BR102022001832A2 - Sistema e método de direcionamento e posicionamento de animais de abate - Google Patents

Sistema e método de direcionamento e posicionamento de animais de abate Download PDF

Info

Publication number
BR102022001832A2
BR102022001832A2 BR102022001832-4A BR102022001832A BR102022001832A2 BR 102022001832 A2 BR102022001832 A2 BR 102022001832A2 BR 102022001832 A BR102022001832 A BR 102022001832A BR 102022001832 A2 BR102022001832 A2 BR 102022001832A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
slaughter animals
slaughter
animals
positioning
directing
Prior art date
Application number
BR102022001832-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Matheus De Rê
Lenoir Carminatti
Tarcio Moresco
Original Assignee
Fluxo Máquinas Ltda
Filing date
Publication date
Application filed by Fluxo Máquinas Ltda filed Critical Fluxo Máquinas Ltda
Publication of BR102022001832A2 publication Critical patent/BR102022001832A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22BSLAUGHTERING
    • A22B5/00Accessories for use during or after slaughtering
    • A22B5/06Slaughtering stands or spreaders for cattle

Abstract

A presente patente de invenção se refere a um sistema (S) de direcionamento e posicionamento de animais de abate (A), para insensibilização desses animais de abate (A) em uma cuba de insensibilização (C). Para promover a condução adequada dos animais de abate (A), o sistema (S) compreende duas esteiras confinadoras reguláveis (1) de inclinações ajustáveis, sendo que o posicionamento relativo das esteiras confinadoras reguláveis (1) entre si define um espaço de confinamento (2) dos animais de abate (A). O sistema (S) também compreende uma esteira de base acumuladora (3) de inclinação regulável em relação ao solo e velocidade controlável, sendo que a esteira de base acumuladora (3) é seguida por uma esteira de base aceleradora (4), a qual é disposta anteriormente a cuba de insensibilização (C) e também possui inclinação regulável em relação ao solo e velocidade controlável. Esta invenção também apresenta um método de direcionamento e posicionamento de animais de abate (A).

Description

SISTEMA E MÉTODO DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE
[01] A presente patente de invenção refere-se a um sistema de direcionamento e posicionamento de animais de abate, particularmente utilizada para promover a insensibilização de aves de abate através de imersão em água, de modo que os animais de abate sejam confinados e devidamente espaçados no momento do mergulho. A invenção também trata de um método de direcionamento e posicionamento de animais de abate, que provê um conjunto de etapas que resultam na insensibilização mais eficiente e humanizada dos animais de abate.
Histórico da Invenção
[02] São conhecidos do homem da técnica diferentes sistemas e equipamentos para aplicação de correntes elétricas em animais de abate.
[03] Basicamente, tais sistemas e equipamentos são instalados em linhas de abate de animais para isentá-los de dores provenientes dos procedimentos de abate. A insensibilização dos animais de abate é necessária para que o animal não seja maltratado durante o procedimento de abate, o que também contribui para que a carne obtida para consumo apresente maior qualidade, livre de toxinas que normalmente são geradas caso o animal a ser abatido passe por elevado estresse antes do abate. Essa exigência é feita tanto por entidades de proteção aos animais quanto pelos próprios mercados consumidores de carne.
[04] Os sistemas e equipamentos mais comuns se utilizam de eletricidade para realizar a insensibilização, de modo a possibilitar a insensibilização de uma grande quantidade de animais de abate, com elevada produtividade e com custos reduzidos. Assim, os animais de abate são conduzidos de cabeça para baixo ao longo de um transportador horizontal, sendo pendurados por suas pernas, para serem mergulhados na água de uma cuba de insensibilização.
[05] É desejável que a descarga elétrica seja aplicada diretamente na cabeça dos animais de abate, para que essas correntes elétricas cheguem rapidamente ao cérebro de cada animal de abate, evitando que o animal sofra e também evitando que se debata e/ou que seja eletrocutado em regiões indevidas. Assim, busca-se tanto a melhoria no bem estar animal quanto na qualidade da carne a ser obtida.
[06] Porém, de maneira desvantajosa, os sistemas e equipamentos de insensibilização atuais não são eficientes na correta insensibilização dos animais de abate, pois muitos desses animais conseguem se movimentar antes de serem mergulhados na água da cuba de insensibilização, de modo que o primeiro contato com a água não ocorra na região da cabeça, causando descargas elétricas em outras regiões do corpo desses animais.
[07] Dessa forma, desvantajosamente, boa parte dos animais de abate acabam se lesionando durante o processo de insensibilização, causando manchas na carne e/ou quebrando seus ossos, normalmente das asas, além de não serem imediatamente insensibilizados, causando-lhes sofrimento desnecessário.
[08] Também de maneira desvantajosa, os sistemas e equipamentos de insensibilização atuais também não são eficazes em impedir que os animais de abate que estão sendo transportados ao longo do transportador horizontal sofram lesões causadas pelo contato direto entre os próprios animais, pois muitas vezes os mesmos acabam se enroscando uns com os outros em diversos pontos ao longo do percurso de transporte até a insensibilização desses animais.
[09] Visando solucionar esses inconvenientes do estado da técnica, a presente invenção propõe um sistema e método de direcionamento e posicionamento de animais de abate, que proporciona uma insensibilização mais eficiente dos animais de abate ao garantir que os mesmos sempre recebam a descarga elétrica da melhor maneira possível, ou seja, mediante primeiro contato da cabeça do animal de abate com a água da cuba de insensibilização, além de gerar melhor conforto na condução das aves nessa etapa crítica.
[010] Assim, é um objetivo da presente invenção prover um sistema e método de direcionamento e posicionamento de animais de abate, que promove o confinamento dos animais de abate, de modo a impedir que os mesmos se debatam e/ou entrem em contato físico prejudicial uns com os outros, de modo a melhorar o bem estar animal e também melhorar a qualidade da carne obtida, pois evita que esses animais de machuquem antes de serem insensibilizados.
[011] É também um objetivo da presente invenção prover um sistema e método de direcionamento e posicionamento de animais de abate, que promove um gerenciamento de espaçamento coordenado dos animais de abate entre si, de modo que a insensibilização ocorra de maneira eficiente e eficaz.
[012] É ainda um objetivo da presente invenção prover um sistema e método de direcionamento e posicionamento de animais de abate, que permite diversos ajustes para adequação de seu uso de acordo com diferentes necessidades de aplicação.
[013] Vantajosamente, a presente invenção apresenta um sistema e método de direcionamento e posicionamento de animais de abate, que se utiliza de projetos simplificados e eficientes, que garantem melhor produtividade e qualidade nos processos de insensibilização de animais de abate com diferentes características.
[014] São apresentadas a seguir figuras esquemáticas de uma realização particular da invenção, cujas dimensões e proporções não são necessariamente as reais, pois as figuras têm apenas a finalidade de apresentar didaticamente seus diversos aspectos, cuja abrangência de proteção está determinada apenas pelo escopo das reivindicações anexas.
Breve descrição dos desenhos
[015] A figura 1 ilustra uma vista esquemática lateral do sistema (S);
a figura 2 ilustra uma vista esquemática lateral em corte do sistema (S), evidenciando as esteiras (3 e 4);
a figura 3 ilustra uma vista esquemática posterior do sistema (S), evidenciando a entrada dos animais de abate (A) no espaço de confinamento (2).
Descrição da Invenção
[016] Conforme representado pelas figuras anexas, a presente invenção descreve um sistema (S) de direcionamento e posicionamento de animais de abate (A), em que o sistema (S) é aplicado no processo de insensibilização desses animais de abate (A), os quais são transportados com suas cabeças (A1) voltadas para baixo e suas pernas (A2) suspensas em um transportador (N).
[017] O referido transportador (N) é dotada de um trecho inclinado (N1) direcionador dos animais de abate (A) na direção de uma cuba de insensibilização (C), de modo que os animais de abate (A) sejam eficientemente mergulhados na cuba de insensibilização (C). Dessa forma, a cabeça (A1) de cada animal de abate (A) é direcionada para entrar em contato com a água (não ilustrada) contida pela referida cuba de insensibilização (C), tornando o processo de insensibilização mais eficiente.
[018] Para promover a condução adequada dos animais de abate (A) e permitir que os mesmos sejam insensibilizados de maneira mais eficiente e adequada, o sistema (S) compreende duas esteiras confinadoras reguláveis (1) de inclinações ajustáveis, sendo que o posicionamento relativo das esteiras confinadoras reguláveis (1) entre si define um espaço de confinamento (2) dos animais de abate (A).
[019] Dessa forma, dependendo de cada necessidade de aplicação do sistema (S), o posicionamento das esteiras confinadoras reguláveis (1) pode ser modificado para ajustar as dimensões e geometria do espaço de confinamento (2), de modo que os animais de abate (A) sejam confinados adequadamente, conforme as diferentes características dos animais de abate (A) que passarão pelo referido espaço de confinamento (2).
[020] Além disso, o sistema (S) compreende uma esteira de base acumuladora (3) de inclinação regulável em relação ao solo e velocidade controlável, sendo que a esteira de base acumuladora (3) é seguida por uma esteira de base aceleradora (4), a qual é disposta anteriormente a cuba de insensibilização (C) e também possui inclinação regulável em relação ao solo e velocidade controlável.
[021] Dessa forma, os animais de abate (A) que estão sendo transportados ao longo do transportador (N) entram com contato com a esteira de base acumuladora (3), de modo a terem sua velocidade de avanço diminuída pela mesma, gerando o efeito de acumulação dos animais de abate (A) enquanto são confinados entre as esteiras confinadoras reguláveis (1), no interior do espaço de confinamento (2). Esse confinamento condiciona o correto direcionamento dos animais de abate (A), e impede que os mesmos se debatam e se machuquem, mesmo que estejam em contato próximo com outros animais de abate (A) adjacentes ao longo do transportador (N). Tal efeito de acumulação pode ser melhor observado na figura 2.
[022] Opcionalmente, as esteiras confinadoras reguláveis (1) possuem função de esteiras propriamente ditas, auxiliando na condução dos animais de abate (A), ao mesmo tempo em que definem o espaço de confinamento (2), possuindo, inclusive, velocidades reguláveis para sincronização com as velocidades do transportador (N) e das esteiras (3 e 4). Porém, as referidas esteiras confinadoras reguláveis (1) podem possuir qualquer configuração que permita o apoio e direcionamento de cada animal de abate (A), inclusive sendo estáticas e dotadas de superfícies maleáveis, para melhor acomodação dos animais de abate (A).
[023] Ainda, ao avançarem até entrar em contato com a esteira de base aceleradora (4), cada animal de abate (A) é acelerado e se destaca dos demais, que ainda estão em contato com a esteira de base acumuladora (3), gerando um distanciamento para isolamento da posição de cada animal de abate (A) que se aproxima da cuba de insensibilização (C). Esse distanciamento também pode ser melhor observado na figura 2.
[024] Assim, o sistema (S) gera um efeito vantajoso para a insensibilização dos animais de abate (A), pois cada animal de abate (A) é insensibilizado sem possibilidade de contato com outros animais de abate (A), e o primeiro contato com a água da cuba de insensibilização (C) ocorre sempre com a cabeça (A1) de cada animal de abate (A) acelerado pela esteira de base aceleradora (4), resultando em uma insensibilização otimizada.
[025] Preferencialmente, conforme ilustrado pela figura 2, a esteira de base aceleradora (4) mantém contato com uma cabeça (A1) de um animal de abate (A) por vez. Dessa forma, conforme cada animal de abate (A) é avançado, ao longo do transportador (N), até ultrapassar a posição da esteira de base acumuladora (3), o animal de abate (A) é acelerado pela esteira de base aceleradora (4) a uma velocidade suficiente para que percorra toda a extensão da referida esteira de base aceleradora (4) antes que o animal de abate (A) seguinte avance da esteira de base acumuladora (3) para a esteira de base aceleradora (4).
[026] Porém, tanto a extensão esteira de base aceleradora (4) quanto a relação da diferença entre sua velocidade e a velocidade da esteira de base acumuladora (3) poderão ser alteradas para que mais de um animal de abate (A) percorra a esteira de base aceleradora (4) simultaneamente, desde que o espaçamento entre tais animais de abate (A) seja sempre suficiente para impedir que os mesmos se acumulem antes de entrarem em contato com a água da cuba de insensibilização (C).
[027] De acordo com cada necessidade de aplicação do sistema (S), conforme houver diferenças dimensionais nos animais de abate (A) transportados ao longo do transportador (N), as posições relativas das esteiras confinadoras reguláveis (1) entre si, bem como suas respectivas inclinações, em diferentes eixos, podem ser alteradas livremente. Porém, preferencialmente, conforme ilustrado pela figura 3, as duas esteiras confinadoras reguláveis (1) são dispostas uma em frente à outra.
[028] Também, é preferível que o distanciamento entre as esteiras confinadoras reguláveis (1) e as esteiras (3 e 4) seja mínimo, de modo que os animais de abate (A) não sejam capazes de posicionar suas cabeças (A1) no espaço entre as esteiras confinadoras reguláveis (1) e as esteiras (3 e 4).
[029] Além disso, preferencialmente, cada esteira confinadora regulável (1) é inclinada verticalmente e o espaço de confinamento (2) é afunilado para baixo, de modo a melhor acomodar os animais de abate (A) posicionados de cabeça para baixo no espaço de confinamento (2).
[030] Também de maneira preferencial, cada esteira confinadora regulável (1) é inclinada horizontalmente e o espaço de confinamento (2) é afunilado no sentido de avanço dos animais de abate (A), ao longo do transportador (N). Essa configuração permite que os animais de abate (A) adentrem no espaço de confinamento (2) mais confortavelmente, conforme avançam na direção da cuba de insensibilização (C), evitando que os animais de abate (A) enrosquem ou esbarrem nas extremidades de entrada das esteiras confinadoras reguláveis (1).
[031] Conforme ilustrado pela figura 2, preferencialmente, a esteira de base acumuladora (3) e a esteira de base aceleradora (4) são ambas instaladas em uma estrutura de suporte (5) dotada de um meio de regulagem de inclinação (50). Dessa forma, as esteiras (3 e 4) possuem inclinações correspondentes, uma vez que a regulagem das mesmas ocorre simultaneamente, mediante a regulagem da inclinação da estrutura de suporte (5).
[032] Em um exemplo de configuração desta invenção, o meio de regulagem de inclinação (50) é configurado por um fuso, cuja barra roscada serve de suporte para que um elemento roscado percorra a barra roscada em dois sentidos, para diminuir ou aumentar a inclinação da estrutura de suporte (5). Porém, o meio de regulagem de inclinação (50) pode ser configurado por diferentes elementos de ajuste de posição da estrutura de suporte (5), tais como pistões, macacos de elevação, entre outros, aplicados em diferentes quantidades.
[033] Ainda, preferencialmente, a esteira de base acumuladora (3) e a esteira de base aceleradora (4) são inclinadas para cima no sentido de avanço dos animais de abate (A), de modo que as cabeças (A1) dos referidos animais de abate (A) entrem em contato com a esteira de base acumuladora (3) aos poucos, progressivamente, conforme avançam ao longo do transportador (N), de modo que esse contato ocorra de maneira mais confortável.
[034] Esta invenção também apresenta um método de direcionamento e posicionamento de animais de abate (A), sendo que o referido método também é aplicado no processo de insensibilização de animais de abate (A), os quais são transportados com suas cabeças (A1) voltadas para baixo e suas pernas (A2) suspensas em um transportador (N) dotada de um trecho inclinado (N1) direcionador dos animais de abate (A) na direção de uma cuba de insensibilização (C).
[035] O método de direcionamento e posicionamento de animais de abate (A) compreende as seguintes etapas:
  • a) condução dos animais de abate (A) ao longo do transportador (N) até a entrada de um espaço de confinamento (2);
  • b) confinamento dos animais de abate (A) no interior do espaço de confinamento (2);
  • c) contato das cabeças (A1) de cada animal de abate (A) com uma esteira de base acumuladora (3);
  • d) acumulação dos animais de abate (A) ao longo do transportador (N);
  • e) contato das cabeças (A1) de cada animal de abate (A) com uma esteira de base aceleradora (4);
  • f) aceleração e separação de cada animal de abate (A) em relação aos demais ao longo do transportador (N);
  • g) direcionamento de cada animal de abate (A) para mergulho de sua respectiva cabeça (A1) na cuba de insensibilização (C).
[036] Preferencialmente, durante a etapa “a”, o espaço de confinamento (2) é definido pelo posicionamento relativo de esteiras confinadoras reguláveis (1) entre si, o qual pode ser livremente variado de acordo com cada necessidade de aplicação, a depender das características físicas dos animais de abate (A).
[037] Também de maneira preferencial, durante a etapa “b”, o confinamento dos animais de abate (A) ocorre conforme o espaço de confinamento (2) se afunila no sentido de avanço dos animais de abate (A) ao longo do transportador (N), de modo que cada animal de abate (A) seja confinado aos poucos, tendo suas respectivas movimentações restritas de maneira progressiva conforme se aprofundam no espaço de confinamento (2).
[038] Durante a etapa “c”, preferencialmente, o contato das cabeças (A1) com a esteira de base acumuladora (3) também ocorre conforme os animais de abate (A) avançam ao longo do transportador (N) e as cabeças (A1) entram em contato progressivamente com a esteira de base acumuladora (3) inclinada em ascensão, sendo que essa inclinação da esteira de base acumuladora (3) pode ser livremente regulada.
[039] Também de maneira preferencial, durante a etapa “d”, a acumulação dos animais de abate (A) ocorre ao longo da extensão longitudinal do espaço de confinamento (2) na qual ocorre o contato das cabeças (A1) com a esteira de base acumuladora (3). Dessa forma, os animais de abate (A) começam a ser acumulados conforme são confinados, ou seja, quando têm seus movimentos restritos, evitando choques entre os animais de abate (A).
[040] Em um exemplo de realização desta invenção, as etapas “b”, “c” e “d” ocorrem simultaneamente, conforme os animais de abate (A) avançam na direção da cuba de insensibilização (C).
[041] Ainda, de maneira preferencial, durante a etapa “d”, a esteira de base aceleradora (4) também está em contato com a cabeça (A1) de um animal de abate (A) por vez. Porém, essa característica poderá variar livremente de acordo com cada aplicação do método de direcionamento e posicionamento de animais de abate (A).
[042] Além disso, em um exemplo de configuração desta invenção, durante a etapa “b”, o confinamento dos animais de abate (A) ocorre de maneira contínua ao longo das esteiras confinadoras reguláveis (1), dispostas uma em frente à outra, inclinadas verticalmente definindo um afunilamento para baixo do espaço de confinamento (2), e inclinadas horizontalmente definindo um afunilamento do espaço de confinamento (2) no sentido de avanço dos animais de abate (A).
[043] Ainda, durante as etapas de “c” a “f”, a esteira de base acumuladora (3) possui inclinação regulável em relação ao solo e velocidade controlável, sendo que a esteira de base acumuladora (3) é seguida pela esteira de base aceleradora (4) disposta anteriormente a cuba de insensibilização (C), em que ambas as esteiras (3 e 4) são instaladas em uma estrutura de suporte (5) dotada de um meio de regulagem de inclinação (50) e são inclinadas para cima no sentido de avanço dos animais de abate (A).
[044] Um técnico no assunto prontamente perceberá, a partir da descrição e dos desenhos representados, várias maneiras de realizar a invenção sem fugir do escopo das reivindicações que acompanham este relatório descritivo.

Claims (15)

  1. “SISTEMA DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, em que o sistema (S) é aplicado no processo de insensibilização de animais de abate (A), os quais são transportados com suas cabeças (A1) voltadas para baixo e suas pernas (A2) suspensas em um transportador (N) dotado de um trecho inclinado (N1) direcionador dos animais de abate (A) na direção de uma cuba de insensibilização (C), caracterizado por o sistema (S) compreender duas esteiras confinadoras reguláveis (1) de inclinações ajustáveis, sendo que o posicionamento relativo das esteiras confinadoras reguláveis (1) entre si define um espaço de confinamento (2) dos animais de abate (A); o sistema (S) compreender uma esteira de base acumuladora (3) de inclinação regulável em relação ao solo e velocidade controlável, sendo que a esteira de base acumuladora (3) é seguida por uma esteira de base aceleradora (4) de inclinação regulável em relação ao solo e velocidade controlável, sendo que a esteira de base aceleradora (4) é disposta anteriormente a cuba de insensibilização (C).
  2. “SISTEMA DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a esteira de base aceleradora (4) manter contato com uma cabeça (A1) de um animal de abate (A) por vez.
  3. “SISTEMA DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por as duas esteiras confinadoras reguláveis (1) serem dispostas uma em frente à outra.
  4. “SISTEMA DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por cada esteira confinadora regulável (1) ser inclinada verticalmente e o espaço de confinamento (2) ser afunilado para baixo.
  5. “SISTEMA DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por cada esteira confinadora regulável (1) ser inclinada horizontalmente e o espaço de confinamento (2) ser afunilado no sentido de avanço dos animais de abate (A).
  6. “SISTEMA DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a esteira de base acumuladora (3) e a esteira de base aceleradora (4) serem ambas instaladas em uma estrutura de suporte (5) dotada de um meio de regulagem de inclinação (50).
  7. “SISTEMA DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a esteira de base acumuladora (3) e a esteira de base aceleradora (4) serem inclinadas para cima no sentido de avanço dos animais de abate (A).
  8. “MÉTODO DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, em que o método é aplicado no processo de insensibilização de animais de abate (A), os quais são transportados com suas cabeças (A1) voltadas para baixo e suas pernas (A2) suspensas em um transportador (N) dotado de um trecho inclinado (N1) direcionador dos animais de abate (A) na direção de uma cuba de insensibilização (C), caracterizado por compreender as seguintes etapas: a) condução dos animais de abate (A) ao longo do transportador (N) até a entrada de um espaço de confinamento (2); b) confinamento dos animais de abate (A) no interior do espaço de confinamento (2); c) contato das cabeças (A1) de cada animal de abate (A) com uma esteira de base acumuladora (3); d) acumulação dos animais de abate (A) ao longo do transportador (N); e) contato das cabeças (A1) de cada animal de abate (A) com uma esteira de base aceleradora (4); f) aceleração e separação de cada animal de abate (A) em relação aos demais ao longo do transportador (N); g) direcionamento de cada animal de abate (A) para mergulho de sua respectiva cabeça (A1) na cuba de insensibilização (C).
  9. “MÉTODO DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por, durante a etapa “a”, o espaço de confinamento (2) ser definido pelo posicionamento relativo de esteiras confinadoras reguláveis (1) entre si.
  10. “MÉTODO DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 9, caracterizado por, durante a etapa “b”, o confinamento dos animais de abate (A) ocorrer conforme o espaço de confinamento (2) se afunila no sentido de avanço dos animais de abate (A) ao longo do transportador (N).
  11. “MÉTODO DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 10, caracterizado por, durante a etapa “c”, o contato das cabeças (A1) com a esteira de base acumuladora (3) ocorrer conforme os animais de abate (A) avançam ao longo do transportador (N) e as cabeças (A1) entram em contato progressivamente com a esteira de base acumuladora (3) inclinada em ascensão.
  12. “MÉTODO DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 11, caracterizado por, durante a etapa “d”, a acumulação dos animais de abate (A) ocorrer ao longo da extensão longitudinal do espaço de confinamento (2) na qual ocorre o contato das cabeças (A1) com a esteira de base acumuladora (3).
  13. “MÉTODO DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 12, caracterizado por as etapas “b”, “c” e “d” ocorrerem simultaneamente.
  14. “MÉTODO DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 13, caracterizado por, durante a etapa “d”, a esteira de base aceleradora (4) estar em contato com a cabeça (A1) de um animal de abate (A) por vez.
  15. “MÉTODO DE DIRECIONAMENTO E POSICIONAMENTO DE ANIMAIS DE ABATE”, de acordo com as reivindicações de 8 a 14, caracterizado por, durante a etapa “b”, o confinamento dos animais de abate (A) ocorrer de maneira contínua ao longo das esteiras confinadoras reguláveis (1), dispostas uma em frente à outra, inclinadas verticalmente definindo um afunilamento para baixo do espaço de confinamento (2), e inclinadas horizontalmente definindo um afunilamento do espaço de confinamento (2) no sentido de avanço dos animais de abate (A); durante as etapas de “c” a “f”, a esteira de base acumuladora (3) possuir inclinação regulável em relação ao solo e velocidade controlável, sendo que a esteira de base acumuladora (3) é seguida pela esteira de base aceleradora (4) disposta anteriormente a cuba de insensibilização (C), em que ambas as esteiras (3 e 4) são instaladas em uma estrutura de suporte (5) dotada de um meio de regulagem de inclinação (50) e são inclinadas para cima no sentido de avanço dos animais de abate (A).
BR102022001832-4A 2022-01-31 Sistema e método de direcionamento e posicionamento de animais de abate BR102022001832A2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022001832A2 true BR102022001832A2 (pt) 2023-08-08

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8814636B2 (en) Method and installation for killing poultry
EP2253218B2 (en) Method and installation for stunning poultry
US3828397A (en) Poultry stunning apparatus
JP6890159B2 (ja) 脚から吊り下げられた家禽用の屠殺設備
EP0584142B1 (en) Poultry-handling assembly
BR102022001832A2 (pt) Sistema e método de direcionamento e posicionamento de animais de abate
EP0021548A1 (en) An apparatus for electrically stunning animals to be slaughtered, in particular pigs
US3765055A (en) Method and apparatus for killing poultry or other fowl
US3805328A (en) Apparatus for dispatching poultry
US3724032A (en) Method for killing fowl
NL1015338C2 (nl) Werkwijze en inrichting voor het ten minste verdoven van een slachtdier.
GB1587115A (en) Device for electrically stunning butchers beasts in particular pigs
US3724029A (en) Apparatus for killing poultry or other fowl
US3857138A (en) Electronic relaxer and stabilizer
KR102434598B1 (ko) 닭고기 절단 자동화설비
CN213344147U (zh) 一种安全清洁的电击晕设备
NL1007271C2 (nl) Werkwijze en inrichting voor het verdoven van gevogelte.
KR100389215B1 (ko) 전기도금 처리장치의 제품가이드장치
US11071303B2 (en) Electrical stunning method with prolonged period of unconsciousness
US9668491B2 (en) Direct current/alternating current poultry stunning and immobilizing apparatus and method
JPH0231638A (ja) 食鳥の麻酔処理装置
US20230413832A1 (en) Ac/dc poultry stunner with variable amperage and/or variable frequency
BR102019002559A2 (pt) Sistema e método de confinamento para abate automático de animais
JPS63245635A (ja) 食鳥の屠殺工程における食鳥の搬送方法およびその装置
BR102018013574B1 (pt) Sistema e método de confinamento para abate de animais