BR112016006636B1 - Dispositivo de gravação para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para uma pluralidade de usuários e método relacionado - Google Patents

Dispositivo de gravação para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para uma pluralidade de usuários e método relacionado Download PDF

Info

Publication number
BR112016006636B1
BR112016006636B1 BR112016006636-7A BR112016006636A BR112016006636B1 BR 112016006636 B1 BR112016006636 B1 BR 112016006636B1 BR 112016006636 A BR112016006636 A BR 112016006636A BR 112016006636 B1 BR112016006636 B1 BR 112016006636B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
user
storage unit
recording
segmented files
files
Prior art date
Application number
BR112016006636-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112016006636A2 (pt
Inventor
Chris Phillips
Jennifer Ann Reynolds
Original Assignee
Ericsson Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US14/035,665 external-priority patent/US9955203B2/en
Application filed by Ericsson Ab filed Critical Ericsson Ab
Publication of BR112016006636A2 publication Critical patent/BR112016006636A2/pt
Publication of BR112016006636B1 publication Critical patent/BR112016006636B1/pt

Links

Abstract

DISPOSITIVO DE GRAVAÇÃO E MÉTODO PARA MANIPULAÇÃO DE GRAVADOR DE VÍDEO PESSOAL DE REDE EFICAZ ATRAVÉS DE TRANSMISSÃO CONTÍNUA DE TAXA DE BITS ADAPTÁVEL. Trata-se de um dispositivo de gravação e um método, descritos no presente documento, que fornecem um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede com o uso de tecnologia de taxa de bits adaptável para uma pluralidade de usuários. Em operação, o dispositivo de gravação grava, em um mínimo, uma única taxa de bits (um conjunto de arquivos segmentados) do conteúdo de difusão dentro de cada unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal de rede do usuário. Além disso, o dispositivo de gravação armazena as outras taxas de bits (conjuntos restantes de arquivos segmentados) em um local de armazenamento central ou em algum outro local de armazenamento.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[0001] A presente invenção se refere, em geral, a um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede e, em particular, a um dispositivo de gravação e um método para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede com o uso de tecnologia de taxa de bits para uma pluralidade de usuários.
FUNDAMENTOS
[0002] As abreviações e os termos a seguir são definidos juntamente, em que pelo menos alguns dentre os quais são referidos na seguinte descrição do estado da técnica e na presente invenção. DVR Gravador de Vídeo Digital Kbs Quilobytes por segundo Mbs Megabytes por segundo PVR Gravador de Vídeo Pessoal VCR Gravador de Vídeo Cassete
[0003] Operadores hoje fornecem um serviço de PVR com base em rede que permite que seus consumidores gravem conteúdo de difusão (“broadcast content”) em PVRs com base em rede arbitrariamente de modo semelhante em que os mesmos podem gravar conteúdo de difusão usando-se seus equivales sem base em rede, tais como VCRs, DVRs e PVRs regulares. Ao se desempenhar esse serviço de PVR com base em rede, os operadores precisam seguir mandatos legais (nos Estados Unidos e em outros locais) que exigem que seus PVRs com base em rede armazenem uma cópia do conteúdo gravado para cada usuário. Tais mandatos legais podem resultar em ineficiências, especialmente se os operadores utilizarem tecnologia de transmissão contínua (“streaming”) de taxa de bits adaptativa para transmitir continuamente o conteúdo de difusão gravado para seus usuários. Nesse caso, os operadores mantêm, provavelmente, múltiplas cópias do mesmo conteúdo de difusão gravado, cada uma com uma taxa de bits diferente em todos os PVRs com base em rede associados a cada um dentre os usuários que gravaram o conteúdo de difusão. Isso não seria um uso eficaz da capacidade de armazenamento dos PVRs com base em rede. Dessa forma, existe uma necessidade de tratar desse problema e de outros problemas associados a um serviço de PVR com base em rede que utiliza tecnologia de taxa de bits adaptativa para gravar e transmitir continuamente o conteúdo de difusão gravado para consumidores.
SUMÁRIO
[0004] Um dispositivo de gravação e um método para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede que trate do problema e dos outros problemas supracitados são descritos nas reivindicações independentes da presente aplicação. Modalidades vantajosas do dispositivo de gravação e do método foram descritas nas reivindicações dependentes da presente aplicação.
[0005] Em um aspecto, a presente invenção inclui um dispositivo de gravação para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para uma pluralidade de usuários. O dispositivo de gravação compreende uma pluralidade de unidades de armazenamento de PVR, um processador e uma memória, em que o processador faz interface com a memória e executa as instruções executáveis por processador armazenadas no mesmo para permitir uma operação de recepção, uma operação de armazenamento, uma operação de geração e uma operação de envio. Na operação de recepção, o dispositivo de gravação recebe uma mensagem de gravação a partir de um dispositivo de usuário final associado a um usuário dentre a pluralidade de usuários, em que a mensagem de gravação contém uma solicitação para gravar um conteúdo de difusão. Na operação de armazenamento, o dispositivo de gravação armazena uma pluralidade de conjuntos de arquivos segmentados associados ao conteúdo de difusão, em que cada um dentre os conjuntos de arquivos segmentados tem uma taxa de bits que é diferente das taxas de bits dos conjuntos restantes dos arquivos segmentados. Na operação de geração, o dispositivo de gravação gera um manifesto único para o um usuário, em que o manifesto único tem referências a arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados armazenados em uma dentre as unidades de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associadas ao um usuário, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados armazenados em uma unidade de armazenamento diferente da unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário. Na operação de envio, o dispositivo de gravação envia o manifesto único para o dispositivo de usuário final associado ao um usuário. O dispositivo de gravação é um aperfeiçoamento marcado sobre a técnica anterior, uma vez que o dispositivo de gravação armazena um conjunto dos arquivos segmentados (taxa de bits única) do conteúdo de difusão dentro da unidade de armazenamento de PVR associada ao um usuário em vez de ter que armazenar todos os conjuntos dos arquivos segmentados (múltiplas taxas de bits) dentro da unidade de armazenamento de PVR associada ao um usuário.
[0006] Em outro aspecto, a presente invenção inclui um método implementado por um dispositivo de gravação para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para uma pluralidade de usuários. O método compreende uma operação de recepção, uma operação de armazenamento, uma operação de geração e uma operação de envio. Na operação de recepção, o dispositivo de gravação recebe uma mensagem de gravação a partir de um dispositivo de usuário final associado a um usuário dentre a pluralidade de usuários, em que a mensagem de gravação contém uma solicitação para gravar um conteúdo de difusão. Na operação de armazenamento, o dispositivo de gravação armazena uma pluralidade de conjuntos de arquivos segmentados associados ao conteúdo de difusão, em que cada um dentre os conjuntos de arquivos segmentados tem uma taxa de bits que é diferente das taxas de bits dos conjuntos restantes dos arquivos segmentados. Na operação de geração, o dispositivo de gravação gera um manifesto único para o um usuário, em que o manifesto único tem referências a arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados armazenados em uma dentre as unidades de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associadas ao um usuário, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados armazenados em uma unidade de armazenamento diferente da unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário. Na operação de envio, o dispositivo de gravação envia o manifesto único para o dispositivo de usuário final associado ao um usuário. O método é um aperfeiçoamento claro sobre a técnica anterior, uma vez que o dispositivo de gravação armazena um conjunto dos arquivos segmentados (taxa de bits única) do conteúdo de difusão dentro da unidade de armazenamento de PVR associada ao um usuário em vez de ter que armazenar todos os conjuntos dos arquivos segmentados (múltiplas taxas de bits) dentro da unidade de armazenamento de PVR associada ao um usuário.
[0007] Aspectos adicionais da invenção serão apresentados, em parte, na descrição detalhada, nas figuras e quaisquer reivindicações que seguem, e em parte serão derivados da descrição detalhada, ou podem ser aprendidos através de prática da invenção. Deve-se entender que tanto a descrição geral anteriormente mencionada quanto a descrição detalhada a seguir são apenas exemplificativas e explicativas, e não restringem a invenção, conforme revelado.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0008] Um entendimento mais completo da presente invenção pode ser obtido com referência à descrição a seguir quando tomada em conjunto com os desenhos anexos:
[0009] A Figura 1A é um diagrama básico de um dispositivo de gravação configurado para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para um ou mais usuários de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0010] A Figura 1B é um fluxograma de um método implementado pelo dispositivo de gravação mostrado na Figura 1A para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para um ou mais usuários de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0011] As Figuras 2A a 2B são diagramas básicos de um dispositivo de gravação configurado para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para um ou mais usuários de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção;
[0012] A Figura 2C é um fluxograma de um método implementado pelo dispositivo de gravação mostrado nas Figuras 2A a 2B para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para um ou mais usuários de acordo com a primeira modalidade da presente invenção;
[0013] A Figura 2D é um fluxograma que ilustra um método exemplificativo que pode ser desempenhado pelo dispositivo de gravação mostrado nas Figuras 2A a 2B para iniciar um processo de armazenamento do método mostrado na Figura 2C de acordo com a primeira modalidade da presente invenção;
[0014] A Figura 2E é um fluxograma que ilustra um método exemplificativo que pode ser desempenhado pelo dispositivo de gravação mostrado nas Figuras 2A a 2B para parar o processo de armazenamento do método mostrado na Figura 2C de acordo com a primeira modalidade da presente invenção;
[0015] A Figura 2F é um fluxograma que ilustra um método exemplificativo que pode ser desempenhado pelo dispositivo de gravação mostrado nas Figuras 2A a 2B para apagar um conteúdo de difusão gravado pelo método mostra na Figura 2C de acordo com a primeira modalidade da presente invenção;
[0016] As Figuras 2G1 a 2G3 são um fluxograma que ilustram um método exemplificativo que pode ser desempenhado pelo dispositivo de gravação mostrado nas Figuras 2A a 2B para apagar um conteúdo de difusão gravado pelo método mostra na Figura 2C de acordo com a primeira modalidade da presente invenção;
[0017] As Figuras 3A a 3B são diagramas básicos de um dispositivo de gravação configurado para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para um ou mais usuários de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção;
[0018] A Figura 3C é um fluxograma de um método implementado pelo dispositivo de gravação mostrado nas Figuras 3A a 3B para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para um ou mais usuários de acordo com a segunda modalidade da presente invenção;
[0019] As Figuras 4A a 4B são diagramas básicos de um dispositivo de gravação configurado para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para múltiplos usuários de acordo com uma terceira modalidade da presente invenção; e
[0020] A Figura 4C é um fluxograma de um método implementado pelo dispositivo de gravação mostrado nas Figuras 4A a 4B para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para múltiplos usuários de acordo com a terceira modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0021] Com referência às Figuras 1A a 1B, são ilustrados, respectivamente, um diagrama básico de um dispositivo de gravação 100 e um fluxograma de um método 150 implementado pelo dispositivo de gravação 100 para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para um ou mais usuários 1041, 1042, 1043... 104n de acordo com uma modalidade da presente invenção. Na Figura 1A, o dispositivo de gravação 100 é mostrado como sendo parte de uma rede de difusão 106 (por exemplo, rede de entrega de conteúdo com base em cabo 106, rede de entrega de conteúdo com base em internet 106, rede de entrega de conteúdo com base em satélite 106) que utiliza tecnologia de taxa de bits adaptativa para entregar conteúdo de difusão para os usuários 1041, 1042, 1043...104n. A rede de entrega de conteúdo 106 inclui muitos componentes bem conhecidos que são usados para entregar (transmitir continuamente) conteúdos de difusão diferente (múltiplos canais) para os usuários 1041, 1042, 1043.104n, mas apenas dois desses componentes conhecidos, a saber, um codificador de taxa de bits adaptativa 108 e um dispositivo de segmentação 110, os são úteis para ajudar a descrever o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 da presente invenção, são discutidos e mostrados no presente documento.
[0022] O codificador de taxa de bits adaptativa 108 é configurado para receber um conteúdo de difusão 112 (por exemplo, canal Z com uma resolução de 1920x1080 a 15 Mbs) e gerar múltiplos arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411, e 11412 (por exemplo) do mesmo conteúdo de vídeo e áudio, mas que são codificados em taxas de bits diferentes. Nesse exemplo, o codificador de taxa de bits adaptativa 108 recebe o conteúdo de difusão 112 (1920x1080 15 Mbs) e emite um arquivo de 1920x1080 10 Mbs 1141, um arquivo de 1920x1080 9 Mbs 1142, um arquivo de 1920x1080 8 Mbs 1143, um arquivo de 1280x720 5 Mbs 1144, um arquivo de 1280x720 4 Mbs 1145, um arquivo de 1280x720 3 Mbs 1146, um arquivo de 720x480 2,2 Mbs 1147, um arquivo de 720x480 1,8 Mbs 1148, um arquivo de 720x480 1,4 Mbs 1149, um arquivo de 640x360 900 Kbs 11410, um arquivo de 400x224 600 Kbs 11411 e um arquivo de 400x224 300 Kbs 11412. Para propósito de clareza, apenas um conteúdo de difusão 112 (por exemplo, canal Z) é mostrado e descrito no presente documento.
[0023] O dispositivo de segmentação 110 é configurado para receber os arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411 e 11412 e, então, segmentar cada um dentre os arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411 e 11412 em múltiplos arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n, e 116l1-n. Cada um dentre os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n contém pacotes de vídeo e de áudio por uma duração de tempo predeterminada (por exemplo, 10 segundos). Deve ser compreendido que os arquivos segmentados 116a1-n têm uma qualidade mais alta (taxa de bits mais alta) que os arquivos segmentados 116b1-n que, por sua vez, têm uma qualidade mais alta (taxa de bits mais alta) que os arquivos segmentados 116c1-n e assim por diante, em que os arquivos segmentados 116l1-n têm a qualidade mais baixa (taxa de bits mais baixa). O dispositivo de gravação 100 recebe os múltiplos conjuntos de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1- n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n a partir do dispositivo de segmentação 110. Uma descrição detalhada é fornecida a seguir sobre como o dispositivo de gravação 100 é configurado para armazenar esses arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n a fim de fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para os usuários 1041, 1042, 1043...104n, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0024] O dispositivo de gravação 100 é mostrado como tendo um processador 118, uma memória 120, múltiplas unidades de armazenamento de PVR 1221, 1222, 1223...122n e uma unidade de armazenamento geral opcional 124. O dispositivo de gravação 100 pode ter componentes bem conhecidos adicionais, mas para propósito de clareza apenas, os componentes necessários para explicar a presente invenção são descritos no presente documento. O dispositivo de gravação 100 é configurado, de forma que o processador 118 faça interface com a memória 120 e execute instruções executáveis por processador armazenadas na memória 120 para permitir as operações seguintes: 1. Receber uma mensagem de gravação 1261 a partir de um dispositivo de usuário final 1281 (por exemplo, computador de decodificador de sinais, computador do tipo laptop, telefone móvel (telefone inteligente), computador do tipo tablet, televisão apta à internet) associado ao usuário 1041 (por exemplo) (consultar a etapa de recebimento 152 da Figura 1B). A mensagem de gravação 1261 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112. 2. Armazenar múltiplos conjuntos de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1- n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n associados ao conteúdo de difusão 112 (consultar a etapa de armazenamento 154 da Figura 1B). Os vários locais de armazenamento em que os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n podem ser armazenados são discutidos na etapa 3. Adicionalmente, as descrições das Figuras 2 a 4 explicam três modos exemplificativos e vários locais em que os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n podem ser armazenados para fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para os usuários 1041, 1042, 1043.104n. 3. Gerar um manifesto único 1301 (ou documento semelhante) para o usuário 1041 (consultar a etapa de geração 156 da Figura 1B). O manifesto único 1301 tem uma referência individual 1321-x para cada um dentre os arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR 1221 associada ao usuário 1041, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n que são armazenados em uma unidade de armazenamento 1222, 1223...122n ou 124 diferente da unidade de armazenamento de PVR 1221 associada ao usuário 1041. Conforme discutido nas Figuras 2 a 3 (primeira e segunda modalidades da presente invenção), o dispositivo de gravação 100 armazena os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1- n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n na unidade de armazenamento geral 124. E, conforme discutido na Figura 4 (terceira modalidade da presente invenção), o dispositivo de gravação 100 armazena os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n em uma dentre as outras unidades de armazenamento de PVR 1222 (por exemplo) associadas a um dentre os outros usuários 1042 (por exemplo). Adicionalmente, as descrições das Figuras 2 a 4 explicam alguns modos exemplificativos em que o arquivo de manifesto 1301 e outros arquivos de manifesto 1302, 1303.130n podem ser gerados a fim e fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para os usuários 1041, 1042, 1043.104n. 4. Enviar o manifesto único 1301 para o dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa de envio 158 da Figura 1B). 5. Receber uma mensagem de reprodução 136 a partir do dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa de recepção 160 da Figura 1B). A mensagem de reprodução 136 inclui uma dentre as referências 1321 (por exemplo) no manifesto único 1301. 6. Usar a uma referência 1321 na mensagem de reprodução 136 para recuperar um arquivo segmentado correspondente 116a1 (por exemplo) a partir da unidade de armazenamento de PVR 1221 associada ao usuário 1041 ou a partir da unidade de armazenamento 1222, 1223.122n e 124, dependendo de qual unidade de armazenamento 1221, 1222, 1223.122n e 124 está realmente armazenando o arquivo segmentado solicitado 116a1 (consultar a etapa de uso 162 da Figura 1B). Nesse exemplo, o arquivo segmentado 116a1 seria recuperado a partir da unidade de armazenamento geral 124 (por exemplo) em vez de a partir da unidade de armazenamento de PVR 1221 associada ao usuário 1041. Isso é um aperfeiçoamento claro sobre a técnica anterior, uma vez que a unidade de armazenamento de PVR 1221 não tem mais que armazenar todos os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n. 7. Enviar o arquivo segmentado recuperado 116a1 para o dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar etapa de envio 164 da Figura 1B). 8. Repetir a segunda operação de recepção (etapa 5), a operação de uso (etapa 6), e a segunda operação de envio (7) para fornecer, de uma forma sequencial, os arquivos segmentados solicitados 116b2, 116b3, 116c4, 116k5...116jn (por exemplo) do conteúdo de difusão gravado 112 para o dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa de repetição 166 da Figura 1B). 9. Apagar o (1) um conjunto de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) armazenado na unidade de armazenamento de PVR 1221 específica associada ao usuário 1041 e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1- n que são armazenados em uma unidade de armazenamento 1222, 1223...122n ou 124 diferente da unidade de armazenamento de PVR 1221 associada ao usuário 1041 após receber uma solicitação de apagamento 1391 a partir do usuário 1041 (consultar a etapa de apagamento 168 da Figura 1B). Modos exemplificativos em que essa etapa de apagamento pode ser desempenhada são discutidos abaixo nas descrições associadas às Figuras 2 a 4. Nota: A descrição acima se refere a fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para um usuário 1041, mas não se deve compreender que as mesmas etapas podem ser desempenhadas pelo dispositivo de gravação 100 para fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para qualquer número de usuários 1041, 1042, 1043...104n, cada um dentre os quais tem seu próprio dispositivo de usuário final 1281, 1282, 1283...128n e cada um dentre os quais pode gravar o mesmo conteúdo de difusão 112 (por exemplo, canal Z) ou conteúdos de difusão diferentes (por exemplo, canais A a Y) ao mesmo tempo ou em tempos diferentes.
[0025] Deve ser compreendido que existem muitos modos que um indivíduo pode configurar o dispositivo de gravação 100 a fim de fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para os usuários 1041, 1042, 1043.104n com base nos ensinamentos que foram descritos nas Figuras 1A a 1B. A esse respeito, as Figuras 2 a 4 fornecem três modos exemplificativos em que o dispositivo de gravação 100 pode ser configurado e operado a fim de fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para os usuários 1041, 1042, 1043.104n de acordo com modalidades diferentes da presente invenção.
[0026] Primeira Modalidade (Figuras 2A a 2G). O dispositivo de gravação 100a opera para armazenar uma taxa de bits única (por exemplo, arquivos segmentados 116l1-n—mais provavelmente aqueles que têm a taxa de bits mais baixa) do conteúdo de difusão 112 em cada unidade de armazenamento de PVR de rede individual 1221, 1222, 1223.122n pelas solicitações nas mensagens de gravação 1261, 1262, 1263.126n dos usuários 1041, 1042, 1043.104n. Ao mesmo tempo, o dispositivo de gravação 100a opera de forma que desde que um usuário 1041 (por exemplo) tenha iniciado uma gravação do conteúdo de difusão 112 para gravar todas as outras taxas de bits (arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n) do conteúdo de difusão 112 dentro da unidade de armazenamento geral 124. O dispositivo de gravação 100a também gera e armazena os manifestos únicos individuais do usuário 1301, 1302, 1303.130n dentro das unidades de armazenamento de PVR de rede individuais do usuário 1221, 1222, 1223.122n. Por exemplo, a unidade de armazenamento de PVR de rede 1221 armazena o manifesto 1301 para o usuário 1041, enquanto a unidade de armazenamento de PVR de rede 1222 armazena o manifesto 1302 para o usuário 1042 e assim por diante. Os manifestos 1301, 1302, 1303.130n são específicos para os usuários correspondentes 1041, 1042, 1043...104n, em que cada manifesto 1301, 1302, 1303... 130n faz referência à respectiva taxa de bits pessoal do usuário (arquivos segmentados 116l1-n), assim como as taxas de bits gerais (arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n) cujos códigos de tempo são sincronizados com a taxa de bits pessoal correspondente. Essa sincronização de código de tempo das taxas de bits gerais é feita de forma que os usuários 1041, 1042, 1043.104n não possam assistir o conteúdo de difusão geral 112 dos quais os mesmos também não têm uma cópia local grava em sua respectiva unidade de armazenamento de PVR de rede 1221, 1222, 1223.122n. Se nenhum usuário 1041, 1042, 1043.104n estiver gravando atualmente o conteúdo de difusão 112, então, o dispositivo de gravação 100a não grava qualquer coisa na unidade de armazenamento geral 124. Se um usuário 1041 (por exemplo) apagar sua gravação, então, o dispositivo de gravação 100a apaga o manifesto pessoal daquele usuário 1301 e sua taxa de bits única (arquivos segmentados 116l1-n) armazenados em sua unidade de armazenamento de PVR de rede 1221. Adicionalmente, o dispositivo de gravação 100a verifica para ver se aquele usuário 1041 tem permissão para segmentos gravados na unidade de armazenamento geral 124 que nenhum outro usuário 1042, 1043.104n pode acessar. Se sim, o dispositivo de gravação 100 também apaga aqueles segmentos (uma vez que ninguém será capaz de ver mais os mesmos). Uma vantagem da primeira modalidade é que a mesma permite que tanto o usuário inicie a gravação quanto pré-agende a gravação a ser manuseada pelo dispositivo de gravação 100a.
[0027] Segunda Modalidade (Figuras 3A a 3C). A segunda modalidade é a mesma que a primeira modalidade, exceto pelo fato de que o dispositivo de gravação 100b está sempre capturando e armazenando taxas de bits gerais (arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n) do conteúdo de difusão 112 na unidade de armazenamento geral 124 independente de se qualquer um dentre os usuários 1041, 1042, 1043.104n solicitaram gravar o conteúdo de difusão 112 ou não. Basicamente, o dispositivo de gravação 100b é configurado para gravar o conteúdo de difusão 112 em uma taxa de bits única (mais provavelmente a taxa de bits mais baixa disponível) para cada usuário 1041, 1042, 1043...104n que deseja gravar o mesmo dentro de sua respectiva unidade de armazenamento de PVR de rede 1221, 1222, 1223.122n. Além disso, antes desse momento, o sistema de gravação 100b esteve gravando as taxas de bits restantes, se não todas as taxas de bits do conteúdo de difusão 112, na unidade de armazenamento geral 124. Dessa forma, quando um usuário 1041 (por exemplo) tenta transmitir continuamente seu conteúdo de difusão gravado 112, o dispositivo de gravação 100b envia ao usuário 1041 seu manifesto único 1301 (ou documento semelhante) que contém referências 1321-x a todos os arquivos segmentados (taxas de bits) do conteúdo de difusão gravado 112. O usuário 1041 pode, então, usar seu manifesto único 1301 para acessar tanto sua taxa de bits única pessoalmente armazenada (arquivos segmentados 116l1-n) como as taxas de bits geralmente armazenadas (arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n).
[0028] Terceira Modalidade (Figuras 4A a 4C): O dispositivo de gravação 100c pode gravar todas as taxas de bits (arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n, 116l1-n) para cada usuário 1041, 1042, 1043.104n em sua respectiva unidade de armazenamento de PVR de rede 1221, 1222, 1223.122n. Quando um usuário específico 1041 (por exemplo) indica que o mesmo gostaria de parar a gravação, então, o dispositivo de gravação 100 termina sua gravação pessoal. Após todos os usuários 1041, 1042, 1043.104n terem terminado de gravar, então, o dispositivo de gravação 100c determina qual usuário 1042 (por exemplo) tem a gravação “mais completa” e apaga as taxas de bit “extra” de todos os outros (deixa pelo menos uma taxa de bits única) em sua respectiva unidade de armazenamento de PVR de rede 1221, 1223, .122n. Então, quando um usuário 1041 (por exemplo) quer reproduzir o conteúdo de difusão gravado 112, fornece-se àquele usuário 1041 um manifesto 1301 com referências à gravação “mais completa” do conteúdo de difusão 112 dentro da unidade de armazenamento de PVR de rede 1222 do usuário 1042 (por exemplo) e a uma taxa de bits (por exemplo, arquivos segmentados 116l1-n) dentro da unidade de armazenamento de PVR de rede 1221 do usuário 1041. Conforme pode ser compreendido, será fornecido ao usuário 1042 (por exemplo) que tem a gravação “mais” completa um manifesto “normal” 1302, enquanto serão fornecidos aos usuários restantes 104i, 1043...104n, respectivamente, manifestos “únicos” 130i, 1303...130n que fazem referência a um patchwork das unidades de armazenamento de PVR de rede 1221, 1222, 1223.122n. Se aquela gravação for apagada pelo usuário 1042, o dispositivo de gravação 100 irá salvar, do mesmo modo, aquela gravação desde que qualquer outro usuário 1041, 1043.104n tenha uma gravação de taxa de bits única deixada para o mesmo em suas unidades de armazenamento de PVR de rede 1221, 1223.122n.
[0029] Com referência às Figuras 2A a 2B, existem ilustrados, respectivamente, um diagrama básico de um dispositivo de gravação 100a e um fluxograma de um método 200c implementado pelo dispositivo de gravação 100a para fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para um ou mais usuários 1041, 1042, 1043.104n de acordo com a primeira modalidade da presente invenção. Na Figura 2A, o dispositivo de gravação 100a é mostrado como sendo uma parte de uma rede de difusão 106 (por exemplo, rede de entrega de conteúdo com base em cabo 106, rede de entrega de conteúdo com base em internet 106, rede de entrega de conteúdo com base em satélite 106) que utiliza tecnologia de taxa de bits adaptativa para entregar conteúdo de difusão (múltiplos canais) para os usuários 1041, 1042, 1043.104n. A rede de entrega de conteúdo 106 inclui muitos componentes bem conhecidos que são usados para entregar (transmitir continuamente) o conteúdo de difusão (múltiplos canais) para os usuários 1041, 1042, 1043.104n, mas apenas dois dentre esses componentes conhecidos, a saber, um codificador de taxa de bits adaptativa 108 e um dispositivo de segmentação 110, os quais são úteis para ajudar a descrever o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102, são discutidos e mostrados no presente documento.
[0030] O codificador de taxa de bits adaptativa 108 é configurado para receber o conteúdo de difusão 112 (por exemplo, canal Z com uma resolução de 1920x1080 em 15 Mbs) e gerar múltiplos arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411, e 11412 (por exemplo) do mesmo conteúdo de vídeo e de áudio, mas que são codificados em taxas de bits diferentes. Nesse exemplo, o codificador de taxa de bits adaptativa 404 recebe o conteúdo de difusão 112 (1920x1080 15 Mbs) e emite um arquivo de 1920x1080 10 Mbs 1141, um arquivo de 1920x1080 9 Mbs 1142, um arquivo de 1920x1080 8 Mbs 1143, um arquivo de 1280x720 5 Mbs 1144, um arquivo de 1280x720 4 Mbs 1145, um arquivo de 1280x720 3 Mbs 1146, um arquivo de 720x480 2,2 Mbs 1147, um arquivo de 720x480 1,8 Mbs 1148, um arquivo de 720x480 1,4 Mbs 1149, um arquivo de 640x360 900 Kbs 11410, um arquivo de 400x224 600 Kbs 11411 e um arquivo de 400x224 300 Kbs 11412.
[0031] O dispositivo de segmentação 110 é configurado para receber os arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411 e 11412 e, então, segmentar cada um dentre os arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411 e 11412 em múltiplos arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n, e 116l1-n. Cada um dentre os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n contém pacotes de vídeo e de áudio por uma duração de tempo predeterminada (por exemplo, 10 segundos). Deve ser compreendido que os arquivos segmentados 116a1-n têm uma qualidade mais alta (taxa de bits mais alta) que os arquivos segmentados 116b1-n que, por sua vez, têm uma qualidade mais alta (taxa de bits mais alta) que os arquivos segmentados 116c1-n e assim por diante, em que os arquivos segmentados 116l1-n têm a qualidade mais baixa (taxa de bits mais baixa). O dispositivo de gravação 100a recebe os múltiplos conjuntos de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1- n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n, e 116l1-n a partir do dispositivo de segmentação 110. Uma descrição detalhada é fornecida a seguir sobre como o dispositivo de gravação 100a é configurado para armazenar esses arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n para fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para os usuários 1041, 1042, 1043...104n de acordo com a primeira modalidade da presente invenção.
[0032] O dispositivo de gravação 100a é mostrado como tendo um processador 118, uma memória 120, múltiplas unidades de armazenamento de PVR 1221, 1222, 1223...122n e a unidade de armazenamento geral 124. O dispositivo de gravação 100a pode ter componentes bem conhecidos adicionais, mas para propósito de clareza apenas, os componentes necessários para explicar a presente invenção são descritos no presente documento. O dispositivo de gravação 100a é configurado de forma que o processador 118 faça interface com a memória 120 e execute instruções executáveis por processador armazenadas na memória 120 para permitir as seguintes operações: 1. Receber uma mensagem de gravação 1261 a partir de um dispositivo de usuário final 1281 (por exemplo, computador de decodificador de sinais, computador do tipo laptop, telefone móvel (telefone inteligente), computador do tipo tablet, televisão capaz de internet) associado ao usuário 1041 (por exemplo) (consultar a etapa de recebimento 202c da Figura 2C). Na prática, o dispositivo de gravação 100a recebe mensagens de gravação 1261, 1262, 1263...126n a partir dos dispositivos de usuário final 1281, 1282, 1283...128n (por exemplo, computadores de decodificador de sinais, computadores do tipo laptop, telefones móveis (telefones inteligentes), computadores do tipo tablet, televisões capazes de internet) associados respectivamente a usuários 1041, 1042, 1043.104n. Nesse exemplo, a mensagem de gravação 1261 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:00 a 9:30 para o usuário 1041. A mensagem de gravação 1262 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:00 a 9:45. A mensagem de gravação 1263 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:20 a 9:30. E, a mensagem de gravação 126n contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:08 a ??.??, em que o usuário 104n selecionou o botão de gravação no canal Z (conteúdo de difusão 112) às 9:08 e ??.?? é quando o usuário 104n seleciona o botão de parar. Em uma modalidade, o dispositivo de gravação 100a pode receber uma mensagem de gravação “pré-agendada” 1261 a partir do usuário 1041 (ou qualquer outro usuário 1042, 1043...104n) em que a mensagem de gravação “pré-agendada” 1261 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 no futuro indicando-se um tempo de início e um tempo de término em particular. 2. Armazenar um dentre os conjuntos de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo, a taxa de bits mais baixa) na unidade de armazenamento de PVR de rede 1221 associada ao usuário 1041 (consultar a etapa de recebimento 204c1 da Figura 2C). Nesse exemplo, os arquivos segmentados 116l1-n são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1221 associada ao usuário 1041 a partir de 9:00 a 9:30. Adicionalmente, o dispositivo de gravação 100a armazena os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1- n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n do conteúdo de difusão 112 na unidade de armazenamento geral 124 se os mesmos não já estiverem sendo armazenados na mesma (consultar a etapa de armazenamento 204c2 da Figura 2C). Nesse exemplo, o dispositivo de gravação 100a começa a armazenar os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1- n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n do conteúdo de difusão 112 na unidade de armazenamento geral 124 às 9:00. Além disso, o dispositivo de gravação 100a armazena os arquivos segmentados 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 1222 associada ao usuário 1042 a partir de 9:00 a 9:45. Adicionalmente, o dispositivo de gravação 100a armazena os arquivos segmentados 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 1223 associada ao usuário 1043 a partir de 9:20 a 9:30. O dispositivo de gravação 100a também armazena os arquivos segmentados 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 122n associada ao usuário 104n a partir de 9:08 a ??.??. Uma vez que o usuário 104n para a gravação do conteúdo de difusão 112 presumindo que é após 9:45, então, o dispositivo de gravação 100a para de armazenar os arquivos segmentados 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 122n associada ao usuário 104n e para de armazenar os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n na unidade de armazenamento geral 124. 3. Gerar um manifesto único 1301 para o usuário 1041 (consultar a etapa de geração 206c da Figura 2C). O manifesto único 1301 tem referências individuais 1321-x para cada um dentre os arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR específica 1221 associada ao usuário 1041, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n que são armazenados na unidade de armazenamento geral 124. Nesse exemplo, o dispositivo de gravação 100a também gera um manifesto único 1302 para o usuário 1042, em que o manifesto único 1302 tem referências individuais 1321-x para cada um dentre os arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1222 associada ao usuário 1042, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n que são armazenados na unidade de armazenamento geral 124. Adicionalmente, o dispositivo de gravação 100a gera um manifesto único 1303 para o usuário 1043, em que o manifesto único 1303 tem referências individuais 1321-x para cada um dentre os arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1223 associada ao usuário 1043, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n que são armazenados na unidade de armazenamento geral 124. O dispositivo de gravação 100a também gera um manifesto único 130n para o usuário 104n, em que o manifesto único 130n tem referências individuais 1321-x para cada um dentre os arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 122n associada ao usuário 104n, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n que são armazenados na unidade de armazenamento geral 124. Os manifestos únicos 1301, 1302, 1303...130n, cada um, têm referências individuais 1321-x a cada um dentre os arquivos segmentados 116a1- n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n associado ao conteúdo de difusão 112 por períodos de tempo de 9:00 a 9:30 para o usuário 1041, 9:00 a 9:45 para o usuário 1042, 9:20 a 9:30 para o usuário 1043 e 9:08 a ??.?? para o usuário 104n, respectivamente. 4. Enviar o manifesto único 1301 para o dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa de envio 208c da Figura 2C). Nesse exemplo, o dispositivo de gravação 100a também envia manifestos únicos 1302, 1303...130n aos dispositivos de usuário final 1282, 1283^128n associados aos usuários 1042, 1043...104n (nota: o manifesto único 130n é enviado ao usuário 104n mediante a conclusão do processo de gravação que é quando o usuário 104n para a gravação). A Figura 2A ilustra graficamente as etapas 1 a 4 enquanto a Figura 2B ilustra graficamente as etapas a seguir 5 a 8. 5. Receber uma mensagem de reprodução 1361 a partir do dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa de recebimento 210c da Figura 2C). A mensagem de reprodução 1361 inclui uma dentre as referências 1321 (por exemplo) no manifesto único 1301. A Figura 2B ilustra o dispositivo de gravação 100a que recebe a mensagem de reprodução 1361 a partir do dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041. Para propósito de clareza, o dispositivo de gravação 100a mostrado na Figura 2B não ilustra o dispositivo de gravação 100a que recebe mensagens de reprodução 1362, 1363...136n a partir de dispositivos de usuário final 1282, 1283...128n associados a usuários 1042, 1043...104n. Adicionalmente, a Figura 2B não ilustra o dispositivo de gravação 100a que interage com e transmite continuamente os arquivos segmentados solicitados do conteúdo de difusão gravado 112 para os dispositivos de usuário final 1282, 1283...128n associados aos usuários 1042, 1043...104n. Entretanto, deve ser compreendido que o dispositivo de gravação 100a interage com e transmite continuamente os arquivos segmentados solicitados do conteúdo de difusão gravado 112 para os dispositivos de usuário final 1282, 1283...128n associados aos usuários 1042, 1043...104n da mesma forma que o mesmo faz com o usuário 1041. 6. Usar a uma referência 1321 na mensagem de reprodução 1361 para recuperar um arquivo segmentado correspondente 116a1 (por exemplo) a partir tanto da unidade de armazenamento de PVR 1221 associada ao usuário 1041 como da unidade de armazenamento geral 124, dependendo de qual unidade de armazenamento 1221 ou 124 está armazenando realmente o arquivo segmentado solicitado 116a1 (consultar a etapa de uso 212c da Figura 2C). Nesse exemplo, o dispositivo de gravação 100a recupera o arquivo segmentado 116a1 a partir da unidade de armazenamento geral 124 uma vez que o mesmo não é armazenado na unidade de armazenamento de PVR 1221 associada ao usuário 1041. Isso é um aperfeiçoamento claro sobre a técnica anterior, uma vez que a unidade de armazenamento de PVR 1221 não tem mais que armazenar todos os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n. 7. Enviar o arquivo segmentado recuperado 116a1 para o dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar etapa de envio 214c da Figura 2C). 8. Repetir a segunda operação de recepção (etapa 5) recebendo-se mensagens de reprodução 1362, 1363, 1364...136n com referências 1322, 1323, 1324...132n, a operação de uso (etapa 6) para recuperar arquivos segmentados 116b2, 116b3, 116c4...116jn (por exemplo), e a segunda operação de envio (etapa 7) enviando-se os arquivos segmentados recuperados 116b2, 116b3, 116c4 .116jn do conteúdo de difusão 112 de uma forma sequencial ao dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa de repetição 216c da Figura 2C). 9. Apagar o (1) um conjunto de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) armazenado na unidade de armazenamento de PVR específica 1221 associada ao usuário 1041, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1- n que são armazenados na unidade de armazenamento geral 124 após receber uma solicitação de apagamento 1391 a partir do usuário 1041 (consultar a etapa de apagamento 218c da Figura 2C). Nota: A descrição acima em relação às etapas 5 a 9 se refere a fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para um usuário 1041, mas não se deve compreender que as mesmas etapas podem ser desempenhadas pelo dispositivo de gravação 100a para fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para qualquer número de usuários 1041, 1042, 1043...104n, cada um dentre os quais tem seu próprio dispositivo de usuário final 128i, 1282, 1283...128n e cada um dentre os quais pode gravar o mesmo conteúdo de difusão 112 (por exemplo, canal Z) ou conteúdos de difusão diferentes (por exemplo, canais A a Y) ao mesmo tempo ou em tempos diferentes.
[0033] Com referência à Figura 2D, é mostrado um fluxograma básico que ilustra um método exemplificativo 200d que pode ser desempenhado pelo dispositivo de gravação 100a para iniciar o processo de armazenamento de acordo com a primeira modalidade da presente invenção (consultar a etapa 3 supracitada e a etapa de armazenamento 204c da Figura 2C). No começo da etapa 202d, o dispositivo de gravação 100a, mediante a recepção de uma mensagem de gravação 126x (que pode ser qualquer uma dentre as mensagens de gravação 1261, 1262, 1263...126n) a partir do usuário 104x (que pode ser qualquer um dentre os usuários 1041, 1042, 1043.104n), determina se o conteúdo de difusão 112 está sendo armazenado atualmente na unidade de armazenamento geral 124 (por exemplo, determina se a contagem de gravação geral > 0 para o conteúdo de difusão 112 que, se sim, significa que mais de um outro usuário 1041, 1042, 1043.104n já está gravando o conteúdo de difusão 112). Se o resultado da etapa de determinação 202d for não, começa-se na etapa 204d para armazenar os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n do conteúdo de difusão 112 na unidade de armazenamento geral 124. Após a etapa 204d ou se um resultado da etapa de determinação 202d for sim, começa-se na etapa 206d para armazenar o um conjunto de arquivos segmentados 116l1-n no PVR de rede 122x associado ao usuário 104x. Após o começo da etapa 206d, incrementando-se, na etapa 208d, a contagem de gravação geral para o conteúdo de difusão 112 para indicar o número real de usuários 1041, 1042, 1043...104n que estão gravando atualmente o conteúdo de difusão 112. No fim da etapa 208d, o dispositivo de gravação 100a começa a gerar o manifesto único 130x para o usuário 104x conforme discutido na etapa 4 e na etapa 206c da Figura 2C.
[0034] Com referência à Figura 2E, é mostrado um fluxograma básico que ilustra um método exemplificativo 200e que pode ser desempenhado pelo dispositivo de gravação 100a para parar o processo de armazenamento de acordo com a primeira modalidade da presente invenção (consultar a etapa 3 supracitada e a etapa de armazenamento 204c da Figura 2C). No começo da etapa 202e, o dispositivo de gravação 100a, após um tempo de término ter sido alcançado para gravar o conteúdo de difusão 112 para um usuário 104x (que pode ser qualquer um dentre os usuários 1041, 1042, 1043.104n), determina se uma contagem de gravação geral está em um, o que indica que o usuário 104x é o único usuário que estava gravando o conteúdo de difusão 112. Se o resultado da etapa de determinação 202e for sim, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 204e, para o armazenamento dos conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n na unidade de armazenamento geral 124. Após a etapa de paragem 204e ou se o resultado da etapa de determinação 202e for não, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 206e, para o armazenamento do um conjunto de arquivos segmentados 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 122x do usuário 104x. Após a etapa de paragem 206e, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 208e, parar a geração do manifesto único 130x para o usuário 104x, e, então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 210e, decrementa a contagem de gravação geral em um para o conteúdo de difusão 112. Se desejado, o dispositivo de gravação 100a pode desempenhar a etapa 210e antes de desempenhar a etapa 208e.
[0035] Com referência à Figura 2F, mostra-se um fluxograma básico que ilustra um método exemplificativo 200f que pode ser desempenhado pelo dispositivo de gravação 100a para apagar um conteúdo de difusão gravado 112 de acordo com a primeira modalidade da presente invenção (consultar a etapa 9 supracitada e a etapa de apagamento 218c da Figura 2C). Na etapa 202f, o dispositivo de gravação 100a recebe uma solicitação de apagamento 139x a partir do usuário 104x (que pode ser qualquer um dentre os usuários 104i, 1042, 1043...104n). A mensagem de apagamento 139x contém uma solicitação para apagar o conteúdo de difusão gravado 112 associado ao usuário 104x. Na etapa 204f, o dispositivo de gravação 100a apaga o manifesto único 130x do usuário 104x. Na etapa 206f, o dispositivo de gravação 100a apaga os arquivos segmentados 116l1-n associados ao conteúdo de difusão gravado 112 armazenado no PVR de rede 122x associado ao usuário 104x. Na etapa 208f, o dispositivo de gravação 100a determina se o usuário 104x tem permissão para os arquivos segmentados associados ao conteúdo de difusão gravado 122 armazenado na unidade de armazenamento geral 124 que nenhum dentre os usuários restantes pode acessar. Se o resultado da etapa de determinação 208f for sim, então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 210f, apaga aqueles arquivos segmentados armazenados na unidade de armazenamento geral 124 que nenhum dentre os usuários restantes pode acessar. Se o resultado da etapa de determinação 208f for não, então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 212f, não apaga aqueles arquivos segmentados armazenados na unidade de armazenamento geral 124 que nenhum dentre os usuários restantes pode acessar.
[0036] Com referência às Figuras 2G1 a 2G3, mostra-se um fluxograma básico que ilustra um método exemplificativo 200g que pode ser desempenhado pelo dispositivo de gravação 100a para apagar um conteúdo de difusão gravado 112 de acordo com a primeira modalidade da presente invenção (consultar a etapa 9 supracitada e a etapa de apagamento 218c da Figura 2C). No começo, na etapa 202g, o dispositivo de gravação 100a recebe uma solicitação de apagamento 139x a partir do usuário 104x (que pode ser qualquer um dentre os usuários 1041, 1042, 1043.104n). A mensagem de apagamento 139x contém uma solicitação para apagar o conteúdo de difusão gravado 112 associado ao usuário 104x. Na etapa 204g, o dispositivo de gravação 100a recupera os tempos de início e de término do conteúdo de difusão gravado 112. Na etapa 206g, o dispositivo de gravação 100a gera uma lista de todos os arquivos segmentados gravados gerais para os tempos de início e de término do usuário 104x na unidade de armazenamento geral 124. Na etapa 208g, o dispositivo de gravação 100a gera uma lista de todas as gravações de todos os usuários 1041, 1042, 1043...104n (que não inclui o usuário 104x) que inclui um tempo de sobreposição entre os tempos de início e de término do usuário 104x para o conteúdo de difusão gravado 112. Na etapa 210g, o dispositivo de gravação 100a determina se a lista de gravações sobreposta do usuário está vazia. Se o resultado da etapa 210g for não, então, o dispositivo de gravação 100a, nas etapas 212g, 214g e 216g, respectivamente, recupera a primeira gravação sobreposta do usuário de todas as listas de gravação do usuário sobrepostas, recupera o primeiro segmento na lista do usuário 104x de segmentos gravados gerais e recupera o primeiro segmento dos segmentos gravados gerais do usuário sobrepostos (não usuário 104x). Então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 218g, determina se o segmento do usuário 104x é o mesmo que o segmento do usuário sobreposto. Se o resultado da etapa 218g for sim, então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 220g, remove o arquivo de segmento da lista do usuário 104x de segmentos gravados gerais. Após a etapa 220g ou se o resultado da etapa 218g for não, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 222g, determina se os segmentos do usuário (não usuário 104x) sobrepostos estão no fim. Se o resultado da etapa 222g for não, então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 224g, determina se a lista de segmentos gravados gerais para o usuário 104x está vazia. Se o resultado da etapa 224g for não, então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 226g, recupera o próximo segmento do conteúdo de difusão gravado do usuário geral (não usuário 104x) 112 e, então, procede de volta para a etapa 218g. Se o resultado da etapa 224g for sim, então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 228g, apaga os segmentos locais e o manifesto 130x do usuário 104x para o conteúdo de difusão gravado 112 entre início e término. Então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 230g, apaga o conteúdo de difusão gravado 112 da lista de outro conteúdo de difusão gravado. Se o resultado da etapa 222g for sim, então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 232g, determina se está no fim da lista de gravação do usuário sobreposta. Se o resultado da etapa 232g for não, então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 234g, obtém a próxima gravação do usuário sobreposta de todas as listas de gravação sobrepostas do usuário e, então, procede de volta para a etapa 214g. Se o resultado da etapa 232g for sim ou o resultado da etapa 210g for sim, então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 236g, recupera o primeiro segmento na lista do usuário 104x de segmentos gravados gerais. Então, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 238g, apaga o arquivo de segmento dos segmentos gravados gerais. Doravante, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 240g, determina se está no fim da lista do usuário 104x de segmentos gravados gerais. Se o resultado da etapa 240g for não, o dispositivo de gravação 100a, na etapa 242g, recupera o próximo arquivo de segmento a partir dos segmentos gravados gerais e procede para a etapa 238g. Se o resultado da etapa 240g for sim, então, o dispositivo de gravação 100a procede para a etapa 228g.
[0037] Com referência às Figuras 3A a 3C, existem ilustrados, respectivamente, um diagrama básico de um dispositivo de gravação 100b e um fluxograma de um método 300 implementado pelo dispositivo de gravação 100b para fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para um ou mais usuários 104i, 1042, 1043...104n de acordo com a segunda modalidade da presente invenção. Na Figura 3A, o dispositivo de gravação 100b é mostrado como sendo uma parte de uma rede de difusão 106 (por exemplo, rede de entrega de conteúdo com base em cabo 106, rede de entrega de conteúdo com base em internet 106, rede de entrega de conteúdo com base em satélite 106) que utiliza tecnologia de taxa de bits adaptativa para entregar conteúdo de difusão (múltiplos canais) para os usuários 1041, 1042, 1043.104n. A rede de entrega de conteúdo 106 inclui muitos componentes bem conhecidos que são usados para entregar (transmitir continuamente) o conteúdo de difusão (múltiplos canais) para os usuários 1041, 1042, 1043.104n, mas apenas dois dentre esses componentes conhecidos, a saber, um codificador de taxa de bits adaptativa 108 e um dispositivo de segmentação 110, os quais são úteis para ajudar a descrever o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102, são discutidos e mostrados no presente documento.
[0038] O codificador de taxa de bits adaptativa 108 é configurado para receber o conteúdo de difusão 112 (por exemplo, canal Z com uma resolução de 1920x1080 em 15 Mbs) e gerar múltiplos arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411, e 11412 (por exemplo) do mesmo conteúdo de vídeo e de áudio, mas que são codificados em taxas de bits diferentes. Nesse exemplo, o codificador de taxa de bits adaptativa 404 recebe o conteúdo de difusão 112 (1920x1080 15 Mbs) e emite um arquivo de 1920x1080 10 Mbs 1141, um arquivo de 1920x1080 9 Mbs 1142, um arquivo de 1920x1080 8 Mbs 1143, um arquivo de 1280x720 5 Mbs 1144, um arquivo de 1280x720 4 Mbs 1145, um arquivo de 1280x720 3 Mbs 1146, um arquivo de 720x480 2,2 Mbs 1147, um arquivo de 720x480 1,8 Mbs 1148, um arquivo de 720x480 1,4 Mbs 1149, um arquivo de 640x360 900 Kbs 11410, um arquivo de 400x224 600 Kbs 11411 e um arquivo de 400x224 300 Kbs 11412.
[0039] O dispositivo de segmentação 110 é configurado para receber os arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411 e 11412 e, então, segmentar cada um dentre os arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411 e 11412 em múltiplos arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n, e 116l1-n. Cada um dentre os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n contém pacotes de vídeo e de áudio por uma duração de tempo predeterminada (por exemplo, 10 segundos). Deve ser compreendido que os arquivos segmentados 116a1-n têm uma qualidade mais alta (taxa de bits mais alta) que os arquivos segmentados 116b1-n que, por sua vez, têm uma qualidade mais alta (taxa de bits mais alta) que os arquivos segmentados 116c1-n e assim por diante, em que os arquivos segmentados 116l1-n têm a qualidade mais baixa (taxa de bits mais baixa). O dispositivo de gravação 100b recebe os múltiplos conjuntos de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1- n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n, e 116l1-n a partir do dispositivo de segmentação 110. Uma descrição detalhada é fornecida a seguir sobre como o dispositivo de gravação 100b é configurado para armazenar esses arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n para fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para os usuários 1041, 1042, 1043...104n de acordo com a segunda modalidade da presente invenção.
[0040] O dispositivo de gravação 100b é mostrado como tendo um processador 118, uma memória 120, múltiplas unidades de armazenamento de PVR 1221, 1222, 1223...122n e a unidade de armazenamento geral 124. O dispositivo de gravação 100b pode ter componentes bem conhecidos adicionais, mas para propósito de clareza apenas, os componentes necessários para explicar a presente invenção são descritos no presente documento. O dispositivo de gravação 100b é configurado de forma que o processador 118 faça interface com a memória 120 e execute instruções executáveis por processador armazenadas na memória 120 para permitir as seguintes operações: 1. Receber uma mensagem de gravação 1261 a partir de um dispositivo de usuário final 1281 (por exemplo, computador de decodificador de sinais, computador do tipo laptop, telefone móvel (telefone inteligente), computador do tipo tablet, televisão capaz de internet) associado ao usuário 1041 (por exemplo) (consultar a etapa de recebimento 302c da Figura 3C). Na prática, o dispositivo de gravação 100b recebe mensagens de gravação 1261, 1262, 1263...126n a partir dos dispositivos de usuário final 1281, 1282, 1283...128n (por exemplo, computadores de decodificador de sinais, computadores do tipo laptop, telefones móveis (telefones inteligentes), computadores do tipo tablet, televisões capazes de internet) associados respectivamente a usuários 1041, 1042, 1043.104n. Nesse exemplo, a mensagem de gravação 1261 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:00 a 9:30 para o usuário 1041. A mensagem de gravação 1262 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:00 a 9:45. A mensagem de gravação 1263 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:20 a 9:30. E, a mensagem de gravação 126n contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:08 a ??.??, em que o usuário 104n selecionou o botão de gravação no canal Z (conteúdo de difusão 112) às 9:08 e ??.?? é quando o usuário 104n seleciona o botão de parar. Em uma modalidade, o dispositivo de gravação 100b pode receber uma mensagem de gravação “pré-agendada” 1261 a partir do usuário 1041 (ou qualquer outro usuário 1042, 1043...104n) em que a mensagem de gravação “pré-agendada” 1261 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 no futuro indicando-se um tempo de início e um tempo de término em particular. 2. Armazenar um dentre os conjuntos de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo, a taxa de bits mais baixa) na unidade de armazenamento de PVR de rede 1221 associada ao usuário 1041 (consultar a etapa de recebimento 304c1 da Figura 3C). Nesse exemplo, os arquivos segmentados 116l1-n são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1221 associada ao usuário 1041 a partir de 9:00 a 9:30. Adicionalmente, o dispositivo de gravação 100b já estava armazenando os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n (ou todos os conjuntos de arquivos segmentados) do conteúdo de difusão 112 na unidade de armazenamento geral 124 (consultar a etapa de armazenamento 304c2 da Figura 3C). Em particular, o dispositivo de gravação 100b sempre armazena os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n do conteúdo de difusão 112 na unidade de armazenamento geral 124 independente de se uma mensagem de gravação 126x (qualquer uma dentre as mensagens de gravação 1261, 1262, 1263...126n) é recebida a partir de um dispositivo de usuário final 128x (qualquer um dentre os dispositivos de usuário final 1281, 1282, 1283...128n) de um usuário 104x (qualquer um dentre os usuários 1041, 1042, 1043...104n) ou não. Nesse exemplo, o dispositivo de gravação 100b estava armazenando os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n (ou todos os conjuntos de arquivos segmentados) do conteúdo de difusão 112 na unidade de armazenamento geral 124 antes de 9:00. Além disso, o dispositivo de gravação 100b armazena os arquivos segmentados 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 1222 associada ao usuário 1042 a partir de 9:00 a 9:45. Adicionalmente, o dispositivo de gravação 100b armazena os arquivos segmentados 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 1223 associada ao usuário 1043 a partir de 9:20 a 9:30. O dispositivo de gravação 100b também armazena os arquivos segmentados 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 122n associada ao usuário 104n a partir de 9:08 a ??.??. Uma vez que o usuário 104n para a gravação do conteúdo de difusão 112 presumindo que é após 9:45, então, o dispositivo de gravação 100b para de armazenar os arquivos segmentados 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 122n associada ao usuário 104n, mas continua a armazenar os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n (ou todos os conjuntos de arquivos segmentados) na unidade de armazenamento geral 124. 3. Gerar um manifesto único 1301 para o usuário 1041 (consultar a etapa de geração 306c da Figura 3C). O manifesto único 1301 tem referências individuais 1321-x para cada um dentre os arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR específica 1221 associada ao usuário 1041, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n que são armazenados na unidade de armazenamento geral 124. Nesse exemplo, o dispositivo de gravação 100b também gera um manifesto único 1302 para o usuário 1042, em que o manifesto único 1302 tem referências individuais 1321-x para cada um dentre os arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1222 associada ao usuário 1042, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n que são armazenados na unidade de armazenamento geral 124. Adicionalmente, o dispositivo de gravação 100b gera um manifesto único 1303 para o usuário 1043, em que o manifesto único 1303 tem referências individuais 1321-x para cada um dentre os arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1223 associada ao usuário 1043, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n que são armazenados na unidade de armazenamento geral 124. O dispositivo de gravação 100b também gera um manifesto único 130n para o usuário 104n, em que o manifesto único 130n tem referências individuais 1321-x para cada um dentre os arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 122n associada ao usuário 104n, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n que são armazenados na unidade de armazenamento geral 124. Os manifestos únicos 1301, 1302, 1303...130n, cada um, têm referências individuais 1321-x a cada um dentre os arquivos segmentados 116a1- n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n associado ao conteúdo de difusão 112 por períodos de tempo de 9:00 a 9:30 para o usuário 1041, 9:00 a 9:45 para o usuário 1042, 9:20 a 9:30 para o usuário 1043 e 9:08 a ??.?? para o usuário 104n, respectivamente. 4. Enviar o manifesto único 1301 para o dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa de envio 308c da Figura 3C). Nesse exemplo, o dispositivo de gravação 100b também envia manifestos únicos 1302, 1303...130n aos dispositivos de usuário final 1282, 128β...128n associados aos usuários 1042, 104β...104n (nota: o manifesto único 130n é enviado ao usuário 104n mediante a conclusão do processo de gravação que é quando o usuário 104n para a gravação). A Figura 3A ilustra graficamente as etapas 1 a 4 enquanto a Figura 3B ilustra graficamente as etapas a seguir 5 a 8. 5. Receber uma mensagem de reprodução 1361 a partir do dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa de recebimento 310c da Figura 3C). A mensagem de reprodução 1361 inclui uma dentre as referências 1321 (por exemplo) no manifesto único 1301. A Figura 3B ilustra o dispositivo de gravação 100b que recebe a mensagem de reprodução 1361 a partir do dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041. Para propósito de clareza, o dispositivo de gravação 100a mostrado na Figura 3B não ilustra o dispositivo de gravação 100a que recebe mensagens de reprodução 1362, 1363...136n a partir de dispositivos de usuário final 1282, 1283...128n associados a usuários 1042, 1043...104n. Adicionalmente, a Figura 3B não ilustra o dispositivo de gravação 100a que interage com e transmite continuamente os arquivos segmentados solicitados do conteúdo de difusão gravado 112 para os dispositivos de usuário final 1282, 1283...128n associados aos usuários 1042, 1043...104n. Entretanto, deve ser compreendido que o dispositivo de gravação 100a interage com e transmite continuamente os arquivos segmentados solicitados do conteúdo de difusão gravado 112 para os dispositivos de usuário final 1282, 1283...128n associados aos usuários 1042, 1043...104n da mesma forma que o mesmo faz com o usuário 1041. 6. Usar a uma referência 1321 na mensagem de reprodução 1361 para recuperar um arquivo segmentado correspondente 116a1 (por exemplo) a partir tanto da unidade de armazenamento de PVR 1221 associada ao usuário 1041 como da unidade de armazenamento geral 124, dependendo de qual unidade de armazenamento 1221 ou 124 está armazenando realmente o arquivo segmentado solicitado 116a1 (consultar a etapa de uso 312c da Figura 3C). Nesse exemplo, o dispositivo de gravação 100b recupera o arquivo segmentado 116a1 a partir da unidade de armazenamento geral 124 uma vez que o mesmo não é armazenado na unidade de armazenamento de PVR 1221 associada ao usuário 1041. Isso é um aperfeiçoamento claro sobre a técnica anterior, uma vez que a unidade de armazenamento de PVR 1221 não tem mais que armazenar todos os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n. 7. Enviar o arquivo segmentado recuperado 116a1 para o dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar etapa de envio 314c da Figura 3C). 8. Repetir a segunda operação de recepção (etapa 5) recebendo-se mensagens de reprodução 1362, 136s, 1364...136n com referências 1322, 1323, 1324...132n, a operação de uso (etapa 6) para recuperar arquivos segmentados 116b2, 116b3, 116c4...116jn (por exemplo), e a segunda operação de envio (etapa 7) enviando-se os arquivos segmentados recuperados 116b2, 116b3, 116c4 ...116jn do conteúdo de difusão 112 de uma forma sequencial ao dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa de repetição 316c da Figura 3C). 9. Apagar o (1) um conjunto de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) armazenado na unidade de armazenamento de PVR específica 1221 associada ao usuário 1041, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1- n que são armazenados na unidade de armazenamento geral 124 após receber uma solicitação de apagamento 1391 a partir do usuário 1041 (consultar a etapa de apagamento 318c da Figura 3C). Nota: A descrição acima se refere a fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para um usuário 1041, mas não se deve compreender que as mesmas etapas podem ser desempenhadas pelo dispositivo de gravação 100b para fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para qualquer número de usuários 1041, 1042, 1043...104n, cada um dentre os quais tem seu próprio dispositivo de usuário final 1281, 1282, 1283...128n e cada um dentre os quais pode gravar o mesmo conteúdo de difusão 112 (por exemplo, canal Z) ou conteúdos de difusão diferentes (por exemplo, canais A a Y) ao mesmo tempo ou em tempos diferentes.
[0041] Com referência às Figuras 4A a 4C, existem ilustrados, respectivamente, um diagrama básico de um dispositivo de gravação 100c e um fluxograma de um método 400 implementado pelo dispositivo de gravação 100c para fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para um ou mais usuários 1041, 1042, 1043.104n de acordo com a segunda modalidade da presente invenção. Na Figura 4A, o dispositivo de gravação 100c é mostrado como sendo uma parte de uma rede de difusão 106 (por exemplo, rede de entrega de conteúdo com base em cabo 106, rede de entrega de conteúdo com base em internet 106, rede de entrega de conteúdo com base em satélite 106) que utiliza tecnologia de taxa de bits adaptativa para entregar conteúdo de difusão (múltiplos canais) para os usuários 1041, 1042, 1043.104n. A rede de entrega de conteúdo 106 inclui muitos componentes bem conhecidos que são usados para entregar (transmitir continuamente) o conteúdo de difusão (múltiplos canais) para os usuários 1041, 1042, 1043^104n, mas apenas dois dentre esses componentes conhecidos, a saber, um codificador de taxa de bits adaptativa 108 e um dispositivo de segmentação 110, os quais são úteis para ajudar a descrever o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102, são discutidos e mostrados no presente documento.
[0042] O codificador de taxa de bits adaptativa 108 é configurado para receber o conteúdo de difusão 112 (por exemplo, canal Z com uma resolução de 1920x1080 em 15 Mbs) e gerar múltiplos arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411, e 11412 (por exemplo) do mesmo conteúdo de vídeo e de áudio, mas que são codificados em taxas de bits diferentes. Nesse exemplo, o codificador de taxa de bits adaptativa 404 recebe o conteúdo de difusão 112 (1920x1080 15 Mbs) e emite um arquivo de 1920x1080 10 Mbs 1141, um arquivo de 1920x1080 9 Mbs 1142, um arquivo de 1920x1080 8 Mbs 1143, um arquivo de 1280x720 5 Mbs 1144, um arquivo de 1280x720 4 Mbs 1145, um arquivo de 1280x720 3 Mbs 1146, um arquivo de 720x480 2,2 Mbs 1147, um arquivo de 720x480 1,8 Mbs 1148, um arquivo de 720x480 1,4 Mbs 1149, um arquivo de 640x360 900 Kbs 11410, um arquivo de 400x224 600 Kbs 11411 e um arquivo de 400x224 300 Kbs 11412.
[0043] O dispositivo de segmentação 110 é configurado para receber os arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411 e 11412 e, então, segmentar cada um dentre os arquivos 1141, 1142, 1143, 1144, 1145, 1146, 1147, 1148, 1149, 11410, 11411 e 11412 em múltiplos arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n, e 116l1-n. Cada um dentre os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n contém pacotes de vídeo e de áudio por uma duração de tempo predeterminada (por exemplo, 10 segundos). Deve ser compreendido que os arquivos segmentados 116a1-n têm uma qualidade mais alta (taxa de bits mais alta) que os arquivos segmentados 116b1-n que, por sua vez, têm uma qualidade mais alta (taxa de bits mais alta) que os arquivos segmentados 116c1-n e assim por diante, em que os arquivos segmentados 116l1-n têm a qualidade mais baixa (taxa de bits mais baixa). O dispositivo de gravação 100c recebe os múltiplos conjuntos de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1- n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n, e 116l1-n a partir do dispositivo de segmentação 110. Uma descrição detalhada é fornecida a seguir sobre como o dispositivo de gravação 100c é configurado para armazenar esses arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n para fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para os usuários 104i, 1042, 1043...104n de acordo com a segunda modalidade da presente invenção.
[0044] O dispositivo de gravação 100c é mostrado como tendo um processador 118, uma memória 120, múltiplas unidades de armazenamento de PVR 1221, 1222, 1223.122n e a unidade de armazenamento geral 124. O dispositivo de gravação 100c pode ter componentes bem conhecidos adicionais, mas para propósito de clareza apenas, os componentes necessários para explicar a presente invenção são descritos no presente documento. O dispositivo de gravação 100c é configurado de forma que o processador 118 faça interface com a memória 120 e execute instruções executáveis por processador armazenadas na memória 120 para permitir as seguintes operações: 1. Receber uma mensagem de gravação 1261 a partir de um dispositivo de usuário final 1281 (por exemplo, computador de decodificador de sinais, computador do tipo laptop, telefone móvel (telefone inteligente), computador do tipo tablet, televisão capaz de internet) associado ao usuário 1041 (por exemplo) (consultar a etapa de recebimento 402c da Figura 4C). Na prática, o dispositivo de gravação 100c recebe mensagens de gravação 1261, 1262, 1263...126n a partir dos dispositivos de usuário final 1281, 1282, 1283...128n (por exemplo, computadores de decodificador de sinais, computadores do tipo laptop, telefones móveis (telefones inteligentes), computadores do tipo tablet, televisões capazes de internet) associados respectivamente a usuários 1041, 1042, 1043.104n. Nesse exemplo, a mensagem de gravação 1261 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:00 a 9:30 para o usuário 1041. A mensagem de gravação 35/41 1262 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:00 a 9:45. A mensagem de gravação 1263 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:20 a 9:30. E, a mensagem de gravação 126n contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 a partir de 9:08 a ??.??, em que o usuário 104n selecionou o botão de gravação no canal Z (conteúdo de difusão 112) às 9:08 e ??.?? é quando o usuário 104n seleciona o botão de parar. Em uma modalidade, o dispositivo de gravação 100c pode receber uma mensagem de gravação “pré-agendada” 1261 a partir do usuário 1041 (ou qualquer outro usuário 1042, 1043...104n) em que a mensagem de gravação “pré-agendada” 1261 contém uma solicitação para gravar o conteúdo de difusão 112 no futuro indicando-se um tempo de início e um tempo de término em particular. 2. Armazenar todos os conjuntos de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1- n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n correspondentes ao conteúdo de difusão solicitado 112 dentro do PVR de rede 1221 associado ao usuário 104i e dentro dos outros PVRs de rede 1222, 1223...122n associados aos usuários 1042, 1043...104n que também solicitaram gravar o conteúdo de difusão 112 (consultar a etapa de armazenamento 404c da Figura 4C). Nesse exemplo, o dispositivo de gravação 100c armazena os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1- n e 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 1221 associada ao usuário 1041 a partir de 9:00 a 9:30. Além disso, o dispositivo de gravação 100c armazena os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 1222 associada ao usuário 1042 a partir de 9:00 a 9:45. Adicionalmente, o dispositivo de gravação 100c armazena os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 1223 associada ao usuário 1043 a partir de 9:20 a 9:30. O dispositivo de gravação 100c armazena os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1- n e 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 122n associada ao usuário 104n a partir de 9:08 a ??:??. Uma vez que o usuário 104n para a gravação do conteúdo de difusão 112, então, o dispositivo de gravação 100c para de armazenar os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n e 116l1-n na unidade de armazenamento de PVR de rede 122n associada ao usuário 104n. Ao mesmo tempo que o dispositivo de gravação 100c está desempenhando a etapa de armazenamento 404c, o mesmo também está gerando manifestos 130i’, 1302', 1303‘...130n‘, respectivamente, para os usuários 104i, 1042, 1043...104n. Os manifestos 130i’, 1302', 1303‘...130n‘, respectivamente, têm referências individuais 1321-x para cada um dentre os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n, e 116l1-n associados ao conteúdo de difusão 112 nas unidades de armazenamento de PVR de rede 1221, 1222, 1223.122n correspondentes por períodos de tempo de 9:00 a 9:30 para o usuário 1041, 9:00 a 9:45 para o usuário 1042, 9:20 a 9:30 para o usuário 1043 e 9:08 a ??.?? para o usuário 104n. 3. Uma vez que as sessões de gravação param para todos os usuários 1041, 1042, 1043.104n que solicitaram gravar o conteúdo de difusão 112, então, o dispositivo de gravação 100c desempenha as seguintes operações (consultar a etapa 406c da Figura 4C): 3a. Identificar os arquivos segmentados comuns que foram armazenados no PVR de rede 1221 associado ao usuário 1041 e nos outros PVRs de rede 1222, 1223.122n associados aos outros usuários 1042, 1043.104n (consultar a etapa 406c1 da Figura 4C). 3b. Determinar qual dentre os usuários 1041, 1042, 1043.104n que tem a sessão de gravação mais longa para o conteúdo de difusão 112 (consultar a etapa 406c2 da Figura 4C). Nesse exemplo, presuma que o usuário 1042 tem a sessão de gravação mais longa para o conteúdo de difusão 112. 3c. Deletar todos os arquivos segmentados comuns identificados, com exceção de um conjunto de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) que são armazenados nos PVRs de rede 1221, 1223.122n (não PVR 1222) associados aos usuários 1041, 1043.104n que não tiveram a sessão de gravação mais longa for o conteúdo de difusão 112 (consultar a etapa 406c3 da Figura 4C). 4. Reescrever os manifestos únicos 1301’, 1303’...132n’ associados aos usuários 104I, 1043...104n que não tiveram a sessão de gravação mais longa para o conteúdo de difusão 112 (consultar a etapa 408c da Figura 4C). Nesse exemplo, o manifesto único reescrito 1301 tem referências 1321-x a (1) arquivos segmentados associados ao um conjunto de arquivos segmentados 116l1-n que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1221 associada ao usuário 1041 e (2) a pelo menos uma porção dos arquivos segmentados comuns identificados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1- n que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1222 associada ao usuário 1042 que tem a sessão de gravação mais longa (nota: a pelo menos uma porção dos arquivos segmentados comuns identificados não inclui o um conjunto de arquivos segmentados que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1221 associada ao usuário 1041). Além disso, o manifesto único reescrito 1303 tem referências 1321-x a (1) arquivos segmentados associados ao um conjunto de arquivos segmentados 116l1-n que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1223 associada ao usuário 1043 e (2) a pelo menos uma porção dos arquivos segmentados comuns identificados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1- n que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1222 associada ao usuário 1042 que tem a sessão de gravação mais longa (nota: a pelo menos uma porção dos arquivos segmentados comuns identificados não inclui o um conjunto de arquivos segmentados que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1223 associada ao usuário 1043). Além disso, o manifesto único reescrito 130n tem referências 1321-x a (1) arquivos segmentados associados ao um conjunto de arquivos segmentados 116l1-n que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 122n associada ao usuário 104n e (2) a pelo menos uma porção dos arquivos segmentados comuns identificados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1- n que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 1222 associada ao usuário 1042 que tem a sessão de gravação mais longa (nota: a pelo menos uma porção dos arquivos segmentados comuns identificados não inclui o um conjunto de arquivos segmentados que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR de rede 122n associada ao usuário 104n). O manifesto 1302’ para o usuário 1042 não é reescrito. 5. Enviar o manifesto único 1301 para o dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa 410c da Figura 4C). Nesse exemplo, o dispositivo de gravação 100c também envia manifestos únicos 1302, 1303...130n aos dispositivos de usuário final 1282, 1283...128n associados aos usuários 1042, 1043.104n (nota: o manifesto único 130n é enviado ao usuário 104n mediante a conclusão do processo de gravação que é quando o usuário 104n para a gravação). A Figura 4A ilustra graficamente as etapas 1 a 5 enquanto a Figura 4B ilustra graficamente as etapas a seguir 6 a 9. 6. Receber uma mensagem de reprodução 1361 a partir do dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa de recebimento 412c da Figura 4C). A mensagem de reprodução 1361 inclui uma dentre as referências 1321 (por exemplo) no manifesto único 1301. A Figura 4B ilustra o dispositivo de gravação 100c que recebe a mensagem de reprodução 1361 a partir do dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041. Para propósito de clareza, o dispositivo de gravação 100a mostrado na Figura 4B não ilustra o dispositivo de gravação 100a que recebe mensagens de reprodução 1362, 1363...136n a partir de dispositivos de usuário final 1282, 1283...128n associados a usuários 1042, 1043...104n. Adicionalmente, a Figura 4B não ilustra o dispositivo de gravação 100a que interage com e transmite continuamente os arquivos segmentados solicitados do conteúdo de difusão gravado 112 para os dispositivos de usuário final 1282, 1283...128n associados aos usuários 1042, 1043...104n. Entretanto, deve ser compreendido que o dispositivo de gravação 100a interage com e transmite continuamente os arquivos segmentados solicitados do conteúdo de difusão gravado 112 para os dispositivos de usuário final 1282, 1283...128n associados aos usuários 1042, 1043...104n da mesma forma que o mesmo faz com o usuário 1041. 7. Usar a uma referência 1321 na mensagem de reprodução 1361 para recuperar um arquivo segmentado correspondente 116a1 (por exemplo) a partir tanto da unidade de armazenamento de PVR 1221 associada ao usuário 1041 como da unidade de PVR 1223, dependendo de qual unidade de armazenamento 1221 ou 1223 está armazenando realmente o arquivo segmentado solicitado 116a1 (consultar a etapa 414c da Figura 4C). Nesse exemplo, o dispositivo de gravação 100c recupera o arquivo segmentado 116a1 a partir da unidade de PVR 1222 uma vez que o mesmo não é armazenado na unidade de armazenamento de PVR 1221 associada ao usuário 1041. Isso é um aperfeiçoamento claro sobre a técnica anterior, uma vez que a unidade de armazenamento de PVR 1221 não tem mais que armazenar todos os arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n. 8. Enviar o arquivo segmentado recuperado 116a1 para o dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar etapa de envio 416c da Figura 4C). 9. Repetir a segunda operação de recepção (etapa 6) recebendo-se mensagens de reprodução 1362, 1363, 1364...136n com referências 1322, 1323, 1324...132n, a operação de uso (etapa 7) para recuperar arquivos segmentados 116b2, 116b3, 116c4...116jn (por exemplo), e a segunda operação de envio (etapa 8) enviando-se os arquivos segmentados recuperados 116b2, 116b3, 116c4 .116jn do conteúdo de difusão 112 de uma forma sequencial ao dispositivo de usuário final 1281 associado ao usuário 1041 (consultar a etapa de repetição 418c da Figura 4C). 10. Apagar o (1) um conjunto de arquivos segmentados 116l1-n (por exemplo) que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR 1221 específica associada ao usuário 1041 e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n que são armazenados na unidade de armazenamento de PVR 1222 (presumindo-se que todos os outros usuários 1042, 1043.104n apagaram o conteúdo de difusão gravado 112) após receber uma solicitação de apagamento 1391 a partir do usuário 1041 (consultar a etapa de apagamento 420c da Figura 4C). Nota: A descrição acima se refere a fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para um usuário 1041, mas não se deve compreender que as mesmas etapas podem ser desempenhadas pelo dispositivo de gravação 100c para fornecer o serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede 102 para qualquer número de usuários 1041, 1042, 1043...104n, cada um dentre os quais tem seu próprio dispositivo de usuário final 1281, 1282, 1283...128n e cada um dentre os quais pode gravar o mesmo conteúdo de difusão 112 (por exemplo, canal Z) ou conteúdos de difusão diferentes (por exemplo, canais A a Y) ao mesmo tempo ou em tempos diferentes.
[0045] Em face da descrição supracitada, um indivíduo versado na técnica irá compreender prontamente que a presente invenção é um aperfeiçoamento claro sobre o estado da técnica, uma vez que para cada usuário 1041, 1042, 1043.104n que deseja gravar o conteúdo de difusão 112, o dispositivo de gravação 110 grava, no mínimo, uma taxa de bits única (arquivos segmentados 116k1-n) do conteúdo de difusão 112 dentro da unidade de armazenamento de PVR de rede de cada usuário 1221, 1222, 1223.122n. O dispositivo de gravação 100 também armazena as outras taxas de bits (arquivos segmentados 116a1-n, 116b1-n, 116c1-n, 116d1-n, 116e1-n, 116f1-n, 116g1-n, 116h1-n, 116i1-n, 116j1-n, 116k1-n) em um local de armazenamento central 124 (primeira e segunda modalidades) ou em algum outro local de armazenamento (terceira modalidade). Em qualquer modalidade, os usuários 1041, 1042, 1043.104n são limitados a apenas visualizar o conteúdo de difusão 112 que os mesmos gravaram individualmente (se os mesmos gravarem apenas dez minutos de um programa, então, isso é tudo o que os mesmos podem ver). O dispositivo de gravação 100 tem muitas vantagens, algumas das quais são conforme a seguir (por exemplo): - O dispositivo de gravação 100 elimina certas ineficiências mantendo-se uma cópia de rede (taxa de bits única) para cada usuário 1041, 1042, 1043.104n em sua respectiva unidade de armazenamento de PVR de rede 1221, 1222, 1223.122n enquanto ainda cumprindo as leis existentes. - Os dispositivos de gravação 100a e 100b também cumprem com a cláusula de “iniciado por usuário” de leis existentes. - O dispositivo de gravação 100a tem a vantagem de permitir um comportamento complexo e forte em um único sistema com a menor quantidade de resíduo armazenando-se apenas dados de manifesto e uma taxa de bits única (um conjunto de arquivos segmentados) em cada unidade de armazenamento de PVR de rede 122i, 1222, 122s...122n.
[0046] Embora múltiplas modalidades da presente invenção tenham sido ilustradas nos Desenhos anexos e descritas na Descrição Detalhada supracitada, deve ser compreendido que a invenção não se limita às modalidades reveladas, mas, em vez disso, também tem a capacidade de várias redisposições, modificações e substituições sem que se afaste da presente invenção que foi apresentada e definida dentro das reivindicações a seguir.

Claims (8)

1. Método (150), implementado em um dispositivo de gravação (100), para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede (102) para uma pluralidade de usuários em que o dispositivo de gravação (100) compreende uma pluralidade de unidades de armazenamento de gravador de vídeo pessoal, o método (150) caracterizado pelo fato de que compreende: receber uma mensagem de gravação a partir de um dispositivo de usuário final associado a um usuário da pluralidade de usuários, em que a mensagem de gravação contém uma solicitação para gravar um conteúdo de difusão (112); armazenar uma pluralidade de conjuntos de arquivos segmentados associados ao conteúdo de difusão (112), de forma que cada um dos conjuntos de arquivos segmentados seja armazenado em uma das unidades de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associadas ao um usuário e começar a armazenar os conjuntos restantes de arquivos segmentados em uma unidade de armazenamento adicional se os conjuntos restantes de arquivos segmentados já não estão sendo armazenados na unidade de armazenamento adicional, em que cada um dos conjuntos de arquivos segmentados tem uma taxa de bits que é diferente das taxas de bits dos conjuntos restantes dos arquivos segmentados, e em que a unidade de armazenamento adicional é uma unidade de armazenamento geral; gerar um manifesto único para o um usuário, em que o manifesto único tem referências a arquivos segmentados associados a (1) um dentre os conjuntos de arquivos segmentados armazenados na unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário, e (2) os conjuntos restantes de arquivos segmentados armazenados em uma unidade de armazenamento adicional diferente da unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário; e enviar o manifesto único para o dispositivo de usuário final associado ao um usuário; e o método compreende adicionalmente uma etapa de apagamento do conteúdo de difusão (112) armazenado por: receber uma mensagem de apagamento a partir do dispositivo de usuário final associado ao um usuário, em que a mensagem de apagamento contém uma solicitação para apagar o conteúdo de difusão (112) gravado associado ao um usuário; apagar o manifesto único do um usuário; apagar o um conjunto de arquivos segmentados armazenados na unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário; determinar se o um usuário tem permissão para os arquivos segmentados armazenados na unidade de armazenamento adicional (124) que nenhum dos usuários restantes pode acessar; se um resultado da etapa de determinação for sim, apagar, então, os arquivos segmentados armazenados na unidade de armazenamento adicional (124) que nenhum dos usuários restantes pode acessar; e se um resultado da etapa de determinação for não, não apagar, então, os arquivos segmentados armazenados na unidade de armazenamento adicional (124) que nenhum dos usuários restantes pode acessar.
2. Método (150), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: receber uma mensagem de reprodução a partir do dispositivo de usuário final do um usuário, em que a mensagem de reprodução inclui uma dentre as referências no manifesto único; usar a uma referência na mensagem de reprodução para recuperar um arquivo segmentado correspondente tanto a partir da unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário quanto da unidade de armazenamento adicional; enviar o arquivo segmentado recuperado para o dispositivo de usuário final; e repetir a operação de recepção da mensagem de reprodução, a operação de uso e a operação de envio de arquivo segmentado recuperado para fornecer os arquivos segmentados solicitados do conteúdo de difusão (112) gravado de uma forma sequencial para o dispositivo de usuário final.
3. Método (150), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mensagem de gravação contém uma solicitação de gravação pré- agendada para gravar o conteúdo de difusão (112) durante um tempo de início e um tempo de término em particular.
4. Método (150), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa de armazenamento compreende adicionalmente: determinar, mediante a recepção da mensagem de gravação a partir do dispositivo de usuário final do um usuário, se o conteúdo de difusão (112) está sendo armazenado atualmente na unidade de armazenamento adicional (124); se um resultado da operação de determinação for não, começar a armazenar os conjuntos restantes de arquivos segmentados do conteúdo de difusão (112) na unidade de armazenamento adicional (124); começar a armazenar o um dentre os conjuntos de arquivos segmentados do conteúdo de difusão (112) na unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário; e incrementar uma contagem de gravação geral para o conteúdo de difusão (112) para indicar o número de usuários gravando o conteúdo de difusão (112).
5. Método (150), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa de armazenamento é parada conforme a seguir: determinar, após um tempo de término ter sido alcançado para gravar o conteúdo de difusão (112) para o um usuário, se uma contagem de gravação geral está em um, indicando que o um usuário é o único usuário que estava gravando o conteúdo de difusão (112); se um resultado da operação de determinação for sim, parar o armazenamento dos conjuntos restantes de arquivos segmentados na unidade de armazenamento adicional (124); parar o armazenamento do um dentre os conjuntos de arquivos segmentados na unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário; e parar a geração do manifesto único para o um usuário e decrementar a contagem de gravação geral em um para o conteúdo de difusão (112).
6. Método (150), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: a unidade de armazenamento adicional é uma unidade de armazenamento geral (124); e antes de receber a mensagem de gravação, armazenar pelo menos os conjuntos restantes de arquivos segmentados na unidade de armazenamento adicional (124) e, então, após receber a mensagem de gravação, começar a armazenar o um dentre os conjuntos de arquivos segmentados na unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: a unidade de armazenamento adicional é uma unidade de armazenamento associada a um usuário adicional que não é o um usuário; a operação de armazenamento inclui armazenar a pluralidade de conjuntos de arquivos segmentados na unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário e na unidade de armazenamento adicional; uma vez que as sessões de gravação param para o um usuário e o usuário adicional, então: identificar arquivos segmentados comuns que foram armazenados na unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário e na unidade de armazenamento adicional; determinar qual dentre o um usuário ou o usuário adicional tem a sessão de gravação mais longa para o conteúdo de difusão (112); apagar todos os arquivos segmentados comuns identificados, com exceção do um dentre os conjuntos de arquivos segmentados que são armazenados nas unidades de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associadas ao um usuário ou ao usuário adicional que não tiveram a sessão de gravação mais longa para o conteúdo de difusão (112); e a operação de geração inclui reescrever o manifesto único associado ao um usuário se o um usuário não for o usuário que tem a sessão de gravação mais longa para o conteúdo de difusão (112), de forma que o manifesto único reescrito tenha referências aos arquivos segmentados associados ao um conjunto de arquivos segmentados que são armazenados na unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário, e de forma que o manifesto único reescrito tenha referências a pelo menos um dos arquivos segmentados comuns identificados que são armazenados na unidade de armazenamento adicional, em que o pelo menos um dos arquivos segmentados comuns identificados não inclui o um conjunto de arquivos segmentados que são armazenados na unidade de armazenamento de gravador de vídeo pessoal associada ao um usuário.
8. Dispositivo de gravação (100) para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede (102) para uma pluralidade de usuários, o dispositivo de gravação (100) caracterizado pelo fato de que compreende: uma pluralidade de unidades de armazenamento de gravador de vídeo pessoal; um processador (118); e uma memória (120) que armazena instruções executáveis por processador onde o processador (118) faz interface com a memória (120) e executa as instruções executáveis por processador para desempenhar o método definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7.
BR112016006636-7A 2013-09-24 2014-09-23 Dispositivo de gravação para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para uma pluralidade de usuários e método relacionado BR112016006636B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/035,665 2013-09-24
US14/035,665 US9955203B2 (en) 2013-09-24 2013-09-24 Recording device and method for efficient network personal video recorder manipulation through adaptive bit rate streaming
PCT/IB2014/064780 WO2015044867A1 (en) 2013-09-24 2014-09-23 Recording device and method for efficient network personal video recorder manipulation through adaptive bit rate streaming

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112016006636A2 BR112016006636A2 (pt) 2017-08-01
BR112016006636B1 true BR112016006636B1 (pt) 2023-06-27

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20180199091A1 (en) Recording device and method for efficient network personal video recorder manipulation through adaptive bit rate streaming
WO2018076952A1 (zh) 一种视频文件的存储、定位播放方法及装置
JP5876480B2 (ja) マルチメディア・ストリーム・ファイルの保存ファイルフォーマット、保存方法及びそれを利用したクライアント装置
JP5894220B2 (ja) プログレッシブ再生を含む映像分配システム
EP1239673B1 (en) Method and memory for storing content
US20170123713A1 (en) Device and process for data storage and read/write efficiency
US10136193B2 (en) Supporting trickplay of streaming DLNA multimedia by HLS access device
JP2016516323A (ja) ストリーミングメディアデータを取得するための方法、デバイス、およびシステム
WO2005017779A1 (en) Sparse caching for streaming media
CN112261447A (zh) 视频有效播放时长统计方法、装置、服务器及存储介质
EP1968318B1 (en) Distribution apparatus and playback apparatus
US20080101764A1 (en) Method and Apparatus for Managing Multimedia Content Recording Assets
WO2012089096A1 (zh) 一种媒体内容的存储方法、读取方法、装置和系统
WO2010015182A1 (zh) 多媒体文件录制、播放的方法及设备
BR112016006636B1 (pt) Dispositivo de gravação para fornecer um serviço de gravação de vídeo pessoal com base em rede para uma pluralidade de usuários e método relacionado
US10298984B2 (en) Network PVR
JP6642016B2 (ja) 配信装置および情報機器
US20150071599A1 (en) Storage space savings via partial digital stream deletion
WO2020228128A1 (zh) 一种用于存储流媒体数据的方法、装置、存储介质
KR20180039575A (ko) 데이터의 관리
JP2012124748A (ja) ネットワークシステム、サーバ、再生装置及びコンテンツ再生方法
US11212573B2 (en) Systems, methods, and devices for managing segmented media content
US9979787B2 (en) Information processing system, network storage device, and non-transitory recording medium
KR101269052B1 (ko) 가상 콘텐츠 파일을 이용하는 콘텐츠 재생시스템 및 그 방법
JP2015510727A (ja) メディアファイル用のファイルデータを提供するための方法およびシステム