BR112013004081B1 - dispositivo para a introdução de notas de banco num dispositivo de processamento de notas de banco - Google Patents

dispositivo para a introdução de notas de banco num dispositivo de processamento de notas de banco Download PDF

Info

Publication number
BR112013004081B1
BR112013004081B1 BR112013004081-5A BR112013004081A BR112013004081B1 BR 112013004081 B1 BR112013004081 B1 BR 112013004081B1 BR 112013004081 A BR112013004081 A BR 112013004081A BR 112013004081 B1 BR112013004081 B1 BR 112013004081B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
adapter element
banknote processing
processing device
base body
adapter
Prior art date
Application number
BR112013004081-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013004081A2 (pt
Inventor
Marek Gawel
Heinz Fridrich
Original Assignee
Novomatic Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Novomatic Ag filed Critical Novomatic Ag
Priority claimed from PCT/EP2011/003875 external-priority patent/WO2012025189A1/de
Publication of BR112013004081A2 publication Critical patent/BR112013004081A2/pt
Publication of BR112013004081B1 publication Critical patent/BR112013004081B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Pinball Game Machines (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA A INTRODUÇÃO DE NOTAS DE BANCO NUM DISPOSITIVO DE PROCESSAMENTO DE NOTAS DE BANCO E MÁQUINA DE JOGO A presente invenção refere-se a um dispositivo para a introdução de notas de banco num dispositivo de processamento de notas de banco, que compreende um corpo de base, uma superfície de assentamento para a colocação em plano de uma nota de banco a ser introduzida, bem como pelo menos uma borda lateral de posicionamento para o posicionamento lateral e/ou a ligação exata da embocadura no/ao dispositivo de processamento de notas de banco. Quanto ao dispositivo trata-se particularmente de uma embocadura. De acordo com a invenção o dispositivo caracteriza-se por introduzir notas de banco num dispositivo de processamento de notas de banco por intermédio de meios de ajustamento, destinados a ajustar de forma variável a posição das bordas de posicionamento, perpendicularmente à direção de introdução das notas de banco através da embocadura.

Description

[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo para a introdução de notas de banco num dispositivo de processamento de notas de banco, que compreende um corpo de base, uma superfície de assentamento para assentamento em plano de uma nota de banco a ser introduzida, bem como pelo menos uma borda de posicionamento para o posicionamento lateral e/ou o encaixe exato da embocadura no dispositivo de processamento de notas de banco. No que se refere ao dispositivo, trata-se particularmente de uma embocadura.
[002] É vulgar, em máquinas de jogos a dinheiro, integrarem-se nas máquinas de jogo dispositivos de processamento de notas de banco que, por exemplo, verificam a sua autenticidade, lêem o valor das notas de banco, aceitam as notas de banco e as guardam em depósito ou, vice-versa, eventualmente também fornecem as notas de banco como prémios, ou as processam de outras formas. A fim de se poderem introduzir melhor as notas de banco num desses dispositivos de processamento de notas de banco, estão geralmente colocadas embocaduras frente à fenda de introdução das notas do dispositivo de processamento de notas de banco, as quais facilitam a introdução das notas de banco e servem como auxiliares da introdução. Tais embocaduras facilitam particularmente o posicionamento exato das notas de banco introduzidas. Para isso está prevista uma superfície de assentamento para assentar as notas de banco, a qual é geralmente limitada, de ambos os lados, por bordas de posicionamento, a fim de que as notas de banco sejam orientadas para o meio, perpendicularmente à direção de introdução, em relação à fenda de introdução ou a uma borda de introdução predeterminada.
[003] Dependendo do tipo de notas de banco para que o dispositivo de processamento de notas de banco está preparado, isto é, por exemplo dólares ou euros, rublos ou ienes, devem ser usadas diferentes embocaduras ou diferentes dispositivos de processamento de notas de banco, a fim de que cada uma das notas de banco possa ser colocada exatamente na posição desejada em relação à fenda de introdução do dispositivo de processamento de notas de banco e possa ser processada. Isto não constitui em si qualquer problema, desde que a embocadura esteja colocada em cada um dos dispositivos de processamento de notas de banco, de modo que cada um dos dispositivos de processamento de notas de banco possua a sua própria embocadura.
[004] Em máquinas de jogos a dinheiro é contudo vantajoso que o dispositivo de processamento de notas de banco esteja colocado e seguro no interior do compartimento da máquina de jogo, enquanto que a embocadura para a introdução das notas de banco está vantajosamente prevista numa parede frontal do invólucro ou está embutida na parede do compartimento, a fim de o aparelho de processamento das notas de banco, que se encontra por trás da parede do compartimento, fica protegido de manipulações. De forma vantajosa a referida embocadura pode para isso ser integrada na porta da máquina ou numa parte do compartimento semelhante a uma porta, de modo que a embocadura, ao ser articulada a porta da máquina para abrir, seja afastada do dispositivo de processamento de notas de banco e ao ser fechada a porta, se venha colocar precisamente em frente do dispositivo de processamento de notas de banco.
[005] Dado que este tipo de máquinas de jogo pode conter, para diferentes paises, diferentes dispositivos de processamento de notas de banco, a integração das embocaduras numa parte do compartimento da máquina significa, no entanto, que não pode ser utilizado nenhum compartimento de máquina uniforme, mas antes é necessário ter prontas e à disposição diversas variantes da embocadura para cada um. A abordagem de conceber para cada um de diferentes dispositivos de processamento de notas de banco, uma respetiva embocadura e integrá-la no correspondente compartimento da máquina de jogos, significa, no entanto, um dispêndio de construção e de montagem considerável e está ligado a custos correspondentes.
[006] Da US 2004/222296 é conhecido um autómato bancário, cujo painel frontal está munido de uma embocadura, através da qual é acessível um dispositivo de processamento instalado por trás do painel frontal. A largura livre da embocadura pode ser modificada por meio de peças de borda laterais perpendicularmente móveis, que são inseridas a partir do lado posterior do painel frontal, através de perfurações alongadas.
[007] É também conhecido, da EP 14 16 446 um autómato de jogo, em cujo painel frontal está prevista uma embocadura para a introdução de notas de banco, a qual possui uma superfície de assentamento, construída como uma grelha, para o assentamento plano das notas de banco a serem introduzidas.
[008] A presente invenção tem por isso como objeto fundamental a criação de um dispositivo aperfeiçoado de acordo com a técnica referida, que evita as desvantagens do estado da técnica e aperfeiçoa está de forma vantajosa. Será particularmente criada uma embocadura aperfeiçoada, que pode ser utilizada em múltiplos dispositivos diferentes de processamento de notas de banco, em que as bordas laterais de posicionamento, perpendiculares à direção de introdução das notas de banco, podem ser deslocadas com segurança, com precisão e de uma forma simples, para a posição desejada.
[009] Esse objeto é atingido, de acordo com a invenção, por meio de um dispositivo de acordo com a reivindicação 1, bem como com uma máquina de jogos de acordo com a reivindicação 11. Formas de realização preferidas da invenção são objeto das reivindicações subordinadas.
[010] É, portanto, proposto que se execute como mutável, pelo menos um posicionador ou borda integral da embocadura, ou se torne móvel o contorno de assentamento definido pelas bordas de posicionamento, que o contorno da instalação fornece ao dispositivo de processamento de notas de banco. Através de um deslizamento perpendicular do contorno de assentamento definido pelas bordas de posicionamento, a embocadura pode ser adaptada a diferentes dispositivos de processamento de notas de banco. De acordo com a invenção estão previstos meios de ajustamento, para o ajustamento variável da posição das bordas de posicionamento, perpendicularmente à direção de introdução das notas de banco. Para isso é particularmente vantajoso que os meios de ajustamento compreendam um elemento adaptador, que é montado de forma móvel sobre uma superfície de montagem em forma de cunha do corpo de base e que pode ser movimentado por meio da deslocação sobre a superfície em forma de cunha, perpendicularmente à direção de introdução. A superfície em forma de cunha transforma um movimento de acionamento do elemento adaptador sobre a superfície em forma de cunha, numa movimentação de avanço perpendicular à direção de introdução das notas de banco. 0 elemento adaptador pode, neste contexto, ser deslocado sobre a superfície em forma de cunha, na direção do fundo da embocadura, isto é, paralelamente à direção de introdução das notas de banco, mas no entanto numa direção aproximadamente perpendicular em relação às superficies de encosto de orientação lateral das notas de banco, ou numa direção sobreposta a essas duas direções, a fim de atingir o desejado movimento de avanço perpendicular à direção de introdução das notas de banco. As bordas de posicionamento podem, desse modo, ser colocadas em diferentes larguras, para dispositivos de processamento de notas de banco de diferentes larguras, pelo que a embocadura pode ser universalmente utilizada para diferentes dispositivos de processamento de notas de banco.
[Oil] Num aperfeiçoamento da invenção, a embocadura possui, vantajosamente, um par de bordas de posicionamento laterais, que estão instaladas em ligação com as superficies de encosto dos lados opostos da superfície de assentamento, pelo que, através dos referidos meios de ajustamento, a largura livre, situada entre as bordas de posicionamento, é ajustável. Basicamente suficiente pode ser aqui, que apenas uma das bordas de posicionamento seja construída ajustável da maneira referida, o que pode ser especialmente previsto para dispositivos de processamento de notas de banco, que não apresentem qualquer entrada de notas de banco centrada, mas antes uma entrada independente da largura das notas de banco, com um contorno de entrada determinado, desviado para a esquerda ou para a direita. Desse modo, a embocadura pode ser adaptada, em cada caso, a cada uma das necessárias entradas laterais de cada um dos dispositivos de processamento de notas de banco e/ou à posição relativa da embocadura e do dispositivo de processamento de notas de banco.
[012] No entanto, num aperfeiçoamento da invenção, ambas as bordas de posicionamento lateral têm cada uma delas instalado o meio de ajustamento do tipo referido, de modo que cada uma das duas bordas de posicionamento lateral é móvel em relação à posição do seu contorno de ligação ou contorno de encosto.
[013] De acordo com uma forma de realização vantajosa da invenção, o referido meio de ajustamento compreende um elemento adaptador, de preferência em forma de lamelas, que pode estar colocado sobre uma parte de corpo ou de base, de preferência fixa, de cada uma das bordas de posicionamento lateral. Através da colocação do referido elemento adaptador, as bordas de posicionamento são por assim dizer duplicadas ou engrossadas, de modo que a largura livre da embocadura se estreita.
[014] A fim de se conseguirem diferentes larguras da embocadura, ou se poderem estabelecer diferentes posições dos contornos das bordas, pode para isso ser previsto utilizarem-se diferentes elementos adaptadores substituíveis, com diferentes geometrias, ou usarem-se elementos adaptadores com geometrias iguais ou diferentes, em quantidades diversas, ou seja, para cada necessidade, colocarem-se dois ou mais elementos adaptadores uns atrás dos outros, no corpo de base das bordas de posicionamento.
[015] De maneira vantajosa está previsto, que o elemento adaptador seja ajustável perpendicularmente à direção de introdução das notas de banco e possa ser montado em diversas posições na referida parte de corpo das bordas de posicionamento, de modo que, através da modificação de um mesmo elemento adaptador, diferentes posições das bordas de posicionamento possam ser realizadas. Particularmente, o referido elemento adaptador é de tal modo montado de forma ajustável na referida parte de corpo, que ao ajustar-se o elemento adaptador, o referido elemento adaptador percorre uma componente de deslocação paralela à superfície de assentamento e perpendicular à direção de introdução das notas de banco, de maneira que a largura da fenda de introdução ou a largura livre da embocadura são modificadas ou cada um dos contornos de instalação é correspondentemente aj ustado.
[016] O referido elemento adaptador pode vantajosamente possuir uma superfície plana de montagem, com a qual o elemento adaptador pode ser montado sobre uma superfície de montagem construída no corpo de base da borda de posicionamento, em que vantajosamente a referida superfície de montagem é inclinada em ângulo agudo, no corpo de base, em relação à direção de introdução das notas de banco através da embocadura, para o interior e/ou em relação a uma vertical da superfície de assentamento da embocadura, de maneira que o elemento adaptador, por meio de uma deslocação sobre a referida superfície de montagem, sofre uma deslocação perpendicular à direção de introdução. Por meio de uma tal superfície de montagem, construída como superfície em forma de cunha, pode efetuar-se de uma forma simples um ajustamento fino, exato, da posição do elemento adaptador e com ele, da posição do contorno de encosto para o dispositivo de processamento de notas de banco ou para a nota de banco a ser introduzida, porque o elemento adaptador é empurrado por cima da superfície de montagem da peça de corpo da borda de posicionamento. Por cada tamanho do ângulo de inclinação pode, deste modo, produzir-se uma transformação, para mais ou para menos, de um tal movimento de deslize, num movimento perpendicular. Um bom compromisso entre suficiente deslocação, por um lado e suficiente precisão da colocação, por outro, pode ser conseguido por meio de um outro aperfeiçoamento da invenção, em que está previsto um ângulo de inclinação de cerca de 5o a 30°, de preferência de 10° a 20° .
[017] A superfície em forma de cunha, sobre a qual o elemento adaptador pode deslizar ou ser ajustado, pode possuir uma orientação vertical em relação à superfície de assentamento destinada ao assentamento plano das notas de banco e ser inclinada em ângulo agudo relativamente à direção de introdução das notas de banco, de preferência de tal modo que a superfície em forma de cunha se alargue na direção de introdução ou se torne mais larga na direção da profundidade da embocadura, de maneira que a largura livre da embocadura possa ser reduzida, quando o elemento adaptador seja deslocado no sentido contrário ao da direção de introdução das notas de banco, para o lado anterior da superfície em forma de cunha. Alternativa ou complementarmente a referida superfície em forma de cunha pode também estar inclinada num ângulo agudo relativamente à superfície de assentamento para o assentamento plano das notas de banco, isto é, não estar exatamente na perpendicular em relação à referida superfície de assentamento, de modo que, por meio de uma colocação mais elevada ou mais baixa do elemento adaptador seja ajustada a largura livre da embocadura.
[018] A fim de impedir ou dificultar um ajustamento não intencional do elemento adaptador, o elemento adaptador e/ou a superfície de montagem construída no corpo de base podem, vantajosamente, estar munidos de um perfil na superfície superior, o qual retém no seu lugar o elemento adaptador colocado sobre a superfície de montagem, sem uma força de pressão excessiva. O referido perfil da superfície superior pode fundamentalmente ser para isso construído de diferentes formas, sendo constituído por exemplo por um serrilhado ou por uma granulação do tipo de lixa de papel. No entanto, de preferência, o perfil da superfície superior possui uma estrutura orientada numa direção definida. Particularmente, o perfil da superfície superior pode ser construído em forma de nervuras ou de denteados, em que as nervuras ou dentes, de preferência construídos em forma de linhas, que vantajosamente se desenvolvem numa direção, produz uma grande resistência contra o deslizamento na direção da possibilidade de deslocação predeterminada do elemento adaptador sobre a superfície de montagem e também contra um deslizamento perpendicular a essa direção. Se, portanto, por exemplo o elemento adaptador for deslocado sobre as bordas de posicionamento de cima para baixo, a fim de se conseguir atingir o desejado ajustamento perpendicular, as nervuras ou dentes podem estar orientados horizontalmente, a fim de impedirem um indesejado deslizamento de cima para baixo ou vice-versa e com isso um ajustamento perpendicular não intencional.
[019] Para a fixação do elemento adaptador em cada uma das posições desejadas, podem ser previstos diferentes elementos ou meios de fixação. De acordo com uma forma de realização vantajosa da invenção, pode ser previsto um elemento de aperto, de preferência sob a forma de um rosca, para apertar firmemente o elemento adaptador contra o corpo de base da borda de posicionamento, em que vantajosamente o referido elemento de aperto pode ser recebido num furo alongado do elemento adaptador e/ou do corpo de base de forma a poder deslizar, a fim de permitir uma deslocação do elemento adaptador, sem soltar completamente o elemento de aperto. O referido elemento de aperto apenas precisa de ser ligeiramente desapertado, a fim de permitir um deslizamento do elemento adaptador e de voltar a ser apertado logo que o elemento adaptador tenha atingido a posição desejada.
[020] Alternativa ou complementarmente a um tal elemento de aperto, podem também estar previstos meios de retenção por ajuste de forma para a fixação do elemento adaptador. O trancamento pode, por exemplo, ser previsto como um fecho de aperto no afastador e/ou no corpo de base das bordas de posicionamento, a fim de se poder trancar o elemento adaptador na posição desejada.
[021] Se o elemento adaptador for retido da referida forma, por exemplo através de um parafuso, é vantajosa uma fixação segura contra a rotação para fora da desejada posição correta. Respetivos meios de fixação contra a rotação podem para isso ter diferentes construções e ser previstos no elemento adaptador e/ou no corpo de base da embocadura. De acordo com uma forma de realização vantajosa da invenção, pode ser previsto um dispositivo de orientação, o qual guia o elemento adaptador por meio do desvio numa direção predeterminada. Num aperfeiçoamento da invenção o elemento adaptador pode encostar, por uma face anterior, numa superfície de assentamento que serve como guia do corpo de base e deslizar ao longo dessa superfície, pelo que o elemento adaptador é seguro contra o movimento de rotação, através do encosto da superfície frontal contra a referida superfície de assentamento.
[022] Num aperfeiçoamento da invenção o elemento adaptador pode ser construído simétrico e apresentar uma chanfradura em forma de V na sua superfície frontal, de modo que cada uma das pernas da chanfradura em forma de V possa ser utilizada como segurança contra a rotação. Dependendo de qual o lado da embocadura ou em qual das duas bordas de posicionamento da embocadura esteja montado, o elemento adaptador, é usado, uma vez através de uma das pernas e outra vez através da outra perna da referida chanfradura em forma de V.
[023] Num aperfeiçoamento vantajoso da invenção a referida embocadura é construída separadamente do dispositivo de processamento de notas de banco, podendo a embocadura ser especialmente montada numa parte móvel do invólucro e/ou integrada nele, de modo que a embocadura, através do movimento de afastamento da parte do invólucro, possa ser afastada do dispositivo de processamento de notas de banco, que vantajosamente está montado no interior do compartimento da máquina. A embocadura pode particularmente estar colocada numa porta articulada, de modo que a embocadura, através da articulação da porta para fora, seja afastada do dispositivo de processamento de notas de banco e através da articulação da porta para dentro, seja recolocada com precisão diante do dispositivo de processamento de notas de banco.
[024] A invenção será a seguir descrita em mais pormenor, com a ajuda de um exemplo de forma de realização preferido e respetivos desenhos. Nos desenhos veem-se:
[025] Figura 1: Uma vista frontal, em perspetiva de uma máquina de jogo, que compreende um compartimento da máquina com uma porta articulada, em que na porta está prevista uma embocadura, destinada à introdução de notas de banco num dispositivo de processamento de notas de banco instalado no interior do compartimento da máquina,
[026] Figura 2: uma representação em perspetiva da embocadura, na porta do compartimento da máquina da Figura 1,
[027] Figura 3: uma vista posterior da embocadura das Figuras 1 e 2, numa direção de observação, que é oposta à da direção de introdução das notas de banco,
[028] Figura 4: uma vista em plano da embocadura da Figura 3, numa direção de observação perpendicular à superfície de assentamento, destinada ao assentamento das notas de banco,
[029] Figura 5: uma vista em corte da embocadura de acordo com as Figuras anteriores, tirada ao longo da linha A-A (Schnitt A-A) da Figura 3, que mostra o contorno das bordas perfiladas laterais e dos elementos adaptadores em forma de lamelas nelas colocados,
[030] Figura 6: uma vista lateral da embocadura da Figura 3,
[031] Figura 7: uma vista em corte da embocadura de acordo com as Figuras anteriores, feita ao longo da linha B-B (Schnitt B-B) da Figura 3, que mostra o encosto do elemento adaptador, com uma das pernas da sua chanfradura em forma de V, numa superfície de assentamento da embocadura,
[032] Figura 8: uma vista posterior da embocadura, semelhante à da Figura 3 que, comparativamente com a Figura 3 mostra um elemento adaptador reto numa posição ajustada, a qual significa uma pequena superfície livre entre as bordas perfiladas laterais,
[033] Figura 9: uma vista em corte da embocadura de acordo com as anteriores Figuras, ao longo da linha A-A {Schnitt A-A) da Figura 8, que mostra o elemento adaptador reto numa posição de ajustamento mais recolhida para o interior,
[034] Figura 10: uma vista em plano de um dos elementos adaptadores para a configuração da largura livre entre as bordas perfiladas laterais da embocadura e
[035] Figura 11: uma vista frontal do elemento adaptador da Figura 10, que mostra uma face superior perfilada, da superfície de montagem do elemento adaptador, em forma de nervuras ou de dentes.
[036] A máquina de jogo apresentada na Figura 1 é, na forma de realização ilustrada, construída como uma máquina de topo inclinado, a qual compreende um compartimento da máquina 2 tipo armário, no qual, estão previstos de uma forma que é em si conhecida, uma unidade de apresentação, sob a forma de dois ecrãs de imagem e um campo de informação, colocado entre eles, para fornecer indicações de jogo. No lado anterior do compartimento da máquina 2, numa metade inferior, está prevista uma seção de painel de serviço 4, a qual pode incluir botões de serviço para comando do jogo. Além disso, está prevista no lado anterior do compartimento da máquina 2, aproximadamente na zona da referida seção de painel de serviço 4, uma embocadura 5 para introdução de notas de banco num dispositivo de processamento de notas de banco 6. Enquanto que o dispositivo de processamento de notas de banco 6 está colocado no interior do compartimento da máquina 2, a referida embocadura 5 fica no lado exterior do compartimento da máquina 2 ou a embocadura 5 está integrada numa seção da parede do compartimento da máquina 2. Dito com mais precisão, a embocadura 5 está prevista na porta 7 do compartimento da máquina 2, de modo que a embocadura 5 possa ser movimentada, com a abertura ou o fecho da porta do compartimento 7, para se afastar do dispositivo de processamento de notas de banco 6 ou se colocar precisamente em frente do dispositivo de processamento de notas de banco 6.
[037] Na forma de realização apresentada de acordo com a Figura 1 a referida porta do compartimento 7 é articulável em volta de um eixo vertical 30 no corpo de base do compartimento 8, de modo que a referida embocadura 5, com a articulação para fora ou para dentro da porta do compartimento 7, se articule em afastamento ou em aproximação do dispositivo de processamento de notas de banco 6. A referida embocadura 5 constitui uma parte da parede do compartimento da máquina 2 ou a embocadura 5 encontra-se unida fixamente à parede do compartimento.
[038] Como mostram as Figuras 1 e 2, a embocadura 5 tem o formato de um corpo de base 9, com um contorno em forma de calha quadrada, que limita uma calha de receção 10 e retirada de notas de banco.
[039] A embocadura 5 possui para isso uma superfície de assentamento 11, representada deitada na referida forma de realização, que na forma de realização representada não é de construção lisa, mas antes possui contornos em forma de nervuras. É de notar em relação a isso, que a superfície de assentamento 11 não tem de definir qualquer superfície continua, mas antes pode ser construída como, por exemplo, uma grelha de barras ou reticular, que com respetivas seções de contorno constitui uma superfície para a colocação em plano das notas de banco.
[040] A superfície de assentamento 11 pode ainda ser de construção curva, por exemplo em forma de semicírculo ou circular, de modo que, vantajosamente, também notas realizadas em formato circular possam ser inseridas ou processadas sem dificuldade.
[041] Além disso a embocadura 5 compreende, no seu lado posterior virado para o dispositivo de processamento de notas 6, ligadas à superfície de assentamento 11, duas bordas de posicionamento 12 e 13, situadas em lados opostos da superfície de assentamento 11, que limitam lateralmente a superfície de assentamento 11 ou o seu prolongamento, as quais na forma de realização apresentada estão dirigidas verticalmente.
[042] Finalmente, a referida calha de receção 10 é limitada posteriormente por uma parede frontal 14, que une as duas bordas de posicionamento 12 e 13 uma à outra e se projeta perpendicularmente em relação a cada uma das bordas de posicionamento 12 e 13, assim como à superfície de assentamento 11. Na zona de sobreposição entre a referida parede frontal 14 e a referida superfície de assentamento 11, a embocadura 5 possui uma fenda de introdução 15, através da qual as notas de banco podem ser introduzidas no dispositivo de processamento de notas de banco 6, que se encontra por trás dela, dispositivo de processamento de notas de banco 6 esse, que possui uma ranhura de introdução correspondente, que se situa precisamente por trás da ranhura de introdução 15 da embocadura 5 e que é delimitada pelas bordas de posicionamento 12 e 13.
[043] Como mostram as Figuras 3 a 7 , as bordas de posicionamento 12 e 13 da embocadura 5 compreendem uma zona de saida 16, na qual as referidas bordas de posicionamento 12 e 13 são afastadas em forma de V ou de funil. Por meio do estreitamento orientado para a ranhura de introdução 15, essa zona de saida 16 do dispositivo de processamento de notas de banco 6 pode ser enfiada facilmente na embocadura 5.
[044] Na referida zona de saida 16 estão previstos, no corpo de base 9 de cada uma das bordas de posicionamento 12 e 13, elementos adaptadores em forma de lamelas 17 e 18, os quais constituem o contorno de encosto das bordas de posicionamento 12 e 13, para o posicionamento das notas de banco ou do dispositivo para processamento de notas de banco 6 adjacente. Os referidos elementos adaptadores 17 e 18 constituem, virados um para o outro, o contorno interno das bordas de posicionamento 12 e 13, entre as quais as notas de banco podem ser introduzidas.
[045] Os referidos elementos adaptadores 17 e 18 têm, na forma de realização representada, o formato de lamelas planas, com uma espessura essencialmente uniforme, podendo, no entanto, em formas de realização alternativas, ser também construídos elementos adaptadores em forma de cunha.
[046] Os referidos elementos adaptadores 17 e 18 estão encostados, cada um deles, pelo seu lado posterior, que constitui uma superfície de montagem dos elemento adaptadores 17 e 18, de forma plana contra uma superfície de montagem 19 ou 20 construída nos corpos de base 9 das bordas de posicionamento 12 e 13, de maneira que os elementos adaptadores 17 e 18 assentem totalmente.
[047] Conforme mostram as Figuras 3 e 5, as referidas superficies de montagem 19 e 20 do corpo de base 9, são superficies inclinadas, que são inclinadas em ângulo agudo relativamente à direção de introdução das notas de banco e que se alargam na direção do dispositivo de processamento de notas de banco, como mostra a Figura 5. Desse modo, a largura livre entre ambos os elementos adaptadores 17 e 18 pode ser variada de tal modo, que os referidos elementos 17 e 18 deslizem sobre as referidas superficies inclinadas das superficies de montagem 19 e 20. Se os elementos adaptadores 17 e 18 forem feitos deslizar na direção da superfície de assentamento 11 da embocadura 5, a distância entre os elementos adaptadores 17 e 18 é menor, enquanto que, pelo contrário, com o deslizamento dos elementos adaptadores 17 e 18 para fora da superfície de assentamento, na direção do dispositivo de processamento de notas de banco 6, a largura livre se torna maior. Isso mostra uma comparação entre as Figuras 3 e 8 ou uma comparação entre as Figuras 5 e 9, em cada uma das quais apenas o elemento adaptador direito foi feito deslizar.
[048] A fim de se poderem fixar os elementos adaptadores 17 e 18 na posição desejada, os elementos adaptadores 17 e 18 podem, na forma de realização apresentada, ser rigidamente fixados com um elemento de aperto 21, sob a forma de um parafuso, a cada uma das superficies de montagem 19 ou 20 do corpo de base 9. A fim de permitir uma instalação variável, o referido elemento de aperto 21 é introduzido de forma deslizante numa perfuração alongada 22, a qual, na forma de realização apresentada, está prevista no corpo de base 9 da embocadura 5, mas que no entanto também pode estar prevista em cada um dos elementos adaptadores 17 e 18. Como mostra a Figura 6, a referida perfuração alongada 22 desenvolve-se na direção da deslocação desejada do elemento adaptador 17 ou 18 e especialmente na direção da inclinação das superficies de montagem 19 e 20.
[049] A fim de impedir um deslizamento involuntário dos elementos adaptadores 17 e 18 sobre o corpo de base 9 devido a um elemento de aperto 21 apenas ligeiramente apertado, é vantajoso que, pelo menos numa das superficies envolvidas na retenção dos elementos adaptadores 17 e 18 e do corpo de base 9, esteja prevista uma perfilagem da superfície superior 23, que poderá ser vantajosamente construída em forma de nervuras ou de um denteado. Vantajosamente, a perfilagem da superfície superior 23 está aqui orientada de tal modo, que um deslizamento na direção da referida fenda alongada 22 é contrariado. Vantajosamente a perfilagem da superfície superior 23 é aqui constituída por nervuras ou denteados orientados perpendicularmente à fenda alongada 22. Como mostra a Figura 11, os elementos adaptadores 17 e 18 podem ser munidos de denteados longitudinais.
[050] Para, com o deslizamento dos elementos adaptadores 17 e 18 sobre as superfícies de montagem 19 e 20 das bordas de posicionamento 12 e 13, se manterem os elementos adaptadores 17 e 18 num direcionamento rotativo desejado, os referidos elementos adaptadores 17 e 18 encostam, por uma face frontal, num contorno de guia do corpo de base 9, o qual pode ser construído sob a forma de uma saliência perpendicular à inclinação das superfícies de montagem 19 e 20, conforme Figura 3 e Figura 7. Especialmente, os elementos adaptadores 17 e 18 podem estar munidos, nas suas faces frontais, de uma chanfradura 24, de modo que cada uma delas, que forma uma perna da chanfradura 24 em forma de V, venha encostar no correspondente contorno de guia inclinado 25 no corpo de base 9, conforme Figura 3 e Figura 7. Por meio da construção simétrica dos elementos adaptadores 17 e 18 pode-se proceder com um único tipo de elemento adaptador 17 e 18 de ambos os lados da embocadura 5, isto é, por meio da inversão dos elementos adaptadores estes podem ser montados, seja no lado direito, seja no lado esquerdo da embocadura 5, pelo que qualquer perna da referida chanfradura inclinada em forma de V 24 pode encostar contra o contorno de guia 25 do corpo de base 9.

Claims (8)

1. DISPOSITIVO (5) PARA A INTRODUÇÃO DE NOTAS DE BANCO NUM DISPOSITIVO DE PROCESSAMENTO DE NOTAS DE BANCO (6), que compreende: - um corpo de base (9), uma superfície de assentamento (11) para o assentamento em plano de uma nota de banco a ser introduzida, - pelo menos uma borda de posicionamento lateral (12, 13) para o posicionamento lateral e/ou para a ligação precisa do dispositivo (5) ao dispositivo de processamento de notas de banco (6), de modo a se ajustar precisamente, e caracterizado por compreender um elemento adaptador (17, 18), para o ajustamento variável de uma posição da borda de posicionamento, o elemento adaptador tendo uma forma de lamela e sendo montado de forma ajustável sobre uma superfície de montagem (19, 20), construída em forma de cunha, do corpo de base, em que o elemento adaptador pode ser ajustado por meio da mudança de posição na superfície de montagem em forma de cunha perpendicularmente à direção de introdução.
2. DISPOSITIVO (5), de acordo com a reivindicação anterior 1, caracterizado por pelo menos uma borda de posicionamento lateral ser um par de bordas de posicionamento laterais (12, 13) tendo uma largura livre entre o par de bordas de posicionamento lateral (12, 13) que é ajustável por intermédio de um meio de ajustamento (26).
3. DISPOSITIVO (5), de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo elemento adaptador (17, 18) ser provido com uma perfilagem da superfície (23), em que a perfilagem da superfície (23) é construída, de preferência, em forma de nervuras ou de denteados e/ou proporciona maior resistência contra o deslizamento na mesma direção da capacidade de deslocação predeterminada do elemento adaptador sobre a superfície de montagem que o deslocamento perpendicular à dita direção da capacidade de deslocação predeterminada.
4. DISPOSITIVO (5), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um elemento de aperto (21) estar previsto para apertar o elemento adaptador (12, 13) sobre o corpo de base, em que o elemento de aperto (21) é recebido de forma deslizante numa perfuração alongada (22) no elemento adaptador (12, 13) e/ou no corpo de base (9).
5. DISPOSITIVO (5), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo elemento adaptador (12, 13) e/ou o corpo de base (9) estarem munidos de meios contra rotação e/ou meios de direcionamento para o fornecimento de uma posição giratória preestabelecida do elemento adaptador (17, 18), em que os referidos meios de segurança contra a rotação e/ou de direcionamento compreendem uma superfície frontal do elemento adaptador (17, 18) e uma superfície de encosto no corpo de base (9), na qual a referida superfície frontal do elemento adaptador (17, 18) pode vir encostar.
6. DISPOSITIVO (5), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo elemento adaptador (17, 18) ser construído simétrico e apresentar uma chanfradura (24) em forma de V no lado frontal do elemento adaptador (17, 18), em que cada um dos elementos adaptadores (17, 18), segundo o lado da montagem do elemento adaptador (17, 18), forma um outro membro da chanfradura em forma de V (24), com um contorno de encosto, que pode ser trazido a contatar com a respetiva borda de posicionamento (12, 13).
7. DISPOSITIVO (5), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo dispositivo (5) ser construído separado do dispositivo de processamento de notas de banco (6).
8. DISPOSITIVO (5), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo dispositivo (5) estar montado numa parte móvel de compartimento, de um compartimento de uma máquina (2) e o dispositivo de processamento de notas de banco (6) estar colocado no interior do referido compartimento da máquina (2), em que o dispositivo (5) pode ser afastado do dispositivo de processamento de notas de banco (6) ou, pelo contrário, ser posicionado exatamente frente ao dispositivo de processamento de notas de banco (6), em que o dispositivo (5) está colocado numa porta articulável do compartimento (7) e através da abertura ou fecho articulado da porta do compartimento (7), pode ser afastado do dispositivo de processamento de notas de banco (6), e pelo contrário, pode ser colocado no dispositivo de processamento de notas de banco (6) ou posicionado exatamente frente ao dispositivo de processamento de notas de banco (6).
BR112013004081-5A 2010-08-25 2011-08-02 dispositivo para a introdução de notas de banco num dispositivo de processamento de notas de banco BR112013004081B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP100088426 2010-08-25
EP10088426 2010-08-25
PCT/EP2011/003875 WO2012025189A1 (de) 2010-08-25 2011-08-02 Vorrichtung zum einführen von banknoten in ein banknotenbearbeitungsgerät

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013004081A2 BR112013004081A2 (pt) 2017-10-31
BR112013004081B1 true BR112013004081B1 (pt) 2020-11-10

Family

ID=62529322

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013004081-5A BR112013004081B1 (pt) 2010-08-25 2011-08-02 dispositivo para a introdução de notas de banco num dispositivo de processamento de notas de banco

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR112013004081B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR112013004081A2 (pt) 2017-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DK1886390T3 (en) SHIELDED FRAME
ES2776984T3 (es) Guía de extracción para un cajón con mecanismo para el ajuste lateral del cajón
ES2748976T3 (es) Mobiliario y método para fijar un cajón
ES2524418T3 (es) Elemento de sujeción de cable
ES2534486T3 (es) Mueble con al menos una primera pieza de mueble y una segunda pieza de mueble
ES2841331T3 (es) Llave para controlar un bloqueo con un tapón cilíndrico y bloqueo para validar esta llave
BRPI0614505A2 (pt) sistema de fechadura e chave, fechadura de tambor, lingueta de trancamento em uma fechadura de tambor, chave e matriz de chave
ES2694565T3 (es) Dispositivo de bloqueo de extracción
PT91447B (pt) Dispositivo de fecho e chave reversivel
BR112014030439B1 (pt) dispositivo de bloqueio para a inserção em um recesso de uma unidade a bloquear; e utilização de um dispositivo de bloqueio
ES2753420T3 (es) Dispositivo para realizar cortes a inglete
RO118028B1 (ro) Inchizator cilindric cu cheie profilata
ES2393858T3 (es) Unidad de construcción formada por un primero y segundo componentes de muebles que se pueden conectar por medio de un dispositivo de unión y se pueden ajustar mutuamente
BR112013004081B1 (pt) dispositivo para a introdução de notas de banco num dispositivo de processamento de notas de banco
SI21853A (sl) Ploscat kljuc za cilindricno kljucavnico, postopek izdelave le-tega in cilindricna kljucavnica
PT2118409E (pt) Canhão de fechadura com proteção contra o desgaste
US9230384B2 (en) Device for inserting bank notes into a bill acceptor
ITPD20120053A1 (it) Unità di impilatura di lamelle su una scaletta di sostegno con traversi doppi per la produzione di tende veneziane
ES2266151T3 (es) Sistema de perfiles.
ES2248603T3 (es) Molde ajustable.
DK2941520T3 (en) KEY WITH MOVING ELEMENT LOCATED IN KEY SHEET
US5564486A (en) Adjustable view-shielding device
KR20130017791A (ko) 도어잠금장치 및 이를 구비한 매체자동처리기
GB2426548A (en) Device for adjusting the height of an H-point machine
ES2754377T3 (es) Guía corredera

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06T Formal requirements before examination
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/08/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.