BR112012033717B1 - Dispositivo de rede de acesso, equipamento de usuário e respectivos métodos de configuração de recursos de sinal de referência de demodulação - Google Patents

Dispositivo de rede de acesso, equipamento de usuário e respectivos métodos de configuração de recursos de sinal de referência de demodulação Download PDF

Info

Publication number
BR112012033717B1
BR112012033717B1 BR112012033717-3A BR112012033717A BR112012033717B1 BR 112012033717 B1 BR112012033717 B1 BR 112012033717B1 BR 112012033717 A BR112012033717 A BR 112012033717A BR 112012033717 B1 BR112012033717 B1 BR 112012033717B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
configuration
combinable
transmission layers
dmrs
occ
Prior art date
Application number
BR112012033717-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012033717A2 (pt
Inventor
Yang Li
Mingyu Zhou
Yuan Xia
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd. filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd.
Publication of BR112012033717A2 publication Critical patent/BR112012033717A2/pt
Publication of BR112012033717B1 publication Critical patent/BR112012033717B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0048Allocation of pilot signals, i.e. of signals known to the receiver
    • H04L5/0051Allocation of pilot signals, i.e. of signals known to the receiver of dedicated pilots, i.e. pilots destined for a single user or terminal
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/23Control channels or signalling for resource management in the downlink direction of a wireless link, i.e. towards a terminal

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

método e dispositivo pertinente de configuração de recursos de sinal de referência de demodulação as modalidades da presente invenção revelam métodos e dispositivos pertinentes de configuração de recursos de um sinal de referência de demodulação, em que um método de configuração de recursos de um sinal de referência de demodulação pode compreender: determinar o número de camadas de transmissão do ue para transmitir dados de enlace de subida; selecionar configurações combináveis de cs e sequência occ necessárias para gerar sequências dmrs de respectivas camadas de transmissão do ue para transmitir dados de enlace de subida, de um item de configuração combinável de múltiplos itens de configurações combináveis de cs e sequência occ que são predefinidos, direcionados para o número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, e utilizáveis para gerar sequências de sinais de referência de demodulação dmrs de respectivas camadas de transmissão, com base no número determinado de camadas de transmissão; gerar e entregar para o ue uma sinalização de controle contendo informação de indicação de configuração. as soluções das modalidades da presente invenção podem simplificar a complexidade de um protocolo descrevendo as configurações de recursos dmrs, e são úteis para reduzir interferência dmrs entre palavras códigos.

Description

DISPOSITIVO DE REDE DE ACESSO, EQUIPAMENTO DE USUÁRIO E RESPECTIVOS MÉTODOS DE CONFIGURAÇÃO DE RECURSOS DE SINAL DE REFERÊNCIA DE DEMODULAÇÃO CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito ao campo de tecnologia de telecomunicações, em particular a um método e dispositivo pertinente de configuração de recursos de um sinal de referência de demodulação.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Em um sistema de Evolução de Longo Prazo (LTE) de um Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP), uma transmissão de dados de enlace de subida usualmente usa um Sinal de Referência de Demodulação (DMRS) para estimativa de canal.
Uma estação base aloca um Bloco de Recursos Físicos (PRB) ou PRBs para transmitir dados de enlace de subida para cada Equipamento de Usuário (UE) necessitando transmitir dados de enlace de subida, considerando que a granularidade mínima do mapeamento de recursos é referida como Elemento de Recurso (RE), e os recursos para carregar DMRS estão localizados dentro dos PRBs para transmitir dados de enlace de subida alocados pela estação base para o UE. Por exemplo, a estrutura de frequência piloto de um DMRS de enlace de subida de LTE Rel-8 está mostrada na figura 1. Um subquadro consiste de 14 símbolos, os quais são divididos em dois intervalos, cada intervalo contendo 7 símbolos. Dentro de cada PRB alocado, o elemento de recurso carregando DMRS ocupa o quarto e o décimo primeiro símbolo, isto é, os símbolos no meio de cada intervalo. Uma sequência DMRS pode ser gerada ao deslocar de forma cíclica uma sequência de Amplitude Constante Com Correlação Zero (CAZAC). Sequências CAZAC diferentes geram sequências DMRS diferentes. A estação base informa por meio de uma sinalização de controle um UE a respeito do Deslocamento Cíclico (CS) usado para gerar a sequência DMRS, e o UE gera a sequência DMRS de acordo com a sinalização de controle.
Em um sistema LTE-Avançado (LTE-A), para aumentar adicionalmente a taxa de transmissão de enlace de subida de um UE, transmissão de Múltiplas Entradas, Múltiplas Saídas (MIMO) de enlace de subida é introduzida. O UE pode executar uma transmissão de multiplexação espacial de múltiplas camadas. Para suportar a transmissão de múltiplas camadas, a estação base necessita alocar respectivas sequências DMRS para camadas de transmissão do UE, as quais são ortogonais umas às outras. A fim de não aumentar complexidade do projeto de sistema, as respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão podem ocupar os mesmos recursos de tempo-frequência. Isto é, o padrão de tempo-frequência de DMRS de LTE Rel-8 ainda é usado, e ortogonalidade por divisão de código é alcançada ao configurar diferentes CSs para gerar as sequências DMRS.
Para escalonamento MIMO de múltiplos usuários (MU-MIMO), isto é, pelo menos dois UEs são casados para transmissão, se os recursos PRB alocados pela estação base para os UEs casados não estiverem alinhados, então os comprimentos das sequências DMRS usadas pelos UEs casados são diferentes. Sequências DMRS de comprimentos diferentes não podem ser ortogonalizadas com divisão de código somente por meio de CSs. Para assegurar a ortogonalidade entre as sequências DMRS de UEs de MU-MIMO com recursos PRB não alinhados alocados, o sistema LTE-A introduz um modo de divisão de código baseado em sequência de Códigos de Cobertura Ortogonais (OCC), isto é, além de alocar para cada UE um CS para gerar sequência DMRS, diferentes sequências OCC também serão alocadas para agir na sequência DMRS de dois intervalos de um PRB.
As sequências OCC podem ser {1, 1} e {1, -1}. Pode ser assumido que o UE1 e o UE2 são UEs casados escalonados para MU-MIMO, e a sequência {1, 1} é alocada para o UE1, a sequência {1, -1} é alocada para o UE2. Dentro do primeiro intervalo de um certo PRB, UE1 e UE2 multiplicam a sequência DMRS gerada após deslocamento cíclico pelo primeiro bit da sequência OCC, e dentro do segundo intervalo eles multiplicam a sequência DMRS gerada após deslocamento cíclico pelo segundo bit da sequência OCC. Em tal caso, para alcançar ortogonalidade, os CSs usados por cada UE dentro dos dois intervalos de um PRB são os mesmos, e os UEs não executam salto de grupo de sequência entre os intervalos. Como uma sequência OCC também pode fortalecer adicionalmente a ortogonalidade entre DMRSs para múltiplas camadas, em um sistema LTE-A, uma sequência OCC também pode ser aplicada para ortogonalidade DMRS para um único UE MIMO. Isto é, diferentes sequências OCC podem ser alocadas para diferentes camadas de transmissão de um único UE. Em tal caso, uma sinalização de controle entregue pela estação base necessita informar o UE a respeito do CS e da sequência OCC exigidos para gerar as respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão.
A proposta R1-101008 corrente apresenta múltiplas configurações combináveis de CS e sequência OCC que podem ser aplicadas na geração de sequências DMRS, em que diferentes configurações combináveis de CS e sequência OCC podem ser estabelecidas correspondendo a número de camada de transmissão diferente de um UE. As múltiplas configurações combináveis baseadas em diferentes valores de classificação, os quais são apresentados pela proposta R1-101008, estão mostradas especificamente na Tabela 1 (pode ser chamada de tabela de configurações de recursos DMRS).
Figure img0001
Figure img0002
Na tabela 1, classificação denota o número de camadas de transmissão de um UE para transmitir dados de enlace de subida. Na Tabela 1, por exemplo, assumindo que o sistema pode suportar no máximo quatro camadas de transmissão, a estação base seleciona a configuração combinável de CS e sequência OCC alocada para o UE na Tabela 1 predefinida, e informa o UE a respeito dos valores de classificação e do número de configuração de recurso DMRS. O UE pesquisa na Tabela 1 predefinida de acordo com o valor de classificação e o número de configuração de recurso DMRS informados, e obtém o item de configuração combinável do CS e recurso de sequência OCC utilizável para gerar a sequência DMRS e alocada pela estação base.
Ao estudar e praticar a técnica anterior, o inventor descobriu que, no modo de configuração de recurso DMRS corrente, os itens de configurações combináveis dos recursos CS e de sequência OCC estabelecidos correspondendo a diferentes valores de classificação são independentes uns dos outros, os quais por alguma extensão aumentam a complexidade para definição de especificação.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Modalidades da presente invenção fornecem um método e dispositivo pertinente para configurar recursos para um sinal de referência de demodulação, o que pode simplificar a complexidade de descrever a especificação a respeito da configuração combinável de CS e sequência OCC que são exigidos para gerar DMRS, e pode reduzir a interferência entre DMRSs de palavras códigos.
Para resolver os problemas técnicos indicados acima, as modalidades da presente invenção fornecem os seguintes esquemas técnicos:
Um método de configuração de recursos de um sinal de referência de demodulação, incluindo:
determinar o número de camadas de transmissão de Equipamento de Usuário (UE) para transmitir dados de enlace de subida;
selecionar, com base no número determinado de camadas de transmissão, uma configuração combinável de CS e sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS da camada de transportes do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de recursos CS e de sequência OCC, onde os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são utilizáveis para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão, e onde uma primeira condição de configuração é satisfeita entre os diversos itens dos itens de configurações combináveis predefinidos, e a primeira condição de configuração inclui que sequências OCC diferentes são configuradas entre os itens de configurações combináveis que são configurados com pelo menos dois recursos CS iguais;
gerar uma sinalização de controle e entregar a sinalização de controle para o UE, onde a sinalização de controle contém informação de indicação de configuração, e a informação de indicação de configuração indica a configuração combinável selecionada do CS e sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida.
Um método de configuração de recursos de um sinal de referência de demodulação, incluindo:
receber uma sinalização de controle contendo informação de indicação de configuração entregue por um dispositivo de rede de acesso, onde a informação de indicação de configuração indica uma configuração combinável de recursos CS e de sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, a combinação configuração é selecionada pelo
dispositivo de rede de acesso, com base em um número determinado de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, e os múltiplos itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, e são utilizáveis para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão;
determinar a configuração combinável de CS e sequência OCC a partir de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC de acordo com a informação de indicação de configuração, onde a configuração combinável é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso e é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são utilizáveis para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão;
gerar as respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida ao usar recursos CS e de sequência OCC correspondendo à configuração combinável determinada.
Um dispositivo de rede de acesso, incluindo:
um módulo de determinação, configurado para determinar o número de camadas de transmissão de um UE para transmitir dados de enlace de subida;
um módulo de seleção de configuração, configurado para selecionar, com base no número de camadas de transmissão determinado pelo módulo de determinação, uma configuração combinável de CS e sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, onde os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão, e onde uma primeira condição de configuração é satisfeita entre o itens de configurações combináveis predefinidos, e a primeira condição de configuração inclui que sequências OCC diferentes são configuradas entre os itens de configurações combináveis que são configurados com pelo menos dois recursos CS iguais;
um módulo de indicação, configurado para gerar sinalização de controle e entregar a sinalização de controle para o UE, onde a sinalização de controle contém informação de indicação de configuração, e a informação de indicação de configuração indica a configuração combinável do CS e sequência OCC que é selecionada pelo módulo de seleção de configuração e é exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida.
Equipamento de usuário, incluindo:
um módulo de recepção, configurado para receber sinalização de controle contendo informação de indicação de configuração entregue por um dispositivo de rede de acesso, onde a informação de indicação de configuração indica uma configuração combinável de CS e sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão de um UE para transmitir dados de enlace de subida, a configuração de combinação é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso, com base em um número determinado de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão;
um módulo de determinação de configuração, configurado para determinar a configuração combinável de CS e sequência OCC a partir de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC de acordo com a informação de indicação de configuração contida na sinalização de controle recebida pelo módulo de recepção, onde a configuração combinável é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso e é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão;
um módulo de geração, configurado para gerar as respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida ao usar CS e sequência OCC correspondendo à configuração combinável determinada pelo módulo de determinação de configuração.
Um produto de programa de computador em um dispositivo de rede de acesso, configurado para armazenar as indicações executáveis do dispositivo de rede de acesso, onde o produto de programa de computador inclui:
uma mídia de armazenamento legível por computador, incluindo:
um primeiro código, configurado para ativar um computador para determinar o número de camadas de transmissão de Equipamento de Usuário (UE) para transmitir dados de enlace de subida;
um segundo código, configurado para ativar um computador para selecionar, com base no número determinado de camadas de transmissão, uma configuração combinável de Deslocamento Cíclico (CS) e sequência de Códigos de Cobertura Ortogonais (OCC) que é exigida para gerar respectivas sequências de Sinais de Referência de Demodulação (DMRS) das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, onde os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão, e onde uma primeira condição de configuração é satisfeita entre os itens de configurações combináveis predefinidos, e a primeira condição de configuração inclui que sequências OCC diferentes são configuradas entre os itens de configurações combináveis que são configurados com pelo menos dois recursos CS iguais;
um terceiro código, configurado para ativar um computador para gerar sinalização de controle e entregar a sinalização de controle para o UE, onde a sinalização de controle contém informação de indicação de configuração, e a informação de indicação de configuração indica a configuração combinável selecionada do CS e sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida.
Um produto de programa de computador em um dispositivo de rede de acesso, configurado para armazenar as indicações executáveis do dispositivo de rede de acesso, onde o produto de programa de computador compreende:
uma mídia de armazenamento legível por computador, incluindo:
um primeiro código, configurado para ativar um computador para receber sinalização de controle contendo informação de indicação de configuração entregue por um dispositivo de rede de acesso, onde a informação de indicação de configuração indica uma configuração combinável de recursos de Deslocamento Cíclico (CS) e de sequência de Códigos de Cobertura Ortogonais (OCC) que é exigida para gerar respectivas sequências de Sinais de Referência de Demodulação (DMRS) de camadas de transmissão de Equipamento de Usuário (UE) para transmitir dados de enlace de subida, a configuração de combinação é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso, com base em um número determinado de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão;
um segundo código, configurado para ativar um computador para determinar a configuração combinável de CS e sequência OCC a partir de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC de acordo com a informação de indicação de configuração contida na sinalização de controle recebida pelo módulo de recepção, onde a configuração combinável é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso e é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão;
um terceiro código, configurado para ativar um computador para gerar as respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida ao usar CS e sequência OCC correspondendo à configuração combinável determinada pelo módulo de determinação de configuração.
Uma mídia de armazenamento legível por computador aplicável a um dispositivo de rede de acesso ou equipamento de usuário em um sistema de comunicação, onde a mídia de armazenamento é configurada para armazenar múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, onde os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão, e onde uma primeira condição de configuração é satisfeita entre os itens de configurações combináveis predefinidos, e a primeira condição de configuração inclui que sequências OCC diferentes são configuradas entre os itens de configurações combináveis que são configurados com pelo menos dois recursos CS iguais.
Pode ser visto a partir do exposto cima que as modalidades da presente invenção podem predefinir somente múltiplos itens de configurações combináveis de CS e sequência OCC com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, onde os itens de configurações combináveis são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão; e a configuração combinável de CS e sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é um subconjunto de configuração de um dos múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos. Este modo de implementação pode simplificar a complexidade de descrever padronização a respeito de gerar configurações combináveis de recursos CS e de sequência OCC utilizáveis para gerar DMRS, e é relativamente fácil para padronização e implementação sistemática. Estabelecer condições de configuração para os modos de configuração de recursos CS e de sequência OCC em respectivos itens de configurações combináveis predefinidos é benéfico para reduzir a interferência DMRS entre palavras códigos.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
Na descrição a seguir, desenhos a ser usados para explicar as modalidades da invenção ou as técnicas anteriores são descritos resumidamente para explicar as soluções técnicas das modalidades da presente invenção ou das técnicas anteriores mais claramente. Obviamente, os desenhos tal como descrito no exposto a seguir ilustram somente algumas modalidades da presente invenção. Para os versados na técnica, outros desenhos são facilmente obteníveis de acordo com estes desenhos, sem qualquer esforço criativo.
A figura 1 é um diagrama esquemático da estrutura de frequência piloto de DMRS de enlace de subida de um LTE Rel-8;
A figura 2 é um fluxograma de um método de configuração de recursos de um sinal de referência de demodulação de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A figura 3 é um diagrama esquemático de um dispositivo de rede de acesso de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A figura 4 é um diagrama esquemático de equipamento de usuário de acordo com uma modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES
As modalidades da presente invenção fornecem um método e dispositivo pertinente para configurar recursos para um sinal de referência de demodulação, o que pode simplificar a complexidade de descrever a especificação a respeito da configuração combinável de CS e sequência OCC que são exigidos para gerar DMRS, e pode reduzir a interferência entre DMRSs de palavras códigos.
Para tornar o propósito, características e benefícios da presente invenção mais claros e mais fáceis de entender, o exposto a seguir faz referência às figuras das modalidades da presente invenção para descrever claramente as soluções técnicas das modalidades da presente invenção. Evidentemente, as modalidades descritas neste documento são somente uma parte e não todas as modalidades da presente invenção. Todas as outras modalidades feitas sem qualquer esforço criativo por uma pessoa de conhecimento comum na técnica, com base nas modalidades da presente invenção, estão incluídas no escopo de proteção da presente invenção.
Primeira Modalidade
Na descrição a seguir, uma modalidade do método de configuração de recursos de um sinal de referência de demodulação da presente invenção é descrito a partir do aspecto de um dispositivo de rede de acesso. O método pode incluir: determinar o número de camadas de transmissão de Equipamento de Usuário (UE) para transmitir dados de enlace de subida; selecionar, com base no número determinado de camadas de transmissão, uma configuração combinável de Deslocamento Cíclico (CS) e sequência de Códigos de Cobertura Ortogonais (OCC) que é exigida para gerar respectivas sequências de Sinais de Referência de Demodulação (DMRS) das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, em que os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são utilizáveis para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão, e em que uma primeira condição de configuração é satisfeita entre diversos itens dos itens de configurações combináveis predefinidos, e a primeira condição de configuração compreende que sequências OCC diferentes são configuradas entre os itens de configurações combináveis que são configurados com pelo menos dois recursos CS iguais; gerar uma sinalização de controle e entregar a sinalização de controle para o UE, em que a sinalização de controle contém informação de indicação de configuração, e a informação de indicação de configuração indica a configuração combinável selecionada dos recursos CS e de sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida.
Referindo-se à figura 2, as etapas específicas podem incluir:
210: Um dispositivo de rede de acesso determina o número de camadas de transmissão de um UE para transmitir dados de enlace de subida.
Na prática, o dispositivo de rede de acesso pode determinar o número de camadas de transmissão do UE para transmitir correntemente dados de enlace de subida com base nas necessidades reais e no número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, onde o número determinado de camadas de transmissão é igual ou menor que o número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema.
220: O dispositivo de rede de acesso seleciona, com base no número determinado de camadas de transmissão, uma configuração combinável de CS e sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC. Os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são utilizáveis para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão.
Em um cenário de aplicação, os múltiplos itens de configurações combináveis de CS e sequência OCC exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão podem ser predefinidos na rede de acesso e UE com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema. Os múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos podem ser gravados em uma tabela de configurações de recursos DMRS (ou gravados em uma outra forma), e cada um dos itens de configurações combináveis é gravado como uma entrada da tabela de configurações de recursos DMRS.
Uma primeira condição de configuração é satisfeita entre os itens de configurações combináveis predefinidos.
A primeira condição de configuração compreende que sequências OCC diferentes são configuradas entre os itens de configurações combináveis que são configurados com pelo menos dois recursos CS iguais.
Adicionalmente, cada um dos itens de configurações combináveis predefinidos pode satisfazer uma segunda condição de configuração ou uma terceira condição de configuração. A segunda condição de configuração compreende que, em um item de configuração combinável, o espaçamento entre os recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para uma mesma palavra código (por exemplo, duas camadas de transmissão podem ser mapeadas para uma mesma palavra código) é maior que o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para palavras códigos diferentes. A terceira condição de configuração compreende que, em um item de configuração combinável, se o espaçamento entre recursos CS correspondendo a diferentes camadas de transmissão mapeadas para uma mesma palavra código for menor que o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para diferentes palavras códigos, então as diferentes camadas de transmissão mapeadas para uma mesma palavra código são configuradas com diferentes recursos de sequências OCC.
O dispositivo de rede de acesso pode selecionar, com base no número determinado de camadas de transmissão e no status corrente de comunicação, uma configuração combinável de CS e sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC. Os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão. Isto é, a configuração combinável selecionada é um subconjunto de configuração de um dos múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos.
Por exemplo, se o número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema for 4, e o número de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida for 2, o dispositivo de rede de acesso pode selecionar uma configuração combinável de CS e sequência OCC que é exigida para gerar sequências DMRS de 2 camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, onde os itens de configurações combináveis são predefinidos com relação a 4 camadas de transmissão e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão.
Na prática, para executar configuração de recurso mais flexivelmente, a relação de mapeamento entre o número de camadas de transmissão e os modos de seleção de camada de transmissão pode ser predefinida (por exemplo, esta relação de mapeamento pode ser configurada dinamicamente ou de forma semiestática no UE ou no dispositivo de rede de acesso). Com base nos diferentes modos de seleção de camada de transmissão, a configuração combinável de CS e sequência OCC que é selecionada de um dos itens de configurações combináveis predefinidos pode ser diferente. Por exemplo, se for determinado que o número de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é 2, o dispositivo de rede de acesso pode selecionar, com base em um certo modo de seleção de camada de transmissão, uma configuração combinável de CS e sequência OCC correspondendo às camadas de transmissão 0 e 1, de um dos itens de configurações combináveis predefinidos, e usar a configuração combinável selecionada como a configuração combinável do CS e sequência OCC correspondendo às camadas de transmissão 0 e 1 do UE para transmitir dados de enlace de subida. Alternativamente, o dispositivo de rede de acesso pode selecionar, com base em um outro modo de seleção de camada de transmissão, uma configuração combinável de CS e sequência OCC correspondendo às camadas de transmissão 0 e 2 (ou camadas de transmissão 0 e 3, ou camadas de transmissão 1 e 2, ou camadas de transmissão 2 e 3), de um dos itens de configurações combináveis predefinidos, e usar a configuração combinável selecionada como a configuração combinável do CS e sequência OCC correspondendo às camadas de transmissão 0 e 1 do UE para transmitir dados de enlace de subida. O resto pode ser deduzido por analogia para outro número de camadas de transmissão.
230: O dispositivo de rede de acesso gera sinalização de controle e entrega sinalização de controle para o UE. A sinalização de controle contém informação de indicação de configuração, e a informação de indicação de configuração indica a configuração combinável selecionada do CS e sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida.
Em um cenário de aplicação, diferentes números de itens podem ser alocados para os múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos, e diferentes itens de configurações combináveis podem ser diferenciados pelos números de itens.
A informação de indicação de configuração contida na sinalização de controle indicada acima pode incluir: o número determinado de camadas de transmissão, e um número de item correspondendo ao item de configuração combinável do qual a configuração combinável de recursos CS e de sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é selecionada. O UE pode determinar, com base no número de item e no número de camadas de transmissão, a configuração combinável de CS e sequência OCC a partir de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, onde a configuração combinável é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso e é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são utilizáveis para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão. Pode ser entendido que a informação de indicação de configuração contida na sinalização de controle precedente pode ser outra informação capaz de informar o UE da configuração combinável correspondente indicada.
Em um cenário de aplicação, o UE recebe a sinalização de controle contendo a informação de indicação de configuração entregue pelo dispositivo de rede de acesso. A informação de indicação de configuração é usada para indicar a configuração combinável de CS e sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida. A configuração combinável é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso, com base no número determinado de camadas de transmissão, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão. O UE determina a configuração combinável de CS e sequência OCC a partir de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC de acordo com a informação de indicação de configuração, em que a configuração combinável é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso e é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão. Então, o UE gera as respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida ao usar CS e sequência OCC correspondendo à configuração combinável determinada.
Adicionalmente, o dispositivo de rede de acesso pode indicar um modo de salto de grupo de sequência DMRS usado pelo UE, ao usar os recursos de sequências OCC na configuração combinável selecionada exigida para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida. Se os recursos de sequências OCC na configuração combinável selecionada necessária para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida forem iguais, o dispositivo de rede de acesso pode indicar um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros adotado pelo UE. Se os recursos de sequências OCC na configuração combinável selecionada exigida para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida forem diferentes, o dispositivo de rede de acesso pode indicar um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre intervalos (ou um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros). Em tal caso, o UE pode determinar um modo de salto de grupo de sequência DMRS com base nos recursos de sequências OCC determinados nas configurações combináveis selecionadas que são utilizáveis para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão para transmitir dados de enlace de subida.
Além do mais, a relação de mapeamento entre os números de itens e os modos de saltos de grupo de sequência DMRS pode ser predefinida. O dispositivo de rede de acesso pode indicar um modo de salto de grupo de sequência DMRS para ser usado pelo UE, ao usar o número de item contido na informação de indicação de configuração, com base em uma relação de mapeamento entre cada um dos números de itens correspondendo aos respectivos itens de configurações combináveis predefinidos e em um modo de salto de grupo de sequência DMRS. O modo de salto de grupo de sequência DMRS pode incluir um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre intervalos, ou um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros. Em tal caso, o UE pode determinar um modo de salto de grupo de sequência DMRS com base nos números de itens contidos na informação de indicação de configuração na sinalização de controle recebida.
Adicionalmente, se o número determinado de camadas de transmissão do UE for maior que 2, o dispositivo de rede de acesso pode indicar dois recursos de canal de realimentação HARQ alocados para o UE, ao usar os recursos CS que estão na configuração combinável selecionada e correspondem a duas camadas de transmissão adotando um mesmo recurso CS disponível estabelecido.
Pode ser entendido que a solução técnica da presente modalidade pode ser implementada especificamente no dispositivo de rede de acesso. O dispositivo de rede de acesso pode ser uma estação base, uma estação base de evolução ou outro dispositivo de rede de acesso tendo a capacidade de rede de acesso sem fio.
Tal como pode ser visto a partir do exposto acima, a presente modalidade pode predefinir somente múltiplos itens de configurações combináveis de CS e sequência OCC com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, onde os itens de configurações combináveis são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão; e a configuração combinável de CS e sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é um subconjunto de configuração de um dos múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos. Esta implementação pode reduzir a complexidade de descrever padronização a respeito de gerar a configuração combinável dos recursos CS e de sequência OCC utilizáveis para gerar DMRS. Definir condições de configuração para os modos de configuração de CS e sequência OCC em respectivos itens de configurações combináveis predefinidos é benéfico para reduzir a interferência DMRS entre palavras códigos.
Segunda Modalidade
Na descrição a seguir, uma outra modalidade do método de configuração de recursos de um sinal de referência de demodulação da presente invenção é descrita a partir do aspecto de equipamento de usuário. O método pode incluir as seguintes etapas:
Receber sinalização de controle incluindo informação de indicação de configuração entregue por um dispositivo de rede de acesso, onde a informação de indicação de configuração indica uma configuração combinável de recursos CS e de sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão de um UE para transmitir dados de enlace de subida, a configuração de combinação é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso, com base em um número determinado de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são utilizáveis para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão. Determinar a configuração combinável de CS e sequência OCC a partir de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC de acordo com a informação de indicação de configuração, onde a configuração combinável é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso e é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são utilizáveis para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão. Gerar as respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida ao usar recursos CS e de sequência OCC correspondendo à configuração combinável determinada.
Adicionalmente, o UE pode determinar um modo de salto de grupo de sequência DMRS para ser adotado, com base na sequência OCC na configuração combinável determinada. Se configuração de recursos de sequências OCC correspondendo às respectivas camadas de transmissão na configuração combinável determinada for a mesma, o UE determina um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros para ser adotado. Se a configuração de recursos de sequências OCC correspondendo às respectivas camadas de transmissão na configuração combinável determinada for diferente, o UE determina um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre intervalos para ser adotado.
Em um cenário de aplicação, assumir que a informação de indicação de configuração contida na sinalização de controle recebida compreende o número de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, e um número de item correspondendo ao item de configuração combinável do qual a configuração combinável de recursos CS e de sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é selecionada. Em tal caso, se uma relação de mapeamento estabelecida entre cada um dos números de itens e um modo de salto de grupo de sequência DMRS for predefinida, então o UE pode determinar um modo de salto de grupo de sequência DMRS, com base no número de item compreendido na informação de indicação de configuração na sinalização de controle recebida.
Adicionalmente, se o número de camadas de transmissão para transmitir dados de enlace de subida for maior que 2, determinar então os dois recursos de canal de realimentação HARQ alocados pelo dispositivo de rede de acesso, com base em uma relação de mapeamento entre os recursos de canal de realimentação HARQ e os recursos CS que estão na configuração combinável selecionada e correspondendo a duas camadas de transmissão adotando um mesmo recurso CS disponível estabelecido.
Tal como pode ser visto a partir do exposto acima, a presente modalidade pode predefinir somente múltiplos itens de configurações combináveis de CS e sequência OCC com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, onde os itens de configurações combináveis são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão; e a configuração combinável de CS e sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é um subconjunto de configuração de um dos múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos. Esta implementação pode reduzir a complexidade de descrever padronização a respeito de gerar a configuração combinável dos recursos CS e de sequência OCC utilizáveis para gerar DMRS. Definir condições de configuração para os modos de configuração de CS e sequência OCC em respectivos itens de configurações combináveis predefinidos é benéfico para reduzir a interferência DMRS entre palavras códigos.
Terceira Modalidade
Para ajudar a entender melhor as soluções técnicas das modalidades da presente invenção, no exposto a seguir, múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de recursos CS e OCC são descritos, onde os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são utilizáveis para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão. Além do mais, uma configuração combinável de recursos CS e de sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é um subconjunto de configuração de um dos múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos.
Por exemplo, o número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema é 4, isto é, o valor de classificação máximo é 4, a faixa de valores para recurso CS é de 0 a 11, e as sequências OCC disponíveis são {1, 1}, {1, -1}. A Tabela 2 mostra os itens de configurações combináveis que são predefinidos no dispositivo de rede de acesso e no equipamento de usuário com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, os quais são utilizáveis para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão.
Figure img0003
Figure img0004
O exposto a seguir fornece descrições de acordo com quatro cenários.
(1)
Se o dispositivo de rede de acesso determinar que o número de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é 1, isto é, classificação = 1, o dispositivo de rede de acesso pode selecionar, da Tabela 2 que é predefinida, uma configuração combinável de CS e sequência OCC que corresponde a qualquer uma entrada na Tabela 3, como a configuração combinável de CS e sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida.
Figure img0005
Figure img0006
Na tabela 3, a configuração de recurso CS correspondendo à camada de transmissão 0 é igual à configuração de recurso CS de DMRS de camada de transporte única de LTE Rel-8, a qual alcança a retrocompatibilidade e pode suportar bem a coexistência dos UEs de LTE-Avançado e de LTE Rel-8 na mesma rede.
Para suportar transmissão MU-MIMO, é necessário alocar diferentes recursos CS para os UEs casados. Nas configurações CS da Tabela 3, entre os itens de configurações combináveis de CS = 2, 3, 4 e CS = 8, 9, 10, o espaçamento entre os recursos CS é de somente 1. Na modalidade da presente invenção, considerando que em um ambiente de canais tendo tempo de atraso significativo, a ortogonalidade entre os respectivos itens de configurações combináveis com espaçamento de recurso CS relativamente pequeno (menor que um espaçamento limiar definido, por exemplo, 1 ou 2) não pode ser assegurada. Portanto, para recursos CS com espaçamento relativamente pequeno, recursos de sequências OCC diferentes são configurados para aprimorar ortogonalidade. Por exemplo, o recurso de sequência OCC configurado correspondendo a CS = 3 é {1, -1}, e a sequência OCC correspondendo a CS = 2 e 4 é {1, 1}. Por exemplo, o recurso de sequência OCC configurado correspondendo a CS = 9 é {1, -1}, e o recurso de sequência OCC correspondendo a CS = 8 e 10 é {1, 1}. Por causa de o espaçamento entre outras configurações CS serem todos iguais ou maiores que 2, ortogonalidade entre respectivos itens de configurações combináveis é assegurada.
Adicionalmente, se a proteção para respectivos itens de configurações combináveis com espaçamento CS de 2 é para ser aprimorada, modificação pode ser feita; por exemplo, o recurso de sequência OCC configurado correspondendo a CS = 0 e CS = 6 na Tabela 3 pode ser modificado para {1, -1}, por exemplo.
(2)
Se o dispositivo de rede de acesso determinar que o número de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é 2, isto é, classificação = 2, o dispositivo de rede de acesso pode selecionar, da Tabela 2 que é predefinida, uma configuração combinável de CS e sequência OCC correspondendo a qualquer uma entrada na Tabela 4, como a configuração combinável de CS e sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida.
Figure img0007
Figure img0008
Na tabela 4, o espaçamento CS das duas camadas de transmissão (as camadas de transmissão 0 e 1) em qualquer configuração combinável é 6, isto é, o espaçamento máximo dentro da faixa de valores de CS, o qual pode alcançar uma ortogonalidade CS ideal.
Na prática, considerando escalonamento MU-MIMO, os UEs casados necessitam alcançar ortogonalidade DMRS por meio de sequências OCC. Então, para as duas camadas de transmissão do mesmo UE, ortogonalidade DMRS não pode ser alcançada ao usar sequências OCC. Por exemplo, a camada de transmissão 0 e a camada de transmissão 1 podem usar a mesma sequência OCC.
Na Tabela 4, também existe uma situação onde diferentes itens de configurações combináveis contêm recursos CS iguais correspondendo a camadas de transmissão diferentes. Por exemplo, nos itens de configurações combináveis correspondendo aos números de itens 0 e 1 da Tabela 4, os recursos CS configurados são {0, 6} e {6, 0}, respectivamente. Nos itens de configurações combináveis correspondendo aos números de itens 2 e 7, os recursos CS configurados são {3, 9} e {9, 3}, respectivamente. Para respectivos itens de configurações combináveis contendo recursos CS iguais, a sequência OCC configurada correspondentemente com isso pode ser estabelecida para ser ortogonal entre camadas. Por exemplo, no item de configuração combinável correspondendo a um número de item 0, as sequências OCC usadas pelas duas camadas de transmissão podem ser estabelecidas para ser {1, 1} e {1, 1}, respectivamente, enquanto que no item de configuração combinável correspondendo a um número de item 1, as sequências OCC usadas pelas duas camadas de transmissão podem ser estabelecidas para ser {1, 1} e {1, -1}, respectivamente. Deste modo, para a transmissão de duas camadas de um único UE, a ortogonalidade DMRS entre camadas pode ser alcançada em um modo melhor. Para os UEs com tempo de atraso de canal relativamente significativo, sequência OCC diferente pode ser configurada para camadas de transmissão diferentes. Além do mais, para capacitar a itens de configuração contendo recursos CS iguais para suportar transmissão MU-MIMO, recursos OCC diferentes podem ser usados por estes itens de configuração. Por exemplo, no item de configuração combinável correspondendo ao número de item 0, as sequências OCC usadas pelas duas camadas de transmissão podem ser estabelecidas para ser {1, 1} e {1, 1}, respectivamente, e no item de configuração combinável correspondendo a um número de item 1, as sequências OCC usadas pelas duas camadas de transmissão podem ser estabelecidas para ser {1, 1} e {1, -1}, respectivamente.
(3)
Se o dispositivo de rede de acesso determinar que o número de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é 3, isto é, classificação = 3, o dispositivo de rede de acesso pode selecionar, da Tabela 2 que é predefinida, uma configuração combinável de CS e sequência OCC correspondendo a qualquer uma entrada na Tabela 5, como a configuração combinável de recursos CS e de sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida.
Figure img0009
Na Tabela 5, o espaçamento CS entre a camada de transmissão 0 e a camada de transmissão 1 em cada configuração combinável é 6, igual ao espaçamento CS da classificação = 2. O espaçamento CS entre a camada de transmissão 2 e a camada de transmissão 0 e o espaçamento CS entre a camada de transmissão 2 e a camada de transmissão 1 são todos 3. Este espaçamento é o espaçamento configurável máximo dentro da faixa de valores de CS e alcança uma ortogonalidade CS ideal. Em tal caso, o espaçamento CS entre quaisquer duas camadas de transmissão diferentes é diferente, e sequências OCC diferentes de sequências OCC de outras camadas de transmissão podem ser configuradas para as camadas de transmissão tendo espaçamento CS relativamente pequeno com relação a outras camadas de transmissão, para aprimorar a ortogonalidade de suas sequências DMRS. Além do mais, para suportar escalonamento MU-MIMO com ortogonalidade OCC, múltiplas camadas de transmissão do mesmo UE necessitam usar as mesmas sequências OCC. Para satisfazer as demandas de ortogonalidade DMRS entre camadas MIMO do único UE e ortogonalidade DMRS entre UEs de MU-MIMO, diferentes modos de configuração de sequência OCC podem ser usados nos itens de configuração contendo os recursos CS iguais ou em uma parte dos itens de configuração contendo os recursos CS iguais. Por exemplo, se ambos os itens de configurações combináveis correspondendo ao número de item 0 e ao número de item 1 contêm o recurso CS {0, 6}, definir então no item de configuração combinável correspondendo ao número de item 0 que diferentes camadas de transmissão usam sequências OCC idênticas, e definir no item de configuração combinável correspondendo ao número de item 1 que a sequência OCC para a camada de transmissão 2 é diferente das sequências OCC para as outras duas camadas de transmissão. De forma similar, para capacitar os itens de configuração contendo recursos CS iguais para suportar transmissão MU-MIMO, diferentes recursos OCC podem ser usados por estes itens de configuração. Por exemplo, no item de configuração combinável correspondendo ao número de item 0, pode ser definido que as sequências OCC usadas pelas três camadas de transmissão são todas {1, 1}, enquanto que no item de configuração combinável correspondendo ao número de item 2, pode ser definido que as sequências OCC usadas por duas camadas de transmissão são todas {1, -1}.
(4)
Se o dispositivo de rede de acesso determinar que o número de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é 4, isto é, classificação = 4, o dispositivo de rede de acesso pode selecionar, da Tabela 2 que é predefinida, uma configuração combinável de CS e sequência OCC correspondendo a qualquer uma entrada, como a configuração combinável de CS e sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida. As configurações de recursos CS e OCC correspondendo às camadas de transmissão 0 a 2 são iguais às configurações da classificação = 3.
De acordo com as relações de mapeamentos entre as camadas de transmissão de LTE-Avançado e palavras códigos, as camadas de transmissão 0 e 1 são mapeadas para a palavra código 0, e as camadas de transmissão 2 e 3 são mapeadas para a palavra código 1.
Pode ser visto que, na Tabela 2, o espaçamento CS entre as duas camadas de transmissão mapeadas para a mesma palavra código sob cada configuração combinável é 6. Este arranjo capacita o espaçamento CS entre as camadas de transmissão para ser ainda o máximo quando uma única palavra código é retransmitida não adaptativamente. Portanto, a ortogonalidade dos recursos DMRS retransmitidos é assegurada.
Adicionalmente, na Tabela 2, o espaçamento CS entre as camadas de transmissão mapeadas para palavras códigos diferentes é 3, o qual é menor que o espaçamento CS entre as duas camadas de transmissão mapeadas para a mesma palavra código (isto é, uma segunda condição de configuração é satisfeita). Portanto, sequências OCC podem ser usadas para aprimorar ortogonalidade.
Para suportar escalonamento MU-MIMO com ortogonalidade de sequência OCC, as configurações onde camadas de transmissão diferentes usam sequências OCC iguais também são exigidas. Portanto, modos de configuração de recurso de sequência OCC diferentes podem ser usados em respectivos itens de configurações combináveis contendo pelo menos duas configurações de recursos CS iguais (contendo completamente ou parcialmente configurações de recursos CS iguais). Por exemplo, na Tabela 2, todos os itens de configurações combináveis correspondendo aos números de itens 0 e 1 contêm o recurso CS {0, 3, 6, 9}, então, no item de configuração combinável correspondendo ao número de item 0, camadas de transmissão diferentes usam recursos de sequências OCC iguais, e no item de configuração combinável correspondendo ao número de item 1, a sequência OCC configurada para as camadas de transmissão 2 e 3 é diferente da sequência OCC configurada para as camadas de transmissão 0 e 1.
O dispositivo de rede de acesso pode gerar sinalização de controle e entregar a sinalização de controle para o UE. A sinalização de controle pode conter informação de indicação de configuração que é usada para indicar a configuração combinável selecionada de recursos CS e de sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida.
A informação de indicação de configuração pode compreender o número determinado de camadas de transmissão, e o número de item correspondendo ao item de configuração combinável (qualquer um de 0-7) do qual a configuração combinável de recursos CS e de sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é selecionada.
O UE recebe a sinalização de controle que contém a informação de indicação de configuração e que é entregue pelo dispositivo de rede de acesso; determina a configuração combinável de CS e sequência OCC a partir de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC de acordo com a informação de indicação de configuração (número de camadas de transmissão e um número de item correspondendo a um item de configuração combinável selecionado), em que a configuração combinável é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso e é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão; gera as respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida ao usar CS e sequência OCC correspondendo à configuração combinável determinada pelo módulo de determinação de configuração.
Quarta Modalidade
Na presente modalidade, múltiplos itens de configurações combináveis de recursos CS e OCC utilizáveis para gerar as respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão são predefinidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema.
Em respectivos itens de configurações combináveis, diferentes recursos de sequências OCC são configurados entre itens de configurações combináveis com espaçamento CS relativamente pequeno, para aprimorar ortogonalidade de DMRS.
Por exemplo, tal como mostrado na Tabela 6, com relação à Tabela 2, quando a classificação = 1, sequências OCC diferentes são usadas para respectivos itens de configurações combináveis com espaçamento CS sendo menores que 3. Os modos de configuração de recursos CS e OCC correspondendo a outros valores de classificação são similares àqueles da terceira modalidade.
Figure img0010
Figure img0011
Os modos de processamento do dispositivo de rede de acesso e do UE da presente modalidade podem ser aprendidos ao se referir à descrição pertinente na terceira modalidade e, portanto, não são descritos neste documento.
Quinta Modalidade
Na presente modalidade, múltiplos itens de configurações combináveis de CS e recursos OCC exigidos para gerar as respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão são predefinidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema.
Os respectivos itens de configurações combináveis predefinidos satisfazem a que sequências OCC diferentes são configuradas entre os itens de configurações combináveis contendo pelo menos dois recursos CS iguais (a primeira condição de configuração). Este modo pode ser usado para otimizar ortogonalidade DMRS entre camadas de um único UE, e alcançar ortogonalidade OCC de DMRS entre os UEs de MU-MIMO.
Por exemplo, tal como mostrado na Tabela 7, quando a classificação = 2, os itens de configurações combináveis contendo recursos CS idênticos usam modos de configuração de recurso de sequência OCC diferentes.
Figure img0012
Figure img0013
Tal como mostrado na Tabela 7, para concluir que as configurações combináveis para os pequenos valores de classificação são um subconjunto de configuração das configurações combináveis para os grandes valores de classificação, em um item de configuração combinável predefinido, sequências OCC iguais ou diferentes podem ser definidas para as camadas de transmissão com os recursos CS iguais, tais como os itens de configuração correspondendo aos números 1, 5, 6, 7.
Os modos de processamento do dispositivo de rede de acesso e do UE da presente modalidade podem ser aprendidos ao se referir à descrição pertinente na terceira modalidade e, portanto, não são descritos neste documento.
Sexta Modalidade
Na presente modalidade, para alcançar configuração de recurso mais flexivelmente, uma relação de mapeamento entre os números de camadas de transmissão e os modos de seleção da camada de transmissão pode ser predefinida (isto é, os modos de seleção iguais ou diferentes da camada de transmissão correspondendo a diferentes valores de classificação são predefinidos respectivamente) . Isto pode assegurar que, sob diferentes valores de classificação, os números de camadas de transmissão iguais podem usar configurações de recursos CS e OCC iguais ou diferentes.
Sob valores de classificação diferentes, números de camadas de transmissão iguais correspondem ao cenário de usar configurações de recursos CS e OCC iguais, isto é, executar a seleção de número de camadas de transmissão pequeno para número de camadas de transmissão grande.
Por exemplo, no item de configuração combinável onde classificação = 4 é predefinida, a configuração combinável de recursos CS e de sequência OCC da sua camada de transmissão 0 também é a configuração CS e OCC usada pela camada de transmissão 0 selecionada sob classificação = 1, classificação = 2 e classificação = 3, a configuração de sua camada de transmissão 1 também é a configuração de recursos CS e OCC usada pela camada de transmissão 1 selecionada sob classificação = 2 e classificação = 3.
Em que, sob valores de classificação diferentes, números de camadas de transmissão idênticos correspondem ao cenário de usar configurações de recursos CS e OCC diferentes, isto é, não executar a seleção do número de camadas de transmissão pequeno para o número de camadas de transmissão grande.
Por exemplo, a configuração combinável de CS e sequência OCC para classificação = 1 pode ser definida como a configuração de recursos CS e OCC usada pela camada de transmissão 0, ou pela camada de transmissão 1, ou por outras camadas de transmissão nos itens de configurações combináveis predefinidos.
A configuração de recursos CS e de sequência OCC para classificação =2 é definida como a configuração de recursos CS e OCC usada pelas camadas de transmissão 0 e 1, 2 ou 3, ou pelas camadas de transmissão 1 e 2, ou por uma combinação de outras duas camadas de transmissão diferentes nos itens de configurações combináveis predefinidos.
A configuração de recursos CS e de sequência OCC para classificação = 3 é definida como a configuração de recursos CS e OCC usada pelas camadas de transmissão 0, 1, 2 ou pelas camadas de transmissão 2, 3, 4 ou pelas camadas de transmissão 1, 3, 4 ou por uma combinação de outras três camadas de transmissão diferentes nas configurações de recursos predefinidas.
O sistema pode suportar simultaneamente múltiplas relações de mapeamentos entre o número de camadas de transmissão e os modos de seleção de camada de transmissão. O dispositivo de rede de acesso pode informar o UE ou a rede a respeito da relação de mapeamento atualmente usada entre o número de camadas de transmissão e os modos de seleção de camada de transmissão, em um modo de configuração dinâmico ou semiestático.
Sétima Modalidade
Na presente modalidade, o dispositivo de rede de acesso indica para o UE os modos de saltos de grupo de sequência DMRS.
Em um cenário de aplicação, quando ortogonalidade OCC é usada, um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre intervalos não é usado. Em tal caso, um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros pode ser usado para manter interferências DMRS entre células aleatórias. O dispositivo de rede de acesso pode alocar salto de grupo de sequência entre intervalos e salto de grupo de sequência entre subquadros ou UEs diferentes, respectivamente, e notificar os UEs por meio de sinalização de controle.
A configuração de modo de salto de grupo de sequência DMRS também pode ser configurada, juntamente com recursos CS e OCC, como uma parte da configuração de recurso DMRS do dispositivo de rede de acesso.
O dispositivo de rede de acesso pode indicar um modo de salto de grupo de sequência DMRS para ser adotado pelo UE, ao usar os recursos de sequências OCC na configuração combinável selecionada exigida para gerar as sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida.
Por exemplo, tal como mostrado na Tabela 8, se o recurso de sequência OCC na configuração combinável selecionada exigida para gerar as respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, selecionada pelo dispositivo de rede de acesso, for a mesmo (ou a configuração combinável com mesma sequência OCC usada por todas as camadas de transmissão), indicar então para o UE para adotar o modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros.
Se as configurações de recursos de sequências OCC exigidas para gerar as respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, tais como selecionadas pelo dispositivo de rede de acesso, forem diferentes (ou a configuração combinável com sequências OCC diferentes usadas por todas as camadas de transmissão), indicar então para o UE para adotar o modo de salto de grupo de sequência DMRS entre intervalos ou o modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros.
Em tal caso, após determinar a configuração de recurso de sequência OCC exigida para gerar as respectivas sequências DMRS de suas camadas de transmissão para transmitir dados de enlace de subida, o UE pode determinar o modo de salto de grupo de sequência DMRS com base na configuração OCC determinada.
Por exemplo, tal como mostrado na Tabela 8, itens de configurações combináveis DMRS com os números de itens 0, 2, 3, 4 podem ser configurados como o salto entre subquadros, e outros itens de configurações combináveis podem ser configurados como o salto entre intervalos (ou o salto entre subquadros).
Figure img0014
Figure img0015
Além do mais, em sistemas reais o número máximo de camadas de transmissão de UEs casados de MU-MIMO está sujeito a um limite (por exemplo, no máximo uma transmissão de classificação = 2 pode ser executada) . Portanto, modos de saltos de grupo de sequência podem ser definidos de acordo com as configurações OCC de parte de camadas de transmissão em configurações de recursos DMRS. Por exemplo, modos de saltos de grupo de sequência DMRS podem ser definidos somente de acordo com as configurações OCC da camada de transmissão 0 e da camada de transmissão 1. Se as sequências OCC das duas camadas de transmissão forem idênticas, então o salto entre intervalos ou o salto entre subquadros pode ser configurado. Se as sequências OCC das duas camadas de transmissão forem diferentes, então o salto entre intervalos pode ser configurado. Neste ínterim, os itens de configurações combináveis dos recursos DMRS, os quais são configurados com o salto entre subquadros, devem incluir configurações usando sequências OCC diferentes. Tal como mostrado na Tabela 8, configurações DMRS com números de configurações 0, 1, 4, 5 são configuradas com o salto entre subquadros, em que o OCC usado por configurações 0 e 1 é {1, -1}, o OCC usado por configurações 4 e 5 é {1, 1}. Para outras tabelas de configurações CS e OCC específicas, os mesmos princípios podem ser seguidos para adicionar configurações de modos de saltos de grupo de sequência.
Em um outro cenário de aplicação, relação de mapeamento entre um modo de salto de grupo de sequência DMRS e cada um dos números de itens dos respectivos itens de configurações combináveis predefinidos pode ser predefinida. Isto é, sob o mesmo item de configuração combinável, valores de classificação diferentes usam modos de saltos de grupo de sequência idênticos. Também, estes modos de saltos podem ser alterados adaptativamente com base nas configurações de recursos OCC sob respectivos valores de classificação. Na tabela 9, quando classificação = 1, 3 ou 4, as configurações de modos de saltos de grupo de sequência tais como listadas são usadas. Quando classificação = 2, por causa de diferentes camadas de transmissão em todas as opções de configuração de recurso usarem sequências OCC idênticas, todas as opções de configuração podem usar salto de grupo de sequência entre subquadros. Por causa de as configurações de modos de salto serem decididas pelas configurações OCC, mudanças adaptativas nos modos de saltos de grupo de sequência sob diferentes valores de classificação não incorrerão em sobrecarga de sinalização adicional.
Figure img0016
Figure img0017
Tal como pode ser visto a partir do exposto acima, na presente modalidade, o dispositivo de rede de acesso pode configurar os modos de saltos de grupo entre sequências OCC do UE sem incluir sinalização adicional.
Oitava Modalidade
Na presente modalidade, o dispositivo de rede de acesso indica para o UE as localizações de recursos de canais de realimentação HARQ.
Ao adotar transmissão UL MIMO em um sistema LTE-A, é necessário alocar dois canais de realimentação HARQ para um UE, cada um dos dois canais de realimentação HARQ correspondendo a um bloco de transmissão de dados.
Relações de mapeamentos entre configurações de recursos CS e números de recursos CS podem ser definidas. As localizações de recursos de canais de realimentação HARQ podem ser indicadas para o UE ao usar recursos CS que estejam na configuração combinável selecionada e correspondam a duas camadas de transmissão adotando um mesmo recurso CS disponível definido.
Por exemplo, nas respectivas tabelas de configurações de modalidades indicadas anteriormente, o conjunto de recursos CS disponíveis das camadas de transmissão 0 e 1 é {0, 2, 3, 4, 6, 8, 9, 10}, e os números de itens dos itens de configurações combináveis mapeados pelos recursos CS são diferentes. Uma relação de mapeamento entre configuração de recurso CS e número de recurso CS pode ser definida (por exemplo, tal como mostrado na Tabela 10).
Figure img0018
O dispositivo de rede de acesso pode indicar os dois recursos de canal de realimentação HARQ alocados para o UE, usando os recursos CS que estão nas configurações combináveis selecionadas e que correspondem a duas camadas de transmissão adotando um mesmo recurso CS disponível definido. O UE pode gerar os números de recursos CS correspondendo às configurações de recursos CS das camadas de transmissão 0 e 1 (tal como mostrado na Tabela 11), respectivamente, com base na relação de mapeamento definida, aplicar os números de recursos CS à equação de alocação de canal realimentação HARQ corrente, respectivamente, e os recursos de canal de realimentação HARQ alocados podem ser determinados.
Por exemplo, quando o dispositivo de rede de acesso informa o UE para usar o item de configuração combinável com um número de item 0, a camada de transmissão 0 usa CS = 0 e a camada de transmissão 1 usa CS =6 na sua configuração de recurso CS correspondente. O UE pode determinar que os números de recursos CS correspondendo à configuração de recurso CS das duas camadas de transmissão são 0 e 1 (tal como mostrado na Tabela 11), com base na relação de mapeamento entre configurações de recursos CS e números de recursos CS definidos na Tabela 10. O UE pode aplicar os números de recursos CS à equação de alocação de canal de realimentação HARQ corrente, respectivamente, e determinar os recursos de canal de realimentação HARQ tais como alocados pelo dispositivo de rede de acesso.
Figure img0019
Figure img0020
Pode ser entendido que, se o recurso CS configurado para a camada de transmissão 0 for idêntico ao recurso CS no sistema LTE, e a relação de mapeamento definida entre as configurações de recursos CS e os números de recursos CS for idêntica à que é definida no sistema LTE, então escalonamento MU-MIMO pode ser bem alcançado para LTE e LTE-Avançado, e conflitos não ocorrerão entre os canais de realimentação HARQ alocados.
Tal como pode ser visto a partir do exposto acima, na presente modalidade, o dispositivo de rede de acesso pode indicar para o UE duas camadas de canais de realimentação HARQ usando configurações de recursos CS, sem incluir sinalização adicional.
Nas modalidades expostas anteriormente, respectivas modalidades estão descritas com respectivas focalizações, e uma parte não descrita detalhadamente em uma certa modalidade pode ser encontrada na descrição pertinente de outras modalidades.
Em resumo, as soluções das modalidades da presente invenção podem predefinir somente múltiplos itens de configurações combináveis de recursos CS e de sequência OCC com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, onde os itens de configurações combináveis são utilizáveis para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão; e a configuração combinável de CS e sequência OCC exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida é um subconjunto de configuração de um dos múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos. Este modo de implementação pode simplificar a complexidade de descrever padronização a respeito de gerar a configuração combinável de CS e sequência OCC utilizáveis para gerar DMRS, e é fácil tanto para padronização quanto para implementação sistemática.
Neste ínterim, definir respectivas condições de configuração para modos de configuração de recursos CS e de sequência OCC em respectivos itens de configurações combináveis é útil para reduzir interferência DMRS entre palavras códigos. Isto otimiza a ortogonalidade DMRS entre diferentes camadas de transmissão em transmissão MIMO de um único UE, enquanto que ao mesmo tempo suporta o DMRS de um UE em uma transmissão MU-MIMO para usar a ortogonalidade OCC.
Adicionalmente, o dispositivo de rede de acesso pode configurar modos de saltos de grupo de sequência CS do UE, sem incluir sinalização adicional.
Adicionalmente, o dispositivo de rede de acesso pode indicar para o UE duas camadas de canais de realimentação HARQ usando configurações de recursos CS, sem incluir sinalização adicional.
Para melhor implementar as soluções técnicas das modalidades indicadas anteriormente da presente invenção, as modalidades da presente invenção fornecem adicionalmente dispositivos correspondendo às soluções técnicas das modalidades indicadas anteriormente da presente invenção.
Referindo-se à figura 3, um dispositivo de rede de acesso 300 fornecido pelas modalidades da presente invenção inclui:
um módulo de determinação 310, configurado para determinar o número de camadas de transmissão de um UE para transmitir dados de enlace de subida;
um módulo de seleção de configuração 320, para selecionar, com base no número de camadas de transmissão tal como determinado pelo módulo de determinação 310, configurações combináveis de deslocamento cíclico CS e sequência de Códigos de Cobertura Ortogonais OCC necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um item de configuração combinável de múltiplos itens de configurações combináveis de CS e sequência OCC que são predefinidos, direcionados para o número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, e utilizáveis para gerar sequências de sinais de referência de demodulação DMRS de respectivas camadas de transmissão; em que uma primeira condição de configuração é satisfeita entre os respectivos itens de configurações combináveis predefinidos, a primeira condição de configuração incluindo que respectivos itens de configurações combináveis contendo pelo menos duas configurações de recursos CS idênticas usam configurações de recursos de sequências OCC diferentes;
um módulo de indicação 330, para gerar e entregar para o UE uma sinalização de controle contendo informação de indicação de configuração, cuja informação é usada para indicar as configurações combináveis de CS e sequência OCC necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, tais como selecionadas pelo módulo de seleção de configuração 320.
Em um cenário de aplicação, os respectivos itens de configurações combináveis predefinidos também satisfazem uma segunda condição de configuração ou uma terceira condição de configuração.
Em que a segunda condição de configuração inclui que, em uma configuração combinável, o espaçamento entre recursos CS correspondendo a diferentes camadas de transmissão mapeadas para a mesma palavra código é maior que o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para palavras códigos diferentes.
A terceira condição de configuração inclui que, em um item de configuração combinável, se o espaçamento entre recursos CS correspondendo a diferentes camadas de transmissão mapeadas para a mesma palavra código for menor que o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para palavras códigos diferentes, então as diferentes camadas de transmissão mapeadas para a mesma palavra código são configuradas com sequência OCC diferente.
Em um cenário de aplicação, o módulo de indicação 330 pode ser usado adicionalmente para indicar modos de saltos de grupo de sequência DMRS adotados pelo UE, ao usar as configurações de recursos de sequências OCC selecionadas necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida. Em que, se as configurações de recursos de sequências OCC selecionadas necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida forem idênticas, indicar para o UE para usar o modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros. Se as configurações de recursos de sequências OCC selecionadas necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida forem diferentes, indicar para o UE para usar o modo de salto de grupo de sequência DMRS entre intervalos.
Em um cenário de aplicação, a informação de indicação de configuração inclui o número determinado de camadas de transmissão, e o número de item correspondendo ao item de configuração combinável selecionado dos múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos.
O módulo de indicação 330 pode ser usado adicionalmente para indicar, com base em relações de mapeamentos entre números de itens correspondendo aos respectivos itens de configurações combináveis predefinidos e modos de saltos de grupo de sequência DMRS, os modos de saltos de grupo de sequência DMRS a ser adotados pelo UE, usando os números de itens incluídos na informação de indicação de configuração.
Em um cenário de aplicação, o módulo de seleção de configuração 320 pode ser usado especificamente para selecionar, de acordo com o número determinado de camadas de transmissão, e com base em uma relação de mapeamento predefinida entre o número de camadas de transmissão e modos de seleção de uma camada de transmissão, configurações combináveis de CS e sequência OCC necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um item de configuração combinável de múltiplos itens de configurações combináveis de CS e sequência OCC que são predefinidos, direcionados para o número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, e utilizáveis para gerar sequências de sinais de referência de demodulação DMRS de respectivas camadas de transmissão.
Em um cenário de aplicação, o módulo de indicação 330 pode ser usado adicionalmente para indicar dois recursos de canal de realimentação de solicitação de repetição automática híbrida HARQ alocados para o UE, usando configurações de recursos CS correspondendo a duas camadas de transmissão selecionadas adotando coleções de recursos CS disponíveis idênticos, quando o número de camadas de transmissão tal como determinado pelo módulo de determinação 310 é maior que 2.
Pode ser entendido que o dispositivo de rede de acesso 300 da presente modalidade pode ser similar aos dispositivos de rede de acesso das modalidades de método mencionadas anteriormente, e as funções de seus respectivos módulos funcionais podem ser implementadas especificamente de acordo com os métodos nas modalidades de método mencionadas anteriormente, as quais por esta razão são omitidas neste documento.
Referindo-se à figura 4, o equipamento de usuário 400 fornecido pelas modalidades da presente invenção, inclui:
um módulo de recepção 410, configurado para receber uma sinalização de controle contendo informação de indicação de configuração entregue por um dispositivo de rede de acesso, a informação de indicação de configuração para indicar configurações combináveis de CS e sequência OCC necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, os quais são selecionados pelo dispositivo de rede de acesso, com base no número determinado de camadas de transmissão do equipamento de usuário para transmitir dados de enlace de subida, de um item de configuração combinável de múltiplos itens de configurações combináveis de CS e sequência OCC que são predefinidos, direcionados para o número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, e utilizáveis para gerar sequências de sinais de referência de demodulação DMRS de respectivas camadas de transmissão;
um módulo de determinação de configuração 420, configurado para determinar, com base na informação de indicação de configuração contida na sinalização de controle recebida pelo módulo de recepção 410, configurações combináveis de CS e sequência OCC necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, tais como selecionados pelo dispositivo de rede de acesso, de um item de configuração combinável de múltiplos itens de configurações combináveis de CS e sequência OCC que são predefinidos, direcionados para o número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, e utilizáveis para gerar sequências de sinais de referência de demodulação DMRS de respectivas camadas de transmissão;
um módulo de geração 430, configurado para gerar as sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, e usar o CS e sequência OCC correspondendo às configurações combináveis tais como determinadas pelo módulo de determinação de configuração 420.
Em um cenário de aplicação, o módulo de determinação de configuração 420 pode ser usado adicionalmente para determinar os modos de saltos de grupo de sequência DMRS a ser usados, com base na sequência OCC correspondendo às respectivas camadas de transmissão na configuração combinável determinada. Em que, se as configurações de recursos de sequências OCC correspondendo às respectivas camadas de transmissão na configuração combinável determinada forem idênticas, então o modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros é determinado para uso. Se as configurações de recursos de sequências OCC correspondendo às respectivas camadas de transmissão na configuração combinável determinada forem diferentes, então o modo de salto de grupo de sequência DMRS entre intervalos é determinado para uso.
Em um cenário de aplicação, o módulo de determinação de configuração 420 pode ser usado adicionalmente para obter os dois recursos de canal de realimentação HARQ tais como alocados pelo dispositivo de rede de acesso, com base nas relações de mapeamentos entre os recursos de canal de realimentação HARQ predefinidos e os recursos CS correspondendo a duas camadas de transmissão adotando coleções de recursos CS disponíveis idênticos na configuração combinável determinada.
Pode ser entendido que o equipamento de usuário 400 da presente modalidade pode ser similar aos UEs das modalidades de método mencionadas anteriormente, e as funções de seus respectivos módulos funcionais podem ser implementadas especificamente de acordo com os métodos nas modalidades de método mencionadas anteriormente, as quais por esta razão são omitidas neste documento.
Uma pessoa de conhecimento comum na técnica pode perceber que todas ou parte das etapas nos respectivos métodos das modalidades indicadas anteriormente pode ser implementada por um programa instruindo hardware pertinente. O programa pode ser armazenado em uma mídia de armazenamento legível por computador. A mídia de armazenamento pode incluir ROM, RAM, disco magnético ou disco ótico, etc.
No exposto anteriormente, um método e dispositivos pertinentes de configuração de recursos de um sinal de referência de demodulação tais como fornecidos pelas modalidades da presente invenção estão descritos detalhadamente. Exemplos específicos são usados para expor os princípios e as implementações da presente invenção. A descrição das modalidades indicadas anteriormente é pretendida somente para ajudar a entender o método e ponto principal da presente invenção. Neste ínterim, uma pessoa de conhecimento comum na técnica pode modificar as modalidades específicas e escopo de aplicação da presente invenção, de acordo com o espírito da presente invenção. Em suma, os conteúdos desta descrição não devem ser interpretados como uma limitação para a presente invenção.

Claims (20)

  1. Método de configuração de recursos de um sinal de referência de demodulação de um dispositivo de rede de acesso, em que o método compreende:
    determinar (210) o número de camadas de transmissão de Equipamento de Usuário, UE, para transmitir dados de enlace de subida;
    selecionar (220), com base no número determinado de camadas de transmissão, uma configuração combinável de Deslocamento Cíclico, CS, e sequência de Códigos de Cobertura Ortogonais, OCC, que é exigida para gerar respectivas sequências de Sinais de Referência de Demodulação, DMRS, das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, em que os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão, e em que uma primeira condição de configuração é satisfeita entre os itens de configurações combináveis predefinidos, e a primeira condição de configuração compreende que sequências OCC diferentes são configuradas entre pelo menos uma parte dos itens de configurações combináveis que são configurados com pelo menos dois recursos CS iguais;
    gerar (230) sinalização de controle e entregar a sinalização de controle para o UE, em que a sinalização de controle contém informação de indicação de configuração, e a informação de indicação de configuração indica a configuração combinável selecionada do CS e sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida;
    o método caracterizado pelo fato de que,
    cada um dos itens de configurações combináveis predefinidos também satisfaz uma segunda condição de configuração;
    em que a segunda condição de configuração compreende que, em um item de configuração combinável, o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para a mesma palavra código é maior que o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para palavras códigos diferentes.
  2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que
    a informação de indicação de configuração compreende o número determinado de camadas de transmissão, e o número de item correspondendo ao item de configuração combinável selecionado dos múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos.
  3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    indicar os modos de saltos de grupo de sequência DMRS usados pelo UE, ao usar as configurações de recursos de sequências OCC selecionadas necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida;
    se as configurações de recursos de sequências OCC selecionadas necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida forem idênticas, indicar para o UE para adotar o modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros, se as configurações de recursos de sequências OCC selecionadas necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida forem diferentes, indicar para o UE para adotar o modo de salto de grupo de sequência DMRS entre intervalos.
  4. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    indicar um modo de salto de grupo de sequência DMRS adotado pelo UE, ao usar os números de itens incluídos na informação de indicação de configuração, com base em uma relação de mapeamento entre números de itens correspondendo aos respectivos itens de configurações combináveis predefinidos e modos de saltos de grupo de sequência DMRS.
  5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que
    selecionar, com base no número determinado de camadas de transmissão, configurações combináveis de CS e sequência OCC necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um item de configuração combinável de múltiplos itens de configurações combináveis de CS e sequência OCC que são predefinidos, direcionados para o número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, e utilizáveis para gerar sequências de sinais de referência de demodulação DMRS de respectivas camadas de transmissão, compreende:
    selecionar, com base no número determinado de camadas de transmissão, e com base em uma relação de mapeamento predefinida entre número de camadas de transmissão e modos de seleção de camada de transmissão, configurações combináveis de CS e sequência OCC necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um item de configuração combinável de múltiplos itens de configurações combináveis de CS e sequência OCC que são predefinidos, direcionados para o número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, e utilizáveis para gerar sequências de sinais de referência de demodulação DMRS de respectivas camadas de transmissão.
  6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    se o número determinado de camadas de transmissão for maior que 2, indicar então dois recursos de canal de realimentação de solicitação de repetição automática híbrida HARQ alocados para o UE, usando as configurações de recursos CS selecionadas correspondendo a duas camadas de transmissão adotando coleções de recursos CS disponíveis idênticos.
  7. Método de configuração de recursos de um sinal de referência de demodulação de um Equipamento de Usuário, UE, em que o método compreende:
    receber sinalização de controle contendo informação de indicação de configuração entregue por um dispositivo de rede de acesso, em que a informação de indicação de configuração indica uma configuração combinável de Deslocamento Cíclico, CS, e sequência de Códigos de Cobertura Ortogonais, OCC, que é exigida para gerar respectivas sequências de Sinais de Referência de Demodulação, DMRS, de camadas de transmissão de Equipamento de Usuário, UE, para transmitir dados de enlace de subida, a configuração de combinação é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso, com base em um número determinado de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão;
    determinar a configuração combinável de CS e sequência OCC a partir de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC de acordo com a informação de indicação de configuração, em que a configuração combinável é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso e é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão;
    gerar as respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida ao usar CS e sequência OCC correspondendo à configuração combinável determinada
    em que uma primeira condição de configuração é satisfeita entre os itens de configurações combináveis predefinidos, e a primeira condição de configuração compreende que sequências OCC diferentes são configuradas entre pelo menos uma parte dos itens de configurações combináveis que são configurados com pelo menos dois recursos CS iguais;
    o método caracterizado pelo fato de que
    cada um dos itens de configurações combináveis predefinidos também satisfaz uma segunda condição de configuração;
    em que a segunda condição de configuração compreende que, em um item de configuração combinável, o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para a mesma palavra código é maior que o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para palavras códigos diferentes.
  8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que,
    a informação de indicação de configuração compreende o número determinado de camadas de transmissão, e o número de item correspondendo ao item de configuração combinável selecionado dos múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos.
  9. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    determinar um modo de salto de grupo de sequência DMRS para ser usado, com base em sequência OCC correspondendo a respectivas camadas de transmissão na configuração combinável determinada; se as configurações de recursos de sequências OCC correspondendo às respectivas camadas de transmissão na configuração combinável determinada forem as mesmas, determinar um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros para ser usado; se as configurações de recursos de sequências OCC correspondendo às respectivas camadas de transmissão na configuração combinável determinada forem diferentes, determinar um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre intervalos para ser usado.
  10. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    se o número de camadas de transmissão para transmitir dados de enlace de subida for maior que 2, obter os dois recursos de canal de realimentação HARQ alocados pelo dispositivo de rede de acesso, com base em uma relação de mapeamento predefinida entre recursos de canal de realimentação HARQ e recursos CS correspondendo às duas camadas de transmissão usando coleções de recursos CS disponíveis iguais na configuração combinável determinada.
  11. Dispositivo de rede de acesso, em que o dispositivo compreende:
    um módulo de determinação (310) , configurado para determinar o número de camadas de transmissão de Equipamento de Usuário, UE, para transmitir dados de enlace de subida;
    um módulo de seleção de configuração (320), configurado para selecionar, com base no número de camadas de transmissão determinado pelo módulo de determinação, uma configuração combinável de Deslocamento Cíclico, CS, e sequência de Códigos de Cobertura Ortogonais, OCC, que é exigida para gerar respectivas sequências de Sinais de Referência de Demodulação, DMRS, das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, em que os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão, e em que uma primeira condição de configuração é satisfeita entre os itens de configurações combináveis predefinidos, e a primeira condição de configuração inclui que sequências OCC diferentes são configuradas entre pelo menos uma parte dos itens de configurações combináveis que são configurados com pelo menos dois recursos CS iguais;
    um módulo de indicação (330), configurado para gerar sinalização de controle e entregar a sinalização de controle para o UE, onde a sinalização de controle compreende informação de indicação de configuração, e a informação de indicação de configuração indica a configuração combinável do CS e sequência OCC que é selecionada pelo módulo de seleção de configuração e é exigida para gerar respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida;
    o dispositivo caracterizado pelo fato de que
    cada um dos respectivos itens de configurações combináveis predefinidos também satisfaz uma segunda condição de configuração;
    em que a segunda condição de configuração compreende que, em um item de configuração combinável, o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para a mesma palavra código é maior que o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para palavras códigos diferentes.
  12. Dispositivo de rede de acesso, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que,
    a informação de indicação de configuração compreendida na sinalização de controle gerada e entregue pelo módulo de indicação compreende o número de camadas de transmissão determinado pelo módulo de determinação, e o número de item correspondendo ao item de configuração combinável selecionado pelo módulo de seleção de configuração dos múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos.
  13. Dispositivo de rede de acesso, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o módulo de indicação é configurado adicionalmente para indicar um modo de salto de grupo de sequência DMRS usado pelo UE, ao usar um número de item incluído na informação de indicação de configuração, com base em uma relação de mapeamento entre números de itens correspondendo aos respectivos itens de configurações combináveis predefinidos e modos de saltos de grupo de sequência DMRS.
  14. Dispositivo de rede de acesso, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que,
    o módulo de indicação é configurado adicionalmente para indicar um modo de salto de grupo de sequência DMRS usado pelo UE, ao usar as configurações de recursos de sequências OCC selecionadas necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida;
    indicar um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros usado pelo UE se as configurações de recursos de sequências OCC selecionadas necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida forem as mesmas, e indicar um modo de salto de grupo de sequência DMRS entre intervalos usado pelo UE se as configurações de recursos de sequências OCC selecionadas necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida forem diferentes.
  15. Dispositivo de rede de acesso, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o módulo de seleção de configuração é configurado para selecionar, com base no número de camadas de transmissão determinado pelo módulo de determinação, uma configuração combinável de CS e sequência OCC que é exigida para gerar respectivas sequências de Sinais de Referência de Demodulação, DMRS, das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, em que os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão, e compreende:
    selecionar, com base no número determinado de camadas de transmissão, e com base em uma relação de mapeamento predefinida entre número de camadas de transmissão e modos de seleção de camada de transmissão, configurações combináveis de CS e sequência OCC necessárias para gerar sequências DMRS de respectivas camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um item de configuração combinável de múltiplos itens de configurações combináveis de CS e sequência OCC que são predefinidos, direcionado para o número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema, e utilizáveis para gerar sequências de sinais de referência de demodulação DMRS de respectivas camadas de transmissão.
  16. Dispositivo de rede de acesso, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que, quando o número de camadas de transmissão determinado pelo módulo de determinação é maior que 2, o módulo de indicação é configurado adicionalmente para indicar dois recursos de canal de realimentação de solicitação de repetição automática híbrida HARQ alocados para o UE, ao usar as configurações de recursos CS selecionadas correspondendo a duas camadas de transmissão adotando coleções de recursos CS disponíveis idênticos.
  17. Equipamento de usuário, em que o equipamento compreende:
    um módulo de recepção (410), configurado para receber sinalização de controle contendo informação de indicação de configuração entregue por um dispositivo de rede de acesso, em que a informação de indicação de configuração indica uma configuração combinável de Deslocamento Cíclico, CS, e sequência de Códigos de Cobertura Ortogonais, OCC, que é exigida para gerar respectivas sequências de Sinais de Referência de Demodulação, DMRS, de camadas de transmissão de Equipamento de Usuário, UE, para transmitir dados de enlace de subida, a configuração de combinação é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso, com base em um número determinado de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, de um de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão;
    um módulo de determinação de configuração (420), configurado para determinar a configuração combinável de CS e sequência OCC a partir de múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos de CS e sequência OCC de acordo com a informação de indicação de configuração contida na sinalização de controle recebida pelo módulo de recepção, em que a configuração combinável é selecionada pelo dispositivo de rede de acesso e é exigida para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida, e os itens de configurações combináveis são definidos com relação ao número máximo de camadas de transmissão suportáveis pelo sistema e são exigidos para gerar respectivas sequências DMRS de camadas de transmissão;
    um módulo de geração (430), configurado para gerar as respectivas sequências DMRS das camadas de transmissão do UE para transmitir dados de enlace de subida ao usar CS e sequência OCC correspondendo à configuração combinável determinada pelo módulo de determinação de configuração;
    em que uma primeira condição de configuração é satisfeita entre os itens de configurações combináveis predefinidos, e a primeira condição de configuração compreende que sequências OCC diferentes são configuradas entre pelo menos uma parte dos itens de configurações combináveis que são configurados com pelo menos dois recursos CS iguais;
    o equipamento caracterizado pelo fato de que,
    cada um dos itens de configurações combináveis predefinidos também satisfaz uma segunda condição de configuração;
    em que a segunda condição de configuração compreende que, em um item de configuração combinável, o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para a mesma palavra código é maior que o espaçamento entre recursos CS correspondendo às camadas de transmissão mapeadas para palavras códigos diferentes.
  18. Equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que a informação de indicação de configuração compreende o número determinado de camadas de transmissão, e o número de item correspondendo ao item de configuração combinável selecionado dos múltiplos itens de configurações combináveis predefinidos.
  19. Equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o módulo de determinação de configuração é configurado adicionalmente para:
    determinar um modo de salto de grupo de sequência DMRS para ser usado, com base na sequência OCC correspondendo a respectivas camadas de transmissão na configuração combinável determinada; em que, se na configuração combinável determinada as configurações de recursos de sequências OCC correspondendo às respectivas camadas de transmissão forem idênticas, determinar o modo de salto de grupo de sequência DMRS entre subquadros para uso; se na configuração combinável determinada as configurações de recursos de sequências OCC correspondendo às respectivas camadas de transmissão forem diferentes, determinar o modo de salto de grupo de sequência DMRS entre intervalos para uso.
  20. Equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o módulo de determinação de configuração é configurado adicionalmente para:
    quando o número de camadas de transmissão para transmitir dados de enlace de subida é maior que 2, obter os dois recursos de canal de realimentação HARQ alocados pelo dispositivo de rede de acesso, com base em uma relação de mapeamento predefinida entre recursos de canal de realimentação HARQ e recursos CS correspondendo às duas camadas de transmissão adotando coleções de recursos CS disponíveis idênticos na configuração combinável determinada.
BR112012033717-3A 2010-06-28 2011-01-20 Dispositivo de rede de acesso, equipamento de usuário e respectivos métodos de configuração de recursos de sinal de referência de demodulação BR112012033717B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201010217558.7 2010-06-28
CN2010102175587A CN102300313B (zh) 2010-06-28 2010-06-28 专用解调参考信号的资源配置方法和相关装置
PCT/CN2011/070433 WO2011085702A1 (zh) 2010-06-28 2011-01-20 专用解调参考信号的资源配置方法和相关装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012033717A2 BR112012033717A2 (pt) 2016-11-22
BR112012033717B1 true BR112012033717B1 (pt) 2021-03-23

Family

ID=44303840

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012033717-3A BR112012033717B1 (pt) 2010-06-28 2011-01-20 Dispositivo de rede de acesso, equipamento de usuário e respectivos métodos de configuração de recursos de sinal de referência de demodulação

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8804651B2 (pt)
EP (1) EP2587843B1 (pt)
JP (1) JP2013543287A (pt)
CN (1) CN102300313B (pt)
BR (1) BR112012033717B1 (pt)
WO (1) WO2011085702A1 (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102355292A (zh) 2011-08-05 2012-02-15 中兴通讯股份有限公司 参数传输方法及装置、参数生成方法及装置
CN103828464B (zh) 2011-09-30 2018-01-30 富士通株式会社 无线通信系统、基站、移动台以及无线通信方法
CN103259635B (zh) * 2012-02-15 2016-06-08 电信科学技术研究院 一种dmrs扰码序列的生成方法及装置
CN102710391B (zh) * 2012-05-08 2016-05-25 华为技术有限公司 混合自动重传请求反馈信息的反馈方法、基站和用户设备
CN103856306B (zh) 2012-12-05 2017-10-17 华为技术有限公司 处理干扰的方法及装置
CN104105202B (zh) * 2013-04-02 2018-10-09 上海诺基亚贝尔股份有限公司 基于新载波类型的通信方法和设备
JP2016149583A (ja) * 2013-06-06 2016-08-18 シャープ株式会社 端末装置、基地局装置、無線通信システムおよび通信方法
CN104427526B (zh) * 2013-08-21 2018-04-27 电信科学技术研究院 一种终端业务信道测试方法及综测仪
CN103763224B (zh) * 2014-01-23 2017-04-12 华为技术有限公司 一种数据处理方法及装置
WO2016119207A1 (en) * 2015-01-30 2016-08-04 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Harq/csi ack feedback method over unlicensed carriers
CN106160990B (zh) * 2015-04-27 2019-06-07 中国移动通信集团公司 一种解调参考信号dmrs资源配置的方法及装置
CN107926019A (zh) * 2015-08-31 2018-04-17 株式会社Ntt都科摩 用户终端、无线基站以及无线通信方法
KR20170037489A (ko) * 2015-09-25 2017-04-04 주식회사 아이티엘 V2x를 위한 dm-rs 구성 방법 및 그 장치
JP6107914B2 (ja) * 2015-10-14 2017-04-05 富士通株式会社 無線通信システム、基地局、移動局、及び無線通信方法
CN105634707B (zh) * 2015-12-31 2019-04-23 深圳市金立通信设备有限公司 一种信息传输的方法、基站及终端
US11432310B2 (en) 2016-03-27 2022-08-30 Lg Electronics Inc. Method for transmitting and receiving uplink demodulation reference signal in wireless communication system, and apparatus therefor
EP3484084B1 (en) * 2016-07-07 2024-03-13 LG Electronics Inc. Method and device for transmitting/receiving wireless signal in wireless communication system
WO2018021825A1 (ko) * 2016-07-26 2018-02-01 엘지전자 주식회사 상향링크 신호 전송 방법 및 사용자기기와, 상향링크 신호 수신 방법 및 기지국
CN108307535B (zh) 2016-08-25 2021-05-07 北京三星通信技术研究有限公司 传输数据的方法及设备
WO2018058555A1 (en) 2016-09-30 2018-04-05 Qualcomm Incorporated Comb adaptation for interlaced fdm dmrs
EP3863258B1 (en) * 2017-03-23 2023-09-06 Guangdong Oppo Mobile Telecommunications Corp., Ltd. Method and device for transmitting uplink demodulation reference signal
CN109150447B (zh) * 2017-06-16 2022-09-27 中兴通讯股份有限公司 信息发送、数据解调方法及装置、通信节点、网络侧设备
US10333740B2 (en) 2017-09-10 2019-06-25 At&T Intellectual Property I, L.P. Facilitating determination of transmission type via demodulation reference signal patterns
CN109600207B (zh) * 2017-09-30 2020-10-20 维沃移动通信有限公司 一种上行控制信道配置的传输方法和相关设备
CN109802807B (zh) * 2017-11-17 2020-07-28 电信科学技术研究院 信息指示、资源确定方法及装置、计算机存储介质
WO2019173974A1 (en) * 2018-03-13 2019-09-19 Zte Corporation Transmissions based on candidate resources or candidate resource groups
CN111294306B (zh) * 2018-12-07 2021-08-13 华为技术有限公司 一种参考信号的传输方法及装置
WO2022077471A1 (en) * 2020-10-16 2022-04-21 Apple Inc. Adaptive applications of orthogonal cover codes on resource elements for wireless communication systems

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101384078A (zh) * 2007-09-05 2009-03-11 中兴通讯股份有限公司 一种长期演进系统中终端选取解调参考信号模式的方法
US20110142107A1 (en) * 2009-06-16 2011-06-16 Kyle Jung-Lin Pan Rank Adaptive Cyclic Shift for Demodulation Reference Signal
US20120170683A1 (en) * 2009-06-23 2012-07-05 Frank Frederiksen Methods, Apparatuses, and Related Computer Program Product for Information Channel Configuration
CN107104780B (zh) * 2009-10-01 2020-10-16 交互数字专利控股公司 上行链路控制数据传输
CN101741462B (zh) * 2009-12-14 2014-03-12 中兴通讯股份有限公司 解调参考信号动态循环移位参数的处理方法
US8908617B2 (en) * 2009-12-31 2014-12-09 Samsung Electronics Co., Ltd. Uplink demodulation reference signal design for MIMO transmission
EP2343849B1 (en) * 2010-01-07 2019-05-29 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for enhancing features of uplink reference signals
US9258160B2 (en) * 2010-01-11 2016-02-09 Qualcomm Incorporated Multiplexing demodulation reference signals in wireless communications
CN102859893B (zh) * 2010-02-16 2016-06-08 瑞典爱立信有限公司 基于码和循环移位的mimo层特定参考信号
US20110235599A1 (en) * 2010-03-29 2011-09-29 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and system for uplink acknowledgement signaling in carrier-aggregated wireless communication systems
US8654734B2 (en) * 2010-06-01 2014-02-18 Texas Instruments Incorporated Multi-cell channel state information-reference symbol patterns for long term evolution extended cyclic prefix and code division multiplexing-time multiplexing
JP5606337B2 (ja) * 2011-01-07 2014-10-15 株式会社Nttドコモ 無線基地局装置、ユーザ端末及び上りリンク制御信号のシグナリング方法

Also Published As

Publication number Publication date
BR112012033717A2 (pt) 2016-11-22
EP2587843A1 (en) 2013-05-01
US8804651B2 (en) 2014-08-12
WO2011085702A1 (zh) 2011-07-21
JP2013543287A (ja) 2013-11-28
EP2587843B1 (en) 2015-09-23
US20130114547A1 (en) 2013-05-09
CN102300313A (zh) 2011-12-28
CN102300313B (zh) 2013-03-27
EP2587843A4 (en) 2013-07-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012033717B1 (pt) Dispositivo de rede de acesso, equipamento de usuário e respectivos métodos de configuração de recursos de sinal de referência de demodulação
CN107925544B (zh) 无线通信系统中的用于通信的方法和装置
US10200984B2 (en) Wireless communication control channel apparatus and method
JP6513580B2 (ja) 適応的に構成されたtdd通信システムのためのサウンディング参照信号の送信
JP6320370B2 (ja) 下り制御情報送信方法、検出方法、基地局及びユーザ機器
US9054843B2 (en) Search space arrangement for control channel
KR102149758B1 (ko) Harq-ack 신호의 송신 및 수신 방법 및 장치
CN102395206B (zh) 下行控制信息的传输方法和设备
WO2019029378A1 (zh) 参考信号配置信息的指示方法、基站及终端
CN114745086A (zh) 无线通信系统中发送和接收控制信道的方法、装置和系统
US10992445B2 (en) Signal processing method and device
CN106411486B (zh) 一种上行解调导频的发送接收方法及装置
EP3535894A1 (en) Uci transmission in a communication system
CN110431791B (zh) 用于网络协调的下行链路控制信息设计的方法和装置
JP2020501395A (ja) 復調用参照信号の密度を適応させるための方法
CN107852290B (zh) 上行控制信息的传输方法、装置及系统
CN107370586B (zh) 一种信道传输方法及装置
US20210143962A1 (en) Information transmission and data demodulation methods and apparatuses, communication node, and network side device
CA3085849A1 (en) Method and apparatus for transmitting and receiving control information and data information in wireless communication system
JP6893241B2 (ja) 信号の伝送方法、ネットワーク装置及び端末装置
WO2016070430A1 (zh) Dm-rs的资源配置方法、装置以及通信系统
CN103988562A (zh) 增强型下行控制信道的发送方法、检测方法和装置

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.