BR102023000891A2 - Mina ou giz para pintar, desenhar e/ou escrever, invólucro para um lápis e um lápis - Google Patents

Mina ou giz para pintar, desenhar e/ou escrever, invólucro para um lápis e um lápis Download PDF

Info

Publication number
BR102023000891A2
BR102023000891A2 BR102023000891-7A BR102023000891A BR102023000891A2 BR 102023000891 A2 BR102023000891 A2 BR 102023000891A2 BR 102023000891 A BR102023000891 A BR 102023000891A BR 102023000891 A2 BR102023000891 A2 BR 102023000891A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
chalk
weight
contained
mine
percentage
Prior art date
Application number
BR102023000891-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Baukis Heuler
Christian Pöllmann
Gerhard Lugert
Original Assignee
Faber-Castell Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Faber-Castell Ag filed Critical Faber-Castell Ag
Publication of BR102023000891A2 publication Critical patent/BR102023000891A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09DCOATING COMPOSITIONS, e.g. PAINTS, VARNISHES OR LACQUERS; FILLING PASTES; CHEMICAL PAINT OR INK REMOVERS; INKS; CORRECTING FLUIDS; WOODSTAINS; PASTES OR SOLIDS FOR COLOURING OR PRINTING; USE OF MATERIALS THEREFOR
    • C09D13/00Pencil-leads; Crayon compositions; Chalk compositions

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Inks, Pencil-Leads, Or Crayons (AREA)

Abstract

mina ou giz para pintar, desenhar e/ou escrever, invólucro para um lápis e um lápis. a presente invenção refere-se a uma mina ou um giz para pintar, desenhar e/ou escrever ou um invólucro para um lápis com uma maça de base contendo pelo menos uma cera e pelo menos um composto hidróxi alifático orgânico, com pelo menos um agente corante e/ou pelo menos um material de enchimento, sendo que, na massa de base, está contido como cera um copolímero de ácido olefínico-anidrido maleico e, como composto hidróxi alifático orgânico, está contido um álcool, um açúcar e/ou um álcool de açúcar. a invenção refere-se ainda a um lápis com tal mina e/ou invólucro.

Description

[001] A presente invenção refere-se a uma mina ou um giz para pintar, desenhar e/ou escrever para lápis, por exemplo, para lápis de recarga de mina ou para lápis com invólucro de madeira ou apresentando um invólucro de um material substituto de madeira, para pintar, desenhar e/ou escrever com uma massa de base (ou: massa básica de mina) contendo pelo menos uma cera e pelo menos outros componentes, e com pelo menos um agente de cor. A invenção refere- se ainda a um invólucro de um material substituto de madeira ou um material sintético substituto de madeira para um invólucro para um lápis com uma (ou: "massa de base de invólucro") contendo pelo menos uma cera e um outro componente, e pelo menos um material de enchimento. Além disso, a invenção refere-se a um lápis com tal mina ou giz e/ou invólucro de um material sintético substituto de madeira.
[002] Gizes e minas dentro de lápis de mina de enchimento bem como minas para lápis com invólucro de madeira ou apresentando um invólucro de um substituto de material sintético substituto de madeira, para pintar, desenhar e/ou escrever são produzidos desde há vários anos como, via de regra, corpos cilíndricos com o uso de composições de material sólido termoplasticamente processadas. Do documento EP 1 552 958 A2 são conhecidos, por exemplo, massas de minas hidrossolúveis com açúcar ou álcoois de açúcar e derivados de celulose, as quais podem ser produzidas com pequenas quantidades de água de até 2%. No caso de minas hidrossolúveis, podem ser aplicados traços sobre papel, especialmente também sobre papel de aquarela, e eles podem ser distribuídos, isto é, aquarelados, em seguida com pincéis úmidos.
[003] Existem ainda minas com massa de base de mina à base de gordura e cera, as quais contêm di-estearato de alumínio e cera de polietileno oxidado com ácidos graxos e são bem adequados para lápis coloridos e gizes. Tais minas estão descritas, por exemplo, no documento EP 2 520 442 A1. Porém, com estas minas, traços coloridos aplicados a papel só podem ser misturados ou aqualerados um pouco sobre os papéis, o que é necessário para produtos de artistas. Com as minas descritas não podem ser produzidos também minas macias ou muito macias, as quais são usadas especialmente para aplicações de artistas ou também para minas de marcação de texto a seco, isto é, minas luminosas, as quais estão misturadas com pigmentos de cor fosforescente diurna.
[004] O documento EP 3 772 532 divulga uma mina de lápis colorido ou giz colorido com uma massa básica de mina, a qual, além de materiais de enchimento e agentes de cor, contém cera de vinilacetado de etileno oxidado (EVA) e cera de poliolefina de metaloceno funcionalizado. Para alcançar uma boa distribuição de pintura ou aquarelabilidade, porém, é necessária uma percentagem comparativamente elevada de EVA, pelo que as minas apresentam, em contrapartida, menor flexibilidade e são frágeis. Além disso, essas minas, quando da aqualelagem, mostram alterações de cor e não podem ser produzidas, por exemplo, com pigmentos de cor fosforescente diurnos. Na produção das minas as matérias-primas individuais reagem ainda lentamente, pelo que o processo de produção é menos eficiente. O processo é, ainda, escorregadio na sangria.
[005] Portanto, é objetivo da invenção prover minas ou gizes para pintar, desenhar e/ou escrever, especialmente para o campo da arte bem como para uso nos chamados marcadores de texto secos, as quais mostram um comportamento de espalhamento macio, apresenta uma flexibilidade comparativamente mais elevada e flexão e ainda podem ser produzidas efetivamente por meio de processo de extrusão. É objetivo da invenção ainda prover um invólucro para um lápis bem como um lápis com tal mina e/ou invólucro.
[006] O objetivo é alcançado com uma mina ou um giz para pintar, desenhar e/ou escrever ou um invólucro para um lápis ou uma mina de um lápis com as características de acordo com a reivindicação 1. A mina ou o giz ou o invólucro contém uma massa de base contendo pelo menos uma cera e pelo menos um composto hidróxi alifático orgânico. A mina ou o giz ou o invólucro contém ainda pelo menos um agente corante e/ou pelo menos um material de enchimento. De acordo com a invenção, na massa de base, como cera está contido um copolímero de ácido olefínico/anidrido maleico (ou: copolímero de ácido poliolefínico- anidrido maleico), como por exemplo, um copolímero de ácido etílico/anidrido maleico e, como composto hidróxi alifático orgânico, um álcool, açúcar e/ou álcool de açúcar.
[007] Em outras palavras: a mina ou giz de acordo com a invenção contém uma massa de base (ou: massa de base de mina) contendo pelo menos uma cera e pelo menos um composto hidróxi alifático orgânico e pelo menos um agente corante. Um enchimento também pode opcionalmente ser incluído na mina ou giz. A capa de acordo com a invenção para um lápis, em particular para um lápis com grafite de acordo com a invenção, contém um material de base (ou: material de base da capa) contendo pelo menos uma cera e pelo menos um composto hidroxi alifático orgânico e pelo menos um enchimento. Um corante também pode opcionalmente ser incluído no encapsulamento.Em outras palavras, a mina ou o giz para pintar, desenhar e/ou escrever é, portanto, uma mina ou um giz produzido a através de processamento termoplástico e extrusão de uma massa de base contendo, como materiais de partida, pelo menos uma cera, pelo menos um outro composto hidróxi alifático orgânico e pelo menos um agente corante. O invólucro para uma mina está produzido através de processamento termoplástico e extrusão de uma massa de base contendo, como materiais de partida, pelo menos uma cera, pelo menos um outro composto hidróxi alifático orgânico e pelo menos um material de enchimento.
[008] De acordo com a invenção, na massa está contido, como cera, um copolímero ácido olefínico-anidrido maleico (ou: copolímero de ácido póliolefínico-anidrido maleico), como, por exemplo, um copolímero de ácido etílico-anidrido maleico ou um copolímero de ácido propílico, e, como composto hidróxi alifático orgânico, um álcool, açúcar e/ou álcool de açúcar.
[009] A seguir, de modo simplificado, faz-se referência principalmente a uma mina ou mina. Porém, as realizações valem, naturalmente, também para gizes ou invólucros.
[0010] A produção da mina ou do giz ou do invólucro ocorre em um processo de vários estágios. Inicialmente as matérias-primas da mina ou do giz ou do invólucro, isto é, as substâncias de partida da massa de base, o material de enchimento misturado e/ou o ou os agentes corantes, são misturados e homogeneizados. Isto ocorre, usualmente, em misturadores rápidos, amassadores ou "compounder" ou também em extrusoras de parafuso sem-fim bem como a uma temperatura entre 80 e 160° C, preferivelmente entre 100 e 140° C. Nesse caso, ocorre um amolecimento da massa de base, sendo que sua consistência é criada de tal modo, que, apesar dos materiais de enchimento e/ou agentes corantes contidos bem como, eventualmente, de outras matérias-primas contidas, como por exemplo, outras ceras, podem ser extrudados cordões de extrusão. Para a produção de minas podem ser extrudados, por exemplo, cordões de mina com um diâmetro de 3 a 5 mm para minas, na produção de gizes podem ser produzidos, por exemplo, cordões de giz de até 20 mm para gizes.
[0011] Uma abertura por fusão da ou das ceras ocorre, portanto, com o fornecimento do álcool, do açúcar e/ou fluxo de uma reação de policondensação de esquema:
[0012] Como nas matérias-primas água está presente como umidade residual, especialmente a nível máximo de 2% em peso, não é forçosamente necessário um fornecimento de água na produção para possibilitar o fluxo da reação.
[0013] A extrusão é realizada em função da composição e dos diâmetros de mina e de giz em perfis de temperatura entre 80 e 160°C. As minas (ou os gizes) de acordo com a invenção podem ser conformados então em cordões de mina macios. Os cordões de mina são seccionados eventualmente, em seguida, para formar minas. Após o esfriamento da massa de mina, já está pronta a mina, a qual apresenta uma consistência suficientemente sólida. Com as minas podem ser geradas também, com menores percentagens de agentes corantes, aplicações com poder de coloração e cobertura sobre uma base. A produção de lápis com uma mina e um invólucro de acordo com a invenção pode ocorrer através de coextrusão de mina e de invólucro.
[0014] A mina ou o giz ou invólucro está produzido, portanto, a partir de uma massa de base ou massa de partida contendo os componentes mencionados ou materiais de partida, a qual é processada termoplasticamente e extrudada, para abrir por fusão e ligar os materiais de partida.
[0015] Após uma pluralidade de testes, verificou-se, de modo surpreendente, que composições de um copolímero de ácido olefínico-anidrido maleico, como um copolímero de ácido etílico- anidrido maleico (por exemplo, CAS-Nr. 9006-26-2) ou um copolímero de ácido propílico-anidrido maleico juntamente com álcoois, açúcares e/ou álcoois de açúcar se mostraram como adequados para alcançar o objetivo, de modo a satisfazer a fixação do objetivo. As minas ou os gizes de acordo com a invenção mostram um comportamento de aplicação macio com o resultado de aplicações com poder corante e de cobertura, sendo que as tintas podem ser bem misturadas. As minas ou os gizes ou também os invólucros apresentam ainda uma flexibilidade mais elevada em comparação com as minas conhecidas do estado da técnica, mencionadas anteriormente, e são menos frágeis e, portanto, também menos quebradiças quando se faz a ponta.
[0016] Mostrou-se especialmente adequada, então, uma massa de base de um copolímero de ácido olefínico-anidrido maleico em mistura com álcoois de açúcar. Os dois componentes mostraram, sem fornecimento de água, uma reação muito boa e podem ser pesadas. Com o uso de álcoois de açúcar a fusão ou misturação homogênea é mais fácil - em comparação com açúcares -, uma vez que essas substâncias podem ser abertas por fusão claramente acima de 100°C sem aplicação de pressão elevada.
[0017] O comportamento de aplicação das minas ou dos gizes e a processabilidade da massa de base podem ser controlados ainda através da escolha do ponto de gotejamento do copolímero de ácido olefínico-anidrido maleico. O ponto de gotejamento é decisivo, por um lado, para o bom comportamento de aplicação da mina e, por outro lado, assim se determina substancialmente também a temperatura de processamento durante a extrusão. Preferivelmente é empregado um copolímero de ácido olefínico-anidrido maleico que apresenta um ponto de gotejamento entre 80 e 160°C, especialmente um ponto de gotejamento entre 100 e 140°C. A essas temperaturas forma-se, através de misturação com o outro componente bem como com outros constituintes, uma massa muito bem estrudável. Os copolímeros de ácido olefínico-anidrido maleico de acordo com a invenção são, por exemplo, copolímeros de ácido etílico-anidrido maleico ou copolímeros de ácido propílico- anidrido de ácido maleico, os quais, por exemplo, podem ser obtidos sob os nomes comerciais Licocene PP MA 62521) (Tropfpunkt: 137 - 142°C; Sãurezahl: 38 - 45 mg KOH/g), Licocene PE MA 43511) (Tropfpunkt: 120 - 126°C; Sãurezahl: 42 - 49 mg KOH/g) ou Licocene PE MA 42211) (Tropfpunkt: 120 - 126°C; Sãurezahl: 16 - 20 mg KOH/g).
[0018] Além disso, confirmou-se que o copolímero de ácido olefínico-anidrido maleico, especialmente o copolímero de ácido etílico-anidrido de ácido maleico ou copolímero de ácido propílico-anidrido de ácido maleico, está contido na massa de base com uma percentagem de 1 a 60% em peso, especialmente com uma percentagem de 2 a 55% em peso - em relação à massa total da mina ou do giz ou do invólucro.
[0019] Desde que na massa de base esteja contido um álcool, este é especialmente um diol e/ou um triol, especialmente glicerina.
[0020] Desde que na massa de base esteja contido um açúcar, são considerados especialmente glicose, frutose, maltose e/ou lactose.
[0021] O uso de um álcool de açúcar mostrou-se especialmente adequado. Desde que na massa de base esteja contido um álcool de açúcar, são usados especialmente manitol, lactitol, xilitol, eritrol, arabitol, tritol, sorbitol, adonitol e/ou dulcitol.
[0022] Para o comporto hidróxi alifático orgânico, isto é, álcool, açúcar e/ou álcool de açúcar, mostrou-se especialmente adequado que ele esteja contido na massa de base com uma percentagem de 0,1 a 20% em peso, especialmente com uma percentagem de 0,1 a 5% em peso - em relação à massa total da mina ou do giz ou do invólucro.
[0023] O espectro de propriedades da mina ou do giz, por exemplo, a sua consistência e seu comportamento de soltura, pode ser influenciado também através do fornecimento de materiais de enchimento na produção das minas. De acordo com uma forma de realização vantajosa, na mina ou no giz está contido pelo menos um material de enchimento, sendo que o dito pelo menos um material de enchimento está contido na mina ou no giz especialmente com uma percentagem de 0, a 80% em peso, especialmente com uma percentagem de 10 a 60% em peso - em relação à massa total da mina. Em um invólucro está contido pelo menos um material de enchimento com uma percentagem de 40 a 80% em peso - em relação à massa total do invólucro.
[0024] Para o uso em uma mina ou um giz são adequados, como materiais de enchimento, sobretudo materiais de enchimento inorgânicos, preferivelmente em forma finamente pulverizada, especialmente talco, pó de pedra-pome, caulim, silicato de alumínio, argila e/ou carbonato de cálcio. Em um invólucro são adequados sobretudo materiais de enchimento orgânicos, especialmente fibras de celulose, fibras de madeira e/ou fibras têxteis.
[0025] Para poder gerar solturas com poder corante e de cobertura, é suficiente e vantajoso que o agente corante esteja contido na mina ou no giz com uma percentagem de 0, 1 - 40% em peso, especialmente com uma percentagem de 1 - 40% em peso - em relação à massa total da mina. Com uma percentagem pequena de no máximo 1%, por exemplo, minas ou gizes podem ser produzidos em cores pastel. No invólucro pode estar contido um agente corante, especialmente com uma percentagem de 0,1 - 40% em peso, especialmente com uma percentagem de 0,1 - 20% em peso - em relação à massa total do invólucro.
[0026] Os agentes corantes contidos na mina ou no giz ou no invólucro são preferivelmente pigmentos corantes inorgânicos e/ou materiais corantes ou pigmentos corantes orgânicos. Preferivelmente pigmentos inorgânicos, como óxido de ferro, são usados pigmentos contendo dióxido de titânio, litopone (mistura de sulfato de bário e sulfeto de zinco) ou fuligem, ou pigmentos orgânicos como, por exemplo, pigmentos do grupo dos azo-pigmentos, pigmentos de ftalocianina, pigmentos de perileno, pigmentos DPP, mas também pigmentos de cor fosforescente diurna ou materiais corantes bem como pigmentos de efeito de mica ou vidro ou partículas metálicas, por exemplo, alumínio ou bronze.
[0027] Para tornar a mina mais deslizante e também melhorar a extrusão quando da produção das minas ou dos gizes ou do invólucro, em uma forma de realização preferida, podem estar contidos na massa de base, inicialmente, também outras ceras e/ou triglicerídeos e/ou ácidos graxos e/ou derivados de ácido graxo. Assim uma boa capacidade de conformação das minas, dos gizes ou do invólucro quando da extrusão bem como boas propriedades de aplicação quando da utilização posterior da mina podem ser promovidas.
[0028] Preferivelmente estão contidas na massa de base outras ceras e/triglicerídeos e/ou ácidos graxos e/ou derivados de ácidos graxos com uma percentagem de no máximo 30% em peso, especialmente 3 a 30% em peso, de maneira especialmente preferida 5 a 20% em peso - em relação à massa total da mina ou do giz ou do invólucro.
[0029] Especialmente são usados, como outras ceras e/ou triglicerídeos e/ou ácidos graxos e/ou derivados de ácidos graxos, ceras de parafina, ceras de pedra, ésteres de ácido graxo, especialmente éster dos ácidos miristínico, ácido palmítico ou ácido esteárico, cera de farelo de arroz, cera de abelha, cera natural, especialmente cera de carnaúba, cera de colza, ceras vegetais endurecidas, especialmente óleo de soja hidratado ou óleo de rícino hidratado, e/ou ácido esteárico.
[0030] Resumindo, para a mina ou o giz de acordo com a invenção pode ser indicada a seguinte receita básica: Copolímero de ácido olefínico-anidrido maleico 1 a 60% em peso Dióis, trióis, açúcar e/ou álcool de açúcar 0,1 a 20% em peso Materiais de enchimento 0 a 80% em peso Agentes corantes 0,1 a 40% em peso Ceras, triglicerídeos, ácidos graxos e derivados de 0 - 30% em peso ácidos graxos
[0031] Resumindo, para o invólucro de acordo com a invenção pode-se indica a seguinte receita básica: Copolímero de ácido olefínico-anidrido maleico 1 a 60% em peso Dióis, trióis, açúcar e/ou álcool de açúcar 0,1 a 20% em peso Materiais de enchimento 40 a 80% em peso Agentes corantes 0 - 40% em peso Ceras, triglicerídeos, ácidos graxos e derivados de 0 - 30% em peso ácidos graxos
[0032] O objetivo mencionado por último é alcançado com um lápis com uma mina e/ou invólucro de acordo com a invenção. A produção de tais lápis com uma mina e invólucro de acordo com a invenção pode ocorrer especialmente através de coextrusão de mina e invólucro.
[0033] A seguir estão citadas cinco receitas a título de exemplo para minas ou gizes, melhor dito minas coloridas ou gizes coloridos e para o invólucro de um material substituto de madeira. As minas ou os gizes ou o invólucro foram produzidos como descrito anteriormente. Em um primeiro lápis ocorre uma misturação e uma homogeneização das matérias-primas em misturadores rápidos a temperaturas elevadas de, por exemplo, 100 a 140°C, sendo que ocorrem a abertura por fusão das ceras e o fluxo da reação. Em uma outra etapa as minas ou os gizes ou o invólucro foram conformados com uma extrusora de parafuso sem-fim, sendo que a temperatura da extrusão foi escolhida em função dos cordões extrudados. Para produção das minas com um diâmetro entre 2 e 5 mm, a extrusão ocorreu a uma temperatura de cerca de 110°C. a extrusão dos gizes com um diâmetro de 12 mm ocorreu a uma temperatura de cerca de 100°C. Em seguida, os cordões de mina ou de giz foram seccionados. Os dados nas receitas a título de exemplo, em percentagem em peso, referem-se às respectivas percentagens na massa total da mina ou do invólucro. A produção de lápis apresentando tal mina e invólucro pode ocorrer, por exemplo, através de coextrusão das minas ou do invólucro.
Exemplo 1:
[0034] Receita a título de exemplo para uma mina azul com diâmetro de 4,0 mm: Copolímero de ácido etílico-anidrido maleico Licoceno PP MA 62521) - Glicerina estearina (CAS 57-11-4) litopone DS (CAS 7727-43-7, 1314-98-3) Composto de crescimento (CAS 63231-60-7) - 10,0% em peso Pigmento azul (P.B.15:3 CI-NR 74160) 5,0% em peso Talco (CAS 14807-96-6) 20,0% em peso
Exemplo 2:
[0035] Receita a título de exemplo para uma mina amarela com pigmento fosforescente diurno e com um diâmetro de 5 mm: Licoceno PE MA 4351) - 50,0% em peso Sorbitol (CAS 50-70-4) Polycerin Hydro RD 907 (CAS 8016-70-4) Composto de crescimento (CAS 43231-60-7) Estearina (CAS 57-11-4) - Óxido de titânio (P.W.6 CI 77891) - Caulim (CAS 1332-58-7) Pigmento Amarelo 101 (CI 48052) 3,5% em peso 1,5% em peso 1,5% em peso 7,5% em peso 4,0% em peso 25,0% em peso 7,0% em peso
[0036] As minas de acordo com o exemplo 2 mostram uma boa transparência e possuem uma entrega macia quando da aplicação, em virtude do alto teor de cera. Além disso, no exemplo 2, usa-se um álcool de açúcar preferido, pelo que a processabilidade da massa da mina é melhorada.
Exemplo 3:
[0037] Receita a título de exemplo para uma mina vermelha com um diâmetro de 2,5 mm: Licoceno p ema 42211) 6,0% em peso 1,2 propanodiol 0,4% em peso Estearina (CAS 57-11-4) 3,0% em peso Policerin Hidro RD 907 (CAS 8016-70-4, 63231-60-7) 6,0% em peso Caulim (CAS 1332-58-7) 53,0% em peso Óxido de titânio - 25,0% em peso Pigmento vermelho (Pigment Red 254 CI 56110) 6,6% em peso
Exemplo 4:
[0038] Receita a título de exemplo para um giz cor de laranja com um diâmetro de 12 mm: Copolímero de etileno-anidrido maleico 2) 10,0% em peso Manose 4,0% em peso Caulim (CAS 1332-58-7) - 55,0% em peso Ácido mirístico (CAS 544-63-8) - 5,0% em peso Cera de abelha - 5,0% em peso Composto de crescimento RD 980 (estearina de palma, óleos vegetais e parafinas endurecidas e cera microcristalina)3) 5,0% em peso Pigmento laranja (Pigment Ofange 34 CI 21115) - 16,0% em peso
[0039] Os gizes de acordo com o exemplo 4 são estáveis quanto à ruptura e apresentam uma entrega comparativamente muito macia.
Exemplo 5:
[0040] Receita a título de exemplo para um invólucro de um material sintético substituto de madeira para uma mina: Manitol Arbocel B6004) Produtores: 1) Clariant Plastics & Coatings (Deutschland GmbH), Ludwig- Hermann-Str. 100, D-86368 Gersthofen 2) Mulei (Wuhan) New Material Technology Co. Ltd. Office 1201, Block C, Han Street Headquarter International Plaza, Zhongbei Road, Wuchang District, Wuhan, Hubei Province, China 3) Th.C. Tromm GmbH, Delmenhorster Str. 4, D-50735 Koln 4) J. Rettenmaier & Sohne GmbH + Co KG, Holzmühle 1, D73494 Rosenberg

Claims (15)

1. Mina ou giz para pintar, desenhar e/ou escrever ou invólucro para um lápis com pelo menos uma massa de base contendo pelo menos uma cera e pelo menos um composto hidróxi alifático orgânico, pelo menos um agente corante e/ou pelo menos um material de enchimento, caracterizado pelo fato de que na massa de base está contido, como cera, um copolímero de ácido olefínico-anidrido maleico e, como composto hidróxi alifático orgânico, um álcool, açúcar e/ou álcoois de açúcar como composto hidróxi.
2. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o copolímero de ácido olefínico-anidrido maleico apresenta um ponto de gotejamento entre 80 e 160°C, especialmente um ponto de gotejamento entre 100 e 140°C.
3. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o copolímero de ácido olefínico-anidrido maleico está contido com uma percentagem de 1 a 60% em peso, especialmente com uma percentagem de 2 a 55% em peso.
4. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que, como álcool, está contido um diol e/ou um triol, especialmente glicerina.
5. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que, como açúcar, está contida glicose, frutose, maltose e/ou lactose.
6. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que, como álcool de açúcar, está contido manitol, lactitol, xilitol, eritrol, arabitol, tritol, sorbitol, adonitol e/ou dulcitol.
7. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o composto hidróxi alifático orgânico está contido com uma percentagem de 0,1 a 20% em peso, especialmente com uma percentagem de 0,1 a 5% em peso.
8. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que está contido pelo menos um material de enchimento, sendo que o dito pelo menos um material de enchimento está contido especialmente com uma percentagem de 0 a 80%, de modo especialmente preferido com uma percentagem de 10 a 60% em peso, e/ou que está contido pelo menos um material de enchimento, sendo que o dito pelo menos um material de enchimento está contido especialmente com uma percentagem de 40 a 80% em peso.
9. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que está contido pelo menos um material de enchimento inorgânico, especialmente talco, pó de pedra-pome, caulim, mica, silicato de alumínio, argila e/ou carbonato de cálcio, e/ou pelo menos um material de enchimento orgânico, e/ou que está contido pelo menos um material de enchimento, sendo que, como material de enchimento, está contido pelo menos um material de enchimento orgânico, especialmente fibras de madeira e/ou fibras de celulose e/ou fibras têxteis.
10. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que está contido pelo menos um agente corante, sendo que o dito pelo menos um agente corante está contido com uma percentagem de 0,1 - 40% em peso, especialmente com uma percentagem de 1 a 40% em peso, e/ou que está contido pelo menos um agente corante, sendo que o dito pelo menos um agente corante está contido com uma percentagem de 0,1 -40% em peso, especialmente com uma percentagem de 0,1 - 20% em peso.
11. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que está contido pelo menos um agente corante, sendo que, como agente corante, está contido pelo menos um pigmento corante inorgânico e/ou pelo menos um pigmento corante orgânico e/ou material corante.
12. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que na massa estão contidas outras ceras e/ou triglicerídeos e/ou ácidos graxos e/ou derivados de ácido graxo.
13. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que as outras ceras e/ou os outros triglicerídeos e/ou ácidos graxos e/ou derivados de ácido graxo estão contidos com uma percentagem de no máximo 30% em peso, especialmente 3 a 30% em peso, de modo especialmente preferido com uma percentagem de 5 a 20% em peso.
14. Mina ou giz ou invólucro, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 ou 13, caracterizado pelo fato de que, como outras ceras e/ou outros triglicerídeos e/ou ácidos graxos e/ou derivados de ácido graxo, estão contidos ceras de parafina, ceras de pedra, ésteres de ácido graxo, especialmente ésteres de ácido mirístico, palmítico ou esteárico, cera de farelo de arroz, cera de abelha, ceras naturais, especialmente cera de carnaúba, ceras de colza, ceras vegetais endurecidas, especialmente óleo de soja hidratado ou óleo de rícino hidratado, e/ou ácido esteárico.
15. Lápis, caracterizado pelo fato de que possui uma mina ou um giz, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 14, e/ou um invólucro, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 14.
BR102023000891-7A 2022-01-18 2023-01-17 Mina ou giz para pintar, desenhar e/ou escrever, invólucro para um lápis e um lápis BR102023000891A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP22152067.9 2022-01-18
EP22152067.9A EP4212597A1 (de) 2022-01-18 2022-01-18 Mine oder kreide zum malen, zeichnen und/oder schreiben, umhüllung für einen stift und stift

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102023000891A2 true BR102023000891A2 (pt) 2024-02-06

Family

ID=79730403

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102023000891-7A BR102023000891A2 (pt) 2022-01-18 2023-01-17 Mina ou giz para pintar, desenhar e/ou escrever, invólucro para um lápis e um lápis

Country Status (2)

Country Link
EP (1) EP4212597A1 (pt)
BR (1) BR102023000891A2 (pt)

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE9409245U1 (de) * 1994-06-08 1994-09-01 Schwan-Stabilo Schwanhäußer GmbH & Co., 90562 Heroldsberg Farbmine
EP1552958B1 (de) 2003-09-09 2011-07-13 Faber-Castell AG Mine für Schreib-, Mal- und Kosmetikzwecke
JP5091436B2 (ja) * 2006-07-12 2012-12-05 株式会社サクラクレパス クレヨン
EP2520442B1 (de) 2011-05-02 2013-07-17 Faber- Castell AG Mine
EP2551307A1 (de) * 2011-07-27 2013-01-30 Faber- Castell AG Mine
FR3030366B1 (fr) * 2014-12-17 2017-01-13 Conte Mine de crayon de couleur
EP3042938B1 (de) * 2015-01-09 2017-04-05 Faber- Castell AG Mine oder Kreide enthaltend Graphit und eine polymere Bindemittelmatrix
EP3042937B1 (de) * 2015-01-09 2020-11-18 Faber- Castell AG Mine oder Kreide enthaltend Graphit und ein polymeres Bindemittel und Stift mit einer Graphitmine
EP3772532B1 (de) 2019-08-06 2022-02-16 Faber- Castell AG Farbstiftmine oder farbkreide

Also Published As

Publication number Publication date
EP4212597A1 (de) 2023-07-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5280533B2 (ja) 木材代替材料およびその使用
CN107223150A (zh) 彩色铅笔的笔芯
BRPI0913679B1 (pt) Grafite de lápis para dispositivos de escrita, desenho e/ou pintura e método de produção do mesmo
PT2313282E (pt) Lápis de escrever, de desenhar, de colorir ou de maquilhar
ATE111941T1 (de) Verfahren zur herstellung einer mehrschichtigen lackierung und basislack zur herstellung der basisschicht einer mehrschichtigen lackierung.
KR101878691B1 (ko) 필기, 그림 및/또는 페인팅 디바이스용 리필재, 및 이를 제조하는 방법
US20070101902A1 (en) Low VOC solvent useful with paints and coatings
BRPI0704033B1 (pt) Massas termoplásticas moldáveis e corpos moldáveis preparados a partir das mesmas
BR102023000891A2 (pt) Mina ou giz para pintar, desenhar e/ou escrever, invólucro para um lápis e um lápis
JP2007231271A (ja) 筆記、図画またはマーク用具のための着色芯
EP3772532B1 (de) Farbstiftmine oder farbkreide
EP3411246B1 (fr) Craie de coloriage a base de cire a effet aquarelle
US2280988A (en) Pencil composition
US6262143B1 (en) Erasable colored pencil lead
KR20180015475A (ko) 다기능 점토 조성물
CA3004634C (en) Color development writing compositions and writing instruments
CN113429837B (zh) 石墨铅芯或石墨粉笔或石墨块、石墨铅芯铅笔和产生石墨铅芯或石墨粉笔或石墨块的方法
BR102017009275A2 (pt) Carga, giz ou tablete de tinta para fins de escrita, desenho e/ou cosméticos, lápis com uma carga e processo para produção de uma carga, giz ou tablete de tinta
US20060020055A1 (en) Erasable color lead
KR20190133525A (ko) 색칠 기능을 갖는 공작용 점토 조성물 및 그 제조방법
WO2019225781A1 (ko) 색칠 기능을 갖는 공작용 점토 조성물 및 그 제조방법
DE202008009751U1 (de) Schreib-, Zeichen-, Mal- oder Kosmetikstift
KR20180094832A (ko) 다기능 점토 조성물
JP3026100B2 (ja) 蛍光顔料を含むパステル及びその製造方法
BR102012018538A2 (pt) mina

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]