BR102023010427A2 - Conjunto de braço pivô para uma máquina agrícola - Google Patents

Conjunto de braço pivô para uma máquina agrícola Download PDF

Info

Publication number
BR102023010427A2
BR102023010427A2 BR102023010427-4A BR102023010427A BR102023010427A2 BR 102023010427 A2 BR102023010427 A2 BR 102023010427A2 BR 102023010427 A BR102023010427 A BR 102023010427A BR 102023010427 A2 BR102023010427 A2 BR 102023010427A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pivot arm
bushing
bushing block
bearing support
arm assembly
Prior art date
Application number
BR102023010427-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert W. Martin
Original Assignee
Deere & Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deere & Company filed Critical Deere & Company
Publication of BR102023010427A2 publication Critical patent/BR102023010427A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01BSOIL WORKING IN AGRICULTURE OR FORESTRY; PARTS, DETAILS, OR ACCESSORIES OF AGRICULTURAL MACHINES OR IMPLEMENTS, IN GENERAL
    • A01B71/00Construction or arrangement of setting or adjusting mechanisms, of implement or tool drive or of power take-off; Means for protecting parts against dust, or the like; Adapting machine elements to or for agricultural purposes
    • A01B71/04Bearings of rotating parts, e.g. for soil-working discs
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C5/00Making or covering furrows or holes for sowing, planting or manuring
    • A01C5/06Machines for making or covering drills or furrows for sowing or planting
    • A01C5/066Devices for covering drills or furrows
    • A01C5/068Furrow packing devices, e.g. press wheels
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01BSOIL WORKING IN AGRICULTURE OR FORESTRY; PARTS, DETAILS, OR ACCESSORIES OF AGRICULTURAL MACHINES OR IMPLEMENTS, IN GENERAL
    • A01B63/00Lifting or adjusting devices or arrangements for agricultural machines or implements
    • A01B63/14Lifting or adjusting devices or arrangements for agricultural machines or implements for implements drawn by animals or tractors
    • A01B63/16Lifting or adjusting devices or arrangements for agricultural machines or implements for implements drawn by animals or tractors with wheels adjustable relatively to the frame
    • A01B63/163Lifting or adjusting devices or arrangements for agricultural machines or implements for implements drawn by animals or tractors with wheels adjustable relatively to the frame laterally adjustable
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/20Parts of seeders for conducting and depositing seed
    • A01C7/201Mounting of the seeding tools
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/20Parts of seeders for conducting and depositing seed
    • A01C7/201Mounting of the seeding tools
    • A01C7/203Mounting of the seeding tools comprising depth regulation means

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Steering-Linkage Mechanisms And Four-Wheel Steering (AREA)
  • Pivots And Pivotal Connections (AREA)

Abstract

conjunto de braço pivô para uma máquina agrícola. um conjunto de braço pivô para uma máquina agrícola. o conjunto de braço pivô tem um braço pivô tendo um bloco de bucha em uma primeira extremidade e configurado para ser acoplado a uma roda calibradora de profundidade em uma segunda extremidade, um membro de posicionamento lateral configurado para ser acoplado seletivamente ao bloco de bucha para prover ajuste lateral do braço pivô, um parafuso passante configurado para acoplar seletivamente o membro de posicionamento lateral a uma armação e um membro de redução de atrito posicionado entre o bloco de bucha e o parafuso passante. o membro de redução de atrito permite o movimento pivô do braço pivô em relação ao parafuso passante e não requer uma aplicação rotineira de graxa.

Description

CAMPO DA DESCRIÇÃO
[001] A presente descrição refere-se a um conjunto de roda calibradora de profundidade e, mais particularmente, a um conjunto de roda calibradora de profundidade que não requer uma aplicação rotineira de graxa.
FUNDAMENTOS DA DESCRIÇÃO
[002] Uma estrutura típica para uma unidade de fileira de plantadeira agrícola inclui uma armação na qual um abridor de vala é montado. Um membro de controle de profundidade, tal como uma roda calibradora de profundidade, é posicionado adjacente ao abridor de vala para limitar a profundidade na qual o abridor penetra no solo. A roda calibradora de profundidade é montada em um braço que é montado a pivô na armação. A roda calibradora de profundidade e o braço pivô são ajustáveis lateralmente em relação à armação, de modo que a roda calibradora de profundidade possa ser colocada próxima, ou em ligeiro contato, com os discos do abridor. Isso permite que a roda calibradora de profundidade impeça que o solo úmido grude no abridor.
SUMÁRIO
[003] Uma modalidade é um conjunto de braço pivô para uma máquina agrícola. O conjunto de braço pivô tem um braço pivô tendo um bloco de bucha em uma primeira extremidade e configurado para ser acoplado a uma roda calibradora de profundidade em uma segunda extremidade, um membro de posicionamento lateral configurado para ser acoplado seletivamente ao bloco de bucha para prover ajuste lateral do braço pivô, um parafuso passante configurado para acoplar seletivamente o membro de posicionamento lateral a uma armação, e um membro de redução de atrito posicionado entre o bloco de bucha e o parafuso passante. O membro de redução de atrito permite o movimento pivô do braço pivô em relação ao parafuso passante e não requer uma aplicação rotineira de graxa.
[004] Em um exemplo dessa modalidade, o membro de redução de atrito é uma bucha posicionada entre uma superfície radialmente interna do bloco de bucha e uma superfície radialmente externa do membro de posicionamento lateral. Em outro exemplo, o membro de redução de atrito é uma primeira bucha e uma segunda bucha, cada uma posicionada entre uma superfície radialmente interna do bloco de bucha e uma superfície radialmente externa do membro de posicionamento lateral. Parte deste exemplo pode ter uma seção rosqueada em que o bloco de bucha é acoplado de forma rosqueada ao membro de posicionamento lateral para prover deslocamento lateral do braço pivô, em que a primeira bucha é posicionada em um primeiro lado da seção rosqueada e a segunda bucha é posicionada em um segundo lado da seção rosqueada. Em um aspecto desta parte, pelo menos uma vedação é posicionada entre o bloco de bucha e o membro de posicionamento lateral para impedir que detritos entrem em contato com a primeira ou segunda bucha.
[005] Em outro exemplo desta modalidade, o membro de posicionamento lateral é um suporte de rolamento acoplado de forma rosqueada ao bloco de bucha, em que a rotação do suporte de rolamento em relação ao bloco de bucha permite ajuste lateral do braço pivô. Em parte deste exemplo, o membro de redução de atrito é um conjunto de rolamento posicionado radialmente entre o suporte de rolamento e o parafuso passante. Adicionalmente, um anel de pressão pode fixar seletivamente a posição do conjunto de rolamento dentro do suporte de rolamento.
[006] Em outra parte deste exemplo, o suporte de rolamento define um receptor de acoplador em uma primeira extremidade, em que o receptor de acoplador se estende além do bloco de bucha e é configurado para prover uma localização para uma ferramenta de acoplamento girar seletivamente o suporte de rolamento em relação ao bloco de bucha.
[007] Ainda em outra parte deste exemplo, o bloco de bucha compreende uma folga longitudinal e um componente de aperto em que o componente de aperto aplica seletivamente uma força de aperto ao suporte de rolamento através do bloco de bucha para impedir substancialmente que o suporte de rolamento se mova de forma rosqueada em relação ao bloco de bucha quando o componente de aperto aplica a força de aperto.
[008] Em outra parte deste exemplo, o suporte de rolamento compreende uma seção rosqueada exposta configurada para se estender para fora do bloco de bucha, em que uma contraporca é acoplável de forma rosqueada à seção rosqueada exposta para impedir seletivamente que o suporte de rolamento se mova em relação ao bloco de bucha.
[009] Outra modalidade desta descrição é um método para fabricar um conjunto de braço pivô móvel lateralmente. O método inclui posicionar um membro de posicionamento lateral dentro de um bloco de bucha de um braço pivô, o membro de posicionamento lateral sendo lateralmente reposicionável em relação ao bloco de bucha, acoplando um membro de redução de atrito ao membro de posicionamento lateral, o membro de redução de atrito configurado para permitir que o braço pivô pivote em torno de um parafuso passante, ajustando o membro de posicionamento lateral de modo que o braço pivô seja posicionado para alinhar uma roda calibradora de profundidade com um disco de corte, bloqueando uma posição lateral do membro de posicionamento lateral em relação ao bloco de bucha e acoplando o membro de posicionamento lateral e membro de redução de atrito a uma armação de uma máquina agrícola com o parafuso passante.
[0010] Em um exemplo desta modalidade, o membro de redução de atrito compreende uma bucha, e a bucha é posicionada entre uma superfície radialmente interna do bloco de bucha e uma superfície radialmente externa do membro de posicionamento lateral.
[0011] Em outro exemplo desta modalidade, o membro de redução de atrito inclui uma primeira bucha e uma segunda bucha posicionada entre uma superfície radialmente interna do bloco de bucha e uma superfície radialmente externa do membro de posicionamento lateral, e o bloco de bucha é acoplado de forma rosqueada ao membro de posicionamento lateral em uma seção rosqueada. A etapa de acoplamento do membro de redução de atrito compreende acoplar a primeira bucha entre o bloco de bucha e o membro de posicionamento lateral em um primeiro lado da seção rosqueada e acoplar a segunda bucha entre o bloco de bucha e o membro de posicionamento lateral em um segundo lado, o segundo lado sendo oposto à seção rosqueada em relação ao primeiro lado.
[0012] Em ainda outro exemplo, o travamento do membro de posicionamento lateral inclui prover torque suficiente ao parafuso passante para criar uma carga de aperto entre o membro de posicionamento lateral e a armação para impedir substancialmente a rotação do membro de posicionamento lateral em relação à armação.
[0013] Em outro exemplo desta modalidade, o membro de posicionamento lateral é um suporte de rolamento, e o suporte de rolamento é acoplado de forma rosqueada ao bloco de bucha, em que a etapa de ajustar o membro de posicionamento lateral inclui rotacionar o suporte de rolamento em relação ao bloco de bucha.
[0014] Em ainda outro exemplo, o membro de redução de atrito inclui um conjunto de rolamento, e o conjunto de rolamento é posicionado entre o suporte de rolamento e o parafuso passante.
[0015] Em outro exemplo, a etapa de travamento da posição lateral do membro de posicionamento lateral inclui engatar um componente de aperto para restringir seletivamente a rotação do suporte de rolamento em relação ao bloco de bucha. Em parte deste exemplo, o componente de aperto altera seletivamente uma folga longitudinal definida no bloco de bucha para restringir a rotação do suporte de rolamento.
[0016] Em ainda outro exemplo desta modalidade, o travamento da posição lateral do degrau do membro de posicionamento lateral compreende rosquear uma contraporca em uma porção do suporte de rolamento para restringir seletivamente a rotação do suporte de rolamento em relação ao bloco de bucha.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0017] Os aspectos supramencionados da presente descrição e a maneira de obtê-los se tornarão mais aparentes e a descrição em si será melhor compreendida por referência à descrição seguinte das modalidades da descrição, considerada em combinação com os desenhos anexos, em que: a Fig. 1 é uma vista lateral de uma unidade de fileira da plantadeira; a Fig. 2 é uma vista em seção de um conjunto de braço pivô para uma roda calibradora de profundidade; a Fig. 3a é uma vista em seção de outra modalidade de um conjunto de braço pivô; a Fig. 3b é uma vista explodida do conjunto de braço pivô da Fig. 3a; a Fig. 3c é uma vista em perspectiva detalhada de um conjunto de bucha da Fig. 3 a; a Fig. 4a é uma vista em seção de outra modalidade de um conjunto de braço pivô; a Fig. 4b é uma vista explodida do conjunto de braço pivô da Fig. 4a; a Fig. 4c é uma vista em perspectiva detalhada de um conjunto de bucha da Fig. 4a; a Fig. 5a é uma vista em seção de outra modalidade de um conjunto de braço pivô; a Fig. 5b é uma vista explodida do conjunto de braço pivô da Fig. 5a;e a Fig. 5c é uma vista em perspectiva detalhada de um conjunto de bucha da Fig. 5 a.
[0018] Números de referência correspondentes indicam partes correspondentes ao longo das várias vistas.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0019] As modalidades da presente descrição descritas a seguir não são exaustivas e não limitam a descrição às formas precisas na descrição detalhada seguinte. Em vez disso, as modalidades são escolhidas e descritas de forma que outros versados na técnica possam perceber e entender os princípios e práticas da presente descrição.
[0020] A Fig. 1 ilustra uma unidade de fileira da plantadeira 10 montada na barra de ferramentas que se estende transversalmente 12. A unidade de fileira 10 é provida com um membro de armação central 14 acoplado à barra de ferramentas 12 por uma articulação em paralelogramo 16 para permitir o movimento relativo vertical entre a unidade de fileira e a barra de ferramentas 12. A semente é armazenada na tremonha de sementes 24 e provida a um dosador de sementes 26. O dosador de sementes individualiza as sementes de um reservatório de sementes e deixa cair as sementes individuais através de um tubo de sementes 28 em um sulco de plantio. O sulco é formado no solo por um abridor de sulco de disco com pelo menos um disco 30. As rodas calibradoras de profundidade 32 controlam a profundidade do sulco e são montadas no membro de armação 14 por braços pivô 36. Há uma roda calibradora de profundidade adjacente ao lado externo do disco abridor 30.
[0021] A Fig. 2 ilustra uma modalidade de um braço pivô 36 que pivota em torno de um conjunto de bucha 202 na extremidade do braço montado no membro de armação 14. Um mecanismo de ajuste de profundidade da roda calibradora de profundidade atua no braço pivô 36 para limitar a rotação para cima do braço, por meio disso definindo a posição relativa da roda calibradora de profundidade 32 e do disco abridor 30. O braço pivô 36 pode pivotar para ajustar a quantidade de penetração do disco abridor 30. O braço pivô 36 também pode pivotar para permitir que a roda calibradora de profundidade 32 mova para cima durante a operação quando a roda calibradora de profundidade 32 encontra rochas ou outros obstáculos. A roda calibradora de profundidade 32 pode ser ajustável em uma direção lateral 204 por meio de movimento axial ao longo de um eixo de bucha 206.
[0022] A roda calibradora de profundidade 32 pode ser ajustável na direção lateral 204 para ser posicionada próxima, ou mesmo tocando ligeiramente, o disco abridor 30. Isso permite que a roda calibradora de profundidade 32 remova a sujeira úmida e outros detritos que tendem a aderir no disco abridor 30 e impede que o disco abridor 30 puxe o solo para cima da parede lateral do sulco de semente. A capacidade de ajuste lateral é necessária para compensar o desgaste da roda calibradora de profundidade ao longo do tempo e permitir a variabilidade no tamanho e formato do material resiliente da roda calibradora de profundidade, entre outras coisas.
[0023] Na modalidade da Fig. 2, o braço pivô 36 tem um bloco de bucha 208 dimensionado para receber uma bucha 210 no mesmo. A bucha 210 pode ter uma superfície externa rosqueada que engata de forma rosqueada uma superfície interna rosqueada do bloco de bucha 208. Nesta configuração, a bucha 210 pode ser acoplada de forma rosqueada ao bloco de bucha 208 e o engate rosqueado da bucha 210 ao bloco de bucha 208 pode ser alterado para ajustar a posição lateral 204 do braço pivô 36 e por meio disso da roda calibradora de profundidade 32 em relação ao disco abridor 30. Uma vez que a bucha 210 é rosqueada no bloco de bucha 208 de modo que a posição lateral do braço pivô 36 seja na posição desejada, um parafuso passante 212 pode ser posicionado através da bucha 210 e acoplado ao membro de armação 14.
[0024] O parafuso passante 212 pode ser suficientemente apertado no membro de armação 14 para travar por atrito a bucha 210 e impedir a rotação da bucha 210 em torno do eixo da bucha 206. Entretanto, o braço pivô 36 ainda pode ser capaz de pivotar em torno da bucha 210. Quando o braço pivô 36 pivota em torno da bucha 210, atrito pode ser gerado entre a interface de uma superfície radial interna do bloco de bucha 208 e a superfície radial externa adjacente da bucha 210.
[0025] Para minimizar este atrito entre o bloco de bucha 208 e a bucha 210, graxa ou outras substâncias lubrificantes podem ser introduzidas através de uma graxeira em um espaço ao longo do intercâmbio roscado entre o bloco de bucha 208 e a bucha 210. A graxa pode ser exigida na modalidade da Fig. 2 para garantir que o braço pivô 36 possa pivotar adequadamente em relação à bucha 210 sem atrito ou desgaste indevidos. O conjunto de bucha 202 da Fig. 2 pode exigir etapas de manutenção de rotina de adição de graxa ao conjunto de bucha 202 para garantir que o conjunto de bucha 202 continue a funcionar como pretendido sem atrito e desgaste indevidos.
[0026] Com referência agora às Figs. 3a-3c, uma modalidade de um conjunto de braço pivô melhorado 300 é ilustrada. O conjunto de braço pivô 300 pode ter um braço pivô 302 com uma primeira extremidade tendo um bloco de bucha 304 e uma segunda extremidade 306 configurada para ser acoplada à roda calibradora de profundidade 32. O bloco de bucha 304 pode ter uma seção rosqueada 308b ao longo de uma superfície radialmente interna dimensionada para engatar de forma rosqueada uma seção rosqueada correspondente 308a de um membro de posicionamento lateral 310. O bloco de bucha 304 pode ser reposicionável de forma rosqueada em relação ao membro de posicionamento lateral 310 na direção lateral 204.
[0027] O conjunto de braço pivô 300 pode ter um bloco de bucha 304 dimensionado para posicionar um ou mais membros de redução de atrito 312 entre uma superfície radialmente externa do membro de posicionamento lateral 310 e a superfície radialmente interna do bloco de bucha 304. Em um aspecto de Nesta descrição, o membro de redução de atrito 312 pode ser uma primeira e segunda buchas 314, 316. A primeira e a segunda buchas 314, 316 podem ser posicionadas em qualquer lado da seção rosqueada 308 dentro do bloco de bucha 304. Nesta configuração, o membro de redução de atrito 312 está posicionado entre o membro de posicionamento lateral 310 e o bloco de bucha 304 de modo que o atrito seja minimizado durante o movimento do braço pivô 302 em relação ao membro de posicionamento lateral 310. Adicionalmente, o membro de redução de atrito 312 pode ser formado de um material que reduz substancialmente o atrito sem exigir manutenção de rotina. Por exemplo, o membro de redução de atrito 312 pode ser buchas 314, 316 formadas de metal em pó impregnado com óleo, aço tratado termicamente ou um composto reforçado com fibra com Teflon ou outros polímeros que resistem ao desgaste sem a adição de graxa ou outros materiais. Dessa forma, uma vez que o membro de redução de atrito 312 é posicionado dentro do bloco de bucha 304, o membro de redução de atrito 312 pode ser substancialmente livre de manutenção para a vida útil esperada do conjunto de braço pivô 300.
[0028] Em um aspecto do conjunto de braço pivô 300 da Fig. 3, os membros de redução de atrito 321 são mantidos axialmente e rotacionalmente no bloco de bucha 304 por um encaixe de interferência entre o diâmetro externo dos membros de redução de atrito 312 e contrafuros correspondentes no bloco de bucha 304. Adicionalmente, as vedações 318 podem ser acopladas a lados opostos do bloco de bucha 304 para impedir substancialmente que detritos e similares entrem na área ocupada pelo membro de redução de atrito 312. As vedações 318 também podem ser acopladas ao bloco de bucha 304 por meio de um encaixe de interferência de modo que sejam substancialmente impedidos de pivotar ou mover axialmente em relação ao bloco de bucha 304 quando o braço pivô 302 pivota em relação ao membro de posicionamento lateral 310.
[0029] Para montar o conjunto de braço pivô 300, o membro de posicionamento lateral 310 pode ser acoplado de forma rosqueada ao bloco de bucha 304 tanto antes de qualquer um dos membros de redução de atrito 312 quanto após uma das buchas 314, 316 ser pressionada na posição dentro do bloco de bucha 304. Em uma modalidade, uma das buchas 314, 316 pode ser pressionada no bloco de bucha 304 e retida nele por meio de um encaixe por atrito com o bloco de bucha 304. A vedação correspondente 318 pode então ser pressionada no bloco de bucha 304 e retida nele por meio de encaixe por atrito ao longo de um lado externo da bucha adjacente 314, 316. O membro de posicionamento lateral 310 pode então ser acoplado de forma rosqueada à seção rosqueada 308b do bloco de bucha 304 e posicionado através da bucha correspondente 314, 316 e da vedação 318 já posicionada dentro do bloco de bucha 304. Uma vez que o membro de posicionamento lateral 310 é rosqueado no bloco de bucha 304, a outra das buchas 314, 316 pode ser pressionada na posição de modo que uma bucha 314, 316 seja posicionada em qualquer lado da seção rosqueada 308 . Em seguida, a vedação adjacente 318 pode ser pressionada no bloco de bucha 304 no lado externo das buchas 314, 316.
[0030] Em um método alternativo, o membro de posicionamento lateral 310 pode ser acoplado de forma rosqueada ao bloco de bucha sem que nenhuma bucha 314, 316 do membro de redução de atrito 312 esteja no lugar. Uma vez que o membro de posicionamento lateral 310 é acoplado de forma rosqueada ao bloco de bucha 304, ambas as buchas 314, 316 podem ser pressionadas de forma substancialmente simultânea no bloco de bucha 304 em lados opostos da seção rosqueada 308. Em seguida, as vedações 318 podem ser pressionadas de forma substancialmente simultânea no bloco de buchas 304 nos lados externos das buchas 314, 316.
[0031] Em ainda outra modalidade, o membro de posicionamento lateral 310 pode ser acoplado de forma rosqueada à seção rosqueada 308 do bloco de bucha 304 antes do membro de redução de atrito 312 ser posicionado no mesmo. Em seguida, uma das buchas 314, 316 pode ser pressionada no bloco de bucha 304 entre o membro de posicionamento lateral 310 e o bloco de bucha 304. Em seguida, uma vedação 318 pode ser pressionada no bloco de bucha 304. Uma bucha 314, 316 e vedação 318 pode então ser pressionada no lado oposto do bloco de bucha 304.
[0032] Independentemente de como o membro de posicionamento lateral 310 e o membro de redução de atrito 312 estão posicionados dentro do bloco de bucha 304, um parafuso passante 320 pode ser posicionado através do membro de posicionamento lateral 310 e acoplado de forma rosqueada ao membro de armação 14 ou um suporte acoplado a ele. Inicialmente, o parafuso 320 pode estar em uma configuração folgada onde o parafuso 320 não provê uma carga substancial comprimindo o membro de posicionamento lateral 310 contra o membro de armação 14 de modo que o membro de posicionamento lateral 310 possa ser rotacionado em relação ao membro de armação 14. Em Nesta configuração folgada, o membro de posicionamento lateral 310 pode ser rotacionado para mover o braço pivô 302 em uma direção lateral 204 à medida que a seção rosqueada 308a do membro de posição lateral 310 engata a seção rosqueada 308b do bloco de bucha 304. O membro de posicionamento lateral 310 pode não se mover substancialmente na direção lateral 204 porque uma cabeça do parafuso 320 pode impedir o movimento axial em uma primeira direção, enquanto o contato com o membro de armação 14 impede o movimento axial substancial em uma segunda direção. Dessa forma, na configuração folgada, o parafuso 320 pode não comprimir substancialmente o membro de posicionamento lateral 310 contra o membro de armação 14, mas ainda impedir que o membro de posicionamento lateral 310 se mova substancialmente para longe do membro de armação 14. Em outras palavras, na configuração folgada a rotação do membro de posicionamento lateral 310 move o braço pivô 302 em qualquer direção lateral 204, dependendo da direção de rotação do membro de posicionamento lateral 310.
[0033] Em um aspecto desta descrição, o membro de posicionamento lateral 310 pode ter um receptor de acoplador 322 ao longo de uma porção distal do membro de armação 14. O receptor de acoplador 322 pode se estender pelo menos parcialmente para fora do bloco de bucha 304 e ter uma superfície que é usinada para ser engatável por uma ferramenta para girar o membro de posicionamento lateral 310. Em um exemplo, o receptor de acoplador 322 tem uma seção transversal quadrada. Em outro exemplo, o receptor de acoplador 322 tem uma seção transversal hexagonal. Ainda em outro exemplo, o receptor de acoplador 322 tem fendas definidas nele que podem ser engatadas por uma ferramenta correspondente.
[0034] Uma vez que o braço pivô 302 está devidamente posicionado na direção lateral 204 girando o membro de posicionamento lateral 310, o parafuso passante 320 pode ser ainda mais apertado em uma posição segura. Na posição segura, o parafuso passante 320 pode comprimir substancialmente o membro de posicionamento lateral 310 contra o membro de armação 14, ou arruelas entre eles, para impedir a rotação do membro de posicionamento lateral 310 em relação ao membro de armação 14. Na posição segura, a posição lateral do braço pivô 302 pode ser substancialmente fixada para garantir que a roda calibradora de profundidade correspondente 32 fique posicionada corretamente ao longo do disco abridor 30.
[0035] Embora o membro de posicionamento lateral 310 ilustrado no presente documento tenha a seção rosqueada 308a posicionada entre as buchas 314, 316, em uma modalidade alternativa contemplada no presente documento, as roscas podem estar em uma extremidade ou na outra com uma única seção longa de superfícies cilíndricas lisas opostas a seção rosqueada para receber o membro de redução de atrito. Nesta modalidade, pode haver um membro de redução de atrito longo ou duas buchas de desgaste pequenas com uma vedação em cada lado da bucha ou par de buchas.
[0036] Com referência agora às Figs. 4a-4c, outra modalidade de um conjunto de braço pivô 400 é ilustrada. O conjunto de braço pivô 400 pode ter um braço pivô 402 tendo uma segunda extremidade configurada para ser acoplada à roda calibradora de profundidade 32 e ser móvel na direção lateral 204 em relação ao membro de armação 14 para ser posicionado adequadamente adjacente a um disco abridor 30. Esta modalidade do conjunto de braço pivô 400 tem um membro de posicionamento lateral 410 na forma de um suporte de rolamento 466 tendo uma seção rosqueada 408a acoplada de forma rosqueada a uma seção rosqueada 408b de um bloco de bucha 404. O suporte de rolamento 466 pode ser posicionado pelo menos parcialmente dentro de um furo passante definido no bloco de bucha 404 e ser acoplado de forma rosqueada ao mesmo ao longo da seção rosqueada 408. O suporte de rolamento 466 pode ter uma virola no lado da armação 450 que se estende radialmente para dentro para atuar como um batente para um membro de redução de atrito 412. Um ou mais espaçadores 454 podem ser posicionados entre o membro de armação 14 e o suporte de rolamento 466 para espaçar parcialmente o suporte de rolamento 466 do mesmo.
[0037] O suporte de rolamento 466 pode ser acoplado de forma rosqueada ao bloco de bucha 404, de modo que a rotação do suporte de rolamento 466 em relação ao bloco de bucha 404 permita o movimento do braço pivô 402 na direção lateral 204, dependendo da direção de rotação do suporte de rolamento 466. Dessa forma, em um aspecto desta descrição, o braço pivô 402 é ajustável na direção lateral 204 girando o suporte de rolamento 466 em relação ao bloco de bucha 404.
[0038] O suporte de rolamento 466 pode ser dimensionado para posicionar um membro de redução de atrito 412 no mesmo. O membro de redução de atrito 412 pode ser um conjunto de rolamento tendo uma pista radialmente interna 462 e uma pista radialmente externa 464 juntamente com uma pluralidade de roletes entre elas. O conjunto de rolamento pode ser configurado para ser um conjunto de rolamento vedado ou não vedado que não requer aplicação rotineira de graxa ou óleo. Dessa forma, uma vez que o membro de redução de atrito 412 é posicionado dentro do membro de posicionamento lateral 410, o membro de redução de atrito 412 pode ser substancialmente sem manutenção, sem exigir aplicação rotineira de óleo, graxa ou qualquer outro fluido ou material para a vida útil prevista do conjunto de braço pivô 400.
[0039] O suporte de rolamento 466 pode definir parcialmente uma cavidade cilíndrica com um diâmetro interno dimensionado para corresponder ao diâmetro externo da pista externa 464 do membro de redução de atrito 412. Adicionalmente, a pista interna 462 do membro de redução de atrito 412 pode ser dimensionada para permitir que um parafuso passante 420 seja posicionado ali. Adicionalmente, a cavidade cilíndrica do suporte de rolamento 466 pode ter uma ranhura anular dimensionada para receber parcialmente um anel de pressão 452 na mesma. O anel de pressão 452 pode ser posicionado dentro da cavidade cilíndrica do suporte de rolamento 466 de maneira a impedir substancialmente que a pista externa 464 do membro de redução de atrito 412 deslize para fora do suporte de rolamento 466 uma vez posicionado no mesmo com o anel de pressão 452 no lugar.
[0040] O suporte de rolamento 466 e o membro de redução de atrito 412 podem ser acoplados um ao outro de modo que o parafuso passante 420 possa ser acoplado de forma rosqueada ao membro de armação 14 ou um suporte do mesmo para comprimir a pista interna 462 do membro de redução de atrito 412 contra o membro de armação 14 através do espaçador 454 posicionado axialmente entre a pista interna 462 e o membro de armação 14. Uma vez que o parafuso passante 420 esteja adequadamente acoplado ao membro de armação 14, o suporte de rolamento 466 pode ser substancialmente impedido de se mover na direção lateral 204 para fora do membro de armação 14.
[0041] Entretanto, apenas a pista interna 462 do membro de redução de atrito 412 é rotacionalmente fixada ao membro de armação 14. A pista externa 464 do membro de redução de atrito 412 pode ser livre para girar em torno de um eixo 456 por meio dos roletes. Dessa forma, mesmo quando o parafuso passante 420 é devidamente apertado no membro de armação 14, o suporte de rolamento 466 pode girar em torno do eixo 456 para alterar a posição do braço pivô 402 em qualquer direção lateral 204.
[0042] Para facilitar a rotação do suporte de rolamento 466, um receptor de acoplador 422 pode ser definido em uma extremidade distal do suporte de rolamento 466 em relação ao membro de armação 14. O receptor de acoplador 422 pode ser dimensionado para corresponder a uma ferramenta de acoplamento para girar o suporte de rolamento 466 em relação ao braço pivô 402 para ajustar o braço pivô 402 em qualquer direção lateral 204. O receptor de acoplador 422 pode se estender pelo menos parcialmente para fora do bloco de bucha 404 e ter uma superfície que é usinada para ser engatável por uma ferramenta para girar o suporte de rolamento 466. Em um exemplo, o receptor de acoplador 422 tem uma seção transversal quadrada. Em outro exemplo, o receptor de acoplador 422 tem uma seção transversal hexagonal. Ainda em outro exemplo, o receptor de acoplador 422 tem fendas definidas nele que podem ser engatadas por uma ferramenta correspondente.
[0043] Independentemente disso, uma vez que a posição lateral do braço pivô 402 é alcançada de modo que a roda calibradora de profundidade 32 esteja adequadamente posicionada adjacente ao disco abridor 30, um componente de aperto 458 no bloco de bucha 404 pode ser engatado para apertar o suporte de rolamento 466 dentro do bloco de bucha 404 para impedir substancialmente rotação relativa adicional. O componente de aperto 458 pode ser um parafuso posicionado transversalmente através de uma folga longitudinal 460 definida no bloco de bucha 404. A folga longitudinal 460 pode ser uma folga expansível ao longo do bloco de bucha 404 que permite que o bloco de bucha 404 comprima seletivamente o suporte de rolamento 466 nele quando um torque suficiente é aplicado ao componente de aperto 458. Quando o componente de aperto 458 é liberado, o bloco de bucha pode não comprimir substancialmente o suporte de rolamento 466 no mesmo e o suporte de rolamento 466 pode girar seletivamente no mesmo. Entretanto, quando o componente de aperto 458 é engatado, a folga longitudinal 460 pode fechar ligeiramente, permitindo que o bloco de bucha 404 se comprima contra o suporte de rolamento 466 e impeça substancialmente a rotação relativa do suporte de rolamento 466 em relação ao bloco de bucha 404.
[0044] Durante montagem do conjunto de braço pivô 400, o membro de redução de atrito 412 pode ser pressionado ou de outra forma posicionado dentro da cavidade cilíndrica do suporte de rolamento 466 até que a pista externa 464 esteja perto da virola do lado da armação 450, de modo que o anel de pressão 452 pode ser posicionado pelo menos parcialmente na cavidade anular do suporte de rolamento 466. Uma vez que o anel de pressão 452 é acoplado ao suporte de rolamento 466, o membro de redução de atrito 412 é travado entre o anel de pressão 452 e a virola no lado da armação 450 do suporte de rolamento 466. Em seguida, o suporte de rolamento 466 pode ser acoplado de forma rosqueada à seção rosqueada 408b do bloco de bucha 404 enquanto o componente de aperto 458 está em uma configuração não comprimida. O parafuso passante 420 pode ser posicionado através da pista interna 462 do membro de redução de atrito 412 de modo que a cabeça do parafuso passante 420 entre em contato com uma extremidade distal da pista interna 462 ou uma arruela entre eles. Nesta configuração, o parafuso passante 420 pode estender-se parcialmente para fora da virola no lado da armação 450 e o espaçador 454 pode ser posicionado no mesmo. O parafuso passante 420 pode então ser acoplado de forma rosqueada ao membro de armação 14 ou um suporte do mesmo em que o parafuso passante 420 comprime a pista interna 462 do membro de redução de atrito 412 entre a cabeça do parafuso passante 420 em um lado e o espaçador 454 e membro de armação 14 no outro. Nesta configuração, a pista interna 462 do membro de redução de atrito é travada rotacionalmente em relação ao membro de armação 14, enquanto a pista externa 464 está livre para girar em relação à pista interna 462 e ao membro de armação 14. Em uma modalidade considerada no presente documento, uma arruela também pode ser posicionada entre a cabeça do parafuso passante 420 e a pista interna 462 antes do parafuso passante 420 ser acoplado ao membro de armação 14.
[0045] Com a pista interna 462 do membro de redução de atrito 412 acoplada ao membro de armação 14, um usuário pode usar uma ferramenta de acoplamento para engatar o receptor de acoplador 422 para girar o suporte de rolamento 466 em uma primeira direção ou uma segunda direção para assim mover o braço pivô 402 em qualquer direção lateral 204 à medida que as seções rosqueadas 408 do bloco de bucha 404 e o suporte de rolamento 466 engatam um ao outro. Uma vez que a posição lateral desejada do braço pivô 402 é alcançada, o componente de aperto 458 pode ser engatado para prover uma força de aperto no bloco de bucha 404 ao longo da folga longitudinal 460 para apertar o suporte de rolamento 466 no bloco de bucha 404. Nesta configuração , o suporte de rolamento 466 pode não mais girar em relação ao braço pivô 402 e a posição lateral do braço pivô 402 é substancialmente travada na posição selecionada. Uma vez que a posição lateral do braço pivô 402 é travada, o braço pivô 402 ainda pode pivotar em relação ao parafuso passante 420 por meio do membro de redução de atrito 412. Entretanto, a posição lateral do braço pivô 402 e a roda calibradora de profundidade 32 acoplada a ele , é substancialmente fixo para garantir que o espaçamento na direção lateral 204 entre a roda calibradora de profundidade 32 e o disco abridor 30 não mude substancialmente durante o uso.
[0046] Em um aspecto do conjunto de braço pivô 400, o posicionamento do braço pivô 402 na direção lateral 204 pode ser alterado enquanto o parafuso passante 420 permanece em uma configuração acoplada comprimindo a pista interna 462 do membro de redução de atrito 412 no membro de armação 14. Para ajustar o braço pivô 402 em qualquer direção lateral 204, o componente de aperto 458 pode ser afrouxado para permitir que o suporte de rolamento 466 gire em relação ao bloco de bucha 404. A rotação do suporte de rolamento 466 engata a seção rosqueada 408 entre o suporte de rolamento 466 e o bloco de bucha 404 para progredir de forma rosqueada o braço pivô 402 em qualquer direção lateral 204, dependendo da direção de rotação do suporte de rolamento 466. Uma vez que a posição lateral desejada é alcançada, o componente de aperto 458 pode ser engatado para prover uma carga de aperto no suporte de rolamento 466 com o bloco de bucha 404 para impedir substancialmente a rotação adicional do suporte de rolamento 466 em relação ao bloco de bucha 404. Isso bloqueia substancialmente a posição lateral do braço pivô 402.
[0047] Com referência agora às Figs. 5a-5c, outra modalidade de um conjunto de braço pivô 500 é ilustrada. Nesta modalidade, um membro de posicionamento lateral 510 também pode estar na forma de um suporte de rolamento 566 e pode funcionar substancialmente da mesma maneira discutida no presente documento para o membro de posicionamento lateral 410 e suporte de rolamento 466, exceto que pode ser impedido de girar em relação ao bloco de bucha 504 com uma contraporca 550 em vez de usar um componente de aperto 458. Dessa forma, o suporte de rolamento 566 pode alojar o membro de redução de atrito 412 e ser acoplado de forma rosqueada ao bloco de bucha 504 substancialmente da mesma maneira que o suporte de rolamento 466. Adicionalmente, o suporte de rolamento 566 pode ter um receptor de acoplador semelhante 422 configurado para ser recebido por uma ferramenta para girar seletivamente o suporte de rolamento 566 em relação ao bloco de bucha 504. Ainda mais, o suporte de rolamento 566 pode ser acoplado ao membro de armação 14 usando substancialmente o mesmo parafuso passante 420 e relação correspondente do parafuso passante 420 e o membro de redução de atrito 412 como discutido no presente documento para as Figs. 4a-4c.
[0048] O suporte de rolamento 566 difere substancialmente do suporte de rolamento 466 apenas na maneira como a rotação relativa do suporte de rolamento 566 e do bloco de bucha 504 é impedida. Mais especificamente, o suporte de rolamento 566 pode ter uma seção rosqueada exposta 552 que se estende distalmente para longe do bloco de bucha 504 quando o suporte de rolamento 566 é posicionado no mesmo. A seção rosqueada exposta 552 pode ser uma extensão da seção rosqueada 408a do suporte de rolamento 566 ou um padrão de rosca separado. Independentemente disso, a seção rosqueada exposta 552 pode ser engatada de forma rosqueada com a contraporca 550 para travar seletivamente o suporte de rolamento 566 no bloco de bucha 504. Mais especificamente, a contraporca 550 pode ter uma superfície radialmente interna que tem um padrão de rosca que corresponde à seção rosqueada exposta 552 do suporte de rolamento 566. Uma vez que o braço pivô 502 esteja na posição lateral desejada, a contraporca 550 pode ser acoplada de forma rosqueada à seção rosqueada 552 do suporte de rolamento 566 até que entre em contato com o bloco de bucha 504 ou uma ou mais arruelas intermediárias. A contraporca 550 pode ser apertada na seção rosqueada exposta 552 com torque suficiente para pressionar contra o bloco de bucha 504 para, assim, impedir a rotação do suporte de rolamento 566 em relação ao bloco de bucha 504 e travar substancialmente a posição lateral do braço pivô 502 em relação ao membro de armação 14.
[0049] Embora esta descrição tenha sido descrita em relação a pelo menos uma modalidade, a presente descrição pode ser adicionalmente modificada dentro do espírito e escopo desta descrição. Este pedido destina- se, portanto, a cobrir quaisquer variações, usos ou adaptações da descrição usando seus princípios gerais. Adicionalmente, este pedido destina-se a cobrir tais desvios da presente descrição conforme prática conhecida ou habitual na técnica a que esta descrição diz respeito e que caia dentro dos limites das reivindicações anexas.

Claims (11)

1. Conjunto de braço pivô (300, 400, 500) para uma máquina agrícola, caracterizadopelo fato de que compreende: um braço pivô (302, 402, 502) tendo um bloco de bucha (304, 404, 504) em uma primeira extremidade e configurado para ser acoplado a uma roda calibradora de profundidade (32) em uma segunda extremidade; um membro de posicionamento lateral (310, 410, 510) configurado para ser acoplado seletivamente ao bloco de bucha (304, 404, 504) para prover ajuste lateral do braço pivô (302, 402, 502); um parafuso passante (320, 420) configurado para acoplar seletivamente o membro de posicionamento lateral (310, 410, 510) a uma armação (14); e um membro de redução de atrito (312, 412) posicionado entre o bloco de bucha (304, 404, 504) e o parafuso passante (320, 420); em que o membro de redução de atrito (312, 412) permite o movimento pivô do braço pivô (302) em relação ao parafuso passante (320, 420) sem requerer uma aplicação rotineira de graxa.
2. Conjunto de braço pivô de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o membro de redução de atrito (312) compreende uma bucha (314, 316) posicionada entre uma superfície radialmente interna do bloco de bucha (304) e uma superfície radialmente externa do membro de posicionamento lateral (310).
3. Conjunto de braço pivô de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o membro de redução de atrito (312) compreende uma primeira bucha (314) e uma segunda bucha (316), cada uma posicionada entre uma superfície radialmente interna do bloco de bucha (304) e uma superfície radialmente externa do membro de posicionamento lateral (310).
4. Conjunto de braço pivô de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma seção rosqueada (308), em que o bloco de bucha (304) é acoplado de forma rosqueada ao membro de posicionamento lateral (310) para prover deslocamento lateral do braço pivô (302), em que a primeira bucha (314) está posicionada em um primeiro lado da seção rosqueada (308) e a segunda bucha (316) está posicionada em um segundo lado da seção rosqueada (308).
5. Conjunto de braço pivô de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente pelo menos uma vedação (318) posicionada entre o bloco de bucha (304) e o membro de posicionamento lateral (310) para impedir que detritos entrem em contato com a primeira ou segunda bucha (314, 316) .
6. Conjunto de braço pivô de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro de posicionamento lateral (410) compreende um suporte de rolamento (466, 566) acoplado de forma rosqueada ao bloco de bucha (404, 504), em que a rotação do suporte de rolamento (466, 566) em relação ao bloco de bucha (404, 504) provê o ajuste lateral do braço pivô (402, 502).
7. Conjunto de braço pivô de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o membro de redução de atrito (412) compreende um conjunto de rolamento posicionado radialmente entre o suporte de rolamento (466) e o parafuso passante (420).
8. Conjunto de braço pivô de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um anel de pressão (452) fixando seletivamente uma posição axial do conjunto de rolamento dentro do suporte de rolamento (466).
9. Conjunto de braço pivô de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o suporte de rolamento (466, 566) define um receptor de acoplador (422) em uma primeira extremidade, em que o receptor de acoplador (422) se estende além do bloco de bucha (404, 504) e é configurado para prover uma localização para uma ferramenta de acoplamento girar seletivamente o suporte de rolamento (466, 566) em relação ao bloco de bucha (404).
10. Conjunto de braço pivô de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o bloco de bucha (404) compreende uma folga longitudinal (460) e um componente de aperto (458), em que o componente de aperto (458) aplica seletivamente uma força de aperto ao suporte de rolamento (466) através do bloco de bucha (404) para impedir substancialmente que o suporte de rolamento (466) se mova em relação ao bloco de bucha (404) quando o componente de aperto (458) aplica a força de aperto.
11. Conjunto de braço pivô de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o suporte de rolamento (566) compreende uma seção rosqueada exposta (552) configurada para se estender para fora do bloco de bucha (504), em que uma contraporca (550) é acoplável de forma rosqueada à seção rosqueada exposta (552) para impedir seletivamente que o suporte de rolamento (566) se mova em relação ao bloco de bucha (504).
BR102023010427-4A 2022-08-30 2023-05-29 Conjunto de braço pivô para uma máquina agrícola BR102023010427A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US17/898,744 2022-08-30
US17/898,744 US20240065133A1 (en) 2022-08-30 2022-08-30 Greaseless gauge wheel arm assembly

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102023010427A2 true BR102023010427A2 (pt) 2024-03-12

Family

ID=87047946

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102023010427-4A BR102023010427A2 (pt) 2022-08-30 2023-05-29 Conjunto de braço pivô para uma máquina agrícola

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20240065133A1 (pt)
EP (1) EP4331335A1 (pt)
AU (1) AU2023208165A1 (pt)
BR (1) BR102023010427A2 (pt)
CA (1) CA3206190A1 (pt)

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5904107A (en) * 1994-01-03 1999-05-18 Kester; Philip C. Apparatus for reducing the effects of wear within seed planter gauge wheel hub assemblies
US10154621B2 (en) * 2016-01-15 2018-12-18 Shoup Manufacturing Co., Inc. Free-floating laterally adustable gauge wheel arm
CA2995051C (en) * 2017-02-14 2020-11-10 Harvest International, Inc. Greaseless bushing for agricultural row unit
US11357161B2 (en) * 2018-12-07 2022-06-14 Harvest International, Inc. Gauge wheel arm with split end and threaded bore

Also Published As

Publication number Publication date
CA3206190A1 (en) 2024-02-29
EP4331335A1 (en) 2024-03-06
US20240065133A1 (en) 2024-02-29
AU2023208165A1 (en) 2024-03-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5904107A (en) Apparatus for reducing the effects of wear within seed planter gauge wheel hub assemblies
US6321667B1 (en) Adjustable gauge wheel for a planter
US8235134B2 (en) Packing pressure adjustment assembly for a ground opener unit
BRPI1100074A2 (pt) embuchamento para montar um elemento em um suporte, conjunto de embuchamento, e, unidade de fileira
CA3057805C (en) Agricultural planter having tapered bearings on row unit mounting bracket
BR102023010427A2 (pt) Conjunto de braço pivô para uma máquina agrícola
US20170156253A1 (en) Mounting structure for mounting gauge wheel assembly to implement
AU2019261753B2 (en) Greaseless bushing for agricultural row unit
WO2014085887A1 (pt) Eixo bipartido, conjunto eixo-cubo e uso dos mesmos
US4136746A (en) Bearing assembly for farm implements incorporating rotatable discs
DE1602760A1 (de) Bohrstangeneinsatz zum verstellbaren Halten eines Werkzeuges in gewaehlten Stellungenin einer Bohrstange
BRPI0710428B1 (pt) Rod divided from a lock
CA3122150C (en) Gauge wheel arm with split end and threaded bore
DE3117536A1 (de) Saescharanordnung fuer drillmaschinen oder gdl.
BR102023021634A2 (pt) Sistema de junta para montagem dos corpos de semeadura em semente agrícola
US1024208A (en) Planter.
EP0043581B1 (de) Schmiermittelvorrichtung für ein Lager
EP1085801B1 (en) A fully mounted plough arrangement
US1325086A (en) Boxaby
US20190307053A1 (en) Depth adjustment assembly for a seed planting unit of an agricultural implement
BR102018005601B1 (pt) Conjunto de bucha sem lubrificante para unidade de linha agrícola
US777487A (en) Disk drill.
BR102018005601A2 (pt) Conjunto de bucha sem lubrificante para unidade de linha agrícola
BRMU9103176Y1 (pt) Unidade de fileira
DE1099483B (de) Bohrstrang-Klappenventil

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]