BR112016021396B1 - Métodos e nós em uma rede de comunicação sem fio - Google Patents

Métodos e nós em uma rede de comunicação sem fio Download PDF

Info

Publication number
BR112016021396B1
BR112016021396B1 BR112016021396-3A BR112016021396A BR112016021396B1 BR 112016021396 B1 BR112016021396 B1 BR 112016021396B1 BR 112016021396 A BR112016021396 A BR 112016021396A BR 112016021396 B1 BR112016021396 B1 BR 112016021396B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
network node
mobile station
timing information
operating
monitoring
Prior art date
Application number
BR112016021396-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112016021396A2 (pt
Inventor
Pablo Soldati
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd.
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd. filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd.
Priority claimed from PCT/EP2014/055763 external-priority patent/WO2015139778A1/en
Publication of BR112016021396A2 publication Critical patent/BR112016021396A2/pt
Publication of BR112016021396B1 publication Critical patent/BR112016021396B1/pt

Links

Abstract

MÉTODOS E NÓS EM UMA REDE DE COMUNICAÇÃO SEM FIO. Primeiro nó de rede (110) e método (600) no mesmo, para fornecer informações sobre temporização de pelo menos um outro nó de rede (120), operando em modo DTX. O primeiro nó de rede (110) compreende um processador (720), configurado para determinar informações sobre temporização para monitorar periodicamente o dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo DTX, com base em características de tempofrequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido pelo dito pelo menos um outro nó de rede (120) a ser monitorado. Adicionalmente, o primeiro nó de rede (110) compreende um transmissor (730), configurado para transmitir um sinal compreendendo ditas informações sobre temporização, associadas a monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo DTX, para a pelo menos uma estação móvel (130). Além disso, uma estação móvel (130) configurada para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede (120) e um método (800) no mesmo é revelado.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[0001] As implantações descritas no presente documento se relacionam de modo geral a um primeiro nó de rede, um método em um primeiro nó de rede, uma estação móvel e um método em uma estação móvel. Em particular, um mecanismo é descrito no presente documento, para habilitar a estação móvel a monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede, operando em modo de transmissão descontínua.
ANTECEDENTES
[0002] Uma estação móvel, também conhecida como um Equipamento de Usuário (UE), terminal sem fio e/ou terminal móvel é habilitada para se comunicar sem utilização de fio em uma rede de comunicação sem fio, algumas vezes também referida como um sistema de rádio celular. A comunicação pode ser feita, por exemplo, entre equipamento de usuário, entre um equipamento de usuário e um telefone conectado por fio e/ou entre um equipamento de usuário e um servidor por meio de uma Rede de Acesso por Rádio (RAN) e possivelmente uma ou mais redes de núcleo. A comunicação sem fio pode compreender vários serviços de comunicação tais como voz, mensagem, dados de pacote, vídeo, difusão, etc.
[0003] A estação móvel pode adicionalmente ser referida como telefone móvel, telefone celular, computador tipo tablet ou tipo laptop com capacidade de operar sem fio, etc. A estação móvel no presente contexto pode ser, por exemplo, dispositivos móveis portáteis, que podem ser guardados no bolso, que cabem na mão, compreendidos em computador, ou montados em veículo, habilitados para comunicar voz e/ou dados, por meio da rede de acesso por rádio, com outra entidade, tal como outra estação móvel, uma entidade ou um servidor parado(a).
[0004] A rede de comunicação sem fio cobre uma área geográfica que é dividida em áreas de célula, com cada área de célula sendo servida por um nó de rede, nó de rede de rádio ou estação de base, por exemplo, uma Estação de Base de Rádio (RBS) ou Estação Transceptora de Base (BTS), que em algumas redes pode ser referida como “eNB”, “eNodeB”, “NodeB” ou “nó B”, dependendo da tecnologia e/ou terminologia usada(s).
[0005] Algumas vezes, a expressão “célula” pode ser usada para denotar o próprio nó de rede. Entretanto, a célula pode também em terminologia normal ser usada para a área geográfica onde cobertura de rádio é fornecida pelo nó de rede em um site de estação de base. Um nó de rede, situado no site de estação de base, pode servir uma ou diversas células. Os nós de rede podem se comunicar sobre a interface aérea operando em frequências de rádio com qualquer estação móvel dentro da faixa do respectivo nó de rede.
[0006] Em algumas redes de acesso por rádio, diversos nós de rede podem ser conectados, por exemplo, por telefones fixos ou micro-onda, a um Controlador de Rede de Rádio (RNC), por exemplo, em um Sistema de Telecomunicações Móveis Universal (UMTS). O RNC, também algumas vezes indicado pelo termo Controlador de Estação de Base (BSC), por exemplo, em GSM, pode supervisionar e coordenar várias atividades dos muitos nós de rede de rádio conectados ao mesmo. GSM é uma abreviação para Sistema Global para Comunicações Móveis (no ou original: Groupe Spécial Mobile).
[0007] Na Evolução a Longo Prazo (LTE) de Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP), nós de rede, que podem ser referidos como eNodeBs ou eNBs, podem ser conectados a uma gateway, por exemplo, uma gateway de acesso por rádio, a uma ou mais redes de núcleo. LTE se baseia nas tecnologias de rede GSM/EDGE e UMTS/HSPA, aumentando a capacidade e a velocidade usando uma interface de rádio diferente junto com aperfeiçoamentos de rede de núcleo.
[0008] LTE-Avançada, isto é, LTE Lançamento 10 e lançamentos posteriores são definidos para fornecer taxas de bit mais altas em uma maneira eficiente quanto ao custo e, ao mesmo tempo, atender completamente as exigências definidas pela União de Telecomunicação Internacional (ITU) para as Telecomunicações Móveis Internacionais (IMT) Avançadas, algumas vezes também referidas como 4G (abreviação para “quarta geração”).
[0009] No presente contexto, as expressões enlace descendente, enlace a jusante ou enlace de avanço podem ser usadas para a trajetória de transmissão do nó de rede para a estação móvel. A expressão enlace ascendente, enlace a montante ou enlace inverso pode ser usada para a trajetória de transmissão na direção oposta, isto é, da estação móvel para o nó de rede.
[0010] Espera-se que um adensamento de nós de rede de rádio leve às exigências de eficiência espectral previstas para futuras redes de acesso por rádio. Entretanto estudos mostraram que um simples adensamento de rede iria aumentar significativamente o total de custos com energia. Portanto, futuras gerações de rede de acesso por rádio densa podem ter de ser co-projetadas para serem eficientes tanto quanto ao espectro e quanto à energia.
[0011] Para atender exigências de eficiência quanto ao espectro e quanto à energia, nós de rede em redes densas podem ser dinamicamente ligados/desligados a fim de acompanhar variações de tráfego ou outras estatísticas de rede relevantes tais como variações em atividade dentro de uma célula em horas diferentes, dias diferentes, diferentes períodos do ano, etc. Em outras palavras, nós de rede podem operar em um modo de transmissão descontínua (DTX), onde um nó de rede está ativo quando existe tráfego para ser servido, e o mesmo transita para um estado inativo (também conhecido como “estado desligado”) com capacidades de transmissão e recepção limitadas em outras situações.
[0012] A incorporação de se operar em modo DTX pode ser adotada com particular vantagem para operação de célula pequena melhorada, isto é, nós de rede com uma área de cobertura pequena. Cenários típicos podem compreender dois casos: (a) uma camada de macrocélula fornecendo ampla cobertura e agrupamentos de nós de célula pequena empregados na mesma banda de frequência que a camada de macrocélula (isto é, emprego de co-canal) ou em uma banda de frequência não-contígua (isto é, não há emprego de co-canal); e: (b) agrupamentos isolados de células pequenas sem macrocobertura.
[0013] Habilitar nós de rede para operar com longos ciclos inativos seguidos por tempo ativo muito curto tem graves consequências na eficiência dos procedimentos de descoberta de célula e no consumo de energia relativo na estação móvel. O procedimento de busca de célula do sistema 3GPP LTE da técnica relacionada, por exemplo, é projetado para um emprego esparso de macroestações de base (isto é, eNodeBs) presumidas como constantemente ativas. O procedimento consiste em uma etapa de detecção de célula, pelo qual uma estação móvel adquire sincronização de tempo e frequência e realiza medições iniciais de força de sinal, acompanhada por uma fase em que a estação móvel adquire outros parâmetros de sistema cruciais que são necessários para demodular outros sinais de enlace descendente.
[0014] Pela introdução de um modo DTX para nós de rede, alguns dos ou todos os sinais tipicamente transmitidos pelo nó de rede a fim de auxiliar a estação móvel a detectar o nó de rede, sincronizar para a rede, e/ou medir a força/qualidade do sinal recebido podem ou estar ausentes ou ser transmitidos apenas esporadicamente. Em geral, o procedimento LTE de busca de célula pode não ser suficientemente veloz para habilitar a estação móvel a detectar a presença de um nó de rede em modo DTX durante o curto período de tempo em que o nó de rede está ativo. Portanto, novos mecanismos e sinais são necessários para que a estação móvel descubra nós de rede em estado inativo.
[0015] Com essa finalidade, em alguns sistemas 3GPP LTE- Avançada, sinais de descoberta de enlace descendente podem ser transmitidos por nós de rede no estado inativo de um modo de transmissão descontínua (DTX) para habilitar a estação móvel a acelerar a detecção de nós de rede inativos. Tais sinais de descoberta podem compreender Sinais de Referência de Descoberta (DRS), transmitidos em curtos surtos periódicos de sinais de enlace descendente, por nós de rede em um estado inativo enquanto operando em modo DTX. Além disso, sincronização inicial pode ser feita pela estação móvel, por exemplo, medições de Gerenciamento de Recurso de Rádio (RRM) e/ou Gerenciamento de Enlace de Rádio (RLM). Sinais candidatos incluem sinais de sincronização existentes tais como, isto é, Sinais de Sincronização Primário e Secundário (PSS/SSS) e/ou sinais de referência existentes tais como, por exemplo, Sinais de Referência de Informações de Estado de Canal (CSI-RS), Sinais de Referência de Posicionamento (PRS), versão modificada dos sinais de sincronização e sinais de referência de LTE, ou uma combinação dos mesmos.
[0016] Em particular, sinais de descoberta no 3GPP LTE-A foram estudados em relação a dois problemas em particular: 1) melhorar o desempenho de detecção de células ativas quando empregadas de maneira densa; e 2) habilitar a descoberta de pequenas células em estado inativo. As exigências e soluções para detectar uma célula pequena nesses dois casos, entretanto, podem ser razoavelmente diferentes. Em ambos os casos, entretanto, é fundamental assegurar descoberta eficiente quanto à energia na estação móvel dos nós de rede operando em modo DTX.
[0017] Um inconveniente da solução da técnica anterior descrita é que procedimentos de busca de célula existentes são projetados para detectar nós de rede que estão sempre ativos e transmitem sinais de referência de enlace descendente a intervalos e recursos de tempo-frequência conhecidos. Como os sinais de referência de descoberta podem mudar de maneira flexível a periodicidade, os recursos de tempo-frequência usados, e o tipo de sinal, os procedimentos de busca de célula existentes não podem assegurar detecção e medições de força de sinal suficientemente rápidas quando um nó de rede operando em modo DTX transita para estado ativo. Detectar nós de rede inativos com procedimentos de busca de célula da técnica anterior pode exigir um tempo mais longo, desse modo afetando o consumo de energia da estação móvel e pode contribuir para descarregar a bateria, que tipicamente tem uma capacidade limitada em uma estação móvel, como em qualquer equipamento eletrônico portátil devido a exigências de tamanho e portabilidade.
[0018] Em algumas outras técnicas anteriores previamente conhecidas, a probabilidade de detecção de um grande número de células é maximizada ou combinando-se DRS com técnicas de detecção melhoradas na estação móvel com base em cancelamento de interferência ou por transmissão sincronizada de sinais de descoberta em agrupamentos de células, respectivamente. Sinais de referência de descoberta candidatos para a terceira técnica anterior são sinais CSI-RS ortogonais ou sinais PRS com deslocamentos de subportadora.
[0019] Um inconveniente com essas soluções da técnica anterior é que maximizar a probabilidade de detecção de nós de rede operando em modo DTX exige que a estação móvel prolongue a detecção e as medições, desse modo não sendo eficiente quanto à energia e encurtando o tempo de recarga da bateria da estação móvel.
[0020] Em mais uma solução da técnica anterior previamente conhecida, a assistência de rede associada à configuração DRS é fornecida pelo nó de rede de serviço para a estação móvel servida para auxiliar a monitorar nós de rede operando em modo DTX. A assistência de rede pode incluir informações associadas a um ou mais no grupo de: uma temporização de sincronização aproximada de um ou múltiplos nós de rede operando em modo DTX, de modo a reduzir o esforço de estação móvel para detecção de célula por evitar a sincronização para o agrupamento de células; informações de ID de Célula Física (PCI) para identificar os nós de rede vizinhos em estado inativo que se exige que a estação móvel monitore; tipo de sinal DRS, por exemplo, padrão tempo-frequência, porta de antena, etc.
[0021] Similarmente, inconvenientes de assistência de rede com base na técnica anterior são que as informações fornecidas pela assistência de rede visam aperfeiçoar a probabilidade de detecção dos outros nós de rede operando em modo DTX, mas não é energia eficiente para a estação móvel; efetivamente pode ser bem o oposto.
[0022] Em uma solução da técnica anterior conhecida adicionalmente, a assistência de rede fornece informações sobre temporização associadas ao tempo de reativação de outros nós de rede operando em modo DTX a serem monitorados, de modo a habilitar a estação móvel a determinar se ou não e quando monitorar um nó de rede inativo.
[0023] Um inconveniente com tal solução da técnica anterior é que se exige que a rede mantenha um controle rigoroso sobre a estação móvel com frequentes atualizações de informações ao custo de grande sobrecarga de sinalização, o que diminui a capacidade total do sistema.
[0024] Em mais uma aplicação adicional da técnica anterior, um nó de rede em estado inativo codifica informações sobre temporização associadas ao tempo de reativação do mesmo dentro do sinal DRS, desse modo habilitando a estação móvel a determinar se continuar ou não monitorando o nó inativo e realizar sincronização e medições iniciais (por exemplo, se o tempo de reativação é iminente) ou retomar o monitoramento do nó de rede mais tarde, economizando assim energia.
[0025] Um inconveniente desse método da técnica anterior é que se requer uma complexidade de detecção potencialmente alta na estação móvel, devido ao número de casos para ser testados, por exemplo, por decodificação cega, desse modo novamente reduzindo a eficiência de energia da descoberta de nós de rede inativos, descarregando a energia da limitada bateria da estação móvel.
[0026] Portanto, soluções eficientes quanto à energia, não apenas no lado de rede, mas também no lado de estação móvel, para monitorar nós de rede operando em modo DTX com sobrecarga de sinalização reduzida são desejáveis.
SUMÁRIO
[0027] É, portanto, um objetivo prevenir pelo menos algumas das desvantagens acima mencionadas e habilitar uma estação móvel para monitorar periodicamente um nó de rede em estado inativo, dentro de uma rede de comunicação sem fio.
[0028] Esse e outros objetivos são conseguidos pelas incorporações das reivindicações independentes anexas. Formas de implantação adicionais são evidentes a partir das reivindicações dependentes, da descrição e das figuras.
[0029] De acordo com um primeiro aspecto, um primeiro nó de rede é fornecido, configurado para fornecer informações sobre temporização com relação a pelo menos um outro nó de rede, para pelo menos uma estação móvel. O primeiro nó de rede compreende um processador, configurado para determinar informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do pelo menos um outro nó de rede a ser monitorado. Além disso, o primeiro nó de rede compreende um transmissor, configurado para transmitir um sinal compreendendo as informações sobre temporização, associado a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, para a pelo menos uma estação móvel.
[0030] Desse modo, detecção de célula e monitoramento periódico tempestivos e eficientes quanto à energia, tais como medições de sinal na estação móvel, são assegurados, quando outros nós de rede na rede de comunicação sem fio podem operar em um modo de transmissão descontínua de ciclo de funcionamento baixo. Além disso, por habilitar um breve tempo de monitoramento periódico para a estação móvel, distribuído para as ocasiões periódicas quando o outro nó de rede transmite sinais, a energia é economizada e o tempo operativo de bateria da estação móvel é prolongado.
[0031] Em uma primeira implantação possível do primeiro nó de rede de acordo com o primeiro aspecto, o processador pode ser adicionalmente configurado para obter características de tempo-frequência de sinais de enlace descendente transmitidos por meio do pelo menos um outro nó de rede a ser monitorado.
[0032] Uma vantagem de se obter as características de tempo- frequência de sinais de enlace descendente transmitidos por meio do pelo menos um outro nó de rede é que é possível para o primeiro nó de rede fornecer informações precisas associadas à comutação de estado entre estado inativo e estado ativo do pelo menos um outro nó de rede, para a estação móvel, independentemente da relação entre o primeiro nó de rede e o outro nó de rede, por exemplo, quando tanto o primeiro nó de rede quanto o outro nó de rede são pares, ou compreender nós de célula pequena em um agrupamento de nós de célula pequena.
[0033] Em uma segunda implantação possível do primeiro nó de rede de acordo com o primeiro aspecto, ou a primeira implantação possível do primeiro aspecto, as informações sobre temporização podem compreender pelo menos uma dentre: uma hora de início, uma periodicidade de monitoramento, uma janela de monitoramento, e uma hora de finalização.
[0034] Desse modo, é possível para a estação móvel autonomamente, com base nas informações recebidas sobre temporização, decidir quando monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede, sem fazer medições desnecessárias, ou exigir tempo de medição prolongado. Desse modo, o consumo de energia da estação móvel é adicionalmente reduzido.
[0035] Em uma terceira implantação possível do primeiro nó de rede de acordo com o primeiro aspecto, ou qualquer das implantações anteriores do primeiro aspecto, as informações sobre temporização podem compreender uma referência a um conjunto de recursos de tempo-frequência, tais como um mapa de bits indicando um conjunto de subquadros, e/ou conjunto de blocos de recurso, para monitorar.
[0036] Uma vantagem de acordo com tal implantação é que a estação móvel é dotada de informações exatas sobre temporização associadas a recursos de tempo-frequência para monitorar periodicamente, desse modo habilitando a estação móvel a operar tempestiva e eficientemente.
[0037] Em uma quarta implantação possível do primeiro nó de rede de acordo com o primeiro aspecto, ou qualquer das implantações anteriores do primeiro aspecto, as informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua são associadas a um nó de rede individual, ou um grupo de nós de rede.
[0038] Uma vantagem de acordo com tal implantação é que a operação de monitoramento periódico da estação móvel é feita mais flexível enquanto que a sinalização de enlace descendente de informações sobre temporização pode ser um pouco reduzida, uma vez que algumas informações sobre temporização podem ser comuns a uma pluralidade de nós de rede. Desse modo esforços de processamento, a potência de sinalização e a capacidade de sinalização de rede no enlace descendente são reduzidos, devido a menos sinalização de sobrecarga, o que melhora a capacidade de transmissão do sistema e economiza consumo de energia no lado de estação móvel. Além disso, energia pode ser economizada no primeiro nó de rede. Além disso a interferência de sinal de enlace descendente é um pouco reduzida devido à sinalização de enlace descendente reduzida.
[0039] Em uma quinta implantação possível do primeiro nó de rede de acordo com o primeiro aspecto, ou qualquer das implantações anteriores, as informações sobre temporização associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua podem envolver portadoras com um ou com múltiplos componentes.
[0040] Desse modo informações precisas quanto à temporização e frequência são fornecidas para a estação móvel, habilitando a estação móvel a aumentar a precisão no monitoramento periódico do outro nó de rede, acarretando consumo de energia adicionalmente diminuído. Desse modo a potência de bateria é economizada na estação móvel.
[0041] Em uma sexta implantação possível do primeiro nó de rede de acordo com o primeiro aspecto, ou qualquer das implantações anteriores, as informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua podem ser específicas para uma ou mais ações de monitoramento compreendendo: detectar sinais de descoberta de enlace descendente; medir periodicamente sinais de descoberta de enlace descendente; e relatar medições de sinais de descoberta de enlace descendente da estação móvel para pelo menos um nó de rede.
[0042] Desse modo, flexibilidade adicional é fornecida durante a operação de monitoramento periódico da estação móvel, uma vez que diferentes informações sobre temporização tais como periodicidade diferente podem ser aplicadas a diferentes operações de monitoramento, levando a uma eficiência aumentada do sistema.
[0043] Em uma sétima implantação possível do primeiro nó de rede de acordo com o primeiro aspecto, ou qualquer das implantações anteriores, as informações sobre temporização associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, transmitidas para a pelo menos uma estação móvel, podem ser sinalizadas por sinalização de Controle de Recurso de Rádio de camada mais alta e/ou por meio de um canal de controle de enlace descendente de camada física.
[0044] Uma vantagem dessa implantação compreende flexibilidade aumentada na sinalização de informações sobre temporização.
[0045] Em uma oitava implantação possível do primeiro nó de rede de acordo com o primeiro aspecto, ou qualquer das implantações anteriores, o sinal transmitido pode ser específico de estação móvel, ou específico de grupo de estações móveis.
[0046] Essa incorporação que melhora a flexibilidade tem a vantagem adicional de se dirigir, por exemplo, a todas as, ou a um subconjunto de todas as estações móveis dentro de uma célula quando está transmitindo o sinal que compreende informações sobre temporização. Desse modo a sobrecarga de sinalização para controlar a operação de monitoramento periódico das estações móveis na célula é diminuída. Assim, esforços de processamento, potência de sinalização e capacidade de sinalização de rede no enlace descendente são reduzidos, devido a menos sinalização de sobrecarga, levando a uma economia de energia no primeiro nó de rede. Além disso a interferência de sinal de enlace descendente é um pouco reduzida devido à sinalização de enlace descendente reduzida.
[0047] Em uma nona implantação possível do primeiro nó de rede de acordo com o primeiro aspecto, ou qualquer das implantações possíveis anteriores, o primeiro nó de rede compreende um receptor, configurado para receber, a partir de pelo menos uma estação móvel, uma indicação de um conjunto de informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, cujo conjunto foi selecionado pela estação móvel; e em que o processador é adicionalmente configurado para determinar informações sobre temporização para o monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, com base na indicação recebida do conjunto de informações sobre temporização.
[0048] Uma vantagem pela habilitação de uma estação móvel para determinar informações sobre temporização e fornecer uma indicação de tais informações sobre temporização para o primeiro nó de rede é que a operação de monitoramento da estação móvel individual pode ser adaptada para restrições individuais, exigências ou desempenho da estação móvel. Por exemplo, a ação de monitoramento pode ser inibida quando o usuário da estação móvel está parado em sua casa à noite, etc. Assim esforços de processamento e desse modo tempo e potência de bateria são economizados na estação móvel, fornecendo prolongado tempo operativo de bateria da estação móvel sem perda no desempenho experimentado pelo usuário.
[0049] Em uma décima implantação possível do primeiro nó de rede de acordo com o primeiro aspecto, ou qualquer das implantações possíveis anteriores, as informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua podem ser determinadas com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do pelo menos um outro nó de rede a ser monitorado, durante um estado inativo do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua.
[0050] Assim um breve, mas exato tempo de monitoramento periódico para a estação móvel é fornecido, distribuído para as ocasiões periódicas quando o outro nó de rede transmite sinais, o tempo operativo de bateria da estação móvel é prolongado.
[0051] De acordo com um segundo aspecto, um método é fornecido, para uso em um primeiro nó de rede. O método visa fornecer informações sobre temporização de pelo menos um outro nó de rede, operando em modo de transmissão descontínua, para uma estação móvel. O método compreende determinar informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do pelo menos um outro nó de rede a ser monitorado. O método também compreende transmitir um sinal compreendendo as informações sobre temporização, associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, para a pelo menos uma estação móvel.
[0052] Desse modo, detecção de célula e monitoramento periódico tempestivos e eficientes quanto à energia, tais como medições de sinal na estação móvel são assegurados, quando outros nós de rede na rede de comunicação sem fio operam em um modo de transmissão descontínua de ciclo de funcionamento baixo. Além disso, por habilitar um tempo exato, mas breve, de monitoramento periódico para a estação móvel, distribuído para as ocasiões periódicas quando o outro nó de rede transmite sinais, o tempo operativo de bateria da estação móvel pode ser prolongado.
[0053] Em uma primeira implantação possível do método de acordo com o segundo aspecto, o método também pode compreender obter as características de tempo-frequência de sinais de enlace descendente transmitidos por meio do pelo menos um outro nó de rede a ser monitorado.
[0054] Uma vantagem de obter as características de tempo- frequência de sinais de enlace descendente transmitidos por meio do pelo menos um outro nó de rede é que é possível para o primeiro nó de rede fornecer informações precisas associadas à comutação de estado entre estado inativo e estado ativo do pelo menos um outro nó de rede, para a estação móvel, independentemente da relação entre o primeiro nó de rede e o outro nó de rede, por exemplo, quando tanto o primeiro nó de rede quanto o outro nó de rede são pares, ou compreender nós de célula pequena em um agrupamento de nós de célula pequena.
[0055] Em uma segunda implantação possível do método de acordo com o segundo aspecto, ou a primeira implantação possível, as informações sobre temporização podem compreender pelo menos uma dentre: uma hora de início, uma periodicidade de monitoramento, uma janela de monitoramento e uma hora de finalização.
[0056] Desse modo, é possível para a estação móvel decidir autonomamente, com base nas informações recebidas sobre temporização, quando monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede, sem fazer medições desnecessárias, ou exigir tempo de medição prolongado. Desse modo, o consumo de energia da estação móvel é adicionalmente reduzido.
[0057] Em uma terceira implantação possível do método de acordo com o segundo aspecto, ou qualquer implantação anterior, as informações sobre temporização podem compreender uma referência a um conjunto de recursos de tempo-frequência, tal como um mapa de bits indicando um conjunto de subquadros, e/ou um conjunto de blocos de recurso, para monitor.
[0058] Uma vantagem de acordo com tal implantação é que a estação móvel é dotada de informações exatas sobre temporização associadas a recursos de tempo-frequência para monitorar periodicamente, desse modo habilitando a estação móvel a operar tempestiva e eficientemente.
[0059] Em uma quarta implantação possível do método de acordo com o segundo aspecto, ou qualquer implantação anterior, uma ou mais informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua podem ser associadas a um nó de rede individual ou a um grupo de nós de rede.
[0060] Uma vantagem de acordo com tal implantação é que a operação de monitoramento periódico da estação móvel é feita mais flexível enquanto a sinalização de enlace descendente de informações sobre temporização pode ser um pouco reduzida, uma vez que algumas informações sobre temporização podem ser comuns a uma pluralidade de nós de rede. Desse modo esforços de processamento, potência de sinalização e capacidade de sinalização de rede no enlace descendente são reduzidos, devido a menos sinalização de sobrecarga, o que melhora a capacidade de transmissão do sistema e economiza consumo de energia no lado de estação móvel. Além disso, energia pode ser economizada no primeiro nó de rede. Além disso interferência de sinal de enlace descendente é um pouco reduzida devido à sinalização de enlace descendente reduzida.
[0061] Em uma quinta implantação possível do método de acordo com o segundo aspecto, ou qualquer implantação anterior, as informações sobre temporização associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, podem envolver portadoras com um ou com múltiplos componentes.
[0062] Desse modo informações precisas quanto à temporização e frequência são fornecidas para a estação móvel, habilitando a estação móvel a aumentar a precisão no monitoramento periódico do outro nó de rede, acarretando consumo de energia adicionalmente diminuído. Desse modo potência de bateria é economizada na estação móvel.
[0063] Em uma sexta implantação possível do método de acordo com o segundo aspecto, ou qualquer implantação anterior, as informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua podem ser específicas para uma ou mais ações de monitoramento compreendendo: detectar sinais de descoberta de enlace descendente; medir periodicamente sinais de descoberta de enlace descendente; e relatar medições de sinais de descoberta de enlace descendente a partir da pelo menos uma estação móvel para o pelo menos um primeiro nó de rede.
[0064] Desse modo, flexibilidade adicional é fornecida durante a operação de monitoramento periódico da estação móvel, uma vez que diferentes informações sobre temporização tais como periodicidade diferente podem ser aplicadas a diferentes operações de monitoramento, levando a uma eficiência aumentada do sistema.
[0065] Em uma sétima implantação possível do método de acordo com o segundo aspecto, ou qualquer implantação anterior, as informações sobre temporização associadas à operação de monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, para serem recebidas por meio da pelo menos uma estação móvel podem ser sinalizadas por meio de sinalização de Controle de Recurso de Rádio de camada mais alta e/ou por meio de um canal de controle de enlace descendente de camada física.
[0066] Uma vantagem dessa implantação compreende flexibilidade aumentada na sinalização de informações sobre temporização.
[0067] Em uma oitava implantação possível do método de acordo com o segundo aspecto, ou qualquer implantação anterior, o sinal transmitido pode ser específico de estação móvel, ou específico de grupo de estações móveis.
[0068] Essa incorporação que melhora a flexibilidade tem a vantagem adicional de se dirigir, por exemplo, a todas as, ou a um subconjunto de todas as estações móveis dentro de uma célula quando está transmitindo o sinal que compreende informações sobre temporização. Desse modo a sobrecarga de sinalização para controlar a operação de monitoramento periódico das estações móveis na célula é diminuída. Assim esforços de processamento, potência de sinalização e capacidade de sinalização de rede no enlace descendente são reduzidos, devido a menos sinalização de sobrecarga, o que melhora a capacidade de transmissão do sistema e economiza consumo de energia no lado de estação móvel. Além disso, a interferência de sinal de enlace descendente é um pouco reduzida devido à sinalização de enlace descendente reduzida.
[0069] Em uma nona implantação possível do método de acordo com o segundo aspecto, ou qualquer implantação anterior, as informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua podem ser determinadas com base em pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do pelo menos um outro nó de rede a ser monitorado, durante um estado inativo.
[0070] Assim um tempo de monitoramento periódico breve, mas exato, para a estação móvel é fornecido, distribuído para as ocasiões periódicas quando o outro nó de rede transmite sinais, o tempo operativo de bateria da estação móvel é prolongado enquanto o monitoramento periódico pode ser conseguido pela estação móvel com desempenho melhorado.
[0071] Em uma décima implantação possível do método de acordo com o segundo aspecto, ou qualquer implantação anterior, o método compreende adicionalmente receber, da estação móvel, uma indicação de um conjunto de informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, cujo conjunto foi selecionado pela estação móvel. Além disso, a ação de determinar informações sobre temporização para monitoramento periódico pode ser com base na indicação recebida do conjunto de informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua.
[0072] Uma vantagem em habilitar a estação móvel para determinar informações sobre temporização e fornecer uma indicação de tais informações sobre temporização para o primeiro nó de rede é que a operação de monitoramento da estação móvel individual pode ser adaptada para restrições individuais, exigências ou desempenho da estação móvel. Por exemplo, a ação de monitoramento pode ser inibida quando o usuário da estação móvel está parado em sua casa à noite, etc. Assim esforços de processamento e desse modo tempo e potência de bateria são economizados na estação móvel, fornecendo prolongado tempo operativo de bateria da estação móvel sem perda no desempenho experimentado pelo usuário.
[0073] De acordo com um aspecto adicional, um programa de computador compreendendo código de programa para realizar um método em um primeiro nó de rede de acordo com o segundo aspecto, ou qualquer implantação do segundo aspecto, para fornecer informações sobre temporização com relação a pelo menos um outro nó de rede para uma estação móvel, quando o programa de computador é carregado em um processador do primeiro nó de rede, de acordo com o primeiro aspecto, ou qualquer implantação do primeiro aspecto.
[0074] Desse modo, detecção de célula e monitoramento periódico tempestivos e eficientes quanto à energia, tais como medições de sinal na estação móvel, são assegurados, quando outros nós de rede na rede de comunicação sem fio operam em um modo de transmissão descontínua de ciclo de funcionamento baixo. Além disso, por habilitar um tempo breve, mas exato, de monitoramento periódico para a estação móvel, distribuído para as ocasiões periódicas quando o outro nó de rede transmite sinais, energia é economizada e o tempo operativo de bateria da estação móvel é prolongado.
[0075] De acordo com ainda mais um aspecto adicional, um produto de programa de computador compreendendo um meio de armazenamento legível por computador que armazena código de programa no mesmo para fornecer informações sobre temporização a partir de um primeiro nó de rede, com relação a pelo menos um outro nó de rede para uma estação móvel, em que o código de programa compreendendo instruções para executar um método de acordo com o segundo aspecto. O método compreende determinar informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do pelo menos um outro nó de rede a ser monitorado. Além disso, o método também compreende transmitir um sinal compreendendo as informações sobre temporização, associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, para a pelo menos uma estação móvel.
[0076] Uma vantagem fornecida desse modo é que detecção de célula e monitoramento periódico tempestivos e eficientes quanto à energia na estação móvel são assegurados, quando outros nós de rede na rede de comunicação sem fio operam em um modo de transmissão descontínua de ciclo de funcionamento baixo. Desse modo energia é economizada na estação móvel.
[0077] De acordo com outro aspecto adicional, é fornecida uma estação móvel para, com base em informações sobre temporização recebidas de um primeiro nó de rede, monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua. A estação móvel compreende um receptor, configurado para receber um sinal do primeiro nó de rede, compreendendo informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do pelo menos um outro nó de rede a ser monitorado. Além disso, a estação móvel compreende um processador, configurado para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, de acordo com o sinal recebido.
[0078] Desse modo, detecção de célula e monitoramento periódico tempestivos e eficientes quanto à energia, tais como medições de sinal na estação móvel, são assegurados, quando outros nós de rede na rede de comunicação sem fio podem operar em um modo de transmissão descontínua de ciclo de funcionamento baixo. Além disso, por habilitar um breve tempo de monitoramento periódico para a estação móvel, distribuído para as ocasiões periódicas quando o outro nó de rede transmite sinais, energia é economizada e o tempo operativo de bateria da estação móvel é prolongado.
[0079] De acordo com uma implantação possível da estação móvel de acordo com o aspecto adicional o processador pode ser adicionalmente configurado para selecionar um conjunto de informações sobre temporização para monitorar o pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua. Além disso, a estação móvel adicionalmente pode compreender um transmissor, configurado para transmitir uma indicação do conjunto de informações sobre temporização selecionado, para pelo menos um primeiro nó de rede.
[0080] Uma vantagem em habilitar a estação móvel para selecionar um conjunto de informações sobre temporização e fornecer uma indicação de tais informações sobre temporização para o primeiro nó de rede é que a operação de monitoramento da estação móvel individual pode ser adaptada para restrições individuais, exigências e/ou desempenho da estação móvel. Por exemplo, a ação de monitoramento pode ser inibida quando o usuário da estação móvel está parado em sua casa à noite, etc. Assim esforços de processamento e desse modo tempo e potência de bateria são economizados na estação móvel, fornecendo prolongado tempo operativo de bateria da estação móvel sem perda no desempenho experimentado pelo usuário.
[0081] De acordo com outra implantação possível da estação móvel de acordo com o aspecto adicional ou qualquer implantação do mesmo, o processador pode ser adicionalmente configurado para selecionar o conjunto de informações sobre temporização com base no status de energia da estação móvel.
[0082] Uma vantagem com tal implantação é que a estação móvel pode determinar autonomamente reduzir ações de monitoramento, realizar monitoramento periódico com intervalo de temporização aumentado ou mesmo inibir ações de monitoramento periódico com base no status de energia, tal como nível de bateria restante da estação móvel. Desse modo, a potência restante em um cenário de bateria baixa pode ser economizada para ações priorizadas tais como fazer uma chamada telefônica potencialmente vital, em vez de monitoramento periódico de outros nós de rede. Assim energia pode ser economizada na estação móvel, quando a mesma for mais necessária.
[0083] De acordo com ainda outro aspecto adicional, um método é fornecido em uma estação móvel para, com base em informações sobre temporização recebidas de um primeiro nó de rede, monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua. O método compreende receber um sinal do primeiro nó de rede, compreendendo informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do pelo menos um outro nó de rede a ser monitorado. O método também compreende monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, de acordo com o sinal recebido.
[0084] Uma vantagem fornecida desse modo é que detecção de célula e monitoramento periódico tempestivos e eficientes quanto à energia na estação móvel são assegurados, quando outros nós de rede na rede de comunicação sem fio operam em um modo de transmissão descontínua de ciclo de funcionamento baixo. Além disso, por habilitar um breve tempo de monitoramento periódico para a estação móvel, distribuído para as ocasiões periódicas quando o outro nó de rede transmite sinais, energia é economizada e o tempo operativo de bateria da estação móvel é prolongado.
[0085] De acordo com uma implantação possível do método em uma estação móvel de acordo com o aspecto adicional, o método também pode compreender selecionar um conjunto de informações sobre temporização para monitorar o pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua. O método pode também compreender transmitir uma indicação do conjunto de informações sobre temporização selecionado, para pelo menos um primeiro nó de rede.
[0086] Uma vantagem em habilitar a estação móvel para selecionar um conjunto de informações sobre temporização e fornecer uma indicação de tais informações sobre temporização para o primeiro nó de rede é que a operação de monitoramento da estação móvel individual pode ser adaptada para restrições individuais, exigências e/ou desempenho da estação móvel. Por exemplo, ação de monitoramento pode ser inibida quando o usuário da estação móvel está parado em seu lar à noite, etc. Assim esforços de processamento e desse modo tempo e potência de bateria são economizados na estação móvel, fornecendo prolongado tempo operativo de bateria da estação móvel sem perda no desempenho experimentado pelo usuário.
[0087] De acordo com outra implantação possível do método de estação móvel de acordo com o aspecto adicional, ou qualquer implantação anterior do mesmo, a seleção do conjunto de informações sobre temporização pode ser feita com base no status de energia da estação móvel.
[0088] Uma vantagem com tal implantação é que a estação móvel pode determinar autonomamente reduzir ações de monitoramento, realizar monitoramento periódico com intervalo de temporização aumentado ou mesmo inibir ações de monitoramento com base no status de energia tais como nível de bateria restante da estação móvel. Desse modo, a potência restante em um cenário de bateria baixa pode ser economizada para ações priorizadas tais como fazer uma chamada telefônica potencialmente vital, em vez de monitoramento periódico de outros nós de rede. Assim energia pode ser economizada na estação móvel, quando a mesma for mais necessária.
[0089] De acordo ainda com um aspecto adicional, um programa de computador compreendendo código de programa para realizar um método de estação móvel de acordo com o aspecto adicional ou qualquer implantação do mesmo em uma estação móvel para, com base em informações sobre temporização recebidas de um primeiro nó de rede, monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, quando o programa de computador é carregado em um processador da estação móvel.
[0090] Desse modo, proveitosamente, por habilitar um breve tempo de monitoramento periódico para a estação móvel, distribuído para as ocasiões periódicas quando o outro nó de rede transmite sinais, energia é economizada e o tempo operativo de bateria da estação móvel é prolongado.
[0091] De acordo com outro aspecto adicional, um produto de programa de computador é fornecido, compreendendo um meio de armazenamento legível por computador que armazena código de programa no mesmo para, com base em informações sobre temporização recebidas de um primeiro nó de rede, habilitar uma estação móvel para monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, em que o código de programa compreende instruções para executar um método. O método compreende receber um sinal do primeiro nó de rede, compreendendo informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo- frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do dito pelo menos um outro nó de rede a ser monitorado; e monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua, de acordo com o sinal recebido.
[0092] Uma vantagem fornecida desse modo é que detecção de célula e monitoramento periódico tempestivos e eficientes quanto à energia na estação móvel são assegurados, quando outros nós de rede na rede de comunicação sem fio operam em um modo de transmissão descontínua de ciclo de funcionamento baixo. Desse modo energia é economizada na estação móvel. Além disso, por habilitar um breve tempo de monitoramento para a estação móvel, o tempo operativo de bateria da estação móvel é prolongado.
[0093] Por habilitar a estação móvel a monitorar periodicamente outro nó de rede, operando em modo de transmissão descontinuada, isto é, um longo estado inativo com capacidades de transmissão/recepção limitadas acompanhadas por um tempo ativo curto, é assegurado que a estação móvel é habilitada para detectar rápida e seguramente o outro nó de rede. Energia é economizada na estação móvel restringindo-se o monitoramento periódico a períodos quando o outro nó de rede efetivamente ou potencialmente transmite sinais. Desse modo pode ser exigido apenas um breve período de detecção para a estação móvel para detectar o outro nó de rede, e possivelmente realizar medições de sinal de sinais transmitidos periodicamente pelo outro nó de rede.
[0094] Desse modo, energia é economizada na estação móvel, o que pode prolongar o tempo de atividade de bateria entre recarga. Além disso, a sinalização reduzida dentro do sistema de comunicação gera menos interferência de enlace ascendente dentro do sistema de comunicação sem fio. Desse modo um desempenho aperfeiçoado dentro do sistema de comunicação sem fio é fornecido, enquanto o consumo de energia é reduzido, tanto do lado de rede definindo-se qualquer, ou alguns, nós de rede em modo de transmissão descontínua, quanto na estação móvel.
[0095] Outros objetivos, vantagens e novas incorporações dos aspectos descritos se tornarão evidentes a partir da descrição detalhada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0096] Várias modalidades são descritas em mais detalhe com referência aos desenhos anexos, ilustrando vários exemplos de modalidades em que:
[0097] A Figura 1 é um diagrama de blocos ilustrando uma rede de comunicação sem fio de acordo com algumas modalidades.
[0098] A Figura 2 é um diagrama de blocos ilustrando um nó de rede operando em modo DTX, transmitindo DRS em surtos periódicos.
[0099] A Figura 3 é um diagrama de blocos ilustrando uma estação móvel configurada para monitorar dois outros nós de rede operando em modo DTX.
[00100] A Figura 4 é um diagrama de blocos ilustrando uma estação móvel configurada para monitorar outros nós de rede operando em modo DTX.
[00101] A Figura 5 é um diagrama de blocos ilustrando uma estação móvel configurada para monitorar outros nós de rede operando em modo DTX.
[00102] A Figura 6 é um fluxograma ilustrando um método em um primeiro nó de rede de acordo com uma modalidade.
[00103] A Figura 7 é um diagrama de blocos ilustrando um primeiro nó de rede de acordo com uma modalidade.
[00104] A Figura 8 é um fluxograma ilustrando um método em uma estação móvel de acordo com uma modalidade.
[00105] A Figura 9 é um diagrama de blocos ilustrando uma estação móvel de acordo com uma modalidade.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[00106] Modalidades da invenção descritas no presente documento são definidas como um primeiro nó de rede, um método em um primeiro nó de rede, uma estação móvel e um método em uma estação móvel, os quais podem ser postos em prática nas modalidades descritas abaixo. Essas modalidades podem, entretanto, ser exemplificadas e realizadas em muitas formas diferentes e não devem ser limitadas aos exemplos descritos no presente documento; ao contrário, esses exemplos ilustrativos de modalidades são fornecidos de modo que essa revelação seja meticulosa e completa.
[00107] Ainda outros objetivos e incorporações podem se tornar evidentes a partir da descrição detalhada a seguir, considerada em conjunto com os desenhos anexos. Deve ser entendido, entretanto, que os desenhos são projetados somente para propósitos de ilustração e não como uma definição dos limites das modalidades reveladas no presente documento, para a qual referência deve ser feita nas reivindicações anexas. Além disso, os desenhos não são necessariamente desenhados em escala e, a menos que indicado de outra maneira, os mesmos se destinam meramente a ilustrar conceitualmente as estruturas e procedimentos descritos no presente documento.
[00108] A Figura 1 é uma ilustração esquemática de uma rede de comunicação sem fio 100 compreendendo um primeiro nó de rede 110, outro nó de rede 120 operando em modo DTX e uma estação móvel 130. A estação móvel 130 pode ser servida pelo primeiro nó de rede 110, sendo desse modo conectada à rede de comunicação sem fio 100.
[00109] A rede de comunicação sem fio 100 pode pelo menos em parte ser com base em tecnologias de acesso a rádio tais como, por exemplo, 3GPP LTE, LTE-Avançada, Rede de Acesso por Rádio Terrestre Universal Evoluída (E-UTRAN), Sistema de Telecomunicações Móvel Universal (UMTS), Sistema Global para Comunicações Móveis (no original: Groupe Spécial Mobile) (GSM)/Taxa de Dados Melhorada para Evolução GSM (GSM/EDGE), Acesso Múltiplo por Divisão de Código de Banda Larga (WCDMA), redes de Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA), redes de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA), redes FDMA Ortogonais (OFDMA), redes FDMA de Portadora Única (SC-FDMA), Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-Ondas (WiMax), ou Banda Larga Ultra Móvel (UMB), Acesso em Pacote em Alta Velocidade (HSPA) Acesso por Rádio Terrestre Universal Evoluído (E-UTRA), Acesso por Rádio Terrestre Universal (UTRA), tecnologias de Rede de Acesso por Rádio GSM EDGE (GERAN), 3GPP2 CDMA, por exemplo, CDMA2000 1x RTT e Dados de Pacote de Taxa Alta (HRPD), só para mencionar algumas poucas opções. As expressões “rede de comunicação sem fio”, “sistema de comunicação sem fio” e/ou “sistema de telecomunicação celular” podem dentro do contexto tecnológico dessa revelação ser utilizadas algumas vezes de modo permutável.
[00110] A rede de comunicação sem fio 100 pode ser configurada para operar de acordo com o princípio de Divisão de Tempo Duplex (TDD) e/ou Divisão de Frequência Duplex (FDD), de acordo com diferentes modalidades.
[00111] TDD é uma aplicação de multiplexação por divisão de tempo para separar sinais de enlace ascendente e enlace descendente no tempo, possivelmente com um Período de Guarda (GP) situado no tempo domínio entre a sinalização de enlace ascendente e enlace descendente. FDD significa que o transmissor e o receptor operam em frequências de portadora diferentes.
[00112] O propósito da ilustração na Figura 1 é fornecer uma visão abrangente simplificada, geral da rede de comunicação sem fio 100 e dos métodos e nós envolvidos, tais como o primeiro nó de rede 110, o outro nó de rede 120 e a estação móvel 130 descritos no presente documento, e as funcionalidades envolvidas. Os métodos, nós de rede 110, 120, e estação móvel 130 serão subsequentemente descritos, como um exemplo não limitante, em um ambiente 3GPP LTE/LTE-Avançada. Entretanto, as modalidades reveladas podem operar em uma rede de comunicação sem fio 100 com base em outra tecnologia de acesso tal como, por exemplo, qualquer das já enumeradas acima. Assim, embora as modalidades da invenção sejam descritas com base no, e usando o jargão de sistemas 3GPP LTE, a mesma não é absolutamente limitada a 3GPP LTE. Além disso, os termos nó de rede de rádio, nó de rede, estação de base, e célula podem ser usados de modo permutável adiante.
[00113] O primeiro nó de rede ilustrado 110 compreendido na rede de comunicação sem fio 100 pode enviar e receber sinais de rádio a fim de se comunicar sem utilização de fio com a estação móvel 130. O outro nó de rede 120 está operando em modo de transmissão descontínua e pode assim esporadicamente e/ou periodicamente transmitir Sinais de Referência de Descoberta (DRS).
[00114] O primeiro nó de rede 110 pode ter conhecimento do outro nó de rede 120, e da periodicidade de períodos ativos/inativos do outro nó de rede 120 e/ou características de tempo-frequência, tais como periodicidade, de sinais DRS transmitidos, ou outros sinais de referência, sinais piloto ou sinais de sincronização do outro nó de rede 120, por exemplo, por comunicar-se com o outro nó de rede 120 através de uma conexão X2 ou outra interface de comunicação de nó inter-rede similar com fio ou sem fio.
[00115] A fim de ajudar a estação móvel 130 a monitorar o outro nó de rede 120, o primeiro nó de rede 110 pode enviar um sinal que compreende informações sobre temporização a serem recebidas pela estação móvel 130. Tais informações sobre temporização podem compreender, por exemplo, uma indicação do tempo de reativação do outro nó de rede 120, uma vez que o outro nó de rede 120 é habilitado com um modo de transmissão descontínua; uma hora de início que descreve quando iniciar a monitorar; uma periodicidade de monitoramento; uma janela de monitoramento e/ou um tempo de monitoramento de finalização.
[00116] O sinal compreendendo as informações sobre temporização é recebido pela estação móvel 130. Então, com base nas informações recebidas, a estação móvel 130 pode iniciar monitoramento do outro nó de rede 120 operando em modo de transmissão descontínua de acordo com o sinal recebido.
[00117] Deve ser notado que a definição de rede ilustrada de uma instância do primeiro nó de rede 110, uma instância do outro nó de rede 120 e uma estação móvel 130 na Figura 1 deve ser considerada como um exemplo não limitante de uma modalidade apenas. A rede de comunicação sem fio 100 pode compreender qualquer outro número e/ou combinação dos nós de rede 110, 120 e/ou estações móveis 130 discutidos. Uma pluralidade de estações móveis 130 e outra configuração de nós de rede 110, 120 pode ser assim envolvida em algumas modalidades da invenção revelada. Quando se faz referência no presente documento ao “outro nó de rede 120”, o pelo menos um outro nó de rede 120 pode compreender um conjunto de uma pluralidade de outros nós de rede, de acordo com algumas modalidades.
[00118] Assim sempre que “um/uma (número cardinal)” ou “um/uma (artigo)” primeiro nó de rede 110, outro nó de rede 120 e/ou estação móvel 130 é referido(a) no presente contexto, uma pluralidade dentre o primeiro nó de rede 110, e/ou outros nós de rede 120 e/ou estações móveis 130 pode estar envolvida, de acordo com algumas modalidades.
[00119] Além disso, o primeiro nó de rede 110 e o outro nó de rede 120, de acordo com algumas modalidades, podem ser configurados para transmissão de enlace descendente e recepção de enlace ascendente, e podem ser referidos, respectivamente, como, por exemplo, uma estação de base, um NodeB, um Nó Bs evoluído (eNB, ou eNode B), uma estação transceptora de base, um Estação de Base de Ponto de Acesso, um roteador de estação de base, uma Estação de Base de Rádio (RBS), uma microestação de base, uma pico estação de base, uma femtoestação de base, um eNodeB Doméstico, um sensor, um dispositivo sinalizador, um nó de relé, um repetidor ou qualquer outro nó de rede configurado para comunicação com a estação móvel 130 por uma interface sem fio, dependendo, por exemplo, da tecnologia de acesso a rádio e/ou à terminologia usada.
[00120] A estação móvel 130 pode de modo correspondente ser representada, por exemplo, por um terminal de comunicação sem fio, um telefone celular móvel, um Assistente Digital Pessoal (PDA), uma plataforma sem fio, um equipamento de usuário, um computador tipo tablet, um dispositivo de comunicação portátil, um laptop, um computador, um terminal sem fio atuando como um relé, um nó de relé, um relé móvel, um Equipamento nas Instalações do Cliente (CPE), nós de um Acesso Sem Fio Fixo (FWA) ou qualquer outro tipo de dispositivo configurado para se comunicar sem utilização de fio com o primeiro nó de rede 110 e/ou com o outro nó de rede 120, de acordo com diferentes modalidades e diferente vocabulário.
[00121] Algumas modalidades da invenção podem definir uma abordagem de implantação modular, e tornam possível reutilizar sistemas herdados tais como, por exemplo, padrões, algoritmos, implantações, componentes e produtos.
[00122] O outro nó de rede 120 é habilitado para operar em um modo de transmissão descontínua (DTX) compreendendo um período inativo (também conhecido como “estado desligado”) com capacidades de transmissão/recepção limitadas, acompanhadas por um período ativo conforme ilustrado na Figura 2.
[00123] A Figura 2 ilustra outro nó de rede 120 transmitindo Sinais de Referência de Descoberta (DRS) em surtos periódicos durante uma transmissão descontinuada. Durante o período inativo, o outro nó de rede 120 pode ser habilitado para transmitir sinais de referência de enlace descendente, também conhecidos como Sinais de Referência de Descoberta (DRS) destinados a auxiliar estações móveis 130 para detectar a presença do nó inativo 120 e realizar medições de RRM. Sem perda de generalidade, presume- se aqui que DRS são transmitidos em curtos surtos de Nms, com um período de Mms, onde N e M são números arbitrários e N<M. Ossinais DRS transmitidos por diferentes nós de rede 120 podem adicionalmente ser multiplexados por tempo por um desvio de Q ms. Com respeito à terminologia usada no sistema LTE da técnica relacionada, as quantidades N, M, e Q podem de modo equivalente ser expressas em termos de intervalos de tempo (por exemplo, de duração de 0,5ms), subquadros (por exemplo, de duração de 1ms), quadros de rádio (por exemplo, de duração de 10ms), ou qualquer combinação arbitrária dos mesmos.
[00124] Em algumas modalidades, o primeiro nó de rede 110 pode ser o nó de rede de serviço para a estação móvel 130, enquanto o outro nó de rede 120 pode ser um nó vizinho no qual a estação móvel 130 poderia ser descarregada ou transferida. Com respeito ao sistema LTE da técnica relacionada, o primeiro nó de rede 110 pode ser uma célula primária (PCell) fornecendo assistência de rede para a estação móvel 130 (por exemplo, uma macro-eNodeB), enquanto o outro nó de rede 120 pode ser uma célula secundária (SCell) tal como uma pico-eNodeB ou um nó de célula pequena. O primeiro nó de rede 110 poderia adicionalmente ser um nó de célula pequena que coordena a operação de um agrupamento de nós de célula pequena, em algumas modalidades.
[00125] É um problema da técnica relacionada previamente conhecida assegurar tempestiva e eficientemente monitoramento periódico quanto à energia pela estação móvel 130 de outros nós de rede 120 operando em modo de transmissão descontínua de ciclo de serviço baixo.
[00126] De acordo com modalidades descritas no presente documento, o primeiro nó de rede 110 pode disparar e/ou habilitar e/ou configurar uma estação móvel 130 para monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede 120, que é distinto do primeiro nó de rede 110, quando o outro nó de rede 120 está operando em modo de transmissão descontínua (DTX). O primeiro nó de rede 110 pode determinar informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX com base nas características de tempo- frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do dito pelo menos um nó de rede 120 a ser monitorado pela estação móvel 130, tal como DRS. Então, o primeiro nó de rede 110 pode transmitir um sinal compreendendo ditas informações sobre temporização associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX para pelo menos uma estação móvel 130. A estação móvel 130, mediante recebimento do sinal do primeiro nó de rede 110, que compreende informações sobre temporização associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, pode então iniciar monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo de transmissão descontínua de acordo com as informações sobre temporização compreendidas no sinal recebido.
[00127] A operação de monitoramento dos outros nós de rede 120 pela estação móvel 130 pode compreender pelo menos uma ou mais ações dentre: detectar a presença do outro nó de rede 120; realizar medições de força de sinal de um sinal de enlace descendente transmitido pelo outro nó de rede 120; relatar medições de força de sinais da estação móvel 130 para o primeiro nó de rede 110.
[00128] Desse modo, a estação móvel 130 é habilitada, com base em informações sobre temporização recebidas do primeiro nó de rede 110, para monitorar outro nó de rede 120 em estado inativo em modo DTX, em um modo eficiente quanto à energia.
[00129] Esse método revelado para transmitir informações sobre temporização, do primeiro nó de rede 110 para a estação móvel 130, destinado a disparar, habilitar, ou configurar monitoramento periódico tal como, por exemplo, detecção, medição e relatório de sinais de enlace descendente transmitidos por pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo de transmissão descontínua.
[00130] O método revelado no primeiro nó de rede 110 pode adicionalmente disparar/habilitar/configurar a estação móvel 130 para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede 120, operando em modo de transmissão descontínua. O método pode compreender determinar informações sobre temporização para monitoramento periódico de pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX com base nas características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do dito pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado. As informações sobre temporização determinadas associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX para serem recebidas por meio da pelo menos uma estação móvel 130 podem então ser transmitidas pelo primeiro nó de rede 110. A estação móvel 130, mediante recebimento do sinal compreendendo as informações sobre temporização, pode ser habilitada para monitorar o pelo menos um outro nó de rede 120.
[00131] O monitoramento periódico do outro nó de rede 120 operando em modo DTX é para ser entendido aqui como uma ou mais ações no grupo de: detectar a presença do dito um outro nó de rede; realizar medições (tais como, por exemplo, medições RRM/ RLM) com base em sinais de enlace descendente transmitidos pelo outro nó de rede 120 em modo DTX; e/ ou relatar ditas medições de sinais de descoberta da estação móvel 130 para dito primeiro nó de rede 110.
[00132] De acordo com algumas modalidades do método, o sinal transmitido pelo primeiro nó de rede 110 pode disparar a estação móvel 130 para realizar medições periódicas, e/ou relatórios de medições, de sinais de enlace descendente (descoberta) transmitidos pelo outro nó de rede 120 operando em modo DTX. Alternativamente, em algumas modalidades, o sinal transmitido pelo primeiro nó de rede 110 pode configurar medições periódicas, e/ou relatórios de tais medições, de sinais de enlace descendente, tais como, por exemplo, sinais de descoberta, transmitidos pelo outro nó de rede 120 operando em modo DTX com base nas características de tempo-frequência dos sinais a serem monitorados.
[00133] Além disso, em algumas modalidades, comprimentos iguais ou diferentes quanto ao tempo do intervalo de medição periódica e/ou à janela de tempo podem ser configurados para realizar medições periódicas e realizar relatos periódicas de tais medições.
[00134] Em algumas modalidades, medições periódicas e/ou relatórios de medição de sinais de enlace descendente (descoberta) com base nas características de tempo-frequência dos sinais a serem monitoradas podem ser disparados e/ou configurados.
[00135] Medições de sinais transmitidos pelo outro nó de rede 120 em modo DTX podem compreender um ou mais no grupo de: Potência Recebida de Sinal de Referência (RSRP), Qualidade Recebida de Sinal de Referência (RSRQ), Indicador de Força de Sinal de Referência (RSSI), Informações de Estado de Canal (CSI), Indicadores de Qualidade de Canal (CQI), Razão de Sinal para Ruído e Interferência (SINR), Razão de Sinal para Ruído (SNR), Razão de Sinal para Interferência (SIR), ou qualquer outra medição apropriada refletindo a força e/ou qualidade de um sinal, e/ou uma razão entre um determinado sinal desejado e interferência ou ruído indesejados.
[00136] Uma vantagem do método em algumas modalidades é reduzir o esforço de processamento da estação móvel 130, para detectar a presença de outro nó de rede 120 que opera em modo DTX e/ou realizar as medições RRM/ RLM e relatórios de medição dos sinais de enlace descendente associados. Uma vantagem adicional é habilitar economia de energia na estação móvel 130 encurtando a detecção de célula de nós de rede 120 operando em modo DTX e as medições RRM/RLM associadas, bem como evitar medições RRM/ RLM desnecessárias.
[00137] Em algumas modalidades, as informações sobre temporização para monitoramento periódico de pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX podem ser determinadas com base nas características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do dito pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado compreendem uma ou mais no grupo de: uma hora de início t0; uma periodicidade de monitoramento T; uma janela de monitoramento W; e tempo de finalização, conforme ilustrado na Figura 3. Uma ou mais de ditas informações sobre temporização podem ser determinadas com base nas características de tempo-frequência dos sinais de enlace descendente (descoberta) transmitidos por meio do pelo menos um outro nó de rede 120 em um estado inativo a ser monitorado pela estação móvel 130, desse modo aperfeiçoando a eficiência de energia na estação móvel 130 da operação de monitoramento. Desse modo, poderia ser evitado que a estação móvel 130 esteja monitorando o outro nó de rede 120 em períodos quando o mesmo não está transmitindo quaisquer sinais.
[00138] A Figura 3 ilustra um exemplo de informações sobre temporização compreendendo periodicidade T, tais como, por exemplo, período de repetição de lacuna de medição, determinado com base nas características de temporização de pelo menos um sinal de enlace descendente a ser monitorado tal como um sinal de descoberta.
[00139] As informações associadas à configuração de Sinais de Referência de Descoberta (DRS), tais como o comprimento ND de surto DRS, a periodicidade TD, um desvio de tempo QD entre DRS transmitidos por múltiplos outros nós de rede 120, o tipo de sinal usado para descoberta, etc., podem ser trocadas entre nós de rede 110, 120 por uma interface dedicada tal como, por exemplo, a interface X2 em um sistema LTE 100. Portanto, o tempo de início t0, e/ou a periodicidade T e/ou a janela de tempo W configurados para o monitoramento de sinais de descoberta de pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX podem ser expressos como uma função de TD, e/ou ND, e/ou QD, isto é, t0 = ft(TD, ND, QD), T = fT(TD, ND, QD) e W = fW(TD, ND, QD), em algumas modalidades. Por exemplo, T e W podem ser expressos proporcionalmente em relação a TD como T = KTTD e W = KWTD, com KT>KW. Em um outro exemplo, quando a estação móvel 130 é configurada para monitorar sinais de descoberta transmitidos pela pluralidade de outros nós de rede 120 operando em modo DTX, os valores da periodicidade T e/ou a janela de tempo W podem depender da característica de múltiplos sinais de descoberta a serem monitorados. Uma vez que outros nós de rede 120 diferentes podem transmitir sinais de enlace descendente (descoberta) em seu estado inativo com diferentes características de tempo-frequência, essa modalidade habilita a estação móvel 130 a monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX em uma maneira tempestiva e eficiente com base nas características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente (descoberta) a ser monitorado.
[00140] Assim, a Figura 3 ilustra uma modalidade onde a estação móvel 130 é configurada com apenas um período de monitoramento para detectar e/ou medir sinais de enlace descendente (descoberta) transmitidos por pelo menos um nó de rede 120-1 operando em modo DTX. Quando apenas a periodicidade T é fornecida para a estação móvel 130, a hora de início t0 da operação de monitoramento é implicitamente presumida como coincidente com a recepção de sinal. A duração da operação de monitoramento dentro de um período de monitoramento pode ser autonomamente determinada pela própria estação móvel 130, em algumas modalidades. Em um exemplo, a estação móvel 130 pode monitorar sinais de descoberta por um curto tempo no começo de cada período de monitoramento. Em um outro exemplo, a estação móvel 130 pode realizar múltiplas medições dentro do período de monitoramento de modo a aperfeiçoar a exatidão da medição. A periodicidade T pode representar um período de repetição de lacuna de medição, desse modo reduzindo o consumo de energia na estação móvel 130, enquanto a janela de tempo W pode representar um comprimento de lacuna de medição. Um período mais longo de repetição de lacuna de medição pode ser sinalizado para a estação móvel 130 para reduzir adicionalmente o consumo de energia, conforme ilustrado na Figura 3. Portanto, por determinar a periodicidade T com base nas características dos sinais de enlace descendente (descoberta) a serem monitorados, o método alcança os objetivos desejados com baixa sobrecarga de sinalização.
[00141] A Figura 4 ilustra uma modalidade onde as informações sobre temporização transmitidas para a estação móvel 130 para monitorar periodicamente sinais de enlace descendente (descoberta) transmitidos por meio do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX podem compreender tanto um período de monitoramento T quanto uma janela de tempo de monitoramento W determinados com base nas características dos sinais de enlace descendente a serem monitorados. A vantagem dessa modalidade compreende que o consumo de energia da estação móvel 130 é adicionalmente reduzida quando monitorar periodicamente o pelo menos um nó de rede 120 operando em modo DTX.
[00142] Em uma modalidade adicional, as informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX podem compreender ainda uma referência a um conjunto de recursos de tempo-frequência para monitorar dentro de um período de monitoramento associado a pelo menos um sinal de enlace descendente (descoberta) transmitido por meio do pelo menos um nó de rede 120 operando em modo DTX a ser monitorado. Daí, dentro de um período de monitoramento ou dentro de uma janela de monitoramento, a estação móvel 130 pode ser configurada para detectar e/ou medir sinais de referência de descoberta e/ou relatar medições em determinados intervalos de tempo, e/ou subquadros e/ou quadros de rádio, e/ou padrões de elementos de recurso e/ou blocos de recurso tempo-frequência, ou uma combinação dos mesmos, com base nas características de tempo-frequência dos sinais a serem monitorados. Em um exemplo, as informações sobre temporização podem compreender um mapa de bits indicando qual (quais) subquadro(s) dentro de cada um dentre o dito quadro de rádio da janela de monitoramento W ou o período de monitoramento T a estação móvel 130 pode(m) monitorar sinais de enlace descendente (descoberta) transmitidos por pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX. Uma vantagem dessa modalidade é fornecer, para a estação móvel 130, informações exatas sobre temporização associadas a recursos de tempo-frequência para monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, desse modo habilitando a estação móvel 130 a operar tempestiva e eficientemente.
[00143] Em mais uma modalidade, um ou mais parâmetros relacionados às informações sobre temporização para monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX podem adicionalmente ser associados a um outro nó de rede individual 120 ou a um grupo de outros nós de rede 120. Em um exemplo, a periodicidade T e/ou a janela de tempo W e/ou a referência a um conjunto de recursos de tempo- frequência para monitorar sinalizadas para a estação móvel 130 podem ser associadas a um, ou a uma pluralidade de outros nós de rede 120 operando em modo DTX. Além disso, alguns parâmetros podem ser comuns para monitorar periodicamente um grupo de nós de rede 120-0, 120-1, enquanto outros podem ser associados a monitoramento periódico de um nó de rede individual 120 operando em modo DTX. Isso tem a vantagem de fazer a operação de monitoramento da estação móvel 130 mais flexível, e é também uma maneira conveniente e eficiente quanto a recurso de fornecer os parâmetros para a estação móvel 130.
[00144] Em outra modalidade, as informações sobre temporização associadas à operação de monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, a serem recebidas pela estação móvel 130 são relacionadas a portadoras com um ou com múltiplos componentes. Em outras palavras, quando a estação móvel 130 é configurada para monitorar sinais de descoberta em múltiplos portadoras componentes, por exemplo, para detecção e/ou medições de DRS interfrequência e/ou intrafrequência, informações diferentes (ou comuns) sobre temporização podem ser sinalizadas para monitorar diferentes portadoras de componente. As informações sobre temporização podem, portanto, ser específicas para uma ou uma pluralidade de portadoras de componente em algumas modalidades.
[00145] As informações sobre temporização podem em algumas modalidades ser relacionadas ao monitoramento periódico operando em uma, ou uma pluralidade de portadoras de componente pode ser determinada com base na temporização de sinais de descoberta transmitidos em cada indivíduo, ou grupo de, portadora(s) componente(s) por pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX. Desse modo, informações precisas quanto à temporização e frequência relacionadas a pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX podem ser fornecidas para a estação móvel 130 para monitorar sinais de descoberta associados a pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX.
[00146] Em mais uma modalidade adicional, as informações sobre temporização para monitoramento periódico de pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX podem ser específicas para uma ou mais ações de monitoramento, tais como: detectar sinais de descoberta de enlace descendente; medir periodicamente sinais de descoberta de enlace descendente; e relatar medições de sinais de descoberta de enlace descendente da estação móvel 130 para o dito primeiro nó de rede 110. Diferentes ações de monitoramento como essas podem ser configuradas com e/ou disparadas por diferentes informações sobre temporização em algumas modalidades. Entretanto, em algumas modalidades, todas as ou algumas de ações enumeradas de monitoramento podem ser configuradas com e/ou disparadas por informações sobre temporização comuns. Além disso, essas duas modalidades podem ser combinadas, de modo que algumas ações de monitoramento possam ser configuradas com e/ou disparadas por informações comuns sobre temporização enquanto pelo menos alguma ação de monitoramento pode ser configurada com e/ou disparada por diferentes informações sobre temporização a partir das outras ações de monitoramento.
[00147] Em um exemplo não limitante desta última, um conjunto de parâmetros de temporização comuns pode ser configurado para detectar e medir DRS (por exemplo, t0,d, Td, Wd), enquanto um conjunto de parâmetros adicional pode ser configurado para periodicamente relatar medições de DRS da estação móvel 130 para o primeiro nó de rede 110 (por exemplo, t0,r, Tr, Wr), respectivamente. Desse modo, uma estrutura de configuração flexível e adaptativa é fornecida, habilitando a otimização do comprimento a tempo para cada ação de monitoramento distinta.
[00148] Em outra modalidade adicional, a temporização de informações sobre temporização associada à operação de monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120, operando em modo DTX para ser recebido pela estação móvel 130 pode ser sinalizada por meio de sinalização de Controle de Recurso de Rádio de camada mais alta (RRC) e/ou por meio de canal de controle de enlace descendente de camada física, tal como, por exemplo, Canal de Controle de Enlace Descendente Físico (PDCCH) e/ou PDCCH melhorado (ePDCCH) em LTE. Em particular, parte das ditas informações sobre temporização podem ser configuradas semiestaticamente por meio de sinalização de Controle de Recurso de Rádio de camada mais alta (RRC), enquanto parte das informações sobre temporização podem ser dinamicamente configuradas com o canal de controle de enlace descendente de camada física.
[00149] Em um exemplo, as informações sobre temporização podem compreender um conjunto de periodicidades de monitoramento {T1, T2, ..., TK} e/ou um conjunto de janelas de monitoramento {Wi, W2, ..., WK} semiestaticamente configuradas por meio de sinalização de RRC de camada mais alta. Além dessas informações, o primeiro nó de rede pode adicionalmente sinalizar para a estação móvel qual periodicidade Ti e/ou qual janela de tempo Wj nos conjuntos aplicar para monitorar pelo menos um outro nó de rede operando em modo de transmissão descontínua através de um canal de controle de enlace descendente físico; em que i, j e k são números inteiros positivos arbitrários onde 0 < i < k; 0 < j < k; enquanto 0 < k < ~. Além disso, valores no índice k diferentes daqueles no conjunto de janelas de monitoramento W podem ser utilizados no conjunto de periodicidades de monitoramento T, em algumas modalidades.
[00150] Assim, uma nova configuração de informações sobre temporização pode ser transmitida como parte das Informações de Controle de Enlace Descendente (DCI). Em combinação com qualquer outras das modalidades descritas no presente documento, as DCI podem portar informações sobre temporização separadas, tais como, por exemplo, Ti e Wj associadas a outros nós de rede 120 distintos, ou um grupo de outros nós de rede 120 operando em modo DTX conforme ilustrado na Figura 5.
[00151] A Figura 5 ilustra um exemplo de sinalização semiestática e dinâmica de informações sobre temporização relacionadas a medições periódicas de sinais de descoberta do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX.
[00152] Em outras modalidades adicionais, ditas informações sobre temporização podem ser transmitidas em uma maneira específica para estação móvel ou específica para grupo de estação móvel. Um benefício dessa modalidade é que o disparo e/ou a configuração da operação de monitoramento de uma pluralidade de estações móveis 130 é habilitado(a) transmitindo-se um único sinal, comum. Desse modo a sobrecarga de sinalização é reduzida. Uma segunda vantagem é que o disparo e/ou a configuração da operação de monitoramento de uma estação móvel individual 130 pode ser feito(a) separadamente, desse modo habilitando configuração de monitoramento periódico adaptativa e/ou disparar estações móveis individuais 130 para otimizar o consumo de energia associado da respectiva estação móvel individual 130.
[00153] Em mais uma modalidade adicional, o método na estação móvel 130 pode compreender as ações de selecionar um conjunto de informações sobre temporização dentre uma pluralidade de conjuntos de informações sobre temporização para monitorar periodicamente nós de rede 120 operando em modo DTX. A pluralidade de conjuntos de informações sobre temporização pode ter sido pré-configurada na estação móvel 130, ou pode ter sido recebida a partir do primeiro nó de rede 110 em diferentes modalidades. Além disso, uma indicação do conjunto de informações sobre temporização selecionado para monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX pode ser transmitido da estação móvel 130 para o primeiro nó de rede 110.
[00154] A modalidade descrita tem a vantagem de habilitar a estação móvel 130 a determinar autonomamente a configuração mais apropriada para monitorar periodicamente outros nós de rede 120 operando em modo DTX a fim de, por exemplo, minimizar o consumo de energia na estação móvel 130. Em um exemplo, a estação móvel 130 pode selecionar um conjunto de parâmetros de temporização preferidos e/ou aceitos, tais como, por exemplo, um período de monitoramento T e/ou uma janela de temporização W, com base no status de energia do mesmo, isto é, potência de bateria restante da estação móvel 130. A estação móvel 130 pode adicionalmente selecionar um conjunto de recursos de tempo-frequência preferidos e/ou aceitos para monitorar. Quando uma preferência por um conjunto de parâmetros de temporização é indicado pela estação móvel 130 para o primeiro nó de rede 110, o primeiro nó de rede 110 pode ainda determinar um conjunto de parâmetros de temporização diferente para serem transmitidos para a estação móvel 130.
[00155] Em algumas modalidades, a estação móvel 130 pode selecionar parâmetros de temporização tais que o comprimento do período de monitoramento T pode ser inversamente proporcional à quantidade de potência de bateria restante da estação móvel 130, e/ou o comprimento da janela de temporização W pode ser inversamente proporcional à potência de bateria restante da estação móvel 130. Desse modo, a ação de monitoramento da estação móvel 130 pode ser reduzida, ou mesmo inibida quando a potência de bateria restante da estação móvel 130 é baixa, isto é, mais baixa que um nível de limiar predeterminado, o que economiza a potência de bateria restante da estação móvel 130 para ao invés disso realizar tarefas mais priorizadas. Desse modo o tempo operacional entre recarga de bateria da estação móvel 130 pode ser estendido. Além disso, a experiência do usuário da estação móvel 130 pode ser um pouco melhorada.
[00156] A Figura 6 é um fluxograma ilustrando modalidades de um método 600 para uso em um primeiro nó de rede 110, para fornecer informações sobre temporização com relação a pelo menos um outro nó de rede 120 para pelo menos uma estação móvel 130. O pelo menos um outro nó de rede 120 está operando em modo de transmissão descontínua (DTX).
[00157] As informações sobre temporização podem compreender pelo menos uma dentre: uma hora de início t0, uma periodicidade de monitoramento T, uma janela de monitoramento W e uma hora de finalização, por exemplo. Além disso, em algumas modalidades, as informações sobre temporização podem compreender uma referência a um conjunto de recursos de tempo-frequência, tais como um mapa de bits indicando um conjunto de subquadros, e/ou um conjunto de blocos de recurso, para monitorar.
[00158] Além disso, a uma ou mais informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX é associada a um nó de rede individual 120, ou a um grupo de nós de rede 120-0, 120-1 em algumas modalidades.
[00159] Além disso, as informações sobre temporização associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, se referem a portadoras com um ou com múltiplos componentes.
[00160] As informações sobre temporização fornecidas habilitam a estação móvel 130 a monitorar o pelo menos um outro nó de rede 120 em uma rede de comunicação sem fio 100. O pelo menos um outro nó de rede 120 pode compreender um conjunto de uma pluralidade de outros nós de rede 1200, 120-1 em algumas modalidades.
[00161] As informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX podem ser específicas para uma ou mais ações de monitoramento compreendendo, por exemplo: detectar sinais de descoberta de enlace descendente; medir periodicamente sinais de descoberta de enlace descendente; e/ou relatar medições de sinais de descoberta de enlace descendente a partir da pelo menos uma estação móvel 130 para pelo menos um nó de rede 110, 120.
[00162] A estação móvel 130 pode ser servida pelo primeiro nó de rede 110 em um sistema de comunicação sem fio heterogêneo 100 compreendendo o primeiro nó de rede 110 e pelo menos um outro nó de rede 120.
[00163] A rede de comunicação sem fio 100 pode ser com base em 3GPP LTE. Além disso, o sistema de comunicação sem fio 100 pode ser com base em FDD ou TDD em diferentes modalidades. O primeiro nó de rede 110 e/ou o outro nó de rede 120 podem compreender um NodeB evoluído (eNodeB) de acordo com algumas modalidades.
[00164] Para fornecer apropriadamente as informações sobre temporização de pelo menos um outro nó de rede 120, operando em modo de transmissão descontínua, para a estação móvel 130, o método 600 pode compreender diversas ações 601-604. Deve ser notado, entretanto, que qualquer uma das, algumas das ou todas as ações descritas 601-604, podem ser realizadas em uma ordem cronológica um pouco diferente daquela que a enumeração indica, serem realizadas simultaneamente ou mesmo serem realizadas em uma ordem completamente inversa de acordo com diferentes modalidades. Além disso, algumas ações tais como, por exemplo, ações 601 e/ou ação 602 podem ser realizadas apenas dentro de algumas modalidades alternativas. Além disso, deve ser notado que algumas ações podem ser realizadas em uma pluralidade de maneiras alternativas de acordo com diferentes modalidades, e que algumas dessas maneiras alternativas podem ser realizadas apenas dentro de algumas das, mas não necessariamente de todas as modalidades. O método 600 pode compreender as seguintes ações:
Ação 601
[00165] Essa ação pode ser realizada dentro de algumas das, mas não necessariamente de todas as modalidades do método 600.
[00166] As características de tempo-frequência de sinais de enlace descendente transmitidos por meio do pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado, podem ser obtidas.
[00167] Em algumas modalidades, o primeiro nó de rede 110 pode obter as características de tempo-frequência, por exemplo, por uma conexão de nó de rede intrarrádio a partir do outro nó de rede 120, tal como S1 e/ou X2.
[00168] Informações sobre temporização, associadas à comutação de estado entre estado inativo e estado ativo do pelo menos um outro nó de rede 120 podem ser obtidas. Em algumas modalidades, tais informações podem ser obtidas, por exemplo, por uma conexão de nó de rede intrarrádio a partir do outro nó de rede 120, tal como S1 e/ou X2.
Ação 602
[00169] Essa ação pode ser realizada dentro de algumas das, mas não necessariamente de todas as modalidades do método 600.
[00170] Uma indicação de um conjunto de informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX pode ser recebida da estação móvel 130.
[00171] O conjunto de informações sobre temporização recebido pode ter sido selecionado pela estação móvel 130, e pode compreender um conjunto de parâmetros de temporização preferidos e/ou aceitos tais como, por exemplo, um período de monitoramento T e/ou um janela de temporização W, e/ou um conjunto de recursos de tempo-frequência para monitorar, selecionados pela estação móvel 130 com base no status de energia, isto é, potência de bateria restante da estação móvel 130.
[00172] Ação 603
[00173] As informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX são determinadas, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado.
[00174] Em algumas modalidades, a determinação de informações sobre temporização para monitoramento periódico podem ser adicionalmente com base na indicação recebida 602 do dito conjunto de informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX.
[00175] As informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX podem ser determinadas com base em pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do dito pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado, durante um estado inativo.
Ação 604
[00176] Um sinal compreendendo as informações sobre temporização, associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo de transmissão descontínua é transmitido para a pelo menos uma estação móvel 130.
[00177] As informações sobre temporização associadas à operação de monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, para serem recebidas por meio da pelo menos uma estação móvel 130 podem ser sinalizadas/transmitidas por sinalização de Controle de Recurso de Rádio de camada mais alta e/ou por meio de um canal de controle de enlace descendente de camada física, tal como PDCCH ou ePDCCH.
[00178] Além disso, o sinal transmitido pode ser específico de estação móvel, ou específico de grupo de estações móveis em diferentes modalidades.
[00179] Em algumas modalidades, a estação móvel 130 pode ser semiestaticamente configurada pelo primeiro nó de rede 110 com um ou múltiplos conjuntos de parâmetros de monitoramento potenciais, e a estação móvel 130 pode selecionar um conjunto preferido ou aceito e transmitir uma indicação de sua preferência selecionada para o primeiro nó de rede 110.
[00180] A Figura 7 ilustra uma modalidade de um primeiro nó de rede 110, configurado para comunicação sem fio em um sistema de comunicação sem fio 100. O primeiro nó de rede 110 é adicionalmente configurado para realizar o método 600 de acordo com pelo menos algumas das ações previamente descritas 601-604 para fornecer informações sobre temporização com relação a pelo menos um outro nó de rede 120, operando em modo de transmissão descontínua (DTX), para habilitar uma estação móvel 130 para monitorar o pelo menos um outro nó de rede 120. O pelo menos um outro nó de rede 120 pode compreender um conjunto de uma pluralidade de outros nós de rede 120-0, 120-1 em algumas modalidades. Além disso, o sinal transmitido pode ser específico de estação móvel, ou específico de grupo de estações móveis em diferentes modalidades.
[00181] As informações sobre temporização podem compreender pelo menos uma dentre: uma hora de início t0, uma periodicidade de monitoramento T, uma janela de monitoramento W e uma hora de finalização, por exemplo. Além disso, em algumas modalidades, as informações sobre temporização podem compreender uma referência a um conjunto de recursos de tempo-frequência, tais como um mapa de bits indicando um conjunto de subquadros, e/ou um conjunto de blocos de recurso, para monitorar.
[00182] Além disso, a uma ou mais informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX são associadas a um nó de rede individual 120, ou a um grupo de nós de rede 120-0, 120-1 em algumas modalidades.
[00183] Além disso, as informações sobre temporização associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, se referem a portadoras com um ou com múltiplos componentes.
[00184] As informações sobre temporização fornecidas habilitam a estação móvel 130 a monitorar o pelo menos um outro nó de rede 120 em uma rede de comunicação sem fio 100. O pelo menos um outro nó de rede 120 pode compreender um conjunto de uma pluralidade de outros nós de rede 1200, 120-1 em algumas modalidades.
[00185] As informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX podem ser específicas para uma ou mais ações de monitoramento compreendendo, por exemplo, detectar sinais de descoberta de enlace descendente; medir periodicamente sinais de descoberta de enlace descendente; e/ ou relatar medições de sinais de descoberta de enlace descendente a partir da pelo menos uma estação móvel 130 para pelo menos um nó de rede 110, 120.
[00186] A estação móvel 130 pode ser servida pelo primeiro nó de rede 110 em um sistema de comunicação sem fio heterogêneo 100 compreendendo o primeiro nó de rede 110 e pelo menos um outro nó de rede 120.
[00187] A rede de comunicação sem fio 100 pode ser com base em 3GPP LTE. Além disso, o sistema de comunicação sem fio 100 pode ser com base em FDD ou TDD em diferentes modalidades. O primeiro nó de rede 110 e/ou o outro nó de rede 120 podem compreender um NodeB evoluído (eNodeB) de acordo com algumas modalidades.
[00188] Para maior clareza, quaisquer componentes eletrônicos internos ou outros componentes do primeiro nó de rede 110, não completamente indispensáveis para entender as modalidades descritas no presente documento, foram omitidos do Figura 7.
[00189] Além disso, o primeiro nó de rede 110 compreende um processador 720, configurado para determinar informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do dito pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado.
[00190] O processador 720 pode ser adicionalmente configurado para obter características de tempo-frequência de sinais de enlace descendente transmitidos por meio do pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado em algumas modalidades.
[00191] Esse processador 720 pode compreender uma ou mais instâncias de um circuito de processamento, isto é, uma Unidade de Processamento Central (CPU), uma unidade de processamento, um circuito de processamento, um processador, um Circuito Integrado de Aplicação Específica (ASIC), um microprocessador, ou outra lógica de processamento que pode interpretar e executar instruções. A expressão “processador” utilizada no presente documento pode assim representar um conjunto de circuito de processamento compreendendo uma pluralidade de circuitos de processamento, tais como, por exemplo, qualquer um dos, alguns dos ou todos aqueles enumerados acima.
[00192] O primeiro nó de rede 110 também compreende um transmissor 730, configurado para transmitir um sinal que compreende informações sobre temporização, associadas a monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, para a pelo menos uma estação móvel 130.
[00193] Além disso, o primeiro nó de rede 110 pode compreender um processador 720, configurado para obter informações sobre temporização, associadas à comutação de estado entre estado inativo e estado ativo do pelo menos um outro nó de rede 120, de acordo com algumas modalidades.
[00194] O processador 720 pode opcionalmente ser configurado ainda para determinar informações sobre temporização para o monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, com base em uma indicação recebida do conjunto de informações sobre temporização, recebido da estação móvel 130.
[00195] Além disso, o processador 720 pode além disso ser configurado para determinar as informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado, durante um estado inativo do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX.
[00196] Esse processador 720 pode compreender uma ou mais instâncias de um circuito de processamento, isto é, uma Unidade de Processamento Central (CPU), uma unidade de processamento, um circuito de processamento, um processador, um Circuito Integrado de Aplicação Específica (ASIC), um microprocessador, ou outra lógica de processamento que pode interpretar e executar instruções. A expressão “processador” utilizada no presente documento pode assim representar um conjunto de circuitos de processamento compreendendo uma pluralidade de circuitos de processamento, tais como, por exemplo, qualquer um dos, alguns dos, ou todos aqueles enumerados acima.
[00197] Somando-se a isso, o primeiro nó de rede 110 pode compreender um receptor 710, configurado para receber sinais de outros nós de rede 120 e/ou da estação móvel 130 por uma interface com fio ou sem fio de acordo com algumas modalidades.
[00198] Em uma modalidade, o receptor 710 pode ser configurado para receber, a partir de pelo menos uma estação móvel 130, uma indicação de um conjunto de informações sobre temporização para monitorar o pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, cujo conjunto foi selecionado pela estação móvel 130.
[00199] Além disso, o primeiro nó de rede 110 pode adicionalmente compreender pelo menos uma memória 725, de acordo com algumas modalidades. A memória opcional 725 pode compreender um dispositivo físico utilizado para armazenar dados ou um programa, isto é, uma sequência de instruções, em uma base temporária ou permanente. De acordo com algumas modalidades, a memória 725 pode compreender circuitos integrados compreendendo transistores com base em silício. Além disso, a memória 725 pode ser volátil ou não volátil.
[00200] Algumas das ou todas as ações descritas acima 601-604 a serem realizadas no primeiro nó de rede 110 podem ser implantadas através do um ou mais processadores 720 no primeiro nó de rede 110, junto com um produto de programa de computador para realizar pelo menos algumas das funções das ações 601-604. Assim um programa de computador compreendendo código de programa pode realizar um método 600 de acordo com qualquer uma das, pelo menos algumas das, ou todas as funções das ações 601-604 para fornecer informações sobre temporização com relação ao pelo menos um outro nó de rede 120, a partir do primeiro nó de rede 110, com relação a pelo menos um outro nó de rede 120, operando em modo DTX, para a estação móvel 130 para habilitar a estação móvel 130 a monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede 120, quando o programa de computador é carregado em um processador 720 do primeiro nó de rede 110.
[00201] Além disso, um produto de programa de computador pode compreender um meio de armazenamento legível por computador que armazena código de programa no mesmo para uso por um primeiro nó de rede 110, para fornecer informações sobre temporização com relação a pelo menos um outro nó de rede 120, operando em modo DTX, para habilitar a estação móvel 130 a monitorar o pelo menos um outro nó de rede 120, em que o código de programa compreendendo instruções para executar o método 600 compreende: determinar 603 informações sobre temporização para monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do dito pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado; e transmitir 604 um sinal compreendendo ditas informações sobre temporização, associadas a monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, para a pelo menos uma estação móvel 130.
[00202] O produto de programa de computador mencionado acima pode ser fornecido, por exemplo, na forma de um código de programa de computador que porta portadora de dados para realizar pelo menos algumas das ações 601-604 de acordo com algumas modalidades quando sendo carregadas no processador 720. A portadora de dados pode ser, por exemplo, um disco rígido, um disco CD ROM, um bastão de memória, um dispositivo de armazenamento óptico, um dispositivo de armazenamento magnético ou qualquer outro meio apropriado tal como um disco ou fita que possa reter dados legíveis por máquina em uma maneira não transitória. O produto de programa de computador pode além disso ser fornecido como código de programa de computador em um servidor e descarregado para o primeiro nó de rede 110 remotamente, por exemplo, por uma conexão Internet ou intranet.
[00203] A Figura 8 é um fluxograma ilustrando modalidades de um método 800 para uso em uma estação móvel 130 para, com base em informações sobre temporização recebidas de um primeiro nó de rede 110, monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede 120, operando em modo de transmissão descontínua (DTX).
[00204] Para monitorar apropriadamente o pelo menos um outro nó de rede 120, o método 800 pode compreender um número de ações 801-804. Deve, entretanto, ser notado que qualquer uma das, algumas das ou todas as ações descritas 801-804, podem ser realizadas em uma ordem cronológica um pouco diferente daquela que a enumeração indica, serem realizadas simultaneamente ou mesmo serem realizadas em uma ordem completamente inversa de acordo com diferentes modalidades. Além disso, algumas ações tais como, por exemplo, ações 801 e/ou 802 podem ser realizadas apenas dentro de algumas modalidades alternativas. Além disso, deve ser notado que algumas ações podem ser realizadas em uma pluralidade de maneiras alternativas de acordo com diferentes modalidades, e que algumas dessas maneiras alternativas podem ser realizadas apenas dentro de algumas das, mas não necessariamente de todas as modalidades. O método 800 pode compreender as seguintes ações:
Ação 801
[00205] Essa ação pode ser realizada dentro de algumas das, mas não necessariamente de todas as modalidades do método 800.
[00206] Um conjunto de informações sobre temporização para monitorar o pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX pode ser selecionado.
[00207] O conjunto de informações sobre temporização selecionado pela estação móvel 130 pode ser associado à monitoração periódica, e pode compreender um conjunto de parâmetros de temporização preferidos e/ou aceitos tais como, por exemplo, um período de monitoramento T e/ou um janela de temporização W. A seleção do conjunto de informações sobre temporização pode ser feita com base no status de energia tal como potência de bateria restante da estação móvel 130.
[00208] O conjunto de parâmetros de temporização pode ser pré- configurado, ou semiestaticamente fornecido pelo primeiro nó de rede 110 em diferentes modalidades.
Ação 802
[00209] Essa ação pode ser realizada dentro de algumas modalidades do método 800, em que a ação 801 tenha sido realizada.
[00210] Uma indicação do conjunto de informações sobre temporização selecionado 801 é transmitida para pelo menos um primeiro nó de rede 110.
Ação 803
[00211] Um sinal é recebido do primeiro nó de rede 110, compreendendo informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do dito pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado.
Ação 804
[00212] O pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX é monitorado periodicamente pela estação móvel 130, de acordo com o sinal recebido 803 do primeiro nó de rede 110, compreendendo informações sobre temporização para monitoramento periódico do outro nó de rede 120 operando em modo DTX, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido pelo outro nó de rede 120 a ser monitorado.
[00213] A Figura 9 ilustra uma modalidade de uma estação móvel 130, configurada para monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede 120, operando em modo de transmissão descontínua (DTX), com base em informações sobre temporização recebidas de um primeiro nó de rede 110.
[00214] A estação móvel 130 é configurada para realizar o método 800 de acordo com pelo menos algumas das ações previamente descritas 801804 para monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede 120, operando em modo DTX.
[00215] Para maior clareza, quaisquer componentes eletrônicos internos ou outros componentes do primeiro nó de rede 130, não completamente indispensáveis para entender as modalidades descritas no presente documento, foram omitidos do Figura 9.
[00216] A estação móvel 130 compreende um receptor 910, configurado para receber um sinal do primeiro nó de rede 110, compreendendo informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado.
[00217] O receptor 910 pode ser configurado para receber sinais de rádio por uma interface sem fio ou alternativamente por sinais com fio. Os sinais podem ser recebidos, por exemplo, do primeiro nó de rede 110, do outro nó de rede 120, ou de qualquer outra entidade configurada para comunicação dentro do sistema de comunicação sem fio 100, de acordo com algumas modalidades.
[00218] Além disso, a estação móvel 130 também compreende um processador 920, configurado para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX, de acordo com o sinal recebido. Além disso, o processador 920 pode ser configurado para selecionar um conjunto de informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo DTX. Além disso, de acordo com algumas modalidades, o processador 920 pode ser adicionalmente configurado para selecionar o conjunto de informações sobre temporização com base no status de energia, tal como a potência de bateria restante, da estação móvel 130. O processador 920 pode adicionalmente ser configurado para iniciar o monitoramento periódico do outro nó de rede 120 em um momento no tempo de acordo com a configuração, e para medir um sinal recebido do pelo menos um outro nó de rede 120.
[00219] Tal processador 920 pode compreender uma ou mais instâncias de um circuito de processamento, isto é, uma Unidade de Processamento Central (CPU), uma unidade de processamento, um circuito de processamento, um processador, um Circuito Integrado de Aplicação Específica (ASIC), um microprocessador, ou outra lógica de processamento que pode interpretar e executar instruções. A expressão “processador” utilizada no presente documento pode assim representar um conjunto de circuitos de processamento compreendendo uma pluralidade de circuitos de processamento, tais como, por exemplo, qualquer um dos, alguns dos ou todos aqueles enumerados acima.
[00220] Além disso, a estação móvel 130 pode também compreender em algumas modalidades um transmissor 930, configurado para transmitir uma indicação de conjunto selecionado de informações de temporização, para pelo menos um primeiro nó de rede 110. O transmissor 930 pode transmitir um sinal sem fio compreendendo, por exemplo, um relatório de medição de sinal que compreende dados de medição do sinal recebido do pelo menos um outro nó de rede 120, para serem recebidos pelo primeiro nó de rede 110. Esse sinal pode ser transmitido por uma interface sem fio.
[00221] Além disso, a estação móvel 130 pode adicionalmente compreender pelo menos uma memória 925, de acordo com algumas modalidades. A memória opcional 925 pode compreender um dispositivo físico utilizado para armazenar dados ou programas, isto é, sequências de instruções, em uma base temporária ou permanente. De acordo com algumas modalidades, a memória 925 pode compreender circuitos integrados compreendendo transistores com base em silício. Além disso, a memória 925 pode ser volátil ou não volátil.
[00222] As ações descritas acima 801-804 para ser realizadas na estação móvel 130 podem ser implantadas através do um ou mais processadores 920 na estação móvel 130, juntamente com produto de programa de computador para realizar pelo menos algumas das funções das ações 801-804. Assim um produto de programa de computador, compreendendo instruções para realizar as ações 801-804 na estação móvel 130 pode realizar um método 800 compreendendo pelo menos algumas das ações de método 801-804, para monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede 120, operando em modo DTX, quando o programa de computador é carregado em um processador 920 da estação móvel 130.
[00223] Assim um produto de programa de computador compreendendo um meio de armazenamento legível por computador que armazena código de programa no mesmo para uso por uma estação móvel 130 para, com base em informações sobre temporização recebidas de um primeiro nó de rede 110, monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede 120, operando em modo DTX. O código de programa pode compreender instruções para executar um método 800 compreendendo: receber 803 um sinal do primeiro nó de rede 110, compreendendo informações sobre temporização para monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido por meio do pelo menos um outro nó de rede 120 a ser monitorado; e monitorar periodicamente 804 pelo menos um outro nó de rede 120 operando em modo de transmissão descontínua, de acordo com o sinal 803 recebido.
[00224] O produto de programa de computador mencionado acima pode ser fornecido, por exemplo, na forma de um código de programa de computador que porta portadora de dados para realizar pelo menos algumas das ações 801-804 de acordo com algumas modalidades quando está sendo carregado no processador 920 da estação móvel 130. A portadora de dados pode ser, por exemplo, um disco rígido, um disco CD ROM, um bastão de memória, um dispositivo de armazenamento óptico, um dispositivo de armazenamento magnético ou qualquer outro meio apropriado tal como um disco ou fita que possa reter dados legíveis por máquina em uma maneira não transitória. O produto de programa de computador pode além disso ser fornecido como código de programa de computador em um servidor e descarregado para a estação móvel 130 remotamente, por exemplo, por uma conexão Internet ou intranet.
[00225] A terminologia usada na descrição das modalidades conforme ilustradas nos desenhos anexos não é destinada a ser limitante dos métodos descritos 600, 800; do primeiro nó de rede 110 e/ou da estação móvel 130. Várias mudanças, substituições e/ou alterações podem ser feitas, sem que haja um afastamento da invenção conforme definida pelas reivindicações anexas.
[00226] Conforme usado no presente documento, o termo "e/ou " compreende qualquer uma das e todas as combinações de um ou mais dos itens listados associados. Além disso, as formas singulares "um/uma", e "o/a" devem ser interpretadas como “pelo menos um (uma)”, deste modo também compreendendo possivelmente uma pluralidade de entidades do mesmo tipo, a menos que expressamente afirmado o contrário. Será adicionalmente entendido que os termos "inclui", "compreende", "incluindo" e/ou "compreendendo", especificam a presença de incorporações, ações, números inteiros, etapas, operações, elementos, e/ou componentes declarados, mas não excluem a presença ou adição de uma ou mais outras incorporações, ações, números inteiros, etapas, operações, elementos, componentes, e/ou grupos dos mesmos. Uma única unidade, tal como, por exemplo, um processador, pode atender as funções de diversos itens enumerados nas reivindicações. O mero fato de que determinadas medidas são enumeradas em reivindicações dependentes mutuamente diferentes não indica que uma combinação dessas medidas não pode ser usada vantajosamente. Um programa de computador pode ser armazenado/distribuído em um meio adequado, tal como um meio de armazenamento óptico ou um meio de estado sólido suprido junto com ou como parte de outro hardware, mas pode também ser distribuído em outras formas tais como por meio de Internet ou outro sistema de comunicação com fio ou sem fio.

Claims (18)

1. Primeiro nó de rede (110), para fornecer informações sobre temporização com relação a pelo menos um outro nó de rede (120) para pelo menos uma estação móvel (130), CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro nó de rede (110) compreende: um processador (720), configurado para determinar informações sobre temporização para monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido pelo dito pelo menos um outro nó de rede (120) a ser monitorado; e um transmissor (730), configurado para transmitir um sinal compreendendo as ditas informações sobre temporização, associadas a monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, para a pelo menos uma estação móvel (130); em que o primeiro nó de rede (110) compreende adicionalmente: um receptor (710), configurado para receber, a partir de pelo menos uma estação móvel (130), uma indicação de um conjunto de informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, cujo conjunto foi selecionado pela estação móvel (130); e em que o processador (720) é configurado adicionalmente para determinar as ditas informações sobre temporização para o monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, com base na indicação recebida do dito conjunto de informações sobre temporização.
2. Primeiro nó de rede (110), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as ditas informações sobre temporização compreendem pelo menos um dentre: um tempo de início (t0), uma periodicidade de monitoramento (T), uma janela de monitoramento (W), ou um tempo de finalização.
3. Primeiro nó de rede (110), de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações sobre temporização associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua se referem a portadores com um ou com múltiplos componentes.
4. Primeiro nó de rede (110), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações sobre temporização para monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua são específicas para uma ou mais ações de monitoramento compreendendo: detectar sinais de descoberta de enlace descendente; medir periodicamente sinais de descoberta de enlace descendente; e relatar medições de sinais de descoberta de enlace descendente da estação móvel (130) para pelo menos um nó de rede (110, 120).
5. Primeiro nó de rede (110), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações sobre temporização associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, transmitidas para a pelo menos uma estação móvel (130), são sinalizadas por sinalização de Controle de Recurso de Rádio de camada mais alta ou por meio de um canal de controle de enlace descendente de camada física ou por meio de sinalização de Controle de Recurso de Rádio de camada mais alta e um canal de controle de enlace descendente de camada física .
6. Primeiro nó de rede (110), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações sobre temporização para monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua são determinadas com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido pelo dito pelo menos um outro nó de rede (120) a ser monitorado, durante um estado inativo do pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua.
7. Método (600) em um primeiro nó de rede (110) para fornecer informações sobre temporização, com relação a pelo menos um outro nó de rede (120) para uma estação móvel (130), CARACTERIZADO pelo fato de que o método (600) compreende: determinar (603) informações sobre temporização para monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo- frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido pelo dito pelo menos um outro nó de rede (120) a ser monitorado; e transmitir (604) um sinal compreendendo as ditas informações sobre temporização, associadas a monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, para a pelo menos uma estação móvel (130); em que o método (600) compreende adicionalmente: receber uma indicação de um conjunto de informações sobre temporização para monitorar periodicamente o pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua a partir da pelo menos uma estação móvel (130), cujo conjunto foi selecionado pela estação móvel (130); e determinar as ditas informações sobre temporização para o monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, com base na indicação recebida do dito conjunto de informações sobre temporização.
8. Método (600), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que as ditas informações sobre temporização compreendem pelo menos um dentre: um tempo de início (t0), uma periodicidade de monitoramento (T), uma janela de monitoramento (W), ou um tempo de finalização.
9. Método (600), de acordo com a reivindicação 7 ou 8, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações sobre temporização associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua se referem a portadores com um ou com múltiplos componentes.
10. Método (600), de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações sobre temporização associadas a monitoramento periódico do pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, transmitidas para a pelo menos uma estação móvel (130), são sinalizadas por sinalização de Controle de Recurso de Rádio de camada mais alta ou por meio de um canal de controle de enlace descendente de camada física ou por meio de sinalização de Controle de Recurso de Rádio de camada mais alta e um canal de controle de enlace descendente de camada física.
11. Método (600), de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações sobre temporização para monitoramento periódico do dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua são determinadas com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido pelo dito pelo menos um outro nó de rede (120) a ser monitorado, durante um estado inativo do pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua.
12. Estação móvel (130) para, com base em informações sobre temporização recebidas de um primeiro nó de rede (110), monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, CARACTERIZADA pelo fato de que a estação móvel (130) compreende: um receptor (910), configurado para receber um sinal do primeiro nó de rede (110), compreendendo informações sobre temporização para monitorar periodicamente o dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido pelo dito pelo menos um outro nó de rede (120) a ser monitorado; e um processador (920), configurado para monitorar periodicamente o dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, de acordo com o sinal recebido; em que o processador (920) é configurado adicionalmente para selecionar um conjunto de informações sobre temporização para monitorar o pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua; e em que a estação móvel (130) compreende adicionalmente: um transmissor (930), configurado para transmitir uma indicação do conjunto de informações sobre temporização selecionado, para pelo menos um primeiro nó de rede (110).
13. Estação móvel (130), de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADA pelo fato de que o processador (920) é configurado adicionalmente para selecionar o conjunto de informações sobre temporização com base no status de energia da estação móvel (130).
14. Estação móvel (130), de acordo com a reivindicação 12 ou 13, CARACTERIZADA pelo fato de que as ditas informações sobre temporização compreendem pelo menos um dentre: um tempo de início (t0), uma periodicidade de monitoramento (T), uma janela de monitoramento (W), ou um tempo de finalização.
15. Estação móvel (130), de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 14, CARACTERIZADA pelo fato de que as informações sobre temporização se referem a portadores com um ou com múltiplos componentes.
16. Método (800) em uma estação móvel (130) para, com base em informações sobre temporização recebidas de um primeiro nó de rede (110), monitorar periodicamente pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, CARACTERIZADO pelo fato de que o método (800) compreende: receber (803) um sinal do primeiro nó de rede (110), compreendendo informações sobre temporização para monitorar periodicamente o dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, com base em características de tempo-frequência de pelo menos um sinal de enlace descendente transmitido pelo dito pelo menos um outro nó de rede (120) a ser monitorado; e monitorar (804) o dito pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua, periodicamente de acordo com o sinal recebido (803); em que o método (800) compreende adicionalmente: selecionar um conjunto de informações sobre temporização para monitorar o pelo menos um outro nó de rede (120) operando em modo de transmissão descontínua; e transmitir uma indicação do conjunto de informações sobre temporização selecionado para pelo menos um primeiro nó de rede (110).
17. Método (800), de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que as ditas informações sobre temporização compreendem pelo menos um dentre: um tempo de início (t0), uma periodicidade de monitoramento (T), uma janela de monitoramento (W), ou um tempo de finalização.
18. Método (800), de acordo com a reivindicação 16 ou 17, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações sobre temporização se referem a portadores com um ou com múltiplos componentes.
BR112016021396-3A 2014-03-21 Métodos e nós em uma rede de comunicação sem fio BR112016021396B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2014/055763 WO2015139778A1 (en) 2014-03-21 2014-03-21 Methods and nodes in a wireless communication network

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112016021396A2 BR112016021396A2 (pt) 2017-08-15
BR112016021396B1 true BR112016021396B1 (pt) 2023-09-19

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2909239T3 (es) Terminal de usuario, estación base inalámbrica y método de comunicación inalámbrica
JP6132121B2 (ja) 通信装置
ES2904452T3 (es) Mediciones de asistencia en pequeñas celdas con un esquema de encendido/apagado
US10159026B2 (en) Methods and network nodes in a wireless communication network
US10004030B2 (en) Device, network, and method for network adaptation and utilizing a downlink discovery reference signal
US10285132B2 (en) Methods and network nodes in a wireless communication network
ES2665563T3 (es) Métodos y nodos de red de radio para medir la interferencia
ES2673308T3 (es) Configuración de medición y notificación en redes de radiocomunicación
BR112020006469A2 (pt) temporização e estrutura de quadro em uma rede de backhaul de acesso integrado (iab)
US20200396632A1 (en) Configuration of cell quality derivation parameters
BR112020020446A2 (pt) Sistema e método para sinais de rastreamento de tempo e frequência com transmissões baseadas em gatilho
US11234109B2 (en) Measurement reporting under extended coverage
BR112019014164A2 (pt) Recursos de configuração de controle
CN111316752A (zh) 无线电网络节点、无线设备以及其中执行的方法
JP6756042B2 (ja) 短縮ttiパターンにおける連続送信時間間隔(ttis)の設定出力電力の導出
US20170013674A1 (en) Methods and Nodes in a Wireless Communication Network
KR102493077B1 (ko) 기준 신호 뮤팅 구성의 적응
JP2019536350A (ja) 異なるttiを伴う設定出力電力を導くためのシステムおよび方法
US20160255641A1 (en) Network node, wireless device and method performed therein
US20210367876A1 (en) Radio network node, user equipment (ue) and methods performed in a wireless communication network
BR112016021396B1 (pt) Métodos e nós em uma rede de comunicação sem fio
BR112016017548B1 (pt) Método em um nó de rede, método em um dispositivo de terminal, nó de rede, dispositivo de terminal, e, mídia de armazenamento legível por computador
BR112016017288B1 (pt) Procedimento de ligar-desligar célula para conectividade dual
BR112016017900B1 (pt) Métodos e aparelho para acionamento de célula pequena oportunista
BR112017000159B1 (pt) Método e aparelho para relatar diferença em temporização entre células com o uso de conectividade múltipla em uma rede sem fio, e, memória legível por computador