tipo modernas que têm uma porção de gancho relativamente estreita e peças íntimas do tipo tanga que têm uma porção de gancho muito estreita seguida por uma porção traseira ainda mais estreita de modo a expor toda ou uma porção significativa das nádegas do usuário. Devido a muitos modelos diferentes de peça íntima, tem sido difícil na técnica anterior otimizar o formato e tamanho dos protetores de calcinha de modo que uma proteção confiável seja obtida enquanto o protetor de calcinha é confortável para usar e discreto. A otimização do formato e do tamanho do núcleo de um protetor de calcinha segue com o problema de otimizar o formato e o tamanho dos protetores de calcinha.
[004] Tem havido diversas tentativas na técnica anterior para solucionar problemas de adaptação dos produtos absorventes a peças íntimas do tipo tanga. Por exemplo, os documentos no EP 1757257 A2 e/ou no EP 1138294 revelam, respectivamente, protetores de calcinha que compreendem um núcleo que é adaptável a peças íntimas do tipo tanga. Entretanto, embora esses produtos possam ser adaptáveis a peças íntimas do tipo de tanga, os mesmos não fornecem um conforto ideal e sensação de proteção segura quando usados com peças íntimas tradicionais ou com peças íntimas do tipo modernas, visto que o núcleo não tem um formato que se adeque à anatomia do usuário ou um formato a ser adaptado a esse tipo de roupa íntima. Desse modo, há uma necessidade de um núcleo absorvente destinado para o uso em um produto absorvente tal como um protetor de calcinha que pode ser usado com diferentes tipos de roupas íntimas enquanto conforto ideal, adaptação à anatomia do usuário e proteção podem ser fornecidos.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[005] O objetivo da presente invenção é fornecer um núcleo absorvente destinado para o uso em um produto absorvente tal como um protetor de calcinha, que fornece conforto ideal, adaptação à anatomia do usuário e proteção enquanto pode ser usado com diferentes tipos de peças íntimas ou roupas íntimas. Desse modo, é possível evitar os problemas previamente mencionados. Esses objetivos são alcançados com o núcleo da presente invenção distinguido pelas funções da reivindicação anexa 1.
[006] Os objetivos da invenção também são alcançados por um processo para a produção do núcleo absorvente, cujo processo é definido na reivindicação anexa 12.
[007] A invenção se refere a um núcleo absorvente, destinado para o uso em um produto absorvente tal como um protetor de calcinha. O núcleo compreende um material absorvente com características absorventes e um material superabsorvente. O núcleo tem uma primeira extensão em uma direção longitudinal e uma segunda extensão em uma direção transversal. O núcleo tem uma linha central longitudinal que se estende através do núcleo e é localizada entre uma primeira porção longitudinal e uma segunda porção longitudinal. A primeira e a segunda porções longitudinais são simétricas ao redor da linha central longitudinal. O núcleo tem uma porção frontal, uma porção intermediária e uma porção traseira que se estendem em uma direção longitudinal do núcleo. A porção frontal compreende nas respectivas primeira e segunda porções longitudinais- primeiras porções de segmento circulares imageadas por espelho que se estendem em uma direção longitudinalmente para frente do núcleo a partir de um primeiro ponto de transição, localizado na linha central entre a porções de segmento circulares, em um ângulo agudo β entre a linha central e uma tangente em um ponto de ponto de transição em relação à porção de segmento circular, e- primeiras linhas de borda imageadas por espelho, para as quais as porções de segmento circulares transicionam, se afunilando em direção à porção intermediária e em direção à linha central do núcleo em um ângulo α que é de 15 a 45°, e em que as primeiras linhas de borda se afunilam para um segundo ponto de transição localizado entre a porção frontal e a porção intermediária.
[008] A porção intermediária compreende nas respectivas primeira e segunda porções longitudinais primeiras porções de borda convexas imageadas por espelho que se estendem entre os segundos pontos de transição e os terceiros pontos de transição sendo que os terceiros pontos de transição são localizados entre a porção intermediária e a porção traseira. Os comprimentos das porções de borda convexas em relação à linha central é de 50 a 60% do comprimento total da linha central do núcleo e têm uma altura máxima do arco na direção transversal do núcleo de 1 a 10 mm. A porção traseira compreende segundas linhas de borda que se afunilam em direção a uma extremidade traseira e à linha central do núcleo em um ângulo Y que é de 3 a 20°. As segundas linhas de borda se afunilam para um quarto ponto de transição a partir do qual as segundas linhas de borda transicionam para uma porção de extremidade traseira que unem as linhas de borda em conjunto. Preferencialmente, a porção de extremidade traseira é semicircular ou tem um formato de segmento circular, fornecendo, desse modo, um formato confortável durante o uso.
[009] Uma vantagem com um núcleo absorvente, de acordo com a invenção, é que o núcleo é adequado para uso em produtos absorventes tais como um protetor de calcinha que pode ser usado com muitos tipos de peças íntimas, por exemplo peças íntimas do tipo tanga, peças íntimas tradicionais e peças íntimas do tipo modernas. Desse modo, o núcleo é preferencialmente um núcleo de protetor de calcinha. Por protetor de calcinha entende-se um produto absorvente que é usado para higiene feminina e que é mais fino e mais estreito do que os absorventes convencionais. Os protetores de calcinha absorvem menos líquido do que os absorventes convencionais e são, desse modo, destinados para descarga corporal leve e para limpeza diária. O formato do núcleo absorvente foi constatado caber nas várias larguras das porções de gancho de, por exemplo, peças íntimas do tipo tanga, peças íntimas tradicionais e peças íntimas do tipo modernas quando usado em um artigo absorvente enquanto ainda fornece uma boa capacidade de absorção, adaptação da anatomia do usuário e, consequentemente, muito conforto.
[010] O núcleo absorvente tem preferencialmente uma construção unitária. Por "construção unitária" entende-se, no presente contexto, que o núcleo absorvente é construído essencialmente de um tipo de material, sendo que esse é essencialmente o mesmo material, ou essencialmente a mesma combinação de dois ou mais materiais ao longo do núcleo absorvente. Variações de densidade e concentração do material podem ocorrer, mas essas são limitadas àquelas que podem ser obtidas sem incorporação de regiões que foram formadas separadamente e, então, unidas fisicamente uma à outra. Por exemplo, quando o núcleo absorvente compreende uma matriz de um material absorvente com características absorventes, por exemplo fibras hidrofílicas, e material superabsorvente, as concentrações relativas de material superabsorvente e fibras podem ser diferentes em diferentes partes do núcleo. O material absorvente também pode ser um material hidrofóbico que tem a capacidade de manter líquido dentro da estrutura do material. Entretanto, quando a construção é unitária, o núcleo absorvente não compreende, por exemplo, camadas ou laminados de composição diferente. Da mesma maneira, as variações na densidade ou concentração de vários componentes através da direção longitudinal, da direção transversal ou da direção de espessura do núcleo absorvente podem ocorrer, contudo, o núcleo não deve compreender áreas ou camadas de composição diferente que são formadas separadamente e unidas posteriormente em conjunto.
[011] O comprimento total do núcleo entre o primeiro ponto de transição e a extremidade traseira do núcleo pode ser de 100 a 150 mm, preferencialmente, de 120 a 135 mm e, mais preferencialmente, de 126 a 131 mm. Esse comprimento de núcleo foi constatado ser ideal para o uso em protetores de calcinha, de modo que proteção máxima possa ser fornecida enquanto o núcleo é invisível na maioria das peças íntimas.
[012] A primeira largura máxima do núcleo na porção frontal antes de transição para as primeiras linhas de borda afuniladas pode ser de 35 a 50 mm, preferencialmente de 36 a 40 mm. Essa largura fornece proteção máxima e adaptação à anatomia do usuário enquanto o núcleo não se estende para fora das bordas da roupa íntima.
[013] A largura do núcleo entre os segundos pontos de transição pode ser de 20 a 34 mm, preferencialmente de 24 a 28 mm. Desse modo, uma porção mais estreita é fornecida no núcleo que aperfeiçoa a adaptação ao usuário, por exemplo, às coxas do usuário. Além disso, o núcleo é mais fácil de ser dobrado na direção transversal nessa porção mais estreita tornando o núcleo mais fácil de ser manuseado. Além disso, desse modo, o núcleo segue o comportamento da roupa íntima quando a roupa íntima é vestida.
[014] A segunda largura máxima do núcleo na porção intermediária no ponto de altura máxima pode ser de 25 a 45 mm, preferencialmente de 27 a 31 mm, sendo que a segunda largura máxima é pelo menos 1 mm mais larga do que a largura do núcleo entre os segundos pontos de transição. Essa porção mais larga aumenta a capacidade de absorção do produto enquanto aperfeiçoa adicionalmente a adaptação à anatomia do usuário.
[015] As dimensões e o projeto geométrico do núcleo que segue com as dimensões foram constatadas garantir de modo vantajoso que o núcleo possa ser colocado em uma localização desejada e abranger a porção de gancho das peças íntimas onde a descarga de, por exemplo, fluido menstrual ou urina ocorre independentemente do tipo de peças íntimas usadas pelo usuário. O núcleo, de acordo com a invenção, permanece intacto dentro da área de gancho da peça íntima independente do tipo de peça íntima quando usado em um artigo absorvente, isto é, o núcleo cabe dentro da região de gancho de cada tipo de peça íntima e é submetido à quantidade mínima de estresse a partir dos movimentos do usuário. O comprimento garante que o núcleo seja longo o bastante para um produto absorvente que compreende o núcleo não se mover para longe da posição pretendida na porção de gancho. As diferentes larguras do núcleo garantem que haja uma alta capacidade de absorção na frente do núcleo onde a descarga pode ocorrer. Adicionalmente, o fato de que a segunda largura máxima do núcleo na porção intermediária no ponto de altura máxima é pelo menos 1 mm mais larga do que a largura do núcleo entre os segundos pontos de transição garante que haja alta capacidade de absorção também na parte intermediária do núcleo. Isso impede que a porção de gancho da peça íntima se torne molhada e também aumenta a capacidade de absorção total do núcleo.
[016] A quantidade do material superabsorvente pode ser de 10 a 30% em peso do peso total do núcleo absorvente, preferencialmente de 15 a 20% em peso. A quantidade de material superabsorvente garante uma boa capacidade de absorção enquanto mantém um núcleo macio e confortável. A espessura do núcleo pode ser de 1,5 a 3,4 mm, preferencialmente de 2,2 a 3,0 mm. A espessura do núcleo torna o núcleo flexível e permite que o núcleo siga facilmente o corpo de um usuário.
[017] A densidade do núcleo pode ser de cerca de 100 a 180 kg/m3, preferencialmente de 120 a 145 kg/m3. Um núcleo absorvente, de acordo com a invenção, tem a capacidade de suportar pelo menos 5 ml de fluido menstrual e é, portanto, adequado para o uso de frescor diário.
[018] A extensão longitudinal da porção frontal é cerca de 1/4 da extensão do núcleo, a extensão da porção intermediária é cerca de 1/2 da extensão do núcleo e a extensão da porção traseira é cerca de 1/4 da extensão do núcleo. Essas dimensões fornecem um formato ideal para o núcleo.
[019] O núcleo pode compreender polpa celulósica tipo "fluff", tecido, materiais de espuma absorventes ou materiais não tecidos absorventes como o material absorvente. Preferencialmente, o núcleo compreende polpa celulósica tipo "fluff", que é fácil de ser processada e, desse modo, torna o núcleo fácil de ser fabricado enquanto uma capacidade de absorção muito boa pode ser fornecida.
[020] A invenção também se refere a um processo para a produção de um núcleo absorvente. O processo compreende:a. fornecer uma roda de formação de camada;b. fornecer uma polpa celulósica tipo "fluff" como um material absorvente com características absorventes e um material superabsorvente, e manter o material absorvente e o material superabsorvente dentro da roda de formação de camadac. montar um molde permeável a ar que tem o formato do núcleo, de acordo com a invenção, na roda;d. girar a roda e extrair o material absorvente e o material superabsorvente para o interior do molde e formar, assim, o núcleo que tem o formato de acordo com a invençãoe. expelir a estrutura de núcleo do molde; ef. conduzir a estrutura de núcleo através de um rolo de calandragem para comprimir a estrutura de núcleo para construção unitária.
[021] Através desse processo, o núcleo da presente invenção pode ser facilmente produzido, especialmente na estrutura uniforme que é desejada.
[022] O material absorvente e o material superabsorvente são extraídos para o interior do molde por meio de vácuo disposto dentro da roda de formação de camada giratória.
[023] O núcleo é expelido do molde por meio de um fluxo de ar disposto para soprar para fora a partir do interior da roda de formação de camada.
[024] O material absorvente é polpa celulósica tipo "fluff" fornecida na forma de um rolo, em que a etapa de fornecer material absorvente compreende adicionalmente conduzir o rolo de polpa celulósica tipo "fluff" para um dispositivo de moagem para moer o material em polpa fibrosa.
[025] Os processos de formação de camada são, por exemplo, descritos nos documentos no US 4 765 780, no SE 9401542-7 e no EP 1253231 e no WO 2010/015052.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[026] A Figura 1 mostra, de modo esquemático, um exemplo de um núcleo absorvente, de acordo com a invenção.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[027] A Figura 1 é uma vista esquemática de um núcleo absorvente 3 em conformidade com a presente invenção, visto a partir de cima. O núcleo 3 compreende um material absorvente com características absorventes e um material superabsorvente. O núcleo tem uma primeira extensão em uma direção longitudinal e uma segunda extensão em uma direção transversal. O núcleo tem uma linha central longitudinal A que se estende através do núcleo. A linha central longitudinal A é localizada entre uma primeira porção longitudinal I e uma segunda porção longitudinal II. A primeira e a segunda porções longitudinais I; II são simétricas ao redor da linha central longitudinal A. O núcleo tem uma porção frontal a1, uma porção intermediária a2 e uma porção traseira a3 que se estendem em uma direção longitudinal do núcleo 3 a partir da parte frontal do núcleo 3 para a parte traseira do núcleo 3. A extensão longitudinal da porção frontal a1 é cerca de 1/4 da extensão longitudinal do núcleo 3, a extensão longitudinal da porção intermediária a2 é cerca de 1/2 da extensão longitudinal do núcleo 3 e a extensão longitudinal da porção traseira a3 é cerca de 1/4 da extensão do núcleo 3.
[028] A porção frontal a1 compreende nas respectivas primeira e segunda porções longitudinais I; II primeiras porções de segmento circulares imageadas por espelho 11; 11’ que se estendem em uma direçãolongitudinalmente para frente do núcleo a partir de um primeiro ponto de transição T1. Uma direção longitudinal para frente do núcleo 3 é na direção para e sobre a porção frontal a1 do núcleo 3. O primeiro ponto de transição T1 é localizado na linha central A na intersecção entre as porções de segmento circulares 11, 11’. As primeiras porções de segmento circulares 11; 11’ se estendem na direção para frente sobre o ponto de transição T1 e a partir do ponto de transição T1 em um ângulo agudo β. β é definido como o ângulo entre a linha central A e a linha tangente das porções de segmento circulares 11; 11’, em que a linha tangente é a linha tangente no ponto de transição T1 das respectivas porções de segmento circulares 11; 11’. O ângulo β pode ser de 30 a 70o, preferencialmente 40 a 60 o e, mais preferencialmente, 45 a 55 o de modo a obter um formato ideal para a porção frontal do núcleo.
[029] A porção frontal a1 compreende adicionalmente nas primeira e segunda porções longitudinais I; II primeiras linhas de borda imageadas por espelho 13; 13’, para as quais as porções de segmento circulares 11; 11’ transicionam direta ou indiretamente por meio de umaconexão curvada suave. O núcleo 3 tem uma primeira largura máxima M1 na porção frontal a1 antes de transição das porções de segmento circulares 11; 11’ para as primeiras linhas de borda afuniladas 13; 13’. A primeira largura máxima M1 é de 35 a 50 mm, preferencialmente, de 36 a 40 mm para obter alta absorção enquanto o formato do núcleo se adapta à anatomia do usuário. As porções de segmento circulares 11; 11’ podem transicionar para asprimeiras linhas de borda afuniladas 13; 13’ na primeira largura máxima M1 de seção frontal a1 ou abaixo da primeira largura máxima M1 da seção frontal a1. É importante que M1 tenha uma largura suficiente para garantir que o núcleo seja confortável durante o uso. A largura M1 deve ser suficiente para cobrir os lábios, enquanto a largura deve ser pequena o bastante para não se estender para fora das bordas da roupa íntima pretendida. Constatou-se que a largura acima satisfaz essas exigências. A partir da transição, as primeiras linhas de borda 13; 13’ se afunilam em direção à porção intermediária a2 e em direção à linha central A do núcleo em um ângulo α, sendo que α é de 15 a 45°. Um ângulo maior do que 45° leva a uma porção frontal ampla que pode não caber completamente dentro da porção de gancho da peça íntima. Um ângulo menor do que 15° leva a uma porção frontal estreita a1 que pode não ter capacidade de absorção suficiente ou abrangência para garantir que a descarga de fluidos não alcance as peças íntimas. As primeiras linhas de borda 13; 13’ se afunilam para segundos pontos de transição T2, T2’ localizados entre a porção frontal a1 e a porção intermediária a2. A distância entre os segundos pontos de transição T2; T2’ é a largura M2 do núcleo 3. M2 é de 20 a 34 mm, preferencialmente, de 24 a 28 mm.
[030] A porção intermediária a2 compreende nas respectivas primeira e segunda porções longitudinais I; II primeiras porções de borda convexas imageadas por espelho 15; 15’ que se estendem entre os segundos pontos de transição T2; T2’ e os terceiros pontos de transição T3; T3’. Os terceiros pontos de transição T3; T3’ são localizados entre a porçãointermediária a2 e a porção traseira a3. O comprimento das porções de borda convexas 15; 15’ em relação à linha central A é de 50 a 60% do comprimento total da linha central A do núcleo e têm uma altura máxima h1; h1’ do arco na direção transversal do núcleo de 1 a 10 mm. O comprimento total das bordas convexas 15; 15’ é, desse modo, determinado pela distância D1; D1’ entre os segundos pontos de transição T2; T2’ e os terceiros pontos de transição T3; T3’ na direção ao longo da linha central A e a altura máxima h1; h1’. A altura máxima h1; h1’ é medida a partir de uma linha que se estendelongitudinalmente que coincide com a distância D1; D1’ até o ponto mais alto nas bordas convexas 15; 15’. A localização da altura máxima h1; h1’ coincide com a localização da segunda largura máxima M3 da porção intermediária a2. É importante que M3 tenha uma largura suficiente para garantir que a quantidade máxima da descarga se estabeleça no núcleo e não fora do núcleo durante o uso, enquanto a largura deve ser pequena o bastante para não se estender fora das bordas da roupa íntima pretendida. Desse modo, os problemas de vazamento podem ser evitados. As bordas convexas 15; 15’ aperfeiçoam adicionalmente a adaptação do núcleo à anatomia do usuário, enquanto a capacidade de absorção também é aperfeiçoada. A transição entre as primeiras linhas de borda 13; 13’ e as primeiras porções de borda convexas 15; 15’ pode ser uma transição contínua, suave. A transição entre as primeiras linhas de borda 13; 13’ e as primeiras porções de borda convexas 15; 15’ pode ser alternativamente uma transição descontínua, isto é, uma transição em que as primeiras linhas de borda 13; 13’ e as primeiras porções de borda convexas 15; 15’ formam um entalhe na transição. .
[031] A porção traseira a3 compreende segundas linhas de borda 17; 17’ que se estendem entre os terceiros pontos de transição T3; T3’ e os quartos pontos de transição T4; T4’. As segundas linhas de borda 17; 17’ são essencialmente retas ou levemente arqueadas. A transição entre as primeiras porções de borda convexas 15; 15’ e as segundas linhas de borda 17; 17’ é, preferencialmente, uma transição contínua, suave. As segundas linhas de borda 17; 17’ se afunilam em direção a uma extremidade traseira T5 e à linha central A do núcleo em um ângulo Y. O ângulo Y é definido como o ângulo entre uma extensão da distância D1 que passa através do ponto de transição T3; T3’ e uma linha tangente das primeiras porções de borda convexas 15; 15’, em que a linha tangente é a linha tangente no ponto de transição T3; T3’ das respectivas primeiras porções de borda convexas 15; 15’. O ângulo Y pode ser, por exemplo, 3 a 20o, preferencialmente, 5 a 15 o e, mais preferencialmente, 7 a 11 o. As segundas linhas de borda 17; 17’ se afunilam para um quarto ponto de transição T4, T4’ a partir do qual as segundas linhas de borda 17; 17’ transicionam para uma porção de extremidade traseira 19 que une as linhas de borda 17; 17’ em conjunto. Preferencialmente, e conforme mostrado na Figura 1, a porção de extremidade traseira 19 é semicircular ou tem um formato de um segmento circular. Entretanto, a porção traseira de extremidade pode ter um formato de linha reta que conecta as segundas linhas de borda 17; 17’. A porção traseira afilada a3 torna o núcleo fácil de se adaptar a diferentes tipos de peças íntimas, tais como peças íntimas do tipo tanga. A transição entre as segundas linhas de borda 17; 17’ e a porção de extremidade traseira de segmento semicircular ou circular 19 é preferencialmente uma transição contínua, suave. O comprimento total do núcleo 3 entre o primeiro ponto de transição T1 e a extremidade traseira T5 do núcleo 3 é de 100 a 150 mm, preferencialmente de 120 a 135 mm e, mais preferencialmente, de 126 a 131 mm.
[032] O núcleo absorvente 3 é fabricado apropriadamente a partir de um material de fibra adequado na forma de fibras naturais ou sintéticas com características absorventes, ou uma mistura de fibras naturais e fibras sintéticas ou outros materiais absorventes de um tipo previamente revelado que são adequados para uso em, por exemplo, protetores de calcinha. Preferencialmente, o material absorvente do núcleo compreende ou consiste em polpa celulósica tipo "fluff". O núcleo absorvente 3 também pode compreender uma proporção predeterminada, por exemplo 10 a 30%, de material superabsorvente, ou seja, materiais poliméricos na forma de partículas, fibras, flocos ou similares, que tem a capacidade de absorver e ligar quimicamente líquido equivalente a diversas vezes seu próprio peso para formar um gel aquoso. Isso confere uma capacidade absorvente de líquido muito alta ao núcleo absorvente acabado 3 enquanto mantém um núcleo macio para conforto.
[033] A primeira e a segunda porções I; II são projetadas e dispostas de modo que as mesmas sejam simétricas uma em relação à outra ao redor da linha de centro longitudinal A do núcleo. Isso é importante de modo que o núcleo seja situado simetricamente no corpo de usuário quando em uso. Pela expressão "simétrica ao redor da linha de centro longitudinal A" entende- se, no presente documento, que cada ponto na primeira ou na segunda porções em um lado da linha de centro longitudinal A tenha um ponto correspondente no lado oposto da linha de centro longitudinal A; sendo que os dois pontos são relacionados um ao outro através de reflexo em um plano localizado na linha de centro longitudinal A. A primeira porção longitudinal localizada em um lado da linha de centro longitudinal A é, portanto, a imagem espelhada da segunda porção longitudinal localizada no outro lado da linha de centro longitudinal A.
[034] O núcleo absorvente 3 também tem, preferencialmente, bordas arredondadas para conforto aumentado.
[035] Os sinais de referência mencionados nas reivindicações não devem ser vistos como limitantes da extensão da matéria protegida pelas reivindicações, e sua única função é tornar as reivindicações mais fáceis de serem entendidas.
[036] Conforme será observado, a invenção tem a capacidade de modificação em vários aspectos óbvios, todas sem se afastar do escopo das reivindicações anexas. Consequentemente, as figuras e a descrição devem ser consideradas como de natureza ilustrativa, e não restritiva.

Claims (16)

1. NÚCLEO ABSORVENTE (3), destinado para o uso em umproduto absorvente tal como um protetor de calcinha, sendo que o núcleo (3) compreende um material absorvente com características absorventes e um material superabsorvente, em que o núcleo (3) tem uma primeira extensão em uma direção longitudinal e uma segunda extensão em uma direção transversal, e o núcleo (3) tem uma linha central longitudinal (A) que se estende através do núcleo (3) e localizada entre uma primeira porção longitudinal (I) e uma segunda porção longitudinal (II), sendo que a primeira e a segunda porções longitudinais (I; II) são simétricas ao redor da linha central longitudinal (A), e em que o núcleo (3) tem uma porção frontal (a1), uma porção intermediária (a2) e uma porção traseira (a3) que se estendem em uma direção longitudinal do núcleo (3), caracterizado por:a porção frontal (a1) compreender nas respectivas primeira e segunda porções longitudinais (I; II)primeiras porções de segmento circulares imageadas por espelho (11; 11’) que se estendem em uma direção longitudinalmente para frente do núcleo (3) a partir de um primeiro ponto de transição (T1), localizado na linha central (A) entre as porções de segmento circulares (11, 11’), em um ângulo agudo β entre a linha central (A) e uma tangente em um ponto de ponto de transição (T1) em relação às porções de segmento circulares (11; 11’),primeiras linhas de borda (13; 13’), para as quais as porções de segmento circulares (11, 11’) transicionam, se afunilando em direção à porção intermediária (a2) e em direção à linha central (A) do núcleo (3) em um ângulo α que é de 15 a 45°, e em que as primeiras linhas de borda (13; 13’) se afunilam para um segundo ponto de transição (T2, T2’) localizado entre a porção frontal (a1) e a porção intermediária (a2);a porção intermediária (a2) compreende nas respectivas primeira e segunda porções longitudinais (I; II) primeiras porções de borda convexas imageadas por espelho (15; 15’) que se estendem entre os segundos pontos de transição (T2, T2’) e os terceiros pontos de transição (T3; T3’), sendo que os terceiros pontos de transição (T3; T3’) são localizados entre a porçãointermediária (a2) e a porção traseira (a3), em que o comprimento das porções de borda convexas (15; 15’) em relação à linha central (A) é de 50 a 60% do comprimento total da linha central (A) do núcleo (3) e têm uma altura máxima (h1; h1’) do arco na direção transversal do núcleo (3) de 1 a 10 mm; ea porção traseira (a3) compreende segundas linhas de borda (17;17’) que se afunilam em direção a uma extremidade traseira (T5) e à linha central (A) do núcleo (3) em um ângulo (Y) que é de 3 a 15°, e em que as segundas linhas de borda (17; 17’) se afunilam para um quarto ponto detransição (T4, T4’) a partir do qual as segundas linhas de borda (17; 17’) transicionam para uma porção de extremidade traseira (19) que une as linhas de borda (17; 17’) em conjunto.
2. NÚCLEO ABSORVENTE (3), de acordo com areivindicação 1, caracterizado pela porção de extremidade traseira (19) ser semicircular ou tem um formato de um segmento circular.
3. NÚCLEO ABSORVENTE (3), de acordo com qualquer umadas reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo núcleo (3) ser de uma construção unitária.
4. NÚCLEO ABSORVENTE (3), de acordo com qualquer umadas reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo comprimento total do núcleo (3) entre o primeiro ponto de transição (T1) e a extremidade traseira (T5) do núcleo (3) ser de 100 a 150 mm, preferencialmente, de 120 a 135 mm e, mais preferencialmente, de 126 a 131 mm.
5. NÚCLEO ABSORVENTE (3), de acordo com qualquer umadas reivindicações 1 a 4, caracterizado por uma primeira largura máxima (M1) do núcleo (3) na porção frontal (a1) antes da transição para as primeiras linhas de borda afuniladas (13; 13’) ser de 35 a 50 mm, preferencialmente, de 36 a 40 mm.
6. NÚCLEO ABSORVENTE (3), de acordo com qualquer umadas reivindicações 1 a 5, caracterizado por uma largura (M2) do núcleo (3) entre os segundos pontos de transição (T2; T2’) ser de 20 a 34 mm,preferencialmente, de 24 a 28 mm.
7. NÚCLEO ABSORVENTE (3), de acordo com qualquer umadas reivindicações 1 a 6, caracterizado por uma segunda largura máxima (M3) do núcleo (3) na porção intermediária (a2) no ponto de altura máxima (h1, h1’) ser de 25 a 45 mm, preferencialmente, de 27 a 31 mm, sendo que a segunda largura máxima (M3) é pelo menos 1 mm mais larga do que a largura (M2) do núcleo (3) entre os segundos pontos de transição (T2; T2’).
8. NÚCLEO ABSORVENTE (3), de acordo com qualquer umadas reivindicações 1 a 7, caracterizado pela quantidade do material superabsorvente ser de 10 a 30% em peso do peso total do núcleo absorvente (3), preferencialmente, de 15 a 20% em peso.
9. NÚCLEO ABSORVENTE (3), de acordo com qualquer umadas reivindicações 1 a 8, caracterizado pela espessura do núcleo (3) ser de 1,5 a 3,4 mm, preferencialmente, de 2,2 a 3,0 mm.
10. NÚCLEO ABSORVENTE (3), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pela densidade do núcleo (3) ser de 100 a 180 kg/m3, preferencialmente, de 120 a 145 kg/m3.
11. NÚCLEO ABSORVENTE (3), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pela extensão longitudinal da porção frontal (a1) ser de 1/4 da extensão do núcleo (3), a extensão da porção intermediária (a2) ser de 1/2 da extensão do núcleo (3) e a extensão da porção traseira (a3) ser de 1/4 da extensão do núcleo (3).
12. NÚCLEO ABSORVENTE (3), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por compreender polpa celulósica tipo "fluff", tecido, materiais de espuma absorventes ou materiais não tecido absorventes como o material absorvente.
13. PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE NÚCLEO ABSORVENTE (3), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 12, em que o processo é caracterizado por compreender:a) fornecer uma roda de formação de camada;b) fornecer uma polpa celulósica tipo "fluff" como um material absorvente com características absorventes e um material superabsorvente, e manter o material absorvente e o material superabsorvente dentro da roda de formação de camada;c) montar um molde permeável a ar que tem o formato do núcleo (3), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, na roda;d) girar a roda e extrair o material absorvente e o material superabsorvente para o interior do molde e formar, assim, o núcleo (3) que tem o formato conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5;e) expelir a estrutura de núcleo do molde; ef) conduzir a estrutura de núcleo através de um rolo de calandragem para comprimir a estrutura de núcleo para construção unitária.
14. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo material absorvente e o material superabsorvente serem extraídos no interior do molde por meio de vácuo disposto dentro da roda de formação de camada giratória.
15. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 14, caracterizado pelo núcleo (3) ser expelido do molde por meio de um fluxo de ar disposto para soprar para fora a partir do interior da roda de formação de camada.
16. PROCESSO, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 13 a 15, caracterizado pelo material absorvente ser polpa celulósica tipo "fluff" fornecida na forma de um rolo, em que a etapa de fornecer material absorvente compreende adicionalmente conduzir o rolo de polpa celulósica tipo "fluff" a um dispositivo de moagem para moer o material em polpa fibrosa.
BR112016026077-5A 2014-05-15 Núcleo absorvente e processo para a produção de núcleo absorvente BR112016026077B1 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016026077B1 true BR112016026077B1 (pt) 2021-11-30

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6341395B2 (ja) 吸収性コア
RU2426522C2 (ru) Поглощающее изделие с улучшенной прилегаемостью и защитой от утечек
JP6324542B2 (ja) 吸収性製品
CN113164307B (zh) 具有改进的贴合性的一次性卫生物品
WO2018021144A1 (ja) 吸収性物品
BR112016026077B1 (pt) Núcleo absorvente e processo para a produção de núcleo absorvente
JP5306012B2 (ja) 吸収性物品
CN113164305B (zh) 具有改进的贴合性的一次性卫生物品
JP7195096B2 (ja) 生理用ナプキン
CN113164306B (zh) 具有改进的贴合性的一次性卫生物品
BR112016026078B1 (pt) Produto absorvente
JP2022534584A (ja) 第1の印刷パターンと第2の印刷パターンとを備えた吸収パッド
CN104688439A (zh) 一种一次性吸收物品
JP2022534948A (ja) 弾性要素を含む吸収性パッド
JP2020014774A (ja) 吸収体および吸収性物品
BR112020001859A2 (pt) artigo de higiene descartável
BR112019015182B1 (pt) Artigo de higiene descartável e método para a fabricação de um artigo descartável
TH107232A (th) ผลิตภัณฑ์ดูดซึม