BR112012009106A2 - método de travamento de célula para um terminal móvel e terminal móvel capaz de travar uma célula - Google Patents
método de travamento de célula para um terminal móvel e terminal móvel capaz de travar uma célula Download PDFInfo
- Publication number
- BR112012009106A2 BR112012009106A2 BR112012009106-9A BR112012009106A BR112012009106A2 BR 112012009106 A2 BR112012009106 A2 BR 112012009106A2 BR 112012009106 A BR112012009106 A BR 112012009106A BR 112012009106 A2 BR112012009106 A2 BR 112012009106A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- mobile terminal
- cell
- database
- base
- sid
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W48/00—Access restriction; Network selection; Access point selection
- H04W48/20—Selecting an access point
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Security & Cryptography (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
Abstract
MÉTODO DE TRAVAMENTO DE CÉLULA PARA UM TERMINAL MÓVEL E TERMINAL MÓVEL CAPAZ DE TRAVAR UMA CÉLULA
Um método de travamento de célula para um terminal móvel é apresentado na presente invenção. O método inclui: o terminal móvel que adquire uma identificação de sistema - (SID), uma identificação de rede (NID), um identificador de estação base (BASE ID) e um número pseudoaleatório (PN) de uma célula atual; julga se os SID, NID, BASE ID e PN já estão armazenados em uma base de dados do terminal móvel, se sim, então configura o terminal móvel para uma situação normal; julga se a SID, a NID, e o PN já estão armazenados na base de dados do terminal móvel e se a base de dados não está cheia, ou se a BASE ID e o PN já estão armazenados na base de dados do terminal móvel, se sim, então transfere para D; e D. gravando os SID, NID, BASE ID e PN na base de dados do terminal móvel. Um terminal móvel capaz de travar uma célula também é apresentado na presente invenção. Por meio do método e sistema da presente invenção, os custos de operação podem ser reduzidos sem acrescentar ou modificar a configuração do lado da rede.
Description
CAMPO TÉCNICO A presente invenção refere-se ao campo técnico de comunicação sem fio, e, particularmente, a um método de travamento de célula para um terminal móvel e um terminal 7 móvel capaz de travar uma célula.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA RELACIONADA i Com o rápido desenvolvimento da tecnologia de comunicação móvel, o terminal móvel também exibe desenvolvimento diversificado, e a exigência na limitação da mobilidade do terminal móvel também aparece, isto é, limita o terminal móvel a trabalhar apenas em uma célula especificada. Atualmente há dois métodos de travamento de célula comuns para o terminal móvel.
O primeiro método é para travar a ID de estação base e ID de sistema. Nesse método, o número de estações base que podem ser travadas pelo terminal móvel é primeiramente determinado, cada vez que o terminal móvel busca uma nova estação base, então o terminal móvel acrescenta a estação base a uma lista de estação base, e se o número das estações base na lista de estação base alcançar um número especificado, então a estação móvel para de atualizar a lista 7 de estação base; depois de ser registrado na estação base, o , 25 terminal primeiramente compara para determinar se a ID dessa VU estação base já está na lista de estação base, se estiver na lista de estação base, então o terminal fornece serviço normal, senão, o terminal fornece serviço limitado.
O segundo método é estabelecer canais duplex entre o lado do sistema e o terminal móvel, sendo que o lado do . sistema emite um comando de controle ao terminal móvel de modo a configurar a lista de assinatura do terminal, e o terminal móvel monitora continuamente o sistema, relata informações de acordo com as exigências, e determina se deve ou não fornecer serviço normal.
Entretanto, durante a implantação da presente invenção, os inventores constataram que o método de travamento de células para um terminal móvel acima atualmente disponível tem os seguintes defeitos: Primeiro, a estação 7 base tem efeito respiratório, o que significa que, no sistema de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), quando o ' sinal de interferência em uma célula está muito forte, a área de cobertura eficaz real da estação base será reduzida; e quando o sinal de interferência em uma célula está muito fraco, a área de cobertura eficaz real da estação base será aumentada.
Resumindo, o efeito respiratório exibe que o raio de cobertura reduz conforme o número de usuários cresce.
A principal razão que leva ao efeito respiratório é que o sistema CDMA é um sistema de auto-interferência, em que o aumento de usuários leva ao aumento de interferência e afeta a cobertura.
Devido à existência do efeito respiratório, depois que a cobertura de sinal da estação base se torna maior, o terminal localizado no limite de cobertura da estação base estará na célula assinada, mas quando a cobertura de sinal da estação base se torna menor, o terminal estará fora da cobertura da célula assinada, então o terminal U estará em uma situação de travamento, portanto, o serviço . 25 fornecido pelo terminal é limitado, e tal fenômeno é chamado de efeito pingue-pongue.
Em segundo lugar, nos métodos supracitados na técnica relacionada, embora uma pluralidade de estações base possam ser travadas, não há associação entre as estações base travadas, e julga-se apenas se a estação ] 30 base fornecendo correntemente o serviço está na lista de À estação base assinada, se a estação base corrente não estiver na lista de estação base assinada e o número (preconfigurado no terminal anteriormente) das estações base assinadas não alcançar o limite superior especificado, então a estação base que fornece correntemente o serviço é acrescentada à lista de assinatura e fornece serviço normal, ou a estação base que fornece correntemente o serviço está na lista de estação base assinada, então o serviço normal será fornecido; e se a estação base corrente não estiver na lista de assinatura e a ' lista de assinatura estiver cheia, então o terminal fornece | apenas serviço limitado. Porque não há relação de restrição Ú entre as estações base travadas, isso leva ao fato de que essas estações base podem formar ilhas individuais, que entram em conflito com o objetivo de travar uma célula.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO O problema a ser solucionado pela presente invenção é fornecer um método de travamento de célula para um terminal móvel e um terminal móvel capaz de travar uma célula de modo a superar os defeitos do efeito pingue-pongue e efeito de ilha na técnica relacionada.
Para que se alcance o objetivo supracitado, a solução técnica da presente invenção fornece um método de travamento de célula para um terminal móvel, sendo que o dito método inclui as etapas de: etapa A. o terminal móvel que busca uma célula em um local corrente para adquirir uma identificação de sistema (SID), uma identificação de rede 7 (NID), um identificador de estação base (BASE ID) e um número o 25 pseudoaleatório (PN) da célula; etapa B. julga se a dita SID, a dita NID, o dito BASE ID e o dito PN são prontamente armazenados em uma base de dados do dito terminal móvel, se sim, então configura o terminal móvel para uma situação normal e transfere par a etapa E, senão transfere para a etapa (C; etapa C. julga se a dita SID, a dita NID, e o dito ' PN já estão armazenados na estação de base de dados do dito terminal móvel e se a dita base de dados não está cheia, ou se o dito BASE ID e o dito PN já estão armazenados na base de
: dados do dito terminal móvel, se sim, então transfere para a ; etapa D, senão, configura o dito terminal móvel para uma situação de travamento e transfere para a etapa E; etapa D. grava a dita SID, a dita NID, o dito BASE ID e o dito PN na base de dados do dito terminal móvel e configura o dito terminal móvel em uma situação normal e transfere para a ? etapa E; e etapa E. termina o procedimento de travamento. | Ademais, antes da etapa A, o método inclui, ainda, : um procedimento de inicialização, e o dito procedimento de : inicialização inclui: configurar o número N de chamadas limitadas; limitar o número máximo de BASE ID simultaneamente apoiado por um terminal de usuário terminal; sendo que o dito terminal de usuário, depois que O usuário que adquire o terminal de usuário discar um número não emergente (N+1)”º, adquire e armazena a dita SID, a dita NID, o dito BASE IDe O ! dito PN em uma mensagem de parâmetro de sistema e um conjunto i de sequência de PN armazenada no dito terminal de usuário, de acordo com uma sinalização de rede corrente.
Ademais, o dito conjunto de sequência de PN inclui um conjunto ativo, um conjunto candidato e um conjunto | vizinho. ! Ademais, após o terminal móvel ser configurado na situação de travamento, o método inclui, ainda, um | CG procedimento de destravamento F, e o dito F inclui: etapa Fl. | " 25 um operador que determina se a identidade e a solicitação do i dito usuário é legal de acordo com uma solicitação de | : destravamento de célula do usuário, se sim, então transfere ! para a etapa F2, senão, termina; etapa F2. O operador envia uma instrução de destravamento ou mensagem curta de | í 30 destravamento para o terminal de usuário; etapa F3. após Í z receber a dita instrução de destravamento ou a dita mensagem | curta de destravamento, o terminal de usuário esvazia a SID, | a NID, O BASE IDe o PN armazenados na dita base de dados e |
DD 2 reinicializa a configuração de célula travada. . Além disso, quando a solicitação de destravamento | de célula do dito usuário é enviada ao operador ao discar um número de serviço especificado, o operador envia a dita mensagem curta de destravamento para o terminal de usuário. Ademais, quando a solicitação de destravamento de ? célula do dito usuário é enviada ao operador ao enviar o dito terminal de usuário ao operador, o operador envia a dita : instrução de destravamento para o terminal de usuário ao usar uma ferramenta.
Além disso, ao configurar o terminal móvel para a situação de travamento, o método compreende, ainda: se o dito terminal de usuário responde ou inicia uma conexão de serviço, então proibir o dito terminal de usuário de acessar ou responder ao sistema e enviar de volta um código de erro especificado ao sistema.
A solução técnica da presente invenção também fornece um terminal móvel capaz de travar uma célula, e sendo que o dito terminal móvel inclui uma unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente, uma unidade de armazenamento de dados, uma unidade de comparação de parâmetro, uma unidade de gravação de base de dados e uma unidade de situação, em que a unidade de aquisição de parâmetro de célula a corrente é usada para adquirir uma identificação de sistema | e 25 (SID), uma identificação de rede (NID), um identificador de | i estação base (BASE ID) e um número pseudoaleatório (PN) de uma célula corrente; sendo que a unidade de comparação de | parâmetro é usada para comparar o parâmetro adquirido pela unidade de aquisição de parâmetro da dita célula corrente com | “+ 30 um parâmetro armazenado na dita unidade de armazenamento de 7 dados; sendo que a unidade de gravação de base de dados é | usada para gravar os dados na dita base de dados, de acordo | | com o resultado da comparação da dita unidade de comparação de parâmetro; e a unidade de configuração de situação é usada para configurar uma situação do dito terminal móvel de acordo com o resultado de comparação da dita unidade de comparação de parâmetro. Ademais, a dita unidade de gravação em base de dados é usada, ainda, para gravar à dita SID, a dita NID, O : dito BASE ID e o dito PN na base de dados do dito terminal móvel quando o dito resultado de comparação é que aquela dita ] SID, a dita NID e o dito PN adquiridos pela unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente são iguais à SID, NID e ao PN armazenados na dita base de dados e a dita base de dados não está cheia, ou quando a dita BASE ID e o dito PN adquirido pela unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente são iguais ao BASE ID e ao PN armazenados na dita base de dados. Ademais, a dita unidade de configuração de situação é adicionalmente usada para configurar o dito terminal móvel na situação normal quando o dito resultado de comparação é que a dita SID, a dita NID, o dito BASE ID e Oo dito PN adquiridos pela unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente são iguaís aos SID, NID, BASE ID e PN armazenados na dita base de dados, ou quando a dita SID, a dita NID e o dito PN adquiridos pela unidade de aquisição de parâmetro de Ú célula corrente são iguais aos SID, NID e PN armazenados na . 25 dita base de dados e a dita base de dados não está cheia, ou quando o dito BASE ID e o dito PN adquiridos pela unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente são iguais ao BASE ID e ao PN armazenados na dita base de dados, configurando, de outro modo, o dito terminal móvel na situação de travamento.
' Ademais, o dito terminal móvel inclui, ainda, uma unidade de destravamento que está conectada à dita unidade de armazenamento de dados e é usada para esvaziar os SID, NID,
BASE ID e PN na dita base de dados, de acordo com uma instrução de destravamento ou Uma mensagem curta de destravamento recebidas e reinicializar a configuração de célula travada. Os efeitos benéficos da presente invenção, se comparados com a técnica relacionada, são conforme segue: pela presente invenção, os custos de operação são ' reduzidos sem acrescentar ou modificar a configuração do lado da rede; ademais, pela presente invenção, uma certa célula ' pode ser estritamente travada, o que soluciona o efeito pingue-pongue gerado pelo travamento espasmódico de uma certa célula em alguns locais especiais pelo terminal devido ao efeito respiratório da rede, e, também, não levará ao efeito ilha.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS 215 Figura 1 é um fluxograma de um método de travamento de célula para um terminal móvel em um exemplo da presente invenção. A Figura 2 é um fluxograma de um procedimento de inicialização em um exemplo da presente invenção. A Figura 3 é um fluxograma de destravamento de um exemplo da presente invenção. A Figura 4 é um fluxograma de um terminal móvel que responde a um sistema após destravar uma célula com o uso da CÚ presente invenção. 225 A Figura 5 é um fluxograma de um terminal móvel que acessa um sistema após destravar a célula com o uso da presente invenção. A Figura 6 é um diagrama esquemático de um terminal móvel capaz de travar uma célula em um exemplo da presente invenção.
MODALIDADES PREFERENCIAIS DA PRESENTE INVENÇÃO Doravante no presente documento, as modalidades particulares da presente invenção serão adicionalmente descritas em detalhes em conjunção com os desenhos anexos e exemplos. Os exemplos a seguir são usados para descrever a presente invenção, mas não limitam o escopo da presente invenção. Nos exemplos da presente invenção, as células em uma rede CDMA são definidas como um conjunto P de diversos ' (SIDOINIDOUBASE IDOPN), e é possível saber a partir das características de rede que todas as SIDs e NIDs são iguais ' na mesma célula, um conjunto B da BASE ID é a estação base registrada pelo terminal atual e a estação base adjacente, e a BASE ID da estação atual base pode ser adquirida de uma mensagem de parâmetro de sistema enviada pela estação base; e o conjunto PN da célula onde o terminal está localizado é S. Tal estrutura de célula serve para se adaptar ao efeito respiratório da rede CDMA, e evitar o efeito pingue-pongue causado pelo efeito respiratório, e, ao mesmo tempo, também pode evitar o efeito de ilha causado ao travar apenas a BASE ID na solução de travamento de célula convencional. Nesse caso, a dita SID é a abreviação de identificação de sistema que indica o ID de sistema; a dita NID é a abreviação de identificação de rede que indica a ID de rede; a dita BASE ID | indica a ID de estação base; e o dito PN é a abreviação de número pseudo-aleatório que indica código pseudo-aleatório.
C Exemplo 1: 22 25 Um método de travamento de célula para um terminal móvel no exemplo da presente invenção é conforme mostrado na Figura 1 e inclui as etapas como segue.
Etapa s101. O terminal móvel pesquisa uma célula em um local atual, e o terminal móvel, quando receber uma mensagem de parâmetro de sistema, 1ê PjD (SIDj, NIDJOBASE IDj, PNj) da mensagem de parâmetro de sistema.
Etapa s102. É julgado se Pj pertence a P; se sim, então transferir para etapa s107, caso contrário, transferir
: 9/13 ! para etapa s103. Etapa s103. É julgado se SIDj= SID, NIDj= NID, PNjOS, BASE IDj !OB, e o número de elementos em B é menor que i| o número máximo M da BASE ID simultaneamente suportado pelo terminal de usuário, se sim, então transferir para etapa . s104, caso contrário, transferir para etapa s105. Etapa sl104. Pj é adicionado ao conjunto P, i.e. . PO O(Pj); BASE IDj é adicionada ao conjunto B, isto é , BI OIBASE IDj); B e P são armazenados, e transferir para etapa s107. Etapa s105. É julgado se BASE IDjJUB, PNjOS, e Pj !OP, se sim, então transferir para etapa s106, caso contrário, transferir para etapa s108. Etapa s106. Pj é adicionado ao conjunto P, isto é , P+ =(Pj), então P é armazenado e transferir para etapa s107. Etapa s107, O terminal móvel é ajustado em um estado normal e transferir para etapa s109. Etapa s108. O terminal móvel é ajustado em um estado de trava e transferir para etapa s109. Etapa s109. O procedimento de trava é finalizado.
Exemplo 2: C Antes do exemplo 1, a presente invenção inclui Le adicionalmente um procedimento de inicialização, e o fluxo do | 25 procedimento de inicialização no exemplo da presente invenção é como mostrado na Figura 2 e inclui as etapas a seguir.
Etapa s201, o número de chamadas limitadas N que é 5 nesse exemplo é ajustado.
Etapa 58202, oO usuário, após ter adquirido o terminal de usuário, disca o telefone. i Etapa s203, é julgado que o número de vezes de número não emergencial discado pelo usuário é maior que N; se
| 10/13
NS sim, então transferir para etapa 5204, caso contrário, | . transferir para etapa s202. Etapa s204, o terminal de usuário adquire PilD (SID, NID, BASE ID, PN) na mensagem de parâmetro de sistema enviada pela estação atual base e o conjunto S de PN mentido pelo terminal, em que o conjunto S de sequência de PN inclui um : conjunto ativo, um conjunto candidato e um conjunto adjacente. ] Etapa s205, o terminal de usuário inicializa O conjunto PI (Pi), BI (BASE ID), e automaticamente armazena S, P, B, SID e NID. Exemplo 3: Quando o terminal móvel está na situação de travamento, o usuário pode alterar a célula assinada por meio | 15 de um procedimento de destravamento, e um procedimento de destravamento no exemplo da presente invenção é conforme mostrado na Figura 3, que inclui as etapas conforme segue. Etapa s301, O usuário solicita um destravamento de | célula. No presente documento, o usuário pode solicitar o destravamento de célula em relação ao operador através de duas maneiras, entre as quais uma maneira é enviar a solicitação para o operador ao discar um número de serviço | 1 específico, outra maneira é enviar O usuário terminal para O e 25 operador. Etapa s302, Oo operador determina se a identidade e ! o requisito do usuário é legal de acordo com a solicitação de | destravamento de célula do usuário, se sim, então transferir : para a etapa s303, caso contrário encerrar. i Etapa 5303, quando a solicitação de destravamento | de célula do usuário é enviada para O operador ao discar um número de serviço específico, o operador envia uma mensagem curta de destravamento para o usuário terminal; e quando a | | |]
| i solicitação de destravamento de célula do usuário é enviada i . para o operador ao enviar o usuário terminal ao mesmo, O | operador envia uma instrução de destravamento para o usuário terminal ao usar uma ferramenta.
Etapa 95304, após ter recebido a instrução de destravamento ou mensagem curta de destravamento, o usuário : terminal esvazia os SID, NID, BASE ID e PN na base de dados e N reinicializa a configuração de célula travada. 1 . ] Após ter reinicializado a configuração de célula ; À 10 travada, o usuário terminal reinicia o procedimento de ij travamento de célula. | No presente documento, após o terminal móvel travar uma célula com o uso da presente invenção, seu procedimento de responder ao sistema é conforme mostrado na Figura 4, e seu procedimento de acessar Oo sistema é conforme mostrado na Figura 5. Quando o terminal móvel responde ou inicia uma : conexão de serviço, a situação do terminal móvel atual será conferida primeiro.
Se o terminal móvel está na situação normal, então o terminal acessa ou responde normalmente ao i sistema.
Se o terminal móvel está na situação de travamento, | então se confere se o usuário altera a célula assinada por meio de procedimento de destravamentos como uma Administração de Parâmetro Pelo Ar (OTAPA), uma mensagem curta de CU destravamento ou disca um número específico, etc., se sim, :; .. 25 então o destravamento é desempenhado e Oo acesso ou resposta i normal ao sistema é desempenhado, caso contrário, um código de erro específico é enviado de volta para o sistema e O acesso ou resposta ao sistema é proibido.
O diagrama esquemático de um terminal móvel capaz de travar uma célula no exemplo da presente invenção é | conforme mostrado na Figura 6, no qual o terminal móvel inclui uma unidade de aquisição de parâmetro de célula atual | 61, uma unidade de comparação de parâmetro 62, uma unidade de configuração de situação 63, uma unidade de gravação em base de dados 64, uma unidade de armazenamento de dados 65 e uma unidade de destravamento 66. Entre esses, a unidade de comparação de parâmetro 62 é respectivamente conectada à unidade de aquisição de parâmetro atual 61, unidade de configuração de situação 63, unidade de gravação em base de ' dados 64 e unidade de armazenamento de dados 65; e a unidade de armazenamento de dados 65 é respectivamente conectada à unidade de gravação em base de dados 64 e unidade de destravamento 66. A unidade de aquisição de parâmetro de célula atual 61 é usada para adquirir os SID, NID, BASE ID e PN da célula atual.
A unidade de armazenamento de dados 65 é usada para armazenar à base de dados do terminal móvel, sendo que a base de dados inclui os Parâmetros de SID, NID, BASE ID e PN na base de dados.
A unidade de comparação de parâmetro 62 é usada para comparar o parâmetro adquirido pela unidade de aquisição de parâmetro 61 da célula atual com o parâmetro armazenado na unidade de armazenamento de dados 65. A unidade de gravação em estação de base de dados 64 é usada para gravar dados na base de dados de acordo com o ” resultado de comparação da unidade de comparação de parâmetro Le 25 62; gravar os SID, NID, BASE ID e PN na base de dados do terminal móvel quando o resultado de comparação é que os SID, NID e PN adquiriram pela unidade de aquisição de parâmetro 61 da célula atual são iguais aos SID, NID e PN armazenados na base de dados e a base de dados não está cheia, ou quando os BASE ID e PN adquiridos pela unidade de aquisição de parâmetro 61 da célula atual são iguais à SID, aos BASE ID e PN armazenados na base de dados.
A unidade de configuração de situação 63 é usada
| 13/13 para configurar a situação do terminal móvel de acordo com o resultado de comparação de unidade de comparação de parâmetro 62; configurar o terminal móvel em uma situação normal quando o resultado de comparação é que os SID, NID, BASE ID e PN adquiriram pela unidade de aquisição de parâmetro 61 da célula atual são iguais aos SID, NID, BASE ID e PN armazenado ' na base de dados, ou quando os SID, NID e PN adquiridos pela unidade de aquisição de parâmetro 61 da célula atual são ' iguais aos SID, NID e PN armazenados na base de dados e a base de dados não está cheia, ou quando os BASE ID e PN adquiridos pela unidade de aquisição de parâmetro 61 da ' célula atual são iguais aos SID, NID e PN armazenados na base | de dados PN, caso contrário, configurar o terminal móvel para | a situação de travamento. A unidade de destravamento 66 é usada para esvaziar | os SID, NID, BASE ID e PN na base de dados e reconfigurar a | configuração de célula travada de acordo com a instrução de destravamento ou mensagem curta de destravamento recebida.
Ao fazer uso da presente invenção, os custos de operação são reduzidos sem acrescentar ou modificar a configuração do lado da rede; e a presente invenção pode travar estritamente uma certa célula, o que soluciona o efeito pingue-pongue gerado pelo travamento espasmódico de CU uma certa célula em alguns locais especiais pelo terminal o 25 devido ao efeito respiratório da rede, e, também, não levará ao efeito ilha.
O que é descrito acima são meramente modalidades preferenciais da presente invenção, e deve-se esclarecer que diversos aprimoramentos e modificações também podem ser feitos sem divergir dos princípios técnicos da presente invenção para os técnicos no assunto, e esses aprimoramentos e modificações também devem ser considerados como o escopo de proteção da presente invenção.
Claims (11)
1. MÉTODO DE TRAVAMENTO DE CÉLULA PARA UM TERMINAL MÓVEL, caracterizado pelo dito método compreender; etapa A. o terminal móvel busca uma célula em um local corrente pra adquirir uma identificação de sistema (SID), uma identificação de rede (NID), um identificador de 7 estação base (BASE ID) e um número pseudoaleatório (PN) da dita célula; ' etapa B. julga se a dita SID, a dita NID, o dito BASE IDeodito PN já estão armazenados em uma base de dados do dito terminal móvel, se sim, então configura o dito terminal móvel para uma situação normal e transfere para a etapa E, senão, transfere para a etapa CO etapa C. julga ser a dita SID, a dita NID, e o dito PN já estão armazenados na base de dados do dito terminal móvel e se a dita base de dados não está cheia, ou se o dito BASE ID e o dito PN já estão armazenados na base de dados do dito terminal móvel, se sim, então transfere para a etapa D, senão, configura o dito terminal móvel para uma sítuação de travamento e transfere para a etapa E; etapa D. grava a dita SID, a dita NID, o dito BASE ID e O dito PN na base de dados do dito terminal móvel e configura o dito terminal móvel em uma situação normal e CU transfere para a etapa E; e
2. 25 etapa E. termina o procedimento de travamento.
2. MÉTODO DE TRAVAMENTO DE CÉLULA PARA UM TERMINAL MÓVEL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado em que antes da etapa A, o método compreende, ainda, um procedimento de inicialização, e o dito procedimento de inicialização compreende: configurar um número N de chamadas limitados; limitar um número máximo de BASE IDS simultaneamente suportados por um terminal de usuário;
sendo que o dito terminal de usuário, depois que um usuário que adquire o terminal de usuário discar um número não-emergente (N+1)º, adquire e armazena à dita SID, a dita NID, O dito BASE ID e o dito PN em uma mensagem de parâmetro de sistema e uma configuração de sequência de PN armazenada no dito terminal de usuário de acordo com uma sinalização de . rede corrente.
3. MÉTODO DE TRAVAMENTO DE CÉLULA PARA UM TERMINAL ' MÓVEL, de acordo com à reivindicação 2, caracterizado em que a dita sequência de PN compreende um conjunto ativo, um conjunto candidato e um conjunto vizinho.
4. MÉTODO DE TRAVAMENTO DE CÉLULA PARA UM TERMINAL MÓVEL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado em que depois que o terminal móvel é configurado para a situação de travamento, o método compreende, ainda, um procedimento de destravamento F, e o dito F compreende: etapa Fl. um operador determina se a identidade e a solicitação do dito usuário são legais, de acordo com a solicitação de destravamento de célula do usuário, se sim, então transfere para a etapa F2, senão, termina; etapa F2. o operador envia uma instrução de destravamento ou uma mensagem curta de destravamento para o terminal de usuário; V etapa F3. depois de receber a dita instrução de —. 25 destravamento ou a dita mensagem curta de destravamento, o terminal de usuário esvazia os SID, NID, BASE ID e PN armazenados na dita base de dados e reinicializa a configuração de célula travada.
5. MÉTODO DE TRAVAMENTO DE CÉLULA PARA UM TERMINAL MÓVEL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado em que a solicitação de destravamento de célula do dito usuário é enviada para o operador ao discar um número de serviço especificado, sendo que Oo operador envia a dita mensagem curta de destravamento para o terminal de usuário.
6. MÉTODO DE TRAVAMENTO DE CÉLULA PARA UM TERMINAL MÓVEL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado em que a solicitação de destravamento de célula do dito usuário é enviada para o operador ao enviar o dito terminal de usuário ao operador, sendo que o operador envia a dita instrução de . destravamento para o terminal de usuário ao usar uma ferramenta. '
7. MÉTODO DE TRAVAMENTO DE CÉLULA PARA UM TERMINAL MÓVEL, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, 5 Ou 6, caracterizado em que ao configurar o terminal móvel à situação de travamento, o método compreende, ainda: se o dito terminal de usuário responde ou inicia uma conexão de serviço, então proíbe o dito terminal de usuário de acessar ou responder ao sistema e envia de volta um código de erro especificado ao sistema.
8. TERMINAL MÓVEL CAPAZ DE TRAVAR UMA CÉLULA, caracterizado em que o dito terminal móvel compreende uma unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente, uma unidade de armazenamento de dados, uma unidade de comparação ' de parâmetro, uma unidade de gravação de base de dados e uma unidade de configuração de situação, em que a unidade de aquisição de parâmetro de célula Ú corrente é usada para adquirir uma identificação de sistema e 25 (SID), uma identificação de rede (NID), um identificador de estação base (BASE ID) e um número pseudoaleatório (PN) de uma célula corrente; a unidade de armazenamento de dados é usada para armazenar uma base de dados do terminal móvel, em que a base de dados inclui os parâmetros de SID, NID, BASE ID e PN; a unidade de comparação de parâmetro é usada para comparar o parâmetro adquirido pela unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente com o parâmetro armazenado na | i dita unidade de armazenamento de dados; a unidade de gravação de base de dados é usada para | gravar dados na dita base de dados, de acordo com o resultado de comparação da dita unidade de comparação de parâmetro; a unidade de configuração de situação é usada para configurar a situação do dito terminal móvel, de acordo com o . resultado de comparação da dita unidade de comparação de parâmetro. º
9. TERMINAL MÓVEL, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado em que a dita unidade de gravação em base de dados é adicionalmente usada para gravar a dita SID, a dita NID, a dita BASE ID e o dito PN adquiridos pela dita unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente na base de dados do dito terminal móvel quando o dito resultado de comparação é que a dita SID, dita NID e dito PN adquiridos pela dita unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente são as mesmas que os SID, NID e PN armazenados na dita base de dados e dita base de dados não está cheia, ou quando o dito BASE ID e o dito PN adquirido pela dita unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente são os mesmos que O BASE ID e O PN armazenados na dita base de dados.
10. TERMINAL MÓVEL, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado em que a dita unidade de configuração de v situação é adicionalmente usada para configurar o dito
2.25 terminal móvel para uma situação normal quando o dito resultado de comparação é que a dita SID, a dita NID, o dito BASE ID e o dito PN adquiridos pela dita unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente são iguais aos SID, NID, BASE ID e PN armazenados na dita base de dados, ou quando a dita SID, a dita NID e o dito PN adquiridos pela dita unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente são iguais aos SID, NID e PN armazenados na dita base de dados e a base de dados não está cheia, ou quando o dito BASE ID e o dito PN adquiridos pela dita unidade de aquisição de parâmetro de célula corrente são iguais aos BASE ID e PN armazenados na dita base de dados, senão, configurar o dito terminal móvel para uma situação de travamento. | 5
11. TERMINAL MÓVEL, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado em que o dito terminal móvel compreende, : ainda, uma unidade de destravamento que é conectada à dita unidade de armazenamento de dados e é usada para esvaziar os ' SID, NID, BASE ID e PN na dita base de dados, de acordo com uma instrução de destravamento ou mensagem curta de destravamento recebida e reinicializar a configuração de célula travada.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
CN2009101809949A CN101668285B (zh) | 2009-10-23 | 2009-10-23 | 一种移动终端的小区锁定方法和可锁定小区的移动终端 |
CN200910180994.9 | 2009-10-23 | ||
PCT/CN2010/076327 WO2011047577A1 (zh) | 2009-10-23 | 2010-08-25 | 一种移动终端的小区锁定方法和可锁定小区的移动终端 |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112012009106A2 true BR112012009106A2 (pt) | 2020-08-18 |
Family
ID=41804665
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112012009106-9A BR112012009106A2 (pt) | 2009-10-23 | 2010-08-25 | método de travamento de célula para um terminal móvel e terminal móvel capaz de travar uma célula |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8825010B2 (pt) |
EP (1) | EP2472924B1 (pt) |
CN (1) | CN101668285B (pt) |
BR (1) | BR112012009106A2 (pt) |
ES (1) | ES2505246T3 (pt) |
WO (1) | WO2011047577A1 (pt) |
Families Citing this family (9)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN101668285B (zh) * | 2009-10-23 | 2013-01-16 | 中兴通讯股份有限公司 | 一种移动终端的小区锁定方法和可锁定小区的移动终端 |
CN102006551A (zh) * | 2010-10-26 | 2011-04-06 | 福建三元达软件有限公司 | 无线数据终端自动锁定使用区域的方法 |
CN103152725B (zh) * | 2013-03-25 | 2016-03-30 | 华为终端有限公司 | 移动终端上实现锁基站的方法及移动终端 |
CN104427563A (zh) * | 2013-08-26 | 2015-03-18 | 鸿富锦精密工业(武汉)有限公司 | 基站信号锁定方法及系统 |
CN104159272A (zh) * | 2014-08-15 | 2014-11-19 | 福建升腾资讯有限公司 | 一种cdma锁小区方法及系统 |
CN105574377B (zh) * | 2014-10-16 | 2020-06-30 | 中兴通讯股份有限公司 | 一种基于小区全球识别码的锁定解锁方法及移动终端 |
WO2016058159A1 (zh) * | 2014-10-16 | 2016-04-21 | 华为技术有限公司 | 基于小区位置信息的锁小区方法和移动终端 |
CN106341870A (zh) * | 2015-07-06 | 2017-01-18 | 深圳市中兴微电子技术有限公司 | 一种锁基站的方法及移动终端 |
CN111050325B (zh) * | 2019-11-28 | 2023-04-07 | 中国联合网络通信集团有限公司 | 一种基站验证方法及装置 |
Family Cites Families (15)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US7136659B2 (en) * | 2002-03-19 | 2006-11-14 | Qualcomm, Incorporated | Update of base station identifiers based on overhead visit |
KR100560845B1 (ko) * | 2003-10-09 | 2006-03-13 | 에스케이 텔레콤주식회사 | Mm-mb 단말기의 모뎀 간 절체 방법 |
US7450064B2 (en) * | 2005-03-22 | 2008-11-11 | Qualcomm, Incorporated | Methods and systems for deriving seed position of a subscriber station in support of unassisted GPS-type position determination in a wireless communication system |
WO2007027033A1 (en) * | 2005-08-29 | 2007-03-08 | Ktfreetel Co., Ltd. | Method and apparatus for optimizing neighbor list automatically in synchronous cdma network |
KR100645355B1 (ko) * | 2005-10-05 | 2006-11-15 | 에스케이 텔레콤주식회사 | 파일롯 셀 데이터베이스를 이용한 네트워크 기반의측위방법 및 시스템 |
US7657261B2 (en) * | 2006-02-10 | 2010-02-02 | Qualcomm Incorporated | Technique for using the same wireless frequency channel in overlapping or adjacent coverage areas |
CN100428820C (zh) * | 2006-03-28 | 2008-10-22 | 江苏移动通信有限责任公司 | 可实现移动终端区域锁定的用户识别模块及方法 |
TW200828912A (en) * | 2006-10-25 | 2008-07-01 | Qualcomm Inc | Uniform out-of-service search for wireless communication systems |
CN100589645C (zh) * | 2007-06-18 | 2010-02-10 | 中兴通讯股份有限公司 | 一种移动终端的小区锁定方法 |
CN101106815A (zh) * | 2007-07-10 | 2008-01-16 | 中国移动通信集团江苏有限公司 | 新型锁小区通信解决方法 |
US20090098885A1 (en) * | 2007-10-12 | 2009-04-16 | Qualcomm Incorporated | System and method for storing information to locate a femto cell |
US8737295B2 (en) * | 2007-11-16 | 2014-05-27 | Qualcomm Incorporated | Sector identification using sector parameters signatures |
US9066316B2 (en) * | 2007-11-19 | 2015-06-23 | Qualcomm Incorporated | Diagnostic monitoring by a wireless device |
CN101237706B (zh) * | 2008-02-27 | 2010-12-15 | 华为终端有限公司 | 终端锁网方法和装置 |
CN101668285B (zh) * | 2009-10-23 | 2013-01-16 | 中兴通讯股份有限公司 | 一种移动终端的小区锁定方法和可锁定小区的移动终端 |
-
2009
- 2009-10-23 CN CN2009101809949A patent/CN101668285B/zh not_active Expired - Fee Related
-
2010
- 2010-08-25 WO PCT/CN2010/076327 patent/WO2011047577A1/zh active Application Filing
- 2010-08-25 ES ES10824418.7T patent/ES2505246T3/es active Active
- 2010-08-25 EP EP10824418.7A patent/EP2472924B1/en not_active Not-in-force
- 2010-08-25 BR BR112012009106-9A patent/BR112012009106A2/pt not_active Application Discontinuation
- 2010-08-25 US US13/501,299 patent/US8825010B2/en active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2472924A4 (en) | 2013-11-27 |
US20120202463A1 (en) | 2012-08-09 |
CN101668285A (zh) | 2010-03-10 |
ES2505246T3 (es) | 2014-10-09 |
CN101668285B (zh) | 2013-01-16 |
EP2472924B1 (en) | 2014-08-13 |
EP2472924A1 (en) | 2012-07-04 |
WO2011047577A1 (zh) | 2011-04-28 |
US8825010B2 (en) | 2014-09-02 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112012009106A2 (pt) | método de travamento de célula para um terminal móvel e terminal móvel capaz de travar uma célula | |
JP5663194B2 (ja) | 物理層セル標識を割り当てる方法及び装置 | |
US8937936B2 (en) | Acquiring time synchronization and location information with a femtocell | |
TWI520650B (zh) | 家用b節點服務支援方法及裝置 | |
BRPI0918938B1 (pt) | Método para resseleção entre células de grupo fechado de assinantes | |
KR101122189B1 (ko) | 비공개 가입자 그룹 아이디 비교를 줄이기 위한 방법 | |
CN101088255A (zh) | 用于从接入点至基础设施链路故障恢复的方法和系统 | |
US20160323781A1 (en) | Radio property based access point load balancing in controller cluster | |
US9756670B2 (en) | Method and system for notifying transport layer address | |
US20120115462A1 (en) | Radio access technology configuration in femto-cell base stations | |
CN105848255B (zh) | 一种选择频点的方法及装置 | |
US20110065431A1 (en) | Method and apparatus for obtaining neighbouring cell attributes | |
US20230362775A1 (en) | Managing non-coordinated radio access networks | |
US10028273B2 (en) | Method for interference coordination, network server and communication system using the same | |
US20230319756A1 (en) | Disaster roaming for plmn | |
CN114765577A (zh) | 测量配置的指示方法、确定方法、装置、设备及存储介质 | |
CN102123388B (zh) | 一种家庭基站开机同步和注册的方法和设备 | |
CN110932950A (zh) | 用于电力物联网的网关装置和电力物联网系统 | |
CN102244870A (zh) | 家庭基站频点的配置方法和系统 | |
CN101646159A (zh) | 移动性管理方法以及相关装置 | |
CN114697952B (zh) | 故障弱化的处理方法、设备和通信系统 | |
US20170055165A1 (en) | Methods and apparatus to prevent potential conflicts among instances of son functions | |
BR112016005398B1 (pt) | Método e aparelho para realizar um serviço de restrição de chamada | |
WO2021134663A1 (zh) | 网络接入方法与设备、网络系统与通信方法、存储介质 | |
CN114980062A (zh) | 客户终端设备控制方法、装置、客户终端设备及存储介质 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 8/24 Ipc: H04W 48/20 (2009.01) |
|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B11B | Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements | ||
B350 | Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette] |