BR102022023552A2 - Suplemento nutricional para alimentação de bovinos - Google Patents

Suplemento nutricional para alimentação de bovinos Download PDF

Info

Publication number
BR102022023552A2
BR102022023552A2 BR102022023552-0A BR102022023552A BR102022023552A2 BR 102022023552 A2 BR102022023552 A2 BR 102022023552A2 BR 102022023552 A BR102022023552 A BR 102022023552A BR 102022023552 A2 BR102022023552 A2 BR 102022023552A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sources
animals
product
cattle
feeding
Prior art date
Application number
BR102022023552-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Mauricio Correa Ferreira
Original Assignee
E&M Participações Ltda
Filing date
Publication date
Application filed by E&M Participações Ltda filed Critical E&M Participações Ltda
Publication of BR102022023552A2 publication Critical patent/BR102022023552A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K10/00Animal feeding-stuffs
    • A23K10/30Animal feeding-stuffs from material of plant origin, e.g. roots, seeds or hay; from material of fungal origin, e.g. mushrooms

Abstract

A presente invenção pertence ao setor de nutrição de animais, e se refere, mais especificamente, a um suplemento mineral para alimentação de bovinos de corte, contendo macro e micro minerais, indicado para misturar em concentração específica dentro de rações e concentrados. O produto é misturado dentro de um misturador, com capacidade de 1.000kg, em torno de 130 segundos. Os percentuais médios de cada matéria-prima são 20% milho e farelo de soja, 40% fontes de cálcio e fósforo, 30% fontes de sódio e 10% microminerais. A principal inovação desse suplemento formado por uma composição é a facilidade no manejo para alimentação do gado, bem como resultados rápidos no que diz respeito ao corte dos animais.

Description

Setor tecnológico da invenção
[001] A presente invenção pertence ao setor de nutrição de animais, e se refere, mais especificamente, a um suplemento mineral para alimentação de bovinos de corte, contendo macro e micro minerais, indicado para misturar em concentração específica dentro de rações e concentrados.
Estado da técnica
[002] No Brasil, a criação de bovinos de corte ocorre, em sua maior parte, em pastagens, o que torna a forragem o principal alimento e grande responsável em fornecer proteína, energia, minerais e vitaminas para atender as exigências dos animais. No entanto, sabemos que somente a forragem não é suficiente para atender as demandas do sistema produtivo. Como as margens da atividade diminuem com o passar dos anos, é preciso cada vez mais encurtar o ciclo de produção, produzindo mais em menos tempo. Nesse sentido, é impossível não pensar na adoção de tecnologias que permitam explorar ganhos adicionais sobre os animais em pastejo. A suplementação de animais a pasto tem como objetivo corrigir a deficiência de nutrientes da forragem, aumentar a capacidade de suporte da forragem e ainda fornecer aditivos que permitam melhorar o ambiente ruminal, favorecendo a utilização do alimento consumido (adaptado de REIS et al., 2004).
[003] No caso dos ruminantes mantidos em pastagens, a energia e proteína que o animal utiliza para seu crescimento vem da fermentação da forragem, que através da ação dos microrganismos presentes no rúmen, estimula a produção dos ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) e proteína microbiana, que são - respectivamente - as principais fontes de energia e proteína para os ruminantes.
[004] Os principais ácidos graxos de cadeia curta produzidos no rúmen são: ácido acético, ácido butírico e ácido propiônico, sendo que, quanto maior o consumo de volumoso maior é a proporção de ácido acético, devido ao aumento na ação das bactérias celulolíticas (responsáveis pela degradação de fibra). Como o acetato e butirato são produtos mais oxidados do que o propionato, durante sua produção ocorre um maior gasto de energia com a liberação de hidrogênio. Parte desse hidrogênio é capturado por bactérias metanogênicas e convertidos em metano (ARCURI et al., 2006). Esse metano produzido é responsável pela perda de 2 a 12% de energia consumida pelo animal (MORAIS et al., 2006), ou seja, quanto maior a produção de metano, menor é a eficiência no processo de produção de energia para o animal.
[005] O uso de aditivos tem como objetivo a manipulação da população de microrganismos ruminais, melhorando assim a produção animal. Isso ocorre, pois, os aditivos tendem a atuar contra bactérias gram-positivas, selecionando bactérias ruminais que favorecem a produção de ácido propiônico (bactérias gram- negativas), diminuindo a produção de ácido acético e butírico e assim, o aporte energético para que o animal passe a ser mais eficiente.
[006] Os benefícios dos aditivos para bovinos são diversos e, muitas vezes, associados somente a dietas com alta quantidade de concentrado como, por exemplo, dietas de confinamento e terminação intensiva a pasto (TIP). Os maiores benefícios observados, quando se utiliza aditivos em animais a pasto, estão muito relacionados ao aumento na produção de propionato, resultando em mais energia para o animal, além de atuarem na modulação da quebra de proteína no rúmen, ou seja, menos proteína é degradada no rúmen, fazendo com que maior quantidade de proteína escape para intestino delgado (proteína metabolizável) e, com isso, a proteína é melhor aproveitada pelo animal (Simone Garcia, 2017).
[007] Segundo (NICODEMO, M. L. F.), vários suplementos alimentares podem contribuir para o melhor desempenho dos animais em crescimento e terminação. Os aditivos podem melhorar a conversão alimentar e/ou produção (ganho de peso) e/ou sanidade. Eles atuam por diferentes mecanismos, que incluem alteração da fermentação ruminal (pela maior formação de ácido propiônico, diminuição da formação de metano e redução da proteólise e desaminação da proteína dietética no rúmen), estabilização do ambiente ruminal e proteção do trato gastrointestinal dos agentes patogênicos. Ionóforos como a monensina e a lasalocida são antibióticos que alteram os padrões de fermentação ruminal, favorecendo o desenvolvimento das bactérias gram-negativas. Essas bactérias são as principais produtoras de succinato e degradam lactato, auxiliando assim a manutenção do pH no rúmen. Culturas de fungos vivos e seus extratos, especialmente de Aspergillus orizae e Sacchariomyces cerevisae, são utilizadas como suplementos alimentares há vários anos. Existem indicações de que aditivos microbianos podem melhorar a produção de ruminantes em cerca de 7% a 8%, magnitude semelhante à de ionóforos. A ação desses microorganismos parece se concentrar na elevação do consumo, especialmente em dietas ricas em concentrado, e no fluxo de nitrogênio absorvível. Aumentam os números de bactérias celulolíticas e as que utilizam lactato, e observa-se maior estabilidade do ambiente ruminal. O uso de lactobacilos tem-se dado, principalmente, na alimentação de monogástricos e bezerros jovens. Lactobacilos criam um ambiente desfavorável aos patógenos, por meio de redução do pH (produção de ácido lático e peróxido de hidrogênio), produção de bacteriocinas; inibição da atividade de enterotoxinas; e adesão à parede do trato intestinal. Os efeitos dos microorganismos no desempenho e no metabolismo são variáveis por causa da diversidade de composição dos produtos microbianos, dietas e categoria animal e estádio fisiológico estudados.
[008] Inserido nesse contexto, buscando por produtos semelhantes a proposta da invenção, percebeu-se formulações mais simples, com menor inclusão de matérias- primas de origem mineral orgânica e inorgânica. Também são produtos que não tem o foco voltado à sanidade dos animais associado ao ganho de peso rápido e bom desenvolvimento dos animais.
Novidades da invenção
[009] A função do produto é servir como suplementação e aporte de minerais a animais de corte em qualquer uma das suas fases de vida (cria, recria e engorda) em boas condições de pastagem e tipo de solo.
[010] É produzido dentro de unidades fabris, com o uso de matérias-primas nobres, testadas previamente e com sua funcionalidade comprovada. Os produtos são cadastrados dentro de um sistema utilizado em fábrica e de acordo com a formulação a matéria-prima é dosada, após a dosagem todas as matérias-primas são misturadas. No caso do produto da invenção, após a mistura, o produto já segue para o ensaque e posteriormente está pronto.
[011] Com o produto alcança-se mais saúde aos animais, maior aporte de macro e microminerais que beneficiam os processos metabólicos, ganho de peso mais rápido com qualidade de vida ao animal e um produto final de excelente qualidade.
[012] O suplemento revela uma composição que proporciona a principal vantagem de fazer com que o produtor não precise fornecer grande volume de alimento para efetuar a engorda de seus animais, reduzindo assim a mão de obra e facilitando o dia a dia no campo.
[013] A presente patente resolve o problema do suprimento das necessidades nutricionais dos animais em diferentes sistemas de criação, melhorando o ganho de peso dos animais (gado corte).
[014] No que se refere ao gado de corte, tem-se ganho de peso mais acentuado em menor tempo, além de adaptação melhor e mais rápido dos animais à dieta oferecida. E sobretudo obtém-se uma melhoria no aporte de microminerais e vitaminas.
Descrição detalhada da invenção
[015] O produto é misturado dentro de um misturador, com capacidade de 1.000kg, em torno de 130 segundos. Os percentuais médios de cada matéria-prima são 20% milho e farelo de soja, 40% fontes de cálcio e fósforo, 30% fontes de sódio e 10% microminerais.
[016] No caso do produto, após a mistura, os elevadores levam o produto até as tulhas de ensaque. O produto recebe um código interno que fica associado ao seu nome. No momento que o produto vai ser produzido, é agendado no sistema e o produto fará automaticamente as dosagens que forem em maior quantidade (macrominerais). Já os microminerais são direcionados para dosagem manual, onde um colaborador faz a pesagem de todos os produtos e em seguida direciona para o reservatório que irá incorporar esses produtos aos que são de dosagem automática. Assim, após todos os produtos estarem no misturador, acontece o processo de mistura e posteriormente o produto é direcionado aos ensaque para ser colocado em sua embalagem final.
[017] A principal inovação desse suplemento formado por uma composição é a facilidade no manejo para alimentação do gado, bem como resultados rápidos no que diz respeito ao corte dos animais.
[018] Produtos com dosagens maiores são pesados de forma automática, comandadas por um computador.
[019] É importante salientar que as descrições realizadas não possuem o condão de limitar as formas de execução do conceito inventivo ora proposto, mas sim de ilustrar e tornar compreensíveis as inovações conceituais reveladas nesta solução. Desse modo, as descrições e imagens devem ser interpretadas de forma ilustrativa e não limitativa, podendo existir outras formas equivalentes ou análogas de implementação do conceito inventivo ora revelado e que não fujam do espectro de proteção delineado na solução proposta.

Claims (1)

1- SUPLEMENTO NUTRICIONAL PARA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS caracterizado por compreender uma composição formada por 20% milho e farelo de soja, 40% fontes de cálcio e fósforo, 30% fontes de sódio e 10% microminerais, que são misturados dentro de um misturador, com capacidade de 1.000kg, em torno de 130 segundos.
BR102022023552-0A 2022-11-18 Suplemento nutricional para alimentação de bovinos BR102022023552A2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022023552A2 true BR102022023552A2 (pt) 2024-06-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103349186B (zh) 一种断奶后仔猪饲料添加剂及其制备方法
EP1887854B1 (en) Methods for enhancing palatability of compositions for animal consumption
CN101449745B (zh) 高档乳猪颗粒料
Krismiyanto et al. Feeding effect of inulin derived from Dahlia variabilis tuber on intestinal microbes in starter period of crossbred native chickens
US20070048432A1 (en) Use of dextrin in animal feeds
CN104397410A (zh) 蛋中鸡无抗全价生物饲料及其制备方法
CN104366110A (zh) 一种产蛋鸡无抗全价生物饲料及其制备方法
CN108077610A (zh) 一种肉羊育肥期饲料
Mendes et al. Feeds and nutrition of farmed capybaras
BR112019022345A2 (pt) método para alimentação de um bezerro ruminante
KR100903865B1 (ko) 항생제가 첨가되지 않은 소사료 및 이를 이용한 소 사육방법
CN107373132A (zh) 酶制剂生猪配合饲料
KR101414297B1 (ko) 젖소 또는 육우용 혼합-발효사료
Machado‐Neto et al. Growth performance of juvenile pacu (P iaractus mesopotamicus) and dourado (S alminus brasiliensis) fed with lyophilized bovine colostrum
Dierenfeld Feeding behavior and nutrition of the sugar glider (Petaurus breviceps)
Hidayat et al. Effect of macronutrient needs on digestibility and average daily gain of sheep (Ovisaries var. Padjadjaran, Family Bovidae)
CN104982669A (zh) 添加于家兔高纤维饲粮的有机复合酸化剂及其制备方法
CN102647915A (zh) 家畜用饲料组合物及使用该组合物的家畜的饲养方法
BR102022023552A2 (pt) Suplemento nutricional para alimentação de bovinos
CN109329618A (zh) 适合不同生长阶段的林麝配方饲料
Burritt et al. Sagebrush ingestion by lambs: effects of experience and macronutrients
Wang et al. The effects of whole-plant silage maize as replacement commercial feed on the growth performance, carcase yield, relatively organ weight, blood biochemical, and economical traits in Holdobaki Goose
BR102022023555A2 (pt) Ração para alimentação de bovinos
BR102020013819A2 (pt) Núcleo nutricional para alimentação de bovinos
Gallup Ruminant Nutrition, Review of Utilization of Nonprotein Nitrogen in the Ruminant