BR102023008021A2 - Baia de parto de leitões para uma baia de parto em grupo de leitões, bem como a referida baia de parto em grupo de leitões - Google Patents

Baia de parto de leitões para uma baia de parto em grupo de leitões, bem como a referida baia de parto em grupo de leitões Download PDF

Info

Publication number
BR102023008021A2
BR102023008021A2 BR102023008021-9A BR102023008021A BR102023008021A2 BR 102023008021 A2 BR102023008021 A2 BR 102023008021A2 BR 102023008021 A BR102023008021 A BR 102023008021A BR 102023008021 A2 BR102023008021 A2 BR 102023008021A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
piglet
rear door
farrowing pen
farrowing
fact
Prior art date
Application number
BR102023008021-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Andre Appel
Daniel Behrens
Stefan Gaeckle
Birgit Hinrichs
Original Assignee
Big Dutchman International Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Big Dutchman International Gmbh filed Critical Big Dutchman International Gmbh
Publication of BR102023008021A2 publication Critical patent/BR102023008021A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K1/00Housing animals; Equipment therefor
    • A01K1/02Pigsties; Dog-kennels; Rabbit-hutches or the like
    • A01K1/0218Farrowing or weaning crates
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K1/00Housing animals; Equipment therefor
    • A01K1/0088Animal shelters especially adapted for keeping young cattle, i.e. calves

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Housing For Livestock And Birds (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a uma baia de parto de leitões (4) para uma baia de parto em grupo de leitões com um dispositivo de proteção para leitões (8), disposto na baia de parto de leitões, sendo que o dispositivo de proteção para leitões (8) compreende: uma primeira parte lateral (10), uma segunda parte lateral (12), que está disposta de modo substancialmente paralelo à primeira parte lateral (10) e está distanciada dela, de tal modo que a primeira e a segunda parte lateral (10, 12) limitam lateralmente um espaço de alojamento (14) para uma porca, um elemento de porta traseiro (16, 22), que pode ser movido para uma posição fechada e para uma posição aberta e que, na posição fechada, limita, pelo lado traseiro, o espaço de alojamento (14) e, na posição aberta, libera um acesso traseiro para o espaço de alojamento (14). De acordo com a invenção, é proposto que a baia de parto de leitões (4) seja configurada para que a porca possa ingressar automaticamente no espaço de alojamento (14) do dispositivo de proteção para leitões (8) e/ou deixar o mesmo, sendo que o elemento de porta (16, 22) traseiro é transferido pela porca para a posição fechada, quando a porca ingressa no dispositivo de proteção para leitões (8).

Description

[0001] A invenção refere-se a uma baia de parto de leitões para uma baia de parto em grupo de leitões, com um dispositivo de proteção para os leitões disposto na baia de parto de leitões, sendo que o dispositivo de proteção para os leitões compreende uma primeira parte lateral, uma segunda parte lateral, que está disposta paralelamente à primeira parte lateral e está distanciada da mesma de tal modo que a primeira e a segunda parte lateral limitam, lateralmente, um espaço de alojamento para uma porca, e um elemento de porta traseiro, que pode ser movido para uma posição aberta, que, na posição fechada, limita o lado traseiro do espaço de alojamento e, na posição aberta, libera um acesso traseiro ao espaço de alojamento.
[0002] Essas baias de parto de leitões, também designadas como caixas de ninhadas, com um dispositivo de proteção para os leitões, são conhecidas do estado da técnica. Dispositivos de proteção para os leitões são usados, particularmente, no contexto da criação de suínos, para apoiar o animal materno, também designado como porca, durante o processo de parto. O processo de parto também é designado, no suíno, como parto de leitões. Além disso, dispositivos de proteção de leitões, satisfazem a finalidade de proteger os leitões recém-nascidos contra uma ação mecânica, particularmente, um aperto pela porca.
[0003] Do estado da técnica, são conhecidas baias de parto de leitões, que apresentam um cesto de proteção para os leitões formado por partes laterais e outros componentes de construção anexa, que define um espaço de alojamento para a porca e que é acessível através de um elemento de porta, disposto, na maioria das vezes, no lado traseiro. Esses dispositivos de proteção para os leitões são conhecidos, por exemplo, dos documentos DE 20 2021 002 592 U1, bem como DE 20 2016 006 889 U1 ou também EP 2 698 059 B1. Nessas baias de parto de leitões conhecidas, o elemento de porta traseiro do dispositivo de proteção para os leitões é fechado ou aberto manualmente por um operador. Além disso, são conhecidas baias de espera de cobertura com função autobloqueadora, por exemplo, a LD-Box do fabricante ACO FUNKI.
[0004] Embora o estado da técnica tenha se comprovado basicamente, ainda existe espaço para aperfeiçoamentos. Particularmente, no uso de baias de parto de leitões com dispositivo de proteção para leitões, mostrou-se que, para o caso de uma porca entrar no dispositivo de proteção para leitões ou na baia de parto de leitões através da porta traseira aberta, outras porcas, que se encontram em um espaço de movimento da baia de grupos de partos de leitões, mostram um comportamento de curiosidade ou territorial, de tal modo que elas entram em contato ou em interação com a porca que entrou no dispositivo de proteção para os leitões, o que pode significar um estresse e inquietação indesejável para a porca que entrou no dispositivo de proteção para os leitões. Para evitar isso, é conhecido abrir ou fechar manualmente elementos de porta, o que, no entanto, apresenta uma complexidade adicional.
[0005] Além disso, também são conhecidos sistemas autobloqueadores, nos quais a porta é bloqueada depois da entrada da porca. No entanto, mostra-se desvantajoso, nesse caso, que a entrada apenas temporária no dispositivo de proteção para leitões não seja possível, uma vez que, depois da entrada, a porta é bloqueada. Em outras palavras, se a porca tiver se movido para dentro do dispositivo de proteção para leitões, ela não consegue mais sair dele por sua própria força.
[0006] Diante desse plano de fundo, a invenção tinha por base a tarefa de aperfeiçoar uma baia de parto de leitões, do tipo citado inicialmente, no sentido de que as desvantagens encontradas no estado da técnica sejam eliminadas do modo mais extensível possível, sendo que deve ser dispensada o mais amplamente possível uma ação de manobra por empregados.
[0007] De acordo com a invenção, a tarefa em uma baia de parto de leitões do tipo citado inicialmente é solucionada pelo fato de que a baia de parto está configurada para que a porca possa ingressar e/ou deixar o espaço de alojamento do dispositivo de proteção para os leitões automaticamente, sendo que o elemento de porta traseiro é levado pela porca para a posição fechada quando a porca ingressa no dispositivo de proteção para os leitões.
[0008] Dessa maneira, pelo elemento de porta traseiro fechado, outros animais, que se encontram na região de um espaço de movimento da baia de parto em grupo de leitões, são impedidos de causar dificuldade ou perturbação à porca, que se encontra no dispositivo de proteção para os leitões. Ao mesmo tempo, a porca, para o caso de o elemento de porta traseiro não estar bloqueado, pode deixar o dispositivo de proteção para os leitões à vontade.
[0009] A disposição, de acordo com a invenção, também tem a vantagem de que a segurança ocupacional do pessoal operacional é aperfeiçoada e, ao mesmo tempo, são necessárias menos atividades manuais, porque a porca não mais precisa mais ser fixada manualmente. A porca, além disso, pode parir e amamentar sem perturbação, sendo que o dispositivo de proteção para os leitões serve, de maneira em si conhecida, como barreira de proteção contra ação mecânica indesejável sobre os leitões pela porca.
[00010] A invenção é aperfeiçoada pelo fato de que o elemento de porta traseiro na posição aberta se estende na direção de um espaço de movimento, disposto de modo adjacente ao dispositivo de proteção para os leitões, sendo que, adjacente à posição aberta do elemento de porta traseiro, está disposto um dispositivo de proteção, particularmente, um estribo de proteção. Esse dispositivo de proteção, ou estribo de proteção, impede que o elemento de porta traseiro, no estado aberto, seja indesejavelmente fechado por pressão pelas porcas na região de movimento. Além disso, o dispositivo de proteção põe à disposição uma proteção mecânica para leitões, que se encontram no espaço de movimento.
[00011] De preferência, o dispositivo de proteção para os leitões compreende, ainda, um dispositivo de bloqueio, que pode ser levado a uma posição de movimento e a uma posição de bloqueio, sendo que o dispositivo de bloqueio bloqueia o elemento de porta traseiro na posição de bloqueio, depois da entrada da porca no espaço de alojamento, e o elemento de porta traseiro, na posição de movimento, pode ser aberto pela porca, que se encontra no espaço de alojamento. Dessa maneira, também é possibilitado que a porca possa se mover livremente para dentro do dispositivo de proteção para os leitões e para fora do mesmo, quando o dispositivo de bloqueio se encontra na posição de movimento ou então a porca, depois do ingresso no dispositivo de proteção para os leitões, é retida por bloqueio dos elementos de porta traseiros no dispositivo de proteção para leitões. Desse modo, é obtido que o dispositivo de proteção para leitões pode ser usado para uma pluralidade de cenários e o gasto com pessoal de serviços é reduzido. Em outras palavras, pode ser concedida à porca, tanto uma mobilidade livre, como também ser obtido sem intervenção manual, que a porca, de certo modo, se captura ela própria no dispositivo de proteção para leitões, quando isso é desejado.
[00012] De acordo com uma modalidade preferida, a baia de parto de leitões apresenta, de modo adjacente a pelo menos uma parte lateral do dispositivo de proteção para leitões, particularmente aos dois lados laterais do dispositivo de proteção para leitões, um espaço de movimento dos leitões, que está formado, particularmente, de acordo com um ninho de leitões. Uma baia de parto de leitões desse tipo também é designada como caixa de ninhadas. O espaço de movimento dos leitões serve como espaço de retorno para os leitões. Desse modo, fica assegurado que, durante a fase de nascimento, o espaço de movimento dos leitões ou o ninho de leitões está disposto adjacente à porca, de modo que a porca pode entrar em contato direto com os leitões. De resto, também os leitões, em torno do período de nascimento e nos dias em que a porca está fixada no dispositivo de proteção para leitões, têm caminhos curtos entre as tetas da porca e o ninho de leitões, o que se mostrou como favorável à saúde.
[00013] Também, pela disposição diretamente adjacente do espaço de movimento dos leitões, ou ninho de leitões, ao dispositivo de proteção para leitões, na qual se encontra a porca, é obtido que podem ser realizados contatos corporais diretos com a porca, e, de resto, é evitado que os leitões se percam ou esfriem. O ninho de leitões é mantido livre de sujeira pela porca, uma vez que ela, quando está fixada no dispositivo de proteção para leitões, não tem possibilidade de transferir excrementos para a região do ou dos ninhos de leitões. Para o pessoal de serviços, resulta a vantagem de que tratamentos de leitões são facilitados quando a porca está fixada no dispositivo de proteção para leitões e os leitões se encontram nos espaços de movimento dos leitões. Devido à região de movimento limitado, os leitões podem ser capturados e agarrados facilmente.
[00014] De preferência, no espaço de alojamento, está disposto um elemento de manobra, que está configurado para ser levado por uma porca que está entrando no espaço de alojamento de uma posição fechada para uma posição aberta, sendo que o elemento de manobra está acoplado por meio de um dispositivo de acoplamento com um elemento de porta traseiro, de tal modo que um movimento do elemento de manobra causa um movimento do elemento de porta traseiro e vice- versa, sendo que o acoplamento está formado de tal modo que a posição aberta do elemento de porta traseiro corresponde à posição de porta fechada do elemento de manobra, e a posição fechada do elemento de porta traseiro corresponde à posição aberta do elemento de manobra. Pelo acoplamento do elemento de porta traseiro, por meio de um dispositivo de acoplamento com um elemento de manobra, que, de certo modo, é atendido por uma porca entrando no dispositivo de proteção para leitões, depois da entrada da porca no dispositivo de proteção para leitões e a manobra do elemento de manobra associada, o elemento de porta traseiro é fechado.
[00015] Pela abertura por pressão do elemento de porta traseiro pela porca, simultaneamente, o elemento de manobra é levado novamente para uma posição fechada, de modo que, na nova entrada de uma porca no dispositivo de proteção para leitões, pode ocorrer novamente um fechamento do elemento de porta traseiro. Isso oferece, para o pessoal de serviços, a vantagem de que é suprimido um fechamento e uma abertura de portas. O termo "posição aberta" significa, nesse caso, que um elemento de manobra ou elemento de porta não se coloca no caminho da porca na região do espaço de alojamento. O termo "posição fechada" significa que o elemento de manobra ou elemento de porta coloca-se no caminho da porca e, eventualmente, pode ser ativado por ela.
[00016] A invenção é aperfeiçoada pelo fato de que o elemento de porta traseiro é um primeiro elemento de porta traseiro e sendo que o dispositivo de proteção para os leitões apresenta um segundo elemento de porta traseiro, que está disposto adjacente ao primeiro elemento de porta traseiro e pode ser movido para uma posição fechada e para uma posição aberta, sendo que o primeiro elemento de porta traseiro, na posição fechada, limitam, em conjunto, o espaço de alojamento no lado traseiro e, na posição aberta, liberam o acesso no lado traseiro ao espaço de alojamento, sendo que o elemento de manobra é um primeiro elemento de manobra e o dispositivo de proteção para os leitões apresenta um segundo elemento de manobra, disposto na região do espaço de alojamento, que também está configurado para ser levado de uma posição fechada para uma posição aberta, por uma porca que está entrando no espaço de alojamento, sendo que o segundo elemento de manobra está acoplado por meio de um segundo dispositivo de acoplamento, de tal modo com o segundo elemento de porta no lado traseiro, que um movimento do segundo elemento de manobra causa um movimento do segundo elemento de porta no lado traseiro e vice- versa, sendo que o acoplamento está formado de tal modo que a posição aberta do segundo elemento de porta traseiro corresponde a uma posição fechada do segundo elemento de manobra, e a posição fechada do segundo elemento de porta traseiro corresponde à posição aberta do segundo elemento de manobra. Pelo uso de dois elementos de manobra, bem como de dois elementos de porta, é obtido que a região de movimento ou de giro dos elementos de porta e elementos de manobra resulta menor, em comparação com soluções com apenas um elemento de porta. Dessa maneira, o espaço de instalação do dispositivo de proteção para leitões pode ser reduzido e, aliás, as forças necessárias para manobra dos elementos de porta, que devem ser aplicadas por uma porca, que está entrando ou saindo, podem ser reduzidas.
[00017] De acordo com uma modalidade preferida, o segundo elemento de manobra está disposto adjacente ao primeiro elemento de manobra. Desse modo, fica assegurado que tanto os elementos de manobra como também os elementos de porta traseiros são manobrados de forma igual e simultânea, quando a porca entra em contato com os elementos de manobra.
[00018] De acordo com uma modalidade preferida, o primeiro elemento de manobra está formado como elemento de manobra para elemento de porta, que, na posição aberta, estende-se de modo substancialmente paralelo para a primeira parte lateral e, em uma posição fechada, particularmente, projeta-se no espaço de alojamento, substancialmente em ângulo reto para a segunda parte lateral. Dessa maneira, é obtido que os elementos de manobra, que estão formados como elementos de manobra de porta, podem ser manobrados de maneira simples pela porca, por exemplo, por suas regiões do ombro. Além disso, os elementos de manobra de porta estendem-se, depois da entrada da porca, sob manobra da mesma, substancialmente de modo paralelo às partes laterais, de modo que elas não afetam, de modo perturbador, nem a própria porca, nem os leitões e nem o pessoal de serviços.
[00019] A invenção é aperfeiçoada, ainda, pelo fato de que o primeiro dispositivo de acoplamento e/ou o segundo dispositivo de acoplamento apresenta um elemento de conexão, que conecta o elemento de manobra de porta com o elemento de porta traseiro. O elemento de conexão pode estar formado, por exemplo, como barra, que está conectada com os respectivos elementos de porta. De preferência, no respectivo elemento de porta está inserido um braço, com o qual o elemento de conexão está conectado de modo rotativo. De preferência, os elementos de porta estão dispostos adjacentes às partes laterais ou, alternativamente, diretamente conectadas com as mesmas, através de articulações.
[00020] A baia de parto de leitões é aperfeiçoada pelo fato de que ela apresenta uma borda de contenção, particularmente retangular, que está interrompida por pelo menos um elemento de porta traseiro do dispositivo de proteção para leitões, sendo que é posto à disposição ou bloqueado um acesso para a baia de parto de leitões, através do pelo menos um elemento de porta traseiro do dispositivo de proteção para leitões. Dessa maneira, não só a porca pode deixar o dispositivo de proteção de leitões e, portanto, a baia de parto de leitões através de um ou dois elementos de porta traseiros, mas também os leitões, que se encontram na baia de parto de leitões quando os elementos da porta estão abertos.
[00021] De acordo com uma modalidade alternativa preferida, atrás do dispositivo de proteção para leitões está formado um espaço de movimento de leitões posterior, sendo que lados inferiores dos elementos de porta traseiros estão afastados de uma base da baia de parto de leitões de tal modo que a porca é retida seguramente no dispositivo de proteção para leitões, e leitões abaixo dos elementos de porta traseiros podem mudar para o espaço de movimento de leitões posterior. Essa modalidade alternativa preferida tem como base o conhecimento de que, na prática, eventualmente, foi observado que leitões dentro do dispositivo de proteção para leitões são apertados entre a porca e os dispositivos de porta traseiros. Isso é impedido com segurança pela previsão de um espaço de movimento para leitões, para o qual os leitões, devido à distância dos elementos de porta traseiros para a base, podem mudar-se a qualquer tempo.
[00022] A invenção é aperfeiçoada pelo fato de que os elementos de porta traseiros, na posição aberta, estendem-se para dentro do espaço de movimento dos leitões. Desse modo, é evitado que porcas, que se encontram no espaço de movimento, fechem involuntariamente os elementos de porta traseiros. Com isso, também pode ser dispensado o uso de dispositivos de proteção, que se salientam no espaço de movimento por exemplo, de estribos de proteção. De preferência, o espaço de movimento para leitões posterior está conectado com o primeiro espaço de movimento para leitões e o segundo espaço de movimento para leitões, de tal modo que leitões podem mudar do espaço de movimento posterior para o primeiro e segundo espaço de movimento para leitões e vice-versa. Dessa maneira, os leitões podem mover-se em torno da porca por pelo menos três lados.
[00023] De acordo com uma modalidade preferida, os lados inferiores dos elementos de porta traseiros estão distanciados 15 cm até 20 cm da base da baia de parto de leitões em uma direção vertical. Uma faixa de distanciamento desse tipo mostrou-se como particularmente vantajosa, para garantir que a porca seja retida com segurança no dispositivo de proteção para leitões e, simultaneamente, os leitões abaixo dos elementos de porta traseiros podem mudar-se para o espaço de movimento de leitões posterior.
[00024] De acordo com uma modalidade preferida, entre o espaço de movimento para leitões posterior e um espaço de movimento adjacente à baia de parto de leitões, está disposto um elemento de separação, que está dimensionado de tal modo que a porca, que pode passar por cima do elemento de separação, e os leitões estão retidos dentro da baixa de parto de leitões. O elemento de separação tem, de preferência, uma altura de 15 até 20 cm. Dessa maneira, os leitões são impedidos de deixar a baia de parto de leitões na direção de um espaço de movimento, simultaneamente, no entanto, é possibilitado às porcas passar por cima do elemento de separação.
[00025] O elemento de separação apresenta, de preferência, uma altura de 15 até 20 cm. O elemento de separação está formado, de modo arredondado, de preferência, em seu lado superior, sendo que, particularmente, um tubo está disposto no lado superior no elemento de separação. Dessa maneira, o risco de ferimento para as porcas está minimizado. O elemento de separação está recebido de modo substituível em uma guia vertical. Dessa maneira, também é possível, por exemplo prever um elemento de separação com uma altura maior para uma baia de parto de leitões individual, quando as porcas se encontram, por exemplo, no espaço de movimento, de modo que, para uma baia de parto de leitões individual, quando, por exemplo, as porcas se encontram no espaço de movimento, de modo que, para uma baia de parto de leitões individual, pode ser evitado que porcas entrem na região do espaço de movimento de leitões posterior.
[00026] A invenção é aperfeiçoada pelo fato de que, na borda de contenção da baia de parto de leitões, está disposto, para o espaço de movimento, um elemento de porta, particularmente deslizamento dos leitões, que, em estado aberto, possibilita uma transição dos leitões da baia de parto de leitões para um espaço de movimento adjacente. Dessa maneira, pode ser posto à disposição dos leitões, de maneira simples, um acesso da baia de parto de leitões para o espaço de movimento.
[00027] De acordo com uma modalidade preferida, a primeira e a segunda parte lateral estão dispostas de modo estacionário, segundo a espécie de um cesto de proteção para os leitões. De acordo com uma modalidade alternativa preferida, o dispositivo de proteção para leitões apresenta, em um lado frontal, oposto aos elementos de porta traseiros, um painel de pressão, sendo que os elementos de porta de manobra estão dispostos adjacentes ao painel de pressão, de tal modo que uma porca move os elementos de porta de manobra, particularmente, com uma região do ombro, para a posição aberta, quando a porca se aproxima do painel de pressão. De preferência, a primeira parte lateral e/ou a segunda parte lateral estão formadas como parte lateral em forma de grade. Além disso, é preferido que a primeira e/ou a segunda parte lateral apresente um defletor de leitões.
[00028] De acordo com um aperfeiçoamento preferido, associar, a um primeiro espaço de movimento de leitões, um meio de aquecimento e, a um segundo espaço de movimento dos leitões, um segundo meio de aquecimento, sendo que os meios de aquecimento estão formados e configurados de tal modo que eles aquecem os espaços de movimento para leitões para temperaturas diferentes. Em outras palavras, podem ser criadas duas zonas climáticas diferentes, por exemplo, por um aquecimento do piso, coberturas e lâmpadas, à direita e à esquerda da porca, de modo que os leitões podem selecionar sua respectiva zona de bem-estar.
[00029] Em um outro aspecto, a invenção refere-se a uma baia de parto em grupo de leitões, com pelo menos duas baias de parto de leitões dispostas adjacentes uma à outra e um espaço de movimento disposto de modo adjacente às baias de parto de leitões. A invenção soluciona a tarefa designada inicialmente, com relação à baia de parto em grupos de leitões, pelo fato de que, pelo menos uma das baias de parto de leitões, particularmente, todas as baias de parto de leitões, estão formadas de acordo com um dos exemplos de modalidade acima. A baia de parto em grupo de leitões faz uso das mesmas vantagens e formas de modalidade preferidas, como o dispositivo de proteção para leitões e a baia de parto de leitões, de acordo com a invenção. A esse respeito, faz-se menção das modalidades acima e seu teor incluídos no presente.
[00030] Pela configuração, de acordo com a invenção, da baia de parto em grupo de leitões, é obtida uma série de outras vantagens. Por exemplo, quando uma porca e leitões se encontram em uma baia de parto de leitões e, por liberação do elemento de porta traseiro, é liberada uma chamada fase de movimento, então as respectivas porcas e leitões podem usar o espaço de movimento em comum. A esse respeito, as porcas, no espaço de movimento, podem andar vários passos em uma direção, sendo que, no total, o raio de movimento, em comparação com soluções conhecidas do estado da técnica, é nitidamente ampliado. As porcas também podem girar-se de modo correspondente e afastar-se para longe de fontes de calor, frequentemente dispostas nas baias de parto de leitões, de modo que a sensação de conforto dos animais pode ser aumentada.
[00031] Antes do processo de parto, é possível, além disso, que uma pluralidade de porcas passe a se conhecer na região do espaço de movimento. Assim, depois do parto dos leitões, elas não precisam realizar lutas ou menos lutas por precedência, quando, adicionalmente, também leitões se encontram no espaço de movimento. Além disso, é economizado, para as porcas, o estresse de transporte, pelo transporte necessário nos dispositivos conhecidos do estado da técnica, alguns dias depois do parto dos leitões. Para o pessoal de serviços, são suprimidos processos de perambular, que frequentemente são necessários nos dispositivos conhecidos do estado da técnica, para possibilitar às porcas um comportamento de socialização. Aliás, durante a fase do parto ou fase de tratamento, o espaço de movimento funciona, simultaneamente, como processo de controle. Assim, o espaço de movimento é usado duplamente. Além disso, apresenta-se a vantagem de que, para o caso de serem planejadas saídas na baia de parto em grupo de leitões, é necessário apenas um acesso para fora, que pode ser usado pelas porcas de uma pluralidade de baias de parto de leitões. Também baias de parto de leitões, que se encontram afastadas de uma parede externa do curral, podem, portanto, estar unidas a uma única saída.
[00032] A invenção é aperfeiçoada pelo fato de que uma pluralidade, particularmente todas as baias de parto de leitões, apresenta os dispositivos de bloqueio de acordo com o exemplo de modalidade mencionado acima, sendo que os dispositivos de bloqueio são manobrados através de um meio de manobra em comum. Assim, uma pluralidade de dispositivos de proteção para leitões pode ser ajustada conjuntamente para o modo de movimento ou modo de bloqueio. Contrariamente aos sistemas conhecidos do estado da técnica, as portas ou partes laterais de cada baia individual não precisam ser acionadas.
[00033] A invenção é descrita mais detalhadamente, a seguir, por meio de exemplos de modalidade, sob referência das Figuras anexas.
[00034] Nesse caso, mostram:
[00035] - Figura 1: um exemplo de modalidade de uma baia de parto em grupo de leitões, de acordo com a invenção, com duas baias de parto de leitões, e dispositivos de proteção para leitões em uma representação em perspectiva;
[00036] - Figura 2 e Figura 3: representação em seções ampliadas da baia de parto em grupo de leitões, de acordo com a Figura 1, de diferentes perspectivas;
[00037] - Figura 4: uma baia de parto em grupo de leitões com oito baias de parto para leitões em uma vista de cima;
[00038] - Figura 5: um exemplo de modalidade alternativa de uma baia de parto para leitões, em uma vista de cima;
[00039] - Figura 6: uma região da baia de parto para leitões, de acordo com a Figura 5, em uma representação em perspectiva.
[00040] As Figuras 1 a 3 mostram uma baia de parto em grupo para leitões 2. Na representação, de acordo com as Figuras 1 a 3, a baia de parto em grupo para leitões 2 apresenta duas baias de parto de leitões 4 dispostas de modo adjacente uma à outra. Adjacente às baias de parto de leitões 4, está disposto um espaço de movimento. A baia de parto de leitões apresenta uma borda de contenção retangular. A borda de contenção está interrompida por elementos de porta 16, 22 traseiros de um dispositivo de proteção para leitões 8. Um acesso à baia de parto de leitões 4 pelo espaço de movimento 6 é posto à disposição através dos elementos de porta 16, 22 traseiros do dispositivo de proteção para leitões 8 (tal como está mostrado nas Figuras 1 e 2) ou está bloqueado (tal como mostrado, por exemplo, na Figura 3).
[00041] O dispositivo de proteção para leitões 8 apresenta uma primeira parte lateral 10 e uma segunda parte lateral 12. A primeira parte lateral está disposta de modo substancialmente paralelo à segunda parte lateral 12 e distanciada da mesma, de tal modo que a primeira e a segunda parte lateral 10, 12 limitam um espaço de alojamento para uma porca. Os elementos de porta 16, 22 traseiros podem ser movidos para uma posição fechada ou uma posição aberta. Na posição fechada, os elementos de porta 16, 22 traseiros limitam, no lado posterior, o espaço de alojamento. Na posição aberta, os elementos de porta 16, 22 traseiros liberam um acesso traseiro ao espaço de alojamento 14.
[00042] O dispositivo de proteção para leitões 8 apresenta um elemento de manobra 16. O elemento de manobra 16 está configurado para ser levado a uma posição aberta por uma porca que está entrando no espaço de alojamento, tal como está representado na Figura 3. O elemento de manobra 18 está acoplado por meio de um dispositivo de acoplamento 20 com o elemento de porta 16 traseiro. O acoplamento está formado de tal modo que um movimento do elemento de manobra 16 causa um movimento do elemento de porta 16 traseiro e vice-versa. Nesse caso, a posição aberta do elemento de porta 16 traseiro corresponde à posição fechada do elemento de manobra 18 e a posição fechada do elemento de porta 16 traseiro corresponde à posição aberta do elemento de manobra 18. O segundo elemento de porta 22 traseiro está disposto de modo adjacente ao primeiro elemento de porta 16 traseiro e também pode ser movido para uma posição fechada e uma posição aberta.
[00043] O primeiro e o segundo elemento de porta 16, 22 limitam, na posição fechada, o espaço de alojamento 14, em conjunto, no lado traseiro, e na posição aberta, liberam o acesso traseiro ao espaço de alojamento 14. O dispositivo de proteção para os leitões 8 apresenta um segundo elemento de manobra 2. Ele também está configurado para ser levado a uma posição aberta por uma porca, que está entrando no espaço de alojamento. O segundo elemento de manobra 24 está acoplado por meio de um segundo dispositivo de acoplamento 26, com o segundo elemento de porta 22 traseiro, de tal modo que um movimento do segundo elemento de manobra 2 causa um movimento do segundo elemento de porta 22 traseiro e vice-versa. O acoplamento está formado de tal modo que a posição aberta do segundo elemento de porta 22 traseiro corresponde à posição fechada do segundo elemento de manobra 24 e a posição fechada do segundo elemento de porta 22 traseiro corresponde à posição aberta do segundo elemento de manobra. 24.
[00044] O segundo elemento de manobra 4 está disposto de modo adjacente ao primeiro elemento de manobra 18, particularmente, o primeiro elemento de manobra 8 está formado como primeiro elemento de manobra de elemento de porta 28. O primeiro elemento de manobra de elemento de porta 28 estende-se na posição aberta, de modo substancialmente paralelo à primeira parte lateral 16 e em uma posição fechada, particularmente, de modo substancialmente, em ângulo reto à primeira parte lateral 10. A posição aberta do primeiro elemento de manobra do elemento de porta 2 está mostrado nas Figuras 1 e 3, e a posição fechada, na Figura 3.
[00045] Além disso, também o segundo elemento de manobra 24 está formado como segundo elemento de manobra para elemento de porta 30. O segundo elemento de manobra do elemento de porta 30 estende-se em uma posição fechada (compare as Figuras 1 e 2), particularmente, de modo substancialmente, em ângulo reto à segunda parte lateral 12. Na posição fechada, o primeiro elemento de manobra do elemento de porta 28 e o segundo elemento de manobra do elemento de porta 30 salientam-se para dentro do espaço de alojamento 14. O primeiro dispositivo de acoplamento 20 e o segundo dispositivo de acoplamento 26 apresentam, em cada caso, um elemento de conexão 32, que conecta o respectivo elemento de manobra do elemento de porta 28, 30 com o respectivo elemento de porta 16, 22 traseiro.
[00046] O dispositivo de proteção para leitões 8 apresenta, ainda, um dispositivo de bloqueio 34, que pode ser visto nas Figuras 2 e 3. O dispositivo de bloqueio 34 pode ser levado a uma posição de movimento e a uma posição de bloqueio. O dispositivo de bloqueio 34 bloqueia os elementos de porta 16, 22 traseiros. Na posição de bloqueio, depois do ingresso de uma porca no espaço de alojamento 14. Na posição de movimento, os elementos de porta 16, 22 traseiros podem ser abertos automaticamente pela porca que se encontra no espaço de alojamento 14. Os elementos de porta 16, 22 traseiros estendem-se na posição aberta na direção do espaço de movimento 6, disposto de modo adjacente ao dispositivo de proteção para leitões 8. Adjacente à posição aberta dos elementos de porta 16, 22 traseiros, está formado, em cada caso, um dispositivo de proteção 36, que está formado, particularmente, como estribo de proteção. Desse modo, impedindo que porcas, que se encontram no espaço de movimento 6, fechem involuntariamente os elementos de porta 15, 22 traseiros.
[00047] A primeira parte lateral 10 e a segunda parte lateral 12 estão dispostas de modo estacionário. Os elementos de porta 16, 22 traseiros estão dispostos de modo diretamente adjacente às partes laterais 10, 12 ou estão conectados diretamente com as mesmas. O dispositivo de proteção para leitões 8 apresenta, ainda, em um lado frontal 56 oposto aos elementos de porta 16, 22 traseiros, um painel de pressão 38. Os elementos de manobra para elementos de porta 28, 30 estão dispostos de modo adjacente ao painel de pressão 38, de tal modo que uma porca move os elementos de manobra para os elementos de porta 28, 30, particularmente com uma região do ombro da porca, para a posição aberta, quando a porca se aproxima dentro do espaço de alojamento 14 do painel de pressão 38. A primeira parte lateral 10 e a segunda parte lateral 12 estão formadas como partes laterais 10, 12 em forma de grade. Além disso, a primeira parte lateral 10 e a segunda parte lateral 12 apresentam um defletor de leitões 40. De modo adjacente às partes laterais 10, 12 do dispositivo de proteção para leitões 8, está formado, em cada caso, um espaço de movimento de leitões 42, 46, que está configurado à maneira de um ninho de leitões. Tal como está mostrado, particularmente nas Figuras 2 e 3, os dispositivos de bloqueio 34 das duas baias de parto de leitões 4 podem ser manobrados através de um meio de manobra 50 em comum. Dessa maneira, por exemplo, os dois dispositivos de proteção para leitões 8 podem ser levados, em conjunto, por um único meio de manobra 50, para a posição de bloqueio ou a posição de movimento.
[00048] A Figura 4 mostra uma vista de cima sobre uma baia de parto em grupo de leitões 2. As baias de parto em grupo de leitões 2 apresentam, no total, oito baias de parto de leitões 4, dos quais, em cada caso, quatro baias de parto de leitões 4 estão dispostas de modo adjacente uma à outra. Entre as baias de parto de leitões 4, dispostas, em cada caso, de modo adjacente, está previsto um espaço de movimento 6, que é acessível por todas as baias de parto de leitões. Cada uma das baias de parto de leitões 4 apresenta um dispositivo de proteção para leitões 8, descritas sob referência às Figuras 1 a 3.
[00049] Tal como pode ser visto por meio da baia de parto de leitões 4, representada em cima, à esquerda, a baia de parto de leitões 4 apresenta, nos dois lados do dispositivo de proteção para leitões 8, espaços de movimento de leitões 42, 46. Representado exemplificadamente, o primeiro espaço de movimento de leitões 42 apresenta um primeiro meio de aquecimento 44. O segundo espaço de movimento de leitões 46 apresenta um segundo meio de aquecimento. Quando, pelo meio de aquecimento 44, 48, o primeiro espaço de movimento de leitões 42 é aquecido para uma temperatura divergente da temperatura do segundo espaço de movimento de leitões 46, podem ser configuradas duas zonas climáticas, de modo que os leitões podem selecionar sua zona de bem-estar.
[00050] Tal como pode ser visto na Figura 4, por meio da baia de parto de leitões, também representada em cima, à esquerda, o ingresso da porca no dispositivo de proteção para leitões 8 fez com que os elementos de porta 16, 22 traseiros estejam fechados, com o que é evitada uma perturbação pela segunda porca, que se encontra na região superior, diretamente adjacente à baia de parto de leitões 4. Os dispositivos de proteção 36, que estão formados, particularmente, como estribos, conectam, com os elementos de porta 16, 22 traseiros abertos, um fechamento indesejável ou acidental dos mesmos por contato com uma porca, que se encontra no espaço de movimento 6.
[00051] A Figura 5 mostra um exemplo de modalidade de uma baia de parto de leitões 104. A baia de parto de leitões 104 está disposta adjacente a um espaço de movimento 106. A baia de parto de leitões 104 apresenta um dispositivo de proteção para leitões 108. O dispositivo de proteção para leitões 108 apresenta uma primeira parte lateral 110, uma segunda parte lateral 112, bem como elementos de porta 116, 122 traseiros, que definem um espaço de alojamento 114 para uma porca (não mostrada). Os elementos de porta 116, 122 traseiros estão acoplados, tal como já descrito em relação às Figuras 1 a 4, através de dispositivos de acoplamento 120, 126, com elementos de manobra 118, 124, de tal modo que uma porca que está ingressando no dispositivo de proteção para leitões fecha os elementos de porta 116, 122 traseiros por manobra dos elementos de manobra 118, 124. Adjacente aos elementos de manobra 118, 124, está disposto um painel de pressão 138. Lateralmente adjacente ao dispositivo de proteção para leitões 108, encontra-se um primeiro espaço de movimento para leitões 142 e um segundo espaço de movimento para leitões 146. Atrás do dispositivo de proteção para leitões 108, está formado, ainda, um espaço de movimento para leitões 154 posterior.
[00052] Tal como pode ser visto, particularmente, também sob referência à Figura 6, os lados inferiores 156 dos elementos de porta 116, 122 traseiros estão distanciados de uma base 158 da baia de parto de leitões 104, de tal modo que a porca está retida seguramente no dispositivo de proteção para leitões 108 e os leitões abaixo dos elementos de porta 116, 122 traseiros podem mudar-se para o espaço de movimento para leitões 154 posterior. Os elementos de porta 116, 122 traseiros estendem-se na posição aberta para dentro do espaço de movimento para leitões posterior 154. O espaço de movimento para leitões 154 posterior está conectado com o primeiro espaço de movimento para leitões 142 e o segundo espaço de movimento para leitões 146, de tal modo que os leitões do espaço de movimento para leitões 154 posterior podem mudar-se para o primeiro e segundo espaço de movimento para leitões 142, 146 e vice-versa.
[00053] Os lados inferiores 156 dos elementos de porta 116, 122 traseiros estão distanciados 15 até 20 cm da base da baia de parto de leitões em uma direção vertical. Entre o espaço de movimento para leitões 154 posterior e um espaço de movimento 106 adjacente à baia de parto de leitões, está disposto um elemento de separação 160. O elemento de separação 160 está dimensionado de tal modo que a porca pode passar por cima do elemento de separação 160 e os leitões ficam retidos dentro da baia de parto de leitões 104. Opcionalmente, o elemento de separação 160 pode ser substituído por um elemento de separação com altura maior, de modo que a baia de parto de leitões 104 está blindada em relação aos animais que se encontram no espaço de movimento 106. Esse elemento de separação com altura maior pode ser removido completamente, quando a porca deve deixar a baia de parto de leitões 104. Também os leitões podem, então, mudar-se para o espaço de movimento 106. O elemento de separação 160 apresenta uma altura h de 15 até 20 cm. O elemento de separação 160 está formado de modo arredondado em seu lado superior, sendo que, particularmente, um tubo (não representado) está disposto no lado superior no elemento de separação 160. O elemento de separação 160 está recebido de modo substituível em uma guia vertical 164.
[00054] A borda de contenção 166 da baia de parto de leitões 104 apresenta, de modo adjacente ao espaço de movimento 106, um elemento de porta 168, particularmente um deslizamento para leitões 168, sendo que o deslizamento para leitões 168, em um estado aberto, que é obtido, particularmente, por um levantamento do deslizamento para leitões 168 ou por guia do deslizamento para leitões 168 para cima, possibilita uma transferência dos leitões da baia de parto de leitões 104 para um espaço de movimento 106 adjacente. Lista de sinais de referência 2 baia de parto em grupo de leitões 4 baia de parto de leitões 6 espaço de movimento 8 dispositivo de proteção para leitões 10 primeira parte lateral 12 segunda pare lateral 14 espaço de alojamento 16 (primeiro) elemento de porta traseiro 18 (primeiro) elemento de manobra 20 (primeiro) dispositivo de acoplamento 22 segundo elemento de porta traseiro 24 segundo elemento de manobra segundo dispositivo de acoplamento primeiro elemento de manobra de elemento de porta segundo elemento de manobra de elemento de porta elemento de conexão dispositivo de bloqueio dispositivo de proteção, particularmente estribo de proteção painel de pressão defletor de leitões (primeiro) espaço de movimento para leitões (primeiro) meio de aquecimento segundo espaço de movimento para leitões segundo meio de aquecimento meio de manobra em comum lado frontal baia de parto de leitões espaço de movimento dispositivo de proteção para leitões primeira parte lateral segunda parte lateral espaço de alojamento (primeiro) elemento de porta traseiro (primeiro) elemento de manobra (primeiro) dispositivo de acoplamento segundo elemento de porta traseiro segundo elemento de manobra segundo dispositivo de acoplamento painel de pressão (primeiro) espaço de movimento para leitões segundo espaço de movimento para leitões espaço de movimento posterior para leitões lado inferior de um elemento de porta traseiro base da baia de parto de leitões elemento de separação lado superior do elemento de separação guia vertical para o elemento de separação borda de contenção da baia de parto de leitões deslizamento de leitões (elemento de porta) altura do elemento de separação distância entre base e lado inferior de um elemento de porta

Claims (23)

1. Baia de parto de leitões (4) para uma baia de parto em grupo de leitões com um dispositivo de proteção para leitões (8), sendo que o dispositivo de proteção para leitões (8) compreende: - uma primeira parte lateral (10), - uma segunda parte lateral (12), que está disposta de modo substancialmente paralelo à primeira parte lateral (10) e está distanciada dela, de tal modo que a primeira e a segunda parte lateral (10, 12) limitam lateralmente um espaço de alojamento (14) para uma porca, - um elemento de porta traseiro (16, 22), que pode ser movido para uma posição fechada e para uma posição aberta, e que, na posição fechada, limita, pelo lado traseiro, o espaço de alojamento (14) e, na posição aberta, libera um acesso traseiro para o espaço de alojamento (14), caracterizada pelo fato de que a baia de parto de leitões (4) está configurada para que a porca possa ingressar automaticamente no espaço de alojamento (14) do dispositivo de proteção para leitões (8) e/ou deixar o mesmo, sendo que o elemento de porta (16, 22) traseiro é transferido pela porca para a posição fechada, quando a porca ingressa no dispositivo de proteção para leitões (8).
2. Baia de parto de leitões (4), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o elemento de porta (16, 22) traseiro, estende-se, na posição aberta, na direção de um espaço de movimento (2), disposto de modo adjacente ao dispositivo de proteção para os leitões (8) e sendo que, adjacente à posição aberta do elemento de porta (16, 22) traseiro, está disposto um dispositivo de proteção (36), particularmente um estribo de proteção.
3. Baia de parto de leitões (4), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que compreende, ainda, um dispositivo de bloqueio (34), que pode ser levado a uma posição de movimento e a uma posição de bloqueio, sendo que o dispositivo de bloqueio (34) bloqueia o elemento de porta traseiro (16, 22) na posição de bloqueio, depois do ingresso de uma porca no espaço de alojamento (14), e o elemento de porta traseiro (16, 22) na posição de movimento pode ser aberto pela porca, que se encontra no espaço de alojamento (14).
4. Baia de parto de leitões (4), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que, adjacente a pelo menos uma parte lateral (10, 12) do dispositivo de proteção para leitões (8), particularmente adjacente às duas partes laterais (10, 12), está formado um espaço de movimento para leitões (42, 46), particularmente, segundo o tipo de um ninho de leitões.
5. Baia de parto de leitões (4), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que, na região do espaço de alojamento (14), está disposto um elemento de manobra (18), que está configurado para ser levado de uma posição fechada para uma posição aberta por uma porca, que está ingressando no espaço de alojamento (14), sendo que o elemento de manobra está acoplado, por meio de um dispositivo de acoplamento (20), de tal modo com o elemento de porta traseiro (16, 22), que um movimento do elemento de manobra (18) causa um movimento do elemento de porta traseiro (16, 22) e vice- versa, sendo que o acoplamento está formado de tal modo que a posição aberta do elemento de porta traseiro (16, 22) corresponde a uma posição fechada do elemento de manobra (18), e a posição fechada do elemento de porta traseiro (16, 22) corresponde à posição aberta do elemento de manobra.
6. Baia de parto de leitões (4), de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o elemento de porta traseiro (16) é um primeiro elemento de porta traseiro (16) e sendo que o dispositivo de proteção para os leitões (8) apresenta um segundo elemento de porta traseiro (22), que está disposto de modo adjacente ao primeiro elemento de porta traseiro (16) e pode ser movido para uma posição fechada e para uma posição aberta, sendo que o primeiro e o segundo elementos de porta traseiro (16, 22), na posição fechada, limitam, em conjunto, o espaço de alojamento (14) pelo lado traseiro, e na posição aberta, liberam o acesso traseiro para o espaço de alojamento (14), e sendo que o elemento de manobra (18) é um primeiro elemento de manobra (18) e o dispositivo de proteção para os leitões (8) apesenta um segundo elemento de manobra (24), disposto na região do espaço de alojamento (14), que também está configurado para ser levado de uma posição fechada para uma posição aberta por uma porca, que está ingressando no espaço de alojamento (14), sendo que o segundo elemento de manobra (24) está acoplado por meio de um segundo dispositivo de acoplamento (26), de tal maneira com o segundo elemento de porta traseiro (22), que um movimento do segundo elemento de manobra (24) causa um movimento do segundo elemento de porta traseiro (22) e vice-versa, sendo que o acoplamento está formado de tal modo que a posição aberta do segundo elemento de porta traseiro (22) corresponde à posição fechada do segundo elemento de manobra (24) e a posição fechada do segundo elemento de porta traseiro (22) corresponde à abertura do segundo elemento de manobra (24), particularmente, sendo que o segundo elemento de manobra (24) está disposto de modo adjacente ao primeiro elemento de manobra (18).
7. Baia de parto de leitões (4), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o primeiro elemento de manobra (18) está formado como primeiro elemento de manobra para o elemento de porta (28), que, em uma posição aberta, estende-se de modo substancialmente paralelo à primeira parte (10) e, em uma posição fechada, salienta-se substancialmente em ângulo reto à primeira parte lateral (10) para dentro do espaço de alojamento (14) e/ou sendo que o segundo elemento de manobra (24) está formado como segundo elemento de manobra para o elemento de porta (30), que, em uma posição aberta, estende-se de modo substancialmente paralelo à segunda parte lateral (12) e, em uma posição fechada, salienta-se substancialmente em ângulo reto para a segunda parte lateral (12) para dentro do espaço de alojamento (14).
8. Baia de parto de leitões (4), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o primeiro dispositivo de acoplamento (20) e/ou o segundo dispositivo de acoplamento (26) apresenta um elemento de conexão (32), que conecta o elemento de manobra para o elemento de porta (28, 30) com o elemento de porta traseiro (16, 22).
9. Baia de parto de leitões (4), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a baia para parto de leitões (4) apresenta uma borda de contenção, particularmente retangular, que está interrompida por pelo menos um elemento de porta traseira (16, 22) do dispositivo de proteção para leitões (8), sendo que é liberado ou bloqueado um acesso à baia de parto de leitões (4) através do pelo menos um elemento de porta traseiro (16, 22) ao dispositivo de proteção para leitões (8).
10. Baia de parto de leitões (104), de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 9, caracterizada pelo fato de que, atrás do dispositivo de proteção para leitões (108), está formado um espaço de movimento de leitões (154) posterior, e sendo que lados inferiores (156) dos elementos de porta traseiros (116, 122) estão distanciados de uma base (158) da baia de parto de leitões (104), de tal modo que a porca é retida com segurança no dispositivo de proteção para leitões, e leitões abaixo dos elementos de porta traseiros (116, 122) podem mudar-se para o espaço de movimento de leitões (154) posterior.
11. Baia de parto de leitões (104), de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que os elementos de porta traseiros (116, 122) na posição aberta, estendem-se para o espaço de movimento de leitões posterior (154) e/ou sendo que o espaço de movimento dos leitões posterior (154) está conectado com o primeiro espaço de movimento dos leitões (142) e o segundo espaço de movimento dos leitões (146), de tal modo que leitões do espaço de movimento dos leitões posterior (154) podem mudar-se para o primeiro e o segundo espaço de movimento dos leitões (142, 146) e vice-versa.
12. Baia de parto de leitões (104), de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que os lados inferiores (156) dos elementos de porta traseiros (116, 122) apresentam uma distância (a) de 15 cm até 20 cm da base (158) da baia de parto de leitões (104) em uma direção vertical.
13. Baia de parto de leitões (104), de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 ou 12, caracterizada pelo fato de que, entre o espaço de movimento dos leitões posterior (154) e um espaço de movimento (106) adjacente à baia de parto de leitões (104), está disposto um elemento de separação (160), que está dimensionado de tal modo que a porca pode passar por cima do elemento de separação (160) e os leitões são retidos dentro da baia de parto de leitões (104).
14. Baia de parto de leitões (104), de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que o elemento de separação (160) apresenta uma altura (h) de 15 cm até 20 cm e/ou sendo que o elemento de separação (160) está arredondado em seu lado superior (162), particularmente, sendo que um tubo está disposto no lado superior no elemento de separação (160).
15. Baia de parto de leitões (104), de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 ou 14, caracterizada pelo fato de que o elemento de separação (160) é acomodado de modo intercambiável em uma guia vertical (164).
16. Baia de parto de leitões (104), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que na borda de contenção (166) da baia de parto de leitões (104), de modo adjacente ao espaço de movimento (106), está disposto um elemento de porta (168), particularmente um deslizamento para os leitões (168), que, em um estado aberto, possibilita uma transição dos leitões da baia de parto de leitões (104) para um espaço de movimento (106) adjacente.
17. Baia de parto de leitões (4), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a primeira e a segunda parte lateral (10, 12) estão dispostas de modo estacionário.
18. Baia de parto de leitões (4), de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 17, caracterizada pelo fato de que o dispositivo de proteção para leitões (8) apresenta, em um lado frontal (56), oposto a um elemento de porta traseiro (16, 22), um painel de pressão (38), sendo que os elementos de manobra para os elementos de porta (28, 30) estão dispostos de modo adjacente ao painel de pressão (38), de tal modo que uma porca move, particularmente, com uma região do ombro da porca, os elementos de manobra para os elementos de porta (28, 30), para a posição aberta, quando a porca se aproxima do painel de pressão (38).
19. Baia de parto de leitões (4), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a primeira parte lateral (10) e/ou a segunda parte lateral (12) estão formadas como parte lateral (10, 12) em forma de grade.
20. Baia de parto de leitões (4), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a primeira e/ou a segunda parte lateral (10, 12) apresenta um defletor de leitões (40).
21. Baia de parto de leitões (4), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que, a um espaço de movimento de leitões (42), está associado um primeiro meio de aquecimento (44) e, a um segundo espaço de movimento de leitões (46), está associado um segundo meio de aquecimento (48), sendo que os meios de aquecimento (44, 48) estão formados e configurados para que eles aqueçam os espaços de movimento dos leitões (42, 46) para temperaturas diferentes.
22. Baias de partos em grupo de leitões (2) com pelo menos duas baias de parto de leitões (4) e um espaço de movimento (6) disposto de modo adjacente às baias de parto de leitões (4), caracterizada pelo fato de que pelo menos uma das baias de parto de leitões (4) está formada como definida em uma das reivindicações precedentes.
23. Baia de partos em grupo de leitões (2), de acordo com a reivindicação 22, caracterizada pelo fato de que uma pluralidade, particularmente todas as baias de parto de leitões (4) apresentam o dispositivo de bloqueio (34), como definido na reivindicação 2, e sendo que os dispositivos de bloqueio (34) podem ser acionados através de um meio de manobra em comum (50).
BR102023008021-9A 2022-05-06 2023-04-27 Baia de parto de leitões para uma baia de parto em grupo de leitões, bem como a referida baia de parto em grupo de leitões BR102023008021A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
LU502037 2022-05-06
LU502037 2022-05-06

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102023008021A2 true BR102023008021A2 (pt) 2023-11-14

Family

ID=82399436

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102023008021-9A BR102023008021A2 (pt) 2022-05-06 2023-04-27 Baia de parto de leitões para uma baia de parto em grupo de leitões, bem como a referida baia de parto em grupo de leitões

Country Status (3)

Country Link
US (1) US20230354770A1 (pt)
EP (1) EP4272549A1 (pt)
BR (1) BR102023008021A2 (pt)

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AT513138B1 (de) 2012-08-14 2014-02-15 Schauer Agrotronic Gmbh Einzelabferkelbucht
DE202016006889U1 (de) 2016-11-09 2017-07-10 Dietrich Lammers Abferkelbucht mit zumindest einem Sauenkäfig in einer Stallanlage
DE202021002592U1 (de) 2021-08-05 2021-10-29 Torsten Deye Abferkelstation, die mit ihrer Struktur und Konstruktion den neuesten gesetzlichen Tierschutzanforderungen gerade auch hinsichtlich Bewegungsfreiheit und Reduzierung des Verletzungsrisikos entspricht

Also Published As

Publication number Publication date
US20230354770A1 (en) 2023-11-09
EP4272549A1 (de) 2023-11-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8098163B2 (en) Birth monitoring system for piglets
BR102023008021A2 (pt) Baia de parto de leitões para uma baia de parto em grupo de leitões, bem como a referida baia de parto em grupo de leitões
Phillips et al. Floor temperature preference of sows at farrowing
DK2745681T3 (en) Farestisstruktur.
US7784431B2 (en) Animal stanchion with selectively releasable feature
ES2257611T3 (es) Puerta trasera para establo de animal domestico.
Petherick A note on nursing termination and resting behaviour of suckling piglets
WO2017008160A1 (en) Piglet drying apparatus
AU2011239766B2 (en) Farrowing pen structure
BR102019014607A2 (pt) pescoceira imobilizadora para animais confeccionada com tubos e chapas de aço carbono, com captura manual e semi-automática e com amortecedores de impacto
Kinahan et al. Risk assessment
CN212937278U (zh) 一种新型畜牧兽医用仔猪保温装置
CZ20031108A3 (cs) Kóje pro domácí zvířectvo, obzvláště prasnice
CH699735B1 (de) Abferkelkiste für eine Abferkelbucht.
JP7566319B2 (ja) 分娩豚舎の冷暖システム
CZ14009U1 (cs) Samoobslužný uzavírací mechanizmus, zejména boxu pro prasnice
Johnson A practical farrowing stall
ES2777274T3 (es) Cubículo de marcha libre
DE102020115910A1 (de) Abferkelbucht
JPH0824505B2 (ja) 養豚の高床無看護分娩装置
DE202022102487U1 (de) Abferkelbucht für eine Gruppenabferkelbucht sowie betreffende Gruppenabferkelbucht
AU2017101428B4 (en) Piglet protection maternity pen
JPH0310846Y2 (pt)
EP3075239B1 (de) Tierunterkunft
KR20230148492A (ko) 송아지를 위한 보온 상자

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]