BR112012019786B1 - Processos para atenuar bioincrustação - Google Patents

Processos para atenuar bioincrustação Download PDF

Info

Publication number
BR112012019786B1
BR112012019786B1 BR112012019786-0A BR112012019786A BR112012019786B1 BR 112012019786 B1 BR112012019786 B1 BR 112012019786B1 BR 112012019786 A BR112012019786 A BR 112012019786A BR 112012019786 B1 BR112012019786 B1 BR 112012019786B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cinnamaldehyde
bacteria
ppm
thps
fact
Prior art date
Application number
BR112012019786-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012019786A2 (pt
Inventor
Kenneth G. Wunch
Joseph E. Penkala
Original Assignee
Baker Hughes Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Baker Hughes Incorporated filed Critical Baker Hughes Incorporated
Publication of BR112012019786A2 publication Critical patent/BR112012019786A2/pt
Publication of BR112012019786B1 publication Critical patent/BR112012019786B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K8/00Compositions for drilling of boreholes or wells; Compositions for treating boreholes or wells, e.g. for completion or for remedial operations
    • C09K8/52Compositions for preventing, limiting or eliminating depositions, e.g. for cleaning
    • C09K8/524Compositions for preventing, limiting or eliminating depositions, e.g. for cleaning organic depositions, e.g. paraffins or asphaltenes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N35/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic compounds containing a carbon atom having two bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen, e.g. aldehyde radical
    • A01N35/04Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic compounds containing a carbon atom having two bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen, e.g. aldehyde radical containing aldehyde or keto groups, or thio analogues thereof, directly attached to an aromatic ring system, e.g. acetophenone; Derivatives thereof, e.g. acetals
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/50Treatment of water, waste water, or sewage by addition or application of a germicide or by oligodynamic treatment

Abstract

processos para atenuar bioincrustação a presente invenção se refere à bioincrustação que pode ser prevenida ou pelo menos atenuada ao empregar um aditivo de cinamaldeído para aumentar o efeito do biocida convencional. os aditivos de cinamaldeído exemplares incluem, mas não são limitados a cinamaldeído, ácido cinâmico e álcool cinamílico. um aditivo de cinamaldeído por si mesmo, em algumas aplicações, também pode inibir a bioincrustação.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSOS PARA ATENUAR BIOINCRUSTAÇÃO".
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção se refere a métodos e composições para inibir o crescimento bacteriano e/ou de algas em fluidos e/ou superfícies.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
[002] Em todo o mundo, há muitos tipos diferentes de sistemas de água industrial. Sistemas de água industrial incluem água usada para resfriamento e/ou geração de energia. A bioincrustação pode ocorrer mesmo em sistemas de água industrial tratados com os melhores programas de tratamento de água disponíveis atualmente. Para os fins deste pedido de patente, a "bioincrustação" é definida como "a deposição de um material biológico em ou perto de uma superfície em contato com água industrial e/ou qualquer diminuição da eficiência do sistema devido ao acúmulo de um material biológico dentro de um sistema industrial que emprega água industrial".
[003] Se os sistemas de água industrial não são tratados para controle de incrustação microbiana, então eles podem se tornar sujeitos a bioincrustação pesada. Tal incrustação pode ter um impacto negativo em um sistema de água industrial e consequências econômicas negativas resultantes dos processos que utilizam eles.
[004] Além dos sistemas de água industrial, a bioincrustação pode ser um problema substancial na exploração para e produção de petróleo e gás. Fluidos aquosos incluindo, mas não limitados a, fluidos de perfuração, fluidos de produção, fluidos de formação e similares, podem ser submetidos à bioincrustação.
[005] Fontes de micro-organismos bacterianos que podem causar bioincrustação em sistemas de água industrial são numerosas e po dem incluir, mas não são limitadas a, contaminação por vias aéreas, composição da água, fugas do processo e equipamentos inadequadamente limpos. Também, as bactérias que são próprias da água usada. Esses micro-organismos podem estabelecer comunidades micro-bianas em qualquer superfície semiúmida de um sistema de água. SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[006] A invenção é, em um aspecto, um processo para prevenir ou atenuar a ocorrência de bioincrustação compreendendo usar um aditivo de cinamaldeído como um biocida.
[007] Em um aspecto, a invenção é um processo para prevenir ou atenuar a ocorrência de bioincrustação compreendendo aumentar as aplicações de biocidas convencionais usando um aditivo de cina-maldeído.
[008] Em outro aspecto, a invenção é um processo para prevenir ou atenuar a ocorrência de bioincrustação compreendendo tratar um sistema de água industrial com um sistema de biocida compreendendo um primeiro componente e um segundo componente, em que o primeiro componente é um convencional biocida e o segundo componente é um aditivo de cinamaldeído.
[009] Ainda em outro aspecto, a invenção é um processo para prevenir ou atenuar a ocorrência de bioincrustação compreendendo tratar um sistema de água industrial com um biocida sistema compreendendo um primeiro componente e um segundo componente, em que o primeiro componente é um componente sinérgico inerte e o segundo componente é um aditivo de cinamaldeído.
[0010] Também em outro aspecto, a invenção é um processo para prevenir ou atenuar a ocorrência de bioincrustação compreendendo tratar um sistema de água industrial com um aditivo de biocida compreendendo o aditivo de cinamaldeído e nenhum biocida convencional ou componente sinérgico.
[0011] Também em outro aspecto, a invenção é uma composição biocida útil para prevenir ou atenuar a ocorrência de bioincrustação compreendendo um biocida e um aditivo de cinamaldeído.
[0012] Em outro aspecto, a invenção é uma composição biocida útil para prevenir ou atenuar a ocorrência de bioincrustação compreendendo um componente sinérgico inerte e um aditivo de cinamaldeí-do.
[0013] Um aspecto da invenção é o uso de extratos vegetais ou cópias sintéticas de extrato vegetal, tal como cinamaldeído, vanilina, eugenol, e capsaicina; para prevenir ou atenuar a bioincrustação.
[0014] Em outro aspecto, a invenção é um processo para dispersar biofilmes, e estabilizar composições incluindo géis, redutores de fricção, e fluidos de completação; durante a produção de petróleo e gás compreendendo introduzir um aditivo de cinamaldeído nos fluidos de produção e/ou perfuração.
[0015] Também em outro aspecto, a invenção é um processo para tratar um fluido de completação ou produção compreendendo introduzir um aditivo de cinamaldeído no fluido de completação ou produção, em que o aditivo de cinamaldeído funciona para compatibilizar: as fases do fluido de completação ou produção, um redutor de fricção com um fluido de produção, e suas combinações.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES PREFERIDAS
[0016] Para os fins deste pedido de patente, o termo "sistemas de água industrial" também inclui fluidos associados com a exploração para e produção de petróleo e gás. Os sistemas de água industrial incluem, mas não são limitados a água de resfriamento, especialmente aqueles sistemas que incluem torres de resfriamento; processos de limpeza industrial; e sistemas de preparação de água de processo. No caso desses últimos sistemas, os exemplos poderiam incluir sistema de composição de água de processo para a produção de papel, açú- car, produtos químicos, e para uso em operações de mineração.
[0017] Sistemas de água industrial exemplares no campo da exploração e produção de petróleo e gás incluem fluidos aquosos de perfuração, fluidos usados para recuperação secundária e terciária, fluidos de ruptura, e similares. Mesmo alguns fluidos "à base de óleo" têm água suficiente para serem submetidos à bioincrustação e podem ser tratados de acordo com algumas modalidades dos métodos da descrição.
[0018] A bioincrustação dos sistemas de água industrial pode ocorrer utilizando, pelo menos, dois mecanismos diferentes. Um desses mecanismos é a geração de biofilmes. Os biofilmes são produzidos quando as colônias bacterianas se desenvolvem nas superfícies dos sistemas de água industrial. Por exemplo, em uma torre de resfriamento, os biofilmes podem ser desenvolvidos nas laterais da torre ou dentro da tubulação no interior da torre.
[0019] Em um campo de petróleo, os biofilmes podem ocorrer nas superfícies de equipamento de perfuração, dutos, equipamento secundário tal como dessalinizadores, e mesmo nas superfícies da própria formação geológica. Substâncias exopoliméricas secretadas dos mi-cro-organismos auxiliam na formação de biofilmes conforme as comunidades microbianas se desenvolvem na superfície. Esses biofilmes são ecossistemas complexos que estabelecem um meio para concentrar nutrientes e oferecer proteção para o crescimento.
[0020] Embora eles sejam um problema em si mesmo, os biofil-mes também podem causar outros problemas. Os biofilmes podem acelerar a escala, a corrosão e outros processos de incrustação. Não apenas os biofilmes contribuem para a readução das eficiências do sistema, mas eles também proveem um excelente ambiente para proliferação microbiana que pode incluir bactérias patogênicas.
[0021] O segundo mecanismo é o acúmulo de massa de materiais biológicos. As massas biológicas podem bloquear os tubos e restringir a porosidade das formações geológicas que produzem petróleo e gás. As tubulações e o equipamento secundário também podem ser submetidos a uma condição de fluxo restrito.
[0022] Diversos fatores podem contribuir para o problema de bioincrustação e administração de sua extensão. Temperatura da água; pH da água; nutrientes orgânicos e inorgânicos, condições de crescimento tais como condições aeróbicas e anaeróbicas, e em alguns casos, na presença ou ausência de luz solar, etc., podem, em algumas modalidades, desempenhar um papel importante. Esses fatores também podem ajudar a elucidar quais tipos de micro-organismos devem estar presentes no sistema de água.
[0023] Muitas abordagens diferentes são utilizadas para o controle de incrustação biológica nos processos industriais. O método mais comumente usado é a aplicação de compostos biocidas às águas do processo. Os biocidas aplicados podem ser oxidantes ou não oxidantes na natureza. Os biocidas oxidantes, tais como gás de cloro, ácido hipocloroso, biocidas derivados de bromo, e outros biocidas oxidantes são amplamente usados no tratamento dos sistemas de água industrial.
[0024] Por exemplo, em uma modalidade, o biocida convencional pode ser um biocida à base de halogênio, que prontamente se oxida em solução aquosa. Nessa modalidade, o biocida convencional pode liberar ácido hipocloroso na solução aquosa que pode rapidamente converter em ácido hipobromoso. O ácido hipobromoso pode ser um biocida eficaz quando o sistema pH está acima de 7,5, e quando os contaminantes/odorantes à base de nitrogênio (isto é, amônia/aminas) estão presentes.
[0025] Em outra modalidade, o biocida convencional pode incluir ácido tricloroisocianúrico ou seu derivado. Em outra modalidade, o bi- ocida pode incluir dicloro-s-triazinetriona de sódio (ácido tricloroisocia-núrico) e brometo de sódio.
[0026] Os biocidas convencionais, em algumas modalidades, podem incluir, mas não são limitados a, isotiazolona, alvejantes, e hidan-toínas. Em um exemplo de tal modalidade, o biocida convencional compreende um composto de halogênio estabilizado incluindo bromo, flúor, iodo, e cloro estabilizados. Outros compostos liberadores de cloro, tais como isocianuratos clorados, hipocloritos, e hidantoínas clora-dos podem ser usados ainda com outras modalidades.
[0027] Os compostos de amônio quaternário são uma classe de biocidas convencionais primariamente não oxidantes. Esses são os produtos químicos de superfície ativa catiônicos que podem ser eficazes contra as algas e bactérias com pH alcalino. Esses podem incluir, for exemplo, materiais azol, incluindo triazóis e imidazóis. Também incluídos nessa classe estão cloreto ou carbonato de benzalcônio; cloreto de didecildimetilamônio; tebuconazol; e propiconazol.
[0028] O componente biocida dessa invenção pode incluir biocidas convencionais que exibem um efeito sinérgico quando adicionado a uma corrente de fluido com um ácido peracético. Exemplos de tais bi-ocidas convencionais adequados não oxidantes incluem benzisotiazo-lina, dibrometo carbonimídico, 1,4-Bis(bromoacetóxi)-2-buteno e β-bromo-p-nitroestireno.
[0029] Um grupo de ditiocarbamatos especializados, conforme descrito pela Patente U.S. n° 5089619, a qual é incorporada aqui por referência em sua totalidade, também podem ser usado como o bioci-da convencional em algumas modalidades da descrição.
[0030] Outro grupo de biocidas convencionais, que pode ser usado em certas modalidades da descrição, inclui formaldeído, p-formaldeído, e glutaraldeído. Hidroxialquilaminoalcanóis, por exemplo, 2-hidroximetilamino metanol, tiocarbamatos, tiocianatos, isotiazolonas e similares podem ser usados com algumas modalidades.
[0031] Ainda outro grupo de biocidas adequados inclui isotiazolin- 3- onas tais como 2-metil-4-isotiazolin-3-ona, 2 etil-4-isotiazolin-3-ona, 2-propil-4-isotiazolin-3-ona, 2-butil-4-isotiazolin-3-ona, 2-amil-4-isotiazolin-3-ona, 5-cloro-2-metil-4- isotbiazoIin-3-ona, 5-bromo-2-metil- 4- isotiazolin-3-ona, 5-iodo-2-metil-4-isotiazolin-3-ona, 5-cloro-2-butil-4-isotiazolin-3-ona, 5-bromo-2-etil-4-isotiazolin-3-ona, 5-iodo-2-amil-4-isotiazolin-3-ona e análogos e homólogos similares dentro do gênero.
[0032] Os metais biocidas complexos podem ser usados como bi-ocidas convencionais em algumas modalidades da descrição. Por exemplo, no caso do cobre, material adequado relativamente insolúvel reativo com agentes de complexação inclui óxido cuproso, óxido cúpri-co, hidróxido de cobre, carbonato de cobre, carbonato básico de cobre, oxicloreto de cobre, cobre-8-hidroxiquinolato, dimetil ditiocarbama-to de cobre, omadina de cobre, borato de cobre, subprodutos de metal de cobre, sulfato de cobre, fluoroborato de cobre, fluoreto de cobre, formiato de cobre, acetato de cobre, brometo de cobre, iodeto de cobre, fosfato básico de cobre, fosfosulfato básico de cobre, nitrato básico de cobre, combinações desses, e similares. Carbonato básico de cobre, o qual pode ser representado pela fórmula simplificada Cu(OH)2-CuCO(3), é um exemplo de uma fonte de cobre relativamente insolúvel.
[0033] Ainda outros biocidas convencionais podem ser usados com modalidades do pedido de patente. Biocidas exemplares incluem, mas não são limitados a, metaborato, dodecilbenzeno de sulfonato sódio, benzoato de sódio, tiona, bromonitropropanodiol, bromo-hidroxiacetofenona, dibromodicianobutano, ortofenilfenato de sódio, cloridrato de dodecilguanidina, oxazolidinas, adamantanos, dibromoni-trilopropionamida, sulfato de tetraquis hidroximetil fosfônio, e clorome-tilfenol. Qualquer biocida convencional, conhecido ou desconhecido, pode ser usado com certas modalidades da descrição.
[0034] Além dos biocidas, os aditivos de cinamaldeído da descrição podem ser usados com componentes sinérgicos inertes. Os componentes sinérgicos inertes são compostos que por eles mesmos não agem como um biocida potente, mas podem ser combinados sinergi-camente com aditivos de cinamaldeído para formar um biocida eficaz. Exemplos de componentes sinérgicos inertes úteis com a descrição incluem, mas não são limitados a, nitrito de sódio, molibdato de sódio, e antraquinona. Esses compostos podem ser usados nas mesmas proporções como os biocidas convencionais.
[0035] As composições biocidas do pedido de patente incluíam um aditivo de cinamaldeído. Geralamente, esses compostos podem ter a fórmula geral: em que A-E são selecionados de um grupo consistindo em hidrogênio, haletos, aquila, alcóxi, amino, nitro e hidroxila e F e G são selecionados de um grupo consistindo em hidrogênio, haletos e alqui-la. Em uma modalidade alternativa, em algumas condições de pH baixo, os aditivos de cinamaldeído podem estar na forma de um acetal ou um hemiacetal tendo a fórmula geral: em que A-E são selecionados de um grupo consistindo em hidrogênio, haletos, alquila, alcóxi, amino, nitro e hidroxila, e F e G são selecionados de um grupo consistindo em hidrogênio, haletos e alquila. Nessa modalidade, o R é selecionado do grupo consistindo em hidrogênio, alquila, cátion de metal alcalino e cátion alcalino terroso.
[0036] Mais especificamente, o aditivo de cinamaldeído pode, em algumas modalidades, ser selecionado do grupo de compostos representados pela fórmula geral: em que R é uma hidroxil alquila, grupo ácido carboxílico, ou um grupo aldeído. Os grupos R também podem incluir grupos amino e nitro. Compostos exemplares incluem, mas não são limitados a: e [0037] Outros compostos que podem ser usados em certas modalidades da descrição incluem, mas não são limitados a: acetato de ci-namila, 3-fenilpropionaldeído, 2-bromocinamaldeído, aldeído fenil pro-piólico, benzalacetona, cinamato de etila, ácido 4-clorocinamaico, ácido 4-nitrocinamaico, ácido e 4 aminocinâmico.
[0038] O cinamaldeído pode ser extraído da casca seca interna aromática de certas árvores asiáticas tropicais do gênero Cinnamo-mum, especialmente C. verum e C. loureirii. Ele também pode ser produzido sinteticamente. Para os fins deste pedido de patente, os aditivos de cinamaldeído para o pedido de patente também podem incluir outros compostos extraídos de fontes biológicas (ou seus análogos sintéticos): incluindo vanilina (extraída de grãos de baunilha; gênero Baunilha, especialmente V. planifolia), eugenol (extraído de brotos de cravo; Syzygium aromaticum), e capsaicina (extraída de pimentas; gênero Pimentão, especialmente as espécies C. annuum e C. frutes-cens).
[0039] Os aditivos de cinamaldeído da descrição podem combinar com biocidas convencionais para produzir melhora sinérgica para a habilidade de um biocida convencional em atenuar a formação de bactérias redutoras de sulfato e outras formas de organismo de bioincrus-tação. Em algumas modalidades, a proporção de peso de biocida convencional para aditivo de cinamaldeído pode ser de 1:10 a cerca de 1:1. Em outras modalidades, a proporção pode ser de cerca de 1:8 a cerca de 1:2. Ainda em outras modalidades, a proporção pode ser de cerca de 1:5 a cerca de 1:3.
[0040] Enquanto os aditivos de cinamaldeído do pedido de patente podem ser sinergicamente combinados com outros tipos de compostos, em algumas aplicações, os aditivos de cinamaldeído adicionados por eles mesmos podem ser úteis em prevenir ou atenuar a bioincrus-tação. As vantagens de usar um aditivo de cinamaldeído sozinho, isto é, sem um biocida convencional nem um componente sinérgico, são significativas. Por exemplo, alguém não precisa se preocupar sobre as interações indesejáveis entre o aditivo de cinamaldeído e um componente sinérgico ou biocida.
[0041] Uma vez que os aditivos de cinamaldeído do pedido de pa tente podem ser usados com muitos tipos de biocidas convencionais, alguém de habilidade comum na técnica que emprega uma modalidade do método da descrição pode ser requerido para determinar a melhor proporção de aditivo de cinamaldeído para biocida convencional, bem como dosagem ótima para sua aplicação. Aqueles de habilidade comum na técnica sabem bem como fazer isso.
[0042] As composições biocidas da descrição podem adicionalmente incluir outros compostos e composições. Por exemplo, as composições biocidas da descrição podem incluir dispersantes, solubilizan-tes, estabilizadores, winterizadores e similares.
[0043] As composições da descrição podem ser preparadas usando qualquer método conhecido por ser útil àqueles de habilidade comum na técnica de preparação de tais composições. Em uma modalidade, o aditivo de cinamaldeído e o biocida convencional são misturados antes de expedir para um consumidor. Em outra modalidade, onde o biocida convencional e um aditivo de cinamaldeído não são compatíveis, a composição pode ser enviada como dois componentes e misturado imediatamente antes do uso.
[0044] Enquanto as composições e métodos da descrição são direcionados a seu uso como biocidas, em algumas modalidades, eles são direcionados primariamente ao uso como um bactericida. Em algumas modalidades, essas composições e métodos não são especificamente direcionados ao uso como um fungicida. Em algumas aplicações, eles também não são destinados ao uso em culturas ou em água potável.
[0045] Além de serem eficazes como um biocida, os aditivo de ci-namaldeído também podem ser empregados em operações de campo petrolífero para tratar fluidos de completação e fluidos de produção. Para os fins deste pedido de patente, um fluido de completação é um fluido empregado no fundo do poço para terminar ou "completar" um poço de petróleo para permitir que ele comece a produzir "fluido de produção". Esses fluidos são fluidos sólidos tipicamente baixos ou lama de perfuração que são selecionados por sua habilidade de controlar a pressão da formação e minimizar dano da formação. O "fluido de produção" é o fluido que é tomado da formação e tipicamente inclui salmoura, gás natural, e petróleo bruto; bem como os outros componentes recuperados de uma formação subterrânea.
[0046] Os aditivos de cinamaldeído do pedido de patente podem ser usados para dispersar os biofilmes, e estabilizar as composições incluindo géis, redutores de fricção, e fluidos de completação. Os géis são usados para transportar propantes durante a estimulação do poço. Esses géis são submetidos à decomposição e, desta forma, deixam de desempenhar sua função desejada. Os aditivos de cinamaldeído do pedido de patente podem ser empregados para prolongar a vida e/ou melhorar a função de tais géis.
[0047] Durante um projeto de estimulação do poço de petróleo, um fluido, normalmente água, pode ser injetado/bombeado em um poço de petróleo muito rapidamente para, dentre outras coisas, quebrar parte de uma formação geológica. Os aditivos de cinamaldeído do pedido de patente podem ser empregados para reduzir a fricção da injeção do fluido ao prolongar a vida e/ou melhorar a função da fricção convencionalmente aplicada reduzindo os compostos.
[0048] Os biofilmes ainda podem ser um poço de problemas mesmo depois de ter expirado a parte viva do filme. Os aditivos de cina-maldeído do pedido de patente podem ser empregados no poço para dispersar tais filmes. Esses aditivos podem, em algumas aplicações, ser eficazes em promover a liberação de tais filmes de seus substratos e, às vezes, mesmo ainda dispersar para reduzir subsequente tamanho de partícula após a liberação.
[0049] A estabilização pode, em algumas aplicações, ocasionar a permanência de dois componentes em uma fase única. Os aditivos de cinamaldeído do pedido de patente podem ser empregados para estabilizar por compatibilização das composições que podem, de outra forma, eliminar progressivamente do fluido em que eles estão empregados. Por exemplo, esses aditivos podem ser empregados no case de o fluido de produção compatibilizar os componentes hidrofóbicos e hidrofílicos dos fluidos de completação de modo que eles permaneçam em uma fase única. Eles também podem ser empregados para compatibilizar um redutor de fricção com o fluido de produção ou mesmo uma corrente de petróleo bruto separado.
EXEMPLOS
[0050] Os exemplos a seguir são providos para ilustrar a presente invenção. Os exemplos não pretendem limitar o escopo da presente invenção e eles não devem ser assim interpretados. As quantidades são em partes por peso ou porcentagens por peso, a menos que indicado de outra forma. EXEMPLO 1 [0051] As amostras de água contendo bactérias de bioincrustação, nesse caso particular, bactérias redutoras de sulfato (SRB), foram usadas para testar o sinergismo do cinamaldeído com sulfato de tetra-quis hidroximetil fosfônio (THPS). As amostras foram tratadas com diferentes concentrações de THPS em combinação com diferentes concentrações de cinamaldeído e incubadas por 3 horas. Seguindo o tratamento, uma alíquota de cada amostra foi diluída em série (10 diluições) em meios de cultura para SRB para enumerar os sobreviventes de acordo com NACE TMO 194-2004. Os resultados são apresentados na Tabela 1 abaixo: Tabela 1 1SRB se refere às bactérias redutoras de sulfato.
[0052] Esse teste mostra claramente que mesmo em concentrações muito baixas, o cinamaldeído melhora a habilidade do THPS de inibir o crescimento de bactérias redutoras de sulfato. EXEMPLO 2 [0053] Uma amostra de uma água contaminada com bactéria foi tomada de um local de produção de petróleo e usada como uma base de cultura para testar o cinamaldeído como um bactericida. A cultura foi introduzida em uma salmoura sintética (similar àquela usada para operações no campo petrolífero) e turbidez foi medida em 600 nm depois de 24 horas. Os resultados são mostrados abaixo na Tabela 2.
Tabela 2 REIVINDICAÇÕES

Claims (13)

1. Processo para atenuar a ocorrência de bioincrustação, caracterizado pelo fato de que compreende a introdução de 50 ppm a 1000 ppm de uma mistura biocida compreendendo cinamaldeído e te-traquis hidroximetil fosfônio (THPS) em um sistema de águas industriais, onde a mistura biocida diminui o crescimento de uma bactéria selecionada do grupo constituído por bactérias produtoras de ácido (ABP), bactérias redutoras de sulfatos (SRB), e suas combinações, onde o crescimento de bactérias seja igual ou inferior ao esperado em comparação com a utilização do cinamaldeído utilizado isoladamente ou do THPS utilizado isoladamente, na mesma quantidade, e com a curva de atividade esperada entre as duas, sendo que o sistema de água industrial é selecionado a partir de sistemas de água utilizados no domínio da exploração e produção de petróleo e gás selecionados a partir do grupo constituído: fluidos de perfuração aquosos, fluidos utilizados para recuperação secundária e terciária, e fluidos de fratura; sendo que a razão em volume de cinamaldeído para THPS à diluição de 50 % em peso, na mistura biocida, varia de 1:5 a 5:1.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: quando as bactérias são bactérias produtoras de ácido (APB), a relação em peso de THPS:cinamaldeído varia de 50:50 a 10:50; e quando as bactérias são bactérias redutoras de sulfato (SRB), a relação em peso de THPS:cinamaldeído varia de 50:10 a 10:50.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o cinamaldeído adicionalmente dispersa biofilmes expirados.
4. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende a introdução de 50 ppm a 1000 ppm de uma mistura biocida composta por cinamaldeído e tetraquis hidro-ximetil fosfônio (THPS) em um sistema de águas industriais, onde a mistura biocida diminui o crescimento de uma bactéria selecionada do grupo consistindo em bactérias produtoras de ácido (APB), bactérias redutoras de sulfatos (SRB), e suas combinações, onde o crescimento das bactérias seja igual ou inferior ao esperado em comparação com a utilização do cinamaldeído utilizado isoladamente ou do THPS utilizado isoladamente, na mesma quantidade, e com a curva de atividade esperada entre as duas, sendo que o sistema de águas industriais é selecionado de sistemas de água utilizados no domínio da exploração e produção de petróleo e gás selecionados a partir do grupo constituído: fluidos de perfuração aquosos, fluidos utilizados para recuperação secundária e terciária, e fluidos de fratura; e sendo que quando as bactérias são bactérias produtoras de ácido (APB), a relação em peso de THPS (à diluição 50 % em pe-so):cinamaldeído varia de 4:1 a 1:5; e sendo que quando as bactérias são bactérias redutoras de sulfato (SRB), a relação em peso de THPS (à diluição de 50 % em pe-so):cinamaldeído varia de 5:1 a 1:5.
5. Processo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o cinamaldeído dispersa adicionalmente biofilmes expirados.
6. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que consiste em introduzir de 50 ppm a 1000 ppm de uma mistura biocida composta por cinamaldeído e tetraquis hidroxime- til fosfônio (THPS) em um sistema de águas industriais, onde a mistura biocida diminui o crescimento de uma bactéria selecionada do grupo consistindo em bactérias produtoras de ácido (APB), bactérias reduto-ras de sulfatos (SRB), e suas combinações, onde o crescimento de bactérias seja inferior ao esperado em comparação com a utilização do cinamaldeído utilizado isoladamente ou do THPS utilizado isoladamente, na mesma quantidade, e com a curva de atividade esperada entre as duas, sendo que o sistema de águas industriais é selecionado a partir de sistemas de água utilizados no domínio da exploração e produção de petróleo e gás selecionados a partir do grupo constituído: fluidos de perfuração aquosos, fluidos utilizados para recuperação secundária e terciária, e fluidos de fratura; e sendo que quando as bactérias são bactérias produtoras de ácido (APB), a relação em peso de THPS (à diluição de 50 % em pe-so):cinamaldeído varia de 4:1 a 1:5; e sendo que quando as bactérias são bactérias redutoras de sulfato (SRB), a relação em peso de THPS (à diluição de 50 % em pe-so):cinamaldeído varia de 5:1 a 1:5.
7. Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o aditivo de cinamaldeído dispersa adicionalmente biofilmes expirados.
8. Processo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a quantidade de cinamaldeído varia de 25 a 500 ppm.
9. Processo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que: quando as bactérias são APB, a quantidade de cinamaldeí-do varia de 100 a 400 ppm; e quando as bactérias são SRB, a quantidade de cinamaldeído varia entre 25 e 500 ppm.
10 . Processo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que as bactérias são SRB, e a quantidade de cina-maldeído varia entre 25 e 50 ppm.
11 . Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a quantidade de cinamaldeído varia entre 25 e 500 ppm.
12 . Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que: quando as bactérias são APB, a quantidade de cinamaldeí-do varia de 100 a 400 ppm; e quando as bactérias são SRB, a quantidade de cinamaldeí-do varia entre 25 e 500 ppm.
13 . Processo, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que as bactérias são SRB, e a quantidade de cina-maldeído varia entre 25 e 50 ppm.
BR112012019786-0A 2010-02-09 2011-02-07 Processos para atenuar bioincrustação BR112012019786B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US30260410P 2010-02-09 2010-02-09
US61/302,604 2010-02-09
US13/019,586 US20110195938A1 (en) 2010-02-09 2011-02-02 Process for preventing or mitigating biofouling
US13/019,586 2011-02-02
PCT/US2011/023887 WO2011100189A2 (en) 2010-02-09 2011-02-07 Process for preventing or mitigating biofouling

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012019786A2 BR112012019786A2 (pt) 2016-05-17
BR112012019786B1 true BR112012019786B1 (pt) 2020-03-17

Family

ID=44354185

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012019786-0A BR112012019786B1 (pt) 2010-02-09 2011-02-07 Processos para atenuar bioincrustação

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20110195938A1 (pt)
AU (1) AU2011216044B2 (pt)
BR (1) BR112012019786B1 (pt)
CA (1) CA2789153C (pt)
WO (1) WO2011100189A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2014011587A1 (en) * 2012-07-09 2014-01-16 M-I L.L.C. Breaker fluid
US10064273B2 (en) 2015-10-20 2018-08-28 MR Label Company Antimicrobial copper sheet overlays and related methods for making and using
WO2018125514A2 (en) * 2016-12-28 2018-07-05 Exxonmobil Chemical Patents Inc. Friction-reducing compositions for use in drilling operations
RU2751621C2 (ru) * 2016-12-28 2021-07-15 Эксонмобил Кемикэл Пейтентс Инк. Снижающие трение композиции для применения в бурильных операциях
US10927283B2 (en) 2016-12-28 2021-02-23 Exxonmobil Chemical Patents Inc. Friction-reducing compositions for use in drilling operations
WO2018125520A1 (en) 2016-12-28 2018-07-05 Exxonmobil Chemical Patents Inc. Alkylated anisole-containing lubricating oil base stocks and processes for preparing the same
CA3077382A1 (en) * 2017-10-03 2019-04-11 Italmatch Chemicals Gb Limited Treatment of circulating water systems including well treatment fluids for oil and gas applications

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4525480A (en) * 1983-06-10 1985-06-25 Sutton Laboratories, Inc. Composition of matter containing cinnamaldehyde and parabens
US5089619A (en) * 1984-08-30 1992-02-18 Petrolite Corporation Methods for treating hydrocarbon recovery operations and industrial waters
US4728452A (en) * 1986-01-17 1988-03-01 Pony Industries, Inc. Metal corrosion inhibition in closed cooling systems
US5560912A (en) * 1994-06-27 1996-10-01 Technion Research & Development Foundation Ltd. Method for inhibiting growth of helicobacter pylori
US5843375A (en) * 1995-06-07 1998-12-01 Proguard, Inc. Method for decontamination of a liquid of gaseous environment
US6103131A (en) * 1997-07-29 2000-08-15 Buckman Laboratories International Inc. Methods for controlling biofouling using sulfamic acids
KR100542669B1 (ko) * 1997-12-23 2006-01-12 로우디아 컨수머 스페셜티즈 리미티드 살생 작용을 상승시키는 조성물 및 이를 이용한 수계 처리방법
US5854180A (en) * 1998-03-24 1998-12-29 Clearwater, Inc. Environmentally improved acid corrosion inhibitor
US6117364A (en) * 1999-05-27 2000-09-12 Nalco/Exxon Energy Chemicals, L.P. Acid corrosion inhibitor
US6068056A (en) * 1999-10-13 2000-05-30 Schlumberger Technology Corporation Well treatment fluids comprising mixed aldehydes
KR101140473B1 (ko) * 2002-08-12 2012-04-30 론자 인코포레이티드 항균 조성물
KR100574684B1 (ko) * 2003-06-10 2006-04-28 한국생명공학연구원 암세포 성장 억제기능 및 세포주기 조절 기능을 가지는신규 시남알데하이드 유도체, 이의 제조방법 및 이를유효성분으로 함유하는 약학적 조성물
US20070241062A9 (en) * 2004-07-08 2007-10-18 Simpson Gregory D Synergistic composition and method for odor control
US7727937B2 (en) * 2004-07-13 2010-06-01 Halliburton Energy Services, Inc. Acidic treatment fluids comprising xanthan and associated methods
US7972635B2 (en) * 2005-07-08 2011-07-05 Seabrook Jr Samuel G Polymer coatings containing phytochemical agents and methods for making and using same
CA2647444A1 (en) * 2006-04-10 2007-10-18 Janssen Pharmaceutica N.V. Combinations of 4-bromo-2-(4-chlorophenyl)-5-(trifluoromethyl)-1h-pyrrole-3-carbonitrile and biocidal compounds
TWI361044B (en) * 2006-12-04 2012-04-01 Univ Nat Taiwan Antifungal compositions for inhibiting growth of wood decay fungi and use thereof
US7956092B2 (en) * 2008-04-11 2011-06-07 Alberta Innovates—Technology Futures Non-toxic insecticide
ITTO20080348A1 (it) * 2008-05-12 2009-11-13 Biopaint S R L Nuovi agenti antiadesione microbica ecologicamente compatibili per vernici antivegetative

Also Published As

Publication number Publication date
CA2789153C (en) 2016-07-12
BR112012019786A2 (pt) 2016-05-17
AU2011216044A1 (en) 2012-07-19
AU2011216044B2 (en) 2015-08-20
US20110195938A1 (en) 2011-08-11
WO2011100189A2 (en) 2011-08-18
CA2789153A1 (en) 2011-08-18
WO2011100189A3 (en) 2011-12-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5551705B2 (ja) 殺生物組成物および使用方法
BR112012019786B1 (pt) Processos para atenuar bioincrustação
AU2008279285C1 (en) Methods of and formulations for reducing and inhibiting the growth of the concentration of microbes in water-based fluids and systems used with them
BRPI0812700A2 (pt) "método e formulação para reduzir ou inibir aumento na concentração de micróbios e micróbios anaeróbicos num fluido á base de água"
US10174239B2 (en) Process for preventing or mitigating biofouling
TWI684410B (zh) 冷卻水系統之抗菌.殺藻方法及抗菌.殺藻劑
US9456607B2 (en) Glutaraldehyde based biocidal compositions and methods of use
JP5767233B2 (ja) 殺生物組成物および使用方法
US8993638B2 (en) Brominated nitroalkanol compositions and their use as biocides
AU2014201142A1 (en) Glutaraldehyde based biocidal compositions and methods of use

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 07/02/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.