BR112016001574B1 - Unidade de comutação - Google Patents

Unidade de comutação Download PDF

Info

Publication number
BR112016001574B1
BR112016001574B1 BR112016001574-6A BR112016001574A BR112016001574B1 BR 112016001574 B1 BR112016001574 B1 BR 112016001574B1 BR 112016001574 A BR112016001574 A BR 112016001574A BR 112016001574 B1 BR112016001574 B1 BR 112016001574B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
contact
bridge
movable
locking device
mass
Prior art date
Application number
BR112016001574-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Rainer Kreutzer
Original Assignee
Siemens Aktiengesellschaft
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Aktiengesellschaft filed Critical Siemens Aktiengesellschaft
Publication of BR112016001574B1 publication Critical patent/BR112016001574B1/pt

Links

Images

Abstract

UNIDADE DE COMUTAÇÃO A invenção se refere a uma unidade de comutação, em particular, um disjuntor, que compreende uma unidade de cursor de contato que compreende um cursos de contato (1), assim como uma peça de contato fixa e uma peça de contato móvel (2,3), e um gatilho de curto-circuito (4) que atua sobra a peça de contato móvel (3) por meio de um tucho, no caso de um curto-circuito. A referida invenção é distinguida pelo fato de que a unidade de comutação compreende um dispositivo de travamento móvel que é projetado de tal forma que em caso de um curto-circuito, o dispositivo de travamento móvel amortece o movimento da peça de contato móvel de rechaço (3).

Description

Descrição
[001] A invenção se refere a uma unidade de comutação, em particular, um disjuntor, com uma unidade de cursor de contato, compreendendo um cursor de contato, uma peça de contato fixa e uma peça de contato móvel, e um gatilho de curto-circuito, que atua sobre a peça de contato móvel por meio de um tucho, no caso de um curto-circuito.
[002] As funções das unidades de comutação, especificamente disjuntores, incluem o fornecimento de uma função de travamento de segurança em caso de um curto-circuito, protegendo assim os consumidores e as instalações. Os dispositivos de comutação elétricos ou mecânicos também são adequados para a comutação manual de consumidores em serviço, e para o isolamento seguro de uma instalação da rede elétrica para a realização de trabalhos de manutenção ou modificações na referida instalação. As unidades de comutação elétricas muitas vezes são eletromagneticamente operadas.
[003] Em outras palavras, as unidades de comutação deste tipo são dispositivos de comutação elétrica altamente projetados com proteção integrada para motores, cabos, transformadores e geradores. Eles são empregados em locais funcionais, onde é necessária uma baixa frequência de comutação. Além da proteção de curto-circuito, as unidades de comutação deste tipo também são adequadas para a proteção de sobrecarga.
[004] No caso de um curto-circuito, uma unidade de comutação elétrica desconecta de forma segura uma instalação elétrica. A proteção do fusível contra a sobrecarga é proporcionada adequadamente. Cada condutor no qual um fluxo de corrente irá se aquecer, em maior ou menor grau. O aquecimento é dependente da proporção da corrente nominal para a seção transversal do condutor, ou a "densidade de corrente". A densidade de corrente não deve ser excessivamente elevada ou o aquecimento excessivo de outra forma resultaria no aquecimento dos isolamentos do condutor ou o possível princípio de incêndio. A fim de proteger instalações elétricas contra estes efeitos prejudiciais, as unidades de comutação são empregadas como dispositivos de proteção de sobrecorrente.
[005] Os disjuntores são proporcionados com dois mecanismos de gatilho de atuação de forma independente para proteção contra sobrecarga e curto-circuito. Ambas os gatilhos são conectados em série. A proteção contra curto-circuito é assumida por um gatilho eletromagnético de ação virtualmente instantânea. No caso de um curto-circuito, o gatilho eletromagnético libera imediatamente um mecanismo de bloqueio do disjuntor. Um induzido de comutação separa a peça de contato antes da corrente de curto-circuito poder atingir o seu valor máximo.
[006] As unidades de comutação conhecidas compreendem uma unidade de cursor de contato com um cursor de contato e uma peça de contato móvel. A peça de contato móvel é, além disso, proporcionado com contatos elétricos. As unidades de comutação deste tipo são, além disso, proporcionadas com os primeiros contatos para um condutor de corrente. Em um estado fechado, os contatos elétricos da peça de contato móvel estão em contato com os contatos fixos da unidade de comutação. No caso de um curto- circuito, os contatos elétricos da peça de contato móvel são liberados dos contatos fixos, de tal modo que o fluxo de corrente seja interrompido. A peça de contato móvel é liberada dos contatos fixos adequadamente. Em caso de o curto-circuito disparar em uma unidade de comutação, no entanto, a peça de contato móvel pode ser provocada a rodar em torno do seu eixo geométrico longitudinal, ainda para o gatilho da referida peça de contato móvel. Quando a peça de contato móvel roda em torno do seu eixo geométrico longitudinal, é designada como um elemento de ponte rotativo. Em outras palavras, seguindo a sua rotação, a peça de contato móvel não retorna a sua posição original, mas mantém-se na sua posição de rotação.
[007] Em muitos casos, os cursores de contato conhecidos de unidades de cursor de contato são proporcionados com dois sistemas de guia, ou seja, um sistema de guia interno e um sistema de guia externo. O sistema de guia externo é empregado onde o processo de comutação, ou seja, a operação de travamento ou de preparação, é executado por meio de um mecanismo de bloqueio da unidade de comutação. Neste caso, não resulta nenhum elemento de ponte rotativo. O sistema de guia interno é empregado no caso de um curto-circuito, se o processo de comutação for executado por meio de um induzido de comutação, em geral, um tucho, sobre a unidade de comutação.
[008] Isto significa que, em caso de desconexão em resposta a um curto-circuito, a peça de contato móvel precede o cursor de contato ao longo do sistema de guia interno, rechaça contra as superfícies de impacto proporcionadas na parte inferior da unidade de comutação e é impulsionada para trás ao longo do sistema de guia interno. Por conseguinte, é impulsionada na direção oposta ao induzido de comutação ou tucho da unidade de comutação. Por conseguinte, é possível que a peça de contato móvel e o tucho engatem fora das suas respectivas linhas intermediárias, resultando assim na rotação da peça de contato móvel em torno do seu eixo geométrico longitudinal.
[009] Após a próxima operação de comutação da unidade de comutação, se a peça de contato móvel permanecer na sua posição rodada, os contatos, especificamente os contatos de prata da peça de contato móvel não engatará mais com os contatos fixos da unidade de comutação, resultando em mau funcionamento. Isto significa que a peça de contato remanescente em uma posição rodada é desvantajosa, na medida em que a unidade de unidade de comutação então deixa de ser utilizável. Uma peça de contato de não funcionamento e uma peça de contato de não funcionamento são desvantajosas para ambos os consumidores elétricos e a instalação na qual a unidade de comutação está instalada.
[0010] Um outro problema surge quando, em caso de um curto- circuito, o disjuntor de circuito não interrompe a corrente de curto-circuito de um modo suficientemente rápido. Três mecanismos de abertura de contato oscilante no tempo são empregados para este propósito. Uma abertura de curto prazo e transiente dos contatos em resposta a um fluxo de corrente é em primeiro lugar efetuada através da aplicação de forças de malha de corrente na posição de contato entre as peças de contato fixas e móveis, e em segundo lugar, por meio de um pino que é eletromagneticamente acionado pelo gatilho de curto-circuito. A abertura permanente de contatos é efetuada através de uma cadeia cinemática mecânica desengatável, em combinação com uma alavanca de comutação.
[0011] Por isso, é problemático se essas altas correntes de curto- circuito ocorrem que as funções de sequência temporal dos mecanismos de abertura de contato não funcionam mais. Neste caso, as forças de malha de corrente muito elevadas resultam na aceleração rápida adequada da peça de contato móvel, o qual irá, em seguida, rechaçar tão rapidamente a partir do batente limite do alojamento de que o contato será de novo fechado antes de o mecanismo de bloqueio ser mantido na posição permanentemente aberta através da alavanca de comutação. A destruição do dispositivo pode então prosseguir.
[0012] Por conseguinte, o objetivo da presente invenção é a criação de uma unidade de comutação que, mesmo em caso de elevadas correntes de curto-circuito, irá garantir a execução confiável da sequência cronológica de mecanismos de abertura do contato.
[0013] De acordo com a invenção, este objetivo é cumprido por uma unidade de comutação, em particular, um disjuntor, tendo as características da reivindicação 1. Outras formas de realização exemplificativas da invenção são apresentadas nas sub-reivindicações, na descrição e nos diagramas.
[0014] De acordo com a invenção, este objetivo é cumprido por uma unidade de comutação, em particular, um disjuntor, com uma unidade de cursor de contato, compreendendo um cursor de contato, uma peça de contato fixa e uma peça de contato móvel, e um gatilho de curto-circuito que atua sobre a peça de contato móvel por meio de um tucho, no caso de um curto- circuito.
[0015] A invenção é distinguida pelo fato de a unidade de comutação compreender um dispositivo de travamento móvel, que é concebido de tal modo que, em caso de um curto-circuito, o referido dispositivo de travamento móvel amortece o movimento da peça de contato móvel recue.
[0016] Para este fim, a invenção explora o princípio da física da troca de energia associada ao impacto de dois corpos. Em caso de uma colisão entre dois corpos, as velocidades dos mesmos mudarão de acordo com as suas massas relativas. A peça de contato rechaçando do alojamento colide com uma massa. Por conseguinte, a velocidade da peça de contato é significativamente mais lenta e, consequentemente, o intervalo de tempo para a chegada da mesma nas posições de contato fixo, é prorrogado. Este retardo de tempo é suficiente para que o mecanismo de bloqueio para completar o trajeto necessário para a realização permanente do interstício de travamento de contato mínimo.
[0017] Em uma forma particularmente vantajosa de uma forma de realização, pode ser previsto que a peça de contato móvel é guiada sobre um elemento de guia, em que o dispositivo de travamento móvel é arranjado acima da peça de contato móvel e na extremidade superior do elemento de guia. De acordo com a invenção, o elemento de guia é de preferência configurado como um pino de guiamento, e compreende uma zona de massa substancial. O centro de gravidade é arranjado acima da peça de contato móvel. Além disso, para o desengate acionado por corrente da peça de contato pelo tucho do gatilho de curto-circuito, a massa é deslocada para o trajeto de rechaço da peça de contato. A colisão inevitável com a peça de contato que está presente no trajeto de rechaço é suficiente para gerar o retardo de tempo requerido. Esta forma de concretização é vantajosa, na medida em que a instalação é muito simples, e uma função de guia para a prevenção da rotação da ponte também é proporcionada.
[0018] Também podem ser adicionalmente proporcionado que o dispositivo de travamento móvel configurado como uma massa é um elemento de metal perfurado plano produzido por estampagem por matriz. Esta forma específica de realização proporciona uma vantagem, em que os componentes estampados por matriz são mais econômicos. Além disso, o perfil plano do elemento de metal reduz a distância de isolamento entre os dois polos de comutação, ou seja, o lado condutor e do lado isolante, muito mais substancialmente do que um elemento rotativo assimétrico de massa igual. O espaço de instalação necessário é reduzido adequadamente.
[0019] Em um outro desenvolvimento da forma de realização exemplificativa acima descrita, pode ser proporcionado que um outro dispositivo de travamento móvel é arranjado adicionalmente na extremidade inferior do elemento de guia. Nesta forma de realização exemplificativa, para além da primeira massa, uma segunda massa é posicionada abaixo da peça de contato móvel. As duas massas são interconectadas para formar uma massa dupla, de um modo preferido por meio de uma abertura na ponte de comutação. Elas também são arranjadas para deslocamento axial na direção de abertura de contato. No caso de uma abertura acionada por corrente da ponte de contato, a ponte de comutação, no seu movimento de abertura, contra a ação da mola de carga de contato, inicialmente colidirá com a massa arranjada abaixo, acelerando assim a última e reduzindo a sua própria velocidade.
[0020] A ponte e a massa dupla são impulsionadas para os batentes limite do alojamento, que pode ser diferente, e rechaça do último. Vantajosamente, o batente limite do alojamento da massa dupla é mais removido do ponto de contato do que da ponte de contato. Como resultado, a ponte já estará na sua trajetória de retorno e colidirá mais uma vez com a massa dupla que ainda se move para fora, deste modo resultando em uma maior proporção da sua energia cinética, de tal modo que a ponte seja ainda desacelerada. A mola de carga de contato pré-tensionada move ambos os elementos de volta na direção do contato. A vantagem desta forma de concretização, em primeiro lugar decorre a partir da sua capacidade de amortecimento velocidade muito grande, e em segundo lugar a partir da função de guia da ponte, o que impede a rotação.
[0021] Em uma outra forma de realização vantajosa, é proporcionado que o dispositivo de travamento móvel é arranjado sobre o tucho do gatilho de curto-circuito. Esta forma de realização exemplificativa é distinguida pela sua instalação muito simples.
[0022] A unidade de comutação de acordo com a invenção compreende uma unidade de cursor de contato, com um cursor de contato, bem como uma peça de contato fixa e uma peça de contato móvel que são arranjadas opostas uma à outra. Um tucho de um gatilho de curto-circuito é arranjado acima da unidade de cursor de contato. Em uma forma de realização exemplificativa vantajosa, é proporcionado que uma extensão tubular é formada na extremidade do tucho que é voltada para o cursor de contato, cuja extensão é integrante do tucho ou é moldada sobre o tucho como um componente separado. Nesta forma de realização exemplificativa, essa extensão tubular corresponde à massa que constitui o dispositivo de travamento.
[0023] A peça de contato móvel é proporcionada com uma abertura, na qual o elemento de guia é posicionado. O elemento de guia compreende de preferência, acima da peça de contato móvel, um dispositivo de travamento que é configurado na forma de uma massa. De um modo preferido, uma outra massa adicional também pode ser arranjada, como um dispositivo de travamento, abaixo da peça de contato móvel sobre o elemento de guia. Em caso de disparo, o tucho do gatilho de curto-circuito se move na direção da peça de contato móvel.
[0024] A invenção é distinguida pelo fato de que, pelo posicionamento de pelo menos uma massa adicional, que atua como um dispositivo de travamento, uma troca de energia resulta da colisão de dois corpos, reduzindo assim a velocidade da peça de contato móvel. As massas adicionais para o dispositivo de travamento de acordo com a invenção, pelo menos em duas formas de realização exemplificativas, são arranjadas sobre o elemento de guia que guia a peça de contato móvel. Por este arranjo de acordo com a invenção, o elemento de guia cumpre uma dupla função. Em primeiro lugar, ele atua como um dispositivo de travamento que reduz a velocidade da peça de contato móvel que rechaça em caso de disparo. Em segundo lugar o elemento de guia, guia a peça de contato móvel, de tal modo que qualquer rotação deste último, devido ao fornecimento de um elevado impulso de movimento pode ser evitada de forma confiável. Por conseguinte, mesmo no caso de altas correntes de curto-circuito, a unidade de comutação de acordo com a invenção permite a execução confiável da sequência cronológica dos mecanismos de abertura do contato.
[0025] Outras vantagens e formas de realização da invenção são descritas em maior abaixo com referência a formas de realização exemplificativas e fazendo referência aos diagramas.
[0026] Nos diagramas, esquematicamente:A Fig. 1 mostra uma representação esquemática em seção transversal de uma primeira forma de realização exemplificativa de uma unidade de comutação de acordo com a invenção, com um cursor de contato e um gatilho de curto-circuito, compreendendo um dispositivo de travamento de acordo com a invenção na forma de uma massa adicional, no estado fechado;A Fig. 2 mostra uma representação esquemática em seção transversal da forma de realização exemplificativa mostrada na Fig. 1, em caso de um curto-circuito;A Fig. 3 mostra uma representação esquemática em seção transversal da forma de realização exemplificativa mostrada na Fig. 1 e Fig. 2, durante a ação de ponte de reflexo da peça de contato móvel sobre o dispositivo de travamento;A Fig. 4 mostra uma representação esquemática em seção transversal da forma de realização exemplificativa mostrada na Fig. 1 a Fig. 3, com uma posição de contato mantida na posição aberta pelo mecanismo de bloqueio;A Fig. 5 mostra uma representação esquemática em seção transversal de uma segunda forma de realização exemplificativa de uma unidade de comutação de acordo com a invenção, com um cursor de contato e um gatilho de curto-circuito, compreendendo um dispositivo de travamento de acordo com a invenção na forma de uma massa dupla, no estado fechado;A Fig. 6 mostra uma representação esquemática em seção transversal de uma forma de realização exemplificativa mostrada na Fig. 5, em caso de um curto-circuito;A Fig. 7 mostra uma representação esquemática em seção transversal da forma de realização exemplificativa mostrada na Fig. 6, no caso de um curto-circuito, em que batente limite do alojamento da peça de contato móvel é mostrada;A Fig. 8 mostra uma representação esquemática em seção transversal da forma de realização exemplificativa mostrada na Fig. 5 até a Fig. 7, durante a ação de ponte de reflexo da peça de contato móvel sobre o dispositivo de travamento;A Fig. 9 mostra uma representação esquemática em seção transversal da forma de realização exemplificativa mostrada na Fig. 5 até a Fig. 8, com uma posição de contato mantida na posição aberta pelo mecanismo de bloqueio;A Fig. 10 mostra uma representação esquemática em seção transversal de uma terceira forma de realização exemplificativa de uma unidade de comutação de acordo com a invenção, com um cursor de contato e um gatilho de curto-circuito, compreendendo um dispositivo de travamento de acordo com a invenção na forma de uma extensão tubular do tucho do gatilho de curto-circuito, no estado fechado;A Fig. 11 mostra uma representação em seção transversal esquemática da forma de realização exemplificativa mostrada na Fig. 1, em caso de um curto-circuito.A Fig. 12 mostra uma representação em seção transversal da forma de realização exemplificativa mostrada na Fig. 10 e na Fig. 11, durante a ação de ponte de reflexo da peça de contato móvel sobre o dispositivo de travamento;A Fig. 13 mostra uma representação em seção transversal da forma de realização exemplificativa mostrada na Fig. 10 até a Fig. 12, com uma posição de contato mantida na posição aberta pelo mecanismo de bloqueio.A Fig. 14 mostra um diagrama de deslocamento/tempo a partir da técnica anterior para a peça de contato móvel;A Fig. 15 mostra um diagrama de deslocamento/tempo de acordo com a invenção para as formas de realização exemplificativas com uma massa adicional como dispositivo de travamento, ou com uma extensão tubular do tucho como dispositivo de travamento para a peça de contato móvel;A Fig. 16 mostra um diagrama de deslocamento/tempo de acordo com a invenção para a forma de realização exemplificativa com uma massa dupla de acordo com a invenção, como dispositivo de travamento para a peça de contato móvel; A Fig. 17 mostra uma vista em perspectiva de uma outra forma de realização exemplificativa de uma unidade de comutação de acordo com a invenção com um gatilho de curto-circuito, com um dispositivo de travamento de acordo com a invenção na forma de uma massa formada de um elemento de metal perfurado plano produzido por estampagem por matriz.
[0027] A Fig. 1 mostra uma primeira forma de realização exemplificativa de uma unidade de comutação de acordo com a invenção com uma unidade de cursor de contato, compreendendo um cursor de contato 1, uma peça de contato fixa e uma peça de contato móvel 2, 3, e um gatilho de curto-circuito 4 que atua sobre a peça de contato móvel 3 por meio de um tucho 5, em caso de um curto-circuito. A peça de contato móvel 3 está proporcionada de uma abertura 6, através da qual um elemento de guia 7 é encaminhado. Acima da peça de contato móvel 3, o elemento de guia 7 é configurado com uma massa 8 que é arranjada na peça de contato móvel 3 de tal modo que, em caso de um curto-circuito, ele separe a peça de contato móvel 3 a partir da peça de contato fixa 2, se o tucho 5 engatar com a massa 8.
[0028] O centro de gravidade da massa 8 se encontra acima da peça de contato móvel 3. Abaixo da peça de contato móvel 3, o elemento de guia 7 pode ser guiado no alojamento 9 ou no cursor de contato 1, ou em uma combinação do alojamento 9 e o cursor de contato 1. A Fig. 1 inclui também uma representação da cadeia cinemática mecânica desengatável na forma de um mecanismo de bloqueio 10. A função do mecanismo de bloqueio 10 é a manutenção permanente da ponte de contato na posição aberta em caso de disparo.
[0029] Na Fig. 2, a unidade de cursor de contato de acordo com a Fig. 1 é mostrada em caso de disparo. Em caso de disparo, o tucho 5 engata com a massa 8 do elemento de guia 7, de tal modo que o elemento de guia 7 se retraia para a guia do alojamento 9, separando assim a peça de contato móvel 3 da peça de contato fixa 2.
[0030] A Fig. 3 mostra a primeira forma de realização exemplificativa de acordo com a Fig. 1 e Fig. 2, durante a ação de ponte de reflexo da peça de contato móvel 3 sobre o dispositivo de travamento, configurado na forma da massa 8 no elemento de guia 7.
[0031] A Fig. 4 mostra a primeira forma de realização exemplificativa de acordo com a Fig. 1 a Fig. 3, onde a ponte de contato é mantida na posição aberta pelo mecanismo de bloqueio 10.
[0032] A Fig. 5 mostra uma segunda forma de realização exemplificativa de uma unidade de comutação de acordo com a invenção com um cursor de contato 1 e um gatilho de curto-circuito 4, com um dispositivo de travamento de acordo com a invenção na forma de uma massa dupla 11, no estado fechado. De acordo com a primeira forma de realização exemplificativa, a unidade de cursor de contato compreende um cursor de contato 1, uma peça de contato fixa e uma peça de contato móvel 2, 3, e um gatilho de curto-circuito 4, que atua sobre a peça de contato móvel 3 por meio de um tucho 5, em caso de um curto-circuito. Tal como na primeira forma de realização exemplificativa, a peça de contato móvel 3 é também proporcionada com uma abertura 6, através da qual um elemento de guia 12 é encaminhado. Acima e abaixo da peça de contato móvel 3, o elemento de guia 12 é configurado em suas respectivas extremidades com uma massa, que caracteriza o dispositivo de travamento de acordo com a invenção na segunda forma de realização exemplificativa na forma de uma massa dupla 11. A massa acima da peça de contato móvel 3 é configurada de tal modo que, em caso de um curto-circuito, ela separe a peça de contato móvel 3 a partir da peça de contato fixa 2, se o tucho 5 engatar com a massa. A massa abaixo da peça de contato móvel 3 é configurada de tal modo que, em caso de disparo, limite o movimento da peça de contato móvel 3. Consequentemente, a guia para o elemento de guia 12 com a massa dupla 11 no alojamento 9 é adaptada para acomodar a massa abaixo da peça de contato móvel 3. A Fig. 5 também inclui uma representação de uma cadeia cinemática mecânica desengatável na forma de um mecanismo de bloqueio 10. A função do mecanismo de bloqueio 10 é a manutenção permanente da ponte de contato na posição aberta em caso de disparo.
[0033] Na Fig. 6, a unidade de cursor de contato de acordo com a Fig. 5 é mostrada em caso de disparo. Em caso de disparo, o tucho 5 engata com a massa dupla 11 do elemento de guia 12, de tal modo que o elemento de guia 12 se retraia para a guia do alojamento 9, separando assim a peça de contato móvel 3 da peça de contato fixa 2.
[0034] A Fig. 7 mostra a forma de realização exemplificativa de acordo com a Fig. 5 e Fig. 6, no caso de um curto-circuito, em que os movimentos da peça de contato móvel 3 são limitados, em primeiro lugar, pelo batente limite do alojamento, e em segundo lugar, pela massa dupla 11 abaixo da peça de contato móvel 3.
[0035] A Figura 8 mostra a segunda forma de realização exemplificativa de acordo com a Fig. 5 até a Fig. 7, durante a ação de ponte de reflexo da peça de contato móvel 3 sobre o dispositivo de travamento de acordo com a invenção, configurado na forma de uma massa dupla 11 no elemento de guia 12.
[0036] A Figura 9 representa a forma de realização exemplificativa de acordo com a Fig. 5 até a Fig. 8, em que o mecanismo de bloqueio 10 mantém a ponte de contato na posição aberta.
[0037] A Figura 10 mostra uma terceira forma de realização exemplificativa de uma unidade de comutação de acordo com a invenção com um cursor de contato 1 e um gatilho de curto-circuito 4, com um dispositivo de travamento de acordo com a invenção na forma de uma extensão tubular do tucho 5 do gatilho de curto-circuito, no estado fechado. De acordo com a primeira e a segunda formas de realização exemplificativas, a unidade de cursor de contato compreende um cursor de contato 1, uma peça de contato fixa e uma peça de contato móvel 2, 3, e um gatilho de curto-circuito 4 que atua sobre a peça de contato móvel 3 por meio de um tucho 5 no caso de um curto-circuito. Nesta terceira forma de realização exemplificativa, o dispositivo de travamento é configurado na forma de uma extensão tubular 13 que circunda a extremidade do tucho 5. A Fig. 10 também inclui uma representação de uma cadeia cinemática mecânica desengatável na forma de um mecanismo de bloqueio 10. A função do mecanismo de bloqueio 10 é a manutenção permanente da ponte de contato na posição aberta em caso de disparo.
[0038] Na Fig. 11, a unidade de cursor de contato de acordo com a Fig. 10 é mostrada em caso de disparo. Em caso de disparo, o tucho 5, incluindo a extensão tubular 13, engata com a peça de contato móvel 3, separando assim a peça de contato móvel 3 da peça de contato fixa 2.
[0039] A Figura 12 mostra a terceira forma de realização exemplificativa de acordo com a Fig. 10 e a Fig. 11, durante a ação de ponte de reflexo da peça de contato móvel 3 sobre o dispositivo de travamento de acordo com a invenção, configurado na forma de uma extensão tubular 13 sobre o tucho 5.
[0040] A Fig. 13 representa a forma de realização exemplificativa de acordo com a Fig. 10 até a Fig. 12, em que o mecanismo de bloqueio 10 mantém a ponte de contato na posição aberta.
[0041] A Fig. 14 mostra um diagrama de deslocamento/tempo de uma peça de contato móvel, sem um dispositivo de travamento de acordo com a invenção, a partir da técnica anterior. A partir do diagrama, será visto que o tempo necessário para o movimento na direção do batente limite de alojamento é igual ao requerido para o movimento de retorno para a peça de contato fixa, ou seja, a peça de contato móvel executa este movimento não travado.
[0042] A Fig. 15 mostra um diagrama de deslocamento/tempo para uma forma de realização exemplificativa de acordo com a invenção, com uma massa adicional, tal como um dispositivo de travamento ou com uma extensão tubular no tucho como um dispositivo de travamento para a peça de contato móvel. A partir do diagrama, procede-se que o trajeto do engate de contato S0 para o batente limite do alojamento S2 corresponde ao perfil mostrado na Fig. 14. No entanto, o trajeto a partir do batente limite do alojamento L2 na direção do engate de contato S0 é diferente. Neste caso, existe uma colisão no ponto S1 e, consequentemente, uma troca de energia entre o respectivo dispositivo de travamento e a peça de contato móvel. O ganho em tempo resultante é mostrado no diagrama na forma do intervalo de tempo t2. Como resultado do retardo de tempo gerado pelo dispositivo de travamento, é assegurada a ação do mecanismo de bloqueio.
[0043] A Fig. 16 representa um diagrama de deslocamento/tempo para a forma de realização exemplificativa de acordo com a invenção com uma massa dupla como dispositivo de travamento para a peça de contato móvel. Existe uma diferença entre o diagrama mostrado na Fig. 15, no qual há um retardo de tempo ainda maior, representado no diagrama pela t3, associado com duas vezes a colisão entre a massa superior e a peça de contato móvel, e entre a massa inferior e a peça de contato móvel. Aqui de novo, como um resultado deste retardo de tempo, é assegurada a ação do mecanismo de bloqueio.
[0044] A Fig. 17 mostra uma outra unidade de comutação de acordo com a invenção, com uma peça de contato fixa e a peça de contato móvel 2, 3 e um gatilho de curto-circuito 4, que atua sobre a peça de contato móvel 3 por meio de um tucho 5, em caso de um curto-circuito. O elemento de guia 7 é arranjado acima da peça de contato móvel 3 e é configurado com uma massa 8, que é arranjada na peça de contato móvel 3 de tal modo que, em caso de um curto-circuito, a peça de contato móvel 3 seja separada da peça de contato fixa 2, se o tucho 5 engatar com a massa 8. Nesta forma de realização exemplificativa, a massa 8 é configurada como um elemento de metal perfurado plano produzido pela estampagem por matriz.
[0045] A invenção é distinguida pelo fato de que, pelo posicionamento de pelo menos uma massa adicional que serve como dispositivo de travamento, uma troca de energia resulte da colisão de dois corpos, reduzindo assim a velocidade da peça de contato móvel. As massas adicionais para o dispositivo de travamento de acordo com a invenção, pelo menos, em duas formas de realização exemplificativas, sã arranjadas sobre o elemento de guia que guia a peça de contato móvel. Por este arranjo de acordo com a invenção, o elemento de guia cumpre uma dupla função. Em primeiro lugar, ele atua como um dispositivo de travamento que reduz a velocidade da peça de contato móvel que rechaça em caso de disparo. Em segundo lugar o elemento de guia, guia a peça de contato móvel, de tal modo que qualquer rotação desta última, devido ao fornecimento de um elevado impulso de movimento pode ser evitado de forma confiável. Por conseguinte, mesmo no caso de altas correntes de curto-circuito, a unidade de comutação de acordo com a invenção permite a execução confiável da sequência cronológica de mecanismos de abertura de contato.

Claims (1)

1. Unidade de comutação, em particular, um disjuntor, com uma unidade de cursor de contato, compreendendo um cursor de contato (1), uma peça de contato fixa e uma peça de contato móvel (2, 3), e um gatilho de curto-circuito (4) que atua sobre a peça de contato móvel (3) por meio de um tucho (5) em caso de um curto-circuito, a unidade de comutação compreendendo um dispositivo de travamento móvel, que é projetado de tal modo que, em caso de um curto-circuito, o referido dispositivo de travamento móvel amortece o movimento da peça de contato móvel que rechaça (3), caracterizado pelo fato de quea peça de contato móvel é guiada sobre um elemento de guia (12), em que o dispositivo de travamento móvel é configurado na forma de uma massa dupla (11) arranjada acima e abaixo da peça de contato móvel (3) e as duas zonas de extremidade do elemento de guia (12),em que o elemento de guia (12) cumpre duas funções:i) age como um dispositivo de travamento que reduz a velocidade da peça de contato móvel que rechaça (3) no evento de disparo;ii) o elemento de guia (12) guia a peça móvel de contato (3), de tal modo que qualquer rotação da peça de contato devido ao fornecimento de um elevado impulso de movimento pode ser evitada de forma confiável, em que a peça móvel de contato é uma ponte de comutação, em que a peça móvel de contato compreende uma abertura pela qual o elemento de guia (12) é guiado, em que em caso de abertura da ponte de contato motivado por corrente, a ponte de comutação em seu movimento de abertura contra a ação de uma mola de carga de contato inicialmente colidirá com a massa arranjada abaixo, acelerando assim a última e reduzindo sua própria velocidade, eem que a ponte e a massa dupla são impulsionadas para os batentes limite do alojamento, que pode ser diferente, e rechaça do último, em que o batente limite do alojamento de massa dupla é ainda removido do ponto de contato do da ponte de contato, eem que, como resultado, a ponte já estará em sua trajetória de retorno e colidirá mais uma vez com a massa dupla que ainda se move para fora, especificamente com a massa superior, assim abrindo mão de uma maior proporção da sua energia cinética, de tal modo que a ponte seja ainda desacelerada e em que a mola de carga de contato pré-tensionada move ambos os elementos de volta à direção de contato.
BR112016001574-6A 2013-09-16 2014-07-08 Unidade de comutação BR112016001574B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP13184489.6 2013-09-16

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016001574B1 true BR112016001574B1 (pt) 2021-12-28

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101500954B1 (ko) 원격 조작 회로차단기
FR2547122B1 (fr) Declencheur electronique selectif associe a un disjoncteur limiteur
RU2623503C2 (ru) Блок для устройства защиты от перенапряжений и соответствующее устройство защиты от перенапряжений
WO2017011370A1 (en) Component for electric power system, and contact assembly and open air arcing elimination method therefor
WO2017124814A1 (zh) 用在断路器中的延时动作机构、和断路器
KR20090045789A (ko) 소형 배선용 차단기의 순시 트립 장치
CN101206975B (zh) 用于电流断路器的电流跳闸单元
US9312084B2 (en) Contact slider unit for a switching unit, in particular for a circuit breaker
CN107818891B (zh) 具有在触点熔焊时可靠显示开关位置的装置的开关设备
BR112016001574B1 (pt) Unidade de comutação
US9991697B1 (en) Fail open or fail short surge protector
KR100848562B1 (ko) 배선용 차단기
JP6428683B2 (ja) 回路遮断器の引き外し装置、およびこの回路遮断器の引き外し装置を用いた保護対象回路
US9659726B2 (en) Switching device with improved tripping action in the event of a short circuit
RU2553283C2 (ru) Расцепляющий механизм, защищающий от остаточного тока, и расцепитель
US9734960B2 (en) Switching device having an apparatus for switching on suddenly
US9947486B2 (en) Switch unit, in particular a circuit breaker
BR112016015651B1 (pt) Dispositivo de comutação
US9362067B2 (en) Contact slider unit for a switching unit, in particular for a circuit breaker
BR112017019245B1 (pt) Unidade de deslizamento de contato para uma unidade de comutação, disjuntor, e, método para montar uma unidade de deslizamento de contato a uma unidade de comutação
RU142156U1 (ru) Расцепитель максимального тока автоматического выключателя
RU174487U1 (ru) Электромагнитный расцепитель максимального тока
JP6219854B2 (ja) ブレーカタイプの配線保護電気装置用の瞬時引き外し装置
KR20230174061A (ko) 배선용 차단기
CN111886668B (zh) 跳闸装置