BR102019012541A2 - multisensor portátil para exame neurológico periférico - Google Patents

multisensor portátil para exame neurológico periférico Download PDF

Info

Publication number
BR102019012541A2
BR102019012541A2 BR102019012541-1A BR102019012541A BR102019012541A2 BR 102019012541 A2 BR102019012541 A2 BR 102019012541A2 BR 102019012541 A BR102019012541 A BR 102019012541A BR 102019012541 A2 BR102019012541 A2 BR 102019012541A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
multisensor
sensitivity
portable
peripheral
neurological examination
Prior art date
Application number
BR102019012541-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Bruno Tavares Vale
Beatriz Bertolaccini Martínez
Original Assignee
Fundacao De Ensino Superior Do Vale Do Sapucai
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fundacao De Ensino Superior Do Vale Do Sapucai filed Critical Fundacao De Ensino Superior Do Vale Do Sapucai
Priority to BR102019012541-1A priority Critical patent/BR102019012541A2/pt
Publication of BR102019012541A2 publication Critical patent/BR102019012541A2/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G16INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR SPECIFIC APPLICATION FIELDS
    • G16HHEALTHCARE INFORMATICS, i.e. INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR THE HANDLING OR PROCESSING OF MEDICAL OR HEALTHCARE DATA
    • G16H50/00ICT specially adapted for medical diagnosis, medical simulation or medical data mining; ICT specially adapted for detecting, monitoring or modelling epidemics or pandemics
    • G16H50/20ICT specially adapted for medical diagnosis, medical simulation or medical data mining; ICT specially adapted for detecting, monitoring or modelling epidemics or pandemics for computer-aided diagnosis, e.g. based on medical expert systems
    • GPHYSICS
    • G16INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR SPECIFIC APPLICATION FIELDS
    • G16HHEALTHCARE INFORMATICS, i.e. INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR THE HANDLING OR PROCESSING OF MEDICAL OR HEALTHCARE DATA
    • G16H50/00ICT specially adapted for medical diagnosis, medical simulation or medical data mining; ICT specially adapted for detecting, monitoring or modelling epidemics or pandemics
    • G16H50/70ICT specially adapted for medical diagnosis, medical simulation or medical data mining; ICT specially adapted for detecting, monitoring or modelling epidemics or pandemics for mining of medical data, e.g. analysing previous cases of other patients

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Data Mining & Analysis (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Primary Health Care (AREA)
  • Percussion Or Vibration Massage (AREA)

Abstract

O presente pedido de patente de invenção diz respeito a um Multisensor Portátil para Exame Neurológico Periférico, que proporcionará a realização de quatro exames em um único aparelho, sendo eles os testes da função motora periférica (sensibilidade reflexa) e Vibratória, Sensibilidade protetora e térmica, em pacientes diabéticos ou não. Com o Multisensor, os profissionais da saúde não terão dificuldades em realizar os exames, principalmente o de sensibilidade térmica, em hospitais, consultórios, ambulatórios e postos de saúde, e ainda os realizará com maior rapidez e eficiência, sem a necessidade de portar vários instrumentos ou que estes sejam de difícil transporte e utilização.

Description

MULTISENSOR PORTÁTIL PARA EXAME NEUROLÓGICO PERIFÉRICO Campo de aplicação
[001] O presente pedido de patente de invenção diz respeito a um Multisensor Portátil para Exame Neurológico Periférico, que proporcionará a realização de quatro exames em um único aparelho, sendo eles os testes da função motora periférica (sensibilidade reflexa) e Vibratória, Sensibilidade protetora e térmica, em pacientes diabéticos ou não. Com o Multisensor, os profissionais da saúde não terão dificuldades em realizar os exames, principalmente o de sensibilidade térmica, em hospitais, consultórios, ambulatórios e postos de saúde, e ainda os realizará com maior rapidez e eficiência, sem a necessidade de portar vários instrumentos ou que estes sejam de difícil transporte e utilização.
Estado da técnica:
[002] Os pacientes, por vários motivos, principalmente aqueles diabéticos, necessitam de acompanhamento constante em relação ao seu estado de saúde, principalmente no que diz respeito à perda de sensibilidade, principalmente nos pés, que é a complicação mais frequente causada pelo diabetes. Outras doenças necessitam de acompanhamento constantes em relação a sensibilidade, como por exemplo os portadores de má circulação sanguínea. Por estes motivos a realização dos exames neurológicos periféricos se fazem tão necessários.
[003] Existem no mercado atualmente 4 aparelhos, cada um destinado a um tipo de teste especificamente, para a realização de exame neurológico periférico.
[004] Para se realizar o exame neurológico periférico é necessário que o profissional de saúde tenha em mãos 4 aparelhos distintos: martelo de pesquisa de reflexos, diapasão 128Hz, estesiômetro com monofilamento 10g e tubos de ensaios para água, à temperatura 38°C, além de ter que disponibilizar de um meio para aquecer a água e termômetro para se certificar da temperatura. Na rotina clínica diária isso demanda tempo e pouca praticidade o que muitas vezes implica na não realização deste teste pelos profissionais.
[005] O Teste da Sensibilidade Protetora é realizado utilizando o Monofilamento de Semmes-Weinstein 10 gramas. O monofilamento 10gramas é encaixado no cabo do estesiômetro, de modo que fique perpendicular à superficie da pele da região plantar do paciente, em seguida ele é pressionado levemente até atingir a força suficiente para se curvar, retirando-o suavemente em seguida. Pede-se ao paciente para responder "sim" quando sentir o toque do filamento e “não”, quando não sentir.
[006] O Teste da Sensibilidade Vibratória, utilizando o Diapasão 128 Hz, é realizado com o paciente em decúbito dorsal e inicialmente é demonstrado a ele como o diapasão é utilizado; o paciente deve permanecer de olhos fechados durante o exame. O diapasão é aplicado perpendicularmente e com pressão constante à parte óssea dorsal da falange distal do hálux; repete-se essa aplicação duas vezes, alternando com pelo menos uma simulação para que o diapasão não vibre, total de três aplicações. O teste é positivo se o paciente responder corretamente a 2 das 3 aplicações e negativo com 2 ou 3 respostas incorretas.
[007] O Teste da Sensibilidade Térmica, utilizando tubos de ensaio com água quente, é realizado através do contato de tubos de ensaio contendo água com temperatura quente (38°C) e fria (20°C) na pele plantar dos diabéticos. Três testes simultâneos são realizados para cada temperatura. O resultado é positivo se o paciente acertar pelo menos 2 testes.
[008] E por último o Teste da Função Motora Periférica, utilizando o martelo de pesquisa de reflexos onde o paciente deve estar ajoelhado sobre a maca ou cadeira e o pé deve estar sem apoio; a seguir percute-se o dispositivo de borracha do martelo de reflexos firmemente sobre a inserção do tendão de Aquiles. A resposta positiva esperada é a flexão do pé.
Problemas do estado da técnica:
[009] O que leva a grande maioria dos profissionais a não realizarem o teste de sensibilidade térmica é a falta de um instrumento/meio para aquecer a água e termômetro a fim de certificar a temperatura que deve ser em torno de 38°, na rotina clínica diária isso demanda tempo e pouca praticidade.
[010] Tendo em vista que em sua maioria, os profissionais e os ambulatórios não dispõe de todos os equipamentos necessários para a realização dos testes de sensibilidade térmica, vibratória, protetora e reflexa, necessários para um diagnóstico clínico adequado, isto contribui de forma significativa para que o profissional deixe de realizar algum destes testes, o que acaba gerando uma prevalência alta de pacientes com neuropatia periférica e suas complicações, por diagnósticos tardios.
Vantagens da invenção:
[011] O Multisensor portátil para exame neurológico periférico (Figura 1), por se tratar de um único aparelho capaz de realizar os testes de sensibilidade vibratória, protetora, térmica e reflexo para pesquisa clínica da neuropatia periférica, ao invés de se utilizar 4 aparelhos separadamente, implica na facilidade de manuseio, transporte, eficiência na realização dos testes e consequentemente diagnósticos simultaneamente rápidos e precisos.
[012] Uma das grandes facilidades do Multisensor (Figura 1), é que realizará o teste da sensibilidade térmica por meio de uma ponteira de vidro (Figura 7) com uma resistência ligada a um termostato previamente programado à temperatura adequada para do teste, trará a possibilidade de sua realização com frequência, rapidez e praticidade, permitindo ao paciente sentir o calor sem que queime a pele, ao invés de se utilizar tubo de ensaio com água, que deverá ser aquecida previamente e testada com termômetro para confirmação da temperatura correta.
Breve descrição das Figuras:
[013] A FIGURA 1 representa o Multisensor, com suas 4 partes unidas, para testes de sensibilidades reflexa motora, vibratória, protetora e térmica.
[014] A FIGURA 2 representa o Multisensor com suas partes separadas e representadas pelas letras “a”, “b”, “c” e “d”.
[015] A FIGURA 3 mostra em detalhe a parte “a” do Multisensor, utilizada para Teste da função motora periférica (sensibilidade reflexa) e sensibilidade vibratória.
[016] A FIGURA 4 mostra a tampa para o compartimento onde é colocada a pilha para alimentar o micromotor de vibração que será rosqueada na figura 3 parte “g”.
[017] A FIGURA 5 mostra a parte “b” do Multisensor, onde será colocado o filamento de nylon representado pela letra “j”, e o local de encaixe do filamento letra “i”.
[018] A FIGURA 6 representa a parte “c” do Multisensor, compartimento onde está localizada a bateria utilizada para alimentar a ponteira que realiza os testes de sensibilidade térmica, à conexão com a parte “b” figura 2 é feita através da rosca representada pela letra “k”. Na parte inferior da peça existe um botão de acionamento da bateria letra “l”, que será utilizada para os testes de sensibilidade térmica. A letra “m” representa a rosca de conexão para a ponteira de sensibilidade térmica (figura 7).
[019] A FIGURA 7 representa a parte “d” do Multisensor, denominada de ponteira para teste de sensibilidade térmica. Acoplada à parte “c” por meio da rosca representada na figura 6 letra “m”. É constituída por uma resistência representada pela letra “o” conectada a um termostato representado pela letra “n”, envolta a uma proteção de vidro representada pela letra “p”.
Descrição detalhada da invenção:
[020] Com a presente invenção, o Multisensor portátil para exame neurológico periférico (Figura 1), pretende-se facilitar a realização do Teste da função motora periférica (sensibilidade reflexa) e vibratória, protetora e térmica, portanto apenas um único aparelho e possibilitar o diagnóstico simultâneo e preciso.
[021] O Multisensor é constituído por 4 partes (FIGURA 1), em formato de “T”, apresenta 22 cm de comprimento e peso de 300 gramas. As 4 partes estão conectadas por meio de 3 “roscas” (entre as partes “a” e “b”, “b” e “c” e entre as partes “c” e “d”) (Figura2). Com exceção da extremidade da parte “d” - Figura 7, que é constituída por vidro, todo o restante pode ser constituído por aço inoxidável ou qualquer outro material que comporte os componentes internos e não interfira nos resultados dos testes.
[022] A parte “a” (FIGURA 3) possui comprimento de 9,5 cm, está localizada na extremidade superior do dispositivo, em forma de “T”, cuja finalidade é realizar o Teste da função motora periférica (sensibilidade reflexa) e sensibilidade vibratória. Para a realização de pesquisa de sensibilidade vibratória utilizou-se, no interior da parte “a”, um micromotor de vibração alimentado por uma fonte adequada de energia, pilha 3vlts, conectado a este por 2 fios de cobre, localizado na parte inferior. Para acionar o micromotor que fará as extremidades direita e esquerda vibrarem a 128 Hz, foi colocado um botão na parte externa, em posição central na sua base, letra “e” figura 3. A Figura 4 mostra a tampa para o compartimento onde é colocada a pilha para alimentar o micromotor de vibração que será rosqueada na figura 3 parte “g”.
[023] A parte “b” (FIGURA 5) possui comprimento de 3,5 cm, em formato cilíndrico, com uma base interior moldada na própria peça (“i”) a fim de receber e possibilitar a troca do filamento de nylon (“j”) com 5cm de comprimento, utilizado para pesquisa da sensibilidade protetora.
[024] A parte “c” (FIGURA 6) possui comprimento de 7,5 cm, na extremidade inferior externa foi colocado um botão de acionamento (“l”) da ponteira de aquecimento (figura 7) representada pela parte “d”, utilizada no teste de sensibilidade térmica. A conexão com a parte “b” figura 2 é feita através da rosca representada pela letra “k”. A letra “m” representa a rosca de conexão para a ponteira de teste de sensibilidade térmica (figura 07). Ainda na parte inferior da Figura 6 “m” foi colocado o compartimento adequado para a conexão da fonte de energia (tipo USB) para carregamento da bateria utilizada na ponteira (Figura 7).
[025] A parte “d” (FIGURA 7), possui comprimento de 4,5 cm, é constituída por uma resistência (“m”) ligada a um termostato (“o”) previamente programado para atingir a temperatura adequada ao teste de sensibilidade térmica e envoltos em uma capsula de vidro (“p”) que garante a segurança do paciente na hora do teste, permitindo sentir o calor sem que queime a pele ao invés do profissional utilizar-se de tubo de ensaio com água, que deverá ser aquecida previamente e testada com termômetro para confirmação da temperatura correta.
[026] A ponteira (Figura 7) é acoplada a bateria por meio do compartimento representado pela letra “m” figura 6. A bateria que está localizada na parte interior da peça representada pela parte “c” figura 2 e 6.
[027] Todas as partes podem ser utilizadas separadamente, no entanto todas elas constituem parte integrante do conceito do Multisensor Portátil para a realização dos 4 exames citados. No entanto as partes “c” e “d” representadas nas figuras 2, 6 e 7 são exclusivamente preparadas para a realização do teste de sensibilidade térmica, cujo o estado da técnica não contempla tal benefício para a realização do exame diagnóstico.

Claims (4)

  1. “MULTISENSOR PORTÁTIL PARA EXAME NEUROLÓGICO PERIFÉRICO” em forma de “T” (1), caracterizado por compreender 4 partes “a,b,c e d” (2) conectadas entre si por meio de 3 “roscas” (entre as partes “a” e “b”, “b” e “c” e entre as partes “c” e “d”) e pelo menos dois meios de acionamento e execução para a realização dos testes da função motora periférica (sensibilidade Reflexa) e Vibratória “a”, Sensibilidade Protetora “b” e Sensibilidade Térmica “c e d”, proporcionado um diagnóstico rápido e preciso.
  2. “MULTISENSOR PORTÁTIL PARA EXAME NEUROLÓGICO PERIFÉRICO” de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser constituído todo em aço inoxidável ou qualquer outro material que comporte os componentes internos e não interfira nos resultados, sendo que a extremidade da parte “d” deve ser constituída em vidro.
  3. “MULTISENSOR PORTÁTIL PARA EXAME NEUROLÓGICO PERIFÉRICO” de acordo com a reivindicação 1 e 2 caraterizado por, a parte “c ” (6) se acoplar a parte “d” (7) e possuir um botão externo (6 “l”), que quando acionado permite o aquecimento da ponteira, por meio de uma resistência (7 “n”) ligada a um termostato previamente programado (7 “o”), envoltos em uma capsula de vidro (7 “p”) para a realização do teste de sensibilidade térmica.
  4. USO do “MULTISENSOR PORTÁTIL PARA EXAME NEUROLÓGICO PERIFÉRICO”, de acordo com as reinvindicações 1 a 3, na área da saúde, caracterizado por permitir a realização dos testes da função motora periférica (sensibilidade Reflexa) e Vibratória “a”, Sensibilidade Protetora “b” e Sensibilidade Térmica “c e d” em um único aparelho portátil (1).
BR102019012541-1A 2019-06-18 2019-06-18 multisensor portátil para exame neurológico periférico BR102019012541A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019012541-1A BR102019012541A2 (pt) 2019-06-18 2019-06-18 multisensor portátil para exame neurológico periférico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019012541-1A BR102019012541A2 (pt) 2019-06-18 2019-06-18 multisensor portátil para exame neurológico periférico

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019012541A2 true BR102019012541A2 (pt) 2020-12-29

Family

ID=74067396

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019012541-1A BR102019012541A2 (pt) 2019-06-18 2019-06-18 multisensor portátil para exame neurológico periférico

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019012541A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2323844B1 (es) Dispositivo y metodo para valorar la sensibilidad vibratoria y termoalgesica.
US6450970B1 (en) Method and device for diagnosing an inflammatory process
EP3432778B1 (en) An apparatus and method to locate, measure and monitor inflammation of the skin's soft tissue
US11089996B2 (en) System and method for the objective evaluation of sympathetic nerve dysfunction
BR112015023653B1 (pt) Dispositivo de coleta de suor
US20210038138A1 (en) Methods, Devices, Systems, and Kits for Automated Blood Collection by Fingerstick
WO2014070045A1 (en) The method and the device for monitoring of diseases
BR102019012541A2 (pt) multisensor portátil para exame neurológico periférico
WO2019060982A1 (en) HAMMER WITH INSTANT FORCE MEASUREMENT REFLEXES
Smith Temperature measurement in critical care adults: a comparison of thermometry and measurement routes
ES2260486T3 (es) Dinamometro y procedimiento de evaluacion relacionado.
JP2008228994A (ja) 電極クリップ
Kurnat-Thoma et al. Axillary, Tympanic, and Temporal Thermometry Comparison in a Community Hospital Pediatric Unit.
BR102020008874A2 (pt) Dispositivo portátil para teste de sensibilidade térmica
CN217542104U (zh) 一种可加热新生儿体重秤
RU215949U1 (ru) Устройство для фиксации предплечья с нагревательным элементом
RU2187242C2 (ru) Способ рефлекторной диагностики угрозы прерывания беременности
KR100793662B1 (ko) 땀 성분 분석을 이용한 휴대용 건강 진단장치
WO2020232562A1 (es) Dispositivo de vasodilatación humano para encontrar de forma efectiva los vasos sanguíneos de un paciente
Diaz et al. Correlation Between Physics and the Pediatrics Field
RU2545423C2 (ru) Способ мониторинга заболеваний
Chamberlain et al. The Ears Havelt
WO2020076955A1 (en) A probe having multiple tips and an indicator for obtaining bioelectrical signals
RU126263U1 (ru) Индивидуальное электропунктурное устройство
JP3010290U (ja) バイデジタルo−リングテスト用ダイオード触診器

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention