BR102020001189A2 - Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário - Google Patents

Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário Download PDF

Info

Publication number
BR102020001189A2
BR102020001189A2 BR102020001189-8A BR102020001189A BR102020001189A2 BR 102020001189 A2 BR102020001189 A2 BR 102020001189A2 BR 102020001189 A BR102020001189 A BR 102020001189A BR 102020001189 A2 BR102020001189 A2 BR 102020001189A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lid
toilet seat
closing
discharge valve
discharge
Prior art date
Application number
BR102020001189-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Tiago Henrique Gomes De Lima
Original Assignee
Tiago Henrique Gomes De Lima
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tiago Henrique Gomes De Lima filed Critical Tiago Henrique Gomes De Lima
Priority to BR102020001189-8A priority Critical patent/BR102020001189A2/pt
Publication of BR102020001189A2 publication Critical patent/BR102020001189A2/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03DWATER-CLOSETS OR URINALS WITH FLUSHING DEVICES; FLUSHING VALVES THEREFOR
    • E03D5/00Special constructions of flushing devices, e.g. closed flushing system

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Toilet Supplies (AREA)

Abstract

válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário. válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário se trata de uma modificação realizada na válvula de descarga, que faz com que a ativação da descarga pelo usuário ative também uma forma de abaixar a tampa. fazendo com que somente com a ação de ativar a descarga, sejam desencadeados dois resultados, a realização da descarga e o fechamento do conjunto de tampa/assento sanitário. esse mecanismo utilizado para abaixar a tampa pode variar de acordo com diversos fatores envolvendo a válvula, como sua forma, tamanho e método de ativação da válvula de descarga.

Description

VÁLVULA DE DESCARGA QUE ACIONA O FECHAMENTO DA TAMPA/ASSENTO SANITÁRIO
[001] A invenção se trata de uma modificação feita em válvulas de descarga (1.1), fazendo com que no momento em que o botão (1.2) ou qualquer outra forma de ativação da mesma (Figura) for utilizada para dar início ao processo de descarga no vaso sanitário, seja ativado um mecanismo que empurre a tampa/assento sanitário (1.3), deixando-a na posição fechada (1.4) durante a realização da descarga.
[002] Devido à função de receber fezes e urina, o vaso sanitário possui a característica de abrigar uma alta concentração de bactérias e partículas infeccionas em seu interior. Quando se é realizada uma descarga enquanto a tampa se encontra na posição aberta (1.3), grande parte dessas bactérias e partículas são lançadas ao ar. Além disso, em muitos casos respingos são impulsionados para fora do vaso e junto com as partículas e bactérias podem infectar o usuário ou se acumular em objetos de higiene pessoal presentes no banheiro, como: toalhas de banho e rosto, escovas de dente, lâminas de barbear e muitos outros utensílios.
[003] Em muitos lares ocorrem discussões constantes sobre o fato de um dos moradores ter deixado a tampa aberta, pois além dos problemas já mencionados, deixar a tampa sempre na posição aberta (1.3) aumenta os riscos de que alguma contaminação vinda da área externa ao vaso possa vir a se posicionar na parte superior do assento sanitário, área essa que entra diretamente em contato com a pele usuário durante o uso. Por esses motivos a inovação trazida por essa invenção traz um benefício direto a saúde e bem estar da população.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Figura 01 – Exemplo de válvula de descarga que ao ser acionada ativa o fechamento da tampa/assento sanitário.
Detalhe figura 1.1 – Válvula de descarga.
Detalhe figura 1.2 - Botão da válvula de descarga.
Detalhe figura 1.3 - Tampa/assento sanitário, na posição aberta.
Detalhe figura 1.4 - Tampa/assento sanitário, na posição fechada.
Detalhe figura 1.5 - Botão da válvula, sendo pressionado para que a descarga seja ativada.
Figura 02 – Exemplo do funcionamento da invenção com um mecanismo de “gangorra”.
Detalhe figura 2.1 – Válvula de ativação da descarga.
Detalhe figura 2.2 – Exemplo de um “empurrador”, que é a parte que realizaria a função de fechar a tampa/assento sanitário.
Detalhe figura 2.3 – Tampa/assento sanitário sendo fechada.
Figura 03 – Exemplo de algumas das formas e tamanhos da peça que realiza a função de botão e de empurrador, no sistema que funciona com o mecanismo similar ao de uma gangorra.
Figura 04 – Exemplo da invenção sendo aplicada através de um mecanismo de pistões. Assim quando o botão é pressionado para ativar a descarga, o pistão inferior responsável por fechar a tampa também é empurrado.
Detalhe figura 4.1 – Botão de ativação da válvula de descarga.
Detalhe figura 4.2 – Pistão inferior responsável por fechar a tampa, na posição inicial.
Detalhe figura 4.3 – Pistão inferior responsável por fechar a tampa, na posição avançada, ao ser pressionado o botão de ativação da válvula de descarga.
Detalhe figura 4.4 – Botão de ativação da válvula de descarga sendo ativado.
Figura 05 – Exemplo da invenção sendo aplicada em uma caixa acoplada de descarga, cuja ativação da descarga é feita ao se puxar uma corda.
Detalhe figura 5.1 – Ativador da descarga.
Detalhe figura 5.2 – Peça que empurra a tampa na posição inicial.
Detalhe figura 5.3 – Peça que empurra a tampa na posição avançada, devido à ativação da descarga.
Figura 06 – Exemplo da invenção sendo aplica em uma válvula com o uso de componentes eletrônicos.
Detalhe figura 6.1 – A descarga e consequentemente o fechamento da tampa/assento sanitário, sendo ativados por um sensor de movimento.
Figura 07 – Exemplo da invenção sendo aplicada em uma caixa acoplada de descarga, cuja ativação é feita ao se fazer a rotação do ativador da descarga.
Detalhe figura 7.1 – Ativador da descarga.
Detalhe figura 7.2 – Ativador da descarga sendo ativado.
Detalhe figura 7.3 – Peça que empurra a tampa na posição inicial.
Detalhe figura 7.4 – Peça que empurra a tampa na posição avançada, devido a ativação da descarga.
Figura 08 – Exemplo da invenção aplicada, de forma que consiga abranger seu uso a diferentes modelos e estilos de tampa/assento sanitário.
Detalhe figura 8.1 – Modificação na parte da peça que empurra a tampa para que a mesma consiga realizar a sua função de fechar a tampa/assento sanitário mesmo em modelos que abrem e fecham de maneira alternativa à tradicional ou que possuem diferenças quanto a sua forma.
CAMPO DA INVENÇÃO
[004] O campo de invenção é na área de equipamentos sanitários e produtos para banheiros.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[005] A invenção, Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário (Figura 1), se trata de uma modificação que pode ser aplicada em diferentes tipos de válvulas de descarga. Trazendo o benefício de fechar a tampa ao ser acionada no momento da descarga, prevenindo que respingos, bactérias e partículas infecciosas sejam lançados ao ar durante a descarga e podendo assim atingir diretamente os usuários ou se acumular em itens de higiene pessoal localizados no banheiro.
[006] A informação de que realizar a descarga do vaso sanitário com a tampa/assento sanitário aberto pode vir a ser prejudicial à saúde, devido a infecções geradas pelo contato com partículas provenientes do interior do vaso sanitário, não é nova. Mas mesmo assim as pessoas continuam a realizar a descarga com a tampa/assento sanitário aberto por diferentes motivos. Um deles é simplesmente a preguiça de se realizar mais uma ação (abaixar a tampa) durante a utilização do vaso sanitário. Outro motivo, que é mais comum em locais aonde o uso do vaso sanitário é compartilhado, é o fato de o usuário ter que encostar na tampa para fecha-la o que pode gerar um certo tipo de receio ou nojo.
[007] Pensando nisso, a invenção faz com que o simples fato da pessoa acionar a descarga, seja apertando um botão ou qualquer outra maneira, acione a nova função da válvula que com somente um acionamento realiza duas funções. A primeira função é a sua principal, que é ativar a descarga no vaso sanitário. A segunda função é fechar o assento sanitário (1.3), deixando-o na posição fechada (1.4) durante a realização da descarga. Assim o usuário possui a vantagem de conseguir fechar a tampa somente acionando a válvula de descarga, ação essa que ele já realiza normalmente em seu dia a dia. Evitando que a descarga seja acionada com a tampa aberta, mesmo com o usuário esquecendo-se de abaixa-la. Tornando assim, o ambiente do banheiro e o uso do vaso sanitário mais higiênicos e práticos para o usuário.
FUNCIONAMENTO E OPERAÇÃO DO EQUIPAMENTO
[008] O funcionamento da Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário, não altera o uso que já é realizado atualmente pelo usuário, apenas elimina a necessidade da realização de mais uma ação durante o seu uso, que no caso é abaixar a tampa posteriormente ao uso do vaso sanitário e previamente a realização da descarga. Seu funcionamento pode variar dependendo do estilo de ativação da válvula ou de sua forma. Sendo assim, a base da invenção é que a ativação da descarga pelo usuário ative também uma forma de abaixar a tampa.
[009] Em uma válvula tradicional mecânica em que a invenção fosse posta em pratica, um simples mecanismo de gangorra (Figura 2) bastaria. Assim, ao ser pressionado o botão (1.2) pelo usuário, além de empurrar a válvula para ativação da descarga (2.1), ele também estaria movimentando a peça do “empurrador” (2.2), o que acarretaria no fechamento da tampa (2.3). Esse sistema de gangorra (Figura 2) é o mais simples de ser aplicado, podendo possuir diversas formas (Figura 3), tamanhos (Figura 3) e inclusive mecanismos que facilitem sua melhor instalação ou que aperfeiçoem sua função em diferentes tipos de tampas (Figura 8).
[010] Entretanto, há muitas outras formas de colocar a invenção em prática, como por exemplo, pequenos sistemas com pistões (Figura 4). Nesse sistema um pistão estaria ligado ao botão de ativação da válvula (4.1) e ao ser deslocado para dentro (4.4), impulsionaria outro pistão localizado em uma parte estratégica (4.2) para conseguir impulsionar a tampa/assento sanitário para frente (4.3), fechando assim a tampa.
[011] Os mecanismos podem variar de diferentes formas, seguindo a ideia de serem ativados a partir do acionamento da válvula de descarga. Podendo assim ser sistemas ligados por cabos e cordas (Figura 5), eletronicamente (Figura 6), não precisando ser nem tocados pelo usuário (6.1), ou também qualquer outra forma de ser ativada que não seja necessariamente apertar um botão, como por exemplo, na Figura 7.
ANTERIORIDADES
[012] A seguinte patente possui certa semelhança com a Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário, mas assim como em seu funcionamento, as duas também se diferem em seus conceitos.
[013] No caso da patente, CN209059020, além de imensas diferenças quanto ao funcionamento, a principal característica que a difere dessa invenção é o fato de ela ser um mecanismo externo independente da ativação ou não da descarga. Ou seja, é um mecanismo que quando ativado pelo pé do usuário realiza unicamente a função de abaixar a tampa/assento sanitário, sendo assim um substituído da ação que o usuário teria que realizar. Ela troca a ação de abaixar a tampa com a mão ou outra parte do corpo, por pisar em um pedal que ativa um mecanismo que abaixa a tampa. Já a ativação da descarga, seria realiza da maneira tradicional sendo ativada antes ou depois do usuário abaixar a tampa, ou até mesmo sem que o usuário abaixe a mesma. Assim, o fato de a descarga ser ativada e a tampa ser abaixada, não tem relação alguma no caso da patente CN209059020.
[014] Já na patente aqui descrita, da Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário, a invenção se trata de um sistema que abaixa a tampa decorrente da ativação da válvula de descarga. Assim ao invés de trocar a forma como a ação de abaixar a tampa do vaso é feita, ela a elimina, fazendo com que só seja necessária a ação de dar a descarga. Pois uma vez em que se é dada a descarga, a invenção também é ativada e abaixa a tampa. Ou seja, não é um mecanismo externo que ao ser ativado abaixa a tampa e possui somente essa finalidade, independente da ativação da descarga. É uma adição ao sistema da válvula de descarga que faz com que ao ser acionada, para que seja realizada a descarga no vaso sanitário, a mesma desencadeie uma ação que faz com que a tampa/assento sanitário se feche. Permitindo que a descarga seja dada com a tampa fechada, apenas com a ação de se ativar a valvular de descarga.
CONCLUSÃO
[015] Assim, por atender todos os requisitos que definem a patente de invenção, pois está combinando e modificando elementos conhecidos, dando-lhes aspecto inovador e passível de industrialização, sendo que modificações poderão ser feitas sem fugir ao espírito e escopo da presente patente, são as seguintes as reivindicações.

Claims (6)

  1. Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário, composta por uma válvula de descarga, caracterizada por ativar o fechamento da tampa/assento sanitário.
  2. Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por ativar o fechamento da tampa/assento sanitário ao ser acionada a descarga, como por exemplo, nas figuras 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8.
  3. Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizada por possuir um mecanismo similar ao de uma gangorra (Figura 2), podendo existir em diferentes formas e configurações (como por exemplo as presentes na Figura 3), que ao ser pressionado durante a ativação da descarga (1.5), empurra a tampa/ assento sanitário para a posição fechada (1.4).
  4. Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário, de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3, caracterizada por possuir modificações em sua parte designada a empurrar a tampa/assento sanitário (8.1), de forma que a mesma possa se adaptar a variados formatos de tampas e a diferentes formas de abrir e fechar o conjunto de tampa/assento sanitário.
  5. Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário, de acordo com as reivindicações 1 e 2 caracterizada por ativar o fechamento da tampa/assento sanitário, através de um sistema utilizando pistões (Figura 4), que é iniciado ao se pressionar o ativador da válvula de descarga (4.1), fazendo com que o pistão inferior responsável por fechar a tampa, seja impulsionado para frente, fechando assim a tampa/assento sanitário.
  6. Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4 e 5, caracterizada por um sistema eletrônico (Figura 6) que pode ser ativado de diferentes formas, como por exemplo, um sensor de movimento (6.1), fazendo com que quando a descarga seja ativada, a tampa/assento sanitário também seja automaticamente fechada.
BR102020001189-8A 2020-01-18 2020-01-18 Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário BR102020001189A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020001189-8A BR102020001189A2 (pt) 2020-01-18 2020-01-18 Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020001189-8A BR102020001189A2 (pt) 2020-01-18 2020-01-18 Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020001189A2 true BR102020001189A2 (pt) 2021-08-03

Family

ID=77614833

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020001189-8A BR102020001189A2 (pt) 2020-01-18 2020-01-18 Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102020001189A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20110174992A1 (en) Irradiation system for door handle
US10064967B2 (en) Adjustable ultraviolet LED sterilization automatic enclosure
KR101957119B1 (ko) 덮개와 좌대를 선택적으로 개폐할 수 있는 양변기용 커버 및 그 커버가 구성된 양변기
US10549909B2 (en) Toilet paper holder and trash receptacle
JP3218281U (ja) 回転式シャワールーム
US7509693B1 (en) Toilet cleaning apparatus
KR101900067B1 (ko) 여닫이문의 잠금쇠용 살균장치
BR102020001189A2 (pt) Válvula de descarga que aciona o fechamento da tampa/assento sanitário
TW201915623A (zh) 衛浴設備及其控制方法
US20190112128A1 (en) Trash receptacle system and method
US20200268222A1 (en) Hospital and special needs pedestal toilet
US20220408988A1 (en) Sealed toilet seat and lid
US20190153711A1 (en) Grandma's Helper
KR102393554B1 (ko) 감염 예방을 위한 휴대용 간접 터치장치
KR200389168Y1 (ko) 수저통의 오존 살균 장치
US20210015317A1 (en) Automatic pedestal toilet with spa features
WO2022124980A1 (en) Robotic arm for anal & genital washing / cleaning and other support functions in toilet
US20200359860A1 (en) Pedestool
KR101889987B1 (ko) 대변기 세척밸브
JP2004305460A (ja) 歯ブラシ殺菌装置及び歯ブラシ収納ケース
KR102372562B1 (ko) 화장실 대변기 커버 개폐를 위한 스마트 등받이
KR200386636Y1 (ko) 변기
KR20020030733A (ko) 남자 소변 잔뇨 모음장치
BR202016021754U2 (pt) dispositivo para levantar e abaixar a tampa de vaso sanitário
TWM610972U (zh) 可攜式消毒器

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B15V Prolongation of time limit allowed

Free format text: TENDO EM VISTA A PORTARIA INPI PR NO 120 DE 16/03/2020, PORTARIA INPI PR NO 161 DE 13/04/2020; PORTARIA INPI PR NO 166 DE 27/04/2020 E PORTARIA INPI PR NO 179 DE 11/05/2020, QUANTO A SUSPENSAO DOS PRAZOS VENCIDOS ENTRE 16/03/2020 A 31/05/2020, E PORTARIA INPI NO 334 DE 24/09/2020, QUANTO AOS PRAZOS VENCIDOS ENTRE 16/09/2020 A 25/09/2020, DEVOLVE-SE O PRAZO NESSE PEDIDO COM RELACAO A SOLICITACAO DO PEDIDO DE EXAME.