BR112014031089B1 - Método e aparelho de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces, e método e aparelho de processamento de e apelido - Google Patents

Método e aparelho de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces, e método e aparelho de processamento de e apelido Download PDF

Info

Publication number
BR112014031089B1
BR112014031089B1 BR112014031089-0A BR112014031089A BR112014031089B1 BR 112014031089 B1 BR112014031089 B1 BR 112014031089B1 BR 112014031089 A BR112014031089 A BR 112014031089A BR 112014031089 B1 BR112014031089 B1 BR 112014031089B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
trill
nickname
packet
terminal
network
Prior art date
Application number
BR112014031089-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014031089A2 (pt
Inventor
Fangwei Hu
Original Assignee
Zte Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zte Corporation filed Critical Zte Corporation
Publication of BR112014031089A2 publication Critical patent/BR112014031089A2/pt
Publication of BR112014031089B1 publication Critical patent/BR112014031089B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L45/00Routing or path finding of packets in data switching networks
    • H04L45/74Address processing for routing
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/28Data switching networks characterised by path configuration, e.g. LAN [Local Area Networks] or WAN [Wide Area Networks]
    • H04L12/46Interconnection of networks
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L45/00Routing or path finding of packets in data switching networks
    • H04L45/66Layer 2 routing, e.g. in Ethernet based MAN's
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L61/00Network arrangements, protocols or services for addressing or naming
    • H04L61/30Managing network names, e.g. use of aliases or nicknames
    • H04L61/3015Name registration, generation or assignment

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)

Abstract

APARELHO E MÉTODO DE PROCESSAMENTO DE PACOTE DE INTERCONEXÃO TRANSPARENTE DE MUITOS ENLACES (TRILL) E APELIDO. A presente invenção refere-se a um apelido e um aparelho e método de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL). O método compreende: uma ponte de roteamento (RB) em uma interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) que aloca um apelido a um terminal ligado pela RB, sendo que o apelido é usado para encaminhar um pacote na TRILL; e a RB que envia o apelido alocado ao terminal, o terminal que encapsula e usa um rótulo de granulação fina, de acordo com o apelido para distinguir um pacote TRILL de um serviço de múltiplos locatários. Por meio da presente invenção, os problemas do projeto inconveniente e eficácia de processamento baixa para implantar múltiplos locatários na técnica anterior causados por processos de mapeamento de rótulo e conversão de formato adicionais exigidos para implantar a distinção fina de múltiplos locatários são resolvidos, alcançando assim um efeito de que a distinção fina de serviços de múltiplos locatários é implantada pelo encaminhamento ponto a ponto com base em apelido TRILL, salvando os processos adicionais e melhorando a eficácia de processamento.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[001] A presente invenção refere-se ao campo da comunicação,particularmente a um apelido e um aparelho e método de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL).
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] A interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) é uma tecnologia que funde uma variedade de vantagens, por exemplo: A tecnologia TRILL usa um protocolo de roteamento de estado de enlace ISIS para calcular a topologia de uma rede de duas camadas, resolvendo assim o problema em que o trajeto da rede de duas camadas não pode ser completamente usado devido ao fato de que a operação de um STP (protocolo de árvore geradora) na ponte de duas camadas precisa bloquear alguns enlaces; além disso, o equilíbrio de carga do enlace é fornecido através do algoritmo de ECMP (múltiplos trajetos de custo igual); o protocolo TRILL usa métodos tal como a ideia de trajeto mais curto da rota e contagem de saltos para resolver o problema de laço, e evitar adicionalmente uma oscilação de rede acentuada após a falha sob a condição de STP, além disso, a ideia da árvore de distribuição é usada para resolver o problema da entrega de multidifusão e difusão; e o processo de um pacote de multidifusão é garantido e simplificado por meio das maneiras tal como a remoção de um protocolo de roteamento e detecção de trajeto invertido. Há uma RBridge de ingresso (ponte de roteamento de ingresso) no ingresso da rede de TRILL para concluir a encapsulação TRILL dos dados originais, os dados de difusão ponto a ponto são encaminhados ao longo do trajeto mais curto calculado pelo algoritmo SPF, os dados de multidifusão ou difusão são encaminhados a uma pluralidade de egressos ao longo de uma árvore de distribuição e há uma RBridge de egresso (ponte de roteamento de egresso) no egresso da rede de TRILL para concluir a desencapsulação dos dados TRILL.
[003] Com o desenvolvimento de um centro de dados em nuvem,exige-se realizar a distinção de granulação fina dos serviços de múltiplos locatários no serviço; entretanto, o método tradicional de usar VLAN para distinguir os serviços de locatário não pode atender as exigências. Na técnica relacionada, um método para usar uma tecnologia PBB para realizar a distinção de granulação fina de múltiplos locatários é também fornecido. Na tecnologia PBB, I-SID é usado para realizar a distinção ao serviço de múltiplos locatários; entretanto, os formatos de encapsulação do PBB e do TRILL são diferentes, quando o pacote PBB é encaminhado para um dispositivo de RBridge de ingresso, é exigido que os processos de mapeamento de rótulo e conversão de formato de pacote sejam realizados, por exemplo, o mapeamento de uma identificação I-SID a um rótulo de granulação fina da TRILL precisa ser realizado; portanto, um mecanismo de plano de controle é exigido para concluir a publicação e atualização das informações de mapeamento.
[004] Portanto, os processos de mapeamento de rótulo e conversão de formato adicionais são exigidos para implantar a distinção de granulação fina de múltiplos locatários na técnica relacionada, portanto, o projeto é enfadonho e a eficácia de processamento para implantar múltiplos locatários é baixa.
[005] CN102447635A revela um método de processamento de mensagens baseado em rede interconexão transparente de muitos enlaces (Transparent Interconnect of Lots of Links, TRILL). Campos são respectivamente adicionados a sub tipo-comprimento-valor (type length-value, TLV) e informações específicas de encaminhadores nomeados (appointed forwarders, AVF) para respectivamente identificar portadores de rádio (radio bearers, RBs) transportados na sub-TLV e na faixa de alcance da rede local virtual (virtual local area network, VLAN) de um determinado RB, estabelecendo assim conexões entre a informação e a sub-TLV. Com base no mesmo conceito inventivo, a invenção também revela uma ponte de roteamento que pode transmitir completamente as informações da AVF para os RBs sem gerar cobertura de falhas.
[006] CN102307144A revela um método de encaminhamento de mensagens de protocolo de configuração de host dinâmico (dynamic host configuration protocol, DHCP) para uma rede de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) e uma ponte de roteamento. O método compreende as seguintes etapas que: a ponte de roteamento (RB) configurando uma porta confiável de mensagem de DHCP transmite um único endereço de grupo multidifusão virtual usado na rede de TRILL para os outros RBs na rede de TRILL, e cada RB realiza uma poda de grupo multidifusão virtual para uma árvore de distribuição multidifusão; ao receber uma mensagem de solicitação, o RB configurando a porta confiável modifica um endereço controle de acesso à mídia (media access control, MAC) de destino da mensagem para um endereço de difusão e encaminha a mensagem; e ao receber a mensagem de solicitação, o RB não configurando a porta confiável modifica o endereço MAC de destino da mensagem para um endereço de grupo multidifusão virtual e encaminha a mensagem ao longo da árvore de distribuição de multidifusão. Com base no mesmo conceito inventivo, a invenção também revela o RB. Pelo método e pelo RB, a privacidade do encaminhamento da mensagem de DHCP pode ser alcançada, e as chances de ataque à rede podem ser reduzidas.
[007] CN102075446A revela um método de interconexão de uma rede transparente de interconexão de muitos enlaces em diferentes lugares e um dispositivo de borda do operador, onde um primeiro site e um segundo site pertencem à mesma rede privada virtual (Virtual Private Network, VPN), implementam a interconexão em diferentes lugares através de uma rede privada virtual de camada-3 (Layer-3 Virtual Private Network, L3VPN) de comutação de rótulo de protocolo múltipla (Multiple Protocol Label Switching, MPLS), e respectivamente conseguir o acesso ao L3VPN de MPLS através de uma primeira borda de fornecedor (Provider Edge, PE) e uma segunda PE, uma primeira borda de cliente (Customer Edge, CE) e uma segunda CE estão respectivamente localizados no primeiro local e no segundo local, e um primeiro RB e um segundo RB são respectivamente um RB opcional sob a primeira CE e a segunda CE; o método compreende as etapas que: a primeira PE e a primeira CE interage uma mensagem de IS-IS de Interconexão Transparente de Muitos enlaces (Transparent Interconnection of Lots of Links, TRILL) para aprender a rota de TRILL local da primeira RB, e transmitir a rota TRILL local do primeiro RB para a segunda PE após adicionar um identificador VPN; a segunda PE transmite a rota TRILL local do primeiro RB para a segunda RB através da segunda CE; a segunda PE recebe uma mensagem de dados de TRILL do qual o destino é o primeiro RB, e transmite a mensagem para ao primeira PE de acordo com a rota TRILL local do primeiro RB, e a primeira PE transmite a mensagem para o primeiro RB de acordo com a rota de TRILL local do primeiro RB. O método de interconexão da rede transparente de muitos enlaces em diferentes lugares implementa a interconexão da rede de TRILL em diferentes lugares.
[008] US2011019678A1 revela métodos, aparelhos e produtos para roteamento de estruturas em uma rede de computadores de trajeto mais curto para uma ponte legada multi-homed, na qual a rede inclui uma pluralidade de pontes. Pelo menos duas da pluralidade de pontes operam como pontes de borda através das quais as estruturas entram e saem da rede. Uma primeira ponte de borda identifica um apelido de ponte legada para uma ponte legada conectada à rede através da primeira ponte de borda e uma segunda ponte de borda usando a agregação de enlaces ativa-ativa. A primeira ponte recebe um frame da ponte legada e determina, dependendo do endereço do nó de destino do frame, um apelido de ponte de saída para uma terceira ponte através da qual um nó de destino se conecta à rede. A primeira ponte então adiciona o apelido da ponte legada e o apelido da ponte de saída à estrutura e encaminha a estrutura para a terceira ponte, dependendo do apelido da ponte de saída.
[009] US2011280572A1 fornece um comutador. O comutador inclui uma primeira porta configurada para receber tráfego de interconexão transparente de muitos enlaces (Transparent Interconnection of Lots of Links, TRILL); uma segunda porta configurada para receber tráfego de canal de fibra (Fibre Channel, FC); e uma terceira porta configurada para transmitir o tráfego de TRILL ou FC recebido com base no protocolo canal de fibra sobre IP (Fibre Channel over IP, FCIP).
[0010] WO2011053973A1 revela um dispositivo de rede que compreende uma pluralidade de portas físicas, e um encadeamento (pipeline) de processamento de pacotes acoplado à pluralidade de portas físicas. O encadeamento de processamento de pacotes é configurado para atribuir uma porta virtual de uma pluralidade de portas virtuais a um pacote recebido através de uma das portas físicas, em que uma quantidade da pluralidade de portas virtuais é maior que uma quantidade da pluralidade de portas físicas, e em que, para cada uma de pelo menos algumas das portas físicas, múltiplas portas virtuais correspondem a uma porta física. O encadeamento de processamento de pacotes também é configurado para atribuir um domínio virtual de uma pluralidade de domínios virtuais ao pacote com base na porta virtual atribuída, e processar o pacote com base em uma ou mais de i) a porta virtual atribuída, ii) o domínio virtual atribuído, e iii) um campo de cabeçalho do pacote, incluindo a determinação de zero, uma ou mais portas físicas para as quais o pacote deve ser encaminhado.
SUMÁRIO
[0011] As modalidades da presente invenção fornecem um apelido e um aparelho e método de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) de modo a pelo menos resolver os problemas do projeto enfadonho e eficácia de processamento baixa para implantar múltiplos locatários na técnica relacionada causados por processos de mapeamento de rótulo e conversão de formato adicionais exigidos para implantar a distinção de granulação fina de múltiplos locatários.
[0012] De acordo com uma modalidade da presente invenção, é fornecido um método de processamento de apelido que inclui: uma ponte de roteamento (RB) em uma rede de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) que aloca um apelido a um terminal ligado à RB, sendo que o apelido é usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL; e a RB que envia o apelido alocado ao terminal, o terminal que encapsula, de acordo com o apelido, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários.
[0013] A RB na rede de TRILL que aloca o apelido ao terminal ligado inclui: a RB que adquire um apelido que está sendo usado pela própria RB; e a RB que aloca o apelido adquirido que está sendo usado pela própria RB ao terminal ligado.
[0014] Após a RB alocar o apelido ao terminal ligado, o método inclui adicionalmente: a RB que recebe um pacote de TRILL de uma extremidade remota; a RB que julga se um apelido no pacote de TRILL recebido é o apelido que está sendo usado pela própria RB e se um campo de endereço de controle de acesso ao meio (MAC) de destino em um cabeçalho de pacote de Ethernet interno no pacote de TRILL recebido é um dos endereços MAC do terminal ligado à RB; e na condição de que o resultado é sim, a RB que encaminha o pacote de TRILL recebido para o terminal ligado à RB, mantendo o pacote de TRILL encapsulado.
[0015] De acordo com outra modalidade da presente invenção, é fornecido um método de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) que inclui: um terminal que recebe um apelido alocado por uma ponte de roteamento (RB) na rede de TRILL ao terminal, sendo que o apelido é usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL; e o terminal que encapsula, de acordo com o apelido recebido, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários.
[0016] O terminal que encapsula, de acordo com o apelido recebido,o pacote de TRILL que usa o rótulo de granulação fina para distinguir o serviço de múltiplos locatários inclui: o terminal que encapsula no pacote de TRILL um cabeçalho de pacote que corresponde a um tipo de enlace de acordo com o tipo de enlace de um enlace entre o terminal e a RB, sendo que o cabeçalho de pacote corresponde ao tipo de enlace que é usado para encaminhar um pacote no enlace entre o terminal e a RB.
[0017] O terminal que recebe o apelido alocado pela RB na rede de TRILL ao terminal inclui: o terminal que recebe o apelido que é alocado pela RB ao terminal e que é usado pela própria RB.
[0018] De acordo com ainda outra modalidade da presente invenção, é fornecido um aparelho de processamento de apelido, o aparelho é localizado em uma ponte de roteamento (RB) em uma rede de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) e inclui: um primeiro componente de alocação configurado para alocar um apelido a um terminal ligado à RB, sendo que o apelido é usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL; e um primeiro componente de envio configurado para enviar o apelido alocado ao terminal, em que o terminal encapsula, de acordo com o apelido, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários.
[0019] O primeiro componente de alocação inclui: um primeiro componente de aquisição configurado para adquirir um apelido que está sendo usado pela própria RB; e um segundo componente de alocação configurado para alocar o apelido adquirido que está sendo usado pela própria RB ao terminal ligado.
[0020] O aparelho inclui adicionalmente: um primeiro componente de recebimento configurado para receber um pacote de TRILL de uma extremidade remota; um primeiro componente de julgamento configurado para julgar se um apelido no pacote de TRILL recebido é o apelido que está sendo usado pela própria RB e se um campo de endereço de controle de acesso ao meio (MAC) de destino em um cabeçalho de pacote de Ethernet interno no pacote de TRILL recebido é um dos endereços MAC do terminal ligado à RB; e um primeiro componente de encaminhamento configurado para encaminhar o pacote de TRILL recebido para o terminal ligado à RB na condição de que o resultado é sim, mantendo o pacote de TRILL encapsulado.
[0021] De acordo com ainda outra modalidade da presente invenção, é fornecido um aparelho de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) que inclui: um segundo componente de recebimento configurado para receber um apelido alocado por uma ponte de roteamento (RB) na rede de TRILL ao terminal, sendo que o apelido é usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL; e um primeiro componente de encapsulação configurado para realizar a encapsulação de acordo com o apelido recebido para usar um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários.
[0022] Por meio das modalidades da presente invenção, uma ponte de roteamento (RB) em uma rede de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) é usada para alocar um apelido a um terminal ligado à RB, sendo que o apelido é usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL; e a RB envia o apelido alocado ao terminal, o terminal encapsula, de acordo com o apelido, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários. Desse modo, os problemas do projeto enfadonho e eficácia de processamento baixa para implantar múltiplos locatários na técnica anterior causados por processos de mapeamento de rótulo e conversão de formato adicionais exigidos para implantar a distinção de granulação fina de múltiplos locatários são resolvidos, alcançando assim um efeito de que a distinção de granulação fina de serviços de múltiplos locatários é implantada pelo encaminhamento ponto a ponto com base em apelido de TRILL, salvando os processos adicionais e melhorando a eficácia de processamento.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0023] Os desenhos, fornecidos para o entendimento adicional da presente invenção e formação de uma parte do relatório descritivo, são usados para explicar a presente invenção em conjunto com as modalidades da presente invenção ao invés de limitar a presente invenção. Nos desenhos:
[0024] a Figura 1 é um fluxograma de um método de processamento de apelido de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0025] a Figura 2 é um fluxograma de um método de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0026] a Figura 3 é um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de apelido de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0027] a Figura 4 é um diagrama de blocos estrutural de um primeiro componente de alocação 32 em um aparelho de apelido de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0028] a Figura 5 é um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de processamento de apelido de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção;
[0029] a Figura 6 é um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0030] a Figura 7 é um diagrama de rede esquemático de implantação da TRILL em uma rede central de dados de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0031] a Figura 8 é um diagrama do formato para encapsular um pacote de TRILL de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0032] a Figura 9 é um diagrama de formato de uso de um rótulo de granulação fina para encapsular o cabeçalho interno de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0033] e a Figura 10 é um diagrama esquemático de uma rede de comunicação de terminal inteligente de acordo com uma modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES
[0034] A presente invenção é descrita abaixo em referência aos desenhos anexos e modalidades em detalhes. Note que as modalidades da presente invenção e os recursos das modalidades podem ser combinados entre si se não houver nenhum conflito.
[0035] Um método de processamento de apelido é fornecido na presente modalidade. A Figura 1 é um fluxograma de um método de processamento de apelido de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na Figura 1, o fluxo inclui as etapas a seguir:
[0036] etapa S102, uma ponte de roteamento (RB) em uma rede de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) que aloca um apelido a um terminal ligado à RB, sendo que o apelido é usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL;
[0037] e a etapa S104, a RB envia o apelido alocado para o terminal e o terminal encapsula, de acordo com o apelido, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários.
[0038] Por meio das etapas mencionadas acima, no lado de ponte de roteamento, o apelido de TRILL é alocado e envidado para o terminal através da ponte de rede RB. Um terminal que suporta a encapsulação de pacote de TRILL encapsula o pacote de TRILL de acordo com o apelido alocado e enviado. Já que o protocolo TRILL suporta uma capacidade de rótulo de granulação fina, o rótulo de granulação fina é usado no pacote de TRILL encapsulado para implantar a distinção do serviço de múltiplos locatários. Em comparação à maneira de usar I-SID para implantar a distinção do serviço de múltiplos locatários em uma técnica relacionada, que resulta nos problemas de projeto enfadonho e eficácia de processamento baixo causados por processos de mapeamento de rótulo e conversão de formato de pacote, usar o encaminhamento ponto a ponto com base em apelido de TRILL não somente resolve os problemas de projeto enfadonho e eficácia de processamento baixo para implantar múltiplos locatários na técnica anterior, mas também salva os processos adicionais e melhora a eficácia de processamento.
[0039] No processo que a RB na rede de TRILL aloca um apelido a um terminal ligado à RB, o apelido da RB pode ser alocado ao terminal ligado ao RB. Por exemplo, após a RB adquirir um apelido que está sendo usado pela própria RB, o apelido exigido que está sendo usado pela própria RB é alocado ao terminal ligado. O espaço para o apelido pode ser salvo alocando-se e enviando o apelido que está sendo usado pela própria RB ao terminal ligado.
[0040] Após a RB enviar o apelido alocado ao termina, quando a RB recebe um pacote de TRILL de uma extremidade remota, a RB julga se o apelido no pacote de TRILL é o apelido que está sendo usado pela própria RB e se o campo de endereço de controle de acesso ao meio (MAC) de destino em um cabeçalho de pacote de Ethernet interno no pacote de TRILL é um dos endereços MAC do terminal ligado à RB. Na condição de que o resultado de julgamento é sim, a RB encaminha o pacote de TRILL para o terminal ligado à RB correspondente ao endereço MAC no pacote de TRILL, mantendo o pacote de TRILL encapsulado, alcançando assim o encaminhamento ponto a ponto rápido do pacote de TRILL.
[0041] Um método de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) é também fornecido na presente modalidade. A Figura 2 é um fluxograma de um método de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na Figura 2, o fluxo inclui as etapas a seguir:
[0042] etapa S202, um terminal recebe um apelido alocado por uma ponte de roteamento (RB) na rede de TRILL ao terminal, sendo que o apelido é usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL, em uma modalidade exemplificativa, a fim de salvar o espaço do apelido, o apelido recebido pelo terminal pode também ser um apelido que está sendo usado pela própria RB;
[0043] e a etapa S204, o terminal encapsula, de acordo com o apelido recebido mencionado acima, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários.
[0044] Por meio das etapas mencionadas acima, no lado de terminal, um apelido de TRILL é alocado e envidado para o terminal através da ponte de rede RB. Um terminal que suporta a encapsulação de pacote de TRILL encapsula o pacote de TRILL de acordo com o apelido alocado e enviado. Já que o protocolo TRILL suporta uma capacidade de rótulo de granulação fina, o rótulo de granulação fina é usado no pacote de TRILL encapsulado para implantar a distinção do serviço de múltiplos locatários. Em comparação à maneira de usar I-SID para implantar a distinção do serviço de múltiplos locatários na técnica relacionada, que resulta nos problemas de projeto enfadonho e eficácia de processamento baixo causados por processos de mapeamento de rótulo e conversão de formato de pacote, usar o encaminhamento ponto a ponto com base em apelido de TRILL não somente resolve os problemas de projeto enfadonho e eficácia de processamento baixo para implantar múltiplos locatários na técnica anterior, mas também salva os processos adicionais e melhora a eficácia de processamento.
[0045] Adicionalmente, deve ser notado que quando o terminal encapsula, de acordo com o apelido recebido, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários, o terminal pode encapsular no pacote de TRILL, de acordo com um tipo de enlace de um enlace entre o terminal e a RB, um cabeçalho de pacote que corresponde a esse tipo de enlace, sendo que o cabeçalho de pacote corresponde ao tipo de enlace que é usado para encaminhar um pacote no enlace entre o terminal e a RB. Por exemplo, se o enlace entre o terminal e a RB for um enlace de Ethernet, o cabeçalho de pacote que é encapsulado pelo terminal no pacote de TRILL é um cabeçalho de pacote de Ethernet; e quando o enlace entre o terminal e a RB são outros enlaces, o cabeçalho de pacote que é encapsulado pelo terminal no pacote de TRILL é um cabeçalho de pacote de outros enlaces. Tal encapsulação é usada para alcançar o encaminhamento de pacote rápido entre o terminal e a ponte de roteamento na rede de TRILL.
[0046] Um aparelho de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces e apelido é também fornecido na presente modalidade. O aparelho é usado para realizar as modalidades e a implantação exemplificativa mencionadas acima, sem nenhuma descrição adicional para o que foi descrito. Conforme usado abaixo, o termo "componente" pode realizar a combinação de software e/ou hardware com funções predeterminadas. Embora o aparelho descrito na modalidade a seguir seja alcançado preferencialmente pelo software; entretanto, o hardware ou a combinação de software e hardware também podem ser possíveis e contemplados.
[0047] A Figura 3 é um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de apelido de acordo com a modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na Figura 3, o aparelho é localizado em uma ponte de roteamento (RB) em uma interconexão transparente da rede de muitos enlaces (TRILL) e inclui um primeiro componente de alocação 32 e um primeiro componente de envio 34 e o aparelho é descrito abaixo.
[0048] O primeiro componente de alocação 32 é configurado para alocar um apelido ao terminal ligado à RB, sendo que o apelido é usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL; e o primeiro componente de envio 34 é acoplado ao primeiro componente de alocação 32 mencionado acima e é configurado para enviar o apelido alocado mencionado acima para o terminal, em que o terminal encapsula, de acordo com o apelido mencionado acima, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários.
[0049] A Figura 4 é um diagrama de blocos estrutural de um primeiro componente de alocação 32 em um aparelho de apelido de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na Figura 4, o primeiro componente de alocação 32 inclui um a primeiro componente de aquisição 42 e um segundo componente de alocação 44 e o componente de alocação 32 será descrito abaixo.
[0050] O primeiro componente de alocação 42 é configurado para adquirir um apelido que está sendo usado pela própria RB; e o segundo componente de alocação 44 é acoplado ao primeiro componente de alocação 42 mencionado acima e é configurado para alocar o apelido adquirido que está sendo usado pela própria RB ao terminal ligado.
[0051] A Figura 5 é um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de processamento de apelido de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção. Conforme mostrado na Figura 5, além de incluir todos os componentes conforme mostrado na Figura 3, o aparelho também inclui um primeiro componente de recebimento 52, um primeiro componente de julgamento 54 e um primeiro componente de encaminhamento 56 e o aparelho preferencial será descrito abaixo.
[0052] O primeiro componente de recebimento 52 é configurado para receber um pacote de TRILL de uma extremidade remota; o primeiro componente de julgamento 54 é acoplado ao primeiro componente de recebimento mencionado acima 52 e é configurado para julgar se o apelido no pacote de TRILL recebido é o apelido que está sendo usado pela própria RB e se o campo de endereço de controle de acesso ao meio (MAC) de destino em um cabeçalho de pacote de Ethernet interno no pacote de TRILL recebido é um dos endereços MAC do terminal ligado à RB; e o primeiro componente de encaminhamento 56 é acoplado ao primeiro componente de julgamento mencionado acima 54 e é configurado para encaminhar o pacote de TRILL recebido para o terminal ligado à RB na condição de que o resultado de julgamento é sim, mantendo o pacote de TRILL encapsulado.
[0053] A Figura 6 é um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na Figura 6, o aparelho também é localizado no terminal e inclui um segundo componente de recebimento 62 e um primeiro componente de encapsulação 64 e o aparelho é descrito abaixo.
[0054] O segundo componente de recebimento 62 é configurado para receber um apelido alocado por uma ponte de roteamento (RB) na rede de TRILL ao terminal, sendo que o apelido é usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL; o primeiro componente de encapsulação 64 é acoplado ao segundo componente de recebimento 62 mencionado acima e é configurado para encapsular, de acordo com o apelido mencionado acima, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários.
[0055] Nas modalidades mencionadas e implantação exemplificativa mencionadas acima, com base no recurso em que o protocolo TRILL suporta um rótulo de granulação fina e, portanto, a distinção de granulação fina pode ser realizada no serviço de locatário, um método para múltiplos locatários do serviço em uma rede de TRILL do centro de dados é proposto. No método, o encaminhamento do protocolo TRILL é implantado em um hipervisor de modo a distinguir um serviço de múltiplos locatários do hipervisor. Em comparação à transmissão de dados realizada entre o terminal e a ponte de roteamento RBridge com o uso de uma tecnologia PBB, o método pode alcançar o encaminhamento ponto a ponto com base no apelido de TRILL. Portanto, a distinção de granulação fina para o serviço de locatário pode ser alcançada sem o mapeamento da identificação de locatário em uma RBridge de limite.
[0056] Na presente modalidade, a fim de transferir o encaminhamento de dados do protocolo TRILL para o terminal, um valor de apelido é alocado e enviado para o terminal, em que o terminal suporta a encapsulação TRILL com base no rótulo de granulação fina. Adicionalmente, a fim de salvar o espaço do apelido, a RBridge aloca e envia o valor de apelido que está sendo usado pela própria RB ao terminal sem alocar e enviar um novo valor de apelido ao terminal ligado na presente modalidade.
[0057] O método para alcançar um serviço de múltiplos locatários na rede de TRILL fornecida pela presente modalidade é descrito abaixo; o método inclui as etapas a seguir:
[0058] S1, uma ponte de roteamento aloca um apelido a um terminal ligado a essa ponte de roteamento, sendo que o apelido é um apelido que está sendo usado pela ponte de roteamento, desse modo, o espaço do apelido pode ser salvo;
[0059] S2, o terminal realiza a encapsulação de pacote de TRILL com base no rótulo de granulação fina e o campo de apelido de ingresso no cabeçalho de pacote de TRILL é seu próprio valor de apelido;
[0060] S3, após a ponte de roteamento receber um pacote de TRILL da extremidade remota, se o apelido egresso for considerado um apelido que está sendo usado pela própria RB, mas o endereço MAC é um dos endereços MAC do terminal ligado a essa ponte de roteamento, a ponte de roteamento encaminha o pacote de TRILL para esse terminal, mantendo o pacote de TRILL encapsulado.
[0061] Deve ser notado que o terminal Hipervisor é um terminal inteligente. Em comparação ao dispositivo de terminal normal, esse terminal inteligente pode encapsular o pacote de TRILL. Já que o protocolo TRILL suporta a capacidade de rótulo de granulação fina, um rótulo de granulação fina pode ser usado para distinguir um serviço de múltiplos locatários. Sob circunstâncias normais, o protocolo ISIS não é operado no terminal e ToR, não é exigido que uma topologia de rede e uma rota sejam calculadas; portanto, um terminal inteligente não pode gerar, alocar e enviar diretamente o apelido como a ponte de roteamento; e, então, o valor de apelido do terminal inteligente precisa ser alocado e enviado pela ponte de roteamento. A fim de salvar o espaço do apelido, quando a ponte de roteamento aloca e envia o valor de apelido para o terminal inteligente na presente modalidade, o valor que é alocado e enviado é o valor de apelido que está sendo usado pela própria RB. A Figura 7 é um diagrama de rede esquemático de implantação da TRILL em uma rede central de dados de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na Figura 7, supõe-se que a RB1 usa um apelido N1, então, a RB1 aloca e envia o Apelido N1 para todos dentre o Hipervisor1, Hipervisor2 e Hipervisor3 ligados à RB1. Quando o terminal envia o pacote, o valor de apelido alocado é usado para a encapsulação, por exemplo, o terminal usa N1 como um apelido de ingresso para a encapsulação TRILL.
[0062] A Figura 8 é um diagrama do formato para encapsular um pacote de TRILL de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na Figura 8, o cabeçalho de enlace na mesma é uma encapsulação de enlace do terminal para a RB de ingresso. Por exemplo, se o enlace do terminal para a RB de ingresso for um enlace de Ethernet, então, o cabeçalho de enlace da camada mais externa é um cabeçalho de Ethernet, em que o campo MAC de destino é um endereço MAC de RB1 e o endereço MAC de origem é um dos endereços MAC do próprio terminal. Se o enlace for de outros tipos de enlace, tal como o tipo de enlace PPP, então, a encapsulação é realizada de acordo com o formato definido em RFC6325. O campo de Apelido de egresso no cabeçalho TRILL (cabeçalho de pacote de TRILL) é o valor de apelido do terminal de destino (o campo de Apelido de egresso no cabeçalho TRILL é o valor de apelido do terminal de destino se o terminal de destino for também um terminal inteligente, de outra maneira, o campo de Apelido de egresso no cabeçalho TRILL é o apelido da RB de ingresso ligada pelo terminal) e o campo de Apelido de ingresso é o Apelido N1 do próprio terminal. O cabeçalho interno é um cabeçalho de pacote de Ethernet a ser enviado, a fim de alcançar os múltiplos locatários do serviço, o cabeçalho interno usa um rótulo de granulação fina para a encapsulação, o formato de encapsulação específico é conforme mostrado na Figura 9. A Figura 9 é um diagrama de formato de uso de um rótulo de granulação fina para encapsular o cabeçalho interno de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na Figura 9, o cabeçalho interno inclui um campo inicial e de opção, um MAC de destino interno (6 bytes), um MAC de origem interno (6 bytes), um campo de tipo 0x8100 (2 bytes), uma primeira parte de um rótulo interno (2 bytes), um campo de tipo 0x893B (2 bytes), uma segunda parte de um rótulo interno (2 bytes), uma carga (carga útil), um campo de cauda (opcional), etc.
[0063] O exemplo da realização do encaminhamento de dados com o uso de um processo de comunicação de dados entre dois terminais inteligentes é descrito abaixo.
[0064] A Figura 10 é um diagrama esquemático de uma rede de comunicação de terminal inteligente de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na Figura 10, primeiramente, RB1 aloca o apelido N1 que é usado pela própria RB1 ao Hipervisor1 e Hipervisor2, a RB3 aloca o apelido N3 ao Hipervisor3 e Hipervisor4, o endereço MAC do Hipervisor1 é MAC-A e o endereço MAC do Hipervisor3 é MAC-C. O processo de comunicação de dados entre o Hipervisor1 e o Hipervisor3 é descrito abaixo em combinação com a Figura 10. O processo inclui as etapas a seguir. (1) O Hipervisor1 encapsula o pacote de acordo com o formato de dados conforme mostrado na Figura 8. O Cabeçalho de enlace da camada externa é um cabeçalho de pacote de Ethernet, o endereço MAC de destino é um endereço MAC da RB1, o MAC de origem é o endereço MAC do Hipervisor1, o campo de Apelido de egresso no Cabeçalho TRILL é N3 e o campo de apelido de egresso é N1. O endereço MAC de destino do cabeçalho de Ethernet interno é MAC-C, o endereço MAC de origem é MAC-A, o cabeçalho de Ethernet interno é encapsulado de acordo com o formato conforme mostrado na Figura 9. Uma primeira parte do rótulo interno e uma segunda parte do rótulo interno são combinadas para expressar um rótulo de granulação fina. (2) O cabeçalho de pacote de TRILL encapsulado é encaminhado em uma rede entre o Hipervisor e RB. Já que ToR não suporta a encapsulação e encaminhamento da TRILL, a rede entre o Hipervisor e a RB encaminha de acordo com o cabeçalho de pacote de Ethernet da camada externa. O endereço MAC de destino no cabeçalho de pacote de Ethernet da camada externa é um endereço MAC da RB1; portanto, o pacote pode ser encaminhado para RB1 de acordo com um modo de difusão ponto a ponto. (3) Após a RB1 receber o pacote encapsulado pela TRILL, uma tabela de encaminhamento de apelido é pesquisada para o encaminhamento. (4) O pacote é encaminhado de acordo com o mecanismo de encaminhamento de pacote de TRILL existente na rede de TRILL, isto é, o pacote é encaminhado para RB3 após pesquisar o apelido de acordo com o apelido de egresso. (5) Após RB3 receber o pacote, o apelido de egresso é considerado como sendo o próprio N3, mas o endereço MAC de destino interno não é seu próprio endereço MAC, mas é MAC-C, uma tabela de endereço MAC local é pesquisada, é revelado que o pacote precisa ser enviado para um Hipervisor3 de terminal inteligente localmente ligado; portanto, o pacote de TRILL é mantido encapsulado e o pacote de TRILL é encaminhado para o terminal inteligente. (6) O pacote é encaminhado entre RB3 e o Hipervisor3 de terminal inteligente também dependendo do cabeçalho de pacote da camada externa. (7) O Hipervisor3 recebe o pacote e a desencapsulação e o processamento de pacote relacionados são realizados. (8) O fluxo para encaminhar o pacote de resposta do Hipervisor3 é o mesmo que o processo mencionado acima de modo a completar a comunicação entre os terminais inteligentes.
[0065] Deve ser notado que se dois terminais inteligentes, tal como o Hipervisor1 e Hipervisor2 na figura, forem ligados a uma e à mesma RB, a fim de alcançar a função de múltiplos locatários do serviço, a comunicação entre os dois terminais inteligentes também precisa usar a encapsulação de pacote de TRILL nas modalidades e implantação exemplificativa mencionadas acima, o encaminhamento do pacote depende somente do cabeçalho de pacote de Ethernet da camada externa sem a desencapsulação ao cabeçalho de pacote de TRILL e sem depender do apelido para o encaminhamento. Adicionalmente, a fim de reduzir o conjunto de circuitos do trajeto, ao encapsular o cabeçalho de pacote de Ethernet de camada externa do pacote RB1, o endereço MAC de destino é diretamente encapsulado para ser um endereço MAC MAC-B do Hipervisor2.
[0066] Obviamente, aqueles versados na técnica devem saber que cada um dos componentes ou etapas mencionados da presente invenção pode ser realizado por dispositivos de computação universal; os componentes ou etapas podem ser focados no dispositivo de computação único ou distribuídos na rede formada por múltiplos dispositivos de computação; seletivamente, os mesmos podem ser realizados pelos códigos de programa que podem ser executados pelo dispositivo de computação; assim, os componentes ou etapas podem ser armazenados no dispositivo de armazenamento e executados pelo dispositivo de computação; e sob algumas circunstâncias, as etapas mostradas ou descritas podem ser executadas em diferentes ordens ou podem ser independentemente fabricadas como cada componente de circuito integrado ou múltiplos componentes ou etapas dos mesmos podem ser fabricados para serem um único componente de circuito integrado, assim a ser realizado. Desse modo, a presente invenção não é restrita a qualquer combinação de hardware e software particular.
[0067] As descrições acima são somente a modalidade preferencial da presente invenção, que não são usadas para restringir a presente invenção, para aqueles versados na técnica, a presente invenção pode ter várias alterações e variações. Quaisquer emendas, substituições equivalente, melhoras, etc. dentro do princípio da presente invenção são todas incluídas no escopo da proteção conforme definido nas concretizações anexas da presente invenção.

Claims (10)

1. Método de processamento de apelido caracterizado pelo fato de que compreende etapas de: uma ponte de roteamento (RB) em uma rede de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) alocar um apelido a um terminal ligado à RB, o apelido sendo usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL; e a RB enviar o apelido alocado para o terminal, o terminal encapsular, em conformidade com o apelido, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a RB na rede de TRILL alocar o apelido ao terminal ligado compreende: a RB adquirir um apelido que está sendo usado pela própria RB; e a RB alocar o apelido adquirido que está sendo usado pela própria RB ao terminal ligado.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, após a RB alocar o apelido ao terminal ligado, o método ainda compreende etapas de: a RB receber um pacote de TRILL de uma extremidade remota; a RB julgar se um apelido no pacote de TRILL recebido é o apelido que está sendo usado pela própria RB e se um campo de endereço de controle de acesso ao meio (MAC) de destino em um cabeçalho de pacote de Ethernet interno no pacote de TRILL recebido é um dos endereços MAC do terminal ligado à RB; e, na condição de que o resultado de julgamento é sim, a RB encaminhar o pacote de TRILL recebido para o terminal ligado à RB, mantendo o pacote de TRILL encapsulado.
4. Método de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) caracterizado pelo fato de que compreende etapas de: um terminal receber um apelido alocado por uma ponte de roteamento (RB) na rede de TRILL ao terminal, o apelido sendo usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL; e o terminal encapsular, em conformidade com o apelido recebido, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o terminal encapsular, em conformidade com o apelido recebido, o pacote de TRILL que usa o rótulo de granulação fina para distinguir o serviço de múltiplos locatários compreende: o terminal encapsular no pacote de TRILL um cabeçalho de pacote correspondendo a um tipo de enlace em conformidade com o tipo de enlace de um enlace entre o terminal e a RB, o cabeçalho de pacote correspondendo ao tipo de enlace que é usado para encaminhar um pacote no enlace entre o terminal e a RB.
6. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o terminal receber o apelido alocado pela RB na rede de TRILL ao terminal compreende: o terminal receber o apelido que é alocado pela RB ao terminal e que é usado pela própria RB.
7. Aparelho de processamento de apelido caracterizado pelo fato de que o aparelho está localizado em uma ponte de roteamento (RB) em uma rede de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) e compreende: um primeiro componente de alocação configurado para alocar um apelido a um terminal ligado à RB, o apelido sendo usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL; e um primeiro componente de envio configurado para enviar o apelido alocado para o terminal, em que o terminal encapsula, em conformidade com o apelido, um pacote de TRILL que usa um rótulo de granulação fina para distinguir um serviço de múltiplos locatários.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o primeiro componente de alocação compreende: um primeiro componente de aquisição configurado para adquirir um apelido que está sendo usado pela própria RB; e um segundo componente de alocação configurado para alocar o apelido adquirido que está sendo usado pela própria RB ao terminal ligado.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que ainda compreende: um primeiro componente de recebimento configurado para receber um pacote de TRILL de uma extremidade remota; um primeiro componente de julgamento configurado para julgar se um apelido no pacote de TRILL recebido é o apelido que está sendo usado pela própria RB e se um campo de endereço de controle de acesso ao meio (MAC) de destino em um cabeçalho de pacote de Ethernet interno no pacote de TRILL recebido é um dos endereços MAC do terminal ligado à RB; e um primeiro componente de encaminhamento configurado para encaminhar o pacote de TRILL recebido para o terminal ligado à RB na condição de que o resultado de julgamento é sim, mantendo o pacote de TRILL encapsulado.
10. Aparelho de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces (TRILL) caracterizado pelo fato de que compreende: um segundo componente de recebimento configurado para receber um apelido alocado por uma ponte de roteamento (RB) na rede de TRILL ao terminal, o apelido sendo usado para encaminhar um pacote na rede de TRILL; e um primeiro componente de encapsulação configurado para realizar a encapsulação em conformidade com o apelido recebido para usar um rótulo de granulação fina para distinguir um pacote de TRILL de um serviço de múltiplos locatários.
BR112014031089-0A 2012-06-13 2013-05-28 Método e aparelho de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces, e método e aparelho de processamento de e apelido BR112014031089B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201210194070.6A CN103490967B (zh) 2012-06-13 2012-06-13 别名、多链路透明互连trill报文处理方法及装置
CN201210194070.6 2012-06-13
PCT/CN2013/076355 WO2013185532A1 (zh) 2012-06-13 2013-05-28 别名、多链路透明互连trill报文处理方法及装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014031089A2 BR112014031089A2 (pt) 2017-06-27
BR112014031089B1 true BR112014031089B1 (pt) 2022-11-29

Family

ID=49757496

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014031089-0A BR112014031089B1 (pt) 2012-06-13 2013-05-28 Método e aparelho de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces, e método e aparelho de processamento de e apelido

Country Status (8)

Country Link
US (1) US9503369B2 (pt)
EP (1) EP2863590B1 (pt)
JP (1) JP6339068B2 (pt)
KR (1) KR101718989B1 (pt)
CN (1) CN103490967B (pt)
BR (1) BR112014031089B1 (pt)
RU (1) RU2614856C2 (pt)
WO (1) WO2013185532A1 (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9769016B2 (en) 2010-06-07 2017-09-19 Brocade Communications Systems, Inc. Advanced link tracking for virtual cluster switching
US9716672B2 (en) 2010-05-28 2017-07-25 Brocade Communications Systems, Inc. Distributed configuration management for virtual cluster switching
US9270486B2 (en) 2010-06-07 2016-02-23 Brocade Communications Systems, Inc. Name services for virtual cluster switching
US8867552B2 (en) 2010-05-03 2014-10-21 Brocade Communications Systems, Inc. Virtual cluster switching
US9807031B2 (en) 2010-07-16 2017-10-31 Brocade Communications Systems, Inc. System and method for network configuration
US9450870B2 (en) 2011-11-10 2016-09-20 Brocade Communications Systems, Inc. System and method for flow management in software-defined networks
US9374301B2 (en) 2012-05-18 2016-06-21 Brocade Communications Systems, Inc. Network feedback in software-defined networks
US9401872B2 (en) 2012-11-16 2016-07-26 Brocade Communications Systems, Inc. Virtual link aggregations across multiple fabric switches
US9565099B2 (en) 2013-03-01 2017-02-07 Brocade Communications Systems, Inc. Spanning tree in fabric switches
US9806949B2 (en) * 2013-09-06 2017-10-31 Brocade Communications Systems, Inc. Transparent interconnection of Ethernet fabric switches
US9912612B2 (en) * 2013-10-28 2018-03-06 Brocade Communications Systems LLC Extended ethernet fabric switches
US9515918B2 (en) * 2013-11-18 2016-12-06 International Business Machines Corporation Computing forwarding tables for link failures
US9548873B2 (en) 2014-02-10 2017-01-17 Brocade Communications Systems, Inc. Virtual extensible LAN tunnel keepalives
US10581758B2 (en) 2014-03-19 2020-03-03 Avago Technologies International Sales Pte. Limited Distributed hot standby links for vLAG
US10476698B2 (en) 2014-03-20 2019-11-12 Avago Technologies International Sales Pte. Limited Redundent virtual link aggregation group
US10063473B2 (en) 2014-04-30 2018-08-28 Brocade Communications Systems LLC Method and system for facilitating switch virtualization in a network of interconnected switches
CN105493454B (zh) * 2014-05-13 2019-04-05 华为技术有限公司 用于实现双活接入trill园区边缘的方法和设备
US9800471B2 (en) 2014-05-13 2017-10-24 Brocade Communications Systems, Inc. Network extension groups of global VLANs in a fabric switch
US10616108B2 (en) 2014-07-29 2020-04-07 Avago Technologies International Sales Pte. Limited Scalable MAC address virtualization
US9807007B2 (en) 2014-08-11 2017-10-31 Brocade Communications Systems, Inc. Progressive MAC address learning
US10003552B2 (en) 2015-01-05 2018-06-19 Brocade Communications Systems, Llc. Distributed bidirectional forwarding detection protocol (D-BFD) for cluster of interconnected switches
US9942097B2 (en) 2015-01-05 2018-04-10 Brocade Communications Systems LLC Power management in a network of interconnected switches
US10038592B2 (en) 2015-03-17 2018-07-31 Brocade Communications Systems LLC Identifier assignment to a new switch in a switch group
US10579406B2 (en) 2015-04-08 2020-03-03 Avago Technologies International Sales Pte. Limited Dynamic orchestration of overlay tunnels
US10439929B2 (en) 2015-07-31 2019-10-08 Avago Technologies International Sales Pte. Limited Graceful recovery of a multicast-enabled switch
US10171303B2 (en) 2015-09-16 2019-01-01 Avago Technologies International Sales Pte. Limited IP-based interconnection of switches with a logical chassis
US9912614B2 (en) 2015-12-07 2018-03-06 Brocade Communications Systems LLC Interconnection of switches based on hierarchical overlay tunneling
US10237090B2 (en) 2016-10-28 2019-03-19 Avago Technologies International Sales Pte. Limited Rule-based network identifier mapping
CN109688055B (zh) * 2018-03-30 2022-01-25 新华三技术有限公司 报文处理方法和装置

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU734747B2 (en) * 1996-01-31 2001-06-21 Ipsilon Networks, Inc. Improved method and apparatus for dynamically shifting between routing and switching packets in a transmission network
US8125928B2 (en) * 2009-07-24 2012-02-28 Juniper Networks, Inc. Routing frames in a shortest path computer network for a multi-homed legacy bridge node
EP2497234B1 (en) * 2009-11-02 2018-09-19 Marvell World Trade Ltd. Network device and method based on virtual interfaces
US8625616B2 (en) * 2010-05-11 2014-01-07 Brocade Communications Systems, Inc. Converged network extension
MX2012007559A (es) * 2010-05-28 2012-07-30 Huawei Tech Co Ltd Capa 2 virtual y mecanismo para hacerla escalable.
US8880468B2 (en) * 2010-07-06 2014-11-04 Nicira, Inc. Secondary storage architecture for a network control system that utilizes a primary network information base
CN102075446A (zh) * 2011-03-01 2011-05-25 杭州华三通信技术有限公司 多链接透明互联网络异地互联方法及运营商边缘设备
US9253252B2 (en) * 2011-05-06 2016-02-02 Citrix Systems, Inc. Systems and methods for cloud bridging between intranet resources and cloud resources
US9054999B2 (en) * 2012-05-09 2015-06-09 International Business Machines Corporation Static TRILL routing
US9407533B2 (en) * 2011-06-28 2016-08-02 Brocade Communications Systems, Inc. Multicast in a trill network
US20130003738A1 (en) * 2011-06-29 2013-01-03 Brocade Communications Systems, Inc. Trill based router redundancy
US8885641B2 (en) * 2011-06-30 2014-11-11 Brocade Communication Systems, Inc. Efficient trill forwarding
CN102307144B (zh) * 2011-08-19 2014-06-11 杭州华三通信技术有限公司 一种trill网络中dhcp报文转发方法和路由桥
CN102368727B (zh) * 2011-09-14 2015-01-21 杭州华三通信技术有限公司 跨ip网络的trill网络通信方法、系统和设备
CN102510414A (zh) * 2011-11-17 2012-06-20 华为数字技术有限公司 一种传递主机名的方法和装置
CN102447635B (zh) * 2011-12-28 2014-07-16 杭州华三通信技术有限公司 一种基于trill网络的处理报文的方法和路由桥
US9935781B2 (en) * 2012-01-20 2018-04-03 Arris Enterprises Llc Managing a large network using a single point of configuration
US8953616B2 (en) * 2012-01-30 2015-02-10 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Shortest path bridging in a multi-area network
US9959273B2 (en) * 2012-04-26 2018-05-01 International Business Machines Corporation Enterprise-level data protection with variable data granularity and data disclosure control with hierarchical summarization, topical structuring, and traversal audit

Also Published As

Publication number Publication date
JP6339068B2 (ja) 2018-06-06
KR20150029700A (ko) 2015-03-18
EP2863590A1 (en) 2015-04-22
RU2614856C2 (ru) 2017-03-29
RU2014150520A (ru) 2016-08-10
CN103490967A (zh) 2014-01-01
CN103490967B (zh) 2018-04-27
US20150139234A1 (en) 2015-05-21
KR101718989B1 (ko) 2017-03-22
EP2863590B1 (en) 2016-10-05
JP2015523794A (ja) 2015-08-13
WO2013185532A1 (zh) 2013-12-19
US9503369B2 (en) 2016-11-22
EP2863590A4 (en) 2015-04-29
BR112014031089A2 (pt) 2017-06-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014031089B1 (pt) Método e aparelho de processamento de pacote de interconexão transparente de muitos enlaces, e método e aparelho de processamento de e apelido
CN109873760B (zh) 处理路由的方法和装置、以及数据传输的方法和装置
US8737395B2 (en) Method for accessing a network and network access device
CN108574630B (zh) Evpn报文处理方法、设备及系统
CN111510379B (zh) Evpn报文处理方法、设备及系统
US9787583B2 (en) Methods and apparatus for implementing connectivity between edge devices via a switch fabric
ES2588739T3 (es) Método, equipo y sistema para mapear una instancia de servicio
US8005081B2 (en) Evolution of ethernet networks
US8509248B2 (en) Routing frames in a computer network using bridge identifiers
US8861547B2 (en) Method, apparatus, and system for packet transmission
US8125928B2 (en) Routing frames in a shortest path computer network for a multi-homed legacy bridge node
CN110635935B (zh) 为用户接口的相应服务接口使用多个evpn路由
CN105099848B (zh) 网络扩展群组
CN110912796B (zh) 一种通信方法、设备和系统
US20130163594A1 (en) Overlay-Based Packet Steering
US20100226381A1 (en) Routing frames in a trill network using service vlan identifiers
CN108199963B (zh) 报文转发方法和装置
ES2654394T3 (es) Sistema y procedimiento de configuración automática de I-SID en redes puenteadas troncales de proveedor de Ethernet controladas por GMPLS
US9973352B2 (en) Information sending method, apparatus, and communications system
WO2015000173A1 (zh) 建立隧道的方法、分配标签的方法、设备及网络系统
EP2489162A1 (en) Multipoint-to-multipoint service for a communications network
WO2018103099A1 (zh) 发送和接收消息的方法、设备和系统
CN108092890B (zh) 路由建立方法和装置
ES2731882T3 (es) Gestión de fallos de conectividad en una red de comunicaciones
EP2618526A1 (en) Method and network access device for accessing a virtual private network

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04L 12/46

Ipc: H04L 12/46 (2006.01), H04L 12/721 (2013.01), H04L

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/05/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS