BR112015028177B1 - Método para renderizar um conteúdo de mídia e sistema correlato - Google Patents

Método para renderizar um conteúdo de mídia e sistema correlato Download PDF

Info

Publication number
BR112015028177B1
BR112015028177B1 BR112015028177-0A BR112015028177A BR112015028177B1 BR 112015028177 B1 BR112015028177 B1 BR 112015028177B1 BR 112015028177 A BR112015028177 A BR 112015028177A BR 112015028177 B1 BR112015028177 B1 BR 112015028177B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
value
media player
user
control parameter
media content
Prior art date
Application number
BR112015028177-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015028177A2 (pt
Inventor
Aditee Anil Pathak
Philippe Stransky
Gyanveer SINGH
Original Assignee
Nagravision S.A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from EP20130166886 external-priority patent/EP2802122A1/en
Application filed by Nagravision S.A filed Critical Nagravision S.A
Publication of BR112015028177A2 publication Critical patent/BR112015028177A2/pt
Publication of BR112015028177B1 publication Critical patent/BR112015028177B1/pt

Links

Images

Abstract

MÉTODO PARA RENDERIZAR UM CONTEÚDO DE MÍDIA E SISTEMA CORRELATO Uma modalidade da presente invenção pode ser implantada em um sistema compreendendo um reprodutor de mídia e um servidor remoto conectado de forma operativa para comunicar entre si. a invenção permite que um arquivo de definições seja armazenado no servidor remoto, o arquivo de definições compreendendo parâmetros úteis para ajustar definições diferentes no reprodutor de mídia de modo que o fornecimento de um conteúdo específico seja tornado possível no reprodutor de mídia de acordo com o gosto predeterminado de um usuário por baixar as definições a partir do servidor sobre o reprodutor de mídia.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[001]A presente invenção refere-se ao domínio de programação de equipamento digital, especialmente onde tal programação envolve inicializar ou de outro modo definir o equipamento em um estado predeterminado.
TÉCNICA ANTECEDENTE
[002]A publicação de patente norte-americana número 8.027.518 B2 revela uma arquitetura que pode obter dados biométricos a partir de um usuário à medida que o usuário interage com uma peça de equipamento digital. Com base nos dados biométricos obtidos, a arquitetura pode determinar uma identidade do usuário e automaticamente aplicar definições à peça de equipamento digital, as definições sendo associadas ao usuário específico. A revelação é, portanto, endereçada a resolver um problema de configurar automaticamente a peça de equipamento digital de acordo com um usuário específico, o usuário sendo suficientemente autenticado em um modo conveniente sem exigir que o usuário execute uma atividade além dos gestos que normalmente faria ao usar o equipamento. Dado que o campo de aplicação não apresenta um elevado incentivo para pirataria, então o nível de autenticação não necessita ser particularmente elevado e assim a autenticação por meio biométrico, embora reconhecida como sendo imperfeita, é considerada como sendo suficiente para essa aplicação. Uma vez que a finalidade da revelação mencionada não é para definir automaticamente controles de qualquer um de uma pluralidade de dispositivos de renderização em potencial de modo que um usuário pode experimentar um conteúdo de mídia específico de acordo com sua preferência predeterminada, provisão específica para obter tais benefícios não é revelada na mesma.
[003]A publicação do pedido de patente norte-americana número 2011/0154212 A1 descreve um método para fornecer, mediante solicitação uma in terface aumentada de usuário (AUI) que fornece funcionalidade a um usuário tendo um tipo específico de necessidade especial tal usuário tendo faculdade de visão diminuída, por exemplo, a informação de configuração de AUI para um usuário específico é coletada, registrada em um arquivo de preferência, e enviada para um servidor remoto para armazenagem. Após recepção de uma solicitação de login pelo servidor remoto, o servidor remoto autentica o usuário, recupera o arquivo de preferência armazenado e envia o arquivo de preferência para o computador atualmente sendo usado pelo usuário. O computador sendo usado pelo usuário pode então configurar uma AUI apropriada para aquele usuário. Isso fornece uma interface adequada para o usuário continuar a trabalhar com seu computador utilizando uma interface com a qual ele está familiarizado e que é adaptado a suas necessidades especiais.
[004]A publicação do pedido de patente norte-americana número 2007/0033634 A1 é dirigida à renderização de uma apresentação de mídia para um usuário em um modo que é específico para aquele usuário dependendo de alguma informação atual em relação ao usuário. A informação atual depende de um contexto e um perfil de usuário predeterminado. O contexto é fornecido por sensores de contexto, que podem ser detectores de movimento ou detectores biométricos, por exemplo, para determinar o que o usuário está fazendo naquele momento específico. O contexto é interpretado utilizando o perfil de usuário para mapear para um estado físico ou de humor do usuário, desse modo permitindo que a renderização da apresentação de mídia seja ajustado. Tal ajuste pode incluir timing de quando um anúncio é mostrado ou apresentadores diferentes podem ser mostrados ou ajustes de parâmetros de reprodução do dispositivo de reprodução podem ser feitos (por exemplo, volume ou brilho) ou mesmo condições ambientais podem ser ajustados, como diminuir a iluminação do cômodo, por exemplo. Desse modo, a experiência do usuário enquanto a apresentação de mídia está sendo renderizada pode ser alterado dependendo de um perfil e do comportamento atual do espectador. A finalidade desse modo obtida, portanto não é uma de assegurar que um conteúdo específico será experimentado de acordo com as definições de controle predeterminadas de um usuário independente do dispositivo específico que está sendo usado.
[005]A publicação do pedido de patente norte-americana número 2008/0209943 A1 descreve um aparelho de método de navegação de conteúdo no qual um perfil de usuário e um perfil de terminal são armazenados. O perfil de usuário compreende informações em relação ao conteúdo preferido pelo usuário, enquanto o perfil de terminal compreende informações relacionadas ao aparelho de navegação, como um volume de escuta preferido por um usuário naquele aparelho. O perfil de terminal é criado uma vez e é armazenado no terminal (aparelho de navegação). Provisão é desse modo feita para o aparelho apresentar ao espectador conteúdo de acordo com o conteúdo preferido do usuário e os parâmetros preestabelecidos que afetam a reprodução do conteúdo. Isso não trata do problema de acessar conteúdo específico a partir de qualquer dispositivo e ter o mesmo reproduzido naquele dispositivo de acordo com definições predeterminadas para aquele conteúdo.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[006]A presente invenção é direcionada a resolver alguns dos problemas aparentes na técnica anterior, incluindo a tecnologia mencionada acima. De acordo com uma modalidade da presente invenção, é fornecido um método para dar acesso, utilizando um reprodutor de mídia, a um arquivo de conteúdo de mídia, o acesso permitindo a um usuário experimentar a renderização do arquivo de conteúdo de mídia de acordo com um conjunto predeterminado de parâmetros associados à renderização do conteúdo. O método inclui recuperar, a partir de um servidor remoto, um arquivo de metadados pré-armazenado associado ao conteúdo de mídia pré-armazenado, o arquivo de metadados compreendendo definições personalizadas para o usuário, as definições afetando parâmetros relacionados à renderização do conteúdo de mídia no reprodutor de mídia. Os parâmetros incluem nível de volume nível de grave, nível de agudo, posição de atenuador, posição de equilíbrio, nível de brilho, nível de cor, nível de contraste entre outros.
[007] De acordo com outro aspecto da presente invenção, é fornecido um reprodutor de mídia para executar o método acima. O reprodutor de mídia pode também armazenar automaticamente e sincronizar definições preferidas para renderiza- ção de arquivos de conteúdo de mídia utilizando o reprodutor de mídia, a sincronização ocorrendo entre o reprodutor de mídia e um servidor remoto.
[008] De acordo ainda com outro aspecto da presente invenção, é feita provisão para um formato de arquivo específico para um arquivo de metadados compreendendo definições que permitem a um reprodutor de mídia ser configurado de acordo com a escolha predeterminada de um usuário ou de acordo com exigências específicas de um arquivo de conteúdo de mídia específico ou tipo de arquivo ou de acordo com um reprodutor de mídia específico do tipo de reprodutor de mídia. De acordo com várias modalidades, uma combinação das definições mencionadas nesse parágrafo pode ser aplicada.
[009] De acordo com um aspecto da persente invenção, é feita provisão para um reprodutor de mídia para renderizar um conteúdo de mídia, o reprodutor de mídia compreendendo meio de processamento e configurado de modo que pelo menos uma característica relacionada à dita renderização do conteúdo de mídia seja ajus- tável segundo um valor de pelo menos um parâmetro de controle; caracterizado pelo fato de que: O reprodutor de mídia é adicionalmente configurado para: Armazenar um valor predeterminado do parâmetro de controle em um servidor, o conteúdo de mídia sendo associado ao valor predeterminado do parâmetro de controle; Recuperar o valor predeterminado do parâmetro de controle a partir do servidor; e Ajustar a característica relacionada à dita renderização do conteúdo de mídia utilizando um valor de ajuste de controle derivado a partir do valor predeterminado recuperado do parâmetro de controle.
[010] De acordo com um aspecto adicional da presente invenção, é fornecido um sistema compreendendo: Um reprodutor de mídia para renderizar um conteúdo de mídia; e Um servidor tendo uma conexão remota com o reprodutor de mídia; O reprodutor de mídia compreendendo meio de processamento e configurado de modo que pelo menos uma característica relacionada ao fornecimento do conteúdo de mídia, é ajustável segundo um valor de pelo menos um parâmetro de controle; caracterizado pelo fato de que: O reprodutor de mídia é adicionalmente configurado para: Armazenar um valor predeterminado do parâmetro de controle em um servidor, o conteúdo de mídia sendo associado ao valor predeterminado do parâmetro de controle; Recuperar o valor predeterminado do parâmetro de controle a partir do servidor; e Ajustar a característica relacionada à dita renderização do conteúdo de mídia utilizando um valor de ajuste de controle derivado a partir do valor predeterminado recuperado do parâmetro de controle.
[011] De acordo ainda com um aspecto adicional da presente invenção é fornecido um método para renderizar um conteúdo de mídia pelo menos em um reprodutor de mídia, o reprodutor de mídia configurado de modo que pelo menos uma característica relacionada à dita renderização do conteúdo de mídia seja ajustável de acordo com um valor de pelo menos um parâmetro de controle, o método compreendendo: Armazenar um valor predeterminado do parâmetro de controle em um servidor, o conteúdo de mídia sendo associado ao conteúdo de mídia; Reproduzir o conteúdo de mídia no reprodutor de mídia; Recuperar a partir do servidor, pelo reprodutor de mídia, o valor predeterminado do parâmetro de controle associado ao conteúdo de mídia; e Derivar um valor de ajuste de controle a partir do valor recuperado do parâmetro de controle, o valor de ajuste de controle sendo usado para ajustar a característica relacionada à dita renderização do conteúdo de mídia.
[012] Por conseguinte, é fornecida uma técnica para automaticamente definir controles de qualquer um de uma pluralidade de dispositivos de renderização em potencial de modo que um usuário possa experimentar um conteúdo de mídia específico de acordo com sua preferência predeterminada independente de qual dispositivo de renderização está sendo usado.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[013]A presente invenção será entendida melhor graças à descrição detalhada que segue e desenhos em anexo, que são dados como exemplos não limitadores de modalidades da invenção, em que: A figura 1 mostra um sistema no qual uma modalidade da presente invenção pode ser usada.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[014]Ao usar um reprodutor de mídia para reproduzir conteúdo de mídia, isto é, reproduzir um arquivo de conteúdo de mídia, um usuário tem genericamente de ajustar vários parâmetros associados à renderização do arquivo de conteúdo de mídia em seu reprodutor de mídia. Tais parâmetros incluem volume de escuta, definição de atenuação, definição de equilíbrio, nível de grave e nível de agudo entre outros. De acordo com modalidades da presente invenção é fornecido um método para armazenar tais definições em um arquivo de metadados em um servidor remoto jun- tamente com o arquivo de conteúdo de mídia e recuperar as definições em um modo que permitirá que qualquer reprodutor de mídia específico selecionado pelo usuário renderize o arquivo de conteúdo de mídia de acordo com as preferências predeterminadas do usuário. Por servidor remoto quer se dizer uma ou mais instalações de armazenagem fornecidas com o reprodutor de mídia onde um ou mais arquivos de conteúdo de mídia podem ser armazenados. As instalações de armazenagem remota podem ser fornecidas em um ou mais computadores acessíveis através de uma rede como a Internet, por exemplo. Tais servidores remotos também podem ser mencionados como a Cloud. Um usuário específico pode ter um Cloud pessoal no qual acesso ao conteúdo armazenado no Cloud pessoal é reservado para aquele usuário específico, preferivelmente através de um processo incluindo identificação e autenticação do usuário. Vantajosamente o servidor remoto é acessível pelo usuário a partir de um número grande de locais geográficos, preferivelmente em qualquer lugar, e utilizando qualquer reprodutor de mídia desde que seja capaz de receber o conteúdo de mídia a partir do servidor remoto e renderizar o conteúdo de mídia.
[015] De acordo com modalidades da presente invenção o reprodutor de mídia pode ser qualquer entre um computador pessoal (de outro modo conhecido como um computador laptop ou computador de mesa), um assistente pessoal digital (PDA), um telefone móvel (particularmente um do tipo denominado Smart-phone), um tablet computador, um reprodutor de arquivo de áudio digital móvel, um reprodutor de vídeo digital móvel, um conversor de sinais de frequência, um aparelho de televisão digital (como uma TB digital integrada, móvel ou fixa, especialmente uma adaptada para reproduzir conteúdo a partir de um servidor remoto (IPTV) ou qualquer outro dispositivo eletrônico digital que permite que uma função de reproduzir mídia de hardware, software ou hardware/software misturado seja instalada e operada.
[016] De acordo com uma primeira modalidade da presente invenção um re- produtor de mídia é fornecido, o reprodutor de mídia compreendendo um módulo de armazenagem sobre o qual um arquivo de conteúdo de mídia pode ser armazenado. O meio de armazenagem também pode servir para armazenar um arquivo de metadados compreendendo definições de parâmetro úteis durante renderização do arquivo de conteúdo de mídia pelo mesmo reprodutor de mídia ou outro reprodutor de mídia. Em todo esse documento, o termo parâmetro de controle pode ser também usado para significar a definição de parâmetro. O arquivo de metadados pode ser usado para ajustar várias definições de parâmetro do reprodutor de mídia. Por ajustar os ajustes de parâmetro a renderização do conteúdo de mídia pelo reprodutor de mídia pode ser alterado em um modo que seja perceptível pelo usuário. Pode ser portanto também dito que o reprodutor de mídia é configurado de modo que pelo menos uma característica relacionada à renderização de conteúdo de mídia é ajus- tável segundo um valor de um ou mais parâmetros de controle. Embora não seja comum para parâmetros de controle, como descrito aqui, ser associado a uma peça de conteúdo de mídia, de acordo com modalidades da presente invenção, parâmetros de controle são associados pelo menos com um conteúdo de mídia específico. O módulo de armazenagem desse modo fornece pelo menos armazenagem temporária para pelo menos o arquivo de metadados, uma vez que o reprodutor de mídia compreende ainda uma interface de comunicação para armazenar pelo menos o arquivo de metadados em um servidor remoto. A interface de comunicação deve ser bidirecional, desse modo permitindo que o reprodutor de mídia envie o arquivo de metadados para o servidor remoto ou recupere um arquivo de dados de mídia e/ou seu arquivo de metadados associado a partir do receptor, como será visto posteriormente. De acordo com modalidades preferidas, o arquivo de conteúdo de mídia também é armazenado no servidor. De acordo com algumas modalidades, o arquivo de conteúdo de mídia e o arquivo de metadados são associados entre si no sentido de que as definições no arquivo de metadados devem ser aplicadas a um reprodutor de mídia sempre que aquele arquivo de conteúdo de mídia específico for para ser renderizado. Será reconhecido pela pessoa com conhecimentos comuns na técnica que arquivos de conteúdo de mídia podem compreender conteúdo de áudio, vídeo ou áudio/vídeo. As definições que podem ser armazenadas no arquivo de metadados podem ser, portanto aplicáveis a quaisquer dos parâmetros comuns associados à renderização do arquivo de conteúdo de mídia, como nível de volume de escutar, definição de atenuação, definição de equilíbrio, nível de grave e nível de agudo, po-sição de atenuador, posição de equilíbrio, nível de brilho, nível de cor e nível de con-traste, entre outros. Essas são de outro modo conhecidas como características rela-cionadas à renderização do conteúdo de mídia. Essas definições e níveis são parâ-metros que afetam as qualidades percebidas por um usuário durante renderização do conteúdo pelo reprodutor de mídia.
[017]A figura 1 mostra um sistema exemplar no qual uma modalidade da presente invenção pode ser implantada. Um usuário tem acesso a um cloud pessoal (C) em um servidor remoto (S), o servidor tendo um módulo de armazenagem com um primeiro espaço de armazenagem (CT) para um ou mais arquivos de conteúdo de mídia (CT1) e um segundo espaço de armazenagem (MD) para arquivos de metadados (MD1) um arquivo de metadados (MD1) sendo associável a um arquivo de conteúdo de mídia (CT1). Na figura 1 uma seta pontilhada é mostrada entre o arquivo de conteúdo de mídia (CT1) e o arquivo de metadados (MD1), indicando que os dois arquivos são associados entre si, significando que um usuário já escolheu suas definições para aquele arquivo de conteúdo de mídia específico (CT1) e salvou o mesmo no arquivo de metadados (MD1) em seu cloud pessoal (C) no servidor remoto (S). Por cloud pessoal (C) quer se dizer um espaço no servidor que é acessível pelo usuário após autenticação bem sucedida. O servidor tem meio de processamento (CPS), que pode ser usado para processar o arquivo de metadados (MD1). O servidor remoto (S) tem um link de comunicação (ANT, TXRX) para um reprodutor de mídia (MP) e como tal o reprodutor de mídia (MP) pode upload ou download dados a partir do servidor (S). O reprodutor de mídia tem dispositivo de renderização (VDU), como um alto-falante ou um display ou um display e um alto-falante, para renderização o conteúdo de mídia. O reprodutor de mídia compreende ainda um processador (CPMP) que pode ser usado para definições de processamento a partir dos arquivos de metadados (MD). O link bidirecional pode ser também mencionado como um canal bidirecional.
[018] Durante operação de um reprodutor de mídia de acordo com qualquer uma das modalidades da presente invenção, um reprodutor de mídia armazena um arquivo de metadados em um servidor remoto, o arquivo de metadados compreendendo as definições preferidas do usuário para a renderização de um arquivo de conteúdo de mídia específico. Quando o mesmo arquivo de conteúdo de mídia é subsequentemente selecionado pelo usuário para renderização no mesmo reprodutor de mídia ou outro reprodutor de mídia, o usuário pode escolher se ele deseja ou não usar suas definições preferidas para renderização do arquivo de conteúdo de mídia selecionado. No caso do usuário desejar usar suas definições preferidas, as definições anteriormente armazenadas associadas ao arquivo de conteúdo de mídia selecionado são recuperadas a partir do arquivo de metadados armazenado no servidor e as definições são aplicadas ao reprodutor de mídia para a renderização do conteúdo. O arquivo de conteúdo de mídia pode ser reproduzido a partir do módulo de memória do reprodutor de mídia ou recuperado a partir do servidor remoto juntamente com o arquivo de metadados associado (por downloading ou streaming). No caso do usuário decidir não usar as definições anteriormente armazenadas, então ele configurará novas definições para o reprodutor de mídia manualmente.
[019] De acordo com modalidades da presente invenção as definições no arquivo de metadados são armazenadas em forma absoluta, onde o valor efetivo da definição de parâmetro é armazenado no arquivo. Alternativamente, um valor relativo é armazenado, por exemplo, em termos de percentagem. Um valor de 50% para uma definição específica significaria que a definição de parâmetro estava em 50% de seu máximo nesse caso. Alternativamente, os valores tanto absolutos como relativos poderiam ser armazenados para permitir flexibilidade em aplicar as definições dependendo de se as definições serão aplicadas ou não ao mesmo reprodutor de mídia que foi usado para determinar as definições ou um reprodutor de mídia diferente. No contexto da presente invenção, um valor relativo significa um valor do qual a definição de parâmetro efetiva pode ser derivada dada a faixa predeterminada de valores possíveis para o reprodutor de mídia.
[020]Se o mesmo reprodutor de mídia ou o mesmo tipo ou modelo ou fabricante de reprodutor de mídia for usado para reproduzir novamente um arquivo de conteúdo, então é simples usar apenas o valor absoluto de uma definição a partir do arquivo de metadados para programar o reprodutor de mídia durante ação de reproduzir subsequente do mesmo conteúdo. Alternativamente, se um tipo diferente de reprodutor de mídia for usado para a ação de reproduzir subsequente ou um fabricante diferente ou modelo diferente, então é vantajoso usar as definições relativas. Um aplicativo no servidor ou no reprodutor de mídia pode ser executado em um processador para converter o valor relativo em um valor que será entendido pelo reprodutor de mídia.
[021]Como mencionado acima, o cálculo dos comandos necessários a serem aplicados ao reprodutor de mídia pode ser feito usando o processador no servidor remoto. Tais cálculos podem ser baseados nos elementos conhecidos relativos à identificação de reprodutor de mídia em termos de tipo, modelo, etc., armazenados em uma biblioteca no servidor ou tomados diretamente do reprodutor de mídia quando se conecta ao servidor. Alternativamente, pode ser deixado para o processador no próprio reprodutor de mídia interprestar as definições a partir do arquivo de metadados.
[022] Por ter definições tanto relativa como absoluta gravados no arquivo de metadados é então fácil configurar um reprodutor de mídia do mesmo modelo que aquele que foi usado para gerar as definições de parâmetro por simplesmente usar as definições absolutas. Similarmente, é fácil configurar um reprodutor de mídia de uma fabricação ou modelo diferente por derivar definições com ase nas definições relativas no arquivo de metadados.
[023] Para sistemas nos quais modalidades da presente invenção são implantadas onde tanto o arquivo de conteúdo de mídia como o arquivo de metadados é armazenado no servidor remoto, acesso é assegurado mesmo se a renderização de conteúdo for exigido em um dispositivo diferente a partir de um que foi usado ao armazenar as definições.
[024] De acordo com outra modalidade da presente invenção, o dispositivo de armazenagem de servidor remoto compreende ainda uma área onde uma biblioteca de reprodutores de mídia conhecidos é armazenada. Essa biblioteca pode ser atualizada como e quando usuários salvam suas definições. Um aplicativo no servidor remoto recupera um identificador de dispositivo a partir de um dispositivo de mídia quando conecta e armazena as capacidades do dispositivo em um arquivo pertencente ao modelo ou tipo de dispositivo específico. Essa informação também pode ajudar a determinar as definições máxima e mínima de um dispositivo por parâmetro (faixa predeterminada), que ajudará quando as definições em um arquivo de metadados são expressas em termos relativos como em valor de percentagem por exemplo.
[025]Como mencionado acima, o reprodutor de mídia pode ser qualquer dos tipos conhecidos desde que tenha acesso ao servidor remoto. Tipicamente, isso será uma interface de protocolo de internet capaz de acessar o denominado cloud privado do usuário na internet. O reprodutor de mídia, tipicamente mencionado como um dispositivo de cliente uma vez que é configurado para conectar-se a um servidor, de acordo com uma modalidade, é adicionalmente configurado para comunicar seu tipo de dispositivo e capacidades para o servidor.
[026] De acordo com uma modalidade, o servidor é configurado para adaptar as definições a partir do arquivo de metadados para ser adequado para o cliente específico de acordo com as capacidades comunicadas pelo cliente ao servidor. Para isso o servidor tem um processador para ser capaz de traduzir as definições em termos relativos em termos absolutos utilizando as capacidades descobertas do reprodutor de mídia. Por descobrir, quer se dizer que o reprodutor de mídia envia suas capacidades em termos de faixas predeterminadas de suas definições para o servidor em algum ponto durante uma comunicação entre os dois. Em outra modalidade, é o próprio cliente que é configurado para extrair as definições a partir do arquivo de metadados e interpretar as definições em um modo apropriado para ser capaz de aplicar as mesmas em suas próprias exigências de definições específicas. O arquivo de metadados pode incluir todas as definições aplicáveis a um grande conjunto de clientes conhecidos, cada cliente utilizando somente aquelas definições que são aplicáveis ao mesmo, ou o servidor configurando aquelas definições sobre o cliente que são aplicáveis àquele cliente específico. Clientes diferentes podem ter definições diferentes incluindo HD/SD, tipo surround sound, tipo de redução de ruído, es- téreo/mono, 2D/3D, etc.
[027] De acordo com as várias modalidades da presente invenção, discutidas acima, o arquivo de metadados inclui ainda definições aplicáveis a um reprodutor de mídia, as definições tendo sido predeterminadas por um usuário específico. De acordo com outra modalidade da presente invenção, as definições poderiam ser predeterminadas com relação a um reprodutor de mídia específico sem tais definições tendo sido predeterminadas por um usuário específico porém em vez disso um conjunto de definições default, possivelmente definições sugeridas pelo fabricante aplicáveis ao reprodutor de mídia específico ou em vez disso tipo de reprodutor de mídia. Uma variante adicional dessa modalidade é onde as definições são relacionadas a um conteúdo específico ou um tipo de conteúdo específico. Nesse caso, as definições são predeterminadas de acordo com o próprio conteúdo de mídia ou o próprio tipo de conteúdo de mídia. Isso é útil quando o conteúdo ou tipo de mídia específico é renderizado melhor quando um reprodutor de mídia é configurado de acordo com um conjunto de definições, talvez predeterminado pelo originador ou autor do conteúdo. Por exemplo, um compositor de uma peça específica de música pode sugerir que a peça específica seja experimentada melhor quando a peça é reproduzida em um volume particularmente baixo, por exemplo. Ele pode então associar as definições apropriadas com essa peça. Outra obra pode ser experimentada melhor em 2D, em cujo caso um reprodutor de mídia tendo capacidade 3D não obstante renderizará o conteúdo em 2D graças às definições predeterminadas. Um desenho animado específico pode ser visto melhor com o contraste em um valor particularmente elevado, em cujo caso tal definição pode ser associada aquele conteúdo e incluída no arquivo de metadados.
[028] De acordo ainda com outra modalidade da presente invenção, que pode ser combinada com quaisquer das modalidades anteriormente descritas, as definições no arquivo de metadados podem incluir valores tendo um efeito sobre parâmetros físicos do reprodutor de mídia. Por parâmetros físicos quer se dizer parâmetros tendo um efeito que não é necessariamente limitado diretamente À renderização do conteúdo, porém em vez disso ter um efeito sobre o próprio reprodutor de mídia como diminuir o reprodutor de mídia ou editar um relógio de tempo real no reprodutor de mídia ou retardar um horário de renderização do conteúdo ou trocar o canal, por exemplo. Essas funções, que não têm simplesmente um efeito sobre a qualidade da renderização do conteúdo percebido pelo usuário, serão conhecidas como funções físicas do reprodutor de mídia.
[029] De acordo com outra modalidade da persente invenção, onde as defini- ções no arquivo de metadados são pelo menos associadas a pelo menos um usuário, o reprodutor de mídia compreende ainda um sensor biométrico para medir pelo menos uma característica biométrica do usuário. Essa medição é então usada (por um processador no reprodutor de mídia ou por um processador no servidor) para identificar o usuário e então impor um conjunto predeterminado de definições aplicá-veis durante a renderização do conteúdo para aquele usuário. Por exemplo, isso seria o caso quando o reprodutor de mídia compreende ainda um sensor configurado para detectar pelo menos um parâmetro biométrico do usuário, e adicionalmente configurado para usar o parâmetro biométrico para afetar a renderização do arquivo de conteúdo de mídia. Por exemplo, o reprodutor de mídia pode ser operativamente conectado a uma câmera configurada para detectar a distância entre os olhos do usuário. Dado que a distância interocular entre os olhos de um adulto é maior que aquela entre os olhos de uma criança, como uma medição, feita graças à câmera e um processador configurado para calcular a distância interocular para o usuário, pode ser incluído como um parâmetro no arquivo de metadados para ajustar o reprodutor de mídia para evitar reprodução de um conteúdo específico ou tipo de conteúdo caso a distância interocular esteja abaixo de um limiar predeterminado.
[030]A modalidade mencionada no parágrafo acima pode ser adaptada para permitir controle parental, pelo que se o reprodutor de mídia detectar que uma criança está assistindo o conteúdo, então qualquer uma das limitações conhecidas pode ser aplicada, como limitar o volume de escuta ou limitar o tempo que o usuário pode passar vendo o conteúdo. Nesse caso o reprodutor de mídia compreende ainda um relógio pelo menos para medir o tempo de reprodução de uma peça de conteúdo. Para reprodutores de mídia compreendendo um relógio configurado para medir horário do dia, então o volume pode ser limitado quando o conteúdo é assistido mais tarde do que um horário do dia predeterminado. Nessas modalidades, o processador no reprodutor de mídia pode monitorar os parâmetros necessários (horário, distância interocular, etc.) e ajustar as definições no arquivo de metadados como uma função das leituras a partir do relógio e/ou o sensor biométrico quando o arquivo de metadados é baixado a partir do servidor remoto Alternativamente, pode ser o servidor que é configurado para editar as definições antes de editar as definições no arquivo de metadados e transmitir o arquivo de metadados para o reprodutor de mídia. Quaisquer dos métodos de transmissão conhecidos podem ser usados para transmitir as definições para o reprodutor de mídia embora em uma modalidade preferida tal transmissão seja através do canal de comunicação bidirecional que existe entre a interface de comunicação do reprodutor de mídia e servidor remoto.
[031] Em uma modalidade específica da presente invenção onde o reprodutor de mídia é configurado para ser capaz de renderizar o conteúdo de mídia em 3D, o reprodutor de mídia pode ser adicionalmente configurado para detectar se o usuário está usando ou não óculos 3D e editar as definições em qualquer dos modos mencionados anteriormente para forçar o reprodutor de mídia a renderizar o conteúdo em 2D ou 3D de acordo com o fato de se o usuário está usando ou não os óculos 3D.
[032]As modalidades da presente invenção permitem que um usuário salve um número de parâmetros associados com reprodução de um arquivo de conteúdo de mídia ou parâmetros de outro modo afetando um reprodutor de mídia durante reprodução de um arquivo de conteúdo de mídia específico. Tais parâmetros são normalmente aqueles escolhidos ou de outro modo anteriormente definidos pelo usuário e são salvos em um servidor remoto em um arquivo de metadados associado ao arquivo de conteúdo de mídia específica. Desse modo, o usuário tem vantajosamente acesso a suas definições escolhidas qualquer momento que ele reproduz o arquivo de conteúdo de mídia. O usuário pode compartilhar adicionalmente as definições com outro usuário de modo que o outro usuário também possa desfrutar da experiência proporcionada pelo uso das definições salvas durante produção do arquivo de conteúdo de mídia. De acordo com uma modalidade específica, um conjun- to geral de definições pode ser salvo em um arquivo de metadados no servidor remoto, onde o conjunto geral de definições não é particularmente associado a nenhuma peça de conteúdo de mídia porém em vez disso são definições de um usuário para um reprodutor de mídia específico ou tipo de reprodutor de mídia ou modelo de reprodutor de mídia.
[033]O arquivo de metadados compreendendo as definições (definições, por exemplo) pode ter qualquer dos formatos conhecidos para arquivos de computador legíveis em máquina ou legíveis por ser humano desde que o formato seja adequado como sendo adequadamente interpretado pelo reprodutor de mídia. Formatos conhecidos para o arquivo de definições incluem arquivos de texto ASCII simples ou arquivos de script como Java, Perl ou php, por exemplo. Formatos de arquivo de linguagem de marcação também podem ser usados, incluindo por exemplo arquivos XML, arquivos XrML ou arquivos HTML.
[034] De acordo ainda com outra modalidade, as definições compreendidas no arquivo de metadados no servidor remoto podem incluir ainda o favorito do usuário em termos de um compositor preferido, um diretor de filme preferido, um intérprete preferido, um estilo musical preferido ou um gênero de filme preferido, por exemplo. Desse modo, se o reprodutor de mídia obtiver acesso a uma biblioteca de mídia, como um servidor de mídia ou uma biblioteca em um disco rígido, então por baixar as definições de usuário a partir do arquivo de metadados no servidor remoto, o reprodutor de mídia pode extrair os favoritos do usuário e varrer a biblioteca para conteúdo de mídia que corresponde aos serviços do usuário e propor o conteúdo encontrado para o usuário. Os favoritos podem evidentemente ser referências diretas ao conteúdo específico em vez de apenas um gênero. Por exemplo, os favoritos podem incluir o título de um filme ou peça de música específica.
[035] Um exemplo de uma modalidade da presente invenção em uso seria um usuário que decide assistir um filme específico que é armazenado em seu cloud pri- vado (isto é, em um servidor remoto dando acesso restrito ao usuário) muda em sua TV, conecta a seu cloud privado e autentica ele próprio. Quaisquer dos meios conhecidos de autenticação são possíveis, como um nome de usuário e um PIN ou um nome de usuário e uma senha ou quaisquer das autenticações conhecidas através de técnicas biométricas, por exemplo. Um sistema no qual a modalidade da invenção é implantada pode compreender ainda um módulo de acesso condicional conhecido no domínio em Pay-TV para executar quaisquer das técnicas de autenticação criptográficas conhecidas. Após autenticação bem sucedida, o usuário navega através dos dados disponíveis em seu cloud, isto é, os arquivos de conteúdo de mídia no mesmo, e seleciona um para renderização (visualização no caso de um filme ou escuta no caso de conteúdo de áudio como um arquivo de música). O usuário baixa uma cópia do filme em sua TV ou streams uma cópia do filme para sua TV e começa a assistir a mesma. Ele ajusta o brilho, cor, volume e grave e ajusta o reprodutor para renderizar a parte de áudio do conteúdo em estéreo. Quando o usuário terminou de assistir, o reprodutor salva as definições que foram usadas para reproduzir o filme em um arquivo de metadados e armazena o arquivo de metadados no cloud de usuário e associa o arquivo de metadados para o arquivo de conteúdo de mídia que tem o filme. Em algum ponto no futuro o usuário decide assistir o mesmo filme novamente. ele autentica ele próprio novamente e assiste ao filme novamente em sua TV, dessa vez diretamente usando as definições que ele usou pela última fez graças a ter também baixado as definições a partir do arquivo de metadados as-sociado ao filme. Alternativamente, se ele escolher acessar o filme a partir de seu telefone móvel enquanto viaja, graças ao fato de que as definições são também armazenadas em valores relativos também ou em vez de valores absoluto, então o novo reprodutor de mídia, que é o telefone móvel, é capaz de reproduzir as mesmas definições que foram anteriormente usadas na TV. A tradução dos valores relativos em valores necessários para o novo reprodutor de mídia pode ser realizada por um processador apropriado no servidor remoto (cloud) ou alternativamente pode ser realizada por um processador apropriado compreendido no reprodutor de mídia. O processador (remoto ou local) também pode tomar cuidado de interpretar adequadamente certas definições e ignorar as mesmas onde certa definição não é aplicável ou interpretar as mesmas onde uma definição específica tem um significado diferente ou de outro modo tem de ser descontada.
[036]Outro exemplo da modalidade da presente invenção em uso seria similar ao acima exceto que após o usuário assistir ao filme pela primeira vez e salvar as definições no cloud, ele vai à casa de seu amigo para assistir o mesmo filme com seu amigo na TV de seu amigo. Um aplicativo está disponível no cloud, configurado para interprestar arquivos de metadados e traduzir as definições nos mesmos de ser adequada a partir de um primeiro modelo de reprodutor de mídia para ser adequada para um segundo modelo de reprodutor de mídia. O usuário decide compartilhar suas definições com seu amigo. O usuário acessar seu cloud, roda o aplicativo para traduzir suas definições para sua TV para serem compatíveis com as definições exigidas pela TV de seu amigo para criar um segundo arquivo de metadados e designa o segundo arquivo de metadados como sendo compartilhável com seu amigo. Seu amigo então recupera as definições a partir do segundo arquivo de metadados e aplica as mesmas a sua TV enquanto assiste ao filme com o usuário.
[037] Por conseguinte, é fornecida uma técnica para automaticamente definir controles de qualquer um de uma pluralidade de dispositivos de renderização em potencial de modo que um usuário possa experimentar um conteúdo de mídia específico de acordo com sua preferência predeterminada independente de qual dispositivo de renderização está sendo usado. Preferências predeterminadas são associadas pelo menos ao conteúdo a ser renderizado e podem ser recuperadas em um modo seguro a partir de um servidor após autenticação apropriada.

Claims (20)

1. Método CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: determinar um primeiro valor de pelo menos um parâmetro de controle, o primeiro valor associado à renderização de um conteúdo de mídia em um primeiro reprodutor de mídia; armazenar o primeiro valor do parâmetro de controle como um segundo valor do pelo menos um parâmetro de controle em um arquivo de metadados, o segundo valor é diferente do primeiro valor; fazendo com que o segundo valor do pelo menos um parâmetro de controle seja fornecido a um segundo reprodutor de mídia; fazendo com que o segundo reprodutor de mídia determine um terceiro valor usando pelo menos o segundo valor do pelo menos um parâmetro de controle, o terceiro valor sendo usado para controlar uma característica relacionada à renderi- zação do conteúdo de mídia no segundo reprodutor de mídia; e fazendo com que o segundo reprodutor de mídia reproduza o conteúdo de mídia usando o terceiro valor.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente: determinar o primeiro valor do parâmetro de controle com base, pelo menos, em valores de parâmetro de controle enquanto renderiza o conteúdo de mídia no primeiro reprodutor de mídia.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente: determinar o primeiro valor do parâmetro do controle com base, pelo menos, em uma característica biométrica de um usuário medida por um sensor biomé- trico.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o terceiro valor é igual ao primeiro valor do parâmetro de controle.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o terceiro valor é proporcional ao primeiro valor do parâmetro de controle.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a característica relacionada à renderização do conteúdo de mídia é selecionada a partir de um grupo que consiste em nível de volume, definição de atenuação, definição de equilíbrio, nível de grave, nível de agudo, posição de atenuador, posição de equilíbrio, nível de brilho, nível de cor e nível de contraste.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o terceiro valor reproduz a mesma característica no segundo reprodutor de mídia como no primeiro reprodutor de mídia.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo reprodutor de mídia compreende adicionalmente um relógio configurado para medir a hora do dia, a determinação do terceiro valor inclui verificar se a hora do dia é mais tarde que uma hora do dia predeterminada, um ajuste sendo uma redução no volume, se a verificação for positiva.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo reprodutor de mídia compreende adicionalmente um relógio configurado para limitar um tempo que um usuário pode passar visualizando o conteúdo de mídia e uma câmera para detectar uma distância interocular do usuário e determinar se o usuário é uma criança, um ajuste sendo uma limitação para uma quantidade de tempo que a reprodução de conteúdo de mídia dura.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente: armazenar o conteúdo de mídia em um primeiro espaço de armazenamento associado a um usuário; e armazenar o arquivo de metadados em um segundo espaço de armazenamento associado ao usuário.
11. Sistema compreendendo: um primeiro reprodutor de mídia controlado por um primeiro processador, configurado para renderizar um conteúdo de mídia de acordo com um primeiro valor de pelo menos um parâmetro de controle; um segundo reprodutor de mídia controlado por um segundo processador, configurado para renderizar o conteúdo de mídia de acordo com um terceiro valor; armazenamento de metadados configurado para se conectar ao primeiro reprodutor de mídia e ao segundo reprodutor de mídia; CARACTERIZADO pelo fato de que o armazenamento de metadados é configurado adicionalmente para: armazenar o primeiro valor de pelo menos um parâmetro de controle como um segundo valor do pelo menos um parâmetro de controle em um arquivo, o segundo valor é diferente do primeiro valor; em que o segundo reprodutor de mídia é configurado adicionalmente para: receber o segundo valor do pelo menos um parâmetro de controle; determinar um terceiro valor usando pelo menos o segundo valor do pelo menos um parâmetro de controle, o terceiro valor sendo usado para controlar uma característica relacionada à renderização do conteúdo de mídia; e renderizar o conteúdo de mídia usando pelo menos o terceiro valor.
12. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que a determinação do primeiro valor do parâmetro de controle é baseada pelo menos em valores de parâmetro de controle enquanto renderiza o conteúdo de mídia no primeiro reprodutor de mídia.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente um sensor biométrico, em que a determinação do primeiro valor do parâmetro de controle é baseada pelo menos em uma característica biométrica de um usuário medida pelo sensor biométrico.
14. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o terceiro valor é igual ao primeiro valor do parâmetro de controle.
15. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o terceiro valor é proporcional ao primeiro valor do parâmetro de controle.
16. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que a característica relacionada à renderização do conteúdo de mídia é selecionada a partir de um grupo que consiste em nível de volume, definição de atenuação, definição de equilíbrio, nível de grave, nível de agudo, posição de atenuador, posição de equilíbrio, nível de brilho, nível de cor e nível de contraste.
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o terceiro valor reproduz a mesma característica no segundo reprodutor de mídia como no primeiro reprodutor de mídia.
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo reprodutor de mídia compreende adicionalmente um relógio configurado para medir a hora do dia, a determinação do terceiro valor inclui verificar se a hora do dia é mais tarde que uma hora do dia predeterminada, um ajuste sendo uma redução no volume, se a verificação for positiva.
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo reprodutor de mídia compreende adicionalmente um relógio configurado para limitar um tempo que um usuário pode passar visualizando o conteúdo de mídia e uma câmera para detectar uma distância interocular do usuário e determinar se o usuário é uma criança, um ajuste sendo uma limitação para uma quantidade de tempo que a reprodução de conteúdo de mídia dura.
20. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o conteúdo de mídia é armazenado em um primeiro espaço de armazenamento associado a um usuário, e o armazenamento de metadados é um segundo espaço de armazenamento associado ao usuário.
BR112015028177-0A 2013-05-07 2014-05-07 Método para renderizar um conteúdo de mídia e sistema correlato BR112015028177B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP13166886.5 2013-05-07
EP20130166886 EP2802122A1 (en) 2013-05-07 2013-05-07 A Media Player for Receiving Media Content from a Remote Server
PCT/EP2014/059398 WO2014180934A1 (en) 2013-05-07 2014-05-07 A media player for receiving media content from a remote server

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015028177A2 BR112015028177A2 (pt) 2017-07-25
BR112015028177B1 true BR112015028177B1 (pt) 2023-05-23

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11924302B2 (en) Media player for receiving media content from a remote server
US10966044B2 (en) System and method for playing media
US11553236B2 (en) System and method for real-time synchronization of media content via multiple devices and speaker systems
CN103327377B (zh) 用于内容的同步流传输的系统、方法和基础设施
US9213230B1 (en) Collaborative configuration of a media environment
MX2015001986A (es) Procedimientos y dispositivos para el control de terminales.
WO2013131341A1 (zh) 移动终端视频的呈现方法及装置
US20120221419A1 (en) Publishing User-Adapted Advertisements in a User-Selected Media Content on a User-Selected Local Network-UE
CN114868186B (zh) 用于生成内容的系统和设备
BR112015028177B1 (pt) Método para renderizar um conteúdo de mídia e sistema correlato
US20210037288A1 (en) Haptics metadata in a spectating stream
KR102057310B1 (ko) Vr 콘텐츠의 멀미도 정보 제공 장치 및 그 방법
BR102020024119A2 (pt) equipamento decodificador que entrega metadados para equipamento auxiliar para controle do mesmo
BR112021004423A2 (pt) métodos, sistemas e mídia para liberar conteúdo de mídia de transmissão por streaming sem manifesto
KR20130089684A (ko) 게임 내 음악 서비스를 제공하는 방법, 게임 서버, 콘텐츠 서버, 단말기, 기록매체 및 게임 서비스 시스템