BR102022015898A2 - Processo de obtenção de múltiplas cores na superfície de uma peça metálica - Google Patents

Processo de obtenção de múltiplas cores na superfície de uma peça metálica Download PDF

Info

Publication number
BR102022015898A2
BR102022015898A2 BR102022015898-3A BR102022015898A BR102022015898A2 BR 102022015898 A2 BR102022015898 A2 BR 102022015898A2 BR 102022015898 A BR102022015898 A BR 102022015898A BR 102022015898 A2 BR102022015898 A2 BR 102022015898A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
paint
fact
anodizing
insulation
colors
Prior art date
Application number
BR102022015898-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Gilberto De Souza Freitas
Hamilton Da Cunha Carnaval
Victor Hugo Criado Berbert
Original Assignee
Casa Da Moeda Do Brasil
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Casa Da Moeda Do Brasil filed Critical Casa Da Moeda Do Brasil
Priority to BR102022015898-3A priority Critical patent/BR102022015898A2/pt
Publication of BR102022015898A2 publication Critical patent/BR102022015898A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D11/00Electrolytic coating by surface reaction, i.e. forming conversion layers
    • C25D11/02Anodisation
    • C25D11/022Anodisation on selected surface areas
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D5/00Electroplating characterised by the process; Pretreatment or after-treatment of workpieces
    • C25D5/02Electroplating of selected surface areas
    • C25D5/022Electroplating of selected surface areas using masking means
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D7/00Electroplating characterised by the article coated
    • C25D7/005Jewels; Clockworks; Coins

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)

Abstract

processo de obtenção de múltiplas cores na superfície de uma peça metálica. a presente invenção aplica-se aos campos da química e materiais e revela um processo que produz múltiplas cores na superfície de uma peça metálica, que compreende um ou mais metais. a invenção proporciona a capacidade de promover a anodização parcial de superfície de metais, possibilitando assim o acabamento anodizado numa mesma peça combinando mais de uma cor, ou ainda, combinando diferentes cores da anodização com a cor natural do metal por meio de qualquer técnica de aplicação de tinta com precisão, preferencialmente tampografia.

Description

CAMPO DE APLICAÇÃO
[0001] A presente invenção aplica-se aos campos da química e materiais. A presente invenção revela um processo que produz múltiplas cores na superfície de uma peça metálica, que compreende um ou mais metais.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[0002] A produção de artigos metálicos coloridos como, por exemplo, medalhas e moedas comemorativas, possui grandes desafios. Um dos desafios encontrados é a obtenção da cor desejada em local específico, devido a presença do relevo. Assim como outro problema encontrado é por meio do processo de anodização a obtenção de múltiplas cores, uma vez que o mesmo permite somente a obtenção de uma única cor final. Considerando a aplicação parcial de processos eletrolíticos para acabamento ou tratamento de superfícies metálicas, existem duas alternativas. Uma é a exposição parcial da superfície ao processo eletrolítico efetivo. É o que acontece, por exemplo, nas canetas anódicas, que permitem a ocorrência do processo eletrolítico exclusivamente no ponto onde a caneta toca. A outra alternativa é justamente o isolamento parcial da superfície e a submissão de toda a peça ao processo eletrolítico, que deixará de ocorrer onde a superfície metálica estiver isolada e ocorrerá somente onde ela estiver exposta. Em ambas as possibilidades o maior obstáculo está na precisão. Caso a peça seja submetida ao processo de anodização com parâmetros diferentes a cor permanece inalterada ou se altera em toda a peça, de acordo com os parâmetros ajustados.
[0003] De forma a solucionar os problemas acima expostos, a presente invenção revela um processo de obtenção de múltiplas cores em superfícies metálicas. A invenção provê como advento a capacidade de colorir parcialmente superfícies metálicas com mais de uma cor. Desta forma a maior vantagem da presente invenção é a precisão. A capacidade de promover o isolamento preciso de áreas pequenas, previamente definidas, respeitando corretamente contornos das artes gravadas no metal.
ESTADO DA TÉCNICA
[0004] O documento JP6044446 revela um método de colorir moeda por impressão em um ou nos dois lados da moeda. Uma resina termoplástica é utilizada na impressão, sendo a impressão desejada na parte central da moeda. A resina termoplástica podendo ser uma resina de poliolefina, uma resina de poliamida, uma resina de poliacetal, tereftalato de polibutileno, tereftalato de polietileno, dentre outras. A impressão podendo ser tampografia, serigrafia, dentre outras. Incialmente a moeda é desengordurada com limpeza ultrassônica em tricloroetano e depois seca. A impressão por tampografia na moeda é realizada e posteriormente aquecida por 8 minutos a 150°C para fixação da resina e sequencialmente a moeda é lavada com solvente e seca.
[0005] Diferentemente da presente invenção, o documento acima relata um método de inserção de um núcleo polimérico em moedas metálicas e sua respectiva pintura. Tais moedas tem como destino o uso em máquinas de jogos e semelhantes. A inserção do polímero tem por finalidade minimizar danos a essas máquinas, diminuindo a área de superfície metálica, que desprende partículas durante o desgaste e proporcionar uma superfície mais adequada à pintura, que pode desplacar mais facilmente se aplicada à superfície metálica. No documento acima a pintura tampográfica, entre outras técnicas de pintura propostas, tem como objetivo sua finalidade convencional, de coloração e ilustração. Por sua vez, o uso da pintura tampográfica na presente invenção não tem nenhuma relação com a impressão de cores, imagens, etc. A tampografia é explorada tão somente devido à sua capacidade de aplicar a tinta em áreas definidas, de contornos complexos, com alta precisão, não sendo produzida nenhuma imagem, padrão ou gravura e sequer importa a cor da tinta que será aplicada. A tinta na presente invenção atua como um isolante elétrico aplicado em um local específico com precisão.
[0006] O documento US2003010429 revela um processo e aparelho para aplicação de uma holografia a um substrato, sendo este liso ou poroso. Preferencialmente o substrato usado é uma moeda. O revestimento é aplicado em combinação com um endurecedor, ou de outra forma aplicado a um endurecedor que pode ser pré-aplicado à superfície do substrato. A folha de aplicação só aderirá a porção do substrato ao qual o revestimento foi aplicado. Revestimentos como resina de uretano, revestimentos à base de uretano, revestimentos de base acrílica e revestimentos à base de epóxi podem ser empregados. O endurecedor utilizado é um agente reticulado que permite que o revestimento endureça essencialmente na superfície do substrato e o endurecedor selecionado depende da composição do revestimento, podendo ser isocianatos, etanol e alifáticos. O processo compreende a aplicação de um revestimento em uma área do substrato, posteriormente, ocorre parcialmente a cura do revestimento. Por fim, ocorre a transferência da holografia através de técnicas de transferência de aplicação, mas sendo somente para a área do substrato que tem o revestimento sobre ele. A aplicação do revestimento decorre por meio de impressão tampográfica.
[0007] A diferença entre o que é proposto pelo documento acima e pela presente invenção é a finalidade da aplicação realizada pela tampografia. O documento acima utiliza a tampografia pelo interesse de aplicar com precisão em áreas irregulares específicas a resina que promoverá a adesão do aplique que será estampado. A presente invenção utiliza a tampografia pelo interesse em isolar eletricamente, com uma tinta isolante, uma área específica da peça, regular ou irregular, previamente definida.
[0008] O documento CN112831818 revela um método de fabricação de medalhas e moedas multicoloridas compostas de tântalo, nióbio e metal precioso e a medalha/moeda multicolorida processada por este método de fabricação. O método de fabricação de medalhas e moedas multicoloridas compostas de tântalo, nióbio e metais preciosos compreende as seguintes etapas: primeiramente um tratamento eletroquímico é realizado em uma peça feita de tântalo ou nióbio ou uma liga de tântalo-nióbio em um eletrólito sem pigmento para formar uma película de nano óxido uniforme e compacta na superfície da peça; em seguida a peça formada de tântalo ou nióbio ou uma liga de tântalo-nióbio processado eletroquimicamente e a peça de metal precioso são combinadas por meio de incrustação, ligação ou usinagem para produzir moedas ou medalhas de múltiplos metais e multicores. O método de fabricação fornecido por este documento pode realizar o tratamento eletroquímico em uma certa superfície ou parte do tântalo ou nióbio ou liga de tântalo-nióbio formando a peça em branco. Realizando um revestimento de forma a obter cores diferentes nas diferentes faces da medalha, ou cores diferentes localmente.
[0009] A única semelhança entre a presente invenção e o documento acima é o uso do processo de anodização, contudo o mesmo é utilizado de forma e finalidade diferentes, uma vez que a presente invenção utiliza a anodização eletrolítica para a obtenção de múltiplas cores em superfícies já gravadas, isto é, moedas já cunhadas e não blanks.
SÚMARIO DA INVENÇÃO
[00010] A produção de artigos metálicos coloridos possui grandes desafios, como tingimento em local específico, devido a presença do relevo, assim como dificuldade de obtenção de múltiplas cores pelo processo de anodização, comummente usado na área.
[00011] Em vista deste contexto a presente invenção revela um processo de obtenção de múltiplas cores em superfícies metálicas eficiente e simples. Proporcionando a capacidade de promover a anodização parcial de superfície de metais, possibilitando assim o acabamento anodizado numa mesma peça combinando mais de uma cor, ou ainda, combinar diferentes cores da anodização com a cor natural do metal.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[00012] A invenção poderá ser mais bem compreendida através da seguinte descrição detalhada.
[00013] A presente invenção revela um processo de obtenção de múltiplas cores na superfície de uma peça metálica compreendendo as etapas de: (a) limpeza prévia da superfície a ser isolada e anodizada por meio de imersão da peça metálica em solução de limpeza; (b) isolamento parcial da superfície da peça com tinta de isolamento elétrico; (c) cura do isolamento por meio de aumento de temperatura e mantenimento da mesma por um período de tempo; (d) anodização com tensão elétrica relacionada a coloração desejada; (e) remoção do isolamento parcial por meio de imersão da peça em solvente.
[00014] A peça metálica a ser utilizada pode ter uma superfície metálica de diversas formas, como por exemplo, em forma de discos, retangular, triangular, oval, dentre outras, assim como também podem ser vazadas. A peça pode ter uma superfície metálica composta por um ou mais metais anodizáveis. Todos os metais “anodizáveis” são passíveis a serem utilizados na presente invenção, isto é, metais anodizáveis são metais que ao reagir com o oxigênio são capazes de produzir filmes de óxidos que forma uma camada sólida, íntegra e com ótima aderência ao substrato, por exemplo, sem limitações, alumínio, nióbio, tungstênio, zircônio, tântalo e titânio. Para a presente invenção é possível utilizar tanto monometais, quanto uma combinação de metais, desde que todos possuam propriedades físico-químicas necessárias, isto é, sejam metais anodizáveis, para serem submetidos à anodização, uma vez que cada um apresentará seu comportamento específico frente à anodização e, consequentemente, suas cores próprias para cada tensão elétrica aplicada. Desta forma, não há quantidade máxima de metais a constituir a peça.
[00015] Na etapa (a) é realizada a limpeza prévia da superfície da peça a ser isolada e anodizada. A limpeza tem a função de garantir a correta exposição do metal base a qualquer tratamento de superfície. No caso da anodização, qualquer sujidade aderida à superfície do metal (óleo, gordura, partículas, etc) podem prejudicar a formação do óxido naquele ponto ou região, prejudicando a uniformidade do filme obtido e por consequência prejudicando os benefícios promovidos por esse filme. A limpeza decorre da imersão das peças em solução de limpeza compreendendo pelo menos um, por exemplo, desengraxantes e/ou tensoativos e/ou voláteis (como por exemplo, álcool, acetona e éter) e/ou não aquoso e/ou não voláteis, que removem quaisquer sujidades aderidas à superfície do metal antes da anodização. A imersão na solução de limpeza podendo ocorrer por 30 segundos a 1 minuto, de acordo com a sujidade da peça. Não devem ser utilizados processos eletrolíticos de limpeza, pois o metal pode reagir eletroquimicamente de forma diversa àquela pretendida para o processo de anodização ao qual ele será submetido. Após a imersão da peça em solução de limpeza é necessário garantir que a solução que promoveu a limpeza seja também removida da superfície da peça. Caso contrário, ela mesma pode atuar como uma sujidade e prejudicar o processo de anodização. Se for utilizada uma solução de limpeza volátil, basta então aguardar sua completa volatilização antes de submeter a peça à anodização. Neste caso, poderia até ser utilizado algum recurso, como ar quente (por exemplo, mas não limitativo, de 35°C a 70°C) ou ar frio, para favorecer e acelerar essa volatilização. No caso de soluções aquosas, seria necessária a lavagem da peça em água, preferencialmente água deionizada, antes da anodização, para garantir a total remoção da solução de limpeza. Essa lavagem poderia ocorrer por imersões sucessivas na água, como é feito usualmente na galvanoplastia, ou por água corrente. Seria possível, contudo, não é a alternativa mais eficiente, o uso de soluções de limpeza não aquosas e não voláteis, pois demandariam mais etapas de limpeza para a remoção da solução de limpeza. Ao entrar no processo de anodização a superfície deve estar limpa, isenta de qualquer outra substância que não seja água.
[00016] Na etapa (b) é realizada o isolamento parcial da superfície com tinta isolante, que permite a anodização parcial da superfície e assim a anodização com duas ou mais cores, uma vez que a área exposta da superfície será submetida à primeira anodização, que deve utilizar sempre a maior tensão elétrica dentre todas que se pretende aplicar. A coloração obtida pela maior tensão elétrica não pode ser alterada por tensões elétricas menores. Se a intenção for a obtenção de uma parte colorida e outra in natura, a remoção do isolamento revelará a parte in natura e a peça estará pronta. Se a intenção é a obtenção de uma cor diferente na área que estava isolada, basta submeter a peça novamente à anodização, após a remoção do isolamento, em tensão elétrica menor do que a utilizada na primeira etapa. Somente a área anteriormente isolada desenvolverá a cor aplicada nessa etapa. Para a aplicação de mais de duas cores, torna-se necessário novo isolamento, sempre protegendo partes da superfície que posteriormente serão coloridas pela anodização em tensões elétricas menores que as anteriores. O isolamento da superfície pode ser realizado por meio de qualquer técnica de aplicação de tinta com precisão, preferencialmente o isolamento da superfície é realizado por meio de tampografia. A tinta utilizada tem por objetivo ser isolante no momento da anodização, a tinta a ser utilizada pode ser qualquer tinta para isolamento elétrico, preferencialmente, uma tinta que seja catalisada com reação ativada pelo aquecimento, podendo ser, por exemplo, tinta tampográfica convencional ou tinta tampográfica específica para isolamento elétrico.
[00017] Quando o isolamento se dá por tampografia é necessária a produção dos clichês de tampografia, antes de proceder com qualquer anodização, para a pintura das áreas de interesse para isolamento, previamente definidas, conforme o projeto artístico do produto.
[00018] Na etapa (c) ocorre cura do isolamento realizado na etapa anterior. A cura tem como função promover a completa secagem e as reações necessárias para que a tinta atinja a sua condição plena de aderência, dureza, resistência química, resistência mecânica, características estas obtidas após a cura. A cura decorre do aumento de temperatura e mantenimento da mesma por um período de tempo, sendo a temperatura entre 100 a 120 °C, por 25 a 35 minutos. Podendo ocorrer, a título de exemplo, em estufa ou radiação infravermelha.
[00019] Na etapa (d) as superfícies metálicas provenientes das etapas anteriores são submetidas a anodização com tensão elétrica adequada a coloração desejada, que tem como objetivo o desenvolvimento de cor na superfície do metal, com aspecto natural, sem a perda das características comuns de uma superfície metálica. Ou seja, sem o aspecto plastificado ou artificial de uma pintura ou de um verniz. As tensões elétricas utilizadas para a obtenção de diferentes cores em uma mesma peça por intermédio do isolamento, realizado anteriormente, devem ser aplicadas sempre em ordem decrescentes de valor. Sempre a maior tensão elétrica primeiro e a menor por último. Pois uma tensão menor é incapaz de afetar a coloração obtida por uma tensão maior. Mas se uma tensão maior for aplicada após uma menor, a cor anterior será perdida. Os principais parâmetros da anodização são a tensão elétrica, a temperatura, a composição do catodo, a composição do eletrólito e a concentração do eletrólito. Desta forma a peça é imersa em um eletrólito em uma concentração que pode variar entre 1%p/v a 3%p/v a uma temperatura compreendida entre 20 a 25 °C. Aplica-se ao catodo uma tensão desejada de acordo com a cor de interesse, por exemplo, mas não limitativo, uma tensão entre 15 V até a tensão limite. Cada metal vai apresentar uma tensão limite, sendo esta a tensão de ruptura dielétrica do óxido formado pela anodização, isto é, a partir dessa tensão limite, o filme de óxido formado não é mais capaz de isolar a peça e interromper a ação da corrente elétrica.
[00020] O eletrólito é, preferencialmente, um eletrólito fraco, mais preferencialmente, é um eletrólito aquoso. O eletrólito podendo ser, por exemplo, mas não limitativo, uma solução de fosfato trissódico, ácido forfórico, hidróxido de amônio, silicato de sódio, carbonato de sódio, alguns ácidos orgânicos fracos, como ácido cítrico, ácido oxálico e ácido tartárico.
[00021] O catodo utilizado é catodo inerte, por exemplo, mas não limitativo, catodo de aço inoxidável ou catodo de platina.
[00022] Preferencialmente, se o catodo for de aço inoxidável, o eletrólito é composto por solução de fosfato trissódico (Na3PO4) a 3% p/v.
[00023] Na tabela 1 pode ser verificada, de forma exemplificativa, a variação da coloração obtida em função da tensão elétrica aplicada. Tabela 1. Tensões aplicada e cores obtidas.
[00024] Na etapa (e) ocorre a remoção do isolamento por meio de imersão da peça em solvente, revelando assim a cor protegida juntamente com a cor gerada pela anodização. O tempo de imersão varia em função da composição da tinta utilizada no isolamento e também em função da espessura de tinta necessária ao isolamento pretendido na tensão elétrica aplicada. Quanto maior a tensão elétrica aplicada, maior será a espessura da camada de tinta aplicada para garantir o perfeito isolamento elétrico, logo, maior será o tempo necessário para a ação dos solventes no seu desplacamento. A quantidade ideal de solvente é tão somente a necessária para proporcionar a total imersão da peça a fim de evitar qualquer resíduo de tinta. De forma semelhante ao tempo de imersão, o solvente utilizado pode variar de acordo com a composição da tinta utilizada para isolamento. Para uma espessura da camada de tinta compreendida de 85 a 106 μm são necessários em média de 28 a 30 minutos de imersão completa da peça em solvente, por exemplo, mas não se limitando, entre 50 a 100 mL de solvente. O solvente sendo selecionado, de forma isolada ou uma mistura de dois (na proporção de 1:1) a três constituintes (na proporção de 1:1:1), do grupo que compreende solvente à base de butil glicolato, naftaleno e hidrocarbonetos. Preferencialmente é utilizado a mistura com três constituintes. Por segurança é recomendada que a imersão seja realizada em recipiente fechado e o manuseio quando aberto deve ocorrer em local com exaustão e/ou ventilação adequados.
[00025] Opcionalmente, a etapas (a) a (e) são repetidas, isto é, conjugadas ao processo, para a combinação de mais cores, considerando sempre a necessidade de que as cores relacionadas a tensões mais altas sejam anodizadas primeiro e que as áreas destinadas à anodização em tensões elétricas inferiores estejam sempre isoladas durante o processamento da anodização em tensões elétricas superiores. Desta forma o processo iniciando pela anodização pela tensão elétrica baixa, isolamento parcial da superfície com tinta, anodização com tensão elétrica maios alta e por fim remoção do isolamento parcial.
[00026] O processo ora revelado pode ser empregue em aplicações que envolvem o uso de metais anodizáveis com finalidades estéticas, ou seja, para enriquecimento do aspecto visual das peças, a exemplo, na indústria joalheira, como na produção de adereços corporais (piercings), objetos de arte, acessórios e vestuário de luxo como botões e fivelas, na indústria automobolística e ao mercado numismático.
[00027] A invenção será elucidada pelos exemplos a seguir, sem ser limitada aos mesmos ou pelos mesmos.
Exemplos Exemplo 1: Fabricação das Medalhas “Bichos do Real” em Nióbio
[00028] O produto consistia em medalhas de nióbio anodizado, sendo seis medalhas diferentes, cada uma fazendo alusão aos bichos que figuram em cada uma das cédulas de real em circulação na ocasião: tartaruga marinha, garça, arara, mico leão dourado, onça pintada e garoupa. Cada medalha, alusiva a cada bicho, possui em seu anverso a imagem gravada do respectivo bicho e no reverso a efígie da república. E o projeto artístico previa que as medalhas fossem anodizadas de forma a obter cores alusivas às respectivas cédulas do real onde figura cada bicho. Previa ainda que a coloração deveria existir em toda a superfície dos dois lados das medalhas, exceto as imagens dos bichos e da efígie da república, que deveriam permanecer com o aspecto do metal in natura.
[00029] O processo de anodização foi realizado com os mesmos parâmetros utilizados atualmente: eletrólito composto por solução 3% (p/v) de fosfato trissódico (Na3PO4), à temperatura ambiente (aproximadamente 25°C) contra catodo de aço inoxidável. Variou-se apenas a tensão elétrica aplicada com fins de obtenção das cores pretendidas.
[00030] O primeiro passo foi a verificação, empírica, de qual tensão proporcionaria as cores desejadas (cores predominantes de cada cédula), ou as cores mais próximas possíveis, dentro do limite operacional o equipamento (retificador de corrente) que era de 87V.
[00031] Após ensaios, chegamos à obtenção da cor azul para a tartaruga em 25V, violeta para a garça em 75V, vermelho para a arara em 65V, amarelo para o mico leão dourado em 55V, marrom para a onça pintada em 60V e outro tom de azul para a garoupa em 87V.
[00032] O passo seguinte foi entender qual seria a camada de tinta suficiente para o isolamento parcial eficiente das superfícies das medalhas quando submetidas ao processo de anodização. A definição foi empírica. Com testes submetendo às tensões previstas peças com número variado de aplicações (camadas) de tinta.
[00033] Para tensões mais baixas, como 25V, foi possível obter o isolamento eficiente com uma aplicação apenas. Tensões maiores demandaram maior aplicações. Para a maior tensão aplicada (87V) trabalhamos com quatro aplicações curadas, isto é, a cada aplicação (camada) uma etapa de cura em estufa.
[00034] O processo então consistiu em cunhar as medalhas submetê-las à aplicação da tinta por tampografia para o isolamento parcial de suas superfícies e após o isolamento submetê-las à anodização eletrolítica, conforme tensão elétrica pré estabelecida.
[00035] Após a anodização o isolamento foi removido por imersão em solvente. Em geral, para as peças com maior número de aplicações, meia hora de imersão são suficientes para total desplacamento da tinta aplicada.
Exemplo 2: Avaliação dos parâmetros da invenção com o processo de tampografia
[00036] Amostras de medalhas monometálicas de nióbio de 2 mm de espessura foram submetidas a pintura por tampografia com finalidade de isolamento parcial da superfície das peças. O objetivo do experimento foi avaliar a influência dos parâmetros do processo de tampografia na aderência e na resistência elétrica da tinta depositada sobre as peças e a consequente capacidade isolante para inibir a ação do processo eletrolítico de anodização do nióbio. Foi utilizada tinta tampográfica convencional, branca, sem nenhum aditivo ou recurso especificamente voltados ao isolamento elétrico. Foram promovidas baterias de ensaios com peças foscas e polidas a fim de avaliar também a influência do estado da superfície do metal. As variáveis estabelecidas foram o estado de superfície das peças (fosco ou polido) e o número de aplicações de tinta, sendo que cada aplicação consistiu em uma rotina de tampografia com 04 golpes de tampão seguida de cura em estufa por 30 minutos a 120°C. O maior número de aplicações de tinta proporciona uma espessura maior do isolamento aplicado. Variou-se o número de aplicações de dois em dois, cumulativamente. Todas as peças tampografadas nas diferentes condições e parâmetros foram submetidas ao processo de anodização e a posterior remoção da tinta e avaliação da integridade da superfície metálica nas regiões isoladas. Todas as peças tampografadas nas diferentes condições e parâmetros foram submetidas ao processo de anodização e a posterior remoção da tinta e avaliação da integridade da superfície metálica nas regiões isoladas. Os processos de anodização foram realizados em solução 3% (p/v) de fosfato trissódico e com tensão elétrica até 87V, a temperatura de 25°C e a composição do catodo sendo aço inoxidável AISI 304. Os resultados obtidos encontram-se resumidos na tabela 2 abaixo. Tabela 2. Resultados do isolamento por tampografia aplicado ao processo de anodização.
[00037] As espessuras obtidas para o revestimento com uma e com duas aplicações da tinta não foram suficientes para garantir a eficiência esperada para o mesmo. Com uma única aplicação, a tensão elétrica foi capaz de induzir a corrente elétrica na peça através do revestimento, provocando a sua anodização parcial, mesmo estando revestida. Por sua vez, no revestimento com duas aplicações, a espessura não foi suficiente para uma camada perfeitamente íntegra, isenta de poros e falhas. Justamente nesses poros e falhas ocorreu também a anodização parcial do metal. Em ambos os casos citados (uma e duas aplicações) houve desplacamento da tinta, expondo o metal nas áreas previamente isoladas. Com uma aplicação chegou a ocorrer o desplacamento total do revestimento aplicado. Com duas aplicações apenas desplacamento parcial. A partir de quatro aplicações a espessura obtida foi suficiente para proporcionar isolamento eficiente ao processo, dentro da tensão elétrica testada.
[00038] A presente invenção foi revelada neste relatório descritivo em termos de sua modalidade preferida. Entretanto, outras modificações e variações são possíveis a partir da presente descrição, estando ainda inseridas no escopo da invenção aqui revelada.

Claims (10)

1. Processo de obtenção de múltiplas cores na superfície de uma peça metálica CARACTERIZADOpor compreender as etapas de: (a) limpeza prévia da superfície a ser isolada e anodizada por meio de imersão da peça metálica em solução de limpeza; (b) isolamento parcial da superfície da peça com tinta de isolamento elétrico; (c) cura do isolamento por meio de aumento de temperatura e mantenimento da mesma por um período de tempo; (d) anodização com tensão elétrica relacionada a coloração desejada; (e) remoção do isolamento parcial por meio de imersão da peça em solvente.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADOpelo fato de que a peça compreende um ou mais metais anodizáveis.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADOpelo fato de que, na etapa (a) , a solução de limpeza compreende um desengraxante e/ou tensoativo e/ou volátil e/ou não aquoso e/ou não volátil; onde a imersão na solução de limpeza ocorre por 30 segundos a 1 minuto e, sequencialmente, se faz a remoção da solução de limpeza por meio de espera da completa volatilização ou aplicação de ar quente ou ar frio ou lavagem da peça em água.
4. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADOpelo fato de que, na etapa (b) , o isolamento parcial da superfície com tinta isolante é realizado por meio de qualquer técnica de aplicação de tinta com precisão, preferencialmente, tampografia; a tinta de isolamento elétrico sendo preferencialmente tinta que seja catalisada com reação ativada pelo aquecimento.
5. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADOpelo fato de que, na etapa (c), a temperatura é entre 100 a 120 °C por 25 a 35 minutos.
6. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADOpelo fato de que, na etapa (d) , a anodização decorre da imersão da peça em um eletrólito em uma concentração que varia entre 1%p/v a 3%p/v a uma temperatura compreendida entre 20 a 25 °C, em que aplica-se ao catodo uma tensão desejada de acordo com a cor de interesse.
7. Processo, de acordo com a reivindicação 6, CARAC TERI ZADOpelo fato de que o eletrólito é, preferencialmente, um eletrólito fraco, mais preferencialmente, um eletrólito aquoso.
8. Processo, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADOpelo fato de que o catodo é inerte.
9. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADOpelo fato de que, na etapa (e) , para uma espessura da camada de tinta compreendida de 85 a 106 μm a peça é imersa completamente em solvente por 28 a 30 minutos; o solvente é selecionado, de forma isolada ou uma mistura de dois a três constituintes, do grupo que compreende: solvente à base de butil glicolato, naftaleno e hidrocarbonetos.
10. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADOpelo fato de que compreende ainda, em caso de combinação de mais cores, a repetição das etapas (a) a (e), em que as cores relacionadas a tensões mais baixas são anodizadas primeiro e estão sempre isoladas durante o processamento da anodização em tensões elétricas superiores, em que o processo é iniciado pela anodização pela tensão elétrica baixa, isolamento parcial da superfície com tinta, anodização com tensão elétrica maios alta e por fim remoção do isolamento parcial.
BR102022015898-3A 2022-08-11 2022-08-11 Processo de obtenção de múltiplas cores na superfície de uma peça metálica BR102022015898A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022015898-3A BR102022015898A2 (pt) 2022-08-11 2022-08-11 Processo de obtenção de múltiplas cores na superfície de uma peça metálica

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022015898-3A BR102022015898A2 (pt) 2022-08-11 2022-08-11 Processo de obtenção de múltiplas cores na superfície de uma peça metálica

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022015898A2 true BR102022015898A2 (pt) 2024-02-20

Family

ID=90575371

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102022015898-3A BR102022015898A2 (pt) 2022-08-11 2022-08-11 Processo de obtenção de múltiplas cores na superfície de uma peça metálica

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102022015898A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7387740B2 (en) Method of manufacturing metal cover with blind holes therein
US5773087A (en) Coated article and method for producing same
US20180230617A1 (en) Aluminum panels
AU8248198A (en) Sealing procedures for metal and/or anodised metal substrates
KR20050016728A (ko) 금속스티커 제조방법
US3284321A (en) Manufacture of aluminum articles with anodized surfaces presenting multicolor effects
US3839163A (en) Process for forming on an aluminum surface a colored design
BR102022015898A2 (pt) Processo de obtenção de múltiplas cores na superfície de uma peça metálica
US20040118813A1 (en) Method of manufacturing metal cover with blind holes therein
JPS63312998A (ja) 陽極酸化アルミニウムの電解着色
KR101543924B1 (ko) 발색 처리된 마그네슘 및 이를 위한 마그네슘 발색 처리방법
DE2353499A1 (de) Verfahren zur herstellung von anodisierten aluminiumteilen bzw. -gegenstaenden
US2888391A (en) Process for coating metal
US2995443A (en) Aluminum plate with plural images and method of making same
US11578420B2 (en) Surface hardening method using post heat treatment of aluminum alloy oxide layer
KR100598378B1 (ko) 알루미늄 또는 알루미늄합금에 무늬를 형성하는 방법 및이에 의해 제작된 알루미늄 또는 알루미늄합금 제품
WO2000003069A1 (en) Sealing procedures for metal and/or anodised metal substrates
JPS5839237B2 (ja) 陽極酸化されたアルミニウムの電解着色法
JPS58167797A (ja) アルミニウム又はアルミニウム合金表面への模様形成方法
DE2509865A1 (de) Verfahren zur herstellung von dekors verschiedener strukturen und farben aus metall auf einer metallunterlage
BR102022015895A2 (pt) Processo de produção de artigos metálicos coloridos
KR101543925B1 (ko) 패터닝된 발색 마그네슘 및 이를 위한 마그네슘의 패터닝 방법
DE1621149A1 (de) Verfahren zur anodischen Oxydation der Oberflaeche von Aluminium oder Aluminiumlegierungen
KR102572581B1 (ko) 레이져 및 uv코팅 활용한 도금방법
JP4019535B2 (ja) 装飾体の製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]