BR102018076530A2 - proteção balística parcial aplicada em viaturas de órgãos de segurança e ordem pública ou privada - Google Patents

proteção balística parcial aplicada em viaturas de órgãos de segurança e ordem pública ou privada Download PDF

Info

Publication number
BR102018076530A2
BR102018076530A2 BR102018076530-2A BR102018076530A BR102018076530A2 BR 102018076530 A2 BR102018076530 A2 BR 102018076530A2 BR 102018076530 A BR102018076530 A BR 102018076530A BR 102018076530 A2 BR102018076530 A2 BR 102018076530A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ballistic protection
public
vehicles
partial
security
Prior art date
Application number
BR102018076530-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Ubiratan Tolentino Dos Santos
Alex Cirillo
Original Assignee
Alex Cirillo
Ubiratan Tolentino Dos Santos
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alex Cirillo, Ubiratan Tolentino Dos Santos filed Critical Alex Cirillo
Priority to BR102018076530-2A priority Critical patent/BR102018076530A2/pt
Publication of BR102018076530A2 publication Critical patent/BR102018076530A2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)

Abstract

Trata-se de proteção balística (10) nível lll-A aplicada em viaturas (VT) de órgãos de segurança e ordem pública ou privada como força ostensiva militar, força nacional de segurança pública, do poder judiciário, de ordem federal e rodoviário federal polícias civis e do exército; dita proteção balística (10) é parcial e constitui um arranjo de painéis de aramida (20) e chapas de aço inoxidável (30) do tipo 304L ou superior fixados por adesivo (40) a base de poliuretano na porção frontal do habitáculo (HB) da viatura (VT), configurando um escudo que abrange as seguintes partes: (i) face frontal da caixa de ar (11) disposta abaixo do para-brisa; (ii) toda extensão da área das "pedaleiras" (12) compreendida entre a coluna "A" (cl 1) até o console central (cl2); (iii) portas dianteiras direita (13a) e esquerda (13b), incluindo as barras superiores (13c); (iv) o capô dianteiro (14); (v) o para-lamas (15) e (vi) do para-brisas (18) com vidro blindado nível lll-A e inserção de aço (30) na borda inferior do referido para-brisas (18) no mínimo de 15 mm no bloco do vidro; os vidros (16a) e (16b) das portas laterais dianteiras (13a) e (13b) podem ou não ser blindados, bem como, os vidros (16c) e (16d) das portas traseiras (17a) e (17b).

Description

PROTEÇÃO BALÍSTICA PARCIAL APLICADA EM VIATURAS DE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA OU PRIVADA CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[001] A presente patente de invenção trata de proteção balística parcial aplicada em viaturas de órgãos de segurança e ordem pública ou privada, tais como força ostensiva militar, força nacional de segurança pública, do poder judiciário, de ordem federal e rodoviário federal, polícias civis e do exército onde, notadamente, dita proteção balística parcial é compreendida por um novo arranjo de blindagem nível lll-A instalado no veículo sem alterar a funcionalidade dos itens originais e montado na porção frontal do habitáculo das viaturas, de forma a permitir a efetivação de todos os esforços para o bem-estar e proteção do maior bem das instituições públicas, o usuário.
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
[002] O Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados - R-105 - tem por objetivo fixar as normas para a fiscalização da fabricação, recuperação, manutenção, utilização industrial, manuseio, exportação, importação, desembaraço alfandegário, armazenamento, comércio e tráfego de armas, munições, petrechos, artigos pirotécnicos, pólvoras explosivas e seus elementos e acessórias, produtos químicos básicos e agressivos e outros materiais constantes da Relação de Produtos Controlados pelo Ministério do Exército, ou que venham a ser incluídos na referida relação como, dentre eles, destaca-se, na presente solicitação, a blindagem balística.
[003] Assim, a blindagem balística a ser aplicada em qualquer veículo deve, antes de tudo, obter a autorização por parte do exército. A saber, até o presente momento, a forma convencional consiste da blindagem do habitáculo do veículo que abrange: portas, vidros, porta malas (no caso de SUV's), teto, caixas de roda, paralamas, capô e em alguns casos o painel corta fogo. O processo apresenta alta complexidade devido aos procedimentos para a aplicação de chapas de aço, manta de fibra de aramida ou polietileno e vidros blindados, uma vez que requer a desmontagem dos acabamentos internos, forros das portas, bancos, partes eletro-eletronicas e vidros.
[004] Após a aplicação dos materiais com resistência balística nas partes desmontadas, as mesmas são remontadas de forma que se preserve as características do veículo. Como é sabido, esses procedimentos se revertem num alto custo para a contratação do processo de blindagem veicular, pois exige técnica e precisão, além do custo do material empregado.
[005] Outro inconveniente do convencional processo de blindagem, caso não seja bem executado pela empresa responsável, pode não só promover algum dano às peças originais, como, também, pode apresentar pontos vulneráveis comprometendo a segurança dos ocupantes.
[006] Um importuno adicional reside no fato dos convencionais processos de blindagem do habitáculo nos veículos apresentarem, via de regra, peso excessivo devido à implementação das chapas de aço e mantas de aramida que, aliadas à instalação dos vidros blindados, resulta na adição de peso que pode variar entre 150 a 250 quilos ao peso total do veículo modificando, consideravelmente, alguns atributos do veículo como, por exemplo, a perda de desempenho para manobras e desgaste rápido de peças como suspensão e freios.
[007] Em função de todos os citados inconvenientes aliado aos elevados custos para a blindagem do habitáculo dos veículos, é de conhecimento que as viaturas de órgãos de segurança e de ordem pública deixam de ser blindadas, pondo em considerável risco a vida dos profissionais durante as operações diárias.
[008] É de conhecimento dos habilitados que alguns veículos blindados de operações do exército, do tipo "Urutu", foram cedidos para operações policiais especiais da Polícia Militar, principalmente no Rio de Janeiro, Brasil, veículos blindados estes que atuam em incursões em favelas e comunidades e têm a função precípua de transporte e/ou resgate de pessoal de apoio nestas operações, ou seja, não é um carro de combate, porém resiste a tiros de fuzil, granadas, armas antiaéreas e até minas no solo. Porém, por ser um veículo de grande porte e muito pesado (por volta de 8 toneladas), não possui a mobilidade suficiente para atuar em operações e outras operações similares.
ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA
[009] Em pesquisa realizada em bancos de dados especializados foram encontrados documentos referentes à proteção balística, tal como, o documento de n⍛. BR 102017001901-2 que trata de proteção balística de ocupante do banco da frente de viatura contra disparos de armas de fogo laterais e posteriores, e proteção ao tiro de ocupante do banco traseiro, bem como pode ser retirada da viatura para uso em instalações fixas e vias públicas. Em relação à blindagem completa do veículo, a presente invenção agrega menor peso; permite o uso de armamento do interior da viatura em operações de combate ao crime; e pode ser removida da viatura, para uso em instalações fixas ou vias públicas, sem necessitar de pessoal especializado ou ferramentas especiais.
[010] O documento de n⍛. US2009056529 trata de veículos utilitários, em particular para fins militares, com um chassi e uma cabine dispostos na sua estrutura de modo que possam ser inclinados e guardados em certos locais por blindagens fixas. A cabine é composta de um módulo frontal e um módulo traseiro, pelo qual o módulo frontal exibe uma parede frontal, duas paredes laterais, uma parede traseira, um pavimento e um teto, formando uma cabine para o condutor e co-piloto. O módulo traseiro, por comparação, exibe uma estrutura de suporte envolvida, pelo menos em parte, por paredes e forma um espaço de proteção ao capô e outras partes do veículo e acessórios. A blindagem traseira da cabine é implementada por blindagem instalada entre o módulo frontal e o módulo traseiro.
[011] Assim, é fato que os documentos citados nos parágrafos acima, apesar de pertencerem ao mesmo campo de aplicação, não apresentam nenhuma das características do produto ora aperfeiçoado garantindo, assim, que o mesmo atenda aos requisitos legais de patenteabilidade.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[012] É, portanto, objetivo da presente patente apresentar uma proteção balística parcial aplicada em viaturas de órgãos de segurança e ordem pública ou privada compreendida na disposição de um novo arranjo de blindagem instalado no habitáculo da viatura, de forma a, permitir a efetivação de todos os esforços para o bem-estar e proteção do maior bem das instituições públicas, o usuário.
[013] É objetivo desta patente que a blindagem parcial seja, especificamente, aplicada numa região frontal que delimita um escudo formado pela blindagem do para-brisa dianteiro, da face frontal da caixa de ar logo abaixo do para-brisa, da região de "pedaleiras" compreendida por área de extensão formada por coluna "A" até o console central, portas dianteiras direita e esquerda e/ou portas traseiras - incluindo ou excluindo os vidros das portas, o capô dianteiro e os para-lamas. Como dito, a proteção balística destas áreas compõe um escudo na parte frontal da viatura que é, justamente, a área de maior incidência de tiros quando de uma perseguição ou emboscada por parte de meliantes.
[014] É outro objetivo desta patente apresentar uma proteção balística parcial aplicada em viaturas cujo novo arranjo de blindagem permite a instalação no habitáculo de veículo sem a desmontagem do painel de instrumento, mecânicos e de conforto, além de possuir tempo de aplicação aproximadamente três vezes menor que o de uma blindagem convencional, não comprometendo a garantia do fabricante em função de itens originais, além de toda estrutura não ser alterado.
[015] É, ainda, objetivo desta patente apresentar uma proteção balística parcial aplicada em viaturas, cujo novo arranjo de blindagem permite a redução de custo para a instalação e ao mesmo tempo, garante a proteção dos profissionais da segurança.
[016] Outro objetivo da patente é apresentar uma proteção balística parcial aplicada em viaturas, cujo novo arranjo de blindagem agrega pouco peso no habitáculo da viatura e, consequentemente, refletindo diretamente na liberdade de dirigibilidade, estabilidade, conforto veicular, bem como a resistência dos elementos componentes.
[017] Importante destacar que a adição de peso, resultado da blindagem parcial, não reduz o desempenho da viatura quando em manobras durante uma operação. A saber, estudos atuais baseados em blindagem que utiliza chapas de aço ou polietileno e tecido de aramida, o peso total aproximado da presente proposta pode chegar a aproximados 70 kg, sendo 60,0 Kg (85%) refletindo sobre o eixo dianteiro e 10,0 Kg (15%) sobre o eixo traseiro.
[018] A título de exemplo, testes foram realizados em uma viatura modelo Fiat/Palio Weekend Adventure, ano 2018, motorização 1.8 16V Flex. Conforme manual do fabricante o peso total do veículo é igual a 1206 Kg, o peso Bruto Total igual a 2166 kg (capacidade útil - passageiros - 500 kg + aproximadamente 460 litros (kg) do porta malas). Ainda conforme manual do fabricante o peso máximo admitido no eixo traseiro é igual a 903 kg e 795 kg no eixo dianteiro. Com a aplicação da proteção balística parcial, ora inovada, o peso total aproximado chegou a 67 kg, sendo 49,31 Kg (73,6%) refletindo sobre o eixo dianteiro e 17,68 Kg (26,4%) sobre o eixo traseiro.
[019] Uma vantagem considerável consiste no fato de que uma melhor distribuição de peso entre os eixos dianteiro e traseiro, reflete diretamente na dirigibilidade, estabilidade, conforto veicular, bem como a resistência dos elementos componentes.
[020] É, ainda, outro objetivo da patente apresentar uma proteção balística parcial aplicado em viaturas cujo novo arranjo de blindagem aplicado nos para-lamas e capô dianteiro mantêm a proteção do habitáculo e adiciona proteção em parte do compartimento do motor.
[021] Uma última vantagem da presente invenção consiste no fato da mão de obra apresentar-se com valor equivalente à aproximadamente 55% menor em relação ao valor de instalação de uma blindagem total.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[022] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento:
[023] A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um modelo de veículo ilustrando a aplicação do arranjo de painéis de aramida e chapas de aço, de forma a compor a proteção parcial;
[024] As Figuras 2, 3 e 4 representam as vistas frontal, lateral e superior do veículo, ilustrando a aplicação do arranjo; e
[025] As Figuras 5 e 6 revelam vistas em perspectiva e superior de um veículo ilustrando uma variação construtiva da proteção balística parcial.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[026] Com referência aos desenhos ilustrados, a presente patente de invenção se refere à "PROTEÇÃO BALÍSTICA PARCIAL APLICADA EM VIATURAS DE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA OU PRIVADA", mais precisamente trata-se de proteção balística (10) nível lll-A aplicada em viaturas (VT) de órgãos de segurança e ordem pública ou privada como força ostensiva militar, força nacional de segurança pública, do poder judiciário, de ordem federal, rodoviário federal, polícias civis e do exército.
[027] Segundo a presente invenção, a proteção balística (10) é parcial e constitui um arranjo de painéis de aramida (20) e chapas de aço inoxidável (30), preferencialmente 304L ou superior fixados por adesivo (40) a base de poliuretano na porção frontal do habitáculo (HB) da viatura (VT) de alta mobilidade, boa dirigibilidade e rápido deslocamento, tais como configurando um escudo que abrange as seguintes partes: (i) face frontal da caixa de ar (11) disposta abaixo do para-brisa (18); (ii) toda extensão da área das "pedaleiras" (12) compreendida entre a coluna "A" (cl1) até o console central (cl2); (iii) portas dianteiras direita (13a) e esquerda (13b), incluindo as barras superiores (13c); (iv) o capô dianteiro (14); (v) o para-lamas (15) e (vi) blindagem do para-brisas (18) com vidro blindado nível lll-A, conforme Relatório de Teste Experimental - ReTEX - e inserção de aço (30) na borda inferior do referido para-brisas (18) no mínimo 15 mm no bloco do vidro e para a fixação do mesmo à carroceria da viatura (VT) através de adesivo (40) a base de poliuretano ou silano.
[028] Os vidros (16a) e (16b) das portas laterais dianteiras (13a) e (13b), bem como, os vidros (16c) e (16d) das portas traseiras (17a) e (17b) podem ou não ser blindados.
[029] O arranjo de painéis de aramida (20) e chapas de aço inoxidável (30) para a proteção balística parcial (10) do habitáculo (HB), numa opção de montagem preferencial, porém sem restrição a este método escolhido, pode ser definida por:
  • - Blindagem do capô (14) através de peça em aramida (20) modelada à geometria e fixação por meio de adesivo (40) a base de poliuretano;
  • - Blindagem do para-lamas (15) através de peça em aramida (20) e fixada por meio de adesivo (40) a base de poliuretano. Chapa de aço (30) na borda lateral do citado para-lama (15) próximo da junção com a porta, sendo que a sobreposição entre o aço (30) e a peça aramida (20) deverá ser de no mínimo 30 mm;
  • - Blindagem das portas dianteiras direita (13a) e esquerda (13b) através da aplicação de peças em aço (30) nas bordas laterais e barra superior abrangendo a maçaneta e painel de aramida plano (20), modelado à geometria da peça, entre as chapas das portas (13a) e (13b), permitindo a movimentação de subida e descida do vidro;
  • - Blindagem da barra superior (13c) das portas (13a) e (13b), bem como, as maçanetas, através de chapas (30) de aço inoxidável 304L ou superior ou polietileno, chapas estas que podem ser fixadas pelo sistema de rebite com rosca interna e parafuso;
  • - Blindagem das barras de aço das laterais das portas (13a) e (13b) e para-lamas (15) fixadas com adesivo a base de poliuretano;
  • - Blindagem com peças de aço (30) aplicadas na região da caixa de ar (11) utilizando adesivo (40) à base de poliuretano, sem que haja interrupção do fluxo de ar.
[030] Numa variação construtiva, a proteção balística parcial (10) é formada por porção frontal do habitáculo (HB) da viatura (VT) associada a blindagem dos vidros (16a) e (16b) e respectivas portas laterais dianteiras (13a) e (13b), bem como, os vidros (16c) e (16d) das portas traseiras (17a) e (17b).
[031] É certo que quando o presente invento for colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.

Claims (6)

  1. "PROTEÇÃO BALÍSTICA PARCIAL APLICADA EM VIATURAS DE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA OU PRIVADA", mais precisamente trata-se de proteção balística (10) nível lll-A aplicada em viaturas (VT) de órgãos de segurança e ordem pública ou privada como força ostensiva militar, força nacional de segurança pública, do poder judiciário, de ordem federal e rodoviário federal, polícias civis e do exército; caracterizado por proteção balística (10) ser parcial e constituir um arranjo de painéis de aramida (20) e chapas de aço inoxidável (30) do tipo 304L ou superior fixados por adesivo (40) a base de poliuretano na porção frontal do habitáculo (HB) da viatura (VT), configurando um escudo que abrange as seguintes partes: (i) face frontal da caixa de ar (11) disposta abaixo do para-brisa (18); (ii) toda extensão da área das "pedaleiras" (12) compreendida entre a coluna "A" (cl1) até o console central (cl2); (iii) portas dianteiras direita (13a) e esquerda (13b), incluindo as barras superiores (13c); (iv) o capô dianteiro (14); (v) o para-lamas (15); (vi) do para-brisas (18) com vidro blindado nível lll-A e inserção de aço (30) na borda inferior do referido para-brisas (18) no mínimo de 15 mm no bloco do vidro; e os vidros (16a) e (16b) das portas laterais dianteiras (13a) e (13b) podem ou não ser blindados, bem como, os vidros (16c) e (16d) das portas traseiras (17a) e (17b).
  2. "PROTEÇÃO BALÍSTICA PARCIAL APLICADA EM VIATURAS DE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA OU PRIVADA", de acordo com a reivindicação 1 e numa opção construtiva, caracterizado por os painéis de aramida (20) para a conformação da proteção balística parcial (10) serem compreendidas por: i) resultado maior ou igual a 475m/s para a munição 9 mm FMJ (poder perfurante) com massa de 8,0 +/- 0,1g; ii) proteção contra umidade, no mínimo, nas faces externas e bordas; iii) inflamabilidade zero, resistência mecânica e isolamento térmico; iv) painel de aramida que utilizem aços de no máximo 0,7 mm de espessura em sua face de impacto.
  3. "PROTEÇÃO BALÍSTICA PARCIAL APLICADA EM VIATURAS DE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA OU PRIVADA", de acordo com a reivindicação 1 e numa opção construtiva, caracterizado por as chapas de aço inoxidável (30) para a conformação da proteção balística parcial (10) serem compreendidas por: i) aço inoxidável 304L, espessura 2 mm, ou de especificação superior; ii) proteção contra corrosão, sendo que caso se utilize aço carbono, este deve receber proteção contra corrosão como níquel químico, zinco, pintura eletrostática ou tinta à base de poliuretano.
  4. "PROTEÇÃO BALÍSTICA PARCIAL APLICADA EM VIATURAS DE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA OU PRIVADA", de acordo com a reivindicação 1 e numa opção alternativa, caracterizado por proteção balística parcial (10) da porção frontal do habitáculo (HB) da viatura (VT) incluir a blindagem dos vidros (16a) e (16b) e respectivas portas laterais dianteiras (13a) e (13b).
  5. "PROTEÇÃO BALÍSTICA PARCIAL APLICADA EM VIATURAS DE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA OU PRIVADA", de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a proteção balística parcial (10) ser aplicada na porção frontal do habitáculo (HB) de viaturas (VT) de alta mobilidade e rápido deslocamento.
  6. "PROTEÇÃO BALÍSTICA PARCIAL APLICADA EM VIATURAS DE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA OU PRIVADA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a aplicação da proteção balística parcial (10) compreender um peso total que reflete de 60 a 75% sobre o eixo dianteiro da viatura (VT) e entre 24 a 28% sobre o eixo traseiro da referida viatura (VT).
BR102018076530-2A 2018-12-19 2018-12-19 proteção balística parcial aplicada em viaturas de órgãos de segurança e ordem pública ou privada BR102018076530A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102018076530-2A BR102018076530A2 (pt) 2018-12-19 2018-12-19 proteção balística parcial aplicada em viaturas de órgãos de segurança e ordem pública ou privada

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102018076530-2A BR102018076530A2 (pt) 2018-12-19 2018-12-19 proteção balística parcial aplicada em viaturas de órgãos de segurança e ordem pública ou privada

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102018076530A2 true BR102018076530A2 (pt) 2020-07-07

Family

ID=71451295

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102018076530-2A BR102018076530A2 (pt) 2018-12-19 2018-12-19 proteção balística parcial aplicada em viaturas de órgãos de segurança e ordem pública ou privada

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102018076530A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7770506B2 (en) Armored cab for vehicles
US8733226B2 (en) Armored cab for vehicles
US20180017361A1 (en) Armored cab for light tactical vehicles
US8752470B2 (en) Reduced size, symmetrical and asymmetrical crew compartment vehicle construction
US20110126697A1 (en) Vehicle protective structure
RU2338147C1 (ru) Бронированное транспортное средство на базе раллийного автомобиля
US7401540B1 (en) Highly survivable urban utility vehicle (HSUUV)
RU2090391C1 (ru) Бронированное транспортное средство, броневая конструкция для транспортного средства и способ преобразования незащищенного транспортного средства в бронированное
CA2630221C (en) Armoured vehicle
BR102018076530A2 (pt) proteção balística parcial aplicada em viaturas de órgãos de segurança e ordem pública ou privada
EP2128557B1 (en) Armoured vehicle hull
RU2514637C1 (ru) Бронированный автомобиль
RU137888U1 (ru) Бронированный автомобиль
WO2009007972A3 (en) Personal portable ballistic protection for motor vehicle occupants
RU2517935C1 (ru) Бронированная бескапотная кабина с противоминной защитой
US20080047419A1 (en) Armor shield
RU221578U1 (ru) Грузовой автомобиль с защищенной кабиной-тандем
Eliyas et al. Concept design of specialvehicle for Indian Military
IT202100007928A1 (it) Veicolo terrestre blindato.
GB2463454A (en) Shield
US20200256648A1 (en) Protection apparatus for a vehicle
Gracia et al. Alternative ballistic improvement of the car interior
RU220337U1 (ru) Грузовой автомобиль капотной компоновки с защищенной кабиной-капсулой
RU118417U1 (ru) Бронекапсула для транспортного средства бктс-1
BRMU8702216Y1 (pt) disposição introduzida em estrutura de suporte de painéis de blindagem para veículos

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention