BR112014011142B1 - aparelho para regular um fluxo de fundido e método para restringir o fluxo de fundido - Google Patents

aparelho para regular um fluxo de fundido e método para restringir o fluxo de fundido Download PDF

Info

Publication number
BR112014011142B1
BR112014011142B1 BR112014011142-1A BR112014011142A BR112014011142B1 BR 112014011142 B1 BR112014011142 B1 BR 112014011142B1 BR 112014011142 A BR112014011142 A BR 112014011142A BR 112014011142 B1 BR112014011142 B1 BR 112014011142B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
melt
restrictor
restrictor plate
flow
dissolution tank
Prior art date
Application number
BR112014011142-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014011142A2 (pt
Inventor
Olli KUJANPAA
Original Assignee
Andritz Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Andritz Inc. filed Critical Andritz Inc.
Publication of BR112014011142A2 publication Critical patent/BR112014011142A2/pt
Publication of BR112014011142B1 publication Critical patent/BR112014011142B1/pt

Links

Images

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C11/00Regeneration of pulp liquors or effluent waste waters
    • D21C11/12Combustion of pulp liquors
    • D21C11/122Treatment, e.g. dissolution, of the smelt
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T137/00Fluid handling
    • Y10T137/0318Processes
    • Y10T137/0324With control of flow by a condition or characteristic of a fluid

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Manufacture And Refinement Of Metals (AREA)
  • Furnace Charging Or Discharging (AREA)

Abstract

RESTRITOR DE FUNDIDO RESFRIADO EM BICA DE FUNDIDO RESFRIADA PARA INTERROMPER O FLUXO DE FUNDIDO DA CALDEIRA. A presente invenção refere-se a uma quantidade ou nível de explosões como um resultado de fundido quente de uma caldeira de recuperação de moinho de celulose que causa um impacto no líquido frio em um tanque de dissolução é reduzida mais efetivamente ao regular o fluxo de fundido através de uma montagem de restritor. A montagem de restritor pode ser posicionada para permitir que o fundido flua, sem restrições, a partir da caldeira de recuperação até o tanque de dissolução, ou a montagem de restritor pode ser posicionada para bloquear total ou parcialmente o fluxo de fundido a partir da caldeira até o tanque de dissolução. Em algumas modalidades, uma fonte de fluido de refrigeração pode ser acoplada à montagem de restritor para ajudar a resfriar partes da montagem de restritor quando o fundido quente estiver em contato com a montagem.

Description

ANTECEDENTES
[0001] Este pedido reivindica a prioridade de Pedido de Patente Provisório No. U.S. 61/557.599, depositado em 9 de novembro de 2011, cuja descrição total está aqui incorporada a título de referência.
[0002] A presente invenção refere-se ao controle de fluxo de fundo através e a partir de uma bica de fundido de uma caldeira de recuperação até um tanque de dissolução.
[0003] Uma caldeira de recuperação como uma caldeira de recupe ração de soda pode ser usada na recuperação química de sulfato e ou-trassubstâncias à base de sódio a partir de processos de fabricação de celulose. Na caldeira de recuperação, o licor residual, por exemplo, licor negro, do processo de produção de celulose é queimado para transformar as substâncias químicas de cozimento no licor residual em uma forma adequada para o processo de recuperação.
[0004] O licor residual de um processo de produção de celulose de sulfato tipicamente inclui sódio, enxofre, substâncias orgânicas e outros compostos. Sódio e enxofre podem ser recuperados utilizando uma caldeira de recuperação. As substâncias orgânicas dissolvidas no licor residual durante o processo de produção de celulose, por exemplo, digestão, são queimadas na caldeira de recuperação. O calor produzido pela caldeira de recuperação pode ser usado para produzir vapor e fundir os compostos inorgânicos, por exemplo, sódio e enxofre. Os compostos inorgânicos fundidos fluem como um fundido geralmente líquido para o fundo da caldeira de recuperação.
[0005] Os fluxos de fundido da parte inferior da caldeira de recupe ração ao longo de um ou mais bicos de fundido resfriados até um tanque de dissolução. No tanque de dissolução, o fundido é dissolvido por água ou licor branco fraco para produzir hidróxido de sódio, por exemplo, licor verde. Os componentes principais do fundido em um processo de sulfato, e o licor verde produzido a partir desse, são geralmente sulfeto de sódio e carbonato de sódio. O fundido produzido a partir de caldeiras de recuperação que recebem licor residual de outros processos pode ter compostos inorgânicos que se diferem de sulfeto de sódio e carbonato de sódio. O licor verde produzido no tanque de dissolução pode ser transportado para uma usina de caustificação para a produção de licor branco.
[0006] O fluxo de fundido quente da bica causa "estrondo" e explo sões quando o fundido cai dentro do líquido mais frio no tanque de dissolução. O estrondo geralmente resulta do grande diferencial de temperatura entre o fluxo de fundido e o líquido no tanque de dissolução. A temperatura do fundido está na ordem de 750o Celsius (oC) a 820oC e a temperatura do licor verde (ou licor branco fraco) no tanque de dissolução, contendo principalmente água, está na ordem de 70oC a 100oC. A diferença drástica de temperatura entre o fluxo de fundido quente e o licor muito mais fio contribui para explosões e estrondo à medida que o fundido atinge o líquido e é instantaneamente resfriado pelo licor.
[0007] A intensidade das reações explosivas do fundido no tanque de dissolução pode ser reduzida e controlada ao interromper o fluxo de fundido. A interrupção do fluxo de fundido pode servir para dividir um fluxo de fundido em gotículas ou partes à medida que o fluxo flui a partir da bica e antes de o fluxo atingir o líquido no tanque de dissolução.
[0008] É convencional interromper o fundido com fluxo de jatos, por exemplo, condutos ou jatos de vapor, descarregados de bocais em vapor de pressão baixa ou média. Esses bocais são referidos como bocais de jato de dispersão, pois esses dispersam o fluxo do fundido. Os bocais de jato de dispersão tipicamente descarregam um fluxo de jato em um volume e taxa específicos projetados para interromper o fluxo de fundido esperado durante a operação normal da caldeira de recuperação. Os fluxos de fundido estão em uma taxa e fluxo volumétrico relativamente uniformes durante a caldeira normal de recuperação operação.
[0009] Podem ocorrer variações na taxa e volume de fundido que flui a partir de uma caldeira de recuperação. Durante a operação normal da caldeira de recuperação, os jatos de vapor dos bocais de jato de dispersão são capazes de interromper o fluxo de fundido e reduzir suficientemente as explosões no tanque de dissolução. Entretanto, a caldeira de recuperação pode ser operada em uma condição "instável" resultando em fluxos de fundido anormais ou fortes. Esses fortes fluxos de fundido não podem ser adequadamente interrompidos pelos jatos do bocal de jato de dispersão e o fundido pode causar explosões a partir das quais gotículas de fundido quente podem respingar no tanque. Essasexplosões excessivas de fundido podem resultar em dano de equipamento e risco à segurança de funcionários.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0010] Um restritor de fundido foi concebido para interromper o fluxo de fundido através de uma bica de fundido como para bloquear ou reduzir um fluxo de fundido. O restritor pode ser acoplado ao capuz de bica com fontes de vapor (ou outro fluido disruptivo) que proporcionam refrigeração ao restritor. Ademais, a taxa de bloqueio do restritor pode ser remotamente controlada ao controlar a posição da placa de restritor, como ao bloquear o fluxo apenas durante fluxos de fundido fortes, ou durante operações anormais ou "instáveis". Ao controlar a posição do restritor, o volume de descarga de fundido da descarga de bica pode ser ajustado a taxas diferentes de fluxo de fundido. Por exemplo, a posição do restritor pode estar em uma posição restrita (fechada) durante fluxos de fundido fortes da caldeira, e pode ser reaberta durante fluxos de fundido normais, e similares.
[0011] Um método, sistema e aparelho foram concebidos para re gular o fluxo de fundido em uma bica de fundido de uma caldeira de recuperação (por exemplo, em um moinho de polpa de celulose), utilizando pelo menos uma montagem de restritor que compreende uma placa de restritor. A bica de fundido e uma montagem de restritor podem ser resfriadas (por exemplo, por água ou similar), para reduzir a temperatura da bica e da montagem de restritor durante períodos de fluxo de fundido reduzido ou bloqueado. A montagem de restritor e a bica de fundido resfriada com água podem controlar vantajosamente a taxa de fluxo e a temperatura de fundido descarregado de uma caldeira de recuperação através da bica em um tanque de dissolução colocado sob a bica.
[0012] Assim, pode ser desejado aprimorar a maneira na qual o fluxo de fundido é descarregado da bica de fundido de uma caldeira de recuperação no tanque de dissolução, e reduzir o número de reações explosivas que ocorrem no tanque de dissolução. Consequentemente, um elemento versado na técnica pode avaliar que há a necessidade de métodos e aparelhos aprimorados para controlar a taxa de fluxo e a temperatura de fluxo de fundido de uma caldeira de recuperação em um tanque de dissolução através de uma bica de fundido. Isso pode ajudar vantajosamente a reduzir ou controlar quaisquer reações entre o fundido quente que flui para dentro do tanque de dissolução e os materiais que já estão no tanque de dissolução. Algumas modalidades exemplificati- vas da presente invenção procuram reduzir as explosões e outras reações intensas entre o fundido quente que flui para dentro do tanque de dissolução e os materiais de temperatura inferior que já estão no tanque de dissolução ao implementar um aparelho/placa de restritor em ou próximoà bica de fundido que fornece a trajetória de fluxo de fundido a partir da caldeira de recuperação até o tanque de dissolução.
[0013] Para obter as vantagens exigidas, algumas modalidades exemplificativas da invenção descritas aqui utilizam uma montagem de restritor que compreende uma placa de restritor disposta próxima a uma bica de fundido, em que a placa de restritor pode bloquear completa ou parcialmente o fluxo de fundido quando necessário.
[0014] Um aparelho para regular um fluxo de fundido de uma cal deira de recuperação até um tanque de dissolução, sendo que o aparelho compreende um: a montagem de restritor disposta próxima a uma bica de fundido, entre a caldeira de recuperação e o tanque de dissolução, em que a montagem de restritor compreende pelo menos uma placa de restritor e um atuador para controlar uma posição da placa de restritor, e em que a placa de restritor é adaptada para girar entre uma primeira posição e uma segunda posição, onde a primeira posição é tal que a placa não bloqueia parcialmente ou substancialmente totalmente o fluxo de fundido que flui a partir da caldeira de recuperação até o tanque de dissolução através da bica de fundido, e em que a segunda posição é tal que a placa bloqueia parcialmente ou substancialmente totalmente o fluxo de fundido.
[0015] Em outra modalidade, um aparelho para regular um fluxo de fundido a partir de uma caldeira de recuperação até um tanque de dissolução, sendo que o aparelho compreende: uma montagem de restritor disposta próxima a uma bica de fundido, entre a caldeira de recuperação e o tanque de dissolução, em que a montagem de restritor compreende pelo menos uma placa de restritor e um atuador para controlar uma posição da placa de restritor fazendo com que a placa de restritor gire em torno de um ponto fixo; em que o atuador é configurado para controlar a posição da placa de restritor de modo que o atuador seja configurado para fazer com que a placa de restritor gire até uma primeira posição em que a placa não bloqueia o fluxo de fundido que flui ao longo da bica de fundido a partir da caldeira de recuperação até o tanque de dissolução, e até uma segunda posição em que a placa bloqueia pelo menos parcialmente o dito fluxo de fundido.
[0016] Um método para restringir o fluxo de fundido a partir de uma caldeira de recuperação até um tanque de dissolução através de uma bica de fundido, sendo que o método compreende: fornecer uma montagem de restritor disposta próxima à bica de fundido, entre a caldeira de recuperação e o tanque de dissolução, sendo que a montagem de restritor compreende pelo menos uma placa de restritor e um atuador para controlar a posição da placa de restritor; e controlar a posição da placa de restritor através do atuador de modo que a placa de restritor esteja em contato pelo menos parcial com o fundido para reduzir uma taxa de fluxo do fundido a partir da caldeira de recuperação até o tanque de dissolução.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0017] A FIGURA 1 é um diagrama esquemático que mostra uma vista lateral, parcialmente em corte transversal, de um capuz de fundido, bica de fundido, atuador que controla um restritor para bloquear o fluxo de fundido na bica.
[0018] A FIGURA 2 é um diagrama esquemático que mostra uma vista frontal do capuz, bica de fundido, atuador que controla um restritor para bloquear o fluxo de fundido na bica, em que a FIGURA 2 é uma vista ao longo da linha 2 na FIGURA 1.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0019] Agora com referência mais particularmente aos desenhos em anexo em que referências numéricas similares indicam partes similares ao longo das várias vistas.
[0020] As FIGURAS 1 e 2 mostra um corte inferior de uma modali dade exemplificativa de uma caldeira de recuperação 10 de um moinho de celulose. Os fluxos de fundido a partir da parte inferior da caldeira 10 através de uma abertura 12 e dentro de uma bica de fundido 14. A por- ção da bica de fundido 14 que se estende para fora da parede da caldeiraé circundada por um capuz de proteção fechado convencional 16 que compreende uma porção de capuz superior 18 e uma porção de capuz inferior 20. A porção de capuz superior 18 inclui uma tampa 22. O capuz 16 contém o respingo de líquido e de fundido visto que esses fluem através da bica 14 e contém gases de exaustão de modo que os gases não sejam diretamente descarregados no ambiente. A porção de capuz inferior 20 pode ser conectada a um tanque de dissolução convencional 24 disposto sob o capuz de proteção 16. No tanque, o fundido é dissolvido formando um líquido para produzir, por exemplo, licor verde.
[0021] O fundido líquido quente 13 flui a partir da abertura 12 pró ximaà parte inferior da caldeira até a bica de fundido 14 fixado na caldeira. Os fluxos de fundido ao longo de um fundo inclinado para baixo 26 da bica 14, sobre a extremidade livre 28 da bica, e para dentro do tanque de dissolução 24. A trajetória de fluxo de fundido a partir da extremidade livre até o tanque é indicada por setas 30.
[0022] A montagem de restritor (indicada por 36) pode ficar locali zada acima ou próxima à bica de fundido 14. A montagem de restritor pode interromper vantajosamente o fluxo de fundido 13 em algumas circunstâncias. Por exemplo, a montagem de restritor pode interromper o fluxo de fundido 13 ao reduzir ou substancialmente bloquear o fluxo 13 a partir da caldeira de recuperação 10 até o tanque de dissolução 24 através da bica de fundido 14.
[0023] A montagem de restritor pode compreender a placa de res- tritor 34, que pode ser fixada em um suporte de montagem 37, que por sua vez é fixado na porção de capuz superior 18.
[0024] O suporte de montagem 37 pode ser um ponto fixo, e pode permitir que a placa de restritor 34 gire em torno do suporte 37 quando a placa de restritor estiver se movendo da posição A’ para a posição B’, ou uma posição entre essas. A segunda posição (por exemplo, Posição B’) embora ilustrada na Figura 1 como substancialmente bloqueando totalmente o fluxo de fundido, na verdade pode ser qualquer posição ao longo do eixo geométrico de rotação entre a posição A’ e a posição B’ como ilustrado na Figura 1. Por exemplo, a segunda posição, ou posição B’, pode ser qualquer posição ao longo da linha curvada desenhada entre a posição A’ e a posição substancialmente totalmente fechada.
[0025] O grau de rotação da primeira posição (por exemplo, posição A’ na Figura 1) até a segunda posição (por exemplo, posição B’ na Figura 1, ou uma posição ao longo do eixo geométrico de rotação entre A’ e a posição na qual a placa poderia bloquear substancialmente totalmente o fluxo de fundido) pode ser maior que 90 graus. Entretanto, se a placa de restritor for girada para uma segunda posição onde o fluxo de fundido da caldeira de recuperação é apenas parcialmente bloqueado, o grau de rotação pode ser menor que 90 graus.
[0026] A montagem de restritor pode compreender ainda um atua- dor 38. O atuador 38 pode ser conectado à montagem de restritor 36, com uma ligação de extensão para controlar a placa de restritor 34, de modo que a placa de restritor 34 possa ser rebaixada em graus variados para regular o fluxo de fundido 13 a partir da abertura 12 até a parte inferior da bica de fundido 14 (por exemplo, em direção à extremidade livre 28 da bica de fundido). A fonte de fluido disruptivo 32 (por exemplo, vapor, ou outro fluido disruptivo) pode ser acoplada à montagem de res- tritor 36 para resfriar a placa de restritor quando essa estiver bloqueando parcial ou totalmente o fluxo de fundido quente 13 que flui para baixo da bica de fundido 14.
[0027] A placa de restritor 34 pode bloquear todo ou parte do fluxo de fundido 13 na parte inferior inclinada para baixo 26 da bica 14 visto que o fundido flui até a extremidade livre 28 da bica. Quando a placa de restritor 34 estiver na "posição de restrição de fundido B", a placa de restritor pode bloquear substancialmente todo o fluxo de fundido 13 até o tanque de dissolução 24. Também, na "posição de repouso A", subs-tancialmente todo o fluxo de fundido 13 irá continuar a partir da caldeira de recuperação até o tanque de dissolução. Quando a placa de restritor 34 ficar posicionada em algum ponto entre a posição de repouso A’ e a posição de restrição B’, o fluxo de fundido pode ser reduzido ou controlado a níveis variados. Quando a caldeira de recuperação estiver "instável"ou de outro modo desordenada, e o fluxo de fundido 13 a partir da caldeira de recuperação 10 estiver forte ou anormal, a placa de restrição 34 pode ser posicionada para reduzir a taxa de fluxo ou quantidade de fundido 13 que atinge o nível de líquido no tanque de dissolução (ou bloquear o fluxo de fundido completamente se necessário), para reduzir as reações barulhentas, violentas ou perigosas que ocorrem no tanque de dissolução 24 devido ao diferencial de temperatura entre o fluxo de fundido 13 e os materiais parcial ou totalmente dissolvidos 25 no tanque de dissolução 24. Em outras modalidades exemplificativas, um ou mais bocais de jato de dispersão 40 podem descarregar um fluxo de jato de vapor de média ou baixa pressão ou outro fluido em um volume específico para interromper o fluxo de fundido.
[0028] Voltando-se novamente para a montagem de restritor 36, o atuador 38 pode incluir a extensão de ligação para controlar a placa de restritor 34, e pode regular o fluxo de fundido até a parte inferior da bica de fundido 14. Por exemplo, quando a placa de restritor 34 estiver na posição A’ como mostrado na Figura 1, o atuador 38 pode estar na posição A. Quando a placa de restritor 34 estiver na posição B’, o atuador 38 pode estar na posição B. O controle de atuador pode ser remoto, por exemplo, a uma distância de 6,09 m (vinte pés), a partir do capuz de proteção 16 em alguns exemplos, e em outros exemplos o controle de atuador pode estar próximo ao capuz e controlado, por exemplo, por um solenoide fixado na válvula. A placa de restritor 34 pode estar na posição aberta (por exemplo, posição de repouso A’) durante a operação normal da caldeira de recuperação, para proporcionar o fluxo de fundido livre 13.
[0029] O comprimento da montagem de restritor 36 é suficiente para posicionar a placa de restritor 34 de uma maneira para bloquear totalmente (se desejado) o fluxo de fundido a partir da bica 14 para dentro do líquido 25 no tanque de dissolução 24. Na "posição de restrição de fundido B", a extremidade livre (por exemplo, a extremidade inferior) da placa de restritor estará próxima ou em contato direto com a parte inferior (por exemplo, 26) da bica de fundido 14. Quando a montagem de restritor estiver na posição B, o fluxo de fundido 13 será substancialmente bloqueado. Entretanto, em algumas modalidades exemplificati- vas, quando a placa de restritor estiver posicionada em algum ponto entre as posições A’ e B’, o fluxo de fundido 13 pode ser apenas parcialmente bloqueado. Nesses casos, a extremidade livre da placa de res- tritor pode estar próxima à parte inferior da bica de fundido, porém não pode estar em contato direto com a parte inferior da bica de fundido.
[0030] A montagem de restritor é preferivelmente montada ou pró ximaà porção de capuz superior 18, de modo que a placa de restritor 34 possa ser virada e adequadamente posicionada (por exemplo, posição A’, posição B’, ou em algum ponto intermediário) em relação ao fluxo de fundido 13.
[0031] Durante a operação da caldeira de recuperação 10, o vapor ou outro fluido refrigerante/disruptivo pode estar disponível a partir de uma fonte de fluido 32, como uma fonte de vapor de pressão baixa ou pressão média ou ar comprimido. A fonte de fluido pressurizado 32 pode fornecer um fluido de refrigeração à montagem de restritor 36. Por exemplo, o fluido pode ser fornecido próximo à montagem de restritor através do sistema de distribuição 33. Entretanto, essa fonte 32 pode ser fechada ou estrangulada durante a operação normal, pois o resfria- mento da placa de restritor pode não ser necessário na posição de repouso A’ (por exemplo, quando a placa de restritor não estiver em contato com o fluxo de fundido quente). O fluido de refrigeração pode atuar como um meio de resfriamento da placa de restritor 34, visto que a placa de restritor 34 estará em contato direto com o fluxo de fundido quente 13 durante a posição de restrição B. A pressão do fluido opcionalmente pressurizado da fonte 32 pode ser selecionada para produzir adequadamente o resfriamento da placa de restritor.
[0032] O fluido da fonte 32 distribuído através do sistema de distri buição 33, por exemplo, um tubo que possui um ou mais furos através dos quais o fluido é expelido, pode ajudar a resfriar a placa de restritor 34 em contato com o fluxo de fundido 13 durante uma operação anormal da caldeira de recuperação (por exemplo, quando a placa de restritor 34 for parcialmente rebaixada ou estiver em posição de bloqueio de fundido B). A "operação anormal" da caldeira de recuperação pode indicar a presença de fluxo de fundido 13 excessivo da caldeira 10 no tanque de dissolução 24. A placa de restritor de fundido 34, quando parcialmente rebaixada ou quando totalmente rebaixada até a posição de restrição B de fundido, irá limitar ou bloquear o fluxo de fundido 13, como explicado acima. O fluido ou placa de restritor 34 pode ser usado durante a operação normal ou anormal da caldeira de recuperação.
[0033] O volume ou taxa de fluxo de fluido de refrigeração a partir da fonte de fluido pressurizado 32 até a montagem 36 pode fazer com que a placa de restritor 34 seja total ou parcialmente resfriada quando o fluxo de fundido 13 for reduzido ou bloqueado (por exemplo, quando o fluxo de fundido de temperatura superior estiver próximo ou em contato direto com a placa de restritor 34). Apesar de o fluido de refrigeração ser destinado para resfriar a placa de restritor 34, devido ao resfriamento da placa de restritor, o fluxo de fundido 13 em contato ou próximo à placa de restritor 34 também pode experimentar uma redução de temperatura. A combinação de fluxo de fundido reduzido, e opcionalmente o resfriamento da placa de restritor 34 pode reduzir vantajosamente as reações que ocorrem no tanque de dissolução devido ao diferencial de temperatura ou taxa de fluxo do fluxo de fundido da caldeira de recuperação dentro do tanque de dissolução. Em outras palavras, a montagem de restritor 36 e o resfriamento da placa de restritor 34 podem resfriar vantajosamente o fluxo de fundido durante uma operação anormal da caldeira, e subsequentemente reduzir o número ou intensidade de reações que ocorrem durante o fluxo de fundido dentro do tanque de dissolução. O sistema de refrigeração pode ser um recurso opcional da montagem de restritor, por exemplo, e sem limitação, conforme quando a placa de restritor ou montagem for sacrificial ou substituível.
[0034] Os aparelhos e métodos descritos aqui podem permitir uma operação mais segura e eficiente da caldeira de recuperação e do tanque de dissolução, particularmente, por exemplo, durante fortes fluxos de fundido de uma caldeira de recuperação. Por exemplo, a montagem de restritor pode reduzir o número e o nível de explosões no tanque de dissolução, isso pode reduzir vantajosamente o risco de operar ou ficar próximo à caldeira de recuperação ou tanque de dissolução. Ademais os ruídos devido ao fundido que entra no tanque de dissolução podem ser reduzidos, especialmente durante fortes fluxos de fundido.
[0035] Embora a invenção seja descrita em conjunto com é atual mente considerado como a modalidade mais prática e preferida, será entendido que a invenção não se limita à modalidade descrita, porém em contrapartida, pretende abranger várias modificações e disposições equivalentes incluídas dentro do escopo das reivindicações em anexo.

Claims (20)

1. Aparelho para regular um fluxo de fundido (13) a partir de uma caldeira de recuperação (1) até um tanque de dissolução (24), o aparelho caracterizado pelo fato de que compreende: uma montagem de restritor (36) disposta próxima a uma bica de fundido (14), entre a caldeira de recuperação (10) e o tanque de dissolução (24), em que a montagem de restritor (36) compreende pelo menos uma placa de restritor (34) e um atuador (38) para controlar uma posição da placa de restritor (34), em que uma parte da placa de restritor (34) configurada para restringir o fluxo de fundido (13) é uma peça contínua; e em que a placa de restritor (34) é adaptada para girar entre uma primeira posição (A’) e uma segunda posição (B’), em que a primeira posição (A’) é tal que a placa de restritor (34) não bloqueia parcialmente ou substancialmente o fluxo de fundido (34) para reduzir uma taxa do fluxo de fundido (34) que flui a partir da caldeira de recuperação até o tanque de dissolução através da bica de fundido (14), e em que a segunda posição (B’) é tal que a área da peça contínua da placa de restritor (34) enche uma área de bica de fundido definida por uma primeira parede da bica de fundido oposto a uma segunda parede da bica de fundido e uma altura da peça contínua que se estende dentro da bica de fundido para restringir parcialmente ou substancialmente o fluxo de fundido para reduzir a taxa de fluxo de fundido (34) que flui através da bica de fundido.
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma fonte de fluido de refrigeração (33) acoplada à montagem de restritor, e uma válvula em uma trajetória de fluido do fluido de refrigeração em que a válvula regula um fluxo do fluido de refrigeração a partir da fonte até a montagem de restritor.
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a placa de restritor (34) está na segunda posição (B’) quando o fluxo de fundido for mais forte do que um fluxo normal de fundido até o tanque de dissolução.
4. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a placa de restritor (34) está na primeira posição (A’) quando o fluxo de fundido for substancialmente normal.
5. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a montagem de restritor (36) compreende adicionalmente um ponto fixo (37), em torno do qual a placa de restritor (34) é configurada para girar quando muda entre a primeira posição (A’) e a segunda posição (B’).
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que uma rotação da placa de restritor (34) em torno do ponto fixo (37), a partir da primeira posição (A’) até a segunda posição (B’), é uma rotação de pelo menos cerca de 90 graus.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que uma rotação da placa de restritor (34) em torno do ponto fixo (37), a partir da primeira posição (A’) até a segunda posição, é uma rotação de menos que cerca de 90 graus.
8. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a montagem de restritor (36) compreende adicionalmente um bocal de jato de dispersão (40) para interromper o fluxo de fundido a partir da caldeira de recuperação.
9. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o atuador (38) é remotamente operável para mudar a placa de restritor (34) entre a primeira posição (A’) e a segunda posição (B’).
10. Aparelho para regular um fluxo de fundido (13) a partir de uma caldeira de recuperação (10) até um tanque de dissolução, o apa-relho,caracterizado pelo fato de que compreende: uma montagem de restritor (36) disposta próxima a uma bica de fundido (14), entre a caldeira de recuperação (10) e o tanque de dissolução (24), em que a montagem de restritor (36) compreende pelo menos uma placa de restritor (34) e um atuador (38) para controlar uma posição da placa de restritor (34) fazendo com que a placa de restritor (34) gire em torno de um ponto fixo (37), em que uma porção da placa de restritor (34) configurada para restringir fluxo de fundido (13) é uma peça contínua tendo uma área definida por um primeiro lado oposto a um segundo lado e uma altura da peça contínua; em que o atuador (38) é configurado para controlar a posição da placa de restritor (34) de modo que o atuador (38) seja configurado para fazer com que a placa de restritor (34) gire até uma primeira posição (A’) em que a placa de restritor não restringe o fluxo de fundido para reduzir uma taxa de fluxo de fundido que flui ao longo da bica de fundido a partir da caldeira de recuperação até o tanque de dissolução, e até uma segunda posição (B’) em que a área da peça contínua da placa de restritor enche uma área de bica de fundido definida por uma primeira parede da bica de fundido oposta a uma segunda parede da bica de fundida e uma altura da peça contínua que estende na bica de fundido para restringir pelo menos parcialmente o dito fluxo de fundido (13) para reduzir a taxa de fluxo de fundido que flui através da bica de fundido (14).
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a primeira posição (A’) da placa de restritor (34) é pelo menos cerca de 90 graus distante da segunda posição (B’) da placa de restritor (34) quando a placa de restritor (34) for girada em torno do ponto fixo (37).
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10 ou 11, ca-racterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma fonte de fluido de refrigeração (33) acoplada à montagem de restritor, em que o fluido de refrigeração é liberado de uma válvula quando a placa de restritor (34) estiver na segunda posição (B’).
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o fluido de refrigeração não é liberado quando a placa de restritor (34) estiver na primeira posição (A’).
14. Método para restringir o fluxo de fundido (13) a partir de uma caldeira de recuperação (10) até um tanque de dissolução (24) via uma bica de fundido, o método caracterizado pelo fato de que compreende: fornecer uma montagem de restritor (36) disposta próxima à bica de fundido (14), entre a caldeira de recuperação (10) e o tanque de dissolução (24), a montagem de restritor (36) compreendendo pelo menos uma placa de restritor (34) e um atuador (38) para controlar uma posição da placa de restritor (34), em que uma parte da placa de restritor configurada para restringir fluxo de fundido é uma peça contínua tendo uma área definida por um primeiro lado oposto a um segundo lado e uma altura da peça contínua; e controlar a posição da placa de restritor (34) através do atu- ador (38) de modo que a área da peça contínua da placa de restritor enche uma área de bica de fundido definida por uma primeira parede da bica de fundido oposta a uma segunda parede da bica de fundido e uma altura da peça contínua que estende dentro da bica de fundido de modo que a placa de restritor (34) esteja em contato pelo menos parcial com um fundido (13) de modo a reduzir uma taxa de fluxo do fundido (13) que flui através da bica de fundido a partir da caldeira de recuperação (10) até o tanque de dissolução (24).
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que um líquido (25) no tanque de dissolução está em uma temperatura mais baixa que uma temperatura do fundido (13); e em que a dita redução da dita taxa de fluxo de fundido reduz pelo menos parcialmente uma quantidade ou nível de explosões que ocorrem no tanque de dissolução (24) entre o fundido (13, 30) e o líquido de temperatura inferior (25) no tanque de dissolução (24).
16. Método, de acordo com a reivindicação 14 ou 15, carac-terizado pelo fato de que uma fonte de fluido de refrigeração (33) é acoplada à montagem de restritor (36), e uma válvula em uma trajetória de fluido do fluido de refrigeração regula um fluxo do fluido de refrigeração a partir da fonte até a montagem de restritor (36).
17. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a válvula na trajetória de fluido do fluido de refrigeração é parcial ou totalmente aberta quando a placa de restritor (34) estiver em contato pelo menos parcial com o fundido (13).
18. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a válvula na trajetória de fluido do fluido de refrigeração é substancialmente fechada quando a placa de restritor (34) não estiver em contato com o fundido (13).
19. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 18, caracterizado pelo fato de que a montagem de restritor (36) compreende adicionalmente um primeiro conduto para interromper o fluxo de fundido (13) a partir da caldeira de recuperação (10).
20. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 19, caracterizado pelo fato de que o atuador (38) é remotamente operável para fazer com que a placa de restritor (34) gire em torno de um ponto fixo (37) quando muda entre a primeira (A’) e a segunda (B’) posições.
BR112014011142-1A 2011-11-09 2012-11-09 aparelho para regular um fluxo de fundido e método para restringir o fluxo de fundido BR112014011142B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201161557599P 2011-11-09 2011-11-09
US61/557,599 2011-11-09
US13/671,746 2012-11-08
US13/671,746 US9206548B2 (en) 2011-11-09 2012-11-08 Cooled smelt restrictor at cooled smelt spout for disrupting smelt flow from the boiler
PCT/US2012/064292 WO2013071008A2 (en) 2011-11-09 2012-11-09 Cooled smelt restrictor at cooled smelt spout for distrupting smelt flow from the boiler

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014011142A2 BR112014011142A2 (pt) 2017-05-16
BR112014011142B1 true BR112014011142B1 (pt) 2021-02-09

Family

ID=47436172

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014011142-1A BR112014011142B1 (pt) 2011-11-09 2012-11-09 aparelho para regular um fluxo de fundido e método para restringir o fluxo de fundido

Country Status (12)

Country Link
US (1) US9206548B2 (pt)
EP (1) EP2776622B1 (pt)
JP (1) JP5971875B2 (pt)
CN (1) CN104080975B (pt)
AU (1) AU2012335588B2 (pt)
BR (1) BR112014011142B1 (pt)
CA (1) CA2854895C (pt)
CL (1) CL2014001201A1 (pt)
PL (1) PL2776622T3 (pt)
RU (1) RU2593056C2 (pt)
WO (1) WO2013071008A2 (pt)
ZA (1) ZA201403337B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10012616B2 (en) * 2015-11-06 2018-07-03 Andritz Inc. Acoustic emission system and method for predicting explosions in dissolving tank
FI127910B (en) 2016-09-16 2019-05-15 Valmet Automation Oy Method and system for optimizing the quality of green liquor
SE540702C2 (en) * 2017-02-08 2018-10-16 Teknik Support M Bertilsson Ab Apparatus and method for cleaning melt spouts and melt discharge openings of a chemical recovery furnace or boiler
US10557235B2 (en) 2017-07-21 2020-02-11 Andritz Inc. Ultrasonic semelt dissolving and shattering system
US11441266B2 (en) * 2019-12-20 2022-09-13 Andritz Inc. Disruptor assembly adjustment system and method

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2161110A (en) 1935-05-16 1939-06-06 Babcock & Wilcox Co Method of and apparatus for burning waste liquor
US2567911A (en) 1947-08-15 1951-09-11 Babcock & Wilcox Co Liquid cooled smelt discharge spout
US3122421A (en) 1959-07-13 1964-02-25 Combustion Eng Apparatus and method of operating a chemical recovery furnace
US3358623A (en) 1965-06-24 1967-12-19 Papel Loreto & Pena Pobre Method and apparatus for heat and chemical recovery from waste liquors
US4011047A (en) 1975-12-05 1977-03-08 Domtar Limited Smelt spout for recovery boiler
GB2017281B (en) 1978-03-23 1982-07-21 Asahi Engineering Method and apparatus for treating water solution of waste material containing salt having smelt-water explosion characteristics
US4232647A (en) * 1978-11-13 1980-11-11 The Bendix Corporation Control circuit for diesel injection system
SE8201679L (sv) 1981-03-23 1982-09-24 Billerud Uddeholm Ab Sett vid upplosning av en smelta samt anordning for sonderdelning av smelt material
JPS628533U (pt) * 1985-06-28 1987-01-19
US4659020A (en) 1985-10-22 1987-04-21 The Babcock & Wilcox Company Quick adjustable shatter jet mechanism
US4706324A (en) * 1986-10-17 1987-11-17 Goodspeed Byron Lester Apparatus for automatically cleaning smelt spouts of a chemical recovery furnace
US5545292A (en) 1994-09-09 1996-08-13 Institute Of Paper Science And Technology, Inc. Kraft smelt solidification in a fluidized bed reactor
US5635905A (en) * 1995-02-02 1997-06-03 Blackburn; Ronald E. System for detecting the presence of an observer
JPH08291901A (ja) * 1995-04-20 1996-11-05 Nippon Kiriyoku Kk スメルト排出部のダスト除去装置
US5635095A (en) 1995-09-01 1997-06-03 Champion International Corporation Method for opening discharge outlets
FI2933U1 (fi) 1996-12-20 1997-06-10 Ahlstrom Machinery Oy Järjestely talteenottokattilan sulakourun yhteydessä
JPH1143883A (ja) * 1997-07-18 1999-02-16 Kawasaki Heavy Ind Ltd スメルトクリーニング方法及びその装置
US7615893B2 (en) * 2000-05-11 2009-11-10 Cameron International Corporation Electric control and supply system
RU2251623C1 (ru) * 2003-08-12 2005-05-10 Закрытое акционерное общество "ОРЛЭКС" Термостат с электрическим управлением
CN2665193Y (zh) * 2003-12-06 2004-12-22 王占有 造纸黑液变性木素生产水泥外加剂装置
CN100549525C (zh) * 2004-10-27 2009-10-14 安德里兹公司 用于锅炉孔口的冷却系统
FI122814B (fi) 2005-01-17 2012-07-13 Andritz Oy Menetelmä ja järjestely kemikaalien talteenottokattilan yhteydessä
US7735435B2 (en) * 2006-05-24 2010-06-15 Diamond Power International, Inc. Apparatus for cleaning a smelt spout of a combustion device
US7806127B2 (en) 2006-09-29 2010-10-05 Alstom Technology Ltd Smelt spout enclosure for chemical recovery boilers
FI120549B (fi) 2006-10-18 2009-11-30 Boildec Oy Menetelmä ja laite soodakattilan pohjan tyhjentämiseen
FI120057B (fi) 2007-07-13 2009-06-15 Andritz Oy Laite ja menetelmä lipeäruiskun puhdistamiseksi ja jäähdyttämiseksi
US8308899B2 (en) 2009-12-03 2012-11-13 Andritz Inc. Shatter jet nozzle with multiple steam sources and method for disrupting smelt flow to a boiler
RU103154U1 (ru) * 2010-09-14 2011-03-27 Закрытое акционерное общество "АМАКС-газ" Дроссельная заслонка

Also Published As

Publication number Publication date
EP2776622A2 (en) 2014-09-17
WO2013071008A3 (en) 2013-07-04
AU2012335588A1 (en) 2014-05-29
RU2593056C2 (ru) 2016-07-27
AU2012335588B2 (en) 2016-03-17
CN104080975A (zh) 2014-10-01
WO2013071008A2 (en) 2013-05-16
PL2776622T3 (pl) 2019-07-31
BR112014011142A2 (pt) 2017-05-16
ZA201403337B (en) 2015-07-29
US20130125998A1 (en) 2013-05-23
CN104080975B (zh) 2016-06-29
CA2854895A1 (en) 2013-05-16
CL2014001201A1 (es) 2014-12-12
JP2015501915A (ja) 2015-01-19
EP2776622B1 (en) 2019-02-13
RU2014122992A (ru) 2015-12-20
JP5971875B2 (ja) 2016-08-17
US9206548B2 (en) 2015-12-08
CA2854895C (en) 2016-12-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014011142B1 (pt) aparelho para regular um fluxo de fundido e método para restringir o fluxo de fundido
BR112013014355B1 (pt) Torre de condensação de vapor para instalação de granulação
JP2009222697A (ja) 炉心バレル上の注入延長ダクトを備える安全注入システム
EP0196847B1 (en) Improvements in or relating to outlet valves for melt containing vessels
CA2770984C (en) Smelt spout enclosure for chemical recovery boilers
KR102211758B1 (ko) 과립 장치를 위한 증기 응축 타워
US5976319A (en) Disrupting the flow from the smelt spout of a recovery boiler
BRPI0820216B1 (pt) haste tampão e equipamento e método para controlar o fluxo de metal em fusão a partir de um distribuidor
KR20160027131A (ko) 과립 장치를 위한 증기 응축 시스템
JP2015501915A5 (pt)
CN107130072A (zh) 一种高炉气密箱水冷装置
KR20110104736A (ko) 원자력 발전소용 나노유체 주입장치
CN206887143U (zh) 一种高炉气密箱水冷装置
BRPI0709021A2 (pt) pré-cámaras para vaso de fusão e vaso de fusão direta para a produção de material fundido a partir de um material de alimentação metalìfera
EP2850245B1 (en) Recovery boiler plant of a chemical pulp mill
BRPI1014154B1 (pt) Válvula de controle, válvula e método de criação de um fluxo circular em um fluido fluindo através de uma válvula
KR20080017152A (ko) 볼밸브용 차단표시장치
CA2723955C (en) Shatter jet nozzle with multiple steam sources and method for disrupting smelt flow to a boiler
CN207659308U (zh) 玻璃窑炉的冷却风口结构
ES1077899U (es) Válvula de interrupción con sistema anti helada.
KR100903639B1 (ko) 고로의 출선구 분출물 차단장치
RU2245401C1 (ru) Затвор аппарата для расплавов при производстве магния
JPH0332510Y2 (pt)
KR20230097435A (ko) 용융염 원자로
JP2021099173A (ja) 旋回流路を有する温度調整装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08G Application fees: restoration
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/11/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.