BR112016000249B1 - Embalagem para produtos para fumar - Google Patents

Embalagem para produtos para fumar Download PDF

Info

Publication number
BR112016000249B1
BR112016000249B1 BR112016000249-0A BR112016000249A BR112016000249B1 BR 112016000249 B1 BR112016000249 B1 BR 112016000249B1 BR 112016000249 A BR112016000249 A BR 112016000249A BR 112016000249 B1 BR112016000249 B1 BR 112016000249B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
packaging
marking
characters
warning
present
Prior art date
Application number
BR112016000249-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Brahim KERKAR
Original Assignee
Sicpa Holding Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sicpa Holding Sa filed Critical Sicpa Holding Sa
Publication of BR112016000249B1 publication Critical patent/BR112016000249B1/pt

Links

Abstract

EMBALAGEM PARA PRODUTOS PARA FUMAR COM UMA MARCAÇÃO SOBRE SI. É divulgada uma embalagem para produtos para fumar que compreende em si uma área com uma advertência se referindo a riscos à saúde por fumar. A área compreende pelo menos uma marcação que é adequada para propósitos de identificação e/ou autenticação e/ou rastrear e/ou monitorar.

Description

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO 1 Campo da Invenção
[0001] A presente invenção se refere a uma embalagem para produtos para fumar com uma marcação na mesma.
2 Discussão da Informação do Fundamento
[0002] Falsificação não é mais um problema nacional ou um problema regional, mas um problema mundial que tem um impacto não apenas sobre fabricantes, mas também sobre o consumidor. Falsificação também tem um impacto sobre receitas do governo, pelo fato de que afeta a cobrança de impostos para, em particular, cigarros e álcool, por causa da existência de um mercado negro onde é impossível rastrear ou monitorar produtos falsificados (contrabandeados, desviados, etc.) sem selos fiscais válidos.
[0003] Muitas soluções foram propostas para tornar a falsificação impossível ou pelo menos muito difícil e/ou dispendiosa, por exemplo, soluções RFID e o uso de tintas invisíveis ou códigos monodimensionais ou bidimensionais como identificadores únicos para evitar ou pelo menos limitar drasticamente a existência de fraude, desvio e/ou falsificação.
[0004] Por exemplo, o documento US 6246778 B1 divulga que se pode marcar, por exemplo, maço de cigarros com uma marca, símbolo ou padrão dificilmente visto na inspeção visual. A marca pode incluir agentes químicos que não são visíveis até que sejam expostos a certas frequências ou comprimentos de onda de luz visível ou não visível que os tornam legíveis. Tais agentes químicos podem incluir tinturas sensíveis ao ultravioleta (UV) ou infravermelho (IR). Os módulos da embalagem serão então pré-marcados quando cheios de cigarros.
[0005] O documento US 2001/010332 A1 divulga um aparelho para confinar mercadorias em recipientes, cada um dos quais consiste em vários componentes. As mercadorias avançam ao longo de um caminho alongado, passando por uma série de estações onde os componentes dos recipientes são dispostos em torno de mercadorias sucessivas. Pelo menos alguns dos componentes são providos com indícios característicos, e um circuito de controle processa os indícios em informações que são codificadas nos recipientes finalizados. Tais informações são decodificadas, quando necessário, para verificar a autenticidade ou falta de autenticidade das mercadorias, por exemplo, a identidade do fabricante e do embalador dos cigarros nos maços de cigarro.
[0006] O documento WO 2009/121605 A2 divulga uma marcação de material de cristal líquido polimérico tendo determinadas características ópticas que permitem sua autenticação e leitura por uma máquina e sua autenticação pelo olho humano, onde a marcação é aplicada em um item, bem ou artigo por um processo de impressão de informação variável.
[0007] Entretanto, problemas ainda existem. Por exemplo, um problema com uma embalagem para produtos para fumar, tais como cigarros, charutos e similares, é prover a embalagem com uma marcação ou codificação que não afete o projeto e aparência total da embalagem. Adicionalmente, a marcação e codificação deveriam ser capazes de ser automaticamente reconhecidas por um dispositivo de autenticação e não deveriam mudar de uma embalagem para outra, por exemplo, não deveriam depender da marca, do tipo e/ou fabricante de produtos para fumar.
RESUMO DA INVENÇÃO
[0008] Para resolver os problemas mencionados acima, a presente invenção provê uma embalagem para produtos para fumar em que a embalagem compreende uma área de advertência demarcada definida por pelo menos uma dentre uma margem marcada tendo linhas e uma área de cor que é diferente da(s) cor(es) da parte remanescente da embalagem circundando a área de advertência demarcada, em que a área de advertência demarcada leva uma advertência na mesma, em relação aos riscos à saúde por fumar, dentro da área de advertência demarcada, e a área de advertência demarcada compreende adicionalmente pelo menos uma marcação impressa que é adequada para propósitos de autenticação e/ou rastreamento e/ou monitoramento, a advertência compreendendo uma pluralidade de caracteres que estão presentes dentro da área de advertência demarcada, a dita pelo menos uma marcação impressa sendo caracterizada fato de que pelo menos parte do material da qual a marcação impressa é feita tem propriedades magnéticas ou em que compreende flocos compreendendo polímero de cristal líquido quiral, em que a pelo menos uma marcação ou uma parte da mesma está presente na forma de pelo menos uma parte de uma ou mais linhas que formam a área de advertência demarcada, e/ou na forma de um ou mais caracteres entre a pluralidade de caracteres.
[0009] Em um aspecto da embalagem, os caracteres podem compreender caracteres alfanuméricos.
[0010] Em outro aspecto, parte da pelo menos uma marcação pode estar presente na forma de pelo menos dois caracteres entre a pluralidade de caracteres e ditos pelo menos dois caracteres podem ser separados por um número predeterminado de caracteres remanescentes.
[0011] Ainda em outro aspecto da embalagem, a pelo menos uma marcação pode estar presente acima e abaixo de um ou mais caracteres da pluralidade de caracteres.
[0012] Ainda em um aspecto adicional, parte da pelo menos uma marcação pode estar presente como pelo menos um dentre uma nuvem de pontos, pontos distribuídos aleatoriamente, um ou mais glifos, uma matriz de dados, um código de barras, um ou mais caracteres opcionalmente codificados e/ou criptografados.
[0013] Em outro aspecto, parte da pelo menos uma marcação pode ser invisível a olho nu.
[0014] Em outro aspecto, a pelo menos uma marcação ou uma parte da mesma pode compreender uma tinta que é diferente da tinta usada para fazer a advertência para prover informação codificada suplementar.
[0015] Em outro aspecto da embalagem da presente invenção, pelo menos uma parte da dita embalagem leva uma película ou lâmina plástica ou de polímero na mesma.
[0016] Ainda em um aspecto adicional da embalagem, dita lâmina ou película plástica ou de polímero compreende uma marcação adicional que é invisível a olho nu.
[0017] Em outro aspecto da embalagem da presente invenção, dita marcação adicional compreende uma ou mais partículas luminescentes, tinturas luminescentes, e flocos luminescentes.
[0018] Em outro aspecto da embalagem da presente invenção, a marcação adicional da lâmina ou película plástica ou de polímero é diferente da marcação na área de advertência demarcada em relação aos riscos à saúde sobre a embalagem.
[0019] Uma vantagem da embalagem para produtos para fumar da presente invenção é que compreende uma marcação que permite identificar, autenticar e/ou rastrear e/ou monitorar a embalagem e que pode ser prontamente localizada em qualquer embalagem - independentemente da marca, tipo ou fabricante do produto para fumar - porque sua posição está conectada à posição de uma característica da embalagem, ou seja, uma advertência de saúde, que está invariavelmente presente na embalagem porque sua presença é exigida por lei. Em outras palavras, a advertência sanitária serve como referência para localização da marcação (recurso de segurança) que está presente na embalagem. Isso tem várias vantagens. Em primeiro lugar, qualquer que seja a orientação da embalagem, a advertência sanitária sempre será prontamente localizável e, uma vez localizada, a informação suportada pela advertência sanitária será prontamente localizável e recuperável. Em segundo lugar, não é necessária uma câmera ou dispositivo com software eletrônico que irá gerar uma marca de referência virtual específica de acordo com a identidade de uma embalagem. A terceira vantagem conectada à segunda é que ela reduz o tempo para a análise do processador das informações contidas na/sobre a embalagem. Em quarto lugar, a embalagem tira proveito de um recurso da embalagem que é exigido por lei, razão pela qual economiza o tempo e dinheiro que, de outro modo, teriam de ser gastos a fim de encontrar um meio-termo entre o projeto da embalagem e a inserção de um código convencional que afeta o projeto da embalagem.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0020] A presente invenção é adicionalmente descrita na descrição detalhada a seguir, em referência às figuras, em que: - Fig. 1 mostra um primeiro exemplo de uma embalagem para cigarros compreendendo uma área com uma advertência típica em relação aos riscos à saúde por fumar impressa na mesma e que é adequada para uso na presente invenção; - Fig. 2 mostra um segundo exemplo de uma embalagem para cigarros compreendendo uma área com uma advertência típica em relação a riscos à saúde por fumar impressa na mesma e que é adequada para uso na presente invenção; e - Fig. 3 mostra um terceiro exemplo de uma embalagem para cigarros compreendendo uma área com uma advertência típica em relação a riscos à saúde por fumar impresso na mesma e que é adequado para uso na presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA PRESENTE INVENÇÃO
[0021] As particularidades mostradas neste documento são a título de exemplo e apenas para propósitos de discussão ilustrativa das modalidades da presente invenção, sendo apresentadas com o intuito de prover o que se acredita ser a descrição mais útil e prontamente compreensível dos princípios e aspectos conceituais da presente invenção. A respeito disso, nenhuma tentativa é feita para mostrar detalhes estruturais da presente invenção mais detalhadamente do que necessário para a compreensão fundamental da presente invenção, com a descrição, tomada com as figuras, tornando evidente àqueles versados na técnica como as diversas formas da presente invenção podem ser materializadas na prática.
[0022] A embalagem da presente invenção pode ser qualquer embalagem que é usada para produtos para fumar e, em particular, produtos de tabaco. A embalagem para cigarros quase sempre compreende papel-cartão que é formado em um (geralmente retangular) recipiente (caixa). Neste caso, a advertência sanitária está geralmente presente (impressa) diretamente sobre o próprio material da embalagem (por exemplo, papel-cartão). Cigarros são, às vezes, vendidos em uma caixa feita de madeira ou papelão. Especialmente se o recipiente é feito de madeira a advertência está frequentemente presente sobre um rótulo aplicado ao recipiente. No caso de tabaco avulso para fumar em um cachimbo ou para cigarros artesanais (enrolados) a embalagem frequentemente está presente na forma de uma bolsa de plástico ou material plástico/de papel laminado. A advertência sanitária estará geralmente neste caso presente diretamente sobre a bolsa ou sobre um rótulo aplicado à bolsa.
[0023] A presente invenção tira vantagem do fato de que na maioria dos países a embalagem para produtos para fumar é exigida por lei a ter uma advertência impressa na mesma se referindo a riscos à saúde de produtos para fumar. A advertência está normalmente na forma de caracteres alfanuméricos em uma área de advertência demarcada, frequentemente demarcada com uma margem marcada ao redor deles, geralmente uma caixa retangular formada por linhas retas ou dentro de uma (geralmente retangular) área tendo uma cor que é diferente da(s) cor(es) da embalagem circundando a área de advertência. De acordo com a presente invenção, a área de advertência demarcada que leva a advertência e/ou um ou um ou mais elementos desta (por exemplo, um ou mais caracteres e/ou uma ou mais linhas que opcionalmente formam uma margem ao redor dos caracteres) são usadas como (invariável(is)) ponto(s) de referência para o posicionamento de (preferencialmente codificada) informação sobre a embalagem. Em conformidade, não há necessidade de pesquisar por um marco de referência ou ponto de referência para localizar a marcação sobre a embalagem. Em vez disso, a marcação estará sempre em uma posição que é previsível e prontamente localizável, por exemplo, a área de advertência demarcada da embalagem que leva a advertência sanitária na mesma.
[0024] Como estabelecido acima, a advertência sobre a embalagem da presente invenção pode compreender uma pluralidade de caracteres (impressos) que opcionalmente estão presentes dentro de uma caixa formada por, por exemplo, linhas (impressas) e/ou dentro de uma área de cor que se difere da(s) cor(es) da(s) área(s) circundante(s). A pluralidade de caracteres pode compreender caracteres alfanuméricos e também pode compreender caracteres diferentes de caracteres alfanuméricos (por exemplo, caracteres correspondentes ao idioma da um país particular em que os produtos para fumar devem ser comercializados) ao invés de ou em adição aos caracteres alfanuméricos. Por exemplo, os caracteres diferentes podem ser caracteres usados para escrever em um idioma que não use caracteres alfanuméricos, tais como, chinês, japonês, coreano, indiano, russo, grego, árabe etc.
[0025] A pelo menos uma marcação ou pelo menos uma parte dela está presente no interior da área que leva a advertência, por exemplo, no interior de uma caixa formada por linhas impressas e/ou uma área de uma cor que é diferente da(s) cor(es) das áreas circundantes. Preferencialmente a marcação inteira está presente no interior da área que leva a advertência, embora seja possível para a marcação se estender além dessa área de modo que uma parte da marcação esteja fora da área. Por exemplo, a pelo menos uma marcação ou uma parte desta pode estar presente na forma de e/ou acima e/ou abaixo de um ou mais caracteres (tal como, por exemplo, uma letra). Se a marcação estiver presente na forma de e/ou acima e/ou abaixo de dois ou mais caracteres os pelo menos dois caracteres podem ser separados por um número predeterminado de caracteres remanescentes adicionais. Por exemplo, a marcação pode estar presente na forma de e/ou acima e/ou abaixo de dois ou mais caracteres que estão invariavelmente separados por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10 caracteres remanescente (sem marcação associada).
[0026] A pelo menos uma marcação ou pelo menos uma parte desta pode ser invisível a olho nu (após irradiação com luz na escala visível). Se invisível, a marcação pode ser detectável por um dispositivo, por exemplo, após irradiação com uma fonte de luz que emite radiação em uma escala de comprimento de onda (por exemplo, IR, perto de-IR ou UV) que é absorvida ou refletida pelo material da marcação (por exemplo, a(s) tinta(s) usada(s) para produzir a marcação). Adicionalmente, pelo menos uma parte do material (por exemplo, tinta) a partir da qual a marcação é feita pode ter propriedades magnéticas. Neste último caso a marcação seria detectável por um dispositivo que responde a magnetismo e é capaz de processar informação magnética.
[0027] A pelo menos uma marcação presente sobre a embalagem da presente invenção preferencialmente é imprimível e em particular, legível por máquina. A marcação pode, por exemplo, compreender células, pontos, micro pontos, barras, caracteres micro alfanuméricos, glifos, flocos ou qualquer combinação de dois ou mais destes. Pode estar presente na forma de, por exemplo, uma nuvem de pontos, pontos distribuídos aleatoriamente (que podem servir como uma base para uma identidade de impressão digital única da embalagem), um ou mais glifos (que podem suportar informação codificada que opcionalmente está codificada), uma matriz de dados, um código de barras unidimensional, um código de barras unidimensional empilhado, um código de barras bidimensional, um ou mais caracteres opcionalmente codificados e/ou criptografados, flocos compreendendo um polímero de cristal líquido de quiral (CLCP) e qualquer combinação de duas ou mais destas formas. Se a nuvem de pontos compreende pontos que não sejam distribuídos aleatoriamente ela pode suportar informação codificada que opcionalmente pode ser criptografada (como no caso do um ou mais glifos).
[0028] Exemplos não restritivos de elementos que são adequados como marcação para uso na presente invenção incluem micro pontos, micro taggants, micro marcações (por exemplo, na forma de um micro código de barras ou uma micromatriz de dados) e micro caracteres alfanuméricos. Exemplos não restritivos adicionais de tipos de projetos que são adequados para uso na presente invenção incluem nuvens de pontos. As nuvens de pontos podem estar na forma de, por exemplo, distribuições de partículas ou flocos ou gotículas de tinta onde a distribuição destes é determinada por um algoritmo matemático. Eles podem ser impressos com uma resolução muito alta que os torna difíceis de reproduzir. Outro tipo de nuvem de pontos que é adequada para uso na presente invenção é representada por somas de glifos que representam um código tendo uma autoidentificação única. Os glifos podem tomar formatos e formas arbitrárias. Por exemplo, os glifos podem ser na forma de microlinhas diagonais de 45° (preferencialmente invisíveis a olho nu) e sua orientação em uma ou em outra direção pode corresponder a 0 ou 1 em um código binário, por meio do qual a soma de glifos que individualmente são orientados de maneira específica pode representar um código específico e pode prover dados ou informação. Ainda outro tipo não restritivo de nuvem de pontos é representado por etiquetas sobre uma superfície tendo um padrão de leitura óptica. Cada etiqueta tem um padrão de fundamento que define uma área distinta. O padrão de fundamento é comum a todas as etiquetas. Cada etiqueta adicionalmente tem dados codificados posicionados dentro de áreas distintas. Os dados codificados são representados por uma pluralidade de marcos legível opticamente posicionada de acordo com um esquema de codificação. O padrão de fundamento é de forma distinguível dos dados codificados.
[0029] A pelo menos uma marcação pode, por exemplo, ter sido formada por método de impressão digital. Entretanto, a marcação também pode ser formada por qualquer método de impressão convencional (por exemplo, offset, rotogravura, serigrafia, tipografia, flexografia, entalhe, etc.) ou qualquer outro método conhecido àqueles versados na técnica. Um método exemplar para produzir a marcação é impressão a jato de tinta (por exemplo, impressão a jato de tinta contínua, impressão com gotejamento sob demanda ou impressão a jato de válvula). As impressoras a jato de tinta industriais, comumente usadas para numeração, codificação e marcação de aplicações sobre linhas de condicionamento e máquinas de impressão, são particularmente adequadas para este propósito. Impressoras a jato de tinta preferenciais incluem impressoras a jato de tinta contínuas com bico único (também chamadas de raster ou impressoras de deflexão multinível) e impressoras com gotejamento de tinta sob demanda, em particular impressoras a jato de válvula.
[0030] A marcação ou pelo menos uma ou mais partes desta podem ter sido formadas com uma tinta preta, tal como, tinta preta de carbono convencional. Certamente, tintas de uma cor diferente podem ser usadas também. A tinta também pode ser uma tinta invisível com um /.max ou uma escala /.max de um comprimento de onda de absorção ou emissão específico.
[0031] A tinta preta pode, por exemplo, ser uma tinta preta de carbono convencional como é comumente usada para imprimir, por exemplo, jornais, revistas e similares. A tinta preta pode adicionalmente ser uma tinta absorvente de IR (por exemplo, uma tinta que absorve radiação IR) que provê um código oculto (por exemplo, informação oculta) que é detectável (legível) apenas com a ajuda de uma fonte de luz que emite radiação na escala IR. Pelo mesmo símbolo, a tinta preta pode ser uma tinta transparente ao IR (por exemplo, uma tinta preta que deixa a radiação IR passar através). Todos estes tipos de tintas são prontamente disponíveis comercialmente. Claramente, a marcação pode ser feita por duas ou mais tintas diferentes. Meramente a título de exemplo, uma parte da marcação pode ser produzida (por exemplo, impressa) com uma tinta absorvente de IR e outra parte do código pode ser produzida com uma tinta transparente ao IR. Outro tipo de material que pode ser usado para produzir a marcação ou uma parte desta é uma composição de polímero de cristal líquido quiral (CLCP).
[0032] Ainda em um aspecto adicional da embalagem de acordo com a presente invenção, a marcação desta pode compreender um ou mais materiais selecionados a partir de flocos, fibras, composto inorgânicos, compostos orgânicos, tinturas, pigmentos, materiais absorventes absorvendo radiação eletromagnética na escala UV e/ou visível e/ou perto de-IR e/ou IR, materiais luminescentes (opcionalmente tendo propriedades de tempo de declínio específicas), materiais fluorescentes, materiais fosforescentes, materiais coloridos, materiais fotocrômicos, materiais termocrômicos, materiais magnéticos e materiais tendo uma ou mais distribuições de tamanho de partícula detectáveis (por exemplo, tendo uma distribuição de tamanho de partícula monomodal ou polimodal).
[0033] O um ou mais materiais luminescentes, se presentes, podem compreender um ou mais compostos de lantanídeos tais como, por exemplo, complexos de lantanídeos e compostos β-diceto.
[0034] Exemplos não restritivos de materiais fluorescentes incluem tinturas VAT, derivados de perileno, terrileno, quaterrileno, tais como aqueles descritos em US 2011/0293899 A1.
[0035] Exemplos não restritivos de pigmentos que são adequados para uso na presente invenção incluem aqueles descritos em WO 2008/000755.
[0036] Exemplos não restritivos adicionais do um ou mais materiais incluem sais/complexos de metais de terras raras (escândio, ítrio e os lantanídeos, tais como, Ce, Pr, Nd, Sm, Eu, Gd, Tb, Dy, Ho, Er, Tm e Yb) e os actinídeos. Exemplos não restritivos destes sais e complexos são divulgados em US 2010/0307376 A1.
[0037] Exemplos não restritivos de materiais absorventes IR incluem aqueles divulgados em WO2007/060133. Exemplos não restritivos de materiais específicos incluem fluoreto de cobre (II) (CuF2), hidroxifluoreto de cobre (CuFOH), hidróxido de cobre (Cu(OH)2), hidrato de fosfato de cobre (Cu3(PO4)2*2H2O), fosfato de cobre anidro (Cu3(PO4)2), fosfato de cobre (II) básico (por exemplo, Cu2PO4(OH), “Libetenita” cuja fórmula é às vezes escrita como Cu3(PO4)2*Cu(OH)2; Cu3(PO4)(OH)3, “Cornetita”, Cu5(PO4)3(OH)4, “Pseudomalaquita”, CuAlβ(P04)4(0H)s’5H20 “Turquesa”, etc.), pirofostato de cobre (II) (Cu2(P2O7)*3H2O), pirofosfato de cobre (II) anidro (Cu2(P2O7)), metafosfato de cobre (II) (Cu(PO3)2, mais corretamente escrito como Cu3(P3O9)2), fluoreto de ferro (II) (FeF2*4H2O), fluoreto de ferro (II) anidro (FeF2), fosfato de ferro (II) (Fe3(PO4)2*sH2O, “Vivianita”), fosfato de lítio ferro(II)- (LiFePO4, “Trifilita”), fosfato de sódio ferro(II) (NaFePO4, “Maricita”), silicato de ferro(II) (Fe2SiO4, “Faialito”; FexMg2xSiO4, “Olivina”), carbonato de ferro (II) (FeCO3, “Anquerita”, “Siderita”); fosfato de níquel (II) (Ni3(PO4)2*sH2O), e metafosfato de titânio (III) (Ti(P3O9)). Além do mais um cristalino absorvente de IR também pode ser um composto iônico mesclado, por exemplo, onde dois ou mais cátions estão participando na estrutura do cristal, como por exemplo, em Ca2Fe(PO4)2*4H2O, “Anapaita”. Similarmente, dois ou mais ânions podem participar na estrutura como nos fosfatos de cobre básicos mencionados, onde OH- é o segundo ânion, ou ainda ambos juntos, como em fluoreto de fosfato de ferro de magnésio, MgFe(PO4)F, “Wagnerita”. Exemplos não restritivos adicionais de materiais para uso na presente invenção são divulgados em WO 2008/128714 A1.
[0038] O um ou mais materiais magnéticos (incluindo materiais magnéticos macios e materiais magnéticos duros) para uso (opcional) na marcação da embalagem da presente invenção pode compreender pelo menos um material selecionado a partir de materiais ferromagnéticos, materiais ferrimagnéticos, materiais paramagnéticos e materiais diamagnéticos. Por exemplo, o um ou mais materiais magnéticos podem compreender pelo menos um material selecionado a partir de metais e ligas metálicas compreendendo pelo um dentre ferro, cobalto, níquel e gadolínio. Adicionalmente, o material magnético pode compreender, sem restrição, uma liga de ferro, cobalto, alumínio e níquel (com ou sem cobre, nióbio e/ou tântalo), tais como, Alnico ou uma liga de titânio, níquel, cobalto alumínio e ferro, tais como Ticonal e cerâmicas. O um ou mais materiais magnéticos também podem compreender pelo menos um material selecionado a partir de compostos de óxido inorgânico, tais como, magemita e/ou hematita, ferritas de fórmula MFe2O4 em que M representa Mg, Mn, Co, Fe, Ni, Cu ou Zn e granadas de fórmula A3B5O12 em que A representa La, Ce, Pr, Nd, Sm, Eu, Gd, Tb, Dy, Ho, Er, Tm, Yb, Lu, ou Bi e B representa Fe, Al, Ga, Ti, V, Cr, Mn, ou Co.
[0039] O um ou mais materiais podem ser substancialmente invisíveis sob luz dentro do espectro visível, mas visível sob luz fora do espectro visível, tais como, luz UV, perto de-IR ou IR.
[0040] Exemplos não restritivos adicionais do um ou mais materiais tendo propriedades detectáveis da marcação para uso na presente invenção incluem partículas e em particular, flocos que são feitos de ou compreendem um material CLCP. Flocos correspondentes podem ser distribuídos aleatoriamente, por exemplo, na área que leva a advertência ou uma parte desta, e pode ter um tamanho médio (maior dimensão) de cerca de 20 μm a cerca de 100 μm. Eles podem ter uma distribuição de tamanho de partícula monomodal e polimodal (por exemplo, bimodal).
[0041] As partículas CLCP dos flocos podem adicionalmente estarem presentes na forma de partículas de multicamadas ou flocos, tais como, aqueles divulgados no Pedido Provisório US n° 61/616.133, depositado em 27 de março de 2012, Pedido US n° 13/801.053, depositado em 13 de março de 2013 e US 2010/0200649 A1. Os flocos de multicamadas divulgados nestes documentos compreendem pelo menos duas camadas CLCP compreendendo uma primeira camada CLCP que tem um primeiro parâmetro detectável e uma segunda camada CLCP incluindo um segundo parâmetro detectável, e pelo menos uma camada adicional incluindo um terceiro parâmetro detectável, a pelo menos uma camada adicional compreendendo um material que não seja um polímero de cristal líquido de quiral. O terceiro parâmetro detectável é diferente de cada do primeiro parâmetro detectável e do segundo parâmetro detectável. A camada adicional pode ser feita com material luminescente e/ou magnético. O material magnético (incluindo materiais magnéticos macios e materiais magnéticos duros) pode compreender pelo menos um material selecionado a partir de materiais ferromagnéticos, materiais ferrimagnéticos, materiais paramagnéticos e materiais diamagnéticos. Por exemplo, o material magnético pode compreender pelo menos um material selecionado a partir de metais e ligas metálicas compreendendo pelo menos um dentre ferro, cobalto, níquel e gadolínio. Por exemplo, o material magnético pode compreender, sem restrição, uma liga de ferro, cobalto, alumínio e níquel (com ou sem cobre, nióbio e/ou tântalo), tais como, Alnico ou uma liga de titânio, níquel, cobalto alumínio e ferro, tais como Ticonal e cerâmicas; e ferritas. O material magnético também pode compreender pelo menos um material selecionado a partir de compostos de óxido inorgânico, ferritas de fórmula MFe2O4 em que M representa Mg, Mn, Co, Fe, Ni, Cu ou Zn e granadas de fórmula A3B5O12 em que A representa La, Ce, Pr, Nd, Sm, Eu, Gd, Tb, Dy, Ho, Er, Tm, Yb, Lu ou Bi e B representa Fe, Al, Ga, Ti, V, Cr, Mn, ou Co. O material luminescente que pode estar presente na camada adicional dos flocos pode, por exemplo, compreender pelo menos um complexo de um lantanídeo e composto β-diceto.
[0042] Como estabelecido acima, a embalagem da presente invenção ou pelo menos uma ou mais partes desta pode opcionalmente levar uma película ou lâmina plástica ou de polímero (por exemplo, laminado à embalagem). Dita película ou lâmina plástica ou de polímero pode opcionalmente compreender uma marcação que preferencialmente é invisível sob luz na escala visível. Exemplos não restritivos das marcações correspondentes incluem marcações que consistem em ou compreendem partículas luminescentes e/ou tinturas luminescentes e/ou flocos luminescentes.
[0043] Adicionalmente, por exemplo, no caso de cigarros a embalagem que contém o produto para fumar (por exemplo, maço de cigarros) será geralmente envolta em uma película plástica ou de polímero (geralmente uma película hermética). Esta película também pode opcionalmente compreender uma marcação que preferencialmente é invisível sob luz na escala visível. Como no caso da película ou lâmina plástica ou de polímero conectada à própria embalagem discutida acima, exemplos não restritivos de marcações correspondentes da película plástica ou de polímero envolvente de um produto para fumar embalado incluem marcações que consistem em ou compreendem partículas luminescentes e/ou tinturas luminescentes e/ou flocos luminescentes.
[0044] Uma vantagem da embalagem para produtos para fumar da presente invenção é que ela compreende uma marcação que se permite identificar, autenticar e/ou rastrear e/ou monitorar a embalagem e que pode prontamente ser localizada sobre qualquer embalagem - independente da marca, tipo ou fabricante do produto para fumar - porque sua posição é conectada à posição de um recurso da embalagem, por exemplo, uma advertência de saúde, que está invariavelmente presente sobre a embalagem porque sua presença é exigida por lei. Em outras palavras, a advertência sanitária serve como uma referência para localizar a marcação (recurso de segurança) que está presente sobre a embalagem. Isto tem diversas vantagens. Em primeiro lugar, qualquer que seja a orientação da embalagem, a advertência sanitária sempre será prontamente localizável e uma vez localizada, a informação suportada pela advertência sanitária será prontamente localizável e recuperável. Em segundo lugar, não precisa de uma câmera ou um dispositivo com programa de computador eletrônico que irá gerar um marco de referência específico de acordo com a identidade de uma embalagem. A terceira vantagem conectada à segunda é que se reduz o tempo para a análise do processador da informação contida na/sobre a embalagem. Em quarto lugar, a embalagem tira vantagem de um recurso da embalagem que é exigida por lei, razão pela qual economiza o tempo e dinheiro que, de outro modo, teriam de ser gastos a fim de encontrar um meio-termo entre o projeto da embalagem e a inserção de um código convencional que afeta o projeto da embalagem.
[0045] Adicionalmente deve ser apreciado que a embalagem da presente invenção provê uma maneira simples e elegante de tornar possível prover embalagem para produtos para fumar tais como, por exemplo, cigarros que devem ser comercializados em países diferentes que compartilham um idioma comum (por exemplo, espanhol na, por exemplo, maior parte dos países da America do Sul e Espanha ou inglês, por exemplo, nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Grã-Bretanha e Irlanda) com uma marcação de país específico sem mudar a aparência externa da embalagem. Por exemplo, um ou mais (ou todos) caracteres e/ou linhas da advertência sanitária podem ser impressas com tintas pretas que são de forma indistinguível a olho nu, mas contém substâncias com diferentes características de absorção/reflexão com relação à luz nas escalas visível, UV e IR para desse modo gerar advertências de saúde que pareçam à mesma, mas ainda se difiram de país para país.
[0046] Uma maneira adicional de fazer as embalagens para produtos para fumar que são destinados para venda em países diferentes que compartilham um idioma comum de forma distinguível sem mudar a aparência externa da embalagem (incluindo a advertência de saúde) é incluir em uma película ou lâmina de polímero ou plástica que está opcionalmente presente sobre pelo menos uma parte da embalagem uma marcação invisível na forma de, por exemplo, partículas luminescentes e/ou tinturas luminescentes e/ou flocos luminescentes. A marcação pode ser feita de materiais diferentes para cada país, mas a diferença será apenas detectável após irradiar a embalagem com radiação fora da escala visível (por exemplo, UV, perto de-IR ou IR). O mesmo se aplica à película de polímero ou plástica que pode opcionalmente estar presente para envolver (vedar) um maço de cigarros. Neste caso, também, a película correspondente pode incluir uma marcação que se difere de país para país, mas é visível apenas após irradiar o maço com radiação fora da escala visível.
[0047] Pelo menos no caso dos cigarros como os produtos para fumar há ainda uma maneira adicional de processar maços de cigarros que são destinados para venda em países diferentes que compartilham um idioma comum de forma distinguível sem mudar a aparência externa dos maços (incluindo a advertência de saúde). Em particular um ou mais compostos fluorescentes que são geralmente reconhecidos como seguros (compostos GRAS) podem ser incorporados no e/ou aplicados sobre o papel que é usado para fazer cigarros. Estas substâncias, exemplos não restritivos dos quais incluem riboflavina, riboflavina-(5')-fosfato, cloridrato de piridoxina, ácido fólico, sulfato de quinina, niacina, nicotinamida e D&C Laranja n° 5, são invisíveis sob luz visível, mas emitem radiação na escala visível (fluorescência) quando eles são irradiados com radiação na escala UV. Neste caso, cigarros destinados para venda em países diferentes podem ser feitos de forma distinguível incluindo no papel usado para fazer os cigarros compostos fluorescentes diferentes (ou misturas de compostos fluorescentes) com comprimentos de onda diferentes dos emitidos por radiação visível após irradiação com luz UV.
[0048] Para resumir, de acordo com a presente invenção, produtos para fumar destinados para venda em países diferentes podem ser processados de forma distinguível sem mudança (visível) da embalagem por, por exemplo, uma ou mais das seguintes medidas: - usar tintas que contenham substâncias luminescentes invisíveis que são diferentes de um país para o outro para imprimir a advertência sanitária ou partes desta; - prover uma película ou lâmina de polímero ou plástica sobre a embalagem ou uma ou mais partes desta, cuja película ou lâmina compreende uma ou mais substâncias luminescentes que se diferem de país para país; - especialmente no caso de maços de cigarro que devem ser envoltos (vedados) por uma película de polímero ou plástica, usar uma película que compreende uma ou mais sustâncias luminescentes invisíveis que se diferem de país para país; - no caso dos cigarros, prover o papel para fazer os cigarros com substâncias fluorescentes invisíveis que se diferem de país para país.
[0049] As opções acima podem ser ilustradas pela marcação da embalagem de cigarro mostrada na Fig. 1 na qual se lê “Fumar mata”. Se alguém teve de prover maços de cigarros para serem vendidos nos US, Canadá e Grã-Bretanha que são de forma distinguível (por exemplo, restringir impostações paralelas em vista dos impostos diferentes sobre produtos de tabaco nestes países), mas, contudo, tem a mesma aparência externa poderia, por exemplo, prosseguir como a seguir: - Embalagem para o mercado americano: “Fumar” impresso com uma tinta preta que contenha uma substância que absorva radiação IR entre 750 e 800 nm. “mata” impresso com uma tinta UV que emita radiação na escala visível e absorva radiação na escala de 250 a 300 nm. - Embalagem para o mercado britânico: “Fumar” impresso com uma tinta preta que contenha uma substância que absorva radiação UV entre 350 e 380 nm. “mata” impresso com uma tinta UV que emita radiação na escala visível e absorva radiação na escala de 250 a 300 nm. - Embalagem para o mercado canadense: “Fumar” impresso com uma tinta preta que contenha flocos CLCP invisíveis que tenha um Àmax compreendido entre 800 e 900 nm. “mata” impresso com uma tinta UV que emita radiação na escala visível e absorva radiação na escala de 250 a 300 nm. - Embora estas embalagens fossem de forma indistinguível sob luz visível, elas seriam de forma distinguível usando um dispositivo que pode processar diferentes características de absorção e emissão na escala visível, UV e IR. Claramente, cada uma destas embalagens pode conter uma ou mais marcações (recursos de segurança) adicionais (idênticos) na área da advertência sanitária (e/ou qualquer lugar a mais sobre a embalagem). - Por exemplo, adicionalmente ou alternativamente ao mencionado acima, os cigarros destinados para venda nestes países diferentes podem ser processados de forma distinguível provendo uma película ou lâmina de polímero ou plástica sobre a embalagem ou partes desta, cuja lâmina ou película incluem uma ou mais substâncias luminescentes que são invisíveis sob radiação na escala visível e são diferentes para cada um dos países. - Adicionalmente ou alternativamente ao mencionado acima, os cigarros destinados para venda nestes países diferentes podem ser processados de forma distinguível envolvendo os maços de cigarros em uma película de polímero ou plástica, cuja película inclui uma ou mais substâncias luminescentes que são invisíveis sob radiação na escala visível e são diferentes para cada um dos países. - Adicionalmente ou alternativamente ao mencionado acima, os cigarros destinados para venda nestes países diferentes podem ser processados de forma distinguível provendo o papel usado para fazer os cigarros com um ou mais compostos fluorescentes que são invisíveis sob radiação na escala visível e são diferentes para cada um dos países.
[0050] Percebe-se que os exemplos acima citados foram providos meramente para o propósito de explicação e não devem, de maneira alguma, ser interpretados como restritivos da presente invenção. Na medida em que a presente invenção foi descrita com referência às modalidades exemplares, entende-se que as palavras que foram usadas neste documento são palavras de descrição e ilustração, e não palavras de restrição. Mudanças podem ser feitas, dentro da abrangência das reivindicações anexas, como atualmente afirmado e como emendado, sem que se afastem do escopo e espírito da presente invenção em seus aspectos. Embora a presente invenção tenha sido descrita neste documento com referência a meios, materiais e modalidades particulares, a presente invenção não é destinada a ser restrita às particularidades divulgadas neste documento; pelo contrário, a presente invenção se estende a todas as estruturas, métodos e usos funcionalmente equivalentes, tais como estão dentro do escopo das reivindicações anexas.

Claims (10)

1. Embalagem para produtos para fumar, em que a embalagem compreende uma área de advertência demarcada compreendendo pelo menos uma marcação impressa que é adequada para propósitos de autenticação e/ou rastreamento e/ou monitoramento, em que pelo menos parte do material do qual dita pelo menos uma marcação impressa é feita tem propriedades magnéticas ou compreende flocos compreendendo polímero de cristal líquido quiral, caracterizada pelo fato de que a área de advertência demarcada é definida por pelo menos uma dentre uma margem marcada tendo linhas e uma área de cor que é diferente da(s) cor(es) da parte remanescente da embalagem circundando a área de advertência demarcada, a área de advertência demarcada leva uma advertência em relação aos riscos à saúde por fumar dentro da área de advertência demarcada, a advertência compreendendo uma pluralidade de caracteres que estão presentes dentro da área de advertência demarcada, e a pelo menos uma marcação impressa ou uma parte da mesma está presente na forma de pelo menos uma parte de uma ou mais linhas que formam a área de advertência demarcada, e/ou na forma de um ou mais caracteres entre a pluralidade de caracteres, em que a pluralidade de caracteres da advertência é impressa com uma tinta preta compreendendo substâncias com diferentes características de absorção/reflexão com relação à luz nas escalas visível, UV e IR.
2. Embalagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os caracteres compreendem caracteres alfanuméricos.
3. Embalagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que parte da pelo menos uma marcação está presente na forma de pelo menos dois caracteres entre a pluralidade de caracteres e ditos pelo menos dois caracteres são separados por um número predeterminado de caracteres remanescentes.
4. Embalagem, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que parte da pelo menos uma marcação está presente em pelo menos um dentre um ou mais caracteres acima e abaixo da pluralidade de caracteres.
5. Embalagem, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que parte da pelo menos uma marcação está presente como pelo menos um dentre uma nuvem de pontos, pontos distribuídos aleatoriamente, um ou mais glifos, uma matriz de dados, um código de barras, um ou mais caracteres opcionalmente codificados e/ou criptografados.
6. Embalagem, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que parte da pelo menos uma marcação compreende uma tinta que é diferente da tinta usada para fazer a advertência para prover informação codificada suplementar.
7. Embalagem, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que pelo menos uma parte da dita embalagem leva uma película ou lâmina plástica ou de polímero na mesma.
8. Embalagem, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a dita lâmina ou película plástica ou de polímero compreende uma marcação adicional que é invisível a olho nu.
9. Embalagem, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que a dita marcação adicional compreende uma ou mais partículas luminescentes, tinturas luminescentes, e flocos luminescentes.
10. Embalagem, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 e 9, caracterizada pelo fato de que a marcação adicional da película ou lâmina plástica ou de polímero é diferente da marcação na área de advertência demarcada em relação aos riscos à saúde sobre a embalagem.
BR112016000249-0A 2013-08-12 2013-08-23 Embalagem para produtos para fumar BR112016000249B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP13180115.1 2013-08-12

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016000249B1 true BR112016000249B1 (pt) 2023-08-22

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2864220B1 (en) Packaging for smoking products having a marking thereon
ES2770226T3 (es) Aparatos y procesos para producir capas con efecto óptico que comprenden partículas de pigmento no esféricas orientadas magnéticas, o magnetizables
CN106687301B (zh) 具有相互关联的特征的钞票
TWI709626B (zh) 用於製造包含定向非球面磁性或可磁化顏料顆粒的光學效應層之磁性組件與製程
US8864037B2 (en) Multilayer flake with high level of coding
ES2939138T3 (es) Procesos para producir capas de efecto óptico que comprenden partículas de pigmento magnéticas o magnetizables no esféricas orientadas
CN115768566B (zh) 用于生产包含磁性或可磁化颜料颗粒的光学效应层的方法
KR20170031090A (ko) 광학 가변성 자성 은선 및 보안 줄무늬
CN104797351B (zh) 不可逆磁感应的图像或图案
BR112016000192B1 (pt) Marcação compreendendo código para impressão e camada de polímero de cristal líquido quiral
CN105377567B (zh) 显示动态可见运动的安全元件
RU2670673C9 (ru) Слой или рисунок из хирального жидкокристаллического полимера, включающий лунки, распределенные случайным образом
DE102012204660B4 (de) Magnetisches Echtheitsmerkmal
KR20160002943A (ko) 보안 스레드 또는 스트라이프의 제조 방법
KR20210008376A (ko) 배향된 비-구형 자성 또는 자화성 안료 입자를 포함하는 광학 효과층을 제조하기 위한 자성 어셈블리, 장치 및 방법
TW201522101A (zh) 唯一識別符及有關此唯一識別符之高安全裝置
BR112016029011B1 (pt) Substrato tendo em si uma marcação, método de provê-lo e método de melhorar a proteção de um artigo tendo em si uma marcação contra falsificação
EP2928697B1 (en) Non-periodic tiling document security element
BR112016000249B1 (pt) Embalagem para produtos para fumar
JP2017502918A (ja) キラルドーパント、並びにポリマー型液晶材料マーキングを用いた識別及び認証
EA045205B1 (ru) Защищенные документы или изделия, содержащие слои с оптическим эффектом, содержащие магнитные или намагничиваемые частицы пигмента, и способы получения подложки с указанными слоями с оптическим эффектом
CN117460582A (zh) 包含磁性或可磁化颜料颗粒的光学效应层和所述光学效应层的生产方法