BR112013012453B1 - Aqueous composition and cleaning method - Google Patents

Aqueous composition and cleaning method Download PDF

Info

Publication number
BR112013012453B1
BR112013012453B1 BR112013012453B1 BR 112013012453 B1 BR112013012453 B1 BR 112013012453B1 BR 112013012453 B1 BR112013012453 B1 BR 112013012453B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
weight
composition according
alcohol
salt
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

COMPOSIÇÃO AQUOSA E MÉTODO DE LIMPEZA
ANTECEDENTES
[001] Géis de banho, sabonetes líquidos, loções de limpeza, sabonetes líquidos, e semelhantes (daqui por diante referido coletivamente "composições de limpeza líquidas" sendo eles líquidos, géis, loções ou espumas) tem crescido a popularidade nos últimos tempos. Tais composições compreendem tipicamente uma mistura de tensoativo como agentes de limpeza de pele. O desempenho destas composições pode ser modificado através da modificação da interação dos tensoativos no sistema tensoativo misturado.
[002] É conhecido o uso de sais para modificar a embalagem de tensoativos para conseguir uma viscosidade mais elevada. Ver, por exemplo, Lin et al. "Spherical-To-Wormlike Micelle Transition In CTAB Solutions", J. Phys. Chem., 1994, 98, 5984-5993 e Yang, "Viscoelastic wormlike micelles and their applications", Current Opinion in Coloid & Interface Science 7 (2002) 276-281. Com a adição de concentrações aumentadas de sal, a viscosidade tipicamente aumenta, atinge um máximo e diminui subitamente. Esta observação relata a formação de micelas wormlike densas (embalagem mais apertada que resulta em viscosidades elevadas) e, em seguida, micelas wormlike ramificada (que provoca a queda da viscosidade).
[003] No entanto, os níveis elevados de sal fazem com que o produto de limpeza seja viscoso, e afetar negativamente as propriedades de espuma do produto.
[004] É, portanto, desejável para aumentar a viscosidade das composições liquidas de limpeza e para criar diferentes formas de composição.
SUMÁRIO
[005] Uma composição aquosa compreendendo: a) agentes tensoativos que compreendem um sal de álcool sulfato etoxilado C10-16, um tensoativo de betaina, um alquil poliglicosideo e b) pelo menos 8 % em peso da composição de um álcool graxo C12-18. Neste nivel de álcool graxo, a composição pode ter uma aparência de loção neste caso ele é de corte espesso, reduzido ou nenhuma quantidade de viscosidade e a composição pode se manter quando dispensada.
[006] Além disso, um método de limpeza compreende aplicação da composição à pele ou cabelo e lavagem, opcionalmente, enxaguar com água.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[007] A Figura 1 é um perfil de reologia de 8 % em peso de aditivos álcool graxo na composição de limpeza.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[008] Tal como usado ao longo, os intervalos são usados como atalho para descrever cada e todos os valores que estão dentro do intervalo. Qualquer valor dentro do intervalo pode ser selecionado como o término do intervalo. Além disso, todas as referências aqui citadas são incorporadas por referência na sua totalidade. No caso de um conflito na definição, na presente divulgação e que de uma referência citada, os controles na presente divulgação.
[009] Ao menos por outro lado especificado, todas as percentagens e quantidades aqui expressadas e em outras partes da especificação, deveria ser entendido para referi as percentagens em peso baseado no peso da composição. As quantidades indicadas são baseadas no peso do material ativo.
[0010] A composição é particularmente bem adequada para o uso como uma composição liquida de limpeza para o cuidado pessoal, mas é também adequado para uso como um desinfetante, esfoliação cirúrgica, produto de lavagem da mão em hospital, gel higienizador de mão, agente de tratamento de ferimentos, e semelhantes. O uso da composição em objetos inanimados (por exemplo, como máquinas de limpeza) também é possível.
Tensoativos [0011] A composição inclui tensoativos compreendendo um sal de um álcool sulfato etoxilado C10-16, um tensoativo de betaína e um alquil poliglicosídeo.
[0012] Em certas modalidades, a quantidade combinada de tensoativos estão presentes numa quantidade de, pelo menos, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ou 13 % em peso da composição.
[0013] O sal de um álcool sulfato etoxilado C10-16 pode ser selecionado de qualquer um ou mais do sal de um álcool sulfato etoxilado C10-16. Em certas modalidades, o Cio~ie é lauril. As médias de moles de óxido de etileno pode ser 1 a 30. Tipicamente, há uma média de 1 a 3 moles de óxido de etileno. O cátion do sal pode ser qualquer um dos cátions de sal típicos, tais como sódio, amônia, um metal alcalino, metal alcalino terrosos, trietanolamina ou outros. Em certas modalidades, o sódio é selecionado.
[0014] Em certas modalidades, o sal de álcool sulfato etoxilado C10-16 compreende lauril éter sulfato de sódio. Em certas modalidades, o sal de um álcool sulfato etoxilado Cio-16 compreende lauril éter sulfato de sódio com uma média de 2 moles de óxido de etileno. Em certas modalidades, o sal de álcool sulfato etoxilado C10-16 está presente numa quantidade que é maior do que qualquer outro tensoativo.
[0015] Exemplos de tensoativos de betaina incluem, mas não estão limitados a, uma ou combinações de cocodimetilcarboximetilbetaina, cocamidopropilbetaína, laurildimetilcarboximetilbetaina, laurildimetilcarboxietil betaina, cetildimetilcarboximetilbetaina, lauril-bis-(2-hidroxietil) carboximetilbetaina, oleildimetilgamma carboxipropilbetaina, e lauril-bis-(2-hidroxipropil)-carboximetilbetaina. Em certas modalidades, o agente tensoativo de betaina compreende cocoamidopropilbetaina.
[0016] O alquil no alquil poliglicosideo pode ser qualquer alquil ou combinações destes, tais como decil, lauril ou coco. Em certas modalidades, o alquil poliglicosideo compreende decil glicosideo.
[0017] Em certas modalidades, os tensoativos compreendem, baseados no peso total dos tensoativos, 60 a 70 % em peso do sal de um álcool sulfato etoxilado C10-16, de 20 a 30 % em peso de tensoativo de betaina, e 5 a 15 % em peso de alquil poliglicosideo.
[0018] Em certas modalidades, os tensoativos compreendem, basead no peso dos tensoativos, 66 a 67, ou cerca de 66,4 % em peso do sal de um álcool sulfato etoxilado C10-16, 24 a 25, ou cerca de 24,4 % em peso de tensoativo de betaína, e 9 a 10, ou cerca de 9,2 % em peso de alquil poliglicosídeo.
[0019] Tensoativos adicionais podem ser incluídos na composição. Exemplos de tensoativos adicionais estão listadas na McCutcheon's Emulsifiers and Detergents, 1993 Annuals, (aqui em diante McCutcheon's) , McCutcheon Division, MC Publishing Co., Glen Rock, N.J. Álcoois graxos [0020] A composição compreende pelo menos um álcool graxo C12-C18, preferencialmente um álcool graxo C16-C18. Específicos álcoois graxos adequados incluem, mas não estão limitados ao álcool de lauril, álcool de miristil, álcool cetílico e álcool estearílico. A composição pode compreender um único tipo de álcool graxo ou de mais de um tipo de álcool graxo. Em certas modalidades, o álcool graxo compreende álcool estearílico. É preferível usar C16 ou maior, porque os álcoois graxos em certas são preferidos porque álcool graxo C12-C14 pode reduzir a quantidade de espuma que é gerada.
[0021] A composição contém pelo menos 8 % em peso de álcool graxo. Certas modalidades da composição contem o álcool graxo numa quantidade de 8 a 25% em peso. A composição tem a consistência de loções que contêm quantidades elevadas de óleos emolientes. Assim, certas modalidades da composição da invenção estão isentas de óleos emolientes, e ainda executam como composições que contêm níveis elevados de tais óleos. A níveis inferiores a 5 % em peso, álcoois graxos podem aumentar a viscosidade, mas a 8 % em peso ou maior, as alterações na composição a uma aparência semelhante a loção. A aparência semelhante a loção proporciona uma composição de corte expesso, uma composição com reduzida ou nenhuma viscosidade e a composição pode se manter (manter a sua forma), quando dispensada.
Veiculo [0022] O veiculo da composição compreende água, a qual é de preferência água desmineralizada e/ou água purificada.
Agente de Cuidados da Pele [0023] Em certas modalidades, a composição pode conter de 0 % a cerca de 5 %, e preferencialmente, de 0,1 % a cerca de 3 %, em peso, de um agente de cuidado da pele.
[0024] A identidade do agente de cuidados da pele não é particularmente limitada, contanto que o agente não afete adversamente a estabilidade ou a eficácia da composição. Uma importante classe de agentes de cuidados da pele são os emolientes. Os emolientes são ingredientes cosméticos que ajudam a manter uma aparência macia, suave e flexível de pele. A função dos emolientes por permanecer na superfície da pele ou no estrato córneo para atuar como lubrificantes, reduzir a descamação e para melhorar a aparência da pele.
[0025] Em geral, o agente de cuidados da pele inclui polímeros (por exemplo, polivinilpirrolidona), derivados de proteína (por exemplo, proteína de trigo hidrolisada derivatizada), éteres graxos etoxilados, celulósicos (por exemplo, hidroxietilcelulose) , e agentes de cuidados da pele semelhantes. Por exemplo, os agentes de cuidados da pele adequados incluem, mas não estão limitados a, ésteres compreendendo um álcool alifático tendo 2 a cerca de 18 átomos de carbono condensado com um ácido carboxílico alifático ou aromático incluindo de 8 a cerca de 20 átomos de carbono, por exemplo, miristato de isopropil, oleato decil e isononanato cetearil. O éster é também de cadeia linear ou ramificada. Preferencialmente, o éster tem um peso molecular inferior a cerca de 500 e fornece propriedades emolientes.
[0026] Exemplos não limitativos de outros agentes de cuidados da pele incluem, mas não estão limitados a, polivinilpirrolidona, poliquatêrnio-4, poliquatêrnio-7, poliquatêrnio-10, derivados de goma de guar, hidroxipropilmetilcelulose, hidroxietilcelulose, um polietileno glicol, um éster metilico de um éter de polietileno glicol, poliquatêrnio-79, o trigo germamidopropil hidroxipropil dimônio proteína de trigo hidrolisada, meticona estearílica, dimeticona copoliol, dimeticona propil PG betaína, poli (estireno sulfonato de sódio), oleato sorbitana, esteareto-2, esteareto-21, isoceteto-20 , PEG-7 cocoato de gliceril, PEG-75 lanolina, glicereto-26, álcool PPG-5-ceteto-20, C12-C20, óleo de canola, laurato de gliceril, monoestearato de trigliceril, monoestearato de glicerina, acetato de vitamina E, semente de girassol etilsulfato amidopropiletildimônio, óleo de oliva carboxilato de PEG-7 sódio, PPG-1 hidroxietil caprilamida, PPG-2 hidroxietil cocamida, óleo mineral, petrolato, Aloe barbadensis, lactato isostearamidopropilmorfolina, acetato de estrôncio e o cloreto de palmitamidopropiltrimônio. Os agentes de cuidado da pele acima podem ser usados isoladamente ou em mistura.
Ingredientes opcionais adicionais [0027] A composição pode também conter os ingredientes opcionais adicionais bem conhecidos das pessoas peritas na técnica, tais como corantes e fragrância, que estão presentes numa quantidade suficiente para desempenhar a sua função pretendida e não afetam adversamente a eficácia de limpeza da composição. Tais ingredientes facultativos são tipicamente presente, individualmente, a partir de 0 % a cerca de 5 %, em peso, da composição, e, coletivamente, a partir de 0 % a cerca de 20 %, em peso, da composição.
[0028] As classes de ingredientes opcionais incluem, mas não estão limitados a, corantes, fragrâncias, reguladores de pH, conservantes, espessantes, modificadores de viscosidade, agentes tamponantes, antioxidantes, intensificadores de espuma, agentes quelantes, opacificantes, solventes hídricos, hidrótropos, umectantes, antimicrobianos (ver, por exemplo, US 6977082) e de classes similares de ingredientes opcionais conhecidos das pessoas peritas na técnica.
[0029] Classes específicas de ingredientes opcionais incluem alcanolamidas como reforçadores de espuma; parabenos como conservantes, fosfatos inorgânicos, sulfatos e carbonatos, como agentes tamponantes; EDTA e fosfatos como agentes de quelação e ácidos e bases, como ajustadores de pH.
[0030] Exemplos de ajustadores de pH básicos são amônia, mono-, di- e tri-alquil aminas, mono-, di- e tri-alcanolaminas, de metal alcalino e hidróxidos de metais alcalino terrosos e as suas misturas. No entanto, a identidade do ajustador de pH básico não é limitado, e qualquer ajuste de pH básico conhecido na tácnica pode ser usado. Exemplos específicos, não limitativos de ajustadores de pH básicos são amoníaco; sódio, potássio e hidróxido de lítio; monoetanolamina; trietilamina; isopropanolamina; dietanolamina, e trietanolamina.
[0031] Exemplos de ajustadores de pH ácidos são os ácidos minerais e ácidos carboxílicos. Exemplos não limitativos de ácidos minerais são o ácido hidroclorídrico, ácido nítrico, ácido fosfórico e ácido sulfúrico. Exemplos não limitativos de ácidos policarboxílicos são o ácido cítrico, o ácido glicólico e ácido láctico. A identidade do ajustador de pH ácido não é limitadado e qualquer ajustador de pH ácido conhecido na técnica, isoladamente ou em combinação, pode ser usado.
[0032] Em certas modalidades, a composição é isenta de sais inorgânicos, tais como cloreto de sódio. Em certas outras modalidades, a quantidade de cloreto de sódio (e/ou todos os sais inorgânicos) na composição é limitada a 1 % em peso ou menos.
[0033] Uma alcanolamida para proporcionar um aumento de espuma pode ser, mas não está limitada a, cocamida MEA, cocamida DEA, soiamida DEA, lauramida DEA, oleamida MIPA, estearamida MEA, miristamida MEA, lauramida MEA, caproamida DEA, ricinoleamida DEA, miristamida DEA, estearamida DEA, oleilamida DEA, tallowamida DEA, lauramida MIPA, tallowamida MEA, isoestearamida DEA, isoestearamida MEA e suas misturas.
[0034] A composição pode também conter um conservante numa quantidade de 0 a 5 % em pesot ou 0,01 a 1 % em peso. Exemplos de conservantes incluem, mas não estão limitados a, ácido sórbico, sorbato de potássio, como os parabenos (como benzilparabeno), imidazolinilurea, metilcloroisotiazolinona, e as hidantoinas, como hidantoina DMDM. Conservantes adicionais como divulgado no Manual do CTFA na página 78.
[0035] A composição pode conter um antioxidante e/ou um absorvedor de luz ultra-violeta (UV), cada um, independentemente, numa quantidade de 0 % a cerca de 0,5 % em peso. Exemplos de antioxidantes e absorvedores de UV incluem, mas não estão limitados a, BHA, BHT, ascorbato de sódio, sulfito de potássio, ácido eritórbico, benzofenona-1 através de benzofenona-12, e PABA. Antioxidantes e absorvedores de UV adicionais podem ser encontrados no Manual do CTFA na página 78 e 98.
[0036] A composição pode ter um pH que é típico de um produto de limpeza da pele, que normalmente é de cerca de 4 a cerca de 9. Em certas modalidades, a composição possui um pH de 5 a 8, 6 a 8 ou de 6,5 a 7,5.
[0037] A composição pode opcionalmente conter umectantes. Exemplos de umectantes não limitativos, incluem, mas não estão limitados a, ácido ascórbico, dipalmitato de ascorbil, acetamida MEA, glutamato de glicose, ácido glucurônico, TEA-lactato, TEA-PCA, xarope de milho, frutose, glicose, glicerina, glicol, 1,2,6-hexanotriol, o lactato de sódio, PCA de sódio, amido hidrogenado hidrolisado, o inositol, o ácido láctico, a lactose, o manitol, o PCA, o PEG-10, propilenoglicol, açúcar poliamino condensado, propileno glicol, dilaurato de piridoxina, sacarídeo hidrolisado, hidroxistearil metilglucamina, glucamina, maltitol, manitol, gluceto metil-10, gluceto metil -20, a riboflavina, PEG-4, PEG-6, PEG-8, PEG-9, PEG-10, PEG-12, PEG-14, PEG-16, PEG-18, PEG- 20, PEG-32, PEG-40, o ácido glutâmico, glicereto-7, glicereto -12, glicereto -26, isomerato de sacarídeo, sorbeto-20, o sorbitol, a sacarose, tioglicerina, tris-(hidroximetil) nitrometano , trometamina, histidina, PEG-75, PEG-135, PEG-150, PEG-200, PEG-5 eter pentaeritritol, poligliceril sorbitol, sorbitol, ureia, xilitol e suas misturas.
[0038] Em certas modalidades, o método compreende aplicação da composição sobre a pele ou cabelo, e, opcionalmente, enxaguar com água. Em certas outras modalidades, o método compreende a distribuição da composição a partir do recipiente no qual está armazenado.
MODALIDADES ESPECÍFICAS
[0039] A invenção é ainda descrita nos exemplos seguintes. Os exemplos são meramente ilustrativos e não limitam de qualquer forma o escopo da invenção tal como descrita e reivindicada.
Materiais de Teste [0040] Estudos de Reologia foram realizadas usando um instrumento TA Rheometer AR2000 cora uma georaetria de placas pequenas 14 mm. A rampa de taxa de corte foi usado para obter a viscosidade vs resposta ao estresse de corte.
[0041] A microscopia de luz e imagem foram realizadas usando um microscópio composto de luz Olympus BX61 motorizado montado com uma câmera digital Olympus DP70 color acompanhado por Olympus/SIS MicroSuite Five Software. As amostras de gel de banho foram preparadas por aplicação de uma gota de produto sobre uma lâmina de vidro e CObrindO-a com uma lamela de vidro. As amostras foram exmindas usando as seguintes técnicas de microscopia de luz transmitida: campo claro, contraste de fase, contraste de interferência diferencial e luz polarizada sob polares cruzados. Ampliação usda foi de IQOx.
Exemplo Comparativo [0042] Uma composição representativa de composições líquidos de limpeza convencionais foi preparada como um exemplo comparativo e, como uma base para as composições da invenção·. A composição de limpeza comparativa (aqui a diante "CCC"), é mostrada abaixo.____________________________ Exemplo 1 [0043] Os níveis elevados de álcool grxo transformado CCC de um líquido viscoso não estruturado em um estruturado, gel de corte espesso·. 0 produto resultante tem uma aparência semelhante a loção.
[0044] A viscosidade de corte de amostras de gel de banho foi investigada usando um intervalo de taxas de corte (D) , de 0,01 a 30 seg~l. Géis e líquidos viscosos não estruturados podem ser facilmente distinguidos pela medição do seu comportamento de escoamento. Fluidos estruturados exibem comportamento não newtoniano, enquanto fluidos não estruturados não.
[0045] FIG. 1 mostra os perfis Teológicos de 8 % de álcoo is graxos em CCC na ausência de sal. 0 controle é CCC com 1 % de NaCl. CCC (sem, sal) não pode ser usado diretamente como um controle por causa da sua baixa viscosidade (cerca de 32,5 cps). Todos os álcoois graxos transformados CCC a partir de um liquido viscoso em um gel estruturado, com o impacto do álcool C12, sendo o mais dramático.
Exemplo 2 [0046] 15 % de álcool grxo contendo CCC foi preparado e uma imagem de microscopia polarizada foi tomada (não mostrada). Quando a luz polarizada passa através dos cristais anisotrópicos se decompõe em dois raios, resultando em birrefringência. Este álcool graxo contém fórmula contendo bem dispersos, finos cristais anisotrópicos, resultando em uma aparência suave e rica aparência semelhante a loção.
REIVINDICAÇÕES

Claims (13)

1. Composição aquosa caracterizada pelo fato de que compreende a) tensoativos que compreendem um sal de álcool sulfato etoxilado C10-16, um tensoativo betaina e um alquil poliglicosídeo; b) pelo menos 8 % em peso da composição de um álcool graxo C16-18.
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os tensoativos estão presentes em uma quantidade de pelo menos, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ou 13 % em peso da composição.
3. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizada pelo fato de que o sal de álcool sulfato etoxilado C10-16 está presente em uma quantidade que é maior do que qualquer outro tensoativo.
4. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que o sal de álcool sulfato etoxilado C10-16 compreende lauril éter sulfato de sódio.
5. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o sal de álcool sulfato etoxilado C10-16 compreende lauril éter sulfato de sódio com uma média de 2 moles de óxido de etileno.
6. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o tensoativo de betaina compreende cocoamidopropil betaina.
7. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o alquil poliglicosídeo compreende decil glicosídeo.
8. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que os tensoativos compreendem, baseado no peso total dos tensoativos, de 60 a 70 % em peso do sal de álcool sulfato etoxilado Cio-16, de 20 a 30 % em peso de tensoativo de betaina e de 5 a 15 % em peso de alquil poliglicosideo.
9. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que os tensoativos compreendem, baseado no peso dos tensoativos, de 66 a 67 % em peso do sal álcool sulfato etoxilado C10-16, de 24 a 25 % em peso de tensoativo de betaina e de 9 a 10 % em peso de alquil poliglicosideo.
10. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo fato de que o álcool graxo compreende álcool estearilico.
11. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que a composição compreende 1 % em peso ou menos de cloreto de sódio, opcionalmente, a composição é isenta de cloreto de sódio.
12. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada pelo fato de que a composição compreende 1 % em peso ou menos de um sal inorgânico, opcionalmente, a composição é isenta de um sal inorgânico.
13. Método de limpeza caracterizado pelo fato de que compreende aplicação da composição como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 12 na pele ou cabelo e lavagem e, opcionalmente, enxaguar com água.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2819851C (en) Liquid cleaning compositions containing long-chain fatty alcohols
ES2642364T3 (es) Composición de champú que contiene una red de gel
JP5090938B2 (ja) 成分を懸濁させるための安定な界面活性剤組成物
CA2998526C (en) Compositions comprising zwitterionic alkyl-alkanoylamides and/or alkyl alkanoates
AU2010365064B2 (en) Liquid cleaning composition containing long-chain fatty acid
BR112014019730B1 (pt) Sistema tensoativo estruturado aquoso e composição de cuidado pessoal
BR112017009731B1 (pt) composição de limpeza
EP4110274B1 (en) High polyol wash composition
US20210220243A1 (en) Hydratable Concentrated Surfactant Composition
BR112018015326B1 (pt) Composição aquosa livre de sulfato para higiene pessoal e uso de tais composições
BR112013012453B1 (pt) Aqueous composition and cleaning method
JP7454125B2 (ja) 洗浄料用組成物
US20230049117A1 (en) Hydratable concentrated surfactant composition
US11382847B2 (en) High polyol wash composition
US20240156706A1 (en) Personal care composition containing a biosurfactant
WO2024002645A1 (en) Reduced palm kernel reliant wash composition
WO2022233624A1 (en) Hydratable concentrated surfactant composition substantially free of isethionates
WO2016024229A1 (es) Composición de limpieza de cuidado personal que contiene materias primas naturales. y su método de preparación.