BR112012004943A2 - método e sistema de análise e/ou tratamento de um ovo fecundado - Google Patents

método e sistema de análise e/ou tratamento de um ovo fecundado Download PDF

Info

Publication number
BR112012004943A2
BR112012004943A2 BR112012004943A BR112012004943A BR112012004943A2 BR 112012004943 A2 BR112012004943 A2 BR 112012004943A2 BR 112012004943 A BR112012004943 A BR 112012004943A BR 112012004943 A BR112012004943 A BR 112012004943A BR 112012004943 A2 BR112012004943 A2 BR 112012004943A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
substance
puncture
egg
needle
chamber
Prior art date
Application number
BR112012004943A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012004943B1 (pt
Inventor
Adjanohoun Ephrem
Original Assignee
Adjanohoun Ephrem
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Adjanohoun Ephrem filed Critical Adjanohoun Ephrem
Publication of BR112012004943A2 publication Critical patent/BR112012004943A2/pt
Publication of BR112012004943B1 publication Critical patent/BR112012004943B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; CARE OF BIRDS, FISHES, INSECTS; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K45/00Other aviculture appliances, e.g. devices for determining whether a bird is about to lay
    • A01K45/007Injecting or otherwise treating hatching eggs

Abstract

método para análise e/ou tratamento de um ovo fertilizado e sistema correspondente a presente invenção refere-se a um método para a análise e/ou tartamento d eum ovo fertilizado e um sistema capaz de implementar o referido métdodo. de acordo com a invenção, o método compreende uma etapa de perfuração e/ou injeção de substânica para dentro do saco de albumina do ovo, dito de ovo tendo entre 5 e 19 dias de incubação e referido passo de perfuração e/ou injeção a ser alcançada, perfurando um orifício na concha ao lado da extremidade pontiaguda do ovo e passando uma agulha oca no referido furo, tais como para conduzir aextremidade distai da referida agulha para dentro do saco de albumina.

Description

MÉTODO E SISTEMA DE ANÁLISE E/OU TRATAMENTO DE UM OVO FECUNDADO
A presente invenção refere-se a um método de análise e/ou tratamento de um ovo fecundado e a um sistema capaz de aplicar tal método.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Na indústria de carne de frango em particular na produção de pintos é conhecido tratar os ovos para tratar os pintos contra contaminações infecciosas verticais ou para imunizá-los contra doenças infecciosas e assim reduzir a taxa de mortalidade. Para tanto, é conhecida a imersão total do ovo em uma solução antibiótica. Os resultados obtidos com este método não, entretanto, muito bons.
É igualmente conhecido injetar diretamente nos ovos uma substância de tratamento, geralmente uma vacina e/ou antibióticos. A injeção é aplicada por meio de um injetor posicionado sobre o ovo, a extremidade achatada do ovo que está posicionado alto e situada na proximidade da câmara de ar. Uma agulha oca é introduzida no ovo pela extremidade achatada, atravessa a câmara de ar para atingir os líquidos embrionários e/ou as câmaras corio-alantóicas do ovo. A injeção é geralmente aplicada em um estado adiantado do ciclo de encubação, aos 18-19 dias no caso de um frango, sendo 2 ou 3 dias antes da eclosão.
Este método apresenta inconvenientes: a injeção sendo aplicada em um estado avançado da incubação, a duração do tratamento é muito curta (2 a 3 dias). Também, a aplicação de quantidades de produto injetado são reduzidas e limitadas em geral a menos de 0,05 mililitros para respeitar os equilíbrios osmóticos muito sensíveis das bolsas de líquidos embrionários necessários ao desenvolvimento do embrião. Os produtos injetáveis são sempre administrados sob a forma líquida. A injeção no nível da extremidade plana do ovo pode gerar hemorragias com consequências nefastas para o desenvolvimento do embrião pelo fato de ocorrer perda de sangue.
Assim sendo, a injeção de um produto de tratamento, dentro ou nas proximidades dos líquidos embrionários gera seguidas contaminações bacterianas e pode afetar negativamente o desenvolvimento do embrião e a eclosão do pinto.
A presente invenção proporciona um método de análise e/ou tratamento de um ovo fecundado que pode ser aplicado em um estado muito precoce do ciclo de encubação e que permite eliminar os aspectos anteriormente apontados como sendo inconvenientes.
Mais particularmente, a presente invenção refere-se a um processo de análise e/ou tratamento de um ovo fecundado, caracterizado por compreender uma etapa de punção e/ou injeção de uma substância dentro do saco de albumen do ovo, a referida etapa de punção e/ou injeção é realizada por uma perfuração na casca na proximidade da extremidade pontiaguda do ovo e passagem de uma agulha oca dentro do referido buraco a uma profundidade adequada de modo a trazer a extremidade distai da referida agulha para dentro do saco de albumen diretamente sem transpassar as bolsas de líquidos embrionários ou os órgãos vitais do embrião e puncionar a substância do saco de albúmen e/ou injetar uma substância de tratamento dentro do saco de albúmen.
A etapa de punção e/ou injeção é realizada em um ovo em curso de encubação. A operação pode ocorrer a partir do quinto dia de encubação e até 2 dias antes da eclosão. No caso de frango então o ciclo de encubação compreende em média 21 dias, a etapa de punção e/ou injeção é realizada sob um ovo fecundado que possui entre 5 e 19 dias de encubação. Neste estado do ciclo de encubação do ovo, o saco de albúmen é formado e posicionado na proximidade da extremidade pontiaguda do ovo em oposição à câmara de ar. 0 conteúdo do saco de albúmen e as membranas atravessadas pela agulha não são ou são pouco vascularizadas, a introdução de uma agulha nesta parte do ovo não provoca nenhum sangramento e não perturba o desenvolvimento ulterior do ovo.
Em outra etapa, a do estado de encubação, a substância contida no saco de albúmen é muito pouco úmida e de grande compacidade, elasticidade e viscosidade, há muito pouco risco de alguma contaminação e/ou do desenvolvimento de bactérias.
Também, neste estado de encubação, o conteúdo do saco de albúmen é isolado estruturalmente do resto do embrião e não é utilizado senão muito lentamente pelo embrião. Ê possível então tomar amostra ou introduzir as quantidades significativas de material sem provocar a morte do embrião e evitando o desequilíbrio que pode prejudicar o desenvolvimento imediato ou ulterior do ovo.
Na descrição a seguir, entende-se por agulha oca uma estrutura que compreende um ou mais canais internos ocos que permitam a passagem de uma substância em seu interior.
De acordo com um modo de realização, o método apresenta apenas uma etapa de punção. A punção da substância contida dentro do saco de albúmen é, por exemplo, efetuada para fins de análise para caracterizar o ovo do embrião, por exemplo, para determinar seu estado de desenvolvimento ou seu sexo.
De acordo com um outro modo de realização particular da presente invenção, o método apresenta apenas uma etapa de injeção da substância dentro do saco de albúmen. A substância injetada, dita substância de tratamento, é uma substância nutritiva ou hidratante ou uma substância de diagnóstico ou uma substância terapêutica destinada a tratar patologias, estimular a imunidade e favorecer o desenvolvimento do embrião do ovo ou do pinto antes da eclosão. A substância injetada pode estar no estado sólido (solúvel ou não) ou no estado líquido (fluido ou pastoso), ou no estado gasoso ou ainda de consistência mista ou uma combinação de substâncias que possuem estados diferentes.
De acordo com um outro modo de realização particular da presente invenção, a punção de substância dentro do saco de albúmen é efetuada na posição do saco de albúmen para poder então injetar uma substância de tratamento. O processo comporta também uma etapa de punção e uma substância dentro do saco de albúmen do ovo seguido de uma etapa de injeção de uma substância de tratamento diferente da substância puncionada no saco de albúmen. Este modo de realização permite injetar quantidades muito importantes de substâncias de tratamento dentro do ovo.
De acordo com uma aplicação particular, a substância de tratamento injetada dentro do ovo é uma substância nutritiva destinada à favorecer o crescimento do embrião e então do pinto após a eclosão. Durante os últimos dias de encubação, o conteúdo do saco de albúmen é transferido dentro do saco vitelino que após o nascimento do pinto é retraído para dentro do abdômen do referido pinto. A substância nutritiva é então utilizada pelo pinto em seus primeiros dias existência.
De acordo com a presente invenção, a quantidade de substância puncionada ou injetada após a punção está compreendida entre 0,06mL e 3mL, de preferência entre 0,5 mililitros e 2 mililitros sem o efeito nefasto sobre o desenvolvimento ulterior do embrião e sobre a eclosão do pinto.
De acordo com um modo particular de realização da presente invenção, a quantidade de substância de tratamento injetada é sensivelmente igual à quantidade de substância puncionada. Assim, dada a presença da câmara de ar, as duas quantidades não necessariamente iguais. O tamanho da câmara de ar pode variar para compensar a diferença entre a quantidade puncionada e quantidade injetada.
Para reduzir o número de manipulações, então as etapas de punção e injeção, a mesma agulha oca é utilizada para puncionar a substância do saco de albúmen e injetar a substância de tratamento e a punção de injeção da substância que são realizadas através do mesmo orifício no ovo para não retirar a agulha do saco de albúmen entre a etapa de punção e a etapa de injeção.
A invenção refere-se igualmente a um sistema de tratamento de um ovo fecundado capaz de aplicar o método que compreende ao menos um dispositivo de punção e de injeção cujo dispositivo comporta:
- uma agulha que compreende ao menos um canal interno, capaz de atravessar o ovo para atingir o saco de albúmen do referido ovo;
- meios de punção, do tipo seringa, capazes de entrar em contato através de um canal interno da agulha, para puncionar através da agulha a substância dentro do saco de albúmen do ovo; e
- meios de injeção diferentes dos meios de punção e que são capazes de entrar em comunicação com o canal interno da agulha para injetar através da dita agulha uma substância de tratamento dentro do saco de albúmen do ovo, a substância de tratamento é substituída pelo menos parcialmente pela substância puncionada.
De acordo com um modo de realização particular, os meios de punção compreendem um primeiro corpo tubular e um primeiro pistão montado de maneira deslizante dentro do primeiro corpo tubular de maneira a definir uma primeira câmara de volume variável destinado à receber a substância puncionada proveniente do saco de albúmen do ovo, o primeiro corpo tubular é munido de um orifício de entrada que leva à primeira câmara e é capaz de estabelecer comunicação com o canal interno da agulha e de um orifício de saída para escoar a primeira câmara por deslocamento do primeiro pistão, a substância puncionada e os meios de injeção compreendem um segundo corpo tubular e um segundo pistão montado de maneira deslizante dentro do segundo corpo tubular de maneira a definir uma segunda câmara de volume variável destinada a estocar a substância de tratamento a ser injetada, o segundo corpo tubular é munido de um orifício de saída capaz de entrar em comunicação com o canal interno da agulha para escoar por deslocamento do segundo pistão a substância de tratamento estocada dentro da segunda câmara através da agulha.
Segundo um modo de realização particular, os meios de punção compreendem os meios de aspiração capazes de criar uma depressão dentro da primeira câmara então o primeiro pistão está em uma posição afastada dentro da qual é apartada a uma distância predeterminada não nula da parede da extremidade distal do primeiro corpo tubular.
Em uma variante, a depressão é criada por deslocamento do primeiro pistão entre uma posição retenção dentro do primeiro pistão e é retida contra a parede da extremidade distal do primeiro corpo tubular e a posição de exclusão.
De acordo com um modo de realização particular, o segundo corpo tubular é montado sobre o primeiro pistão e o orifício de saída do referido segundo corpo tubular é guardado dentro do primeiro pistão de maneira a obter um dispositivo relativamente compacto.
De acordo com um modo de realização particular, o orifício de saída do segundo corpo tubular é posicionado sobre o primeiro pistão para estar frente a frente com orifício de entrada do primeiro corpo tubular quando o primeiro pistão estiver em posição de recuo.
De acordo com um modo de realização particular, o orifício de saída do segundo corpo tubular comporta ao menos um orifício que possui uma seção reduzida para impedir a passagem total de substâncias da primeira câmara para a segunda câmara. Em variante, o orifício de saída do segundo corpo tubular é de seção significativamente grande e é munido de uma grade perfurada de orifícios que possuem uma seção reduzida para impedir a passagem total de substâncias da primeira câmara para a segunda câmara.
De acordo com um modo de realização particular, o sistema de acordo com a invenção compreende, além disso, meios de deslocamento capazes de deslocar o dispositivo de punção e de injeção entre uma posição de repouso dentro da agulha estão fora do ovo a ser tratado e uma punção ativa de punção e/ou de injeção ativa, dentro da extremidade distai da agulha está dentro do saco de albúmen do ovo a ser tratado.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A presente invenção será melhor compreendida, e outros objetivos, detalhes, características e vantagens se tornarão aparentes ao curso descrição explicativa detalhada que irá seguir os dois modos de realização particulares realmente preferidos da invenção em referência aos desenhos esquemáticos apensos, os quais:
A Figura 1 ilustra uma vista em corte longitudinal de um ovo fecundado;
A Figura 2 ilustra um dispositivo capaz de aplicar o método da presente invenção;
As Figuras 3A-3D ilustram as etapas do processo da presente invenção quando posto em prática com o dispositivo da figura 2.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
O método é aplicado aos ovos de aves que possuem ao menos 5 dias de incubação e é aplicado mais tardiamente dois dias antes do fim do ciclo de incubação (que corresponde à eclosão do embrião de ovo fecundado) sendo entre 5 e 19 dias de encubação dentro do caso de um ovo de franga. Neste caso de encubação, o saco de albúmen já está formado e posicionado na parte inferior do ovo e o conteúdo do saco de albúmen é isolado estruturalmente do resto do embrião e é utilizado muito lentamente pelo embrião. 0 conteúdo do saco de albúmen é utilizado de maneira crucial pelo embrião em todo final da encubação. É possível então retirar o introduzir quantidades significativas de material sem provocar choques osmóticos ou a morte do embrião e evitando assim desequilíbrios que possam prejudicar o desenvolvimento imediato ou ulterior do ovo.
A Figura 1 é uma vista em corte longitudinal de um ovo fecundado e que possui por volta de 14 dias de encubação. 0 ovo compreende uma casca (11) de forma ovóide que apresentam uma extremidade plana (12) e uma extremidade pontuda (13) . O interior da casca é forrada com uma membrana de casca externa muito fina (não representado) e uma membrana da casca interna (14). 0 ovo apresenta ao nível de sua extremidade plana (12) , uma câmara de ar (15) formada entre a membrana da casca externa e membrana da
casca interna, e à proximidade de sua extremidade
pontiaguda (13), um saco de albúmen (16) .
De acordo com a invenção, é feita uma punção da
substância e/ou injeção de substância de tratamento dentro do saco de albúmen (16) pela perfuração de um orifício na casca no nível da extremidade pontiaguda do ovo e passagem de uma agulha oca dentro do furo de modo a trazer a extremidade distai da agulha dentro do saco de albúmen. A perfuração de um furo na casca pode ser feito pela agulha ou por outro meio adequado.
A partir da descrição a seguir, será descrito caso em que é inicialmente uma substância puncionada, uma substância de tratamento, por exemplo, uma substância nutritiva destinada à favorecer o desenvolvimento do pinto após sua eclosão.
A quantidade de substância puncionada e/ou injetada é compreende 0,06mL de preferência entre 0,5mL e 2mL. Vantajosamente, a quantidade de substância injetada é sensivelmente igual à quantidade da substância puncionada. A punção pode ser realizada em uma ou várias etapas. É a mesma para injeção.
A punção é efetuada por meio de uma agulha oca que é introduzida dentro do ovo no nível de sua extremidade pontiaguda (13) . O saco de albúmen assim que as zonas atravessadas pelas agulhas notadamente as membranas da casca interna e externa, são as zonas não vascularizadas do ovo é não há qualquer risco de sangramento. A agulha é introduzida dentro do ovo em um comprimento que compreende 0,lcm e 2,5cm, de preferência entre 0,3cm e l,5cm por atingir ao saco de albúmen.
A substância contida no saco de albúmen (16) é puncionada criando uma forte depressão, por exemplo, por meio de uma bomba à vácuo, dentro da agulha e dentro da câmara destinada a receber a substância para quebrar as ligações entre as moléculas de substância e puncionar apenas do conteúdo do saco de albúmen.
A mesma agulha é utilizada então para aplicar a injeção de uma substância de tratamento dentro do ovo. Não é necessário retirar a agulha do ovo depois da operação de punção.
Um esquema de princípio de um sistema capaz de aplicar o método da presente invenção é representado na figura 2.
O sistema compreende um suporte (2) sobre o qual é disposto o ovo a ser tratado, um dispositivo de bloqueio vertical (3) disposto sobre do ovo a ser tratado para o bloqueio dentro do suporte (2) e um dispositivo de punção e de injeção (4) para puncionar e injetar da substância dentro do ovo.
O suporte (2) é, por exemplo, uma placa de encubação posicionada por baixo e é composta de uma pluralidade de alvéolos organizados em linhas e colunas e destinadas a receber um ovo cada. 0 ovo de ser tratado é disposto dentro de um alvéolo de maneira que sua extremidade pontiaguda é acessível pelo lado de baixo da placa. O ovo é mantido fixo dentro do alvéolo pelas paredes do alvéolo e o dispositivo de bloqueio vertical (3). O dispositivo de bloqueio vertical (3) é, por exemplo, formado por uma taça de apoio (31)feita de material flexível montada na extremidade da haste (32a) de uma tomada (32) . A tomada (32) ê capaz de deslocar a haste (32a) entre uma posição alta e uma posição baixa. Na posição baixa, a taça de apoio (31) é suportada contra a extremidade plana do ovo e impede o deslocamento vertical do ovo dentro do alvéolo.
O dispositivo de punção e de injeção (4) é posicionado abaixo do suporte (2). De uma maneira geral, compreende uma a agulha (41) que comporta um canal interno em comunicação com os meios de punção do tipo seringa dentro dos meios de inj eção.
Os meios de punção compreende um corpo tubular (42) sensivelmente cilíndrico com uma extremidade distai (42a) fechada e uma extremidade proximal (42b) aberta. Um pistão (43) é montado de modo a deslizar dentro do corpo tubular (42) de modo a definir uma primeira câmara de volume variável (44) destinado à receber a substância puncionada do ovo. 0 pistão (43) é conectado à duas hastes de pistão ( 43a 43b) dispostas sensivelmente simétricas para reportar ao centro do pistão e se estendendo para além da extremidade proximal (42b). As duas hastes do pistão servem para deslocar o pistão da câmara (44) entre uma posição afastada dentro da qual o pistão é afastado de uma distância não nula da extremidade distai (42a) e uma posição de parada dentro da qual encontra-se parada contra a parede da extremidade distal (42a). A extremidade livre das duas hastes do pistão cooperam eventualmente com os meios de acionamento do tipo ressalto, não representados capazes de deslocar o pistão dentro da câmara.
corpo tubular (42) é também munido em sua extremidade distal (42a) um orifício de entrada (44a) que leva a uma câmara (44) e capaz de estar em comunicação com o canal interno da agulha (41). É igualmente munido, sobre sua parede lateral próximo da parede da extremidade distai (42a), um orifício de saída (44b) para escoar da câmara a substância puncionada contida dentro da câmara (44) e evacuar para um recipiente (50) conectada ao orifício de saída (44b) é posicionado na extremidade distai (42a) ao lado do orifício de entrada (44a).
Os meios de aspiração, tal como uma bomba à vácuo (49) , são previstos para criarem uma depressão dentro da câmara (44) tal que o pistão (43) esteja em posição afastada. Os meios de aspiração são conectados em um orifício (44c) do corpo tubular que leva para dentro da câmara (44).
Os orifícios (44a, 44b e 44c) são munidos de solenoides (45a,45b e 45c) comandados em abertura e/ou em fechamento por um circuito de comando não representado na Figura 2. O acionamento dos solenoides será descrito mais tarde na descrição em referência às Figuras 3a-3d, ilustrando o funcionamento do sistema.
Dentro do presente modo de realização, os meios de injeção são montados sobre o pistão (43) por razões de compacidade. Os meios de injeção compreendem um corpo tubular (46), montada sobre o pistão (43) entre as duas hastes do pistão (43a e 43b), tendo uma extremidade distai (46a) fechada correspondendo à parede inferior do pistão (43) e uma extremidade proximal (46b) aberta. Um pistão (47) é montado de maneira deslizante dentro do corpo tubular (46) de maneira a definir uma câmara (48) de volume variável destinado a estocar a substância de tratamento a ser injetado. 0 pistão (47) é conectado a uma haste de pistão (47a) que se estendem para além da extremidade proximal (46b). A haste do pistão é para deslocar o pistão (47) dentro da câmara entre uma posição afastada dentro da qual é afastado a uma distância não nula de extremidade distai (4 6a) e uma posição de parada dentro da qual é retido contra a parede da extremidade distal (46a). A extremidade livre da haste do pistão coopera eventualmente com os meios de acionamento, do tipo ressalto, não representados, capazes de deslocar o pistão da câmara (48).
A câmara (48) é dimensionada para receber uma ou mais doses de substâncias de tratamento.
orifício de saída (48a) é mantido dentro do pistão (43) para expulsar, por deslocamento do pistão (47) pela extremidade distal (48a), a substância de tratamento contida dentro da câmara (48) pelo canal interno da agulha quando o pistão (43) está na posição parada. Em um exemplo da presente realização, o orifício de saída (48a) é composto por uma pluralidade de orifícios de seção inferior, impedindo que a substância recolhida dentro da câmara (44) para passar para a câmara (48) . O orifício (48a) é posicionado frente-a-frente com o orifício (45a) enquanto o pistão está parado contra a parede da extremidade distal do corpo tubular (42). Um orifício (48b) destinado à alimentar a câmara (48) com substância de tratamento é igualmente guardado dentro do pistão (47) . O orifício é fechado por fora das fases de preenchimento da câmara (48).
sistema compreende igualmente os meios de deslocamento, não representados, sobre a figura, capazes de deslocar o dispositivo de punção e de injeção (4) entre uma posição de repouso na qual a agulha está em torno do ovo a ser tratado e uma punção ativa da punção e/ou injeção, dita punção ativa, na qual a extremidade distai da agulha está dentro do saco de albúmen do ovo a ser tratado.
Uma descrição de um ciclo de punção e injeção do meio de sistema de tratamento da invenção será apresentada com referência às Figuras 3A-3D. Em todas as figuras, é considerado que os meios de deslocamento do dispositivo de punção e de injeção estão em posição ativa de maneira que a extremidade distai da agulha (41) é posicionada dentro do saco de albúmen do ovo. Considera-se igualmente que quando o pistão (47) está em uma posição afastada, o volume da câmara (48) correspondente a uma dose substância a ser tratada para injetar dentro do ovo.
A Figura 3A ilustra o início do ciclo. Os pistãos (43 e 47) estão em posição afastada, os solenoides (45a e 45c) estão em posição aberta e o solenoide (45b) está em uma posição fechada. A câmara (48) contém uma dose de substância de tratamento injetável.
A bomba à vácuo (49) cria uma depressão dentro da câmara (44) de maneira que uma quantidade predeterminada e substância do saco de albúmen do ovo tomba dentro da câmara (44) em seguida à seta F1. O deslocamento de ar aspirado pela bomba à vácuo (49) é representada pela seta F2. O volume VI da câmara (44) determina a quantidade de substância â ser extraída do saco de albúmen. O volume é definido pelo tamanho da seção do corpo tubular (42) e a distância dl entre o pistão (43) e a extremidade distai (42a) . Da mesma forma, o volume V2 da câmara (48) que corresponde dentro do modo da presente realização, uma dose de substância de tratamento a ser injetado, é definido por um tamanho da seção do corpo tubular (4 2) e a distância dl entre o pistão (43) e a extremidade distai (42a).
Uma quantidade da substância correspondente ao volume VI é desviada por gravidade e sob o efeito da depressão criada pela bomba â vácuo dentro da câmara(44). A depressão é criada dentro da câmara (44) no início da fase de punção. Os solenoides (44 e 45c) são abertos no início e então o solenoide (45c) é fechado tal que uma depressão suficiente é criada dentro de uma câmara (44) . De acordo com uma variante, a depressão é criada dentro da câmara (44) antes da fase de punção.
A Figura 3B ilustra o fim da fase de punção. Um volume
VI da substância é retirado do saco de albumen do ovo e está então presente dentro da câmara (44).
A fase seguinte consiste em evacuar a câmara (44) ao abrir o solenoide (45b) e possuindo as hastes de pistão (43a-43b) pela extremidade distai (42a), conforme indicado pelas setas F3. O pistão (43) é deslizado dentro da câmara (44) até ser retido no encontro com a extremidade distai (42a) . Durante esta fase, os solenoides (45a e 45c) são fechados e o conteúdo da câmara (44) é desviada para o recipiente (50) conforme indicado pela seta F4. Ao fim desta fase, o pistão (43) é retido contra a extremidade distal (42a) e a substância puncionada está presente dentro do recipiente (50) conforme ilustrado na figura 3C. 0 orifício de saída (48a) está frente-a-frente com o orifício (44a). A injeção da substância de tratamento contido dentro da câmara (48) pode então ser aplicada graças à haste de pistão (47a) por meio da extremidade distai (46a) conforme indicado na seta F5.
A haste do pistão é impulsionada para administrar uma dose da substância para tratamento. Dentro do exemplo presentemente descrito, a câmara (48) foi dimensionada para receber uma dose única da substância de tratamento, a haste de pistão (47a) é então impulsionada até que o pistão (47) seja retido contra a extremidade distal (46a). A figura 3D ilustra o fim desta fase. O pistão (43) está retido contra a extremidade distal (42a) do corpo tubular (42) e o pistão (47) está retido contra a extremidade distal (46a) do corpo tubular (46).
Antes de recomeçar o ciclo de punção e injeção, os pistãos (43 e 47) são retornados a uma posição retraída • e a câmara (48) é dimensionada para receber diversas doses de substância de tratamento, o pistão (47) não retorna à posição retraída até que todas as doses tenham sido injetadas (o pistão é então retido contra a extremidade 5 distai 46a) .
Ê possível assim tratar um ovo sem ter que retirar a agulha. Também, após a extração da agulha do ovo, não é necessário restaurar o orifício presente na casca em função da natureza compacta da substância puncionada. A 10 restauração do orifício pode de qualquer forma ser realizada com cera ou outros compostos adaptados.
A presente invenção foi descrita em conexão com diferentes modos de realização particulares e fica bem evidente não estar limitada por nenhum destes modos e ainda 15 compreende todas as técnicas equivalentes, meios descritos, bem como suas combinações que estão compreendidos no escopo reivindicado.

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método de análise e/ou tratamento de um ovo fecundado caracterizado por compreender uma etapa de punção e/ou injeção de substância dentro do saco de albumen do ovo, em que a etapa de punção e/ou injeção é realizada por meio de perfuração de um orifício na casca na proximidade de uma extremidade pontiaguda do ovo e passagem de uma agulha oca por dentro do orifício de modo a trazer a extremidade distai da agulha para dentro do saco de albumen, e em que a etapa de punção e/ou injeção é realizada em um ovo encubado tendo ao menos 5 dias de encubação e ao menos 2 dias antes a eclosão.
  2. 2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender uma etapa de punção de uma substância dentro do saco de albumen do ovo seguida de uma etapa de injeção de uma substância de tratamento.
  3. 3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que uma substância é diferente da substância puncionada dentro do saco de albumen.
  4. 4. Método, de acordo qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado por compreender uma quantidade de substância puncionada ou injetada antes da punção que varia entre 0,06 mililitros e 3 mililitros, preferivelmente entre 0,5 mililitros e 2 mililitros.
  5. 5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que a substância de tratamento injetada é sólida, líquida ou gasosa.
  6. 6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que
    Petição 870190065400, de 11/07/2019, pág. 7/11 a quantidade de substância de tratamento injetada é sensivelmente igual à quantidade de substância puncionada.
  7. 7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que uma mesma agulha oca é empregada para puncionar a substância do saco de albumen e para injetar a substância de tratamento.
  8. 8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a punção de e injeção de substância são realizadas por um mesmo orifício.
  9. 9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que a substância de tratamento é uma substância nutritiva, uma substância de diagnóstico ou uma substância terapêutica.
  10. 10. Sistema para tratamento de um ovo fecundado, caracterizado por compreender ao menos um dispositivo de punção e injeção (4) que compreende:
    - uma agulha (41) que compreende ao menos um canal interno capaz de atravessar o ovo e atingir o saco de albumen do ovo;
    - meios de punção (42,43,44,49) capazes de estar em comunicação com o canal interno da agulha para puncionar através da agulha a substância dentro do saco de albumen do ovo; e
    - meios de injeção (46,47, 48), distintos dos meios de punção e capazes de estar em comunicação com o canal interno da agulha, para injetar através da referida agulha uma substância de tratamento dentro do saco de albumen do ovo, a referida substância de tratamento substitui ao menos
    Petição 870190065400, de 11/07/2019, pág. 8/11 parcialmente a substância puncionada.
  11. 11. Sistema, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que os meios de punção compreendem um primeiro corpo tubular (42) e um primeiro pistão montado (43) que desliza dentro de um primeiro corpo tubular de maneira a definir uma primeira câmara (44) destinada à receber a substância puncionada proveniente do saco de albumen do ovo, o primeiro corpo tubular é munido de um orificio de entrada (44a) que leva para uma primeira câmara capaz estar em comunicação com o canal interno da agulha e um orifício de saída (44b) para escoar por meio de deslocamento do primeiro pistão por fora da primeira câmara a substância puncionada, e em que os meios de injeção compreendem um segundo corpo tubular (46) e um segundo pistão (47) montado de maneira a deslizar dentro do segundo corpo tubular de modo a definir uma segunda câmara (48) destinada a estocar a substância de tratamento a ser injetada, o segundo corpo tubular é munido de um orifício de saída (48a) capaz de estar em comunicação com o canal interno da agulha para escoar por deslocamento do segundo pistão a substância de tratamento estocada dentro da dita segunda câmara através da agulha.
  12. 12. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que os meios de punção que compreendem meios de aspiração (49) capazes de criar uma depressão na primeira câmara enquanto que o primeiro pistão está em uma posição afastada.
  13. 13. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 ou 12, caracterizado pelo segundo corpo tubular (46) ser montado sobre o primeiro pistão (43) em
    Petição 870190065400, de 11/07/2019, pág. 9/11 que o orifício de saída (48a) do segundo corpo tubular é guardado dentro do primeiro pistão.
  14. 14. Sistema, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo orifício de saída (48a) do segundo corpo
    5 tubular comporta pelo menos um furo que possui uma seção para impedir a passagem total da substância puncionada da referida primeira câmara através da segunda câmara.
  15. 15. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10, 11, 12, 13 ou 14 caracterizado por
    10 compreender outros meios de deslocamento capazes de deslocar o dispositivo de punção e injeção entre uma posição de repouso na qual a agulha está fora do ovo a ser tratado e uma punção ativa de punção e/ou injeção, a posição ativa na qual a extremidade distai da agulha está 15 dentro do saco de albumen do ovo a ser tratado.
BR112012004943-7A 2009-09-03 2010-08-25 sistema para tratamento de um ovo fecundado BR112012004943B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0904191 2009-09-03
FR0904191A FR2949294B1 (fr) 2009-09-03 2009-09-03 Procede d'analyse et/ou de traitement d'un oeuf feconde et systeme correspondant.
PCT/EP2010/062421 WO2011036017A1 (fr) 2009-09-03 2010-08-25 Procede d'analyse et/ou de traitement d'un oeuf feconde et systeme correspondant

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012004943A2 true BR112012004943A2 (pt) 2019-08-13
BR112012004943B1 BR112012004943B1 (pt) 2020-11-24

Family

ID=42184081

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012004943-7A BR112012004943B1 (pt) 2009-09-03 2010-08-25 sistema para tratamento de um ovo fecundado

Country Status (9)

Country Link
US (2) US20120156713A1 (pt)
EP (1) EP2473029B1 (pt)
CN (2) CN102480930B (pt)
BR (1) BR112012004943B1 (pt)
ES (1) ES2599130T3 (pt)
FR (1) FR2949294B1 (pt)
PT (1) PT2473029T (pt)
RU (1) RU2543263C2 (pt)
WO (1) WO2011036017A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2649877A1 (en) * 2012-04-13 2013-10-16 Viscon B.V. Device and system for processing of eggs, such as vaccination or a vacuum suction or grabber based pick up
NL2013433B1 (en) * 2014-09-08 2016-09-27 Viscon Bv Method and system of injecting.
BR102015020632A2 (pt) * 2015-08-26 2017-03-01 Da Silva Bastos Cesar sistema e processo de obtenção e gestão de volume e con-centração de sanitizante otimizado para a aplicação no procedimento de desinfeção de um módulo aplicador de substâncias in ovo tendo como paradigma a informação do tamanho médio dos ovos férteis vacinados e ou alimentados
RU2616424C1 (ru) * 2015-11-16 2017-04-14 Федеральное государственное бюджетное научное учреждение "Всероссийский научно-исследовательский и технологический институт птицеводства" Способ повышения жизнеспособности эмбрионов сельскохозяйственной птицы
CN111479462B (zh) * 2017-10-31 2023-03-14 百士立丰有限公司 智能注射装置与操作控制模块以及智能注射方法
RU2665136C1 (ru) * 2017-12-15 2018-08-28 Федеральное государственное бюджетное учреждение "Новосибирский научно-исследовательский институт травматологии и ортопедии им. Я.Л. Цивьяна" Министерства здравоохранения Российской Федерации (ФГБУ "ННИИТО им. Я.Л. Цивьяна" Минздрава России) Способ анализа и/или обработки оплодотворенного яйца
RU2729370C1 (ru) * 2019-05-20 2020-08-06 Федеральное государственное бюджетное учреждение "Новосибирский научно-исследовательский институт травматологии и ортопедии им. Я.Л. Цивьяна" Министерства здравоохранения Российской Федерации (ФГБУ "ННИИТО им. Я.Л. Цивьяна" Минздрава России) Способ закрытия дефекта оплодотворенного яйца при создании экспериментальной модели

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1950137A (en) * 1929-11-25 1934-03-06 Frank Le C Dowe Syringe
US2496559A (en) * 1945-09-17 1950-02-07 Piechaczek Alojzy Surgical and medical syringes
US3766917A (en) * 1968-01-26 1973-10-23 West Co Two compartment ampul syringe
US4593646A (en) * 1982-06-01 1986-06-10 Agrimatic Corporation Egg injection method and apparatus
US4469047A (en) * 1983-10-25 1984-09-04 Miller Gary E Apparatus and method for injecting eggs
US5304128A (en) * 1992-09-22 1994-04-19 Habley Medical Technology Corporation Gas powered self contained syringe
US5339766A (en) * 1993-11-03 1994-08-23 Embrex, Inc. Method of introducing material into eggs during early embryonic development
US5663051A (en) * 1994-08-31 1997-09-02 Activated Cell Therapy, Inc. Separation apparatus and method
US6244214B1 (en) * 1999-01-06 2001-06-12 Embrex, Inc. Concurrent in ovo injection and detection method and apparatus
WO2001008475A1 (fr) * 1999-07-29 2001-02-08 Ajinomoto Co., Inc. Procede de traitement d'oeufs d'incubation et methode pour incuber des oeufs
US6682754B2 (en) * 1999-11-24 2004-01-27 Willmar Poultry Company, Inc. Ovo delivery of an immunogen containing implant
US7041439B2 (en) * 2001-04-17 2006-05-09 Embrex, Inc. Methods and apparatus for selectively processing eggs having identified characteristics
CN1568366B (zh) * 2001-08-13 2013-04-24 恩布里克斯公司 注射鸟卵的方法
US20030056729A1 (en) * 2001-09-12 2003-03-27 Correa Rafael S. Automated egg injection machine and method
CN2610871Y (zh) * 2003-03-06 2004-04-14 江苏省农业科学院 禽类受精蛋孵化期外源物质注射固定装置
US20090297561A1 (en) * 2003-09-03 2009-12-03 Intralytix Method for vaccination of poultry by bacteriophage lysate bacterin
WO2005094387A2 (en) * 2004-04-03 2005-10-13 Merial Limited Method and apparatus for automatic jet injection of bird eggs
CN1332603C (zh) * 2004-07-06 2007-08-22 江苏省农业科学院 蛇床子素复配组合物
US8052617B2 (en) * 2004-08-09 2011-11-08 Phlebotics, Inc. Portable sampling or testing device and method for pharmacokinetics and physiology studies
US7617795B2 (en) * 2004-10-13 2009-11-17 Embrex, Inc. Methods and apparatus for injecting and sampling material through avian egg membranes
US7165507B2 (en) * 2004-10-25 2007-01-23 Embrex, Inc. Methods and apparatus for accurately positioning a device within the subgerminal cavity of avian eggs
US8075533B2 (en) * 2005-05-02 2011-12-13 Preventiv, Inc. Autoflush syringe
US20070044721A1 (en) * 2005-08-25 2007-03-01 Embrex, Inc. In ovo injection delivery device with integrated pump and injection needle
FR2920275B1 (fr) * 2007-08-30 2012-12-28 Eg Chix Advanced Technologies Procede d'injection d'une substance de traitement dans des oeufs et tete d'injection correspondante
US8545440B2 (en) * 2007-12-21 2013-10-01 Carticept Medical, Inc. Injection system for delivering multiple fluids within the anatomy
CN201200536Y (zh) * 2008-06-05 2009-03-04 石磊 眼科手术用同步等量注吸器
US8998854B2 (en) * 2010-01-28 2015-04-07 Warsaw Orthopedic, Inc. Catheter devices and drainage systems for delivering therapeutic agents

Also Published As

Publication number Publication date
CN105706958A (zh) 2016-06-29
CN105706958B (zh) 2019-11-15
BR112012004943B1 (pt) 2020-11-24
EP2473029B1 (fr) 2016-07-27
WO2011036017A1 (fr) 2011-03-31
FR2949294A1 (fr) 2011-03-04
EP2473029A1 (fr) 2012-07-11
US20120156713A1 (en) 2012-06-21
CN102480930B (zh) 2017-01-18
RU2543263C2 (ru) 2015-02-27
ES2599130T3 (es) 2017-01-31
PT2473029T (pt) 2016-11-08
CN102480930A (zh) 2012-05-30
RU2012112015A (ru) 2013-10-10
US20120304936A1 (en) 2012-12-06
FR2949294B1 (fr) 2013-10-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012004943A2 (pt) método e sistema de análise e/ou tratamento de um ovo fecundado
AU740298B2 (en) Automated in ovo injection apparatus
ES2818088T3 (es) Sistema de desinfección para aparato de procesamiento de huevos, y procedimiento asociado
CA1311660C (en) High speed automated injection system for avian embryos
ES2908989T3 (es) Procedimiento para preparar tejido adiposo, para trasplante de grasa lobulillar extraída por liposucción
BRPI0706850A2 (pt) Sistema de cultura de células, sistema de vedação para um sistema de cultura de células, método de cultura de células e sistema para o cultivo de células
CN107802493A (zh) 一种皮下注射器
US20030150387A1 (en) Methods and apparatus for delivering fluid to egg injection devices
WO2017027947A1 (pt) Aperfeiçoamento aplicado em módulo funcional de aplicação seletiva de substâncias no interior de ovos férteis
EP1304030A2 (en) Automated in ovo injection apparatus
CN209236454U (zh) 一种实验动物用全身灌注器
US20220395258A1 (en) Interstitial fluid removal device
BR102015019878A2 (pt) aperfeiçoamento aplicado em agulha para inoculação de nutrientes junto ao ambiente interno de ovos férteis

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: EGG - CHICK AUTOMATED TECHNOLOGIES (FR)

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment