BR112012021036B1 - Método e sistema para coletar dados de medição de terminal - Google Patents

Método e sistema para coletar dados de medição de terminal Download PDF

Info

Publication number
BR112012021036B1
BR112012021036B1 BR112012021036-0A BR112012021036A BR112012021036B1 BR 112012021036 B1 BR112012021036 B1 BR 112012021036B1 BR 112012021036 A BR112012021036 A BR 112012021036A BR 112012021036 B1 BR112012021036 B1 BR 112012021036B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
measurement data
terminal
endpoint
data
irp
Prior art date
Application number
BR112012021036-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012021036A2 (pt
Inventor
Hongzhuo ZHANG
Lan Zou
Lei Jin
Xiaoli Shi
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd
Publication of BR112012021036A2 publication Critical patent/BR112012021036A2/pt
Publication of BR112012021036B1 publication Critical patent/BR112012021036B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/08Testing, supervising or monitoring using real traffic
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/02Processing of mobility data, e.g. registration information at HLR [Home Location Register] or VLR [Visitor Location Register]; Transfer of mobility data, e.g. between HLR, VLR or external networks
    • H04W8/08Mobility data transfer
    • H04W8/16Mobility data transfer selectively restricting mobility data tracking

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)

Abstract

método e sistema de medição terminal de coleta de dados. na presente invenção, são fornecidos um métodos e sistema para o recolhimento de dados de medição de terminais, um sistema integrado de referência do sistema gerenciador de ponto de referência, um sistema integrado de sistema agente ponto, um servidor de rede doméstica, uma entidade gestor da mobilidade, uma estação base e um equipamento do usuário. o agente de ponto de referência integrado (agente irp) recebe um conjunto de dados de medição a partir do terminal de operação ou dados do terminal de medição que terminam operação a partir do gerenciador de ponto de referência integrado (irp manager); no qual os dados de medição a partir do terminal de operação são usados para iniciar o recolhimento do terminal de medição dados e carrega o parâmetro de configuração para a coleta de dados de medição de terminais, e os dados de medição de terminais terminando operação são usados para instruir que a coleta dos dados de medição do terminal deve ser terminado. a presente invenção permite que o terminal para recolher e comunicar os dados de medição dos terminais.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se ao campo das comunicações e, em particular, a um método e sistema para coletar dados de medição de terminal.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Em alguns sistemas de comunicação, por exemplo, sistema global para comunicações móveis (GSM, Global System for Mobile Communications), acesso múltiplo por divisão de código de banda larga (WCDMA, Wideband Code Division Multiple Access Wireless), acesso múltiplo por divisão de código (CDMA, Code Division Multiple Addressing) e interoperabilidade mundial para acesso de micro-ondas (Wimax, Worldwide Interoperability for Microwave Access), para garantir comunicação normal pela rede, alguns dados, por exemplo, dados de elementos de rede, necessitam ser coletados.
O sistema universal de telecomunicações móveis (UMTS, Universal Mobile Telecommunication System) é um sistema de comunicação móvel de terceira geração que adota a tecnologia de interface pelo ar WCDMA. O sistema UMTS é geralmente denominado de sistema de comunicação WCDMA.
Por exemplo, a FIG. 1 é um diagrama estrutural esquemático de um UMTS no estado da técnica. O sistema universal de telecomunicações móveis (UMTS, Universal Mobile Telecommunication System) adota uma estrutura similar a um sistema de comunicação móvel de segunda geração, que inclui uma rede de acesso de rádio (Radio Access Network, RAN) e uma rede de núcleos (Core Network, CN) . A rede de acesso de rádio processa todas as funções relacionadas a rádio e a CN processa todas as chamadas de voz e conexões de dados no sistema UMTS e implementa funções de comutação e roteamento com redes externas. Logicamente, a CN é dividida em um dominio comutado de circuitos (Circuit Switched Domain, CS) e um dominio comutado de pacotes (Packet Switched Domain, PS).
A rede de núcleos CN inclui urn MSC/VLR, um nó de suporte de GPRS de serviço (SGSN, Serving GPRS Support Node), urn HLR, um centro de comutação de portal de serviços móveis (GMSC, Gateway Mobile-services Switching Centre) e um nó de suporte de portal GPRS (GGSN, Gateway GPRS Support Node) . A rede de núcleos pode ser conectada a uma rede externa (External Network) por intermédio do GMSC ou GGSN. Por exemplo, a rede de núcleos pode ser conectada a uma rede móvel pública terrestre (PLMN, Public Land Mobile Network), a uma rede telefônica pública comutada (PSTN, Public Switched Telephone Network), ou a uma rede digital de serviços integrados (ISDN, Integrated Services Digital Network) por intermédio do GMSC; e pode ser conectada à Internet INTERNET por intermédio do GGSN.
O sistema UMTS inclui uma rede universal de acesso de rádio terrestre (UTRAN, Universal Terrestrial Radio Access Network) , uma CN e um equipamento de usuário (User Equipment, UE).
A FIG. 2 é um diagrama estrutural esquemático de uma UTRAN no estado da técnica. A UTRAN é uma rede de acesso de rádio terrestre e inclui um ou mais subsistemas de rede de rádio (RNS, Radio Network Subsystem). Um RNS inclui um controlador de rede de rádio (RNC, Radio Network Controller) e uma ou mais estações-base (NóB) . A interface entre o RNC e a CN é uma interface lu, e o NóB e RNC estão conectados por intermédio de uma interface lub. Dentro da UTRAN, controladores de redes de rádio (RNC) estão interconectados por intermédio de uma interface lur, a qual implementa conexão mediante utilização de conexão fisica direta entre os RNCs ou mediante utilização de uma rede de transporte. O RNC aloca e controla recursos de rádio do NóB ligado ou relacionado com o RNC. O NóB implementa conversão de fluxo de dados entre a interface lub e uma interface Uu e também gerencia parcialmente os recursos de rádio.
O NóB é uma estação-base (ou um transceptor de rádio) em um sistema WCDMA, que inclui um transceptor de rádio e uma unidade de processamento de banda-base. O NóB interconecta-se com o RNC por intermédio de uma interface lub padrão e implementa principalmente processamento de protocolo de camada fisica da interface Uu. As principais funções do NóB incluem dispersão de espectro, modulação, codificação e aglomeração de canal, demodulação, e codificação de canal, assim como conversões manuais entre sinais de banda-base e sinais de frequência de rádio.
O RNC é um controlador de rede de rádio que controla recursos de rádio da UTRAN. 0 RNC implementa principalmente tais funções como configuração e desconexão de conexão, transferência, combinação de macrodiversidade, e controle de gerenciamento de recursos de rádio.
Para manter a competitividade de futuras redes, a 3GPP apresenta uma novíssima arquitetura de evolução de redes para satisfazer os requisitos do pedido de patente em relação a rede móvel nos próximos dez anos ou mesmo mais, o qual inclui evolução de arquitetura de sistema (SAE, System Architecture Evolution) e evolução de longo prazo (LTE, Long Term Evolution) da rede de acesso. A rede de acesso evoluida é denominada rede de acesso de rádio terrestre universal evoluida (E-UTRAN, Evolved Universal Terrestrial Radio Access Network). 0 objetivo da evolução de rede é propiciar uma rede totalmente baseada em IP com pequeno retardo, elevada taxa de dados, grande capacidade do sistema, ampla cobertura e baixo custo. Uma vez que isto é uma novíssima arquitetura de rede, todos os nós, funções e procedimentos sujeitos à atual arquitetura são submetidos a alterações substantivas.
Uma arquitetura de rede de núcleos de pacotes evoluídos pode ser mostrada na FIG. 3, a qual inclui três entidades de funções lógicas, a saber, uma entidade de gerenciamento de mobilidade (Mobility Management Entity, MME), um portal SAE de serviço (Serving SAE GW) e um portal SAE de rede de pacotes de dados (PDN (Packet Data Network) SAE GW).
A MME é responsável pelo gerenciamento da mobilidade em um plano de controle, incluindo gerenciamento de contexto de usuário e de estado de mobilidade e alocação temporária de identidade de usuário, correspondente a um plano de controle de um nó de suporte GPRS de serviço (SGSN) em um sistema GPRS/UMTS atual.
O portal SAE de serviço é responsável por iniciar radiochamadas para os dados de enlace descendente em um estado inativo e gerenciar e armazenar parâmetros de portadora e informações de roteamento de intrarrede, correspondente a um plano de dados do SGSN e a um nó de suporte de portal GPRS (GGSN, Gateway GPRS Support Node) no sistema GPRS/UMTS atual.
O PDN SAE GW serve como um ponto de fixação de piano de usuário entre diferentes sistemas de acesso.
A entidade de função de regra de politica e de carregamento (Policy and Charging Rule Function, PCRF) é usada para controle e decisão de politica e controle de carregamento de fluxo.
O servidor de assinante residencial (Home Subscriber Server, HSS) é usado para armazenar informações de assinatura de usuário.
Uma estrutura de rede da E-UTRAN é mostrada na FIG. 4, onde uma entidade de gerenciamento de mobilidade (Mobility Management Entity, MME) e um eNB estão conectados por intermédio de uma interface Sl-MME, um portal SAE de serviço (Serving SAE GW) e um eNB estão conectados por intermédio de uma interface Sl-U, e dois eNBs estão conectados por intermédio de uma interface X2.
A otimização convencional de rede é baseada em dados de testes de acionamento. Um testador de acionamento é usado para coletar dados tais como nível e qualidade de uma rede e os dados são analisados para descobrir problemas relacionados com cobertura, capacidade, QoS e mobilidade da rede. Deste modo, a otimização da rede é implementada especificamente nas áreas afetadas.
Quando a escala da rede cresce constantemente, torna- se cada vez mais difícil implementar otimização confiando apenas na experiência. Além disso, devido à restrição da rota do teste de acionamento, os dados do teste de acionamento podem não revelar todos os problemas da rede.
Consequentemente, os operadores necessitam de otimização automática da rede. A otimização automática da rede é capaz de minimizar a OPEX de um operador, maximizando a utilização da rede a um custo minimo de equipamento, reduzindo o requisito de experiência e dependência do pessoal de otimização da rede, e aliviando a carga de trabalho do pessoal de otimização da rede.
Para reduzir os testes convencionais de acionamento que exigem uma grande proporção de trabalho manual e para coletar dados mais eficientemente, a 3GPP está estudando uma substituição de relatório automático de parâmetros necessários de otimização de rede por terminais comerciais comuns para a coleta convencional manual de dados de testes de acionamento (dados de medição de terminal). Este relatório automático de dados de medição de terminal por terminais comerciais comuns pode ser usado como um método básico de MDT (Minimization Drive Test) para coletar os dados de testes de acionamento (dados de medição de terminal).
A FIG. 5 é um fluxograma esquemático de um método de rastreamento de equipamento de usuário no estado da técnica. Um sistema de gerenciamento de elemento (EMS, Element Management System) pode difundir configurações de parâmetros para rastrear todos os nós de elementos da rede no sistema de modo a implementar rastreamento de sinalização em um usuário ou dispositivo especifico.
Os nós de elementos da rede na rede transmitem dados de rastreamento gravados para uma Entidade de Coleta de Dados de Rastreamento. Após a entidade coletar dados de rastreamento de sinalização de um usuário especifico, falhas e problemas na rede podem ser acessados e diagnosticados de acordo com a análise dos dados de rastreamento.
501. Um EMS transmite uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para um HSS ou uma MME.
A mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento é usada para ativar um procedimento de rastreamento de sinalização para um usuário ou dispositivo especifico, e transporta parâmetros de configuração de rastreamento que incluem identidade internacional de assinante móvel (IMSI, International Mobile Subscriber Identity) ou identidade internacional de equipamento móvel (IMEI), referência de rastreamento (Trace Reference Identity), eventos de ativação (Triggering Events), profundidade de rastreamento (Trace Depth), lista de tipos NE para rastrear (List of NE types to trace), lista de interfaces (List of Interfaces) e endereço IP de entidade de coleta de rastreamento (IP Address of Trace Data Collection Entity).
502-504. O HSS armazena os parâmetros de configuração de rastreamento. Quando um usuário a rastrear acessa a rede, o usuário transmite uma Solicitação de Anexação (Attach Request) para a rede, e transmite uma Solicitação de Atualização de Localização (Update Location Request) pata o HSS para atualizar as suas informações de localização.
505. O HSS verifica se o usuário necessita de rastreamento e, em caso afirmativo, transmite os parâmetros de configuração de rastreamento para a MME mediante utilização de uma Resposta de Atualização de Localização (Update Location Answer).
506. A MME armazena os parâmetros de configuração de rastreamento, inicia uma sessão de registro de rastreamento especifica para o usuário e transmite os parâmetros de configuração de rastreamento para um NóB mediante utilização de uma Solicitação de Estabelecimento de Contexto Inicial (Initial Context Setup Request).
O NóB armazena os parâmetros de configuração de rastreamento e inicia a sessão de registro de rastreamento especifica para o usuário.
Este método, contudo, apenas implementa rastreamento de dados de sinalização específicos de usuário para elementos de rede no lado da rede e pode não implementar coleta e análise de dados em um terminal de usuário. Isto limita os efeitos de avaliação e diagnóstico de falhas da rede, e pode não determinar o ambiente de rádio onde o usuário está localizado. Como resultado, possíveis problemas na cobertura, capacidade, QoS e mobilidade da rede podem não ser detectados.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Modalidades da presente invenção fornecem um método e sistema para coletar dados de medição de terminal, um sistema de gerenciamento de ponto de referência de integração, um sistema de agente de ponto de referência de integração, um servidor de assinante residencial, uma entidade de gerenciamento de mobilidade, um NóB e um equipamento de usuário, os quais possibilitam que um terminal colete e faça um relatório dos dados de medição de terminal de modo que uma rede analise os dados de medição de terminal notificados pelo terminal.
Em um aspecto, a presente invenção fornece um método para coletar dados de medição de terminal, que compreende: receber, por um agente de ponto de referência de integração (Agente IRP), uma ação de inicio de medição de dados de terminal ou uma ação de interrupção de medição de dados de terminal transmitida por um gerenciador de ponto de referência de integração (Gerenciador IRP), onde a ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar a coleta de dados de medição de terminal e transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a ação de interrupção de medição de dados de terminal é usada para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal.
Em outro aspecto, a presente invenção fornece um sistema para coletar dados de medição de terminal, incluindo um gerenciador de ponto de referência de integração (Gerenciador IRP) e um agente de ponto de referência de integração (Agente IRP), onde: o Gerenciador IRP está configurado para transmitir uma ação de inicio de medição de dados de terminal ou uma ação de interrupção de medição de dados de terminal para o Agente IRP, onde a ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar a coleta de dados de medição de terminal e transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a ação de interrupção de medição de dados de terminal é usada para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal; e o Agente IRP está configurado para informar um UE, por uma rede, do inicio da coleta de dados de medição de terminal ou da interrupção da coleta de dados de medição de terminal.
Em ainda outro aspecto, a presente invenção fornece um sistema de gerenciamento de ponto de referência de integração, que inclui: um gerenciador de ponto de referência de integração (Gerenciador IRP), configurado para configurar parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal; e uma unidade de transmissão, configurada para transmitir uma ação de inicio de medição de dados de terminal ou uma ação de interrupção de medição de dados de terminal para um Agente IRP, onde a ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar a coleta de dados de medição de terminal e transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a ação de interrupção de medição de dados de terminal é usada para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal e transporta o indicador de interrupção de medição de terminal, de modo que o Agente IRP transmita os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para um UE.
Em ainda outro aspecto, a presente invenção fornece um sistema de agente de ponto de referência de integração, que inclui: uma unidade receptora, configurada para receber uma ação de inicio de medição de dados de terminal ou uma ação de interrupção de medição de dados de terminal transmitida por um Gerenciador IRP, onde a ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar a coleta de dados de medição de terminal e transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a ação de interrupção de medição de dados de terminal é usada para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal; e um agente de ponto de referência de integração (Agente IRPA) configurado para informar um UE, por uma rede, do inicio da coleta de dados de medição de terminal ou da interrupção da coleta de dados de medição de terminal.
Em ainda outro aspecto, a presente invenção fornece um servidor de assinante residencial, que inclui: uma unidade receptora, configurada para receber uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento ou de Desativação de Sessão de Rastreamento transmitida por um Agente IRP, onde a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento é usada para ativar um procedimento de rastreamento para um usuário ou dispositivo especifico e transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta um indicador de interrupção de medição de terminal usado para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal; e uma unidade de transmissão, configurada para transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para um UE por intermédio de uma MME ou um SGSN.
Em ainda outro aspecto, a presente invenção fornece uma entidade de gerenciamento de mobilidade, que inclui: uma unidade receptora, configurada para receber parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal transmitido por um Gerenciador IRP; e uma unidade de transmissão, configurada para transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para um UE por intermédio de um NóB.
Em ainda outro aspecto, a presente invenção fornece um NóB, que inclui: uma unidade receptora, configurada para receber parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal transmitido por um Agente IRP, e receber um relatório dos dados de medição de terminal retornados por um UE; e uma unidade de transmissão, configurada para transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para um UE, e transmitir o relatório dos dados de medição de terminal retornados pelo UE para uma entidade de coleta de dados de rastreamento.
Em ainda outro aspecto, a presente invenção fornece um equipamento de usuário, que inclui: um transceptor, confiqurado para receber parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal transmitido por um NóB, e transmitir um relatório dos dados de medição de terminal para o NóB; e uma unidade de medição, configurada para medir os dados de medição de terminal de acordo com os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, ou terminar a medição de dados de medição de terminal de acordo com o indicador de interrupção de medição de terminal.
As soluções técnicas acima permitem que um terminal colete e faça um relatório dos dados de medição de terminal, e uma rede analise os dados de medição de terminal informados pelo terminal, de modo que problemas relacionados com cobertura, capacidade, QoS e mobilidade na rede possam ser detectados e localizados com mais precisão.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para explicar melhor as soluções técnicas da presente invenção, os desenhos apensos exigidos na descrição das modalidades da invenção são descritos resumidamente. É evidente que os desenhos apensos ilustram apenas algumas modalidades exemplificativas da invenção. Pessoas versadas na técnica podem obter outros desenhos a partir destes desenhos sem qualquer esforço criativo. Entre os desenhos:
a FIG. 1 é um diagrama estrutural esquemático de um UMTS no estado da técnica;
a FIG. 2 é um diagrama estrutural esquemático de uma UTRAN no estado da técnica;
a FIG. 3 é um diagrama estrutural esquemático de uma rede de núcleos de pacotes evoluidos no estado da técnica;
a FIG. 4 é um diagrama estrutural esquemático de uma E-UTRAN no estado da técnica;
a FIG. 5 é um fluxograma esquemático de um método de rastreamento de equipamento de usuário no estado da técnica;
a FIG. 6 é um diagrama esquemático resumido de um sistema 600 para coletar dados de medição de terminal de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a FIG. 7 é um diagrama esquemático de um método para coletar dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 8 é um diagrama esquemático de um método para coletar dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 9 é um diagrama esquemático de um método para coletar dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 10 é um diagrama esquemático de um método para coletar dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 11 é um diagrama esquemático de um método para coletar dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 12 é um diagrama esquemático de um método para coletar dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 13 é um diagrama esquemático de um processo de transferência de configuração de dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 14 é um diagrama esquemático de um processo de interrupção de coleta de dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 15 é um diagrama esquemático de um processo de transferência de dados de medição de terminal durante um procedimento de transferência de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 16 é um diagrama esquemático de um processo de transferência de dados de medição de terminal durante um procedimento de transferência de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 17 é um diagrama esquemático resumido de uma arquitetura de rede LTE de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 18 é um diagrama estrutural esquemático de um NMS de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 19 é um diagrama estrutural esquemático de um EMS de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 20 é um diagrama estrutural esquemático de um HSS de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 21 é um diagrama estrutural esquemático de uma MME de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 22 é um diagrama estrutural esquemático de um NóB de acordo com outra modalidade da presente invenção;
a FIG. 23 é um diagrama estrutural esquemático de um equipamento de usuário de acordo com outra modalidade da presente invenção; e
a FIG. 24 é um fluxograma esquemático de um método para consultar tarefas de rastreamento de acordo com outra modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES
Para fins de descrição ao invés de limitação, são fornecidos detalhes de estruturas de sistema, interfaces e técnicas especificas para completa compreensão da presente invenção. Pessoas versadas na técnica estão cientes que a presente invenção pode ser implementada em outras modalidades mesmo sem tais detalhes. Em outras circunstâncias, não serão fornecidas descrições detalhadas de equipamentos, circuitos e métodos comumente conhecidos, de modo que a descrição da presente invenção não será prejudicada por detalhes desnecessários.
As soluções técnicas da presente invenção são aplicáveis a todos os tipos de sistemas de comunicação, tais como GSM, sistema de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA, Code Division Multiple Access), TDS-CDMA, CDMA2000, Wimax, Acesso Múltiplo por Divisão de Código de Banda Larga (WCDMA, Wideband Code Division Multiple Access), Serviço Geral de Rádio de Pacotes (GPRS, General Packet Radio Service), e Evolução de Longo Prazo (LTE, Long Term Evolution). Um terminal móvel (Mobile Terminal), também denominado usuário móvel (UE, User Equipment) ou um equipamento de usuário móvel, pode comunicar-se com uma ou mais redes de núcleos por uma rede de acesso de rádio (tal como RAN, Radio Access Network). 0 terminal móvel pode ser uma estação móvel tal como um telefone móvel (ou um telefone celular) e um computador equipado com terminal móvel tal como um computador embarcado, portátil, de bolso, de mão, ou dispositivo móvel montado em veiculo, que troca voz e/ou dados com a rede de acesso de rádio.
Para facilidade de descrição, uma LTE é usada como exemplo para ilustração detalhada das modalidades a seguir.
A FIG. 6 é um diagrama esquemático resumido de um sistema 600 para coleta de dados de medição de terminal de acordo com uma modalidade da presente invenção. O sistema 600 inclui um sistema de gerenciamento de rede (NMS, Network Management System) 601, um sistema de gerenciamento de elemento (EMS, Element Management System) 603, um elemento de rede (NE, Network Element) 605, um eNóB/RNC 606, um elemento de rede 607 e um HSS 610.
O NMS 601 está conectado ao EMS 603 e ao elemento de rede 605. O EMS 603 está conectado ao elemento de rede 605 e ao elemento de rede 607.
Tanto o equipamento de usuário 602 como o equipamento de usuário 604 podem estar comunicativamente conectados à MME 608 por intermédio do eNóB/RNC 606. A MME 608 está também comunicativamente conectada ao HSS 610.
O NMS 601 está comunicativamente conectado à MME 608 por intermédio do EMS 603. Em uma rede EUTRAN ou UTRAN, elementos de rede na rede sem fio podem ser manuseados uniformemente pelo sistema de gerenciamento de rede 601. Por exemplo, o NMS 601 inclui um gerenciador de ponto de referência de integração (Integration Reference Point Manager, IRPManager), que está comunicativamente conectado ao agente de ponto de referência de integração (Integration
Reference Point Agent, IRPAgent) do EMS 605 e está conectado ao agente de ponto de referência de integração (Integration Reference Point Agent, IRPAgent) do EMS 603 por intermédio de uma interface itf-n. O Agente IRP do EMS 603 está comunicativamente conectado ao elemento de rede 607. O NMS 601 controla o elemento de rede 605 e o elemento de rede 607 por intermédio do Gerenciador IRP.
O NMS 601 está configurado para transmitir uma ação de inicio de medição de dados de terminal ou uma ação de interrupção de medição de dados de terminal para o EMS 603, onde a ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar a coleta de dados de medição de terminal e transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a ação de interrupção de medição de dados de terminal é usada para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal e transporta um indicador de interrupção de medição de terminal.
O EMS 603 está configurado para transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal para o UE, por exemplo, o equipamento de usuário 602 ou o equipamento de usuário 604 pela rede, de modo que o UE inicie a coleta de dados de medição de terminal de acordo com os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou interrompa a coleta de dados de medição de terminal de acordo com o indicador de interrupção de medição de terminal.
A FIG. 7 é um fluxograma esquemático de um método para coleta de dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção, que inclui:
701. Um agente de ponto de referência de integração (IRP Agent) recebe uma ação de inicio de medição de dados de terminal ou uma ação de interrupção de medição de dados de terminal transmitida pelo gerenciador de ponto de referência de integração (IRP Manager), onde a ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar a coleta de dados de medição de terminal e transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a ação de interrupção de medição de dados de terminal é usada para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal.
Opcionalmente, a ação de interrupção de medição de dados de terminal pode transportar um indicador de interrupção de medição de terminal.
702. O agente de ponto de referência de integração (IRP Agent) transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para um equipamento de usuário (UE) por uma rede, de modo que o UE inicie a coleta de dados de medição de terminal de acordo com os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou termine a coleta de dados de medição de terminal de acordo com o indicador de interrupção de medição de terminal.
Quando a ação de interrupção de medição de dados de terminal não transportar um indicador de interrupção de medição de terminal, o agente de ponto de referência de integração (IRP Agent) informa o UE da interrupção da coleta de dados de medição de terminal de acordo com a ação de interrupção de medição de dados de terminal.
Quando a ação de interrupção de medição de dados de terminal transportar um indicador de interrupção de medição de terminal, os detalhes são como segue.
Por exemplo, o Agente IRP transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para o UE por intermédio de um servidor de assinante residencial (HSS), ou entidade de gerenciamento de mobilidade (MME) , ou nó de suporte GPRS de serviço (SGSN), ou centro de comutação móvel (MSC), ou NóB, ou controlador de rede de rádio para iniciar um procedimento de coleta de dados de medição de terminal.
Por exemplo, o Agente IRP transmite uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento ou de Desativação de Sessão de Rastreamento para o servidor de assinante residencial (HSS), ou MME, ou SGSN, ou MSC, ou NóB, ou controlador de rede de rádio, onde a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento transporta os parâmetros de configuração usados para coleta de dados de medição de terminal, e a mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta o indicador de interrupção de medição de terminal.
Em outra modalidade da presente invenção, o Gerenciador IRP também transmite uma ação de Tarefas de Rastreamento de Lista Ativada (ListActivatedTraceJobs) para o Agente IRP; e o Agente IRP produz o número de terminais que estão realizando medições.
O HSS transmite para o Agente IRP uma Resposta de Ativação de Sessão de Rastreamento que transporta um valor de demanda que indica que a localização do UE é desconhecida, ou que o UE está destacado, ou o UE está inativo. 0 Agente IRP transmite para o Gerenciador IRP a Resposta de Ativação de Sessão de Rastreamento que transporta um valor de demanda que indica que a localização do UE é desconhecida, ou que o UE está destacado, ou o UE está inativo.
De acordo com a solução técnica acima, comandos de controle de configuração de dados de medição de terminal podem ser fornecidos, e dados de medição de terminal podem ser coletados a partir de elementos de rede e equipamentos de usuário. Os dados de medição de terminal coletados podem ser usados para refletir a condição da cobertura de sinal em uma área como uma referência para ajustar os parâmetros de planejamento da rede e de otimização da rede.
A FIG. 8 é um fluxograma esquemático de um método para coletar dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção, o qual é um processo de coleta de dados de medição de um único terminal de usuário baseado em um procedimento de rastreamento de sinalização e descreve um processo de transferência de configuração MDT antes de um UE acessar uma rede.
801. Um Gerenciador IRP transmite uma ação de inicio de medição de dados de terminal (MDT Data Request) para um Agente IRP.
A ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar a coleta de dados de medição de terminal e transporta parâmetros de configuração (MDT Configuration) usados para coletar dados de medição de terminal.
Por exemplo, a ação de inicio de medição de dados de terminal pode ser uma mensagem de Ativar Tarefa de Rastreamento (Active Trace Job) de uma interface de rastreamento ascendente (rastreamento IRP); ou uma mensagem de Criar Tarefa de Medição (CreateMeasurementJob) de uma interface de gerenciamento de desempenho ascendente (PMIRP); ou uma mensagem de uma interface de coleta de dados de medição de terminal ascendente (MDTRP).
802. O IRPAgent do Agente IRP transmite uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para um HSS.
A mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento é usada para iniciar um procedimento de rastreamento de sinalização para um usuário ou dispositivo especifico e transporta os parâmetros de configuração (MDT Configuration) usados para coletar dados de medição de terminal.
Opcionalmente, o HSS armazena parâmetros de configuração de rastreamento e os parâmetros usados para coletar dados de medição de terminal.
Em outra modalidade da presente invenção, o IRPAgent do Agente IRP pode transmitir a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para uma MME/SGSN (802b) ou para um eNóB/RNC (802c), onde a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento transporta os parâmetros de configuração (MDT Configuration) usados para coletar dados de medição de terminal. Para facilidade de descrição, nesta modalidade, o IRPAgent do Agente IRP transmite a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para o HSS, o que é considerado como um exemplo para ilustração.
803-805. Quando um usuário a rastrear acessa a rede, o usuário transmite uma Solicitação de Anexação (Attach Request) para a rede e, entretanto, atualiza as suas informações de localização com o HSS.
806. O HSS verifica se o usuário necessita de rastreamento e, em caso afirmativo, transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para a MME ou SGSN (MME/SGSN doravante para facilidade de descrição) mediante utilização de uma Resposta de Atualização de Localização (Upadate Location Answer).
807. A entidade que recebe os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, por exemplo, a MME/SGSN, inicia uma sessão de registro de rastreamento especifica para o usuário e, entretanto, transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o eNóB mediante utilização de uma Solicitação de Atualização de Contexto Inicial (Initial Context Setup Request) ou uma mensagem de Invocação de Rastreamento CN (CN Invoke Trace).
Opcionalmente, a MME ainda armazena os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
808. O eNóB inicia uma sessão de registro de rastreamento especifica para o usuário mediante a transmissão de Sinalização de Controle de Recursos de Rádio (RRC Signalling) para o UE.
O eNóB transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o UE, ordenando o UE a medir os dados de medição de terminal.
Opcionalmente, o eNóB ainda armazena os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
809. O UE transmite uma mensagem completa de configuração de dados de medição de terminal para o eNóB. Esta etapa é opcional.
810-811. O UE transmite um relatório de dados de medição de terminal (MDT Data Report) para o eNóB, e o eNóB encaminha o relatório para uma entidade de coleta de dados de rastreamento.
Em outra modalidade da presente invenção, a entidade de coleta de dados de rastreamento pode estar localizada no Agente IRP, e o Agente IRP pode ainda transmitir o relatório de dados de medição de terminal para o Gerenciador IRP.
De acordo com a solução técnica acima, podem ser transmitidos comandos de controle de configuração de dados de medição de terminal, e dados de medição de terminal podem ser coletados a partir de elementos de rede e equipamentos de usuário. Os dados de medição de terminal coletados podem ser usados para refletir a condição da cobertura de sinal em uma área e usados como uma referência para ajustar parâmetros de planejamento de rede e de otimização de rede.
A FIG. 9 é um fluxograma esquemático de um método para coletar dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção, o qual é um processo de coleta de dados de medição de um único terminal baseado em um procedimento de rastreamento de sinalização e descreve um processo de transferência de configuração MDT quando um UE está localizado em uma rede.
900. Um UE já acessa uma rede mediante utilização de um procedimento de anexação.
901. Um IRP transmite uma ação de inicio de medição de dados de terminal (MDT Data Request) para um IRPAgent de um Agente IRP, solicitando a coleta de dados de medição de terminal, onde a mensagem transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
Por exemplo, o Gerenciador IRP transmite a ação de inicio de medição de dados de terminal (MDT Data Request) para o IRPAgent do Agente IRP. A ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar a coleta de dados de medição de terminal e transporta parâmetros de configuração (MDT Configuration) usados para coletar dados de medição de terminal.
902. O Agente IRP transmite uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para um HSS.
A mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento é usada para ativar um procedimento de rastreamento de sinalização para um usuário ou dispositivo especifico e transporta parâmetros para MDT além dos parâmetros de configuração públicos.
Em outra modalidade da presente invenção, o Agente IRP pode transmitir a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para uma MME/SGSN (902b) ou para um eNóB/RNC (902c), onde a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento transporta os parâmetros de configuração (MDT Configuration) usados para coletar dados de medição de terminal. Para facilidade de descrição, nesta modalidade, o Agente IRP transmite a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para o HSS, que é considerado como um exemplo para ilustração.
903. O HSS transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para a MME/SGSN mediante utilização de uma mensagem de inserção de dados de assinante (Insert Subscriber Data) ou de Resposta de Atualização de Localização (Update Location Answer).
Opcionalmente, o HSS ainda armazena parâmetros de configuração de rastreamento e os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
904. A MME/SGSN inicia uma sessão de registro de rastreamento especifica para o usuário e transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o eNóB mediante utilização de uma mensagem de Inicio de Rastreamento (Trace Start).
Opcionalmente, a MME ainda armazena os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
905. O eNóB inicia uma sessão de registro de rastreamento especifica para o usuário e transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o UE mediante utilização de
Sinalização RRC, ordenando o UE a medir os dados de medição de terminal.
Opcionalmente, o eNóB armazena os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
906. O UE transmite uma mensagem completa de configuração de dados de medição de terminal para o eNóB. Esta etapa é opcional.
907-908. O UE transmite um relatório de dados de medição de terminal para o eNóB e o eNóB encaminha o relatório para uma entidade de coleta de dados de rastreamento.
Em outra modalidade da presente invenção, a entidade de coleta de dados de rastreamento pode estar localizada no Agente IRP e o Agente IRP pode ainda transmitir o relatório de dados de medição de terminal para o Gerenciador IRP.
De acordo com a solução técnica acima, podem ser transmitidos comandos de controle de configuração de dados de medição de terminal, e dados de medição de terminal podem ser coletados a partir de elementos de rede e equipamentos de usuário. Os dados de medição de terminal coletados podem ser usados para refletir a condição da cobertura de sinal em uma área e usados como uma referência para ajustar parâmetros de planejamento de rede e de otimização de rede.
A FIG. 10 é um fluxograma esquemático de um método para coletar dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção, o qual é um processo de coleta de dados de medição de um único terminal baseado em um procedimento de rastreamento de sinalização e descreve um processo onde uma MME notifica um UE da coleta de dados de medição de terminal.
1001. Um Gerenciador IRP transmite uma ação de inicio de medição de dados de terminal (MDT Data Request) para um Agente IRP.
A ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar coleta de dados de medição de terminal e transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
1002. 0 Agente IRP transmite uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para um HSS.
A mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento é usada para ativar um procedimento de rastreamento de sinalização para um usuário ou dispositivo especifico e transporta os parâmetros de configuração (MDT Configuration) usados para coletar dados de medição de terminal além dos parâmetros de configuração públicos. Opcionalmente, o HSS ainda armazena parâmetros de configuração de rastreamento e os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
Em outra modalidade da presente invenção, o IRPAgent do Agente IRP pode transmitir a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para uma MME/SGSN (1002b) ou para um eNóB/RNC (1002c), onde a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento transporta os parâmetros de configuração (MDT Configuration) usados para coletar dados de medição de terminal. Para facilidade de descrição, nesta modalidade, o Agente IRP transmite a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para o HSS, que é considerado como um exemplo para ilustração.
1003-1005. Quando um usuário a rastrear acessa a rede, o usuário transmite uma Solicitação de Anexação (Attach Request) para a rede e, entretanto, atualiza as suas informações de localização com o HSS.
1006. O HSS verifica se o usuário necessita de rastreamento e, em caso afirmativo, transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para a MME/SGSN mediante utilização de uma Resposta de Atualização de Localização (Upadate Location Answer).
1007. O procedimento de anexação é continuado.
1008. A MME/SGSN transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o UE mediante utilização de sinalização de estrato sem-acesso (NAS).
1009. O UE transmite uma mensagem completa de configuração de dados de medição de terminal para a MME/SGSN mediante utilização da sinalização NAS. Esta etapa é opcional.
1010-1011. 0 UE transmite um relatório de dados de medição de terminal (MDT Data Report) para o eNóB, e o eNóB encaminha o relatório para uma entidade de coleta de dados de rastreamento.
Em outra modalidade da presente invenção, a entidade de coleta de dados de rastreamento pode estar localizada no Agente IRP, e o Agente IRP pode ainda transmitir o relatório de dados de medição de terminal para o Gerenciador IRP.
De acordo com a solução técnica acima, podem ser transmitidos comandos de controle de configuração de dados de medição de terminal, e dados de medição de terminal podem ser coletados a partir de elementos de rede e equipamentos de usuário. Os dados de medição de terminal coletados podem ser usados para refletir a condição da cobertura de sinal em uma área e usados como uma referência para ajustar parâmetros de planejamento de rede e de otimização de rede.
Em outra modalidade da presente invenção, os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal nas modalidades correspondentes às Fig. 7, FIG. 8, FIG. 9 e FIG. 10 podem incluir uma lista de identidade de usuário, de modo a implementar a função de coleta de dados de medição de múltiplos terminais de usuário.
A FIG. 11 é um fluxograma esquemático de um método para coletar dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção, o qual é um processo de coleta de dados de medição de múltiplos terminais de usuário baseado em um procedimento de rastreamento de gerenciamento e descreve um processo onde um Agente IRP transmite parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para um NóB.
1101. Um Gerenciador IRP transmite uma ação de inicio de medição de dados de terminal (MDT Data Request) para um Agente IRP.
A ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar coleta de dados de medição de terminal e a mensagem transporta parâmetros de configuração públicos e parâmetros de configuração para MDT.
1102. O Agente IRP transmite uma mensagem de Rastreamento de Tráfego de Célula (Cell Traffic Trace) para um eNóB.
A mensagem de Rastreamento de Tráfego de Célula é usada para iniciar rastreamento de sinalização em uma célula especifica.
1103. 0 eNóB fornece configuração de coleta de dados de medição de terminal para um UE em uma célula local.
1104-1105. O UE transmite um relatório de dados de medição de terminal para o eNóB e o eNóB encaminha o relatório para uma entidade de coleta de dados de rastreamento.
Em outra modalidade da presente invenção, a entidade de coleta de dados de rastreamento pode estar localizada no Agente IRP, e o Agente IRP pode ainda transmitir o relatório de dados de medição de terminal para o Gerenciador IRP.
De acordo com a solução técnica acima, podem ser transmitidos comandos de controle de configuração de dados de medição de terminal, e dados de medição de terminal podem ser coletados a partir de elementos de rede e equipamentos de usuário. Os dados de medição de terminal coletados podem ser usados para refletir a condição da cobertura de sinal em uma área e usados como uma referência para ajustar parâmetros de planejamento de rede e de otimização de rede.
A FIG. 12 é um fluxograma esquemático de um método para coletar dados de medição de terminal de acordo com outra modalidade da presente invenção, o qual é um processo de coleta de dados de medição de um único terminal de usuário baseado em um procedimento de radiochamadas e descreve um processo de transferência de configuração de MDT quando um usuário é radiochamado.
1201. Um Gerenciador IRP transmite uma ação de inicio de medição de dados de terminal (MDT Data Request) para um IRPAgent de um Agente IRP.
A ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar coleta de dados de medição de terminal e transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
1202. O Agente IRP transmite uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para um HSS.
A mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento é usada para ativar um procedimento de rastreamento de sinalização para um usuário ou dispositivo especifico e transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal. Opcionalmente, o HSS armazena parâmetros de configuração e os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
Em outra modalidade da presente invenção, o Agente IRP pode transmitir a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para uma MME/SGSN (1202b) ou para um eNóB/RNC (1202c), onde a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento transporta os parâmetros de configuração (MDT Configuration) usados para coletar dados de medição de terminal. Para facilidade de descrição, nesta modalidade, o Agente IRP transmite a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para o HSS, que é considerado como um exemplo para ilustração.
1203. O HSS transmite uma mensagem de Invocação de Rastreamento para MDT (Trace Invoke for MDT) para a MME/SGSN. A mensagem de Invocação de Rastreamento para MDT transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
1204. A MME/SGSN transmite uma solicitação de Radiochamada (Paging Request) para o eNóB/RNC.
1205. O eNóB/RNC inicia radiochamadas (Paging) de um UE.
1206. Em resposta à radiochamada, o UE transmite uma resposta à radiochamada, por exemplo, uma Solicitação de Serviço (Service Request), para a MME/SGSN.
1207. A MME/SGSN transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o eNóB/RNC mediante utilização de uma Solicitação de Estabelecimento de Contexto Inicial (Initial Context Setup Request).
Opcionalmente, a MME ainda armazena os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
1208. O eNóB transmite sinalização de controle de recursos de rádio (RRC Signallling) para o UE.
A Sinalização RRC transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal. O eNóB transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o UE, ordenando o UE a medir os dados de medição de terminal.
Opcionalmente, a eNóB ainda armazena os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
1209. O UE transmite uma mensagem completa de configuração de dados de medição de terminal para o eNóB mediante utilização da sinalização RRC. Esta etapa é opcional.
1210-1211. O UE transmite um relatório de dados de medição de terminal (MDT Data Report) para o eNóB, e o eNóB encaminha o relatório para uma entidade de coleta de dados de rastreamento.
Em outra modalidade da presente invenção, a entidade de coleta de dados de rastreamento pode estar localizada no Agente IRP, e o Agente IRP pode ainda transmitir o relatório de dados de medição de terminal para o Gerenciador IRP.
Em outra modalidade da presente invenção, quando o UE estiver destacado ou inativo, um processo de transferência da sua configuração de dados de medição de terminal pode ser como segue.
A FIG. 13 é um diagrama esquemático de um processo de transferência de configuração de dados de medição de terminal em outra modalidade da presente invenção, que descreve o processo de transferência da configuração de dados de medição de terminal quando um UE estiver destacado ou inativo.
1301. Um Gerenciador IRP transmite uma ação de inicio de medição de dados de terminal (MDT Data Request) para um IRPAgent de um Agente IRP.
A ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar coleta de dados de medição de terminal e transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
1302. O Agente IRP transmite uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para um HSS.
A mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento é usada para ativar um procedimento de rastreamento de sinalização para um usuário ou dispositivo especifico e transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal. Opcionalmente, o HSS armazena parâmetros de configuração e os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
Em outra modalidade da presente invenção, o Agente IRP pode transmitir a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento para uma MME, ou SGSN, ou eNóB, ou RNC, onde a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal. Para facilidade de descrição, o HSS é usado como um exemplo para ilustração desta modalidade.
1303. O HSS transmite uma Resposta de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation Response) para o Agente IRP.
Uma vez que o UE está destacado ou inativo, o HSS transmite a Resposta de Ativação de Sessão de Rastreamento para o Agente IRP, notificando o Agente IRP das informações de estado do UE.
1304. O Agente IRP transmite uma resposta de dados de medição de terminal para o Gerenciador IRP.
Em outra modalidade da presente invenção, quando é necessário interromper a medição dos dados de medição de terminal do UE, o processo pode ser aquele mostrado na FIG. 14, a qual é um diagrama esquemático de um processo de interrupção de coleta de dados de medição de terminal. Os detalhes estão no que segue.
1401. Um Gerenciador IRP transmite uma solicitação de interrupção de medição de dados de terminal (MDT Data Stop) para um Agente IRP.
A solicitação de interrupção de medição de dados de terminal transporta um indicador de interrupção de medição de terminal (MDT Stop Indicator).
1402. O Agente IRP transmite uma mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Deactivation) para um HSS.
A mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta o indicador de interrupção de medição de terminal.
Em outra modalidade da presente invenção, o Agente IRP pode transmitir a mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento para uma MME/SGSN (1402b) ou para um eNóB/RNC (1402c), onde a mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta o indicador de interrupção de medição de terminal (MDT Stop Indicator). Para facilidade de descrição, nesta modalidade, o IRPAgent do Agente IRP transmite a mensagem de Desativação de Sessão de
Rastreamento para o HSS, que é considerado como um exemplo para ilustração.
1403. O HSS transmite a mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento para a MME/SGSN.
A mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta o indicador de interrupção de medição de terminal.
1404. A MME/SGSN inicia desrastreamento para o eNóB/RNC.
1405. O eNóB/RNC transmite sinalização de controle de recursos de rádio (RRC Signalling) para o UE.
Opcionalmente, o eNóB ainda armazena o indicador de interrupção de medição de terminal (MDT Stop Indicator).
1406. O UE transmite uma mensagem de configuração de interrupção de teste de acionamento completado (MDT Stop Cmplt) para o eNóB mediante utilização de Sinalização RRC.
Em outra modalidade da presente invenção, correspondente às modalidades ilustradas nas FIGS. 7 a 12, a ação de inicio de medição de dados terminal pode ser uma mensagem de Ativar Tarefa de Rastreamento (Active Trace Job) de uma interface de rastreamento ascendente; ou uma mensagem de Criar Tarefa de Medição (CreateMeasurementJob) de uma interface de gerenciamento de desempenho ascendente; ou uma mensagem de uma interface de coleta de dados de medição de terminal ascendente. O Gerenciador IRP pode transmitir uma solicitação de coleta de dados de medição de terminal para um Agente IRP nos seguintes três métodos.
Método 1: Reutiliza um comando da interface de rastreamento ascendente.
A Tabela 1 lista os parâmetros de configuração específicos usados para coletar dados de medição de terminal e seus significados.
Figure img0001
Figure img0002
O indicador de dados de medição de terminal (MDTIndicator) pode ter as seguintes duas implementações. Implementação 1: Modifica uma lista de interfaces (listoflnterfaces) de uma interface de rastreamento existente para adicionar um identificador que ordena a coleta de dados de medição de UE.
Implementação 2: Adiciona um novo identificador que ordena a coleta de dados de medição de UE. Método 2: Reutiliza um comando de interface de 10 gerenciamento de desempenho ascendente da interface ascendente.
A Tabela 2 lista os parâmetros de configuração específicos usados para coletar dados de medição de terminal e seus significados.
Figure img0003
Figure img0004
Método 3: Define uma dados de medição de terminal coleta de dados de medição de
A Tabela 3 lista os nova interface de coleta de na interface ascendente para terminal. parâmetros de configuração específicos usados para coletar dados terminal e seus significados.
Figure img0005
Figure img0006
Em outra modalidade da presente invenção, informações de medições de UE (SelectedUEmeasurementsInfo) incluem qualquer combinação dos seguintes parâmetros: localização do UE (Location), informações de tempos, item de medição de célula de serviço e item de medição de uma ou mais células adj acentes.
Em outra modalidade da presente invenção, o item de medição de célula de serviço pode incluir qualquer combinação das seguintes opções: identidade global da célula (CGI, Global Cell Identity) ou identidade fisica da célula (PCI, Physical Cell Identity), potência recebida do sinal de referência (RSRP, Reference Signal Received Power), qualidade recebida do sinal de referência (RSRQ, Reference Signal Received Quality), relatório de margem de potência (PHR, Power Headroom Report), avanço de temporização (TA, Timing Advance), razão entre sinal e interferência mais sinal SINR, razão entre sinal e ruido SNR e razão entre sinal e interferência SIR.
Em outra modalidade da presente invenção, o item de medição de uma ou mais células adjacentes pode incluir qualquer combinação das seguintes opções: identidade global da célula (CGI) ou identidade fisica da célula (PCI), potência recebida do sinal de referência (RSRP), qualidade recebida do sinal de referência (RSRQ) e informações de ponto de frequência.
Em outra modalidade da presente invenção, os critérios de coleta de dados de medição de UE podem incluir: modo de coleta de dados, modo de notificação de dados e eventos de ativação de Registro.
Em outra modalidade da presente invenção, o modo de coleta de dados pode ser um dos seguintes modos: tipo de periodicidade, incluindo periodo de coleta; tipo de evento ativado, incluindo eventos de ativação; tipo de evento periódico, incluindo periodo de coleta e eventos de ativação; intervalo de tempo de coleta; e condição de interrupção de coleta.
Por exemplo, a condição de interrupção de coleta pode ser interromper automaticamente a coleta de dados quando o UE sair da área de medição, ou interromper automaticamente a coleta de dados quando o UE sair da célula atual.
Em outra modalidade da presente invenção, o modo de notificação de dados pode ser um dos seguintes modos: tipo de probabilidade de relatório; tipo de periodicidade do relatório, incluindo periodo do relatório; e tipo de ativação de evento, incluindo eventos de ativação.
Por exemplo, no tipo de ativação de evento, o evento de ativação inclui uma das seguintes opções: potência elétrica abaixo de limiar, espaço de memória abaixo de limiar, RSRP de célula local abaixo de limiar e RSRP de células adjacentes abaixo de limiar.
Em outra modalidade da presente invenção, eventos de ativação de registro (Logging) incluem: iniciar automaticamente registro quando um UE ativo falha em satisfazer o requisito de coleta de dados, registro (Logging) periódico de intensidade de sinal piloto de enlace descendente, intensidade de sinal de célula de serviço abaixo de limiar, falha de acesso aleatório, falha 5 de decodificação de canal de radiochamada, falha de decodificação de canal de difusão e falha de enlace de rádio.
Para a nova interface de coleta de dados de medição de terminal ascendente, quando os dados são notificados, 10 pode ser definido um formato de arquivo do relatório de dados de medição de terminal como mostrado na Tabela 4.
Figure img0007
OB significa obrigatório e OP significa opcional.
Em outra modalidade da presente invenção, os dados 15 notificados por medições do UE podem incluir qualquer combinação das seguintes informações: 1. tipo de interface;
2. tipo de mensagem; 3. identidade única de chamada; 4. ID da célula medida correspondente às medições de UE ou informações da localização da ID da célula medida correspondentes às medições de UE; 5. informações de tempo; 6. informações de localização; e 7. valores medidos específicos.
Em outra modalidade da presente invenção, para o gerenciamento dos dados de medição de UE, os comandos de gerenciamento exigidos incluem um comando de interrupção de coleta de dados e um comando de consulta de tarefa de coleta de dados.
O comando de interrupção de coleta de dados pode reutilizar diretamente um comando de desativação de rastreamento existente e um comando de exclusão de tarefa de PM existente.
O comando de consulta de tarefa de coleta de dados pode listar, nos parâmetros de saida, quantos UEs que estão atualmente participando na tarefa de coleta de dados de UE, por exemplo, reutilizam um comando de interface de rastreamento existente. Uma lista dos parâmetros de saida é dada na Tabela 5.
Figure img0008
Figure img0009
Em outra modalidade da presente invenção, quando um UE é submetido a um procedimento de transferência, um NóB de origem ou MME/SGSN/MSC pode transmitir parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal para um NóB de destino.
Por exemplo, a FIG. 15 é um diagrama esquemático de um processo de transferência de dados de medição de terminal durante um processo de transferência de acordo com outra modalidade da presente invenção, o qual descreve um processo de transferência de dados de medição de terminal durante um processo de transferência de interface X2.
1501. Um NóB de origem transmite uma SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA (HANDOVER REQUEST) para um NóB de destino.
A SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal.
1502. 0 NóB de destino realimenta um RECONHECIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA (HANDOVER REQUEST ACKNOWLEDGE) para o NóB de origem.
A descrição das modalidades precedentes pode ser mencionada para a coleta MDT subsequente ou procedimento de interrupção, a qual não será repetida aqui.
Em outra modalidade da presente invenção, quando um UE é submetido a um procedimento de transferência, parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal podem ser transmitidos para um NóB de destino. Por exemplo, a FIG. 16 é um diagrama esquemático de um processo de transferência de dados de medição de terminal durante um processo de transferência de acordo com outra modalidade da presente invenção, o qual descreve um processo de transferência de dados de medição de terminal durante um processo de transferência de interface SI.
1601. Uma MME/SGSN transmite uma SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA (HANDOVER REQUEST) para um NóB de destino.
A SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal.
1602. O NóB de destino realimenta um RECONHECIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA (HANDOVER REQUEST ACKNOWLEDGE) para a MME/SGSN.
A descrição das modalidades precedentes pode ser mencionada para a coleta MDT subsequente ou procedimento de interrupção, a qual não será repetida aqui.
A solução técnica precedente implementa fornecimento de comandos de controle de configuração de dados de medição de terminal e permite a coleta de dados de medição de terminal provenientes de elementos de rede de vendedores. Os dados de medição de terminal coletados podem ser usados para as seguintes finalidades:
1. Aprender acerca da condição de cobertura do sinal em uma área, e utilizar os dados de medição de terminal como uma referência para ajustar parâmetros de planejamento de rede e de otimização de rede.
2. Um usuário especifico é selecionado para coleta de dados de medição de terminal quando um usuário reclama sobre o sinal da rede.
Além do LTE, o método da presente invenção é também aplicável à função MDT ascendente de GSM, WCDMA, CDMA e Wimax. A solução da rede de acesso da presente invenção é também aplicável a GSM, WCDMA, CDMA e Wimax, e as soluções para campos de comunicação diferentes são similares.
Em um sistema LTE, o NóB é um eNóB (NóB evoluído, abreviado para eNóB) . Com a finalidade de simplificar os procedimentos de sinalização e encurtar o retardo, a E- UTRAN descarta a estrutura RNC (Controlador de Rede de Rádio)-NóB da rede universal de acesso de rádio terrestre (UTRAN, Universal Terrestrial Radio Access Network) e inclui apenas eNósB (NósB).
A FIG. 17 é um diagrama esquemático resumido de uma arquitetura de rede LTE de acordo com outra modalidade da presente invenção. O sistema de comunicação LTE 1700 inclui um Agente IRP 1701, um Gerenciador IRP 1702, uma MME 1703, um eNóB 1704 e um HSS 1706.
Em outra modalidade da presente invenção, o NóB 1704 e a MME 1703 podem comunicar-se entre si mediante utilização de abordagens óticas, elétricas ou de rádio. Sinais múltiplos podem ser transmitidos entre os NósB 1704 mediante utilização de percursos óticos e transmitidos para a MME 1703 por intermédio do eNóB 1704.
Equipamentos de usuário 1705 acessam a rede por intermédio do eNóB 1704, por exemplo, por intermédio de um eNóB ou de diferentes NósB.
A MME 1703 comunica-se com o Gerenciador IRP 1702 por intermédio do Agente IRP 1701. A MME 17 03 está também comunicativamente conectada com o HSS 1706.
O sistema de comunicação LTE 1700 mostrado na FIG. 17 mostra apenas dois eNósB 1704 e duas MMEs 1703. Contudo, o sistema de comunicação LTE 1700 pode incluir qualquer número de eNósB 1704 ou MMEs 1703. Além disso, quando múltiplos eNósB 1704 e múltiplas MMEs 1703 formam uma relação de mapeamento um-para-um, os múltiplos eNósB 1704 podem ser conectados com as MMEs 1703, e vice-versa.
Em outra modalidade da presente invenção, o equipamento de usuário 1705 e o eNóB 1704 comunicam-se entre si por intermédio de uma interface un; o eNóB 1704 e a MME 17 03 comunicam-se entre si por intermédio de uma interface Sl, por exemplo, conectados mediante utilização de uma fibra ótica ou outro meio de transmissão. Transporte IP é adotado para transmissão de camada inferior entre os eNósB 1704 que estão conectados logicamente entre si por intermédio de uma interface X2 ou outras interfaces (tal como uma interface Sl) . Estes dispositivos podem também comunicar-se entre si por intermédio de outras interfaces ou interfaces auto-definidas, o que não é limitado pela presente invenção.
O Gerenciador IRP 1702 está configurado para transmitir uma ação de inicio de medição de dados de terminal ou ação de interrupção de medição de dados de terminal para o Agente IRP 1701, onde a ação de inicio medição de dados de terminal é usada para iniciar a coleta de dados de medição de terminal e transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a ação de interrupção de medição de dados de terminal é usada para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal.
O Agente IRP 1701 está configurado para notificar um UE, pela rede, do inicio da coleta de dados de medição de terminal ou da interrupção da coleta de dados de medição de terminal.
Por exemplo, opcionalmente, a ação de interrupção medição de dados de terminal transporta um indicador de interrupção de medição de terminal, e o Agente IRP 1701 está configurado para transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para o UE pela rede, de modo que o UE inicie a coleta de dados de medição de terminal de acordo com os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou interrompa a coleta de dados de medição de terminal de acordo com o indicador de interrupção de medição de terminal.
Por exemplo, o Agente IRP 1701 está configurado para transmitir uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) ou mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento para o HSS 1706, ou MME 1703 ou eNóB 1704.
Em outra modalidade da presente invenção, o Agente IRP 1701 pode estar configurado para transmitir a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento ou de Desativação de Sessão de Rastreamento para o SGSN ou RNC.
A mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento é usada para iniciar um procedimento de rastreamento de sinalização para um usuário ou dispositivo especifico e transporta os parâmetros de configuração (MDT Configuration) usados para coletar dados de medição de terminal. A mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta o indicador de interrupção de medição de terminal usado para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal.
Opcionalmente, o HSS 1706 está ainda configurado para armazenar parâmetros de configuração de rastreamento e os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
Quando o equipamento de usuário 1705 a rastrear acessa a rede, o equipamento de usuário 1705 transmite uma Solicitação de Anexação (Attach Request) para a rede e, entretanto, atualiza as suas informações de localização com o HSS 1706.
O HSS 1706 verifica se o usuário necessita de rastreamento e, em caso afirmativo, transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para a MME 1703 ou SGSN mediante utilização de uma mensagem de Resposta de Atualização de Localização (Upadate Location Answer) ou Invocação de Rastreamento para MDT (Trace Invoke for MDT).
A MME 1703 ou SGSN inicia uma sessão de registro de rastreamento especifica para o usuário e transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o eNóB 1704 mediante utilização de uma Solicitação de Atualização de Contexto Inicial (Initial Context Setup Request) ou uma mensagem de Invocação de Rastreamento CN (CN Invoke Trace). Opcionalmente, a MME
1703 armazena os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
Em outra modalidade da presente invenção, o HSS 1706 transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para a MME 1703 ou SGSN mediante utilização de inserção de dados de assinante (Insert subscriber data); e a entidade que recebe os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o eNóB 1704 mediante utilização de uma mensagem de Inicio de Rastreamento (Trace Start).
Em outra modalidade da presente invenção, o HSS 1706 transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para a MME 1703 ou SGSN mediante utilização de uma mensagem de Invocação de Rastreamento para MDT (Invoke Trace for MDT); e a entidade que recebe os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal inicia radiochamadas e envia os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o eNóB 1704 mediante utilização de uma Solicitação de Atualização de Contexto Inicial (Initial Context Setup) após receber uma resposta de radiochamada retornada pelo equipamento de usuário.
O eNóB 1704 transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para o equipamento de usuário 1705 mediante utilização de Sinalização de Controle de Recursos de Rádio (RRC Signallling). Opcionalmente, o eNóB 1704 armazena os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal.
O eNóB 1704 transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o equipamento de usuário 1705, ordenando o equipamento de usuário 1705 a medir os dados de medição de terminal.
Opcionalmente, o equipamento de usuário 1705 transmite uma mensagem de configuração de dados de medição de terminal completada para o eNóB 1704.
O equipamento de usuário 1705 transmite um relatório de dados de medição de terminal (MDT Data Report) para o eNóB 1704, e o eNóB 1704 encaminha o relatório para uma entidade de coleta de dados 1707.
Em outra modalidade da presente invenção, a entidade de coleta de dados 1707 pode estar localizada no Agente IRP 1701, e o Agente IRP 1701 pode ainda transmitir o relatório de dados de medição de terminal para o Gerenciador IRP 1702.
Em outra modalidade da presente invenção, quando o UE estiver localizado na rede, o processo de transferência de configuração MDT pode ser como segue.
O gerenciador IRP 1702 transmite uma ação de inicio de medição de dados de terminal para o Agente IRP 1701 para solicitar coleta de dados de medição de terminal, onde a mensagem transporta parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
O Agente IRP 1701 transmite uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (Trace Session Activation) para o HSS 1706. A mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento é usada para ativar um procedimento de rastreamento de sinalização para um usuário ou dispositivo especifico e transporta os parâmetros de configuração para MDT em adição aos parâmetros de configuração públicos.
O HSS 1706 transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para a MME 1703 mediante utilização de uma mensagem de inserir dados de assinante (Insert subscriber data) ou de Resposta de Atualização de Localização (Update Location Answer). Opcionalmente, o HSS 1706 armazena parâmetros de configuração de rastreamento e os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
A MME 1703 inicia uma sessão de registro de rastreamento especifica para o usuário e transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o eNóB 1704 mediante utilização de uma mensagem de Inicio de Rastreamento. Opcionalmente, a MME 1703 ainda armazena os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
O eNóB 1704 inicia uma sessão de registro de rastreamento especifica para o usuário, e transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o equipamento de usuário 1705 mediante utilização de Sinalização RRC, ordenando o equipamento de usuário 1705 a medir os dados de medição de terminal. Opcionalmente, o eNóB 1704 ainda armazena os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
Opcionalmente, o equipamento de usuário 1705 transmite uma mensagem de configuração de dados de medição de terminal completada para o eNóB 1704.
O equipamento de usuário 1705 transmite um relatório de dados de medição de terminal para o eNóB 1704, e o eNóB 1704 encaminha o relatório para a entidade de coleta de dados 1707.
Em outra modalidade da presente invenção, a MME 1703 transmite uma solicitação de configuração de dados de medição de terminal para o equipamento de usuário 1705 mediante utilização de sinalização NAS, notificando o equipamento de usuário 1705 da medição dos dados de medição de terminal.
Em outra modalidade da presente invenção, o Agente IRP 1701 transmite a configuração de dados de medição de terminal para o equipamento de usuário 1705 mediante utilização de uma mensagem de Rastreamento de Tráfego de Célula (Cell Traffic Trace) , notificando o equipamento de usuário 1705 da medição dos dados de medição de terminal.
Em outra modalidade da presente invenção, quando o equipamento de usuário 1705 é submetido a um procedimento de transferência, os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal são também transmitidos para um NóB de destino durante o procedimento de transferência.
Por exemplo, no processo de transferência de um procedimento de transferência de interface X2, um NóB de origem transmite uma SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA (HANDOVER REQUEST) para o NóB de destino, onde a SOLICITAÇÃO DE
TRANSFERÊNCIA transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal.
Por exemplo, no processo de transferência de um procedimento de transferência de interface SI, a MME transmite uma SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA (HANDOVER REQUEST) para o NóB de destino, onde a SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal.
A FIG. 18 é um diagrama estrutural esquemático de um sistema Gerenciador IRP de acordo com outra modalidade da presente invenção. O sistema Gerenciador IRP inclui um Gerenciador IRP 1801 e uma unidade de transmissão 1802.
O Gerenciador IRP 1801 está configurado para configurar parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal.
Os parâmetros de configuração específicos usados para coletar dados de medição de terminal e seus significados são descritos na Tabela 1, 2 ou 3 e não serão repetidos aqui.
A unidade de transmissão 1802 está configurada para transmitir uma ação de inicio de medição de dados de terminal ou uma ação de interrupção de medição de dados de terminal para um Agente IRP. A ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar coleta de dados de medição de terminal e transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a ação de interrupção de medição de dados de terminal é usada para ordenar a interrupção de coleta de dados de medição de terminal e transporta o indicador de interrupção de medição de terminal. O Agente IRP transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para o UE.
A FIG. 19 é um diagrama estrutural esquemático de um sistema de Agente IRP de acordo com outra modalidade da presente invenção. O sistema de Agente IRP inclui uma unidade receptora 1901 e um Agente IRP 1902.
A unidade receptora 1901 está configurada para receber uma ação de inicio de medição de dados de terminal ou uma ação de interrupção de medição de dados de terminal transmitida por um Gerenciador IRP, onde a ação de inicio de medição de dados de terminal é usada para iniciar coleta de dados de medição de terminal e transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a ação de interrupção de medição de dados de terminal é usada para ordenar a interrupção de coleta de dados de medição de terminal.
O Agente IRP 1902 está configurado para notificar, por uma rede, um UE do inicio da coleta de dados de medição de terminal ou do término da coleta de dados de medição de terminal.
Por exemplo, opcionalmente, a ação de interrupção de medição de dados de terminal transporta um indicador de interrupção de medição de terminal, e o Agente IRP está configurado para transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para o UE pela rede, de modo que o UE inicie a coleta de dados de medição de terminal de acordo com os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou interrompa a coleta de dados de medição de terminal de acordo com o indicador de interrupção de medição de terminal.
Por exemplo, o Agente IRP 1902 está especificamente configurado para transmitir uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento ou de Desativação de Sessão de Rastreamento para um HSS, MME, SGSN, eNóB, ou RNC, ou MSC. A mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento é usada para ativar um procedimento de rastreamento de sinalização para um usuário ou dispositivo especifico e transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta o indicador de interrupção de medição de terminal. A entidade que recebe a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento ou de Desativação de Sessão de Rastreamento transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para o UE.
Em outra modalidade da presente invenção, o Agente IRP 1902 transmite a configuração de dados de medição de terminal para o UE mediante utilização de uma mensagem de Rastreamento de Tráfego de Célula, notificando o UE da medição dos dados de medição de terminal.
A FIG. 20 é um diagrama estrutural esquemático de um HSS em outra modalidade da presente invenção. O HSS inclui uma unidade receptora 2001, uma unidade de armazenamento
2002, uma unidade de verificação 2003 e uma unidade de transmissão 2004.
A unidade receptora 2001 está configurada para receber uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento ou de Desativação de Sessão de Rastreamento transmitida por um Agente IRP. A mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento é usada para ativar um procedimento de rastreamento de sinalização para um usuário ou dispositivo especifico e transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta um indicador de interrupção de medição de terminal usado para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal.
A unidade de transmissão 2004 está configurada para transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para um UE por intermédio de uma MME ou um SGSN.
A unidade de armazenamento 2002 está configurada para armazenar parâmetros de configuração e os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal. A unidade de armazenamento 2002 é opcional, e a unidade de transmissão 2004 pode transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para a MME ou o SGSN diretamente.
A unidade de verificação 2003 é opcional. Por exemplo, duas ocasiões são distintas para um processo de transferência dos parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal.
Por exemplo, quando um usuário a rastrear acessa uma rede, o usuário transmite uma Solicitação de Anexação (Attach Request) para a rede e, entretanto, atualiza as suas informações de localização com o HSS. Então, a unidade de verificação 2003 é configurada para verificar se o usuário necessita de rastreamento e, em caso afirmativo, a unidade de transmissão 2004 é configurada para transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para a MME mediante a utilização de uma Resposta de Atualização de Localização (Update Location Answer), e a MME transmite depois os parâmetros para o UE.
Por exemplo, quando o UE estiver já localizado na rede, a unidade de verificação 2003 não é necessária. A unidade de transmissão 2004 é configurada para transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para a MME mediante utilização de uma mensagem de inserção de dados de assinante (Insert subscriber data) ou Resposta de Atualização de Localização (Update Location Answer), e a MME transmite depois os parâmetros para o UE.
A FIG. 21 é um diagrama estrutural esquemático de uma MME de acordo com outra modalidade da presente invenção. A MME inclui uma unidade receptora 2101, uma unidade de armazenamento 2102, e uma unidade de transmissão 2103.
A unidade receptora 2101 está configurada para receber parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal transmitido por um Agente IRP.
A unidade de transmissão 2103 está configurada para transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para um UE por intermédio de um NóB.
Por exemplo, a unidade receptora 2101 recebe uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento ou de Desativação de Sessão de Rastreamento transmitida pelo Agente IRP, onde a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta o indicador de interrupção de medição de terminal.
Por exemplo, quando o Agente IRP transmite a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento ou de Desativação de Sessão de Rastreamento para um HSS, onde a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta o indicador de interrupção de medição de terminal, a unidade receptora 2101 recebe os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal transmitidos pelo HSS mediante utilização de uma mensagem de inserção de dados de assinante (Insert subscriber data) ou Resposta de Atualização de Localização (Update Location Answer); e a unidade receptora 2101 recebe o indicador de interrupção de medição de terminal transmitido pelo HSS mediante utilização da mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento.
A unidade de armazenamento 2102 está configurada para armazenar os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal. A unidade de armazenamento 2102 é opcional, e a unidade de transmissão 2103 pode encaminhar os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para um eNóB ou um RNC diretamente.
Por exemplo, a unidade de transmissão 2103 está configurada para iniciar uma sessão de registro de rastreamento especifica para o usuário e transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o eNóB/RNC mediante utilização de uma mensagem de Inicio de Rastreamento.
Em outra modalidade da presente invenção, a unidade de transmissão 2103 pode ainda transmitir uma solicitação de configuração de dados de medição de terminal para o UE mediante utilização de sinalização NAS, notificando o UE da medição de dados de medição de terminal.
Em outra modalidade da presente invenção, a unidade de transmissão 2103 pode ainda transmitir uma SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA (HANDOVER REQUEST) para o NóB de destino mediante utilização de um procedimento de transferência de interface Sl, onde a SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal.
A FIG. 22 é um diagrama estrutural esquemático de um NóB em outra modalidade da presente invenção. O NóB inclui uma unidade receptora 2201, uma unidade de armazenamento 2202, e uma unidade de transmissão 2203.
A unidade receptora 2201 está configurada para receber parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal transmitido por um Agente IRP, e receber um relatório de dados de medição de terminal retornados por um UE.
A unidade de transmissão 2203 está configurada para transmitir os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal para o equipamento de usuário, e transmitir o relatório de dados de medição de terminal retornados pelo UE para uma entidade de coleta de dados de rastreamento.
Por exemplo, a unidade receptora 2201 recebe os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal transmitidos por uma MME mediante utilização de uma de Inicio de Rastreamento, transmite os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal para o equipamento de usuário mediante utilização de uma mensagem de Sinalização RRC, e recebe o relatório de dados de medição de terminal retornados pelo UE; a unidade de transmissão 2203 transmite o relatório de dados de medição de terminal para a entidade de coleta de dados.
Opcionalmente, a unidade receptora 2201 recebe ainda uma mensagem de configuração de dados de medição de terminal completada ou mensagem de configuração de interrupção de medição de dados de terminal completada retornada pelo UE.
Por exemplo, a unidade receptora 2201 recebe uma mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento pelo Agente IRP, onde a mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta o indicador de interrupção de medição de terminal.
A unidade de armazenamento 2202 está configurada para armazenar os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal.
Em outra modalidade da presente invenção, o NóB inclui ainda uma unidade de configuração, configurada para configurar os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou o indicador de interrupção de medição de terminal em um comando de transferência quando o usuário se submete a um procedimento de transferência; e a unidade de transmissão 2203 transmite o comando de transferência para um NóB de destino.
A FIG. 23 é um diagrama estrutural esquemático de um equipamento de usuário em outra modalidade da presente invenção. O equipamento de usuário inclui um transceptor 2301 e uma unidade de medição 2302.
O transceptor 2301 está configurado para receber parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou um indicador de interrupção de medição de terminal transmitido por um NóB, e transmitir um relatório de dados de medição de terminal para o NóB.
Por exemplo, o transceptor 2301 está configurado para receber uma sessão de registro de rastreamento iniciada pelo NóB e os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal transmitidos mediante utilização de uma mensagem de Sinalização RRC, e transmitir para o NóB uma mensagem de configuração de dados de medição de terminal completada e um relatório de dados de medição de terminal que são transmitidos para uma entidade de coleta de dados por intermédio do eNóB.
A unidade de medição 2302 está configurada para medir os dados de medição de terminal de acordo com os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal ou interromper a medição dos dados de medição de terminal de acordo com o indicador de interrupção de medição de terminal.
De acordo com a solução técnica acima, podem ser fornecidos comandos de controle de configuração de dados de medição de terminal, e dados de medição de terminal podem ser coletados a partir de elementos de rede e equipamentos de usuário. Os dados de medição de terminal coletados podem ser usados para refletir a condição da cobertura de sinal em uma área e usados como uma referência para ajustar parâmetros de planejamento de rede e otimização de rede.
A FIG. 24 é um fluxograma esquemático de um método para consultar tarefas de rastreamento em outra modalidade da presente invenção.
2401. Um Gerenciador IRP transmite uma ação de Tarefas de Rastreamento de Lista Ativada (ListActivatedTraceJobs) para um Agente IRP.
2402. O Agente IRP informa o número de terminais que estão realizando medições.
Pessoas versadas na técnica sabem claramente que, para descrição fácil e concisa, os processos correspondentes às modalidades do método podem fazer referência aos processos de trabalho especificos dos sistemas, dispositivos e unidades precedentes, cujos detalhes não serão descritos novamente aqui.
Deverá ser entendido que os sistemas, dispositivos e métodos apresentados nas modalidades fornecidas neste pedido de patente podem ter outras implementações. Por exemplo, as modalidades de dispositivos precedentes são apenas exemplificativas. A divisão de unidades é apenas uma divisão de funções lógicas. Na prática, podem ser adotados outros modos de divisão. Por exemplo, unidades ou componentes múltiplos são combinados ou integrados em outro sistema, ou alguns aspectos podem ser ignorados ou não executados. 0 acoplamento apresentado ou discutido, ou acoplamento direto, ou conexões de comunicação entre os dispositivos podem ser implementados mediante utilização de interfaces. 0 acoplamento indireto ou conexões de comunicação entre dispositivos ou unidades pode ser elétrico, mecânico ou em outras formas.
As unidades descritas como peças separadas podem estar ou não estar separadas fisicamente. As peças ilustradas como uma unidade podem ser ou não ser unidades fisicas. Isto é, tal peça pode estar localizada em um local ou distribuída em diversas unidades da rede. A finalidade da solução técnica das modalidades da invenção pode ser alcançada mediante utilização de uma porção ou de todas as unidades descritas aqui, dependendo das necessidades práticas.
Além disso, as unidades funcionais nas modalidades da invenção podem estar integradas em uma unidade de processamento ou existir como unidades fisicas independentes, ou duas ou mais unidades serem integradas em uma unidade. A unidade integrada pode estar implementada na forma de hardware ou na forma de uma unidade de função de software.
Quando uma unidade integrada for implementada na forma de uma unidade de função de software e vendida ou usada como um produto independente, a unidade pode ser armazenada em um meio de armazenamento legivel por computador. Com base em tal compreensão, a essência da solução técnica da invenção, ou a parte que contribui para o estado da técnica, ou uma parte ou toda a solução técnica pode ser refletida na forma de um produto de software, o qual é armazenado em um meio de armazenamento e inclui diversas instruções que ordenam um dispositivo de computador (computador pessoal, servidor, ou dispositivo de rede) a executar todas ou algumas etapas do método descrito nas modalidades da invenção. O meio de armazenamento inclui todos os meios que podem armazenar códigos de programa, tais como disco USB, disco rigido móvel, memória apenas de leitura (ROM, Read-Only Memory), memória de acesso aleatório (RAM, Random Access Memory), disco magnético, ou disco compacto.
A descrição acima é meramente exemplificativa de modalidades da presente invenção, e não se destina a limitar o âmbito de proteção da presente invenção. Diversas modificações e substituições que podem ser facilmente imaginadas por aqueles versados na técnica sem divergir do âmbito técnico da presente invenção deverão ser consideradas como caindo dentro do âmbito de proteção da 5 presente invenção. Portanto, o âmbito de proteção da presente invenção recai nas reivindicações apensas.

Claims (3)

1. Método para coletar medições de terminal aplicadas a um sistema de gerenciamento de rede (NMS) compreendendo um gerenciador de ponto de referência de integração (Gerenciador IRP) e um sistema de gerenciamento de elemento (EMS) compreendendo um agente de ponto de referência de integração (Agente IRP) (603), em que o Gerenciador IRP está conectado ao Agente IRP por meio de uma interface itf-n, o Agente IRP é conectado comunicativamente a um elemento de rede (605, 607) e o NMS (601) controla o elemento de rede (605, 607) por meio do Gerenciador IRP,caracterizado por compreender as etapas de:enviar (701), pelo Gerenciador IRP, uma ação de início de medição de dados de terminal ou uma ação de interrupção de medição de dados de terminal para o Agente IRP, onde a ação de início de medição de dados de terminal é usada para iniciar a coleta de dados de medição de terminal e transportar parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a ação de interrupção de medição de dados de terminal é usada para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal; eTransmitir (702), pelo Agente IRP, uma notificação para um equipamento de usuário (UE) para iniciar a coleta de dados de medição de terminal ou interromper a coleta de dados de medição de terminal,em que a notificação para o UE para iniciar a coleta de dados de medição de terminal ou interromper a coleta de dados de medição de terminal compreende uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento ou de Desativação de Sessão de Rastreamento para um servidor de assinante residencial (HSS),em que a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento transporta o indicador de interrupção de medição de terminal, eem que uma Resposta de Ativação de Sessão de Rastreamento pelo HSS transporta um valor de demanda que indica que a localização do UE é desconhecida, ou o UE está destacado, ou o UE está inativo.
2. Sistema (600) para coletar medições de terminal, caracterizado por compreender:um sistema de gerenciamento de rede (NMS) (601) compreendendo um gerenciador de ponto de referência de integração (Gerenciador IRP); eum sistema de gerenciamento de elemento (EMS) (603) compreendendo um agente de ponto de referência de integração (Agente IRP), em que o Gerenciador IRP está conectado ao Agente IRP por meio de uma interface itf-n, o Agente IRP é conectado comunicativamente a um elemento de rede (605, 607) e o NMS (601) controla o elemento de rede (605, 607) por meio do Gerenciador IRP, em que o Gerenciador IRP é configurado para:transmitir (1802) uma ação de início de medição de dados de terminal ou uma ação de interrupção de medição de dados de terminal para o Agente IRP (1902), onde a ação de início de medição de dados de terminal é usada para iniciar a coleta de dados de medição de terminal e transportar parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a ação de interrupção de medição de dados de terminal é usada para ordenar a interrupção da coleta de dados de medição de terminal; eo Agente IRP é configurado para:receber a ação de início de medição de dados de terminal ou ação de interrupção de medição de dados de terminal; eenviar uma notificação a um equipamento de usuário (UE) para iniciar a coleta de dados de medição de terminal ou interromper a coleta de dados de medição de terminal,em que a notificação ao UE para iniciar a coleta de dados de medição de terminal ou interromper a coleta de dados de medição de terminal compreende uma mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento (1302) ou uma mensagem de Desativação de Sessão de Rastreamento (1402) para um servidor de assinante residencial (HSS), em que a mensagem de Ativação de Sessão de Rastreamento transporta os parâmetros de configuração usados para coletar dados de medição de terminal, e a mensagem de desativação de sessão de rastreamento transporta o indicador de parada de medição de terminal, eem que uma resposta de ativação de sessão de rastreamento (1203) do HSS transporta um valor de demanda indicando que a localização do UE é desconhecida, ou o UE está destacado, ou o UE está inativo.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a ação de início de dados de medição de terminal poder ser uma mensagem de Ativar Tarefa de Rastreamento de uma de uma interface de rastreamento ascendente; ouou uma mensagem de Criar Tarefa de Medição de uma interface de gerenciamento de desempenho ascendente5 (PMIRP); ouuma mensagem de uma interface de coleta de dados de medição de terminal ascendente (MDTRP).
BR112012021036-0A 2010-02-22 2010-12-16 Método e sistema para coletar dados de medição de terminal BR112012021036B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201010116841.0 2010-02-22
CN2010101168410A CN102164375A (zh) 2010-02-22 2010-02-22 一种收集终端测量数据的方法和系统
PCT/CN2010/079887 WO2011100884A1 (zh) 2010-02-22 2010-12-16 一种收集终端测量数据的方法和系统

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012021036A2 BR112012021036A2 (pt) 2016-05-03
BR112012021036B1 true BR112012021036B1 (pt) 2021-06-15

Family

ID=44465281

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012021036-0A BR112012021036B1 (pt) 2010-02-22 2010-12-16 Método e sistema para coletar dados de medição de terminal

Country Status (7)

Country Link
US (2) US9807630B2 (pt)
EP (1) EP2541977B1 (pt)
JP (2) JP2013520886A (pt)
CN (1) CN102164375A (pt)
BR (1) BR112012021036B1 (pt)
RU (2) RU2550559C2 (pt)
WO (1) WO2011100884A1 (pt)

Families Citing this family (58)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010012285A1 (de) * 2010-01-14 2011-07-21 Rohde & Schwarz GmbH & Co. KG, 81671 Verfahren und System zur Vermessung von Mobilstationen in Kommunikationsnetzwerken mit virtuellen Antennenarrays
CN102164375A (zh) 2010-02-22 2011-08-24 华为技术有限公司 一种收集终端测量数据的方法和系统
CN103024801B (zh) * 2011-09-20 2017-07-21 中兴通讯股份有限公司 基于信令的立即mdt配置信息传递的方法及网络设备
CN103037433A (zh) * 2011-09-29 2013-04-10 中兴通讯股份有限公司 一种寻址跟踪收集实体的方法及系统
CN103037349B (zh) * 2011-09-30 2017-07-28 北京三星通信技术研究有限公司 一种实现mdt连续性的方法
US9565600B2 (en) 2011-09-30 2017-02-07 Nec Corporation Radio communication system, radio terminal, radio station, evolved packet core, and information gathering method
EP2774407A4 (en) * 2011-11-03 2016-03-09 Nokia Solutions & Networks Oy CORRELATION BETWEEN THE MINIMIZATION OF DRIVE TEST DATA AND WIRELESS COMMUNICATION ERROR INFORMATION
CN103167537B (zh) * 2011-12-12 2016-05-25 中国移动通信集团公司 一种上行干扰测量方法、系统及装置
CN108601038A (zh) * 2012-01-06 2018-09-28 北京三星通信技术研究有限公司 在多个plmn下进行mdt连续测量和汇报的方法
CN103298023A (zh) * 2012-02-23 2013-09-11 普天信息技术研究院有限公司 一种检测终端心跳的方法和装置
CN103369558A (zh) * 2012-03-27 2013-10-23 中兴通讯股份有限公司 一种最小化路测服务质量测量结果关联方法及装置
US20130279354A1 (en) * 2012-04-18 2013-10-24 Mobile Pulse, Inc. Wireless network performance analysis system
CN102761903A (zh) * 2012-07-16 2012-10-31 中兴通讯股份有限公司 信息的获取方法、系统、核心网及基站
US9204326B2 (en) * 2012-07-31 2015-12-01 The Boeing Company Onboard wireless performance testing
CN104145497A (zh) * 2012-09-19 2014-11-12 华为技术有限公司 用户设备跟踪方法及系统、接入设备、接入控制器
CN103716881B (zh) * 2012-10-08 2018-08-14 华为技术有限公司 空口信息处理系统、方法及设备
US9432806B2 (en) 2012-12-04 2016-08-30 Ebay Inc. Dynamic geofence based on members within
EP2941916B1 (en) * 2013-01-04 2019-11-06 Nokia Solutions and Networks Oy Tracing inter-rat events
KR102042581B1 (ko) * 2013-04-30 2019-11-08 삼성전자 주식회사 이동 통신 시스템에서 mdt 측정 정보 송수신 방법 및 장치
CN104396307B (zh) * 2013-06-29 2019-07-23 华为技术有限公司 切换处理方法、装置及系统
EP2822318B1 (en) * 2013-07-01 2015-09-09 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Method of providing performance management data, corresponding network element and corresponding radio communication system
CN104754631B (zh) * 2013-12-31 2019-07-09 中兴通讯股份有限公司 一种排查小区干扰的方法及系统、网管
WO2015114209A1 (en) * 2014-01-31 2015-08-06 Nokia Corporation Bler measurements for mbms
CN104936205B (zh) * 2014-03-19 2018-08-10 中国移动通信集团贵州有限公司 无线网络结构评估方法和系统
WO2015176233A1 (zh) * 2014-05-20 2015-11-26 华为技术有限公司 一种HetNet网络测量任务的执行方法及装置
CN105701001A (zh) * 2014-11-25 2016-06-22 阿里巴巴集团控股有限公司 一种测试覆盖率的处理方法和设备
WO2016125233A1 (ja) * 2015-02-02 2016-08-11 ソフトバンク株式会社 通信品質測定の方法及びシステム
US10200877B1 (en) * 2015-05-14 2019-02-05 Roger Ray Skidmore Systems and methods for telecommunications network design, improvement, expansion, and deployment
WO2017119933A1 (en) * 2016-01-08 2017-07-13 Intel IP Corporation Performance monitoring techniques for virtualized resources
US11277765B2 (en) * 2016-09-29 2022-03-15 Nokia Technologies Oy Adaptive media service
JP6515910B2 (ja) * 2016-12-06 2019-05-22 トヨタ自動車株式会社 分散型データ処理システム、センターサーバ、エッジサーバ、移動端末、および方法
CN109089288B (zh) * 2017-06-14 2020-12-25 华为技术有限公司 一种数据传输的方法和设备
EP3695573B1 (en) * 2017-10-11 2021-12-08 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Method for feedback of streaming session
WO2019185766A1 (en) 2018-03-28 2019-10-03 British Telecommunications Public Limited Company Predictive bearers in a wireless communication network
EP3777454B1 (en) * 2018-03-28 2021-11-10 British Telecommunications public limited company Predictive bearers in a wireless communication network
EP3777461B1 (en) 2018-03-29 2024-08-07 British Telecommunications public limited company Dedicated bearer management
CN110475282B (zh) * 2018-05-09 2023-03-28 华为技术有限公司 一种干扰信息上报方法及装置
CN108664606A (zh) * 2018-05-10 2018-10-16 北京鼎泰智源科技有限公司 一种大数据覆盖率采集分析方法
EP3857946A4 (en) * 2018-09-28 2022-04-27 Nokia Technologies Oy METHOD AND DEVICE FOR CONTROL OF POWER MEASUREMENTS
US10331462B1 (en) * 2018-11-06 2019-06-25 Cloudflare, Inc. Cloud computing platform that executes third-party code in a distributed cloud computing network
WO2020097808A1 (en) 2018-11-14 2020-05-22 Nokia Shanghai Bell Co., Ltd. Trace management
WO2020130911A1 (en) * 2018-12-21 2020-06-25 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Methods, apparatus and machine-readable mediums relating to traces in a wireless communication network
CN111278043B (zh) * 2019-01-18 2022-02-11 维沃移动通信有限公司 测量方法及设备
WO2020167223A1 (en) * 2019-02-14 2020-08-20 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Ran initiated data collection
US11586455B2 (en) * 2019-02-21 2023-02-21 Red Hat, Inc. Managing containers across multiple operating systems
JP7547366B2 (ja) * 2019-05-20 2024-09-09 サーンキャ ラブズ ピーブイティー リミテッド ワイヤレス無線アクセスネットワークに機械学習技術を適用するための無線マッピングアーキテクチャ
CN110474985A (zh) * 2019-08-20 2019-11-19 郑州轻工业学院 一种用于人工智能的基础数据传输方法及系统
CN112584398B (zh) * 2019-09-29 2022-09-16 华为技术有限公司 数据处理方法、装置及存储介质
CN110768868A (zh) * 2019-10-28 2020-02-07 中国联合网络通信集团有限公司 一种终端数据网络性能分析方法和装置
CN111224708A (zh) * 2019-12-25 2020-06-02 上海微波技术研究所(中国电子科技集团公司第五十研究所) 一种基于终端定位的非地面网络移动性管理方法及系统
JP7377364B2 (ja) * 2020-08-07 2023-11-09 中興通訊股▲ふん▼有限公司 経験品質(QoE)測定値の適応的収集のためのシステムおよび方法
US11395187B1 (en) * 2020-08-27 2022-07-19 Sprint Communications Company Lp Wireless access network element status reporting
CN112423331B (zh) * 2020-11-03 2023-05-30 中国联合网络通信集团有限公司 一种故障诊断方法及装置
CN114727305A (zh) * 2021-01-04 2022-07-08 中国移动通信有限公司研究院 最小化路测任务配置方法、装置及相关设备
CN115022810B (zh) * 2021-03-05 2024-06-25 中国移动通信集团江苏有限公司 基于手机信令数据识别出行方式的方法、装置及电子设备
CN113724485B (zh) * 2021-09-03 2022-08-26 重庆邮电大学 一种快速密集信息采集方法
WO2023213994A1 (en) * 2022-05-05 2023-11-09 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Controlling the collection of data for use in training a model
CN117939521A (zh) * 2022-10-14 2024-04-26 维沃移动通信有限公司 数据采集方法、装置、通信设备及可读存储介质

Family Cites Families (43)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI106285B (fi) * 1998-02-17 2000-12-29 Nokia Networks Oy Mittausraportointi tietoliikennejärjestelmässä
US6895243B2 (en) 2000-12-29 2005-05-17 Bellsouth Intellectual Property Corporation Method for reverse path mapping in a wireless network using Comarco and Hughes telecommunications equipment
FR2855006B1 (fr) * 2003-05-12 2005-08-05 Nortel Networks Ltd Procede d'activation d'enregistrements d'evenements relatifs a des terminaux et equipements pour la mise en oeuvre du procede
FI20031457A0 (fi) * 2003-10-06 2003-10-06 Nokia Corp Menetelmä, järjestelmä ja verkon solmut olemassaolevan prosessi-informaation siirtämiseksi siirtymäprosessin aikana
US7450540B2 (en) * 2004-06-15 2008-11-11 Nokia Corporation Method and system of enhanced dual transfer mode using mobility management
CN100344090C (zh) 2004-08-08 2007-10-17 华为技术有限公司 第三代移动通信网络中实现安全管理的系统及方法
US20070111748A1 (en) * 2005-11-14 2007-05-17 Pankaj Risbood Wireless coverage assurance method and apparatus
RU2409896C2 (ru) 2005-11-24 2011-01-20 Нокиа Корпорейшн Способ, модуль, терминал и система, обеспечивающие согласованную работу подсистемы радиочастотной идентификации и подсистемы беспроводной связи
CN1870532A (zh) * 2006-01-06 2006-11-29 华为技术有限公司 一种信令跟踪方法和系统
US8040835B2 (en) * 2006-02-17 2011-10-18 Cisco Technology, Inc. Troubleshooting link and protocol in a wireless network
US20070226701A1 (en) * 2006-03-23 2007-09-27 Nokia Corporation Automated central trace management
CN101405992A (zh) * 2006-03-23 2009-04-08 诺基亚公司 通信网络中的本地跟踪会话激活
CN100586076C (zh) * 2006-04-06 2010-01-27 大唐移动通信设备有限公司 一种网管系统中接口挂起的方法
CN101064639A (zh) * 2006-04-29 2007-10-31 中兴通讯股份有限公司 移动通信网络系统管理实体与代理实体之间文件传输的方法
JP4758294B2 (ja) * 2006-07-10 2011-08-24 株式会社日立製作所 エリア品質情報取得システム
WO2008105687A1 (en) * 2007-02-27 2008-09-04 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Ordering tracing of wireless terminal activities
PL1981300T3 (pl) 2007-04-12 2012-12-31 Nokia Technologies Oy Sposób zarządzania mobilnością w architekturze systemowej obsługującej mobilność pomiędzy różnymi systemami dostępowymi
CN101299860B (zh) * 2007-04-30 2010-10-20 华为技术有限公司 一种测量控制方法、用户终端、网络侧设备及系统
WO2008137947A1 (en) * 2007-05-07 2008-11-13 Nokia Corporation Method and apparatus for providing control channels for broadcast and paging services
US8879406B2 (en) * 2007-05-28 2014-11-04 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) User equipment tracing in a wireless communications network
EP2007162A3 (en) 2007-06-18 2011-11-16 Motorola Mobility, Inc. Non-3GPP IP access to E-UTRAN access inter-RAT handover
ATE539588T1 (de) * 2007-08-16 2012-01-15 Panasonic Corp Signalisierung und abbildung von messberichten
JP5138045B2 (ja) * 2007-11-16 2013-02-06 ノキア シーメンス ネットワークス オサケユキチュア システム間ハンドオーバのためのサービス品質のマッピング
US9066316B2 (en) * 2007-11-19 2015-06-23 Qualcomm Incorporated Diagnostic monitoring by a wireless device
CN101521901A (zh) 2008-02-25 2009-09-02 华为技术有限公司 一种检测盲区的方法、系统及设备
US7940718B2 (en) * 2008-03-11 2011-05-10 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Trace log management in a mobile communication system
WO2010003750A2 (en) * 2008-06-16 2010-01-14 Nokia Siemens Networks Oy Providing subscriber identity for cell traffic trace in e-utran
US20090323965A1 (en) * 2008-06-27 2009-12-31 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Systems and Methods for Monitoring Performance of a Communication System
CN101370228B (zh) 2008-09-26 2012-06-06 华为技术有限公司 一种网络中用户全网跟踪的方法、系统及装置
WO2010040417A1 (en) * 2008-10-10 2010-04-15 Nokia Siemens Networks Oy Apparatus, method and program providing a confidence estimation of coverage hole detection
US8254907B2 (en) 2008-11-06 2012-08-28 Motorola Mobility Llc Method for activating a trace session in a wireless communication system
ES2368385T3 (es) * 2009-01-29 2011-11-16 Lg Electronics Inc. Esquema de transmisión de señales para una gestión eficaz del canal dedicado mejorado común.
EP2417786B1 (en) * 2009-04-08 2012-12-26 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Mobility management in a communications system
CN101925106B (zh) 2009-06-12 2015-07-08 华为技术有限公司 一种路测控制方法、装置和系统
CN101931981B (zh) 2009-06-18 2013-08-28 华为技术有限公司 一种最小化路测日志测量方法及装置
CN101931984B (zh) 2009-06-18 2013-06-26 华为技术有限公司 一种路测测量的方法、用户设备及基站
KR101381352B1 (ko) * 2009-10-29 2014-04-04 노키아 지멘스 네트웍스 오와이 개선된 네트워크 성능 감시
CN102056216A (zh) 2009-11-09 2011-05-11 华为技术有限公司 最小化路测中的定位方法、装置及系统
CN102783200A (zh) * 2010-01-08 2012-11-14 诺基亚西门子通信公司 通信系统中的覆盖的地理确定
JP5890319B2 (ja) * 2010-01-08 2016-03-22 インターデイジタル パテント ホールディングス インコーポレイテッド 基地局およびリモートアクセスポイントでの電力消費の管理
US8768335B2 (en) * 2010-01-27 2014-07-01 Lg Electronics Inc. Method of performing a minimization of drive test (MDT) for specific area in wireless communication system
US9220028B2 (en) * 2010-02-12 2015-12-22 Blackberry Limited Methods and apparatus to perform measurements
CN102164375A (zh) 2010-02-22 2011-08-24 华为技术有限公司 一种收集终端测量数据的方法和系统

Also Published As

Publication number Publication date
EP2541977B1 (en) 2020-07-22
RU2550559C2 (ru) 2015-05-10
EP2541977A4 (en) 2013-02-27
RU2012140412A (ru) 2014-03-27
RU2601835C2 (ru) 2016-11-10
US20120315949A1 (en) 2012-12-13
US9807630B2 (en) 2017-10-31
CN102164375A (zh) 2011-08-24
JP2013520886A (ja) 2013-06-06
JP2016036174A (ja) 2016-03-17
US20180035321A1 (en) 2018-02-01
JP6342376B2 (ja) 2018-06-13
WO2011100884A1 (zh) 2011-08-25
EP2541977A1 (en) 2013-01-02
BR112012021036A2 (pt) 2016-05-03
RU2015112139A (ru) 2015-09-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012021036B1 (pt) Método e sistema para coletar dados de medição de terminal
JP5920499B2 (ja) 通信システム、ネットワークエンティティ、移動通信装置及びそれらの制御方法
JP6313332B2 (ja) ワイヤレスローカルエリアネットワークのアクセスポイントに関する情報を収集するための方法、装置、およびシステム
JP5805310B2 (ja) ユーザー端末によるイベント情報のアクセス管理方法およびその装置
WO2012039440A1 (ja) 無線測定収集方法及び無線端末
EP2822319B1 (en) Method and device for acquiring terminal minimization of drive tests data
US20110276838A1 (en) Logged Drive Test Reporting
US20170202042A1 (en) Optimizing processing method and apparatus for d2d service
CN110972179B (zh) 一种最小化路测的方法、装置及存储介质
EP3179799A1 (en) Method and device for reporting information and storage medium
CN106162692A (zh) 一种连接态下最小化路测方法和装置
CN103369558A (zh) 一种最小化路测服务质量测量结果关联方法及装置
AU2020220897B2 (en) Information reporting method and apparatus, and device
CN103686823A (zh) 测量的方法和装置
WO2013020413A1 (zh) 一种检查记录最小化路测配置的终端及方法
CN103402215B (zh) 一种收集终端测量数据的方法和系统
CN103428751B (zh) 一种最小化路测服务质量连续性测量方法及装置
CN103458429A (zh) 一种最小化路测方法及网络管理系统及基站
EP2584814B1 (en) Method and radio network control for tracking the international mobile station equipment identity of user equipment
CN103428730B (zh) 一种最小化路测服务质量测量结果传输方法及装置
KR20210029296A (ko) Mdt의 연속성을 구현하기 위한 방법
WO2014048333A1 (zh) 最小化路测方法、接入设备及系统
CN103369563B (zh) 一种最小化路测方法和实现该方法的终端
JP2018113720A (ja) ワイヤレスローカルエリアネットワークのアクセスポイントに関する情報を収集するための方法、装置、およびシステム

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 8/16

Ipc: H04W 8/16 (2009.01), H04W 24/08 (2009.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/12/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF