BR102019026232A2 - sonda de pressão e temperatura, entrada de um motor de turbina a gás, e, motor de turbina a gás - Google Patents

sonda de pressão e temperatura, entrada de um motor de turbina a gás, e, motor de turbina a gás Download PDF

Info

Publication number
BR102019026232A2
BR102019026232A2 BR102019026232-0A BR102019026232A BR102019026232A2 BR 102019026232 A2 BR102019026232 A2 BR 102019026232A2 BR 102019026232 A BR102019026232 A BR 102019026232A BR 102019026232 A2 BR102019026232 A2 BR 102019026232A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
temperature
airflow
end portion
central
temperature sensor
Prior art date
Application number
BR102019026232-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Sathish Thangavel
Andy Holl
Aaron A. Cusher
Original Assignee
Rosemount Aerospace, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rosemount Aerospace, Inc. filed Critical Rosemount Aerospace, Inc.
Publication of BR102019026232A2 publication Critical patent/BR102019026232A2/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F02COMBUSTION ENGINES; HOT-GAS OR COMBUSTION-PRODUCT ENGINE PLANTS
    • F02CGAS-TURBINE PLANTS; AIR INTAKES FOR JET-PROPULSION PLANTS; CONTROLLING FUEL SUPPLY IN AIR-BREATHING JET-PROPULSION PLANTS
    • F02C7/00Features, components parts, details or accessories, not provided for in, or of interest apart form groups F02C1/00 - F02C6/00; Air intakes for jet-propulsion plants
    • F02C7/04Air intakes for gas-turbine plants or jet-propulsion plants
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01KMEASURING TEMPERATURE; MEASURING QUANTITY OF HEAT; THERMALLY-SENSITIVE ELEMENTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01K13/00Thermometers specially adapted for specific purposes
    • G01K13/02Thermometers specially adapted for specific purposes for measuring temperature of moving fluids or granular materials capable of flow
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01KMEASURING TEMPERATURE; MEASURING QUANTITY OF HEAT; THERMALLY-SENSITIVE ELEMENTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01K13/00Thermometers specially adapted for specific purposes
    • G01K13/02Thermometers specially adapted for specific purposes for measuring temperature of moving fluids or granular materials capable of flow
    • G01K13/024Thermometers specially adapted for specific purposes for measuring temperature of moving fluids or granular materials capable of flow of moving gases
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01LMEASURING FORCE, STRESS, TORQUE, WORK, MECHANICAL POWER, MECHANICAL EFFICIENCY, OR FLUID PRESSURE
    • G01L19/00Details of, or accessories for, apparatus for measuring steady or quasi-steady pressure of a fluent medium insofar as such details or accessories are not special to particular types of pressure gauges
    • G01L19/0092Pressure sensor associated with other sensors, e.g. for measuring acceleration or temperature
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01KMEASURING TEMPERATURE; MEASURING QUANTITY OF HEAT; THERMALLY-SENSITIVE ELEMENTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01K2205/00Application of thermometers in motors, e.g. of a vehicle
    • G01K2205/02Application of thermometers in motors, e.g. of a vehicle for measuring inlet gas temperature

Abstract

Trata-se de uma sonda de pressão e temperatura de um motor de turbina a gás que inclui uma porção de base e uma porção de aerofólio que se estende da porção de base a uma porção de extremidade localizada numa extremidade distal da sonda. A porção de aerofólio inclui uma borda dianteira localizada numa extremidade a montante da sonda em relação a uma direção de fluxo de ar através da sonda. Um sensor de temperatura está localizado numa câmara de sensor de temperatura localizada na porção de aerofólio, e um orifício de fluxo de ar de temperatura na porção de extremidade é configurado para admitir um fluxo de ar na câmara de sensor de temperatura em torno do sensor de temperatura. O orifício de fluxo de ar de temperatura é configurado e posicionado de modo que o fluxo de ar admitido por meio do orifício de fluxo de ar de temperatura tenha um ângulo de virada de menos do que 90 graus na câmara de sensor de temperatura.

Description

SONDA DE PRESSÃO E TEMPERATURA, ENTRADA DE UM MOTOR DE TURBINA A GÁS, E, MOTOR DE TURBINA A GÁS FUNDAMENTOS
[001] As modalidades exemplificativas referem-se à técnica de sondas de pressão e/ou temperatura para motores de turbina a gás.
[002] Os motores de turbina a gás usam uma sonda de pressão e temperatura de combinação para medir pressão e temperatura numa entrada do motor de turbina a gás. Tal sonda é comumente denominada sonda P2T2.
[003] A sonda inclui tipicamente um alojamento que se projeta numa corrente de ar de entrada do motor de turbina a gás. O alojamento pode ter um formato aerodinamicamente eficaz para reduzir as perturbações de fluxo de ar na entrada. Um elemento de detecção de temperatura está localizado no alojamento, com um fluxo de ar entrada no alojamento para fornecer fluxo de ar ao elemento de detecção de temperatura. O fluxo de ar em torno do elemento de detecção de temperatura tem uma função principal no tempo de resposta de detecção de temperatura. Em geral, com fluxo de ar aumentado, o tempo de resposta é diminuído.
BREVE DESCRIÇÃO
[004] Em uma modalidade, uma sonda de pressão e temperatura de um motor de turbina a gás inclui uma porção de base e uma porção de aerofólio que se estende da porção de base a uma porção de extremidade localizada a uma extremidade distal da sonda. A porção de aerofólio inclui uma borda dianteira localizada numa extremidade a montante da sonda em relação a uma direção de fluxo de ar através da sonda. Um sensor de temperatura está localizado numa câmara de sensor de temperatura localizada na porção de aerofólio, e um orifício de fluxo de ar de temperatura na porção de extremidade é configurada para admitir um fluxo de ar na câmara de sensor de temperatura em torno do sensor de temperatura. O orifício de fluxo de ar de temperatura é configurado e posicionado de modo que o fluxo de ar admitido por meio do orifício de fluxo de ar de temperatura tenha um ângulo de virada de menos do que 90 graus na câmara de sensor de temperatura.
[005] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, o sensor de temperatura se estende ao longo de um eixo geométrico central de sensor na câmara de sensor de temperatura, e o orifício de fluxo de ar de temperatura tem um eixo geométrico central de fluxo de ar deslocado do eixo geométrico central de sensor numa direção no sentido da corrente.
[006] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, o eixo geométrico central de fluxo de ar está localizado a montante do eixo geométrico central de sensor.
[007] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, o eixo geométrico central de fluxo de ar é deslocado do eixo geométrico central de sensor por entre 0,5 e 1,0 vez um diâmetro do orifício de fluxo de ar de temperatura.
[008] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, a porção de extremidade inclui uma primeira superfície de porção de extremidade, e uma segunda superfície de porção de extremidade inclinada em direção à porção de base em relação à primeira superfície de porção de extremidade com distância crescente da borda dianteira. O orifício de fluxo de ar de temperatura está localizado na segunda superfície de porção de extremidade.
[009] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, a inclinação é de ângulo constante, um ângulo variável ou uma inclinação curvilínea.
[0010] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, um ângulo de inclinação da segunda superfície de porção de extremidade em relação à primeira superfície de porção de extremidade está entre 2 e 6 graus.
[0011] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, o sensor de temperatura se estende ao longo de um eixo geométrico central de sensor na câmara de sensor de temperatura, e o orifício de fluxo de ar de temperatura tem um eixo geométrico central de fluxo de ar deslocado do eixo geométrico central de sensor numa direção no sentido da corrente.
[0012] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, uma fenda de sensor está localizada ao longo da porção de aerofólio como uma fonte secundária de fluxo de ar à câmara de sensor de temperatura.
[0013] Em outra modalidade, uma entrada de um motor de turbina a gás inclui um invólucro que tem uma parede interna de invólucro assim definindo um trajeto de fluxo de entrada, e uma ou mais sondas de pressão e temperatura que se estendem para dentro da parede interna de invólucro em direção a um eixo geométrico longitudinal central de motor. Cada sonda de pressão e temperatura inclui uma porção de base, e uma porção de aerofólio que se estende da porção de base a uma porção de extremidade localizada numa extremidade distal da sonda. A porção de aerofólio inclui uma borda dianteira localizada numa extremidade a montante da sonda em relação a uma direção de fluxo de ar através da sonda. Um sensor de temperatura é localizado numa câmara de sensor de temperatura localizada na porção de aerofólio, e um orifício de fluxo de ar de temperatura está localizado na porção de extremidade configurada para admitir um fluxo de ar na câmara de sensor de temperatura em torno do sensor de temperatura. O orifício de fluxo de ar de temperatura é configurado e posicionado de modo que o fluxo de ar admitido por meio do orifício de fluxo de ar de temperatura tenha um ângulo de virada de menos do que 90 graus na câmara de sensor de temperatura.
[0014] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, o sensor de temperatura se estende ao longo de um eixo geométrico central de sensor na câmara de sensor de temperatura, e o orifício de fluxo de ar de temperatura tem um eixo geométrico central de fluxo de ar deslocado do eixo geométrico central de sensor numa direção no sentido da corrente de modo que o eixo geométrico central de fluxo de ar esteja localizado a montante do eixo geométrico central de sensor.
[0015] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, o eixo geométrico central de fluxo de ar é deslocado do eixo geométrico central de sensor por entre 0,5 e 1,0 vez um diâmetro do orifício de fluxo de ar de temperatura.
[0016] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, a porção de extremidade inclui uma primeira superfície de porção de extremidade, e uma segunda superfície de porção de extremidade inclinada em direção à porção de base em relação à primeira superfície de porção de extremidade com distância crescente da borda dianteira. O orifício de fluxo de ar de temperatura está localizado na segunda superfície de porção de extremidade.
[0017] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, a inclinação é de ângulo constante, um ângulo variável ou uma inclinação curvilínea.
[0018] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, um ângulo de inclinação da segunda superfície de porção de extremidade em relação à primeira superfície de porção de extremidade está entre 2 e 6 graus.
[0019] Ainda em outra modalidade, um motor de turbina a gás inclui um ventilador acionado por uma turbina do motor de turbina a gás, e uma entrada localizada a montante do ventilador, incluindo um invólucro que tem uma parede interna de invólucro assim definindo um trajeto de fluxo de entrada, e uma ou mais sondas de pressão e temperatura que se estendem para dentro da parede interna de invólucro em direção a um eixo geométrico longitudinal central de motor. Cada sonda de pressão e temperatura inclui uma porção de base, uma porção de aerofólio que se estende da porção de base a uma porção de extremidade localizada numa extremidade distal da sonda. A porção de aerofólio inclui uma borda dianteira localizada numa extremidade a montante da sonda em relação a uma direção de fluxo de ar através da sonda. Um sensor de temperatura é localizado numa câmara de sensor de temperatura localizada na porção de aerofólio, e um orifício de fluxo de ar de temperatura na porção de extremidade é configurada para admitir um fluxo de ar na câmara de sensor de temperatura em torno do sensor de temperatura. O orifício de fluxo de ar de temperatura é configurado e posicionado de modo que o fluxo de ar admitido por meio do orifício de fluxo de ar de temperatura tenha um ângulo de virada de menos do que 90 graus na câmara de sensor de temperatura.
[0020] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, o sensor de temperatura se estende ao longo de um eixo geométrico central de sensor na câmara de sensor de temperatura, e o orifício de fluxo de ar de temperatura tem um eixo geométrico central de fluxo de ar deslocado do eixo geométrico central de sensor numa direção no sentido da corrente de modo que o eixo geométrico central de fluxo de ar esteja posicionado a montante do eixo geométrico central de sensor.
[0021] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, o eixo geométrico central de fluxo de ar é deslocado do eixo geométrico central de sensor entre 0,5 e 1,0 vez um diâmetro do orifício de fluxo de ar de temperatura.
[0022] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, a porção de extremidade inclui uma primeira superfície de porção de extremidade, e uma segunda superfície de porção de extremidade inclinada em direção à porção de base em relação à primeira superfície de porção de extremidade com distância crescente da borda dianteira. O orifício de fluxo de ar de temperatura está localizado na segunda superfície de porção de extremidade.
[0023] Adicional ou alternativamente, nessa ou em outras modalidades, um ângulo de inclinação da segunda superfície de porção de extremidade em relação à primeira superfície de porção de extremidade está entre 2 e 6 graus.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0024] As descrições a seguir não devem ser consideradas como limitantes em nenhuma circunstância. Com referência aos desenhos anexos, elementos semelhantes são numerados de maneira semelhante:
A Figura 1 é uma ilustração em corte transversal parcial de uma modalidade de um motor de turbina a gás;
A Figura 2 é uma vista em corte transversal parcial de uma entrada de um motor de turbina a gás incluindo uma sonda de pressão e temperatura;
A Figura 3 é uma ilustração de uma sonda de pressão e temperatura;
A Figura 4 é uma ilustração de uma porção de extremidade de uma modalidade de uma sonda de pressão e temperatura que tem um orifício de fluxo de ar axialmente deslocado do sensor; e
A Figura 5 é uma ilustração de uma porção de extremidade de outra modalidade de sonda de pressão e temperatura que tem uma superfície de porção de extremidade inclinada.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0025] Uma descrição detalhada de uma ou mais modalidades do aparelho e método revelados é apresentada no presente documento a título de exemplificação e não limitação com referência às Figuras.
[0026] A Figura 1 ilustra esquematicamente um motor de turbina a gás 20.O motor de turbina a gás 20 é divulgado no presente documento como um turbofan de duas bobinas que incorpora, em geral, uma seção de ventilador 22, uma seção de compressor 24, uma seção de combustor 26 e uma seção de turbina 28.Motores alternativos devem incluir outros sistemas ou recursos. A seção de ventilador 22 conduz o ar ao longo de um trajeto de fluxo de desvio B num duto de desvio, enquanto a seção de compressor 24 conduz o ar ao longo de um trajeto de fluxo de núcleo C para compressão e comunicação na seção de combustor 26, então, expansão através da seção de turbina 28.Embora representado como um motor de turbina a gás de duas bobinas na modalidade não limitante divulgada, deve ser entendido que os conceitos descritos no presente documento não são limitados ao uso com turbofans de duas bobinas, visto que os ensinamentos podem ser aplicados a outros tipos de motores de turbina incluindo arquiteturas de três bobinas. A seção de ventilador 22 inclui uma porção de entrada 30, definida por um invólucro 32 que se estende a montante de um ventilador 34 da seção de ventilador 22.
[0027] Com referência à Figura 2, uma ou mais sondas 36 se estendem radialmente para dentro em direção a um eixo geométrico longitudinal central de motor A de uma superfície de invólucro interior 38 do invólucro 32.Em algumas modalidades, a sonda 36 é uma sonda de pressão e temperatura configurada para detectar uma pressão e uma temperatura na porção de entrada 30.Tal sonda é denominada como uma sonda P2T2.Com referência à Figura 3, a sonda 36 inclui uma porção de base 38 localizada na superfície de invólucro interior 80, e uma porção de aerofólio 40 que se estende da porção de base 38 radialmente para dentro em direção ao eixo geométrico longitudinal central de motor A. A porção de aerofólio 40 inclui uma borda dianteira 42 e uma borda traseira 44, com a borda dianteira 42 localizada a montante da borda traseira 44, em relação a uma direção geral de fluxo de ar 46 na porção de entrada 30.Um primeiro lado 48 e um segundo lado 50 oposto ao primeiro lado 48 se estendem, cada um, da borda dianteira 42 para a borda traseira 44.Uma porção de extremidade 52 da sonda 36 está localizada numa extremidade distal da porção de aerofólio 40, mais distante da porção de base 38.Um sensor de temperatura 54 está localizado numa câmara de sensor de temperatura 56 dentro da porção de aerofólio 40 da sonda 36.Para fornecer o fluxo de ar para o sensor de temperatura 54, um orifício de fluxo de ar de temperatura 58 é fornecido através da porção de extremidade 52 como uma fonte primária de fluxo de ar 60 na câmara de sensor de temperatura 56.Em algumas modalidades, o orifício de fluxo de ar de temperatura 58 tem um corte transversal circular. Adicionalmente, um fluxo de ar slot 62 é fornecido em um ou mais do primeiro lado 48 ou o segundo lado 50 como uma fonte secundária de fluxo de ar à câmara de sensor de temperatura 56. Em algumas modalidades, um comprimento de fenda de fluxo de ar 62 numa direção da porção de base 38 em direção à porção de extremidade 52 é maior do que a largura de fenda de fluxo de ar 62 no sentido da corrente. Em algumas modalidades, uma entrada de fluxo de ar de pressão 82 está localizada na borda dianteira 42 para admitir um fluxo de ar de medição de pressão na sonda 36.
[0028] Agora, com referência à Figura 4, o sensor de temperatura 54 se estende ao longo de um eixo geométrico central de sensor 64 na câmara de sensor de temperatura 56.Em algumas modalidades, a câmara de sensor de temperatura 56 é simétrica em torno do eixo geométrico central de sensor 64.Em algumas modalidades, o orifício de fluxo de ar de temperatura 58 é deslocado do eixo geométrico central de sensor 64, de modo que um eixo geométrico central de orifício de fluxo de ar 66 não seja coaxial com o eixo geométrico central de sensor 64.Em particular, o orifício de fluxo de ar de temperatura 58 é deslocado numa direção no sentido da corrente, de modo que o eixo geométrico central de orifício de fluxo de ar 66 esteja mais próximo da borda dianteira 42 da porção de aerofólio 40 do que o eixo geométrico central de sensor 64.Em algumas modalidades, uma distância de deslocamento 68 está entre cerca de 0,5 e 1,0 de um diâmetro do orifício de fluxo de ar de temperatura 58.O deslocamento do orifício de fluxo de ar de temperatura 58 do eixo geométrico central de sensor 64 melhora o fluxo de ar através do orifício de fluxo de ar de temperatura 58 reduzindo-se um ângulo de virada de fluxo de ar na câmara de sensor de temperatura 56 por meio do orifício de fluxo de ar de temperatura 58 para menos do que 90 graus, melhorando, desse modo, o fluxo de ar na câmara de sensor de temperatura 56 e a resposta do sensor de temperatura 54.
[0029] Em outra modalidade, ilustrada na Figura 5, a porção de extremidade 52 inclui uma primeira superfície de porção de extremidade 70 e uma segunda superfície de porção de extremidade 72.A segunda superfície de porção de extremidade 72 está localizada a montante do orifício de fluxo de ar de temperatura 58 em relação à direção no sentido da corrente. A segunda superfície de porção de extremidade 72 é inclinada para longe da primeira superfície de porção de extremidade 70 em direção à porção de base 38 com uma distância decrescente do orifício de fluxo de ar de temperatura 58.O orifício de fluxo de ar de temperatura 58 está localizado ao longo da segunda superfície de porção de extremidade 72.Em algumas modalidades, a segunda superfície de porção de extremidade 72 é inclinada num ângulo de inclinação constante 74 em relação à primeira superfície de porção de extremidade 70 enquanto, em outras modalidades, outras configurações, como uma inclinação que tem um ângulo variável ou uma inclinação curvilínea da segunda superfície de porção de extremidade 72 podem ser utilizadas. Em algumas modalidades, o ângulo de inclinação 74 está entre 0 graus e 45 graus enquanto, em outras modalidades, o ângulo de inclinação 74 está entre 2 graus e 6 graus.
[0030] O uso da segunda superfície de porção de extremidade inclinada 72 reduz um ângulo de virada de fluxo de ar 76 no orifício de fluxo de ar de temperatura 58 para abaixo de 90 graus resultando, desse modo, em fluxo de ar maior através do orifício de fluxo de ar de temperatura 58 e na câmara de sensor de temperatura 56.Em algumas modalidades, a porção de extremidade inclinada 72 pode ser usada em combinação com o deslocamento do orifício de fluxo de ar de temperatura 58.As configurações divulgadas no presente documento melhoram o fluxo de ar na câmara de sensor de temperatura 56 sem reduzir o desempenho aerodinâmico da porção de fluxo de ar 40 da sonda 36.
[0031] O termo “cerca de” é destinado a incluir o grau de erro associado à medição da quantidade particular com base no equipamento disponível no momento de depósito do pedido.
[0032] A terminologia usada neste documento tem a finalidade de descrever as modalidades particulares somente e não se pretende limitar a presente divulgação. Como utilizado neste documento, as formas singulares “um”, “uma”, "algum" e "alguma" estão destinadas a incluir também as formas plurais, a menos que o contexto indique claramente de outra maneira. Será ainda compreendido que os termos “compreende” e/ou “compreendendo”, quando utilizados neste relatório descritivo, especificam a presença de características indicadas, números inteiros, etapas, operações, elementos e/ou componentes, mas não impossibilitam a presença ou a adição de outras características, números inteiros, etapas, operações, componentes do elemento e/ou grupos destes.
[0033] Embora a presente invenção seja descrita com referência a um exemplo de modalidade ou modalidades, será compreendido pelos versados na técnica que várias alterações podem ser feitas e equivalentes podem ser substituídos por elementos dos mesmos sem se afastar do âmbito da presente divulgação. Além disso, muitas modificações podem ser feitas para adaptar uma situação ou material aos ensinamentos da presente divulgação sem se afastar de seu escopo essencial. Desta forma, pretende-se que a presente divulgação não seja limitada à determinada modalidade descrita como o melhor modo contemplado para a realização desta presente divulgação, mas que a presente divulgação inclua todas as modalidades que se enquadram no escopo das reivindicações.

Claims (15)

  1. Sonda de pressão e temperatura de um motor de turbina a gás, caracterizada pelo fato de que compreende:
    uma porção de base;
    uma porção de aerofólio que se estende da porção de base a uma porção de extremidade localizada numa extremidade distal da sonda, em que a porção de aerofólio inclui uma borda dianteira disposta numa extremidade a montante da sonda em relação a uma direção de fluxo de ar através da sonda;
    um sensor de temperatura disposto numa câmara de sensor de temperatura localizada na porção de aerofólio; e
    um orifício de fluxo de ar de temperatura na porção de extremidade configurada para admitir um fluxo de ar na câmara de sensor de temperatura em torno do sensor de temperatura, em que o orifício de fluxo de ar de temperatura é configurado e posicionado de modo que o fluxo de ar admitido por meio do orifício de fluxo de ar de temperatura tenha um ângulo de virada de menos do que 90 graus na câmara de sensor de temperatura.
  2. Sonda de pressão e temperatura de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que:
    o sensor de temperatura se estende ao longo de um eixo geométrico central de sensor na câmara de sensor de temperatura; e
    o orifício de fluxo de ar de temperatura tem um eixo geométrico central de orifício de fluxo de ar deslocado do eixo geométrico central de sensor numa direção no sentido da corrente.
  3. Sonda de pressão e temperatura de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que:
    o eixo geométrico central de orifício de fluxo de ar é disposto a montante do eixo geométrico central de sensor; ou
    o eixo geométrico central de orifício de fluxo de ar é deslocado do eixo geométrico central de sensor entre 0,5 e 1,0 vez um diâmetro do orifício de fluxo de ar de temperatura.
  4. Sonda de pressão e temperatura de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a porção de extremidade inclui:
    uma primeira superfície de porção de extremidade; e
    uma segunda superfície de porção de extremidade inclinada em direção à porção de base em relação à primeira superfície de porção de extremidade com distância crescente da borda dianteira;
    em que o orifício de fluxo de ar de temperatura é disposto na segunda superfície de porção de extremidade.
  5. Sonda de pressão e temperatura de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que:
    o sensor de temperatura se estende ao longo de um eixo geométrico central de sensor na câmara de sensor de temperatura; e
    o orifício de fluxo de ar de temperatura tem um eixo geométrico central de orifício de fluxo de ar deslocado do eixo geométrico central de sensor numa direção no sentido da corrente.
  6. Sonda de pressão e temperatura de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente uma fenda de sensor disposta ao longo da porção de aerofólio como uma fonte secundária de fluxo de ar para a câmara de sensor de temperatura.
  7. Entrada de um motor de turbina a gás, caracterizada pelo fato de que compreende:
    um invólucro que tem uma parede interna de invólucro assim definindo um trajeto de fluxo de entrada; e
    uma ou mais sondas de pressão e temperatura que se estendem para dentro da parede interna de invólucro em direção a um eixo geométrico longitudinal central de motor, em que cada sonda de pressão e temperatura inclui:
    uma porção de base;
    uma porção de aerofólio que se estende da porção de base a uma porção de extremidade localizada numa extremidade distal da sonda, em que a porção de aerofólio inclui uma borda dianteira disposta numa extremidade a montante da sonda em relação a uma direção de fluxo de ar através da sonda;
    um sensor de temperatura disposto numa câmara de sensor de temperatura localizada na porção de aerofólio; e
    um orifício de fluxo de ar de temperatura na porção de extremidade configurada para admitir um fluxo de ar na câmara de sensor de temperatura em torno do sensor de temperatura, em que o orifício de fluxo de ar de temperatura é configurado e posicionado de modo que o fluxo de ar admitido por meio do orifício de fluxo de ar de temperatura tenha um ângulo de virada de menos do que 90 graus na câmara de sensor de temperatura.
  8. Entrada de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que:
    o sensor de temperatura se estende ao longo de um eixo geométrico central de sensor na câmara de sensor de temperatura; e
    o orifício de fluxo de ar de temperatura tem um eixo geométrico central de orifício de fluxo de ar deslocado do eixo geométrico central de sensor numa direção no sentido da corrente de modo que o eixo geométrico central de orifício de fluxo de ar seja disposto a montante do eixo geométrico central de sensor.
  9. Entrada de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a porção de extremidade inclui:
    uma primeira superfície de porção de extremidade; e
    uma segunda superfície de porção de extremidade inclinada em direção à porção de base em relação à primeira superfície de porção de extremidade com distância crescente da borda dianteira;
    em que o orifício de fluxo de ar de temperatura é disposto na segunda superfície de porção de extremidade.
  10. Entrada de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que a inclinação é de um ângulo constante, um ângulo variável ou uma inclinação curvilínea, sendo que preferencialmente o ângulo de inclinação da segunda superfície de porção de extremidade em relação à primeira superfície de porção de extremidade está entre 2 e 6 graus.
  11. Motor de turbina a gás, caracterizado pelo fato de que compreende:
    um ventilador acionado por uma turbina do motor de turbina a gás; e
    uma entrada disposta a montante do ventilador incluindo:
    um invólucro que tem uma parede interna de invólucro assim definindo um trajeto de fluxo de entrada; e
    uma ou mais sondas de pressão e temperatura que se estendem para dentro da parede interna de invólucro em direção a um eixo geométrico longitudinal central de motor, em que cada sonda de pressão e temperatura inclui:
    uma porção de base;
    uma porção de aerofólio que se estende da porção de base a uma porção de extremidade localizada numa extremidade distal da sonda, em que a porção de aerofólio inclui uma borda dianteira disposta numa extremidade a montante da sonda em relação a uma direção de fluxo de ar através da sonda;
    um sensor de temperatura disposto numa câmara de sensor de temperatura localizada na porção de aerofólio; e
    um orifício de fluxo de ar de temperatura na porção de extremidade configurada para admitir um fluxo de ar na câmara de sensor de temperatura em torno do sensor de temperatura, em que o orifício de fluxo de ar de temperatura é configurado e posicionado de modo que o fluxo de ar admitido por meio do orifício de fluxo de ar de temperatura tenha um ângulo de virada de menos do que 90 graus na câmara de sensor de temperatura.
  12. Motor de turbina a gás de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que:
    o sensor de temperatura se estende ao longo de um eixo geométrico central de sensor na câmara de sensor de temperatura; e
    o orifício de fluxo de ar de temperatura tem um eixo geométrico central de orifício de fluxo de ar deslocado do eixo geométrico central de sensor numa direção no sentido da corrente de modo que o eixo geométrico central de orifício de fluxo de ar seja disposto a montante do eixo geométrico central de sensor.
  13. Motor de turbina a gás de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o eixo geométrico central de orifício de fluxo de ar é deslocado do eixo geométrico central de sensor entre 0,5 e 1,0 vez um diâmetro do orifício de fluxo de ar de temperatura.
  14. Motor de turbina a gás de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a porção de extremidade inclui:
    uma primeira superfície de porção de extremidade; e
    uma segunda superfície de porção de extremidade inclinada em direção à porção de base em relação à primeira superfície de porção de extremidade com distância crescente da borda dianteira;
    em que o orifício de fluxo de ar de temperatura é disposto na segunda superfície de porção de extremidade.
  15. Motor de turbina a gás de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o ângulo de inclinação da segunda superfície de porção de extremidade em relação à primeira superfície de porção de extremidade está entre 2 e 6 graus.
BR102019026232-0A 2019-06-17 2019-12-11 sonda de pressão e temperatura, entrada de um motor de turbina a gás, e, motor de turbina a gás BR102019026232A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IN201911024033 2019-06-17
IN201911024033 2019-06-17

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019026232A2 true BR102019026232A2 (pt) 2020-12-29

Family

ID=68731796

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019026232-0A BR102019026232A2 (pt) 2019-06-17 2019-12-11 sonda de pressão e temperatura, entrada de um motor de turbina a gás, e, motor de turbina a gás

Country Status (4)

Country Link
US (1) US11578655B2 (pt)
EP (1) EP3754315A1 (pt)
BR (1) BR102019026232A2 (pt)
CA (1) CA3064621A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11480475B2 (en) * 2019-07-03 2022-10-25 Pratt & Whitney Canada Corp. Method and system for measuring temperature in a gas turbine engine

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3348414A (en) * 1964-10-09 1967-10-24 Gen Electric Gas turbine temperature measuring apparatus
US3451268A (en) * 1967-05-18 1969-06-24 Gen Motors Corp Cooled thermocouple
US4605315A (en) * 1984-12-13 1986-08-12 United Technologies Corporation Temperature probe for rotating machinery
US4765751A (en) * 1987-06-29 1988-08-23 United Technologies Corporation Temperature and pressure probe
FR2840984B1 (fr) * 2002-06-14 2005-03-18 Auxitrol Sa Perfectionnements aux capteurs pour la mesure d'au moins un parametre physique sur un flux de fluide et notamment perfectionnements aux capteurs degivres de temperature totale d'air
US20040177683A1 (en) * 2003-03-13 2004-09-16 Ice Paul A. Total air temperature probe providing a secondary sensor measurement chamber
US7328623B2 (en) * 2006-03-20 2008-02-12 General Electric Company Temperature and/or pressure sensor assembly
US7845222B1 (en) * 2010-02-01 2010-12-07 Unison Industries, Llc Method and assembly for sensing process parameters
US8517604B2 (en) * 2011-12-21 2013-08-27 Unison Industries, Llc Apparatus for determining an air temperature
US9310256B2 (en) * 2012-05-22 2016-04-12 Unison Industries, Llc Process sensor with convective increaser
US9429481B2 (en) * 2012-08-31 2016-08-30 Ametek, Inc. Apparatus and method for measuring total air temperature within an airflow
US9116051B2 (en) 2013-03-07 2015-08-25 United Technologies Corporation Actively cooled gas turbine sensor probe housing
US9488534B2 (en) * 2013-09-05 2016-11-08 Rosemount Aerospace Inc. Supercritical total air temperature sensors
US9624787B2 (en) * 2013-09-30 2017-04-18 Rosemount Aerospace Inc. Total air temperature sensors
US9631985B2 (en) * 2013-10-16 2017-04-25 Rosemount Aerospace Inc. Total air temperature sensors
US10578498B2 (en) * 2017-06-22 2020-03-03 Unison Industries, Llc Air temperature sensor
US10585007B2 (en) * 2017-06-22 2020-03-10 Unison Industries, Llc Air temperature sensor
US10605675B2 (en) * 2017-06-22 2020-03-31 Unison Industries, Llc Air temperature sensor
US10598041B2 (en) * 2017-10-20 2020-03-24 United Technologies Corporation Inlet performance measurement system for gas turbine engine

Also Published As

Publication number Publication date
CA3064621A1 (en) 2020-12-17
US11578655B2 (en) 2023-02-14
US20200392896A1 (en) 2020-12-17
EP3754315A1 (en) 2020-12-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Prince Jr et al. A study of casing treatment stall margin improvement phenomena
BR102014021913A2 (pt) sensor de temperatura total do ar
JP5919214B2 (ja) 内燃機関用のスパークプラグ
US20170241842A1 (en) Temperature sensors
US6810725B2 (en) Exhaust gas recirculation measurement device
BR102014025632B1 (pt) Sonda de temperatura do ar total
JPS61144540A (ja) 温度プローブ
BR102016027905A2 (pt) Turbofan exhaust nozzle machine
BR112017006884B1 (pt) Estator de turbomáquina de aeronave e turbomáquina de aeronave
EP2662528A2 (en) Gas turbine engine component with cooling holes having a multi-lobe configuration
BRPI1105353A2 (pt) conduto exaustor para um motor de combustço interna e mÁquina fora de estrada
BR102016028576A2 (pt) Aerofolith for a gas turbine engine
Rolfes et al. Experimental investigation of circumferential groove casing treatments for large tip clearances in a low speed axial research compressor
BR102019026232A2 (pt) sonda de pressão e temperatura, entrada de um motor de turbina a gás, e, motor de turbina a gás
RU2593427C2 (ru) Устройство и способ измерения времени прохождения вершин лопаток в турбомашине
EP2107216A2 (en) Method for determining the total pressure distribution across a fan entry plane
Schönweitz et al. Experimental and numerical examinations of a transonic compressor-stage with casing treatment
BR112018004023B1 (pt) Restritores utilizando o efeito venturi
US20200003219A1 (en) Wheel blade for turbomachine, comprising a winglet at its tip and at the leading edge
BR112014013717B1 (pt) Bocal convergente-divergente de turbomáquina, turborreator de fluxo duplo, e, turbopropulsor
BR102012031253B1 (pt) disposição de um conjunto de sucção para um grupo acoplado
US11473508B2 (en) Flush-mount combined static pressure and temperature probe with flow enhancement feature
JP2000110676A (ja) 流量計を備えた流体配管及びエアクリーナ
US2261463A (en) Impeller
EP2971572B1 (en) Gas turbine engine exhaust fluid passage duct

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]