BR102023005722A2 - Eliminador de semente dupla, e, método para alterar uma orientação rotacional de um eliminador de semente dupla - Google Patents

Eliminador de semente dupla, e, método para alterar uma orientação rotacional de um eliminador de semente dupla Download PDF

Info

Publication number
BR102023005722A2
BR102023005722A2 BR102023005722-5A BR102023005722A BR102023005722A2 BR 102023005722 A2 BR102023005722 A2 BR 102023005722A2 BR 102023005722 A BR102023005722 A BR 102023005722A BR 102023005722 A2 BR102023005722 A2 BR 102023005722A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seed
frame
selector
double
tooth
Prior art date
Application number
BR102023005722-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Cary S. Hubner
Lee E. Zumdome
Kamalakannan Natarajan
Original Assignee
Deere & Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deere & Company filed Critical Deere & Company
Publication of BR102023005722A2 publication Critical patent/BR102023005722A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/04Single-grain seeders with or without suction devices
    • A01C7/042Single-grain seeders with or without suction devices using pneumatic means
    • A01C7/044Pneumatic seed wheels
    • A01C7/0443Seed singulators
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/20Parts of seeders for conducting and depositing seed
    • A01C7/201Mounting of the seeding tools
    • A01C7/205Mounting of the seeding tools comprising pressure regulation means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/04Single-grain seeders with or without suction devices
    • A01C7/042Single-grain seeders with or without suction devices using pneumatic means
    • A01C7/044Pneumatic seed wheels
    • A01C7/0445Seed ejectors
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/04Single-grain seeders with or without suction devices
    • A01C7/042Single-grain seeders with or without suction devices using pneumatic means
    • A01C7/044Pneumatic seed wheels
    • A01C7/046Pneumatic seed wheels with perforated seeding discs

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Sowing (AREA)
  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)

Abstract

eliminador de semente dupla, e, método para alterar uma orientação rotacional de um eliminador de semente dupla. aparelhos, sistemas, e métodos de exemplo, associados com eliminadores de semente dupla são descritos. um eliminador de semente dupla de exemplo inclui pelo menos um dente que é disposto adjacente a uma superfície interna de um disco de semente. o pelo menos um dente é móvel de forma pivotável em torno de um eixo geométrico de rotação para engatar sementes duplas posicionadas em um ou mais locais ao longo da superfície interna do disco de semente e eliminar excessos de sementes de modo que uma única semente seja retida no local. o pelo menos um dente é móvel de forma pivotável em resposta à operação de um seletor de posição para causar com que uma orientação angular do dente seja alterada.

Description

Campo da Invenção
[001] A presente invenção se refere geralmente à eliminação de semente em excesso durante uma operação de plantio agrícola.
Fundamentos da Invenção
[002] Operações de plantio agrícola envolvem depositar semente no solo. Geralmente, as operações de plantio envolvem o uso de dosadores de sementes que utilizam um diferencial de pressão (tal como um vácuo ou pressão positiva) para aderir semente a um orifício formado no dosador de semente. O dosador de semente o pera para selecionar sementes individuais que são subsequentemente transportadas do dosador de semente para o solo e depositadas no solo, tal como em um sulco formado no solo.
Sumário da invenção
[003] Um primeiro aspecto da presente invenção é direcionado a um eliminador de semente dupla para uma máquina de semear tendo um disco de semente. O eliminador de semente dupla pode incluir um alojamento que inclui uma cavidade e um eixo formado na cavidade, o eixo definindo um eixo geométrico de pivô. O eliminador de semente dupla pode também incluir um dente montado no eixo e pivotável em torno do eixo geométrico de pivô e um seletor operativamente engatado com o dente. O seletor pode ser móvel para alterar uma orientação angular do dente em torno do eixo geométrico de pivô.
[004] Um segundo aspecto da presente invenção é direcionado a uma semeadora agrícola. A semeadora agrícola pode incluir uma máquina de semear configurada para singularizar sementes antes do depósito das sementes no solo. A máquina de semear pode incluir um disco de semente rotativo e um eliminador de semente dupla, disposto adjacente a uma superfície interna do disco de semente. O eliminador de semente dupla pode incluir um alojamento disposto ao longo de um perímetro do dosador de semente. O alojamento pode incluir uma cavidade e um eixo se estendendo para dentro da cavidade e definindo um eixo geométrico de pivô. O eliminador de semente dupla pode também incluir um dente montado no eixo e pivotável em torno do eixo geométrico de pivô e um seletor operativamente engatado com o dente. O seletor pode ser móvel para alterar uma orientação angular do dente em torno do eixo geométrico de pivô.
[005] Outro aspecto da presente invenção é direcionado a um método para alterar uma orientação rotacional de um eliminador de semente dupla. O método pode incluir operar um seletor de um eliminador de semente dupla. O eliminador de semente dupla pode incluir o seletor, uma armação operativamente engatada com o seletor e um dente móvel de forma pivotável em torno de um primeiro eixo geométrico de rotação. A armação pode ser operativamente engatada com o dente para causar o movimento pivotável do dente. O método pode também incluir mover a armação em resposta à operação do seletor e comunicar um momento to o dente pela armação para pivotar o dente em torno do primeiro eixo geométrico de rotação.
[006] Os vários aspectos da presente invenção podem incluir uma ou mais das seguintes características. O seletor pode ser móvel para causar o movimento do dente em torno do eixo geométrico de pivô em quantidades discretas. O seletor pode ser móvel para causar o movimento do dente sobre uma faixa predeterminada. A faixa de movimento pode ser aproximadamente 30° de rotação. Uma armação pode se estender entre o dente e o seletor, e a armação pode ser móvel em resposta ao movimento do seletor para causar o movimento do dente em torno do eixo geométrico de pivô. O dente pode incluir uma porção alongada, uma porção de corpo, e um a projeção se estendendo da porção de corpo. A porção de corpo pode definir um orifício que recebe o eixo, e a armação pode incluir uma abertura. A projeção pode ser recebida na abertura da armação. O dente pode ser móvel em torno do eixo geométrico de pivô em resposta a um momento comunicado à projeção pela armação. A abertura pode definir uma borda da armação, e a borda da armação pode comunicar o momento à projeção para alterar a orientação angular do dente em torno do eixo geométrico de pivô. O seletor pode ser rotativo, e a rotação do seletor pode cause movimento da armação ao longo de um trajeto. O seletor pode incluir uma primeira engrenagem; a armação pode incluir uma segunda engrenagem interengrenada com a primeira engrenagem; e a rotação do seletor pode causar com que a primeira engrenagem gire a segunda engrenagem que, por sua vez, pode causar o movimento da armação ao longo do trajeto. O seletor pode incluir um atuador energizado, e a atuação do atuador pode causar o movimento da armação ao longo de um trajeto. A armação pode ser disposta em um canal, e movimento do seletor pode cause a armação to move ao longo de um trajeto encurvado dentro do canal.
[007] Adicionalmente, os vários aspectos podem incluir uma ou mais das seguintes características. O eliminador de semente dupla pode incluir uma armação se estendendo entre o dente e o seletor. A armação pode ser móvel em resposta ao movimento do seletor para causar o movimento do dente em torno do eixo geométrico de pivô. A armação pode ser disposta em um canal, e movimento do seletor pode cause a armação to move ao longo de um trajeto encurvado dentro do canal. O dente pode incluir uma porção alongada e um a porção de corpo que inclui uma projeção e define um orifício que recebe o eixo. A armação pode incluir uma abertura, e a projeção pode ser recebida na abertura da armação. O dente pode ser móvel em torno do eixo geométrico de pivô em resposta a um momento comunicado à projeção pela armação. O seletor pode ser rotativo, e a rotação do seletor pode causar o movimento da armação ao longo de um trajeto. O seletor pode incluir um atuador energizado, e a atuação do atuador pode causar o movimento da armação ao longo de um trajeto. Mover a armação em resposta à operação do seletor pode incluir mover a armação ao longo de um trajeto em resposta à operação do seletor. O seletor pode incluir um atuador energizado operativamente engatado com a armação. Operar o seletor pode incluir atuar o atuador, e mover a armação em resposta à operação do seletor pode incluir deslocar a armação em resposta à atuação do atuador. A armação pode incluir um orifício, e um a projeção do dente pode ser recebida no orifício. Comunicar um momento to o dente pela armação para pivotar o dente em torno do segundo eixo geométrico de rotação pode incluir comunicar uma força à projeção pela superfície da armação definindo o orifício.
[008] Ainda, os vários aspectos da presente invenção podem incluir uma ou mais das seguintes características. Operar um seletor pode incluir girar o seletor em torno de um segundo eixo geométrico de rotação.
[009] Outros aspectos e características se tornarão aparentes pela consideração da descrição detalhada e desenhos anexos.
Breve Descrição dos Desenhos
[0010] A descrição detalhada dos desenhos se refere às figuras anexas, nas quais: a figura 1 é uma vista em perspectiva do uma semeadora agrícola, de acordo com algumas implementações da presente invenção.
[0011] A figura 2 é uma vista em perspectiva de uma armação de unidade de plantio, dosador de semente, e sistema de fornecimento de semente, de acordo com algumas implementações da presente invenção.
[0012] A figura 3 é uma vista detalhada do dosador de semente da figura 2, juntamente com os acionamentos do sistema de fornecimento associado.
[0013] A figura 4 é uma vista em perspectiva do dosador de semente da figura 2 com a cobertura aberta ilustrando um disco de semente de exemplo do dosador de semente.
[0014] A figura 5 é uma vista em perspectiva explodida do disco de semente incluído no dosador de semente da figura 2.
[0015] A figura 6 é uma vista em seção transversal do disco de semente da figura 5.
[0016] A figura 7 é uma vista em seção transversal parcial do dosador de semente de exemplo e fornecimento de semente da figura 2 mostrando detalhes do dosador de semente e sistema de fornecimento de semente.
[0017] A figura 8 é uma vista em seção transversal parcial de um ejetor disposto adjacente a uma superfície exterior do dosador de semente com uma correia de escova de sistema de fornecimento omitida.
[0018] A figura 9 é uma vista de detalhe de uma roda do ejetor da figura 8 ilustrando o engate entre uma projeção da roda do ejetor e um disco de semente adjacente.
[0019] A figura 10 é uma vista em perspectiva do dosador de semente da figura 2 mostrando os componentes internos do mesmo, incluindo um eliminador de semente dupla de exemplo.
[0020] A figura 11 é uma vista de detalhe de um disco de semente e um eliminador de semente dupla de exemplo, dispostos adjacentes ao disco de semente, de acordo com algumas implementações da presente invenção.
[0021] As figuras 12 a 17 são visitas em seção transversal do eliminador de semente dupla da figura 11 ilustrando um dente do eliminador de semente dupla ajustado para diferentes orientações angulares.
[0022] A figura 18 é uma vista em perspectiva do eliminador de semente dupla da figura 11 mostrando o engate entre uma pluralidade de dentes e um a armação cuja posição é ajustável em resposta à operação de um seletor de posição.
[0023] As figuras 19 e 20 são vistas em perspectiva mostrando aspectos do eliminador de semente dupla da figura 11.
[0024] A figura 21 é uma vista de detalhe de um seletor do eliminador de semente dupla da figura 11.
[0025] A figura 22 é uma vista em perspectiva do outro eliminador de semente dupla de exemplo da figura 11, em que o movimento de uma armação é alterado por um atuador.
[0026] As figuras 23 e 24 são vistas oblíquas de outro eliminador de semente dupla de exemplo, de acordo com algumas implementações da presente invenção.
[0027] A figura 25 é uma vista em seção transversal do eliminador de semente dupla das figuras 23 e 24.
[0028] A figura 26 é uma vista lateral de outro eliminador de semente dupla de exemplo, de acordo com algumas implementações da presente invenção.
[0029] A figura 27 é uma vista oblíqua do eliminador de semente dupla da figura 26.
[0030] As figuras 28 é uma vista em seção transversal de outro eliminador de semente dupla de exemplo, de acordo com algumas implementações da presente invenção.
[0031] A figura 29 é uma vista em perspectiva do eliminador de semente dupla da figura 28.
[0032] As figuras 30 a 34 são vistas em perspectiva do eliminador de semente dupla da figura 28, ilustrando como uma roda se move em resposta à rotação de um disco de semente e como uma projeção da roda obstrui um orifício formado no disco de semente.
[0033] A figura 35 é uma vista em seção transversal de outro eliminador de semente dupla de exemplo, de acordo com algumas implementações da presente invenção.
[0034] As figuras 36 a 38 são vistas laterais de uma roda do eliminador de semente dupla da figura 35 ilustrando como uma projeção da roda obstrui um orifício formado em um disco de semente quando a roda gira em torno de um eixo geométrico.
[0035] A figura 39 é uma vista em seção transversal parcial de outro eliminador de semente dupla, de acordo com algumas implementações da presente invenção.
[0036] A figura 40 é uma vista de detalhe de uma porção do eliminador de semente dupla da figura 39 ilustrando como uma alavanca obstrui uma porção de um orifício de um disco de semente.
[0037] A figura 41 é uma vista de detalhe de outro eliminador de semente dupla de exemplo, de acordo com algumas implementações da presente invenção.
[0038] A figura 42 é uma vista de detalhe do eliminador de semente dupla da figura 41 ilustrando como uma tira de mola obstrui uma porção de um orifício formado em um disco de semente.
[0039] A figura 43 é uma vista superior de outro eliminador de semente dupla de exemplo, de acordo com algumas implementações da presente invenção.
[0040] a figura 44 é uma vista lateral do eliminador de semente dupla da figura 43.
[0041] A figura 45 é uma vista de detalhe de uma porção do eliminador de semente dupla mostrado na figura 25.
[0042] A figura 46 é uma vista oblíqua de uma porção do dosador de semente da figura 2.
[0043] A figura 47 é uma vista lateral de um eliminador de semente dupla de exemplo tendo uma roda com projeções tendo extremidades achatadas.
[0044] A figura 48 é uma vista lateral de outro eliminador de semente dupla de exemplo tendo uma roda com projeções com um formato cônico.
Descrição Detalhada
[0045] Para as finalidades de promover uma compreensão dos princípios da presente invenção, referência será agora feita às implementações ilustradas nos desenhos, e linguagem específica será usada para descrever as mesmas. Não obstante, será entendido que nenhuma limitação do escopo da invenção é pretendida. Quaisquer alterações e outras modificações aos dispositivos, sistemas, ou métodos descritos e qualquer outra aplicação dos princípios da presente invenção são totalmente contemplados como ocorreria normalmente a uma pessoa especializada na técnica à qual a invenção se refere. Em particular, é completamente contemplado que as características, componentes, e/ou etapas, descritos com relação a uma implementação, podem ser combinados com as características, componentes, e/ou etapas descritos com relação a outras implementações da presente invenção.
[0046] Palavras de orientação, tais como “para cima”, “para baixo”, “superior”, “inferior”, “acima”, “abaixo”, “dianteiro”, “traseiro”, “frontal”, “traseiro”, “para frente”, e “para trás”, que são usadas no contexto dos exemplos ilustrados, são usadas conforme seriam entendidas por uma pessoa especializada na técnica e não são destinadas a ser limitativas para a invenção. Por exemplo, para um tipo particular de veículo ou implemento em uma configuração e orientação convencionais, uma pessoa especializada na técnica compreenderia esses termos quando os termos se aplicam ao veículo ou implemento particular. Adicionalmente, embora os termos tais como “superior” e “inferior” possam ser usados para descrever características como representadas nas várias figuras, essas não são destinadas a limitar a invenção à orientação particular representada. Por exemplo, em alguns casos, em uma orientação particular, uma característica descrita aqui como “superior” pode ser posicionada verticalmente com relação a, mas à direita (ou esquerda) de, uma característica descrita aqui como “inferior.”
[0047] Por exemplo, quando usado aqui, com relação a um veículo de trabalho, a menos que definido ou limitado de outra maneira, o termo “à frente” (e similar) corresponde a uma direção de deslocamento à frente do veículo de trabalho no solo durante a operação normal do veículo de trabalho. Igualmente, o termo “para trás” (e similar) corresponde a uma direção de deslocamento oposta à direção de deslocamento à frente do veículo de trabalho.
[0048] Também quando usado aqui, com relação a um implemento agrícola ou componentes do mesmo, a menos que definido ou limitado de outra maneira, o termo “para frente” (e similar) indica uma direção de deslocamento do implemento agrícola quando visualizada em uma orientação convencional no solo plano durante a operação normal (por exemplo, a direção de deslocamento à frente de um veículo de trabalho transportando um implemento). Similarmente, o termo “para trás” (e similar) indica uma direção que é oposta à direção para frente. Uma orientação convencional representa um veículo de trabalho sendo orientado de modo que a operação normal do veículo de trabalho possa ser realizada. Por exemplo, uma orientação normal pode envolver ter as lagartas ou rodas do veículo ou campo engatando componentes de um implemento que entra em contato com o solo de uma maneira que permita ao veículo de trabalho ou implemento funcionar conforme pretendido.
[0049] Um dosador de semente em forma de disco ou em forma de cesto dentro de uma unidade de plantio move semente ao longo de um trajeto de semente geralmente circular de um banco de sementes para uma posição de liberação elevada. Dosadores de sementes tendo outros formatos e trajetos de semente tendo outros formatos são também contemplados. Sementes duplas podem algumas vezes ser formadas em um tal dosador de semente. A semente dupla é qualquer agrupamento de múltiplas sementes, incluindo agrupamentos de três ou mais sementes, presentes em um local no dosador de semente destinado a prender uma única semente. Esses locais geralmente correspondem aos orifícios formados em um disco de semente do dosador de semente, que são destinados a transportar uma semente por vez durante a operação de plantio. Em casos nos quais uma semente dupla está presente em um ou mais dos locais, as sementes duplas são transportadas ao longo do trajeto circular, potencialmente resultando em fornecimento subótimo de sementes (por exemplo, o transporte deficiente ou falho para o plantio final pelo sistema de fornecimento de semente), ineficaz singularização de sementes, e desperdício de sementes. Um eliminador de semente dupla é usado para assistir em uma singularização de sementes mais eficiente e com êxito por remoção de quaisquer excessos de sementes de várias sementes duplas no dosador de semente.
[0050] Sementes em de uma semente dupla pode se estender para mais longe do dosador de semente que uma única semente sendo transportada pelo dosador de semente, fornecendo uma avenida para remoção de excessos de sementes, embora retendo uma única semente no orifício. Em adição a outros benefícios, tais elementos flexíveis podem tirar vantagem desse fenômeno a fim de eliminar sementes duplas mais seletivamente.
[0051] A figura 1 é uma vista em perspectiva de uma máquina de semear agrícola de exemplo 10. No exemplo ilustrado, a máquina de semear 10 é uma plantadora de cultivo em fileiras. Será entendido que várias outras configurações podem também ser possíveis, e que os vários eliminadores de semente dupla descritos aqui podem ser usados em uma variedade de máquinas agrícolas ou outros equipamentos. A máquina de semear 10 inclui uma armação central 12, na qual uma pluralidade de unidades de plantio individuais 14 são montadas. A máquina de semear 10 é orientada com uma direção da frente para trás, mostrada pela seta 15, e um a direção transversal mostrada pela seta 17. Cada unidade de plantio 14 é acoplada à armação central 12, tal como pelo sistema de ligações paralelo (por exemplo, sistema de ligações 16), de forma que as unidades de plantio individuais 14 possam se mover para cima e para baixo com relação à armação 12. Grandes tanques de armazenamento 13 contêm semente que é fornecida pneumaticamente para uma mini tremonha em cada unidade de plantio.
[0052] A figura 2 mostra uma unidade de plantio de exemplo 14. Cada unidade de plantio 14 pode ser montada, de várias maneiras, à armação central 12. A unidade de plantio 14 é provida meramente como um exemplo. Consequentemente, o escopo da presente invenção abrange o uso ou inclusão dos vários eliminadores de semente dupla descritos aqui com vários outros dispositivos de manipulação de semente. Uma armação 18 da unidade de plantio 14 inclui um par de braços verticais 20 na extremidade à frente da mesma. Os braços 20 são acoplados às extremidades traseiras do sistema de ligações paralelo 16. Um eixo 22 é acoplado à armação 18, e disco de abertura de sulco 28, mostrado na figura 1, são afixados ao eixo 22 e operam para formar um sulco aberto no solo embaixo da máquina de semear. A unidade de plantio 14 deposita a semente dentro do sulco criado pelos discos de abertura 28. Rodas de fechamento e empacotamento 32, também mostradas na figura 1, são montadas à armação 18 e operam para fechar o sulco sobre a semente depositada. Em alguns casos, as rodas de empacotamento 32 também firmam o solo no sulco fechado. Em alguns casos, rodas de fechamento são incluídas, que operam para fechar um sulco depois do fornecimento das sementes. Um dosador de semente 24 e o sistema de fornecimento de semente 26 são também afixados à armação 18 da unidade de plantio 14.
[0053] Com referência às figuras 3 e 4, o dosador de semente 24 inclui um alojamento 30 e um a cobertura 34. O alojamento 30 e a cobertura 34 são acoplados um ao outro pelas características de articulação complementares incluídas no alojamento 30 e na cobertura 34, respectivamente, que se combinam para formar uma articulação 33. O dosador de semente 24 também inclui um motor elétrico 40 e um fuso de acionamento 36 transportado pelo alojamento 30. O fuso de acionamento 36 é acoplado a um eixo de saída 38 do motor elétrico 40. O motor elétrico 40 é usado para operar o dosador de semente 24. Mais particularmente, o motor elétrico 40 gira um disco de semente do dosador de semente 24 em torno de um eixo geométrico de rotação 37.
[0054] A unidade de plantio 14 também inclui um motor elétrico 42 que aciona o sistema de fornecimento 26. No exemplo ilustrado, um eixo de saída do motor elétrico 42 é conectado ao sistema de fornecimento 26 por intermédio de um acionamento em ângulo reto 44. Todavia, em outras implementações, outros arranjos são usados para prover a energia motriz do motor elétrico 42 para o sistema de fornecimento 26. Ainda, embora motores elétricos tenham sido mostrados para acionar tanto o dosador de semente 24 quanto o sistema de fornecimento de semente 26, será reconhecido por aqueles especializados na técnica que outros tipos de dispositivos motrizes, tais como motores hidráulicos ou motores pneumáticos, podem ser usados. Ainda, outros tipos de sistemas de acionamento mecânicos podem também ser usados.
[0055] Com referência também às figuras 5 e 6, um disco de semente 46 do dosador de semente 24 é mostrado em maior detalhe. O disco de semente 46 opera para seletivamente reter sementes individuais de um banco de sementes posicionado dentro do dosador de semente 24 em locais selecionados ao longo do disco de semente 46 e transporta as sementes individuais para o sistema de fornecimento 26. O sistema de fornecimento 26 transporta as sementes para o solo para o plantio. No exemplo ilustrado, o disco de semente 46 é em forma de cesto. Todavia, o escopo da presente invenção é não limitado a discos de sementes em forma de cesto. Ao contrário, a presente invenção abrange outros tipos de discos de sementes, que operam para transportar sementes individuais de um local para outro. Por exemplo, outros tipos de discos de sementes dentro do escopo da presente invenção incluem disco de sementes que são planos ou têm um formato geralmente plano (comummente referidos como placas de semente). Assim, embora os vários eliminadores de semente dupla descritos aqui sejam descritos no contexto de um disco de sementes em forma de cesto, discos de sementes tendo outras configurações são incluídos no escopo da presente invenção.
[0056] Conforme explicado, o disco de sementes de exemplo 46 tem um formato de cesto côncavo definindo um espaço interior 47. O disco de semente 46 inclui uma porção de base 48, da qual uma parede lateral cônica 50 se estende. A parede lateral 50 termina em uma borda periférica (referida aqui como borda externa 52). A parede lateral 50 inclui uma porção de aro 54 que é adjacente à borda externa 52. A porção de aro 54 é indicada geralmente pelo suporte nas figuras 5 e 6. No exemplo ilustrado, a porção de aro 54 se estende ao longo da porção da parede lateral 50 a partir da borda externa 52. Um arranjo anular de orifícios 56 é posicionado dentro da porção de aro 54. Os orifícios 56 se estendem entre uma superfície interna 55 e um a superfície externa 57 da parede lateral 50.
[0057] O disco de semente 46 é montado no alojamento 30 para rotação em torno do eixo geométrico de rotação 37 na direção da seta 58, conforme mostrado na figura 5. Na operação, quando o disco de semente 46 gira, sementes individuais de um banco de sementes 60 presente em a porção inferior do espaço interior 47 aderem aos orifícios 56 ao longo da superfície interna 55 da parede lateral 50. Quando o disco de semente 46 gira, as sementes individuais são sequencialmente transportadas para cima para uma posição de liberação 62 posicionada em uma porção superior do disco de semente 46. Uma série de características elevadas ou projeções (referidas aqui como as pás 64) se estendem da superfície interna 55. Em algumas implementações, uma pá 64 é posicionada adjacente a cada orifício 56. No contexto da direção de rotação 58, uma pá 64 é posicionada atrás de cada orifício 56. Cada pá 64, consequentemente, forma uma superfície confrontante 66 atrás do orifício associado 56 na direção de rotação 58 para empurrar a semente aderida ao orifício 56 para dentro do sistema de fornecimento 26 conforme descrito abaixo. Em alguns casos, o disco de semente 46, quando instalado no alojamento 30, é orientado em um ângulo a partir da vertical, conforme ilustrado, por exemplo, na figura 7.
[0058] Em algumas implementações, o disco de semente 46 inclui uma característica elevada 68 que é posicionada entre as pás 64 e um segundo tipo de pá 104. A pá 104 inclui um entalhe em forma de V 105. As pás 104 operam para prevenir que a semente seja coletada ou se torne alojada nos locais das pás 104. Conforme discutido em mais detalhe abaixo, as pás 64 assistem em guiar as sementes para dentro de um aparelho de transporte de semente do sistema de fornecimento de semente 26. Na operação, a característica elevada 68 algumas vezes serve para orientar as sementes individuais em uma semente dupla para a melhor remoção delo eliminador de semente dupla.
[0059] Em algumas implementações, o disco de semente 46 é um componente em uma só peça ou unitário. Em outras implementações, o dosador de semente 46 é construído de múltiplas peças. Ainda, em algumas implementações, um disco de semente dentro do escopo da presente invenção pode diferir de várias maneiras do disco de sementes de exemplo 46 representado nas várias figuras mostradas aqui. Será entendido, consequentemente, que os vários eliminadores de semente dupla descritos aqui são usáveis com um disco de semente, tal como o disco de semente 46, ou com vários outros tipos de dispositivos de transporte de semente.
[0060] Como notado acima, o banco de sementes 60 é formado no espaço interior 47 no fundo do disco de semente 46. Um vácuo é aplicado na superfície externa 57 da parede lateral 50, causando com que as sementes individuais sejam aderidas aos vários orifícios 56 quando os orifícios 56 se deslocam através do banco de sementes 60. Quando o disco de semente 46 gira na direção da seta 58, a semente adere aos orifícios 56. Quando o disco de sementes 46 continua a girar, a semente aderida é movida para cima para a posição de liberação 62 na porção superior do disco de semente 46. Em algumas implementações, a posição de liberação 62 é posicionada ligeiramente depois do topo ou posição das 12:00 horas ao longo de um trajeto circular de deslocamento da semente definido por rotação do disco de semente 46 de modo que a semente esteja se movendo algo para baixo na posição de liberação 62.
[0061] Conforme mostrado na figura 7, o sistema de fornecimento de semente 26 é posicionado adjacente à parede interna 55 e embaixo da porção superior do disco de semente 46 na posição de liberação 62 para apanhar a semente 63 do disco de semente 46. Será entendido que outras orientações da semente 46 (ou outros componentes) são possíveis e estão dentro do escopo da presente invenção.
[0062] Com referência continuada à figura 7, o sistema de fornecimento 26 inclui um alojamento 70 parcialmente encerrando um aparelho de transporte de semente contínuo 72. No exemplo ilustrado, o aparelho de transporte de semente contínuo 72 é uma correia de escova que inclui uma pluralidade de cerdas 73. Em outras implementações, um aparelho de transporte de semente 72 é uma correia de seções sem fim ou outro dispositivo operativo para transferir a semente 63 do disco de semente 46 para o solo continuamente.
[0063] O aparelho de transporte de semente 72 destaca a semente 63 do disco de semente 46 e transporta a semente 63 para o solo. No contexto da figura 7, o aparelho de transporte de semente 72 geralmente se desloca em uma direção dos ponteiros do relógio dentro do alojamento 70. Uma abertura superior 74 é formada no alojamento 70, a fim de permitir que a semente 63 entre no alojamento 70 do disco de semente 46. As cerdas 73 se estendem através da abertura 74 a fim de receber a semente 63 do disco de semente 46. Conforme também notado acima, será entendido que outras configurações estão dentro do escopo da presente invenção. Por exemplo, em alguns casos, o sistema de fornecimento 26 pode ser orientado horizontalmente ou em um ângulo que se desvia de outro modo da vertical, e a abertura 75 pode ser visualizada geralmente como uma abertura de entrada para o sistema de fornecimento 26.
[0064] Em alguns casos, um ejetor 76 caminha na superfície externa 57 do disco de semente 46, com projeções de uma roda em estrela no ejetor 76 se estendendo, sequencialmente, para dentro dos orifícios 56 a fim de forçar semente 63 para longe, ou para fora, dos orifícios 56 de forma que a semente possa ser recebida pelo aparelho de transporte de semente 72. Assim, o ejetor 76 é posicionado adjacente à superfície externa 57 do disco de semente 46 no local do ponto de liberação 62. Em alguns casos, o ejetor 76 é tensionado contra a superfície externa 57 do disco de semente 46, tal como com uma mola, e, em resposta à rotação do disco de semente 46, a roda em estrela do ejetor 76 “anda” ao longo do disco de semente 46 de modo que sucessivas projeções da roda em estrela sequencialmente ejetam ou totalmente separam as sementes 63 dos sucessivos orifícios 56 na posição de liberação 62. Essas sementes ejetadas 63 são capturadas pelo aparelho de transporte de semente 72 (tal como dentro da pluralidade de cerdas 73 do aparelho de transporte de semente 72) e são transportadas para um ponto de ejeção de semente 78.
[0065] A figura 8 mostra uma porção detalhada do dosador de semente 24 mostrando a interação entre o disco de semente 46 e o ejetor 76. O aparelho de transporte de semente 72 é omitido por clareza. O ejetor 76 inclui uma base 80, um braço de pivô montado de forma pivotável à base 80, e componente de tensão 84 (por exemplo, uma mola) que tensiona o braço de pivô 82 na direção para a superfície externa 57 do disco de semente 46. O ejetor 76 também inclui uma roda em estrela 86 rotativamente acoplada ao braço de pivô 82. A roda em estrela 86 inclui projeções se estendendo radialmente 88, que se estendem para dentro dos orifícios 56 formados no disco de semente 46 quando a roda em estrela 86 gira em torno de um eixo geométrico 90 quando o disco de semente 46 gira. Conforme mostrado na figura 9, a projeção 88 da roda em estrela 86 se estende para dentro, e através, do orifício 56 de forma a liberar a semente 63 do orifício 56. A projeção 88 se estende além da superfície interna 55 por uma distância 92 que assegura a separação da semente 63 a partir do disco de semente 46. Em algumas implementações, a distância 92 está dentro de uma faixa de aproximadamente 2,0 milímetros (mm) (0,08 polegadas (pol.)) até 5,0 mm (0,20 pol.). Ainda, em algumas implementações, um tamanho das projeções 88 (por exemplo, uma largura das projeções 88) é selecionado de forma que inserção das projeções 88 no interior dos orifícios 56 oclua os orifícios 56 até uma extensão de forma a cessar ou reduzir o vácuo aplicado para causar com que a semente 63 se separe do dosador de semente 46. Por exemplo, em alguns casos, as projeções 88 ocluem uma área aberta definida pelos orifícios 56 por entre aproximadamente 75% e 100%. A oclusão dos orifícios 56 reduz o vácuo aplicado, que reduz uma força de retenção entre a semente e o disco de semente 46. Em alguns casos, a força do vácuo aplicado é reduzida para aproximadamente zero. Em adição à redução em vácuo aplicado, uma quantidade de tempo na qual o vácuo é reduzido também assiste na liberação sementes dos orifícios 56 na posição de liberação 62.
[0066] Como notado acima, disco de semente 46 é destinado a transportar sementes individualmente e sequencialmente entre o banco de sementes 60 e a posição de liberação 62 (por exemplo, para transportar uma única semente 63 entre cada par de pás 64, presa por vácuo aplicado através do orifício associado 56). Em vários casos, todavia, múltiplas sementes 63 do banco de sementes 60 são alojadas entre um par de pás 64 ou aderidas de outra maneira a um único orifício 56. Como notado acima, essa condição é referida como uma “semente dupla” (embora, em vários casos, mais que duas sementes podem estar incluídas). A presença de tais sementes duplas afeta prejudicialmente a eficiência e eficácia da operação de plantio, tal como por meio da plantação de uma ou mais sementes indesejadas em um local particular no solo. Sementes duplas também resultam em desperdício de sementes.
[0067] A seguinte porção da descrição descreve diferentes eliminadores de semente dupla, que operam para liberar um ou mais excessos de sementes de um orifício para assegurar que uma única semente esteja presente nos orifícios formados em um disco de semente por um instante em que a semente chega a um sistema de fornecimento de um dosador de semente.
[0068] A figura 10 é uma vista em perspectiva do alojamento 30 do dosador de semente 24 com o disco de semente 46 omitido para mostrar um primeiro tipo de eliminador de semente dupla 100. Os eliminadores de semente dupla 100 são arranjados ao longo de um lado 102 do alojamento 30 e adjacentes à superfície interna 55 do disco de semente 46.
[0069] A figura 11 é uma vista de detalhe de uma porção do disco de semente 46 e a porção do alojamento 30 do dosador de semente 24. Conforme explicado mais cedo, o disco de semente 46 inclui uma pluralidade de orifícios 56 formados ao longo da porção de aro 54. Cada orifício 56 define uma área de abertura 101 (indicada pelo hachurado), definindo uma área de uma abertura dos orifícios 56, tal como no orifício 56 intercepta a superfície interna 55. Uma primeira pá 64, uma segunda pá 104, e um a característica elevada 68 são dispostas entre orifícios adjacentes 56. As primeiras pás 64 e as segundas pás 104 e as características elevadas 68 se estendem para dentro a partir da superfície interna 55 do disco de semente 46. Arranjada adjacente à borda externa 52 está uma pluralidade de dentes ajustáveis 106. Cada dente 106 se estende na direção para a porção de aro 54 ao longo da superfície interna 55 do disco de semente 46. Os dentes 106 operam para remover excessos de sementes de sementes duplas de forma que uma única semente seja retida em um orifício 56.
[0070] Conforme o disco de semente 46 gira na direção de rotação 58, os dentes 106 engatam a semente ou as sementes que são retidas no local de cada orifício 56. Os dentes 106 interrompem uma posição de ou de outra maneira desestabilizam a semente ou as sementes, e, se uma semente dupla estiver posicionada em um orifício particular56, a disrupção causada pelos dentes 106 é suficiente para causar com que qualquer excesso de seja desalojado. A semente liberada se separa do local do orifício 56 e retorna para o banco de sementes 60, descrito anteriormente. Dessa maneira, sementes são conservadas, e um a única semente é retida em cada orifício 56 para a transferência para o sistema de fornecimento 26 e subsequente transporte para o solo.
[0071] Os dentes 106 são retidos em cavidades 108 formadas no alojamento 30 ou em um corpo recebido no alojamento 30. Os dentes 106 são pivotáveis dentro das cavidades 108 para alterarem uma orientação angular dos dentes 106, que afetam uma quantidade pela qual os dentes 106 engatam a semente posicionada nos orifícios 56. No exemplo ilustrado, quatro dentes 106 são mostrados. Todavia, em outros casos, dentes adicionais ou menos dentes 106 são providos.
[0072] As figuras 12 a 17 mostram um dente 106 ajustado para diferentes orientações angulares por meio do pivotamento dos dentes 106 em torno de um eixo geométrico de pivô 110. Os dentes 106 são móveis over uma faixa de posições. Particularmente, as figuras 12 a 18 mostram o dente 106 em uma posição de 0° (figura 12) e em uma posição de 25° (figura 18). No exemplo ilustrado, os dentes 106 são móveis sobre uma faixa angular de aproximadamente 25°. Em algumas implementações, a faixa angular pode exceder 25° (por exemplo, ajustável sobre uma faixa de 30° ou maior); em outras implementações, a faixa angular pode ser inferior a 25°. Em algumas implementações, os dentes 106 são móveis individualmente. Em algumas implementações, os dentes 106 são móveis conjuntamente sincronicamente. Assim, em algumas implementações, os dentes 106 são móveis conjuntamente de modo que cada dente 106 tenha a mesma orientação angular que os outros dentes 106. Em alguns casos, os dentes são móveis em incrementos de 1°, 5°, ou 10. Em outras implementações, os dentes 106 são móveis em qualquer incremento selecionado. Em outras implementações, os dentes 106 são movidos em uníssono em um ou mais grupos. Em algumas implementações, os dentes 106 para um único grupo se movem conjuntamente em resposta às alterações à orientação. Em outras implementações, os dentes 106 são arranjados em dois ou mais grupos, e os dentes 114 de cada grupo são ajustáveis independentemente em uníssono.
[0073] A figura 18 é uma vista em perspectiva do eliminador de semente dupla 100. No exemplo ilustrado, o eliminador de semente dupla 100 inclui quatro dentes 106 tendo uma orientação angular que é ajustável. Conforme explicado anteriormente, em outras implementações, dentes adicionais ou menos dentes 106 podem ser incluídos. Conforme mostrado, cada dente 106 inclui uma porção alongada 114 e um a porção de corpo 116 definindo um orifício 118 e um a projeção 120 se estendendo da porção de corpo 116. Em algumas implementações, a porção alongada 114, porção de corpo 116, e a projeção 120 formam um componente unitário. Em outras implementações, a porção alongada 114 é um componente separado que é afixado à porção de corpo 116. Em algumas implementações, a projeção 120 é uma parte integral da porção de corpo 116. Em outras implementações, a projeção 120 é afixada à porção de corpo 116.
[0074] O eliminador de semente dupla 100 também inclui uma armação 122 e um seletor 124 montado a um alojamento 126 e acoplado à armação 312. No exemplo ilustrado, a armação 122 tem um formato encurvado e reside na fenda 152 (mostrada nas figuras 19 e 20) formada no alojamento 30, que é em forma de arco. Em outras implementações, a armação 122 e a fenda 152 podem ter outros formatos. Nesse exemplo, o seletor 124 é na forma de um mostrador que é girado em torno de um eixo geométrico 128 para alterarem a posição da armação 122 com relação a alojamento 30 na direção da setas 130 e 132. A armação 122 inclui aberturas 134, nas quais as projeções 120 são recebidas.
[0075] Os dentes 106 são retidos nas cavidades 108 formadas no alojamento 30. Os dentes 106 são montados nos eixos 136 providos nas cavidades 108. Os eixos 136 e são recebidos dentro dos orifícios 118. Os dentes 106 são pivotáveis nos eixos 136 em resposta ao movimento da armação 122. Na operação, quando o seletor 124 é girado, por exemplo, em uma primeira direção rotacional correspondente à seta 130, a armação se move na direção da seta 138, por exemplo. O movimento da armação 122 na direção da seta 138, em resposta, comunica um momento aos dentes 106 por intermédio de interação entre a armação 122 e as projeções 120, causando com que os dentes 106 pivotem nos respectivos eixos 136 em torno do eixo geométrico de pivô 110 em uma terceira direção de rotação correspondente à seta 140. Como um resultado, uma orientação rotacional dos dentes 106 é alterada. Similarmente, a rotação do seletor 124 em uma segunda direção rotacional correspondente à seta 132, oposta à primeira direção rotacional, causa com que a armação 122 se mova na direção da seta 142, causando com que os dentes 106 pivotem em uma quarta direção rotacional correspondente à seta 144. A alteração da posição dos dentes 106 altera dessa maneira uma quantidade pela qual os dentes 106 interagem com a semente ou as sementes nos orifícios 56 e, em alguns casos, uma quantidade pela qual os dentes 106 se estendem através dos orifícios 56. Um grau no qual os dentes 106 engatam as sementes e, em alguns casos, obstruem os orifícios 56, pode causar que excessos de sementes (por exemplo, qualquer número de sementes excedendo uma única semente em um orifício) sejam desalojados, singularizando assim as sementes nos orifícios 56.
[0076] As figuras 19 e 20 são vistas em perspectiva do eliminador de semente dupla 100 com o seletor 124 e alojamento 126 omitidos. A armação 122 inclui um braço 146 tendo uma superfície engrenada 148 (por exemplo, dentes de engrenagem) que interage com uma engrenagem conjugada 150 incluída no seletor rotativo 124, mostrado na figura 21. A engrenagem 150 interengranza com a superfície engrenada 148 para alterar a posição da armação 122 e, assim, uma orientação rotacional dos dentes 106.
[0077] A figura 21 é uma vista de detalhe de uma interface entre a engrenagem 150 do seletor 124 e a superfície engrenadda148 do braço 146 da armação 122. A rotação do seletor 124 faz com que o movimento translacional da armação 122 altere uma orientação rotacional dos conjuntos de dentes 304, conforme explicado anteriormente. Conforme mostrado, a armação 122 é recebida dentro da fenda 152 formada no alojamento 30. A armação 122 é deslizável dentro da fenda 152 em resposta à atuação do seletor 124. Conforme explicado anteriormente, em algumas implementações, um trajeto percorrido pela armação 122 dentro da fenda 152 é em forma de arco. Isto é, a atuação do seletor 124 (por exemplo, a rotação do seletor 124 no contexto de implementação mostrada nas figuras 19 a 21) causa com que a armação 122 deslize ao longo do arco dentro da fenda em forma de arco 152. Em outras implementações, a armação 122 desliza ao longo de um trajeto linear em resposta à operação do seletor 124. Assim, em algumas implementações, a fenda 152 tem um formato linear.
[0078] A figura 22 é uma vista em perspectiva do outro eliminador de semente dupla de exemplo 154 em que o movimento da armação 122 é alterado usando um atuador 156. O atuador 156 é operacional, tal como em resposta à entrada recebida de um usuário, para deslocar a armação 122 dentro da fenda 152. Em algumas implementações, o atuador 156 é um atuador elétrico. Todavia, o atuador inclui outros tipos de atuadores, tais como atuadores hidráulicos e pneumáticos. Em algumas implementações, a atuação do atuador 156 é direcionada por intermédio de um dispositivo de entrada, por exemplo, um botão, mostrador, teclado, controle deslizante, etc., que é disponível, por exemplo, em uma cabina de um veículo, em um implemento que transporta o 24, ou a partir de um local remoto.
[0079] No exemplo ilustrado, o atuador 156 inclui um corpo 162 e um braço móvel 164 que é extensível e retraível do corpo 162. O braço 164 é acoplado ao braço 146 da armação 122, tal como por intermédio de uma conexão por pino. A extensão do braço 164 na direção da seta 166 cause movimento da armação 122 dentro da fenda 152 na direção geral da seta 138. Conforme explicado acima, a armação 122 move ao longo de um trajeto em forma de arco dentro da fenda 152 devido ao formato de arco definido pela fenda 152. Em outras implementações, a armação 122 pode se mover ao longo de um trajeto retilíneo ou linear em resposta à atuação do atuador 156. Em resposta ao movimento da armação 122, uma orientação angular dos dentes 106 é alterada em uma primeira direção rotacional por meio do pivotamento dos dentes 106 nos eixos 136. A retração do braço 164 na direção da seta 142 causa com que a armação 122 se mova na direção geral da seta 142, que, conforme explicado, pode ser um trajeto encurvado ou trajeto linear conforme pode ser definido pela fenda 152. Em resposta à retração do braço 164, a orientação angular dos dentes 106 é alterada em uma segunda direção rotacional, oposta à primeira direção rotacional, por meio do pivotamento dos dentes 106 nos eixos 136.
[0080] As figuras 23 a 25 mostram outro eliminador de semente dupla de exemplo 200. O eliminador de semente dupla 200 inclui uma roda rotativa 202 disposta adjacente à superfície externa 57 do disco de semente 46. Em algumas implementações, a roda 202 é passivamente o perada em resposta à rotação do disco de semente 46. Em algumas implementações, a roda 202 inclui uma pluralidade de projeções 204 dispostas radialmente em torno de um centro da roda 202. Em algumas implementações, a roda 202 é formada de um material rígido, tal como um polímero rígido (por exemplo, plástico), um metal, ou um material compósito. A roda gira em um braço 206 em torno de um eixo geométrico 208. O braço 206 é montado de forma pivotável à base 210 em torno de um eixo geométrico 212. Em algumas implementações, o eixo geométrico 208 e o eixo geométrico 212 não são paralelos. Essa configuração permite que a roda 202 ande ao longo de um contorno da superfície externa 57 do disco de semente 46 quando o disco de semente 46 gira. Uma mola 214 é provida entre a base 210 e o braço 206 para tensionar a roda 202 na direção para o disco de semente 46 e para longe da base 210.
[0081] Conforme o disco de semente 46 é girado, os rebaixos 216 formados na superfície externa 57 do disco de semente 46 engatam com as projeções 204 da roda 202 para fazer com que a roda 202 gire. Alguns dos rebaixos 216 correspondem às características elevadas 68 e outros correspondem aos orifícios 56. Quando a roda 202 gira, as projeções 204 se estendem para dentro dos orifícios 56 e além da superfície interna 55. Quando uma projeção 204 se estende para dentro do orifício 56 (conforme mostrado na figura 25), semente retida no orifício 56 é ligeiramente perturbada. A projeção 204 também afeta um vácuo aplicado à semente através do orifício 56. Como um resultado da perturbação causada pela projeção 204, qualquer semente em excesso provida em um orifício 56 é desalojada e removida do orifício 56, deixando uma única semente no orifício 56. Por conseguinte, a operação do eliminador de semente em excesso 800 opera para singularizar sementes em cada orifício 822.
[0082] Em algumas implementações, as projeções 204 se estendem além e são, assim, posicionadas internamente à superfície 55 por uma distância 218. Em outras implementações, a projeção 204 é posicionada externamente à superfície 55. Conforme ilustrado na figura 45, em alguns casos, uma extremidade 215 da projeção 204 é posicionada internamente à superfície 55 por uma distância 218 quando a projeção 204 está alinhada com o orifício 56. Em alguns casos, a distância 218 pode ser de até 1,0 mm (0,04 pol.) quando a projeção 204 está alinhada com o orifício 56. Em outros casos, a extremidade 215 da projeção 204 é posicionada externamente à superfície por uma distância 219. Em alguns casos, a distância 219 pode ser de até 0,5 mm (0,02 pol.). Em alguns casos, a extremidade 215 da projeção 204 é rente com a superfície 15 quando a projeção 204 está alinhada com o orifício 56. Assim, a posição da extremidade 215 da projeção pode estar dentro de uma faixa 1,0 mm (0,04 pol.) externamente à superfície 55 até 0,5 mm (0,02 pol.) internamente à superfície 55. Como um resultado, uma quantidade pela qual as projeções 204 do eliminador de semente dupla 200 se estende além da superfície interna 55 do disco de semente 46 é de até um fator de dez, menos que a quantidade pelas quais as projeções 88 do ejetor 76 se estendem além da superfície interna 55 do disco de semente 46.
[0083] Em algumas implementações, as projeções 204 não se estendem além da superfície 55. Ao contrário, conforme explicado anteriormente, a extremidade 215 das projeções 204 pode ser flush com a superfície 55 ou ser externamente à superfície 55 quando as projeções 204 são alinhadas com um orifício 56. Em tais casos, as projeções 204 interrompem a força do vácuo aplicado para liberar excessos de sementes, embora reduzindo ou eliminando uma quantia de contato direto entre as projeções 204 e as sementes posicionadas nos orifícios 56. Assim, em tais casos, embora as projeções 204 não se estendam para dentro além da superfície 55, as projeções 204 podem entrar em contato com a porção da semente se estendendo para fora além da superfície 55, interrompendo a posição da semente com relação ao orifício 56. Dessa maneira, as projeções 204 operam para perturbar ou interromper as sementes duplas que existem em um orifício 56 para liberar excessos de sementes, enquanto retêm uma única semente no orifício 56. Adicionalmente, as projeções 204 ocluem a área aberta dos orifícios por entre aproximadamente 25% e 75%.
[0084] Ainda, o eliminador de semente dupla 200 é posicionado ao longo do disco de semente 46 em um local entre o banco de sementes 60 e o ponto de liberação 62. A figura 46 é uma vista oblíqua de uma porção do dosador de semente 24. Conforme mostrado na figura 46, o eliminador de semente dupla 200 é posicionado entre o banco de sementes 60 e o ponto de liberação 62, onde o ejetor 76 é posicionado, ao longo de um trajeto de semente (isto é, um trajeto seguido por a semente do banco de sementes 60 to o ponto de liberação 62). O eliminador de semente dupla 200 works para singularizar sementes nos orifícios 56 quando o disco de semente 46 gira e antes das sementes chegarem ao ejetor 76, onde as sementes são separadas do disco de semente 46 na posição de liberação 62. Consequentemente, o eliminador de semente dupla 200 é posicionado a montante do ponto de liberação 62. Assim, o eliminador de semente dupla 200 difere do ejetor 76, descrito acima, na função, no local ao longo do disco de semente 46, e na quantidade de penetração das respectivas projeções além da superfície interna 55 do disco de semente 46. Particularmente, o eliminador de semente dupla 200 funciona para perturbar as sementes posicionadas em um orifício suficientemente para liberar sementes em excesso (por exemplo, sementes em excesso de uma única semente nos orifícios 56), embora retendo uma única semente no orifício em oposição à remoção de todas as sementes de um orifício 56 e depositando a semente no aparelho de transporte de semente 72 do sistema de fornecimento 26, conforme realizado pelo ejetor 76. O eliminador de semente dupla 200 é posicionado a montante do sistema de fornecimento 26 e, por conseguinte, não é destinado a deslocar semente para sobre o aparelho de transporte de semente 72 para conduzir semente para o solo. Adicionalmente, as projeções 88 do ejetor 76 se estendem por uma maior distância além da superfície interna 55 do disco de semente 46 para assegurar a separação de qualquer semente posicionada em um orifício 56 e, em alguns casos, obstruir uma maior porção da área de abertura dos orifícios 56 para reduzir um vácuo aplicado suficientemente para assegurar a separação de qualquer semente nos orifícios 56. As projeções 204 do eliminador de semente dupla 200, por outro lado, se estendem além da superfície interna 55 do disco de semente 46 e obstruem uma porção da área de abertura dos orifícios 56 meramente para perturbar qualquer semente presente ali para assegurar a separação de qualquer semente em excesso e reter uma única semente nos orifícios 56. Consequentemente, ao contrário do ejetor 76, o eliminador de semente dupla 200 opera para conservar semente, reduzir os custos, e melhorar a eficiência da operação de plantio.
[0085] As figuras 47 e 48 mostram rodas 4700 e 4800 dos eliminadores de semente dupla 4702 e 4802, respectivamente. Cada uma das rodas 4700 e 4800 inclui projeções que são diferentes em formato. A roda 4700 tem projeções 4704 similares àquelas da roda 202. As projeções 4704 têm uma extremidade achatada 4706. No exemplo ilustrado, a projeção 4702 ocupa uma maioria da área de abertura do orifício 56. Como um resultado, a projeção 4704 do exemplo ilustrado reduz a força de vácuo aplicada ao orifício 56, que assiste na separação de excessos de sementes do orifício 56. Em contraste, a projeção 4804 da roda 4800 tem um formato pontiagudo ou cônico 4806. A projeção 4804 ocupa uma menor quantidade da área de abertura do orifício 56. Assim, as projeções 4804 tendo esse formato reduzem a força do vácuo aplicado nos orifícios 56 por uma menor extensão, mas ainda operam para perturbar e liberar excessos de sementes providos no orifício 56.
[0086] As figuras 26 e 27 ilustram outro eliminador de semente dupla de exemplo 220. O eliminador de semente dupla 220 é similar ao eliminador de semente dupla 200, exceto que a roda 202 tendo a pluralidade de projeções 204 é substituída por uma roda deformável 222. Em algumas implementações, a roda deformável 222 carece de projeções. A roda ilustrada 222 tem uma superfície lisa. Em outras implementações, a roda 222 tem uma superfície texturizada. Em alguns casos, a roda 222 é formada de uma borracha deformável ou material plástico. Em outros casos, a roda 222 pode ser formada de qualquer material capaz de se conformar à superfície. Similar ao eliminador de semente dupla 200, o eliminador de semente dupla 220 inclui a roda 222, um braço 224, e a base 226. A roda 222 é montada de forma pivotável ao braço 224, e o braço 224 é montado de forma pivotável à base 226. Uma mola 228 é disposta entre o braço 224 e a base 226 para aplicar uma força de tensão que tensiona o braço 224 e roda 222 para longe da base 226. No exemplo ilustrado, a mola 228 é uma mola helicoidal. Em outras implementações, a mola 228 pode ser outros tipos de molas ou componentes operacionais para tensionar o braço 224 para o pivotamento para longe da base 226.
[0087] A superfície 230 da roda 222 é deformável, e, quando a roda 222 gira ao longo da superfície externa 57 do disco de semente 46, a superfície 230 se conforma a uma topografia ou formato da superfície externa 57, particularmente em resposta à força de tensão provida pela mola 228. Em algumas implementações, quando a superfície 230 da roda 222 se deforma, a porção da roda 222 se estende para dentro dos rebaixos 216 formados na superfície externa 57 do disco de semente 46 e parcialmente oclui ou cobre os orifícios 56, reduzindo assim a força do vácuo aplicado através dos orifícios 56. Como um resultado da reduzida força de vácuo, excessos de sementes são liberados dos orifícios 56, embora mantendo suficiente força de vácuo para manter uma das sementes nos orifícios 56. Consequentemente, a singularização de semente é realizada.
[0088] As figuras 28 a 34 ilustram um eliminador de semente dupla rotativo 300. O eliminador de semente dupla 300 inclui uma roda rotativa 302 que é posicionada adjacente tanto à superfície interna 55 quanto a uma porção de aro 54 do disco de semente 46. No exemplo ilustrado, a roda 302 é rotativamente acoplada a um alojamento 304 disposto dentro do alojamento 30 por intermédio de um eixo 305. Em alguns casos, o eixo 305 é um fixador (por exemplo, um parafuso), um pino, ou outro componente no qual a roda 302 pode girar. Em algumas implementações, o eixo 305 gira com relação ao alojamento 304 por intermédio de um mancal 307.
[0089] Em algumas implementações, o alojamento 304 faz parte do alojamento 30. Em outras implementações, o alojamento 304 é um componente separado preso a, ou de outra maneira provido em, o alojamento 30. A roda 302 é rotativa em torno de um eixo geométrico 306. Em alguns casos, o eixo geométrico 306 é perpendicular a um eixo geométrico de rotação do disco de semente 46, representado pela linha 308.
[0090] A roda 302 inclui uma pluralidade de projeções 310 tendo um formato encurvado. Em algumas implementações, as projeções 310 estão se estendendo radialmente de uma borda periférica de uma porção de cubo 311 da roda 302. Uma porção de extremidade distal 312 das projeções 310 é angulada com relação a um plano que é perpendicular ao eixo geométrico 306. Conforme mostrado na figura 28, uma porção de extremidade distal 312 é angulada na direção para o eixo geométrico de rotação (linha 308) do disco de semente 46. Em algumas implementações, uma porção de extremidade distal 312 abrange uma totalidade da projeção 310. Em algumas implementações, uma porção de extremidade distal 312 abrange menos que uma totalidade da projeção 310. Em algumas implementações, a superfície 314 de uma porção de extremidade distal 312 situa-se em paralelo a, mas deslocada de uma porção adjacente da superfície interna 55 do disco de semente 46 quando as projeções 310 são posicionadas adjacentes à superfície interna 55, conforme mostrado na figura 28.
[0091] Conforme o disco de semente 46 gira na direção de rotação 58, conforme mostrado na série de imagens mostradas nas figuras 30 a 34, as projeções 310 da roda 302 interagem com as pás 64 do disco de semente 46 para fazer com que a roda 302 gire na direção da seta 315. Assim, a roda 302 passivamente gira em resposta à rotação do disco de semente 46. Esse engate causa com que as porções de extremidade distal 12 das projeções 310 engatem e perturbem a semente ou as sementes retidas no disco de semente 46 nos orifícios 56. Em algumas implementações, em adição à perturbação física da semente, as projeções 310 varrem através da porção da área de abertura 101 dos orifícios 56, obstruindo uma porção dos orifícios 56 e causando uma disrupção na força do vácuo aplicado. Essa disrupção desestabiliza a semente ou as sementes que estão presentes nos orifícios 56. Como um resultado, sementes em excesso de uma única semente são liberadas e caem para longe do orifício 56, deixando uma única semente retida no orifício 56.
[0092] As figuras 35 a 38 ilustram outro eliminador de semente dupla rotativo de exemplo 400. O eliminador de semente dupla 400 inclui uma roda 402 disposta adjacente à superfície interna 55 do disco de semente 46. A roda 402 é rotativa em torno de um eixo geométrico 404 e inclui uma pluralidade de projeções se estendendo radialmente 405. A roda 402 é posicionada em um carrinho 406 que é deslizavelmente acoplado à base 408. O carrinho 406 é móvel ao longo da superfície 410 da base 408 na direção das setas 412 e 414 em resposta à atuação de um seletor de posição 416. Em alguns casos, o eixo geométrico 404 é perpendicular à superfície 410. Em algumas implementações, o eixo geométrico 404 forma um ângulo oblíquo com relação à superfície interna 55. Ainda, em algumas implementações, o eixo geométrico 404 é disposto em um ângulo oblíquo com relação ao eixo geométrico de rotação do disco de semente 46, representado pela linha 415. O seletor de posição 416 inclui uma porção de mostrador 418 e um eixo 420. O eixo 420 inclui uma porção rosqueada 422 e um a fenda 424. Em algumas implementações, a roda 402 é rotativa em um eixo 407 se estendendo de, ou através de, o carrinho 406 e um mancal 409 recebido em uma extremidade 411 do carrinho 406.
[0093] No exemplo ilustrado, a base 408 é fixa com relação ao disco de semente 46 e inclui uma parede de extremidade 418 para a parede lateral 426 que define uma cavidade 428. Uma abertura 429 é formada em uma extremidade da cavidade 428 oposta à parede de extremidade 418. A parede de extremidade 418 inclui uma abertura 430, para a qual o eixo 420 do seletor de posição 416 se estende. A porção rosqueada 422 inclui roscas 432 que engatam em roscas conjugadas 434 formadas no carrinho 406. Em alguma implementação, o carrinho 406 inclui um corpo de carrinho 436 e um inserto 438 disposto em uma cavidade 440 formada no corpo de carrinho 436. Em algumas implementações, o corpo de carrinho 436 é formado de material polimérico. Em algumas implementações, o inserto 438 é formado de um metal, e a porção rosqueada 422 do seletor de posição 416 é formado de um metal. Em outras implementações, um ou ambos do inserto 438 e da porção rosqueada 422 são formados de material polimérico. Em algumas implementações, o inserto 438 é omitido e o roscas conjugadas 434 são formadas em uma superfície interior do corpo de carrinho 432. Outros materiais são também contemplados.
[0094] O eliminador de semente dupla 400 também inclui uma arruela 442 disposta entre um porção de mostrador 418 do seletor de posição 416 e a parede de extremidade 418 e um retentor 444 disposto adjacente à parede de extremidade 418 em um lado oposto à arruela 442. O retentor 444 retém o seletor de posição 416 na posição com relação à base 408. No exemplo ilustrado, o retentor 444 inclui um furo rosqueado 446 que recebe um parafuso de ajuste 448. Uma porção do parafuso de ajuste 448 é recebida dentro da fenda 424 para manter a posição do seletor de posição 416 com relação à base 408. A parede lateral 418 inclui uma abertura 450, através da qual o parafuso de ajuste 448 é recebível no retentor 444 e ajustável no mesmo.
[0095] Na operação, quando o seletor de posição 416 é girado em uma primeira direção rotacional, as roscas 432 e as roscas conjugadas 434 interagem para causar com que o carrinho 406 se mova na direção da seta 412. O carrinho 406 é móvel na direção da seta 414 em resposta à rotação do seletor de posição 416 em uma segunda direção rotacional, oposta à primeira direção rotacional. Um usuário pode atuar o seletor de posição 416 por girar o seletor de posição 416 por intermédio da porção de mostrador 418. O movimento do carrinho 406 ao longo da superfície 410 em resposta à atuação do seletor de posição 416 inclui mover o carrinho 406 para dentro e para fora da cavidade 438. As figuras 36 a 38 ilustram como uma quantidade pela qual as projeções 405 cobrem a área de abertura dos orifícios 56 se altera em resposta à operação do seletor de posição 416. Conforme mostrado na figura 36 a 38, quando o carrinho 406 é movido na direção da seta 412, uma quantidade da área de abertura dos orifícios 56 varrida pelas projeções 405 da roda 402 aumenta. Como um resultado, uma quantia de engate e de disrupção de quaisquer sementes posicionadas no orifício 56 aumenta. Quando o carrinho 406 é movido na direção da seta 414, uma quantidade da área de abertura do orifício 56 varrida e obstruída pelas projeções 405 da roda 402 diminui, resultando em uma quantidade reduzida de engate e disrupção para quaisquer sementes posicionadas no orifício 56. Consequentemente, uma quantidade da área de abertura dos orifícios 56 varrida e obstruída pelas projeções 405 da roda 402 é ajustável, tal como em resposta a um tamanho ou tipo de semente sendo transportada pelo disco de semente 46. Assim, uma quantidade pela qual a projeção 405 da roda 402 desestabiliza a uma ou mais sementes posicionadas no orifício 56 é ajustável usando o seletor de posição 416. Como um resultado da disrupção pelas projeções 405, qualquer semente em excesso em um orifício 56 é liberada, deixando uma única semente nos orifícios 56. Conforme mostrado na figura 35, em algumas implementações, um ou mais dos orifícios 56 tem um formato cônico, com um tamanho de abertura na superfície externa 57 maior que um tamanho de abertura na superfície interna 56.
[0096] Em outras implementações, o seletor de posição 416 é um atuador, tal como um atuador linear ou um atuador rotativo. Outros atuadores são contemplados. Em alguns casos, o atuador é um atuador elétrico. Em outros casos, o atuador é energizado por outro tipo de fonte de energia, tal como uma fonte de energia hidráulica ou pneumática. Por exemplo, quando o seletor de posição 416 inclui um atuador linear elétrico, a extensão do atuador linear (isto é, o movimento em uma primeira direção linear) causa o movimento do carrinho 406 ao longo da superfície 410 na direção da seta 412, e a retração do atuador linear (isto é, o movimento em uma segunda direção linear, oposta à primeira direção linear) causa o movimento do carrinho 406 ao longo da superfície 410 na direção da seta 414.
[0097] Em algumas implementações, a roda 402 também inclui uma superfície cônica ou adelgaçada 452. A superfície cônica 452 é disposta adjacente à superfície interna 55 do disco de semente 46. Em alguns casos, um deslocamento angular do eixo geométrico 404 de uma orientação perpendicular com relação à superfície interna 55 corresponde a um ângulo da superfície cônica 452 com relação a um plano perpendicular ao eixo geométrico 404. A orientação da roda 402 com relação à superfície interna 55, conforme mostrado na figura 35, provê uma porção da superfície cônica mais próxima à superfície interna 55 permanecendo paralela à superfície interna 55 quando o carrinho 406 é movido ao longo da superfície 410 em resposta à atuação do seletor de posição 416 e quando a roda 402 gira com relação à superfície interna 55.
[0098] Em algumas implementações, a roda 402 é passivamente girada em resposta à rotação do disco de semente 46. As pás 64 do disco de semente 46, descrito anteriormente, engatam com as projeções 405 da roda 402 para girar a roda 402 quando o disco de semente 46 é girado.
[0099] As figuras 39 e 42 ilustram outro eliminador de semente dupla de exemplo 500. O eliminador de semente dupla 500 inclui uma pluralidade de alavancas 502. Embora quatro alavancas 502 sejam ilustradas, outras implementações podem incluir adicionais ou menos alavancas 502, incluindo uma única alavanca 502. As alavancas 502 são posicionadas adjacentes à superfície interna 55 do disco de semente 46 e são pivotáveis em torno de uma primeira extremidade 504 da alavanca 502.
[00100] As alavancas 502 são providas no rebaixo 508 formado em um alojamento 510 posicionado adjacente à superfície interna 55 do disco de semente 46. Em algumas implementações, o alojamento 510 se estende circunferencialmente ao longo da porção da superfície interna 55. As alavancas 502 são pivotáveis, na primeira extremidade 504, em um eixo 512 em torno de respectivos eixos geométricos 514. Em algumas implementações, os eixos geométricos 514 são radialmente arranjados com relação ao eixo geométrico de rotação do disco de semente 46, representado pela linha 519. A porção 516 da primeira extremidade 504 é recebida dentro de um furo 518 formado no alojamento 510. O eixo 512 se estende através de pelo menos uma porção do furo 518 e é recebido dentro de um receptáculo 520 formado na primeira extremidade 504 das alavancas 502. As alavancas 502 são pivotáveis entre uma posição estendida, na qual uma segunda extremidade 522 das alavancas 502 se estende além do rebaixo 508, e uma posição retraída, na qual as segundas extremidades 522 das alavancas 502 são recebidas no rebaixo 508. As alavancas 502 são carregadas por mola e tensionadas em uma primeira direção rotacional 509 em torno dos eixos geométricos 514 na direção para a posição estendida. Na posição estendida, as segundas extremidades 522 se estendem na direção para os orifícios 56 formados no disco de semente 46. Em algumas implementações, as alavancas 502 são tensionadas com uma mola 507, tal como uma mola helicoidal ou uma mola de torção. Todavia, outros tipos de componentes de tensão podem ser usados para tensionar a alavanca 502.
[00101] As alavancas 502 são orientadas de modo que uma superfície de extremidade 511 das alavancas 56, disposta adjacente à superfície interna 55, sejam tangenciais a, paralelas a, ou estejam de outra maneira se conformando à superfície interna 55 do disco de semente 46. Ainda, em algumas implementações (Por exemplo, conforme mostrado na figura 39), os eixos geométricos 514 são perpendicular à superfície interna 55 do disco de semente 46. As alavancas 502 também incluem uma superfície de mancal 524. A superfície de mancal 524 é engatada por uma extremidade 526 das pás 64. Quando as pás 64 começam a engatar a superfície de mancal 524 na, ou próximo à, primeira extremidade 504, as alavancas 502 começam para pivotar em uma segunda direção rotacional 525, oposta à primeira direção rotacional 509, em torno dos eixos geométricos 514 na direção para a posição retraída e para longe dos orifícios 56. Conforme as pás 64 continuam o controle deslizante ao longo da superfície de mancal 524, as alavancas 502 continuam a pivotar em torno dos eixos geométricos 514 na segunda direção rotacional 525 na direção para a posição retraída. Assim, uma quantia de pivotamento das alavancas 502 aumenta quando as pás 64 se movem por uma distância aumentada ao longo da superfície de mancal 524. As alavancas 502 chegam à posição retraída quando as pás 64 alcançam a segunda extremidade 522 das alavancas 502. Quando as pás 64 se movem para depois das segundas extremidades 522 das alavancas 502, uma força de tensão fornecida pelo componente de tensão rapidamente move as alavancas 502 de volta para a posição estendida, na qual as segundas extremidades 522 das alavancas 502 entram em contato e desestabilizam a semente ou as sementes posicionadas nos orifícios 56 formados no disco de semente 46. Ainda, em algumas implementações, quando a segunda extremidade 522 retornou para a posição estendida, a segunda extremidade 522 obstrui uma quantidade da área de abertura 101 dos orifícios 56, afetando assim o vácuo forçado aplicado aos orifícios 56. Como um resultado, excessos de sementes posicionados nos orifícios 56 são liberados, deixando uma única semente residente nos orifícios 56.
[00102] Por meio da inclusão de uma pluralidade de alavancas 502, se uma alavanca 502 falhar em separar quaisquer excessos de sementes em um orifício 56, o engate pelas alavancas restantes 502 aumenta a probabilidade que os excessos de sementes serão removidos quando o disco de semente 46 continuar a girar. Esse benefício se aplica a outros eliminadores de semente dupla, descritos aqui, em que uma pluralidade de características engatando uma semente é provida. Todavia, conforme explicado anteriormente, em algumas implementações, uma única alavanca 502 pode ser incluída.
[00103] As figuras 41 e 42 mostram outro eliminador de semente em excesso de exemplo 600 que inclui uma pluralidade de tiras de mola 602. Embora três tiras de mola 602 sejam ilustradas, outras implementações podem incluir tiras de mola adicionais ou tiras de mola 602, incluindo uma única tira de mola 602. As tiras de mola 602 formam molas que são elasticamente deformáveis em resposta ao engate pelo disco de semente 46 e que mola retorna para uma posição inicial depois do engate entre o disco de semente 46 e as tiras de mola 602 terminar.
[00104] Uma primeira extremidade 604 das tiras de mola 602 é presa em um alojamento 606 posicionado adjacente à superfície interna 55 do disco de semente 46 e se estendem em uma forma em balanço. Em algumas implementações, o alojamento 606 se estende circunferencialmente ao longo da porção da superfície interna 55. As fendas 608 são formadas no alojamento 606, e as primeiras extremidades 604 das tiras de mola 602 são recebidas dentro de uma respectiva das fendas 608 com uma segunda extremidade 610 provida em uma porção se estendendo livremente 611. O alojamento 606 também forma rebaixos 612, que se estendem das fendas 608. Os rebaixos 612 recebem a porção se estendendo livremente 611 das tiras de mola 602 quando as tiras de mola 602 são defletidas na direção para o alojamento 606 durante operação do disco de semente 46. Em algumas implementações, os rebaixos 612 se conformam a um formato defletido das tiras de mola 602. As tiras de mola 602 são dispostas adjacentes à superfície interna 55 do disco de semente 46 e são tensionadas para uma posição estendida de modo que a segunda extremidade 610 das tiras de mola 602 seja posicionada adjacente aos orifícios 56. Em algumas implementações, as tiras de mola 602 têm um formato de “S” e, em alguns casos, têm um formato de “S” achatado. Todavia, em outras implementações, as tiras de mola 602 têm outros formatos, tal como um formato retilíneo ou plano.
[00105] Conforme o disco de semente 46 gira, as pás 64 do disco de semente 46 engatam e defletem as tiras de mola 602 na direção para o alojamento 606 de modo que as porções se estendendo livremente 611 das tiras de mola 602 sejam recebidas nos correspondentes rebaixos 612 formados no alojamento 606. Particularmente, uma extremidade 616 das pás 64 engata e desliza ao longo de uma superfície de mancal 618 das tiras de mola 602, causando a deformação elástica das tiras de mola 602, que deflete as tiras de mola 602 na direção para o alojamento 606 e causam com que a porção se estendendo livremente 611 das tiras de mola 602 seja recebida nos correspondentes rebaixos 612. A deflexão das tiras de mola 602 move a porção se estendendo livremente 611 para longe dos orifícios 56 e em uma orientação na direção para a borda externa 52 do disco de semente 46. A deflexão da porção se estendendo livremente 611 pode incluir a rotação de pelo menos uma porção da tira de mola 602 em torno de um eixo geométrico 620. Em algumas implementações, o eixo geométrico 620 é perpendicular à superfície interna 55 do disco de semente 46. Em algumas implementações, o eixo geométrico 620 define um ângulo oblíquo com o eixo geométrico de rotação do disco de semente 46, representado pela linha 622. Ainda, uma quantia de deflexão das tiras de mola 602 aumenta quando as pás 64 se movem ao longo da superfície de mancal 618 na direção para a segunda extremidade 610. Uma quantidade máxima de deflexão ocorre quando as pás 64 alcançam uma segunda extremidade 610 e logo antes das pás 64 deslizarem para fora das tiras de mola 602 na segunda extremidade 610. Quando as pás 64 se movem para após as tiras de mola 602, em resposta a uma força de tensão interna gerada pela deformação elástica, as tiras de mola 602 mola voltam e retornam para a posição estendida. A extensão das tiras de mola 602 para a posição estendida causa com que as tiras de mola 602 (por exemplo, a segunda extremidade 610 das tiras de mola 602) entrem em contato e desestabilizem uma ou mais sementes posicionadas em um orifício 56 formado no disco de semente 46. Em alguns casos, na posição estendida, as tiras de mola 602 podem parcialmente obstruir os orifícios 56, afetando uma força de vácuo aplicada através de dos mesmos. Por exemplo, a porção se estendendo livremente 611 das tiras de mola 602 pode varrer através da porção da área de abertura 111 dos orifícios 56, obstruindo assim os orifícios 56. Como um resultado, um excesso de semente ou excessos sementes posicionado em um orifício 56 são liberados, deixando uma única semente posicionada no orifício 56.
[00106] As figuras 43 e 44 são vistas oblíquas de outro eliminador de semente em excesso de exemplo 700. O eliminador de semente em excesso 700 inclui um corpo 702 tendo uma porção circunferencial 704 e um a porção cônica 706 se estendendo da porção circunferencial 704. A porção cônica 706 inclui uma borda 708 tendo um perfil em formato de dente de serra. A borda 708 inclui uma pluralidade de porções inclinadas ou oblíquas 710 definindo uma série de picos 712 posicionados em uma extremidade traseira 718 das porções oblíquas 710. Embora quatro porções oblíquas 710 sejam ilustradas, em outras implementações, porções oblíquas adicionais ou menos porções oblíquas 710 podem ser usadas, incluindo uma única porção oblíqua 710. As porções oblíquas 710 incluem uma extremidade dianteira 714 em uma primeira extremidade 716 e a extremidade traseira 718 em uma segunda extremidade 720, oposta à primeira extremidade 716. Em implementações, nas quais a borda 708 inclui uma série de porções oblíquas 710, a extremidade traseira 718 de uma porção oblíqua 710 é adjacente à, e deslocada da, extremidade dianteira 714 de uma porção oblíqua adjacente710.
[00107] O eliminador de semente em excesso 700 é estacionário com relação a um disco de semente 722 e é montado, por exemplo, em um alojamento de um dosador de semente, que pode ser similar ao alojamento 30 do dosador de semente 24. O disco de semente 722 é rotativo com relação ao eliminador de semente dupla 700. O disco de semente 722 é geralmente similar ao disco de semente 46, mas pode variar de algumas maneiras. Por exemplo, em algumas implementações, o disco de semente 722 omite pás similares às pás 64, pás similares às pás 104, e características elevadas similares às características elevadas 68. O disco de semente 722 inclui uma porção cônica 723 que define uma superfície interna 724 e um a superfície externa 726. As porções elevadas 728 se estendem da superfície interna 724. As porções elevadas 728 definem superfícies 730 que são deslocadas da superfície interna 724, e um orifício 732 (similar aos orifícios 56) se estende através de cada porção elevada 728. As porções elevadas 728 contêm semente 734 retida nos orifícios 732 em um deslocamento da superfície interna 724, posicionando a semente 734 a ser engatada pela borda 708 e, particularmente, as porções oblíquas 710 da borda 708. A porção cônica 706 do eliminador de semente dupla 700 se estende para dentro de um espaço interior 736 (similar ao espaço interior 47) do disco de semente 722 e é posicionada adjacente a, e deslocada de, a superfície interna 724. Particularmente, em algumas implementações, a porção cônica 706 é, ou define, uma superfície que é paralela à superfície interna 724 do disco de semente 722.
[00108] As porções oblíquas 710 são anguladas com relação a um plano disposto perpendicular ao eixo geométrico de rotação 738 do disco de semente 722. As porções oblíquas 710 são arranjadas de tal maneira que, quando o disco de semente 722 gira em torno do eixo geométrico de rotação 738, a extremidade dianteira 714 (ou uma porção da porção oblíqua 710 adjacente à mesma) engata a semente 734 nos orifícios 732, e, quando o disco de semente 722 continua a girar, uma quantia de disrupção ou desorganização da semente 732 causada pelas porções oblíquas 710 aumenta devido à natureza angulada das porções oblíquas 710. Em algumas implementações, uma quantidade máxima de disrupção das sementes 734 posicionadas nos orifícios 732 ocorre quando os picos 712 na extremidade traseira 718 das porções oblíquas 710 chegam aos orifícios 732. Em algumas implementações, uma borda oblíqua se estende através de mais que um orifício simultaneamente. Por exemplo, conforme mostrado na figura 44, a borda oblíqua 710 tem um comprimento de modo que a borda oblíqua 710 se estenda através de dois orifícios ao mesmo tempo para a porção de rotação do disco de semente 722. Essa disrupção perturba qualquer semente em excesso em uma semente dupla posicionada no orifício 732. Essa disrupção desaloja a semente em excesso, causando com que a semente em excesso seja liberada dos orifícios 732, deixando uma única semente retida no orifício 732. A semente liberada, por exemplo, cai de volta ao interior do banco de sementes residindo no espaço interior 736 definido pelo disco de semente 722. O eliminador de semente dupla 700 tendo uma série de porções oblíquas 710 provê a capacidade de engatar quaisquer excessos de sementes em um orifício particular 732 por mais que uma vez para assegurar a separação dos excessos de sementes de forma a prover uma única semente no orifício 732.
[00109] Sem de qualquer maneira limitar o escopo, interpretação, ou aplicação das reivindicações que aparecem abaixo, um efeito técnico de uma ou mais das implementações de exemplo descritas aqui é a conservação de semente e redução dos custos associados com a operação de plantio. Outro efeito técnico de uma ou mais das implementações de exemplo descritas aqui é o de melhorar a eficiência da operação de plantio.
[00110] Exemplos adicionais são também providos. Um primeiro exemplo inclui o seguinte: Um eliminador de semente para uma semeadora agrícola tendo um disco de semente inclui uma base, um braço acoplado de forma pivotável à base e pivotável em torno de um primeiro eixo geométrico, e um a roda rotativa acoplada rotativamente ao braço. O braço é tensionado em uma direção para longe da base. A roda é rotativa em torno de um segundo eixo geométrico e inclui uma superfície exterior configurada para perturbar a semente mantida em um local ao longo de um disco de semente para remover a semente do local.
[00111] O eliminador de semente dupla pode também incluir um componente de tensão que tensiona o braço para longe da base.
[00112] O componente de tensão pode ser uma mola.
[00113] A superfície exterior da roda pode incluir uma pluralidade de projeções radialmente arranjadas na roda.
[00114] A superfície exterior pode ser deformável de modo a se conformar, pelo menos parcialmente, a uma superfície adjacente.
[00115] Uma semeadora agrícola inclui um disco de semente rotativo em torno de um primeiro eixo geométrico. O disco de semente inclui uma pluralidade de orifícios formados ao longo de um perímetro do mesmo, e os orifícios são configurados para reter semente nos orifícios adjacentes a uma primeira superfície do disco de semente. A semeadora agrícola também inclui um sistema de fornecimento de semente que inclui o aparelho de transporte de semente posicionado adjacente à primeira superfície do disco de semente. O aparelho de transporte de semente é móvel ao longo de um trajeto contínuo para receber semente do disco de semente e transportar a semente para um ponto de ejeção. A semeadora agrícola também inclui um eliminador de semente dupla, disposto adjacente a uma segunda superfície oposta à primeira superfície em uma posição que está a montante de um local de liberação de semente, onde semente retida nos orifícios é liberada do disco de semente e capturada pelo aparelho de transporte de semente do conjunto de transporte para o transporte para o ponto de ejeção. O eliminador de semente dupla inclui uma base e um braço acoplado de forma pivotável à base e pivotável em torno de um segundo eixo geométrico. O braço tensionado em uma direção na direção para o disco de semente. O eliminador de semente dupla também inclui uma roda rotativa acoplada rotativamente ao braço. A roda é rotativa em torno de um terceiro eixo geométrico e inclui uma superfície exterior que engata a segunda superfície do disco de semente e desestabiliza a semente retida nos orifícios de modo que a semente seja liberada do disco de semente.
[00116] A roda pode ser rotativa em resposta à rotação do disco de semente.
[00117] A superfície exterior da roda pode incluir uma pluralidade de projeções se estendendo radialmente. Pelo menos uma porção das projeções pode ser recebida nos orifícios para perturbar a semente retida nos orifícios.
[00118] A interação entre as superfícies do disco de semente definindo os orifícios pode comunicar uma força à pluralidade de projeções para causar com que a roda gire em torno do terceiro eixo geométrico.
[00119] As superfícies definindo os orifícios podem ser conformadas conicamente.
[00120] Um componente de tensão pode tensionar o braço para longe da base.
[00121] A superfície exterior da roda pode incluir uma pluralidade de projeções radialmente arranjadas na roda.
[00122] A superfície exterior pode ser deformável de modo a se conformar, pelo menos parcialmente, à segunda superfície do disco de semente.
[00123] A superfície exterior da roda pode incluir uma pluralidade de projeções se estendendo radialmente, e um a porção das projeções pode se estender através dos orifícios e para dentro além da primeira superfície do disco de semente.
[00124] Uma extremidade de pelo menos uma da pluralidade de projeções pode se estender além da primeira superfície do disco de semente por uma quantia dentro de uma faixa de 0,25 mm (0,01 pol.) a 0,5 mm (0,02 pol.).
[00125] O terceiro eixo geométrico pode se estender em uma direção oblíqua ao primeiro eixo geométrico.
[00126] Um método para eliminar uma semente de uma semente dupla provida em um local ao longo de um disco de semente inclui dispor uma roda adjacente a uma superfície exterior do um disco de semente rotativo em um local a montante de um local de liberação de semente, onde semente retida pelo disco de semente é liberada do disco de semente e capturada pelo aparelho de transporte de semente de um conjunto de transporte disposto adjacente a uma superfície interna do disco de semente para o transporte para um ponto de ejeção. O disco de semente inclui uma pluralidade de orifícios formados ao longo de um perímetro do disco de semente. O método também inclui engatar a roda com uma superfície exterior do disco de semente; girar a roda em resposta à rotação do disco de semente; e perturbar a semente retida em uma da pluralidade de orifícios do disco de semente por obstrução de pelo menos uma porção de um dos orifícios da pluralidade de orifícios com uma superfície exterior da roda.
[00127] O método pode também incluir tensionar a roda na direção para o disco de semente.
[00128] A superfície exterior da roda pode incluir uma pluralidade de projeções se estendendo radialmente, que são recebidas, pelo menos parcialmente, dentro da pluralidade de orifícios.
[00129] A perturbação ou desestabilização de uma semente retida em uma da pluralidade de orifícios do disco de semente por obstrução de pelo menos uma porção de um dos orifícios da pluralidade de orifícios com uma superfície exterior da roda pode incluir a penetração da uma da pluralidade de orifícios com uma projeção da roda para causar com que a projeção se estenda além da superfície interna do disco de semente por uma quantia dentro de uma faixa de 0,25 mm (0,01 pol.) a 0,5 mm (0,02 pol.).
[00130] Um segundo exemplo inclui o seguinte: Um sistema de semear para uma semeadora agrícola que é operacional para singularizar sementes em um ou mais locais em um disco de semente inclui um disco de semente rotativo em torno de um primeiro eixo geométrico. O disco de semente inclui uma porção de aro, uma superfície interna, uma superfície externa oposta à superfície interna, uma pluralidade de orifícios formados na superfície interna ao longo da porção de aro, e um a pluralidade de pás. Cada orifício da pluralidade de orifícios define uma área de abertura, e a pluralidade de pás é distribuída entre a pluralidade de orifícios. O sistema de semear também inclui um eliminador de semente dupla disposto em um local ao longo da porção de aro do disco de semente e adjacente à superfície interna do disco de semente. O eliminador de semente dupla é rotativo em torno de um segundo eixo geométrico em resposta à rotação do disco de semente. O eliminador de semente dupla inclui uma roda que inclui uma pluralidade de projeções que varrem através de pelo menos uma porção da área de abertura da pluralidade de orifícios quando a roda gira em torno do segundo eixo geométrico.
[00131] A pluralidade de projeções pode ser projeções se estendendo radialmente.
[00132] A roda pode incluir uma porção de cubo definindo uma borda periférica, e a pluralidade de projeções pode se estender da borda periférica.
[00133] Pelo menos uma da pluralidade de projeções pode ter um formato encurvado.
[00134] O formato encurvado pode incluir uma porção de extremidade distal que é angulada para dentro na direção para o primeiro eixo geométrico.
[00135] A ponta distal pode ser paralela a uma porção da superfície interior.
[00136] A pluralidade de pás pode se estender da superfície interna do disco de semente.
[00137] A pluralidade de pás pode engatam com a pluralidade de projeções da roda para pivotar a roda em torno do segundo eixo geométrico.
[00138] O primeiro eixo geométrico pode ser perpendicular ao segundo eixo geométrico.
[00139] A pluralidade de projeções pode ser configurada para perturbar a semente posicionada na pluralidade de projeções quando a pluralidade de projeções varre depois da área de abertura quando a roda gira em torno do segundo eixo geométrico para causar com que a semente de uma semente dupla se separe do disco de semente.
[00140] Um eliminador de semente dupla para uma semeadora agrícola tendo um disco de semente inclui uma roda rotativa em torno de um eixo geométrico. A roda inclui uma pluralidade de projeções se estendendo radialmente do eixo geométrico, e cada projeção tem um formato encurvado. A roda é configurada para ser disposta adjacente a uma superfície interior de um disco de semente e girar em resposta à rotação do disco de semente e as projeções configuradas para perturbar a semente retida em um local ao longo do disco de semente e liberar a semente perturbada do disco de semente.
[00141] O formato encurvado da projeção pode incluir uma porção de extremidade distal que define um ângulo que é oblíquo ao eixo geométrico.
[00142] Um alojamento pode ser configurado para ser posicionado adjacente a uma porção de aro do disco de semente, e a roda pode ser configurada para ser posicionada entre o alojamento e o disco de semente.
[00143] O eixo geométrico pode ser configurado para se estender perpendicularmente a um eixo geométrico de rotação do disco de semente.
[00144] A roda pode ser rotativa em resposta a uma força aplicada às projeções.
[00145] Um método de eliminação de semente em excesso transportada por um disco de semente de um sistema de semear inclui dispor um eliminador de semente dupla adjacente a uma porção de aro de um disco de semente rotativo que é rotativo em torno de um primeiro eixo geométrico. O eliminador de semente dupla é rotativo em torno de um segundo eixo geométrico e inclui uma pluralidade de projeções. O disco de semente rotativo inclui uma pluralidade de orifícios e um a pluralidade de pás. A pluralidade de orifícios e a pluralidade de pás têm um arranjo alternado. O método também inclui girar o disco de semente em torno do primeiro eixo geométrico; engatar a pluralidade de pás do disco de semente com a pluralidade de projeções do eliminador de semente dupla para girar o eliminador de semente dupla em torno do segundo eixo geométrico; e varrer a pluralidade de projeções após a pluralidade de orifícios para perturbar a semente posicionada na pluralidade de orifícios e liberar a semente de uma semente dupla em pelo menos um dos orifícios.
[00146] A pluralidade de projeções pode incluir um formato encurvado.
[00147] O formato encurvado pode incluir uma porção de ponta distal que define um ângulo oblíquo com relação ao segundo eixo geométrico de modo que a ponta distal seja paralela a uma superfície interna do disco de semente quando Uma ponta distal porção é adjacente à superfície interna.
[00148] Cada uma da pluralidade de orifícios pode incluir uma área de abertura. O varrimento da pluralidade de projeções após a pluralidade de orifícios para perturbar a semente posicionada na pluralidade de orifícios e liberar a semente de uma semente dupla em pelo menos um dos orifícios pode incluir varrer através, com a pluralidade de projeções, pelo menos uma porção de uma área de abertura quando o eliminador de semente dupla gira em torno do segundo eixo geométrico.
[00149] O primeiro eixo geométrico e o segundo eixo geométrico podem ser arranjados perpendiculares um ao outro.
[00150] Um terceiro exemplo inclui o seguinte: Um eliminador de semente dupla para liberar semente em excesso de um dosador de semente inclui uma base tendo uma superfície; um carrinho móvel ao longo da superfície; e um a roda acoplada ao carrinho e rotativa com relação ao mesmo em torno de um primeiro eixo geométrico. A roda inclui uma pluralidade de projeções configuradas para perturbar e liberar a semente de uma semente dupla de um dosador de semente. O eliminador de semente dupla também inclui um seletor de posição operavelmente engatado com o carrinho para mover o carrinho ao longo da superfície da base para a posição selecionada.
[00151] A roda pode incluir uma superfície cônica.
[00152] A superfície cônica pode ser configurada para ser disposta adjacente a uma superfície interna de um dosador de semente de modo que a porção da superfície cônica disposta mais próxima à superfície interna seja paralela para a superfície interna. A porção da superfície cônica pode permanecer paralela à superfície interna quando o carrinho se move ao longo da superfície em resposta à operação do seletor de posição.
[00153] O seletor de posição pode incluir um atuador, e a atuação do atuador em uma primeira direção pode causar com que o carrinho se mova em uma segunda direção ao longo da superfície.
[00154] A atuação do atuador em uma terceira direção pode causar com que o carrinho se mova em uma quarta direção ao longo da superfície, oposta à segunda direção.
[00155] O eixo geométrico pode ser perpendicular à superfície da base.
[00156] O seletor de posição pode incluir uma primeira superfície rosqueada. O carrinho pode incluir uma segunda superfície rosqueada que engata de forma correspondente com a primeira superfície rosqueada de modo que a rotação do seletor de posição cause o movimento translacional do carrinho ao longo da superfície.
[00157] Um sistema de semear para uma semeadora agrícola operável para singularizar sementes em um ou mais locais em um dosador de semente inclui um dosador de semente rotativo em torno de um primeiro eixo geométrico. O dosador de semente inclui uma superfície interna, uma superfície externa oposta à superfície interna, uma pluralidade de orifícios se estendendo entre a superfície interna e a superfície externa, e um eliminador de semente dupla, disposto adjacente à superfície interna do dosador de semente. O eliminador de semente dupla inclui uma base que inclui a superfície; um carrinho móvel ao longo da superfície; um seletor de posição operativamente acoplado ao carrinho; e uma roda acoplada rotativamente ao carrinho. O carrinho é móvel ao longo da superfície em resposta à operação do seletor de posição. A roda é rotativa em torno de um segundo eixo geométrico. A roda inclui uma pluralidade de projeções, e a roda é rotativa em resposta à rotação do dosador de semente. A roda é móvel com relação à superfície interna em resposta ao movimento do carrinho ao longo da superfície.
[00158] O dosador de semente pode incluir uma porção periférica, e a pluralidade de orifícios pode ser formada na porção periférica.
[00159] A roda pode incluir uma superfície cônica disposta adjacente à superfície interna, e a porção da superfície cônica que é disposta mais próxima à superfície interna pode ser paralela à superfície interna.
[00160] O segundo eixo geométrico pode ser oblíquo à superfície interna.
[00161] Cada um dos orifícios da pluralidade de orifícios pode definir uma área de abertura, e o movimento da roda com relação à superfície interna em resposta à operação do seletor de posição pode alterar uma quantidade da área de abertura varrida pela pluralidade de projeções.
[00162] O movimento do carrinho em uma primeira direção ao longo da superfície interna em resposta à operação do seletor de posição pode causar com que a pluralidade de projeções faça o varrimento através de uma quantidade aumentada da área de abertura dos orifícios, e o movimento do carrinho em uma segunda direção ao longo da superfície interna, oposta à primeira direção, em resposta à operação do seletor de posição, pode causar com que a pluralidade de projeções faça o varrimento através de uma quantidade diminuída da área de abertura dos orifícios.
[00163] A pluralidade de projeções pode varrer através de pelo menos uma porção da área de abertura dos orifícios quando a roda gira em torno do segundo eixo geométrico para perturbar e separar a semente de uma semente dupla posicionada em um orifício da pluralidade de orifícios.
[00164] O seletor de posição pode ser um atuador. Um primeiro modo de operação do atuador pode causar com que o carrinho se mova ao longo da superfície em uma primeira direção, e um segundo modo de operação do atuador pode causar com que o carrinho se mova ao longo da superfície em uma segunda direção, oposta à primeira direção.
[00165] O dosador de semente pode incluir uma pluralidade de pás formadas na superfície interna, e a pluralidade de pás pode engatar a pluralidade de projeções para causar com que a roda gire em torno do segundo eixo geométrico em resposta à rotação do dosador de semente em torno do primeiro eixo geométrico.
[00166] A pluralidade de pás e a pluralidade de orifícios podem ter um arranjo alternado.
[00167] O primeiro eixo geométrico pode ser disposto em um ângulo oblíquo com relação ao primeiro eixo geométrico.
[00168] Um método de eliminação de semente em excesso transportada por um dosador de semente de um sistema de semear inclui prover um eliminador de semente dupla adjacente a uma superfície interna de um dosador de semente rotativo em torno de um primeiro eixo geométrico. O eliminador de semente dupla inclui uma base compreendendo uma superfície, um carrinho móvel ao longo da superfície, e uma roda que inclui uma pluralidade de projeções. A roda é acoplada a, e rotativa com relação a, o carrinho em torno de um segundo eixo geométrico em resposta à rotação do dosador de semente. O método também inclui girar o dosador de semente em torno do primeiro eixo geométrico; engatar a pluralidade de projeções da roda com uma pluralidade de pás do dosador de semente para causar a rotação da roda; varrer a pluralidade de projeções após uma pluralidade de orifícios formados no dosador de semente em resposta à rotação da roda; e engatando semente na pluralidade de orifícios com a pluralidade de projeções para perturbar a semente posicionada na pluralidade de orifícios e liberar a semente de uma semente dupla em pelo menos um dos orifícios.
[00169] O método pode também incluir alterar uma posição do carrinho com relação à superfície da base para alterarem uma quantidade pela qual a pluralidade de projeções varre através da pluralidade de orifícios.
[00170] Um quarto exemplo inclui o seguinte: Um sistema de semear inclui um disco de semente rotativo em torno de um primeiro eixo geométrico. O disco de semente inclui uma superfície interna, uma superfície externa oposta à superfície interna, e um a pluralidade de orifícios se estendendo entre a superfície interna e a superfície externa. Cada orifício define uma área de abertura. Um sistema de semear também inclui um eliminador de semente dupla que inclui uma alavanca móvel disposta adjacente à superfície interna do disco de semente. A alavanca móvel inclui uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. A alavanca móvel é pivotável na primeira extremidade em torno de um segundo eixo geométrico e tensionada em uma primeira direção rotacional em torno do segundo eixo geométrico na direção para a pluralidade de orifícios. A segunda extremidade da alavanca móvel é móvel após pelo menos uma porção da área de abertura dos orifícios.
[00171] O disco de semente pode incluir uma pluralidade de pás que engatam a alavanca móvel. A pluralidade de pás pode engatar a alavanca móvel para causar com que a alavanca móvel pivote em uma segunda direção rotacional em torno do segundo eixo geométrico, para longe da pluralidade de orifícios, quando uma pá da pluralidade de pás se move através da alavanca móvel. A alavanca móvel pode pivotar em torno do segundo eixo geométrico na primeira direção rotacional, oposta à primeira direção rotacional, na direção para a pluralidade de orifícios quando a pá da pluralidade de pás cessar o engate com a alavanca móvel.
[00172] A pluralidade de orifícios e a pluralidade de pás podem ter um arranjo alternado.
[00173] A alavanca móvel pode incluir uma superfície de mancal se estendendo da primeira extremidade à segunda extremidade, e a pluralidade de pás pode deslizar ao longo da superfície de mancal para causar com que a alavanca móvel pivote na segunda direção rotacional.
[00174] Uma quantia de rotação da alavanca móvel em torno do segundo eixo geométrico na segunda direção rotacional pode aumentar quando a pluralidade de pás se move através de da superfície de mancal da alavanca móvel.
[00175] Um alojamento pode ser disposto adjacente a uma borda periférica do disco de semente, e a alavanca móvel pode ser afixada de forma pivotável ao alojamento.
[00176] O eliminador de semente dupla pode incluir uma pluralidade de alavancas móveis e uma pluralidade de segundos eixos geométricos. Cada alavanca móvel da pluralidade de alavancas móveis pode ser pivotável em torno de um dos respectivos dos segundos eixos geométricos, e os segundos eixos geométricos podem ser radialmente arranjados com relação ao primeiro eixo geométrico.
[00177] O segundo eixo geométrico pode ser perpendicularmente orientado com relação à superfície interna.
[00178] O eliminador de semente dupla pode incluir uma mola, e a mola pode tensionar a alavanca móvel na primeira direção.
[00179] Um método de eliminação de semente em excesso transportada pelo disco de semente de um sistema de semear inclui prover um eliminador de semente dupla adjacente a uma superfície interna de um disco de semente rotativo em torno de um primeiro eixo geométrico. O eliminador de semente dupla inclui uma alavanca tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. A alavanca é pivotável na primeira extremidade em torno de um segundo eixo geométrico. O método também inclui girar o disco de semente em torno do primeiro eixo geométrico; engatar a alavanca com uma pá do disco de semente para pivotar a alavanca para longe de uma posição inicial em uma primeira direção; e engatar semente em um orifício formado dentro do disco de semente com a alavanca para liberar a semente de uma semente dupla no orifício.
[00180] O método pode incluir pivotar a alavanca em uma segunda direção, oposta à primeira direção, quando as pás cessam de engatar a alavanca.
[00181] O pivotamento da alavanca em uma segunda direção, oposta à primeira direção, quando as pás cessam de engatar a alavanca, pode incluir retornar a alavanca para a posição inicial.
[00182] O método pode também incluir tensionar a alavanca na segunda direção na direção para o orifício.
[00183] O tensionamento da alavanca na segunda direção na direção para o orifício pode incluir tensionar a alavanca com uma mola.
[00184] O método pode também incluir varrer a alavanca através de pelo menos uma porção da área de abertura do orifício formado no disco de semente.
[00185] O segundo eixo geométrico pode ser perpendicular à superfície interna do disco de semente.
[00186] O segundo eixo geométrico pode se estender obliquamente com relação ao primeiro eixo geométrico.
[00187] O engate de semente no orifício formado dentro do disco de semente com a alavanca para liberar a semente de uma semente dupla no orifício pode incluir pivotar rapidamente a alavanca na segunda direção em resposta à cessação de engate com o disco de semente para impactar pelo menos uma da semente dupla.
[00188] Um eliminador de semente dupla para liberar semente em excesso de um disco de semente inclui uma alavanca. O eliminador de semente dupla inclui uma primeira extremidade, uma segunda extremidade, e uma superfície se estendendo entre a primeira extremidade e a segunda extremidade. A alavanca é pivotável em torno de um eixo geométrico na primeira extremidade em uma primeira direção e uma segunda direção, oposta à primeira direção. A alavanca é tensionada na primeira direção em uma primeira posição e configurada para ser deslocada na segunda direção em resposta ao engate com um disco de semente e para impactar uma semente dupla quando a alavanca é retornada para a primeira posição para liberar a semente da semente dupla.
[00189] A alavanca pode incluir adicionalmente uma superfície configurada para ser engatada pela porção do disco de semente para causar com que a alavanca gire em uma quantidade crescente na segunda direção quando a porção do disco de semente desliza ao longo da superfície.
[00190] Um quinto exemplo inclui o seguinte: Um sistema de semear inclui um disco de semente rotativo em torno de um primeiro eixo geométrico. O disco de semente inclui uma superfície interna, uma superfície externa oposta à superfície interna, e um a pluralidade de orifícios se estendendo entre a superfície interna e a superfície externa. Cada orifício define uma área de abertura. Um sistema de semear também inclui um eliminador de semente dupla que inclui uma tira de mola resiliente, fixada em uma primeira extremidade. A tira de mola é disposta adjacente à superfície interna do disco de semente, e a tira de mola é elasticamente deformável em resposta à deflexão pelo disco de semente.
[00191] A tira de mola pode ser em forma de S.
[00192] O disco de semente pode também incluir uma pluralidade de pás formadas na superfície interna. O contato entre a pluralidade de pás e a tira de mola pode causar a deflexão da tira de mola.
[00193] O disco de semente pode incluir uma borda externa, e a deflexão da tira de mola em resposta ao contato entre a pluralidade de pás e a tira de mola pode incluir deflexão da tira de mola na direção para a borda externa.
[00194] A pluralidade de pás e a pluralidade de orifícios podem ter um arranjo alternado.
[00195] A tira de mola pode incluir uma superfície de mancal, e a pluralidade de pás pode engatar a superfície de mancal. Uma quantia de deflexão da tira de mola em resposta ao engate entre a pluralidade de pás e a superfície de mancal pode aumentar quando a pluralidade de pás se move através da superfície quando o disco de semente gira.
[00196] A tira de mola pode incluir uma superfície de mancal. A pluralidade de pás pode engatar a superfície de mancal. A tira de mola pode ser posicionada em uma primeira posição quando não engatada com qualquer pá da pluralidade de pás, e a tira de mola pode mola retornar para a posição inicial quando uma pá da pluralidade de pás deslizar para fora da superfície de mancal.
[00197] A deformação elástica da tira de mola em resposta à deflexão pelo disco de semente pode incluir a rotação da pelo menos uma porção da tira de mola em torno de um segundo eixo geométrico.
[00198] O segundo eixo geométrico pode ser perpendicular à superfície interna do disco de semente.
[00199] O primeiro eixo geométrico e o segundo eixo geométrico pode definir um ângulo oblíquo.
[00200] O eliminador de semente dupla pode incluir um alojamento disposto adjacente à superfície interna do disco de semente. O alojamento pode incluir uma fenda, e a primeira extremidade da tira de mola pode ser recebida na fenda.
[00201] O alojamento pode incluir um rebaixo se estendendo da fenda, e o rebaixo pode se conformar a um formato da tira de mola quando a tira de mola é defletida pelo disco de semente.
[00202] O rebaixo pode incluir uma superfície encurvada.
[00203] Cada um da pluralidade de orifícios pode incluir uma área de abertura, e a tira de mola pode varrer através de pelo menos uma porção da área de abertura quando o disco de semente gira.
[00204] Um método de eliminação de semente em excesso transportada pelo disco de semente de um sistema de semear inclui prover um eliminador de semente dupla adjacente a uma superfície interna de um disco de semente rotativo em torno de um primeiro eixo geométrico. O eliminador de semente dupla inclui uma tira em balanço que inclui uma extremidade fixa e uma extremidade se estendendo livremente. O método também inclui girar o disco de semente em torno do primeiro eixo geométrico; engatar a tira em balanço com uma pá do disco de semente para deformar elasticamente a tira em balanço; e engatar semente em um orifício formado dentro do disco de semente com a tira em balanço para liberar a semente de uma semente dupla no orifício.
[00205] Engatando semente em um orifício formado dentro do disco de semente com a tira em balanço para liberar a semente de uma semente dupla no orifício pode incluir molejar de volta a tira em balanço quando a pá se move após a tira em balanço e impactar a semente para liberar a semente da semente dupla no orifício.
[00206] O engate da tira em balanço com uma pá do disco de semente para deformar elasticamente a tira em balanço pode incluir entrar em contato com a superfície da tira em balanço se estendendo da extremidade fixa para a extremidade se estendendo livremente com a pá.
[00207] O método pode também incluir defletir elasticamente a tira em balanço com a pá de disco de semente e receber a tira em balanço defletida dentro dum rebaixo formado dentro de um alojamento.
[00208] A tira em balanço pode ser Em forma de S.
[00209] O orifício pode incluir uma área de abertura, e o método pode também incluir varrer através da porção da área de abertura com a porção da tira em balanço.
[00210] Um sexto exemplo inclui o seguinte: Um sistema de semear inclui um disco de semente rotativo em torno de um eixo geométrico. O disco de semente inclui uma superfície interna, uma superfície externa, uma borda periférica, e uma pluralidade de orifícios radialmente arranjados e se estendendo entre a superfície interna e a superfície externa. Cada orifício da pluralidade de orifícios inclui uma área de abertura. Um sistema de semear também inclui um eliminador de semente dupla, disposto adjacente à superfície interna. O eliminador de semente dupla inclui uma porção que é paralela a uma porção adjacente do disco de semente. A porção do eliminador de semente dupla define uma borda oblíqua que é oblíqua com relação à borda periférica. A porção do eliminador de semente dupla é posicionada de modo que a porção do eliminador de semente dupla cubra uma quantidade crescente da área de abertura do orifício quando o disco de semente gira com relação ao eliminador de semente dupla em torno do eixo geométrico.
[00211] A porção do eliminador de semente dupla pode incluir um perfil em formato de dente de serra que inclui uma pluralidade das bordas oblíquas. A pluralidade de bordas oblíquas pode ser arranjada em série ao longo da superfície interna do disco de semente.
[00212] Um pico pode ser arranjado em uma extremidade de cada uma da pluralidade de bordas oblíquas.
[00213] A porção do eliminador de semente dupla pode se estender ao longo de pelo menos uma porção da superfície interna do disco de semente.
[00214] A borda oblíqua pode se estender através da mais que um orifício da pluralidade de orifícios.
[00215] O disco de semente pode incluir uma porção cônica, e a porção do eliminador de semente dupla pode se conformar a, mas ser offset da porção cônica do disco de semente.
[00216] O disco de semente pode incluir adicionalmente uma pluralidade das porções elevadas radialmente arranjadas ao longo da superfície interna, e um orifício da pluralidade de orifícios pode se estender através de pelo menos uma da pluralidade das porções elevadas.
[00217] Cada porção elevada pode incluir uma superfície elevada, e a porção do eliminador de semente dupla pode se conformar à superfície elevada quando a porção do eliminador de semente dupla é posicionada adjacente à superfície elevada.
[00218] Um método de eliminação de semente em excesso transportada pelo disco de semente de um sistema de semear inclui posicionar um eliminador de semente dupla adjacente a uma superfície interna de um disco de semente que inclui uma pluralidade de orifícios e é rotativo em torno de um eixo geométrico de rotação. O eliminador de semente dupla inclui uma borda que tem uma porção inclinada que define um ângulo oblíquo com relação a um plano perpendicular ao eixo geométrico de rotação do disco de semente. O método também inclui girar o disco de semente com relação ao eliminador de semente dupla e engatar semente em um orifício formado dentro do disco de semente com a porção inclinada da borda para liberar a semente de uma semente dupla no orifício.
[00219] A rotação do disco de semente com relação ao eliminador de semente dupla pode incluir girar o disco de semente em torno do eixo geométrico de rotação.
[00220] A borda pode incluir uma pluralidade das bordas oblíquas, e a pluralidade de bordas oblíquas pode ser arranjada em série ao longo da superfície interna do disco de semente.
[00221] Um pico pode ser arranjado em uma extremidade de cada uma da pluralidade de bordas oblíquas.
[00222] A porção do eliminador de semente dupla pode se estender ao longo de pelo menos uma porção da superfície interna do disco de semente.
[00223] O eliminador de semente dupla pode incluir uma porção cônica, e a borda é formada na porção cônica.
[00224] O disco de semente pode incluir uma pluralidade das porções elevadas radialmente arranjada ao longo da superfície interna, e um orifício da pluralidade de orifícios pode se estender através de pelo menos uma da pluralidade das porções elevadas.
[00225] Cada porção elevada pode incluir uma superfície interior, e a porção cônica do eliminador de semente dupla pode se conformar à superfície interior quando a porção do eliminador de semente dupla é posicionada adjacente às porções elevadas.
[00226] Cada um dos orifícios pode definir uma área de abertura, e a rotação do disco de semente com relação ao eliminador de semente dupla pode incluir causar com que a pluralidade de orifícios passe a borda do eliminador de semente dupla e progressivamente cubra uma quantidade crescente da área de abertura dos orifícios com a porção inclinada da borda.
[00227] Embora essa descrição contenha muitos detalhes de implementação específicos, esses não devem ser considerados como limitações no escopo do que pode ser reivindicado, mas, pelo contrário, as descrições das características que podem ser específicas às implementações particulares. Certas características que são descritas nessa descrição no contexto de implementações separadas podem também ser implementadas, em combinação, em uma única implementação. De maneira inversa, várias características que são descritas no contexto de uma única implementação podem também ser implementadas em múltiplas implementações, separadamente, ou em qualquer subcombinação apropriada. Além disso, embora características anteriormente descritas possam ser descritas como atuando em certas combinações e até mesmo inicialmente reivindicadas como tais, uma ou mais das características de uma combinação reivindicada podem, em alguns casos, ser extirpadas da combinação, e a combinação reivindicada pode ser direcionada a uma subcombinação ou variação de uma subcombinação.
[00228] Implementações particulares da matéria foram descritas. Outras implementações, alterações, e permutações das implementações descritas estão dentro do escopo das seguintes reivindicações, como será aparente para aqueles especializados na técnica. Embora as operações sejam representadas nos desenhos ou nas reivindicações em uma ordem particular, isto não deve ser entendido como exigindo que tais operações sejam realizadas na ordem particular mostrada ou em ordem sequencial, ou que todas as operações ilustradas sejam realizadas (algumas operações podem ser consideradas opcionais), para obter resultados desejáveis. Em certas circunstâncias, multitarefas ou processamento paralelo (ou uma combinação de multitarefas e processamento paralelo) podem ser vantajosos e realizados como considerados apropriados.
[00229] Consequentemente, as implementações de exemplo anteriormente descritas não definem ou restringem a presente invenção. Outras alterações, substituições, e alterações são também possíveis sem fugir do espírito e escopo da presente invenção.

Claims (15)

1. Eliminador de semente dupla para uma máquina de semear tendo um disco de semente, o eliminador de semente dupla, caracterizado pelo fato de que o eliminador de semente dupla compreende: um alojamento compreendendo: uma cavidade; e um eixo formado na cavidade, o eixo definindo um eixo geométrico de pivô; um dente montado no eixo e pivotável em torno do eixo geométrico de pivô; e um seletor operativamente engatado com o dente, o seletor móvel para alterar uma orientação angular do dente em torno do eixo geométrico de pivô.
2. Eliminador de semente dupla de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o seletor é móvel para causar o movimento do dente sobre uma faixa predeterminada.
3. Eliminador de semente dupla de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que compreende adicionalmente uma armação se estendendo entre o dente e o seletor, a armação móvel em resposta ao movimento do seletor para causar o movimento do dente em torno do eixo geométrico de pivô.
4. Eliminador de semente dupla de acordo com a reivindicação 3, caracterizadopelo fato de que o dente compreende: uma porção alongada; uma porção de corpo; e uma projeção se estendendo da porção de corpo, em que a porção de corpo define um orifício que recebe o eixo, em que a armação compreende uma abertura, e em que a projeção é recebida na abertura da armação.
5. Eliminador de semente dupla de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o dente é móvel em torno do eixo geométrico de pivô em resposta a um momento comunicado à projeção pela armação.
6. Eliminador de semente dupla de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a abertura define uma borda da armação, e em que a borda da armação comunica o momento à projeção para alterar a orientação angular do dente em torno do eixo geométrico de pivô.
7. Eliminador de semente dupla de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o seletor é rotativo e em que a rotação do seletor causa o movimento da armação ao longo de um trajeto.
8. Eliminador de semente dupla de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o seletor compreende uma primeira engrenagem, em que a armação compreende uma segunda engrenagem interengrenada com a primeira engrenagem, e em que a rotação do seletor faz com que a primeira engrenagem gire a segunda engrenagem que, por sua vez, causa o movimento da armação ao longo do trajeto.
9. Eliminador de semente dupla de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o seletor compreende um atuador energizado, em que a atuação do atuador causa o movimento da armação ao longo de um trajeto.
10. Eliminador de semente dupla de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a armação é disposta em um canal, e em que o movimento do seletor faz com que a armação se mova ao longo de um trajeto encurvado dentro do canal.
11. Método para alterar uma orientação rotacional de um eliminador de semente dupla, caracterizado pelo fato de que o método compreende: operar um seletor de um eliminador de semente dupla, o eliminador de semente dupla compreendendo: o seletor; uma armação operativamente engatada com o seletor; e a dente móvel de forma pivotável em torno de um primeiro eixo geométrico de rotação, a armação operativamente engatada com o dente para causar o movimento pivotável do dente; mover a armação em resposta à operação do seletor; e comunicar um momento ao dente pela armação para pivotar o dente em torno do primeiro eixo geométrico de rotação.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que operar um seletor compreende girar o seletor em torno de um segundo eixo geométrico de rotação.
13. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que mover a armação em resposta à operação do seletor compreende mover a armação ao longo de um trajeto em resposta à operação do seletor.
14. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o seletor compreende um atuador energizado operativamente engatado com a armação, em que operar o seletor compreende atuar o atuador, e em que mover a armação em resposta à operação do seletor compreende deslocar a armação em resposta à atuação do atuador.
15. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a armação compreende um orifício, em que uma projeção do dente é recebida no orifício, e em que comunicar um momento to o dente pela armação para pivotar o dente em torno do segundo eixo geométrico de rotação compreende comunicar uma força à projeção pela superfície da armação definindo o orifício.
BR102023005722-5A 2022-06-07 2023-03-28 Eliminador de semente dupla, e, método para alterar uma orientação rotacional de um eliminador de semente dupla BR102023005722A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US17/805,728 US20230389465A1 (en) 2022-06-07 2022-06-07 Apparatuses, systems, and methods for seed double elimination in agricultural operations
US17/805,728 2022-06-07

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102023005722A2 true BR102023005722A2 (pt) 2023-12-19

Family

ID=86688431

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102023005722-5A BR102023005722A2 (pt) 2022-06-07 2023-03-28 Eliminador de semente dupla, e, método para alterar uma orientação rotacional de um eliminador de semente dupla

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20230389465A1 (pt)
EP (1) EP4289246A1 (pt)
AU (1) AU2023202034A1 (pt)
BR (1) BR102023005722A2 (pt)
CA (1) CA3198935A1 (pt)

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2488769B1 (fr) * 1980-08-21 1985-06-21 Nodet Gougis Distributeur de semoir monograine a depression
US20100224110A1 (en) * 2009-03-06 2010-09-09 Nathan A Mariman Seed Meter And Seed Disk With Peripheral Edge Seed Pick-Up
SE0901231A1 (sv) * 2009-09-23 2010-07-13 Vaederstad Verken Ab Anordning vid en fröutmatningsanordning på en lantbruksmaskin
US9313943B2 (en) * 2014-01-31 2016-04-19 Deere & Company Seed-double eliminator for a planting unit
US20160157416A1 (en) * 2014-01-31 2016-06-09 Deere & Company Seed meter

Also Published As

Publication number Publication date
AU2023202034A1 (en) 2023-12-21
CA3198935A1 (en) 2023-12-07
US20230389465A1 (en) 2023-12-07
EP4289246A1 (en) 2023-12-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2688381B1 (en) Planting unit for a seeding machine having blocking member to control hand-off
EP2901837B1 (en) Seed delivery system
US11350559B2 (en) Seed meter assembly with seed loader
US9693498B2 (en) Seed-double eliminator for a planting unit
CA2831042C (en) Planting unit for a seeding machine having a seed meter with a downwardly facing metering member and a seed delivery system
US9345188B2 (en) Transitional blocking member of planting unit to control hand-off of seed from a seed meter to a seed delivery system
BR102019009931A2 (pt) máquina de semear para uma unidade de fileira
BR102015001912B1 (pt) eliminador de semente dupla para máquina de semear, semeador incluindo máquina de semear, e, máquina de semear
EP2901832B1 (en) Planting unit for a seeding machine
BR112013024397B1 (pt) Medidor de sementes para uma máquina semeadeira
BR102015002244B1 (pt) forro desgastável, e, sistema de dispensação de semente para uma unidade de plantio
EP2901836B1 (en) Seed-double eliminator and seeding machine with such
BR102015001909B1 (pt) Condicionador de escova para uma máquina de plantio
BR102023005722A2 (pt) Eliminador de semente dupla, e, método para alterar uma orientação rotacional de um eliminador de semente dupla
BR102015001913B1 (pt) Sistema de alinhamento
BR112020006264B1 (pt) Unidade de fileira para uso com um implemento agrícola

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]