BR102021026045A2 - Armário elétrico com perfil estrutural unificado ao corpo, e porta com sistema de travamento embutido e conjunto de armário elétrico - Google Patents

Armário elétrico com perfil estrutural unificado ao corpo, e porta com sistema de travamento embutido e conjunto de armário elétrico Download PDF

Info

Publication number
BR102021026045A2
BR102021026045A2 BR102021026045-9A BR102021026045A BR102021026045A2 BR 102021026045 A2 BR102021026045 A2 BR 102021026045A2 BR 102021026045 A BR102021026045 A BR 102021026045A BR 102021026045 A2 BR102021026045 A2 BR 102021026045A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electrical cabinet
door
profile
locking bar
cabinet
Prior art date
Application number
BR102021026045-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Melquisedec Francisquini
Original Assignee
Melquisedec Francisquini
Filing date
Publication date
Application filed by Melquisedec Francisquini filed Critical Melquisedec Francisquini
Publication of BR102021026045A2 publication Critical patent/BR102021026045A2/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B1/00Frameworks, boards, panels, desks, casings; Details of substations or switching arrangements
    • H02B1/26Casings; Parts thereof or accessories therefor
    • H02B1/30Cabinet-type casings; Parts thereof or accessories therefor
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B1/00Frameworks, boards, panels, desks, casings; Details of substations or switching arrangements
    • H02B1/26Casings; Parts thereof or accessories therefor
    • H02B1/46Boxes; Parts thereof or accessories therefor
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/02Details
    • H02G3/08Distribution boxes; Connection or junction boxes
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05KPRINTED CIRCUITS; CASINGS OR CONSTRUCTIONAL DETAILS OF ELECTRIC APPARATUS; MANUFACTURE OF ASSEMBLAGES OF ELECTRICAL COMPONENTS
    • H05K5/00Casings, cabinets or drawers for electric apparatus
    • H05K5/02Details

Abstract

Armário elétrico em que o corpo do é construído com um perfil estrutural unificado às paredes com abas de montagem frontal e traseira, construído de chapa única, um vão de montagem tubular uma parede lateral integrada ao referido perfil possuindo ainda um fundo de fechamento em que o corpo do armário elétrico é construído com um único perfil dobrado. A porta apresenta uma fechadura, que se conecta com uma barra de travamento que é movida verticalmente pela referida fechadura, em que a barra de travamento se apoia em uma aba de montagem que é paralela a folha externa da porta e localizada na direção do armário, referidas barras de travamento e aba de montagem possui recortes para a passagem de uma trava, presa no armário elétrico, em que a barra de travamento se movimenta entre uma posição fechada, em que se fixa à trava, e uma posição aberta, em que a trava pode passar através do recorte; a porta possui ainda um elemento de vedação; em que o sistema travamento fica localizado fora da vedação quando a porta está fechando o armário elétrico.

Description

ARMÁRIO ELÉTRICO COM PERFIL ESTRUTURAL UNIFICADO AO CORPO, E PORTA COM SISTEMA DE TRAVAMENTO EMBUTIDO E CONJUNTO DE ARMÁRIO ELÉTRICO CAMPO DE APLICAÇÃO
[0001] A presente invenção se encontra no campo de armários elétricos. Mais especificamente refere-se a armários, gabinetes e caixas elétricas, para uso interno ou externo compreendendo uma porta contendo um sistema de travamento embutido.
DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA
[0002] Os armários e caixas elétricas são equipamentos projetados para realizar a conexão elétrica entre uma linha de distribuição e uma célula de trabalho, para agrupar componentes de comando, para proteção de equipamentos, entre outros. Esses armários elétricos consistem de uma estrutura compreendendo perfis, geralmente metálicos, painéis de fechamento e porta.
[0003] Alguns modelos de armários elétricos necessitam apresentar capacidade de vedação mínima, tal que sejam capazes de impedir a entrada de umidade, e para impedir a propagação de chamas, caso ocorra um curto circuito em seu interior. O Termo vedação será aqui utilizado para a capacidade de se manter a porção interior do armário isolada fisicamente da porção externa quando o armário elétrico se encontra fechado.
[0004] Outra característica importante nos armários elétricos é o espaço ocupado. Quanto maior o espaço ocupado pela estrutura do armário, menor é a área útil para a montagem dos componentes elétricos e eletrônicos. Dessa forma, além de atender às necessidades de montagem de componentes e fornecer uma estrutura sólida e estável, é importante que o armário seja compacto e forneça a maior área útil possível.
[0005] Visando a obtenção de maior área útil no interior do armário elétrico, existe a busca pela utilização de perfis metálicos cada vez mais compactos para a construção dos referidos armários. A utilização de perfis compactos, para armários elétricos que fornecem algum grau de vedação entre os ambientes internos e externos do referido armário, seja para impedir a entrada de umidade ou mesmo de poeira, traz a dificuldade de introdução do sistema de travamento, uma vez que todo o sistema de travamento deve ficar na porção que tem contato apenas com o lado exterior do armário elétrico.
[0006] Com o avanço das tecnologias de telefonia móvel e a necessidade crescente de utilização de caixas e armários elétricos, o estado da técnica se beneficiaria de um armário elétrico que apresente a vantagem de utilizar um perfil que proporcione maior área interna e facilidade de montagem dos componentes em seu interior, juntamente com a fácil construtividade, diminuindo assim fases de montagem possibilitando uma maior produtividade.
[0007] Adicionalmente, o estado da técnica se beneficiaria de um armário elétrico que possua uma porta com sistema de fechamento integrado, que proporcione segurança de travamento, capacidade de vedação e facilidade de montagem.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[0008] É um objetivo da presente invenção, apresentar um armário elétrico com perfil estrutural tubular unificado ao corpo, aumentando assim a estabilidade e rigidez estrutural com redução da espessura das paredes laterais.
[0009] Um outro objetivo da presente invenção é fornecer um corpo de armário elétrico de fácil montagem e com menos etapas de produção.
[0010] Também é um objetivo da presente invenção, fornecer um corpo de armário elétrico que gere pouca quantidade de aparas durante sua fabricação.
[0011] A presente invenção tem como um objetivo, fornecer um corpo de armário elétrico que forneça proteção antivandalismo.
[0012] É ainda objetivo da presente invenção, fornecer uma porta que possua um sistema de travamento embutido para fechamento do armário elétrico, melhorando a rigidez e a estética da porta.
[0013] Um outro objetivo da presente invenção é, fornecer uma porta com sistema de travamento embutido integrado ao perfil frontal estrutural e posicionado no lado externo da vedação num espaço inferior a 25 mm.
[0014] Também é um objetivo da presente invenção, fornecer uma porta com sistema de travamento embutido com construtividade simples e de produção em escala
[0015] É ainda objetivo da presente invenção, fornecer estanqueidade com separação mecânica de fixação dos componentes internos dos externos.
[0016] Por fim, é um objetivo da presente invenção, fornecer um sistema de abas para fixação da placa de montagem regulável.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0017] A matéria objeto desta Invenção ficará totalmente clara em seus aspectos técnicos a partir da descrição pormenorizada que será feita com base nas figuras abaixo relacionadas, nas quais: a figura 1 apresenta uma vista em perspectiva de um armário elétrico com uma fechadura conforme uma modalidade da presente invenção; a figura 2 apresenta uma vista em perspectiva do armário da figura 1 com a porta aberta, em que é possível observar a trava, o corpo do armário com um fundo de fechamento e travessas de fixação, o armário com a porta aberta sendo possível observar detalhes da vedação e da aba de montagem; a figura 2A apresenta o armário da figura 2 com a placa de montagem fixada com suportes nas travessas de fixação. A figura 3 apresenta uma vista em corte da seção transversal de uma forma de realização do perfil utilizado na construção do corpo do armário elétrico; a figura 3A apresenta uma vista em corte da seção transversal de uma forma de realização do perfil utilizado na construção do corpo do armário elétrico, em que o perfil apresenta uma aba adicional de proteção antivandalismo; a figura 4 apresenta uma vista em perspectiva de um perfil utilizado na construção do corpo do armário elétrico, em que o perímetro do corpo é construído com um único perfil dobrado; a figura 4A apresenta uma vista do perfil utilizado na construção do corpo do armário elétrico, em que o perfil apresenta furações frontal e traseira para fixação de elementos no interior do armário elétrico; a figura 5 apresenta uma vista em perspectiva do armário elétrico com o corpo utilizando travessas de fixação em que é possível observar a furação do perfil no interior do armário elétrico; a figura 6A apresenta um detalhe em que é possível observar a travessa de fixação montada no perfil no interior do armário elétrico; a figura 6B apresenta uma vista em perspectiva da travessa de fixação em que é possível observar detalhes de sua construção; a figura 7 apresenta uma vista em perspectiva de um corpo de armário elétrico desmontável construído com a junção de dois corpos; a figura 8 apresenta uma vista superior em corte de um armário elétrico com o corpo e a porta, em que é possível observar a vedação e a fixação dos elementos externos no perfil, além de detalhes do sistema de travamento; a figura 8A apresenta uma vista superior em corte de um armário elétrico conforme a figura 8, em que é possível observar detalhes do sistema de travamento com a fechadura, assim como a placa de montagem fixada no interior do armário elétrico. a figura 9 apresenta um detalhe em corte de um exemplo de perfil com largura reduzida, em que é possível observar a área interna vedada do armário elétrico; a figura 9A apresenta uma forma de realização da presente invenção com o perfil possuindo uma aba antivandalismo. a figura 10 apresenta um detalhe com corte parcial da porta em que é possível observar uma forma de execução da presente invenção com um conjunto de maçaneta e uma barra de travamento montada na porta do armário elétrico; a figura 11 apresenta uma vista explodida da figura 10 em que é possível observa detalhes dos componentes que formam uma forma de realização de um conjunto de maçaneta; a figura 12 apresenta uma vista em perspectiva de uma forma de execução do conjunto de maçaneta com a alavanca escamoteável levantada; a figura 13 apresenta uma vista em perspectiva de uma forma de realização do elemento de transmissão da presente invenção; a figura 13A apresenta uma vista em perspectiva de uma segunda forma de realização do elemento de transmissão da presente invenção; a figura 13B apresenta uma vista em perspectiva de uma terceira forma de realização do elemento de transmissão da presente invenção; a figura 14A apresenta um detalhe em perspectiva explodida da barra de travamento com um grampo guia e a aba de montagem de uma porta de um armário elétrico; a figura 14B apresenta um corte parcial de uma porta de armário elétrico com a barra de travamento montada em uma aba de montagem com o grampo guia; a figura 14C apresenta um detalhe da barra de travamento montada na aba de montagem com o grampo guia; e a figura 14D apresenta um detalhe em corte da barra de travamento montada, com um grampo guia, em uma aba de montagem de uma porta de um armário elétrico.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0018] Em conformidade com os objetivos apresentados anteriormente, a presente invenção divulga um “ARMÁRIO ELÉTRICO (1) COM PERFIL ESTRUTURAL UNIFICADO AO CORPO (100)”, o corpo (100) compreendendo um perfil (150), que apresenta uma seção tubular, o perfil (150) possuindo capacidade de separação entre os ambientes internos e externos, e que possui uma parede lateral (151), referido corpo (100) possuindo ainda um fundo de fechamento (110).
[0019] Em que o perfil (150) compreende ainda, uma aba para fixação de elementos internos (152) voltada para o interior do armário, uma aba de vedação (153) voltada para a porção frontal, uma parede de fixação de elementos externos (154), voltada para o lado externo, uma parede de vedação (155), formando um perfil tubular ou vão de montagem (160), que separa o ambiente externo do interno, e a parede lateral (151) que liga a porção frontal com uma aba traseira de fixação (156) voltada para a porção interna.
[0020] Nas figuras 1 e 2 é possível observar um exemplo de execução do armário elétrico (1) com uma porta (200) com um sistema de fechamento integrado, em que é possível observar uma fechadura. A porta (200) apresenta ainda uma aba de montagem (250) integrada e pode apresentar elementos de vedação (217).
[0021] Na figura 2A é possível observar o armário das figuras 1 e 2 com uma placa de montagem (130) que é fixada com auxílio de travessas de fixação (190) e suportes da placa de montagem (195). As travessas de fixação (190) são montadas em furações auxiliares presentes no perfil (150) que serão detalhadas mais adiante. A posição da placa de montagem (130) pode variar na direção à porta (200), dependendo da posição que ela é fixada nas travessas de fixação (190).
[0022] Uma das vantagens apesentadas pela presente invenção é a capacidade de fornecer um corpo (100) com um perfil (150) tubular estrutural, unificado à lateral, que apresenta capacidade de separação das porções internas e externas do armário elétrico (1) o que permite a aplicação onde são exigidos fatores de proteção contra água e poeira, por exemplo.
[0023] A figura 3 apresenta uma forma de execução do perfil (150), em que referido perfil é construído em uma chapa única, sendo preferencialmente, perfilada para formar todas as dobras necessárias para a construção do perfil (150). Referido perfil (150) exemplificativo, apresenta a parede de vedação (155), que pode apresentar uma dobra intermediária (158) para aumentar, formando uma seção tubular que fornece maior rigidez estrutural, e um vão de montagem (160) que separa mecanicamente a fixação dos componentes internos dos externos, adicionalmente facilita utilização de porcas e parafusos para a fixação de elementos externos. Referida parede de vedação (155) não possui furações, dessa forma ela mantem a vedação do armário (1). A aba para fixação de elementos internos (152) possui, preferencialmente, camada dupla para permitir uma maior resistência para a fixação dos componentes no interior do armário elétrico (1). A aba de vedação (153) possui, preferencialmente, parede dupla e pode apresentar uma dobra de vedação (159) para melhorar o contato com o elemento de vedação (217) da porta (200). A parede lateral (151) faz o fechamento lateral do armário elétrico (1), se ligando até a porção traseira que possui um recuo (161) para que o fundo de fechamento (110) seja posicionado de forma mais fácil. Um alojamento de montagem interna (162) está presente entre a aba para fixação de elementos internos (152) e a parede de vedação (155), o que proporciona espaço para alojamento (162) de elementos de fixação na porção interna do armário elétrico. Adjacente ao recuo (161), na extremidade posterior do perfil (150) está a aba traseira de fixação (156), que assim como a aba para fixação de elementos internos (152) permite a montagem dos componentes no interior do armário elétrico (1), sem que sejam necessárias furações em sua parede, preservando dessa forma a capacidade de vedação do referido armário elétrico (1).
[0024] A figura 3A, mostra uma modalidade exemplificativa de execução de um perfil (150), em que há uma aba antivandalismo (180), que protege o vão entre a porta (200) e o corpo (100) do armário elétrico (1), impedindo que qualquer material seja inserido e usado como alavanca para arrombamento do armário elétrico (1).
[0025] No perfil (150) exemplificativo da figura 3, a aba de fechamento (157) é, preferencialmente, soldada junto à parede lateral (151), promovendo assim melhor vedação e estabilidade estrutural.
[0026] O armário elétrico da figura 2 é construído com um único perfil (150), sendo tal perfil dobrado para formar as quatro laterais do armário (1). Um exemplo de perfil (150) utilizado na montagem é apresentado na figura 4, em que o perfil (150) possui pontos de dobra (162), sendo que cada um deles forma um vértice do armário. Na preparação do blank para fabricação do perfil (150), o referido blank é recortado de modo que os ângulos necessários para a dobra fiquem livres e após a dobra as porções recortadas se encostam e são preferencialmente soldadas. Em alguns casos, como por exemplo para facilitar o transporte, o armário elétrico (1) pode ser montado com duas metades, como exemplificado na figura 7.
[0027] A figura 5 mostra mais detalhadamente os elementos internos que auxiliam na fixação dos componentes no interior do armário, sendo possível observar como a aba para fixação de elementos internos (152) e a aba de fixação traseira (156) fornecem diversos pontos de fixação, podendo ainda ser utilizada em conjunto com a travessa de fixação (190) e com o suporte da placa de montagem (195), além da placa de montagem (130), não presente nessa figura.
[0028] Para facilitar a montagem de elementos internos no armário (1), sem que haja a necessidade da realização de furações no momento da instalação, o perfil (150) apresenta orifícios de fixação frontal (170) localizados na aba para fixação de elementos internos (152). Na aba de fixação traseira (156) estão os orifícios de fixação traseiro (175) assim como os recortes auxiliares de fixação (176), como é possível observar na figura 6A. Na figura 6B é possível observar um exemplo de fixação de uma travessa de fixação (190) que se encaixa com os recortes da travessa (191) nos recortes auxiliares de fixação (176), sendo opcionalmente, aparafusado no orifício de fixação traseiro (175), e na porção frontal sendo aparafusado no orifício de fixação frontal (170). A travessa de fixação (190) é um componente que pode ser utilizado na fixação de elementos no interior do armário elétrico (1), sem que seja necessária a realização de furação e sem afetar a capacidade de vedação de nenhum dos elementos.
[0029] Construindo o corpo (100) do armário elétrico (1) com um perfil (150) como apresentado na presente invenção, além da grande facilidade de montagem, o que em escala gera um ganho significativo de produtividade, é possível montar o referido armário elétrico (1), gerando-se pouquíssimas aparas de material, o que promove maximização no uso da matéria prima, adicionalmente o perfil (150) obtido apresenta ótima resistência estrutural, o que permite a utilização de chapas mais finas aumentando ou melhorando a resistência do armário elétrico (1).
[0030] A figura 8 apresenta um exemplo de aplicação do perfil (150) em um corpo (100), em que o armário elétrico (1) apresenta ainda o fundo de fechamento (110). No exemplo, é possível observar como os elementos externos podem ser fixados no perfil (150), sem afetar a capacidade de vedação. A fixação de uma dobradiça (218) e uma trava (111) é realizada de modo que elas fiquem na porção exterior do armário (1) em relação ao elemento de vedação (217).
[0031] Também na figura 8 é possível observar que a porta (200) com sistema de travamento embutido utiliza uma aba de montagem (250) que é paralela a folha externa da porta (200) e é onde uma barra de travamento (220) se apoia e realiza o travamento da referida porta (200), de modo que permita que todo o sistema de travamento seja montado sem que haja qualquer furação entre a porção interna e a porção externa do armário (1). Ainda na figura 8 é possível observar um grampo guia (212) prendendo a barra de travamento (220) na aba de montagem (250) de forma deslizante, e a trava (111), que serão detalhados mais adiante.
[0032] A figura 8A mostra uma modalidade da presente invenção com o armário elétrico (1) com o corpo (100) construído com o perfil (150), o armário elétrico (1) apresentando ainda o fundo de fechamento (110), a travessa de montagem (190) com um suporte da placa de montagem (195) fixando a placa de montagem (130). Na figura 8A também é possível observar a um conjunto de maçaneta (300) como fechadura, com um elemento de transmissão (340) acoplado à barra de travamento (220) que está apoiada à aba de montagem (250) com um grampo guia (212).
[0033] A figura 9 mostra, esquematicamente, como o perfil (150) é capaz de promover a vedação entre a porção interna e externa do armário elétrico (1). Em que uma área interna (AI), fica fisicamente isolada da área externa, graças à capacidade de vedação do perfil (150) e da possibilidade de montagem de elementos tanto na área externa quanto na área interna (AI) sem que haja furação comunicante entre as áreas. Ainda em relação a figura 9, é possível observar uma área de montagem (AM), que é bastante estreita uma vez que a geometria do perfil (150) é obtida para gerar maior área interna para a montagem dos componentes. Por conta da pequena área de montagem, uma porta (200) com sistema de travamento embutido é vantajosa, para permitir que todo o sistema de montagem fique na porção exterior, sem que afete a capacidade de vedação do armário, uma vez que não necessita de furações que comuniquem a área externa à área interna (AI).
[0034] A figura 9A mostra, esquematicamente, conforme a figura 9, em que é utilizado um perfil (150A) na construção do corpo (100) do armário elétrico (1), referido perfil (150A) apresentando a aba antivandalismo (180) protegendo a porta contra tentativas de arrombamento.
[0035] A porta (200) com sistema de travamento embutido compreende ainda: uma fechadura localizada na face externa da porta (200), em que tal fechadura pode ser um conjunto de maçaneta (300); uma aba de montagem (250), em que a aba de montagem é paralela a folha externa da porta (200) e em uma de suas extremidades laterais, a referida aba de montagem (250) fica localizada na área externa do armário elétrico (1); uma barra de travamento (220), que é movida verticalmente pela fechadura, em que referida barra de travamento (220) está posicionada apoiada sobre a aba de montagem (250).
[0036] Como descrito anteriormente, a porta (200) apresenta todo o sistema de travamento montado na porção externa da vedação do armário elétrico (1), evitando assim que furos para a passagem de parafusos tirem a capacidade de vedação do armário elétrico (1), que usualmente são classificados com o fator de proteção IP. Como é possível observar na figura 2, o elemento de vedação (217) circunda toda a porta (200), sendo que a distância do elemento de vedação (217) até borda externa da porta (200) varia de acordo com o perfil estrutural utilizado na montagem do armário elétrico (1). Com a utilização de perfis mais estreitos, que proporcionam maior espaço de montagem no interior do armário, a distância entre o elemento de a vedação (217) e a borda externa da porta (200) diminuem, com isso, uma solução como a porta (200) com sistema de travamento embutido, proporciona ótima capacidade de fechamento sem afetar a vedação entre a porção interna e externa do armário elétrico (1).
[0037] A figura 10 apresenta uma forma de execução da porta (200) com sistema de travamento embutido, em que é utilizado um conjunto de maçaneta (300) como fechadura. Na modalidade exemplificativa o conjunto de maçaneta (300) encontra-se na face externa da porta (200), próxima a sua borda lateral, de modo que se comunique com a barra de travamento (220) que se localiza na face interna da porta (200), porém, do lado externo do elemento de vedação (217), de modo que a furação para a fixação do conjunto de maçaneta (300) e para a transmissão de movimento à barra de travamento (220) não comprometa a capacidade de vedação oferecida pela porta (200). Ainda na figura 10, é possível observar a barra de travamento (220) montada, de modo que deslize apoiada à aba de montagem (250) e entre ela e a folha da porta (200).
[0038] A figura 11 mostra uma vista explodida do conjunto de maçaneta (300), em que é possível observar uma base (310) que é fixada na porta (200), sendo que na referida base (310) é montada uma alavanca escamoteável (320). Referida alavanca escamoteável (320) é montada na base (310) através de um eixo (360) e de um pino (380) elástico. O eixo (360) é inserido em uma passagem de eixo (311) da base (310) com um anel trava (362) se apoiando na base (310) impedido que o eixo (36) atravesse a base (310). Um orifício de fixação (321) da alavanca escamoteável (320) se acopla a um encaixe de alavanca (363) sendo fixado pelo pino (380). O encaixe de alavanca (363) e um orifício de fixação (321), da alavanca escamoteável (320) possuem, preferencialmente, um formato que impeça o movimento relativo entre eles, quando a alavanca escamoteável (320) é girada em torno do eixo longitudinal do eixo (360).
[0039] A alavanca escamoteável (320) pode efetuar o movimento escamoteável, em torno do pino (380) elástico, de modo que permita o movimento que promove o giro do eixo (360) ao redor do seu próprio eixo longitudinal, como é possível observar na figura 12. Uma tranca (330), quando travada, impede o movimento da alavanca escamoteável (320) sobre o pino elástico (380), dessa forma o armário (1) fica trancado.
[0040] Ainda em relação à figura 11, é possível observar uma engrenagem (350) que é montada em uma trava de engrenagem (361) do eixo (360). Referida trava de engrenagem (361) e um orifício da engrenagem (351) possuem, preferencialmente, um formato que impeça o movimento relativo entre os elementos. A engrenagem (350) se acopla a um elemento de transmissão (340), fazendo com que trabalhem como um conjunto pinhãocremalheira, que transforma o movimento rotativo da engrenagem (350) em movimento linear do elemento de transmissão (340) que, por sua vez, se acopla a um encaixe de transmissão (255) da barra de travamento (220) para transmitir esse movimento linear. Os detalhes de construtividade do elemento de transmissão (340) serão apresentados posteriormente.
[0041] A engrenagem (350), preferencialmente, apresenta dentes em apenas 1/4 de sua circunferência. Dessa forma a própria engrenagem atua como um limitador de rotação da alavanca escamoteável (320).
[0042] O conjunto de maçaneta (300), apresenta ainda com forma alternativa ou complementar de impedir seu acionamento, além da tranca (330), uma fixação de cadeado (370) que passa por uma passagem da fixação (312) da base (310) e uma fixação da alavanca (322). Referida fixação de cadeado (370) possui em uma extremidade um fim de curso (371), que impede que ela atravesse pela passagem da fixação (312), e na outra extremidade um orifício de cadeado (372) para fixação de um cadeado, quando referido orifício de cadeado (372) atravessa a fixação da alavanca (322).
[0043] A figura 12 mostra um exemplo de realização da presente invenção com a alavanca escamoteável (320) levantada, na posição em que é possível rotacioná-la sobre o eixo (360). Na modalidade apresentada, a alavanca escamoteável (320) não apresenta a fixação da alavanca (322) para utilização da fixação de cadeado (370) como forma de travamento adicional do conjunto de maçaneta (300).
[0044] Na figura 13, é apresentada uma forma de realização de um elemento de transmissão (340) que compreende um perfil essencialmente em “U”, com encaixes da engrenagem (341) que possuem formato de furos quadrangulares e um encaixe de barra (342). Os referidos encaixes da engrenagem (341) se acoplam à engrenagem (350) fazendo com que o elemento de transmissão (340) se mova verticalmente e o encaixe da barra (342) se acople à barra de travamento (220), para que tal movimento vertical seja transmitido à referida barra de travamento (220).
[0045] Na figura 13A, é apresentada uma forma de realização de um elemento de transmissão (340A) que compreende uma chapa retangular com encaixes da engrenagem (341A), um encaixe de barra (342A). O elemento de transmissão (340A) apresenta, opcionalmente, auxiliares de encaixe (344A) que permitem melhor acoplamento entre o referido elemento de transmissão (340A) e a barra de travamento (220).
[0046] Na figura 13B, é apresentada uma forma de realização de um elemento de transmissão (340B), que possui uma primeira lateral onde se localizam encaixes da engrenagem (341B) e em uma segunda lateral se localiza o encaixe da barra (342B), em que ambas as laterais são conectadas por um elemento de ligação (343B).
[0047] Referidos elementos de transmissão (340; 340A;340B), além de transformar o movimento rotativo da alavanca escamoteável (320) em um movimento linear e transmitir tal movimento para a barra de travamento (220), permitem que o conjunto de maçaneta (300), possa ser montando tanto no lado direito quanto no lado esquerdo da porta (200), uma vez que, ao girar o elemento de transmissão (340; 340B), ou ao alterar o lado de montagem do elemento de transmissão (340A) em relação ao eixo (360), e alterando a posição de montagem da engrenagem (350) é possível inverter o sentido de giro da alavanca escamoteável (300). Para isso, a base (310) apresenta vãos laterais à passagem de eixo (311) para que o elemento de transmissão (340) deslize verticalmente e permita a sua mudança de montagem.
[0048] Independentemente do tipo de fechadura utilizado, a mesma deve ser capaz de transmitir movimento vertical à barra de travamento (220) que fica apoiada sob a aba de montagem (250).
[0049] Para que a barra de travamento (220) se apoie na aba de montagem (250), permitindo o movimento vertical, é possível utilizar um sistema grampo guia (212) observado nas figuras 14A, 14B, 14C e 14D. O grampo guia (212) é utilizado para manter a barra de travamento (200) e a aba de montagem (250) juntas, sem impedir o movimento vertical da barra de travamento (220). O grampo guia (212) é montado em um encaixe de grampo (251) localizado em pelo menos uma das extremidades de uma passagem da trava (252), que é um orifício alongado localizado na aba de montagem (250). Referido grampo guia (212) também passa por um vão de travamento (222), que é um orifício alongado localizado na barra de travamento (220). Ao fechar a porta (200), pelo menos uma trava (212), preferencialmente pelo menos duas, fixadas no perfil (150) do armário elétrico (1) atravessa a passagem da trava (252) e o vão de travamento (222), em seguida, ao movimentar a barra de travamento (220) com uma fechadura, como por exemplo um conjunto de maçaneta (300), ao girar a alavanca escamoteável (320) e movimentar a barra de travamento (220) verticalmente, o vão de travamento (222) se movimenta para a posição fechada em que a trava (111) é impedida de sair do referido vão de travamento (222). Como a barra de travamento (220) está apoiada na aba de montagem (250) o travamento da porta (200) oferece uma grande rigidez o que proporciona ótima segurança ao armário elétrico (1).
[0050] A porta (200) com sistema de travamento embutido apresentado, possui uma construtividade que fornece segurança de fechamento aliada a possibilidade de montagem em uma área estreita, o que permite sua montagem em armários que possuem perfil estrutural estreito sem afetar sua capacidade de vedação, uma vez que toda sua montagem é realizada na porção externa da vedação.
[0051] O corpo (100) de armário elétrico que utiliza o perfil (150) para sua construção, promove facilidade de fabricação, fornece qualidade estrutural, economia de material, além de proporcionar vedação com isolamento físico entre às áreas interna e externa. Outro fator vantajoso ao utilizar o perfil (150) é a grande área interna para montagem de componentes, assim como a grande variedade de locais para fixação de tais componentes.
[0052] Dessa forma o estado da técnica se beneficia com a divulgação de um corpo (100) de armário elétrico (1) e uma porta (200) com sistema de travamento embutido.
[0053] Deve ficar entendido que a presente descrição não limita a aplicação aos detalhes aqui descritos e que a invenção é capaz de outras modalidades e de ser praticada ou executada em uma variedade de modos, dentro do escopo das reivindicações. Embora tenham sido usados termos específicos, tais termos devem ser interpretados em sentido genérico e descritivo, e não com o propósito de limitação.

Claims (11)

  1. ARMÁRIO ELÉTRICO COM PERFIL TUBULAR ESTRUTURAL UNIFICADO AO CORPO, caracterizado pelo fato de que o corpo (100) do armário elétrico (1) é construído com um perfil (150) estrutural integrado, construído de chapa única, um vão de montagem (160) tubular, uma parede lateral (151) integrada ao referido perfil (150), possuindo ainda um fundo de fechamento (110) em que o corpo (200) do armário elétrico (1) é construído com um único perfil (150) dobrado.
  2. ARMÁRIO ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o perfil (150) apresenta uma parede de vedação (155) capaz de separar a área interna da externa, referido perfil (150) apresentar ainda uma aba para fixação de elementos internos (152) voltada para a porção interna do armário elétrico (1), uma aba de fixação de elementos externos (154) voltada para o lado externo do armário elétrico (1), e uma aba de vedação (153) que juntamente com a parede de vedação (155) e a parede lateral (151) fornecem separação mecânica entre a área interna e externa do armário elétrico (1).
  3. ARMÁRIO ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o perfil (150) possui ainda uma aba de fixação traseira (156) voltada para a área interna do armário elétrico (1) que apresenta orifícios para fixação traseiro (175) e recortes auxiliares de fixação (176), referido perfil (150) possui ainda orifícios para fixação frontal (170) localizados na aba para fixação de elementos internos (152).
  4. ARMÁRIO ELÉTRICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que pelo menos quatro travessas de fixação (190) estão montadas no corpo (100) do armário elétrico (1), recebendo um suporte da placa de montagem (195) cada, em que a placa de montagem (130) é fixada nos referidos suportes da placa de montagem (195).
  5. ARMÁRIO ELÉTRICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de o corpo do armário elétrico (1) utiliza um perfil (150A) que apresenta uma aba antivandalismo (180).
  6. ARMÁRIO ELÉTRICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o corpo (200) do armário elétrico (1) é construído com a união de dois perfis (150).
  7. PORTA (200) COM SISTEMA DE TRAVAMENTO EMBUTIDO, a porta (200) sendo utilizada para fechamento de um armário elétrico, caracterizado pela fato de que referida porta (200), possui uma aba de montagem (250), apresenta ainda uma fechadura, que se conecta com uma barra de travamento (220) que é movida verticalmente pela referida fechadura, em que a barra de travamento (220) se apoia na aba de montagem (250) que é paralela a folha externa da porta (200) e localizada na direção armário, referidas barra de travamento (220) e aba de montagem (250) possui recortes para a passagem de uma trava (111), presa no armário elétrico, em que a barra de travamento (220) se movimenta entre uma posição fechada, em que se fixa à trava (111), e uma posição aberta, em que a trava pode passar através do recorte; a porta (200) possui ainda um elemento de vedação (217); em que o sistema travamento fica localizado fora da vedação quando a porta (200) está fechando o armário elétrico (1).
  8. PORTA (200), de acordo com a reivindicação 7 caracterizada pelo fato de que a barra de travamento (220) é presa de forma deslizante na aba de montagem (250) por um grampo guia (212).
  9. PORTA (200), de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 ou 8, caracterizada pelo fato de que a fechadura é um conjunto de maçaneta (300) que compreende uma base (310) fixada a porta (200), uma alavanca escamoteável (320) que movimenta uma engrenagem (350) que está acoplada ao elemento de transmissão (340), em que referido elemento de transmissão (340) movimenta verticalmente a barra de travamento (220).
  10. PORTA (200), de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 ou 8, caracterizada pelo fato de que o conjunto de maçaneta (300) que compreende ainda uma tranca (330) que quando fechada, trava a alavanca escamoteável (320) o que trava o movimento da engrenagem (350) e da barra de travamento (220).
  11. CONJUNTO DE ARMÁRIO ELÉTRICO, caracterizado pelo fato de que compreende uma porta (200) conforme definida na reivindicação 7 e um armário elétrico (1) conforme definido na reivindicação 1, em que a porta (200) está acoplada ao armário elétrico (1) através de pelo menos uma dobradiça (218).
BR102021026045-9A 2021-12-22 Armário elétrico com perfil estrutural unificado ao corpo, e porta com sistema de travamento embutido e conjunto de armário elétrico BR102021026045A2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102021026045A2 true BR102021026045A2 (pt) 2023-07-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7441847B2 (en) Metallic profile for the composition of structures for the assembly of cabinet/enclosures
PT98174B (pt) Quadro para aparelhos electricos de baixa tensao
BR102021026045A2 (pt) Armário elétrico com perfil estrutural unificado ao corpo, e porta com sistema de travamento embutido e conjunto de armário elétrico
BR102013012828A2 (pt) caixa para quadro de distribuição de eletricidade e um dito quadro de distribuição
CN108425578B (zh) 一种双轴多折铰链
WO2020237336A1 (pt) Perfil para armário elétrico
BRPI1003174A2 (pt) caixa de piso que inclui módulos de conexão destinada a adaptar em seu interior mecanismos elétricos, de voz e dados, multimìdia ou outros tipos de instalações
BRMU8601764Y1 (pt) Disposições construtivas aplicadas em armário para telecomunicações
CN216489029U (zh) 一种前门结构组件及其配电框
US9768540B2 (en) Meter center, and socket assembly and method of assembling a socket assembly therefor
AU2009101087A4 (en) Improved DIN rail mounting bracket
DE102008049871A1 (de) Schaltschrank
BR102019010955A2 (pt) Perfil estrutural para armário elétrico
CN201087652Y (zh) 柜内温度可以调节的保险柜
WO2024055087A1 (pt) Sistema de grade escamoteável, fixa ou móvel, para esquadrias deslizantes
CN205825268U (zh) 一种空调室外机防护罩
BR102022018221A2 (pt) Sistema de grade escamoteável, fixa ou móvel, para esquadrias deslizantes
WO2020237335A1 (pt) Quadro soldado e estrutura para armário elétrico
CN216341555U (zh) 一种储物柜
ES2216678B1 (es) Caja con puertas laterales.
CN107575108A (zh) 一种新型防火功能合页
JP6957757B2 (ja) 柱間コネクタにより相互接続された2つのスイッチキャビネットラックから構成される配置構造
BR202012028702U2 (pt) estrutura de reforço para gabinete de eletrodoméstico
CN209993893U (zh) 一种机械设备电柜门结构
CN207485181U (zh) 一种新型防火功能合页